Rotulagem do Producto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rotulagem do Producto"

Transcrição

1 Módulo 5 Kit do Producto Capítulo 1 Rotulagem do Producto Jürgen Undeutsch, B.A.

2 Índice 2 Autor: Jürgen Undeutsch, B.A. A. Introdução B. Antes de começar C. Criação: Como desenhar rótulos Versão # 1: Trabalhar com modelos já existentes Versão # 2: Trabalhar com modelos traçados Versão # 3: Desenho individual de rótulos D. Produção: Como imprimir os seus rótulos Produção # 1: Mini Produção individual e pequenas impressões até 50 rótulos Produção # 2: Midi Imprimir até 250 rótulos Produção # 3: Maxi Imprimir a começar em 250 rótulos IMPRESSUM This course has been developed in the project Mikromarkt - Holistic Marketing for Women Farmers within the Lifelong Learning Programme of the European Union Austrian Marketing University of Applied Sciences, Campus Wieselburg der FH Wiener Neustadt, Austria, 3250 Wieselburg Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

3 A. INTRODUÇÃO 3 Rótulos são a chave para as decisões de informação e compra do consumidor. Em geral, toda a informação nos rótulos é proibida por lei a não ser que seja expressamente permitida. Certas especificações de produtos podem ser obrigatórias, outras são opcionais e são usadas com propósitos comerciais. Etiquetas Informação obrigatória por lei Informação optinal para propósitos de marketing especificos Produtos agrícolas de produção própria devem ser rotulados com informação tanto objectiva como subjectiva, desde que relevante para o consumidor. É crucial diferenciar entre propósitos informativos (comunicação de factos objectivos) e propósitos comerciais (informação subjectiva com o propósito de influenciar a decisão de compra do cliente). Informação objectiva serve principalmente para aconselhar o consumidor e é muitas vezes prescrita pela lei. Estas especificações obrigatórias dos produtos incluem, por exemplo, informação da constituição do produto, data de validade e informação sobre o produtor (nome, morada, data da produção, etc.). Em contraste, a função do mercado e da publicidade devem encorajar activamente o consumidor a comprar o produto e assim tornar o produto e a sua origem mais tangível. No que diz respeito à função do mercado e do desenvolvimento de rótulos, vários aspectos importantes tem que ser tomados em consideração pelo produtor. Rótulos e o seu aspecto oferecem um elevado alcance de opções para comunicar com o consumidor. Objectivo desta secção O objectivo é providenciar conhecimento e as ferramentas necessárias para o projecto e produção de rótulos. Pode-se escolher entre uma grande variedade de rótulos já existentes ou criar os seus próprios. Vai aprender como imprimir ou tê-los reproduzidos pelos respectivos serviços especializados.

4 B. Antes de começar 4 Está provavelmente curioso sobre como desenhar os seus próprios rótulos. Como primeiro paço, deve decidir o estilo e o visual que melhor encaixa na sua companhia. Pode escolher entre os seguintes estilos: Tradicional rural, artesão, moderno ou clássico neutro. Cada um destes estilos oferece muitas opções de desenhos e recomendações para os seus rótulos. Tradicional Rural Elementos do estilo: Ilustração de produtos agrícolas, artigos ou paisagens, por exemplo, um recipiente de leite, uva vinha. Cores: cores naturais, cores verdes e castanhas, acentuadas com laranja. Grupo alvo: Consumidores que valorizam as tradições e preferem produtos locais. Artesanal: Elementos do estilo: Visual simples com padrões e escrita feitos à mão. Cores: Cores ricas como vermelhos e verde, combinadas com branco. Grupo alvo: Consumidores que preferem produtos frescos e caseiros. moderno Elementos do estilo: Elementos curvos e modernos combinados com elementos simples. Cores: Cores pastosas combinadas com fortes contrastes, por exemplo, preto. Grupo alvo: Consumidores jovens que consideram tanto o produto como a embalagem importantes; podem também usar o produto como um presente. clássico-neutro Elementos do estilo: Elementos neutros e simples, escrita clara, uso parcial de imagens/fotografias realistas. Cores: Cores poderosas como o verde, combinadas com branco. Grupo alvo: Consumidores que não valorizam em nada o visual do produto; em vez disso, querem informação precisa e não estão dispostos a gastar dinheiro em embalamento caro. Para o ajudar a decidir o estilo certo para si, vamos enunciar uma lista de exemplos. As embalagens combinam com os respectivos estilos descritos acima.

5 Iogurte 5 Olhe para as embalagens de iogurtes de frutas de vários produtores para assim se decidir sobre o seu estilo. Vai dar-se conta que os produtos de super-mercado também têm que respeitar certos critérios para agradar a um determinado grupo alvo. Tradicional-rural: Fonte: O iogurte de fruta Landliebe é vendido em potes de vidro e claramente se posiciona no estilo rural e tradicional. A etiqueta com duas linhas finas e a caligrafia tradicional também correspondem a esse estilo. Além disso, o fundo de amarelo-torrado e as respectivas fotos apoiam a sua imagem tradicional. Finalmente, o nome "Landliebe" refere-se à origem rural do produto. Artesanal: Fonte: O estilo artesanal do iogurte de frutas Bonne Maman é destacado pelo poderoso padrão vermelho e branco no rótulo. Além disso, ele é puro e simples, ao usar manuscritos originais. O nome é geralmente escrito em vez de se usar abreviações ou pseudónimos.

6 Moderno: 6 Fonte: O iogurte de frutas Yoplait usa cores pastosas e um tipo de letras claros. Ilustrações fotográficas bem como o fundo turvo e divertido apoiam este estilo. Os nomes dos produtos são geralmente pseudónimos, como no exemplo, Source. Classico-neutro: Fonte: Iogurte de frutas orgânico Yeo Valley usa uma embalagem simples e clara. A escrita é fácil de ler, só cores poderosas combinadas com o branco são usadas. Também a foto realista é característica deste estilo. O nome do produto é dado num estilo neutro com o nome da companhia. DICA! Quando se decidir sobre o seu estilo, tenha sempre em mente o seu consumidor: Como quer ser visto pelo possível cliente? Quando se decidir sobre o seu estilo, estará então pronto a criar o seu rótulo.

7 C. Como criar os seus rótulos. 7 Existem muitos e diferentes caminhos para criar os seus rótulos. Dependendo da sua preferência profissional e equipamento técnico, pode tanto trabalhar como modelos já existentes como criar os seus próprios. Trabalhar com modelos já existentes: Conhecimento prévio: Necessário Requisitos técnicos: Adobe Acrobat Reader Tempo necessário: Pouco dependendo do conhecimento já adquirido (máximo uma hora) Trabalhar com modelos já existentes Conhecimento prévio: básico de software de texto e imagem. Requisitos técnicos: nenhum requerimento especial Tempo necessário: Um pouco mais dependendo do conhecimento prévio e da complexidade do desenho (várias horas) Desenho individual dos rótulos Conhecimento prévio: conhecimento avançado de processamento de texto ou software de imagem. Requisitos técnicos: Exemplo: Microsoft Word (programa de processamento de texto) ou Adobe Photoshop (software de imagem) Tempo necessário: Substancial dependendo do conhecimento prévio e complexidade do desenho (várias horas). Os seus produtos podem ser desenhados de acordo com a categoria do produto e a estação actual. É essencial, contudo, de ser consistente quanto ao estilo. DICA! Em acréscimo às suas ofertas sazonais, considere ocasiões como o Dia de S. Valentim, Páscoa, casamentos, nascimentos, aniversários, amor, humor, clubes e natal. Ofereça aos clientes o serviço de rótulos personalizados.

8 Criação # 1: Trabalhar com modelos previamente desenhados 8 Temos desenhado vários modelos de rótulos, que podem ser usados nos seus produtos. Tudo que você tem de fazer é abrir o modelo que pretende utilizar no Adobe Acrobat Reader e digitar a informação na área providenciada. Pode descarregar o software gratuitamente em e instalá-lo facilmente no seu computador. Simplesmente escolha o seu modelo em e desenha o seu rótulo em muito pouco tempo. Exemplo:Rótulos de garrafas Digamos que produz sumo de frutas fresco, enche as garrafas e quer desenhar rótulos adequados para elas. Fonte: Quando comprar as suas garrafas de vidro, certifique-se que podem ser facilmente rotuladas. Evite o corpo redondo ou garrafas curvas. De seguida, vá a e escolha da vasta gama de rótulos. No nosso exemplo, queremos desenhar um rótulo moderno. Portanto, escolhemos o modelo 01. Produzimos sumo de framboesa e queremos um rótulo vermelho, que é o Nº0101. Agora vamos descarrega-lo. De seguida, abra o modelo usando o Adobe Acrobat Reader. Como pode ver, o modelo foi desenhado para que caibam 4 rótulos numa folha A4.

9 9 seu produto nas linhas fornecidas. Para adaptar o seu rótulo clique no nome da companhia, por exemplo, e escreva o nome da sua companhia: Vai reparar que os 4 rótulos vão ser actualizados automaticamente. De seguida, insira o nome do Para gravar as alterações clique em Ficheiro e depois em Salvar como e grave o seu novo documento.

