Implementando componentes básicos com swing, utilizando NetBeans

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Implementando componentes básicos com swing, utilizando NetBeans"

Transcrição

1 Implementando componentes básicos com swing, utilizando NetBeans Autor Kaio Valente Graduando em Bacharelado em Sistemas de Informação (UFPA) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Software (CEFET-PA) 3 semestre ambos Gravata Neste tutorial iremos implementar um sistema simples de cadastro com o objetivo de explicar como funciona os componentes básicos do framework swing (JTextField, JTextArea, JRadioButton, ButtonGroup, JCheckBox, JComboBox, etc), para isso utilizaremos a IDE NetBeans para construir nossa interface, aprenderemos como manipular os métodos mais importantes para se trabalhar com estes componentes, e como manipular suas propriedades. Introdução Como sabemos, uma das partes mais complicadas e chatas para um programador é desenhar a interface gráfica, ainda mais se tiver que fazê-la na mão, linha por linha, para nos poupar trabalho e tempo o NetBeans possui uma fantástica ferramenta para desenvolvermos nossa interface gráfica no estilo Drag and drop - Arrastar e soltar. Uma paleta com diversos componentes disponíveis, onde você tem apenas que arrasta-la para dentro de seu Jframe e pronto! O NetBeans gera todo código para você automaticamente. No final deste tutorial você será capaz de criar seu próprio projeto fazendo uso de inumeras aplicações possíveis com o construtor de interface do NetBeans. Estou usando neste tutorial o NetBeans versão em português. Item 1: Criando um JFrame. Após criar um projeto clique com o botão direito do mouse sobre ele, em novo, escolha a opção Formulário JFrame como na imagem abaixo.

2 Imagem 1. Criando um JFrame. Note que será gerado pra você uma nova tela com uma caixa de edição, onde você irá construir toda sua interface gráfica, pode redimensioná-la a vontade. Na barra de menu, a direita da tela, terá dois botões: Propriedades e Paleta. Em paleta estará todos os componentes que você pode usar para criar sua interface gráfica. Item 2: Construindo a Interface Como vamos fazer um sistema simples de cadastro, utilizaremos os seguintes componentes: JPanel: Painel criado em cima do JFrame que permite entre outras opções, adicionar cor de fundo e borda. É utilizado para organizar melhor sua interface. JLabel: Permite inserir textos e imagens. JTextField: Caixa de texto para que o usuário insira os dados no programa. - Importante mencionar que todos os dados inseridos em um JTextField são tratados como String. Portanto se for inserir um dado numérico é necessaria a devida conversão. JTextArea: Campo semelhante ao JTextField, normalmente usado para entrada de textos maiores. Como críticas, sugestões, etc. JRadioButton: Botão que permite apenas seleção de uma opção quando relacionado a um ButtonGroup. ButtonGroup: Componente utilizado para criar grupos de JRadioButtons. JCheckBox: Caixas de multiplas seleções, permite o usuario marcar várias opções ao mesmo tempo. JComboBox: Componente semelhante a um vetor, que permite ao usuário escolher apenas uma opção.

3 JButton: Botão onde serão implementados os eventos. Agora que você já conhece os componentes, monte a interface abaixo: Imagem 2. Construindo a interface gráfica. Item 3: Explicando passo-a-passo No exemplo acima, estamos usando todos os componentes mencionados anteriormente. O JPanel principal apresenta um título Cadastro, para colocarmos borda com título a um JPanel você deve ir até o botão propriedades, a direita da tela, ou clicar com o botão direito do mouse sobre o JPanel e ir até a propriedade border, clique no botão com... várias opções de borda serão exibidas, selecione TitledBorder, e no campo Título escreva o título que desejar para o seu JPanel, no nosso exemplo Cadastro. Para o JPanel que contém os JCheckBox o tipo de borda é EtchedBorder. - Para inserir qualquer componente dentro de um JPanel, você deve primeiro inserir o JPanel, em seguida os componentes sobre ele. Outra maneira é arrastando os componentes de fora para dentro do JPanel. Para inserir itens no JComboBox da opção Estado, você deverá ir na opção model em propriedades, insira o nome do item que você quer que apareça e clique em adicionar. Para inserir uma imagem, coloque um JLabel e na opção icon em propriedades, marque Arquivo, botão Selecionar Arquivo e escolha a imagem que você deseja adicionar a sua interface, de preferência em.gif, em seguida apague o que estiver escrito na opção text para deixar somente a imagem.

4 - Ao transferir seu projeto de um computador para outro, certifique-se de que o caminho da imagem seja o mesmo neste computador. Para permitir que seja marcada apenas uma opção nos JRadioButtons, da opção Sexo de nosso cadastro, voce deve adicionar ao projeto o componente ButtonGroup, este componente não apresenta nenhum tipo de interface, ao inseri-lo note que ele será adicionado no inspetor de componentes a esquerda da tela. Em seguida vá até as propriedades dos JRadioButtons, opção buttongroup e escolha buttongroup1 (nome padrão para este componente), faça isso para ambos os JRadioButtons. - Para apagar os nomes que vêem dentro dos JTextField, JRadioButtons, JCheckBox e JButtons basta dar duplo clique sobre eles e apagar o que está escrito, ou então na opção text em propriedades. Item 4: Manipulando o código Neste tutorial vou me limitar apenas a implementação dos métodos necessários para a utilização dos componentes inseridos em nosso projeto. Primeiramente, antes de começar a manipular o código, deve-se alterar o nome de variável de todos os componentes que serão utilizados para processar os eventos (entenda eventos, como sendo basicamente a funcionalidade que você dará a um botão), para que nosso código fique mais legível e organizado. Para alterar o nome de variável de um componente, clique sobre ele, como o botão direito do mouse escolha Alterar o nome de variável... e insira o nome que você deseja. Em nosso projeto utilizaremos o seguinte padrão: Para JTextField: camponomedaopção Ex: camponome Para JComboBox: combonomedaopção Ex: comboestado Para JRadioButton: rbnomedaopção Ex: rbmasculino Para JCheckBox: cbnomedaopção Ex: cbmusica Para JTextArea: camponomedaopção Ex: campobiografia Para JButton: btnomedobotão Ex: btsalvar - JLabels e JPanels não necessitam de alteração pois não serão implementados diretamente no tratamento de eventos. Muito bem, vamos implementar um evento no botão Salvar, onde os dados contidos em todos os componentes serão armazenados em um objeto, para isso você deve criar uma classe auxiliar que apresente variáveis para todas as opções do cadastro (Nome, endereço, sexo, etc), e instanciar o objeto, você deverá criar métodos set e get para todas as variáveis (utilizaremos apenas 1 cadastro, mas você pode fazer utilizando vetores ou arquivos), como disse anteriormente, o objetivo é ensinar os métodos necessários a implementação dos componentes. Para inserir um evento de clique a um botão, clique sobre ele, opção Eventos > Action > actionpermormed, veja na imagem abaixo:

5 Imagem 3. Adicionar evento de clique. Repare que o NetBeans leva você até a área de edição de código e gera pra você o cabeçalho do método que irá tratar o evento: private void btsalvaractionperformed(java.awt.event.actionevent evt) { // TODO adicione seu código de manipulação aqui: } - Todo código com fundo azul o NetBeans gera automaticamente pra você e não pode ser mudado. Instancie fora do método criado pelo NetBeans o seu objeto: ClasseAuxiliar obj = new ClasseAuxiliar(); E começe a implementar o código dentro do método criado pelo NetBeans. Para receber os dados inseridos em um JTextField você deve utilizar o método gettext() da seguinte forma obj.settext( camponome.gettext() ); Faça o mesmo para os campos Endereço, e Fone. Para retornar os campos de um JComboBox você deve utilizar o método getselecteditem(). Entretanto para armazenar em uma variável do tipo String você deve converte-lo para String, ficando assim: obj.setestado( (String)comboEstado.getSelectedItem() );

6 Para retornar o sexo (Masculino ou Feminino) deve ser feita uma verificação de qual JRadioButton foi marcado pelo usuário, o método utilizado para isso é isselected(), desta forma: if ( rbmasculino.isselected() ) obj.setsexo( "Masculino" ); else obj.setsexo( "Feminino" ); Vamos agora para os JCheckBox, para saber quais foram marcados, você deve fazer uma verificação para cada componente. O método utilizado para isso é o mesmo do JRadioButton, isselected(), vamos adotar que as variáveis de interesses foram declaradas do tipo boolean em sua classe auxiliar, ficando desta maneira: if ( cbmusica.isselected() ) obj.setmusica( true ); if ( cbcinema.isselected() ) obj.setcinema( true ); if ( cbesporte.isselected() ) obj.setesporte( true ); if ( cbinformatica.isselected() ) obj.setinformatica( true ); Muito bem, agora falta apenas o JTextArea, que é implementado igualmente ao JTextField usando o método gettext(), assim: obj.setbiografia( campobiografia.gettext() ); Após ser implementado todo os componentes no evento do botão salvar, coloque uma mensagem de confirmação para o usuário utilizando JOptionPane.showMessageDialog(null,"Cadastro realizado com sucesso"); Não esqueça dos imports. Pronto o cadastro está completo, agora vamos para os métodos de exibição. Após os dados serem salvos você deve apaga-los de seus respectivos campos para usar os espaço para exibição (ou se você quiser implementar mais de um cadastro). Para isso pode-se criar um botão Apagar ou simplesmente os dados serão apagados após serem salvos, que é como faremos aqui. Para apagar o JTextField e o JTextArea utilização o método settext(), ficando desta forma: camponome.settext( ); comboestado.settext( ); Um JComboBox funciona como se fosse um vetor, onde cada item fica em um índice, para desmarcar um JComboBox utiliza-se o método setselectedindex(int i) que recebe como parâmetro um número inteiro que representa o índice deste JComboBox. Para desmacar usa-se: comboestado.setselectedindex(-1); O -1 indica que nenhum item está selecionado. Para apagar o JRadioButton selecionado, deve-se apagar o grupo inteiro, ou seja o ButtonGroup, para isso utilizamos o método clearselection(), da seguinte forma: if ( rbmasculino.isselected() rbfeminino.isselected() ) buttongroup1.clearselection();

7 O código assima verifica se algum dos JRadioButtons estão selecionados, se verdadeiro, apaga a seleção. Agora só falta apagar os JCheckBox que foram marcados, para isso basta verificar cada um para ver se estão marcados e então, desmarcar. Utilizando o método setselected( boolean b ), pode-se mudar o estado de um JCheckBox, onde o parâmetro é do tipo boolean e true representa opção marcada, e false desmarcada. If ( cbmusica.isselected() ) cbmusica.setselected( false ); If ( cbcinema.isselected() ) cbmusica.setselected( false ); If ( cbesporte.isselected() ) cbmusica.setselected( false ); If ( cbinformatica.isselected() ) cbmusica.setselected( false ); Pronto! Todos os campos serão apagados após serem salvos, e agora podemos exibir os dados armazenados. Item 5: Exibindo Dados Para exibir os dados que foram armazenados usaremos os mesmos campos onde são preenchidos os dados (os componentes), caso você esteja implementando mais de um cadastro, utilizando vetor ou arquivos, seria interessante criar dois botões Próximo e Anterior para navegar entre os cadastros, mas isso fica para uma próxima oportunidade, como disse anteriormente o objetivo desde tutorial é familiarizar você com os principais componentes e aprender os métodos necessários para implementá-los. Primeiramente devemos criar um evento para o botão Limpar da mesma forma que foi feito para o botão Salvar. Dentro do método gerado pelo NetBeans vamos implementar nosso código. Para exibir em um JTextField e JTextArea, utiliza-se o método settext() Ex.: camponome.settext( obj.getnome() ); - Repita isso para todos os JTextField e para o JTextArea. Atenção para o nome de variável do componente. Para alterar o estado de um JComboBox usamos o método setselecteditem(), ficando deste jeito: comboestado.setselecteditem( obj.getestado() ); Para selecionar um JRadioButton e JCheckBox, utilizaremos o método setselected(), devemos verificar qual opção sexual foi escolhida no cadastro e quais opções foram marcadas nos Interesses, e então selecioná-las, nosso código ficará assim: if ( obj.getsexo() == "Masculino" ) rbmasculino.setselected(true); else rbfeminino.setselected(true); O trecho acima verifica se a variável sexo é iqual a Masculino (como definimos no evento do botão salvar), então marca o JRadioButton, senão, marca o JRadionButton referente ao sexo feminino.

8 Para os JCheckBoxs: If ( obj.getmusica == true ) cbmusica.setselected(true); If ( obj.getcinema == true ) cbcinema.setselected(true); If ( obj.getesporte == true ) cbesporte.setselected(true); If ( obj.getinformatica == true ) cbinformatica.setselected(true); Verificamos qual dos interesses foram salvos no cadastro e marcamos para exibição. Bom é isso ai, chegamos no fim... Construimos nossa interface, aprendemos a tratar eventos, e inserimos os métodos mais importantes para manipular os componentes básicos da API swing. Espero que tenham entendido. Até a próxima! Kaio Valente

Implementando componentes básicos com swing, utilizando NetBeans

Implementando componentes básicos com swing, utilizando NetBeans Implementando componentes básicos com swing, utilizando NetBeans Neste tutorial iremos implementar um sistema simples de cadastro com o objetivo de explicar como funciona os componentes básicos do framework

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Professor: Diego Oliveira Conteúdo 19: Interface Gráfica 2 Componentes Sabemos que uma janela do Java (JFrame) pode possuir diversos componentes Cada um desses componentes

Leia mais

Interface Gráfica - Swing

Interface Gráfica - Swing Interface Gráfica - Swing 1 Swing com o NetBeans p Para a construção de aplicativos gráficos, o construtor de interfaces gráficas do NetBeans IDE, torna a atividade uma simples tarefa de arrastar e soltar;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 1- Interfaces Gráficas com Swing

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 1- Interfaces Gráficas com Swing Aula 1- Interfaces Gráficas com Swing Conteúdo Programático desta aula Explorar o pacote Swing para desenvolver Interfaces em Java Utilização de Interfaces gráficas para interagir com objetos previamente

Leia mais

Cadastro de Cargos, Departamentos e Funcionários

Cadastro de Cargos, Departamentos e Funcionários Projeto 1 Cadastro de Cargos, Departamentos e Funcionários Nessa etapa construiremos dentro do projeto RecursosHumanos três formulários que permitirão cadastrar cargos, departamentos e funcionários no

Leia mais

Interface Gráfica - Swing

Interface Gráfica - Swing Interface Gráfica - Swing 1 'Botão de opção' (JRadioButton) p O componente 'Botão de opção', também conhecido como RadioButton, é utilizado para você selecionar uma e somente uma opção entre várias oferecidas

Leia mais

(INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA)

(INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA) (INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA) Ferramenta 1 -NetBeans 8.1 GUI Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos Componentes: JCheckBoxe JRadioButton JPanel / ButtonGroup/ ItemListener Gil Eduardo de Andrade Componentes Gráficos: JCheckBox A classe JCheckBox (import java.swing.jcheckbox) A classe

Leia mais

Elaborando as Interfaces Aulas 31, 32 e 33

Elaborando as Interfaces Aulas 31, 32 e 33 Elaborando as Interfaces Aulas 31, 32 e 33 JList e JComboBox Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/2017/3ati Aulas 31, 32 e 33. 1 ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA ELABORE UMA

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Aula 15 Interface Gáfica. Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes

Aula 15 Interface Gáfica. Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes Aula 15 Interface Gáfica Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Interface gráfica em Java: Swing. Java Foundation Classes

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Introdução à construção de GUIs

Introdução à construção de GUIs 1 de 5 21/10/2009 14:53 Introdução à construção de GUIs Contribuição de Saleem Gul e Tomas Pavek, mantido por Ruth Kusterer e Patrick Keegan Este tutorial de iniciante ensina como criar uma interface de

Leia mais

Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano

Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano Linguagem de Programação 1 Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano Objetivo: Construir uma aplicação baseada na classe Jdialog do Java Swing. INTRODUÇÃO Na aula passada vimos

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Técnica de Reportagem II (ECO/UFRJ) Paulo César Castro [Criado pela monitora Thamírys Andrade] No presente tutorial, aprenderemos como gerar gráficos

Leia mais

Teclado. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Teclado. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Teclado Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br http://www.automato.com.br

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Prof. Walter Gima walter.gima@anhanguera.com 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 Interface Gráfica para desktop com Java - SWING 3 Agenda Interface Gráfica utilizando

Leia mais

Como abrir arquivo XML no Excel

Como abrir arquivo XML no Excel Um arquivo no formato XML é um documento com dados organizados de forma hierárquica. Como você pode ver na imagem acima, ele já vem todo organizado e é muito útil para armazenar dados de forma simples,

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Componentes Parte 02

Componentes Parte 02 Componentes Parte 02 Prof. Edwar Saliba Júnior Setembro de 2012 1 Botões que Mantêm o Estado Botões de estado: O Swing contém três tipos de botões de estado: JToggleButton, JCheckBox e JRadioButton. JCheckBox

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL WIRECAST 6 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL DE INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6 OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

PORTAL PCRJ. guia rápido

PORTAL PCRJ. guia rápido Antes de começar Certifique-se de que a opção Alternar controles de edição esteja marcada para ter um preview das alterações que estão sendo realizadas na página. A maioria das operações será realizada

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Java Swing: Netbeans

Java Swing: Netbeans Java Swing: Netbeans Swing Atualmente, o Java suporta, oficialmente, dois tipos de bibliotecas gráficas:awt e Swing. A AWT foi a primeira API para interfaces gráficas a surgir no Java e foi, mais tarde,

Leia mais

Manual de Access 2007

Manual de Access 2007 Manual de Access 2007 Índice Introdução... 1 A tela inicial do Access 2007... 1 Criando tabelas... 2 Criando Formulários... 4 Tutorial básico de Access 2007 (Parte 2)... 7 Criando relatórios... 7 Criando

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Universidade Federal do Espírito Santo Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Núcleo de Processamento de Dados Maio/2012 Apresentação O presente tutorial visa explicar

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Faculdade de Saúde Centeias Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde O novo portal da FS foi criado para facilitar o aceso à informação sobre

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA DOWNLOAD DO SOFTWARE: FAÇA O DOWNLOAD DO SOFTWARE VAMOS ESCREVER NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONÍVEL

Leia mais

Criando site. Tutorial Webnode

Criando site. Tutorial Webnode Criando site Tutorial Webnode 1 Registrando Acesse o endereço: http://www.webnode.com.br/ e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie seu site. NOME DO SITE: artecsuz-nomedaescola 2

Leia mais

Linguagem de Programação II GUI Interface Gráfica com o Usuário

Linguagem de Programação II GUI Interface Gráfica com o Usuário Linguagem de Programação II Interface Gráfica com o Usuário Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Introdução Visão Geral dos Componentes Swing Criação de interface no Netbeans Tipos comuns de eventos 3 Introdução

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6 AULA 6 APRENDENDO SOBRE APARENCIAS O QUE É A APARENCIA NO WORDPRESS? CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Como o próprio nome já diz, aparência significa a cara do seu BLOG. Na aba aparência você terá inúmeras

Leia mais

Desenvolvendo aplicações Java

Desenvolvendo aplicações Java José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Desenvolvendo aplicações Java Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO JAVA... 1 1.1 A PLATAFORMA

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 MANUTENÇÃO DE DESPESAS O módulo de despesas permite total controle das despesas associadas a uma determinada conta ou ainda de uma oportunidade. Controle o ressarcimento

Leia mais

. Uma instância da classe JTextField gera uma instância da classe ActionEvent quando o objecto está activo e o utilizador pressiona a tecla ENTER.

. Uma instância da classe JTextField gera uma instância da classe ActionEvent quando o objecto está activo e o utilizador pressiona a tecla ENTER. Interfaces Gráficas e Eventos - 18 A classe JTextField. Um campo de texto, permite ao utilizador introduzir uma única linha de texto. Uma instância da classe JTextField gera uma instância da classe ActionEvent

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação 10/Abril/2011 Aplicado

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Compreender os conceitos classe e objeto Compreender a função dos métodos e atributos e o conceito de encapsulamento

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks Guia do usuário Como utilizar os aplicativos da EvoBooks? A metodologia de Ensino Digital EvoBooks utiliza uma série de aplicativos com conteúdos e aulas digitais estruturados. Vamos aprender como utilizar

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Tutorial para criação de formulários no Google

Tutorial para criação de formulários no Google Tutorial para criação de formulários no Google Texto introdutório Entender o processo de elaboração de formulários do Google é importante não só para padronização dos treinamentos oferecidos pela CEU em

Leia mais

JMENU, JDESKTOPPANE E JINTERNALFRAME

JMENU, JDESKTOPPANE E JINTERNALFRAME 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA JMENU, JDESKTOPPANE E JINTERNALFRAME Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Antes de começar!

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Configuração > Minha Equipe

Configuração > Minha Equipe Me cadastrei. E agora? Esse tutorial o guiará para deixar o Genu com a sua cara. Nesse passo lhe ensinaremos a administrar as suas equipes em seus diferentes locais de trabalho. IMPORTANTE: Apenas usuários

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

O que é um slide mestre do Power Point?

O que é um slide mestre do Power Point? O Power Point deve ser a ferramenta mais usada para fazer apresentações no mundo. Ainda assim vemos uma quantidade enorme de usuários que não conhecem o slide mestre. Essa é simplesmente uma das funcionalidades

Leia mais

Como fazer seus pedidos online

Como fazer seus pedidos online Como fazer seus pedidos online Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Acesse http://www.thermofisher.com e altere o idioma do

Leia mais

Como criar menus para as suas planilhas

Como criar menus para as suas planilhas Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui excelentes recursos que possibilitam a criação de planilhas com diversas finalidades. Um desses recursos é

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

AULA 2 Planos Vistas e Temas

AULA 2 Planos Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos Vistas e Temas Nesta aula serão apresentados os conceitos de Planos de Informação, Vista e Tema e sua manipulação no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1,

Leia mais

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos BIMESTRE/PROVA DISCIPLINA CURSO EXAME FINAL Linguagem de Programação II Informática MATRÍCULA NOME ANO/TURMA Crie um projeto em Java com as seguintes características: 1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

Técnicas de Programação II

Técnicas de Programação II Técnicas de Programação II Aula 03 GUI e Swing Edirlei Soares de Lima GUI Graphical User Interface A API Java fornece diversas classes destinadas a criação de interfaces gráficas.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AVALIAÇÕES AMBIENTE VIRTUAL - TESTE DE APRENDIZAGEM Criação de Testes Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Testes 2. Disponibilização do Teste na Área de Conteúdo 3. Como

Leia mais

Interface Gráfica. Disciplina: Desenvolvimento de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates

Interface Gráfica. Disciplina: Desenvolvimento de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates Interface Gráfica Disciplina: Desenvolvimento de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Interface Gráfica Interface Gráfica com Usuário (do inglês, Graphical User Interface GUI) apresenta um mecanismo

Leia mais

Grid para exibição de dados do sistema

Grid para exibição de dados do sistema Grid para exibição de dados do sistema A Grid (Ou tabela/grade) é um controle utilizado para exibição de dados no sistema altamente personalizável. Clique e saiba mais sobre os recursos disponíveis Personalizando

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais