EDITAL DE SELEÇÃO 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO 2017"

Transcrição

1 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Mestrado para ingresso em 2017/1. PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 21 de setembro a 10 de outubro de VALOR: R$ 100,00 (cem reais) O processo de seleção para o Curso de Mestrado, com ingresso em 2017/1, compreenderá: * Para candidatos brasileiros: a) Inscrição e análise da documentação (incluindo currículo Lattes); b) Prova de conhecimentos; c) Entrevista individual. *Para candidatos estrangeiros: a) Inscrição e análise da documentação (incluindo currículo Lattes); b) Entrevista individual. OBS.: Recomenda-se que o candidato apresente domínio da língua portuguesa. 1. DOCUMENTAÇÃO Os documentos deverão ser entregues na secretaria do PPGP, encadernados em espiral, ou enviados pelo correio com data de postagem até 11/10/2016, para o endereço Av. Ipiranga, 6681 no prédio 11, 9º andar Sala 921, CEP , Porto Alegre- RS. Os documentos a seguir relacionados são necessários para inscrição (candidatos estrangeiros deverão entregar ou encaminhar somente os itens: 1.1, 1.3, 1.7, 1.8, 1.9, 1.10 e 1.11): 1.1 Ficha de inscrição (on-line); INSCREVA-SE AQUI 1.2 Cópia simples da carteira de identidade com foto; 1.3 Uma foto 3x4 (recente); 1.4 Cópia simples do CPF; 1.5 Cópia simples do título de eleitor; 1.6 Cópia simples do certificado de reservista ou documento equivalente; 1.7 Cópia simples do passaporte ou cópia do registro nacional de estrangeiros modelo 19 (RNE) [para candidatos estrangeiros];

2 1.8 Cópia do histórico escolar de Graduação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 1.9 Cópia do diploma de Graduação ou atestado de conclusão para recém formado, ou declaração oficial da instituição de ensino com previsão de formatura [candidatos estrangeiros deverão apresentar diploma reconhecido pelo país de origem do Curso]; 1.10 Atestado de proficiência em língua inglesa, emitido no máximo, há 10 (dez) anos pela PUCRS ou por outras instituições. OBS: a) Quando o atestado de proficiência for emitido por uma instituição que não a PUCRS, este deve ser previamente certificado pela Faculdade de Letras da PUCRS; b) Não possuindo esse atestado, ver orientações no item 3 do presente edital (Prova de Proficiência em Língua Inglesa) Currículo Lattes atualizado. Ver orientações para preenchimento e documentação comprobatória do Currículo Lattes disponibilizadas em anexos, no presente Edital. 2. PROVA DE CONHECIMENTOS (Classificatória, deve ser realizada apenas por candidatos brasileiros). Prova com questões dissertativas, individual e sem consulta. Para a realização da prova, recomenda-se a leitura da lista de sugestão de referências bibliográficas disponibilizadas em anexos, no presente Edital. Data da prova: 24 de outubro de Local: Prédio 11, os números das salas estarão divulgadas no mural do PPGP, 9º andar a partir do dia 17 de outubro às 10h. Horário: Das 8h30min às 11h30min. 3. PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA (eliminatória) Inscrições: serão realizadas pelo PPGP, a partir do ingresso da documentação para o processo seletivo, não havendo necessidade do candidato fazer a inscrição individualmente. Data da prova: 29 de outubro de 2016 (sábado). Local: Prédio 8 (Faculdade de Letras). Horário: Das 14h às 16h. 4. ENTREVISTA INDIVIDUAL Os candidatos deverão agendar com a secretaria do PPGP, pessoalmente ou por telefone, sua entrevista (as datas e horários disponíveis serão informados no momento do contato realizado pelo candidato). Excepcionalmente, para candidatos residentes no exterior ou fora do estado do Rio Grande do Sul, a entrevista individual poderá ser realizada através de videoconferência.

3 Período de agendamento: De 21 de setembro a 30 de novembro de 2016, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Local: Av. Ipiranga, 6681 no prédio 11, 9º andar sala 921. Porto Alegre RS. Telefone: (51) INGRESSO O ingresso no PPGP é condicional à disponibilidade de vagas. Para candidatos brasileiros, após obtenção ou comprovação de proficiência em língua inglesa, a ordem de classificação para o ingresso no PPGP é calculada a partir da média aritmética simples entre a pontuação obtida no Currículo Lattes (peso 10), Prova de Conhecimentos (peso 10) e a Entrevista Individual com o orientador pretendido (peso 10). Somente serão classificados candidatos que receberem nota final igual ou maior do que 5 (cinco). Para candidatos estrangeiros, após obtenção ou comprovação de proficiência em língua inglesa, a ordem de classificação para o ingresso no PPGP é calculada a partir da média aritmética simples entre a pontuação obtida no Currículo Lattes (peso 10) e a Entrevista Individual com o orientador pretendido (peso 10). Somente serão classificados candidatos que receberem nota final igual ou maior do que 5 (cinco). Em caso de empate de notas finais entre candidatos, os critérios para desempate obedecerão a seguinte ordem: (1) a maior nota obtida na pontuação do Currículo Lattes; (2) o número de artigos completos publicados/aceitos em periódicos internacionais nos estratos A1, A2 e B1 e (3) o número de artigos completos publicados/aceitos em periódicos nacionais nos estratos A1, A2 e B1 (conforme Qualis Periódicos na area da Psicologia). 6. NÚMERO DE VAGAS Essa seleção visa ao preenchimento de até 40 (quarenta) vagas, das quais até 03 (três) vagas serão reservadas para candidatos estrangeiros. A Comissão de Seleção não está obrigada a preencher o número de vagas disponibilizado. Na eventualidade de desistência de candidatos aprovados, serão consultados os suplentes. OBS.: O número total de vagas é calculado a partir da oferta de vagas de cada orientador. Assim, o ingresso no PPGP através deste edital de seleção está condicionado ao resultado no processo seletivo e à disponibilidade de vaga junto ao orientador indicado pelo candidato no ato de inscrição.

4 7. RESULTADOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul O resultado final da seleção será divulgado até o dia 15 de dezembro de 2016, no site até às 18h. OBS.: a) Não serão aceitos pedidos de revisão de prova ou resultados detalhados de qualquer etapa do processo seletivo. b) A Comissão de Seleção é soberana quanto à decisão no processo de seleção. c) Os eventuais casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção, ouvida a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, desta Universidade. d) A inscrição indica que o candidato está ciente das normas deste Edital. Prof. Dr. Christian Haag Kristensen Coordenador

5 ANEXOS INFORMAÇÕES SOBRE CURRÍCULO LATTES Entregar currículo impresso, acompanhado da Ficha de Levantamento de Pontos preenchida pelo candidato e de cópia dos documentos comprobatórios. A pontuação apresentada será referendada ou não pela Comissão de Seleção, após avaliação da documentação. Cada um dos documentos comprobatórios do Currículo Lattes deve ser devidamente numerado de forma correspondente aquela indicada na Ficha de Levantamento de Pontos. Os documentos que não forem apresentados conforme a organização disposta na ficha de pontuação serão desconsiderados na avaliação do currículo, assim como os documentos não registrados na Plataforma Lattes. A ordem geral de apresentação dos documentos é descrita a seguir: - Ficha de Levantamento de Pontos do currículo preenchida; CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A FICHA DE PONTUAÇÃO - Formação Acadêmica/ Titulação 1 Graduação, aperfeiçoamento, especialização, mestrado, extensão em instituições de ensino superior; - Atuação Profissional Experiência docente, experiência não docente, iniciação científica, monitorias, palestras e cursos ministrados; - Produção Bibliográfica Artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos completos em anais, resumos. Na documentação comprobatória deve estar uma cópia da primeira página de cada artigo em que conste o ISSN do periódico, bem como sua avaliação no Qualis e/ou indexadores do periódico (link para consulta: Nos capítulos de livros (ou livro completo) deve constar a ficha catalográfica, sumário e primeira página do capítulo de autoria do candidato. Resumos em anais devem ser acompanhados de cópia completa e separados por itens. OBS.: a) Artigos aceitos, mas ainda não publicados deverão ser comprovados por apresentação de cópia da carta de aceite ou equivalente; b) Poderão ser apresentados no máximo 02 (dois) manuscritos submetidos (incluir na encadernação do currículo o manuscrito submetido, na íntegra, acompanhado de comprovante de submissão); c) Somente serão pontuados os itens do currículo acompanhados de documentação comprobatória. 1 Os candidatos que apresentarem documento comprobatório de que estejam se formando no semestre da inscrição deverão, até a matrícula, entregar cópia do diploma ou documento que comprove a confecção do mesmo.

6 SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DE CONHECIMENTO Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução 510/16. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília, DF. Gray, D.E. (2012). Perspectivas teóricas e metodologias de pesquisa (capítulo 2). In D. E. Gray (Org.), Pesquisa no mundo real (pp ). Porto Alegre: Penso. Gray, D.E. (2012). Escolhendo e planejando propostas e projetos de pesquisa (capítulo 3). In D. E. Gray (Org.), Pesquisa no mundo real (pp ). Porto Alegre: Penso. Gray, D.E. (2012). Ética na pesquisa (capítulo 4). In D. E. Gray (Org.), Pesquisa no mundo real (pp ). Porto Alegre: Penso. Gray, D.E. (2012). Desenho de pesquisa: métodos quantitativos (capítulo 6). In, Pesquisa no mundo real (pp ). Porto Alegre: Penso. Gray, D.E. (2012). Desenho de pesquisa: métodos qualitativos (capítulo 7). In, Pesquisa no mundo real (pp ). Porto Alegre: Penso.

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Doutorado para ingresso

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2014

EDITAL DE SELEÇÃO 2014 EDITAL DE SELEÇÃO 2014 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o Curso de Mestrado nas áreas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Mestrado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2018 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2019 O Programa de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital nº 01/2013 Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, nos termos regimentais 1. Torna-se público que, de 12 de agosto de 2013 a 11 de outubro de

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ZOOTECNIA

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ZOOTECNIA EDITAL 38.52 ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ZOOTECNIA 1. MESTRADO EM ZOOTECNIA (CÓDIGO 941) 1.1. Área de Concentração: Produção Animal 1.1.1. Subáreas e número de vagas: Subáreas de concentração

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIEDADE (2019/1)

EDITAL SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIEDADE (2019/1) EDITAL SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIEDADE (2019/1) A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGProSaúde), da Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIO Escola de Agronomia Setor de Desenvolvimento Rural

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIO Escola de Agronomia Setor de Desenvolvimento Rural SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIO Escola de Agronomia Setor de Desenvolvimento Rural EDITAL Nº 001/2017 PPAGRO/UFG EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIO Escola de Agronomia Setor de Desenvolvimento Rural

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIO Escola de Agronomia Setor de Desenvolvimento Rural SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIO Escola de Agronomia Setor de Desenvolvimento Rural EDITAL Nº 002/2016 PPAGRO/UFG EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO

Leia mais

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Doutorado para Edital No.300 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DPPG Nº 81/17,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE GÊNERO

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE GÊNERO EDITAL 38.58 ESPECÍFICO PARA INGRESSO ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE GÊNERO 1. ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE GÊNERO (CÓDIGO 1149) 1.1. NÚMERO DE VAGAS: 50 1.2. CANDIDATOS: 1.2.1. Pessoas diplomadas em Cursos

Leia mais

EDITAL UnC - 038/2009

EDITAL UnC - 038/2009 EDITAL UnC - 038/2009 TORNA PÚBLICO Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (CPG), no uso

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE A Pró-Reitoria Acadêmica do UniRitter e o Programa de

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Mestrado para Edital No. 301 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico (MA) e Mestrado Profissional (MP) do Programa de

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (retificado em 31 de maio de 2019)

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (retificado em 31 de maio de 2019) EDITAL 38.23 ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (retificado em 31 de maio de 2019) 1. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (CÓDIGO 1148) 1.1. Conforme adendo ao Edital 038/2019, ITEM

Leia mais

EDITAL 01/ PPGDCH-UFSM PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DO PPGDCH-UFSM

EDITAL 01/ PPGDCH-UFSM PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DO PPGDCH-UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Programa de PG em Distúrbios da Comunicação Humana EDITAL 01/2017 PPGDCHUFSM PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo/RS,

Leia mais

EDITAL Nº 009/2016-PEG

EDITAL Nº 009/2016-PEG EDITAL Nº 009/2016-PEG O Prof. Dr. Vladimir Ferreira Cabral, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

1.2. A inscrição será on-line no período de 15 de outubro de 2015 a 15 de novembro de 2015, no endereço

1.2. A inscrição será on-line no período de 15 de outubro de 2015 a 15 de novembro de 2015, no endereço EDITAL PPGEC Nº 02/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS PATO BRANCO

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS PATO BRANCO EDITAL n 0 12/2016-PPGAG INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS PATO BRANCO 1. APRESENTAÇÃO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL INTERNO N. 01/2019

EDITAL INTERNO N. 01/2019 EDITAL INTERNO N. 01/2019 Edital Interno de Inscrição para Seleção e Classificação para Concessão de Bolsas 1. Informações Gerais A coordenação do da Universidade Federal de Goiás (PPGEQ-UFG) torna público,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Câmpus Dois Vizinhos EDITAL n 0 021/2013-PPGZO INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSISTA DE APOIO TÉCNICO COM NÍVEL SUPERIOR PARA LABORATÓRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2017 O torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-2), no período de 14/08/2017 a 18/08/2017, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h, na secretaria do PPG: Rua

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PELOTAS.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PELOTAS. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PELOTAS Edital 029/2018 Dispõe sobre o Processo Seletivo Complementar para ingresso no

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EDITAL 8. ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (CÓDIGO 8).. Área de concentração: Governo, Organizações e Sociedade.... Linhas de pesquisa:... Economia,

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/2

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/2 EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/2 Admissão A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para o MESTRADO serão aceitas de 16 a 24/07/2014.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/-PPG/CPG/UEMA MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital nº 02/2015 Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, nos termos regimentais 1. Torna-se público que, de 10 de agosto de 2015 a 23 de outubro de

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 Estabelece normas e procedimentos de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Agronomia

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Agronomia Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Agronomia EDITAL n 0 10/2015-PPGAG INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 25 de abril a 8 de maio de 2017, as inscrições para o Exame de

Leia mais

EDITAL PPGTDS 003/2017 INSCRIÇÃO EM DISCIPLINA MODALIDADE ISOLADA

EDITAL PPGTDS 003/2017 INSCRIÇÃO EM DISCIPLINA MODALIDADE ISOLADA EDITAL PPGTDS 003/2017 INSCRIÇÃO EM DISCIPLINA MODALIDADE ISOLADA A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (PPGTDS) da Universidade Federal de São João

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/2013 - CMAAd O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE, Prof. Dr. Hidelbrando dos Santos Soares, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM EDITAL Nº 005/2014-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 PPGCF-FAC

EDITAL Nº 02/2014 PPGCF-FAC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS: FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA CP 474 Rio Grande RS CEP 96203-900 Fone: (53) 3233-6848 posfisio@furg.br - http://www.ppgfac.furg.br/

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará CAEN/UFC

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Agronomia EDITAL Nº09/2015-PPGAG

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Agronomia EDITAL Nº09/2015-PPGAG EDITAL Nº09/2015-PPGAG INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL DOUTORADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS PATO BRANCO. CURSO DE DOUTORADO EM AGRONOMIA

Leia mais

EDITAL N. 03/2018. Edital de Seleção de Alunos Especiais para o Curso de Mestrado em Engenharia Química

EDITAL N. 03/2018. Edital de Seleção de Alunos Especiais para o Curso de Mestrado em Engenharia Química EDITAL N. 03/2018 Edital de Seleção de Alunos Especiais para o Curso de Mestrado em Engenharia Química 1. Informações Gerais A coordenação do da Universidade Federal de Goiás (PPGEQ-UFG) torna público

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 08 de abril de 2013. 1. DAS VAGAS

Leia mais

EDITAL Nº 001/2012 PPG-CF-FAC.

EDITAL Nº 001/2012 PPG-CF-FAC. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS: FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA CP 474 Rio Grande RS CEP 96203-900 Fone: (53) 3233-6848 posfisio@furg.br - http://www.octopus.furg.br/

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 095/ PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 095/ PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 095/2016 - PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

EDITAL PPGCC 03/2017 DE 26 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 2017/2

EDITAL PPGCC 03/2017 DE 26 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 2017/2 EDITAL PPGCC 03/2017 DE 26 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 2017/2 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/1 EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/1 Admissão A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para o MESTRADO serão aceitas de 01/11/2013 a

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Poderão participar do processo seletivo

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, no uso de suas

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos EDITAL N o. 004/PGFAR/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail:

Leia mais

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL n o 07/2017-PPGEC PROCESSO SELETIVO (MESTRADO) DO PROGRAMA DE

Leia mais

Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017

Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017 Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017 ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA, NAS ÁREAS DE FÍSICA BÁSICA E FÍSICA APLICADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS

Leia mais

EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2014 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2014 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL 01/2013 - PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2014 O torna público o edital para o Processo Seletivo 2014 onde serão ofertadas vagas para ingresso no curso de Mestrado em Psicologia, com início em 24 de

Leia mais

Edital de Seleção Mestrado

Edital de Seleção Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ppgep@dep.ufmg.br - http://www.dep.ufmg.br/pos Edital

Leia mais

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015 CÂMPUS IPORÁ EDITAL LATO SENSU Nº 001/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E ESCRITA Nº 01/2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA,

Leia mais

EDITAL UnC 140/ As normas do Processo Seletivo 2012 para o PROGRAMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL são:

EDITAL UnC 140/ As normas do Processo Seletivo 2012 para o PROGRAMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL são: EDITAL UnC 140/2011 Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linhas de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 31 de agosto a 5 de outubro de 2016, as inscrições para o Exame

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM REABILITAÇÃO FUNCIONAL (retificado em 10 de maio de 2019).

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM REABILITAÇÃO FUNCIONAL (retificado em 10 de maio de 2019). EDITAL 38.51 ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM REABILITAÇÃO FUNCIONAL (retificado em 10 de maio de 2019). 1. MESTRADO EM REABILITAÇÃO FUNCIONAL (CÓDIGO 1123) 1.1. Área de Concentração: Avaliação e Intervenção

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção 2015 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL N.º 147/10 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE REGIÕES DE FRONTEIRA

EDITAL N.º 147/10 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE REGIÕES DE FRONTEIRA EDITAL N.º 147/10 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE REGIÕES DE FRONTEIRA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso da competência que lhe foi delegada

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO DOUTORADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO DOUTORADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS EDITAL 38.03 ESPECÍFICO PARA INGRESSO DOUTORADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS 1. DOUTORADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS (CÓDIGO 1030) 1.1. Área de Concentração: Ciência e Tecnologia de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL RIO GRANDE Centro de Ciências Computacionais Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL Nº 01/PPGComp/2015 Seleção de candidatos para

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA Publicado em DOE de 09/01/2019 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 DE 27-4-1976 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19.12.86 Recredenciada

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA) www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br Programa recomendado pela CAPES, nível Mestrado, em março de 2016. PROCESSO DE SELEÇÃO AO MESTRADO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL N 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO A COORDENAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018 EDITAL CPG/FEA Nº 003/2017 Edital aprovado pela Comissão de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL N o 04/PPGComp/2018 Seleção de candidatos para o ingresso

Leia mais

Poderão candidatar-se exclusivamente os graduados em Medicina Veterinária e áreas afins.

Poderão candidatar-se exclusivamente os graduados em Medicina Veterinária e áreas afins. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Edital PG/02/2017/FMVZ/USP - RETIFICAÇÃO EM DATAS DE INSCRIÇÃO E DE PROCESSO SELETIVO A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA) www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br Programa recomendado pela CAPES, nível Mestrado, em março de 2016. MESTRADO PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDITAL DE SELEÇÃO 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

1.2. Cópia do Diploma ou Declaração de Conclusão do curso de graduação contendo a data de colação de grau.

1.2. Cópia do Diploma ou Declaração de Conclusão do curso de graduação contendo a data de colação de grau. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS PPGPE EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL Encontram-se abertas na EEL-USP as inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA. EDITAL PPGAgro 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA. EDITAL PPGAgro 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA EDITAL PPGAgro 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO 1. PREÂMBULO INGRESSO 2017 1.1 A Comissão de Seleção,

Leia mais

EDITAL Nº 384/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

EDITAL Nº 384/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA EDITAL Nº 384/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica - PPGB, abre

Leia mais

Edital 2017 PPGAADS corrigido_ 3º. Experiência e vínculo com pesquisa cientifica 3 pontos ; 4º. Produção técnica científica 1 ponto ; 5º.

Edital 2017 PPGAADS corrigido_ 3º. Experiência e vínculo com pesquisa cientifica 3 pontos ; 4º. Produção técnica científica 1 ponto ; 5º. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG/13/2016/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, no Serviço

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (PPGQPN-IPPN) da Universidade

Leia mais

a. A tributação Brasileira no Ambiente Globalizado b. O Regime Tributário dos Investimentos do Exterior e seus Reflexos no Brasil

a. A tributação Brasileira no Ambiente Globalizado b. O Regime Tributário dos Investimentos do Exterior e seus Reflexos no Brasil EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA O 1º SEMESTRE DE 2018 DE ALUNOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO Área de concentração: Direito

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL Nº 156/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENOLOGIA

EDITAL Nº 156/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENOLOGIA EDITAL Nº 156/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENOLOGIA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

EDITAL Nº 266/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO ACADÊMICO - 1º SEMESTRE/2018

EDITAL Nº 266/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO ACADÊMICO - 1º SEMESTRE/2018 EDITAL Nº 266/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO ACADÊMICO - 1º SEMESTRE/2018 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MESTRADO E DOUTORADO) RESOLUÇÃO n. 01/2008/COLEGIADO DE COORDENAÇÃO PPGCS

COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MESTRADO E DOUTORADO) RESOLUÇÃO n. 01/2008/COLEGIADO DE COORDENAÇÃO PPGCS COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MESTRADO E DOUTORADO) RESOLUÇÃO n. 01/2008/COLEGIADO DE COORDENAÇÃO PPGCS Aprova normas para seleção dos candidatos ao Curso

Leia mais