10 De seguida, queremos adicionar informação sobre os ingredientes e o produtor, bem como a informação requerida por lei na parte de trás da garrafa. 10 TIP! Descubra com antecedência sobre a informação requerida por lei no seu país em termos de comida e produtos que são distribuídos. Agora vá a e escolha o modelo 0105 e adapte o documento PDF usando os mesmos passos ditos anteriormente. Já que a informação dos rótulos é pouca, existem 8 rótulos numa folha A4. Preencha com a sua informação nas áreas fornecidas. Não se preocupe se há mais texto, o tamanho da letra adapta-se automaticamente. Finalmente, guarde o seu rótulo para posterior uso. Versão # 2: Trabalhar com modelos layout Dependendo da aplicação e da classe do produto, talvez queira criar um desenho completamente novo, usando o menos tempo possível.

11 Sugerimos que use o software de vários produtores de rótulos. O software, geralmente, vem com o produto (CD) que pode ser obtido através do site dos produtores. 11 Procure na internet por desenhar rótulos online, por exemplo. Vai encontrar um certo número de fornecedores. É aconselhável escolher o fornecedor cujos rótulos já feitos que ele tenha você também tenha. Exemplo: Rótulos para geleias Digamos que produz geleia, enche-a em frascos e quer desenhar um rótulo adequado rapidamente. Fonte: DICA! Escolha frascos de geleia que possam ser facilmente rotulados e que não sejam redondos ou com forma curva. Assim que os produtos estejam prontos, procure por um fornecedor de rótulos, por exemplo, e clique em online-software para rótulos. Pode escolher a sua linguagem, fazendo o processo mais amigável para com o utilizador.

12 Escolha uma língua 12 Software Tanto pode fazer a descarga do software (instalar no seu computador) ou usar software online (trabalhar online). Neste exemplo particular vamos optar pelo software online clicando em Assistente de rótulos online em Instruction video Layout-Start O software está pronto e a funcionar em muito pouco tempo. Pode ver um pequeno vídeo de introdução ou começar a desenhar logo. DICA! Aconselhamo-lo a ver os vídeos com instruções gratuitas já que lhe podem poupar tempo mais tarde quando estiver a tratar do visual. Além disso, os vídeos guiam o utilizador através de vários pontos. Pode também

13 registar-se com o fornecedor e assim guardar os visuais dos rótulos quando necessitados mais tarde. 13 Neste exemplo, escolhemos rótulos universais, produto nº Esta opção encaixa 24 rótulos numa folha A4. Cada embalagem contém 2,400 rótulos ao preço de 22 Euros. Para começar com o rótulo, simplesmente escreva o nº do produto na área fornecida para tal. O assistente online, de seguida, olha automaticamente para o tamanho certo do rótulo e sugere um nº de modelos. Começamos com um rótulo branco. Pode personalizá-lo usando um vasto número de ferramentas, por exemplo tipos de letra e formas. Pode também inserir fotos e imagens.

14 14 Barra de Ferramentas Certifique-se que o seu estilo é consistente. Depois de acabar o visual, decida se quer desenhar cada rótulo na folha individualmente ou se quer aplicar o mesmo desenho a todos. No barra de menu do topo irá encontrar ícones para gravar o visual final no seu computador. Print / PDF-Format Configuração da Folha do Rótulo

15 Vamos escolher um desenho para todos os rótulos na folha e exportar o visual clicando no ícone print como documento PDF. Gravamos então o documento no computador para posterior uso. 15 Versão # 3: Desenho de rótulos individuais Pode também desenhar os seus próprios rótulos. Primeiro, terá que decidir o tipo do produto (veja o capítulo D) para adaptar o layout ao tamanho desejado. Este tipo de esboço permite-lhe usar toda a sua imaginação e criatividade. Pode desenhar os rótulos usando um processador de texto, por exemplo Microsoft Word, ou software de imagem, por exemplo Adobe Photoshop. Ajuda se de algum modo já estiver familiar com estes programas. Na internet e nalgumas livrarias pode também encontrar livros que lhe mostrem como usar estes programas. Não vamos portanto abordar o desenho individual de layouts, mas sim apontar as seguintes configurações para os seus documentos: Utilize sempre medições absolutas quando trabalhar com folhas de impressão, por exemplo, milímetros, para evitar distorções durante a impressão. Escolha uma resolução de impressão de pelo menos 300 dpi (pontos por polegada) para os seus rótulos - o que irá garantir que o resultado da impressão esteja num plano principal. Através de muitos programas, você pode configurar a impressora para mail merge ou para impressão de rótulos. Estes recursos permitem que multiplique os seus esboços. Defina o modo de cor para CMYK (azul ciano, magenta, amarelo, chave) para imprimir as cores de forma deliciosa e pura. Quando definir as margens, permita alguns milímetros para evitar cantos brancos, já que irá ser aparada com mais precisão. Estes pontos permitir-lhe-ão explorar a sua imaginação ao seu máximo

