I Curso de Especialização em Energias Renováveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I Curso de Especialização em Energias Renováveis"

Transcrição

1 I Curso de Especialização em Energias Renováveis Disciplina 7: Fontes de Energia Alternativas Parte 2 Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira

2 Energia dos Oceanos Energia das ondas (Ondomotriz) Energia das marés (Maremotriz) Energia das correntes marítimas

3 Energia das ondas

4 Energia Ondomotriz Aproveitamento das ondas oceânicas; Transformação da energia contida nas ondas marítimas em energia elétrica; Energia limpa e renovável; Ainda em fase de desenvolvimento não disponível comercialmente; Primeira usina instalada em 2008: Parque de Ondas da Aguçadoura, Portugal; Países que desenvolvem a tecnologia: Inglaterra, Portugal, Noruega, Japão e Brasil; Variedade de tecnologias em desenvolvimento, que resultam das diferentes formas em que a energia pode ser capturada e também das diferentes profundidades e características geológicas da localização escolhida; Hoje já há mais de uma centena de sistemas de energia em fases distintas de desenvolvimento.

5 Energia das ondas no mundo

6 Tipos básicos de tecnologia

7 Centrais de testes no mundo ONDAS DE PICO: 1- Central de Ondas do Pico (Açores, Portugal) Utilizada para pesquisas (Centro de Energia das Ondas - Wave Energy Centre) 2- ilha de Islay(Escócia) Mantida pela Voith Hydro Wavegen PROTÓTIPOS FLUTUANTES: a) protótipo da AWS (Aguçadoura, Portugal); b) dispositivo Pelamis (Aguçadoura, Portugal); c) European Marine Energy Centre (ilhas Orkney, Escócia)

8 Sistema Shoreline

9 Sistema Shoreline Principal tipo: coluna de água oscilante; Estrutura oca parcialmente submersa, aberta na parte frontal exposta as ondas por baixo da linha de água; O movimento alternado da superfície das ondas pressuriza e despressuriza o ar contido na estrutura; Isto cria um fluxo reciproco na turbina Wells. Esta turbina tem a capacidade de manter constante a direção de rotação independente da direção de fluxo de ar que passa através dela; Sistema shoreline: opera na costa; Principais projetos: European Pilot Plant (Potugal) LIMPET (Escócia)

10

11 Sistema Shoreline

12 Pico, Açores

13 LIMPET, Escócia Fonte: me1065.wikidot.com productforums.google.com

14 Pelamis

15 Pelamis Desenvolvido pela empresa Ocean Power Delivery Limited; Dispositivo articulado semi submerso (semelhante a uma cobra flutuante); Composto por seções cilíndricas ligada por juntas articuladas; Possui 150 m de comprimento, 3,5 de largura e capacidade de 750 kw; O movimento produzido pelas ondas faz com que seja bombeado óleo das juntas através dos motores hidráulicos; Estes são acoplados a geradores que transformam a energia mecânica em elétrica; Principal instalação: parque Aguçadora, Portugal; Sistema offshore: opera longe da costa.

16

17 Pelamis

18 Cabos de Conexão

19

20

21 Pelamis Fonte:

22 Wave Dragon Fonte:

23 Wave Dragon Desenvolvido na Dinamarca; Mecanismo de galgamento de acumulação de energia potencial; Energia incidente concentrada por dois refletores parabólicos que focalizam as ondas para uma rampa curva; Atrás da rampa há um reservatório, que fica acima do mar, no qual a água que sobe pela rampa sendo armazenada temporariamente; A água deixa o reservatório através das turbinas; Esse movimento produz energia elétrica; Protótipo instalado em Bredning, Dinamarca.

24 Funcionamento Fonte:

25 Funcionamento Fonte:

26 OPT Waves

27 Ocean Power Techinologies Ideia: gerar energia com o movimento de descida e subida de uma bóia (powerbuoy); Durante esse movimento, a bóia se move livremente na direção vertical; O movimento mecânico resultante aciona um gerador de energia elétrica; A energia da onda é transmitida por cabos submersos; Países onde a OPT tem usinas: EUA, Austrália, Espanha e Inglaterra

28 Bóia

29 PowerBuoy Fonte:

30 PowerBuoy

31 Cabos de conexão

32

33 Sistema Pêndulo invertido Waveroller

34 Waveroller Transformação do movimento de um pêndulo invertido para gerar eletricidade; ancorado no fundo do mar (perto da costa fácil de construir a infraestrutura; Baseado em uma estrutura em forma de prato que tem movimento angular; O movimento pressuriza um sistema hidráulico acoplado a um gerador elétrico.

35 Fonte:

36 Sistema Oyster: conversores parcialmente submersos

37 Disposição dos componentes aw-energy.com

38 AWS Ocean Energy

39 Tecnologia AWS Tecnologia criada na Escócia; Trata-se de um pistão com ar comprimido; Se expande e contrai em resposta as pressões das ondas; O movimento relativo das duas peças do dispositivo é convertido diretamente eletricidade por um gerador linear; Sistema ressonante que pode ser ajustado a ondas predominantes; As primeiras unidades comerciais avaliadas em 1.25MW - suficiente para abastecer 625 casas equivalente a grandes turbinas eólicas.

40 Esquema Fonte: AWS Ocean Energy

41 Energia Ondomotriz no Brasil Usina de Pecém, instalada no quebra-mar do Porto do Pecém no Ceará; Em caráter experimental: novembro de 2012; A usina utiliza tecnologia brasileira desenvolvida pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) na Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Pioneira na América Latina; Capacidade de produção de 100kW com a força das ondas do mar; Considerada uma planta de sucesso, deve retomar a produção no ano de 2017, porém em outro local no Ceará.

42 Energia Ondomotriz - Brasil

43 Energia Ondomotriz - Brasil

44 Energia Ondomotriz - Brasil Fonte:

45 Casa de força odia.ig.com.br

46 Flutuadores

47

48 Energia das marés

49 Energia Maremotriz Modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos: a) energia cinética das correntes devido às marés; b) energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa; Duas marés altas (preamar) e duas marés baixas (baixamar); É necessária uma diferença de 7 metros entre a maré alta e a maré baixa para que o aproveitamento desta energia seja renovável. Atualmente na Europa existem pelo menos duas destas centrais de geração, uma na França e outra na Rússia.

50 Energia Maremotriz É necessário ter áreas costeiras onde ocorrem grandes amplitudes de maré; Ou canais estreitos com correntes de maré velozes; Em regiões adequadas são construídas barragens semelhantes a de usinas hidrelétricas; A barragem bloqueia e controla o movimento das marés; O aproveitamento energético é feito nos dois sentidos: na maré alta com o reservatório sendo preenchido e na maré baixa, quando o mesmo é esvaziado. No Brasil essa modalidade não é muito explorada devido à ausência de marés com amplitudes elevadas ou canais.

51 Maiores potencias de geração Fonte:

52 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Usina La Rance energia potencial

53 Utiliza os desníveis das marés; O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica; É necessária a construção de diques e barragens (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia; As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré; A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.

54

55 Energia Maremotriz Fonte:

56 Turbina Fonte: s onlinehome.fr

57 Energia das correntes marítimas

58 Energia das correntes marítimas Aproveitamento da energia cinética proveniente das correntes marítimas; Ex: corrente do Golfo. São mais previsíveis que o vento; As correntes marítimas são causadas principalmente pela alta e baixa das marés resultantes das interações gravitacionais entre a Terra, a lua e o sol, fazendo com que todo o mar flua. As diferenças regionais de temperatura e salinidade da rotação da Terra também são influentes na formação das mesmas.

59 Fatores favoráveis Capturando apenas 0,001% da energia disponível na corrente do Golfo, que possui 21 mil vezes mais energia que as Cataratas do Niágara em um fluxo de água que equivale a 50 vezes o fluxo total de todos os rios de água doce do mundo, seria possível suprir 35% das necessidades energéticas da Flórida; Fatores resultantes das propriedades dos fluidos; previsibilidade do recursos, de modo que, ao contrário da maioria das outras energias renováveis, sua disponibilidade futura pode ser conhecida e planejada; Recursos potencialmente vastos que podem ser explorados com pouco impacto ambiental; Métodos de geração de eletricidade em larga escala menos prejudiciais ao meio ambiente.

60 A conversão da energia cinética pode ser feita de modo semelhante ao trabalho de uma turbina eólica; Usa rotores de fluxo aberto O potencial de geração de energia elétrica através das correntes marítimas é enorme.

61

62 Turbina

63 Turbina OpenHydro

64 Referências Cruz, G. Energia Hidrocinética - Gerando energia nas ondas do mar. < Miller, Christine (Agosto 2004). "Wave and Tidal Energy Experiments in San Francisco and Santa Cruz". "Pelamis Wave Power" < Joao Lima. Babcock, "EDP and Efacec to Collaborate on Wave Energy Projects Bloomberg Cruz, J.(2008), "Ocean Wave Energy - Current Status and Perspectives", Springer-Verlag. Falcão, A. F. de O. (2010), "Wave Energy Utilization: a review of the technologies", Renewable and Sustainable Energy Reviews,14. Pico OWC. < "LIMPET wave power plant 10 years". < Neumann, F. Projectos de Energia Renovável Oceânica em Portugal. < Cruz, G. Energia Hidrocinética - Gerando energia nas ondas do mar. < energia maremotriz Ministério do Meio Ambiente do Brasil

65 Antonio Garcia-Olivares et al.: A global renewable mix with proven technologies and common materials. In: Energy Policy 41, (2012), Boris Cosic et al.: A 100% renewable energy system in the year 2050: The case of Macedonia. In: Energy 48, Issue 1, (2012), Olav Hohmeyer, Sönke Bohm: Trends toward 100% renewable electricity supply in Germany and Europe: a paradigm shift in energy policies. In: Wiley Interdisciplinary Reviews: Energy and Environment 4, (2015), Mark Z. Jacobson, Mark A. Delucchi: Providing all global energy with wind, water, and solar power, Part I: Technologies, energy resources, quantities and areas of infrastructure, and materials. In: Energy Policy 39, Vol. 3, (2011), Mark A. Delucchi, Mark Z. Jacobson: Providing all global energy with wind, water, and solar power, Part II: Reliability, system and transmission costs, and policies. In: Energy Policy 39, Vol. 3, (2011), Mark Z. Jacobson et al.: 100% clean and renewable wind, water, and sunlight (WWS) all-sector energy roadmaps for the 50 United States. In: Energy and Environmental Science 8, (2015), Goran Krajacic et al.: How to achieve a 100% RES electricity supply for Portugal? In: Applied Energy 88, (2011), Henrik Lund, Brian Vad Mathiesen.: Energy system analysis of 100% renewable energy systems - The case of Denmark in years 2030 and In: Energy 34, Issue 5, (2009), Brian Vad Mathiesen et al.: Smart Energy Systems for coherent 100% renewable energy and transport solutions. In: Applied Energy 145, (2015), Brian Vad Mathiesen et al.: 100% Renewable energy systems, climate mitigation and economic growth. In: Applied Energy 88, Issue 2, (2011),

, Lisbon; Ana Brito Melo

, Lisbon; Ana Brito Melo Ondas, Marés, Correntes de Maré e Eólico Offshore O vento - energia eólica O vento - movimento do ar que transporta energia cinética e que pode ser aproveitada pelas turbinas eólicas A energia do vento

Leia mais

COMPARAÇÃO DE CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE TECNOLOGIAS DE CONVERSÃO DE ENERGIAS DE ONDAS DO MAR

COMPARAÇÃO DE CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE TECNOLOGIAS DE CONVERSÃO DE ENERGIAS DE ONDAS DO MAR COMPARAÇÃO DE CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE TECNOLOGIAS DE CONVERSÃO DE ENERGIAS DE ONDAS DO MAR Thiago dos Santos Tavares (Thiagopay9@gmail.com) Aluno de graduação do curso engenharia mecânica.

Leia mais

Energias Oceânicas. Novos desafios, novas ideias

Energias Oceânicas. Novos desafios, novas ideias Universidade Federal do Maranhão UFMA Instituto & Renováveis Renováveis Energias Oceânicas Novos desafios, novas ideias Osvaldo Ronald Saavedra Professor Titular Coordenador Nacional INEOF Presidente da

Leia mais

O Papel da Engenharia Mecânica nas Energias Renováveis Energia dos mares e oceanos

O Papel da Engenharia Mecânica nas Energias Renováveis Energia dos mares e oceanos O Papel da Engenharia Mecânica nas Energias Renováveis Energia dos mares e oceanos Turma: 1M01 Equipa: 1M01_04 Ana Filipa Teixeira Salgueirinho João Miguel Roso Miravall Leonardo Miguel Barros Teixeira

Leia mais

Energia das Ondas. Agenda

Energia das Ondas. Agenda Energia das Ondas Rui Barros FEUP - 23 de Março 2004 1 Agenda Historial Recurso Portugal Futuro Dispositivos Onshore Nearshore Offshore FEUP - 23 de Março 2004 2 Historial Antes do 1º choque petrolífero

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2017 Prof. Alceu Ferreira Alves http://www4.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu/2379teo.htm Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado?

Leia mais

ENERGIA DAS ONDAS. Fontes de Energia 2018/01

ENERGIA DAS ONDAS. Fontes de Energia 2018/01 Fontes de Energia 2018/01 ENERGIA DAS ONDAS Caio Eduardo caio-argenta@uergs.edu.br; Diego Teixeira Prediger diego.prediger23@gmail.com; Marilia Ferreira ferreiramarilia@gmail.com; Matheus Fontenele matheusesilvafontenele@gmail.com

Leia mais

Energia das Correntes

Energia das Correntes Curso de Formação "Planeamento Urbano e Reabilitação Urbana na Dimensão do Desempenho Energético-Ambiental da Cidade" Des Energia das Correntes António Sá da Costa Nota prévia: A maior parte da informação

Leia mais

Energia das Ondas do Mar. Laboratório de Tecnologia Submarina COPPE/UFRJ

Energia das Ondas do Mar. Laboratório de Tecnologia Submarina COPPE/UFRJ Energia das Ondas do Mar Laboratório de Tecnologia Submarina COPPE/UFRJ Histórico Introdução 1799 Primeira Patente que se tem notícia; 1909 Iluminação Pública no Cais da Praia de Huntington; 1945 Segunda

Leia mais

Estado da Arte e Desenvolvimento das energias renováveis marinhas em Portugal

Estado da Arte e Desenvolvimento das energias renováveis marinhas em Portugal WORKSHOP ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS E BIODIVERSIDADE Estado da Arte e Desenvolvimento das energias renováveis marinhas em Portugal Energias Renováveis Marinhas e Desenvolvimento Energético Sustentável

Leia mais

André Croft de Moura Wave Energy Centre GeoForum - André Moura

André Croft de Moura Wave Energy Centre GeoForum - André Moura André Croft de Moura Wave Energy Centre E-mail: andre@wavec.org Hoje vamos falar de... WavEC Centro de Energia das Ondas O recurso: Oceanos Energia das Ondas O recurso Onde estamos Barreiras a ultrapassar

Leia mais

SUPRIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES OFFSHORE COMO ALTERNATIVA ÀS FONTES CONVENCIONAIS. Prof. Alcir de Faro Orlando

SUPRIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES OFFSHORE COMO ALTERNATIVA ÀS FONTES CONVENCIONAIS. Prof. Alcir de Faro Orlando SUPRIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES OFFSHORE COMO ALTERNATIVA ÀS FONTES CONVENCIONAIS Prof. Alcir de Faro Orlando IEPUC ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA - ANE INSTALAÇÕES OFFSHORE TÍPICAS PRODUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA FONTES NÃO CONVENCIONAIS DE ENERGIA - MAREMOTRIZ SÉRGIO VIDAL GARCIA OLIVEIRA DANIEL GUSTAVO

Leia mais

onshore onshore onshore onshore 121 A realização deste artigo tem como objetivo o estudo desta fonte de energia limpa, suas vantagens, desvantagens e

onshore onshore onshore onshore 121 A realização deste artigo tem como objetivo o estudo desta fonte de energia limpa, suas vantagens, desvantagens e onshore onshore onshore onshore Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN 2447-0627 ENERGIA MAREMOTRIZ Anderson Estevam da Silva 1, Guilherme Barbosa Barreto 1, Hernandes Rodrigo dos Santos Junior 1, João

Leia mais

PROJETO OTEO SESSÃO APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 28 Março 2014 Forte S. João Batista da Foz - Porto

PROJETO OTEO SESSÃO APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 28 Março 2014 Forte S. João Batista da Foz - Porto PROJETO OTEO SESSÃO APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 28 Março 2014 Forte S. João Batista da Foz - Porto Livro Offshore Renewable Energy Current Status. Future Perspectives for Portugal AGENDA 1. Porquê investir

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado? 2379EE2 Energia Solar

Leia mais

Wave Energy: From Demonstration to Commercialization

Wave Energy: From Demonstration to Commercialization : From Demonstration to Commercialization antonio.sarmento@ist.utl.pt Wave Centro de Energia das Ondas Recurso Situação actual da tecnologia Economia Desafios, riscos e barreiras Políticas públicas de

Leia mais

APROVEITAMENTO DA ENERGIA DAS ONDAS: PANORAMA E PERSPECTIVAS

APROVEITAMENTO DA ENERGIA DAS ONDAS: PANORAMA E PERSPECTIVAS APROVEITAMENTO DA ENERGIA DAS ONDAS: PANORAMA E PERSPECTIVAS António F. O. Falcão ENERGIAS RENOVÁVEIS 2005-06 Aproveitamento da Energia das Ondas: Quando e onde começou? Mais de mil patentes desde o Séc.

Leia mais

Espanha: Turbina inovadora gera energia barata com ondas do mar

Espanha: Turbina inovadora gera energia barata com ondas do mar Espanha: Turbina inovadora gera energia barata com ondas do mar Date : 26 de Dezembro de 2016 Está já em decorrer, no litoral espanhol, um teste que visa aproveitar as ondas do mar para gerar energia eléctrica,

Leia mais

ENERGIA OCEANOS Energias renováveis 2012/2013. Miguel Centeno Brito

ENERGIA OCEANOS Energias renováveis 2012/2013. Miguel Centeno Brito ENERGIA OCEANOS Energias renováveis 2012/2013 Miguel Centeno Brito ENERGIA DOS OCEANOS Aproveitamento da energia das ondas energia das marés gradiente térmico gradiente salinidade 2 ENERGIA DAS ONDAS 3

Leia mais

Perspectivas e Metas da Energia Renovável Oceânica em Portugal

Perspectivas e Metas da Energia Renovável Oceânica em Portugal Perspectivas e Metas da Energia Renovável Oceânica em Portugal Formação de dirigentes e quadros superiores da Administração Pública para as Energias Renováveis Oceânicas 8 de Fevereiro de 2011 António

Leia mais

3 de Fevereiro de 2011

3 de Fevereiro de 2011 Energia Renovável Offshore em Portugal Grupo de Trabalho Energia e Ciência da Comissão dos Assuntos Económicos da Assembleia da República 3 de Fevereiro de 2011 António Sarmento É INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

Leia mais

PROJETO OTEO SESSÃO APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 28 Março 2014 Forte S. João Batista da Foz - Porto

PROJETO OTEO SESSÃO APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 28 Março 2014 Forte S. João Batista da Foz - Porto PROJETO OTEO SESSÃO APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 28 Março 2014 Forte S. João Batista da Foz - Porto TECNOLOGIAS DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO OFFSHORE AUTOR: Tiago Morais AGENDA 1. INTRODUÇÃO 2. TECNOLOGIAS

Leia mais

das Energias Renováveis Offshore , Lisbon; Ana Brito Melo

das Energias Renováveis Offshore , Lisbon; Ana Brito Melo Estado da Arte das Energias Renováveis Offshore Energia das Ondas e Energia Eólica Offshore 1. Recurso 2. Tecnologias 3. Mercado 4. Impactos Ambientais i 5. Impactos sócio-económicos 6. Legislação 7. Politicas

Leia mais

ENERGIA DAS ONDAS. António F. O. Falcão Instituto Superior Técnico. Seminário sobre a Física e a Energia, Lisboa, 21 de Novembro de 2005

ENERGIA DAS ONDAS. António F. O. Falcão Instituto Superior Técnico. Seminário sobre a Física e a Energia, Lisboa, 21 de Novembro de 2005 ENERGIA DAS ONDAS António F. O. Falcão Instituto Superior Técnico Seminário sobre a Física e a Energia, Lisboa, 21 de Novembro de 2005 Albufeira Marés Correntes de maré ENERGIA DOS OCEANOS Correntes marítimas

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento

Leia mais

O que é uma Energia Renovável?

O que é uma Energia Renovável? Energias Renováveis O que é uma Energia Renovável? São as energias que provêm dos recursos naturais, tais como o sol, o vento, as marés e o calor e que nunca se esgotam ao contrário dos recursos fósseis

Leia mais

Energia das ondas. Introdução. Universidade Santa Cecília Faculdade de Engenharia Mecânica. Energia das ondas 02/24/2013

Energia das ondas. Introdução. Universidade Santa Cecília Faculdade de Engenharia Mecânica. Energia das ondas 02/24/2013 Universidade Santa Cecília Faculdade de Engenharia Mecânica Energia das ondas Energia das ondas Alfredo Ferrari Junior Filippo Lorenzini Gilmar dos Santos Correia Leandro Migliard Magalhães Lucas Monteiro

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Ano letivo: 2014/2015 1º Semestre Projeto FEUP O Papel da Engenharia Mecânica nas Energias Renováveis Energia

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 07 Recursos Energéticos e Meio Ambiente Profª Heloise G. Knapik 1 Energia e meio ambiente É melhor utilizar métodos de produção

Leia mais

SimpleUnderwaterReneawbleGenerationEnergy

SimpleUnderwaterReneawbleGenerationEnergy SimpleUnderwaterReneawbleGenerationEnergy Palavras-chave: Waveroller; AW Energy; SURGE; Peniche, Energia das Ondas; Sustentabilidade ambiental JORTEC 2013 Sociedade e Sustentabilidade Sérgio Leandro (sleandro@ipleiria.pt)

Leia mais

Fontes Alternativas de Energia Enfoque no Biogás

Fontes Alternativas de Energia Enfoque no Biogás Fontes Alternativas de Energia Enfoque no Biogás Fontes de Energia Fontes Primárias Fontes Renováveis Fontes Não Renováveis Geotérmica Gravitacional Solar Nuclear Oceânica Eólica Hidráulica Fontes Secundárias

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas Professor: Xuxu USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica,

Leia mais

Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas. SIE Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8

Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas. SIE Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8 Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas SIE Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8 Introdução A energia elétrica é produzida através de outras formas de energia; O Atlas

Leia mais

Aproveitamento da energia eólica. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia eólica 1

Aproveitamento da energia eólica. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia eólica 1 Aproveitamento da energia eólica Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia eólica 1 Formas de aproveitamento Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento

Leia mais

Energia das Ondas Vila do Conde, 07/Fev/2009

Energia das Ondas Vila do Conde, 07/Fev/2009 Energia das Ondas Vila do Conde, 07/Fev/2009 Agenda Recurso Tecnologia Parque de Ondas da Aguçadoura 07/Fev/2009 1 Recurso A energia das ondas pode ser vista como energia solar concentrada Recurso 07/Fev/2009

Leia mais

Principais players mundiais

Principais players mundiais Principais players mundiais Países, promotores e tecnólogos Sofia Patrício Formação em energias renováveis offshore MODULO I, Lisboa Energias renováveis offshore - MODULO I Principais players mundiais

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL E NO MUNDO

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL E NO MUNDO E-Book #001 ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL E NO MUNDO Panorama das principais tecnologias em energias renováveis no mundo e seu desenvolvimento no Brasil. Rev01-Jan/2016 Introdução Vivemos numa época de

Leia mais

Fontes renováveis de energia - Hidrelétrica. Aula energias renováveis

Fontes renováveis de energia - Hidrelétrica. Aula energias renováveis Aula energias renováveis Hidrelétrica - Desenvolvimento e uso - As usinas hidrelétricas - Turbinas - Sistemas de grande porte Driving the hydropower Hidrelétrica Vento Maré Queda na temperatura da água

Leia mais

Energy Live Expo 2012

Energy Live Expo 2012 Energy Live Expo 2012 Conjuntura Energética O Caso Português A matriz energética portuguesa é bastante diversificada. O petróleo é a energia primária com maior expressão (49,1% em 2010). As restantes energias

Leia mais

ENERGIAS ALTERNATIVAS

ENERGIAS ALTERNATIVAS ENERGIAS ALTERNATIVAS ABINEE TEC SUL 2006 Seminário Geração, Transmissão e Distribuição de Energia 30 de março o de 2006 O Que são? Panorama atual? Oportunidades? Atuação da ENGEVIX neste mercado Fontes

Leia mais

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADES DE CIÊNCIAS EXATAS DERPATAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA

Leia mais

A RELEVÂNCIA DOS MATERIAIS NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS

A RELEVÂNCIA DOS MATERIAIS NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS A RELEVÂNCIA DOS MATERIAIS NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS ANTONIO SARMENTO 1 OS MATERIAIS E O MAR 24-04-2014 SUMÁRIO O WAVEC OFFSHORE RENEWABLES PORQUÊ INVESTIR EM ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS? ESTADO

Leia mais

Seminário Energia dos Oceanos

Seminário Energia dos Oceanos Seminário Energia dos Oceanos ENERGIA DAS ONDAS: RECURSO E OPORTUNIDADES M. Teresa Pontes LNEG / INETI, Lisboa, Portugal Câmara Municipal de Peniche 19 Setembro 2008 PORTUGAL - PAÍS PIONEIRO CENTRAL da

Leia mais

PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS

PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS O Brasil possui no total 4.466 empreendimentos em operação, totalizando 141.798.700 kw de potência instalada. Está prevista para os próximos anos

Leia mais

PEA 2200 ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

PEA 2200 ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PEA 2200 ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1ª Prova 12.04.2013 - Prof a. Eliane e Prof. Alberto Instruções: Responda as questões nos espaços reservados para as respostas, caso necessário, utilize

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANA. Campus Campo Largo. Geradores Elétricos Prof. Roberto Sales

INSTITUTO FEDERAL DO PARANA. Campus Campo Largo. Geradores Elétricos Prof. Roberto Sales Geradores Elétricos 2017 Conteúdo Tema: Geração de energia Subtema: Geradores químicos e mecânicos Geradores químicos Contextualização conceitual: Circuito equivalente; Equação do gerador; Curva de carga;

Leia mais

ESTUDO DOS CONVERSORES DE ENERGIA ONDOMOTRIZ EM ENERGIA ELÉTRICA

ESTUDO DOS CONVERSORES DE ENERGIA ONDOMOTRIZ EM ENERGIA ELÉTRICA PROJETO DE GRADUAÇÃO ESTUDO DOS CONVERSORES DE ENERGIA ONDOMOTRIZ EM ENERGIA ELÉTRICA Por: Carlos Eduardo Barretto Dantas Brasília, 26 de Junho de 2015. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA

Leia mais

PERSPECTIVAS DA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDROCINÉTICA. Eng. Angelo Torres Madureira EEGA- Gerência de Fontes Alternativas de Energia

PERSPECTIVAS DA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDROCINÉTICA. Eng. Angelo Torres Madureira EEGA- Gerência de Fontes Alternativas de Energia PERSPECTIVAS DA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDROCINÉTICA Eng. Angelo Torres Madureira EEGA- Gerência de Fontes Alternativas de Energia Sumário 1. PANORAMA DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO 2. A VISÃO DA ELETRONORTE

Leia mais

MAÍRA GRANERO CORDEIRO. Modelagem e análise de desempenho de sistema para geração de energia elétrica através de ondas marítimas

MAÍRA GRANERO CORDEIRO. Modelagem e análise de desempenho de sistema para geração de energia elétrica através de ondas marítimas MAÍRA GRANERO CORDEIRO Modelagem e análise de desempenho de sistema para geração de energia elétrica através de ondas marítimas São Paulo 2015 MAÍRA GRANERO CORDEIRO Modelagem e análise de desempenho de

Leia mais

E transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica.

E transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º TURMA(S):

Leia mais

O que é Energia Maremotriz?

O que é Energia Maremotriz? Fontes de Energia Energia Maremotriz O que é Energia Maremotriz? Energia maremotriz, ou energia das marés, é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de energia maremotriz

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 07 Recursos energéticos e meio ambiente Profª Heloise G. Knapik 2º Semestre/ 2015 1 Energia e Meio Ambiente Fontes e tipos de energia

Leia mais

TURBINAS. Engenharia Elétrica Especializada. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO

TURBINAS. Engenharia Elétrica Especializada. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO 1 TURBINAS Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO Turbinas são equipamentos mecânicos que transformam energia de algum fluido (água, vento, gás, etc) que se move através dela, convertendo ou a energia

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS DE VENTOS, ONDAS E RADIAÇÃO SOLAR PARA O FAROL DE SANTA MARTA

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS DE VENTOS, ONDAS E RADIAÇÃO SOLAR PARA O FAROL DE SANTA MARTA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS DE VENTOS, ONDAS E RADIAÇÃO SOLAR PARA O FAROL DE SANTA MARTA Simone Moratelli 1, Carla de Abreu D Aquino 2 1 Universidade Federal de Santa Catarina Campus Araranguá/simone_moratelli_@hotmail.com

Leia mais

Jornadas de Investigação e Inovação LNEC. Energias renováveis. Potencial de integração da indústria da construção. Armando Pinto

Jornadas de Investigação e Inovação LNEC. Energias renováveis. Potencial de integração da indústria da construção. Armando Pinto Jornadas de Investigação e Inovação LNEC Energias renováveis Potencial de integração da indústria da construção apinto@lnec.pt LNEC 26 de março de 2012 Objetivos para energia renovável > Diretiva 2009/28/CE

Leia mais

FÍSICA. Questão 31. A 20 e 40. B 40 e 60. C 60 e 80. D 80 e 100. E 100 e 120. Questão 51

FÍSICA. Questão 31. A 20 e 40. B 40 e 60. C 60 e 80. D 80 e 100. E 100 e 120. Questão 51 FÍSICA Questão 31 A Terra é cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético,

Leia mais

Hidroeletricidade em Portugal. Como se desenvolverá a energia hidroelétrica em Portugal?

Hidroeletricidade em Portugal. Como se desenvolverá a energia hidroelétrica em Portugal? Hidroeletricidade em Portugal Como se desenvolverá a energia hidroelétrica em Portugal? Introdução Dois terços do nosso planeta é composto por ela mesma. O Homem construiu cisternas, sistemas de diques,

Leia mais

PEA 2597 Uso racional da energia. Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras

PEA 2597 Uso racional da energia. Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras PEA 2597 Uso racional da energia Fontes Renováveis de Energia Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras slide 1 / 23 Fontes Renováveis Biomassa Rejeitos Agricolas Bagaço da cana Fazendas energéticas

Leia mais

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc)

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) Bases Conceituais da Energia Q1/2017 Professor: Sergio Brochsztain (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho Energia

Leia mais

Física do Meio Ambiente

Física do Meio Ambiente Física do Meio Ambiente Tema: Energia Eólica no Brasil Alex Sandro De Lima 7580414 Rubens Parker 8604130 Energia Eólica É a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento); Sua conversão

Leia mais

ENERGIA DAS ONDAS: PANORÂMICA NACIONAL E INTERNACIONAL

ENERGIA DAS ONDAS: PANORÂMICA NACIONAL E INTERNACIONAL Seminário sobre ENERGIA DOS OCEANOS, Peniche, 19 de Setembro de 2008 ENERGIA DAS ONDAS: PANORÂMICA NACIONAL E INTERNACIONAL António F. O. Falcão Instituto Superior Técnico Uma caminhada de 35 anos : 1974

Leia mais

Tecnologia Eólica para Produção de Energia Eléctrica

Tecnologia Eólica para Produção de Energia Eléctrica Apresentação Tecnologia Eólica para Produção de Energia Eléctrica Mafalda Antunes mafaldaa@portugalmail.pt Departamento de Electrónica Industrial O que é a Energia Eólica? E A energia eólica, é a energia

Leia mais

O somatório das vazões volumétricas também é igual a zero. PORQUE

O somatório das vazões volumétricas também é igual a zero. PORQUE 1. (1,5) Diversos processos industriais envolvem a transferência de fluidos entre unidades de uma instalação fabril. Considerando um processo industrial que emprega um fluido de massa específica ρ, que

Leia mais

PEA2309 Conversão de Energia

PEA2309 Conversão de Energia PEA2309 Conversão de Energia Horário das aulas: Terça (7h30-9h10) e Sexta (11h00-12h40) Prof.: Jose Roberto Cardoso (Sala: A2-17) E-mail: jose.cardoso@usp.br Twitter: @profcardoso Fone: (11) 3091-5415

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE O APROVEITAMENTO DA ENERGIA DOS OCEANOS - ENERGIA DAS ONDAS: RENOVÁVEL, ECONOMICAMENTE VIÁVEL E LIMPA

UM ESTUDO SOBRE O APROVEITAMENTO DA ENERGIA DOS OCEANOS - ENERGIA DAS ONDAS: RENOVÁVEL, ECONOMICAMENTE VIÁVEL E LIMPA UM ESTUDO SOBRE O APROVEITAMENTO DA ENERGIA DOS OCEANOS - ENERGIA DAS ONDAS: RENOVÁVEL, ECONOMICAMENTE VIÁVEL E LIMPA Erick Fernandes Dias e Silva, Sebastião Camargo Guimarães Júnior (Dr.), Kleiber David

Leia mais

EM PORTUGAL. As Energias do Presente e do Futuro. Situação, objectivo e desafios. Lisboa, 21 de Novembro de Álvaro Rodrigues

EM PORTUGAL. As Energias do Presente e do Futuro. Situação, objectivo e desafios. Lisboa, 21 de Novembro de Álvaro Rodrigues As Energias do Presente e do Futuro Lisboa, 21 de Novembro de 2005 ENERGIA EÓLICA E EM PORTUGAL Situação, objectivo e desafios Álvaro Rodrigues Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Instituto

Leia mais

Aula 5 Conversão de energia mecânica, hidráulica, eólica, elétrica, solar e nuclear

Aula 5 Conversão de energia mecânica, hidráulica, eólica, elétrica, solar e nuclear BIJ-0207 Bases conceituais da energia Aula 5 Conversão de energia mecânica, hidráulica, eólica, elétrica, solar e nuclear Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Classificação das Fontes de Energia

Classificação das Fontes de Energia BRASIL: FONTES DE ENERGIA Classificação das Fontes de Energia análise dos recursos disponíveis e dos recursos em uso As fontes de energia podem classificar-se em: Primárias - quando ocorrem livremente

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B ENERGIA DESIGUAL COMBUSTÍVES FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS Vantagens do Petróleo Alta densidade de energia; Deriva diversos produtos industriais; Domínio

Leia mais

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade ENERGIA Em busca da sustentabilidade Características de uma boa fonte de combustível i) Fornecer grande quantidade de energia por unidade de massa ou volume (Rendimento); ii) Facilmente disponível; iii)

Leia mais

TORRES EM CONCRETO PREMOLDADO PARA GERADORES EÓLICOS

TORRES EM CONCRETO PREMOLDADO PARA GERADORES EÓLICOS ICCX Conference Latin America 2014 25 a 28 Válter de março Lúcio e de Carlos 2014Chastre Universidade NOVA de Lisboa TORRES EM CONCRETO PREMOLDADO PARA GERADORES EÓLICOS Válter J. G. Lúcio e Carlos Chastre

Leia mais

ENERGIA MAREMOTRIZ: ASPECTOS BÁSICOS PARA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE. Palavras-chave: Matriz Energética; Potencialidade; Energia Maremotriz.

ENERGIA MAREMOTRIZ: ASPECTOS BÁSICOS PARA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE. Palavras-chave: Matriz Energética; Potencialidade; Energia Maremotriz. ENERGIA MAREMOTRIZ: ASPECTOS BÁSICOS PARA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE. Mayke Feitosa Progênio (GEEPAM-UEPA) 1, Luana Lima de Freitas (GRADUANDA - UEPA) 2. Resumo Os estudos relacionados às fontes alternativas

Leia mais

+ cresce vento CO2 custos 10 vezes 20% da eletricidade-eua 22% da eletricidade global em 2030 nuclear 60% da energia renovável eclinando

+ cresce vento CO2 custos 10 vezes 20% da eletricidade-eua 22% da eletricidade global em 2030 nuclear 60% da energia renovável eclinando Energia eólica YERGIN, Daniel. The Quest https://www.google.com.br/search?q=turbinas+e%c3%b3licas +maiores+empresas+mundiais&espv=2&biw=1920&bih=979&t bm=isch&tbo=u&source=univ&sa=x&ei=2vpbvn3djvd8sasmydiaq&ved=0ce4qsaq

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.   website: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk Suméria por volta de 4.000 A.C. Egípcios

Leia mais

Fontes de Energia Energia Gravitacional. Karyn Bevonesi dos Santos Porto Alegre, Maio 2018.

Fontes de Energia Energia Gravitacional. Karyn Bevonesi dos Santos Porto Alegre, Maio 2018. Fontes de Energia Energia Gravitacional Karyn Bevonesi dos Santos Porto Alegre, Maio 2018. Índice Introdução Gravidade Formas de Energia.... Hidrelétrica.. Eólica Geotérmica.. Ondomotriz e Maremotriz.

Leia mais

VIABILIDADE DA MAREMOTRIZ EM ALGUMAS DAS REGIÕES LITORÂNEAS DO NORDESTE DO BRASIL

VIABILIDADE DA MAREMOTRIZ EM ALGUMAS DAS REGIÕES LITORÂNEAS DO NORDESTE DO BRASIL v. 5, n. 2, p. 71-78, jul./dez. 2015 VIABILIDADE DA MAREMOTRIZ EM ALGUMAS DAS REGIÕES LITORÂNEAS DO NORDESTE DO BRASIL Fernanda Barbosa Silva Santos Universidade Salvador, Brasil nandabarbosass@gmail.com

Leia mais

!*+%,"##$ $%!*+"!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./

!*+%,##$ $%!*+!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./ !!"# $%&'(%)!!*+%,"##$ $%!*+"!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./ ÍNDICE Introdução... 3 1. Geração Solar Fotovoltaica... 4 2. Geração Solar por Espelhos Parabólicos... 4 3. Geração Eólica... 5 4. Geração Hidrelétrica...

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA DAS ONDAS

CLASSIFICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA DAS ONDAS CLASSIFICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA DAS ONDAS Ronchi, F.P. 1 Schaeffer, L. ² ¹Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGEM). Laboratório

Leia mais

Sistema conversor de energia das ondas do mar

Sistema conversor de energia das ondas do mar Universidade de Aveiro 2012 Departamento de Engenharia Mecânica Paulo Joaquim Pires Calejo Sistema conversor de energia das ondas do mar Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Ano

Leia mais

ESTUDO COM MICROTURBINAS HIDROCINÉTICAS PARA CORRENTES DE MARÉS NO LITORAL NORTE DO BRASIL

ESTUDO COM MICROTURBINAS HIDROCINÉTICAS PARA CORRENTES DE MARÉS NO LITORAL NORTE DO BRASIL ESTUDO COM MICROTURBINAS HIDROCINÉTICAS PARA CORRENTES DE MARÉS NO LITORAL NORTE DO BRASIL Regina de Nazaré Caldeiras, Pedro Bezerra Leite Neto, Osvaldo R. Saavedra Instituto de Energia Elétrica Universidade

Leia mais

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Wildson W de Aragão Físico Professor de Física de Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibular da rede particular de Ensino

Leia mais

Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica

Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica Os engenheiros de aerogeradores utilizam técnicas como a de perda de sustentação que os projetistas de aviões tratam de evitar

Leia mais

Energia e Sua Conservação Disciplina: Física Prof. Igor Chaves

Energia e Sua Conservação Disciplina: Física Prof. Igor Chaves Energia e Sua Conservação Disciplina: Física Prof. Igor Chaves Energia O estilo de vida da sociedade atual é cada vez mais dependente dos avanços tecnológicos, do uso da energia elétrica e do petróleo.

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS Cursos CIÊNCIAS DO MAR (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia Código

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA ESTUDO NUMÉRICO BIDIMENSIONAL COM APLICAÇÃO DE CONSTRUCTAL DESIGN PARA A OTIMIZAÇÃO DA

Leia mais

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Consumo de Energia Para satisfazer as necessidades relativas ao consumo de energia o Homem utiliza diversas fontes; A combinação

Leia mais

DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica

DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica Energia, o que é? Não há uma definição exata para o conceito de energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade

Leia mais

ENERGIA DAS ONDAS DO MAR: MODELAGEM COMPUTACIONAL DE UM DISPOSITIVO DE GALGAMENTO

ENERGIA DAS ONDAS DO MAR: MODELAGEM COMPUTACIONAL DE UM DISPOSITIVO DE GALGAMENTO ENERGIA DAS ONDAS DO MAR: MODELAGEM COMPUTACIONAL DE UM DISPOSITIVO DE GALGAMENTO SILVANA LETÍCIA PIRES IAHNKE 1, MATEUS NEVES GOMES 2, LIÉRCIO ANDRÉ ISOLDI 3, LUIZ ALBERTO OLIVEIRA ROCHA 4 Resumo Este

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva SUMÁRIO Uma pequena revisão sobre a luz Energia solar Aproveitamento da energia solar Coletor solar Sistemas fotovoltaico (efeito fotovoltaico e conversão de energia)

Leia mais

Os desafios regulatórios, comerciais e tecnológicos para armazenamento de energia: O papel das usinas reversíveis

Os desafios regulatórios, comerciais e tecnológicos para armazenamento de energia: O papel das usinas reversíveis Seminário Brasileiro de Qualidade e Armazenamento de Energia Os desafios regulatórios, comerciais e tecnológicos para armazenamento de energia: O papel das usinas reversíveis Dr. Manuel Gonçalves, diretor

Leia mais

Energía Eólica. Nathalia Cervelheira Michelle Carvalho Neldson Silva Maick Pires. Sinop-MT 2016

Energía Eólica. Nathalia Cervelheira Michelle Carvalho Neldson Silva Maick Pires. Sinop-MT 2016 Energía Eólica Nathalia Cervelheira Michelle Carvalho Neldson Silva Maick Pires Sinop-MT 2016 INTRODUCÃO Denomina-se energía eólica a energía cinética contida nas massas de ar em movimento. Seu aproveitamento

Leia mais

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 14 TURBINAS HIDRÁULICAS PROF.: KAIO DUTRA

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 14 TURBINAS HIDRÁULICAS PROF.: KAIO DUTRA MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 14 TURBINAS HIDRÁULICAS PROF.: KAIO DUTRA Centrais Hidroelétricas A energia hidráulica encontra-se no mares, rios e reservatórios, sob a forma potencial e cinética e podem ser

Leia mais

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS: Energia das Ondas

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS: Energia das Ondas FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS: Energia das Ondas Alexandre Rafael de Morais Scarparo Graduando em Engenharia Elétrica, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Julio de Lima Junior Graduando em Engenharia

Leia mais

Soluções Eletromecânicas para Usinas Reversíveis X SPMCH Florianópolis, 28/04/2016

Soluções Eletromecânicas para Usinas Reversíveis X SPMCH Florianópolis, 28/04/2016 Soluções Eletromecânicas para Usinas Reversíveis X SPMCH Florianópolis, 28/04/2016 Arthur Leotta Diretor Técnico Soluções Eletromecânicas para Usinas Reversíveis Conteúdo Andritz Introdução Cenário Tecnologias

Leia mais

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 A Energia solar Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 Forma de aproveitamento Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia

Leia mais

Classificação das Fontes de Energia

Classificação das Fontes de Energia BRASIL: FONTES DE ENERGIA Classificação das Fontes de Energia análise dos recursos disponíveis e dos recursos em uso As fontes de energia podem classificar-se em: Primárias - quando ocorrem livremente

Leia mais

ESTIMATIVA DE OBTENÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO VENTO EM UMA ÁREA DADA

ESTIMATIVA DE OBTENÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO VENTO EM UMA ÁREA DADA 1 de 6 ESTIMATIVA DE OBTENÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO VENTO EM UMA ÁREA DADA G.P.Viajante, J.R.Camacho,D.A.Andrade Universidade Federal de Uberlândia E-mails: ghunterp@gmail.com, jrcamacho@ufu.br, darizon@ufu.br

Leia mais

Cenàrios de Desenvolvimento Sustentavel em Itália. Marcos Castaño Bujanda - Felipe Derecho Torres - Alessandra La Ferlita - Valeria Staiti

Cenàrios de Desenvolvimento Sustentavel em Itália. Marcos Castaño Bujanda - Felipe Derecho Torres - Alessandra La Ferlita - Valeria Staiti Cenàrios de Desenvolvimento Sustentavel em Itália Marcos Castaño Bujanda - Felipe Derecho Torres - Alessandra La Ferlita - Valeria Staiti 1 2 Desenvolvimento da Energia Eolica Energia eolica : fonte renovável

Leia mais

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza Fontes renováveis e não-renováveis de energia Amanda Vieira dos Santos 8941710 Giovanni Souza - 9021003 Fontes renováveis e não-renováveis de energia Usos para a energia: Com o avanço tecnológico passamos

Leia mais