APOSTILA OPENOFFICE. CALC PLANILHA ELETRÔNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOSTILA OPENOFFICE. CALC PLANILHA ELETRÔNICA"

Transcrição

1 APOSTILA OPENOFFICE. ORG CALC PLANILHA ELETRÔNICA Fortaleza CE /2011

2 APRESENTAÇÃO O Calc é uma planilha de cálculos muito semelhante ao Microsoft Excel, com um conjunto de características mais ou menos equivalentes. Seu tamanho é muito menor e proporciona um número de características que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema que automaticamente define séries de gráficos baseadas na disposição dos dados do usuário. Calc também é capaz de escrever planilhas de cálculo com arquivos PDF, conta com filtros, auto filtros e pode fazer agrupamentos em tabelas dinâmicas que o Lotus 123 em suas versões anteriores não fazia. Este Manual Básico do OpenOffice.org Planilha Eletrônica Calc, tem o intuito de facilitar a adaptação dos colaboradores dos Complexos de Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará as novas políticas de Tecnologia da Informação dentro da instituição, definidas pela NTI Núcleo de Tecnologia da Informação, familiarizando os usuários as novas ferramentas existentes. Esta apostila foi produzida por David Ferreira Rocha Analista de Redes do Complexo de Hospitais Universitários da UFC, usando o OpenOffice.org Writer e está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

3 Aparência O Calc possibilita a criação e edição de planilhas eletrônicas, pois permite: - aplicar fórmulas e funções a dados numéricos e efetuar cálculos -aplicação de uma muitas formatações, como tipo, tamanho e coloração das fontes, impressão em colunas, alinhamento automático etc..., -utilização de figuras, gráficos e símbolos, movimentação e duplicação dos dados e fórmulas dentro das planilhas ou para outras planilhas, - armazenamento de textos em arquivos, o que permite usá-los ou modificá-los no futuro. Planilha Uma planilha é uma grande tabela, já preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análise de tendências, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números. Cada planilha se compõe de colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células: Colunas: Estão dispostas na posição vertical e são identificadas da esquerda para a direita, começando com A até Z. Depois de Z, são utilizadas 2 letras: AA até AZ, que são seguidas por BA até BZ, e assim por diante, até a última (IV), num total de 256 colunas. Linhas: Estão dispostas na posição horizontal e são numeradas de 1 até Portanto, a intersecção entre linhas e colunas gera milhões de células disponíveis. Guias ou abas das planilhas Após uma instalação típica, o Calc se apresenta como uma pasta de três planilhas, às quais se tem acesso por meio das 3 guias (Planilha 1, Planilha 2 e Planilha 3) no canto inferior esquerdo da tela. Basta clicar nas abas para passar de uma planilha para outra, dentro de um mesmo arquivo. A guia da planilha em que se está trabalhando é a ativa (ou atual) ficando sempre em destaque. Para abrir uma planilha já existente - clicar o Menu "Arquivo", "Abrir" ou em <CTRL> + O e selecionar a planilha desejada. Para criar uma planilha nova - clicar no Menu "Arquivo", "Novo" e em "Planilha". Para renomear uma planilha - clicar com o botão direito do mouse sobre a aba desejada - no menu que aparece clicar em Renomear ; - na janela que surge digitar o nome desejado e - clicar sobre o botão OK. Vantagens em usar planilhas Pode-se tratar com um variado número de informações, de forma fácil e rápida, principalmente se as mesmas fórmulas forem utilizadas por uma grande quantidade de dados. Se houver necessidade de alterar algum número, as fórmulas em que ele estiver presente, por meio de seu endereço, serão automaticamente atualizadas. Como abrir o Calc O Calc pode ser executado clicando-se em 1. Botão Aplicativos - Escritório OpenOffice.org Planilha Eletrônica

4 Tela de edição O Calc aparece sob a forma de uma janela como um arquivo com três planilhas eletrônicas, prontas para serem usadas. A tela inicial do Calc é composta por vários elementos: Barra de Título Apresenta o o nome do arquivo e o nome do programa que está sendo usado nesse momento. Usando-se os 3 botões no canto superior direito pode-se minimizar, maximizar / restaurar ou fechar a Barra de Menus Barra de Funções Barra de Formatação Barra de Fórmulas janela do programa. Apresenta os menus suspensos onde estão as listas de todos os comandos e funções disponíveis do programa. Apresenta os comandos mais usados. Possibilita salvar arquivo, abrir arquivo, imprimir, copiar, recortar e colar,... Apresenta os atalhos que dão forma e cor aos textos e objetos. Possui 2 campos, no primeiro está a identificação da célula ativa ou o intervalo de células. No segundo está o conteúdo da célula, o qual pode ser um texto, um número ou uma fórmula. Área para edição Digitar os dados e efetuar as operações desejadas aqui. Barra de Status Alça de preenchimento Apresenta o número de páginas / total de páginas, o valor percentual do Zoom e outros dados. Está na parte inferior da planilha. Marca existente no canto inferior direito da célula que é usada para copiar e criar sequências. Menu No topo da tela, aparece a Barra de Menus, com as seguintes opções: Arquivo - Editar - Exibir - Inserir - Formatar - Ferramentas - Dados - Janela - Ajuda Para escolher um comando do menu, deve-se dar um clique no nome desejado ou pressionar a tecla a tecla <Alt> juntamente com a letra sublinhada em cada item do Menu. Cada uma das opções de menu dá acesso a outras opções, tais como: salvamento de arquivo, inserção de linhas, formatação de células, verificação de ortografia, copiar/mover planilha, entre outras. As opções de uso mais frequentes podem também ser encontradas em outras barras, que estão sob a Barra de Menus, sob a forma de ícones (os botões). Cada botão é um atalho que permite executar uma tarefa de forma mais rápida, usando um número menor de cliques.

5 Barra de Título Barra de Menu Barra de ferramentas de funções Barra de Fórmulas Barra de Ferramentas de formatação Guias Zoom Endereço ou Referência Cada planilha é formada por linhas numeradas e por colunas ordenadas alfabeticamente, que se cruzam delimitando as células (ou células). Quando se clica sobre uma delas, seleciona-se a célula. Célula: corresponde à unidade básica da planilha, ou seja, cada retângulo da área de edição. Célula Ativa: É a célula onde os dados serão digitados, ou seja, onde está o cursor no instante da entrada de dados. Dá-se o nome Endereço ou Referência ao conjunto das coordenadas que uma célula ocupa em uma planilha. Por exemplo, a intersecção entre a coluna B e a linha 3 é exclusiva da célula B3, portanto é a sua referência ou endereço. A figura abaixo mostra a célula B3 ativa (ou atual, ou selecionada), ou seja, o cursor está na intersecção da linha 3 com a coluna B. (Notar que tanto a linha 3 como a coluna B destacamse em alto relevo).

6 A célula ativa ou célula atual é a que está clicada, ou seja, é aquela na qual serão digitadas os dados nesse momento. Apenas uma célula pode ficar ativa de cada vez e a seleção é representada pelas bordas da célula que ficam negritadas. Para mudar a posição da célula ativa pode-se usar o mouse ou as teclas de seta do teclado. Operações O Calc possibilita executar operações com maior segurança, pois permite visualizar todos os passos que se realiza e, em caso de ocorrer um erro, pode-se voltar e fazer as alterações, sem que seja necessário recomeçar tudo. Algumas operações Sabendo-se que em cada célula só pode haver um dado, ADIÇÃO: soma os valores contidos nas células. Símbolo: + SUBTRAÇÃO: subtrai valores existentes nas células. Símbolo: - MULTIPLICAÇÃO: multiplica os valores contidos nas células. Símbolo: * DIVISÃO: divide os valores existentes nas células. Símbolo / Assim, os operadores matemáticos são: +, -, *, / OBS.: SOMA n 1 + n 2 SUBTRAÇÃO n 1 - n 2 MULTIPLICAÇÃO n 1 * n 2 DIVISÃO n 1 / n 2 EXPONENCIAÇÃO (n^exp ) RADICIAÇÃO RAIZ( n ) LOGARITMO exp é o número correspondente ao expoente. Número é o valor cujo logaritmo deverá ser calculado. Base é a base para o cálculo do logaritmo. Como efetuar uma operação LOG10(número ; base) LOG3(número; base) Para exemplificar, suponha que temos os valores 3 e 2 nas células B4 e C4. E que deseja-se ter na célula D4 o resultado de sua soma. - clica-se na célula onde se deseja o resultado (D4)

7 - na barra de fórmulas digita-se =B4+C4 (sem espaços) (a fórmula também aparece na célula D4) - clica-se em Enter ou no símbolo em verde - para retirar a seleção da célula onde está o resultado ( 5 ) basta clicar em uma célula vazia É importante notar que pode-se somar valores quaisquer, inclusive em células não contíguas. Exemplo: =A1+ B3+ D7 cujo resultado será a soma dos valores existentes nas células A1, B3 e D7. Operações com sequências de números Se os números estiverem em sequência usa-se o sinal :, ou seja, dois pontos, entre a primeira e a última célula da sequência. E pode ser lido como "até". Exemplo: =SOMA(B2:B5), cujo resultado será a soma de todos os valores existentes nas células: B2+B3+B4+B5, ou seja, no intervalo entre o primeiro valor da sequência: B2 e o último: B5. - clica-se na célula onde se deseja que apareça o resultado (B6) - na barra de fórmulas digita-se =B2:B5 (sem espaços) - clica-se em Enter ou no símbolo em verde, antes da barra de fórmulas - para retirar a seleção da célula onde está o resultado ( 10 ) basta clicar em uma célula vazia Exemplos: Supondo os seguintes dados: Linha de títulos Coluna A Coluna B Coluna C Linha Linha Linha Eis alguns modos de enunciar certas operações: SOMA =(40+40) =40+40 =(A1+C3) =A1+C3 SUBTRAÇÃO =(40-40) =40-40 =(A1-C3) =A1-C3 MULTIPLICAÇÃO =(5*2) =5*2 =(A2*A3) =A2*A3 DIVISÃO =(6/2) =6/2 =(B1/A3) =B1/A3 EXPONENCIAÇÃO =(10^2) =10^2 =(B3^A3) =B3^A3 RADICIAÇÃO =RAIZ(40) =RAIZ(A1).. LOGARITMO =LOG10(40) =LOG10(A1)..

8 Soma rápida Para verificar rapidamente o resultado da adição entre valores de um grupo de células, basta selecioná-las e verificar o resultado na barra de Status, na parte inferior da tela. Fórmulas Uma fórmula é uma equação que efetua cálculos em uma célula. Pode-se criar fórmulas que efetuam operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação,...) ou que comparem valores (maior que, menor que). Prioridade entre operações Para efetuar qualquer combinação de cálculos sempre é necessário lembrar que o Calc obedece a prioridade entre as operações. Assim sendo, multiplicação e/ou divisão têm prioridade em relação à soma e/ou subtração. Exemplo: Como obter a média entre ? Se a fórmula for digitada assim: =5+6+9/3, o que acontecerá? O Calc primeiramente irá dividir 9 por 3 e, depois, somará o resultado com os demais números. O resultado será 14, o que, obviamente não corresponde à média. Portanto, para obter o resultado correto, deve-se envolver a soma por parênteses: =( )/3 Assim, primeiramente será calculado o que está dentro dos parênteses e, depois, o resultado será dividido por 3. Como colocar uma fórmula na planilha Para criar uma fórmula deve-se saber onde se localizam as informações que serão usadas no cálculo. 1. Digitar os dados 2. Clicar na célula onde desejar que apareça o resultado 3. Na Barra de Fórmulas digitar um sinal de igualdade (=) 4a. Clicar na célula que contém o primeiro valor que entra na fórmula. (O endereço dela aparecerá na Barra de Fórmulas) 4b. Na Barra de Fórmulas digitar um operador matemático 5. Repetir os passos 4a e 4b até que a fórmula esteja completa 6. Clicar em <Enter>. (A fórmula aparecerá na barra de fórmula e o resultado na célula ativa). Ou pode-se seguir os passos 1 a 3 e digitar a fórmula toda, corretamente, na Barra de Fórmulas e clicar em <Enter>. É importante notar que as fórmulas não aparecem na planilha, mas somente o seu resultado. Como copiar uma fórmula Uma característica do Calc quanto às fórmulas é que elas podem ser copiadas. (É interessante notar que a referência com relação à linha ou coluna é mudada automaticamente). - Clicar com o mouse sobre a célula que contiver a fórmula desejada. As bodas da célula ficam em negrito. - Clicar sobre a alça de preenchimento e arrastar o mouse, (o cursor deve ficar com o aspecto de uma cruz fina). - Segurar o botão e arrastar até outra célula, onde se quer colocar a fórmula copiada e soltar o botão. - A fórmula será copiada, adequando-se as referências.

9 Supondo os seguintes dados: Como édigitado: Como aparecerá : A B C A B C 1 Compras papel 1 papel Compras papel 1 papel caderno 2,50 2,50 3 caderno 2,50 2,50 4 lapiseira 7,00 7,00 4 lapiseira 7,00 7,00 5 disquetes 8,20 8,20 5 disquetes 8,20 8,20 6 régua 1,30 1,30 6 régua 1,30 1,30 7 =SOMA (B3:B6) =SOMA (C3:C6) 7 19,00 18,80 A soma de gastos na papelaria 1, evidenciada na célula B6, foi digitada assim: =SOMA (B3:B6) Depois, essa fórmula simplesmente foi copiada para a célula C6. Ela se transformou em: =SOMA (C3:C6) Ou seja, a fórmula foi copiada, e o Calc trocou o endereçamento, em virtude da troca de colunas. Evidentemente, deve-se digitar corretamente a fórmula na barra de fórmulas. Importante: Sempre iniciar as fórmulas com o sinal de = Exemplo 1: Eis uma planilha onde se calcula o valor total, a partir do valor unitário e do número de itens desejados. A fórmula é simples: multiplicação do valor unitário pelo número de itens desejados. E os resultados aparecerão na coluna D. Ou seja: B3 * C3, B4 * C4 e B5 * C5 com resultados em D3, D4 e D5 respectivamente. Na figura acima, em que foi selecionada a célula D4 aparece na Barra de Fórmulas a equação correspondente (=B4*C4). Note que as coluna de "Valor unitário" e Total foram formatadas pra aparecer com 2 casas decimais. Além disso, a coluna D, foi formatada para aparecer como moeda. (Se desejar mais detalhes sobre formatos leia a página "Formatação"). Vantagem em usar endereços nas fórmulas Uma grande vantagem de utilizar endereços e não os valores numéricos em fórmulas é o fato de seu resultado ser recalculado automaticamente se algum valor pertencente à fórmula for alterado. Assim, pode-se criar cenários, ou seja, cria-se uma planilha e verifica-se os efeitos das alterações possíveis.

10 A opção "Realce de valor" É um comando do Calc que facilita a visualização dos números. Como o nome diz, os valores numéricos contidos na planilha são destacados: os números digitados ficam com cor azul e os referentes às fórmulas aparecem em verde, como se vê na figura acima. Clicar no Menu "Exibir" - "Realce de valor" ou em CTRL <F8> Notar que o destaque só aparece na tela. Se for pedida a impressão da planilha os números aparecerão com a cor padrão do Calc. Funções Uma função contém uma fórmula que toma uma série de valores, usa-os para executar uma operação e fornece o resultado. Portanto, uma função é uma equação pré-definida. Os valores com que uma função efetua operações são denominados argumentos. Os valores retornados pelas funções são chamados de resultados. Os parênteses definem onde os argumentos começam e terminam. Note-se que os argumentos podem ser números, constantes, texto, valores lógicos ou outras fórmulas. A função Soma No exemplo acima, a função é SOMA, o argumento é B2:B6 (leia-se de B2 até B6) e o resultado ( a soma dos valores) é 20. Como digitar Se as células são adjacentes: =SOMA (C2:C8) Essa função soma o conteúdo de células adjacentes (sequência C2 até C8) Se as células não são adjacentes: =SOMA(B2;C3;D1) Importante: Sempre iniciar a fórmula com o sinal de = Um atalho: a função somatória A função soma, que dá a soma dos elementos digitados consecutivamente em uma linha ou em uma coluna, é tão frequentemente utilizada que tem um atalho próprio: é o botão. Como usar o atalho somatória:

11 - Digitar os dados amostrais em uma coluna (ou linha). Selecioná-los. - Clicar em uma célula onde deseja que o resultado apareça. - Clicar no atalho. Observar que aparece na barra de fórmulas a função =SOMA( : ) - Clicar em <Enter>. Notar que o resultado aparece na célula clicada anteriormente. Como inserir uma função Como já vimos, pode-se digitar a fórmula correta na barra de fórmulas. Por exemplo, para se obter uma média basta digitar: =MÉDIA (B12:B16) Felizmente várias funções já estão codificadas e disponíveis no Calc. A média é uma delas. Assim, para facilitar o trabalho, existe o comando Inserir função (ou CTRL <F2>) que já possui várias fórmulas codificadas, e pré-divididas em várias categorias. O assistente de funções Para facilitar ainda mais, supondo agora que queremos calcular uma função que não tem atalho nas barras de ferramentas, existe o "Assistente de funções", próximo ao símbolo de somatória. Um exemplo: a função Média (MÉDIA) - Digitar os dados amostrais em uma coluna ou linha. Selecionar as células. - Clicar em uma célula onde desejar que o resultado apareça. - Clicar em. Menu Inserir e em Função, ou. em CTRL <F2>, ou. escrever a fórmula correspondente na barra de fórmulas ou. na tecla "Assistente de funções" Se for utilizado o "Assistente de funções": - Na janela que aparece procurar a categoria "Estatística" e clicar duplo sobre a função "Média" - Verificar que, na lateral, aparecem campos a serem preenchidos e a fórmula desejada. - Nos campos "Número" informar os argumentos (ou seja, o endereço dos números existentes na fórmula, digitando ou clicando sobre as células) - O valor resultante aparece no campo "Resultado". Clicar em "OK" - Observar o aparecimento do resultado na célula anteriormente clicada Se forem usados os mesmos valores acima citados:

12 Algumas funções estatísticas O resultado de certos parâmetros amostrais, tais como máximo, mínimo, média, mediana, moda, variância e desvio padrão, é obtido muito facilmente no Calc. No lado esquerdo, na categoria Estatística, clique duplo sobre a função desejada. Supondo que os dados estejam no intervalo B12 a B16 as fórmulas ficarão assim: desvio padrão =DESVPAD(B12:B16) máximo =MÁXIMO(B12:B16) média =MÉDIA(B12:B16) mediana =MED(B12:B16) moda* =MODO(B12:B16) mínimo =Mínimo(B12:B16) variância =VAR(B12:B16) Notas sobre a Moda (ou Modo) * * Se não houver valores repetidos no intervalo de dados, já que não existe Moda, aparecerá na célula selecionada a notação #N/D, que significa Erro do tipo não disponível. * Se houver mais de um valor modal, a moda indicada será o menor dos valores. Por exemplo, supondo que a sequência fosse de quatro números: 3, 4, 4, 7, 9, 9, haveria dois valores modais (4 e 9), mas a moda indicada seria 4, que é o valor menor. Formatação Aparência do texto: Como alterar? Depois de digitada pode-se desejar alterar a aparência da planilha. Como no Calc há muitas fontes (tipos de letra), de diferentes tamanhos e com várias cores

13 disponíveis, a planilha pode ter a aparência desejada, possibilitando que se realce adequadamente o que se desejar. Mas deve-se lembrar, antes de fazer qualquer modificação deve-se indicar ao programa onde ela será feita, ou seja, é necessário selecionar o texto que se deseja alterar. A aplicação dos formatos exige que a célula (ou intervalo de células) tenha sido previamente selecionada. Seleção de uma célula Pode-se selecionar uma célula, utilizando: Mouse: Para selecionar uma célula dar um clique com o botão esquerdo do mouse sobre ela. Teclado: Por meio do teclado, pode-se fazer diferentes partes do texto: Pressionar Seta para cima Seta para baixo ou Enter Seta para direita ou Tab Seta para esquerda Enter Home CTRL Home CTRL A Page Down Page Up CTRL Seta para direita CTRL Seta para cima Será selecionado Uma célula para cima Uma célula para baixo Uma célula para direita Uma célula para esquerda Uma célula para baixo início da linha atual Célula A1 Toda a planilha Uma tela para baixo Uma tela para cima Primeira coluna da linha atual Primeira linha da coluna atual Formatação manual personalizada Para mudar a aparência dos caracteres é necessário selecionar o texto e aplicar um ou mais atributos ou formatos de caracteres, que podem ser letras, números, símbolos, marcas de pontuação ou espaços. Os tipos diferentes de letras (fontes) que o Calc disponibiliza são os mesmos instalados no sistema e podem ter vários tamanhos. Primeiramente seleciona-se o que se deseja formatar e depois formata-se. Modos de formatar Os formatos podem ser aplicados por meio de diferentes maneiras:

14 1. Usar atalhos existentes na barra de ferramentas "Formatação" Mesclar Células Aumentar ou diminuir casas decimais Cor da Fonte Fonte Tamanho Negrito Itálico Sublinhado Alinhamento Centralizado A Esquerda A Direita Justificado Formato Moeda e Porcentagem Cor de fundo da célula Há atalhos para alterar estilo, tipo e tamanho da fonte, negritar, aplicar o formato itálico, sublinhar simples, alinhar à esquerda, centralizar, alinhar à direita, justificar, aplicar marcadores (numerados ou não), colorir a fonte ou o parágrafo. Selecionar a célula ou intervalo de células em que se deseja aplicar a formatação. Clicar no atalho ou campo correspondente para aplicar o formato. ou 2. Usar o menu de contexto Selecionar a célula ou intervalo de células em que se deseja aplicar a formatação, No menu de contexto, clicar com o botão direito em "Formatar células" ou 3. Usar o menu "Formatar" Selecionar a célula ou intervalo de células e Clicar no menu Formatar e em Formatar Células Aparecerá a janela "Formatar células", com várias abas: Números, Fonte, Efeitos de Fonte, Alinhamento, Bordas, Fundo e Proteção da célula, que permite a ação de muitas formatações.

15 Aba Números Clicando-se sobre a aba "Números" (que fica em negrito e relevo) pode-se formatar valor numéricos de diversas maneiras, como: Número, Porcentagem, Moeda, Data, Hora, Científico, Fração e Valor lógico. Formatando, como número: - Selecionar as células ou intervalo de células a serem formatadas - No menu "Formatar" selecionar a opção "Células" - Em "Categoria" selecionar a opção "Número" - Selecionar o formato no campo "Formato" e clicar em "OK" O campo "Opções" permite escolher o número de casas decimais e o de zeros à esquerda em campos que tem esses mesmos nomes. Escolher o que desejar e clicar no botão "Ok". Cerquilhas Se aparecerem vários símbolos de cerquilha # na célula Se, após uma formatação, aparecerem vários símbolos # na célula, o Calc estará avisando que não há espaço para mostrar o resultado numérico. Para resolver isso, pode-se:

16 1. alargar o tamanho de toda a coluna: - Clicar em "Formatar" - Coluna - Largura e digitar a largura desejada ou 2. diminuir o tamanho da fonte utilizada: - Clicar em "Formatar" - Células. Na aba Fonte escolher o tamanho ou 3. se for possível, diminuir o número de casas decimais - Clicar em "Formatar" - Células. Na aba Números clicar em número e no campo "Opções", em "Casas decimais" indicar o número de casas. Aba Fonte Clicando-se sobre a aba "Fonte" pode-se escolher a fonte e seus estilo, tamanho, cor e a língua.. Fonte: dá acesso a vários modelos de letra já disponíveis. Tipo: refere-se aos efeitos Normal, Negrito, Itálico ou os 2 últimos.. Tamanho: Aqui aparece a lista de possíveis tamanhos para a fonte selecionada. Pode-se selecionar um tamanho entre as opções existentes ou digitar o valor no campo apropriado.. Língua: idioma. Escolher o que desejar e observar o resultado no "Campo de visualização", na parte inferior da janela. Depois de escolher os formatos, clicar no botão "Ok". Aba Efeitos de Fonte Clicando-se sobre a aba "Efeitos da fonte" pode-se selecionar: Sublinhar: Há vários tipos de sublinhado com formas diferentes. Admite mudança na cor. Ex: Calc Hachurar: também em formas diversas. Ex: Calc Cor: Permite alterar a cor da fonte. Ex: Calc - Campo Relevo Pode ser colocado de duas maneiras: "Em relevo" e "Baixo relevo", aos quais podem ou não ser adicionados efeitos extras de "Contorno" e "Sombra". Escolher o que desejar e clicar no botão "Ok". Aba Alinhamento Quando os dados são digitados, o Calc os ajusta automaticamente, sendo que os dados numéricos são alinhados à direita nas células e os textuais à esquerda. Clicando-se sobre a aba "Alinhamento" pode-se alterar algo no alinhamento: - Selecionar as células ou intervalo de células a serem formatadas - No menu "Formatar" selecionar a opção "Células" - Em "Formatar células" selecionar a opção "Alinhamento" - Em "Alinhamento de texto" no campo

17 "Horizontal" pode-se alinhar à esquerda, centralizar, alinhar à direita ou justificar e "Vertical" pode-se alinhar por base, centro ou topo - Pode-se, também, inclinar o texto no campo "Orientação do texto", escolhendo o valor do ângulo ou "rodando" o botão "ABCD". Escolher o que desejar e clicar no botão "Ok". A opção "Restaurar" desativa o último ajuste dos dados. Aba Bordas Clicando-se sobre a aba "Bordas" pode-se escolher sobre a existência de bordas e sua espessura e cor, entre outras possibilidades: - Selecionar a célula ou intervalo de células a serem formatadas - No menu "Formatar" selecionar a opção "Células" - Em "Formatar células" selecionar a opção "Bordas" - Selecionar as linhas desejadas em "Disposição das linhas" - Selecionar a espessura e o formato da borda em "Linha" Se desejar pode-se selecionar a posição, a distância e a cor da "Sombra" nos campos inferiores e, à direita pode-se definir os espaçamentos entre o conteúdo e as bordas. - Clicar em "OK" Aba Fundo Na janela que aparece, pode-se escolher uma cor para o fundo da célula. "Sem preenchimento" não inclui cor. - Selecionar as células ou intervalo de células a serem formatadas - No menu "Formatar" selecionar a opção "Células" - Em "Formatar células" selecionar a opção "Fundo" - Selecionar a cor desejada e clicar em "OK" Aba Proteção da célula Pode-se ocultar fórmulas ou tudo. Escolher o que desejar e clicar no botão "Ok". Formatar - Página Apresenta as abas Gerenciar - Página - Bordas - Plano de Fundo - Cabeçalho - Rodapé - Planilha Clicando-se em "Formatar" e em "Página" (que fica em negrito e relevo) vê-se as seguintes opções:

18 Aba Página É aconselhável configurar a página do texto antes de iniciar a edição, para sempre ter uma boa ideia de como ficará a posição do texto na(s) folha(s). Aqui se pode definir as margens da folha, o tamanho do papel utilizado pela impressora, a direção da impressão... Campo Formato do papel Permite selecionar entre os tamanho do papel aquele que será usado, entre os formatos padrão, já existentes. Campos Largura e Altura Permite definir tamanhos diferentes dos formatos padrão existentes, digitando as medidas nos campos "Largura" e "Altura" para um tamanho de papel personalizado. Campo Orientação Esse campo possibilita definir a posição do papel: Retrato Paisagem Campo Origem do Papel Para impressoras com múltiplas bandejas de papel, aqui se pode definir qual bandeja será utilizada. Para impressoras comuns pode-se deixar a configuração padrão da impressora. Campo Margens Aqui pode-se definir as margens, ou seja, a distância entre o texto e o início do papel. O valor padrão é 2 cm em todas as direções. Em geral esse valor está acima do mínimo do padrão comum dos diferentes modelos de impressoras. Portanto, há mais garantia extra de que o texto não será cortado na impressão. Selecionar ou digitar as medidas desejadas em "Esquerda", "Direita", "Superior", "Inferior".

19 Se forem escolhidos valores que excedam a área de impressão, aparecerá um aviso com a solicitação de confirmação. Então, pode-se cancelar, pressionando o botão "Não". Os números serão reajustados para os valores válidos mais próximos dos anteriormente definidos. Em "Definições de layout" pode-se especificar em quais páginas do texto as escolhas feitas serão efetivas. Permite escolher entre "Direita e esquerda", "Invertido", "Somente direita" e "Somente esquerda", para textos que serão impressos em ambos os lados do papel, somente na página impressa à direita (configuração padrão da primeira página), à esquerda ou em ordem invertida. O campo "Formato" possibilita escolher o formato do número - algarismos romanos ou letras (em maiúsculas ou minúsculas) ou algarismos arábicos. Formatação condicional É importante notar que as características relacionadas ao aspecto de uma célula e dos dados que ela contém, como fonte, cor ou estilo de alinhamento são fixas. Assim, se for utilizado o estilo italic em um texto, esse texto continuará em italic a menos que se volte ao menu para estabelecer outro estilo. Mas, em alguns casos, é interessante que o aspecto de uma célula se modifique automaticamente de acordo com certas condições. Se desejar mais detalhes acesse Estilos e formatação condicional. Formatação condicional Em alguns casos é interessante que o aspecto de uma célula se modifique automaticamente de acordo com certas condições. Por exemplo, deseja-se: - que a identificação de um valor se destaque em negrito se for mais velha do que uma data limite ou - que um fundo colorido assinale o valor máximo de uma lista ou - que uma quantia seja assinalada em vermelho se superar um certo valor limite. Portanto, em outras palavras, deseja-se que o formato de uma célula seja dinâmico para localizar rapidamente certos valores com uma simples olhada. Como aplicar um formato condicional Se desejar usar um estilo Novo, ou seja, não pré-existente, é necessário criá-lo previamente. (Ver como, acima, em "Como criar um novo estilo"). - depois, selecionar a(s) célula(s) a ser formatada - clicar no menu "Formato" selecionar a opção "Formatação condicional" - Aparece a janela "Formatação condicional", com diferentes listas de rolagem,. onde pode-se indicar até 3 condições que se quer associar a esse determinado formato. Estão disponíveis:. "Igual a", "Menor que", "Maior que", "Menor ou igual a", "Maior ou igual a", "Diferente de", "Entre", "Não está entre". No primeiro campo, deixar a opção "O Valor da Célula É".. No segundo, abrir as opções e indique uma delas, por exemplo, "Maior que". No terceiro, escreva o valor desejado..

20 - Em Estilo da célula, selecionar o estilo que deseja usar e clicar em "OK". - Pode-se colocar até 3 condições em cada planilha, selecionando "Condição 2" e "Condição 3" e colocar as novas escolhas. - No final clicar em "Ok". Se houverem valores nas condições escolhidas deverão aparecer ressaltados imediatamente. No exemplo a seguir os valores de IMC que tiveram valor maior que 30 são mostrados em vermelho e em negrito e os que tiveram valor menor que 20 são mostrados em azul e em negrito, automaticamente. Este formato é dinâmico: se algum valor for alterado para mais que 30 ou menos que 20, mudará, também o seu formato de exibição. Como eliminar um formato condicional Os formatos condicionais podem ser eliminados da célula, coluna, linha em que foram aplicados. - Selecionar a categoria em que deseja eliminar o formato. Clique em "Formato" - "Formatação Condicional". Retirar o clique da condição cujo formato queira eliminar e clicar em OK. Formatação fixa É importante notar que, se não for utilizada a formatação condicional, as características relacionadas ao aspecto de uma célula e dos dados que ela contém, como fonte, cor ou estilo de alinhamento são fixas. Assim, se for utilizado o estilo italic em um texto, esse texto continuará em italic a menos que se volte ao menu para estabelecer outro estilo. Acesse a página Formatação se desejar mais detalhes. Como salvar Quando o computador é desligado todo o conteúdo da memória RAM é apagado, portanto o texto precisa ser gravado (salvo). de vez em quando (por segurança, para não perder todo o trabalho, como é frequente acontecer durante uma falta momentânea de energia ) e sempre que se for fechar o programa. Definição do formato, orientação e margens do papel O Calc permite usar papel de diferentes tamanhos, sendo necessário configurar o seu tamanho corretamente. - Abrir o menu "Formato" e clicar em "Página" - Clicar na aba "Página", na seta do campo "Formato do papel" e escolher o formato e o tamanho do papel - Assinalar a "Orientação" em um dos 2 campos inferiores a orientação do papel (retrato ou paisagem) Retrato Paisagem - Na parte inferior esquerda escolher o tamanho das 4 margens do papel (superior, inferior, esquerda e direita) - clicar em "Ok"

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER 1 1 Editor de Texto BrOffice Writer O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, que corresponde ao Microsoft Word. Um editor de texto é um programa com recursos para formatação de texto que poderá

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 http://www.openoffice.org.br/ 1- INTRODUÇÃO O OpenOffice.org Calc 2.0 para Windows/Linux e outras plataformas é uma poderosa planilha eletrônica, muito parecida com

Leia mais

Licenciamento de Uso

Licenciamento de Uso Licenciamento de Uso Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Microsoft Excel XP. Módulo I I

Microsoft Excel XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA: Microsoft Excel XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2006 1 S U M Á R I O 1. Introdução:...

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

OpenOffice.org Planilha

OpenOffice.org Planilha Sumário 1.Introdução ao OpenOffice.org...3 1.1.Visão Geral do OpenOffice.org...3 1.1.1.Os Formatos de Arquivo do OpenOffice.org...3 1.1.2.O...4 1.2.Iniciando o...5 1.3.A Tela do...6 1.4.As Barras da Tela

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc .Sumário Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc 1 Iniciando o OpenOffice Calc 2 A tela do OpenOffice Calc 3 As Barras que aparecem na tela do OpenOffice Calc A Barra de Hiperlinks A Barra de Objetos

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

EXCEL: VISÃO GERAL 4

EXCEL: VISÃO GERAL 4 EXCEL: VISÃO GERAL 4 Conhecendo o Excel 4 Conhecendo a área de trabalho 5 Entrada na barra de Fórmulas 6 Iniciando o programa 6 Abrindo uma pasta de planilhas 6 Inserindo dados 6 Apagando o conteúdo de

Leia mais

SIFEM - CURSO BÁSICO DE EXCEL

SIFEM - CURSO BÁSICO DE EXCEL SIFEM - CURSO BÁSICO DE EXCEL Leonardo Ramos de Oliveira Analista de Sistemas Nesta lição vamos apresentar os conceitos de colunas, linhas,células e célula ativa em uma planilha do Excel. LINHA, COLUNA

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos.

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Fórmulas e Funções Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Operadores matemáticos O Excel usa algumas convenções

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

O OpenOffice.org Impress

O OpenOffice.org Impress 1 O OpenOffice.org Impress O OpenOffice.org Impress é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras, efeitos especiais,

Leia mais

Caixa de Nome Barra de Fórmulas. Célula Ativa Cabeçalho Coluna Cabeçalho Linha

Caixa de Nome Barra de Fórmulas. Célula Ativa Cabeçalho Coluna Cabeçalho Linha O software Microsoft Excel97 é uma planilha de cálculos bastante aprimorada no que diz respeito a elaborar documentos fáceis de entendimento e formatação altamente sofisticada. Inicialmente vamos aprender

Leia mais

6.10 Exercício...38 7 ORDENAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO DE DADOS...39 7.1 Autofiltro...39 7.2 Filtro padrão...39 7.3 Exercício...39 8 GRÁFICO...40 8.

6.10 Exercício...38 7 ORDENAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO DE DADOS...39 7.1 Autofiltro...39 7.2 Filtro padrão...39 7.3 Exercício...39 8 GRÁFICO...40 8. Sumário 1 INTRODUÇÃO...5 1.1 O que é uma planilha...5 1.2 Importância do uso de planilhas eletrônica...5 1.3 Quais os Software disponíveis...5 1.4 O que é BrOffice.org Calc?...5 1.5 Exercício...5 2 APRESENTANDO

Leia mais

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0 Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br 6 de dezembro de 2006 Sumário 1 Visão Geral do OpenOffice.org 4 2 Openoffice.org Calc 2.0 6 2.1 Primeiros passos.....................................

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

1 Revisão: Construção de fórmulas

1 Revisão: Construção de fórmulas 1 Revisão: Construção de fórmulas Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Como efetuar uma operação...3 Construindo

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1 EXCEL 2007 O Excel 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucede ao Office 2003. Relativamente à versão anterior (Excel 2003), o novo programa introduz inúmeras

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

EXCEL. Treinamento Básico

EXCEL. Treinamento Básico UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DECon Departamento de Economia e Contabilidade Laboratório Contábil EXCEL Treinamento Básico JUL/2002 1 SUMARIO Introdução 05 Conhecendo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

OpenOffice Calc. Por: Leandro Dalcero

OpenOffice Calc. Por: Leandro Dalcero OpenOffice Calc Por: Leandro Dalcero Índice... 1. Iniciando o Calc 1.0 2. Componentes básico da janela do Calc...... 3. Menu Arquivo... 3.1.Novo 3.2.Abrir... 3.3.Piloto Automático...... 3.4.Fechar 3.5.Salvar......

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Word, Excel e PowerPoint

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Word, Excel e PowerPoint Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Word, Excel e PowerPoint 1) Na digitação de um paragrafo no Word ao pressionar a tecla HOME, o cursor irá se posicionar: a) Na tela para salvar o documento

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite Excel Profª Leticia Lopes Leite 1 Indice 1 Indice 2 2 Introdução 4 2.1 Área de Trabalho 4 2.2 Barra de Ferramentas 5 2.2.1 Ferramenta Pincel 5 2.2.2 Classificar

Leia mais

Interface. Guias de Planilha

Interface. Guias de Planilha MS EXCEL 2010 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Professor: Eduardo Mureb Santos. Excel. Básico

Professor: Eduardo Mureb Santos. Excel. Básico Professor: Eduardo Mureb Santos Excel Básico Sumário 1 Introdução... 3 2 Apresentando o Excel... 3 2.1 Menus... 3 2.2 Conceitos Básicos... 6 3 Fórmulas... 8 3.1 Conceitos básicos... 8 3.2 Operadores de

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1 João David G. Prevedello Básico Teclado e Mouse Um teclado tem mais de 100 teclas, existem de várias cores, formatos, cabos,

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Basicão de Estatística no EXCEL

Basicão de Estatística no EXCEL Basicão de Estatística no EXCEL Bertolo, Luiz A. Agosto 2008 2 I. Introdução II. Ferramentas III. Planilha de dados 3.1 Introdução 3.2 Formatação de células 3.3 Inserir ou excluir linhas e colunas 3.4

Leia mais

Estatística Usando EXCEL

Estatística Usando EXCEL Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Estatística Usando EXCEL Distribuição de alunos segundo idade e sexo > =23 60% 40% 21 ---23 67% 33% 19 ---21

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA - CALC

PLANILHA ELETRÔNICA - CALC PLANILHA ELETRÔNICA - CALC Planilha Eletrônica As planilhas, realizadas em papel, existem há muito tempo, porém foi *Dan Bricklin que inventou a primeira planilha eletrônica, o *Visicalc. Planilha eletrônica,

Leia mais

Tutorial Word 2007. Estilos. 1. Estruturação do Documento. 1.1 Mapa do documento. Tutorial Word 2007

Tutorial Word 2007. Estilos. 1. Estruturação do Documento. 1.1 Mapa do documento. Tutorial Word 2007 Tutorial Word 2007 Este tutorial pretende introduzir algumas das ferramentas automáticas do Word para a geração de sumários, índices de figuras ou tabelas, referencias e citações automáticas ao longo do

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

.. Apostiland o.com. Por: Francinaldo Gomes Paz

.. Apostiland o.com. Por: Francinaldo Gomes Paz ... Por: 2 DOMINE O EXCEL 2007 3 ÍNDICE Introdução... 04 Conheça as Guias do Excel 2007... 05 Mude o esquema de cores do Excel 2007... 14 Use a Barra de Status como calculadora... 17 Tenha mais opções

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Gerência-Geral de Sistemas de Informações Manual do Calc Versão 2.0 Curso Básico Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais Gerência-Geral de Sistemas

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

APOSTILA CORREIOS TELA INICIAL DO EXCEL

APOSTILA CORREIOS TELA INICIAL DO EXCEL EXCEL Conhecido também como Planilha de Cálculos, o Excel têm a função de manipular cálculos matemáticos e lógicos, automatizando e dinamizando a construção de tabelas, trata-se de uma poderosa ferramenta

Leia mais

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 MS EXCEL 2010... 2 Interface... 3 Guias de Planilha... 3 Movimentação na planilha... 4 Entrada de

Leia mais

para Windows OpenOffice.org 1.0: Manual do usuário

para Windows OpenOffice.org 1.0: Manual do usuário para Windows Secretaria da Administração Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia Introdução Bem vindo ao. O contém informações sobre como utilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH DIVISÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - TDE Apostila do BrOffice.org

Leia mais

Planilha (2ª parte) Capítulo 15

Planilha (2ª parte) Capítulo 15 Capítulo 15 Planilha (2ª parte) 15.1 Cortando Copiando e Colando Dados Você pode copiar informações de uma célula para a outra de várias maneiras. Selecione a célula que contém a informação que deseja

Leia mais

APOSTILA OPENOFFICE.ORG WRITER EDITOR DE TEXTOS

APOSTILA OPENOFFICE.ORG WRITER EDITOR DE TEXTOS APOSTILA OPENOFFICE.ORG WRITER EDITOR DE TEXTOS Fortaleza CE /2011 APRESENTAÇÃO OpenOffice.org Writer é um processador de textos que faz parte do conjunto de aplicações livres da suíte OpenOffice.org.

Leia mais

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos, gráficos, imagens, sons e animações,

Leia mais

FESP Faculdade de Ensino Superior do Paraná. Apostila de Writer. Bruno Scrok Brunoro. Gabriel Renaud

FESP Faculdade de Ensino Superior do Paraná. Apostila de Writer. Bruno Scrok Brunoro. Gabriel Renaud FESP Faculdade de Ensino Superior do Paraná Apostila de Writer Bruno Scrok Brunoro Gabriel Renaud Definição O Writer é um programa que possibilita a criação e edição de textos e criação de páginas web,

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Microsoft. Excel 2010 - básico. Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

Microsoft. Excel 2010 - básico. Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan Microsoft Excel 2010 - básico Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha...

Leia mais

Planilha de Cálculo - Windows. Manual do usuário. Campus Frederico Westphalen-RS

Planilha de Cálculo - Windows. Manual do usuário. Campus Frederico Westphalen-RS Planilha de Cálculo - Windows Manual do usuário Campus Frederico Westphalen-RS Introdução Bem vindo ao OpenOffice.org 1.0: Manual do usuário. O OpenOffice.org 1.0: Manual do usuário contém informações

Leia mais

OpenOffice PLANILHA Setembro/2002 Versão 1.0.1

OpenOffice PLANILHA Setembro/2002 Versão 1.0.1 OpenOffice PLANILHA Setembro/2002 Versão 1.0.1 1 LICENCIAMENTO DE USO DESTA DOCUMENTAÇÃO Este manual foi elaborado e é de propriedade da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, sendo seu uso livre

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

APOSTILA 2015 INFORMÁTICA EDUCACIONAL PROFESSOR: ANDERSON. E-mail: profandersonancelmo@gmail.com INFORMÁTICA EDUCACIONAL/ 2015/ 7ºANO 1

APOSTILA 2015 INFORMÁTICA EDUCACIONAL PROFESSOR: ANDERSON. E-mail: profandersonancelmo@gmail.com INFORMÁTICA EDUCACIONAL/ 2015/ 7ºANO 1 APOSTILA 2015 INFORMÁTICA EDUCACIONAL PROFESSOR: ANDERSON E-mail: profandersonancelmo@gmail.com INFORMÁTICA EDUCACIONAL/ 2015/ 7ºANO 1 PROCESSADOR DE TEXTO Escrever no computador é mais do que simplesmente

Leia mais

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel O Excel é um software de planilha eletrônica que integra o pacote dos produtos Microsoft Office, que pode ser utilizado para

Leia mais

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015.

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015. 2º Caderno Índice Planilha eletrônica MS- Excel + exercícios... 02 Computação na Nuvem (cloud computing)... 102 Conceitos de Internet e Intranet + exercícios... 105 Internet Explorer, Firefox e Google

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CURSO DE NIVELAMENTO. Informática Básica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CURSO DE NIVELAMENTO. Informática Básica Informática Básica 1. Word 2010 Em geral é no Word que digitamos nossos textos. A Figura 1 mostra os componentes básicos da janela do Word 2010, precisamos conhecê-los para que possamos usá-los com maior

Leia mais

Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I. Aula Excel

Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I. Aula Excel Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula Excel O que é o Excel? O Excel é um aplicativo Windows - uma planilha eletrônica - que

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Apostila de Excel 97

Apostila de Excel 97 Apostila de Excel 97 Apostila de Excel 97 LEPI - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática Indice do Excel I. Introdução ao Excel A Importância do Excel como Ferramenta de Trabalho Área de Trabalho

Leia mais

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo Apresentação WORD é um software que possibilita a criação de documentos em um computador. Seus principais atributos são: criação de textos, cartas, memorandos,

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7 1. EXCEL 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS As planilhas eletrônicas ficarão na história da computação como um dos maiores propulsores da microinformática. Elas são, por si sós, praticamente a causa da explosão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando

1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando QUESTÕES WORD 2007/2010 PROF.JULIO RAMOS PAG.1 1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando na opção da guia Arquivo, por meio de uma janela padronizada. Essa janela

Leia mais