16 D. Produção Como imprimir os rótulos 16 Pode escolher entre um vasto número de rótulos e materiais, adesivos e forros. Por esta razão, é importante juntar os vários componentes com o objectivo de ir de encontro às suas necessidades. Escolha a tecnologia mais adequada para si. Será recompensado com um produto distinto e premiado. Escolha a etiqueta mais adequada para si: Mini Produção individual e impressões pequenas até 50 rótulos Midi Imprimir até 250 rótulos. Maxi Desenho individual de rótulos Versão # 1: Mini Produção individual e impressões pequenas até 50 rótulos Use uma folha de papel normal para imprimir as folhas dos rótulos, corte os rótulos e cole-os nos seus produtos usando adesivos à base de água. TIP! Use folhas de rótulos auto-colantes, com ou sem perfuração. Estas informações estão disponíveis em lojas fixas. Avery Dennison Zweckform, por exemplo, oferece rolos de rótulos de papel impermeável (J ), que são resistentes ao peso, ao óleo, aos corantes e ao calor e são à prova de rasgo. Um pacote contém 10 folhas A4 e custa cerca de 12,00 euros (sem IVA). Dependendo do tamanho do rótulo, produz várias centenas de rótulos. (por exemplo, 210 rótulos de potes de geleia em 63 x 38 mm cada) Verifique as configurações da impressora, existem rótulos diferentes para impressoras a jacto de tinta e a laser.

17 17 Para imprimir os seus rótulos, vá ao menu, clique em Ficheiro e depois em imprimir. De seguida, siga as instruções no seu ecrã. TIP! Escolha nenhum em alinhamento da página no menu de impressão. Desta forma os seus rótulos são sempre impressos no seu tamanho original. Os rótulos tanto podem ser impressos em papel original do fornecedor como em papel normal. Quando usar rótulos pré-perfurados, as medições devem corresponder com os dados de impressão. TIP! Antes de imprimir os rótulos no papel de etiquetas, é aconselhável que faça um teste de impressão em papel normal. Isto permite que verifique que os rótulos estão a ser impressos na posição certa. Deve também precisar de ajustar as definições de impressão adequadamente.

18 Com montantes limitados, pode decorar os seus produtos usando pó brilhante, gemas Swarovski ou outros acessórios. Deve também oferecer ao consumidor várias opções da embalagem, especialmente para produtos que fazem bons presentes. 18 Fonte: DICA! Considere oferecer conjuntos de presentes para várias ocasiões. Idealmente os seus clientes poderão adicionar as suas próprias ideias e desenhos. Fonte: Versão # 2: Midi Imprimir 250 rótulos Para maiores quantidades até 250 rótulos, recomendamos usar o acima mencionado folhas de rótulos pré perfuradas. Vêm em várias cores, formas e variações de diferentes fornecedores e estão disponíveis online ou em papelarias bem classificadas. Além de que pode também querer comprar uma impressora de rótulos. Estas impressoras têm um custo a partir de 200 euros. Certifique-se de

19 que a qualidade de impressão é de 300 dpi e oferece a largura máxima de rótulos. 19 A Zebra, por exemplo, é uma excelente impressora de rótulos. O modelo TLP 3844 Z é uma impressora de código de barras com impressão térmica directa e impressão por transferência térmica. É uma impressora de alta resistência para aplicações que requerem uma pequena impressora de secretária. Com conexões USB standard e paralelas, a impressora pode ser facilmente conectada a um computador ou a uma rede. A cabeça de impressão 300dpi torna esta impressora particularmente adequada para impressão de rótulos ou etiquetas com código de barras bidimensional, pequenos textos ou elementos gráficos complexos, para estes deve ser nítidas e com pinos de alta qualidade. Fonte: Versão # 3: Maxi Imprimir a partir de 250 rótulos Se imprime frequentemente grandes quantidades de rótulos, pode querer considerar contratar alguém que os produza para si. Se os imprime em gráficas pode aperfeiçoa-los com cores mais refinadas como por exemplo dourado ou prateado. TIP! Para evitar altos custos esclareça na gráfica os seus requisitos das impressões. No entanto os custos de configuração e mão-de-obra podem ser mais de 120 euros por hora. Se não tem experiência em desenhar layouts, ou não tem tempo para o fazer sozinho, recomendamos usar um serviço de layouts, que está disponível em quase todas as gráficas e oferece um bom preço. Basta enviar um rascunho com as suas ideias para o serviço de layouts. Vai receber uma estimativa e o tempo previsto de processamento.

