Manual do aluno. 6 o ao 9 o ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do aluno. 6 o ao 9 o ano"

Transcrição

1 Manual do aluno 6 o ao 9 o ano

2 Caro Aluno, Este manual é o resultado das discussões realizadas, no início do ano, por você e demais alunos, professores e coordenadores do 6º ao 9º ano sobre as regras que regulam a convivência nos diferentes espaços da Escola. O debate sobre os princípios que sustentam as regras, a elaboração dos textos e a produção deste material são ações que fazem parte do Projeto Conviver Melhor. Sempre que tiver alguma dúvida sobre como agir e que decisão tomar, consulte este manual e/ou o Regulamento Interno. Obs.: os itens destacados por cores são aqueles que foram acordados após as discussões.

3 Entrada na escola Alunos do 6º ao 9º ano devem entrar pela Rua Diogo Jácome. O horário de início das aulas (7h50) garante a organização da rotina escolar. Recomendamos que você chegue com 10 minutos de antecedência para organizar os materiais que utilizará durante o dia. Caso se atrase, você deverá procurar imediatamente a sua orientadora, que lhe dará as instruções sobre o trabalho a ser realizado. Em dias de avaliação, você só poderá entrar em sala depois de falar com a Orientação e arcará com a consequência natural de ter um tempo menor para realizar a atividade. Saida da escola A saída dos alunos do 6º ao 9º ano está organizada da seguinte maneira: Rua Diogo Jácome saída de todos os alunos que usam a baia e dos alunos cujos pais vêm buscá-los a pé e entram na Escola. Rua Visconde de Cachoeira saída de todos os alunos que saem a pé desacompanhados. Combine previamente o horário de saída com seus pais. Eles devem chegar a partir das 13h15. Na Rua Diogo Jácome, preste atenção no fluxo dos carros e aguarde próximo à baia. Fique atento à chegada dos pais para agilizar o embarque, evitando congestionamentos. Saida durante o horario regular de aula Para sair da Escola no período de aula é preciso ter um motivo relevante ou ser uma situação impossível de ser prevista com antecedência, para que a Escola não tenha a sua rotina alterada. Caso isso aconteça, traga uma autorização escrita pelos pais ou responsáveis para sua orientadora. Ressaltamos que a saída só poderá ocorrer no intervalo entre as aulas.

4 Material para a aula Sempre atente para os combinados que cada professor estabelece sobre o material básico para as aulas. Procure anotar na agenda esse tipo de orientação. Caso haja um esquecimento, empréstimos e devoluções de materiais podem ocorrer em quaisquer horários que não os de aula. Não se esqueça: durante a aula, não é permitido pegar no armário do corredor ou em outro lugar quaisquer materiais solicitados anteriormente pelo professor. Por isso, organize-se com antecedência. Traga para a escola todo o material necessário; as aulas não podem ser interrompidas para a entrega de material que os pais encaminham para a Escola. Organizacao do material pessoal Organize seu material seguindo as orientações dos professores. As fichas devem ser arquivadas em pastas ou coladas no caderno. Coloque etiqueta em todos os livros, cadernos e pastas. Vale uma dica: organize seu material no armário com elásticos ou pastas de cores diferentes para facilitar a retirada do material quando for pegar algo. No primeiro dia de aula, você receberá um bloco Móbile. Use-o para a elaboração dos trabalhos, textos etc. Outro tipo de folha poderá ser usada, desde que você adote o cabeçalho usual: nome completo, número da chamada, com a identificação de seu ano e da data. Nos dias de provas, o professor distribuirá folhas de bloco para o registro das respostas. Caso você falte, informe-se com seus colegas sobre o trabalho realizado e pegue, nas salas-ambiente, as fichas utilizadas, que estarão guardadas em uma pasta. Ficará disponível na área exclusiva do site a Agenda do Aluno. Nela, você encontrará as atividades agendadas pelos professores: lições de casa, trabalhos, avaliações. Caso você perca uma ficha, solicite o empréstimo ao professor, orientador ou a um colega e providencie cópia do material.

5 Entrega de trabalhos Os prazos estabelecidos para a entrega de trabalhos garantem as mesmas condições para todos. Mantenha na agenda as datas de entrega dos trabalhos e faça um planejamento para que as tarefas não se acumulem. Os alunos que não entregarem os trabalhos no dia marcado ficarão com zero. Evite sobrecarga de trabalhos conversando com os professores sobre as datas marcadas. Caso haja uma impossibilidade relevante para a entrega do trabalho ou você falte no dia da entrega, seus pais ou um responsável deverão ligar para a Orientação justificando o ocorrido. Se você souber com antecedência que não comparecerá à aula no dia da entrega do trabalho, combine antecipadamente com o professor uma nova data. Cuidados com os bens pessoais Valorize seus pertences: coloque nome em seus materiais e cuide para não perdê-los nas trocas de sala e no intervalo. Objetos de valor devem ser guardados no armário, mas é melhor evitar trazê-los para a escola. Caso perca algo, você deverá procurar os Achados e Perdidos. - Subsolo da Visconde de Cachoeira (ao lado da sala 2): roupas, agasalhos e materiais escolares; - Secretaria da Diogo Jácome: Ipods, celulares, aparelhos dentários, óculos etc.; Horários de atendimento: das 7h20 às 7h50; das 9h30 às 9h50; das 10h20 às 10h50; das 12h30 às 13h30; das 15h10 às 15h40; das 18h10 às 18h40. Em toda última sexta-feira de cada mês, doamos a uma instituição de caridade o que for esquecido na Escola até uma semana antes da doação.

6 Armario O armário é um bem coletivo que será usado por você durante o ano. Você e seus responsáveis deverão assinar um termo de compromisso para a utilização do armário. A posse da senha é para a segurança e controle dos materiais; portanto, a senha não deverá ser divulgada. O uso do armário é rotativo; por isso, use apenas ímãs ou massinha adesiva para fixação de horários e objetos. Ao final de cada ano será feita nova distribuição de armários. Organizacao e limpeza dos espacos coletivos É responsabilidade de todos colaborar para a limpeza e organização da sala de aula, do pátio e dos corredores. Faça a sua parte: jogue os papéis no lixo e mantenha as carteiras e o espaço coletivo limpos. Não se esqueça de que o material dos alunos do período da tarde é de uso exclusivo deles. Cuide para que sua mochila não obstrua os corredores da sala de aula. Procure deixá-la no suporte embaixo da mesa ou pendurada na cadeira. Fora da sala de aula, as mochilas deverão ficar guardadas nos armários ou no mochilódromo para garantir a circulação de todos. Circulacao pela escola Organize-se para as aulas que ocorrem em outros espaços. Use as escadas laterais e evite esperar o elevador para não se atrasar. Você terá até 5 minutos para fazer o trajeto até os laboratórios de Línguas, Ciências, Sala de Artes, Quadra, ou para fazer os deslocamentos nas salas de aula do prédio da Visconde. Nos dias de prova, você poderá sair da sala após uma hora do seu início e deverá descer para o subsolo. Use o seu armário e a cantina quando seu horário de recreio iniciar. Elevadores Respeite sempre as regras de segurança do uso do elevador. Como o elevador não atende ao volume de pessoas concentradas no horário do recreio, seu uso só será permitido antes de bater o primeiro sinal do fim do recreio. Lembre-se de que o 1º sinal informa aos alunos que todos devem se dirigir às salas de aula, para que os trabalhos sejam iniciados ao toque do 2º sinal. Por essa razão, ao toque do 1 sinal, você não poderá utilizar os elevadores; deverá subir pelas escadas.

7 Fila da cantina Todos devem respeitar as filas da cantina para a compra do seu lanche. Há uma fila para os alunos de 6 e 7 ano e outra para os alunos de 8 e 9 ano. Você pode comprar um lanche para somente um colega, e desde que combine previamente, não quando estiver na fila. Quadras A utilização das quadras no horário do intervalo é uma atividade recreativa. Existe um rodízio para que todos possam utilizar a quadra democraticamente. Ele é feito anualmente pela Comissão de Representantes de Alunos. Todos devem respeitar essa regulamentação, bem como a preservação de um espírito esportivo que inclua o respeito ao adversário, o cumprimento dos horários e das regras estabelecidas. Nos dias de quadra, calcule um tempo para beber água e se lavar antes de o sinal tocar. Chegue à sala seco e limpo. Comemoracao de aniversario Os convites para comemorações de aniversário poderão ser distribuídos na Escola se todos os alunos da sala forem convidados. Caso você queira convidar um pequeno grupo, deverá fazê-lo fora do espaço escolar, evitando constrangimento entre os colegas. Provas de reposicao Caso perca alguma avaliação durante o bimestre, você deverá conversar com o seu professor. Haverá apenas uma prova com todo o conteúdo do bimestre que substituirá uma ou mais provas perdidas durante esse bimestre. Essa será a última oportunidade de reposição. Não há reposição da reposição. Informe-se com sua orientadora sobre a data dessa prova. Após o término das avaliações bimestrais, você receberá a data das provas de reposição, bem como o requerimento que deve ser preenchido e entregue na Tesouraria. As provas de reposição ocorrem após as provas bimestrais, no período da tarde.

8 Uso de celulares O celular é um bom recurso de comunicação entre seus pais e você. Entretanto, durante o período de aulas, os celulares devem ser mantidos desligados dentro das mochilas. Sempre que entrar em aula, verifique se o celular está, de fato, desligado. Caso ele toque durante esse período, você deverá sair da aula e procurar sua orientadora. Os celulares, nessas situações, serão recolhidos, encaminhados para Débora na secretaria da Diogo e apenas um responsável poderá retirá-lo. Nos dias de avaliações, redobre o cuidado (usar o celular durante a prova será considerado cola ). Durante a prova, caso um celular toque, você deverá procurar a Orientação antes de continuar a prova. Se isso ocorrer pela segunda vez, você perderá o direito de retornar ao trabalho. A prova será corrigida até a questão respondida por você. Ainda em situação de prova, se o celular tocar pela segunda vez após 6 meses da primeira ocorrência, o retorno à sala será permitido. Permanencia na escola a tarde Você pode permanecer na escola à tarde nas seguintes situações: realização de provas, participação nas oficinas, aulas de recuperação, cursos opcionais ou extracurriculares. Aguarde suas atividades sempre no térreo da Diogo Jácome. Não é permitido ficar no deque. Só podem ficar direto na escola os alunos que participam de atividades que se iniciam às 15h00. Nos outros horários, os alunos devem voltar para casa e retornar 15 minutos antes de seu início. A saída ocorre pela Rua Diogo Jácome. Trabalhos e pesquisas realizadas na Informática e na Biblioteca devem ser agendados.

9

Manual do aluno. 6 o ao 9 o ano

Manual do aluno. 6 o ao 9 o ano Manual do aluno 6 o ao 9 o ano Caro Aluno, Este manual é o resultado das discussões realizadas, no início do ano, por você e demais alunos, professores e coordenadores do 6º ao 9º ano sobre as regras que

Leia mais

Manual do aluno. 6 o ao 9 o ano

Manual do aluno. 6 o ao 9 o ano Manual do aluno 6 o ao 9 o ano Caro Aluno, Este manual é o resultado das discussões realizadas, no início do ano, por você e demais alunos, professores e coordenadores do 6º ao 9º ano sobre as regras que

Leia mais

ESCOLA MOBILE MANUAL DO ALUNO. 6º ao 9º ano

ESCOLA MOBILE MANUAL DO ALUNO. 6º ao 9º ano ESCOLA MOBILE MANUAL DO ALUNO 6º ao 9º ano Caro(a) Aluno(a), Este manual é o resultado das discussões realizadas, no início do ano, por você e demais alunos, professores e coordenadores do 6º ao 9º ano

Leia mais

ESCOLA MOBILE MANUAL DO ALUNO. 6º ao 9º ano

ESCOLA MOBILE MANUAL DO ALUNO. 6º ao 9º ano ESCOLA MOBILE MANUAL DO ALUNO 6º ao 9º ano Caro Aluno, Este manual é o resultado das discussões realizadas, no início do ano, por você e demais alunos, professores e coordenadores do 6º ao 9º ano sobre

Leia mais

Manual dos Alunos 6º AO 9º ANO 2019

Manual dos Alunos 6º AO 9º ANO 2019 Manual dos Alunos 6º AO 9º ANO 2019 Caro(a) Aluno(a), Este manual é o resultado das discussões realizadas, no início do ano, por você e demais alunos, professores e coordenadores do 6º ao 9º ano sobre

Leia mais

Manual do aluno 2o ao 5o ano 2017

Manual do aluno 2o ao 5o ano 2017 Manual do aluno 2 o ao 5 o ano 2017 Caro Aluno, Este manual é o resultado das contínuas discussões realizadas pelos alunos, professores e coordenadores do 2º ao 5º ano sobre as regras que regulam a convivência

Leia mais

Manual do aluno. 2 o ao 5 o ano

Manual do aluno. 2 o ao 5 o ano Manual do aluno 2 o ao 5 o ano Caro Aluno, Este manual é o resultado das contínuas discussões realizadas pelos alunos, professores e coordenadores do 2º ao 5º ano sobre as regras que regulam a convivência

Leia mais

ESCOLA MOBILE. MANUAL DO ALUNO 1º ao 5º ano

ESCOLA MOBILE. MANUAL DO ALUNO 1º ao 5º ano ESCOLA MOBILE MANUAL DO ALUNO 1º ao 5º ano 2018 Caro(a) Aluno(a), Este manual é o resultado das contínuas discussões realizadas pelos alunos, professores e coordenadores do 1º ao 5º ano sobre as regras

Leia mais

Boletim Informativo - Fundamental II

Boletim Informativo - Fundamental II Boletim Informativo - Fundamental II Bem-vindos! Teremos mais um ano de convivência e, neste informativo, registramos algumas informações importantes sobre o funcionamento do Ensino Fundamental II e nossas

Leia mais

MANUAL DOS ALUNOS 1º AO 5º ANO 2019

MANUAL DOS ALUNOS 1º AO 5º ANO 2019 MANUAL DOS ALUNOS 1º AO 5º ANO 2019 Caro(a) Aluno(a), Este manual é o resultado das contínuas discussões realizadas pelos alunos, professores e coordenadores do 1º ao 5º ano sobre as regras que regulam

Leia mais

Manual do Aluno. facebook/colegiosabermogi

Manual do Aluno. facebook/colegiosabermogi Manual do Aluno facebook/colegiosabermogi Normas quanto ao procedimento do aluno com relação à escola Horário: Fundamental II das 07h30 às 12h50. Fundamental I das 13h às 17h30. Educação Infantil das 13h30

Leia mais

HORÁRIOS DAS AULAS: 7:30 ATÉ 13:00 (INTERVALO 10:00 ÀS 10:30)

HORÁRIOS DAS AULAS: 7:30 ATÉ 13:00 (INTERVALO 10:00 ÀS 10:30) HORÁRIOS DAS AULAS: 7:30 ATÉ 13:00 (INTERVALO 10:00 ÀS 10:30) ATRASOS NO INÍCIO DO PERÍODO - Atrasados entram até às 07:40 - São tolerados apenas três atrasos no mês ATRASOS NO MEIO DO PERÍODO - Os alunos

Leia mais

AULA INAUGURAL. Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE

AULA INAUGURAL. Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE AULA INAUGURAL Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE BOAS-VINDAS SEMANA PEDAGÓGICA EQUIPE GESTORA Diretora: Ana Consuelo M. Lopes Oliveira Vice Diretora: Rossenita Ribeiro Coordenação Pedagógica:

Leia mais

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Ensino Fundamental Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Prezado aluno e família Este é um guia prático com as normas, procedimentos e esclarecimentos pertinentes ao seu cotidiano escolar

Leia mais

ENSINO MÉDIO MANHÃ. 7h30 8h20 1ª aula. 8h20 9h10 2ª aula. 9h10 9h40 Intervalo. 9h40 10h30 3ª aula

ENSINO MÉDIO MANHÃ. 7h30 8h20 1ª aula. 8h20 9h10 2ª aula. 9h10 9h40 Intervalo. 9h40 10h30 3ª aula 1 ENSINO MÉDIO MANHÃ 7h30 8h20 1ª aula 8h20 9h10 2ª aula 9h10 9h40 Intervalo 9h40 10h30 3ª aula 10h30 11h20 4ª aula 11h20 12h10 5ª aula 12h10 13h 6ª aula ATRASADOS PODERÃO ENTRAR ÀS 7h40 São tolerados

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 TEMAS BIMESTRAIS 1º Bimestre: Quem eu sou! 2º Bimestre: Minha decisão! 3º Bimestre: Colhendo o que plantei! 4º Bimestre: O meu papel no mundo! BOAS-VINDAS SEMANA PEDAGÓGICA

Leia mais

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 1º ANO

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 1º ANO AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 1º ANO TEMAS BIMESTRAIS 1º Bimestre: Quem eu sou! 2º Bimestre: Minha decisão! 3º Bimestre: Colhendo o que plantei! 4º Bimestre: O meu papel no mundo! BOAS-VINDAS SEMANA PEDAGÓGICA

Leia mais

NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2

NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2 NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2 1. HORÁRIO DAS AULAS 13h15 às 18h25 A aula iniciará às 13h15, com tolerância de 10 minutos. Os alunos do Ensino Fundamental 2 que chegarem após às 13h25 perderão

Leia mais

Horários 3 e 4 Saída antecipada 5 Faltas Educação física 7 Regimento 8 ao 12 Dúvidas frequentes 13 e 14 Central dos Vestibulares 15 Aulas Eletivas

Horários 3 e 4 Saída antecipada 5 Faltas Educação física 7 Regimento 8 ao 12 Dúvidas frequentes 13 e 14 Central dos Vestibulares 15 Aulas Eletivas Horários 3 e 4 Saída antecipada 5 Faltas Educação física 7 Regimento 8 ao 12 Dúvidas frequentes 13 e 14 Central dos Vestibulares 15 Aulas Eletivas Estudo do Meio 16 Líderes de classe 17 9º ano Segunda,

Leia mais

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO TEMAS BIMESTRAIS 1º Bimestre: Quem eu sou! 2º Bimestre: Minha decisão! 3º Bimestre: Colhendo o que plantei! 4º Bimestre: O meu papel no mundo! BOAS-VINDAS SEMANA

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR.....4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 4 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... 5 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO... 5 4.1 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1

Leia mais

AULA INAUGURAL. Ensino Fundamental Anos iniciais 1º ANO 2019 TEMA: SOU ÁGAPE

AULA INAUGURAL. Ensino Fundamental Anos iniciais 1º ANO 2019 TEMA: SOU ÁGAPE AULA INAUGURAL Ensino Fundamental Anos iniciais 1º ANO 2019 TEMA: SOU ÁGAPE EQUIPE GESTORA Diretora: Ana Consuelo M. Lopes Oliveira Vice Diretora: Rossenita Ribeiro Coordenação Pedagógica: Claudia Penna

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA. Horários. Abertura do portão para entrada dos alunos. Aviso que a 1ª aula começará em 5 minutos. Início da aula

ENTRADA E SAÍDA. Horários. Abertura do portão para entrada dos alunos. Aviso que a 1ª aula começará em 5 minutos. Início da aula Horários ENTRADA E SAÍDA 6h30 Abertura do portão para entrada dos alunos 6h55 7h00 12h45 13h10 13h15 Aviso de que a 1ª aula começará em 5 minutos Início da 1ª aula Saída Aviso que a 1ª aula começará em

Leia mais

NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO LA SALLE DORES/2018

NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO LA SALLE DORES/2018 NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO LA SALLE DORES/2018 > TURNO REGULAR < HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DO TURNO REGULAR Turno Manhã: Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Finais: entrada às 7h30min e

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR ) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR ) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR... 4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 4 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... 5 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO... 5 4.1 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1 ao

Leia mais

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 TEMA: SOU ÁGAPE

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 TEMA: SOU ÁGAPE AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 TEMA: SOU ÁGAPE EQUIPE PEDAGÓGICA Diretora: Ana Consuelo M. Lopes Oliveira Vice Diretora: Rossenita Ribeiro Coordenação Pedagógica: Tatiane Santos CENTROS DE ATIVIDADES

Leia mais

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 6º ANO 14/02/2017

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 6º ANO 14/02/2017 COMUNICADO 11/2017 OBJETIVOS DA REUNIÃO PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 6º 14/02/2017 Orientações sobre o trabalho pedagógico e a rotina escolar de 2017. Estabelecimento de parceria Escola-Família. Obs. Para

Leia mais

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017 COMUNICADO 13/2017 OBJETIVOS DA REUNIÃO PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º S 15/02/2017 Orientações sobre o trabalho pedagógico e a rotina escolar de 2017. Estabelecimento de parceria Escola-Família.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO 2013/ 2014 REGULAMENTO DE ESTABELECIMENTO 1. HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Leia mais

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL - 2018 TEMAS BIMESTRAIS 1º Bimestre: Quem eu sou! 2º Bimestre: Minha decisão! 3º Bimestre: Colhendo o que plantei! 4º Bimestre: O meu papel no mundo! BOAS-VINDAS SEMANA

Leia mais

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã Normas do Colégio Lumen Vitae Somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida. A parceria

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Orientações sobre o Programa de Certificação Profissional

ORIENTAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Orientações sobre o Programa de Certificação Profissional ORIENTAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL Orientações sobre o Programa de Certificação Profissional 1. PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL 1.1 - ORIENTAÇÕES QUANTO A INSCRIÇÃO Leia atentamente

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã. Período da Tarde. Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã. Período da Tarde. Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) Normas do Colégio Lumen Vitae Somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida. A parceria

Leia mais

Regulamento Geral de Participação nos Cursos Esportivos/ Culturais Oferecidos pela AABB-SP

Regulamento Geral de Participação nos Cursos Esportivos/ Culturais Oferecidos pela AABB-SP Regulamento Geral de Participação nos Cursos Esportivos/ Culturais Oferecidos pela AABB-SP I) Inscrição a) Dirigir-se a Secretaria Geral para efetuar sua matrícula nos cursos e agendar o exame médico para

Leia mais

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2015 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS CORAIS ADULTOS 06/2012- VI ENACOPI

INSTRUÇÕES AOS CORAIS ADULTOS 06/2012- VI ENACOPI INSTRUÇÕES AOS CORAIS ADULTOS 06/2012- VI ENACOPI RECEPÇÃO 1) A recepção aos coralistas será no HALL de entrada do TEATRO MUNICIPAL DR. LOSSO NETO, Av. Independência, 277, Centro, Piracicaba. Aconselhamos

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS Terceirão Descrição Terceirão é a denominação que o COC utiliza, há mais de 30 anos, para a terceira série do Ensino Médio Integrado, em que todos os conteúdos

Leia mais

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Cinesioterapia

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Cinesioterapia Regulamento para a utilização do Laboratório de Cinesioterapia REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CINESIOTERAPIA I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE CINESIOTERAPIA 1. Auxiliar o aluno na introdução

Leia mais

PARTE DO REGIMENTO ESCOLAR QUANTO ÀS NORMAS DISCIPLINARES DO COLÉGIO incluindo as NORMAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL (ENSINO MÉDIO - 1ª a 3ª ª série)

PARTE DO REGIMENTO ESCOLAR QUANTO ÀS NORMAS DISCIPLINARES DO COLÉGIO incluindo as NORMAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL (ENSINO MÉDIO - 1ª a 3ª ª série) PARTE DO REGIMENTO ESCOLAR QUANTO ÀS NORMAS DISCIPLINARES DO COLÉGIO incluindo as NORMAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL (ENSINO MÉDIO - 1ª a 3ª ª série) - 2018 COMPETE DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DOM BARRETO:

Leia mais

NORMAS PARA O ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO

NORMAS PARA O ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO NORMAS PARA O ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO A vida em comunidade supõe um comportamento baseado em valores assumidos e vividos em família e na Escola. As ações individuais

Leia mais

Horários 3 e 4 Atrasos 5 Saída antecipada 6 Comunicação família/escola 7 Lição de casa 8 Biblioteca 9 Recomendações 10 Regimento 11 ao 19

Horários 3 e 4 Atrasos 5 Saída antecipada 6 Comunicação família/escola 7 Lição de casa 8 Biblioteca 9 Recomendações 10 Regimento 11 ao 19 Horários 3 e 4 Atrasos 5 Saída antecipada 6 Comunicação família/escola 7 Lição de casa 8 Biblioteca 9 Recomendações 10 Regimento 11 ao 19 Aniversários / Dia do Brinquedo 20 Materiais / medicamentos 21

Leia mais

Orientações Gerais para Família/Aluno

Orientações Gerais para Família/Aluno 1 São Luís Guanella Rogai por nós. www.emdp.com.br Orientações Gerais para Família/Aluno 2 Apresentação Querido Aluno, É com muito carinho que recebemos você em nossa Escola. Iniciamos um novo ano com

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO Fortaleza 2012 1 APRESENTAÇÃO A Biblioteca tem como objetivo disponibilizar a informação registrada em qualquer suporte documental,

Leia mais

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2015 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo. Regulamento da Biblioteca

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo. Regulamento da Biblioteca PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES Página1 REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES INTRODUÇÃO Preâmbulo 1. O presente regulamento foi elaborado com o objectivo de regular todos os procedimentos de realização dos exames, antes do seu início

Leia mais

NORMAS DISCIPLINARES

NORMAS DISCIPLINARES Educação Infantil e Ensino Fundamental I NORMAS DISCIPLINARES 1. HORÁRIO DAS AULAS Educação Infantil 13h15 às 18h O Colégio abrirá às 13 horas. Não é permitido que os alunos transitem pela escola ou fiquem

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão M.A.P.A. 2016 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS Descrição Terceirão Terceirão é a denominação que o COC utiliza, há mais de 30 anos, para a terceira série do Ensino Médio Integrado, em que todos os conteúdos

Leia mais

NORMAS PARA O ALUNO DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

NORMAS PARA O ALUNO DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NORMAS PARA O ALUNO DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO A vida em comunidade supõe um comportamento baseado em valores assumidos e vividos em família e na Escola. As ações individuais

Leia mais

Manual do Aluno 2016

Manual do Aluno 2016 Manual do Aluno 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Mensagem para o aluno(a) O Colégio Santa Ângela sente-se feliz e honrado em tê-lo como aluno(a) no ano letivo que se inicia. No C. S. A., o

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO 1. Horário de Funcionamento - Período letivo: segunda a sexta-feira: 8-22h e sábados: 9-13h (sábados próximos à feriados

Leia mais

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 1 A Escola funciona de 2ª (segunda-feira) a 6ª (sexta-feira), nos seguintes horários: Secretaria da Escola Manhã: das

Leia mais

Primeira viagem de avião

Primeira viagem de avião Primeira viagem de avião acessoriaviagem.com.br Primeira viagem de avião PRÉ VIAGEM Para quem vai viajar de avião pela primeira vez, existe uma cerca insegurança de como tudo funciona, então separamos

Leia mais

3º ANO. Ensino Fundamental I

3º ANO. Ensino Fundamental I 3º ANO Ensino Fundamental I 2012 VÍDEO: LIMITES Leo Fraiman - Psicoterapeuta e supervisor clínico, especializado na área da educação. - Mestre em psicologia pela USP. - Professor da cadeira de Projeto

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL. A prevenção é importante dentro e fora do campus

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL. A prevenção é importante dentro e fora do campus MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL A prevenção é importante dentro e fora do campus MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL Considerando que a prevenção e atenção aos pequenos detalhes de segurança podem evitar grandes problemas,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2013

MANUAL DO ALUNO 2013 MANUAL DO ALUNO 2013 Caro aluno, Todo local que frequentamos, assim como em qualquer grupo social, há regras que permitem e facilitam a convivência. O objetivo deste Manual é que você conheça nossas rotinas

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...3 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL...3 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA...

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...3 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL...3 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...3 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO...3 2.1. EDUCAÇÃO INFANTIL...3 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA...4 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...5 4.4 Consultas aos Resultados (5º ano do Ensino

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM TUPÃ/SP 2016 SUMÁRIO I DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS III DO FUNCIONAMENTO IV DOS DIREITOS E DEVERES DOS

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR REDE SESI/MS

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR REDE SESI/MS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR REDE SESI/MS Biblioteca do sesi A biblioteca escolar tem como objetivo promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição

Leia mais

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Versão de 09.10.14 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Sumário Sumário 1. Pontualidade... 2 2 Uso do Uniforme... 3 3 Saída Antecipada...

Leia mais

Regulamento da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Escalada Esportiva Modalidade Boulder

Regulamento da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Escalada Esportiva Modalidade Boulder Regulamento da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Escalada Esportiva 2007 - Modalidade Boulder 1. Introdução 1 1.1. Apenas atletas registrados junto à FGM terão seus resultados contabilizados para o Campeonato

Leia mais

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018 PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018 COLÉGIO SÃO DOMINGOS ARAXÁ 2018: O COLÉGIO COMPLETA 90 ANOS ESTUDAR NO CSD É UMA GRANDE FESTA! Os valores dominicanos: verdade, justiça e solidariedade - O material

Leia mais

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos M.A.P.A. 2015 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Ensino Fundamental I Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol

Leia mais

- Considerando Ata n. 02/2016 da reunião do Conselho Superior ocorrida no dia 09 de junho de 2016, baixa a seguinte: RESOLUÇÃO

- Considerando Ata n. 02/2016 da reunião do Conselho Superior ocorrida no dia 09 de junho de 2016, baixa a seguinte: RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 008/2016 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DA BIBLIOTECA MINISTRO ULYSSES RODRIGUES. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 7º do Regimento Interno do

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2017 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

Horários e atrasos. Os atendimentos financeiro-administrativos ocorrerão somente nos horários: de 8h às 11h, de 14h às 16h30 e de 17h30 às 18h30.

Horários e atrasos. Os atendimentos financeiro-administrativos ocorrerão somente nos horários: de 8h às 11h, de 14h às 16h30 e de 17h30 às 18h30. Horários e atrasos Os atendimentos financeiro-administrativos ocorrerão somente nos horários: de 8h às 11h, de 14h às 16h30 e de 17h30 às 18h30. Já os atendimentos com a Coordenação pedagógica e com as

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 2015 I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas experimentais das disciplinas específicas de

Leia mais

Informações Gerais Turno Integral

Informações Gerais Turno Integral COLÉGIO CURITIBANO ADVENTISTA BOM RETIRO Informações Gerais Turno Integral Tratar com mentes humanas é a mais bela obra em que já se ocuparam os homens. Ellen G. White 1) HORÁRIOS DO TURNO INTEGRAL Chegada

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO Art. 1 - DA FINALIDADE DA BIBLIOTECA 1º - A Biblioteca Professor Aléssio Sandro presta seus serviços

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2019

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2019 0 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos estudantes que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não saiam sem assinar a lista,

Leia mais

Educando corações novos para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES E AGENDA ESCOLAR 2014

Educando corações novos para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES E AGENDA ESCOLAR 2014 Educando corações novos para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES E AGENDA ESCOLAR 2014 Um novo ano letivo se inicia e todos nós estamos felizes em recebê-lo(a) como nosso(a) estudante. Agradecemos

Leia mais

Horários 3 Uniforme 4 Saída antecipada 5 Nossa equipe 6 e 7 Comunicação escola/família 8 Fique esperto 9 Atrasos 10 Regimento 11 ao 16 Escola de

Horários 3 Uniforme 4 Saída antecipada 5 Nossa equipe 6 e 7 Comunicação escola/família 8 Fique esperto 9 Atrasos 10 Regimento 11 ao 16 Escola de Horários 3 Uniforme 4 Saída antecipada 5 Nossa equipe 6 e 7 Comunicação escola/família 8 Fique esperto 9 Atrasos 10 Regimento 11 ao 16 Escola de idiomas 17 Plantão de dúvidas 19 Atividades extracurriculares

Leia mais

Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental

Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1- Agenda Escolar (adquirida na Escola) Informativo 2019 - Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental É vendida na secretaria a agenda escolar exclusiva do Colégio. Os responsáveis

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 2º SEMESTRE DE 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 2º SEMESTRE DE 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 2º SEMESTRE DE 2015 A Senhora Juliana Salvador Ferreira de Melo, Vice-Reitora do Centro Universitário Newton Paiva, mantido pelo

Leia mais

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos M.A.P.A. 2017 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Ensino Fundamental I Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO CCT

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO CCT REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO HORÁRIO 1. Horário de funcionamento da para atendimento ao público da nossa instituição: de 2ª a 6ª feira, de 8h às 20h; Período de férias: de 2ª a 6º feira, de 8h às 18h.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 1º SEMESTRE DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 1º SEMESTRE DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REITORIA REGULAMENTO AVALIAÇÃO GLOBAL 1º SEMESTRE DE 2017 De ordem do Sr. João Paulo Barros Beldi, Magnífico Reitor do Centro Universitário Newton Paiva, mantido pelo

Leia mais

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO MANUAL DA FAMÍLIA Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO Proporcionar condições para que as pessoas aprimorem seus conhecimentos,

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2019 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

CARTILHA DE DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS DO COLÉGIO RODIN

CARTILHA DE DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS DO COLÉGIO RODIN CARTILHA DE DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS DO COLÉGIO RODIN São deveres dos alunos: I. Acatar e respeitar as autoridades da Escola, os funcionários e seus colegas; II. Ser pontual e assíduo aos horários

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...4 2. ACOMPANAHNTES...5 3. VISITAS...6 Horários...6 4. INFORMAÇÕES GERAIS...7 4.1 Itens permitidos aos pacientes...7 4.2 Itens

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2018

MANUAL DO ALUNO 2018 MANUAL DO ALUNO 2018 1. MATRÍCULA E ACOMPANHAMENTO Os responsáveis pela matrícula deverão estar em ordem com toda documentação exigida pela secretaria no ato da matrícula, e se comprometer a regularizar

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR NORMAS DISCIPLINARES: DIREITOS e DEVERES DISCENTES ANO LETIVO 2019 É DIREITO DO ALUNO: I- Receber,

Leia mais

Road Brasil Ride 2019 Briefing eletrônico

Road Brasil Ride 2019 Briefing eletrônico Road Brasil Ride 2019 Briefing eletrônico Caro atleta, seja bem vindo a mais uma edição da Road Brasil Ride. Temos orgulho em salientar que esta prova foi eleita por 4 anos consecutivas como a melhor prova

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015)

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários: Manhã (entrada): 7h e 10 min/saída: 12h e 45 min 2ª série na 2ª feira/saída: 13h e

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O APLICADOR COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTOS 2018

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O APLICADOR COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTOS 2018 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O APLICADOR COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTOS 2018 Julho de 2018 INSTRUÇÕES GERAIS Esta prova refere-se à segunda fase da Competição USP de Conhecimentos 2018 e sua atitude não

Leia mais

Normas e Orientações Gerais

Normas e Orientações Gerais Normas e Orientações Gerais Ensino Fundamental I (do 2º ao 5º ano) I. Horário 1. Os Horários de entrada e de saída devem ser rigorosamente respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante

Leia mais

PORTARIA Nº 02/2016 (reeditada com alterações)

PORTARIA Nº 02/2016 (reeditada com alterações) PORTARIA Nº 02/2016 (reeditada com alterações) Regulamento Geral das Avaliações do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo UNISAL Unidade de Americana Atenção! A letra e do item

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental II

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental II 2018 Orientações gerais para as famílias Ensino Fundamental II Prezados Pais, Favorecer o autodesenvolvimento: é esse o objetivo da Educação. Aprende-se melhor num ambiente de harmonia, de equilíbrio físico,

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários Entrada: 7h e 10 minutos Saída: 11h e 55 min (cinco aulas) e 12h e 45 min (seis

Leia mais

Guia de orientações gerais º e 7º ano

Guia de orientações gerais º e 7º ano Guia de orientações gerais 2019 6º e 7º ano Caro(a) estudante, A escola é um espaço de estudo e trabalho. Para que todos possam usufruí-lo, aprendendo e se desenvolvendo, você deve colaborar e ser responsável

Leia mais