Dissertação de Mestrado em Sensoriamento Remoto, orientada pelo Dr. Hermann Johann Heinrich Kux, aprovada em 02 de agosto de 2000.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dissertação de Mestrado em Sensoriamento Remoto, orientada pelo Dr. Hermann Johann Heinrich Kux, aprovada em 02 de agosto de 2000."

Transcrição

1 INPE TDI/883 CONTRIBUIÇÃO DOS DADOS INTEGRADOS DOS SISTEMAS SENSORES TM/LANDSAT-5 E ERS-1/SAR PARA O ESTUDO DE USO E COBERTURA DA TERRA NO NORDESTE DA ILHA DO MARANHÃO Maurício Eduardo Salgado Rangel Dissertação de Mestrado em Sensoriamento Remoto, orientada pelo Dr. Hermann Johann Heinrich Kux, aprovada em 02 de agosto de INPE São José dos Campos 2003

2 (812.1) RANGEL, M. E. S. Contribuição dos dados integrados dos sistemas sensores TM/Landsat-5 e ERS-1/SAR para o estudo de uso e cobertura da terra no nordeste da ilha do Maranhão / M.E.S. Rangel. São José dos Campos: INPE, p. (INPE TDI/883). 1.Sensoriamento remoto. 2.Landsat 7. 3.Mapeador temático. 4.Radar imageador. 5.ERS-1/SAR. 6.Classifica ção de imagem. 7.Classificação por máxima verossimilhança. 8.Estatística. 9.Análise estatística Kappa. 10.Uso do solo. 11.Detecção de mudanças. 12.Brasil. 13.Maranhão (Estado). 14.São Luís (MA). I.Título.

3

4

5 A principal tarefa do homem na vida é dar nascimento a ele mesmo, tornar o que ele potencialmente é. O produto mais importante de seu esforço é a sua própria personalidade. Erich Fromm

6

7 A Deus Acima de tudo, por ter sempre iluminado a minha vida A meus pais, Valdemar M. Rangel (in memorian) e Rosemar S. Rangel, Pela educação e saúde que sempre puderam proporcionar À minha esposa, Raquel Rangel Pelo amor, afeto e carinho os quais sempre estiveram presentes em nossos momentos

8

9 AGRADECIMENTOS Os nossos sinceros agradecimentos são a todas aquelas pessoas que contribuíram, de forma direta ou indireta, para a realização deste trabalho, em especial: Ao Dr. Hermann J. H. Kux pela orientação prestada ao longo do desenvolvimento deste trabalho, bem como pela amizade adquirida durante estes anos. Aos Drs. João Roberto dos Santos e Tereza Galloti Florenzano pelo incentivo e conhecimentos transmitidos em suas áreas de pesquisa. À Dra. Corina da Costa Freitas pelo carinho e credibilidade que sempre depositou durante o Curso de Mestrado. Ao Dr. Antonio Cordeiro Feitosa, pela amizade e co-orientação deste trabalho. Ao INPE, pela oportunidade dada durante o desenvolvimento da Dissertação, e à CAPES pela concessão da bolsa de estudo no decorrer do curso. À Coordenação do Curso de Sensoriamento Remoto, nas pessoas dos Drs. José Carlos Neves Epiphanio e Flávio Jorge Ponzoni pela oportunidade, e em especial à Maria Etelvina (Etel) pela atenção e carinho que tem pelos alunos. Aos funcionários do Laboratório de Tratamento de Imagens Digitais (LTID), Valéria e Júlio, pelo apoio técnico dado. Às colegas Vanessa Mandrucci, Rosana Okida e Maria Carolina pela ajuda prestada durante a etapa de processamento dos dados. Ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA-UFMA), em especial aos bolsistas Kalib e Cláudio Souza, e ao Laboratório de Hidrobiologia (LABOHIDRO- UFMA), na pessoa da MSc. Maria Marlúcia Ferreira pelo apoio e recursos cedidos durante o trabalho de campo.

10 Aos colegas da Turma de Mestrado/1998 pelos momentos de amizade e companheirismo que tivemos ao longo do curso, principalmente aos amigos Romero Moreira, Luciana Miura e Clotilde Ferri. Aos amigos, companheiros e camaradas Gil Sales, Marcelo Thalês e Jorge Gavina pelos momentos de alegria e descontração. Aos amigos Luiz Messias, Luis Carlos e João Filho, funcionários do Laboratório de Geoprocessamento da UEMA, pela concessão de parte do material referente à área de estudo. Enfim, a todas as pessoas que me fizeram acreditar que tudo na vida é muito difícil, mas que nada é impossível quando se acha que se pode conseguir.

11

12 RESUMO Neste trabalho, apresenta-se e discute-se os resultados obtidos a partir da integração de dados ópticos e de microondas, avaliando-se o grau de sinergismo entre os mesmo na detecção e mapeamento de mudanças de uso e cobertura vegetal atual do solo, na área a nordeste da Ilha do Maranhão. Foram utilizadas imagens TM do satélite Landsat-5 de junho de 1984 e junho de 1999, e dados SAR do ERS-1, de junho de Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram de: (1) redução do ruído speckle dos dados SAR, nos quais foram aplicados diversos filtros com diferentes janelas permitindo uma melhor interpretabilidade desse dado, (2) aplicação da técnica de transformação do espaço IHS e (3) classificação supervisionada usando-se o algoritmo MaxVer, onde a acurácia do conjunto de informações geradas foi avaliada com base nos resultados obtidos a partir da matriz de erros, através da análise estatística Kappa. Os resultados foram comparados com mapas de uso obtidos a partir das imagens orbitais utilizadas durante o processo de classificação, bem como de dados de campo. A integração dos dados possibilitou distinguir diferentes características específicas de uso do solo através de imagens em composição colorida, mostrando o sinergismo entre as informações multiespectrais e texturais.

13

14 CONTRIBUTION OF THE INTEGRATED SENSOR SYSTEMS TM/LANDSAT-5 AND SAR/ERS-1 DATA TO STUDY NORTHEAST'S LAND USE/LAND COVER FROM MARANHÃO ISLAND ABSTRACT In this study we present and discuss the results obtained from integration of optical and microwave data, evaluating the degree of synergism between these data sets, for the detection and mapping of changes of land use/ land cover, at the northeastern section of Maranhão Island. We used images of satellite TM Landsat-5 from June 1984 and July 1999, and ERS-1 SAR data from June The methodological procedures used were: (1) reduction of speckle noise from radar data, with the application of several filters with different window sizes, thus allowing the improvement of interpretation; (2) application of the technique IHS space transformation and (3) supervised classification, using the MaxVer classification algorithm. Finally the accuracy of the information set obtained was evaluated, based on the results obtained from the error matrix, using Kappa statistics. The results were compared with land use maps obtained from satellite images used during the classification process, as well as with field data. Data integration allowed to distinguish different specific characteristics of land use through color composite images, showing the synergism between multispectral and textural images.

15

16 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... LISTA DE TABELAS... CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO CAPÍTULO 2 - LOCALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA Localização Geográfica Caracterização Geográfica Geologia Geomorfologia Vegetação Solos...34 CAPÍTULO 3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Sensoriamento Remoto Óptico Sensoriamento Remoto por Radar Sensoriamento Remoto Aplicado ao Uso do Solo e Cobertura Vegetal Integração de Dados Multisensores Processamento Digital de Imagens Pré-Processamento Correção Geométrica e Registro Correção Radiométrica Correção Atmosférica Realce de Imagens Análise por Componentes Principais Transformação do Espaço IHS Classificação de Imagens Classificação Supervisionada...58 CAPÍTULO 4 - MATERIAIS Dados de Sensoriamento Remoto Dados Cartográficos Material Computacional Equipamentos Complementares...63 Pág.

17 CAPÍTULO 5 - METODOLOGIA Trabalho de Campo Pré-Processamento Correção Radiométrica Correção Atmosférica Correção Geométrica Processamento Técnica de Realce de Imagens Imagens TM/Landsat Imagem SAR/ERS Integração Digital de Dados Produto Integrado pelo Método de Transformação do Espaço IHS Classificação de Imagens...75 CAPÍTULO 6 - RESULTADOS E DISCUSSÃO Levantamento de Campo Produto Integrado TM/Landsat-5 e SAR/ERS Classificação Supervisionada...83 CAPÍTULO 7 - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICE A - MÉDIA DOS NÚMEROS DIGITAIS REFERENTES AO ALVO ÁGUA DA IMAGEM TM DE 1984 E APÊNDICE B - VALORES DO DESVIO PADRÃO, COEFICIENTES DE CORRELAÇÃO E OIF DAS BANDAS DO TM DE 1984 E

18

19 LISTA DE FIGURAS Localização da área de estudo Mangues (A), dunas (B) e segmentos de praias (C) Ecossistema de mangues ao longo do litoral (A) e igarapés (B) Areia Quartzosa (A e B) com formação vegetal de dunas e restingas (C) Espectro eletromagnético Assinatura espectral de uma folha verde sadia na faixa óptica do espectro eletromagnético Geometria do modo imagem do ERS Transformação por principais componentes Diagrama esquemático mostrando a relação entre os espaços IHS e RGB Fluxograma da metodologia Gráficos da relação: DN médio dos alvos corpos d água pelos comprimentos de onda (l) das bandas do TM de 1984 (a) e TM de 1999 (b) Geração de uma imagem ortorretificada Espacialização dos pontos de controle coletados em campo Produto integrado SAR/TM de 1984, através do método IHS Produto integrado SAR/TM de 1999, através do método IHS Mapa de uso do solo e de cobertura vegetal da imagem TM de Mapa de uso do solo e de cobertura vegetal da imagem TM de Classificação da imagem integrada TM de 1984 com a imagem SAR de Classificação da imagem integrada TM de 1999 com a imagem SAR de Quantificação (m2) das áreas definidas pelas classes de uso do solo e cobertura vegetal obtidas das imagens TM classificadas dos anos de 1984 e Pág.

20

21 LISTA DE TABELAS Pág Coluna estratigráfica local Características espectrais do sistema orbital TM/Landsat Modelo literal da matriz de erros normalizada Qualidade da classificação associada a um valor da estatística kappa Características dos dados TM/Landsat Características da imagem SAR/ERS Erros residuais e médios dos pontos de controle coletados nas imagens TM e SAR Padrões das classes de uso do solo e cobertura vegetal observados na imagem TM/Landsat-5 (451-RGB decorrelacionada) e em campo Exatidão das classificações dos dados TM de 1984 e de 1999, e do produto integrado TM de 1984 e de1999/sar de Matriz de erro com valores em pixels da classificação supervisonada MaxVer da imagem TM de Matriz de erro com valores em pixels da classificação supervisonada MaxVer da imagem TM de Matriz de erro com valores em pixels da classificação supervisonada maxver das imagens TM de 1999 integrada com a SAR de Matriz de erro com valores em pixels da classificação supervisonada maxver das imagens TM de 1984 integrada com a SAR de Valores de Z aplicados às imagens classificadas...90

22

23 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO O estudo do uso do solo consiste na obtenção de informações sobre o modo como o espaço está sendo modificado pelo homem, ou ainda, como se caracteriza a cobertura vegetal original. A utilização de dados dos sistemas sensores orbitais disponíveis, aliada à visão panorâmica e repetitividade das imagens orbitais, tem permitido a aquisição de informações de extensas áreas, possibilitando uma visão de conjunto de forma rápida e representativa, o que tem contribuído para o levantamento e monitoramento do uso e cobertura da terra, na medida em que os efeitos da ocupação e exploração desordenada do solo vêm causando a deterioração do meio ambiente. O processo de dinâmica dos ecossistemas terrestres tem recebido atenção especial em estudos de mudanças ocorridas no uso do solo e cobertura vegetal. Nos últimos anos, este processo tem acarretado um crescimento significativo das atividades de pesquisas voltadas ao uso de radar de abertura sintética (SAR) em áreas tropicais, onde há intensa presença de nuvens, ao lado de satélites equipados com sensores que operam na faixa óptica do espectro eletromagnético, para o monitoramento do uso e ocupação do solo. Desta forma, um número considerável de sistemas ópticos e SAR tem sido desenvolvidos com sucesso, para este tipo de aplicação, dentre os quais destacam-se: TM/Landsat, HRV/SPOT, ERS-1/2, JERS-1 e RADARSAT. A maior parte de trabalhos realizados no Estado do Maranhão, com o uso de técnicas e produtos de sensoriamento remoto, foi efetuada na área do Golfão Maranhense, porque a região passa por um intenso processo de transformação econômica e da paisagem. No Golfão Maranhense encontra-se inserida a Ilha do Maranhão, dividida em quatro municípios, a saber: São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O município de Raposa vem experimentando um crescente fluxo migratório e reflexos consideráveis no processo de ocupação desordenada a que vem sendo submetida a Ilha do Maranhão. Observa-se atualmente a proliferação de assentamentos populacionais e ocupações irregulares que, por falta de planejamento adequado, poderão gerar sérios 25

24 problemas sócio-econômicos para o município, além de comprometer os ecossistemas locais. Considerando-se a dinâmica do processo de uso e ocupação do solo deste município, torna-se importante a constante atualização dos mapas temáticos correspondentes a este processo, visto que somente com um acompanhamento das mudanças ocorridas ao longo do tempo, se tornará possível uma análise dos efeitos da atividade humana sobre a dinâmica e organização do espaço em questão. Na concepção da análise desses efeitos, surge a necessidade do uso de métodos e técnicas capazes de maximizar a compreensão dos padrões de organização deste espaço. Em função disso, o principal objetivo deste trabalho é avaliar a potencialidade e o sinergismo da combinação de dados de sensoriamento remoto óptico e de microondas, através da aplicação de técnicas de processamento digital de imagens, para o estudo da dinâmica do uso do solo e cobertura vegetal do Nordeste da Ilha do Maranhão, área do município de Raposa, no período de 1984 a Dentro deste escopo, foram postulados os seguintes objetivos específicos: a) aplicar técnica de realce por decorrelação de bandas do TM/Landsat-5 para auxiliar na detecção de feições de interesse de uso do solo e cobertura vegetal; b) analisar a integração de dados multisensores a fim de que se possa caracterizar e detectar as mudanças ocorridas a partir da comparação dos resultados obtidos pela classificação digital dos dados ópticos e de radar combinados, bem como aquelas derivadas da classificação dos dados ópticos, isoladamente; c) gerar mapas temáticos caracterizando os diversos tipos de uso do solo e cobertura vegetal, com base em uma acurácia de aceitação pré-estabelecida durante a etapa de campo; 26

25

26 CAPÍTULO 2 LOCALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA Localização Geográfica A área de estudo ocupa o extremo nordeste da Ilha do Maranhão. O município de Raposa foi criado em 10 de novembro de 1994, conforme Lei Estadual nº 6.132/94, e implantado em janeiro de 1997, sendo então desmembrado do município de Paço do Lumiar. Este município originou-se por volta dos anos cinqüenta, pela permanência de imigrantes cearenses. Atualmente, apresenta como base econômica a indústria artesanal de confecções, microempresas de prestação de serviços e, principalmente, a pesca. Conforme o FIBGE (1997), o município possui uma superfície de 63,90 km 2, sendo limitado pelas coordenadas 02º21 a 02º32 de latitude sul e 44º00 a 44º12 de longitude oeste. Ele engloba uma faixa de terras delimitada ao norte e a leste pelo Oceano Atlântico, desde a foz da Baía de São Marcos até o Oceano Atlântico, delimitado ao sul pela Baía de Curupu, e a oeste pelo município de Paço do Lumiar (Figura 2.1) (Chaves et al., 1998). O município de Raposa caracteriza-se por um intenso processo de alteração da paisagem natural local. A fisiografia costeira da região compõe-se de extensas baixadas litorâneas com formações de praias arenosas, dunas móveis, paleodunas, manguezais, marismas e depósitos de vasas modelados por uma extensa rede de canais, normalmente preenchidos pela preamar (Feitosa, 1998). O ecossistema de mangues compõe-se de grandes áreas com diferentes níveis de maturação e de espécies vegetais. 27

27 FIGURA Localização da área de estudo FONTE: Trabalho em escritório 28

28 2.2 - Caracterização Geográfica Na área de estudo, todos os fatores ambientais possuem notável presença. No entanto, dentre os aspectos mais relevantes da fisiografia da paisagem local, a geologia, a geomorfologia, os solos e a vegetação são os aspectos que receberam maior atenção neste estudo, visto que impõem alterações mais significativas para o equilíbrio da paisagem Geologia A área de estudo está localizada a sudoeste da bacia sedimentar de Barreirinhas, próximo ao extremo oriental da bacia sedimentar de São Luís, correspondente ao contato entre as áreas emersa e submersa desta bacia. Geologicamente, esta área é constituída por rochas do Terciário (arenitos róseos, pouco consolidados, com leitos de argila e caulim), apresentando exposição da Formação Itapecuru (constituída por arenitos finos e argilosos de cores diversas, com estratificações cruzadas), da Série Barreiras (formada por sedimentos clásticos mal selecionados, variando de siltitos a conglomerados) e do Quaternário, onde são encontradas formações de dunas, mangues, paleodunas, marismas e praias (Brasil, 1973). A bacia sedimentar de Barreirinhas está situada a nordeste do Estado do Maranhão, no trecho entre a Baía de São José e o delta do Parnaíba. A bacia sedimentar de São Luís, por sua vez, abrange parte da região noroeste, estendendo-se entre a Ilha do Maranhão e o alto do Gurupi (Brandão e Feijó, 1994). Segundo Feitosa (1996), nas formações superficiais das bacias de Barreirinhas e São Luís, existe uma predominância de sedimentos quaternários, compostos por clásticos de granulometria proporcionalmente homogênea, sendo recorrentes os ecossistemas de praias, dunas, mangues, vasas e solos lateríticos. O Golfão Maranhense, que corresponde ao contato entre as duas bacias, possui traços que são característicos destas 29

29 bacias, apresentando expressivas formações de dunas e extensas áreas de vales afogados com a presença de mangues. A coluna estratigráfica local é apresentada, de forma simplificada, na Tabela 2.1. TABELA Coluna estratigráfica local PERÍODO Quaternário Cretáceo Pré-Cambriano FONTE: Brasil (1973) SÍMBOLO Qa, Qdn Ki DESCRIÇÃO LITOLÓGICA Aluviões e Dunas: cascalhos, argilas e areias finas bem classificadas Discordância arenitos e argilas vermelhos laminados, com lentes de calcário Discordância angular granitos, migmatitos, anfibolitos FORMAÇÃO Barreiras Indiviso Geomorfologia O relevo do Estado do Maranhão, segundo Ab Saber (1960), apresenta quatro unidades geomorfológicas distintas: os chapadões das áreas centrais e meridionais; uma área de transição com a presença de relevos residuais; colinas terciárias; e o Golfão Maranhense, que se caracteriza por ser uma região rebaixada e alagadiça de estuários afogados dos rios Pindaré, Mearim, Itapecuru e Munim. Por outro lado, segundo FIBGE (1984) o relevo do Estado constitui-se de: Chapadas, Chapadões e Cuestas, Golfão Maranhense, Lençóis Maranhenses e Litoral de Rias ou Vales Afogados. O trecho do Litoral de Rias apresenta feições morfológicas que se caracterizam por uma costa baixa recortada, com feições de manguezais penetrando pelos vales afogados, numerosos canais, lagoas, cordões arenosos, ilhas e a presença de falésias, localizadas na área situada entre as Baías de Cumã e São Marcos. Contrastando, o Litoral dos 30

30 Lençóis Maranhenses caracteriza-se por ser topograficamente baixo, apresentando dunas, restingas, lagoas e ilhas, poucos manguezais e amplas desembocaduras de rios (Brasil, 1973). Para Feitosa (1996) as feições geomorfológicas da área de estudo apresentam similaridades com as formas comuns ao longo de toda a área costeira do Maranhão (Figura 2.2). Os manguezais, dunas e segmentos de praias apresentam características dinâmicas que mostram um certo encadeamento dos processos morfogenéticos. FIGURA Mangues (A), dunas (B) e segmentos de praias (C) FONTE: Trabalho de campo 31

31 As praias e dunas realçam o processo de dinâmica da área da costa arenosa do Litoral Oriental ao norte e a leste e na área dos Lençóis Maranhenses. Ao centro, sul e oeste, os manguezais, recortados por canais de maré, se relacionam à geomorfologia do Litoral Ocidental e do interior do Golfão Maranhense. Estes dois litorais correspondem à faixa de sedimentos holocênicos, interrompidos pelo grande recorte litorâneo, chamado de Golfão Maranhense, que estruturalmente, corresponde à Fossa da Ilha Nova, a qual separa as Bacias de São Luís e Barreirinhas (Rezende e Araújo, 1970) Vegetação A Planície Costeira do Estado do Maranhão é constituída por formações vegetais de mangues ao longo do Litoral Ocidental, e de dunas e restingas, na extensão do Litoral Oriental. Na área interior do Golfão Maranhense, as formações campestres, inundáveis durante a estação chuvosa, intercalam-se entre a Floresta Secundária de Babaçuais e os manguezais do fundo das Baías de São Marcos e São José (Feitosa, 1996). No município de Raposa, o ecossistema de mangues, característico de ambientes salinos e salobres, é relativamente homogêneo e ocupa uma extensa faixa de terras inundáveis pelas marés ao longo do litoral e nas embocaduras dos rios e igarapés (Figura 2.3). Este ecossistema, ao longo do litoral e igarapés, é formado por estratificações vegetais que medem até 1 m de altura, em diferentes fases de maturação e grande poder de regeneração. Nas áreas mais interiores, os manguezais se constituem como florestas arbóreas fechadas e homogêneas, com árvores que chegam a medir até 20 m de altura (Maranhão, 1998a). 32

32 FIGURA Ecossistema de mangues ao longo do litoral (A) e igarapés (B) FONTE: Trabalho de campo Como condições propícias à proliferação dos ambientes de mangues, destacam-se: a temperatura, insolação, salinidade, disponibilidade de matéria orgânica, inundação periódica e a baixa energia das correntes de marés (Maranhão, 1998a). Nessas áreas é marcante a presença de espécies como: Rhizophora mangle, L.; Laguncularia racemosa, G.; Avicennia schaweriana, L.; e Avicennia germinans, L. (Brasil, 1991). Dentro da formação florística do município percebe-se, basicamente, a existência das espécies de Rhizophora mangle, L. (Mangue-Vermelho), as quais ocupam sempre a linha costeira das embocaduras dos rios, caracterizando-se por raízes aéreas e pneumatóforas; e, a espécie Avicennia sp. (Mangue Siriba ou Siriúba) que forma uma segunda linha, ocupando as margens dos rios até onde há influência das marés, mesmo com baixo teor salino (Brasil, 1973). Este tipo de vegetação permite o desenvolvimento de raízes aéreas que asseguram, através de um sistema de aeração interna, a entrada de ar que atinge as ramificações mergulhadas na lama. Com referência à cobertura vegetal de dunas e restingas, típica de ambientes arenosos, formados pelo deslocamento das areias das praias, onde a permeabilidade do solo e a evaporação reduzem a disponibilidade de água no solo durante a estação seca, ela é considerada pioneira por ser a primeira a se estabelecer nesta área desnuda, inteiramente virgem (Maranhão, 1998b). Este tipo de vegetação, tem como função primordial a fixação da areia quando submetida à incidência de ventos à barlavento, ocorrendo de 33

33 forma expressiva nas praias de Carimã, do Canto e do Curupu (Raposa), em áreas adjacentes ao manguezal com a presença de dunas fixas edafizadas, em geral mortas (Maranhão, 1998c) Solos O Estado do Maranhão apresenta pequena variedade de tipos de solos, dentre os quais predominam: os Latossolos, Argilossolos, Plintossolos, Areias Quartzosas e Neossolos. Nas áreas de planícies há predominância dos solos Nitossolos, ao sul, leste e sudoeste; Vertissolos, no centro e oeste do Estado; Areias Quartzosas e Areias Quartzosas Marinhas a leste e a oeste do Golfão Maranhense; e os Halomórficos no Golfão e Litoral Ocidental (Maranhão, 1998b; EMBRAPA, 1999). Dentre os Solos Halomórficos destaca-se o Solonchack (Gleissolos) nos campos inundáveis do Golfão Maranhense. Os Solonchacks são solos salinos, facilmente encontrados na superfície terrestre, onde são formados sob condições hidromórficas, caracterizando-se pela presença de sais. Ocorrem em relevo plano sob vegetação de campo, principalmente na área da Baixada Maranhense (Brasil, 1973). Os solos indiscriminados de mangue, um outro tipo de solo halomórfico, são constituídos por sedimentos não-consolidados, formados por matéria orgânica proveniente da deposição de detritos do mangue e da intensa biodiversidade dos crustáceos ali presentes. Ocorrem ao longo das baixadas litorâneas, nas margens da Baía de São José, onde o relevo plano, e às vezes colinoso, proporciona uma condição de má drenagem devido à oscilação diária das marés (Brasil, 1973). Na área de estudo, há predominância das areias quartzosas marinhas que se caracterizam por serem solos sem horizontes genéticos definidos, com fertilidade natural baixa e acidez elevada. Estes solos ocorrem nas baixadas da porção norteoriental, e apresentam coberturas vegetais descritas como formações litorâneas de dunas e restingas (Figura 2.4) (Feitosa, 1996). Ao centro e a oeste ocorre a predominância dos 34

34 solos indiscriminados de mangues, os quais possuem altos teores de compostos de enxofre e são de difícil recuperação (Maranhão, 1998b). FIGURA Areia Quartzosa (A e B) com formação vegetal de dunas e restingas (C) FONTE: Trabalho de campo 35

35 36

36 CAPÍTULO 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O sensoriamento remoto é uma técnica que utiliza sensores, a bordo de plataformas orbitais ou aerotransportadas, na captação e no registro do fluxo de radiação eletromagnética (REM) refletido ou emitido por elementos na superfície terrestre, e o converte em sinais passíveis de análise (Slater, 1980; Novo, 1992; Ponzoni e Disperati, 1995). A radiação eletromagnética refletida numa dada direção depende da intensidade e da faixa espectral do fluxo radiante incidente e das características físico-químicas do alvo em estudo. O sensoriamento remoto permite identificar características de diferentes materiais superficiais. Isto porque estes materiais comportam-se de modo diverso nos vários comprimentos de onda do espectro eletromagnético (Figura 3.1). Por isso, o conhecimento do comportamento espectral dos alvos é importante na otimização do uso dos dados coletados remotamente, visto que o sinal registrado por um sensor depende das características espectrais da superfície observada (Crósta, 1992, Ponzoni e Disperati, 1995). A aquisição dos dados em sensoriamento remoto é realizada, basicamente, nos seguintes níveis: a) laboratório/campo, onde se utiliza o radiômetro, que é um sensor nãoimageador; b) nível aéreo, através dos levantamentos aerofotogramétricos; e c) nível orbital, com o imageamento realizado através de sensores que se encontram a bordo dos satélites artificiais (Novo, 1992). 37

37 FIGURA Espectro eletromagnético FONTE: Modificada de Steffen e Moraes (1993, p. 2) Sensoriamento Remoto Óptico O programa LANDSAT, desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration NASA, foi o primeiro programa de satélite de sensoriamento remoto destinado a observação dos recursos terrestres, com o objetivo de possibilitar a aquisição de dados espaciais, espectrais e temporais da superfície da Terra de maneira global e repetitiva. O Mapeador Temático (TM - Thematic Mapper) instalado a bordo do satélite Landsat-5 dispõe de dados em 7 bandas espectrais, com resolução espacial de 30 m para as bandas do visível, infravermelho próximo e médio, e de 120 m para a banda do infravermelho termal. As imagens TM apresentam uma área nominal no terreno de 185 x 180 km 2 (INPE/SELPER, 2000). Os dados do TM também podem ser utilizados a partir da associação de suas características temporais e multiespectrais, obtendo-se uma composição colorida multitemporal/multiespectral (Florenzano et al. 1988). 38

38 Na Tabela 3.1 constam as características espectrais das bandas TM/Landsat-5: TABELA Características espectrais do sistema orbital TM/Landsat-5 BANDAS FAIXA ESPECTRAL (µm) 1 0,45-0,52 (azul) 2 0,52-0,60 (verde) 3 0,63-0,69 (vermelho) 4 0,76-0,90 (infravermelho próximo) 5 1,55-1,75 (infravermelho médio) 6 10,40-12,50 (infravermelho termal) 7 2,08-2,35 (infravermelho médio) FONTE: Modificado de INPE/SELPER (2000) Nas regiões do visível e infravermelho próximo, os sistemas ópticos medem a quantidade de energia eletromagnética refletida pelos alvos. Por outro lado, nas regiões do infravermelho médio e termal é medida a emissão de energia dos corpos da superfície terrestre (Smith, 1983). Desta forma, vale ressaltar que, para a interpretação de dados de sensoriamento remoto, é importante a obtenção de conhecimento sobre o comportamento espectral dos objetos naturais que compõem a superfície terrestre, tais como: água, vegetação e solos, entre outros. a) Água As propriedades ópticas da água apresentam grande variabilidade no tempo e no espaço em decorrência de seus aspectos gerais. As principais características ópticas de um meio são a reflexão, transmissão e absorção (Novo, 1998). A reflectância e a emissividade da água estão diretamente relacionadas às propriedades ópticas e às substâncias dissolvidas ou em estado de suspensão, à biota fotossintetizadora e a partículas não vivas. Para 39