20 20 DICA! Peça um orçamento não vinculativo para cada trabalho, de modo a evitar surpresas desagradáveis. Se estiver a fazer a impressão, verifique que as configurações estão correctas em termos de marca de corte, o modo da cor e a versão PDF da loja de impressão. Os dados são normalmente usados como PDF/X-3: 2002-padrão. No entanto, certifique-se de que confirma primeiro com a loja. Esperamos que este breve resumo lhe seja útil. Divirta-se criando seus próprios projectos.

Módulo 2 Planeamento de Marketing. Capítulo 4. Atribuição de Preço. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

Módulo 2 Planeamento de Marketing. Capítulo 4. Atribuição de Preço. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger Módulo 2 Planeamento de Marketing Capítulo 4 Atribuição de Preço Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger CONTEÚDOS 2 MÓDULO 2 PLANEAMENTO DE MARKETING Capítulo 4: Atribuição de preços Autores: Dr. Andrea

Leia mais

Practica Workshop. Marketing. Conversa de Vendas. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

Practica Workshop. Marketing. Conversa de Vendas. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger Practica Workshop Marketing Conversa de Vendas Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger 2 CONTEUDO PRACTICA WORKSHOP Marketing: Conversa de Vendas Authors: Dr. Andrea Grimm, Dr. Astin Malschinger IMPRESSUM

Leia mais

Modulo 5 Colecção de Produto Capitulo 2. Criando um Website. Jürgen Undeutsch, B.A.

Modulo 5 Colecção de Produto Capitulo 2. Criando um Website. Jürgen Undeutsch, B.A. Modulo 5 Colecção de Produto Capitulo 2 Criando um Website Jürgen Undeutsch, B.A. INDICE 2 Autor: Jürgen Undeutsch, B.A. A. Introdução... 3 B. Base e Terminologia... 4 C. Antes de Começar... 7 D. Criar

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE P-touch P700 O conteúdo deste manual e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. A Brother reserva-se o direito de fazer alterações sem

Leia mais

Verificar o conteúdo da embalagem

Verificar o conteúdo da embalagem Verificar o conteúdo da embalagem suporte de papel CD-ROM do guia do Utilizador e do software da impressora pacote de tinteiros (contém tinteiros a cores e preto.) Utilização diária Instalação cabo de

Leia mais

Publisher. Publisher. versão 2012.2

Publisher. Publisher. versão 2012.2 versão 2012.2 Publisher Publisher Para diagramar, vamos utilizar o Publisher, do pacote de programas Microsoft Office. As instruções valem para as versões 2003, 2007 e 2010 do pacote. Vamos aprender através

Leia mais

Publisher. Publisher. versão 2012.2

Publisher. Publisher. versão 2012.2 versão 2012.2 Publisher Publisher Para diagramar, vamos utilizar o Publisher, do pacote de programas Microsoft Office. As instruções valem para as versões 2003, 2007 e 2010 do pacote. Vamos aprender através

Leia mais

1. Kit foto balão: CARATERÍSTICAS:

1. Kit foto balão: CARATERÍSTICAS: MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA IMPRESSÃO DO FOTO BALÃO 1. Kit foto balão: Os foto balões são perfeitos para decoração de festas infantis, festas de aniversários, celebração de casamento, eventos especiais,

Leia mais

Perguntas Frequentes PDF/A

Perguntas Frequentes PDF/A Perguntas Frequentes PDF/A Conteúdo Como guardar um documento do Microsoft Word 2007 em formato PDF/A... 1 Como guardar um documento do Microsoft Word 2010 em formato PDF/A... 1 Como guardar um documento

Leia mais

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Da instalação até a impressão Da instalação até a impressão para Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Mac OS 8.6 à 9.1 e Mac OS X Abril 2001

Leia mais

Planejador de Cardápio e ferramentas online

Planejador de Cardápio e ferramentas online Planejador de Cardápio e ferramentas online O Planejador de Cardápio é um aplicativo online da área para membros do Clube Slim Down que oferece cardápios diários baseados na combinação correta dos alimentos

Leia mais

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA PRODUÇÃO GRÁFICA PUBLICIDADE & PROPAGANDA Prova Semestral --> 50% da nota final. Sistema de avaliação Atividades em laboratório --> 25% da nota final Exercícios de práticos feitos nos Laboratórios de informática.

Leia mais

GANHE DINHEIRO FACIL GASTANDO APENAS ALGUMAS HORAS POR DIA

GANHE DINHEIRO FACIL GASTANDO APENAS ALGUMAS HORAS POR DIA GANHE DINHEIRO FACIL GASTANDO APENAS ALGUMAS HORAS POR DIA Você deve ter em mente que este tutorial não vai te gerar dinheiro apenas por você estar lendo, o que você deve fazer e seguir todos os passos

Leia mais

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para DYMO LABEL V.8. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a DYMO LABEL V.8

Leia mais

Manual de Início Rápido Edição para a Igreja Local

Manual de Início Rápido Edição para a Igreja Local Manual de Início Rápido Edição para a Igreja Local Membership Andrew Oey Kuntaraf Software dos Membros Adventistas do Sétimo Dia Secretaria da Associação Geral ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Manual de instruções da unidade da impressora

Manual de instruções da unidade da impressora Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7 DS-RX1 Ver.1.01 Em relação aos direitos autorais Os direitos autorais para o Manual de Instruções da Unidade da Impressora DS-RX1, a Unidade

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

PDF significa portable document format. É um formato de documento

PDF significa portable document format. É um formato de documento RECURSOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA Toda grande jornada começa com o primeiro passo. Utilizar ferramentas digitais e o processo eletrônico com desenvoltura exige uma formação básica

Leia mais

Guia de geração de arquivos PDF

Guia de geração de arquivos PDF Guia de geração de arquivos PDF Elaboração: SAJ/CAIP/SEATE Projeto gráfico: SID/CIPE/SEPED 1 CRIAÇÃO DE ARQUIVO PDF A PARTIR DO EDITOR DE TEXTOS 1) Se o editor de textos utilizado for o Writer, do LibreOffice,

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Impressora de etiquetas QL-700 Leia e compreenda este manual antes de usar a máquina. Recomendamos que o mantenha num local acessível para futuras consultas. www.brother.com POR ver.

Leia mais

7 Estratégias de Diferenciação

7 Estratégias de Diferenciação Módulo 1 Posicionamento Capítulo 6 7 Estratégias de Diferenciação Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger CONTEÚDOS MÓDULO 1 POSICIONANDO O PRODUTO Capítulo 6: estratégias para criar identidades únicas

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL Online Shipping BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL EM VIAGEM OU NO ESCRITÓRIO, O ONLINE SHIPPING LEVA-O LÁ. É ideal para empresas com um pequeno volume de envios, secretariados, receções, viajantes frequentes

Leia mais

Como fazer o seu livro em Word para ser impresso na Beebook.pt

Como fazer o seu livro em Word para ser impresso na Beebook.pt Como fazer o seu livro em Word para ser impresso na Beebook.pt Este manual resume o essencial que precisa saber para paginar um livro, quer faça a encomenda online ou através de um parceiro local da Beebook.pt.

Leia mais

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar o IRIScan Express 3.

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar o IRIScan Express 3. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar o IRIScan Express 3. O software fornecido com este produto é o Readiris Pro 12. Para obter informações detalhadas sobre todos os recursos

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Este documento descreve o processo de criação de um perfil de saída

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Criando e configurando arquivos para impressão gráfica no Adobe Photoshop Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Etapa 1 Crie um novo documento em Arquivo>Novo e configure-o com as especificações mostradas

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA

Leia mais

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Da instalação até a impressão Da instalação até a impressão para Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Mac OS 8.6 a 9.1 e Mac

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/

Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/ Crie uma pasta (0) no ambiente de trabalho com o seu nome. Inicie o Internet Explorer através do: W O R K S H O P Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/

Leia mais

Guia prático para gerar

Guia prático para gerar Guia prático para gerar Código de Barras e QR Code Aprenda como fazer códigos de barras em Word, Excel, Coreldraw e como produzir um QR Code. 1 O que é um Código de Barras? O código de barras UPC (em inglês

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Colocação de material

Colocação de material Colocação de material Este capítulo inclui: Material suportado na página 2-2 Carregando material na bandeja 1 na página 2-8 Colocação de material na bandeja 2, 3 ou 4 na página 2-14 Copyright 2005 Xerox

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

X84-X85 Scan/Print/Copy

X84-X85 Scan/Print/Copy X84-X85 Scan/Print/Copy Introdução Junho de 2002 www.lexmark.com Declaração sobre informações de compatibilidade da FCC (Federal Communications Commission) Este produto está em conformidade com os limites

Leia mais

Capítulo 1 Conceito Básico

Capítulo 1 Conceito Básico Capítulo 1 Conceito Básico O Forzip é um software de gerenciamento de produção de cartões de identificação, desde pequenas quantidades até volumes industriais, que vem sendo aprimorado constantemente com

Leia mais

Manual do Usuário TLP-2844

Manual do Usuário TLP-2844 Manual do Usuário TLP-2844 Índice Introdução... 3 Documentação/Acessórios... 4 Instalando o ribbon... 5 Instalando a etiqueta... 12 Utilização do Zebra Designer... 17 2 Introdução: Parabéns por ter adquirido

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

DS-RX1 Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7

DS-RX1 Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7 DS-RX1 Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7 Version 1.01 Em relação aos direitos autorais Os direitos autorais para o Manual de Instruções da Unidade da Impressora DS-RX1, a Unidade

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice Manual de Iniciação BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 a) BackOffice:... 4 b) Acesso BackOffice:... 4 4. Zonas... 6 c) Criar Zona:... 7 d) Modificar Zona:... 8 e) Remover

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Universidade de São Paulo MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Centro de Informática de São Carlos 2013 Versão 2.2 Última atualização: 07/05/2013 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor Vice-Reitor

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Criar etiquetas de disco com o LightScribe no notebook

Criar etiquetas de disco com o LightScribe no notebook Criar etiquetas de disco com o LightScribe no notebook Número de publicação do documento: 383416-131 Fevereiro de 2005 Copyright 2005 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas

Leia mais

FOXIT READER 6.0 Guia Rápido. Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1. Leitura... 5. Trabalhar em PDFs... 8. Comentários... 10. Formulários...

FOXIT READER 6.0 Guia Rápido. Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1. Leitura... 5. Trabalhar em PDFs... 8. Comentários... 10. Formulários... Sumário Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1 Instalar e desinstalar... 1 Abrir, Criar, Fechar, Salvar e Sair... 1 Definir o estilo da interface e da aparência... 4 Veja todas as diferentes ferramentas...

Leia mais

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8 Guia do Usuário DYMO Label TM v.8 Copyright 2012 Sanford, L.P. Todos os direitos reservados. Revisado em 6/11/2012. Nenhuma parte deste documento ou do software pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

página 1- Verificação do conteúdo da embalagem...01 2- Preparando a instalação da impressora Citizen CW-01...02

página 1- Verificação do conteúdo da embalagem...01 2- Preparando a instalação da impressora Citizen CW-01...02 Índice página 1- Verificação do conteúdo da embalagem...01 2- Preparando a instalação da impressora Citizen CW-01...02 3- Conhecendo os componentes de sua impressora Citizen CW-01...03 4- Carregamento

Leia mais

PRIMEIROS PASSOS NO PICASA

PRIMEIROS PASSOS NO PICASA HOW TO PARTE 1 (UM GUIIA BÁSIICO) Almada, JAN2010 PRIMEIROS PASSOS NO PICASA Primeiros passos no Picasa : Primeiros passos - Ajuda do Picasa http://picasa.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=93183

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados Construtor Iron Web Manual do Usuário Iron Web Todos os direitos reservados A distribuição ou cópia deste documento, ou trabalho derivado deste é proibida, requerendo, para isso, autorização por escrito

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo.

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. A nova ferramenta para a confecção de livros do Blurb, o BookWright, foi projetado para ser o mais intuitivo possível, mas duas cabeças não pensam da mesma forma. E todos

Leia mais

Seu manual do usuário HP PHOTOSMART C5380 http://pt.yourpdfguides.com/dref/4167378

Seu manual do usuário HP PHOTOSMART C5380 http://pt.yourpdfguides.com/dref/4167378 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP PHOTOSMART C5380. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 COMO COMEÇAR... 3 5 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 4 6 CADASTRO DE VEÍCULO... 6 7 ALINHAMENTO...

Leia mais

Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB.

Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB. Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB. O Portal Art3 é um sistema que permite uma grande flexibilidade na entrega e aprovação de seus

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início...

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... Índice 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... 2 1.2. Perguntas de segurança... 2 2. FORMULÁRIO PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1. Caixa de Texto: Nome da Igreja... 4 2.2. Botão:

Leia mais

Informações importantes de configuração. Usuários de cabo USB: não conecte o cabo USB até a etapa A2.

