ENTENDENDO AS ARTICULAÇÕES E PATOLOGIAS DO COTOVELO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENTENDENDO AS ARTICULAÇÕES E PATOLOGIAS DO COTOVELO"

Transcrição

1 ENTENDENDO AS ARTICULAÇÕES E PATOLOGIAS DO COTOVELO

2 ENTENDENDO AS ARTICULAÇÕES E PATOLOGIAS DO COTOVELO AUTORES Gracinete de Jesus Diniz Gomes Iracema Monteiro Chaves Keli Nascimento de Araujo Luiz Gonzaga de Lima Neto Railton da Conceição Menezes Rogério Manoel Inácio Júnior Tayana Freitas dos Santos

3 PREFÁCIO Este livro vem trazendo de forma explicita e de fácil entendimento o assunto: Anatomia fisiologia patologias e testes do cotovelo Que servirá como base de estudo para futuros acadêmicos deste período. Neste livro é abordada a anatomia do cotovelo em si e fisiologias, as patologias que podem decorrer de causas naturais ou adquiridas nesta articulação, e testes a fim de detectar patologias e também: As estruturas que são importantes na articulação, As superfícies articulares, ligamentos e tendões, e etc... Buscando entender como funciona passo a passo essa articulação essencial em movimentos desde mais simples como complexos do ser humano. Foram introduzidos estudos com conteúdo de fácil entendimento afim de que o estudante possa esclarecer suas duvidas facilmente, pois é isso que todos nós procuramos. O grupo se preocupou em relatar de forma simples o tema referente a essa articulação para quem ler o livro possa absorver os conhecimentos do mesmo de forma rápida, segura, confiável e perspicaz. Foram usadas fontes sérias e confiáveis pesquisadas com cautela a fim de elaborar este livro de forma confiável e segura.

4 SUMARIO ANATOMIA E BIOMECÂNICA DO COTOVELO...04 Ossos e Articulações...06 Ligamentos e Tendões...08 Nervos...14 Vasos Sanguíneos...20 Patologias do cotovelo...21 EPICONDILITE LATERAL...22 EPICONDILITE MEDIAL...28 BURSITE OLECRANIANA...33 LESÃO DO TENDÃO DO BÍCEPS DISTAL...38 TENDINITE DO TRÍCEPS DO BRAÇO...39 RIGIDEZ DE COTOVELO...41 OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO COTOVELO...42 COMPRESSÃO DO NERVO ULNAR (NEURITE DO NERVO ULNAR)...44 ARTROSE DE COTOVELO (OSTEOARTROSE)...46 ARTRITE REUMATOIDE NO COTOVELO...47 TESTES...50 REFERENCIAS

5 ANATOMIA E BIOMECÂNICA DO COTOVELO O cotovelo é a articulação intermediária do membro superior que realiza conexão mecânica entre o segmento proximal (braço) e o distal (antebraço). Esta articulação permite que o antebraço e a mão aproximem ou afastem do corpo, permitindo que o ser humano leve os alimentos à boca (KAPANDJI, 2007). O cotovelo é constituído pela extremidade distal do úmero e proximal do rádio e ulna (Figura 1) que formam as articulações entre o capítulo e a cabeça do rádio, entre a tróclea e a incisura troclear da ulna e entre a articulação radioulnar proximal, mantidas em contato por ligamentos (VOLPON, 1996) e músculos (ALCID et al, 2004). Miyasaka (1999) e Alcid et al (2004) explicam que o cotovelo possui três articulações envoltas por uma cápsula articular: ulnoumeral (entre a ulna e o úmero), radioumeral (entre o rádio e o úmero) e radioulnar proximal (entre o rádio e a ulna) e possui dois graus de liberdade de movimento: flexão/extensão e pronação/supinação. As articulações radioumeral e ulnoumeral possibilitam os movimentos de flexão/extensão do cotovelo e, a articulação radioulnar proximal juntamente com a radioulnar distal são responsáveis pela pronação/supinação do antebraço.é importante ressaltar que os movimentos de pronação/supinação

6 são originados no cotovelo, prolongam-se pelo antebraço e atuam na mão (VOLPON, 1996), o que atribui à articulação radioulnar distal uma função indispensável para a realização destes movimentos. Ela atua juntamente com a articulação radioulnar proximal e ambas funcionam como se fossem uma só (PRENTICE; VOIGHT, 2003). kapandji (2007) explica que a flexão do cotovelo é o movimento que leva o antebraço para frente, de modo que a face anterior do antebraço se encontra com a face anterior do braço. A amplitude de flexão varia de 140º - 145º ativa a 160º passivamente. Já a extensão fisiológica possui amplitude zero, com exceção dos indivíduos que apresentam frouxidão ligamentar. Desta forma a posição de referência é o cotovelo estendido completamente, o eixo do antebraço está situado no eixo do braço. A pronação e a supinação (Figura 2) que ocorrem na articulação radioulnar proximal, apresentam como principal movimento a rotação da cabeça do rádio no interior do anel osteofibroso formado pelo ligamento anular e incisura radial. Enquanto isso ocorre na articulação radioulnar distal o movimento de translação da extremidade inferior do rádio ao redor da ulna. A amplitude de supinação é de 90º e a de pronação é de 85º, ou segundo Kendall et al (1995) é de 90º.

7 Ossos e Articulações O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça com a função de fletir e estender (dobrar). Mas existe uma segunda articulação dentro da articulação do cotovelo onde o rádio (cabeça do rádio) encontra com o úmero. Esta articulação secundária do cotovelo é a responsável por rodarmos nosso antebraço com a palma da mão para cima ou para baixo. Este não é um movimento tão simples, é necessário que a cabeá do rádio rode sobre a ulna mas mantendo sua ligação com o úmero para manter a estabilidade.

8 Superfície Articular Cartilagem articular é o tecido que recobre o osso em todas as articulações. A cartilagem é um tecido branco, brilhoso com consistência emborrachada (muito parecida com a parte branca interna de um coco verde) e muito lisa, permitindo as superfícies do ossos moverem umas contra as outras sem atrito e sem dano..

9 Ligamentos e Tendões Existem vários ligamentos importantes no cotovelo. Ligamentos são tecidos que conectam um osso a outro osso para manter estabilidade. Um conjunto de ligamentos ao redor de uma articulação forma a cápsula articular, formando uma bolsa firme ao redor da junta, mantendo o líquido sinovial (liquido lubrificante da articulação) e trazendo também estabilidade.

10 No cotovelo temos dois importantes ligamentos, o ligamento colateral medial (na parte de dentro do cotovelo) e o ligamento colateral lateral (na parte de fora). Juntos estes ligamentos conectam o úmero com a ulna e mantem a estabilidade do cotovelo. Esles podem sofrer lesões nos casos de torções ou luxações (deslocamento) do cotovelo. Se eles não cicatrizarem corretamente o cotovelo pode ficar meio frouxo e instavél.

11 Outro importante ligamento é o ligamento anular, uma banda de tecido que fica ao redor ca cabeça do rádio mantendo-a em contato com a ulna. Apresenta uma forma de anel, circundando o rádio. Existem vários tendões importantes ao redor do cotovelo.

12 O tendão do bíceps liga o músculo do bíceps que fica na parte anterior do braço ao rádio. Você pode sentir este tendão bem na região anterior do cotovelo, como uma corda. O tendão do tríceps conecta o músculo tríceps, que fica parte posterior do braço, a ulna (olécrano) e é responsável pela força de esticar (estender) o braço.

13 Os músculos do antebraço cruzam o cotovelo e ligam-se no úmero. Tanto do lado de fora como do lado de dentro existem duas pequenas formações ósseas chamadas de epicôndilos (lateral e medial). A maioria dos músculos do antebraço responsáveis por estender o punho e os dedos juntam-se num único tendão em forma de "leque" e se ligam no epicôndilo lateral. Na parte interna, o epicôndilo medial é o local de inserção dos músculos do antebraço responsáveis por fechar os dedos e fletir o punho. Estas duas áreas são importantes pois são áreas comuns de dor no cotovelo.

14

15 Nervos O nervo radial, o nervo ulnar e nervo mediano são os três principais nervos que iniciam junto com o ombro e passar pelo cotovelo. Esses nervos transmitem sinais do cérebro para os músculos que são responsáveis pelo movimento do braço. Eles também carregam sinais sobre sensações como tato, dor e a temperatura volta

16 ao cérebro.o nervo mediano estende-se ao longo do meio do braço e antebraço para a mão. Suas fibras são derivados do sexto, sétimo, e oitavo nervos cervicais e torácicas primeiros. À medida que desce através do braço, que se situa na primeira lateral à artéria braquial; sobre o nível da inserção dos Coracobraquial que atravessa a artéria, geralmente na frente, mas, ocasionalmente, por trás dele, e encontra-se no seu lado medial na curvatura do cotovelo, em que está situado atrás do lacerto fibroso (fáscia bicipital), e é separada da articulação do cotovelo pelo braquial. No antebraço que passa entre os dois chefes de pronador redondo e cruza a artéria ulnar, mas é separada a partir deste navio pelo profundo cabeça do pronador redondo. Ele desce abaixo dos flexor digitorum Flexor, deitado no profundus digitorum Flexor, a menos de 5 cm. do ligamento transverso do carpo; aqui se torna mais superficial, e está situado entre os tendões do flexor digitorum Flexor e flexor radial do carpo. O nervo radial é o maior ramo do plexo braquial, é a continuação do fascículo posterior do plexo. Suas fibras são derivados do quinto, sexto, sétimo, e oitavo nervos cervicais e torácicas primeiros. Ele desce por trás da primeira parte da artéria axilar e na parte superior da

17 artéria braquial na frente dos tendões do músculo grande dorsal e redondo maior. É, em seguida, enrola em torno da mediana para o lado lateral do úmero numa ranhura com o um. braquial profunda, entre as cabeças medial e lateral do tríceps braquial. Ela penetra o septo intermuscular lateral, e passa entre o braquial e braquiorradial para a frente do epicôndilo lateral, onde se divide em um superficial e um ramo profundo. Os ramos do nervo radial são muscular, cutânea, superficial e profunda. Os ramos musculares (musculares rami) fornecer o tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo do carpo, e braquial, e são agrupados como medial, posterior e lateral. Os ramos musculares medial fornecer as cabeças medial e longa do tríceps braquial. Que para a cabeça medial é, um filamento longo e fino, que fica próximo ao nervo ulnar até o terço inferior do braço. Os ramos cutâneos são em número de duas, o cutâneo braquial pela via posterior e dorsal cutâneo do antebraço. O nervo cutâneo lateral inferior do braço (nervo cutâneo lateral Inferior.

18 N cutâneo do antebraço dorsal; ramo cutâneo externo de musculospiral) perfura a cabeça lateral do tríceps braquial em seu apego ao úmero. O ramo superior e menor do nervo passa para a frente do cotovelo, encontra-se perto da veia cefálica, e fornece à pele da metade inferior do braço. O ramo inferior perfura a fáscia profunda abaixo da inserção do Deltoide, e desce ao longo da face lateral do braço e cotovelo, e, em seguida, ao longo da parte de trás do antebraço para o pulso, fornecendo a pele no seu curso, e juntando-se, perto da sua rescisão, com o ramo dorsal do nervo cutâneo do antebraço lateral. O nervo ulnar (n. Ulnar) é colocado ao longo do lado medial do membro, e é distribuída para os músculos e pele do antebraço e mão. Ela surge a partir do cordão medial do plexo braquial, e deriva suas fibras a partir do oitavo nervos cervicais e torácicas primeiros. Ele é menor do que o nervo mediano, e encontra-se em primeiro lugar por trás dele, mas diverge dele no seu curso para baixo do braço.

19 Na sua origem encontra-se medial para a artéria axilar, e tem a mesma relação à artéria braquial, tanto quanto o meio do braço. Aqui ele perfura o septo intermuscular medial, corre obliquamente através da cabeça medial do tríceps braquial, e desce para o sulco entre o epicôndilo medial eo olécrano, acompanhado pela artéria colateral ulnar superior. No cotovelo, ela repousa sobre a parte de trás do epicôndilo medial, e entra no antebraço entre as duas cabeças do flexor ulnar do carpo. No antebraço, que desce ao longo do lado ulnar deitado sobre o flexor profundo dos dedos; a sua metade superior é coberta por o flexor ulnar do carpo, a sua metade inferior se encontra no lado lateral do músculo, coberto pelo tegumento e fáscia. No terço superior do antebraço, que é separada a partir da artéria ulnar por um intervalo considerável, mas no resto da sua extensão situa-se perto do lado medial da artéria. Cerca de 5 cm. acima do pulso termina dividindo-se em um dorsal e um ramo volar.

20 Os ramos do nervo ulnar são: articular a articulação do cotovelo, muscular, cutânea palmar, dorsal e palmar. Os ramos articulares para articulação do cotovelo vários pequenos filamentos que surgem a partir do nervo como ela se encontra no sulco entre o epicôndilo medial e olécrano.os ramos musculares (musculares rami) em número de dois, surgem perto do cotovelo: uma fornece os Flexor ulnar do carpo; o outro, a metade ulnar do flexor profundo dos dedos. O ramo cutâneo palmar (ramo cutâneo palmar) surge sobre o meio do antebraço, e desce sobre a artéria ulnar, exalando alguns filamentos ao navio. Perfura o ligamento volar do carpo e termina na pele da palma da mão, que comunica com o ramo palmar do nervo mediano.

21 Vasos Sanguíneos Os vasos sanguíneos do curso juntamente com os nervos do braço para o fornecimento de sangue. A maior artéria na região do cotovelo, é a artéria braquial, que atravessa o vinco da frente do cotovelo. A artéria braquial se divide em dois ramos a artéria ulnar e artéria radial, logo abaixo do cotovelo.

22 Patologias do cotovelo Certas atividades expõem o cotovelo ao estresse, o que pode levar a lesão traumática ou por esforço repetitivo. A devida combinação, entre as estruturas ósseas articulares e os tecidos moles, é essencial para a estabilidade do cotovelo e do complexo cinemático (ALCID et al, 2004). Volpon (1996) afirma que as patologias mais freqüentes de cotovelo são as traumáticas, principalmente na criança, as quais podem levar a seqüelas como modificação do ângulo de carga (varo ou valgo) ou deformidades mais complexas. Outra seqüela relativamente freqüente é a rigidez de movimentos que se instala, principalmente, após imobilizações prolongadas. De acordo com Pereira Júnior; Gonçalves (2006) as fraturas dos ossos do antebraço são bastante comuns em crianças e adolescentes e elas correspondem a 45% de todas as fraturas e a 65% das de membros superiores. A consolidação depende de vários fatores, e geralmente ocasiona limitações funcionais devido às características anatômicas do cotovelo. Todas estas estruturas envolvidas no cotovelo e antebraço podem sofrer lesões. Lech et al (1998) afirmam que lesões ligamentares do cotovelo, associadas ou não a fraturas e arrancamentos capsulares, são traumatismos freqüentes nas luxações traumáticas ocorridas nos esportes ou acidentes devido à queda ao solo.

23 Dentre outras patologias, pode-se citar também a epicondilite do cotovelo que é capaz de se manifestar a partir da adolescência até idades avançadas, com pico de incidência nos grupos etários entre 35 e 50 anos e em indivíduos que executam movimentos crônicos de repetição no cotovelo, como torneiros mecânicos, carpinteiros, nos esporte de arremesso e jogadores de tênis (ZOPPI FILHO et al, 2004). Também as fraturas do epicôndilo lateral representam 11,5% das fraturas do cotovelo em crianças e adolescentes (LEE et al, 2005). EPICONDILITE LATERAL Introdução A Epicondilite Lateral, também chamada de "cotovelo do tenista", não é exclusiva dos jogares de tênis. O movimento de "backhand" no tênis gera contração dos músculos e tendões do cotovelo podendo gerar inflamação local. Muitas outras atividades repetitivas podem gerar epicondilite: pintar, serrar e outras atividades manuais. Qualquer atividade com estresse repetitivo nos músculos do antebraço pode gerar esta patologia. Causas O uso excessivo dos músculos e tendões do antebraço e cotovelo é a causa mais comum. Algumas atividades

24 repetitivas podem gerar tensão nos músculos. Estas atividades vão desde práticas esportivas (tênis, natação) à atividades comuns da vida diária. Nos casos mais agudos, o processo inflamatório inicia-se gerando dor. No caso da epicondilite medial, o processo inflamatório agudo NÃO é o principal causador da dor. Na verdade, o que ocorre é uma degeneração dos tendões (tendinose), gerando uma organização anormal das fibras de colágeno. Ainda hoje não se tem certeza como este processo ocorre.

25 Sintomas: O principal sintoma da epicondilite lateral é dor na região ao redor do epicôndilo. A dor pode irradiar para a região do antebraço. A dor normalmente piora nas atividades com "punho cerrado" como segurar objetos. Diagnóstico Uma história clinica detalhada e exame físico específico por um médico treinado são suficientes para o diagnóstico. Exames de imagem com Radiografias, Ultrassonografia e a Ressonância Magnética podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico, quantificar a lesão e evidenciar possíveis outras patologias. Tratamento Não-Cirúrgico chave para o tratamento conservador é prevenir maiores lesões e o objetivo é gerar a cicatrização completa dos tendões. Quando existe um processo inflamatório presente, medicações anti-inflamatórias podem ajudar. Algumas vezes a injeção de cortisona no local da lesão também pode ser necessária.

26 Neste meio tempo, você pode discutir com seu médico a utilização de órteses especiais para epicondilite lateral. O tratamento da epicondilite lateral é prolongado e muitas vezes pode levar de 4-6 meses. Cirurgia O tratamento cirúrgico é de exclusão, isto é, apenas quando todas as opções não-cirúrgicas foram esgotadas e raramente é necessário. A cirurgia tem como objetivo retirar todo o tecido degenerado da região do epicôndilo e propiciar um aumento da vascularização do tendão para aumentar a cicatrização. testes Teste de Cozen Posição do paciente: sentado com o cotovelo em 90º e punho cerrado e pronado. Descrição do teste: o terapeuta com uma mão impõe resistência sobre o punho do paciente, que realiza uma extensão contra a resistência do terapeuta.

27 Sinais e sintomas: dor no epicôndilo lateral por tendinite dos extensores, o chamado cotovelo de tenista. Teste de Mill Posição do paciente: sentado, com o cotovelo em extensão e punho cerrado em posição neutra. Descrição do teste: o terapeuta forçará o punho do paciente em flexão, enquanto o mesmo tenta impedir realizando o movimento em extensão do punho. Sinais e sintomas: dor no epicôndilo lateral.

28

29 EPICONDILITE MEDIAL A Epicondilite Medial é também chamada de "Cotovelo do Golfista" por ser uma atividade esportiva muito comum nos Estados Unidos. O movimento de "swing" na prática do golf gera contração dos músculos e tendões do cotovelo podendo gerar inflamação local. Muitas outras atividades repetitivas podem gerar epicondilite: pintar, serrar e outras atividades manuais. Qualquer atividade que gera estresse repetitivo nos músculos do antebraço pode gerar esta patologia. Epicondilite Medial é uma patologia dolorosa da região medial (de dentro) do cotovelo, numa região chamada de epicôndilo medial. Os músculos presentes na região anterior do punho e antebraço (ventral) são chamados de flexores e se ligam em forma de leque num único tendão que é conectado ao epicôndilo medial.

30 O uso excessivo dos músculos e tendões do antebraço e cotovelo é a causa mais comum. Algumas atividades repetitivas podem gerar tensão nos músculos. Estas atividades vão desde práticas esportivas (golfe, natação) à atividades comuns da vida diária. Nos casos mais agudos, o processo inflamatório iniciase gerando dor. No caso da epicondilite medial, o processo inflamatório agudo NÃO é o principal causador da dor. Sintomas O principal sintoma da epicondilite medial é dor na região ao redor do epicôndilo. A dor pode irradiar para a região do antebraço. A dor normalmente piora nas atividades com "punho cerrado" como segurar objetos. Diagnóstico Uma história clinica detalhada e exame físico específico por um médico treinado são suficientes para o diagnóstico.

31 Exames de imagem com Radiografias, Ultrassonografia e a Ressonância Magnética podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico, quantificar a lesão e evidenciar possíveis outras patologias. Tratamento Não-Cirúrgico A chave para o tratamento conservador é prevenir maiores lesões e o objetivo é gerar a cicatrização completa dos tendões. Quando existe um processo inflamatório presente, medicações anti-inflamatórias podem ajudar. Algumas vezes a injeção de cortisona no local da lesão também pode ser necessária. O tratamento fisioterápico também é muito importante. Melhora da inflamação, cuidados para evitar maiores lesões e alongamento são os principais objetivos nas primeiras fases. Após, fortalecimento gradual e controlado dos tendões ajuda a prevenir lesões futuras. O tratamento da epicondilite medial também é prolongado e muitas vezes pode levar de 4-6 meses. Cirurgia O tratamento cirúrgico é de exclusão, isto é, apenas quando todas as opções não-cirúrgicas foram esgotadas e raramente é necessário.

32 Neste meio tempo, você pode discutir com seu médico a utilização de órteses especiais para epicondilite medial.

33 Testes Teste para Epicondilite medial cotovelo de golfista Posição do paciente: sentado com o cotovelo a 90º e abdução do ombro a 90º. Descrição do teste: esse teste poderá ser realizado de forma ativa pelo paciente, pedimos para que ele realize uma extensão total do membro superior a partir de uma flexão. Sinais e sintomas: dor no epicondilo medial (cotovelo de golfista) por tendinite dos flexores do punho.

34 BURSITE OLECRANIANA Bursite Olecraniana (ou bursite do olécrano) é a inflamação de uma pequena bolsa de fluído localizada na ponta do cotovelo. Bursa é um saco feito de uma fino tecido e escorregadio. Bursas são encontradas em vários locais do corpo, sempre quando é necessário lubrificação e proteção de estruturas anatômicas. Elas são preenchidas por uma pequena quantidade de líquido para diminuir o atrito. A Bursa Olecraniana está localizada na ponta do cotovelo, permitindo os movimentos de flexão e extensão do cotovelo sem haver atrito do osso com a pele.

35 Causas Bursite é a inflamação da bursa. Esta irritação e inflamação pode ocorrer de várias formas. Em alguns casos, uma trauma direto, como queda com o cotovelo no chão pode levar a lesão da bursa, gerando sangramento interno da bursa e edema da pele. Este sangramento quando não absorvido normalmente pelo corpo pode levar a reação inflamatória. As finas paredes da bursa começam a ficar espessadas e inchadas gerando a bursite.

36 Outros casos, a bursite incia-se como um processo insidioso, por exemplo em pessoas que apoiam constantemente durante o trabalho ou atividades o cotovelo sobre uma superfícies podem gerar irritação e espessamento gradual da bursa. Esta irritação crônica também leva a bursite. Sintomas Bursite Olecraniana causa dor e inchaço na ponta do cotovelo. Algumas vezes fica difícil apoiar o cotovelo. Algumas pequenas ondulações também podem aparecer. Com o passar do tempo, a bursa começa a ficar espessada.

37 Diagnóstico Um exame clínico realizado por um especialista é suficiente para o diagnóstico. Algumas vezes exames de imagem com Radiografias, Ultrassonografia e Ressonância Magnética podem ser solicitadas para outras avaliações. Tratamento Não-Cirúrgico A maioria das vezes a bursite olecraniana é resolvida sem necessidade de nenhum tratamento específico. Quando existe uma dificuldade de reabsorção, pode-se lançar mão de drenagem por punção.

38 Quando existe a bursite crônica, o tratamento visa o controle da inflamação, evitar atividades de contato do cotovelo, repouso e até a proteção da ponta do cotovelo. Algumas vezes pode ser necessário reabilitação com fisioterapia. Cirurgia Quando existe a falha do tratamento conservador, pode-se realizar uma pequena cirurgia para retirar a bursa inflamada.

39 LESÃO DO TENDÃO DO BÍCEPS DISTAL (RUPTURA) Causas, Sintomas e Tratamento A lesão do tendão distal do bíceps não é comum, mas sua incidência vem crescendo o aumento de pessoas realizando prática esportiva. Lesão completa do tendão distal do Bíceps Essa lesão é causa de dor na região anterior do cotovelo e pode ser incapacitante, embora na maioria dos casos o paciente reclame de dor, mas consegue realizar os movimentos do cotovelo. Na maioria das vezes ocorre em homens da meia idade (entre anos), trabalhadores braçais ou que realizam musculação, que contam sofrerem uma dor aguda ao tentar segurar objeto com braço semi flexionado, ou a tentativa de flexionar o cotovelo contra resistência. O mais comum é acometer o lado dominante. Geralmente, o paciente se queixa da dor aguda ao nível do cotovelo, há um edema local e equimose. O próprio paciente refere perceber uma deformidade ao nível da face anterior do cotovelo, especialmente ao realizar a flexão e extensão do cotovelo. Ao examinar o paciente percebemos também a ausência do tendão do bíceps na fossa cubital, teste que chamamos de teste do gancho. Além disso percebemos uma perda pequena

40 da força de flexão do cotovelo, mas uma perda mais significativa da supinação do antebraço. (movimento de girar o antebraço levando a mão para cima). TENDINITE DO TRÍCEPS DO BRAÇO A tendinite do tríceps causa dor na porção posterior do cotovelo. Essa dor pode ser leve e ocasional mas pode se tornar forte e limitar mesmo as atividades da vida diária do paciente, podendo inclusive limitar os movimentos do cotovelo e impedir o paciente de pegar qualquer peso. A Principal causa para levar a inflamação e edema no tríceps é o sobre uso do cotovelo, sendo isso mais comum em esportistas

41 e pessoas que executem uma função de movimentos repetitivos durante o trabalho, mas um trauma indireto sobre o cotovelo, geralmente uma queda, na qual se apóia a mão com extensão do cotovelo, pode levar a lesão parcial do tendão que sofre um processo inflamatório localizado.

42 Normalmente o paciente apresenta uma dor à palpação localizada na região posterior do cotovelo, mais comum próximo a inserção do tendão junto ao olécrano. Pode haver um edema local e geralmente a dor do paciente piora ao realizar uma resistência ao movimento de extensão do cotovelo. O paciente pode ainda reclamar de dor ao apoiar o cotovelo sobre regiões de superfície dura. RIGIDEZ DE COTOVELO O cotovelo é uma articulação do tipo dobradiça, caracterizada pelo íntimo contato entre as superfícies articulares. Embora isso seja útil, no sentido de maior estabilidade dessa articulação, pequenas deformidades podem causar bloqueios ósseos e, como conseqüência, perda de movimento do cotovelo. A amplitude de movimento de um cotovelo normal é, na grande maioria dos casos, de 0 graus de extensão e 145 graus de flexão e 90 graus de pronação e 90 graus de supinação. Contudo para as atividades básicas do dia a dia uma amplitude de movimento de -25 graus a 125 graus é suficiente. Uma supinação e pronação de 50 graus são aceitáveis.

43 As causas de uma rigidez do cotovelo podem ser por alterações que ocorrem dentro da articulação do cotovelo, que chamamos de intrínsicas, como também por comprometimento do tecido ao redor da articulação do cotovelo, que chamamos de causas extrinsicas. Eventualmente a causa pode ser mista, ou seja, ocorrem as duas situações descritas previamente. Exemplos de causa intrínsica: artrose pós-traumática, artrose primária, artrite reumatóide, infecção e consolidação viciosa. Exemplos de causas extrínsicas: queimadura, ossificação heterotópica, doenças congênitas, OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO COTOVELO A osteocondrite do cotovelo é causa de dor no cotovelo e representa 6% de todas as osteocondrites. Mais comumente acomete indivíduos na 2º década de vida, sendo rara antes dos 10 anos e depois dos 55 anos de vida. Na maioria dos casos ocorre em pacientes do sexo masculino (85% dos casos), sendo boa parte desses, atletas de arremesso. Pode acometer pacientes do sexo feminino, sendo mais comum em ginastas. Geralmente o lado dominante é o lado afetado e, em, aproximadamente, 20% dos casos ocorre em

44 ambos os cotovelos. A osteocondrite dissecante do capítulo ocorre após a fusão do seu centro de ossificação e é resultado de traumas sobre seu osso subcondral, ou seja, o osso localizado logo abaixo da cartilagem, contudo a causa exata dessa patologia ainda não está bem estabelecida. Porém, sabe-se que em atletas de arremesso, o gesto esportivo leva a uma sobrecarga seguida sobre a articulação radio-capitelar e é essa sobrecarga que provavelmente, vai deteriorando o osso subcondral. A análise histológica inicial é de uma necrose avascular. O que ocorre depois é a perda do suporte ósseo dessa cartilagem e sua fragmentação, levando a formação de corpos livres articulares. Esses corpos livres podem levar a bloqueios de repetição e dor, além de sinovite. Geralmente, o paciente é um atleta jovem, que reclama de dor no cotovelo, mais na sua porção lateral. Essa dor piora com o gesto esportivo e melhora com o repouso. Pode haver uma perda pequena da extensão do cotovelo de 15 a 20º. Em casos com presença de corpos livres o atleta reclama de bloqueios freqüentes e pode reclamar de crepitação.

45 Ao exame desse paciente, observa-se edema local, dor a palpação da porção lateral do cotovelo, e perda pequena da extensão do cotovelo. COMPRESSÃO DO NERVO ULNAR (NEURITE DO NERVO ULNAR) O nervo ulnar é um dor três mais importantes nervos do braço.ele segue um trajeto próximo dos ossos do membro superior, na região da parte interna do braço. Ao nível do cotovelo ele passa por um túnel ósteo-fibroso, que chamamos de túnel cubital, o qual esta localizado na porção posterior e medial do cotovelo. Nesse local é possível sentir o nervo. Após passar o cotovelo, esse nervo segue por entre músculos, até atingir a mão. Local de compressão do nervo ulnar no cotovelo O nervo ulnar é responsável pela sensibilidade do 5º dedo e da metade interna do 4º dedo, o anular. Além disso é o responsável pela inervação de alguns músculos importantes do antebraço e de músculos pequenos, mas importantes para o movimento da mão. A compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo é a segunda mais comum compressão de nervo nos membros superiores. Existem causas que levam a compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo, tais

46 como: sequela de fratura, esporões ósseos causados por tração muscular, cistos e luxação da cabeça medial do triceps. Contudo, na grande maioria das vezes, não sabemos determinar a causa exata dessa compressão. Sabemos, ainda, que muitos pacientes dormem com os cotovelos fletidos, aumentando a pressão sobre o nervo ulnar ao nível do cotovelo e, como isso é realizado de maneira repetitiva, pode levar a sintomatologia de

47 compressão do nervo ulnar. Não é incomum pacientes reclamarem de acordar no meio da noite com os 4º e 5º dedos com formigamento (o que chamamos de parestesia) ou podem ter dor nesse local. Os pacientes podem reclamar de parestesia noturna como dito anteriormente, ou em situações que exijam que permaneçam com o cotovelo fletido por um tempo. Podem apresentar diminuição da sensibilidade no território do 4º e 5º dedos da mão e eventualmente podem reclamar de perda de força para pegar ou segurar objetos ou para realizar movimentos finos da mão, tais como tocar um instrumento musical como piano. ARTROSE DE COTOVELO (OSTEOARTROSE) A artrose do cotovelo ocorre quando a cartilagem do cotovelo é danificada ou erodida. Isso pode acontecer por um trauma prévio, tais como uma luxação do cotovelo ou uma fratura, mas também pode ocorrer devido a degeneração causada pela idade, sendo nesses casos mais comum em mulheres com mais de 50 anos. A maioria dos casos relata uma história de trauma prévio no cotovelo acometido e o risco para desenvolver a artrose aumenta se houve necessidade de cirurgia para reconstruir o cotovelo

48 ou se houve perda de cartilagem. Também pacientes que apresentam uma lesão ligamentar do cotovelo podem desenvolver artrose caso a instabilidade permanece por muito tempo.pacientes que realizam cargas elevadas ou cíclicas sobre o cotovelo podem desenvolver artrose, tais como: trabalhadores braçais, esportistas como jogadores de beisebol, que tem uma lesão ligamentar não tratada.

49 Normalmente os pacientes reclamam de dor e de perda da amplitude de movimento do cotovelo (ADM). Podem reclamar de crepitação dolorosa, podem referir bloqueios. Isso pelas irregularidades da superfície articular e eventuais presença de corpos livres (pedaços de cartilagem soltos dentro da articulação). ARTRITE REUMATOIDE NO COTOVELO A Artríte Reumatóide (AR) é uma doença degenerativa, auto-imune e sistêmica, que deteriora a cartilagem e as articulações de maneira progressiva. Acomete 5% das mulheres com 55 anos ou mais e, é a causa mais comum de artrite do cotovelo. Acomete o cotovelo em 20 a 25% dos pacientes com 5 anos do início da doença. A Artríte Reumatóide se manisfesta de várias maneiras na articulação do cotovelo, sendo desde nódulos anteriores, bursite, sinovite, progressiva destruição óssea até paralisia dos nervos ulnar e interósseo posterior. Geralmente, mais comum a AR ocorrer em pacientes com envolvimento do ombro e punho, sendo que o lado dominante é o mais acometido. Quanto há a sinovite, geralmente o paciente reclama de dor, havendo edema local e sinais de um processo inflamatório localizado. Devido a esse

50 processo inflamatório a capsula se torna frágil, propiciando a formação de cistos, os quais podem, por ventura, comprimir algum nervo, levando desde alterações sensitivas até alterações motoras.

51 TESTES Teste para estabilidade ligamentar Teste de estresse em varo Finalidade Avaliar a instabilidade em varo do cotovelo. Execução Com uma das mãos o examinador estabiliza o membro superior do paciente na altura do cotovelo. A outra mão fica posicionada acima do punho do paciente. Com o cotovelo do paciente ligeiramente flexionado (20º a 30º) e estabilizado pela mão do examinador, ele aplica

52 uma força de adução ou em varo sobre a porção distal do antebraço. Interpretação Quando uma frouxidão excessiva é observada durante a realização do teste, ela é indicativa de lesão do ligamento colateral lateral (de primeiro, segundo ou terceiro grau) e, especialmente em caso de entorse de terceiro grau, indica instabilidade articular. Teste de estresse em valgo Finalidade Avaliar a instabilidade em valgo do cotovelo. Execução Com uma das mãos o examinador estabiliza o membro superior do paciente na altura do cotovelo. A outra mão fica posicionada acima do punho do paciente. Com o cotovelo do paciente ligeiramente flexionado (20º a 30º) e estabilizado pela mão do examinador, ele aplica uma força de abdução ou em valgo sobre a porção distal do antebraço. Interpretação Quando uma frouxidão excessiva é observada durante a realização do teste, ela é indicativa de lesão do ligamento colateral medial.

53 Teste para disfunção neurológica Sinal de Tinel Finalidade Testar a integridade do nervo ulnar. Execução É realizada a percussão da área do nervo ulnar no sulco entre o olécrano e o epicôndilo medial. Interpretação Considera-se o sinal positivo qdo o paciente refere uma sensação de formigamento na distribuição ulnar do antebraço e na mão, distal ao ponto de compressão do nervo.

54 Sinal de Wartenberg Finalidade Testar a integridade do nervo ulnar. Execução Paciente sentado com as mãos sobre a mesa em repouso. O examinador afasta passivamente os dedos do paciente e solicita que ele os aproxime novamente. Interpretação Teste positivo para neuropatia ulnar quando o paciente é incapaz de aproximar o dedo mínimo ao restante da mão. Teste da preensão em pinça Finalidade Testar a integridade no nervo interósseo anterior (ramo do nervo mediano) Execução O examinador solicita ao paciente que, com as pontas dos dedos indicador e polegar, faça um movimento de pinça. Em condições normais, o pinçamento deve ser do tipo ponta de dedo com ponta de dedo. Interpretação O teste é positivo para patologia do nervo interósseo anterior quando, em vez do pinçamento normal, o pinçamento é do tipo polpa digital com polpa digital. Obs: este achado pode indicar um encarceramento do nervo interósseo anterior em seu trajeto entre as duas cabeças do músculo pronador redondo.

55 Teste para a Síndrome do Pronador Redondo Finalidade Testar a integridade do nervo mediano. Execução O paciente senta-se com o cotovelo flexionado a 90º. O examinador aplica uma resistência contra a pronação enquanto o cotovelo é estendido. Interpretação O teste é considerado positivo qdo o paciente refere formigamento ou parestesia na distribuição do nervo mediano no antebraço e na mão.

56 Referencias ALCID, J. G.; AHMAD, C. S.; LEE, T. Q. Elbow anatomy and structural biomechanics. Clinics in sports medicine, Virginia, v. 23, n.4, p , KAPANDJI, A. I. Fisiologia articular. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, 346 p. WECKER, J. E. Aula de Anatomia. Disponível em: Acesso em 21 de agosto de VOLPON, J. B. Semiologia ortopédica. Medicina, Ribeirão Preto, v. 29, p , jan./mar WECKER, J. E. Aula de Anatomia. Disponível em:. Cotovelo Disponivel em: < elo.htm> ltexto elaborado a partir da literatura médica e da tradução livre do domínio. Disponivel em: < Acesso: 20 de Nov Aula de MMSS - cotovelo. Disponível em: < s-cotovelo-teste-cotovelo2010> Acesso: 20 de Nov. de 2015

57 PORTAL EDUCAÇÃO Disponível em: Mais recentes Tudo sobre seu Ombro e seu Cotovelo - A Opinião do Especialista jun 18, 2014, 58 comments Disponivel em: Levin D, Nazarian LN, Miller TT, et al. Lateral epicondylitis of the elbow: US findings. Radiology. 2005;237: Imagens: s/graficos/certamen2011/65_clip_image058.j Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

58

www.institutodetratamentodador.com.br ANATOMIA EXAME E MANOBRAS INSPEÇÃO MOVIMENTOS AMPLITUDE PASSIVA MOVIMENTOS ACESSÓRIOS INSPEÇÃO Deformidades: Valgo, Varo, Flexão, Hiperextensão Edema: Sinovite, Bursite,

Leia mais

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida Cotovelo - Antebraço Questão de Concurso Treinando... (EBSERH) Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado. A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos

Leia mais

Componentes 08/08/2016. Úmero Rádio. Ulna

Componentes 08/08/2016. Úmero Rádio. Ulna Componentes Úmero Rádio Ulna 1. Articulação Úmero-radial e Úmero-ulnar (do cotovelo, propriamente dita) 2. Articulação Rádio-ulnar proximal 3. Articulação Rádio-ulnar distal 1 Complexo Articular do Cotovelo

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Fratura Distal do Úmero Fratura da Cabeça do Rádio Fratura do Olecrâneo

Leia mais

Apostila de Cinesiologia. Cotovelo

Apostila de Cinesiologia. Cotovelo 1 FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde Fisioterapia Apostila de Cinesiologia Cotovelo Este material é fruto do trabalho iniciado na monitoria de 2009. Ainda esta em fase de construção. Temos muito para

Leia mais

Explanação das regiões anatômicas e atuação da Fisioterapia na Luxação, ou deslocamento, da articulação do cotovelo

Explanação das regiões anatômicas e atuação da Fisioterapia na Luxação, ou deslocamento, da articulação do cotovelo Explanação das regiões anatômicas e atuação da Fisioterapia na Luxação, ou deslocamento, da articulação do cotovelo Página 1 Você Sabia??? As luxações agudas do cotovelo em adultos ocorrem na grande maioria

Leia mais

Movimentos Articulares do Cotovelo e Radioulnar. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Movimentos Articulares do Cotovelo e Radioulnar. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Movimentos Articulares do Cotovelo e Radioulnar Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Articulação do Cotovelo O cotovelo (articulação rádio umeral) permite a flexão e extensão do rádio e ulna em relação

Leia mais

EPICONDILITES LATERAL E MEDIAL

EPICONDILITES LATERAL E MEDIAL EPICONDILITES LATERAL E MEDIAL Epicôndilos são proeminências ósseas do úmero distal onde se originam muitos dos músculos que realizam os movimentos do antebraço. No epicôndilo lateral (ou externo) se originam

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Cotovelo, Punho e Mão

Avaliação Fisioterapêutica do Cotovelo, Punho e Mão Avaliação Fisioterapêutica do Cotovelo, Punho e Mão MFT 0377- Métodos de Avaliação Clínica e Funcional Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João Articulação ulnoumeral ou troclear: 1. Anatomia Aplicada É uma

Leia mais

Músculo Origem Inserção Inervação Ação

Músculo Origem Inserção Inervação Ação Músculos Toracoapendiculares Anteriores Músculo Origem Inserção Inervação Ação Peitoral Maior Porção clavicular: Face anterior da metade anterior da clavícula; Porção esternocostal: face anterior do esterno

Leia mais

Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Antebraço, Fossa Cubital e Mão Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Ciências Morfológicas Curso de Fisioterapia DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Leia mais

ORTOPEDIA.

ORTOPEDIA. ORTOPEDIA CONDIÇÕES SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO Compressão do nervo mediano no canal voltar do carpo. É a mais comum das neuropatias compressivas periféricas do membro superior. Acomete principalmente mulheres,

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR 1 COMPLEXO DO PUNHO Apresenta dois graus de liberdade: Plano sagital: Flexão = 85 Extensão = 70-80 Plano Frontal: Desvio radial ou

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail.com Extremidade distal do rádio Extremidade distal da ulna Carpo ( escafóide, semilunar, piramidal, trapézio,

Leia mais

MEMBROS SUPERIORES. Apostila 15

MEMBROS SUPERIORES. Apostila 15 MEMBROS SUPERIORES Apostila 15 LESÕES POR TRAUMA CUMULATIVO (LTC) LESÕES POR EFORÇOS REPETITIVOS (LER) EUA - MAIOR CAUSA DE DISPENSAS MÉDICO - OCUPACIONAIS. OCORREM POR SOMATÓRIA DE ESFORÇOS E TRAUMAS

Leia mais

Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04O

Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04O Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04O Exemplo a) O periósteo consiste num tecido conjuntivo que reveste a superfície externa dos ossos. b) Correta. c) O tecido ósseo secundário que contém sistemas

Leia mais

GABARITO PÓS-RECURSO

GABARITO PÓS-RECURSO QUESTÃO 1) (10 pontos) Ortopedia e traumatologia A tabaqueira anatômica localiza-se na região dorso-radial do punho e é definida pelo intervalo entre o 1 o compartimento extensor (tendão abdutor longo

Leia mais

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas Diáfise Umeral Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fraturas Diáfise Umeral As fraturas diafisárias do úmero, ocorrem na sua maioria das vezes por trauma

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: Membros Superiores, Cabeça e Tórax Unidade II OMBRO 1 2 3 4 5 Luxação anterior 6 Fratura de cabeça

Leia mais

Técnicas Adicionais de Estudo dos Nervos (Nervos que Raramente São Estudados)

Técnicas Adicionais de Estudo dos Nervos (Nervos que Raramente São Estudados) Técnicas Adicionais de Estudo dos Nervos (Nervos que Raramente São Estudados) Sergey Nickolaev www.neurosoftbrasil.com.br Estudo do Nervo Cutâneo Lateral do Antebraço Anatomia: O nervo cutâneo do antebraço

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA. Articulações do cotovelo, punho e da mão

CINESIOLOGIA APLICADA. Articulações do cotovelo, punho e da mão CINESIOLOGIA APLICADA Articulações do cotovelo, punho e da mão OSSOS - COTOVELO ÚMERO ULNA RÁDIO MOVIMENTOS ARTICULARES ARTICULAÇÃO DO COTOVELO: FLEXÃO EXTENSÃO ARTICULAÇÃO RÁDIO ULNAR: PRONAÇÃO SUPINAÇÃO

Leia mais

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia Luxação do Ombro Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo A articulação do ombro é a articulação mais móvel do corpo. Ela pode se mover em diversas direções, mas essa vantagem

Leia mais

GCMapa Da Semana 03 Módulo Osteomuscular

GCMapa Da Semana 03 Módulo Osteomuscular GCMapa Da Semana 03 Módulo Osteomuscular Nome: Monitor: Tutoria: Questões Pré-tutoria Jr.: Questão 1 1 - A ossificação é um processo fundamental no desenvolvimento do ser humano. Sobre o mecanismo histológico

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO ORTOPEDISTA PLANTONISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO ORTOPEDISTA PLANTONISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) No tratamento das fraturas expostas tipos I e II de Gustilo e Anderson, uma das alternativas de antibioticoterapia profilática preconizada, em casos de alergia a cefalosporinas,

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 11 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidados de enfermagem em Traumatismos Músculo esqueléticos lesão = mau funcionamento dos músculos, articulações e tendões adjacentes, mobilidade da área

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Lesões do Ombro e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação

Leia mais

Ritmo Escápulo-umeral

Ritmo Escápulo-umeral Avaliação do ombro Ritmo Escápulo-umeral Movimento sincronizado entre escápula e úmero durante abdução e flexão do braço. Região anterior Clavícula e artic. Esternoclavicular e Acromioclavicular Anatomia

Leia mais

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração.

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. ESQUELETO ARTICULAÇÃO LESÕES MUSCULARES, ESQUELÉTICAS E ARTICULARES Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. Junção de ossos (dois ou mais) Estruturas Ligamentos Ligar ossos

Leia mais

Tendinopatia Patelar

Tendinopatia Patelar O tendão patelar, que também pode ser chamado de ligamento patelar (ou ligamento da patela) é um local comum de lesões, principalmente em atletas. O treinamento esportivo geralmente benificia as qualidades

Leia mais

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 INTRODUÇÃO Também conhecidas como splints. Utilizadas em: anomalias congênitas, traumas, processos degenerativos e inflamatórios. Tanto em tratamentos conservadores quanto

Leia mais

Lesões do Plexo Braquial

Lesões do Plexo Braquial Departamento de Anatomia / ICB Lesões do Plexo Braquial Orientadores docentes José Otávio Guedes Junqueira Henrique Guilherme de Castro Teixeira Monitora Aline Cristina Pavani Como um nervo pode ser lesado?

Leia mais

Anatomia de superfície e palpatória do braço e cotovelo

Anatomia de superfície e palpatória do braço e cotovelo 2010 Anatomia de superfície e palpatória do braço e cotovelo http://www.imagingonline.com.br/ Esse capítulo descreve a anatomia de superfície e procedimentos palpatórios simples aplicados ao braço e cotovelo.

Leia mais

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação MIOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MIOLOGIA DO MEMBRO SUPERIOR Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: MÚSCULOS QUE ACIONAM A CINTURA ESCAPULAR Trapézio

Leia mais

Anatomia do Membro Superior

Anatomia do Membro Superior Composição Cíngulo do Membro Superior Braço Antebraço Mão Cíngulo do Membro Superior CLAVÍCULA CULA - Extremidades: esternal e acromial - Diáfise: - 2/3 mediais convexos anteriormente - 1/3 lateral côncavo

Leia mais

CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004

CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004 1 CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004 1- Você sente atualmente algum desconforto nos membros superiores ou coluna relacionado ao

Leia mais

Lesão do Bíceps no Ombro

Lesão do Bíceps no Ombro Lesão do Bíceps no Ombro Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo Também chamada de lesão do bíceps proximal ou lesão da cabeça longa do bíceps. O bíceps é o músculo que fica

Leia mais

s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 1 O Ombro é uma articulação de bastante importância para todos nós, visto que para fazermos até as atividades mais simples, como escovar os dentes e dirigir, precisamos dele. Devido a esta característica,

Leia mais

MEMBROS SUPERIORES COMPLEXO ARTICULAR DO PUNHO MEMBRO SUPERIOR 08/08/2016

MEMBROS SUPERIORES COMPLEXO ARTICULAR DO PUNHO MEMBRO SUPERIOR 08/08/2016 MEMBROS SUPERIORES MEMBRO SUPERIOR OMBRO Base dinâmica de suporte COTOVELO Permite à mão aproximar-se ou afastar-se do corpo ANTEBRAÇO Ajusta a aproximação da mão a um objeto CARPO Posiciona a mão no espaço

Leia mais

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia Músculos do membro superior Carlomagno Bahia Axiais: Peitoral maior; Latíssimo do dorso; Músculos que movimentam o braço Deltóide; Escapulares: Subescapular; Supra-espinhal; Infra-espinhal; Coracobraquial.

Leia mais

Exame Físico Ortopédico

Exame Físico Ortopédico TAKE HOME MESSAGES! Exame Físico Ortopédico ANAMNESE REALIZAR UMA HISTÓRIA CLÍNICA DETALHADA, LEMBRANDO QUE DETALHES DA IDENTIFICAÇÃO COMO SEXO, IDADE E PROFISSÃO SÃO FUNDAMENTAIS, POIS MUITAS DOENÇAS

Leia mais

Principais funções dos músculos: Tipos de tecido muscular:

Principais funções dos músculos: Tipos de tecido muscular: Tipos de tecido muscular: Esquelético Liso Cardíaco Principais funções dos músculos: 1.Movimento corporal 2.Manutenção da postura 3.Respiração 4.Produção de calor corporal 5.Comunicação 6.Constrição de

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação Acrômio-clavicular

Leia mais

ORTOPEDIA.

ORTOPEDIA. ORTOPEDIA Membros Superiores braços Membros Inferiores pernas Atitude: Postura global ou segmentar, REVERSÍVEL, assumida voluntária ou reflexamente Deformidade: Alteração PERMANENTE da forma de um membro

Leia mais

MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS CONCEITO DE MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS TIPOS DE MÚSCULOS GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR ESTRIADOS ESQUELÉTICOS

MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS CONCEITO DE MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS TIPOS DE MÚSCULOS GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR ESTRIADOS ESQUELÉTICOS Marcelo Marques Soares Prof. Didi GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR CONCEITO DE MIOLOGIA MIOLOGIA É parte da anatomia que estuda os músculos e seus anexos. TIPOS DE MÚSCULOS Células Musculares Cardíacas

Leia mais

Defeitos osteoarticulares

Defeitos osteoarticulares Osteoartrite Descrição Osteoartrite ou doença articular degenerativa ( artrose ) caracteriza-se pela perda progressiva da cartilagem articular e alterações reacionais no osso subcondral e margens articulares,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO OMBRO. 1. Anatomia Aplicada:

AVALIAÇÃO DO OMBRO. 1. Anatomia Aplicada: AVALIAÇÃO DO OMBRO 1. Anatomia Aplicada: Articulação esternoclavicular: É uma articulação sinovial em forma de sela com 3 graus de liberdade; A artic. esternoclavicular e a acromioclavicular habilitam

Leia mais

Residência Médica Caso 1

Residência Médica Caso 1 Caso 1 Questão 01. Valor = total 2 pontos ESTE CASO TIPO VII 2 PONTOS Questão 02. Valor = total 2 pontos TIPO IV PRE-AXIAL CAUCASIANOS Questão 03. Valor = total 4 pontos EXERESE DO POLEGAR MENOS FUNCIONAL

Leia mais

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas do Punho e Mão Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Óssea Articulação Vascular Nervosa Anatomia Óssea Anatomia Anatomia Articular Rádio carpiana Carpal Anatomia Vasculo Nervosa Fratura

Leia mais

Anatomia Palpatória. Anatomia clínica. Anatomia clínica - Objetivos. Anatomia clínica. Princípios da palpação. Princípios da palpação

Anatomia Palpatória. Anatomia clínica. Anatomia clínica - Objetivos. Anatomia clínica. Princípios da palpação. Princípios da palpação Anatomia Palpatória Especialista Ortopedia e Esportes UFMG Fisioterapeuta da SPINE FISIOTERAPIA Professor da Pos Graduação Terapia Manual PUC-MG Professor do Curso de Terapia Manual da SPINE FISIOTERAPIA

Leia mais

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS LESÕES DO ESPORTE CLASSIFICAÇÃO GERAL AGUDA Lesão inicial, ocorre subtamente; Ex: fraturas, cortes, contusões. CRÔNICA Lesão que se desenvolve em um longo período ou perdura por muito tempo; Ex: cotovelo

Leia mais

Médico Cirurgia de Joelho

Médico Cirurgia de Joelho Caderno de Questões Prova Objetiva Médico Cirurgia de Joelho SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 Na semiologia da lesão meniscal medial

Leia mais

Patologia do punho e mão

Patologia do punho e mão Patologia do punho e mão Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca 7 de Junho de 2018 Marco Pato Tópicos Dedo em gatilho Tenossinovite da estilóide radial Rizartrose Compressão nervosa Contractura de Dupuytren

Leia mais

Deformidades no crescimento

Deformidades no crescimento A felicidade de uma infância vê-se pelos joelhos, cada marca é uma história A articulação do joelho situa-se na região de grande crescimento. Para se ter uma idéia, cerca de 70% do crescimento do membro

Leia mais

TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES

TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES Luxação esternoclavicular - Luxação muito rara TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES - Classificação: a) Anterior ( + comum) Extremidade esternal luxa anterior Mecanismo traumático trauma ântero-lateral

Leia mais

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior.

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior. Tema E Descrição e caraterização funcional do 1 Cintura escapular 1.1 Esterno-clavicular. 1.2 Acrómio-clavicular. 2 Complexo articular do ombro e o seu funcionamento nos movimentos do braço. 2.1 Ligamento

Leia mais

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica.

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica. Pubalgia É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional

Leia mais

Protocolo para Detecção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

Protocolo para Detecção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) Protocolo para Detecção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) I. IDENTIFICAÇÃO Nome Idade Sexo M F Estado civil C S V D Idade dos filhos Data da avaliação Dominância Dir Esq Ambidextro

Leia mais

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: É a ruptura total ou parcial do osso e podem ser fechadas ou expostas. CLASSIFICAÇÃO: Fratura fechada ou interna: Na fratura fechada não há rompimento

Leia mais

Mecânica Articular 15/8/2011. Agradecimentos. Objetivos. Dinâmica da disciplina. Anatomia Complexo do ombro. Observação MEMBROS SUPERIORES 06/08/2011

Mecânica Articular 15/8/2011. Agradecimentos. Objetivos. Dinâmica da disciplina. Anatomia Complexo do ombro. Observação MEMBROS SUPERIORES 06/08/2011 Agradecimentos Mecânica Articular 1 2 - Liliam Oliveira, DSc. - Paulo Sergio Gomes, PhD. MEMBROS SUPERIORES 06/08/2011 Aulas teóricas: 06/08 Membros superiores; Dinâmica da disciplina Ombro e cotovelo.

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica Antebraço A.1. O antebraço corresponde à região anatómica limitada pelo rádio e pelo cúbito/ ulna. Começa

Leia mais

Fisioterapeuta Priscila Souza

Fisioterapeuta Priscila Souza Fisioterapeuta Priscila Souza * Passou de 7 bilhões o número de celulares no mundo. (União Internacional de Telecomunicações UIT, 2015) *Segundo a ONU em 2000 o número de aparelhos celulares era de 738

Leia mais

Avaliação por Imagem dos Tendões do Punho

Avaliação por Imagem dos Tendões do Punho XXVIII Jornada Gaúcha de Radiologia Avaliação por Imagem dos Tendões do Punho Dr. Ramon Gheno Hospital Moinhos de Vento Anatomia Imagem Patologia Anatomia Tendões Extensores e Flexores Extensores 1 Compartimento

Leia mais

CASO CLÍNICO BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO O pé é considerado como uma das mais importantes articulações do corpo, pois além de possuir importantes funções no suporte de peso e na marcha, ele é causa

Leia mais

Trauma&smos da cintura escapular. Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added

Trauma&smos da cintura escapular. Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added Trauma&smos da cintura escapular Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added foto MUSCULOS Luxação esterno-clavicular Mecanismo de lesao: Trauma direto Força látero-medial (cair sobre o próprio ombro) Classificação

Leia mais

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela.

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela. Rupturas do menisco As lesões meniscais estão presente em quase todas as idades, sendo as mais comuns no joelho. Atletas, que praticam esportes de contato, têm mais chances de romper o menisco. Entretanto,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto AVALIAÇÃO DO JOELHO Clique para adicionar texto ANATOMIA PALPATÓRIA Fêmur Côndilos femurais ( Medial e Lateral ) Sulco Troclear ou Fossa Intercondiliana Epicôndilos femurais ( Medial e Lateral ) Tíbia

Leia mais

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial.

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial. INTRODUÇÃO Osgood-Schlatter (OS) constitui uma doença osteo-muscular, extra articular, comum em adolescentes (esqueleto em desenvolvimento). Surge na adolescência na fase denominada estirão do crescimento.

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação Esternoclavicular: Artic.

Leia mais

Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA)

Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda, amadores ou recreacionais, como o

Leia mais

- fibras de colágeno

- fibras de colágeno Fabio Navarro Cyrillo Thiago Fukuda Luciano Castelo - células fibroblastos (20%) - matriz água (70%) - fibras de colágeno - proteoglicanos 1 Função: Comportamento mecânico: - força tênsil (resistência)

Leia mais

Vasos e Nervos do Membro Superior

Vasos e Nervos do Membro Superior UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Vasos e Nervos do Membro Superior Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br n. músculocutâneo n. axilar n. radial Fascículos

Leia mais

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro MÚSCULOS DO OMBRO Músculos do Ombro Deltóide Supra-espinhal Infra-espinhal Redondo Menor Redondo Maior Subescapular DELTÓIDE Ombro Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio

Leia mais

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia,

Leia mais

O que é a SÍNDROME do DESFILADEIRO TORÁCICO

O que é a SÍNDROME do DESFILADEIRO TORÁCICO O que é a SÍNDROME do DESFILADEIRO TORÁCICO Consiste em um complexo sintomático resultante da compressão do fluxo neurovascular na saída torácica (artéria, veia ou nervos do plexo braquial) no seu percurso

Leia mais

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Membros Superiores (MMSS) Membros Superiores (MMSS) A escápula está mergulhada na massa muscular do dorso do indivíduo, sem qualquer fixação direta

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

INTRODUÇÃO PUNHO. A mão é uma ferramenta valiosa, através da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos.

INTRODUÇÃO PUNHO. A mão é uma ferramenta valiosa, através da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos. Punho e Mão INTRODUÇÃO PUNHO O punho tem a função significativa de controlar a relação comprimento-tensão dos músculos multiarticulares da mão à medida que se ajustam as diversas atividades e formas de

Leia mais

Ossos e Articulações dos Membros Superiores

Ossos e Articulações dos Membros Superiores Ossos e Articulações dos Membros Superiores Clavícula Escapula Úmero Radio (L) Ulna (M) Ossos do carpo Ossos do metacarpo Falanges Articulações da clavícula Articulaçao do ombro Articulações do cotovelo

Leia mais

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012 Amplitude de Movimento Amplitude de Movimento Professora: Christiane Riedi Daniel É o movimento completo de uma articulação ADM completa depende de: ADM Articular termos como flexão, extensão... goniometria

Leia mais

CASO CLÍNICO Sentido dos vetores de força Maior contração do tibial posterior Insuficiência do músculo tibial posterior - principalmente a medida que se vai envelhecendo Coluna Vertebral Equilíbrio

Leia mais

(Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho)

(Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) (Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) Marcelo Zeltzer Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) - São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar

Leia mais

Tenossinovite de Quervain

Tenossinovite de Quervain Tenossinovite de Quervain 2 O que é Tenossinovite de Quervain? É um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço

Leia mais

Músculos do Cíngulo Escapular e do Braço

Músculos do Cíngulo Escapular e do Braço UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Cíngulo Escapular e do Braço Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos do Tronco ao Cíngulo Escapular

Leia mais

OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a

OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a funcionabilidade articular e mecânica de cada segmento do corpo;

Leia mais

Fratura do Punho. Como é a anatomia normal do punho? Porque ocorre a fratura do punho?

Fratura do Punho. Como é a anatomia normal do punho? Porque ocorre a fratura do punho? Fratura do Punho 2 Como é a anatomia normal do punho? A articulação do punho é formada pela porção final dos ossos do antebraço (rádio e ulna) que se unem com os ossos do carpo. São oito ossos dispostos

Leia mais

Ligamento Cruzado Posterior

Ligamento Cruzado Posterior O joelho é estabilizado por quatro ligamentos principais: 2 ligamentos colaterais (medial e lateral) e 2 ligamentos cruzados - anterior (frente) e posterior (costas). Os ligamentos cruzados originam-se

Leia mais

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura Formação do Osso e Ossificação Esboço Cartilaginoso Pontos de Ossificação Primária Pontos de Ossificação Secundária Formação da Epífise

Leia mais

Anatomia do joelho. Introdução

Anatomia do joelho. Introdução Introdução Didaticamente o joelho é dividido em duas articulações distintas: uma entre o fêmur e a tíbia chamada de fêmoro-tibial (AFT) e outra entre o F6emur e a patela denominada fêmoro-patelar. É a

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

Anatomia do Membro Superior

Anatomia do Membro Superior Anatomia do Membro Superior www.imagingonline.com.br Plexo braquial Divisão (partes) Ramos supraclaviculares (ramos se originam das raízes e dos troncos do plexo braquial): N. dorsal da escápula N. torácico

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDICA. Módulo: CINESIOLOGIA E SEMIOLOGIA ORTOPÉDICA

PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDICA. Módulo: CINESIOLOGIA E SEMIOLOGIA ORTOPÉDICA PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDICA Módulo: CINESIOLOGIA E SEMIOLOGIA ORTOPÉDICA Prof. Msc Rogério Olmedija de Araújo Prof. Msc Rogério Olmedija de Araújo -Fisioterapeuta pela UNISA/SP -Formação

Leia mais

Entorses de Tornozelo

Entorses de Tornozelo Entorses de Tornozelo Entorses de tornozelo estão entre as lesões ortopédicas mais comuns e podem acometer todas as faixas etárias, embora tenham o seu pico no adulto jovem, que pratica esportes com mais

Leia mais

Prof André Montillo

Prof André Montillo Prof André Montillo www.montillo.com.br Ossificação Endocondral O Tecido ósseo é o único que no final de sua cicatrização originará tecido ósseo verdadeiro e não fibrose como os demais tecidos Tecido Ósseo

Leia mais

Pós Graduação em. Exercício e lesões do Joelho. Prof. Dr. Rafael Cusatis Neto

Pós Graduação em. Exercício e lesões do Joelho. Prof. Dr. Rafael Cusatis Neto Pós Graduação em Exercício e lesões do Joelho Prof. Dr. Rafael Cusatis Neto 1 Articulação intermédia dos MMII Trabalha em compressão pela ação da gravidade Possui principalmente 01 grau de liberdade e,

Leia mais

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular.

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular. Radiografia Análise das Imagens Observação: As seguintes alterações estão presentes em todas as imagens, mas foram destacadas separadamente para melhor demonstração. Imagem 1: destacada em vermelho a redução

Leia mais