39 Novo (1998), esses componentes básicos da água afetam o seu comportamento espectral, da seguinte forma: Em torno de 450 nm, a absorção pela água pura é desprezível e praticamente toda energia que penetra na interface ar/água atravessa em quase toda a sua totalidade os primeiros metros. Na região do infravermelho a absorção pela água é muito alta. A presença de matéria orgânica dissolvida na água provoca profundas modificações no processo de absorção da luz no meio aquático. O máximo de absorção da água com a presença de matéria orgânica dissolvida ocorre na região de mínima absorção da água pura. Na região do azul é que se dá o maior contraste na absorção da água pura e da água com altas concentrações de matéria orgânica dissolvida. Os coeficientes de absorção da matéria orgânica dissolvida se equivalem numericamente aos coeficientes de absorção da água pura no infravermelho. Na região do verde e vermelho esse coeficiente é bem menor. O coeficiente de absorção da clorofila tem dois máximos, um na região do azul, em torno de 450 nm, e outro na região do vermelho, em torno de 650 nm. A presença de partículas orgânicas e inorgânicas na água também aumenta o seu coeficiente de absorção. Essas partículas em geral apresentam espectro de absorção semelhante ao da matéria orgânica dissolvida, mas sua magnitude é bem menor, variando entre 0,3 m -1 a 1,5 m -1 em condições de águas bastante túrbidas. A presença de água nos solos e na vegetação pode influenciar, também, significativamente no comportamento espectral destes alvos. b) Vegetação O estudo da vegetação, através de técnicas de sensoriamento remoto, envolve duas abordagens principais, sendo uma relacionada ao estudo de dosséis e outra ao estudo de 40

Sensoriamento Remoto. Características das Imagens Orbitais

Sensoriamento Remoto. Características das Imagens Orbitais Sensoriamento Remoto Características das Imagens Orbitais 1 - RESOLUÇÃO: O termo resolução em sensoriamento remoto pode ser atribuído a quatro diferentes parâmetros: resolução espacial resolução espectral

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 4 PROCESSAMENTO DE IMAGENS

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 4 PROCESSAMENTO DE IMAGENS UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 4 PROCESSAMENTO DE IMAGENS Executar as principais técnicas utilizadas em processamento de imagens, como contraste, leitura de pixels, transformação IHS, operações aritméticas

Leia mais

C a p í t u l o I V. P r o c e s s a m e n t o d a s I m a g e n s O r b i t a i s d o s S e n s o r e s T M e E T M

C a p í t u l o I V. P r o c e s s a m e n t o d a s I m a g e n s O r b i t a i s d o s S e n s o r e s T M e E T M C a p í t u l o I V P r o c e s s a m e n t o d a s I m a g e n s O r b i t a i s d o s S e n s o r e s T M e E T M IV.1 Processamento Digital das Imagens Orbitais dos Sensores TM e ETM + IV.1.1 Introdução

Leia mais

Aula 1 Professor Waterloo Pereira Filho Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa

Aula 1 Professor Waterloo Pereira Filho Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto Aula 1 Professor Waterloo Pereira Filho Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa O que é Sensoriamento Remoto? Utilização conjunta de sensores, equipamentos

Leia mais

FOTOINTERPRETAÇÃO. Interpretação e medidas. Dado qualitativo: lago

FOTOINTERPRETAÇÃO. Interpretação e medidas. Dado qualitativo: lago FOTOINTERPRETAÇÃO a) conceito A fotointerpretação é a técnica de examinar as imagens dos objetos na fotografia e deduzir sua significação. A fotointerpretação é bastante importante à elaboração de mapas

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Mestrado Profissionalizante 2015 Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br IFMA / DAI Motivação Alguns princípios físicos dão suporte ao Sensoriamento Remoto...

Leia mais

USO DA TÉCNICA DE ANALISE POR COMPONENTE PRINCIPAL NA DETECÇÃO DE MUDANÇAS NA COBERTURA DO SOLO

USO DA TÉCNICA DE ANALISE POR COMPONENTE PRINCIPAL NA DETECÇÃO DE MUDANÇAS NA COBERTURA DO SOLO Samuel da Silva Farias, Graduando do curso de geografia da UFPE samuel.farias763@gmail.com Rafhael Fhelipe de Lima Farias, Mestrando do PPGEO/UFPE, rafhaelfarias@hotmail.com USO DA TÉCNICA DE ANALISE POR

Leia mais

USOS E Aplicações DE SENSORIAMENTO REMOTO I

USOS E Aplicações DE SENSORIAMENTO REMOTO I USOS E Aplicações DE SENSORIAMENTO REMOTO I AGRICULTURA, E RECURSOS FLORESTAIS DISCRIMINAÇÃO DE TIPOS DE VEGETAÇÃO Tipos de colheita Tipos de madeiras DETERMINAÇÃO DA VARIAÇÃO DE APTIDÃO E BIOMASSA DETERMINAÇÃO

Leia mais

Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas

Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas INPE-13139-PRE/8398 SENSORIAMENTO REMOTO Tania Sausen Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas INPE São José dos Campos 2005 MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS 8 Sensoriamento Remoto Tania Sauzen

Leia mais

Características das Imagens de SAR

Características das Imagens de SAR Características das Imagens de SAR Natural Resources Ressources naturelles Canada Canada Características das Imagens de SAR - Tópicos - Elementos de interpretação Tonalidade Textura Artefatos em imagens

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO. Revisão de conteúdo. Prof. Marckleuber

SENSORIAMENTO REMOTO. Revisão de conteúdo. Prof. Marckleuber SENSORIAMENTO REMOTO Revisão de conteúdo Prof. Marckleuber Engenharia de Agrimensura - 2013 SENSORIAMENTO REMOTO - Conceitos De um modo geral, o Sensoriamento Remoto pode ser definido como: O conjunto

Leia mais

IMAGENS DE SATÉLITE PROF. MAURO NORMANDO M. BARROS FILHO

IMAGENS DE SATÉLITE PROF. MAURO NORMANDO M. BARROS FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS HUMANOS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL IMAGENS DE SATÉLITE PROF. MAURO NORMANDO M. BARROS FILHO Sumário 1. Conceitos básicos

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. Herondino

Processamento de Imagem. Prof. Herondino Processamento de Imagem Prof. Herondino Sensoriamento Remoto Para o Canada Centre for Remote Sensing - CCRS (2010), o sensoriamento remoto é a ciência (e em certa medida, a arte) de aquisição de informações

Leia mais

Introdução ao Sensoriamento Remoto

Introdução ao Sensoriamento Remoto Introdução ao Sensoriamento Remoto Cachoeira Paulista, 24 a 28 novembro de 2008 Bernardo Rudorff Pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Sensoriamento

Leia mais

044.ASR.SRE.16 - Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto

044.ASR.SRE.16 - Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto Texto: PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO Autor: BERNARDO F. T. RUDORFF Divisão de Sensoriamento Remoto - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais São José dos Campos-SP - bernardo@ltid.inpe.br Sensoriamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE. Correção geométrica de imagens

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE. Correção geométrica de imagens Correção geométrica de imagens O georreferenciamento descreve a relação entre os parâmetros de localização dos objetos no espaço da imagem e no sistema de referência, transformando as coordenadas de cada

Leia mais

Geomática e SIGDR aula teórica 23 17/05/11. Sistemas de Detecção Remota Resolução de imagens

Geomática e SIGDR aula teórica 23 17/05/11. Sistemas de Detecção Remota Resolução de imagens Geomática e SIGDR aula teórica 23 17/05/11 Sistemas de Detecção Remota Resolução de imagens Manuel Campagnolo ISA Manuel Campagnolo (ISA) Geomática e SIGDR 2010-2011 17/05/11 1 / 16 Tipos de resolução

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

SENSORES REMOTOS. Daniel C. Zanotta 28/03/2015

SENSORES REMOTOS. Daniel C. Zanotta 28/03/2015 SENSORES REMOTOS Daniel C. Zanotta 28/03/2015 ESTRUTURA DE UM SATÉLITE Exemplo: Landsat 5 COMPONENTES DE UM SATÉLITE Exemplo: Landsat 5 LANÇAMENTO FOGUETES DE LANÇAMENTO SISTEMA SENSOR TIPOS DE SENSORES

Leia mais

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha Filtragem As técnicas de filtragem são transformações da imagem "pixel" a "pixel", que dependem do nível de cinza de um determinado "pixel" e do valor dos níveis de cinza dos "pixels" vizinhos, na imagem

Leia mais

10 FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM COMPARAÇÃO DE FUSÃO ENTRE AS IMAGENS DO SATÉLITE RAPID EYE, CBERS E SPOT.

10 FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM COMPARAÇÃO DE FUSÃO ENTRE AS IMAGENS DO SATÉLITE RAPID EYE, CBERS E SPOT. 10 FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM COMPARAÇÃO DE FUSÃO ENTRE AS IMAGENS DO SATÉLITE RAPID EYE, CBERS E SPOT. Thalita Dal Santo 1 Antonio de Oliveira¹ Fernando Ricardo dos Santos² A técnica de fusão

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO NO USO DO SOLO

SENSORIAMENTO REMOTO NO USO DO SOLO SENSORIAMENTO REMOTO NO USO DO SOLO Ana Luiza Bovoy Jônatas de Castro Gonçalves Thiemi Igarashi Vinicius Chequer e Silva LEVANTAMENTO DA COBERTURA VEGETAL ATRAVÉS DE PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO NAS

Leia mais

Classificação da imagem (ou reconhecimento de padrões): objectivos Métodos de reconhecimento de padrões

Classificação da imagem (ou reconhecimento de padrões): objectivos Métodos de reconhecimento de padrões Classificação de imagens Autor: Gil Gonçalves Disciplinas: Detecção Remota/Detecção Remota Aplicada Cursos: MEG/MTIG Ano Lectivo: 11/12 Sumário Classificação da imagem (ou reconhecimento de padrões): objectivos

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Dados para mapeamento

Dados para mapeamento Dados para mapeamento Existem dois aspectos com relação aos dados: 1. Aquisição dos dados para gerar os mapas 2. Uso do mapa como fonte de dados Os métodos de aquisição de dados para o mapeamento divergem,

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

MundoGEOXperience - Maratona de Ideias Geográficas 07/05/2014

MundoGEOXperience - Maratona de Ideias Geográficas 07/05/2014 MundoGEOXperience - Maratona de Ideias Geográficas 07/05/2014 ANÁLISE DE TÉCNICAS PARA DETECÇÃO DE MUDANÇA UTILIZANDO IMAGENS DO SENSORIAMENTO REMOTO DESLIZAMENTOS EM NOVA FRIBURGO/RJ EM 2011 Trabalho

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Visão Computacional Não existe um consenso entre os autores sobre o correto escopo do processamento de imagens, a

Leia mais

C A P Í T U L O 1 F U N D A M E N T O S S E N S O R I A M E N T O

C A P Í T U L O 1 F U N D A M E N T O S S E N S O R I A M E N T O C A P Í T U L O 1 F U N D A M E N T O S D E S E N S O R I A M E N T O R E M O T O E l i s a b e t e C a r i a d e M o r a e s 1 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS-INPE 1 e.mail : bete@ltid.inpe.br

Leia mais

MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE EM ÁREAS URBANAS UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS

MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE EM ÁREAS URBANAS UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE EM ÁREAS URBANAS UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS Erika Gonçalves Pires 1, Manuel Eduardo Ferreira 2 1 Agrimensora, Professora do IFTO, Doutoranda em Geografia - UFG,

Leia mais

Sensoriamento Remoto

Sensoriamento Remoto Sensoriamento Remoto É a utilização conjunta de modernos sensores, equipamentos para processamento de dados, equipamentos de transmissão de dados, aeronaves, espaçonaves etc, com o objetivo de estudar

Leia mais

Sistemas Sensores. Introdução

Sistemas Sensores. Introdução Sistemas Sensores 5ª Aulas Introdução O sol foi citado como sendo uma fonte de energia ou radiação. O sol é uma fonte muito consistente de energia para o sensoriamento remoto (REM). REM interage com os

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

Aula 3 - Registro de Imagem

Aula 3 - Registro de Imagem 1. Registro de Imagens Aula 3 - Registro de Imagem Registro é uma transformação geométrica que relaciona as coordenadas da imagem (linha e coluna) com as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO O estabelecimento do fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENOS) e os poucos

Leia mais

MAPEAMENTO FLORESTAL

MAPEAMENTO FLORESTAL MAPEAMENTO FLORESTAL ELISEU ROSSATO TONIOLO Eng. Florestal Especialista em Geoprocessamento OBJETIVO Mapear e caracterizar a vegetação visando subsidiar o diagnóstico florestal FUNDAMENTOS É uma ferramenta

Leia mais

2 Método sísmico na exploração de petróleo

2 Método sísmico na exploração de petróleo 16 2 Método sísmico na exploração de petróleo O método sísmico, ou sísmica de exploração de hidrocarbonetos visa modelar as condições de formação e acumulação de hidrocarbonetos na região de estudo. O

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA POR DOMÍNIOS GEOMORFOLÓGICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO - RIO DE JANEIRO

DISTRIBUIÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA POR DOMÍNIOS GEOMORFOLÓGICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO - RIO DE JANEIRO DISTRIBUIÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA POR DOMÍNIOS GEOMORFOLÓGICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO - RIO Oliveira, P.M.F. 1 ; Silveira, J.L.C. 2 ; Seabra, V.S. 3 ; 1 UERJ-FFP Email:pris.mathias@hotmail.com;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável Prof. Pablo Santos 4 a Aula SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG Introdução Definições Necessárias

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS André Zuconelli 1 ; Manassés Ribeiro 2 1. Aluno do Curso Técnico em Informática, turma 2010, Instituto Federal Catarinense, Câmpus Videira, andre_zuconelli@hotmail.com

Leia mais

Os mapas são a tradução da realidade numa superfície plana.

Os mapas são a tradução da realidade numa superfície plana. Cartografia Desde os primórdios o homem tentou compreender a forma e as características do nosso planeta, bem como representar os seus diferentes aspectos através de croquis, plantas e mapas. Desenhar

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens

Introdução ao Processamento de Imagens Introdução ao PID Processamento de Imagens Digitais Introdução ao Processamento de Imagens Glaucius Décio Duarte Instituto Federal Sul-rio-grandense Engenharia Elétrica 2013 1 de 7 1. Introdução ao Processamento

Leia mais

Humidade no solo. Departamento de Física 2011 Detecção Remota Pratica III. Joao Gonçalo Ricardo Rodrigues - 45365

Humidade no solo. Departamento de Física 2011 Detecção Remota Pratica III. Joao Gonçalo Ricardo Rodrigues - 45365 Humidade no solo Departamento de Física 2011 Detecção Remota Pratica III Joao Gonçalo Ricardo Rodrigues - 45365 Índice Introdução Da observação aos produtos Conclusões Complicações na obtenção de dados

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS (SERP11) OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. Daniel C. Zanotta

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS (SERP11) OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. Daniel C. Zanotta PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS (SERP11) OPERAÇÕES ARITMÉTICAS Daniel C. Zanotta RAZÃO DE BANDAS Dividir uma banda por outra (pixel a pixel) pode trazer diversas informações a respeitos dos alvos contidos

Leia mais

PRINCÍPIOS FÍSICOS DO SENSORIAMENTO REMOTO. Peterson Ricardo Fiorio

PRINCÍPIOS FÍSICOS DO SENSORIAMENTO REMOTO. Peterson Ricardo Fiorio PRINCÍPIOS FÍSICOS DO SENSORIAMENTO REMOTO Peterson Ricardo Fiorio Definição: Sensoriamento Remoto É a ciência ou a arte de se obterem informações sobre um objeto, área ou fenômeno, através de dados coletados

Leia mais

Processamento digital de imagens. introdução

Processamento digital de imagens. introdução Processamento digital de imagens introdução Imagem digital Imagem digital pode ser descrita como uma matriz bidimensional de números inteiros que corresponde a medidas discretas da energia eletromagnética

Leia mais

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: CLASSIF. MAPEAMENTO DE SOLOS

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: CLASSIF. MAPEAMENTO DE SOLOS CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: CLASSIF. MAPEAMENTO DE SOLOS PROF. RENATA SANTOS MOMOLI Eng. Agrônoma Dra. em Solos e Nutrição de Plantas PRINCÍPIOS BÁSICOS 1. Classificação Técnica: diferenciações

Leia mais

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORNECIMENTO DE IMAGENS DE SATÉLITE

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORNECIMENTO DE IMAGENS DE SATÉLITE COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO - CHESF DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO - DE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO - SPE DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE - DMA DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE

Leia mais

I ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE

I ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE I ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE 16 a 18 de novembro de 2009 Fundação Mokiti Okada Palestrante: Mônica Pavão Pesquisadora do Instituto Florestal INVENTÁRIO FLORESTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INVENTÁRIO

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO CADASTRO URBANO

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO CADASTRO URBANO SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO CADASTRO URBANO 04/04/2013 Leonardo Scharth Loureiro Silva Sumário 1 Fundamentos básicos de Sensoriamento Remoto 2 Levantamento aerofotogramétrico para fins de cadastro

Leia mais

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen).

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen). 18 2 Área de Estudo A Baía de Todos os Santos (BTS) (figura 2.1), localizada no estado da Bahia, considerada como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior Baía do Brasil, com cerca

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA

ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA É indispensável que um estudo de impacto ambiental contenha, ao menos, os seguintes documentos cartográficos:

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

PRINCIPAIS SOLOS DO LITORAL DO PARANÁ

PRINCIPAIS SOLOS DO LITORAL DO PARANÁ PRINCIPAIS SOLOS DO LITORAL DO PARANÁ Prof. Dr. Marcelo R. de Lima (UFPR-Curitiba) mrlima@ufpr.br Prof. M.Sc. Jaime B. dos Santos Junior (UFPA-Altamira) jaime@ufpa.br Os solos são formados pela interação

Leia mais

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Ecossistema Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Bioma e ecossistema Um ecossistema só é considerado bioma se suas dimensões

Leia mais

Aula 3 - Registro de Imagem

Aula 3 - Registro de Imagem Aula 3 - Registro de Imagem 1. Registro de Imagens Registro é uma transformação geométrica que relaciona coordenadas da imagem (linha e coluna) com coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um

Leia mais

Revisão de Estatística Básica:

Revisão de Estatística Básica: Revisão de Estatística Básica: Estatística: Um número é denominado uma estatística (singular). Ex.: As vendas de uma empresa no mês constituem uma estatística. Estatísticas: Uma coleção de números ou fatos

Leia mais

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

Introdução ao Sensoriamento Remoto. Sensoriamento Remoto

Introdução ao Sensoriamento Remoto. Sensoriamento Remoto Introdução ao Sensoriamento Remoto Sensoriamento Remoto Definição; Breve Histórico; Princípios do SR; Espectro Eletromagnético; Interação Energia com a Terra; Sensores & Satélites; O que é Sensoriamento

Leia mais

Aula 5 - Classificação

Aula 5 - Classificação AULA 5 - Aula 5-1. por Pixel é o processo de extração de informação em imagens para reconhecer padrões e objetos homogêneos. Os Classificadores "pixel a pixel" utilizam apenas a informação espectral isoladamente

Leia mais

Sistemas de Informação Geográfica Aplicados

Sistemas de Informação Geográfica Aplicados Sistemas de Informação Geográfica Aplicados Exercício 4 A região de Pombal é conhecida pela presença de argilas especiais negras e cinzentas com parâmetros químicos e mineralógicos que lhe conferem grande

Leia mais

45 mm INDICADORES DE PALEOLINHAS DE COSTA E VARIAÇÕES DO NÍVEL DO MAR NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS

45 mm INDICADORES DE PALEOLINHAS DE COSTA E VARIAÇÕES DO NÍVEL DO MAR NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS INDICADORES DE PALEOLINHAS DE COSTA E VARIAÇÕES DO NÍVEL DO MAR NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS Fontes, L.C.S. 1 ; Santos, L.A. 1 ; Santos J.R. 1 ; Mendonça, J.B.S. 1 ; Santos, V.C.E 1 ; Figueiredo

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano Projeto 1 Onde existe Vida? Tempo Previsto: 4 quinzenas (do 1ºPeríodo) Ciências Naturais A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 1.ª Fase: Terra um planeta com vida 2.ª Fase: A importância

Leia mais

ERMAC 2010: I ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL 11-13 de Novembro de 2010, São João del-rei, MG; pg 251-257 251

ERMAC 2010: I ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL 11-13 de Novembro de 2010, São João del-rei, MG; pg 251-257 251 ERMAC 2010: I ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL 11 13 de Novembro de 2010, São João delrei, MG; pg 251 257 251 ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA CIDADE DE VITÓRIAES USANDO A COMPOSIÇÃO

Leia mais

2 Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto

2 Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto 2 Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto 2.1. Processamento Digital de Imagens Processamento Digital de Imagens entende-se como a manipulação de uma imagem por computador de modo que a entrada

Leia mais

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br Pedologia Professor: Cláudio Custódio Conceitos: Mineração: solo é um detrito que deve ser separado dos minerais explorados. Ecologia: é um sistema vivo composto por partículas minerais e orgânicas que

Leia mais

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil A classificação morfoclimática reúne grandes combinações de fatos geomorfológicos, climáticas, hidrológicos, pedológicos e botânicos que por sua relativa homogeinidade,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CENTRO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PPG - CASA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CENTRO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PPG - CASA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CENTRO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PPG - CASA SENSORIAMENTO REMOTO E SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL DA MICROBACIA DO RIO PURAQUEQUARA MANAUS, AM BRASIL Antonio da Mata Pequeno Filho

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL DE AMBIENTES COSTEIROS COM APOIO DE IMAGENS DE SATÉLITES E DADOS GNSS

MAPEAMENTO DIGITAL DE AMBIENTES COSTEIROS COM APOIO DE IMAGENS DE SATÉLITES E DADOS GNSS MAPEAMENTO DIGITAL DE AMBIENTES COSTEIROS COM APOIO DE IMAGENS DE SATÉLITES E DADOS GNSS Gilberto Pessanha Ribeiro ¹, ², ³ gilberto@globalgeo.com.br ¹ Globalgeo Geotecnologias www.globalgeo.com.br ² Faculdade

Leia mais

Visão humana. Guillermo Cámara-Chávez

Visão humana. Guillermo Cámara-Chávez Visão humana Guillermo Cámara-Chávez Cor e visão humana Como uma imagem é formada? Uma imagem é formada a partir da quantidade de luz refletida ou emitida pelo objeto observado. Cor e visão humana Cor

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO Editar dados em vários formatos e armazenar estas informações em diferentes sistemas é provavelmente uma das atividades mais comuns para os profissionais