Informações importantes de configuração. Usuários de cabo USB: não conecte o cabo USB até a etapa A2. Comece aqui 1 Informações importantes de configuração Usuários de rede sem fio ou com fio: siga as instruções neste guia de configuração para que o HP All-in-One seja adicionado corretamente à sua rede.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Microsoft Office PowerPoint 2007 Prof. M.Sc. Fábio Hipólito Julho / 2009 Visite o site:

Leia mais

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Introdução. Tipo de Cor

Introdução. Tipo de Cor Introdução Este material foi pensado pela Gráfica Cartões Mais Barato, com o propósito de facilitar a produção dos seus materiais. Para isso, preparamos o melhor compilado de textos a cerca do fechamento

Leia mais

400W. Guia de instalação. Por favor, leia esta guia antes de utilizar o produto. 1 Desembale o projetor. Controle remoto e pilhas Cabo de computador

400W. Guia de instalação. Por favor, leia esta guia antes de utilizar o produto. 1 Desembale o projetor. Controle remoto e pilhas Cabo de computador PowerLite 400W Guia de instalação Por favor, leia esta guia antes de utilizar o produto. 1 Desembale o projetor O seu projetor vem acompanhado destes itens: Projetor e tampa da lente Cabo de eletricidade

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

PT-P700 Rotulador Eletrônico Conectável ao Computador para PC e Mac

PT-P700 Rotulador Eletrônico Conectável ao Computador para PC e Mac ROTULADOR ELETRÔNICO PT-P700 Rotulador Eletrônico Conectável ao Computador para PC e Mac 8745210-6541265 Departamento Criativo Unidade #5 Em caso de perda, favor contatar John Smith johnsmith@sampleaaa.com

Leia mais

Migrar para o Excel 2010

Migrar para o Excel 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Excel 2010 é muito diferente do Excel 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF

Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF Manual para conversão de Teses e Dissertações em PDF 1 - Introdução Todas as Teses e Dissertações apresentadas pelos alunos de Mestrado e Doutorado da PUC-Rio deverão ser convertidas em arquivos no formato

Leia mais

PABLO Livro de pintura

PABLO Livro de pintura PABLO Livro de pintura 1. Direitos de Autor... 2 2. Regulamento de licença para software Life Tool... 2 3. Vista Geral... 3 3.1. Menu principal... 3 3.2. Opções... 4 4. Iniciar programa... 5 5. Conceito

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

PRINCIPAIS DICAS Escute o Mister Maker e siga o seu conselho e sugestões. cada atividade para mais detalhes.

PRINCIPAIS DICAS Escute o Mister Maker e siga o seu conselho e sugestões. cada atividade para mais detalhes. P2 Entertainment Guia de Início Rápido do Aplicativo Mister Maker: Vamos fazer Arte! PARA OS PAIS Mister Maker: Vamos fazer Arte! contém muitas características únicas e divertidas e permite que as crianças

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Label - Instalando o driver da impressora Genérico Somente texto

Label - Instalando o driver da impressora Genérico Somente texto Label Este aplicativo permite fazer a impressão de etiquetas de produtos do Shop Control 8 utilizando a impressora térmica. Verifique se o tipo de etiqueta adquirida corresponde há um dos modelos etiquetas

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno. 3º Caderno Índice Pg. Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes... Conceitos, ferramentas, aplicativos

Leia mais

AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE. MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) MODELO

AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE. MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) MODELO MODELO AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO LIGAR A UMA REDE AMBIENTE DE INSTALAÇÃO E PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO CONFIGURAR

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia SMART Notebook Software Guia O Software Notebook permite criar, organizar e guardar notas num quadro interactivo SMART Board (em modo projectado e não-projectado), num computador pessoal e, em seguida,

Leia mais

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 2010 1 1. INTRODUÇÃO Administradores públicos defrontam-se diariamente com grandes dificuldades para fazer com que processos administrativos, documentos, pareceres e informações

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Manual do Usuário QL-700

Manual do Usuário QL-700 Manual do Usuário QL-700 Certifique-se de ler e compreender este manual antes de usar a máquina. Recomendamos que você mantenha este manual em local acessível para referência futura. www.brother.com.br

Leia mais

Instrutor Alexandre - CorelDraw

Instrutor Alexandre - CorelDraw Quem não leu o meu primeiro tutorial, corra para ler, pois tem muitas dicas interessantes lá! Quem já leu, preparem-se para mais dicas!! Abra o COREL e coloque a folha na horizontal (paisagem). Feito assim

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia SMART Notebook Software Guia O Software Notebook permite criar, organizar e guardar notas num quadro interactivo SMART Board (em modo projectado e não-projectado), num computador pessoal e, em seguida,

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais