Investimentos no Reino Unido

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Investimentos no Reino Unido"

Transcrição

1 Investimentos no Reino Unido O caminho para o sucesso global 1

2

3 3 Internacionalização, o caminho para a expansão dos seus negócios A internacionalização é essencial para empresas que pretendem desempenhar um importante papel no mercado internacional, oferecendo a oportunidade de explorar vantagens competitivas em um novo mercado. De modo geral, pode-se dizer que a internacionalização representa o fortalecimento de uma marca no mercado internacional, ganhos de escala, ampliação da competitividade e aumento de ativos em moeda estrangeira, além de superação de barreiras tarifárias e não tarifárias às exportações, mediante a produção in loco. De acordo com uma pesquisa feita pela Ernst & Young, o Reino Unido é a sede de metade das empresas estrangeiras que foram para a Europa. A cada ano, mais empresas têm se estabelecido naquele país. Dentre as características mais importantes destas empresas, destaca-se o notável avanço no processo de internacionalização, fator que é visto como chave para garantir sucesso mundial. De acordo com as estatísticas disponíveis, cerca de empresas brasileiras possuem escritórios no exterior. Na opinião dos especialistas, a melhor maneira de garantir competitividade no mercado global é participar efetivamente dele. Em outras palavras, ir além das exportações e criar produtos e serviços no exterior, providenciar canais de distribuição e promoção de marca.

4 4 Reino Unido, parceria ideal para o sucesso Segundo o World Investment Report 2012 da UNCTAD, o Reino Unido está no topo da lista dos países europeus que mais atraem e retêm investimentos corporativos internacionais. Muitas empresas escolhem o Reino Unido porque o país oferece: Acesso fácil e rápido à União Europeia, o maior mercado unificado do mundo; Mão-de-obra extremamente qualificada e flexível; Facilidade para estabelecer e administrar um negócio: de acordo com o World Bank, são necessários apenas 13 dias para abrir um negócio no Reino Unido, comparado com a média mundial de 35 dias; As menores barreiras para o empreendedorismo no mundo; Facilidade para desenvolver um produto ou serviço: no que se refere à geração de patentes no mundo, o Reino Unido está em sétimo lugar; Estabilidade política e transparência, reduzindo riscos os dos negócios; Ambiente regulatório estável; Abatimento no Imposto de Renda para Pesquisa & Desenvolvimento para pequenas e médias empresas; Infraestrutura de primeira linha para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação; O maior centro financeiro internacional do mundo: a cidade de Londres é o principal centro internacional de negócios e também o centro financeiro do Reino Unido; Acesso a outras cidades, em especial Edimburgo, Glasgow, Manchester, Birmingham, Bristol, Leeds e Newcastle que são também importantes centros financeiros do país; Acesso ao melhor e mais favorável ambiente para Pesquisa & Desenvolvimento da Europa, com uma gama de excelentes instituições de pesquisas e oito das nove melhores universidades do continente.

5 5 De acordo com o relatório de atratividade de 2012 da Ernst & Young, o Reino Unido é o país que mais atraiu e reteve investimentos internacionais na Europa em Alguns dos principais levantamentos da pesquisa: Os setores de equipamentos industriais, tecnologia da informação e de serviços de consultoria, auditoria e jurídico foram os que mais receberam investimentos estrangeiros; Os três principais aspectos que tornam o Reino Unido mais atrativo para investidores estrangeiros são: ambiente político estável; tecnologia e infraestrutura; e qualidade de vida, cultura e língua; Serviços financeiros e de utilidade pública e os setores de energia e industrial foram identificados pelos investidores como áreas que continuarão a prosperar no Reino Unido. O Reino Unido é um dos países que mais atraem investimentos estrangeiros O Reino Unido conta com mais de 100 instituições de ensino de excelência reconhecida, que oferecem cursos em gestão de negócios, atraindo profissionais altamente qualificados e bem sucedidos do mundo todo. Com todo o clima favorável ao desenvolvimento empresarial que existe no país, não causa surpresa o fato de empresários do Reino Unido serem citados frequentemente nas listas dos Mais Ricos. O sistema tributário do Reino Unido é muito favorável para investimentos, fazendo deste um dos mais interessantes e lucrativos centros para investimentos da Europa. Em comparação com outros países europeus, a carga tributária não é pesada e várias reformas foram adotadas para incentivar a atuação de empreendedores e aumentar a inovação e produtividade. As reformas incluem tributação ainda mais baixa para pequenas empresas em conjunto com outros benefícios para incentivar o crescimento dos negócios.

6 6 Nunca existiu momento melhor para empreendedores estrangeiros investirem no Reino Unido, o centro de negócios mais dinâmico da Europa. Há várias iniciativas recentes para aumentar o acesso a financiamentos para empresas que queiram iniciar ou expandir suas operações, inclusive fundos de capital para investimentos regionais (Regional Venture Capital Funds), verbas para pesquisa e desenvolvimento, programas para garantia de empréstimos a pequenas empresas (Small Firms Loan Guarantee Scheme), bem como outros facilitadores para a obtenção de financiamentos regionais e provenientes da Europa. O sistema britânico para a concessão de visto de trabalho (Work Permit System) foi inteiramente revisado e simplificado, diminuindo o ônus das novas empresas que queiram se estabelecer no Reino Unido. A retirada de barreiras facilita a entrada de empreendedores brasileiros Decidimos estabelecer em Londres um núcleo para internacionalização por ser esta cidade a capital europeia que possui representações de todas as empresas petrolíferas e onde são lançados quase todos os road shows para o mercado. Além disso, sua localização privilegiada possibilita um deslocamento rápido para os demais países da Europa, Ásia e Norte da África. Ronaldo da Silva Araújo Gerente Geral, Petrobrás PPDL

7 7 O Reino Unido oferece um dos melhores ambientes no mundo para empresas estrangeiras e é constantemente classificado com o melhor destino na Europa para atrair investimento estrangeiro. O UK Trade & Investment oferece assistência exclusiva e profissional em todos os aspectos referentes à criação de uma nova empresa no Reino Unido ou para a expansão de instalações já existentes. Nossos serviços incluem: Informações específicas sobre considerações comerciais importantes, como por exemplo: registro de empresas, incentivos fiscais, mão-de-obra, imóveis, transporte, serviços públicos e questões de regulamentação; Fornecimento de análise abrangente de localização regional e local, para ajudar empresas estrangeiras a escolher o lugar certo para suas instalações; Apresentação a redes setoriais, tais como líderes de indústria, câmaras de comércio, universidades e outros centros de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Ajuda na criação de parcerias, visando colaboração tecnológica entre o Reino Unido e empresas estrangeiras, através do nosso programa Global Partnerships; Assistência a empreendedores estrangeiros para o desenvolvimento de oportunidades comerciais inovadoras no Reino Unido, através do nosso programa Global Entrepreneurs; Assistência contínua, através da nossa rede Investor Development, que oferece assistência a empresas, após terem estabelecido sua presença no Reino Unido. Todos os nossos serviços de assessoria de investimento são gratuitos e confidenciais. O UK Trade & Investment trabalha em parceria com órgãos de investimento na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, para ajudar empresas estrangeiras a maximizar seus objetivos comerciais no Reino Unido.

8 8 Pense em sucesso. Pense em Reino Unido. O Reino Unido representa uma oportunidade extraordinária para empreendimentos com planos internacionais. Podemos ajudá-lo a maximizar as oportunidades existentes. Centenas de Empresas Globais e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento já fazem bom uso das oportunidades que o Reino Unido tem a oferecer. No Reino Unido, pesquisa e desenvolvimento florescem através de parcerias com universidades, as quais possuem renomados centros de pesquisa. Ao trabalhar com universitários talentosos e fornecer material humano diferenciado e altamente qualificado para as empresas, as universidades dão uma valiosa contribuição à inovação do país. No Reino Unido, a rede de 100 parques de ciência está muito bem aparelhada para suprir as necessidades de empresas em sua fase inicial, ajudando-as a participar de uma comunidade com os mesmos objetivos e filosofia. Os parques de ciência dão apoio e esclarecimentos para ajudar as empresas no seu desenvolvimento e as empresas têm a possibilidade de fomentar estes relacionamentos com centros de tecnologia, universidades e institutos de pesquisa. Nos últimos anos o número de parques de ciência dobrou e outros mais estão sendo desenvolvidos. Isto ocorreu graças ao planejamento do governo britânico com prioridade para a criação de riqueza através de empreendimentos, transferência de tecnologia e a implantação de pesquisa com padrões internacionais. Podemos ajudá-lo a ter sucesso nos seus negócios, qualquer que seja o seu ramo de atividade. Na condição de centro global de negócios, o Reino Unido representa uma excelente oportunidade para qualquer empresa que tenha planos internacionais. Estamos aqui para ajudá-lo a maximizar as vantagens que existem à sua disposição.

9 9 Centro financeiro da Europa Londres é por excelência o local ideal para fazer negócios. Nenhuma outra cidade acolhe com igual entusiasmo aqueles que demonstram ambição, oferecendo-lhes tantas recompensas. De maneira consistente, tem sido eleita a melhor cidade da Europa para realizar negócios, o que a torna destino obrigatório das empresas mais arrojadas e dinâmicas do mundo. Segundo a consultoria Z/Yen Group, Londres é classificada como o maior centro financeiro da Europa. Com uma economia sólida, Londres tem se mantido entre as cidades com maior PIB per capita da Europa e do mundo. Ademais, a cidade apresenta oportunidades de negócios diferenciados, sobretudo relacionadas às Olimpíadas de 2012, para as quais estima-se um investimento de mais de US$43.4 bilhões. Lar de cerca de 250 bancos estrangeiros, a cidade é o maior centro mundial de negócios de câmbio e empréstimos bancários internacionais, e negocia todos os dias US$ 1,4 trilhão em derivativos de juros, segundo o Banco de Compensações Internacionais (BIS). Como afirmou o prefeito de Londres, Boris Johnson, as oportunidades para negócios estrangeiros na capital inglesa são incomparáveis. Londres oferece a combinação de uma força de trabalho de alto nível, baixos custos operacionais, uma enorme diversidade social e diversas opções de lazer, que fazem dela uma das mais dinâmicas, inovadoras e bemsucedidas cidades do mundo. Nós estamos investindo pesado na nossa infraestrutura e, com as Olimpíadas se aproximando, nunca houve melhor momento para vir para Londres. Centro de negócios por excelência, Londres atrai muitas empresas mundiais de sucesso e dois terços das empresas relacionadas na publicação Fortune Global 500 estão presentes na cidade. Londres oferece oportunidades sem limite. Maior centro financeiro e de negócios do mundo, tem condições de atender às necessidades de empresas em expansão comunicações notáveis, ampla infraestrutura e acesso irrestrito à União Européia, maior mercado unificado do mundo. Londres é uma cidade multicultural com 400 etnias e 300 línguas faladas, o que facilita o convívio de quem vem de fora, atraindo talentos internacionais, o que torna a cidade um local de trabalho altamente estimulante e um ótimo lugar para morar. São muitos os motivos que fazem de Londres uma oportunidade extraordinária para empreendimentos com planos internacionais. O UK Trade & Investment pode ajudálo a maximizar as oportunidades existentes.

10 10 Tech City - Silicon Roundabout Localizado no bairro de Shoreditch, região leste de Londres, o Tech City, também conhecido como Silicon Roundabout, já tem sido chamada de a nova Capital Digital da Europa. Isso porque em três anos houve um crescimento expressivo de empresas de alta tecnologia nas áreas digital e criativa, construindo uma trajetória de sucesso. Há hoje cerca de 1330 empresas na região, desde startups a grandes corporações, que escolheram se juntar às instalações, oportunidades e profissionais que o Tech City oferece.

11 11 Alguns dados sobre o Tech City: Há 770 startups, sendo que 470 delas foram abertas em 2011 e empreendedores estão instalados no prédio de sete andares do Google, inaugurado em março de 2012 O valor investido nas startups de Londres é cerca de 30% maior do que no Vale do Silício O governo britânico cortou em 50% os impostos sobre investimentos de alto risco em tecnologia O Tech City é o ambiente ideal para que o desenvolvimento de negócios em tecnologia e criatividade se torne realidade. A região fornece um ambiente dinâmico e propício para que o seu negócio obtenha sucesso e prospere. Assim como a área dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, o Tech City é uma das áreas do Reino Unido mais dinâmicas e que mais recebem investimentos. As instalações de transmissão e centros de imprensa do Parque Olímpico irão continuar a prosperar após os jogos, oferecendo alguns dos espaços mais globalmente conectados ao mundo dos negócios. Não são apenas as conexões digitais que fazem do Tech City uma região única. Com o investimento em torno do Parque Olímpico, haverá nove linhas de trem ao redor da área, incluindo algumas ligações de alta velocidade com o resto do Reino Unido e Europa. O Tech City tem expandido o número de companhias de alta tecnologia passando de 15 em 2008 para mais de 1330 atualmente. Empresas como Last.fm, Dopplr e Saffron Digital têm recebido investimentos de companhias multinacionais. Destacam-se também a Songkick, maior empresa de informações sobre concertos do mundo, e a empresa de business cards MOO, que hoje atende clientes em mais de 180 países. Além de empresas startups que têm se juntado a região, muitas das maiores empresas de tecnologia do mundo incluindo Twitter, Cisco, Google, Facebook e Intel têm visto as incríveis oportunidades oferecidas pelo Tech City no Reino Unido e já fazem parte deste sucesso. Elas reconhecem as vantagens que a área oferece e os benefícios potenciais de fazer parte deste centro de excelência em tecnologia, próspero e com diversos casos de sucesso.

12 12 Podemos ajudá-lo a ter sucesso nos seus negócios, qualquer que seja o seu ramo de atividade.

13 Cases de Sucesso 13

14 14 BNDES O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma companhia pública federal associada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, abriu o seu primeiro escritório no exterior em Londres. A equipe de investimento para o Reino Unido em São Paulo iniciou contato com o BNDES em No ano seguinte, o banco solicitou informações adicionais que contribuíram para que Londres fosse a escolha natural para a internacionalização da instituição. A agência de desenvolvimento da cidade de Londres, London & Partners, também contribuiu ao fornecer apoio logístico, contato de fornecedores de serviços e organizou reuniões com entidades do setor financeiro na City of London, centro financeiro de Londres. Seu objetivo é promover financiamentos de longo prazo para fomentar o desenvolvimento do Brasil. Em 2012, o Banco desembolsou cerca de US$ 80 bilhões para apoiar projetos nos diversos setores da economia, tais como: indústria, infraestrutura, serviços, exportação, pequenas e médias empresas, bem como a internacionalização de empresas brasileiras. Em 2012, o BNDES mudou de escritório em Londres para comportar o aumento no número de funcionários.

15 15 Embrapa / Labex A Embrapa estabeleceu sua primeira base no Reino Unido no Rothamsted Research, um instituto de pesquisa em biotecnologia. Localizado na cidade de Harpenden, no Leste da Inglaterra, o Rothamsted Research é um dos maiores institutos de pesquisa agrícolas no país. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é responsável pela pesquisa de soluções para desenvolvimento agrícola sustentável no Brasil, com mais de dois mil cientistas de pesquisa em todo o mundo. Desde 1998, a Embrapa está aumentando as suas atividades no exterior (Estados Unidos, Europa e Ásia), pelo programa LABEX (Laboratório no Exterior). O objetivo é fazer pesquisas especializadas e ao mesmo tempo estabelecer parcerias entre cientistas brasileiros e britânicos nos institutos de pesquisa e universidades no Reino Unido e também junto ao LABEX Europa. As pesquisas atuais sendo feitas pelo EMBRAPA no Rothamsted Research são focadas na área de doenças do trigo com objetivo de melhorar a prevenção e assim aumentar a produção do cereal no Brasil. O departamento de Ciência e Inovação, parte integrante do Ministério Britânico de Comércio, Inovação e Treinamento (BIS), trabalhou com a EMBRAPA para concretizar a parceria com Rothamsted Research e contou com a colaboração do UKTI e da então East of England International (antiga agência oficial de investimentos estrangeiros diretos para o Leste da Inglaterra).

16 16 Itaú BBA O Itaú BBA, banco de atacado, investimentos e tesouraria institucional do grupo Itaú Unibanco, estabeleceu um novo escritório no centro financeiro de Londres, em abril de Com essa expansão, o número de pessoas que trabalham no banco passou de pouco mais de 10 em 2010 para cerca de 60 em 2012, um número com grande probabilidade de crescer ainda mais, tendo em vista que o Itaú continua a se expandir no Reino Unido. Renato Lulia-Jacob, Diretor Geral de Corporate Banking para os EUA, Europa e Ásia, destaca que de Londres nós conseguimos dar suporte para todas as operações do Itaú BBA na Europa. Londres é por excelência um centro financeiro de referência, com ampla influência sobre vários mercados. O Reino Unido apresenta um cenário econômico e político tradicionalmente estável, com um ambiente altamente favorável aos negócios. Nesse contexto, a escolha por Londres surgiu naturalmente.

17 17 Pandorga Tecnologia Empresa de Porto Alegre da área de desenvolvimento de software, fundada em 2006, destacou-se no processo de incubação da TecnoPUC, mantendo uma taxa média anual de crescimento em torno de 100%. Como parte do plano de expansão global da empresa, a Pandorga decidiu estabelecer um escritório no Reino Unido, como um primeiro passo para sua projeção na Europa e na Ásia. A equipe do UKTI no Brasil colocou a Pandorga em contato com a London & Partners - agência oficial de atração de investimentos da cidade de Londres - e com a TCIO Tech City Investment Organisation (organização responsável por investimento no Tech City - novo polo tecnológico da Europa). Diego Eick Moreira, cofundador da Pandorga, ressalta que: Praticamente no mesmo dia em que cheguei em Londres, eu já sabia o local onde eu queria estabelecer nosso novo escritório e, em aproximadamente um mês, nossa empresa já estava estabelecida. Tudo isso foi possível por conta do suporte que tivemos do UKTI, TCIO e London & Partners. Com freqüência eu participava de eventos de networking no Tech City organizados pela TCIO, que foram ótimas oportunidades para conhecer potenciais parceiros e para nos manter atualizados sobre novas tecnologias, tendências e ideias.

18 18 CONTATO Para obter mais informações sobre como podemos ajudar sua empresa a tomar decisões adequadas em termos de localidade e maximizar as oportunidades que o Reino Unido tem a oferecer. Equipe de Investimento para o Reino Unido Consulado Geral Britânico, São Paulo (Sede do UK Trade & Investment no Brasil) Rua Ferreira de Araújo, 741 Pinheiros - São Paulo, SP CEP Tel: (11)

19

20 O UK Trade & Investment (UKTI) é o departamento do governo Britânico que apoia exportações e parcerias de empresas britânicas no comércio internacional, além de empresas estrangeiras que buscam investir no Reino Unido. Para mais informações sobre os nossos serviços, visite nosso site. Assessoramos centenas de empresas que vão desde pequenos núcleos de alta tecnologia a empresas líderes no cenário global, ajudando-as a descobrir o seu potencial de expansão mundial a partir de uma base no Reino Unido. O departamento de investimento no Reino Unido foi criado com a finalidade de auxiliar empresas brasileiras interessadas na internacionalização de suas atividades. Localizado no Consulado Geral Britânico em São Paulo, nosso departamento fornece apoio e orientação para que as empresas possam entrar no mercado ou aumentar sua presença no Reino Unido. Conheça mais sobre nossos serviços, utilize seu aplicativo de QR Code na figura acima. Crown Copyright 2013

A NOVA AGENDA DA MEI PARA AMPLIAR A INOVAÇÃO EMPRESARIAL O ESTADO DA INOVAÇÃO NO BRASIL

A NOVA AGENDA DA MEI PARA AMPLIAR A INOVAÇÃO EMPRESARIAL O ESTADO DA INOVAÇÃO NO BRASIL A NOVA AGENDA DA MEI PARA AMPLIAR A INOVAÇÃO EMPRESARIAL O ESTADO DA INOVAÇÃO NO BRASIL MEI - MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO 5 UMA NOVA AGENDA PARA PROMOVER A INOVAÇÃO EMPRESARIAL NO BRASIL A capacidade

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO...4 O CONTEXTO DA INOVAÇÃO NO BRASIL...5. 1. Considerações Iniciais...5. 2. O Grande Vale...6

SUMÁRIO EXECUTIVO...4 O CONTEXTO DA INOVAÇÃO NO BRASIL...5. 1. Considerações Iniciais...5. 2. O Grande Vale...6 O Instituto Inovação apresenta uma atualização do estudo Onde Está a Inovação no Brasil? publicado em 2004. Com grande repercussão em sua primeira edição, o estudo tem como objetivo mapear os centros brasileiros

Leia mais

Stephan Engler. Onde a inovação gera negócios. www.ggba-switzerland.ch

Stephan Engler. Onde a inovação gera negócios. www.ggba-switzerland.ch Stephan Engler Onde a inovação gera negócios www.ggba-switzerland.ch NORUEGA Oslo SUÉCIA Estocolmo IRLANDA GRÃ BRETANHA Amsterdã Londres HOLANDA Bruxelas BÉLGICA ALEMANHA Viena FRANÇA ÁUSTRIA ITÁLIA Roma

Leia mais

O Brasil. sem amarras. Lições para a construção de operações internacionais de alto nível

O Brasil. sem amarras. Lições para a construção de operações internacionais de alto nível O Brasil sem amarras Lições para a construção de operações internacionais de alto nível Sumário executivo... 3 Nossa pesquisa... 8 Diagnóstico de modelos operacionais Estrutura organizacional...10 Liderança...14

Leia mais

A ECONOMIA CRIATIVA: UM GUIA INTRODUTÓRIO

A ECONOMIA CRIATIVA: UM GUIA INTRODUTÓRIO No mundo inteiro se concebe a economia criativa como uma parte determinante e crescente da economia global. Os governos e os setores criativos estão dando cada vez mais importância ao papel que ela desempenha

Leia mais

SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA NO SETOR FINANCEIRO BRASILEIRO

SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA NO SETOR FINANCEIRO BRASILEIRO SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA NO SETOR FINANCEIRO BRASILEIRO Clarissa Lins Daniel Wajnberg Agosto 2007 Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76 CEP 22610-180

Leia mais

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS GRANDES EMPRESAS E suas demandas para as Micro e Pequenas Empresas

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS GRANDES EMPRESAS E suas demandas para as Micro e Pequenas Empresas PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS GRANDES EMPRESAS E suas demandas para as Micro e Pequenas Empresas EXPEDIENTE PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO NACIONAL Roberto Simões DIRETOR-PRESIDENTE Luiz Barretto DIRETOR

Leia mais

Franquias. 1. O Sistema de Franquias 2. Franqueador 3. Franqueado

Franquias. 1. O Sistema de Franquias 2. Franqueador 3. Franqueado Franquias 1. O Sistema de Franquias 2. Franqueador 3. Franqueado 1 Índice 1. FRANQUIAS a. O Sistema de Franquias 1. Conhecendo o sistema 2. Quais os principais termos utilizados 3. Franquia x Licenciamento

Leia mais

30º. Programa Ciência Sem Fronteiras

30º. Programa Ciência Sem Fronteiras 30º Programa Ciência Sem Fronteiras Caros (as) Leitores (as) O Café com Sustentabilidade da FEBRABAN acaba de completar 30 edições. Lançado em 2007, o evento reúne representantes dos bancos associados,

Leia mais

Governo dos Açores. Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial

Governo dos Açores. Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial Governo dos Açores Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial Dezembro de 2012 Índice Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial... 1 1 - Política

Leia mais

Centros de Serviços Compartilhados

Centros de Serviços Compartilhados Centros de Serviços Compartilhados Tendências em um modelo de gestão cada vez mais comum nas organizações Uma pesquisa inédita com empresas que atuam no Brasil Os desafios de compartilhar A competitividade

Leia mais

Estratégia, gestão e recursos para sua empresa

Estratégia, gestão e recursos para sua empresa Estratégia, gestão e recursos para sua empresa Este novo guia representa mais um estímulo à formalização, transparência e melhoria da qualidade da governança e da gestão das empresas brasileiras. Edemir

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO VADOR DINÂMICO ADOR DEZEMBRO, 2013 INO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO VADOR DINÂMICO ADOR DEZEMBRO, 2013 INO PLANO DE DESENVOLVIMENTO R ADOR OVADOR DINÂMICO DEZEMBRO, 2013 INO INO VADOR R INOVA PLANO DE O DESENVOLVIMENTO DE DE DESEN LVI PLANO DE DESEN VOLVI DESEN VOLVI MENTO DEZEMBRO, 2013 O Futuro é o que fazemos

Leia mais

3 EXPERIÊNCIA DESENVOLVIMENTISTA NO SÉCULO XX EM PAÍSES SELECIONADOS

3 EXPERIÊNCIA DESENVOLVIMENTISTA NO SÉCULO XX EM PAÍSES SELECIONADOS 75 3 EXPERIÊNCIA DESENVOLVIMENTISTA NO SÉCULO XX EM PAÍSES SELECIONADOS Este capítulo tem por objetivo analisar os resultados da experiência desenvolvimentista em países selecionados durante a segunda

Leia mais

BRASÍLIA, 2011 O ESTADO DA INOVAÇÃO NO BRASIL: UMA AGENDA PARA ESTIMULAR A INOVAÇÃO

BRASÍLIA, 2011 O ESTADO DA INOVAÇÃO NO BRASIL: UMA AGENDA PARA ESTIMULAR A INOVAÇÃO BRASÍLIA, 2011 O ESTADO DA INOVAÇÃO NO BRASIL: UMA AGENDA PARA ESTIMULAR A INOVAÇÃO BRASÍLIA, 2011 O ESTADO DA INOVAÇÃO NO BRASIL: UMA AGENDA PARA ESTIMULAR A INOVAÇÃO SUMÁRIO O ESTADO DA INOVAÇÃO NO

Leia mais

4º C.C.O. Caderno de Comunicação Organizacional [ ] Por que investir em Comunicação Interna

4º C.C.O. Caderno de Comunicação Organizacional [ ] Por que investir em Comunicação Interna 4º C.C.O. Caderno de Comunicação Organizacional [ ] Por que investir em Comunicação Interna 2 C.C.O. Caderno de Comunicação Organizacional Por que investir em Comunicação Interna PREFÁCIO Em pouco mais

Leia mais

Where else? A Irlanda está aberta a negócios

Where else? A Irlanda está aberta a negócios Irlanda Onde mais? PENSAMENTO INTELIGENTE ECOLÓGICO LUGARES PARA IR FAVORÁVEL PARA NEGÓCIOS PRODUTIVO GLOBAL INOVADOR CRIATIVO CONVERGENTE VENCEDOR VIBRANTE ACOLHEDOR IRLANDA, ONDE MAIS? Where else? A

Leia mais

se for capaztribute-nos

se for capaztribute-nos Edição em Português 1 Traduzida por: Carla Rodrigues Perdiz e Roberta de Castro Souza Setembro 2005 Tribute-nos se for capaz Tribute-nos Tribute-nos se for se for capaztribute-nos capaz se for capaz A

Leia mais

O futuro do trabalho: Impactos e desafios para as organizações no Brasil

O futuro do trabalho: Impactos e desafios para as organizações no Brasil O futuro do trabalho: Impactos e desafios para as organizações no Brasil anos Sumário Sobre a pesquisa...04 Tendências transformadoras para os negócios...07 Mudanças no perfil do trabalho e nas expectativas

Leia mais

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SÃO PAULO SEBRAE-SP. 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SÃO PAULO SEBRAE-SP. 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SÃO PAULO SEBRAE-SP 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas São Paulo 2008 SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE

Leia mais

empreender Tempo de Saiba quais são os incentivos, programas e serviços a favor do desenvolvimento da pequena empresa Desoneração

empreender Tempo de Saiba quais são os incentivos, programas e serviços a favor do desenvolvimento da pequena empresa Desoneração ANO V / Nº 33 / NOV-DEZ 2012 Tempo de empreender Saiba quais são os incentivos, programas e serviços a favor do desenvolvimento da pequena empresa Compras governamentais Veja como pequenas empresas aumentam

Leia mais

O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO E SEUS EFEITOS SOBRE OS TRABALHADORES NO BRASIL

O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO E SEUS EFEITOS SOBRE OS TRABALHADORES NO BRASIL O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO E SEUS EFEITOS SOBRE OS TRABALHADORES NO BRASIL Sistema de Acompanhamento de Contratações Coletivas SACC-DIEESE SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 03 O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO 05 Terceirização:

Leia mais

Preparados para os jogos

Preparados para os jogos nº 49 Preparados para os jogos Bancos e fornecedores de tecnologia estão prontos para receber milhões de turistas com o que há de mais moderno e eficiente em serviços financeiros. Nesse campo, a Copa já

Leia mais

HABILIDADES ESSENCIAIS AOS NEGOCIADORES NUM CONTEXTO GLOBALIZADO

HABILIDADES ESSENCIAIS AOS NEGOCIADORES NUM CONTEXTO GLOBALIZADO HABILIDADES ESSENCIAIS AOS NEGOCIADORES NUM CONTEXTO GLOBALIZADO Autores Instituição Resumo Ana Paula de Almeida Faculdade de Econ., Adm. E Contab. USP Campus Ribeirão Preto Bolsista de Iniciação Científica

Leia mais

Depósito legal junto à Biblioteca Nacional, conforme Lei n.º 10.994 de 14 de dezembro de 2004

Depósito legal junto à Biblioteca Nacional, conforme Lei n.º 10.994 de 14 de dezembro de 2004 Embora os dados utilizados neste trabalho tenham sido coletados pelo Consórcio GEM, suas análises e interpretações são de responsabilidade exclusiva dos autores. Depósito legal junto à Biblioteca Nacional,

Leia mais

UM MODELO PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

UM MODELO PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA TRABALHO DE GRADUAÇÃO UM MODELO PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PEQUENAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Autor: Rodrigo Queiroz da Costa Lima

Leia mais

A cultura da comunicação interna está cada vez mais consolidada em nosso mercado e as organizações sensíveis para o tema colocam-se com destaque em

A cultura da comunicação interna está cada vez mais consolidada em nosso mercado e as organizações sensíveis para o tema colocam-se com destaque em 2 Abertura O Caderno de Comunicação Organizacional intitulado Como entender a Comunicação Interna é uma contribuição da Associação Brasileira das Agências de Comunicação Abracom ao mercado. Neste caderno,

Leia mais

POLÍTICA INDUSTRIAL, TECNOLÓGICA E DE COMÉRCIO EXTERIOR DO GOVERNO FEDERAL (PITCE): Balanço e Perspectivas

POLÍTICA INDUSTRIAL, TECNOLÓGICA E DE COMÉRCIO EXTERIOR DO GOVERNO FEDERAL (PITCE): Balanço e Perspectivas POLÍTICA INDUSTRIAL, TECNOLÓGICA E DE COMÉRCIO EXTERIOR DO GOVERNO FEDERAL (PITCE): Balanço e Perspectivas Mario Sergio Salerno Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica

Leia mais

Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais

Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais Ricardo Sennes 1 Sócio-diretor da Prospectiva Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais Inovação no Brasil: Políticas Públicas

Leia mais

II D e l o i t t e 1 0 0 A n o s n o B r a s i l

II D e l o i t t e 1 0 0 A n o s n o B r a s i l 100 Anos no Brasil II D e l o i t t e 1 0 0 A n o s n o B r a s i l D e l o i t t e 1 0 0 A n o s n o b r a s i l III IV D e l o i t t e 1 0 0 A n o s n o B r a s i l Esta publicação é dedicada a todas

Leia mais