PROGRAMA LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL)"

Transcrição

1 PROGRAMA LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL) PERÍODO: DE 17 DE JANEIRO A 28 DE JANEIRO DE 2015 EDITAL PUCPR/2014 O Programa LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO a ser desenvolvido pela Universidade de Direito de Lisboa (FDUL) para estudantes universitários da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é parte de uma atividade de colaboração mútua, como resultado de Acordo Institucional celebrado entre as instituições. Este programa está sujeito às cláusulas do referido Convênio de Cooperação e as disposições da Resolução no 189/2008 CONSUN PUCPR e tem as seguintes diretrizes: A. OBJETIVOS Promover a expansão do conhecimento do estudante de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de todas as Escolas da PUCPR, em particular, das Escolas de Direito, Comunicação, Negócios e Politécnica, supervisionado por Professores Brasileiros e Portugueses da área no qual serão tratados os aspectos específicos do tema DIREITO ELETRÔNICO sob a perspectiva jurídica, tecnológica e sociológica, assim como visa promover o contato com a cultura europeia ibérica e a troca de experiências entre estudantes e professores de ambas culturas. B. PÚBLICO ALVO Este Programa foi desenvolvido para um grupo mínimo de vinte (15) estudantes de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) com o acompanhamento de Professores da área. C. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1) Ser aluno regularmente matriculado na PUCPR, em seus cursos de graduação e pósgraduação (lato e stricto sensu); 2) No caso de aluno de graduação, ter cursado pelo menos dois semestres do curso; 3) Apresentar cópia do passaporte valido até seis (06) meses após o término do intercâmbio, no momento da inscrição no programa; 4) A classificação dos alunos inscritos no programa será determinada pela análise dos seus históricos escolares e entrevista.

2 D. RESPONSABILIDADES DO CANDIDATO SELECIONADO PARA O PROGRAMA 1. Sobre o Processo Seletivo: 1.1 Preencher a ficha de inscrição e entregá-la com a cópia do passaporte no Escritório Internacional até a data indicada no calendário abaixo (Item J); 1.2 Após análise dos requisitos e convite por do escritório internacional, participar da entrevista; 1.3 Pagar o boleto emitido pela PUCPR referente à inscrição no programa na data indicada para confirmação de participação no Programa. 2. Sobre os Aspectos Gerais do Programa: 2.1 Comprometer-se a sair e retornar com o grupo e professor(es) acompanhante(s) e ficar na acomodação selecionada pela agência de turismo Assumir todos os encargos financeiros da viagem que não previstos neste edital como transportes e percursos adicionais com alimentação durante todo o período do Programa. 2.3 Realizar os pagamentos dos custos relacionados ao curso, passagens, acomodação e transfers de acordo com as condições oferecidas pela PUCPR e agência de turismo nomeada pela PUCPR. 3. Sobre o Comportamento do Aluno: 3.1 Participar de todas as atividades organizadas pela FDUL e PUCPR (culturais, sociais, oficiais), sob pena de não receber o certificado ao final do programa devido ao não engajamento nas atividades; 3.2 Comparecer pelo menos em duas (2) reuniões das três (3) reuniões preparatórias para a viagem, como processo de integração e informação a respeito de todos os aspectos do programa; 3.3 Todo participante deve assumir integralmente as atividades do intercâmbio e se ajustar as peculiaridades da alimentação local, não havendo possibilidade de atendimento e regimes especiais (vegetariano, macrobiótico, etc.) ao qual o participante está acostumado no Brasil; 3.4 Qualquer participante que venha a criar embaraços ou coloque em risco a continuidade do Programa, seja por meio de atitudes ou de comportamento inadequados na fase de preparação ou durante seu desenvolvimento em Portugal será desligado imediatamente do grupo pelos coordenadores ou acompanhantes. Toda e qualquer despesa decorrente deste desligamento e de responsabilidade do aluno desligado; 3.5 Não será permitida a inclusão ou participação em qualquer atividade do Programa, no Brasil ou em Portugal, de pessoas tais como familiares ou namoradas(os), que não participaram do processo seletivo da PUCPR; 3.6 Não alugar ou/e dirigir veículos na Europa; 3.7 Atender toda a legislação brasileira, portuguesa e européia.

3 E. PROGRAMA DO CURSO: Vide Anexo I deste Edital F. PRAZO DE INSCRIÇÃO: O Prazo de inscrição será de 20 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE G. LOCAL DE INSCRIÇÃO: 1. ALUNOS PUCPR CURITIBA: Toda documentação exigida no Item C deste edital deverá ser entregue ao Escritório Internacional no térreo do prédio administrativo, dentro do horário normal de expediente, ATÉ SEXTA-FEIRA DIA 05 DE NOVEMBRO DE Horário de atendimento: das 9h00 às 11h30 e das 14h30 às 17h00. Telefone para informações: Escola de Direito: Professora Luciana Drimel Dias: , Professor Oksandro Gonçalves: , Escritório Internacional: Cássia Morghett: , 2. ALUNOS NOS CAMPI FORA DE CURITIBA: Toda documentação exigida no Item C (1) deste edital deverá ser escaneada e enviada para o ATÉ SEXTA-FEIRA DIA 05 DE NOVEMBRO DE H. CALENDÁRIO DA SELEÇÃO Data Fase 05/11/2014 Prazo máximo para envio da documentação 06/11/2014 Notificação por dos selecionados para entrevista 07/11/2014 Entrevista em horário e local a ser definido por 10/11/2014 Divulgação do resultado final anunciado por até as 18:00 hrs 13/11/2014 Até dia 13/11/14 todos os alunos deverão confirmar sua participação por para o Sr. Erik Cabral da agência viagem no e o escritório internacional 14/11/2014 Pagamento do boleto de inscrição da PUCPR no valor de EU$110 (em Reais de acordo com a cotação do Banco Central no dia 14/11) Pagamento de 30% do total do valor para a agência Viagem com Estilo

4 I. INVESTIMENTO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO DO PROGRAMA: 1. O valor do Programa na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) é de 110,00 (cento e dez euros), por pessoa, para toda a programação do Curso Luso Brasileiro em Direito Eletrônico a ser pago diretamente para a PUCPR, sem reembolso, após a confirmação da seleção do Candidato; 2. O restante do valor do programa está orçado em USD 2.800,00 (dois mil e oitocentos dólares norte-americanos), que representa o pagamento das seguintes despesas: * Passagem aérea Curitiba / Lisboa / Curitiba * 10 noites de hospedagem no hotel selecionado em apartamento duplo valor por pessoa. * Transfer aeroporto/ hotel/ aeroporto * Seguro de viagem exigido pela União Européia 3. Pagamentos: 3.1. Em favor da Agência Viagem com Estilo o pagamento inicial, no dia 14/11/2014, correspondente a 30% do total de USD2800 (dois mil e oitocentos dólares norte-americanos) dos custos, ou seja, USD 840,00 (oitocentos e quarenta dólares norte-americanos). O saldo restante de USD1960 (um mil, novecentos e sessenta dólares norte-americanos) poderá ser divido em duas (02) vezes de USD980 (novecentos e oitenta dólares norte-americanos) e deverá ser pago diretamente a agência nas datas de: 15/12/2014 e 10/01/ Em favor da PUCPR: a inscrição no Programa no valor em Reais referente à EU$110 (cento e dez euros) de acordo com a cotação do Banco Central do dia. 4. Alunos que não efetuarem integralmente os pagamentos dentro dos prazos descritos acima não poderão participar do programa. 5. Caso haja a necessidade de cancelamento da participação no Programa por algum imprevisto do aluno, haverá a retenção do depósito de 30% do valor total do programa, tendo em vista a reserva da vaga e os custos administrativos correlatos. 6. A PUCPR se reserva no direito de cancelar o Programa, sem aviso prévio ou caso não haja o volume mínimo de inscrições (15 alunos). Neste caso, os valores recebidos serão restituídos aos alunos. 7. Resumo dos valores dos investimentos: Valor Destinação 110 Euros Inscrição no curso em Portugal USD 2.800,00 Valor total do pacote de viagem para o Curso (30% de entrada e o saldo em 2 parcelas mensais e sucessivas) 50 Euros Estimativa para despesas diárias com alimentação e transporte

5 J. CALENDÁRIO DO PROGRAMA DATAS EVENTOS 17 de janeiro de 2015 Saída do Brasil 18 de janeiro de 2015 Chegada a Portugal 19 de janeiro de 2015 Início do Curso Luso Brasileiro de Direito Eletrônico 23 de janeiro de 2015 Término do Curso Luso Brasileiro de Direito Eletrônico 24 a 27 de janeiro de 2015 Atividades culturais livres 28 de janeiro de 2015 Retorno ao Brasil K. DATAS DAS REUNIÕES PREPARATÓRIAS 1. DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2014 (local e horário a serem definidos) 2. DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2014 (local e horário a serem definidos) 3. DIA 10 DE JANEIRO DE 2015 (local e horário a serem definidos) As reuniões supracitadas abordarão informações gerais sobre o Programa a ser realizado na FDUL, preparação cultural, planejamento das atividades e demais orientações pertinentes.

6 ANEXO I F. CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO 1. Aspectos Acadêmicos do Programa: NOME DO CURSO: Curso Luso Brasileiro em Direito Eletrônico CARGA HORÁRIA: 45 horas Saída do Brasil à Lisboa : 17 de janeiro de 2015 Retorno ao Brasil: 28 de janeiro de Período de realização do curso: 19 a 23 de janeiro de Horário: de segunda a quinta-feira das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:30. Sexta, sábado e domingo - programação cultural e dias livres EMENTA: A Sociedade da Informação e Direito Eletrônico. Comércio Eletrônico. Contratos Eletrônicos. Responsabilidade Civil na Internet. Marco Civil da Internet e proteção de dados no direito brasileiro e seus reflexos no Direito Comunitário Europeu. O direito à vida privada e o direito ao esquecimento no meio eletrônico. As Diretivas Europeias sobre Direito Eletrônico. Governança eletrônica no Brasil e na Europa. Os movimentos sociais organizados pela web. METODOLOGIA: Manhã aulas com Docentes da Universidade de Lisboa, da Comunidade Europeia e do Brasil. Tarde Oficinas de pesquisa, debates, produção texto coletivo e visitas técnicas. COMPETÊNCIAS: 1. Analisar a importância do Direito Eletrônico como ramo autônomo do Direito. 2. Conhecer a disciplina jurídica do comércio eletrônico no Brasil e na União Europeia. 3. Estudar os contratos eletrônicos, suas espécies e requisitos de validade. 4. Analisar a responsabilidade civil nas relações jurídicas via Internet. 5. Interpretar criticamente o Marco Civil da Internet do Direito Brasileiro. 6. Analisar a problemática do direito à vida privada e do direito ao esquecimento no ambiente virtual. 7. Conhecer as principais regras de governança eletrônica no Brasil e União Europeia. TEMAS DE ESTUDO: COMPETÊNCIAS RELACIONADAS: Os impactos nas relações jurídicas pós fenômeno do desenvolvimento da 1 Sociedade da Informação Noção geral de direito eletrônico 1 Características do ambiente virtual: intangibilidade, interatividade, facilidade de 1 acesso, velocidade, quebra das barreiras geográficas e jurisdicionais. O problema do foro para dirimir litígios decorrentes de relações jurídicas 1 realizadas no ambiente virtual. Comércio eletrônico no Brasil. Dados estatísticos. Espécies de comércio 2 eletrônico. Regime jurídico do e-commerce. Decreto Lei 7962/2013. Contratos eletrônicos: conceito, classificação e requisitos de Validade. Contratos 3 interativos, contratos interpessoais e contratos intersistêmicos. Integridade, Autenticidade e Confidencialidade dos documentos eletrônicos. 3 Assinatura digital criptografada. Cripotografia simétrica e assimétrica.

7 Autoridades Certificadoras. Responsabilidade Civil na Internet. Responsabilidade dos provedores de bakbone. Responsabilidade dos provedores de acesso. Responsabilidade dos provedores de home page. Responsabilidade dos provedores de conteúdo. Responsabilidade dos sites de compras coletivas. O marco civil da Internet no Brasil: princípios da neutralidade, proteção dos dados pessoais e privacidade e princípio da liberdade, Análise crítica da Lei Brasileira 12965/2014 e seus reflexos no Direito Comunitário Europeu. O direito fundamental à privacidade e direito ao esquecimento e a disseminação de informações pela Internet. Governança eletrônica no Brasil e na União Europeia e os movimentos sociais organizados pela web. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALBERTIN, Alberto Luiz, Comércio Eletrônico, Atlas, EFING, Antônio Carlos. Fundamentos do Direito Brasileiro das Relações de Consumo: consumo, desenvolvimento e sustentabilidade. 3. ed., rev. e atual. Lisboa: Juruá, MARQUES, Cláudia Lima, Confiança no comércio eletrônico e a proteção do consumidor, RT, NOGUEIRA, Sandro Damato. Manual de Direito Eletrônico. Editora Saraiva, LEAL, Sheila do Rocio Cercal Santos. Contratos Eletrônicos: validade jurídica dos contratos pela Internet. Editora Atlas,2ª ed., TEIXEIRA, Tarcísio. Direito Eletrônico. Editora Jurarez de Oliviera, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede.trad. Roneide Majer. São Paulo Paz e Terra, DE LUCCA, Newton, Aspectos atuais da proteção aos consumidores no âmbito dos contratos informáticos e telemáticos, Direito & Internet, vol. II, Quartier Latin,2008. EFING, Antônio Carlos; (org.). Direito e questões tecnológicas aplicados no desenvolvimento social. Curitiba: Juruá, ; (org.). Direito e questões tecnológicas aplicados no desenvolvimento social. v. 2. Curitiba: Juruá, FINKELSTEIN, Maria Eugênia, Direito do Comércio Eletrônico, Elsevier Campus, LEAL, Sheila do Rocio Cercal Santos. Contratos Eletrônicos: validade jurídica dos contratos pela Internet. Editora Atlas,2ª ed., LEONARDI, Marcel Tutela e Privacidade na Internet. Editora Saraiva. LORENZETTI, Ricardo Luis, Comércio Eletrônico, Revista dos Tribunais, MARTINS, Guilherme Magalhães, Formação dos contratos eletrônicos de consumo via Internet, Forense, PAESANI, Liliana Minardi. O Direito na Sociedade da Informação: a evolução do Direito Digital. Editora Atlas,2013. SPINDLER, Gerald e BORNER, Fritjof, E-Commerce Law ineurope and the USA, Berlin, Springer, RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A DISCIPLINA: data show, biblioteca física e base de dados, sala de aula para aproximadamente 20 estudantes, professores e pesquisadores.

PROGRAMA DO II CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL)

PROGRAMA DO II CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL) PROGRAMA DO II CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL) PERÍODO: de 18 a 22 de Janeiro de 2016 EDITAL PUCPR/2015 O Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PARCERIA ENTRE A PUCPR E A UNIVERSIDADE DO MINHO EM GUIMARÃES, PT (UMINHO)

PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PARCERIA ENTRE A PUCPR E A UNIVERSIDADE DO MINHO EM GUIMARÃES, PT (UMINHO) PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PARCERIA ENTRE A PUCPR E A UNIVERSIDADE DO MINHO EM GUIMARÃES, PT (UMINHO) PERÍODO: DE 04 DE MAIO A 08 DE MAIO DE 2015 EDITAL PUCPR/2014 O Programa de INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA.

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA. PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA. DE 23 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAL PUCPR/2014 O Programa INTERNATIONAL ARBITRATION

Leia mais

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA DE 1 A 9 DE AGOSTO DE 2014

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA DE 1 A 9 DE AGOSTO DE 2014 PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA DE 1 A 9 DE AGOSTO DE 2014 EDITAL PUCPR/2014 O Programa INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE

Leia mais

PROGRAMA ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE 10 DE JULHO A 21 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR/2015

PROGRAMA ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE 10 DE JULHO A 21 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR/2015 PROGRAMA ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM ENTRE A PUCPR E A UNIVERSITÀ DI ROMA - SAPIENZA DE 10 DE JULHO A 21 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR/2015 O Programa ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

Leia mais

EDITAL PUCPR / 2013. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR. A. OBJETIVOS:

EDITAL PUCPR / 2013. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR. A. OBJETIVOS: PROGRAMA ENGLISH AS A SECOND LANGUAGE FOR HEALTH SCIENCES STUDENTS ENTRE A PUCPR E A UNIVERSITY OF NORTH CAROLINA WILMINGTON, USA DE 12 DE JANEIRO E 01 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2013 O PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 06 A 26 DE JULHO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2014 O PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA, ARGENTINA a

Leia mais

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 04 DE JANEIRO E 02 DE FEVEREIRO DE 2014

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 04 DE JANEIRO E 02 DE FEVEREIRO DE 2014 PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 04 DE JANEIRO E 02 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2013 O PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA,

Leia mais

AdDIARY EXCHANGE PROGRAM REALIZAÇÃO PUCPR DE 09 A 21 DE OUTUBRO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015

AdDIARY EXCHANGE PROGRAM REALIZAÇÃO PUCPR DE 09 A 21 DE OUTUBRO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015 AdDIARY EXCHANGE PROGRAM REALIZAÇÃO PUCPR DE 09 A 21 DE OUTUBRO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015 O AdDIARY EXCHANGE PROGRAM, a ser desenvolvido por estudantes universitários da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015 O intercâmbio entre estudantes

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014 EDITAL 01/2014-ARI/UFPR O intercâmbio entre estudantes

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONFERÊNCIA EM DIREITO AMBIENTAL. CHILE 2015

PROCESSO SELETIVO PARA CONFERÊNCIA EM DIREITO AMBIENTAL. CHILE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONFERÊNCIA EM DIREITO AMBIENTAL. CHILE 2015 CONFERENCIA INTERNACIONAL: ADJUDICACIÓN DE CONTROVERSIAS AMBIENTALES VALDIVIA, CHILE. ORGANIZAÇÃO: TERCEIRO TRIBUNAL AMBIENTAL DO CHILE,

Leia mais

EDITAL PUCPR Nº 11. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR e um professor acompanhante do Programa de Pós-Graduação em Bioética.

EDITAL PUCPR Nº 11. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR e um professor acompanhante do Programa de Pós-Graduação em Bioética. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO NA ÀREA DE BIOÉTICA ENTRE A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ E A PONTIFÍCIA UNIVERSIDAD DE COMILLAS DE 30 DE NOVEMBRO A 8 DE DEZEMBRO DE 2013 EDITAL PUCPR Nº

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010

MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010 MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010 O Módulo Internacional Doing Business in Europe de estudantes de

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A UFPR E PUCPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A UFPR E PUCPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A UFPR E PUCPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 EDITAL UFPR / 2015 O intercâmbio entre estudantes universitários

Leia mais

Em anexo ao Edital está a UEA Brochure 2014, na qual todos os cursos estão detalhados.

Em anexo ao Edital está a UEA Brochure 2014, na qual todos os cursos estão detalhados. PROGRAMA INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL AT ENGLAND ENTRE A PUCPR E A UNIVERSITY OF EAST ANGLIA, UK DE 28 DE JUNHO A 25 DE JULHO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2014 O PROGRAMA INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL AT ENGLAND,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC EDITAL DA III VIAGEM INTERNACIONAL DE ESTUDOS CURSO DE ESPANHOL

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD)

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD) A Universidade Anhembi Morumbi, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM N.3 de 05 de fevereiro de 2015, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas Integrais e Parciais da Santa

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Resolução 060-2*/Reitoria/Univates Lajeado, 05 de agosto de 2015

Resolução 060-2*/Reitoria/Univates Lajeado, 05 de agosto de 2015 Resolução 060-2*/Reitoria/Univates Lajeado, 05 de agosto de 2015 Aprova o Edital Reitoria/AAII n o 05/2015 abertura de vagas para Intercâmbio em 2016/A destinadas aos estudantes matriculados no Projeto

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INTERCAMBIO A Diretora das Faculdades Integradas Barros Melo FIBAM, no uso de suas

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO PARA INTERCAMBIO NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

EDITAL SELEÇÃO PARA INTERCAMBIO NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EDITAL SELEÇÃO PARA INTERCAMBIO NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA A Diretora das Faculdades Integradas Barros Melo FIBAM, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira DÉCIMA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE DIREITO JUDICIÁRIO E MAGISTRATURA DO TRABALHO (PÓS - GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 04/2013 1 DAS VAGAS

EDITAL Nº 04/2013 1 DAS VAGAS EDITAL Nº 04/2013 A UNIVERSIDADE CEUMA, nos termos deste edital, torna público que, no período de 12/07/2013 a 29/07/2013, das 14:00h às 20:00h estarão abertas às inscrições do processo de seleção para

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO 06/2014

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO 06/2014 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO 06/2014 RESOLUÇÃO CEPE N 033/2014 Edital de convocação para Inscrição, Seleção e Matrícula de candidato ao Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6 MBA Executivo Internacional MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL 06 a 13 de Outubro de 2012 Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Marcus Vinícius Rodrigues Convênio..................... 3 Apresentação....................

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD)

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD) A Universidade Anhembi Morumbi, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM N.9 de 07 de março de 2014, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas da Santa Fe, Novo México, Estados

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira DÉCIMA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE DIREITO JUDICIÁRIO E MAGISTRATURA DO TRABALHO (PÓS - GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE MOBILIDADE ACADÊMICA ENTRE UNESPAR E DOCNOMADS/ULHT A Universidade Estadual

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 O Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Professor Doutor Paulo Roberto Michelone, no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL Nº 09/2014 e-tec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

Proteção do consumidor no comércio eletrônico e as limitações do Decreto 7.962/2013

Proteção do consumidor no comércio eletrônico e as limitações do Decreto 7.962/2013 Proteção do consumidor no comércio eletrônico e as limitações do Decreto 7.962/2013 2013 Ivanildo Figueiredo Mestre e Doutorando em Direito (UFPE) Professor de Direito da Informática e Direito Empresarial

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO EM ECONOMIA Universidade Católica de Brasília - UCB, torna público o presente edital de abertura de vagas para ALUNO ESPECIAL

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Coordenação Universidade Aberta do Brasil Curso de Licenciatura em Filosofia a Distância

Universidade Federal de Pelotas Coordenação Universidade Aberta do Brasil Curso de Licenciatura em Filosofia a Distância Edital nº 02, de 13 de JANEIRO de 201, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de TUTOR A DISTÂNCIA para atuar no Curso de Licenciatura

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DEL SALVADOR EDITAL DRE n 032/14

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DEL SALVADOR EDITAL DRE n 032/14 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DEL SALVADOR EDITAL DRE n 032/14 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 072/2015 2. DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO

EDITAL Nº 072/2015 2. DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS NÍVEL DE MESTRADO, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, CAMPUS DE BELO HORIZONTE, E MATRÍCULA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Potiguar UnP, especificamente a concessão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE UNIANDRADE

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE UNIANDRADE CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE UNIANDRADE Aprovado pelo Parecer CNE/MEC 083/99 em 28/01/99. CURITIBA 2015 1 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE EMPRESAS COM ACESSO AO MESTRADO EDITAL Nº 015/2012

MBA EM GESTÃO DE EMPRESAS COM ACESSO AO MESTRADO EDITAL Nº 015/2012 De acordo com o disposto no protocolo internacional de cooperação interinstitucional firmado entre a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e o Instituto Superior de Educação Continuada

Leia mais

COLÉGIO PERMANENTE DE DIRETORES DE ESCOLAS DA MAGISTRATURA ESTADUAIS COPEDEM ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESMAPE

COLÉGIO PERMANENTE DE DIRETORES DE ESCOLAS DA MAGISTRATURA ESTADUAIS COPEDEM ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESMAPE COLÉGIO PERMANENTE DE DIRETORES DE ESCOLAS DA MAGISTRATURA ESTADUAIS COPEDEM ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESMAPE Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa FDUL PROGRAMA

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida Rua Vieira Maciel, 62 Jd. Paulista, São Paulo, SP CEP 04503-040. Tel: 0**11 3018-3488. HOME PAGE: http://www.sapientiae.org.br E-Mail: cursos@sapientiae.org.br EDITAL Nº 014/2013 - SPG/AIS A (AIS) e a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO GABINETE DA REITORIA Secretaria de Relações Internacionais SECRI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO GABINETE DA REITORIA Secretaria de Relações Internacionais SECRI EDITAL SECRI 002/2013 Seleção para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI), no uso de suas atribuições legais, torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO para o Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 19

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 19 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 19 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4 5.

Leia mais

Salvador, Bahia Sexta-feira 19 de Julho de 2013 Ano XCVII N o 21.187 EDITAL N.º 074/2013

Salvador, Bahia Sexta-feira 19 de Julho de 2013 Ano XCVII N o 21.187 EDITAL N.º 074/2013 Salvador, Bahia Sexta-feira 19 de Julho de 2013 Ano XCVII N o 21.187 EDITAL N.º 074/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, Torna Público

Leia mais

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais EDITAL Nº 001//2015 O Colegiado de Engenharia Civil torna público o edital para o Programa de Monitoria nas áreas de química, física, cálculo e desenho técnico. A monitoria foi criada com o intuito de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS/DISTÂNCIA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. A Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015, DE 15 DE ABRIL DE

EDITAL Nº 01/2015, DE 15 DE ABRIL DE Edital nº 01, de 15 de abril de 2015, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de TUTOR PRESENCIAL para atuar no Curso de Especialização

Leia mais

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015 FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015 Oferta de curso de pós-graduação (lato sensu), em nível de especialização em

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Francisco Beltrão O Coordenador do Projeto: Adilson Francelino

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 098/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 098/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 098/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 068/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (A DISTÂNCIA)

Leia mais

1.3 DAS VAGAS A seleção objetiva o preenchimento de 40 (quarenta) vagas do Curso, destinadas aos interessados que atendam aos requisitos do Edital.

1.3 DAS VAGAS A seleção objetiva o preenchimento de 40 (quarenta) vagas do Curso, destinadas aos interessados que atendam aos requisitos do Edital. EDITAL UNEB N O Reitor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO WOOSONG UNIVERSITY-SOLBRIDGE INTERNATIONAL SCHOOL OF BUSINESS EDITAL DRE n 005/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO WOOSONG UNIVERSITY-SOLBRIDGE INTERNATIONAL SCHOOL OF BUSINESS EDITAL DRE n 005/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO WOOSONG UNIVERSITY-SOLBRIDGE INTERNATIONAL SCHOOL OF BUSINESS EDITAL DRE n 005/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL CED/EAD/UFRGS 02/ 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO MARITIMO - TURMA 2014 A Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 18 de novembro de 2013 a

Leia mais

EDITAL N 093/2015 Referente ao Aviso Nº 057/2015, publicado no D.O.E. de 29.07.2015

EDITAL N 093/2015 Referente ao Aviso Nº 057/2015, publicado no D.O.E. de 29.07.2015 EDITAL N 093/2015 Referente ao Aviso Nº 057/2015, publicado no D.O.E. de 29.07.2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da validade... 3 2. Das Inscrições... 4 4. Período de Inscrição e Horário... 4 5. Da Avaliação... 4 6. Da matrícula... 5 7. Do regime escolar e semestralidade...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 279/2002-CAD/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 279/2002-CAD/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 279/2002-CAD/UNICENTRO Celebra Termo de Convênio firmado entre a UNICENTRO e a Universidade de São Paulo, USP. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO: Faço saber que

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo

Leia mais

PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2011. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2011. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a

Leia mais

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 12.1. Recife,2015

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 12.1. Recife,2015 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 12.1 Recife,2015 Sumário Edital nº 12 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação A Faculdade Boa Viagem (FBV/Devry), estabelecimento

Leia mais

EDITAL Nº 019/2015 Chamamento para Inscrição no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei 13.019 Aspectos Jurídicos e Práticos

EDITAL Nº 019/2015 Chamamento para Inscrição no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei 13.019 Aspectos Jurídicos e Práticos EDITAL Nº 019/2015 Chamamento para Inscrição no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei 13.019 Aspectos Jurídicos e Práticos 1. OBJETIVO DO CURSO Capacitar os participantes acerca das

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO À GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE SERVIDORES DO IFMG

PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO À GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE SERVIDORES DO IFMG EDITAL Nº 066/2015 PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO À GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE SERVIDORES DO IFMG O Instituto Federal de Minas Gerais IFMG, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, comunica a abertura

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÉ JEAN MOULIN LYON 3 EDITAL DRE n 008/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÉ JEAN MOULIN LYON 3 EDITAL DRE n 008/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÉ JEAN MOULIN LYON 3 EDITAL DRE n 008/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE Nº 10/2015

FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE Nº 10/2015 FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE Nº 10/2015 Ref.: Seleção Externa de Docente em Regime de Tempo Integral (TI-40) nas disciplinas de Prática Jurídica Judicial e Extrajudicial I e II, na área

Leia mais

EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES O Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (), objetivando a CHAMADA 01/2015

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 058/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 058/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 058/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS ESCOLA DE GOVERNO EDITAL Nº001/2010 Regulamenta o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação a Distância

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA HOSPITALAR Unidade Dias e Horários

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Enfermagem em Reprodução Humana Assistida

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Enfermagem em Reprodução Humana Assistida Rua Vieira Maciel, 62 Jd. Paulista, São Paulo, SP CEP 04503-040. Tel: 0**11 3018-3488. HOME PAGE: http://www.sapientiae.org.br E-Mail: cursos@sapientiae.org.br EDITAL Nº 019/2014 - SPG/AIS A (AIS) torna

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Semester Abroad

EDITAL Nº 02/2015. Semester Abroad EDITAL Nº 02/2015 Semester Abroad A DeVry Brasil, grupo educacional com atuação no ensino superior situado na Rua Antônio Gomes Guimarães, 150, Dunas, Fortaleza Ceará, anuncia que estarão abertas no período

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL Nº 10/2014 e-tec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

Resolução n o 145 de 30/09/2015 CAS

Resolução n o 145 de 30/09/2015 CAS Resolução n o 145 de 30/09/2015 CAS Estabelece a Política de Intercâmbio da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo, no

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 061/2014-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 061/2014-UAB-UEM EDITAL Nº 061/2014-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições para o processo seletivo de TUTORIA (A Distância) para

Leia mais

EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1

EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1 EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1 O Reitor da Universidade Vila Velha ES faz saber a todos os alunos regularmente matriculados em cursos

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX EDITAL Nº 03/2014 - PROEX DIVULGA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E

Leia mais

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS ÍBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES - Edição 2012 Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Tornamos pública

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO EDITAL 01/2015 Bolsa Internacional Santander O Banco Santander, por meio do Programa de

Leia mais

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina objetivando a CHAMADA 01/2015 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais