Pretende-se que ao longo deste ciclo escolar, os alunos consigam adquirir competências básicas nas TIC.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pretende-se que ao longo deste ciclo escolar, os alunos consigam adquirir competências básicas nas TIC."

Transcrição

1 Intrduçã Numa realidade educativa em que a utilizaçã de Nvas Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã faz emergir a necessidade de a prmver junt ds aluns d Ensin Préesclar e d 1.º Cicl d Ensin Básic. Assim, 1º Cicl d Ensin Básic fcaliza um espaç privilegiad na prmçã das crianças, nas aprendizagens mais ativas e significativas, pr se tratar de um mei de scializaçã / aquisiçã das primeiras cmpetências linguísticas, cívicas, científicas e tecnlógicas As TIC fmentam a alfabetizaçã infrmática ds nsss aluns, e sã favrecedras de uma aprendizagem glbal e integradra. Enquant recurs educativ, as TIC pdem representar um suprte fundamental em benefíci da aprpriaçã de nvs cnheciments bem cm cndições favráveis à cnstruçã scial das aprendizagens. N 1º Cicl d Ensin Básic, desenvlviment crescente da Actividade de Enriqueciment Curricular nas TIC acrescenta ns aluns um valis cntribut nas aprendizagens ds aluns. Pretende-se que a lng deste cicl esclar, s aluns cnsigam adquirir cmpetências básicas nas TIC. A prgramaçã apresenta-se pr ans de esclaridade e cada an cmpreende váris móduls: 1. Cmputadr 2. Prcessament de text 3. Iniciaçã a Excel 4. Desenh e tratament de imagens 5. Criaçã de apresentações 6. Internet 7. Segurança na Internet 8. Crrei Eletrónic Alguns móduls pr serem mais cmplexs e exigentes só serã aplicads as aluns d 3º e 4º an.

2 Cmpetências de saída n final d 1º Cicl d Ensin Básic Os aluns a lng d 1º cicl d Ensin Básic deverã adquirir um cnjunt de cmpetências que s trnem capazes de interagir na Sciedade da infrmaçã e d cnheciment: Capacidade de utilizaçã cnsistente d cmputadr cm ferramenta de aprendizagem e de criaçã de cnheciment. Desempenh satisfatóri n manuseament de aplicações infrmáticas essenciais. Capacidade de reclha e selecçã de infrmaçã, cm recurs à Internet. Atitude crítica e cnstrutiva n tratament da infrmaçã. Desenvlviment de interesse e capacidade de autaprendizagem e trabalh cperativ cm as TIC. Cperar em grup para a realizaçã de tarefas. Us de cmpetências TIC em cntexts diversificads. Distribuiçã da carga hrária na extra curricular TIC: Ensin PE 2 turmas 0h45m semanal 1º An 4 turmas 1h30m semanal 3º An 4 turmas 1h30m semanal

3 Móduls que serã aplicads a cada an de esclaridade Pré-esclar 1º An 3º An - Desenh, Ilustraçã e jgs educativs - Intrduçã às Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã - Desenh e Ilustraçã - Internet - Prcessament de Text * - Outras tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã - Estrutura e funcinament de um sistema infrmátic - Internet - Prcessament de Text - Apresentações Multimédia - Desenh e Tratament de Imagem - Crrei Electrónic - Ftgrafia Digital - Criaçã de Animações Digitais * Só a partir d 2º períd letiv.

4 Intrduçã às Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã Desenh / Ilustraçã Jgs Educativs Ensin Pré-esclar Cnteúds Cnceits básics de Infrmática O cmputadr / a infrmática Regras de utilizaçã d equipament infrmátic O prgrama infrmátic de desenh Elements básics da interface d utilizadr O rat e teclad Cmpetências a desenvlver Cnhecer s elements cnstituintes de um cmputadr e suas funções; Adquirir nções básicas de us de cmputadres: Ligar e desligar cmputadr; Manusear rat Aceder a prgrama infrmátic de desenh (Ms Paint) através de um atalh n ambiente de trabalh. Abrir e fechar prgrama infrmátic de desenh. Utilizar ambiente gráfic e as suas principais características (ex. flha, barras de ferramentas, caixa de cres, etc.). Desenhar, apagar, pintar, gravar (cm api d prfessr). Desenvlver a mtricidade fina através da utilizaçã d rat. Praticar jgs educativs que prprcinem desenvlviment mtricidade / lateralidade.

5 Intrduçã às Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã 1º An de esclaridade Cnteúds Cnceits básics de Infrmática O cmputadr / a infrmática Regras de utilizaçã d equipament infrmátic Cmpetências a desenvlver Cnhecer s elements cnstituintes de um cmputadr e suas funções; Adquirir nções básicas de us de cmputadres: Ligar e desligar cmputadr; Manusear rat Recnhecer a imprtância das nvas Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã na Sciedade; Identificar alguns ds equipaments que pderã ser cnectads às TIC (ex. máquinas ftgráficas digitais).

6 Desenh e Ilustraçã Internet: Intrduçã à Internet Segurança na Internet O prgrama infrmátic de desenh Elements básics da interface d utilizadr O rat e teclad Nçã básica de Internet Elements básics da interface de utilizadr Pesquisa de infrmaçã rientada Regras de utilizaçã da Internet Identificar prgrama infrmátic de desenh utilizad na sala de aula. Aceder a prgrama através de um atalh n ambiente de trabalh. Abrir e fechar prgrama infrmátic de desenh. Cnhecer ambiente gráfic e as suas principais características (ex. flha, barras de ferramentas, caixa de cres, etc.). Desenhar, apagar, pintar, gravar. Desenvlver a mtricidade fina e percepçã espacial através da utilizaçã d rat e d teclad. Aceder a sítis, através de um atalh n ambiente de trabalh, para: Realizar jgs educativs; Pesquisar infrmaçã; Cnhecer ambiente gráfic; Segurança na internet / questões éticas: Cnhecer vantagens evitar crrer riscs na utilizaçã da Internet; Utilizar a Internet respeitand regras pré-definidas em espaç TIC;

7 Prcessadr de text Outras Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã O prgrama infrmátic de prcessament de text. Elements básics da interface d utilizadr Tecnlgias digitais de captaçã e tratament de imagem Tecnlgias de acess remt Identificar prgrama de prcessament de text utilizad na sala de aula. Aceder a prgrama através de um atalh n ambiente de trabalh. Abrir e fechar prgrama de prcessament de text. Cnhecer ambiente gráfic e as suas principais características. Digitar letras e númers. Mudar tamanh e a cr das letras u númers Gravar um dcument. Recnhecer a existência de utras Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã, na sciedade, para além ds cmputadres pessais. Identificar exempls de utras Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã. Enunciar alguns equipaments relacinads cm a captaçã e tratament de imagem.

8 3.º An de Esclaridade Móduls Cnteúds Cmpetências a desenvlverem Cnhecer terminlgia relacinada cm as TIC e respectiva definiçã (ficheir, pasta, CPU, etc.). Estrutura e funcinament de um Sistema Infrmátic Prcessadr de text As nvas Tecnlgias de Infrmaçã e Cmunicaçã Sistema Infrmátic (hardware e sftware) O Sistema Operativ O ambiente de trabalh Periférics O prgrama infrmátic de prcessament de text Elements básics da interface d utilizadr Ediçã e frmataçã de um dcument Rever e definir s cmpnentes básics que cnstituem um sistema infrmátic. Identificar sistema perativ utilizad na sala de aula. Explrar ambiente de trabalh: Identificar/distinguir ícnes e atalhs; Cpiar/mver pastas e ficheirs; Prcurar pastas e ficheirs; Persnalizar ambiente de trabalh (tema, fund, etc.). Definir periféric. Identificar s periférics de entrada, mist e de saída. Aceder a prgrama de text Redigir texts. Frmatar texts (alterar tip de letra, cr, parágraf, espaçament, etc.). Identificar e implementar algumas funcinalidades d

9 prgrama: Utilizar crretr rtgráfic; Cnfigurar página; Pré visualizar a página; Mstrar/cultar caracteres nã imprimíveis, inserir e frmatar frmas autmáticas; Inserir imagens da Galeria de Imagens e de um ficheir/arquiv; Inserir imagens de um da Internet Guardar trabalh numa pasta pessal Imprimir um trabalh Identificar prgrama infrmátic para tratament de imagens utilizad na sala de aula. Aceder a prgrama através de um atalh n ambiente O prgrama infrmátic de tratament de de trabalh e d menu iniciar. Desenh e Tratament imagens Cnhecer ambiente gráfic e principais funcinalida- de Imagens Ediçã de imagens para publicaçã gráfica. des d prgrama infrmátic de tratament de ima- O digitalizadr de imagens gens. Identificar e explrar digitalizadr (scanner). Cnhecer as funcinalidade d digitalizadr e usá-las para a realizaçã de trabalhs.

10 Identificar um mtr de busca. Cnceit e principal funcinalidade de um mtr de busca. Exempls. Realizaçã de pesquisas de infrmaçã rientada: Internet: Intrduçã à Internet Segurança na Internet A Web (Wrld Wide Web) Brwser / navegadr Elements básics da interface de utilizadr Pesquisa de infrmaçã rientada (pesquisas) Tratament de Infrmaçã Regras de utilizaçã da Internet Pesquisas simples sbre um tema; Pesquisas de imagens. Tratar a infrmaçã: Cpiar e guardar infrmaçã da Web: blcs de text, imagens, etc. Guardar sítis Web. Segurança na internet / questões éticas: Identificar e recnhecer as principais vantagens evitar crrer riscs cm a utilizaçã da Internet; Utilizar a Internet respeitand regras pré-definidas em espaç TIC; Identificar alguns serviçs para criar cntas de crrei electrónic (ex. Gmail, Sap, Yah, Htmail, etc.). Crrei Electrónic Endereç de crrei eletrónic Cntas de crrei eletrónic Cnhecer as aplicações e funcinalidades dispnibilizadas pela cnta de crrei eletrónic utilizada. Criar uma cnta de crrei electrónic. Ler e escrever mensagens.

11 Enviar mensagens. Apagar mensagens. Adicinar cntacts. Identificar prgrama infrmátic de apresentações multimédia utilizad na sala de aula. Aceder a prgrama através de um atalh n ambiente de trabalh e d menu iniciar. Apresentações Multimédia O prgrama infrmátic de apresentações multimédia Elements básics da interface d utilizadr Cnhecer ambiente gráfic e s diferentes mds de apresentaçã. Explrar as diferentes funcinalidades d prgrama: Inserir diapsitivs. Criar apresentações. Inserir texts e imagens. Mver, duplicar e eliminar diapsitivs. Guardar e imprimir uma apresentaçã. Nçã de ftgrafia Recnhecer a ftgrafia cm uma técnica de criaçã Dispsitivs de armazenament e transferên- de imagens a partir da expsiçã luminsa. Ftgrafia Digital cia de dads Iniciaçã a cnceits básics de ftgrafia Distinguir câmaras ftgráficas manuais (filme) de câmaras ftgráficas digitais (sensr). digital (resluçã, fcagem, cmpsiçã, Identificar e explrar as principais funcinalidades na expsiçã e iluminaçã cm flash). estrutura de uma câmara digital: lente, bjectiva, painel

12 LCD, visr, btã de dispar, bturadr, diafragma, cartã de memória, zm, Usar a máquina ftgráfica da escla para ftgrafar acnteciments Identificar diferentes tips de ficheirs de animações Cnceit de animaçã digital utilizadas, principalmente, n mund Web (GIF e Criaçã de Animações O prgrama infrmátic para a criaçã de Flash). Digitais animações Recnhecer prgrama infrmátic para a criaçã de Elements básics da interface d utilizadr apresentações utilizad na sala de aula. Criar apresentações cm ftgrafias da turma.

13 As TIC nas atividades curriculares De acrd cm a regulamentaçã estabelecida n Ofíci Circular nº /09 as esclas deverã integrar as TIC nas actividades curriculares, prprcinand uma hra pr semana de cntact e implementaçã das TIC na cmpnente curricular, em tds s ans d 1º Cicl d Ensin Básic. Esta medida permitirá as prfessres das áreas curriculares trabalharem em par pedagógic cm prfessr que leccina as TIC, n sentid de articular s cnteúds e cmpetências das áreas de Língua Prtuguesa, Matemática e Estud d Mei, recrrend às TIC em cntext de sala de aulas. Dad que esta actividade será da respnsabilidade d prfessr da turma, previamente reunirei e acrdarei cm ele cnteúd a trabalhar em cada aula. O prfessr das TIC para rentabilizaçã ds recurss apresentará as prfessres das curriculares sugestões de actividades a desenvlver nas diferentes áreas, mas a decisã caberá a prfessr da curricular. EB 1 /PE Nazaré, 28 de Nvembr de 2011 O prfessr; Auréli Abreu

Departamento de Ciências Exatas e Físicas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Departamento de Ciências Exatas e Físicas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Direçã de erviçs da Regiã Nrte Escla ásica de anta árbara Fânzeres Gndmar Departament de Ciências Exatas e Físicas Disciplina TC ANO LETVO 2015/2016 CRTÉRO DE AVALAÇÃO 1. Parâmetrs de avaliaçã 2. Especificaçã

Leia mais

Módulo 1: Processador de texto (UFCD 0754)

Módulo 1: Processador de texto (UFCD 0754) Planificaçã anual An letiv 2016 / 2017 CURSO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE ESCRITÓRIO Módul 1: Prcessadr de text (UFCD 0754) O alun deverá ser capaz

Leia mais

1.º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

1.º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs 1.º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2016-2017 DISCIPLINA: Instalaçã e Manutençã de Cmputadres

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas Escla Básica e Secundária de Santa Maria An Letiv 2017/2018 Infrmaçã Prva Especial de Avaliaçã Tecnlgias Específicas Prtaria 52/2016, de 16 de junh O presente dcument divulga infrmaçã relativa à Prva Especial

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2015-2016 DISCIPLINA: Equipaments Infrmátics e Redes CURSO: Vcacinal

Leia mais

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares 6.2.1 Cmpnentes Curriculares pr módul Módul I Cmpetências Bases Tecnlógicas Cmpnentes Curriculares Desenvlver algritms e prgramas de cmputadres para slucinar prblemas. Lógica; Algritms; Técnicas de prgramaçã;

Leia mais

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca Ano lectivo 2010/2011 INTRODUÇÃO Neste ano lectivo, a EB1/Pe de São Martinho a actividade de TIC irá contemplar todos os alunos

Leia mais

9º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

9º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs 9º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2015-2016 DISCIPLINA: Sistemas Infrmátics e Redes de Cmputadres

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARDUNHA E XISTO, FUNDÃO 161123 Medalha de Prata de Mérit Municipal Departament de Ciências Sciais

Leia mais

OpenTouch Conversation Web

OpenTouch Conversation Web OpenTuch Cnversatin Web Manual de utilizadr R2.2 8AL90646PTABed01 1618 1. OpenTuch Cnversatin Web... 3 2. Iniciar OpenTuch Cnversatin Web... 3 3. Página inicial... 4 4. Gerir s participantes... 5 5. Adicinar

Leia mais

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO Escla Secundária Dr. Jaquim de Carvalh Figueira da Fz N º P r j e t : N º C u r s : _ N º A c ã : Curss Prfissinais Planificaçã Anual 2017/2018 Curs Prfissinal de Técnic de Infrmática - Sistemas Aplicações

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2016-2017 DISCIPLINA: Equipaments Infrmátics e Redes ENSINO: Secundári

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2015-2016 DISCIPLINA: Técnicas de Prgramaçã CURSO: Vcacinal Infrmática e Tecnlgias Web ENSINO: Secundári Módul I: Prgramaçã em C/C++ - estrutura básica e cnceits fundamentais

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual 1 de 5 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D 3D Planificaçã Anual 2017-2018 Disciplina: Representaçã Gráfica Prfessr: Carls Dias 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Representaçã

Leia mais

Dr. Bento da Cruz Plano Anual de Actividades da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos Ano lectivo 2008/2009

Dr. Bento da Cruz Plano Anual de Actividades da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos Ano lectivo 2008/2009 autnmia ds d métds de estud e técnicas de trabalh que prprcinem desenvlviment de atitudes e capacidades. Agrupament de Esclas de Mntalegre Escla EB2,3/S Dr. Bent da Cruz Plan Anual de Actividades da Esclar

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Forte da Casa

Agrupamento de Escolas do Forte da Casa Agrupament de Esclas d Frte da Casa Planificaçã Anual 2017/2018 Grup Disciplinar Infrmática Curs de Educaçã e Frmaçã Operadr de Infrmática - Tip 2 nível 2 Instalaçã e Manutençã de Cmputadres Hras: 200

Leia mais

Regulamento de uso. dos. Laboratórios

Regulamento de uso. dos. Laboratórios Regulament de us ds Labratóris Brasília/DF. Agst/2005 REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS Para s Labratóris de Infrmática da UNEB Uniã Educacinal de Brasília - UNEB Elabraçã Equipe TI Editraçã Viviane

Leia mais

Módulo 1: Gestão e organização da informação (UFCD 0822)

Módulo 1: Gestão e organização da informação (UFCD 0822) Planificaçã anual Curs Vcacinal de Ensin Secundári An letiv 2016 / 2017 CURSO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: GESTÃO DE BASES DE DADOS Módul 1: Gestã e rganizaçã da infrmaçã (UFCD

Leia mais

Planificação Módulos

Planificação Módulos Agrupament de Esclas de Arrails Planificaçã Móduls 1 Tecnlgias da Infrmaçã e da Cmunicaçã Rui Ricard Piteira Rebch An Letiv 2017 2018 Curs Prfissinal de Técnic de Vendas Módul: 1. Intrduçã às Bases de

Leia mais

Guião da Unidade Curricular Educação a Distância. Programa Doutoral em Multimédia em Educação. 2010/11-1º Semestre

Guião da Unidade Curricular Educação a Distância. Programa Doutoral em Multimédia em Educação. 2010/11-1º Semestre Deptº de Educaçã Deptº de Cmunicaçã e Arte Universidade de Aveir Guiã da Unidade Curricular Educaçã a Distância Prgrama Dutral em Multimédia em Educaçã 2010/11-1º Semestre Dcentes Envlvids na Unidade Curricular:

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL Serviç Scial d Cmerci - Amaznas ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL 1. INTRODUÇÃO A cncrrência tem cada vez mais demandad esfrçs das rganizações de quaisquer prtes em manterem-se cmpetitivas

Leia mais

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico 1 Conceitos Básicos No final

Leia mais

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores Trabalhs Prátics Prgramaçã II Curs: Engª Electrtécnica - Electrónica e Cmputadres 1. Objectivs 2. Calendarizaçã 3. Nrmas 3.1 Relatóri 3.2 Avaliaçã 4. Prpstas Na disciplina de Prgramaçã II é prpst um trabalh,

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº.21/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) OPERADOR DE COMPUTADOR DO IFSP - CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba d Institut Federal de Educaçã,

Leia mais

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro Agrupament de Esclas da Caparica Planificaçã das Atividades d Cnselh Pedagógic e Estruturas de Gestã Intermédia Dcument Orientadr - 2013/2014 1 O Cnselh Pedagógic é órgã de crdenaçã e supervisã pedagógica

Leia mais

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA Nº 1/

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA Nº 1/ COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA Nº 1/2018-19 Exº(a) Senhr(a) Pai / Mãe / Encarregad(a) de Educaçã N iníci d an letiv 2018-19, du-lhe as bas vindas, a si e a(à) seu(ua) educand(a), e desej que mesm decrra da

Leia mais

Saber MANUAL BSC DAS DISCIPLINAS - MODELO KLS 2.0

Saber MANUAL BSC DAS DISCIPLINAS - MODELO KLS 2.0 Saber MANUAL BSC DAS DISCIPLINAS - MODELO KLS 2.0 SUMÁRIO A. Os fundaments metdlógics d KLS B. O que é BSC da disciplina? C. Cmpnentes d BSC da disciplina D. O BSC, a relaçã entre seus elements e as prblematizações

Leia mais

Domínio de Autonomia Curricular

Domínio de Autonomia Curricular Dmíni de Autnmia Curricular Orientações Curriculares 5º an An letiv 2017-2018 Enquadrament legislativ Intrduçã O despach nº 5908/2017, de 5 de julh que regulamenta a pssibilidade de s Agrupaments e Esclas

Leia mais

PROGRAMA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM SAÚDE ESCOLAR (PRESSE)

PROGRAMA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM SAÚDE ESCOLAR (PRESSE) PROGRAMA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM SAÚDE ESCOLAR (PRESSE) Prject-Pilt 2008/2009 Administraçã Reginal de Saúde d Nrte- Departament de Saúde Pública Ministéri da Saúde Departament de Saúde Pública Prgrama

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência

Informação Prova de Equivalência à Frequência Infrmaçã Prva de Equivalência à Frequência 340 - PSICOLOGIA B 2019 12.º An de Esclaridade Decret-Lei n.º 139/2012, de 5 de julh, na redaçã atual. Regulament de Exames. 1. Intrduçã O presente dcument divulga

Leia mais

Informação - Prova de Exame a nível de escola Equivalente a Exame Nacional PORTUGUÊS - NE Código da Prova: º Anos de Escolaridade

Informação - Prova de Exame a nível de escola Equivalente a Exame Nacional PORTUGUÊS - NE Código da Prova: º Anos de Escolaridade Disciplina PORTUGUÊS NE Códig 527 2011/2012 Infrmaçã - Prva de Exame a nível de escla Equivalente a Exame Nacinal PORTUGUÊS - NE Códig da Prva: 527 2012 12.º Ans de Esclaridade Decret-Lei n.º 74/2004,

Leia mais

Arquitectura e Organização Interna de Computadores

Arquitectura e Organização Interna de Computadores Arquitectura e Organizaçã Interna de Cmputadres Antóni M. Pina Dep. Infrmática, Universidade d Minh Larg d Paç, 4709 Braga cdex, Prtugal Crrei_E: pina@di.uminh.pt Prefáci O text que a seguir apresentams

Leia mais

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo?

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo? Tmams Café e Falams de Visitas de Estud? O CONTEXTO DESTE CAFÉ : Prque na Escla Secundária Artística Antóni Arri pretendems prpiciar as aluns experiências cm grande valr para a sua aprendizagem e desenvlviment

Leia mais

DIREÇÃO-GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALGARVE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO - CÓD.

DIREÇÃO-GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALGARVE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO - CÓD. DIREÇÃO-GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALGARVE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO - CÓD. 145348 ESCOLA SECUNDÁRIA C/3.º CICLO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Leia mais

PROTOCOLO DE PARCERIA EXTERNATO MARISTAS LISBOA

PROTOCOLO DE PARCERIA EXTERNATO MARISTAS LISBOA Férias - Invern 2017 PROTOCOLO DE PARCERIA EXTERNATO MARISTAS LISBOA PROTOCOLO DE DE PARCERIA EXTERNATO MARISTAS LISBOA INTRODUÇÃO A Happy Cde, a primeira escla de tecnlgia e prgramaçã para crianças e

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual d Utilizadr Lcalizaçã da Zna (Pesquisar) Para identificar a zna pretendida para a planta de lcalizaçã deverá utilizar a pçã Pesquisar (menu superir), através da qual terá acess as váris tips de

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

OBJETIVOS DA AULA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Anhanguera Itapecerica da Serra Curs: Gestã da Tecnlgia da Infrmaçã Disciplina: Mdelagem de Sistemas Prf. Luiz Antni d Nasciment OBJETIVOS DA AULA Cnhecer as características

Leia mais

Execução detalhada de instruções

Execução detalhada de instruções MCC Arquitectura de Cmputadres 2004/2005 Execuçã detalhada de instruções Guiã-3 Albert Jsé Prença ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR

PLANIFICAÇÃO MODULAR Agrupament de Esclas de Sant André Escla Secundária Padre Antóni Maced PLANIFICAÇÃO MODULAR INFORMÁTICA TÉCNICO DE INFORMÁTICA-SISTEMAS Cicl de Frmaçã: 2015-2017 ANO LETIVO 2016/2017 Grup de Dcência: 550

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 3º Cngress de e de Educaçã, Ciência e Cultura: Expandind as Frnteiras d Saber 1ª Circular O UDF - Centr Universitári, pr mei d Prgrama de Iniciaçã Científica, Tecnlógica e Invaçã, têm a hnra de cnvidá-l

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

Inglês (Prova Escrita e Prova Oral)

Inglês (Prova Escrita e Prova Oral) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês (Prva Escrita e Prva Oral) 11.º An de esclaridade DECRETO-LEI n.º 139/2012, de 5 de julh Prva 367 1ª e 2ª Fase

Leia mais

2011/12 [PLANO ANUAL - AEC DE ACTIVIDADES LÚDICO EXPRESSIVAS]

2011/12 [PLANO ANUAL - AEC DE ACTIVIDADES LÚDICO EXPRESSIVAS] 2011/12 [PLANO ANUAL - AEC DE ACTIVIDADES LÚDICO EXPRESSIVAS] Plan Anual de Actividades de Expressões Artísticas An Lectiv 2011/2012 Intrduçã: Nesta actividade pretende-se desenvlver prazer da realizaçã

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE ESCOLA

MATRIZ CURRICULAR DE ESCOLA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (15778) Escla Básica e Secundária de Murça (4605) MATRIZ CURRICULAR DE ESCOLA ANO LETIVO 019-00 DIREÇÃO 1-07-019 SUMÁRIO 1. ORIENTAÇÕES GERAIS. OFERTA COMPLEMENTAR / DE

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designaçã d Curs... 2 Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 2 Estrutura mdular

Leia mais

A prova de exame é constituída por duas componentes: a componente escrita (CE) e a componente prática (CP).

A prova de exame é constituída por duas componentes: a componente escrita (CE) e a componente prática (CP). INFORMAÇÃO-PROVA QUÍMICA 2018 Códig 342 12.º An de Esclaridade Intrduçã O presente dcument divulga infrmaçã relativa à prva de exame de equivalência à frequência da disciplina de Química, a realizar em

Leia mais

PROJETO 24ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2016 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO

PROJETO 24ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2016 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO PROJETO 24ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2016 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivs: SEGURANÇA DO TRABALHO Desenvlver cmpetências para eliminar u minimizar s riscs de acidentes

Leia mais

Tutorial de acesso ao Sistema de Gestão de Telefonia - Novartis

Tutorial de acesso ao Sistema de Gestão de Telefonia - Novartis Sã Paul, 17 de Setembr de 2014 Tutrial de acess a Sistema de Gestã de Telefnia - Nvartis Telefnia Móvel Page: 1 / 12 Sumári 1. PRIMEIRO ACESSO... 3 2. ACESSAR O SISTEMA DIRETAMENTE DO BROWSER DO SEU COMPUTADOR...

Leia mais

Execução detalhada de instruções

Execução detalhada de instruções LCC/LEI Sistemas de Cmputaçã 2006/2007 Execuçã detalhada de instruções TPC3 + Guiã Teatral Albert Jsé Prença ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 14 dezembro 2011

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 14 dezembro 2011 Ata 1ª Reuniã Cnselh Ec-Escla 14 dezembr 2011 As catrze dias d mês de dezembr de 2011 realizu-se, n auditóri, a primeira reuniã d cnselh Ec-Esclas d Clégi Valsassina d presente an lectiv. A reuniã cntu

Leia mais

Planificação Anual de Educação Musical. 1. Utilizar os saberes musicais para compreender a realidade sociocultural que o rodeia;

Planificação Anual de Educação Musical. 1. Utilizar os saberes musicais para compreender a realidade sociocultural que o rodeia; Direçã Reginal Educaçã Nrte Planificaçã Anual de Educaçã Musical A Educaçã Musical tem três grandes áreas: área da cmpsiçã, audiçã e interpretaçã. Estas áreas sã muit imprtantes, é através delas que s

Leia mais

Inglês Maio de Informação - Prova de Equivalência à Frequência. Prova º do Ensino Secundário. Objeto de avaliação

Inglês Maio de Informação - Prova de Equivalência à Frequência. Prova º do Ensino Secundário. Objeto de avaliação Infrmaçã - Prva de Equivalência à Frequência Inglês Mai de 2016 Prva 358 2016 12º d Ensin Secundári O presente dcument visa divulgar as características da prva de equivalência à frequência a realizar pels

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A finalidade desta plítica é prprcinar a tds s titulares de dads que pr qualquer mei digital, ns frnecem infrmaçã, cnheciment necessári sbre a gestã que fazems ds seus dads pessais.

Leia mais

Descrição Geral. Objetivo Geral:

Descrição Geral. Objetivo Geral: Disciplina: Intrduçã à Infmática Códig: DCC 601 turma A1 Prfessr: Antôni Mendes Ribeir Carga Hrária: 60 hras / 04 crédits An Letiv: 2012 primeir semestre Períd: 1º Objetiv Geral: Descriçã Geral A disciplina

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK NOS DIFERENTES OLHARES DO CURRÍCULO ESCOLAR APRESENTAMOS O PROJETO: EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA: UMA PORTA QUE SE ABRE PARA A CONSTRUÇÃO DA

Leia mais

DISSERTAÇÃO ou PROJECTO FINAL NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO

DISSERTAÇÃO ou PROJECTO FINAL NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO DISSERTAÇÃO u PROJECTO FINAL NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO 1. PREÂMBULO Cnfrme previst n artig 20º d Decret-Lei nº 74/2006 de 24 de Març, cicl de estuds cnducente a grau de mestre integra brigatriamente

Leia mais

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V02 31.10.2016 Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament...

Leia mais

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018 PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018 Preparad para: Assembleia Geral de Assciads 04 de Nvembr de 2017 Junts Sms Mais Frtes 1 Ações para 2018...3 Rerganizaçã interna da APELA...4 Prmçã e angariaçã

Leia mais

1 Objetivo e âmbito. 2 Responsabilidades

1 Objetivo e âmbito. 2 Responsabilidades IINSTRUÇÃO Utiilliizaçã d Prgrama de Deteçã de Pllágii Data 26/02/2018 Revisã 00 Códig I.EM.EI.10 1 Objetiv e âmbit Dada a relevância da questã d plági, a Egas Mniz CRL subscreveu um prgrama infrmátic

Leia mais

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação Manual de Versã Grup Flha e-scial Manual de cadastrs ds nvs camps e validaçã Bel Hriznte, 2018. Grup Sftware. Tds s direits reservads Sumári Intrduçã... 3 1. Validadr de dads... 3 2. Respnsável pel e-scial...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA PROFESSOR FORMADOR NO ÂMBITO

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA. Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA. Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autrizad pela Prtaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Cmpnente Curricular: Planejament e Desenvlviment de Criaçã/Cleçã Códig: CH Ttal: 60 h. Pré-requisit:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO 1) INTRODUÇÃO A Universidade FEEVALE, pr mei da Incubadra Tecnlógica da FEEVALE ITEF apia desenvlviment

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Outubr 2012 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

Deve ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 13/2014, de 15 de setembro, bem como o Despacho normativo n.º 6-A/2015, de 5 de março.

Deve ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 13/2014, de 15 de setembro, bem como o Despacho normativo n.º 6-A/2015, de 5 de março. Infrmaçã Prva de Equivalência à Frequência Expressões Artísticas 1º cicl d Ensin Básic 2016 1. Intrduçã O presente dcument visa divulgar as caraterísticas da Prva de Equivalência à Frequência d 1.º Cicl

Leia mais

ROTEIRO COMENTADO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA. IDENTIFICAÇÃO Escola... Professor(a): Série: Turma: Turno: Data: / /2017 Aluno-estagiário:

ROTEIRO COMENTADO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA. IDENTIFICAÇÃO Escola... Professor(a): Série: Turma: Turno: Data: / /2017 Aluno-estagiário: ROTEIRO COMENTADO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Escla... Prfessr(a): Série: Turma: Turn: Data: / /2017 Alun-estagiári: TEMA/ASSUNTO: Cite tema especific da aula a ser desenvlvid de frma

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupament de Esclas Nº 1 de Abrantes Agrupament de Esclas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: Prtuguês ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discurss rais cm diferentes graus de frmalidade

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

Informação Prova de equivalência à frequência Tipo de prova Escrita e Oral

Informação Prova de equivalência à frequência Tipo de prova Escrita e Oral Infrmaçã Prva de equivalência à frequência 2016 Disciplina - INGLÊS Códig - 367 11º An de Esclaridade (Decret-Lei n.º 139/2012, de 5 de julh) Ensin Secundári Curs Científic-Humanístic Tip de prva Escrita

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 26/2007/A, de 19 de Nvembr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 10/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Api a Desenvlviment

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ GIAE ONLINE 1. O que é GIAE nline? O GIAE Online é uma aplicaçã instalada n servidr da Escla. Serve para s Aluns, Encarregads de Educaçã, Prfessres e Funcináris da Escla cnsultarem s seus mais variads

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educaçã para a Cidadania d Agrupament Intrduçã A escla tem sid desafiada a invar as suas práticas educativas, mercê das mudanças sciais, culturais, plíticas,

Leia mais

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais:

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais: 1. OBJETIVOS GERAIS O curs de Especializaçã em Qualidade, Ambiente e Segurança tem cm bjetiv geral dtar s participantes de trein e aptidã implementar sistemas integrads de gestã da qualidade, ambiente

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) PARA ATUAR NO ANO LETIVO DE 2019

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) PARA ATUAR NO ANO LETIVO DE 2019 EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) PARA ATUAR NO ANO LETIVO DE 2019 A Dirigente Reginal de Ensin da Diretria de Ensin Regiã Leste 4, ns terms da legislaçã em vigr, COMUNICA a

Leia mais

PLANO DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Cmpnente Curricular: Banc de Dads PLANO DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR Carga hrária ttal: 120h Carga hrária semanal: 3h Curs: Técnic em Infrmática INF. I Frma: Integrada Prfessr

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo AN LETIV 2018/2019 DISCIPLINA Área d Cnheciment d Mund AN DMÍNIS - TEMAS CNTEÚDS - CAPACIDADES CALENDARIZAÇÃ Intrduçã à Metdlgia Científica Aprpriar-se d prcess de desenvlviment da metdlgia científica

Leia mais

Renovação de matrícula Constituição de Turmas

Renovação de matrícula Constituição de Turmas Renvaçã de matrícula Cnstituiçã de Turmas 2018-2019 Escla Secundária de Vila Verde, 19 de julh de 2017 O Diretr Suprte legal 1. O prcediments de matrícula/ renvaçã e as nrmas a bservar na distribuiçã de

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Metas curriculares 7º ano Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Informação I7 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Compreender a evolução das tecnologias

Leia mais

1-Objeto da avaliação

1-Objeto da avaliação Pretende-se que a avaliaçã seja um element integrante e reguladr da prática educativa que visa: apiar prcess educativ prmver sucess de tds s aluns reajustar s Prjet Curricular de Escla certificar cmpetências

Leia mais

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d Sistema de Infrmaçã para a Saúde Oral (SISO) que suprta Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curs: Bacharelad em Sistemas de Infrmaçã Disciplina: Negócis On-line Códig: SIF36 Prfessr: Edemiltn Alcides Galind Junir E-mail: edemiltn.junir@fasete.edu.br CH

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS RESUMO DO PROGRAMA O prgrama "Criand uma Trajetória Prfissinal em Segurança Digital", crdenad cnjuntamente pel Prgrama de Segurança Cibernética da Organizaçã ds Estads Americans

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I Ensino Fundamental Nível I (1º ao 5º ano)

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I Ensino Fundamental Nível I (1º ao 5º ano) Clégi Viscnde de Prt Segur Unidade I Ensin Fundamental Nível I (1º a 5º an) Ensin Fundamental Nível I Sistema de Recuperaçã 2º an 1º e 2º períds Prezads Pais Pense sempre em sua meta e trabalhe para alcançá-la.

Leia mais

Javé-Nessí Informática Ltda - Portal AliançaNet

Javé-Nessí Informática Ltda  - Portal AliançaNet Javé-Nessí Infrmática Ltda www.javenessi.cm.br - cmercial@javenessi.cm.br Prtal AliançaNet Javé-Nessí Infrmática Ltda www.javenessi.cm.br - cmercial@javenessi.cm.br Apresentams Prtal AliançaNet. Nss prtal

Leia mais

Projecto de Lógica para Programação. Videoteca em Prolog. ( º semestre)

Projecto de Lógica para Programação. Videoteca em Prolog. ( º semestre) Prject de Lógica para Prgramaçã Videteca em Prlg (2007-2008 2º semestre) 1. Intrduçã A base de dads BDvip.pl cntém infrmaçã sbre cinema - nmeadamente infrmaçã relativa a actres/realizadres, filmes e Óscares,

Leia mais

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 Planejament Estratégic Fundaçã Educacinal Jã XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 APRESENTAÇÃO ü Apresentams s primeirs dads d Planejament Estratégic da Fundaçã Educacinal Jã XXIII, realizad n períd de setembr

Leia mais

Planificação Anual de Educação Musical

Planificação Anual de Educação Musical Planificaçã Anual de Educaçã Musical A Educaçã Musical tem três grandes áreas: área da cmpsiçã, audiçã e interpretaçã. Estas áreas sã muit imprtantes, é através delas que s aluns vivem a música. Cmpetências

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Expressões Artísticas 1º ciclo do Ensino Básico

Informação Prova de Equivalência à Frequência Expressões Artísticas 1º ciclo do Ensino Básico Infrmaçã Prva de Equivalência à Frequência Expressões Artísticas 1º cicl d Ensin Básic 2013 1. Intrduçã O presente dcument visa divulgar as caraterísticas da Prva de Equivalência à Frequência d 1.º Cicl

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. 2º Anos

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. 2º Anos Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC 2º Anos Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2011/2012 O saber é um processo, não é um produto. Jerome Bruner 2 Índice

Leia mais

Apresentações artísticas. Formação de professores

Apresentações artísticas. Formação de professores Apresentações artísticas Frmaçã de prfessres Quem sms nós? Em atividade desde 2004 TdT arte & events LTDA, atua nas áreas de cultura, entreteniment, arte-educaçã e inclusã em diverss segments, cm fc em

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS 1. A avaliação nas disciplinas de Desenho:

PRINCÍPIOS GERAIS 1. A avaliação nas disciplinas de Desenho: Escla Secundária Alves Martins DISPOSITIVO DE AVALIAÇÃO Ensin Secundári PRINCÍPIOS GERAIS 1 A avaliaçã nas disciplinas de Desenh: Resulta da pnderaçã das evidências ds desempenhs manifestads pel alun nas

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) UFCD 0397 ATENDIMENTO E SERVIÇO PÓS-VENDA Carga hrária: 25 hras Objetivs Aplicar as técnicas de atendiment pós venda, esclarecend cliente

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA

ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA Os estudantes de Medicina, enquant prfissinais de saúde em prcess de frmaçã, devem recnhecer s aspets culturais e sciais da saúde, cmunicar efetivamente

Leia mais

Colégio do Amor de Deus Cascais

Colégio do Amor de Deus Cascais Clégi d Amr de Deus Cascais Infrmaçã Prva de equivalência à frequência de Educaçã Física 3º Cicl d Ensin Básic Prva 26 Aprvada a: 2019.05.15 1.Intrduçã O presente dcument visa divulgar as características

Leia mais

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/ PERÍODO

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/ PERÍODO Ano Letivo 2012/2013 TIC 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS 1 PERÍODO 1 TEMPO- 45 MINUTOS Domínio Duração Objectivos Gerais Objectivos Específicos Estratégias/ Actividades Subdomínio 8ºA 8ºB Informação

Leia mais