Leia mais

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios é muito maior que o

Leia mais

GERÊNCIA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL E SERVIÇOS CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA ESTUDO ESTATISTICO DA BRISA ILHA DE SANTA CATARINA

GERÊNCIA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL E SERVIÇOS CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA ESTUDO ESTATISTICO DA BRISA ILHA DE SANTA CATARINA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA GERÊNCIA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL E SERVIÇOS CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA ESTUDO ESTATISTICO DA BRISA NA ILHA DE SANTA CATARINA Projeto Integrador

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NA REGIÃO DE MACHADO (MG) POR MEIO DE COMPOSIÇÕES COLORIDAS MULTITEMPORAIS

ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NA REGIÃO DE MACHADO (MG) POR MEIO DE COMPOSIÇÕES COLORIDAS MULTITEMPORAIS ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NA REGIÃO DE MACHADO (MG) POR MEIO DE COMPOSIÇÕES COLORIDAS MULTITEMPORAIS ALENCAR SANTOS PAIXÃO 1 ; ÉLIDA LOPES SOUZA ROCHA2 e FERNANDO SHINJI KAWAKUBO 3 alencarspgeo@gmail.com,

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 6 CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 6 CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 6 CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS Obter uma imagem temática a partir de métodos de classificação de imagens multi- espectrais 1. CLASSIFICAÇÃO POR PIXEL é o processo de extração

Leia mais

VARIABILIDADE ESPAÇO TEMPORAL DO IVDN NO MUNICIPIO DE ÁGUAS BELAS-PE COM BASE EM IMAGENS TM LANDSAT 5

VARIABILIDADE ESPAÇO TEMPORAL DO IVDN NO MUNICIPIO DE ÁGUAS BELAS-PE COM BASE EM IMAGENS TM LANDSAT 5 VARIABILIDADE ESPAÇO TEMPORAL DO IVDN NO MUNICIPIO DE ÁGUAS BELAS-PE COM BASE EM IMAGENS TM LANDSAT 5 Maurílio Neemias dos Santos 1, Heliofábio Barros Gomes 1,, Yasmim Uchoa da Silva 1, Sâmara dos Santos

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

Flavio Marcelo CONEGLIAN, Rodrigo Antonio LA SCALEA e Selma Regina Aranha RIBEIRO. Universidade Estadual de Ponta Grossa

Flavio Marcelo CONEGLIAN, Rodrigo Antonio LA SCALEA e Selma Regina Aranha RIBEIRO. Universidade Estadual de Ponta Grossa Comparação entre Classificações Supervisionadas em uma Imagem CBERS CCD com Bandas Multiespectrais e em uma Imagem Fusão da Mesma Imagem CBERS CCD Com uma Banda Pancromática HRC Flavio Marcelo CONEGLIAN,

Leia mais

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na 1 Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na composição predominante da vegetação. O padrão climático (temperatura e precipitação) representa o principal aspecto utilizado

Leia mais

Aplicações CBERS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aplicações CBERS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Aplicações CBERS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pesquisas CBERS - UFRGS 2001: Início do projeto Participantes: - PPG-SR / CEPSRM - Instituto de Geociências Geodésia Geografia Geologia - Faculdade

Leia mais

Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D

Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA 1,3 ; Marlon MARCON 2,3 1 Estudante de Engenharia de

Leia mais

Atmosfera e o Clima. Clique Professor. Ensino Médio

Atmosfera e o Clima. Clique Professor. Ensino Médio Atmosfera e o Clima A primeira camada da atmosfera a partir do solo é a troposfera varia entre 10 e 20 km. É nessa camada que ocorrem os fenômenos climáticos. Aquecimento da atmosfera O albedo terrestre

Leia mais

Relações mais harmoniosas de convívio com a natureza; O mundo como um modelo real que necessita de abstrações para sua descrição; Reconhecimento de

Relações mais harmoniosas de convívio com a natureza; O mundo como um modelo real que necessita de abstrações para sua descrição; Reconhecimento de Relações mais harmoniosas de convívio com a natureza; O mundo como um modelo real que necessita de abstrações para sua descrição; Reconhecimento de padrões espaciais; Controle e ordenação do espaço. Técnicas

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS UMA ARQUITETURA DE SISTEMAS ESPECIALISTAS NEBULOSOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS UTILIZANDO OPERADORES DA MORFOLOGIA MATEMÁTICA

Leia mais

Os solos corr espondem ao manto de alter ação das rochas por processos de intemper ismo.

Os solos corr espondem ao manto de alter ação das rochas por processos de intemper ismo. Os solos corr espondem ao manto de alter ação das rochas por processos de intemper ismo. Quanto a or igem os solos podem ser: ELUVIAIS Originado da alter ação da r ocha matriz situada abaixo dele. ALUVIAIS

Leia mais

Ferramentas de sensoriamento remoto e SIG aplicadas ao novo Código Florestal

Ferramentas de sensoriamento remoto e SIG aplicadas ao novo Código Florestal 1/38 Ferramentas de sensoriamento remoto e SIG aplicadas ao novo Código Florestal Cota de Reserva Ambiental (CRA) Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Matheus Ferreira Eng. Marcelo Pedroso

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA II. Profa. Adriana Goulart dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA II. Profa. Adriana Goulart dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA II Profa. Adriana Goulart dos Santos Aerofotogrametria Fotogrametria é a ciência aplicada que se propõe a registrar,

Leia mais

Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO.

Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO. Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO. Marcos Vinícius Alexandre da SILVA Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA/UFG Mestrando em Geografia marcosalexandregeo@gmail.com

Leia mais

APLICAÇÃO DE DADOS DE DETECÇÃO REMOTA À CARTOGRAFIA GEOLÓGICA DA REGIÃO DE VISEU

APLICAÇÃO DE DADOS DE DETECÇÃO REMOTA À CARTOGRAFIA GEOLÓGICA DA REGIÃO DE VISEU Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Ciências da Terra APLICAÇÃO DE DADOS DE DETECÇÃO REMOTA À CARTOGRAFIA GEOLÓGICA DA REGIÃO DE VISEU Pedro Nuno Gomes Venâncio Licenciatura

Leia mais

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber Ipê Amarelo Fatores que influenciam na distribuição das formações vegetais: Clima 1. Temperatura; 2. Umidade; 3. Massas de ar; 4. Incidência

Leia mais

Areias e Ambientes Sedimentares

Areias e Ambientes Sedimentares Areias e Ambientes Sedimentares As areias são formadas a partir de rochas. São constituídas por detritos desagregados de tamanhos compreendidos entre 0,063 e 2 milímetros. Areias: Ambiente fluvial As areias

Leia mais

4. ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO

4. ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO 4. ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO Conceitualmente, Área de Influência abrange todo o espaço suscetível às ações diretas e indiretas do empreendimento, tanto na fase de implantação como na de operação,

Leia mais

METODOLOGIA PARA O GEORREFERENCIAMENTO DE ILHAS COSTEIRAS COMO SUBSÍDIO AO MONITORAMENTO AMBIENTAL

METODOLOGIA PARA O GEORREFERENCIAMENTO DE ILHAS COSTEIRAS COMO SUBSÍDIO AO MONITORAMENTO AMBIENTAL METODOLOGIA PARA O GEORREFERENCIAMENTO DE ILHAS COSTEIRAS COMO SUBSÍDIO AO MONITORAMENTO AMBIENTAL Carolina Rodrigues Bio Poletto¹ & Getulio Teixeira Batista² UNITAU - Universidade de Taubaté Estrada Municipal

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Processamento de Imagens Tratamento da Imagem - Filtros Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/033 Sumário 2 Conceito de de Filtragem Filtros

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL 1.0. Clima no Mundo A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima. Os principais

Leia mais