I-CAT Vision Instruções de Partida Rápida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I-CAT Vision Instruções de Partida Rápida"

Transcrição

1 I-CAT Vision Instruções de Partida Rápida Se você recebeu um CD do icatvision contendo um caso de icat, vá diretamente para a página 5: Operando o icatvision. Temos o prazer de fornecer o icat Vision sem débito a qualquer pessoa com acesso a varreduras icat, sem limite de uso ou número de cópias. Contudo, uma vez que este software é restrito para varreduras icat, o mesmo necessita de uma autenticação de dados DICOM (formato padrão médico de dados digitais), o que é executado por um programa separado denominado icattransfer. Este módulo só precisa ser instalado e executado no computador de Aquisição do icat, que é o computador que captura a varredura (ou outro computador da mesma rede em casos especiais). O módulo icattransfer autentica e armazena dados DICOM recentemente exportados (do software icat para uma Watch folder (pasta de Observação) indicada) na pasta Image Root (Raiz de Imagens) designada. Esta pasta Raiz de Imagens reside normalmente em um servidor ou outro local de armazenamento central. O módulo icat Vision, que é um programa separado, pode ser instalado em qualquer computador desejado no qual as imagens sejam visualizadas. Se estes computadores estiverem na mesma rede em que o icattransfer for executado, terão acesso direto às imagens dos pacientes. Se uma cópia particular do icat Vision for executada fora dessa rede (p.ex., num consultório médico específico) os dados do paciente aplicáveis podem ser transferidos por meio de um CD para a pasta Raiz de Imagens do computador remoto. Reiterando: o icat Vision somente aceitará dados DICOM que tenham sido autenticados pelo icattransfer. Acessando os Dados do i-cat: O icattransfer requer que os dados sejam exportados do software icat em formato DICOM3 de Vários arquivos ou Arquivo único (recomendado). O formato de arquivo único é mais fácil de gerenciar, por ser apenas um grande arquivo, em vez de centenas de arquivos menores. Ambos os tipos passam por uma compactação sem perdas pelo icattransfer. Recomendamos configurar sua estrutura de arquivos como segue: 1. No computador de Aquisição do icat, criar primeiramente uma pasta icat Vision sob o drive C:. 2. Depois criar uma subpasta sob icat Vision intitulada icat Vision Watch. É para esta que os dados do Dicom 3 serão exportados. Estrutura de arquivos no computador de Aquisição do icat sob o drive C: 3. No servidor ou local de armazenamento central criar outra pasta denominada icat Vision. 4. Sob esta pasta icat Vision criar uma subpasta denominada icat Vision Root Peça Nº:

2 Estrutura de arquivos no servidor / local de armazenamento central: *Para criar uma nova pasta: 1.Abrir o Windows Explorer 2. Clicar no drive ou pasta em que deseja criar uma nova pasta. 3. No menu File (Arquivo), apontar para New (Novo), e depois clicar em Folder (Pasta). 4. Digitar o nome da nova pasta e depois pressionar ENTER. *Se não houver um servidor / local de armazenamento central disponível, criar o diretório icat Vision Root no drive C: do computador de Aquisição do icat, sob a pasta icat Vision. Os dados do paciente TÊM QUE ser exportados em formato DICOM3 (recomendado arquivo único) do software icat para a pasta icat Vision Watch, onde os dados serão convertidos pelo icattransfer. Isto pode ser feito criando-se um item de ação de Saída de Imagem de 1 clique no software icat (ver mais detalhes no Manual do icat, capítulo 3, seção 3.10). Depois disso o icattransfer introduzirá automaticamente os dados convertidos na pasta icat Vision Root. Instalando o icattransfer e o icatvision: Os 2 arquivos que lhe foram enviados estão em formato ZIP. Descompactar estes 2 arquivos na pasta icat Vision. icatvision.zip descompactará em icatvision.exe, e icattransfer.zip descompactará em icattransfer.exe. Clicar duas vezes em cada arquivo.exe para executar os programas. Você pode criar atalhos para estes 2 programas em sua área de trabalho. *Para descompactar um arquivo: Clicar com o botão direito do mouse no arquivo e depois clicar em Extract (Extrair) no menu de atalhos. *Para criar um atalho: Clicar com o botão direito no arquivo e no arquivo para o qual quer criar um atalho. Apontar para Send to (Enviar para) e selecionar Desktop (create shortcut) (criar atalho). Senha do icattransfer: Quando o programa icattransfer é ativado pela primeira vez, o mesmo abre uma Tela de Validação do icattransfer (abaixo) com instruções para o envio de um para Imaging Sciences no endereço contendo suas informações de cliente e o código de autenticação mostrado na tela. Ao recebermos estas informações por , criaremos uma Senha e a transmitiremos por para você. Esta Senha deverá ser introduzida na Tela de Validação do icattransfer, no campo inferior, para abrir o mesmo. Uma vez aberto o programa, seguir as instruções abaixo. Peça Nº:

3 Configuração Inicial do icattransfer: Depois de instalado, este programa deve ser configurado para watch for (estar atento a) dados Dicom exportados do icat a fim de autenticar e transferi-los para o diretório raiz de imagens. Será necessário também executar o programa em segundo plano a fim de detectar a exportação dos Dados Dicom. Você poderá instalar o programa icattransfer no StartUp Menu (Menu de Partida) do seu computador de Aquisição do icat (ou servidor). Para configurar o programa: automaticamente: Ativar o programa icattransfer, e a seguinte janela aparecerá 1. Sob Folder to Watch (Pasta a Observar), navegar até o diretório icat Vision\ icat Vision Watch e selecionar. (Este muito provavelmente estará no drive C: do computador de Aquisição do icat. Peça Nº:

4 2. Sob Image Root Folder (Primary Destination) (Pasta Raiz de Imagens Destino Primário) navegar até a pasta icat Vision Root e selecionar. (Esta muito provavelmente estará em um servidor / local de armazenamento central). 3. Depois clicar em Start. Se não for clicado em START o programa de transferência não funcionará. Agora o programa pode ser minimizado. Lembrar que o icattransfer deve estar sendo executado (pode ser minimizado) a fim de que os dados sejam transferidos. (Para colocar o icattransfer no Menu StartUp: Clicar com o lado direito no botão START e selecionar OPEN (Abrir). Clicar duas vezes na pasta Programs para abrir e depois clicar duas vezes na pasta StartUp para abrir. Copiar o arquivo icattransfer.exe nesta pasta StartUp). Configuração Inicial do icat Vision: Partindo do icat Vision selecionar Tools / Setup (Ferramentas / Configuração). Sob DICOM Database Root Folder, navegar até o diretório icat Vision\ icat Vision Root e selecionar. (Este pode estar no drive C: ou em um drive de rede). Os Controles de Importação de DICOM não mais são necessários para desativar Enable Auto-Transfer (Ativar Transferência Automática), se já não estiver desativada (clicar para retirar o sinal de conferido da caixa). Fazer esta configuração do icat Vision da mesma maneira em todos os computadores ou estações de trabalho em rede desejados. Estamos recomendando atualmente que, ao usar Dados do icat para software de terceiros, seja feita uma exportação Dicom separada do icat. Os dados serão intercambiáveis quando os sistemas de terceiros começarem a aceitar DICOM compactado. Peça Nº:

5 Operando o icat Vision: Abrir o programa e clicar no Nome do Paciente na lista de pacientes da base de dados, no canto superior esquerdo da janela. Cuidado: NÃO fazer nada em um estudo de paciente até que a barra de status localizada na parte inferior da janela informe que todos os dados do paciente estão carregados. Esperar até que apareça assim Tela de Visualização Prévia: Clicar duas vezes nesta vista panorâmica para entrar na tela de implantes Lista de Pacientes Inf. de Pacientes Clicar duas vezes nesta vista sagital para entrar na tela de ortodontia Clicar duas vezes nesta vista coronal para entrar na tela MPR Clicar na linha vermelha ou verde para comutar entre a maxila e a mandíbula Clicar duas vezes nesta vista axial para entrar na tela TMJ Clicar e arrastar estes pontos azuis para ajustar o mapa do Pan Ocultando a Lista de Pacientes: A Lista de Pacientes pode ser ocultada clicando-se em Tools / Hide Patient List (Ferramentas / Ocultar Lista de Pacientes). Para exibir novamente a Lista de Pacientes, clicar em Tools / Show Patient List (Ferramentas / Mostrar Lista de Pacientes). Ferramentas de cursor: Todas as vistas têm esta ferramenta de cursor de nível de janela. Quando seu cursor tiver este aspecto, clicar e arrastar para cima, para baixo, à esquerda e à direita para ajustar o brilho e o contraste. Nas Telas de Planejamento (Planning Screens), se você mover o cursor para a parte inferior esquerda de uma imagem, aparecerá a ferramenta de cursor Pan. Clicar e arrastar para mover a imagem para cima, para baixo, à esquerda ou à direita dentro de sua janela. Peça Nº:

6 Nas Telas de Planejamento, se você mover o cursor para a parte inferior direita de uma imagem, aparecerá a ferramenta de cursor zoom. Clicar e arrastar para cima e para baixo para ampliar e reduzir. Ferramenta de Retorno: Para sair de uma tela de planejamento e voltar à Tela Principal, levar o cursor para o canto superior esquerdo da tela até ver o X e clicar. Ou clicar no botão Level Up (Nivelar) na barra do Menu Principal. Controles de Fatias: A seguinte barra de controle de fatias é encontrada em várias vistas e posições do programa: Clicar aqui com o botão esquerdo para selecionar imagens MIP ou radiografias Clicar aqui com o botão esquerdo e arrastar à esquerda ou à direita para mover-se através da imagem Clicar aqui com o botão esquerdo e arrastar à direita e à esquerda para aumentar e diminuir a espessura das fatias e o espaçamento Medições: Para fazer a medição de uma unidade Hounsfield (Densidade do Osso), clicar com o botão direito numa vista e selecionar HU Statistics (Estatísticas HU). Clicar, arrastar e clicar para definir uma área. As estatísticas aparecerão no canto superior direito. Podem ser tomadas no máximo 4 estatísticas HU de uma vez numa vista normal e 2 em uma vista de seção transversal. Para fazer uma medição linear, clicar com o botão direito numa vista e selecionar Distance (Distância). Apontar, clicar, arrastar e soltar para traçar uma linha. Aparecerá uma medição em mm no canto superior esquerdo. Podem ser tomadas no máximo 9 medições de distância de uma vez numa vista normal e 4 em uma vista de seção transversal. Clicar bom o botão direito e selecionar HU Statistics ou Distance outra vez para desligar a ferramenta. Clicar com o botão direito nas estatísticas atuais de medição para remover, desativar ou ativar as mesmas. Estat. de Distância Estat. de HU Peça Nº:

7 Valores Padrão de Filtração: Existem filtros já aplicados a todas as imagens. Os filtros recebem valores padrão de fábrica como segue: 1. Tela de Visualização Prévia: Selecionar Hard ((Dura) para todas as imagens. 2. Tela de Implantes: Selecionar Hard para todas as imagens. 3. Tela TMJ: Selecionar Hard para as 3 primeiras e Normal para Imagens Ortodônticas de Côndilo. 4. Tela MPR: Selecionar Normal para todas as imagens. 5. Tela de Cefalometria: Selecionar Very Sharp (Muito Nítida) para a Lateral Esquerda Direita Superior e Hard para todas as demais. Estes valores padrão podem ser alterados clicando-se em Tools / Filter Settings / Set Filters (Ferramentas / Configuração de Filtros / Configurar Filtros). Também podem ser alterados instantaneamente clicando-se com o botão direito numa imagem individual, selecionando Filter Setting / Set Filter e clicando na opção desejada (Smooth (Lisa), Normal, Hard, Sharp (Nítida), Very Sharp). Também podem ser alterados novamente para seus valores padrão originais clicando-se em Tools / Filter Settings / Reset to Default. Sugestões para ajustagem do Mapa Panorâmico: Começar ajustando o mapa Panorâmico a partir da Tela de Visualização Prévia. É recomendado centralizar o ponto anterior na linha média e depois mover os dois pontos seguintes para mais perto do ponto anterior de cada lado. Colocá-los à distância de uns poucos dentes do centro anterior. Depois mover os dois pontos seguintes para mais perto dos molares. Ver exemplo abaixo. Peça Nº:

8 Tela de Planejamento de Implantes: (entrar clicando duas vezes em Pan a partir da janela de Visualização Prévia). Clicar e arrastar estes pontos azuis para ajustar o mapa Pan. Os sinais de sustenido cor-de-laranja são indicadores de localização de fatias. Barra de Ferramentas Vertical: Clicar e arrastar esta ferramenta central para cima ou para baixo para ajustar a altura da peça anatômica vista nas seções transversal e axial. Os números de localização das fatias começam em 0 para o centro da peça de anatomia ou linha mediana. (A fatia 0 será destacada em Vermelho). Todas as fatias à direita do paciente serão nºs negativos. Todas as fatias à esquerda do paciente serão nºs positivos. (A linha mediana é determinada pelo mapa axial). Ligar e desligar os sinais de sustenido clicando com o botão direito na vista Pan ou Axial e selecionando Turn hash marks on/off do menu. Clicar 2X em uma seção transversal individual para ampliar. Clicar 2X novamente para reduzir ao tamanho original. Rótulos: Os seguintes rótulos nas imagens ajudam a esclarecer a orientação da peça anatômica: R: Lado Direito (Axial, Pan) P: Posterior (Axial) b: bucal (seções transversais) Menu Instantâneo: Clicar com o botão direito nas vistas de seções transversais para exibir o menu Instantâneo a fim de selecionar medições e outros recursos. Display Formats (Exibir Formatos) dá 2 outras opções de visualização de seções transversais. O Barra de Ferramentas Horizontal: Clicar e arrastar esta ferramenta central da axialand esquerda para selecting a direita para mover a localização da fatia das seções transversais. A fatia central é destacada em Azul. Clicar e arrastar a ferramenta para a direita para ajustar a espessura da fatia das seções transversais. Barra de Ferramentas Diagonal: Clicar e arrastar nesta ferramenta para ajustar a espessura da fatia da vista Pan. Clicar e arrastar a ferramenta central para ajustar a depressão focal do Pan. Clicar na ferramenta inferior para alterar a vista Pan de Radiográfica para MIP. Peça Nº:

9 valor padrão de fábrica é 5 x 2. As outras opções são 7 x 3 e 3 x 1. A detecção do Canal Nervoso ainda não está funcionando. Todas as vistas têm as ferramentas W/L, Zoom e Pan disponíveis. A Tela de Planejamento de TMJ: (entrar clicando duas vezes na vista Axial a partir da Tela de Visualização Prévia). Clicar e arrastar esta ferramenta central para fazer rolagem para cima e para baixo na vista sagital, a fim de localizar côndilos na vista axial de modo que possa ver côndilos de forma adequada para mapeamento. Criando Fatias Laterais:: Clicar e arrastar os círculos azuis centrais para mover o mapa de côndilos (fazer isto com cada côndilo). Clicar e arrastar os círculos finais amarelos e azuis para ajustar o ângulo de cada mapa condilar. As marcas verdes indicam anterior ao côndilo. As marcas vermelhas indicam posterior do côndilo. Criando Fatias Coronais: Clicar o círculo vermelho em cada mapa final para criar vistas Coronais. Barra de Ferramentas Horizontal: Clicar e arrastar esta ferramenta central à esquerda e à direita para mover a localização de fatias de vistas de seções transversais. Clicar e arrastar a ferramenta para a direita para alterar a espessura de fatias de vistas de seções transversais. Sugestão: Ao entrar na tela TMJ, você poderá ter que primeiramente arrastar a vista axial (SMV) para baixo da janela a fim de ver os côndilos. Mover o cursor para a a parte inferior esquerda da vista SMV (axial) até ver o P da ferramenta Pan. Depois apontar, clicar e arrastar a imagem para baixo. Todas as vistas na Tela TMJ têm as ferramentas W/L, Zoom e Pan disponíveis (não na vista Sagital). Peça Nº:

10 Tela MPR: (entrar clicando duas vezes na Vista Coronal na Tela de Visualização Prévia). A Tela MPR lhe permite fazer rolagem através das fatias axiais, sagitais e coronais. As ferramentas W/L, Zoom e Pan estão disponíveis em todas as vistas. Barras de Ferramentas Horizontais e Verticais: Clicar e arrastar as ferramentas centrais a partir de qualquer vista para mover a localização de fatias. As vistas têm códigos de cores para correlacionar as vistas que se ajustarão. Clicar e arrastar a ferramenta para a direita para barras horizontais e para baixo para barras verticais para ajustar a espessura de fatia da vista com código de cor correspondente. Clicar com o botão direito em qualquer uma das 3 vistas e selecionar Explore (Explorar) para planos de corte adicionais. Tela Ortho (de Ortodontia): (entrar clicando duas vezes na vista Sagital partindo da tela de Visualização Prévia. A tela de Ortodontia exibe as Cefalometrias Laterais em modo MIP e Radiográfico, bem como uma Vista Coronal e uma Fatia Sagital Mediana (com 15 mm de espessura). As ferramentas W/L, Zoom e Pan estão disponíveis em todas as vistas. Peça Nº:

11 Girando o Volume: Os dados podem ser girados a partir da janela de Visualização Prévia em qualquer uma das 3 vistas inferiores (Sagital, Coronal e Axial). Para fazer isto, manter o mouse suspenso sobre o canto inferior direito de qualquer uma destas 3 vistas. O cursor adquirirá a forma de uma meia-lua. Quando o cursor estiver com este aspecto, apontar, clicar e arrastar para fazer girar a imagem. Aparecerá uma grade sobre a imagem para servir de guia visual para a nova rotação. Quando a rotação estiver na nova posição desejada, soltar o mouse. Ferramenta de rotação do volume no canto inferior direito das vistas Sagital, Coronal e Axial. Para completar o giro de todo o conjunto de dados, é preciso agora clicar com o botão direito para acessar o menu instantâneo e selecionar o item Rotate Volume Now (Girar Volume Agora). Isto fará o recálculo da nova rotação em todas as vistas. Se quiser voltar ao volume original, clicar com o botão direito para acessar o menu instantâneo e selecionar o item Reset Volume Rotations (Restabelecer Rotações do Volume). Removendo o Artefato Circunferente: Se você tiver um conjunto de dados que tenha o Artefato Circunferente (visível na Tela de Visualização Prévia como linhas horizontais nas imagens Coronal e Sagital e como um círculo parcial branco em torno da imagem Axial), este pode ser removido do conjunto de dados clicando com o botão direito na Tela de Visualização Prévia e selecionando Remove Stray Voxels from Circumference (Remover Voxels Dispersos da Circunferência). Os dados serão recalculados sem esse artefato. Salvando e Carregando Workups (Estudos de Casos): Os planos que você criou podem ser salvos, de modo que quando você entrar novamente no caso eles possam ser recuperados. Se você fez ou alterou um plano e tentar sair do icat Vision ou trocar de paciente, o programa perguntará se você deseja salvar o workup. Para salvar, clicar em yes. Surgirá uma janela para você Create new workup (Criar novo workup). Selecionar isto e introduzir um novo título para seu workup ou escolher um nome já existente (se houver) da lista para sobrepor o mesmo). Uma vez dado o nome ao workup, clicar em OK para salvar. Peça Nº:

12 Ou, antes de sair ou trocar de paciente, a partir da Tela de Visualização Prévia clicar com o botão direito para acessar o menu instantâneo e selecionar Save this Workup (Salvar este Workup). Depois continuar conforme instruído acima. Para carregar um workup, clicar no nome de um paciente; aparecerá uma janela Select a workup (Selecionar um workup). Selecionar um workup existente para carregá-lo. Se quiser selecionar outro estudo (se houver vários deles), a partir da Tela de Visualização Prévia clicar com o botão direito para acessar o menu instantâneo e selecionar Load New Workup (Carregar Novo Workup). Depois selecionar o desejado na lista. Criando CDs de Exportação: Nota: Certificar-se primeiramente de Salvar quaisquer Workups antes de tentar queimar (criar) um CD. Primeiro inserir um CD ou CDRW na unidade de CDs. Depois clicar em Tools / Create Export CD (Criar CD de Exportação). Será aberta a janela de criação de CDs. Se você tiver várias unidades de CDs, selecionar o hardware desejado na lista drop down (lista suspensa). Se você estiver usando um CD-RW e precisar apagar os dados, pode escolher Erase CD-RW. Ou proceder conforme abaixo. Clicar no paciente desejado e selecionar para gravação. Se estiver selecionando vários clientes, manter a tecla CTRL pressionada e clicar nos pacientes adicionais. Todos os pacientes destacados serão copiados no CD. Peça Nº:

13 Depois clicar no botão Create CD na janela de criação de CDs. O processo de gravação terá início. Quando a gravação estiver pronta surgirá uma mensagem de conclusão e o CD será ejetado. Instalando um CD de icat Vision com caso(s) em outro computador: Agora o CD pode ser inserido em outro computador. Ele será executado automaticamente. O programa icatvision será detectado. O Usuário pode optar por instalar o icatvision e o(s) caso(s) Permanentemente ou Temporariamente. Uma vez instalado, o programa icatvision abrirá e o novo caso estará destacado na lista de pacientes, pronto para ser carregado. Simplesmente clicar no nome do paciente. Peça Nº:

3DVR. Representação de Volume Tridimensional MANUAL DO OPERADOR IMAGING SCIENCES INTERNATIONAL, INC. 1910 North Penn Road, Hatfield, PA 19440, EUA

3DVR. Representação de Volume Tridimensional MANUAL DO OPERADOR IMAGING SCIENCES INTERNATIONAL, INC. 1910 North Penn Road, Hatfield, PA 19440, EUA 3DVR Representação de Volume Tridimensional MANUAL DO OPERADOR IMAGING SCIENCES INTERNATIONAL, INC. 1910 North Penn Road, Hatfield, PA 19440, EUA Fone 215-997-5666 Fax 215-997-5665, 5667 Peça nº 990320

Leia mais

IMPLANTVIEWER MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.4

IMPLANTVIEWER MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.4 IMPLANTVIEWER MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.4 Índice 1 Introdução... 4 2 Iniciando... 6 2.1 Instalação... 6 2.2 Requisitos de hardware... 7 2.3 Sistema operacional... 7 3 Convertendo um projeto... 8 3.1 Importando

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Atualizado em 29/01/2013 Este documento orienta sobre a utilização do aplicativo Web Viewer para acesso ao sistema PACS (Sistema de

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

GUIA SIMPLIFICADO DE UTILIZAÇÃO DO DENTALSLICE

GUIA SIMPLIFICADO DE UTILIZAÇÃO DO DENTALSLICE GUIA SIMPLIFICADO DE UTILIZAÇÃO DO DENTALSLICE O ambiente virtual de planejamento DentalSlice (Bioparts) possibilita simulações realistas de planos de tratamento, levando em consideração tanto a quantidade

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Instalando o Software Topcon Tools e Topcon Link:

Instalando o Software Topcon Tools e Topcon Link: Instalando o Software Topcon Tools e Topcon Link: Crie uma pasta em seu computador, em seguida faça download da Pasta TOPCON TOOLS disponibilizada no FTP da Santiago & Cintra (ftp.santiagoecintra.com.br

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET Obs.: Caso já possua um programa compactador de arquivo pular a etapa 1. 1 - Compactador de Arquivo Para instalar o Chef Foods Net você precisa de um programa descompactador

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

ODG Auto Acessórios Ltda www.odginstruments.com.br Versão 2.0 FEVEREIRO 2009

ODG Auto Acessórios Ltda www.odginstruments.com.br Versão 2.0 FEVEREIRO 2009 ODG Auto Acessórios Ltda www.odginstruments.com.br Versão 2.0 FEVEREIRO 2009 1 INDICE 1. Instalação do Software...3 2. Tela Inicial...3 3. Criando arquivo de configurações (Alt + C + C)...4 3.1 Sensores

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE P-touch P700 O conteúdo deste manual e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. A Brother reserva-se o direito de fazer alterações sem

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

TEKNIKAO IND. E COM. LTDA. Guia do Usuário. Sistema Digital de Análise de Vibrações SDAV

TEKNIKAO IND. E COM. LTDA. Guia do Usuário. Sistema Digital de Análise de Vibrações SDAV TEKNIKAO IND. E COM. LTDA. Guia do Usuário Sistema Digital de Análise de Vibrações SDAV 2 ÍNDICE 1. HARDWARE... 4 1.1. INSTALAÇÃO DO DRIVER... 6 2. SOFTWARE... 12 2.1. INSTALAÇÃO... 12 2.2. TELA INICAL...

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Curso de Navegadores e Internet

Curso de Navegadores e Internet Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pró Reitoria de Extensão Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Licenciatura em Matemática Colegiado da Ciência da Computação Projeto de Extensão:

Leia mais

Copiar para... Novo exame

Copiar para... Novo exame Revisão, cópia impressa e arquivamento da imagem Copiar para... Novo exame Você pode usar a função 'Copiar para ' para criar um novo exame para um paciente existente. Nota: Antes de criar um novo exame

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Guia do Usuário. idocsscan v.2.1.14

Guia do Usuário. idocsscan v.2.1.14 Guia do Usuário idocsscan v.2.1.14 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 5 Instalação... 7 Inicializando a aplicação... 12 Barras de acesso e informações... 13 Teclas de atalho... 14 Barra de Ferramentas...

Leia mais

Logo abaixo temos a Barra de Menus que é onde podemos acessar todos os recursos do PHP Editor.

Logo abaixo temos a Barra de Menus que é onde podemos acessar todos os recursos do PHP Editor. Nessa aula iremos estudar: A anatomia da janela do PHP Editor Iniciando o servidor Web O primeiro exemplo de PHP Anatomia da janela do PHP Editor Barra de Títulos: É a barra azul que se encontra na parte

Leia mais

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client?

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Assim que abrir o DVR Client, no canto superior direito há um grupo de opções denominado Login, preencha de acordo

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ 1 1. Introdução Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ O ImageJ é um software livre (freeware) que pode ser obtido gratuitamente no site http://rsb.info.nih.gov/ij/. Esse software é

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112 Características da VideoCAM GF112 Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Lente 3 Base ajustável Instalação da VideoCAM GF112 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM GF112 à porta USB.

Leia mais

Mirasys VMS 7.3. Manual do usuário Workstation

Mirasys VMS 7.3. Manual do usuário Workstation Mirasys VMS 7.3 Manual do usuário Workstation CONTEÚDOS Conteúdos... 2 Antes de começar... 3 Iniciando a sessão... 4 Interface de usuário... 8 Navegador... 11 Câmeras... 20 Saídas de Vídeo... 37 Saídas

Leia mais

Security Shop MRS. Media Relay System. Manual do Usuário

Security Shop MRS. Media Relay System. Manual do Usuário Página 1 de 20 Security Shop MRS Media Relay System Manual do Usuário Página 2 de 20 Conteúdos: Conteúdos:... 2 Figuras:... 3 1. Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Terminologia... 4 2. GERAL...

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados.

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados. Bem Vindo GDS TOUCH Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touchscreen de controle residencial, com design totalmente 3D, interativo

Leia mais

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6 Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Versão 3.6 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro, através de

Leia mais

NOKOMNN. d^i^ufp. j~åì~ä=çç=ìíáäáò~ççê. mçêíìöìæë=çç=_ê~ëáä. Manual do utilizador

NOKOMNN. d^i^ufp. j~åì~ä=çç=ìíáäáò~ççê. mçêíìöìæë=çç=_ê~ëáä. Manual do utilizador = NOKOMNN d^i^ufp j~åì~ä=çç=ìíáäáò~ççê mçêíìöìæë=çç=_ê~ëáä Manual do utilizador Índice 1 Introdução... 5 1.1 Estrutura do documento... 5 1.1.1 Identificação dos níveis de perigo... 5 1.1.2 Formatações

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU $,'(GR5HSRUW0DQDJHU Neste capítulo vamos abordar o ambiente de desenvolvimento do Report Manager e como usar os seus recursos. $FHVVDQGRRSURJUDPD Depois de instalado o Report Manager estará no Grupo de

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR

YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade LEITOR DE TELA Por Heblon Motta Alves Barbosa Leitor de tela O que é Leitor de tela é um software que lê todo o conteúdo textual apresentado na tela.

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 18/10/2006 Última modificação: 27/09/2008 Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação

Leia mais

Acessando a Plataforma de Rastreamento

Acessando a Plataforma de Rastreamento Acessando a Plataforma de Rastreamento Para acessar a plataforma digite no seu navegador preferido o endereço: xxxxxxxx.mloc.com.br onde xxxxxxxx é o nome da sua empresa de rastreamento. Ex: rastreadora.mloc.com.br

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

2) Na tela inicial, clicar no botão Add, para indicar o local onde está o arquivo de mídia a ser importado.

2) Na tela inicial, clicar no botão Add, para indicar o local onde está o arquivo de mídia a ser importado. VAIO Movie Story Software que permite criar automaticamente um filme original, usando figuras ou vídeos, importados de vários tipos de mídia para o computador. Neste item iremos abordar a sua aplicação

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

1. Usar o scanner IRISCard

1. Usar o scanner IRISCard O Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar scanners IRISCard Anywhere 5 e IRISCard Corporate 5. Os softwares fornecidos com esses scanners são: - Cardiris Pro 5 e Cardiris Corporate

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo 1 Introdução... 3 2. Instalação... 5 3. Descrição da interface do cliente... 6 4. Conexão... 10 5.SMS... 11 6.Contatos... 14 7.Estatística... 18

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

Para modelos: LE32H158i, LE42H158i, LE46H158i, LE46H158z

Para modelos: LE32H158i, LE42H158i, LE46H158i, LE46H158z Você pode instalar o Yahoo! Connected TV atualizando o software (firmware) da sua SMART TV AOC. Veja como fazer: VEJA O QUE VOCÊ PRECISA ANTES DE INSTALAR Antes de iniciar a atualização, leia atentamente

Leia mais

Linux. Interface Gráfica

Linux. Interface Gráfica Linux Interface Gráfica Interface Gráfica fgdfgdf Desktop 1. Ubuntu Desktop: A tela inicial do sistema. 2. Lançador: Agrega os principais programas aplicativos do sistema ou de escolha do usuário, além

Leia mais

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET.

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. Clique na guia SEGURANÇA, NÍVEL PERSONALIZADO. Ir até os ActiveX ( desenho

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012

MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012 MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012 Editado por: Idéias e programas, S.L. San Román de los Montes 25-Março-2012. ARKITool, Arkiplan, Além disso ARKITool são marcas comerciais de idéias e programas, S.L. REQUISITOS

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia 9 (build 9.6) Guia do Usuário Nota importante sobre o conteúdo deste guia O guia do usuário completo do IRISPowerscan está disponível em inglês, francês e alemão. As versões deste guia do usuário em outros

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Manual de Instruções SOFTWARE DVISION PROTECTION DVR

Manual de Instruções SOFTWARE DVISION PROTECTION DVR Manual de Instruções SOFTWARE DVISION PROTECTION DVR ÍNDICE DESCRIÇÃO................................................. PÁG. 1 - Configuração necessária para o bom funcionamento................... 03 2

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIES ZT20 E ZIPP10. Para isto pressione o botão vermelho menu durante 3s.

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIES ZT20 E ZIPP10. Para isto pressione o botão vermelho menu durante 3s. TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIES ZT20 E ZIPP10. Introdução. Este guia ensina de forma prática como transferir dados das estações Totais Geomax ZT20 e ZIPP10 para o software Topograph e vice versa. Ligue a

Leia mais

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Criar uma carteira...................................... 5

Leia mais

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade Por Heblon Motta Alves Barbosa Ampliador de Tela O que é O ampliador de tela é um software que ao ser acionado, aumenta o tamanho da imagem que está sendo

Leia mais

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView Essa aula apresenta o software TerraView apresentando sua interface e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados neste documento bem como o executável

Leia mais

1.0 SOFTWARE GERENCIADOR MCSLINK

1.0 SOFTWARE GERENCIADOR MCSLINK 1.0 SOFTWARE GERENCIADOR MCSLINK 1.1 - INSTALAÇÃO SOFTWARE MCSLINK Inserir CD no Computador. Selecione menu INICIAR\EXECUTAR, ver figura abaixo: Será apresentada: Pressione a tecla Procurar, selecione

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ARENA 13 CONTROL CENTER

MANUAL DO USUÁRIO ARENA 13 CONTROL CENTER 1 MANUAL DO USUÁRIO ARENA 13 CONTROL CENTER 2 TERMO DE CONFIDENCIALIDADE As informações contidas neste documento são confidenciais e se constituem em propriedade da BLOCKSAT SISTEMAS DE SEGURANÇA LTDA

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Apostila do estagiário MÓDULO I

Apostila do estagiário MÓDULO I Apostila do estagiário MÓDULO I Manual do Gerenciador da Sala de Internet BlueControl Programa Acessa Escola Apresentação O Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo,

Leia mais

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados.

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados. Instrução de acesso ao DVR da Yoko modelo Pentaplex. Via Software. 1 - Instalar o Software que esta no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: ( caso o navegador

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais