3 - O Programa Nuclear Brasileiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 - O Programa Nuclear Brasileiro"

Transcrição

1 O Programa Nuclear Brasileiro O Programa Nuclear Brasileiro nasceu na década de 1940, logo após a Segunda Guerra Mundial. Em meados de 1950, o Brasil e os Estados Unidos firmaram dois acordos de cooperação na área nuclear: o primeiro foi o Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento de Energia Atômica com Fins Pacíficos, que previa a transferência ao Brasil de urânio altamente enriquecido para ser usado como combustível em reatores de pesquisa também fornecidos pelos EUA. O segundo acordo era chamado de Programa Conjunto para o Reconhecimento e a Pesquisa de Urânio no Brasil e previa a pesquisa e avaliação das reservas de urânio em solos nacionais e a posterior exportação do minério aos EUA. Em 1953, na presidência do CNPq, o almirante Álvaro Alberto acertou secretamente com a Alemanha a construção de três ultracentrífugas de tecnologia desenvolvida pelos nazistas, que seriam enviadas para o Brasil para o desenvolvimento dessa tecnologia no país. No entanto, antes de serem remetidas ao país, um vazamento de informações alertou os EUA, que utilizaram as tropas de ocupação posicionadas na Alemanha para apreendê-las. Com a criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) em 1951 e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em 1956, o governo brasileiro passa a preparar uma política nacional de Energia Nuclear. A partir daí, foram criados estoques estratégicos de minérios nucleares, como o urânio, o nióbio e o tório. Em 1971, o país adquiriu um reator nuclear da Westinghouse, movido à urânio enriquecido, depois de um acordo com os EUA, no que viria a se tornar a primeira unidade da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, conhecida como Angra I. O contrato de compra representava apenas uma simples aquisição de equipamento, sem qualquer transferência de tecnologia.

2 67 "O Brasil adotou como tecnologia de reatores os reatores a água leve pressurizada (PWR), que usam como combustível urânio enriquecido até 3,5%". (GONÇALVES, 2008). O acordo nuclear Brasil-Alemanha Com o crescimento da demanda energética no país, o presidente Ernesto Geisel assinou o acordo nuclear Brasil-Alemanha, em A cooperação entre os dois países previa a instalação de oito usinas nucleares no Brasil até o ano 2000, mas por conta de diversos atrasos em seus cronogramas, e por outros motivos que trataremos no próximo tópico, apenas uma - Angra II -, foi concluída no prazo. Produzindo o dobro da quantidade de energia de Angra I (1.350 MW/h), a usina fornece apenas 13,5% dos MW/h que o projeto original previa. Para legalizar esse acordo internacional o governo brasileiro foi obrigado a assinar um termo de compromisso com a Agência Internacional de Energia Atômica, no qual seria proibida a utilização da tecnologia com fins bélicos. Tal acordo não impedia que outros materiais fossem utilizados na fabricação de armas nucleares. O Programa do Nuclear da Marinha Desde 1979 a Marinha do Brasil desenvolve seu Programa Nuclear, cujo propósito é dominar a tecnologia necessária ao projeto e construção de um submarino com propulsão nuclear, arma com poder dissuasório maior que o do submarino convencional, por sua capacidade de operar quase indefinidamente sem depender da atmosfera. Este programa é dividido em dois grandes projetos: o Projeto do Ciclo do Combustível e o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrico (LABGENE).

3 68 O Projeto do Ciclo do Combustível entrou em operação no final da década de 1970, quando foram iniciados os estudos para desenvolver, no Brasil, a tecnologia de separação isotópica, principal desafio tecnológico para a fabricação de combustível nuclear. Em 1982, foi construída a primeira ultracentrífuga, e, seis anos depois, foi inaugurada a primeira cascata de ultracentrífugas para a produção contínua de urânio enriquecido. Finalmente, em 2010, o país conquistou sua completa autonomia no ciclo do combustível nuclear, composto pelas fases de extração (do minério contendo urânio), redução (a óxido de urânio, ou Yellowcake), conversão (do Yellowcake para hexafluoreto de urânio), enriquecimento (separação do U 235 do U 238), reconversão (do gás em metal), fabricação de pastilhas e, finalmente, montagem de elementos combustíveis. Paralelamente ao Ciclo do Combustível, mas com algum atraso, foram iniciados os estudos relativos ao projeto LABGENE, buscando o desenvolvimento e construção de uma planta nuclear de geração de energia elétrica, totalmente projetada e construída no país, inclusive o reator. O projeto conseguiu desenvolver um reator que terá potência entre 11 e 15 MW elétricos (MWe), o suficiente para iluminar uma cidade de cerca de habitantes. Esse projeto, por sua característica dual, também é um protótipo em terra do sistema de propulsão naval que, por sua vez, permitirá a capacitação necessária para adequá-lo ao submarino nuclear, cujo reator terá estimados 50 MWe. Em 2007 o governo brasileiro liberou verbas no valor de R$ 1,3 bilhão para a continuidade dos estudos e desenvolvimento do reator do submarino nuclear, a serem realizados até Em 2008, após a aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, a Marinha do Brasil apresentou seu plano de reequipamento e modernização, a ser realizado até 2030, onde consta a necessidade de se construir seis submarinos nucleares para a vigilância de três áreas distintas, cada uma patrulhada por duas unidades.

4 69 Em 2009, o Brasil assinou contratos de cooperação estratégica com a França para a construção de um estaleiro, uma nova base naval, a construção de quatro novos submarinos convencionais e o projeto e a construção de um casco de submarino nuclear, a ser desenvolvido por técnicos militares brasileiros em conjunto com os militares franceses. Estes contratos estão avaliados em 6,8 bilhões de euros. Este reator do LABGENE servirá de base tanto para projetar os reatores para os submarinos como para os três primeiros reatores civis na faixa de 600 a 800 MW e que serão construídos, pelo planejamento da Nuclebrás, após a conclusão de Angra III. O plano é que no futuro as novas plantas nucleares civis brasileiras sejam de projeto brasileiro apenas, sem mais aquisições de usinas no exterior. O Programa Nuclear Paralelo Em 1979, devido à desmoralização do Programa Nuclear Brasileiro, deu-se início ao Programa Nuclear Paralelo, patrocinado pela Marinha, pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). (Kuramoto e Appoloni, 2000). Este programa teve seu nascimento em um projeto eminentemente militar: nos anos 1970, durante o chamado milagre econômico, o regime militar procurou levar adiante o projeto Brasil Potência, injetando recursos no desenvolvimento em áreas consideradas estratégicas ao país, como a indústria bélica, a indústria aeronáutica, de informática, espacial, telecomunicações e nuclear. Problemas com a tecnologia de jato-centrifugação para o enriquecimento de urânio e a fiscalização internacional contra a proliferação de armas nucleares culminaram no pouco desenvolvimento do programa nesse período. Ao mesmo tempo, a Argentina crescia rapidamente no setor nuclear. Temendo a perda da supremacia nuclear na América do Sul foi projetado um programa paralelo e totalmente clandestino, às margens da fiscalização nacional e

5 70 internacional, cuja finalidade era desenvolver a tecnologia de ultracentrifugação para o enriquecimento de urânio. As três forças armadas deram início a estudos visando a construção de um submarino de propulsão nuclear, usando o urânio enriquecido como combustível. Experiências nessa área eram levadas a cabo pelo CTA (Centro de Tecnologia Aeronáutica), pela Marinha e pelo IPEN. Para manter o programa em sigilo, a despeito da vitória do PMDB (opositor ao regime) para o governo do estado de São Paulo, o IPEN foi transferido para o governo federal, subordinado à CNEN. A USP (Universidade de São Paulo) firmou um convênio com o Ministério de Minas e Energia, cujo objetivo era o desenvolvimento de aplicações pacíficas para a energia nuclear. Desse modo, dois programas coexistiam: um programa nuclear militar e um civil. Em 1982 registrou-se a primeira experiência de enriquecimento de urânio em ultracentrífugas construídas inteiramente no Brasil, com índice de 1,2%, ao passo que Angra I usava material com enriquecimento mínimo de 3%. Desde então, obteve-se uma sucessão de progressos nesse setor. A Aeronáutica, pretendendo seguir seu próprio caminho nas experiências com enriquecimento a laser, construiu, a partir de 1981, na Serra do Cachimbo, PA, covas e cisternas de até 320 metros de profundidade, com um a três metros de diâmetro, para testes nucleares e depósito de desejos radioativos. Preocupado com a rival Argentina, o presidente José Sarney divulgou em rede nacional, em 1987, que cientistas brasileiros haviam dominado a tecnologia de enriquecimento de urânio por ultracentrifugação, e, através do decreto-lei 2.464, de 31 de agosto de 1988, trouxe os projetos paralelos da clandestinidade para a oficialização e conhecimento da sociedade brasileira. Com este decreto, também estava determinado o término da construção das usinas de Angra II e III, além da construção de um reator em Iperó, SP, para servir de protótipo aos reatores do submarino nuclear.

6 71 Em 1989, o almirante Othon Pinheiro da Silva, diretor do Centro Experimental de Aramar, em Iperó, SP, previa o início da produção de urânio enriquecido a 20%, em escala comercial, a partir de Em setembro de 1990, o presidente Fernando Collor fechou a área de testes da Serra do Cachimbo, e, uma semana depois, anunciou às Nações Unidas que o Brasil rejeitava a ideia de qualquer teste que implicasse em explosões nucleares, afastando o país, definitivamente, do círculo de nações nuclearizadas. Cronologia do Programa Nuclear Brasileiro Programa nuclear brasileiro que remonta à década de 1950 com a criação do CNPq, liderado na época pelo Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, que empresta seu nome à Central Nuclear de Angra dos Reis O governo brasileiro assinou com representantes da Societé des Produits Chimiques des Terres Rares um contrato de encomenda, na França, de usinas para obtenção de urânio nuclearmente puro O urânio metálico passou a ser produzido no Brasil. Logo, o governo brasileiro aumentou o interesse em desenvolver um programa nuclear próprio, a fim de deixar de ser um simples fornecedor de minério para a onipotente indústria nuclear dos países europeus O programa nuclear brasileiro teria começado, de acordo com a Folha de São Paulo, em Outubro de 1956, altura em que o então presidente Juscelino Kubitschek criou a Comissão Nacional de Energia Nuclear O primeiro reator da América Latina foi instalado no Instituto de Energia Atômica (IEA) hoje Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, sob a coordenação do professor Marcello Damy O IEA-R1 foi o primeiro reator nuclear da América Latina, inaugurado no Brasil no dia 25 de janeiro de 1958 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. O reator foi construido com a ajuda do governo norte-americano, dentro do programa Atoms for Peace.

7 Criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e estabelecimento do PND II (PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO), que incrementou um programa de uso energia nuclear no Brasil, em especial, com relação às usinas nucleares; era o programa nacional de desenvolvimento da energia nuclear Embora fosse um dos signatários do Tratado de Tlatelolco, que proibia armas nucleares na América Latina, o governo militar brasileiro, sem embargo, achava que a opção nuclear era crucial aos planos de segurança do país em longo prazo, porque permitia a transferência de tecnologia nuclear a um programa secreto de enriquecimento de urânio, com o código de Solimões (apropriadamente designado com o nome da cabeceira do Rio Amazonas). O objetivo era dominar todas as fases da produção de energia nuclear, inclusive aquelas para possível uso militar Primeiro programa organizado de Iniciação Científica no país, sob coordenação do Prof. Epaminondas S. B. Ferraz, sob o título de Curso de Introdução à Energia Nuclear na Agricultura, CIENA O Programa Nuclear Brasileiro entrou em sua fase comercial, com a encomenda de Angra 1, de 657 MW, à companhia americana Westinghouse. Angra 1 foi desde o início fonte de problemas A construção da usina Angra I tem início, em plena ditadura militar A Crise do Petróleo atingira fortemente o Brasil, então grande importador (cerca de 80% do consumo interno), o que levou o Governo a buscar ampliar as fontes alternativas de energia, tendo sido disponibilizados prioritariamente recursos para implantar e executar o Programa Nacional do Álcool, o Programa Nacional de Carvão e o Programa Nuclear Brasileiro. Houve também a preocupação de ampliar o aproveitamento hidrelétrico com Tucuruí, Itaipu entre outros É criada a Nuclebrás, com o monopólio no setor nuclear, sobretudo nas pesquisas nucleares e minerais, como as jazidas de urânio É assinado o acordo nuclear Brasil-Alemanha, que inclui a prospecção e mineração de urânio, produção de reatores, enriquecimento de urânio, produção de elementos combustíveis e reprocessamento de combustível

8 73 irradiado. Previa inicialmente a construção de oito usinas nucleares com geração conjunta de MWe O Livro Branco do Programa Nuclear Brasileiro é elaborado, com o objetivo de promover a construção de Reatores Nucleares para a geração de energia elétrica no Brasil a médio e longo prazo É criado o Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN), organização sem fins lucrativos, com o objetivo de trazer para o Brasil as mais modernas técnicas de Garantia da Qualidade, contribuindo para o aperfeiçoamento tecnológico e gerencial das empresas e organizações brasileiras então envolvidas no Programa Nuclear Brasileiro (PNB) Decreto 85565, de 18 de dezembro de 1980, regulamenta o Decretolei 1809, de 07 de outubro de 1980, que estabelece o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) Marco zero da entrada definitiva do país na era nuclear. Iniciou-se o funcionamento da unidade I da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto mais conhecida como Angra I Contrato assinado com a empreiteira Andrade Gutierrez, visando concluir a construção de Angra 3, depois de um longo debate sobre a conveniência de levar adiante o programa nuclear brasileiro O acidente de Chernobyl abala a opinião pública mundial sobre energia nuclear. No Brasil, o presidente José Sarney vem a público, em pronunciamento oficial, informar que o país dominara o ciclo de enriquecimento de urânio com tecnologia 100% nacional Um estudo realizado pelo Congresso norte-americano concluiu que o Brasil produziu, graças ao Programa Nuclear Paralelo, um sistema para guiar mísseis que poderia tornar a próxima geração de mísseis do país idêntica aos que as superpotências possuiam Tem início a retomada do Programa Nuclear Brasileiro, com a construção da usina nuclear Angra 2, que viabilizou projetos da INB como a implantação das fábricas de pó e pastilhas, o início da planta de enriquecimento de urânio e a abertura de nova mina de urânio, em Caetité (BA).

9 Brasil renuncia ao desenvolvimento de armas nucleares, e o objetivo do enriquecimento de urânio a 20% no país, é a fabricação de combustíveis que alimentam os reatores de radioisótopos O Brasil, na pessoa do presidente Fernando Henrique Cardoso, assina o Tratado de Não Proliferação Nuclear, que o obriga, dentre outros, a aceitar inspeções internacionais em suas instalações nucleares e não desenvolver tecnologia nuclear com fins bélicos O Brasil proíbe inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão ligado à ONU, de ter acesso ilimitado às instalações da fábrica de enriquecimento de urânio, gerando tensão internacional. O presidente Lula determinou que o governo iniciasse a revisão do Programa Nuclear Brasileiro, com vistas à retomada ou não dos projetos de construção de usinas A revisão do Programa Nuclear Brasileiro conta com planos de construção de outras duas grandes usinas e quatro geradoras de pequeno porte O Brasil entra para o seleto grupo de sete países que produzem e dominam a tecnologia de combustível nuclear. Isso foi alcançado com a inauguração da primeira unidade de enriquecimento de urânio por ultracentrifugadoras, de tecnologia nacional, instalada nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende, na região sul fluminense, com capacidade de abastecer as usinas de Angra I e II e, futuramente, Angra III O Brasil anunciou o relançamento do seu Programa Nuclear após uma interrupção de vinte anos e a construção da sua terceira central atômica O governo publicou, no Diário Oficial da União, decreto que cria o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, sob responsabilidade da Casa Civil. O Brasil e a França assinam um grande acordo global na área de defesa, numa parceria que envolve aquisição de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear O Governo Federal aportou R$ 1,3 bilhão, ao longo de dez anos, a para que a Marinha complete o desenvolvimento da tecnologia de reatores a serem usados no submarino nuclear e em pequenas centrais nucleares.

10 75 Enquanto isso, o Brasil é pressionado a assinar o protocolo adicional ao TNP, considerado por vários setores como gravemente intrusivo O programa nuclear brasileiro, assim como os desenvolvidos na Argentina, África do Sul e Índia, é considerado um dos mais avançados do mundo, e o país tem capacidade de enriquecer urânio a 20% de acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Em maio, Brasil e Turquia conseguem assinatura de acordo para troca de combustível nuclear com o Irã. As reservas de urânio brasileiras O Brasil, segundo dados oficiais (INB - Indústrias Nucleares do Brasil S.A.), ocupa a sexta posição no ranking mundial de reservas de urânio (por volta de ton. de U3O8). Segundo esta empresa, apenas 25% do território nacional foi objeto de prospecção, e as duas principais jazidas são a de Caetité, Bahia (mina Lagoa Real), e Santa Quitéria (Ceará). Descoberta em 1976, a mina de Caetité é feita a céu aberto, numa das 33 ocorrências localizadas numa faixa com cerca de 80 km de comprimento por 30 a 50 km de largura. Localizada a 20 km da sede do município, o complexo instalado produz um pó do mineral, conhecido por yellow cake. Esta reserva possui um teor médio de ppm (partes por milhão), capaz de suprir dez reatores do porte de Angra 2 durante toda sua vida útil. A INB já tem planos de retomar as pesquisa geológica em busca do urânio em território nacional, e está em negociações com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) para que analise levantamentos aerogeofísicos realizados ao longo dos últimos vinte anos e selecione áreas para fazer detalhamentos, mapeamentos e sondagens. Em dois anos, será possível ter uma idéia muito mais clara das reais possibilidades de ampliação das reservas nacionais. Duas reservas já se mostram promissoras. A primeira é Rio Cristalino, no sul do Pará, que ainda carece de sondagens mais precisas para se definir qual é o

11 76 potencial verdadeiro da jazida. Estima-se que ela tenha cerca de 150 mil toneladas de urânio. A segunda é Pitinga, localizada a 280 km de Manaus. Trata-se de uma mina de estanho com urânio associado de propriedade do Grupo Paranapanema que, pelos cálculos da possui um potencial de cerca de 150 mil toneladas de urânio. Além disso, toda a área da Amazônia Legal (bacia sedimentar) apresenta enorme potencial para novas descobertas. Instalações nucleares estratégicas brasileiras Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto é formada pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3, de propriedade da Eletronuclear, subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras - Eletrobrás. São o resultado de um longo Programa nuclear brasileiro que remonta à década de 1950 com a criação do CNPq liderado na época principalmente pela figura do Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, que lhe empresta o nome. Unidade de Concentrado de Urânio em Caetité - BA A Unidade de Concentrado de Urânio em Caetité - BA é um complexo míneroindustrial onde são conduzidas atividades de pesquisa mineral, lavra e processamento metalúrgico de minério de urânio, para produção de concentrado de urânio na forma de diuranato de amônio (DUA). O empreendimento está localizado no município de Caetité, no sudoeste do estado da Bahia, distando 45 km da sede municipal. A operação industrial está prevista para um prazo de 16 anos, para processamento de minério explorado da Jazida da Cachoeira - Anomalia 13, com teor médio de ppm de U3O8, para produção anual de DUA de 300 toneladas em equivalente a U3O8. Em março de 2000 foi concedida a Autorização para Operação Inicial (AOI) do empreendimento.

12 77 Unidade de Tratamento de Minérios em Caldas - MG A Unidade de Tratamento de Minérios em Caldas - MG, anteriormente com a denominação Complexo Mínero-Industrial do Planalto de Poços de Caldas - CIPC, é o primeiro empreendimento de lavra e processamento de minério de urânio a operar no Brasil, estando localizado em local denominado Campo do Cercado. Compreende uma mina a céu aberto, bota-foras, instalações de tratamento de minérios, usina de processamento metalúrgico para produção de concentrado de urânio, bacia de rejeitos, área de utilidades industriais e fábrica de ácido sulfúrico. Existem também depósitos de armazenamento de torta II e mesotório. A usina foi projetada para uma produção anual de DUA de 500 toneladas em equivalente a U3O8. A lavra de minério de urânio teve início em 1977 e a operação da usina foi encerrada em 1995 por inviabilidade econômica. Neste período foram produzidos em torno de toneladas de U3O8. Após o encerramento das atividades com minério de urânio, a INB vem buscando viabilizar o funcionamento das instalações da UTM com outros bens minerais. Desde 1998 encontra-se em licenciamento a produção de terras raras a partir da monazita pela rota de processo sulfúrica. A INB pretende também processar minérios contendo columbita e zirconita, além de outros concentrados contendo terras raras. Sistema de Gerenciamento de Rejeitos Sólidos de Angra 2 A Unidade II da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - CNAAA II - Angra 2 teve concedida a Licença de Construção em novembro de Em março de 2000 foi concedida a Autorização para Operação Inicial (AOI) e em julho o reator alcançou sua criticalidade nuclear, o que marcou o início operacional da central nuclear. Angra 2 de tecnologia KWU/Siemens possui uma potência líquida de 1230 MW. O Sistema de Gerenciamento de Rejeitos Sólidos de Angra 2 destina-se ao processamento de rejeitos radioativos de médio e baixo níveis e acondicionamento para armazenagem inicial na usina anteriormente a deposição final.

13 78 Unidade de Produção de Hexafluoreto de Urânio O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) trabalha em pesquisa e desenvolvimento, com o propósito de promover sistemas nucleares e energéticos para propulsão naval. As atividades do CTMSP atendem à decisão da Marinha pelo projeto e construção de um submarino, necessário à preservação dos interesses marítimos do nosso País. Para atender às necessidades experimentais do programa de pesquisa e desenvolvimento do CTMSP, funciona em Iperó, no interior de São Paulo, o Centro Experimental Aramar. Este Centro abriga instalações de testes, laboratórios de validação experimental e algumas oficinas especiais. Novas centrais nucleares Em julho de 2008, o Governo Federal criou o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro. A função do Comitê é fixar diretrizes e metas para o desenvolvimento do Programa e supervisionar sua execução. Para atender ao Plano Decenal de Energia - PDE 2007/2016, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a Usina Angra 3, com capacidade de produzir MWe, deverá entrar em operação em 2015, concluindo assim a implantação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Já o Plano Nacional de Energia (PNE 2030) que subsidia o Governo na formulação de sua estratégia para a expansão da oferta de energia até 2030 aponta a necessidade de o sistema elétrico brasileiro ter mais MW de origem nuclear até 2025.

14 79 O Comitê, então, apresentou a necessidade da construção de mais quatro usinas nucleares com capacidade de MW cada, sendo duas no Nordeste e outras duas no Sudeste. Conforme a evolução futura da necessidade de expansão da oferta de eletricidade existe a possibilidade de construção de mais usinas. Cronograma 2008: início da seleção de local para a Central Nuclear do Nordeste 2010: seleção do local para a Central Nuclear do Nordeste 2019: início da operação da primeira usina Central Nuclear do Nordeste 2021: início da operação da segunda usina da Central Nuclear do Nordeste O futuro da energia nuclear no Brasil Os novos reatores nucleares nacionais Técnicos do governo federal estão detalhando o projeto daquele que será o maior reator nuclear de pesquisa da América Latina. Orçado inicialmente em US$ 500 milhões, o Reator Multipropósito Brasileiro tem o objetivo de tornar o país independente na produção de isótopos radioativos para medicina. O reator, de 20 megawatts (quatro vezes a potência do principal instrumento do gênero em operação no Brasil), deverá começar a ser montado em O provável local onde será construido e operado é o Centro Experimental de Aramar, em Iperó, interior de São Paulo, onde a Marinha projeta seu submarino nuclear. O novo reator também deverá ser parte integrante do programa brasileiro de energia nuclear, uma vez que poderá servir de modelo para futuros reatores de fissão a serem desenvolvidos no país, incluindo o modelo a ser usado nos submarinos nucleares da Marinha.

15 80 Após Angra III, o governo planeja fazer mais quatro usinas. Hoje o Brasil fabrica o próprio combustível nuclear e importa uma série de materiais, mas a expansão do programa demandará investimentos em mais tecnologia nacional. Foram afastadas as preocupações com proliferação atômica. O combustível para o novo reator terá urânio enriquecido a 20%, limite aquém do qual é possível fabricar uma bomba, que é 95%. Além disso, todas as instalações nucleares do Brasil estão sob inspeção internacional da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), não havendo dúvida quanto às intenções do país. A Fusão Nuclear O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, assinou em 07/11/2006, no Instituto de Física da USP Universidade de São Paulo, a portaria que cria uma Rede Nacional de Fusão. A iniciativa pretende reunir, inicialmente, 80 pesquisadores de 16 instituições nacionais para desenvolver pesquisas na área de tecnologia de fusão nuclear. Embora a tecnologia da fusão nuclear só venha a ter aplicações práticas em 30 ou 40 anos, o Brasil precisa estar preparado para quando isso ocorrer. Adalberto Fazzio, presidente da SBF, diz que o objetivo da RNF é promover o avanço da pesquisa em fusão nuclear no Brasil, desenvolvendo capacitação científica e técnica, necessárias para a viabilização da tecnologia como fonte de energia. A fusão nuclear controlada teve sua viabilidade científica demonstrada nos anos 90, com equipamentos denominados tokamaks pequenos reatores onde ocorre a fusão de núcleos atômicos. Os primeiros experimentos foram realizados na Europa, com o JET Joint European Torus e, nos Estados Unidos, com o TFTR Tokamak Fusion Test Reactor. O próximo desafio é desenvolver reatores grandes o suficiente para gerar energia para abastecimento público. Já existe projeto de um protótipo de reator de

16 81 fusão nuclear chamado ITER International Thermonuclear Experimental Reactor, que será construído na França. O protótipo é resultado da colaboração internacional entre a Comunidade Européia, Rússia, Japão e Estados Unidos. Recentemente, China, Coréia do Sul e Índia juntaram-se ao grupo. A intenção do Brasil é ir gradualmente se integrando ao Iter, revelou Rezende em comunicado à imprensa. O Brasil já vem realizando pesquisas na área há cerca de 30 anos, com grupos de cientistas em várias instituições. A RNF pretende coordenar e ampliar essas atividades, estabelecer prioridades e gerenciar as colaborações internacionais. Com a RNF, o Brasil pretende desenvolver tecnologias próprias e ingressar no esforço internacional que busca viabilizar o uso da fusão nuclear em larga escala. Para o futuro, está prevista a criação de um Laboratório Nacional de Fusão.

17 Anexos 82

18 83

19 84

20 85 Fig. 1 - Yellowcake, concentrado de Urânio (U3O8) Fig. 2 - Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro

21 86 Fig. 3 - Centro Experimental Aramar, em Iperó, São Paulo Fig. 4 - Maquete do Submarino Nuclear Brasileiro

22 87 Referências Bibliográficas AMBIENTE BRASIL. Brasil cria rede para pesquisar fusão nuclear como alternativa energética. Disponível em: Acessado em 28/04/2010. ANGELO, CLAUDIO; GARCIA, RAFAEL. Brasil projeta super-reator nuclear. Disponível em: Acessado em 28/04/2010. CARDOSO, ELIEZER de M. Aplicações da Energia Nuclear. Disponível em: Acessado em 11/03/2010. CARDOSO, ELIEZER de M. Radioatividade. Disponível em: Acessado em 11/03/2010. CNEN, COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Licenciamento, Fiscalização e Descomissionamento. Disponível em: Acessado em 28/04/2010. COMCIENCIA.COM. Tabela comparativa das fontes de energia. Disponível em: Acessado em 12/03/2010. DANTAS, VERA. Um novo horizonte para a INB. Revista Brasil Nuclear, ano 14, num. 33. Disponível em: Acessado em 15/03/2010.

23 88 ELETRONUCLEAR. Panorama da energia nuclear no mundo. Disponível em: Acessado em 15/03/2010. ESTADO DE SÃO PAULO, O. Especiais: O programa nuclear brasileiro. Disponível em: Acessado em 12/03/2010. GLOBO, O. Brasil cede operação de estaleiro. Disponível em: Acessado em 02/04/2010. GONÇALVES, ODAIR D. Programa Nuclear Brasileiro: passado, presente e futuro. Disponível em: ERNET/03CIENCIAETECNOLOGIA/MESA35PROGRAMASNACIONAIS/MESA35A PRESENTACOES/OdairNuclear.pdf. Acessado em 20/03/2010. INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS. Fundamentos da Energia Nuclear. Disponível em: Acessado em 15/03/2010. INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA. BRASIL CRIA REDE PARA DESENVOLVER FUSÃO NUCLEAR CONTROLADA. Disponível em Acessado em 28/04/2010. INSTITUTO SAGRES. Evolução do Programa Nuclear Brasileiro. Disponível em: Acessado em 14/03/2010. KURAMOTO, RENATO Y. R.; APPOLONI, CARLOS R. Uma breve história da política nuclear brasileira. Disponível em: Acessado em: 14/03/2010.

24 89 KURAMOTO, EDSON. Mais urânio na cesta energética brasileira. Revista Custo Brasil, Edição 17. Disponível em: Acessado em: 28/04/2010. MARINHA DO BRASIL. Programa Nuclear da Marinha. Disponível em: Acessado em 16/03/2010. NUCLEAR TECNOLOGIA E CONSULTORIA. A Energia Nuclear no Brasil. Disponível em: Acessado em 15/03/2010.

Visão estratégica da INB a 2034

Visão estratégica da INB a 2034 Visão estratégica da INB - 2009 a 2034 Posição final do Conselho de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro Alfredo Tranjan Filho. 16/06/2009 CONVERSÃO DO U 3 O 8 EM UF 6 MINERAÇÃO E PRODUÇÃO DE

Leia mais

...engenharia Nuclear...fiz a escolha certa?

...engenharia Nuclear...fiz a escolha certa? Quarta Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ - IV SEM...engenharia Nuclear......fiz a escolha certa? Alfredo Tranjan Filho ...porque escolhi nuclear?... Breve Histórico do Setor Nuclear Brasileiro 1950

Leia mais

Seminário de Barragens do CBH Grande

Seminário de Barragens do CBH Grande Seminário de Barragens do CBH Grande Lays Cristina D Hyppolito lays.souza@cnen.gov.br Comissão Nacional de Energia Nuclear DIRETORIA DE RADIOPROTEÇÃO E SEGURANÇA NUCLEAR - DRS COORDENAÇÃO GERAL DE REATORES

Leia mais

Geração Elétrica. Prof. Dr. Eng. Paulo Cícero Fritzen

Geração Elétrica. Prof. Dr. Eng. Paulo Cícero Fritzen Geração Elétrica Prof. Dr. Eng. Paulo Cícero Fritzen 1 TRATAMENTO DE RESÍDUOS NUCLEARES Roteiro da Apresentação Energia Nuclear Consumo mundial Informações gerais Mercado Reservas, produção e consumo no

Leia mais

Atual Estágio de Desenvolvimento Tecnológico da Produção de Energia Nuclear no Brasil. Alfredo Tranjan Filho Presidente.

Atual Estágio de Desenvolvimento Tecnológico da Produção de Energia Nuclear no Brasil. Alfredo Tranjan Filho Presidente. Atual Estágio de Desenvolvimento Tecnológico da Produção de Energia Nuclear no Brasil Alfredo Tranjan Filho Presidente Julho, 2008 MISSÃO DA INB Garantir o fornecimento de combustível nuclear para geração

Leia mais

LICENCIAMENTO NUCLEAR NO BRASIL

LICENCIAMENTO NUCLEAR NO BRASIL LICENCIAMENTO NUCLEAR NO BRASIL Ivan Pedro Salati de Almeida, D.Sc. Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN III Semana da Energia Nuclear - UFRJ Rio de Janeiro

Leia mais

UMA VISÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES DA CNEN

UMA VISÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES DA CNEN UMA VISÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES DA CNEN Inac 2013 Recife 25/11/2013 Angelo Fernando Padilha Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN Marcos da área nuclear no Brasil 1951: Promulgada a lei do monopólio

Leia mais

Ciclo do Combustível Nuclear no Brasil

Ciclo do Combustível Nuclear no Brasil Ciclo do Combustível Nuclear no Brasil Salvaguardas para a Operação de Centrais Nucleares Roberto C. A. Travassos ELETROBRAS Gerente de Planejamento e Orçamento GPO.T ETN-GPO.T / Ago-2010 / Pag. 1 Ciclo

Leia mais

Perspectivas de la Generación Nucleoeléctrica en América Latina y Caribe

Perspectivas de la Generación Nucleoeléctrica en América Latina y Caribe 25 al 27 enero 2010 olga.simbalista@eletrobras.com Tel.: 55 21 2514 5536 Perspectivas de la Generación Nucleoeléctrica en América Latina y Caribe 2. La energía nuclear, como parte de la canasta energética

Leia mais

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos*

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* 12 de julho de 2016. Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez* Farnborough Air Show 2016: Embraer

Leia mais

Seminário Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil

Seminário Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil Seminário Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil Alexandre Gromann de Araujo Góes, D.Sc. Coordenador-Geral de Reatores (CGRC) Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear Sofitel Rio de Janeiro, Rio

Leia mais

A Atividade de Regulação de Reatores Nucleares

A Atividade de Regulação de Reatores Nucleares A Atividade de Regulação de Reatores Nucleares Uma Visão Prospectiva Alexandre Gromann de Araujo Góes Coordenação-Geral de Reatores Nucleares Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear INAC - Recife,

Leia mais

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIO NAL MODOS DE ATUAÇÃO EXPECTATIVAS novos negócios TECNOLOGIAS DE DEFESA SA TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE SIMPÓSIO

Leia mais

SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro 30 de setembro de Clube de Engenharia

SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro 30 de setembro de Clube de Engenharia Urânio: Capacidade Produtiva, Suprimento x Demanda e Processamento de Urânio no Brasil e no Mundo SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro 30 de setembro

Leia mais

1a. Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ. A Participação da CNEN no Programa Nuclear Brasileiro

1a. Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ. A Participação da CNEN no Programa Nuclear Brasileiro Comissão Nacional de Energia Nuclear 1a. Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ A Participação da CNEN no Programa Nuclear Brasileiro Isaac José Obadia Coordenador Geral de C&T Nucleares Diretoria de P&D/CNEN

Leia mais

O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA - DESAFIOS E PROPOSTAS -

O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA - DESAFIOS E PROPOSTAS - - B-1 - Anexo B(9), do OfExt n 30-39/2010, da SecCTM ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos MARINHA DO BRASIL CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO A MARINHA DO BRASIL NA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL

Leia mais

NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER

NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER Theinformationcontainedinthisdocumentcannotbechangedormodifiedinanywayand shouldserveonlythepurposeofpromotingexchangeofexperience,knowledgedissemination

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL

O DESENVOLVIMENTO DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL O DESENVOLVIMENTO DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL Lançamento do Caderno de Energia Nuclear - FGV Prof. COPPE/UFRJ Abril/2016 Apresentação FGV AS PRINCIPAIS ÁREAS DA ENGENHARIA NUCLEAR GERAÇÃO NUCLEAR APLICAÇÕES

Leia mais

1a. Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ. Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro

1a. Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ. Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro Comissão Nacional de Energia Nuclear 1a. Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro Isaac José Obadia e José Augusto Perrotta Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2011

Leia mais

Empreendimento Reator Multipropósito. Brasileiro (RMB) Desafios e Perspectivas

Empreendimento Reator Multipropósito. Brasileiro (RMB) Desafios e Perspectivas Comissão Nacional de Energia Nuclear Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) Desafios e Perspectivas VI Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ 19 de Outubro de 2018 Rio de Janeiro Isaac José

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DO USO DA ENERGIA NUCLEAR. Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências

ASPECTOS GERAIS DO USO DA ENERGIA NUCLEAR. Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências ASPECTOS GERAIS DO USO DA ENERGIA NUCLEAR Reunião Magna da COPPE/UFRJ Maio/2016 Reunião Magna da Reunião Magna da APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR MEDICINA INDÚSTRIA AGRICULTURA PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS MEIO

Leia mais

3 O Ciclo do Combustível Nuclear

3 O Ciclo do Combustível Nuclear 42 3 O Ciclo do Combustível Nuclear O ciclo do combustível nuclear é o conjunto de etapas do processo industrial que transforma o mineral urânio, desde quando ele é encontrado em estado natural até sua

Leia mais

The New Regulatory Body. Criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear

The New Regulatory Body. Criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear The New Regulatory Body Criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear INAC 2013 Recife, 26 de novembro de 2013 Ivan Salati Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear Comissão Nacional de Energia Nuclear

Leia mais

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODOS DE ATUAÇÃO EXPECTATIVAS novos negócios TECNOLOGIAS DE DEFESA SA TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE Workshop

Leia mais

SIMPOSYUM. Siting of New Nuclear Plants and Irradiated Fuel (24-28 JUNE, 2013) Panel 5: The Nuclear Industry in Latin America

SIMPOSYUM. Siting of New Nuclear Plants and Irradiated Fuel (24-28 JUNE, 2013) Panel 5: The Nuclear Industry in Latin America SIMPOSYUM Siting of New Nuclear Plants and Irradiated Fuel (24-28 JUNE, 2013) Panel 5: The Nuclear Industry in Latin America Constituída no Rio de Janeiro em 27 de outubro de 1987, a Associação Brasileira

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea a, da Constituição,

DECRETO Nº, DE DE DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea a, da Constituição, DECRETO Nº, DE DE DE 2018 Consolida as diretrizes sobre a Política Nuclear Brasileira. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea a, da Constituição,

Leia mais

LEI 9.765, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998 Institui taxa de licenciamento, controle e fiscalização de materiais nucleares e radioativos e suas instalações.

LEI 9.765, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998 Institui taxa de licenciamento, controle e fiscalização de materiais nucleares e radioativos e suas instalações. LEI 9.765, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998 Institui taxa de licenciamento, controle e fiscalização de materiais nucleares e radioativos e suas instalações. O Presidente da República: Faço saber que o Congresso

Leia mais

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODOS DE ATUAÇÃO Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL EXPECTATIVAS novos negócios AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS

Leia mais

Artigo ENEM Enriquecimento de Urânio Prof. Thiago Magalhães F. Menezes

Artigo ENEM Enriquecimento de Urânio Prof. Thiago Magalhães F. Menezes Artigo ENEM Enriquecimento de Urânio Prof. Thiago Magalhães F. Menezes thiagobiofarma@hotmail.com 1. Justificativa do Tema: Irã não pretende paralisar enriquecimento de urânio, diz Ahmadinejad jornal Correio

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.765, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998. Institui taxa de licenciamento, controle e fiscalização de materiais es e radioativos e suas

Leia mais

Comissão Nacional de Energia Nuclear Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

Comissão Nacional de Energia Nuclear Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Resumo Este documento apresenta o Termo de Abertura do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro RMB, que traz reconhecimento da existência do projeto e atribui autoridade aos gerentes para que possam

Leia mais

NECESSIDADE DE RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS

NECESSIDADE DE RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS NECESSIDADE DE RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS Segunda Semana de Engenharia Nuclear COPPE / UFRJ 13/08/2012 Wilson Jorge Montalvão Assessor da Presidência SUMÁRIO PERSPECTIVA DA EMPRESA CONSTRUÇÃO DE ANGRA

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DO URÂNIO

METALURGIA EXTRATIVA DO URÂNIO METALURGIA EXTRATIVA DO URÂNIO ANA CAROLINA Z. OLIVEIRA ISRAEL GARCIA CHAGAS LUIZ FELIPE ABRILERI FÁBIO GONÇALVES RIZZI LUCAS LANDI MARTINS 1 AGENDA Introdução Usos Propriedades Minérios Tipos de depósitos

Leia mais

Aspectos Reguladores de um Projeto de Descomissionamento no Brasil - Ex. Laboratório de Caracterização Isotópica

Aspectos Reguladores de um Projeto de Descomissionamento no Brasil - Ex. Laboratório de Caracterização Isotópica Reunión Regional sobre Clausura de Instalaciones que Utilizan Material Radiactivo Proyeto de Cooperación Técnica del OIEA RLA/9/055 Buenos Aires, Argentina 27-31 Octubre 2008 Aspectos Reguladores de um

Leia mais

A Energia Elétrica no Brasil e o Papel da Geração Termonuclear

A Energia Elétrica no Brasil e o Papel da Geração Termonuclear Eletrobrás Termonuclear S.A. REACTIVATION OF NUCLEAR POWER PLANT CONSTRUCTION IN LATIN AMERICA ELETRONUCLEAR A Energia Elétrica no Brasil e o Papel da Geração Termonuclear ELETRONUCLEAR Pág. 1 Consumo

Leia mais

O Programa Nuclear da Marinha nos contextos nacional e internacional

O Programa Nuclear da Marinha nos contextos nacional e internacional O Programa Nuclear da Marinha nos contextos nacional e internacional Luciano Pagano Junior 1 O Programa Nuclear da Marinha (PNM) foi criado sob a égide do desenvolvimento da tecnologia própria. Sua principal

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA MATRIZ ENERGÉTICA : É O BALANÇO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS QUE UM PAÍS TEM OU COMPRA PARA UTILIZAR NO PROCESSO PRODUTIVO. FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS NÃO-RENOVÁVEIS

Leia mais

1 Indústrias Nucleares do Brasil

1 Indústrias Nucleares do Brasil 19 1 Indústrias Nucleares do Brasil A INB (Indústrias Nucleares do Brasil)[2] é uma empresa de economia mista, vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear - (CNEN) e subordinada ao Ministério da Ciência

Leia mais

PORTARIA Nº 518, DE 4 DE ABRIL DE 2003

PORTARIA Nº 518, DE 4 DE ABRIL DE 2003 PORTARIA Nº 518, DE 4 DE ABRIL DE 2003 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPRE-GO, no uso das competências que lhe conferem o art. 87, parágrafo único, II, da Constituição da República Federativa do Brasil

Leia mais

Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública

Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública Proposta prevê integração de informações de inteligência entre governo federal, DF e estados. Com aprovação, texto seguirá para sanção

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO COMÉRIO

Leia mais

ANEXO II. Listagens de Valores de TLC - Taxa de Licenciamento e Controle. Reatores Nucleares

ANEXO II. Listagens de Valores de TLC - Taxa de Licenciamento e Controle. Reatores Nucleares ANEXO II Listagens de Valores de - Taxa de Licenciamento e Controle Reatores Nucleares Objeto: Reator Nuclear de Potência Aprovação do local (*) 1.1.1 446.400,00 Licença de construção (*) 1.1.2 3.978.000,00

Leia mais

NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER

NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER Theinformationcontainedinthisdocumentcannotbechangedormodifiedinanywayand shouldserveonlythepurposeofpromotingexchangeofexperience,knowledgedissemination

Leia mais

10º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR

10º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR 10º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR 03, 04 e 05 de julho de 2019 Rio de Janeiro - BRASIL APRESENTAÇÃO A decisão do governo de aprovar um novo preço de referência para a energia gerada pela Central

Leia mais

3 O setor elétrico brasileiro 3.1 Breve histórico

3 O setor elétrico brasileiro 3.1 Breve histórico 3 O setor elétrico brasileiro 3.1 Breve histórico Em meados do século XIX, o processo de modernização do país impulsionou o setor urbano da economia. O crescimento das cidades levou a expansão da indústria

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA DO BRASIL (PNM)

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA DO BRASIL (PNM) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA DO BRASIL (PNM) CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO CC (EN) Reinaldo de Melo Maeda Dra. Claudia Giovedi Motta Sumário

Leia mais

Vocação nuclear do Brasil, seus avanços e seus gargalos

Vocação nuclear do Brasil, seus avanços e seus gargalos Centro Internacional Celso Furtado Paulo Metri 10/08/2018 1. Primórdio nacionalista Vinda de Einstein e de Madame Curie ao Brasil; Álvaro Alberto; Plano Baruch; compensações específicas ; ultracentrífugas

Leia mais

No entanto, há externalidades tecnológicas que não são devidamente analisadas e precificadas do ponto de vista da

No entanto, há externalidades tecnológicas que não são devidamente analisadas e precificadas do ponto de vista da O SETOR NUCLEAR BRASILEIRO: A autonomia tecnológica e a inovação associada1 Zieli D. Thomé2 Nivalde J. de Castro3 Paulo C. Fernandez 4 A evolução da matriz elétrica brasileira passa, obrigatoriamente,

Leia mais

PLANO DE DESCOMISSIONAMENTO da Central Nuclear Alm. Álvaro Alberto BRASIL

PLANO DE DESCOMISSIONAMENTO da Central Nuclear Alm. Álvaro Alberto BRASIL PLANO DE DESCOMISSIONAMENTO da Central Nuclear Alm. Álvaro Alberto BRASIL III SEN - 28.08.2013 Roberto Segabinaze Superintendência de Combustível e Análise de Segurança POSIÇÃO GEOGRÁFICA Rio de Janeiro

Leia mais

CENTRO DO COMBUSTÍVEL NUCLEAR CCN

CENTRO DO COMBUSTÍVEL NUCLEAR CCN 7.3.1 Atividades Desenvolvidas O Centro do Combustível Nuclear (CCN) é responsável pela produção do combustível nuclear necessário para a operação contínua do Reator de Pesquisas IEA-R1 do ipen. O programa

Leia mais

Simpósio Anual da LAS. Planejamento Estratégico para o Ciclo do Combustível Nuclear. Roberto Garcia Esteves. Junho 2006

Simpósio Anual da LAS. Planejamento Estratégico para o Ciclo do Combustível Nuclear. Roberto Garcia Esteves. Junho 2006 Simpósio Anual da LAS Planejamento Estratégico para o Ciclo do Combustível Nuclear Roberto Garcia Esteves Junho 2006 CICLO DO COMBUSTÍVEL MISSÃO DA INB Garantir o fornecimento de combustível nuclear para

Leia mais

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS GUERRA DA COREIA 1950/53 ANTECEDENTES DO CONFLITO Coreia do Norte Novo sócio do clube atômico Em 2002, o presidente do Estados Unidos, George W Bush, afirmou que a Coreia

Leia mais

Panorama Atual da Energia Nuclear no Brasil

Panorama Atual da Energia Nuclear no Brasil Panorama Atual da Energia Nuclear no Brasil VI Semana da Engenharia Nuclear (UFRJ) Karla K. Lepetitgaland karlakq@eletronuclear.gov.br Depto. de Desenvolvimento de Novos Empreendimentos Eletronuclear Capacidade

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DAS USINAS NUCLEARES NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Sergio G. Mathias

PARTICIPAÇÃO DAS USINAS NUCLEARES NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Sergio G. Mathias PARTICIPAÇÃO DAS USINAS NUCLEARES NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Sergio G. Mathias 1 PARTICIPAÇÃO DAS USINAS NUCLEARES NO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO Sergio G. Mathias Rio de Janeiro Agosto de 2006 2 Sumário

Leia mais

Entrevista. "Não precisamos de energia atômica"

Entrevista. Não precisamos de energia atômica Entrevista José Goldemberg, físico e professor da USP "Não precisamos de energia atômica" POR JOSÉ SERGIO OSSE O físico José Goldemberg é um homem pragmático. Após 30 anos de oposição ao uso de energia

Leia mais

PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. Primeira Semana de Engenharia Nuclear

PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. Primeira Semana de Engenharia Nuclear PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Primeira Semana de Engenharia Nuclear Aquilino Senra Martinez COPPE/UFRJ Agosto/2011 2011 Ano do Centenário da Energia Nuclear DESCOBERTA DO

Leia mais

Desmantelamento e Descomissionamento de Instalações Nucleares no Brasil

Desmantelamento e Descomissionamento de Instalações Nucleares no Brasil Reunión Regional sobre Clausura de Instalaciones que Utilizan Material Radiactivo Proyeto de Cooperación Técnica del OIEA RLA/9/055 Buenos Aires, Argentina 27-31 Octubre 2008 Desmantelamento e Descomissionamento

Leia mais

UMA BREVE HISTÓRIA DA POLÍTICA NUCLEAR BRASILEIRA+*

UMA BREVE HISTÓRIA DA POLÍTICA NUCLEAR BRASILEIRA+* UMA BREVE HISTÓRIA DA POLÍTICA NUCLEAR BRASILEIRA+* Renato Yoichi Ribeiro Kuramoto Carlos Roberto Appoloni Departamento de Física UEL Londrina - PR Resumo Na década de 30, surgiram as primeiras pesquisas

Leia mais

Produção e Fornecimento de Radiofármacos pela CNEN: Contexto Geral e Desafios. INAC 2015 São Paulo

Produção e Fornecimento de Radiofármacos pela CNEN: Contexto Geral e Desafios. INAC 2015 São Paulo Produção e Fornecimento de Radiofármacos pela CNEN: Contexto Geral e Desafios INAC 2015 São Paulo Isaac José Obadia Diretor de P&D/CNEN Tópicos da Apresentação 1. Organograma CNEN e Unidades Produtoras

Leia mais

VI Semana de Engenharia Nuclear Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia Nuclear 16 de outubro de 2018

VI Semana de Engenharia Nuclear Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia Nuclear 16 de outubro de 2018 Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade AgNSNQ VI Semana de Engenharia Nuclear Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia Nuclear 16 de outubro de 2018 Sumário Por que um Regulador

Leia mais

10º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR

10º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR 10º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR 14, 15 e 16 de agosto de 2019 Rio de Janeiro - BRASIL APRESENTAÇÃO O compromisso perpetuado pelo governo com a Política Nuclear brasileira, já reafirmado

Leia mais

ENERGIA EÓLICA O PODER DO VENTO

ENERGIA EÓLICA O PODER DO VENTO ENERGIA EÓLICA O PODER DO VENTO Capacidade instalada no país pode alcançar 7.904 MW, até o final de 2015, e um dos principais desafios é desenvolver aerogeradores para regiões específicas A capacidade

Leia mais

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL PETRÓLEO Betume líquido (C+H) 7 irmãs: controlaram o mercado do petróleo de 1928 a 1960, até a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) Crises

Leia mais

Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. NUCLEP

Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. NUCLEP Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. NUCLEP MISSÃO DA NUCLEP Projetar, desenvolver, fabricar e comercializar componentes pesados relativos a usinas nucleares e a outros projetos, atendendo as demandas estratégicas

Leia mais

A crise da energia hidráulica brasileira em 2001

A crise da energia hidráulica brasileira em 2001 A crise da energia hidráulica brasileira em 2001 Mais de 97% da energia elétrica no Brasil é Mais de 97% da energia elétrica no Brasil é de origem hidráulica. Esse fato deixa o Brasil na dependência de

Leia mais

Marinha confirma os avanços do Programa Nuclear Brasileiro (Vídeo)

Marinha confirma os avanços do Programa Nuclear Brasileiro (Vídeo) Marinha confirma os avanços do Programa Nuclear Brasileiro (Vídeo) O Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Jr. iniciou a palestra afirmando "o lugar do Brasil na economia mundial

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS O PAPEL DA LEGISLAÇÃO Imposição de Regras - Benefício referente à prática de determinada atividade. ORGANISMOS INTERNACIONAIS Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) - Elaborar recomendações

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS DE SUCESSO E FRACASSO DOS PROJETOS PREVISTOS NO PLANO DECENAL DE EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

PONTOS CRÍTICOS DE SUCESSO E FRACASSO DOS PROJETOS PREVISTOS NO PLANO DECENAL DE EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PONTOS CRÍTICOS DE SUCESSO E FRACASSO DOS PROJETOS PREVISTOS NO PLANO DECENAL DE EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Diretor Técnico da Eletronuclear TÓPICOS Projeções da Indústria Nuclear Estruturação do Projeto

Leia mais

Nuclear: Orpet J. M. Peixoto mail: AGENCIA BRASILEIRO ARGENTINA DE CONTABILIDADE e CONTROLE DE MATERIAIS NUCLEARES ABACC

Nuclear: Orpet J. M. Peixoto mail: AGENCIA BRASILEIRO ARGENTINA DE CONTABILIDADE e CONTROLE DE MATERIAIS NUCLEARES ABACC Ciclo do Combustível Nuclear: Desenvolvimento e Proliferação Orpet J. M. Peixoto mail: orpet@abacc.org.br AGENCIA BRASILEIRO ARGENTINA DE CONTABILIDADE e CONTROLE DE MATERIAIS NUCLEARES ABACC 1 Introdução

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016 PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 22 NOVEMBRO 2016 DO BRASIL CEEEX SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO

Leia mais

O Futuro da Energia Nuclear no Brasil

O Futuro da Energia Nuclear no Brasil O Futuro da Energia Nuclear no Brasil GRUPO DE ECONOMIA DA ENERGIA INSTITUTO DE ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 07 de novembro de 2018 Eng. Renato Queiroz renato.queiroz@ie.ufrj.br Av.

Leia mais

CADERNO OPINIÃO MARÇO 2016 ENERGIA NUCLEAR

CADERNO OPINIÃO MARÇO 2016 ENERGIA NUCLEAR CADERNO OPINIÃO MARÇO 2016 ENERGIA NUCLEAR autor: Leonam dos Santos Guimarães março.2016 2 3 SOBRE A FGV ENERGIA A FGV Energia é o centro de estudos dedicado à área de energia da Fundação Getúlio Vargas,

Leia mais

Indústrias Nucleares do Brasil

Indústrias Nucleares do Brasil Indústrias Nucleares do Brasil Congresso Internacional de Direito Minerário Aproveitamento de Minerais Nucleares e Flexibilização do Monopólio Salvador, Bahia 08.06.2010 Otto Bittencourt Netto Diretor

Leia mais

O Setor Elétrico do Brasil

O Setor Elétrico do Brasil V SISEE Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica Integração com Energia Renovável O Setor Elétrico do Brasil Desafios para o Século XXI José Antonio Coimbra Secretário-Executivo Rio de Janeiro,

Leia mais

ANTEPROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 01, DE 2014 (1º Fórum Nacional de Infraestrutura)

ANTEPROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 01, DE 2014 (1º Fórum Nacional de Infraestrutura) ANTEPROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 01, DE 2014 (1º Fórum Nacional de Infraestrutura) Dá nova redação aos artigos 21 e 177 da Constituição Federal, para retirar do monopólio da União a construção

Leia mais

AS TECNOLOGIAS E OS PROGRAMAS INTERNACIONAIS VISANDO À NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES RIO DE JANEIRO 17/06/08. Laercio Vinhas

AS TECNOLOGIAS E OS PROGRAMAS INTERNACIONAIS VISANDO À NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES RIO DE JANEIRO 17/06/08. Laercio Vinhas AS TECNOLOGIAS E OS PROGRAMAS INTERNACIONAIS VISANDO À NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES RIO DE JANEIRO 17/06/08 Laercio Vinhas PERSPECTIVA HISTÓRICA ANOS 40 EVENTOS TRANSFORMADORES - Fissão nuclear

Leia mais

Iperó, Outubro de 2017

Iperó, Outubro de 2017 Iperó, Outubro de 2017 Sumário A criação da Fundação PATRIA Porque PATRIA Finalidade Estatutária Principais Atividades Sistema Informatizado de controle Fundação de Apoio ao CTMSP Fundação de Apoio à CNEN

Leia mais

Exercícios de Fontes de Energia

Exercícios de Fontes de Energia Exercícios de Fontes de Energia 1. Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado consumo de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir

Leia mais

A FUSÃO NUCLEAR E A BUSCA POR UMA FONTE DE ENERGIA MAIS LIMPA

A FUSÃO NUCLEAR E A BUSCA POR UMA FONTE DE ENERGIA MAIS LIMPA A FUSÃO NUCLEAR E A BUSCA POR UMA FONTE DE ENERGIA MAIS LIMPA José Helder F. Severo E-mail jhsevero@if.usp.br Laboratorio de Física de Plasma da Universidade de São Paulo Instituto de Física da USP - São

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO

USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO USINA TERMOELÉTRICA USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO O QUE É USINA TERMOELÉTRICA? Uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fosseis.

Leia mais

FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA

FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético / MME Realização: Patrocínio: Secretaria de Planejamento

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ACEITAÇÃO PÚBLICA DA GERAÇÃO ELÉTRICA NUCLEAR

ESTRATÉGIAS DE ACEITAÇÃO PÚBLICA DA GERAÇÃO ELÉTRICA NUCLEAR ESTRATÉGIAS DE ACEITAÇÃO PÚBLICA DA GERAÇÃO ELÉTRICA NUCLEAR autor: Leonam dos Santos Guimarães setembro.2016 SOBRE A FGV ENERGIA A FGV Energia é o centro de estudos dedicado à área de energia da Fundação

Leia mais

O Gerenciamento de Resíduos Radioativos na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto

O Gerenciamento de Resíduos Radioativos na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto O Gerenciamento de Resíduos Radioativos na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto Roberto C. A. Travassos ELETROBRAS Diretoria de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente - DG O Gerenciamento de Resíduos

Leia mais

The importance of Nuclear Energy for the Brazilian Electrical System Sustainability

The importance of Nuclear Energy for the Brazilian Electrical System Sustainability The importance of Nuclear Energy for the Brazilian Electrical System Sustainability PEDRO MAFFIA C O M I S S Ã O N A C I O N A L D E E N E R G I A N U C L E A R 3 0 / 0 8 / 2 0 1 8 Onde e como usamos Energia?

Leia mais

BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA

BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA TRANSPORTES FONTES DE ENERGIA TELECOMUNICAÇÕES O principal meio de transporte no Brasil é o rodoviário, responsável por cerca de 60% dos deslocamentos de cargas. TRANSPORTES

Leia mais

Origem & Definição. No Brasil a riqueza de recursos minerais é um. resultado direto de dois fatores conjugados: a

Origem & Definição. No Brasil a riqueza de recursos minerais é um. resultado direto de dois fatores conjugados: a Origem & Definição Os minerais e rochas de nosso planeta originaramse juntamente com a solidificação da crosta a cerca de 4,6 bilhões de anos. Os como sendo compostos sólidos, inorgânicos, de composição

Leia mais

RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I

RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I Roberto Dall Agnol Centro de Geociências Universidade Federal

Leia mais

X EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA PCH Mercado & Meio Ambiente

X EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA PCH Mercado & Meio Ambiente MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA X EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA PCH Mercado & Meio Ambiente Moacir Carlos Bertol Secretario de Planejamento e Desenvolvimento Energético Adjunto São Paulo - Setembro de 2016 2 Estrutura

Leia mais

Ecologia, Ambiente e Engenharia Elétrica. Carlos Marcelo Pedroso

Ecologia, Ambiente e Engenharia Elétrica. Carlos Marcelo Pedroso Ecologia, Ambiente e Engenharia Elétrica Carlos Marcelo Pedroso http://www.eletrica.ufpr.br/pedroso Introdução Ecologia, Ambiente e Engenharia Elétrica Programa detalhado Critérios de Avaliação Participação

Leia mais

AEROGEOFÍSICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Andréa Vaz de Melo França Geóloga da CODEMIG

AEROGEOFÍSICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Andréa Vaz de Melo França Geóloga da CODEMIG AEROGEOFÍSICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS Andréa Vaz de Melo França Geóloga da CODEMIG O B J E T I V O O principal objetivo deste programa, é ampliar as chances de novas descobertas de depósitos minerais,

Leia mais

Militares querem finalizar Angra 3 e retomar a exploração de urânio em escala industrial

Militares querem finalizar Angra 3 e retomar a exploração de urânio em escala industrial ECONOMIA Brasil volta ao clube nuclear Militares querem finalizar Angra 3 e retomar a exploração de urânio em escala industrial Renata Victal 18/01/19-11h00 - Atualizado em 18/01/19-16h39 A necessidade

Leia mais

A aplicação da Engenharia Mecânica nas Energias não Renováveis

A aplicação da Engenharia Mecânica nas Energias não Renováveis A aplicação da Engenharia Mecânica nas Energias não Renováveis A Evolução das Energias não Renováveis Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Turma 1M08 Equipa 1: João Amorim Mário Morgado Henrique Carneiro

Leia mais

Aplicações da Tecnologia Nuclear na Indústria, Saúde e Meio Ambiente 2017 M CNEN 11. Centro de Tecnologia das Radiações

Aplicações da Tecnologia Nuclear na Indústria, Saúde e Meio Ambiente 2017 M CNEN 11. Centro de Tecnologia das Radiações Aplicações da Tecnologia Nuclear na Indústria, Saúde e Meio Ambiente 2017 M CNEN 11 1. INTRODUÇÃO Centro de Tecnologia das Radiações O desenvolvimento das novas tecnologias das aplicações nucleares está

Leia mais

Reator Multipropósito Brasileiro

Reator Multipropósito Brasileiro Reunião de Abertura do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro São Paulo 03 de Setembro de 2008 C T M S P Agenda Sumário Introdução ao Projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) Reatores de Pesquisa

Leia mais

MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL

MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL UM FENÔMENO NUCLEAR 5% 14% 2% 9% MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Renováveis (47%) 3% 37% 30% Biomassa Petróleo GN Nuclear 6% MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL Biomassa Renováveis (13%) Petróleo 2% 1% 25% 10% 35%

Leia mais

Energia, Desenvolvimento e Energia Nuclear

Energia, Desenvolvimento e Energia Nuclear Energia, Desenvolvimento e Energia Nuclear Eng. Carlos Henrique Mariz Simpósio Energia e Desenvolvimento Recife, 31 de Maio de 2013 Planejamento Energético Nacional Consumo Per Capta kwh/ano/hab Thw/h

Leia mais

Edson Fernando Escames Gabriel Henrique Klebis Freitas JocylaineNunes Maciel Louise Nakagawa Marcio Mendes de Mello. Santo André Junho/2010

Edson Fernando Escames Gabriel Henrique Klebis Freitas JocylaineNunes Maciel Louise Nakagawa Marcio Mendes de Mello. Santo André Junho/2010 Edson Fernando Escames Gabriel Henrique Klebis Freitas JocylaineNunes Maciel Louise Nakagawa Marcio Mendes de Mello Santo André Junho/2010 CENTRAL NUCLEAR ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO ANGRA 3 Panorama Mundial

Leia mais