PLANO DE SEGURANÇA PARA O PÚBLICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE SEGURANÇA PARA O PÚBLICO"

Transcrição

1 PLANO DE SEGURANÇA PARA O PÚBLICO

2 Podem ter certeza, aqui vocês vão encontrar o melhor Rally Velocidade da América do Sul. A cidade de Erechim, conhecida como Capital da Amizade, vem há 18 anos provando e comprovando que tem condições para sediar o Rally de Erechim e isso se demonstra na organização do evento e também na quantidade de espectadores que aqui aportam a cada ano que passa. O Rally traz a Erechim alegrias. Mas não somente isso. Traz também experiências positivas para uma cidade rica em dinamismo. Realizar o Rally de Erechim é saber que ano a ano somos capazes de surpreender, não somente nossos munícipes, mas a população de todo Estado, e até de outros países. Erechim só tem a ganhar com a realização da prova. Seja na divulgação do município além de suas fronteiras, seja no impulso econômico que recebe nos dias do evento. O fortalecimento no turismo, na cadeia de hotéis, na gastronomia é grande. Mas o melhor de tudo isso é que este evento esportivo, que é uma das mais importantes marcas da nossa querida cidade é, acima de tudo, democrático e promove a autoestima da nossa população. Chegamos a 18ª edição do Rally de Erechim alicerçado na parceria entre as esferas do poder público e privado. A prova, que mobiliza milhares de pessoas, desde organizadores e pilotos, amantes do esporte e voluntários, consolida Erechim como um importante destino turístico, envolvendo um contingente significativo de pessoas para trabalhar em prol de uma grande paixão: o automobilismo. Obrigado a todos que fazem parte deste grandioso evento. Bem-vindos à Capital da Amizade! Paulo Alfredo Polis Prefeito de Erechim

3 Dicas de Segurança Ao organizar o Rally Erechim, o EAEC trata a segurança como tema de extrema importância. A preocupação começa na escolha das especiais, buscando trechos de fácil acesso e boa localização para o público. Para que o melhor Rally aconteça, é muito importante que você siga as instruções e as dicas de segurança, respeitando os espaços permitidos, sem esquecer de agir com cautela nos deslocamentos. FITAS DE ADVERTÊNCIA PROIBIDO PERMANECER NESTE LOCAL LIMITES DA SUA SEGURANÇA NÃO ULTRAPASSE O EAEC se exime de qualquer responsabilidade em caso de acidente(s) em áreas proibidas ao público. IMPORTANTE! A Organização poderá anular a disputa de uma prova especial caso exista insegurança causada ou atribuída ao público. Fique atento às numerações dos carros de segurança: S VASSOURA Passa 1h30min antes da largada do primeiro competidor, fechando a estrada da especial. Passa 60min antes da largada do primeiro competidor. Ele passa aproximadamente 30min antes da largada do primeiro competidor. Aproximadamente 10min antes da largada do primeiro competidor, larga o carro 0. Passa após o último competidor, indicando a liberação do trecho e reabilitando a circulação para qualquer veículo. área exclusiva para imprensa Escolha por um dos pontos sinalizados no mapa e ingresse nas especiais pelos caminhos indicados nos guias oficiais do evento. Se você optar por ingressar com o seu veículo na especial, chegue com antecedência de 90 minutos antes da hora oficial da largada. Acate as instruções dos agentes de trânsito e oficiais de prova e nunca atravesse a pista. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, use calçados leves e não esqueça do filtro solar. IMPORTANTE Nunca tranque as estradas de acesso. Elas servem também de rotas de evacuação de segurança do Rally. Respeite as fitas de advertência e procure lugares mais altos do que a estrada. Redobre os cuidados se estiver com crianças. Em caso de acidente não invada a pista, nem tente o socorro a possíveis vítimas. Existem pessoas qualificadas para tal função. Não acenda fogueiras.

4 LOCALIZE-SE NO PARQUE DE EVENTOS Um novo fluxo para carros e espectadores foi estudado, garantindo ao público circulação livre, podendo acompanhar o serviço das equipes sem comprometer a segurança e o andamento da prova.

5 Mapa Geral Destacamos para você os melhores pontos para assistir ao Rally Erechim Através deles é possível circular normalmente e alcançar os locais para assistir as especiais. LEGENDA Largada Chegada SD QS Paulo Bento... 4,4 Km Super Prime EAEC... 3,6 Km SS Vale Dourado... 16,1 Km SS Vale dos Parreirais... 14,1 Km SS Barão de Cotegipe Cavaletti... 13,2 Km SS Verdureiros Plaxmetal... 11,6 Km SS Campininha Rei Verde... 20,2 Km SS ACCIE... 1,8 Km ACESSOS PARA AS ESPECIAIS: Através destes pontos é possível circular normalmente e alcançar os locais para assistir as Especiais. Para utilizar estes acessos é preciso chegar antes da passagem do Carro 01, ou seja, em torno de 1h30 antes das provas. Para sair, deverá aguardar o encerramento e a abertura da estrada. IMPORTANTE Nunca tranque as estradas de acesso. Elas servem também de rotas de evacuação de segurança do Rally.

6 Shakedown QS Paulo Bento Sexta - 22 de maio 4x4 Shakedown - 7h20 Qualifying Stage - 9H18 4x2 Shakedown - 11h Cross Country Shakedown - 13h ATENÇÃO! Neste trecho haverá circulação de veículos de levantamento. 90º Igreja Linha Bethel S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pelo asfalto (RS211) em direção a Paulo Bento por 1.800m até o acesso da especial Verdureiros. Percorra a via principal por 4.000m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita. 90º Capela Queijaria Mariga S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pelo asfalto (RS 211) em direção a Paulo Bento por 1.800m até o acesso da especial Verdureiros. Percorra a via principal por 3.100m, dobre a direita e ande mais 1400m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita.

7 Super Prime EAEC Sexta - 22 de maio - 18h34 Sábado - 23 de maio - 14h33 SS ACCIE Domingo - 24 de maio - 11h23 A SS ACCIE será a última especial de domingo e acontecerá na mesma pista do Super Prime. A largada será de um carro por vez, com a contagem de tempo da mesma forma que nas demais especiais. É muito mais adrenalina no encerramento das provas! Entrada: 1kg de alimento não perecível. Exceto sal. Estacionamento: Motocicletas - R$ 5,00 Automóveis - R$ 10,00

8 SS Vale Dourado Sábado - 23 de maio 1ª passagem 08h43 2ª passagem 11h50 SETE DE SETEMBRO S W CAMPING e REFEIÇÃO A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, saindo pela BR 153, sentido Concórdia, ande por 8.200m até chegar ao trevo de Gaurama. Continue em direção a Concórdia por mais 6.700m. Saia da BR 153 dobrando à esquerda. Siga pela principal (sentido de prova) por 5.300m até encontrar a Comunidade Sete de Setembro.OBS.: Por motivos de segurança, para acessar este ponto, será necessário chegar ao local 2 horas antes da especial estar fechada. Após este horário, não haverá acesso pela estrada. 90º Rápido S W A partir do trevo da RS 420, siga em sentido a Aratiba por 8.600m. Dobre à direita no trevo e ande por mais 4.200m. Vire à direita, passando a ponte estreita siga por mais 1.300m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita. RIO VERDE S W CAMPING e REFEIÇÃO A partir do trevo da RS 420, siga em sentido a Aratiba por 8.600m. Dobre à direita no trevo e ande por mais 4.200m. Vire à direita, passando a ponte estreita e siga por mais 1.300m. Dobre à direita e siga por mais 2.000m até a comunidade Rio Verde. Os carros virão da direita para esquerda. OBS.: Por motivos de segurança, para acessar este ponto, será necessário chegar ao local 2 horas antes da especial estar fechada. Após este horário, não haverá acesso pela estrada. Gancho Esperança S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, saindo pela BR 153, sentido Concórdia, ande por 8.200m até chegar ao trevo de Gaurama. Continue em direção a Concórdia por mais 3.000m. Saia da BR 153 dobrando à esquerda. Percorra 100m e dobre à direita. Siga por mais 3.000m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da direita para a esquerda.

9 SS Vale dos Parreirais Sábado - 23 de maio 1ª passagem 09h21 2ª passagem 12h28 SÃO BRÁZ S W CAMPING e REFEIÇÃO A partir do trevo da RS 420, siga em sentido a Aratiba por m. Dobre à esquerda antes da Ponte (Comunidade Coan). Siga por 2.300m e mantenha-se à esquerda. Ande mais 1.800m até chegar a Comunidade São Brás. Os carros virão da esquerda para a direita. OBS.: Por motivos de segurança, para acessar este ponto, será necessário chegar ao local 2 horas antes da especial estar fechada. Após este horário,não haverá acesso pela estrada. Gancho Batistela S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, dobre à direita, percorra 200m e dobre à esquerda no cruzamento, seguindo por 2.700m até o trevo do Bairro Três Vendas. Dobre à esquerda e siga pela BR 480 (sentido Barão de Cotegipe) por 5.100m. Saia da principal virando à direita (Linha Batistela) e percorra mais 1.600m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da direita para a esquerda.

10 SS Barão de Cotegipe Cavaletti Sábado - 23 de maio - 1ª passagem 09h49-2ª passagem 12h56 Gancho rápido S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pelo asfalto (RS 211) em direção a Paulo Bento por 7.000m e saia da principal dobrando à direita. Ande por 1.000m e dobre à direita novamente. Percorra mais 450m e vire à esquerda. Logo em seguida (250m) dobre à direita e siga pela principal por mais 1.300m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita. Gancho Bandiera S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, dobre à direita, percorra 200m e dobre à esquerda no cruzamento, seguindo por 2.700m até o trevo do Bairro Três Vendas. Dobre à esquerda e siga pela BR 480 (sentido Barão de Cotegipe) por 5.100m. Saia da principal dobrando à esquerda (Linha Batistela) e percorra mais 1.100m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da direita para a esquerda. Cervejaria Ágape S W REFEIÇÃO A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, dobre à direita, percorra 200m e dobre à esquerda no cruzamento, seguindo por 2.700m até o trevo do Bairro Três Vendas. Dobre à esquerda e siga pela BR 480 por 5.100m. Saia da principal dobrando à esquerda (Linha Batistela) e percorra mais 2.000m até encontrar a Cervejaria Ágape à direita. Os carros virão da esquerda para a direita. OBS.: Por motivos de segurança, para acessar este ponto,será necessário chegar ao local 2 horas antes da especial estar fechada. Após este horário, não haverá acesso pela estrada. Gancho Paulo Bento S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pelo asfalto (RS 211) em direção a Paulo Bento por 4.900m e saia da principal dobrando à direita. Ande por mais 400m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da direita para a esquerda.

11 SS Verdureiros Plaxmetal Domingo - 24 de maio - 1ª passagem 08h03-2ª passagem 10h22 Campo Mariga S O A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pelo asfalto (RS 211) em direção a Paulo Bento por 2.900m e saia da principal dobrando à esquerda. Ande por mais 2.500m e vire à esquerda até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita. Gancho Transbrasiliana S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pela BR153, sentido Passo Fundo, por 1.700m até chegar ao Posto BR. Vire à direita para continuar na BR 153 (estrada de chão). Percorra 2.700m na principal até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da direita para a esquerda. Gancho In Heaven S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, sigapela RS135, sentido Passo Fundo por m e saia da principal dobrando à direita. Siga por mais 3.400m (mantendo sempre à esquerda). Vire à direita e siga por mais 1.900m. Dobre à direita novamente e percorra mais 600m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita.

12 SS Campininha Rei Verde Domingo - 24 de maio - 1ª passagem 08h26-2ª passagem 10h45 Gancho Zanella S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, saindo pela BR 153, sentido Concórdia, ande por 3.700m e entre no acesso ao distrito industrial à direita. Percorra 900m até chegar ao primeiro semáforo. Dobre à direita e siga por mais 900m até o segundo semáforo. Dobre novamente à direita, seguindo pela RS 477 por 3.600m até o trevo Barragem da Corsan. Dobre à direita (abandonando a principal) e percorra 800m. Vire à esquerda e siga por mais 300m até chegar a uma bifurcação. Mantenha-se à direita e siga pela principal por mais 2.100m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita. Gancho sobre trilhos S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pela BR153, sentido Passo Fundo, por 1.500m. Contorne a alça de acesso antes do Posto BR, atravessando a BR153 e siga à esquerda pela estrada de chão por 250m. Vire à direita e siga por mais 650m até encontrar a estrada fechada.os carros virão da esquerda para a direita. Salto Sobre trilhos S W A partir do Portão 01 do Parque da ACCIE, siga pela RS 135, sentido Passo Fundo, por 2.600m. Saia da principal dobrando à esquerda (estrada do primeiro motel). Percorra mais 500m até encontrar a estrada fechada. Os carros virão da esquerda para a direita.

13

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas 4 Regras de Trânsito 4-1 Regras de trânsito no Japão No Japão, as regras de trânsito são estabelecidas respectivamente para, automóveis e motos, bicicletas. Recomenda-se a assimilação rápida e correta

Leia mais

Regulamento Particular de Prova RPP Prova 0svaldo Afonso Chitolina

Regulamento Particular de Prova RPP Prova 0svaldo Afonso Chitolina 6ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 2008 2ª Etapa do Campeonato Alto Uruguai de Rally Regularidade 2008 Copa Posto Longo & Filhos / Grapol Móveis 06 de Setembro de 2008 em Erechim RS. Regulamento

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

1º Rally de velocidade de Avaré

1º Rally de velocidade de Avaré Página1 1º Rally de velocidade de Avaré 11 A 12 DE JULHO DE 2015 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA (RPP) Página2 1.1 1º

Leia mais

4º Rally de Taubaté 2014

4º Rally de Taubaté 2014 Página1 4º Rally de Taubaté 2014 26 A 27 DE ABRIL DE 2014 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA Página2 1. INTRODUÇÃO 1.1 4º

Leia mais

Rally de velocidade de Indaiatuba

Rally de velocidade de Indaiatuba Página1 Rally de velocidade de Indaiatuba 20 A 21 DE SETEMBRO DE 2014 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 3ª e 4ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA Página2 1.

Leia mais

Plano de Segruança. Rally Cascavel 2013

Plano de Segruança. Rally Cascavel 2013 Plano de Segruança Rally Cascavel 2013 O Plano de Segurança aqui apresentado é baseado no: a) Presente Regulamento Particular e Adendos da Prova; b) Regulamentos Desportivo e Técnico do Campeonato Brasileiro

Leia mais

Erechim Rally Internacional 2014

Erechim Rally Internacional 2014 Erechim Rally Internacional 2014 Erechim Rio Grande do Sul Brasil 29 de Maio a 01 de Junho de 2014 NOTA: Em caso de diferenças de interpretação entre os termos utilizados nas diferentes traduções deste

Leia mais

Rally de velocidade de Itu

Rally de velocidade de Itu Página1 Rally de velocidade de Itu 19 A 20 DE DEZEMBRO DE 2015 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA (RPP) Página2 1.1 Rally

Leia mais

2º RALLY DAS ARAUCÁRIAS 2014 05, 06 e 07 DE DEZEMBRO DE 2014

2º RALLY DAS ARAUCÁRIAS 2014 05, 06 e 07 DE DEZEMBRO DE 2014 2º RALLY DAS ARAUCÁRIAS 2014 05, 06 e 07 DE DEZEMBRO DE 2014 CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY DE VELOCIDADE 6º Evento do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade CAMPEONATO PARANAENSE DE RALLY DE VELOCIDADE

Leia mais

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio:

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta BH tem espaço para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: Índice Quando você estiver pedalando. 04 Quando você estiver dirigindo. 10 Algumas

Leia mais

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO.

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. CUIDADO NO TRANSITO MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. AS CRIANÇAS DEVEM RESPEITAR PARA OS LADOS DEVEM OLHAR. SE NÃO VIER NENHUM AUTOMÓVEL

Leia mais

Coordenadas (GPS): S 22 o 25' 40.3" W 43 o 17' 49.2"

Coordenadas (GPS): S 22 o 25' 40.3 W 43 o 17' 49.2 Coordenadas (GPS): S 22 o 25' 40.3" W 43 o 17' 49.2" Origem: Rio de Janeiro 1. Ingressar na BR-040 (Rodovia Rio-Juiz de Fora-Belo Horizonte); 2. Passar pelo pedágio e logo em seguida subir à serra. 3.

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

Informações aos pilotos

Informações aos pilotos EXTRA OFICIAL FALTA COMPLEMENTAÇÃO E MAPAS 28 ENDURO das MONTANHAS 2013 Informações aos pilotos Largadas : Sábado UTVs e QUADs 8:00 hs Shopping Serrazul Rodovia dos Bandeirantes km 72 Itupeva Nos fundos

Leia mais

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável.

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Manual do Ciclista Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Pedala BH. O programa que vai mudar a cara da cidade. Pedala BH é o programa criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio

Leia mais

RALLY DE POMERODE 2016

RALLY DE POMERODE 2016 Página1 RALLY DE POMERODE 2016 11 A 12 DE MARÇO DE 2016 CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY DE VELOCIDADE 1ª Prova do Campeonato Brasileiro de Rally de velocidade CAMPEONATO PARANAENSE DE RALLY DE VELOCIDADE

Leia mais

INFORMAÇÕES DO 9º ENCONTRO CAPIXABA DE ESCALADA

INFORMAÇÕES DO 9º ENCONTRO CAPIXABA DE ESCALADA INFORMAÇÕES DO 9º ENCONTRO CAPIXABA DE ESCALADA CAMPING DO EVENTO O camping será realizado na Associação do Banco do Brasil (ABB) que fica localizado entre a cidade de Itaguaçu e Itarana no sábado, domingo

Leia mais

Rally de Inverno 23 A 24 DE JULHO DE 2016. CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally

Rally de Inverno 23 A 24 DE JULHO DE 2016. CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally Página1 Rally de Inverno 23 A 24 DE JULHO DE 2016 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA (RPP) Página2 1.1 Rally de Inverno

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO Campeonato Paulista Off Road 2015 Regulamento Particular de Prova 5ª Etapa Pindamonhangaba/SP 05 de dezembro de 2015 Organização: FASP Federação de Automobilismo de São Paulo. Promoção / Realização: Paulista

Leia mais

Sistema de Cronometragem Tipos de Provas. Prova Regularidade

Sistema de Cronometragem Tipos de Provas. Prova Regularidade Sistema de Cronometragem Tipos de Provas A TOTEM desenvolve equipamentos e programas de cronometragem e abaixo listamos os principais modelos de provas para os quais temos pacotes de de solução completa.

Leia mais

Regras de Trânsito do Japão

Regras de Trânsito do Japão Regras de Trânsito do Japão (Versão para pedestres e bicicletas) ~ Para não sofrer acidentes de trânsito ~ Supervisão: Polícia da Província de Gifu Edição / Publicação: Província de Gifu Regras básicas

Leia mais

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES O Rallye da Independência, que terá em 2014 sua 25ª edição, é uma prova de regularidade absoluta com médias de velocidades preestabelecidas, passando por percurso desconhecido,

Leia mais

2º Rally de São Luiz do Paraitinga

2º Rally de São Luiz do Paraitinga 2º Rally de São Luiz do Paraitinga 27 A 28 DE FEVEREIRO DE 2016 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA (RPP) Página1 1.1 2º

Leia mais

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135

Atropelamentos. Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135 Atropelamentos Não seja mais uma vítima! Gestão Ambiental da nova BR-135 2 Atropelamentos 3 Cartilha de Educação Ambiental Tema: Atropelamentos Ano II, número 1, III trimestre de 2011 Redação, Diagramação

Leia mais

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES 1 FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES Londrina (PR) 2009 Caro cidadão londrinense: 2 Londrina quer um trânsito mais seguro. E convida você para entrar nesta campanha. Esta cartilha traz informações sobre como

Leia mais

SMSCROSS - Promoções e Eventos

SMSCROSS - Promoções e Eventos SMS SUPER VELOCROSS 2016 REGULAMENTO GERAL VELOCROSS. 06-01-2016 DEFINIÇÃO: Denomina-se, competição de VELOCROSS, aquelas que se desenrolam por vários tipos terrenos com trajetos pré-fixados e dificuldades

Leia mais

Diablos motorcycle culture

Diablos motorcycle culture Diablos motorcycle culture Run Book Jul 2014 Bem vindo Inspirado em eventos como El Diablo Run e Gypsy Run, a primeira edição do RoadStock traz a Minas Gerais o espírito da Traditional Run, ou seja: High

Leia mais

O que é o Direção Positiva?

O que é o Direção Positiva? Abril - 2014 1 2 O que é o Direção Positiva? O novo projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivos: Contribuir com a redução dos

Leia mais

RALLY PÓS COLHEITA 2011 26 E 27 DE AGOSTO DE 2011 5 CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY 3 CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLY

RALLY PÓS COLHEITA 2011 26 E 27 DE AGOSTO DE 2011 5 CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY 3 CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLY RALLY PÓS COLHEITA 2011 26 E 27 DE AGOSTO DE 2011 5 CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY 3 CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLY REGULAMENTO PARTICULAR 1 INTRODUÇÃO 1.1 Rally Pós Colheita 2011 O Rally Pós Colheita 2011

Leia mais

1º RALLY BURITI SHOPPING 2013

1º RALLY BURITI SHOPPING 2013 Página1 1º RALLY BURITI SHOPPING 2013 17 A 18 DE AGOSTO DE 2013 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 2013 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA Página2 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

O trajeto. Podemos dividir o trajeto em 4 partes:

O trajeto. Podemos dividir o trajeto em 4 partes: 01 O que é? A Rota Marcia Prado é uma proposta de caminho cicloturístico que possa ser percorrida por todo tipo de ciclista por um trajeto de São Paulo a Santos, pedalando pelo mínimo de rodovias possíveis,

Leia mais

Zonas Espectáculo. Mapa Online em:

Zonas Espectáculo. Mapa Online em: ZE 1 Monte do Marco Esta Z.E. começa imediatamente após a partida e estende-se até ao Km 1,54. É uma zona bastante rápida mas interrompida por uma chicane natural ao km 0,57. Devido ao relevo e à ausência

Leia mais

Largada: Chegada: Características: Carro do Apoio: Hora abertura PI 1: Hora fechamento PI 1:

Largada: Chegada: Características: Carro do Apoio: Hora abertura PI 1: Hora fechamento PI 1: Trecho 1 9.32 km Largada: Eixão Sul altura do Cine Centro são Francisco entre quadras 102/103 sul Chegada: Concha Acústica Características: Percurso em asfalto quase todo em descida, passando pela Esplanada

Leia mais

Bem-vindo à The Color Run! Local: Shopping Recife Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem. BV219. Loja da The Color Run, Piso 2

Bem-vindo à The Color Run! Local: Shopping Recife Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem. BV219. Loja da The Color Run, Piso 2 Bem-vindo à The Color Run! Agradecemos a você e aos seus novos amigos, por fazerem da The Color Run um dos maiores eventos de 5 km do mundo! Este guia da corrida disponibiliza todas as informações necessárias

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO O veículo estacionado, afastado da guia da calçada (meio fio) a mais de um metro, faz do seu condutor um infrator cuja punição será: 1 retenção do veículo e multa, infração média. 2 apreensão do veículo

Leia mais

Exercícios de Movimento Uniforme

Exercícios de Movimento Uniforme Exercícios de Movimento Uniforme 1- Uma viagem é realizada em duas etapas. Na primeira, a velocidade média é de 80km/h; na segunda é de 60km/h. Sendo a distância percorrida, na segunda etapa, o triplo

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

Dirigir na Nova Zelândia

Dirigir na Nova Zelândia Dirigir na Nova Zelândia PORTUGUÉS Para dirigir na Nova Zelândia é preciso saber que: dirigimos no lado esquerdo da estrada o uso do telefone celular ao dirigir é ilegal. Para fazer uma viagem segura e

Leia mais

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUES 1. Leia o texto e observe com atenção os espaços em branco: relação do homem com ele mesmo, com os outros e com natureza precisa ser construída como território

Leia mais

Automóvel Clube de Estação Filiado a Federação Gaúcha de Automobilismo RALLY DE ESTAÇÃO 2015 ESTAÇÃO - RS. 17 e 18 ABRIL DE 2015

Automóvel Clube de Estação Filiado a Federação Gaúcha de Automobilismo RALLY DE ESTAÇÃO 2015 ESTAÇÃO - RS. 17 e 18 ABRIL DE 2015 RALLY DE ESTAÇÃO 2015 ESTAÇÃO - RS 17 e 18 ABRIL DE 2015 CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY DE VELOCIDADE 2015 1º Evento do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLY DE VELOCIDADE

Leia mais

4º RALLY ROTA SC ARAQUARI / SC REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA RALLY CROSS COUNTRY DE VELOCIDADE CBA CARROS E CAMINHÕES

4º RALLY ROTA SC ARAQUARI / SC REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA RALLY CROSS COUNTRY DE VELOCIDADE CBA CARROS E CAMINHÕES 4º RALLY ROTA SC ARAQUARI / SC REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA RALLY CROSS COUNTRY DE VELOCIDADE CBA CARROS E CAMINHÕES 5ª E 6ª PROVAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY CROSS COUNTRY DE VELOCIDADE 02 a

Leia mais

0,07 0,13 0,16 0,22 0,28 0,58 0,67 0,00 INÍCIO DE PROVA D 15' Rally de Blumenau - 06 / Set / 2014. UNICA Página: 1 de 32 ATENÇÃO CUIDADO PERIGO

0,07 0,13 0,16 0,22 0,28 0,58 0,67 0,00 INÍCIO DE PROVA D 15' Rally de Blumenau - 06 / Set / 2014. UNICA Página: 1 de 32 ATENÇÃO CUIDADO PERIGO UNICA Página: 1 de 32 DISTÂNCIA TULIPA MÉDIA TEMPO OBSERAÇÕES ATENÇÃO CUIDADO PERIGO 0,00 0,00 0,07 0,07 0,06 0,13 0,03 0,16 0,06 0,22 0,06 0,28 0,30 0,58 0,09 0,67 1 2 3 D 15' 00:00:00 4 5 6 7 8 INÍCIO

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DO PILOTO

MANUAL DE CONDUTA DO PILOTO GTR CARUARU MANUAL DE CONDUTA DO PILOTO Atualizado em 24 de março de 2008. Baseado no manual de conduta do GTR Brasil 1. INTRODUÇÃO Olá piloto! Este manual visa padronizar os seus procedimentos e condutas

Leia mais

COMO CHEGAR AO GHSI CHEGANDO AO AEROPORTO DE SALVADOR

COMO CHEGAR AO GHSI CHEGANDO AO AEROPORTO DE SALVADOR COMO CHEGAR AO GHSI Dependendo do meio de transporte utilizado em sua viagem, você desembarcará em diferentes localidades da cidade de Salvador. Transporte Aéreo: Aeroporto Deputado Luis Eduardo Rodoviário

Leia mais

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS Em 2010, a cidade de São Paulo registrou 7.007 atropelamentos resultando na morte de 630 pedestres. Apesar de representar uma

Leia mais

Dia 26 de Fevereiro, Rallye Torrié

Dia 26 de Fevereiro, Rallye Torrié Dia 26 de Fevereiro, Rallye Torrié A poucas horas do início (sábado, 26 de Fevereiro), tudo se apronta, na Póvoa de Lanhoso para a realização do Rally Torrié. Este ano, esta competição é pontuável para

Leia mais

NOVO SIMULADO DE SINALIZAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE SINALIZAÇÃO 2012 1 O procedimento do pedestre diante da sinalização semafórica, identificada na cartela pelo código SS-07 é: a) Atenção; b) Pode seguir; c) Pare o veículo; d) Proibido a travessia; 2 São placas utilizadas

Leia mais

Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3. 5. Procedimentos de pista 4

Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3. 5. Procedimentos de pista 4 Índice 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3-4.1 Requisitos mínimos 3-4.2 Dados e pagamentos 3 5. Procedimentos de pista 4-5.1 Áreas dos boxes

Leia mais

XXVI 100 Milhas Piracicaba

XXVI 100 Milhas Piracicaba XXVI 100 Milhas Piracicaba Data: 01 e 02 de agosto de 2015. Autódromo: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo Supervisão: FASP Federação de Automobilismo de São Paulo Apoio: Prefeitura Municipal de

Leia mais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE OBJETIVO DO PROGRAMA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE O objetivo do Programa de Proteção ao Pedestre, da Secretaria Municipal de Transportes SMT é criar a cultura de respeito ao pedestre, resgatando os

Leia mais

ROTA DA SERRA RIO GRANDE DO SUL SANTA CATARINA

ROTA DA SERRA RIO GRANDE DO SUL SANTA CATARINA RIO GRANDE DO SUL SANTA CATARINA O EVENTO: EXPEDIÇÃO: DATA: De 10 a 12 de Outubro de 2015 DURAÇÃO DO EVENTO: 03 dias. LOCAL: Porto Alegre/RS / Bom Jesus/RS / Orleans/SC ROTEIRO: Ida Porto Alegre/ Gramado

Leia mais

1º Revezamento DIVAS VENEZIANAS Regulamento Geral. 07 de agosto de 2016

1º Revezamento DIVAS VENEZIANAS Regulamento Geral. 07 de agosto de 2016 1º Revezamento DIVAS VENEZIANAS Regulamento Geral 07 de agosto de 2016 É um revezamento exclusiva para mulheres, primeira prova com este formato realizado no Brasil. Será realizado na cidade de Nova Veneza,

Leia mais

QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES

QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES ON KO TÔ ON KO VÔ??? NAVEGAR É PRECISO NAVEGAÇÃO É A ARTE DE CONDUZIR COM SEGURANÇA, DIRIGIR E CONTROLAR OS MOVIMENTOS DE UM VEÍCULO DESDE O

Leia mais

Caffè Terzani (na praça de Panzano) Cartaz Centro Storico Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P 13 Capela e Cartaz Podere

Caffè Terzani (na praça de Panzano) Cartaz Centro Storico Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P 13 Capela e Cartaz Podere Caffè Terzani (na praça de Panzano) Cartaz Centro Storico Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P Cartaz Mercatale V.P 13 Capela e Cartaz Podere Felceto Cartaz Podere Felceto Coloque as coordenadas no

Leia mais

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem!

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem! Olá, Mamãe! Esta cartilha é um presente pra você. Uma forma de ajudá-la a desempenhar uma das funções mais importantes da sua vida: justamente a tarefa de ser mãe. Cada vez mais, além de cuidar da saúde

Leia mais

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho Segurança e Saúde Ocupacional Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho 1ª Edição 2015 Principais orientações relacionadas ao acidente de trabalho Você sabe o que é um acidente de trabalho? É o

Leia mais

Prova de Conhecimentos. Questões de carater geral. (de entre 6 questões serão sorteadas 2 questões)

Prova de Conhecimentos. Questões de carater geral. (de entre 6 questões serão sorteadas 2 questões) PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CARREIRA/CATEGORIA DE ASSISTENTE

Leia mais

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DICAS DE SEGURANCA, COMO SE PREVINIR COMO IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO O QUE FAZER SAIBA COMO AGIR RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA QUERIDOS ALUNOS E

Leia mais

43º CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLYE REGULARIDADE 2012

43º CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLYE REGULARIDADE 2012 43º CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLYE REGULARIDADE 2012 OSÓRIO, RS - FEVEREIRO DE 2012 38º RALLYE DAS PRAIAS 2012 PRIMEIRA ETAPA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE RALLYE REGULARIDADE 2012 OSÓRIO/RS 11 DE FEVEREIRO DE

Leia mais

http://www.sulbrasilis.com.br

http://www.sulbrasilis.com.br X-RUN 60K :: CANELA RS CORRIDA DE MONTANHA Regulamento 2011 1. Conceito 1. X-RUN 60K é uma corrida de montanha disputada individualmente ou em equipes de dois, quatro ou oito atletas, a ser realizada no

Leia mais

Expedições 4x4 e Eventos Outdoor. caaa

Expedições 4x4 e Eventos Outdoor. caaa Expedições 4x4 e Eventos Outdoor caaa Quem Somos? Empresa de Consultoria em Segurança que atua no suporte técnico às empresas, capacitando seus funcionários que dirigem a serviço delas, bem como assessorá-las

Leia mais

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d)

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d) 39 BA 82.60.9 Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. 38 BA 82.60.10 Nesta situação, sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao velocípede. 40 BA 82.60.11_a Ao saír do

Leia mais

Como chegar ao Verde Folhas 1. Coordenadas geográficas do Verde Folhas para GPS: Latitude: 20 5' 20.24" S Logitude: 44 3' 7.52" O

Como chegar ao Verde Folhas 1. Coordenadas geográficas do Verde Folhas para GPS: Latitude: 20 5' 20.24 S Logitude: 44 3' 7.52 O Como chegar ao Verde Folhas 1. Coordenadas geográficas do Verde Folhas para GPS: Latitude: 20 5' 20.24" S Logitude: 44 3' 7.52" O Trajeto Rio de Janeiro Verde Folhas Se o GPS somente pedir o local onde

Leia mais

Descrição do Percurso. Altimetria

Descrição do Percurso. Altimetria Mapa do Percurso Descrição do Percurso Altimetria Agenda ENTREGA DE KITS: 02 de Março, das 13h as 18hs Local: Hotel Tulip Inn Santa Felicidade. EXPO K21: 02 de março, das 13h as 18hs Local: Hotel Tulip

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA. As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia.

INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA. As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia. INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA Benvindo à Grande Miami e suas praias As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia. Dirigir pela Grande Miami e suas praias

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE - SINALIZAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE - SINALIZAÇÃO A placa A-1a informa ao motorista a existência de: 1 curva à esquerda. 2 pista sinuosa à esquerda. 3 curva acentuada à esquerda. 4 curva acentuada em "S" à esquerda. A placa A-1b informa ao motorista a

Leia mais

Regras de Trânsito do Japão

Regras de Trânsito do Japão Regras de Trânsito do Japão (Versão para motoristas) ~ Para dirigir com segurança ~ Supervisão: Polícia da Província de Gifu Edição / Publicação: Província de Gifu CARTEIRA DE

Leia mais

Segurança do trânsito 8. A sinalização rodoviária Fevereiro 2010. 8. A sinalização

Segurança do trânsito 8. A sinalização rodoviária Fevereiro 2010. 8. A sinalização 8. A sinalização Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN Através da sinalização, os responsáveis pelo trânsito transmitem

Leia mais

Normas gerais de circulação e conduta

Normas gerais de circulação e conduta Normas gerais de circulação e conduta É muito importante a leitura do Capítulo III Normas Gerais de Circulação e Conduta, que vai dos artigos 26 ao 67, contidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia mais

Roteiro para conhecer o melhor da Chapada Diamantina

Roteiro para conhecer o melhor da Chapada Diamantina Roteiro para conhecer o melhor da Chapada Diamantina A nossa sugestão de roteiro se baseou na seleção de atrações que consideramos imperdíveis e na montagem de um roteiro coerente e contínuo para facilitar

Leia mais

Vamos começar pelas recomendações mais gerais e obrigatórias.

Vamos começar pelas recomendações mais gerais e obrigatórias. Normas gerais de circulação ABETRAN Detalhadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em mais de 40 artigos, as Normas Gerais de Circulação e Conduta merecem atenção especial de todos os usuários da

Leia mais

distância referência observações distância referência observações distância referência observações média praça amigos da azul, em direção grade grama

distância referência observações distância referência observações distância referência observações média praça amigos da azul, em direção grade grama PLANILHA TREINO ENDURO A PÉ NORTHBRASIL Parque do Ibirapuera - São Paulo/SP 064 lixeira 059 00:04:58 00:12:46 273 307 Todos os direitos reservados à NORTHBRASIL SPORTS & OUTDOOR TRAINING. Este material

Leia mais

CPRH CAMPEONATO PARANAENSE DE RALLY DE REGULARIDADE HISTÓRICA REGULAMENTO GERAL

CPRH CAMPEONATO PARANAENSE DE RALLY DE REGULARIDADE HISTÓRICA REGULAMENTO GERAL CPRH CAMPEONATO PARANAENSE DE RALLY DE REGULARIDADE HISTÓRICA REGULAMENTO GERAL DEFINIÇÃO E REGRAS Artº 1 O RPMC Rally e Pista Motor Clube organiza o Campeonato Paranaense de Regularidade Histórica, que

Leia mais

TESTE DA CICLOVIA DA AV. IPIRANGA

TESTE DA CICLOVIA DA AV. IPIRANGA TESTE DA CICLOVIA DA AV. IPIRANGA Porto Alegre Junho/2012 1 TESTE DE PONTOS CRÍTICOS PARA IMPLANTAÇÃO DA FUTURA CICLOVIA DA AV. IPIRANGA, EM PORTO ALEGRE O Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus),

Leia mais

CONCER Companhia da Concessão Rodoviária Juiz de Fora - Rio

CONCER Companhia da Concessão Rodoviária Juiz de Fora - Rio Estrada-Parque Projeto proposto no âmbito do licenciamento ambiental da Nova Subida da Serra do Mar da Rodovia BR040 YARA VALVERDE ORLANDO GRAEFF CONCER Companhia da Concessão Rodoviária Juiz de Fora -

Leia mais

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO

5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO 5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO 5.1 Placas de identificação Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias, ou locais de destino. 5.1.1 Placas de identificação

Leia mais

RALLY DE ATIBAIA 2013

RALLY DE ATIBAIA 2013 Página1 RALLY DE ATIBAIA 2013 08 A 10 DE NOVEMBRO DE 2013 CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY DE VELOCIDADE 9ª e 10ª Provas do Campeonato Brasileiro de Rally de velocidade CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE

Leia mais

11 ideias para ciclovias mais seguras

11 ideias para ciclovias mais seguras 11 ideias para ciclovias mais seguras Legislação Política Nacional de Mobilidade Urbana A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes: II prioridade dos modos de transportes

Leia mais

Manual do Participante

Manual do Participante Manual do Participante Sumário Considerações Gerais... 3 Introdução... 4 Funções do seu Painel de Controle... 4 Interagindo com outros participantes... 5 Descrição Geral do DNA... 5 Critérios de classificação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra/SC Processo Seletivo Edital 002/2015 Cargo: Operador de Máquinas III CONHECIMENTOS GERAIS 5 QUESTÕES

Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra/SC Processo Seletivo Edital 002/2015 Cargo: Operador de Máquinas III CONHECIMENTOS GERAIS 5 QUESTÕES CONHECIMENTOS GERAIS 5 QUESTÕES 1. Segundo o Estatuto do Servidor Público Municipal de Bom Jardim da Serra, servidor público é a pessoa que: a. Presta serviço remunerado ao município, seja do Poder Executivo,

Leia mais

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura.

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura. Visão Geral Família e Passageiros: Roupas Reflexivas Quanto mais claro e brilhante, melhor! É isso mesmo, quanto mais brilhante e clara for sua roupa, melhor são suas chances de ser visto. Segurança Pessoal:

Leia mais

REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO

REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO - INTRODUÇÃO: O Rally de Regularidade consiste em percorrer um determinado caminho demarcado pela planilha

Leia mais

Regulamento Mitsubishi Fun Day 2015

Regulamento Mitsubishi Fun Day 2015 Regulamento Mitsubishi Fun Day 2015 1. Definição: Evento automobilístico voltado ao lazer composto de um deslocamento de extensão variável (passeio em estradas abertas ao trânsito normal) e uma prova do

Leia mais

0,10 0,06 0,23 0,14 0,37 0,23 0,52 0,32 0,91 0,57 1,14 0,71 1,95 1,21 3,84 2,39 4,46 2,77 4,78 2,97

0,10 0,06 0,23 0,14 0,37 0,23 0,52 0,32 0,91 0,57 1,14 0,71 1,95 1,21 3,84 2,39 4,46 2,77 4,78 2,97 DE PROVA INFORMAÇÃO /h VIII RALLY DA MEIA NOITE - DIA 10/04/2010 - PORTO ALEGRE/RS - MAPFRE SEGUROS S.A. - AV. CEARÁ, 700 - PORTO ALEGRE - RS MAPFRE SEGUROS - AV. CEARÁ, 700 0,000 00:00:00 30 INÍCIO DESLOCAMENTO

Leia mais

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos.

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. NO CARRO Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando

Leia mais

Trilhas e Passeios em Cunha:

Trilhas e Passeios em Cunha: Trilhas e Passeios em Cunha: CIRCUITO MONJOLO Cachoeira do Pimenta Distância: 12km (a partir do centro de Cunha) Percurso: Estrada do Monjolo - 8km em estrada de terra e 4km com calçamento (trechos íngremes)

Leia mais

DESAFIO CORRENDO O NORDESTE

DESAFIO CORRENDO O NORDESTE MANUAL TÉCNICO Prezados atletas, Bem vindos à Ultramaratona de Revezamento Aracaju (SE) x Maceió (AL) 300km. A ACORJA (Associação dos Corredores da Jaqueira) espera que a sua decisão de participar dessa

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS

GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS Começar a pedalar é uma ó ma opção para quem se preocupa com o meio ambiente e com a sua própria saúde. Mas, antes das primeiras pedaladas, é preciso seguir alguns passos

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DO ENDURO

OS PRINCÍPIOS DO ENDURO OS PRINCÍPIOS DO ENDURO Uma prova divide-se em roteiro e navegação, sendo: Roteiro: Seguir corretamente o trajeto estabelecido pela organização; Navegação: Percorrer o caminho no tempo e média horária

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas 1 Perguntas e Respostas O que é Rallye de Regularidade? É uma prova que visa desenvolver a capacidade de Piloto e Navegador em manter médias horárias pré-estabelecidas e seguir o roteiro até o destino

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009.

MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009. GTR CARUARU MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009. 1. INTRODUÇÃO Olá piloto! Este manual visa padronizar os seus procedimentos e condutas

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no que diz respeito às infrações, analise as assertivas a seguir. I. Confiar ou entregar a direção de veículo à pessoa

Leia mais

Ver e ser visto no trânsito

Ver e ser visto no trânsito matéria de capa Ver e ser visto no trânsito CESVI realizou estudo para apontar as condições em que pedestres, motos e carros são mais bem visualizados à noite Por José Antonio Oka Segurança Viária Ver

Leia mais

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Legislação de Trânsito 14, neste material. 115 Para

Leia mais

Como chegar ao Verde Folhas 1. Coordenadas geográficas do Verde Folhas para GPS: Latitude: 20 5' 20.24" S Logitude: 44 3' 7.52" O

Como chegar ao Verde Folhas 1. Coordenadas geográficas do Verde Folhas para GPS: Latitude: 20 5' 20.24 S Logitude: 44 3' 7.52 O Como chegar ao Verde Folhas 1. Coordenadas geográficas do Verde Folhas para GPS: Latitude: 20 5' 20.24" S Logitude: 44 3' 7.52" O Trajeto Tiradentes/MG Verde Folhas Se o GPS somente pedir o local onde

Leia mais