Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO"

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA Código JUR 1009 Carga horária total 60 h/a Semestre letivo 1º semestre (1º semestre de 2015) Professora Prof.ª Dr.ª Giuliana Redin 2) OBJETIVOS DA DISCIPLINA Geral: fornecer as referências teóricas sobre o fundamento político-jurídico do Estado moderno e do constitucionalismo atual, bem como subsídios para a compreensão das relações de poder e legitimação do Direito. Específicos: a) fornecer as bases teóricas para a compreensão do sistema jurídico brasileiro, a partir dos pressupostos político constitucionais; b) fornecer subsídios para uma análise crítica, não dogmática, do Direito, a partir da compreensão do político, do conceito de esfera e espaço público, das relações de poder e da práxis democrática. 3) TÍTULO E DISCRIMINAÇÃO DAS UNIDADES 1.1 Origem e formação do Estado moderno. 1.2 As teorias contratualistas e o conceito de soberania. 1.3 Do absolutismo ao republicanismo e o Estado de Direito. 1.4 Estado Liberal 1.5 Estado intervencionista e variações 1.6 Ideologias políticas 2.1 O povo. 2.2 O território. 2.3 O governo soberano Legalidade e legitimidade do poder político Formas de Estado Formas de governo Sistemas de governo Os Poderes do Estado: o Princípio da Separação de Poderes Regimes políticos. UNIDADE 3 APARELHOS DO ESTADO E FORÇA POLÍTICA Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria / Plano de Ensino

2 3.1 Repressivos. 3.2 Ideológicos. 3.3 Forças políticas: sociedade civil, grupos de pressão, opinião pública, imprensa. 3.4 Mudanças do Estado por reforma e revolução. 3.5 O Direito de Resistência e Desobediência Civil. UNIDADE 4 ESFERA PÚBLICA E ESPAÇO PÚBLICO 4.1 Conceito de esfera pública. 4.2 Conceito de espaço público. 4.3 O constitucionalismo moderno e as funções do Estado. 2 UNIDADE 5 O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 5.1 Soberania interna e externa. 5.2 A esfera pública supranacional e o condicionamento do Estado. 5.3 O cenário internacional: atores, sujeitos, relações de poder e processos integracionistas. 4) CARACTERIZAÇÃO GERAL DA METODOLOGIA DE ENSINO As aulas serão expositivas e baseadas na teorização, bem como no exercício dialético da aproximação teórica com a realidade brasileira e global. Além disso, as aulas primarão pelo estímulo ao debate sobre casos práticos em sala de aula. Para viabilizar o desenvolvimento de aulas expositivas-dialogadas e a participação coletiva, será oferecida a leitura prévia de textos temáticos. Com isso, pretende-se estimular a habilidade da leitura e da escrita. Os alunos também conduzirão seminários temáticos, como uma das atividades avaliativas. Serão utilizados como instrumentos didáticos, a bibliografia informada, vídeos/documentários, textos acadêmicos e midiáticos e páginas da web, essas capazes de oferecer uma linguagem alternativa. A disciplina já oferece uma necessidade de compreensão interdisciplinar das ciências sociais e humanas, mas que será visualizada nos estudos de casos. Buscar-se-á, para tanto, a estruturação de mesas de debate interdisciplinar, com palestrantes de áreas afins. 5) CALENDÁRIO E PREVISÃO DE ATIVIDADES (obs.: as referências sem informação sobre edição, ano e editora, indicam que podem ser consultadas variavelmente, conforme disponibilidade nas bibliotecas central e setoriais da UFSM) RECEPÇÃO DOS CALOUROS: 1 a Atividade acadêmica organizada e gerida pelo DLD Diretório Aula 02 de março Livre do Direito 1.1 Desenvolvimento do Estado moderno e as bases políticofilosóficas da modernidade. 2ª Aula 09 de março TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p a Aula 16 de março 1.2 As teorias contratualistas e o conceito de soberania. 1.3 Do absolutismo ao republicanismo e o Estado de Direito. Ref:

3 3 HOBBES, Thomas. O Leviatã. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. MONTESQUIEU, Charles-Louis de Secondat. Do Espírito das Leis. ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. 1.4 Estado Liberal. 1.5 Estado intervencionista e suas variações. 4ª Aula 23 de março LOCKE, John. O Segundo Tratado sobre o Governo Civil. MILL, John Stuart. Da Liberdade. MARX, Karl; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. ESPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do welfare state. Lua Nova [online]. 1991, n.24, pp ISSN Disponível em: < Acessado em 01 de mar. de BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos Ideologias políticas 5 a Aula 31 de março POULANTZAS, Nicos. O Estado, o Poder, o Socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 2000, p OFFE, Claus. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro, ROSANVALLON, Pierre. O Liberalismo Econômico. EDUSC: Bauru, LACLAU, Ernest. Política e Ideologia na Teoria Marxista: capitalismo, fascismo e populismo. Paz e Terra: Rio de Janeiro, O povo. 2.2 O território. 6ª Aula 06 de abril REDIN, Giuliana. Direito de Imigrar: direitos humanos e espaço público. Conceito, 2013, p O governo soberano Legalidade e legitimidade do poder político.

4 4 JELLINEK, Georg. Teoria General del Estado. Maipú, FARIA, Jose Eduardo. Legalidade e legitimidade. In.: FARIA, José Eduardo. Democracia e Participação. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, ª aula 13 de abril Avaliação 8 a Aula 20 de abril 9 a Aula 27 de abril 10 a Aula 04 de maio Formas de Estado Formas de governo ou sistemas políticos. BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Brasília: UnB, Sistemas de governo Os Poderes do Estado: o Princípio da Separação de Poderes O processo legislativo Regimes políticos. MONTESQUIEU, Charles Louis de. O Espírito das Leis. DALLARI, Dalmo de Abreu. O Poder dos Juízes. São Paulo: Saraiva, 1996, p BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, AVRITZER, Leonardo. A Moralidade da Democracia. Editora Perspectiva. São Paulo. 1996, p. 99 a 151. UNIDADE 3 APARELHOS DO ESTADO E FORÇA POLÍTICA 3.1 Repressivos. 3.2 Ideológicos. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã [Feuerbach]. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 11 a Aula 11 de maio UNIDADE 3 APARELHOS DO ESTADO E FORÇA POLÍTICA 3.3 Forças políticas: sociedade civil, grupos de pressão, opinião pública, imprensa. 3.4 Mudanças do Estado por reforma e revolução. 3.5 O Direito de Resistência e Desobediência Civil.

5 5 ARENDT, Hannah. Da Revolução. Brasília: UNB, FERNANDES, Florestan. O que é revolução? In.: PRADO Jr, Caio. Clássicos da Revolução Brasileira. Editora Expressão Popular, GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, vol. I e II. Editora Civilização Brasileira, THOREAU, Henry David. A Desobediência Civil. 12 a Aula 18 de maio UNIDADE 4 ESFERA PÚBLICA E ESPAÇO PÚBLICO 4.1 Conceito de esfera pública. 4.2 Conceito de espaço público. ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 13ª Aula 25 de maio 14ª Aula 01 de junho UNIDADE 4 ESFERA PÚBLICA E ESPAÇO PÚBLICO 4.3 O constitucionalismo moderno e as funções do Estado. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra, 1998 UNIDADE 5 O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 5.1 Soberania interna e externa. 5.2 A esfera pública supranacional e o condicionamento do Estado. 5.3 O cenário internacional: atores, sujeitos, relações de poder e processos integracionaistas. MORGENTHAU, Hans. A Política entre as Nações. Brasília: UNB, 2003, p ROSENAU, James N. Governança sem Governo: ordem e transformação na política mundial. Brasília: Ed. UnB, a Aula Avaliação 16ª Aula Exame 6) MODALIDADES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM As avaliações serão realizadas mediante os seguintes instrumentos: 1ª avaliação: dissertação sobre as teorias clássicas apresentadas, a partir de situações fáticas ou hipotéticas. 2ª avaliação: seminário apresentado em sala de aula a partir de temas propostas, bibliografia sugerida com entrega de texto à professora. Exame: prova dissertativa, sem consulta. 7) BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

6 6 BOBBIO, Norberto. O Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da politica. São Paulo: Paz e Terra, DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva. WEFFORT, Francisco (org.) Os Clássicos da Política, vol ed. Ática, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 11 ed. Graal Editora, ARENDT, Hannah. Da Revolução. Editora Ática, ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 11 ed. Forense Universitária, AVRITZER, Leonardo. A Moralidade da Democracia. Editora Perspectiva. São Paulo BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Brasília: UnB, BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. DALLARI, Dalmo de Abreu. O Poder dos Juízes. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, ESPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do welfare state. Lua Nova [online]. 1991, n.24, pp ISSN Disponível em: < Acessado em 01 de mar. de FARIA, Jose Eduardo. Legalidade e legitimidade. In.: FARIA, José Eduardo. Democracia e Participação. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, FERNANDES, Florestan. O que é revolução? In.: PRADO Jr, Caio; FERNANDES, Florestan. Clássicos da Revolução Brasileira. Editora Expressão Popular, GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, vol. I e II. Editora Civilização Brasileira, HOBBES, Thomas. O Leviatã. JELLINEK, Georg. Teoria General del Estado. Maipú, LACLAU, Ernest. Política e Ideologia na Teoria Marxista: capitalismo, fascismo e populismo. Paz e Terra: Rio de Janeiro, LOCKE, John. O Segundo Tratado sobre o Governo Civil. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã [Feuerbach]. MONTESQUIEU, Charles-Louis de Secondat. Do Espírito das Leis. MORGENTHAU, Hans. A Política entre as Nações. Brasília: UNB, OFFE, Claus. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro, POULANTZAS, Nicos. O Estado, o Poder, o Socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 2000, p REDIN, Giuliana. Direito de Imigrar: direitos humanos e espaço público. Conceito, ROSANVALLON, Pierre. O Liberalismo Econômico. EDUSC: Bauru, ROSENAU, James N. Governança sem Governo: ordem e transformação na política mundial. Brasília: Ed. UnB, ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. THOREAU, Henry David. A Desobediência Civil. TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p Livros de comentário dos clássicos: BORON, Atilio A (org). Filosofia Política Moderna. De Hobbes a Marx. CLACSO, Disponível em: < Acessado em: 01 de mar

7 7.2) Sites web sugeridos ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política: Brazilian Political Science Review: Centro de Estudos de Cultura Contemporânea: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS): Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira, da UFPR: ttp:// Revista Brasileira de Ciência Política: Revista Crítica Marxista. 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA Curso: Ciências Economicas Disciplina: Ciência Política - SP0 5234 Carga horária

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Adriana Ilha

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Ana Targina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA (DAE) PLANO DE CURSO Tópicos Especiais II - PAP 521

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA (DAE) PLANO DE CURSO Tópicos Especiais II - PAP 521 PLANO DE CURSO Tópicos Especiais II - PAP 521 2 Semestre/2017 Mestrado Profissional em Administração Pública Professora: Profa. Dra. Júlia Moretto Amâncio E-mail: julia.moretto@dae.ufla.br Objetivos Apresentar

Leia mais

COD FCP de abril Apresentação do programa do curso. 4 de abril Somos livres para agir? Teoria da ação voluntária em Hobbes

COD FCP de abril Apresentação do programa do curso. 4 de abril Somos livres para agir? Teoria da ação voluntária em Hobbes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO C E N T R O D E F I L O S O F I A E C I Ê N C I A S S O C I A I S I N S T I T U T O D E F I L O S O FI A E C I Ê N C I A S S O C I A I S D E P A R T A M E N T O D

Leia mais

% #0$ >&"'/ &%C$99%& - $> F%&(99$> (/('9 #8# D,+ $= %E=C-$ 5"#7$ "" 9$8 #0$ 0 $8 "B & 7$6, 8# D=+)! $ 9$8 B & 7$6 8# D=, $=

% #0$ >&'/ &%C$99%& - $> F%&(99$> (/('9 #8# D,+ $= %E=C-$ 5#7$  9$8 #0$ 0 $8 B & 7$6, 8# D=+)! $ 9$8 B & 7$6 8# D=, $= !"!"#$ % & $ $ #"'( )* + ++,*)) $$'( -".#$'/ 0 1 $# 2" 3 & "$" 4 $ # $"#'/5$ 6 & 7$6 5 #$8 # $8 + 1$ 4"5$-9: 9 1$#'/ -# $$#$#$%&'(%)*+',(- %.$&/(0$#/+&%.123%4 '5/,'( %)*+',(0 4" -$7$ #5$ ;$

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL ANEXO 1 DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS IDENTIFICAÇÃO: Disciplina (nome): Teoria Política Característica: [X] Obrigatória Período: 1º [ ] Optativa CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: _6_

Leia mais

C U R S O D E D I R E I T O

C U R S O D E D I R E I T O C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Ciência Política e Teoria Geral do Estado Código: DIR-161 Pré-requisito: --------- Período

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2010. Curso DIREITO. Teórica Prática Total Teórica Prática Total

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2010. Curso DIREITO. Teórica Prática Total Teórica Prática Total CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina TEORIAS DO ESTADO Curso DIREITO Turno/Horário VESPERTINO 4ª 14:00 15:40 Professora CAMILA RODRIGUES ILÁRIO Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica

Leia mais

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular 1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 3.

Leia mais

Programa da Componente Curricular: Tema Leitura obrigatória Data

Programa da Componente Curricular: Tema Leitura obrigatória Data Componente Curricular: Teoria do Estado e Ciência Política Professor Responsável: Hector Cury Soares E-mail: hectorsoares@unipampa.edu.br Programa da Componente Curricular: Observações preliminares: a)

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA Disciplina PROGRAMA DE DISCIPLINA Código: HC-780 Nome: Teoria

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

$30 *' 6#. #*> >( &/ -!#&' <!" <#"%# -#7#-! 85"##!6 +B-! #6 #0#= :1:13::: "#( ;:3"#2 3::<: :1:$3=:1

$30 *' 6#. #*> >( &/ -!#&' <! <#%# -#7#-! 85##!6 +B-! #6 #0#= :1:13::: #( ;:3#2 3::<: :1:$3=:1 !"#!$%&' ()*+,(-!"# $ % # # "!&' ()*+,* ** )( (( ##&' -!."# &/ 0 1 #" 2! 3%!#! 4 # " 5 "#6 " #6 #!"&/ 5# % 7#8 1# 4!5#- 9: 9 1#"&/- " ##"#. /01 12 $34564! -#7#"5# ; #

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Ciência Política e Teoria Geral do Estado

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Ciência Política e Teoria Geral do Estado CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Ciência Política e Teoria Geral do Estado Código: DIR-161 Pré-Requisito: --------- Período Letivo:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Ciências Sociais CURSO: Ciências Econômicas DISCIPLINA: Teoria Política CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4h ANO/SEMESTRE: 2/2015 CARGA HORÁRIA TOTAL:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I 2º semestre de 2002 Disciplina Obrigatória Destinada: Alunos de Filosofia e outros departamentos Código: FLF0388 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Milton Meira do Nascimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

O conceito de Estado em Immanuel Wallerstein e Hans Morgenthau: alguns apontamentos teóricos

O conceito de Estado em Immanuel Wallerstein e Hans Morgenthau: alguns apontamentos teóricos O conceito de Estado em Immanuel Wallerstein e Hans Morgenthau: alguns apontamentos teóricos Tiago Alexandre Leme Barbosa 1 RESUMO O presente texto busca apresentar alguns apontamentos a respeito do conceito

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA. Disciplina: Sociologia Política

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA. Disciplina: Sociologia Política UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: Sociologia Política 1o semestre de 2017 Disciplina: optativa Destinada: Alunos de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas Disciplina: TEORIA DO ESTADO MODERNO Professores: Luiz Carlos Bresser-Pereira & Cláudio Gonçalves Couto 2 Trimestre de 2012 Horário: Das 16:00

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: DIR02/1 Carga Horária: 60 horas Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: 1º Ano:

PLANO DE CURSO. Código: DIR02/1 Carga Horária: 60 horas Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: 1º Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Estado e Política Professor: Eloy Lago Nascimento E-mail: prof.eloy.fasete@gmail.com Código: DIR02/1 Carga Horária: 60

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SL4052-TEORIA

Leia mais

EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas Disciplina: TEORIA DO ESTADO MODERNO Professores: Luiz Carlos Bresser-Pereira & Cláudio Gonçalves Couto 2 Trimestre de 2014 EMENTA O objetivo

Leia mais

PLANO DE CURSO. Pré-requisito: Professor: Carla Silva Lopes Almeida Titulação: Mestre

PLANO DE CURSO. Pré-requisito: Professor: Carla Silva Lopes Almeida Titulação: Mestre CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Ciência Política e Teoria Geral do Estado Código: DIR-161 CH Total:60 h Pré-requisito: --------- Período

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: Ciência Política NOME DO CURSO: Ciências Econômicas.

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: Ciência Política NOME DO CURSO: Ciências Econômicas. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: III CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: Ciência Política NOME DO CURSO: Ciências Econômicas. 2. EMENTA

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2 o. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA As Teorias

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES REFERENTES AO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, EDITAL 37/2012.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina - INTRODUÇÃO AO ESTUDO

Leia mais

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender o homem como sujeito social político e religioso.

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60110) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome: Teoria do Direito Código: DIR 5102 Nº de horas-aula Pré-requisito

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA III 1º semestre de 2013 Disciplina Optativa Destinada: alunos de filosofia e de outros departamentos Código: FLF0463 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Alberto Ribeiro G.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2007 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS ESAG PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS ESAG PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Empresarial Departamento: Administração Empresarial Disciplina: Ciência Política Código: 31CIPO Carga horária: 36 horas Período letivo: 2011/2 Termo:

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

PROGRAMA DA CIÊNCIA POLÍTICA II

PROGRAMA DA CIÊNCIA POLÍTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DA CIÊNCIA POLÍTICA II DISCIPLINA: CSOB173 / CSOL158 CARGA HORÁRIA: 60H STATUS: OBRIGATÓRIA HORÁRIO: SEGUNDA-FEIRA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍRICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍRICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-12 2º Nome da Disciplina CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-12 2º Nome da Disciplina CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-12 2º 04 Semanal Semestral 04 60 Curso DIREITO Nome da Disciplina CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO As Teorias Políticas: clássicas e modernas.

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica Diretoria de Ensino e Aprendizagem Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Instância de aprovação: Colegiado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

1º PERÍODO. FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas, 2003.

1º PERÍODO. FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas, 2003. 1º PERÍODO INTRODUÇÃO AO DIREITO O conceito de direito: pluralidade de pontos de vista. O direito como objeto do conhecimento. O direito e as demais ordens normativas. Teoria da norma. Estrutura lógica

Leia mais

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ECONOMIA POLÍTICA - 1º SEMESTRE DE 2018 TURMAS 21 E 22 PROFESSOR JOSÉ MARIA ARRUDA DE ANDRADE Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Livre-Docente, Doutor e Bacharel

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Estado e Política Código: DIR02/1 Professor: Eloy Lago Nascimento e-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina: Políticas de Educação e de Saúde - 2019 Responsáveis: Marcela Pronko e

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Direito TURMA: 1º Semestre/Noturno DISCIPLINA: Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA LINHA DE PESQUISA: Autonomia Privada, Regulação e Estratégia Esfera Pública Legitimidade

Leia mais

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Curso de Formação Inicial para a Carreira de EPPGG 2011 EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA Disciplina: D 1.2 Democracia e Cidadania no Brasil. Professor titular: Roberto Rocha Coelho Pires Período:

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS...

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIX CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA.... 1.1. A Fonnação do Estado e da Política.... 1.2. Introdução à Ciência Política.... 4 CAPÍTULO 11 - HERÔDOTOS (484/79-420

Leia mais

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ECONOMIA POLÍTICA - 1º SEMESTRE DE 2017 TURMAS 23 E 24 PROFESSOR ASSOCIADO JOSÉ MARIA ARRUDA DE ANDRADE Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Livre-Docente pela USP

Leia mais

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Política & Soberania Professor: Dr. Rodrigo Santiago E-mail: rodrigosantiago_18@hotmail.com

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS. 2. EMENTA 3 OBJETIVOS GERAIS 4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS. 2. EMENTA 3 OBJETIVOS GERAIS 4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS. 1.1 PROFESSOR: Antônio dos Santos Moraes Junior 1.2 DEPARTAMENTO: Matérias Básicas e Complementares 1.3 DISCIPLINA: Ciência Econômica e Política 1.4 SÉRIE: 1ª TURMAS: A e B TURNOS:

Leia mais

IFPB. Ig carrosplano DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA EMENTA

IFPB. Ig carrosplano DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA EMENTA Ig carrosplano DE ENSINO ETIM Nome da Disciplina: Sociologia III Curso: Período: 3º ano Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a 66.67 h/r Docente Responsável: DADOS DA DISCIPLINA EMENTA O Estado Moderno; Regimes

Leia mais

Plano de Ensino Curso Professor EMENTA Objetivos: Metodologia: Avaliação: 75%

Plano de Ensino Curso Professor EMENTA Objetivos: Metodologia: Avaliação: 75% Plano de Ensino Curso: Direito -- Disciplina: Ciências Política com Teoria Geral do Estado -- Código Carga Horária: 80 Créditos: 04 Período: 1º Ano: 2013/ Professor: VINÍCIO CARRILHO MARTINEZ (Dr.) Professor

Leia mais

61 Período Turma (s) A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira

61 Período Turma (s) A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código TEORIA GERAL DO ESTADO 61 Período Turma (s) 1º A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Leandro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: SOCIOLOGIA I 0560055 1.2. Unidade:

Leia mais

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 44

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 44 NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 44 2 o. Semestre de 2006 DISCIPLINA CÓDIGO / TURMA HZ 242B NOME Pensamento Político Clássico PRÉ-REQUISITOS HZ141 CARGA HORÁRIA:

Leia mais

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA I CÓDIGO: 134473 2º SEMESTRE/ 2016 TURMA A PROFESSORA: MARIA FRANCISCA PINHEIRO COELHO coelhofrancisca@gmail.com PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA 2º Semestre de 2016

PROGRAMA 2º Semestre de 2016 Disciplina: DES-114 Teoria do Estado I Professores: Cristiane Lucena Carneiro / Yi Shin Tang Número de Horas: 60 Número de Créditos: 04 PROGRAMA 2º Semestre de 2016 A OBJETIVOS DA DISCIPLINA A disciplina

Leia mais

EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas EAESP Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas Disciplina: TEORIA DO ESTADO MODERNO Professores: Luiz Carlos Bresser-Pereira & Cláudio Gonçalves Couto 2 Trimestre de 2013 Horário: Das 16:00

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas DISCIPLINA... : FSL0117 Introdução à Sociologia DEPARTAMENTO... : Sociologia/FFLCH TURMAS... : 12, 13, 21 e 24 PROFESSOR... : Alexandre Abdal (aleabdal@usp.br) OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA A disciplina

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2018.2 Turma: 03339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

QUINTANEIRO, Tania et alii. Introdução. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.p. 7-24

QUINTANEIRO, Tania et alii. Introdução. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.p. 7-24 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Departamento de Ciências Sociais Curso: Ciências Sociais Disciplina: Instrumentos para Licenciatura em Ciências Sociais Profª Rogéria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PRPGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PRPGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PRPGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA Curso: Mestrado em Ciência Política ; Disciplina: Teoria Política 1; Docente: Francisco Mata Machado

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003232A - Teoria Política Contemporânea Docente(s) Jefferson Oliveira Goulart Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

b) Apresentação de textos por equipes de alunos (síntese crítico-analítica de 30 minutos)

b) Apresentação de textos por equipes de alunos (síntese crítico-analítica de 30 minutos) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 3330 - Teoria Social Clássica - 04 créditos Semestre: 2013.1

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2013/01 DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: LEONARDO BARROS SOUZA TURMA:

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 I - Ementa da Disciplina: O curso procura abordar as condições

Leia mais

FILOSOFIA 1ª SÉRIE 7-FILOSOFIA

FILOSOFIA 1ª SÉRIE 7-FILOSOFIA FILOSOFIA 1ª SÉRIE 7-FILOSOFIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Apresentar ao aluno o modo de pensar filosófico, mostrar o conhecimento

Leia mais

Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade

Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade Código: SSO- Semestre: 2013.1 Créditos: 04 - Carga Horária: 60 hs Horário 6ª feira 08:20 11:50hs. Professores: Hélder

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SB0055-SOCIOLOGIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

MARCUS VINÍCIUS XAVIER DE OLIVEIRA

MARCUS VINÍCIUS XAVIER DE OLIVEIRA Curso: Direito -- Disciplina: Ciências Política com Teoria Geral do Estado -- Código ECO 31049 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Período: 1º Ano: 2011/2 Professor MARCUS VINÍCIUS XAVIER DE OLIVEIRA (Ms).

Leia mais

Formulário de encaminhamento de propostas de estágio supervisionado PAD. Política I. Entrevista com o Professor.

Formulário de encaminhamento de propostas de estágio supervisionado PAD. Política I. Entrevista com o Professor. Formulário de encaminhamento de propostas de estágio supervisionado PAD Campo PAD Comentários: Data do recebimento: / / Data da análise: / / Nova: ( ) Renovação: ( ) Profª Drª Iraní F. Gerab Presidente

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Hannah Nicchio

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TÉCNICO INFORMÁTICA FORMA/GRAU:(X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito.

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico.

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico. Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Introdução à Sociologia Profa. Christiane Machado Coêlho Horário: Terças e Quintas das 08h00 as 09h50 Local: PJCBT061 Turma:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 ANO LETIVO CÓDIGO 6EST101 DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão CURSO SÉRIE Filosofia 3ª.

Leia mais

diferentes origens. Valores: a) Respeito pelas diferenças individuais. b) Valorização das contribuições de diferentes gerações, povos, etnias na const

diferentes origens. Valores: a) Respeito pelas diferenças individuais. b) Valorização das contribuições de diferentes gerações, povos, etnias na const Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO PLATÃO (428-347 a.c.) Foi o primeiro grande filósofo que elaborou teorias políticas. Na sua obra A República ele explica que o indivíduo possui três almas que correspondem aos princípios: racional, irascível

Leia mais

DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA UFRGS NÚCLEO DE ESTUDOS COMPARADOS DA AMAZÔNIA E DO CARIBE UFRR

DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA UFRGS NÚCLEO DE ESTUDOS COMPARADOS DA AMAZÔNIA E DO CARIBE UFRR DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA UFRGS NÚCLEO DE ESTUDOS COMPARADOS DA AMAZÔNIA E DO CARIBE UFRR Disciplina: Seminário Temático - Introdução à Ciência Política

Leia mais

Objetivos: Apresentar e debater a contribuição das obras de Marx, Durkheim e Weber para a sociologia moderna e contemporânea.

Objetivos: Apresentar e debater a contribuição das obras de Marx, Durkheim e Weber para a sociologia moderna e contemporânea. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS Teoria Sociológica I Programa de Pós-Graduação em Sociologia Mestrado e Doutorado Professor: Cleito Pereira dos Santos endereço eletrônico: cleitops@ufg.br

Leia mais

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação introdutória do professor

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação introdutória do professor 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 3330 - Teoria Social Clássica - 04 créditos Semestre: 2011.1

Leia mais