Português/Inglês. Ensino Fundamental e Ensino Médio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Português/Inglês. Ensino Fundamental e Ensino Médio"

Transcrição

1 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENSINO Roteiro Curso de Letras Habilitação: Português/Inglês Ensino Fundamental e Ensino Médio

2 - 2 - I N T R O D U Ç Ã O O presente roteiro visa oferecer, aos (às) nossos(as) estagiários(as) do Curso de Letras de Licenciatura Plena das FMU, diretrizes para a realização das atividades de estágio, a fim de atender à legislação específica. Recomenda-se ao(à) estagiário(a) que leia atenciosamente as instruções, observando as orientações de ordem técnica e pedagógica. A qualidade na realização das atividades do Estágio Supervisionado decorre da superação da dicotomia entre teoria e prática, não se restringindo tão somente ao preenchimento correto dos impressos.

3 - 3 - E S T Á G I O - I N F O R M A T I V O FUNDAMENTO LEGAL: Lei nº , de 25 de setembro de 2008 publicada no dia 26 de Setembro de Regimento das Faculdades Metropolitanas Unidas e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras. DEFINIÇÃO: Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior. Estágio Curricular Supervisionado de Ensino são atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, proporcionadas em situações reais de trabalho e vida, vivenciadas em escolas sede de Estágio Supervisionado. O Estágio é o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. O estágio curricular supervisionado supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. Por isso é que este momento se chama estágio curricular supervisionado. O Estágio é necessário como momento de preparação próxima em uma unidade de ensino. O estágio curricular supervisionado é o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino-aprendizagem que, tornar-se-á concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário. O estágio oferece ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é, diretamente em unidades escolares de ensino. O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino, graduado na área e por supervisor da parte da instituição concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7º da Lei de 25 de setembro de 2008 e por menção de aprovação final.

4 - 4 - OBJETIVOS: - identificar os elementos que compõem o quadro educativo, objetivos, realidade, possibilidades e suas potencialidades; - reconhecer técnicas de ensino, adequando-se os procedimentos metodológicos à natureza do conteúdo e às características da clientela; - reconhecer o papel do educador, do cidadão, no processo educativo e de trabalho, assim como o papel da função da escola na comunidade contemporânea; - elaborar programações e atividades para uma classe, escola ou comunidade; - planejar, executar e avaliar as diferentes práticas profissionais atendendo-se às especificidades do seu componente curricular; - apreciar, analisar construtivamente e propor alternativas de soluções para as atividades profissionais desenvolvidas e observadas, considerando-se seus vários aspectos, tais como: o desempenho, as relações interpessoais, ética, atualização, o uso adequado de materiais e equipamentos, além de métodos e técnicas específicos e tecnologia nas diversas situações de trabalho didático pedagógico; - desenvolver ou contribuir para a execução de projetos, bem como atividade e pesquisa e extensão que possibilitem o aperfeiçoamento da formação profissional do educando, realizados em unidades escolares sede de estágios; - elaborar, desenvolver e avaliar projetos didáticos pedagógicos sob a orientação do Professor Supervisor de Estágio. MODALIDADES DE ESTÁGIO: 1. Estágio de Observação Observação e registro das atividades de planejamento, dos métodos, das técnicas, da dinâmica, da postura, do desempenho, da atitude, do comportamento e das relações interpessoais, além dos aspectos profissionais e de outros de interesse. Conhecer o Projeto Pedagógico, o Plano Escolar, o Plano de Gestão, o Regimento e outros de interesse da unidade de ensino sede do estágio. 2. Estágio de Participação Participação na elaboração de projetos de aulas, provas, textos, correções, eventos, solenidades, comemorações, reunião da Associação de Pais e Mestres, reuniões pedagógicas, reuniões de HTPC ( de Trabalho Pedagógico Coletivo), JEI (Jornada Especial Integral), Conselho de Classe, Conselho Escolar, entrevistas, atendimento à clientela, análise do processo de avaliação do alunado dentre outros. Participar da elaboração do desenvolvimento e da avaliação do Projeto Pedagógico, do Plano Escolar e do Plano de Gestão, da matrícula e da organização das turmas.

5 Estágio de Regência Regência de aulas regulares, de recuperação ou de reforço para grupo de alunos, adequando-as às características dos alunos e às exigências da escola. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: A realização do estágio deverá iniciar-se a partir do início da 1ª semana de aula da segunda metade do curso, indo até a última semana letiva deste semestre e prosseguindo nos semestres letivos seguintes sempre com reinício na primeira semana letiva do respectivo semestre indo até a última semana letiva dos respectivos semestres. Assim, o estágio tem início na primeira semana letiva da segunda metade da duração do curso se desenvolvendo pelos semestres seguintes, sem interrupção até a última semana letiva do curso. Deverão ser cumpridas 400 (quatrocentas) horas de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino, a partir do início da segunda metade do Curso, sendo 100 (cem) horas no Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, 100 (cem) horas no Ensino Médio em Língua Portuguesa, 100 (cem) horas no Ensino Fundamental em Língua Inglesa e 100 (cem) horas no Ensino Médio em Língua Inglesa. O Estágio não poderá ser realizado em período coincidente com o horário de aulas do curso do estagiário. Deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 01 (uma) hora entre o término da realização do estágio no dia e o início das aulas do Curso, ou 01 (uma) hora entre o término das aulas do Curso e o início das atividades do estágio no dia. Para os alunos estagiários, funcionários das FMU-FIAM-FAAM que receberem autorização para cumprir horário especial de trabalho para a realização do Estágio devem respeitar um intervalo mínimo de 1 (uma) hora entre a saída do horário especial de trabalho e o início da realização do estágio. E um intervalo de 1 (uma) hora entre o término da realização do estágio e o início das aulas no Curso. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário, devendo constar do termo de compromisso e ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

6 - 6 - O ESTAGIÁRIO DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE: Comparecer semanalmente à escola, sede do estágio, caracterizando, assim, o acompanhamento contínuo ao desenvolvimento do processo pedagógico, bem como comparecer semanalmente nos plantões perante seu professor orientador. Juntar ao Termo de Compromisso de Estágio o horário de aulas da escola e o horário da realização do estágio, expedido pela Direção da escola sede do estágio e entregar ao professor orientador. Solicitar ao professor orientador cartão proposta de inclusão no Seguro para o período que estiver estagiando e, após preenchimento, conforme orientação, o mesmo deve ser encaminhado ao Departamento de Estágios Supervisionados e Práticas Profissionais pelo professor orientador, antes do início do estágio, para inclusão. DA REALIZAÇÃO: A realização do estágio é obrigatória nos Cursos de formação de professores o qual deverá ser realizado somente em escolas situadas no MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. O Termo de Compromisso, nos termos do Inciso II do Caput do Artigo 3º e o inciso I do Art. 7º da Lei de 25 de setembro de 2008, será redigido pelo Coordenador do Curso, o representante da unidade concedente e o aluno estagiário e será datado e assinado pelos mesmos. O presente termo será expedido em quatro vias. Uma via ficará com o Coordenador do Curso; uma via ficará com o responsável pela unidade concedente e duas vias ficarão com o aluno estagiário que entregará ao professor orientador do Estágio no início do semestre letivo, junto com o horário de funcionamento da escola e da realização do estágio, expedido pela Direção da escola sede do estágio ao professor orientador (vide modelo na folha 16). OBSERVAÇÕES: Não serão aceitos relatórios de estágios que contenham rasuras, ressalvas, borrões, emendas simples ou com utilização do corretor "branquinho". As planilhas do Estágio e a Capa devem ser obrigatoriamente escrituradas à mão, com caneta esferográfica de cor azul. As planilhas poderão ser assinadas no espaço reservado para esse fim, pelo Diretor, Vice-Diretor, Assistente de Diretor ou Coordenador Pedagógico com respectivo carimbo constando cargo de quem assina.

7 - 7 - As atividades de estágio na escola sede de estágios serão acompanhadas e supervisionadas por profissional com formação acadêmica correspondente ao Curso que o estagiário está matriculado e é quem assinará as planilhas anotando o número do seu R.G. e seu nome em letra de forma. Serão aceitos somente os relatórios elaborados nos impressos disponíveis no: Aluno on-line FMU, confeccionado pelo Departamento de Estágios Supervisionados e Práticas Profissionais. O relatório do estágio deve ser analítico e não descritivo, isto é, deve haver apreciação e avaliação. A linguagem deve ser clara e objetiva. Deve haver coerência entre os registros das atividades didático pedagógicas, de aprendizagem, metodológica e técnicas que foram utilizadas e tratadas nas aulas em que o estagiário esteve presente e registradas nas planilhas e o relatório mensal estar de acordo com cada modalidade, considerando-se os Objetivos da pág. 04 e as Modalidades da pág. 05 do presente Roteiro de Estágio. DO ACOMPANHAMENTO: O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7º da Lei de 25 de setembro de 2008 e por menção de aprovação final. A parte concedente deverá indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar o estagiário. O aluno deverá apresentar caderno de acompanhamento ao professor orientador nos plantões de atendimento de estágio para registro de seu comparecimento. AVISO: Será afixado em classe, comunicado determinando o período e o horário para a entrega no Departamento de Estágios Supervisionados e Práticas Profissionais dos relatórios de estágios realizados em cada semestre, após terem sido apreciados e avaliados e considerados satisfatórios e aceitos pelo Professor Orientador de Estágios. Serão afixados, em classe, informes contendo dias, horários e locais de Plantões em que os Professores Orientadores de estágios estarão à disposição dos alunos estagiários para esclarecer, dirimir dúvidas e orientar sobre a realização dos estágios e elaboração dos relatórios, conforme exige o Roteiro.

8 - 8 - DO NÃO RECEBIMENTO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO NO SEMESTRE: O Estagiário deve obrigatoriamente atender ao quanto solicitado no Roteiro, caso contrário o Departamento de Estágios Supervisionados e Práticas Profissionais não receberá o Relatório. Não será recebido o relatório do estágio que não apresente coerência entre os registros das atividades que foram abordadas e tratadas nas aulas em que o estagiário esteve presente e registros constantes nas planilhas e o relatório mensal. Todas as orientações constantes do Roteiro devem obrigatoriamente ser cumpridas pelos alunos estagiários, bem como para os alunos em regime de Dependência de Estágio - DPU. É muito importante que o estagiário procure seu Professor Orientador de estágios sempre que surgirem dúvidas. No caso do aluno estagiário apresentar alguma dificuldade ou dúvidas no entendimento e compreensão do presente Roteiro, o professor Orientador de Estágio deve colher todos os dados e trazê-los a fim de para com o Coordenador do Departamento, dirimir as dúvidas apresentadas.

9 - 9 - C A R A C T E R I Z A Ç Ã O D A E S C O L A Nome do Estagiário: R.A. TURMA: 005 Período de realização do Estágio: de / /2012 a / /2012 Denominação: da Escola: Endereço: (Rua, nº, Bairro, Cidade) CEP: - Fone/Fax: Entidade mantenedora: ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Fundação ( ) Federal ( ) Particular ( ) Convênio Jurisdicionada: - Coordenadoria de Educação a que pertence: - Diretoria de Ensino a que pertence: - Autorização D.O.E. ou D.O.M.: - Reconhecimento D.O.E ou D.O.M.: Período de funcionamento: - ( ) matutino ( ) vespertino ( ) noturno Regime de Funcionamento: - ( ) Externato ( ) Internato ( ) Semi-Internato Da Estrutura Física Prédio: Próprio ( ) Alugado ( ) Adaptado ( ) A escola mantém: Nº de turmas: Classes de Educação Infantil Classes de Ensino Fundamental Classes de Ensino Médio Classes de Ensino Fundamental -Supletivo Classes de Ensino Médio-Supletivo Classes de Deficientes da Audiocomunicação Classes de Deficientes Visuais Classes de Deficientes Mentais Classes com inclusão 1/5

10 Caso a escola utilize outra terminologia para a divisão das classes, favor mencionar como as mesmas são organizadas: Número de pavimentos: Recursos: - ( ) Laboratório de Informática ( ) Sim ( ) Não - Quantos Computadores? - É servida pela Internet? ( ) Sim ( ) Não - Laboratório para Química e Física ( ) Sim ( ) Não ( ) Atelier ( ) Grupos de Dança ( ) Bandas e Fanfarras ( ) Grupos Musicais ( ) Berçário ( ) Grupos de Teatro ( ) Biblioteca ( ) Gibiteca ( ) Brinquedoteca ( ) Jornal ( ) Cantina ( ) Mapoteca ( ) CD-ROM ( ) Piscina ( ) CDteca ( ) Playground ( ) Circuito Interno de TV ( ) Refeitório ( ) Cozinha ( ) Serviço Dentário ( ) DVD ( ) Serviço Médico ( ) Equipes Esportivas ( ) Sistema de Som ( ) Grupos Folclóricos ( ) Videoteca ( ) Grupos Vocais Praça de Esportes: ( ) Coberta ( ) Não Coberta Órgãos ou Serviços Auxiliares: ( ) Associação de Pais e Mestres ( ) Conselho de Classe ( ) Grêmio Estudantil ( ) Conselho de Escola ( ) de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) ( ) Jornada Especial Integral (JEI) Ambientes especiais: ( ) Sim ( ) Não Quais? 2/5

11 Atividades Culturais Atividades Esportivas: Recursos Humanos: ( ) Diretor ( ) Vice-Diretor ( ) Assistente de Diretor ( ) Coordenador Pedagógico ( ) Professor de Educação Infantil ( ) Escriturários ( ) Orientador Educacional ( ) Tesoureiro e Auxiliares de Tesouraria ( ) Secretário ( ) Serventes ( ) Zelador ( ) Porteiro ( ) Inspetor de Alunos ( ) Serviço de Segurança ( ) Psicóloga ( ) Almoxarife ( ) Fonoaudióloga ( ) Segurança ( ) Assistente Social ( ) Copeira ( ) Auxiliar de Classe ( ) Nutricionista ( ) Berçarista ( ) Cozinheira ( ) Enfermeira ( ) Auxiliar de Cozinha ( ) ADI Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ( ) Contador ( ) Gabinete do Serviço de Orientação Educacional Outros: Quais? Com relação a brinquedos e materiais pedagógicos: ( ) Tintas Plásticas ( ) Livros de Estórias ( ) Papéis ( ) Guache ( ) Giz de Cera ( ) Lápis de Cera ( ) Lápis de Cor ( ) Bolas ( ) Quebra-Cabeças ( ) Jogos de encaixe ( ) Jogos de Construção ( ) Jogos de Memória ( ) Jogos de Regras ( ) Roupas, Acessórios, Espelhos ( ) Carrinhos ( ) Bonecas ( ) Instrumentos Musicais ( ) Miniaturas de Utensílios Domésticos ( ) Massa de Modelar ( ) Argila 3/5

12 ( ) Outros. Quais? Verificar se obedecem às normas de segurança, quanto a parte física e aos materiais didático pedagógicos (aprecie comente resumidamente): Da organização Didático Pedagógica: - O Projeto Pedagógico Dos Planos de Curso e Escolar (aprecie comente resumidamente): Do Regimento (aprecie resumidamente): Da Avaliação: 4/5

13 Da Recuperação: São Paulo, de de Assinatura do (a) Estagiário (a) Carimbo e assinatura do Professor Orientador do Estágio 5/5

14 Mês: C u r s o d e L e t r a s Relatório Ensino Fundamental: Ensino Médio: horas horas Inglês ( ) Português ( ) NOME DA ESCOLA: MODALIDADE DE ESTÁGIO: ( ) Observação ( ) Participação ( ) Regência IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO Nome: R.A.

15 Relatório (Continuação) Mês: IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO Nome: R.A.

16 H o r á r i o d e R e a l i z a ç ã o d o E s t á g i o Declaramos que o(a) aluno(a) realizará estágio somente nos dias e horários conforme quadro abaixo: ENSINO FUNDAMENTALII- PORTUGUÊS SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA /aula ENSINO MÉDIO-PORTUGUÊS SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA /aula ENSINO FUNDAMENTAL II-INGLÊS SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA /aula ENSINO MÉDIO-INGLÊS SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA /aula Carimbo da Escola Carimbo constando cargo e assinatura E s t a d e c l a r a ç ã o p o d e s e r m a n u s c r i t a

17 E S T Á G I O S U P E R V I S I O N A D O Nome do Estagiário: Curso: Turma: 005 R.A.: / Período De Estágio: De / /2012 a / /2012 Estágio Realizado Em: Nome (s) Do(s) Estabelecimento(s): _ Disciplinas: Observação Participação Regência Total Língua Portuguesa - Ensino Fundamental: Língua Portuguesa - Ensino Médio: Língua Inglesa - Ensino Fundamental: Língua Inglesa - Ensino Médio: Total Geral Realizado: Carimbo e Assinatura do Professor Orientador do Curso

18 C A R T A D E A P R E S E N T A Ç Ã O Sr.(a) Diretor(a), Apresentamos a V.Sª., R.A. /, aluno(a) do curso de para quem solicitamos sua permissão de, atendendo o interesse de formação profissional, possa realizar, nessa Entidade, as modalidades de estágios de sua área de habilitação. Antecipamos a V.Sª. o agradecimento maior pela receptividade dispensada ao estagiário, apresentando-lhe nossos protestos de alta estima e consideração. Atenciosamente, São Paulo, de de Coordenador do Departamento de Estágios Supervisionados e Práticas Profissionais Ilmo.(a) Sr. (a). Prof. (a) D.D. Diretor(a) da Escola OBS.: ESTE DOCUMENTO DEVERÁ SER ENTREGUE PELO ESTAGIÁRIO, NA ESCOLA SEDE DE ESTÁGIO, AO (À) DIRETOR (A) DA UNIDADE.

Formação de Professores. para as. Séries Iniciais do Ensino. Fundamental

Formação de Professores. para as. Séries Iniciais do Ensino. Fundamental C u r s o d e P e d a g o g i a - P E D A G O G O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENSINO Roteiro Curso de Pedagogia Formação de Professores para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental 2 I N T R

Leia mais

Formação de Professores. Para a. Educação. Infantil

Formação de Professores. Para a. Educação. Infantil Jan. 2012 C u r s o d e P e d a g o g i a ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENSINO Roteiro Curso de Pedagogia Formação de Professores Para a Educação Infantil -2- I N T R O D U Ç Ã O O presente roteiro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL - PEDAGOGIA Diretrizes e Orientações Coordenador de Estágio

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Em atendimento à Resolução CNE/CP nº 2 de 19 de fevereiro de 2002, os alunos dos cursos de Licenciaturas cumprem 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR - PEDAGOGIA Diretrizes e Orientações Coordenador de Estágio

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO-LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO-LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO-LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS O presente termo de Compromisso é firmado entre a Coordenação do Curso de Letras das FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS, a UNIDADE CONCEDENTE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO UniPaulistana CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I São Paulo 2007 Sumário APRESENTAÇÃO 4 OBJETIVOS DOS ESTÁGIOS 5

Leia mais

MANUAL UNIFICADO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL UNIFICADO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO UniPaulistana MANUAL UNIFICADO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES São Paulo 2008 1 Sumário APRESENTAÇÃO...4 OBJETIVOS DOS ESTÁGIOS...4 Objetivos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 4º SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 4º SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 FACULDADES MAGSUL Acadêmico(a) ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 4º SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA PONTA PORÃ 2014 2 ACADÊMICO(A) ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 4º SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA Estágio Supervisionado I

Leia mais

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL Diretrizes e Orientações Coordenador de Estágio Profª Adil

Leia mais

CURSO DE LETRAS. Estágio Supervisionado

CURSO DE LETRAS. Estágio Supervisionado 2011 CURSO DE LETRAS Estágio Supervisionado CURSO DE LETRAS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO. CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado. HABILITAÇÃO: Educação não formal. coordenadora Viveane Petratti de Moraes

MANUAL DE ESTÁGIO. CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado. HABILITAÇÃO: Educação não formal. coordenadora Viveane Petratti de Moraes MANUAL DE ESTÁGIO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado HABILITAÇÃO: Educação não formal coordenadora Viveane Petratti de Moraes 2014 1 I Apresentação: Estagiária (o) Este manual tem por finalidade oferecer

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO :

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Aluno: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : RA: Semestre: Turma: Endereço Completo: _ R. Cep: Telefone: E-MAIL Avaliação do Professor Orientador de Estágio:

Leia mais

ANEXO 2 DOCUMENTOS DE ESTÁGIO

ANEXO 2 DOCUMENTOS DE ESTÁGIO ANEXO 2 DOCUMENTOS DE ESTÁGIO DOC 1 - CARTA DE APRESENTAÇÃO DOC 2 - PLANO BÁSICO PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DOC 3 - DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO DOC 4 - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO DOC 5 -

Leia mais

FICHA DE ESTÁGIO. Nome do Estagiário (a): Endereço: RA.: Data de Nascimento: / / Turma: Semestre:

FICHA DE ESTÁGIO. Nome do Estagiário (a): Endereço: RA.: Data de Nascimento: / / Turma: Semestre: UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE Mantido pela Associação Educacional Nove de Julho Rua Diamantina, 310 - CEP 02117-010 Vila Maria - São Paulo - SP Fone: 11 2633-9000 FICHA DE ESTÁGIO Nome do Estagiário

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO UniPaulistana CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EDUCAÇÃO INFANTIL São Paulo 2007 Sumário APRESENTAÇÃO 4 OBJETIVOS DOS ESTÁGIOS 5 Objetivos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO - LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO - LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1. APRESENTAÇÃO O curso de Educação Física da FISMA, através de sua orientação de estagio supervisionado obrigatório, vem por meio de o presente documento estabelecer as diretrizes básicas da realização

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERMO DE COMPROMISSO Termo de Compromisso que entre si celebram e o(a) (Pessoa Jurídica)... e o(a) estudante... com a interveniência da Universidade

Leia mais

(nome do aluno) PLANO DE ESTÁGIO - Licenciatura em: Pedagogia( ) Letras ( ) Estágio I ( ), Estágio II ( ), Estágio III ( ) BARRETOS ANO

(nome do aluno) PLANO DE ESTÁGIO - Licenciatura em: Pedagogia( ) Letras ( ) Estágio I ( ), Estágio II ( ), Estágio III ( ) BARRETOS ANO (nome do aluno) PLANO DE ESTÁGIO - Licenciatura em: Pedagogia( ) Letras ( ) Estágio I ( ), Estágio II ( ), Estágio III ( ) BARRETOS ANO (Nome do aluno) PLANO DE ESTÁGIO - Licenciatura em: Pedagogia( )

Leia mais

Anexo I Tabela das Atividades Complementares do curso de Licenciatura em Química do IF Goiano Câmpus Ceres. Acadêmico: Data: Grupo de atividades

Anexo I Tabela das Atividades Complementares do curso de Licenciatura em Química do IF Goiano Câmpus Ceres. Acadêmico: Data: Grupo de atividades Anexo I Tabela das Atividades Complementares do curso de Licenciatura em Química do IF Goiano Câmpus Ceres. Acadêmico: Data: Grupo de atividades ATIVIDADES DE ENSINO ATIVIDADES DE PESQUISA ATIVIDADES DE

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogada a Resolução CONSEPE 43/2005 e demais disposições contrárias.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogada a Resolução CONSEPE 43/2005 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEPE 42/2007 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Cursos de Licenciatura FACCAMP QUÍMICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Cursos de Licenciatura FACCAMP QUÍMICA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Cursos de Licenciatura FACCAMP QUÍMICA Campo Limpo Paulista ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado, a ser desenvolvido em escola particular

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO III GESTÃO ESCOLAR Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS: Habilitações: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas Língua Espanhola e respectivas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. A disciplina de Estágio Supervisionado ocorrerá, sempre que possível, da seguinte

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. A disciplina de Estágio Supervisionado ocorrerá, sempre que possível, da seguinte ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO forma: A disciplina de Estágio Supervisionado ocorrerá, sempre que possível, da seguinte 1. Primeiro contato com a administração e o serviço de supervisão

Leia mais

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio Departamento de Estágios FACCAMP Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO. Solicitar na Secretaria Geral da FACCAMP declaração de autorização para

Leia mais

Carta de Apresentação

Carta de Apresentação Carta de Apresentação Rio de Janeiro,... de... de... Do: Professor de Estágio Supervisionado da UNISUAM Ao(à): Sr(a) Diretor(a) do(a)... Assunto: Apresentação de Estagiário Senhor(a) Diretor(a): Apresentamos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ITOP ITOP (Código 4969) REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2012 1 TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art 1 o Nos termos da Lei no. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que

Leia mais

FUNDAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES - FACELI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FUNDAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES - FACELI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO 1 FUNDAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES - FACELI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LINHARES ES 2014

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - PRESENCIAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - PRESENCIAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - PRESENCIAL UNISA CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

:: Organização Pedagógica ::

:: Organização Pedagógica :: 1. DA GESTÃO DA ESCOLA :: Organização Pedagógica :: A gestão da escola é desenvolvida de modo coletivo com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, oportunizando alternância

Leia mais

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO (deve ser emitido em papel timbrado da Escola) ATESTADO DE DOCÊNCIA* Atesto, para os devidos fins, que, R.G. exerceu horas de docência na ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental Séries Iniciais, nessa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO COSUEN N 025, DE 01 DE SETEMBRO DE 2014. Aprova o Regulamento do Estágio Supervisionado

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E DE TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA DISCENTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA DISCENTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA DISCENTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO (Aprovado pelo Parecer do CONSEPE/USC nº 11, de 27

Leia mais

Manual de Estágio Curso Bel em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Manual de Estágio Curso Bel em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Manual de Estágio Curso Bel em CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011 PÁGINA -1/17 Apresentação O início de um estágio é o momento exato para você conhecer os princípios que o regulamentam e seguir as orientações que

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NORMAS PARA ESTÁGIOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NORMAS PARA ESTÁGIOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Este documento tem como finalidade estabelecer e orientar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos do Curso Superior

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CADERNO DE CONTROLE E REGISTRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO: PEDAGOGIA LICENCIATURA: HABILITAÇÃO EM PEDAGOGIA Aluno(a): Prof. Supervisor de Estágio: Início: / / Término:

Leia mais

ALUNO IMPORTANTE INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO ESTÁGIO Leia com Atenção!

ALUNO IMPORTANTE INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO ESTÁGIO Leia com Atenção! ALUNO IMPORTANTE INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO ESTÁGIO Leia com Atenção! Você deverá preencher os campos dos impressos destinados ao registro de Estágio sem rasuras e com letra legível ou por intermédio

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I- DA EXIGÊNCIA - Resolução CNE/CP 1/ 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura,

Leia mais

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA. 1. Licenciatura Plena

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA. 1. Licenciatura Plena UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA 1. Licenciatura Plena Prática de Gestão Escolar da Educação Básica Prática de Coordenação e Orientação Educacional da Educação

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO Pedagogia - 2º Semestre Sumário ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA...3 1.1 - Responsabilidades da Coordenação do Estágio Supervisionado...4 1.2

Leia mais

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: EDUCAÇÃO FÍSICA (Portaria de Reconhecimento nº 428 de 28 de julho de 2014) E PEDAGOGIA (Portaria de Reconhecimento nº 286 de 21 de dezembro de 2012) ORIENTAÇÕES

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III Coronel Fabriciano 2015 REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO O curso de Pedagogia organiza o seu Estágio Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CESUBE

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CESUBE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CESUBE Considerando o significado e a importância do Estágio como parte fundamental da formação profissional, define-se

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO. PEDAGOGIA Matriz 2007.1

MANUAL DE ESTÁGIO. PEDAGOGIA Matriz 2007.1 MANUAL DE ESTÁGIO PEDAGOGIA Matriz 2007.1 - MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - MAGISTÉRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - MAGISTÉRIO NO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO Art. 1º O Estágio Obrigatório previsto na Estrutura Curricular do Curso de Letras, Licenciatura Português/Inglês

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado de

Manual de Estágio Supervisionado de Manual de Estágio Supervisionado de Licenciatura Educação Artística - Artes Visuais Gestão de Carreiras FAAP Faculdade de Artes Plásticas Ano de 2015 1 Índice I ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Conceito, Objetivo,

Leia mais

FACULDADE SÃO MIGUEL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS RECIFE

FACULDADE SÃO MIGUEL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS RECIFE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS RECIFE 2014 2 MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Normas e orientações gerais para o Estágio Supervisionado da Licenciatura em Letras 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACHADO CENTRO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE MACHADO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACHADO CENTRO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE MACHADO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2 2. OBJETIVO 2 3. DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 2 3.1 Requisitos para participar do estágio supervisionado 2 3.2 Como Fazer o Estágio Supervisionado Curricular 3 3.3 A empresa e o supervisor

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso de Graduação Bacharelado em Musicoterapia

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso de Graduação Bacharelado em Musicoterapia MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso de Graduação Bacharelado em Musicoterapia Faculdade Paulista de Artes Av Brigadeiro Luis Antônio, 1224. Bela Vista - São Paulo-SP Cep: 01318-001 Tel: (11) 3287-4455

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO UniPaulistana Departamento de Pedagogia MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL PEDAGOGIA GESTÃO EDUCACIONAL São Paulo 2008 R. Madre Cabrini, 38 Vila Mariana

Leia mais

As partes acima qualificadas celebram entre si o presente convênio de estágio para estudantes, mediante as seguintes condições:

As partes acima qualificadas celebram entre si o presente convênio de estágio para estudantes, mediante as seguintes condições: CONVÊNIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO PROFISSIONAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, COM A LEI Nº 9.394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 LEI DE DIRETRIZES

Leia mais

CLÁUSULA SEGUNDA DOS OBJETIVOS

CLÁUSULA SEGUNDA DOS OBJETIVOS TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, A INSTITUIÇÃO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA S/S LTDA - CENECT - E O ESTAGIÁRIO O MUNICÍPIO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Aprovado na 22ª reunião do Conselho de Unidade (CONSUN) da Faculdade de Informática realizada dia 30 de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DO ALUNO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DO ALUNO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA O presente Manual tem como objetivos orientar, auxiliar e esclarecer quanto às premissas e trâmites que envolvem as

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO. À: DIREÇÃO DA (nome da Instituição Concedente do Estágio)

CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO. À: DIREÇÃO DA (nome da Instituição Concedente do Estágio) CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO, de de. À: DIREÇÃO DA (nome da Instituição Concedente do Estágio) Do: COORDENADOR DE ESTÁGIO DA ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DE ESTAGIÁRIO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Mantenedora: Fundação Educacional Fausto Pinto da Fonseca - CNPJ : 04.149.536/0001-24 Av. Dom Cabral, 31 Centro - CEP: 35.519-000 - Nova Serrana - MG Fone: (37) 3226-8200 - Site: www.fanserrana.com.br

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IESP - ARARAQUARA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso: Pedagogia Flavia Petra Melara Benatti Diretora Geral O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA APRESENTAÇÃO O Manual do Estágio

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado de

Manual de Estágio Supervisionado de Manual de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Educação Artística Estrutura Curricular 2009 2 Gestão de Carreiras FAAP Faculdade de Artes Plásticas Ano de 2014 1 Índice I ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Conceito,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA Art. 1º O presente regulamento estabelece as orientações básicas

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO Doc. 1 CARTA DE APRESENTAÇÃO Do Professor de Estágio para Docência da UCB Ao(À) Sr(a). Diretor(a) do(a) Assunto: Apresentação de Estagiário Senhor(a) Diretor(a): Apresentamos a V.Sa. o(a) universitário(a),

Leia mais

UNIESP COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CADERNO DE CONTROLE E REGISTRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO: LETRAS

UNIESP COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CADERNO DE CONTROLE E REGISTRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO: LETRAS UNIESP COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CADERNO DE CONTROLE E REGISTRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO: LETRAS LICENCIATURA: HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Aluno(a):

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

FC-UNESP-BAURU CONSELHO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS)

FC-UNESP-BAURU CONSELHO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) FC-UNESP-BAURU CONSELHO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) Na educação Infantil Disciplina semestral 3º ano 5º TERMO 102 Horas Nos anos Iniciais Disciplina semestral

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 094/2010-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 16/12/2010. Éder Rodrigo Gimenes Secretário Aprova Regulamento do componente

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2 2. OBJETIVO 2 3. DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 2. 3.1 Requisitos para participar do estágio supervisionado 2

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2 2. OBJETIVO 2 3. DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 2. 3.1 Requisitos para participar do estágio supervisionado 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2 2. OBJETIVO 2 3. DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 2 3.1 Requisitos para participar do estágio supervisionado 2 3.2 Como Fazer o Estágio Supervisionado Curricular 3 3.3 A empresa e o supervisor

Leia mais

PROTOCOLO DE ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL

PROTOCOLO DE ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO (informar I ou II) SEMESTRE LETIVO: (informar 1º ou 2º semestre de 20 ) PROTOCOLO DE ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL DADOS GERAIS ALUNO: RA: COORDENADOR DE ESTÁGIO: Prof.

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Manual de Estágio Curricular Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

Manual de Estágio Curricular Curso de Licenciatura em Ciências Sociais Manual de Estágio Curricular Curso de Licenciatura em Ciências Sociais 1. Apresentação O estágio curricular é componente obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Deve ser desenvolvido

Leia mais

Manual de Estágio Pedagogia - Turma 2010

Manual de Estágio Pedagogia - Turma 2010 Manual de Estágio Pedagogia - Turma 2010 Sumário Manual de Estágio PEDAGOGIA APRESENTAÇÃO...3 COORDENADORIA DE ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO...3 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO INFORMAÇÕES BÁSICAS...4 MODALIDADES

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Ipatinga / MG 1 /2010 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 4 3 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO... 4 3.1 NORMAS GERAIS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO... 4 3.1.1

Leia mais

REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA

REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA APRESENTAÇÃO 1. CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 2. A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 2.1. SUPERVISÃO GERAL DE ESTÁGIOS 2.2. COORDENADORES DE CURSO 2.3. PROFESSORES

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO DO VESTUÁRIO (com ênfase em calçados)

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO DO VESTUÁRIO (com ênfase em calçados) Mantenedora: Fundação Educacional Fausto Pinto da Fonseca - CNPJ : 04.149.536/0001-24 Av. Dom Cabral, 31 Centro - CEP: 35.519-000 - Nova Serrana - MG Fone: (37) 3226-8200 - Site: www.fanserrana.com.br

Leia mais

SUMÁRIO Apresentação O Locus da Prática Profissional Fundamentação Legal Objetivos Planejamento Competência:

SUMÁRIO Apresentação O Locus da Prática Profissional Fundamentação Legal Objetivos Planejamento Competência: SUMÁRIO Apresentação... 5 O Locus da Prática Profissional...6 Fundamentação Legal... 7 Objetivos... 8 Planejamento... 9 Competência: Da Coordenação Geral de Estágios do Curso... 10 Do Supervisor/Preceptor

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE PEDAGOGIA, Licenciatura REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia Curso de Pedagogia Instituto de Ciências Humanas UNIP Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia DP - 5º semestre 2010 Pedagogia REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1. APRESENTAÇÃO De acordo com a nova LDB, no Artigo 82, fica estabelecido que: Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino

Leia mais

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA PENTÁGONO

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA PENTÁGONO FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA PENTÁGONO FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA PENTÁGONO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2012 1. APRESENTAÇÃO... 03 2. A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2..1 A Dimensão Legal...

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FACULDADE CAMPO REAL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prof. Carlos Bernardo Gouvea Pereira COORDENADOR ADJUNTO GUARAPUAVA-PR 2013 1 - Apresentação O Estágio Curricular Obrigatório (ECO)

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB. Prof. Antonio Carlos Simon Esteves Coordenação do Curso de Pedagogia Profa. Sueli Sardinha Guedes Professoras Orientadoras do Estágio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUÊSA INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS.

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUÊSA INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS. REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUÊSA INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL O presente regulamento fundamenta-se nos termos

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO

MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO NORMAS E INFORMAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ACADÊMICOS SUPERVISÃO GERAL DE ESTÁGIO Prof. Me. João Antonio da Silva Barbosa Ponta Porã-MS SUMÁRIO

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO MODELO PARA FOTOCÓPIA MANUAL DE ESTÁGIO 2005 AO ESTAGIÁRIO: Multiplique a carta abaixo e entregue ao responsável pela Escola CARTA DE APRESENTAÇÃO O Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG tem como

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Guarapuava 2013 1 CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Art. 1º As atividades de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de

Leia mais

MINISTÉRIO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 7, DE 30 DE OUTUBRO DE 2008.*

MINISTÉRIO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 7, DE 30 DE OUTUBRO DE 2008.* MINISTÉRIO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 7, DE 30 DE OUTUBRO DE 2008.* Estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração

Leia mais

Faculdade Decisão Faculdade Decisão FADEC - CNPJ. 82.103.292/0001-52 Credenciada Pela Portaria MEC Nº 1029/2000 DOU: 21.07.2000

Faculdade Decisão Faculdade Decisão FADEC - CNPJ. 82.103.292/0001-52 Credenciada Pela Portaria MEC Nº 1029/2000 DOU: 21.07.2000 TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIO CURRICULAR FADEC/EMPRESA TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIO CURRICULAR QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO A FACULDADE DECISÃO E DE OUTRO LADO, A EMPRESA, VISANDO À REALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - PEDAGOGIA -

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - PEDAGOGIA - UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - PEDAGOGIA - Dezembro 2011 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 INFORMAÇÕES BÁSICAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO... 4 1.1 Conceituação... 4 1.2

Leia mais

REGULAMENTO 04 FICHA CADASTRO 01 PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 02 RELATÓRIO MENSAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 01 RELATÓRIO DE FREQÜÊNCIA 01

REGULAMENTO 04 FICHA CADASTRO 01 PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 02 RELATÓRIO MENSAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 01 RELATÓRIO DE FREQÜÊNCIA 01 KIT ALUNO REGULAMENTO 04 FICHA CADASTRO 01 PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 02 RELATÓRIO MENSAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 01 RELATÓRIO DE FREQÜÊNCIA 01 AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO 01 ROTEIRO PARA O RELATÓRIO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO COMISSÃO COORDENADORA DO

Leia mais