Sistema de Leitura Visual da Forma HARMONIA / EQUILÍBRIO / CONTRASTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Leitura Visual da Forma HARMONIA / EQUILÍBRIO / CONTRASTE"

Transcrição

1 Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Categorias Conceituais i Fundamentais HARMONIA / EQUILÍBRIO / CONTRASTE Prof. Dr. João Gomes Filho... Setembro. 2006

2 HARMONIA

3 HARMONIA > Ordem e Regularidade Uniformidade de elementos Ausência de desvios formais. Relações formais bem ordenadas. Padrão permanece inalterado.

4 HARMONIA > Ordem e Regularidade Disposição ordenada entre as partes do objeto. Perfeita articulação visual. Integração e coerência formal Compatibilidade de Linguagens formais.

5 HARMONIA > Ordem e Regularidade Equilíbrio. Ordem na disposição dos elementos. Concordâncias formais entre unidades visuais.

6 HARMONIA > Ordem e Regularidade Alcance de nivelamento formal no equilíbrio visual.

7 DESARMONIA > Desordem e Irregularidade Desarticulação na integração das unidades que constitui o todo.

8 DESARMONIA > Desordem e Irregularidade Desnivelamentos visuais

9 DESARMONIA > Desordem e Irregularidade Discordâncias entre unidades dentro de partes ou de um todo. Desproporcionalidades. Incompatibilidades de linguagens formais. Sobreposições aleatórias

10 DESARMONIA > Desordem e Irregularidade Sobreposições com desproporcionalidades. Desarrumações. Eventual poluição visual.

11 DESARMONIA > Desordem e Irregularidade Ausência de ordem e de nivelamento. Efeitos visuais inesperados e insólitos.

12 EQUÍLIBRIO

13 EQUÍLIBRIO Mesma definição do equilíbrio físico. Compensação mútua dos pesos ou das forças visuais que atuam na configuração de um objeto.

14 EQUÍLIBRIO No equilíbrio, i os pesos visuais i se distribuem igualmente. Em lados, localizações ou direções opostas.

15 EQUÍLIBRIO PESO E DIREÇÃO O peso visual exerce influência particular sobre o equilíbrio e, sempre, possui um efeito dinâmico (força e movimento). O peso sofre influência da direção (rumo) e da localização da ou das unidades formais que constituem o objeto.

16 EQUÍLIBRIO PESO E DIREÇÃO Cada uma das direções tem um forte significado associativo, denotativo ou conotativo. A direção indica o sentido do movimento ou das forças visuais. Ou, ainda, de um ponto de atração visual O conceito de direção é uma valiosa ferramenta para soluções projetuais.

17 EQUÍLIBRIO PESO E DIREÇÃO Eixo de direção predominante no sentido diagonal: Enfatiza as forças visuais e os movimentos.

18 EQUÍLIBRIO SIMETRIA A simetria é um equilíbrio axial. Eixos: horizontal, vertical e diagonal. Dá origem a duas ou mais formulações visuais, opostas e iguais.

19 EQUÍLIBRIO SIMETRIA Resultados podem ser Enfadonhos, chatos, estáticos.

20 EQUÍLIBRIO ASSIMETRIA Assimetria é ausência de simetria axial. Lados desiguais. Complicado conseguir equilíbrio visual. Requer, geralmente, o ajuste de muitas forças visuais.

21 EQUÍLIBRIO ASSIMETRIA Cria e valoriza efeitos plásticos. Composições interessantes. Produz instigação psicológica.

22 EQUÍLIBRIO ASSIMETRIA Ambigüidade: Simetria ou assimetria? Ou as duas? bq

23 EQUÍLIBRIO SIMETRIA & ASSIMETRIA - Muitas vezes o objeto é configurado por partes simétricas e assimétricas - Objeto simétrico no eixo Vertical. - Prato simétrico nos 3 eixos

24 DESEQUÍLIBRIO As forças que atuam sobre o objeto não conseguem se equilibrarem mutuamente. O objeto visualmente desequilibrado parece acidental, passa a sensação de ser algo transitório e instável.

25 DESEQUÍLIBRIO ASSIMETRIA & PESO No conceito do desequilíbrio, o objeto apresenta a tendência a mudar de lugar ou de forma, de modo a conseguir um estado que melhor se relacione com a estrutura total. I t bilid d i l t ã Instabilidade visual > concentração de peso maior de um lado da figura

26 DESEQUÍLIBRIO ASSIMETRIA & PESO Instabilidade visual: A inclinação da figura favorece a sensação de desequilíbrio

27 DESEQUÍLIBRIO ASSIMETRIA & PESO Instabilidade visual: A inclinação da figura favorece a sensação de desequilíbrio

28 DESEQUÍLIBRIO ASSIMETRIA & PESO Instabilidade visual: A inclinação da figura favorece a sensação de desequilíbrio

29 CONTRASTE

30 CONTRASTE Contraste: OPOSIÇÃO I OPOSTOS I CONTRÁRIO A Importância e o significado do contraste começa no nível básico da visão por meio de maior ou menor intensidade de luz. É é um processo de articulação visual. Uma força vital. É uma força que torna visível as estratégias da mensagem visual. É um meio importante para intensificar o significado passado por um objeto ou composição bi ou tridimensional. O contraste, em toda sua diversidade e propriedades, é uma poderosa ferramenta de expressão em todas as artes.... PROPRIEDADES

31 CONTRASTE COR Contexto Cultural Presente na natureza, nas pessoas, nos objetos e nos ambientes de modo geral. Características: brilho / matiz / tonalidade /... Comportamental Reações biológicas e psicológicas com a alteração da percepção cromática: - Sensação de agitação - Tensão nervosa / excitação - Calma / tranqüilidade / Monotonia - Sensação de peso e de calor

32 CONTRASTE COR Função estético-formal Atributos de aparência e de estilo Contraste cromático > valorização da aparência do objeto. Variedade de cores > efeitos relaxantes, ou estimulantes: cores quentes, frias, tons pasteis, etc. Sensação de bem estar psíquico: combinações harmônicas, agradáveis. Unificação da forma Segregação de partes interessantes > gera focos de atração, etc.

33 CONTRASTE COR Função simbólica A percepção > conexões e com experiências e sensações anteriores. Significados denotativos e conotativos, emocionais, psicológicos, religiosos, políticos, institucionais. Valoriza composições e objetos Transmitem significados ifi diversos: cores quentes, frias, tons pasteis, etc e combinações > alegria, tristeza, paixão, pulsação, dinamismo...

34 CONTRASTE COR Função simbólica Significados universalmente compartilhados através da experiência. Usos: Institucional / Psicológico / Mercadológico/ Cromoterápico, etc.

35 CONTRASTE COR Função prática Contraste de cor > associado a iluminação i natural, artificial i ou as duas Visibilidade, legibilidade e acuidade visual. Rendimento (reflexos e ofuscamento) Segurança: prevenção de acidentes, identificação, advertência contra riscos). Conforto (níveis de luminância) i Cores claras e escuras: objetivos funcionais Atrai e reforça a informação visual As cores recuam ou avançam sensorialmente. Jogo de cores equilibram ou podem desequilibrar o objeto Eficácia: combinação associada a harmonia.

36 CONTRASTE LUZ E TOM Aguça o significado da forma. Excita, emociona, estimula e atrai visualmente. Sucessivos contrastes de claro/escuro reproduz o efeito da luz sobre os objetos e a noção de volume, com a presença ou ausência da cor.

37 CONTRASTE LUZ E TOM Um mesmo tom muda de valor conforme outro que se lhe associe. Permite criar todo tipo de sensação: delicadeza, refinamento, austeridade, descontração, sensualidade, contentamento, tristeza, drama...

38 CONTRASTE LUZ E TOM Muito explorado em todas as artes: fotografia, teatro, cinema, Publicidade, espetáculos e shows musicais, etc.

39 CONTRASTE LUZ E TOM Fotos em P & B

40 CONTRASTE VERTICAL & HORIZONTAL - Direções horizontais > sensação de solidez estabilidade. - Direções verticais > Sensação de leveza. tendência a subir, se elevar.

41 CONTRASTE VERTICAL & HORIZONTAL Exemplos Equilíbrio As direções horizontais representam o mundo concreto de ação do homem, que é, portanto, um plano horizontal atravessado por um eixo vertical. A forma vertical se adapta ao eixo dominante do espaço, e todos os elementos do padrão se observam na relação adequada. Um objeto de certo tamanho, forma ou cor, visualmente terá mais peso, quando colocado ocado mais alto. Portanto, o equilíbrio na direção vertical não pode ser conseguido colocandose objetos iguais em diferentes alturas. Isto significa, por exemplo, que, se quisermos que duas metades sejam percebidas visualmente idênticas, se deve fazer a metade superior mais curta. De modo geral, as formas horizontais passam a sensação de maior solidez e de maior estabilidade sobre o plano em que se assentam, enquanto que, com as verticais, acontece o contrário, ou seja, as formas verticais passam a sensação de leveza e menos estabilidade, tendendo a se levantar do solo, a se elevar. Exemplo gráfico. Coluna de texto estreita e larga, dentro do mesmo conceito. As direções horizontais representam o mundo concreto de ação do homem, que é, portanto, um plano horizontal atravessado por um eixo vertical. A forma vertical se adapta ao eixo dominante do espaço, e todos os elementos do padrão se observam na relação adequada. Um objeto de certo tamanho, forma ou cor, visualmente terá mais peso, quando colocado mais alto. Portanto, o equilíbrio na direção vertical não pode ser conseguido colocando-se objetos iguais em diferentes alturas. Isto significa, por exemplo, que, se quisermos que duas metades sejam percebidas visualmente idênticas, se deve fazer a metade superior mais curta. De modo geral, as formas horizontais passam a sensação de maior solidez e de maior estabilidade sobre o plano em que se assentam, enquanto que, com as verticais, acontece o contrário, ou seja, as formas verticais passam a sensação de leveza e menos estabilidade, tendendo a se levantar do solo, a se elevar.

42 CONTRASTE MOVIMENTO - A sensação de movimento é função de velocidade e direção. - Acontecimentos que se dão em seqüência criando sensação de mobilidade e rapidez, por meio de estimulações momentâneas.

43 CONTRASTE MOVIMENTO Formas oblíquas, de cunha, sombreadas, etc, são qualidades que concorrem para a percepção da sensação de movimento. SENSAÇÃO DE MOVIMENTO

44 CONTRASTE MOVIMENTO

45 CONTRASTE DINAMISMO Movimento mais violento, mais forte, mais veloz, mais rápido.

46 CONTRASTE DINAMISMO Movimento intenso Muita ação, energia, ritmo.

47 CONTRASTE RITMO Apresenta um conjunto de sensações de movimentos encadeados ou de conexões visuais ininterruptas.

48 CONTRASTE RITMO Conexões visuais na maior parte das vezes uniformemente contínuas ou seqüenciais ou semelhantes. M O V I M E N T O S

49 CONTRASTE PASSIVIDADE Ausência de movimento. Em qualquer composição que apresente um equilíbrio absoluto na qual as forças visuais se encontrem em repouso. M

50 CONTRASTE PASSIVIDADE Algo passivo, parado, estático.

51 CONTRASTE PROPORÇÃO & ESCALA Os elementos visuais definem-se uns em relações aos outros. Um elemento é grande ou pequeno, pesado ou leve, claro ou escuro, quente ou frio etc. sempre comparativamente a outro elemento. Essa relação chama-se escala. A escala estabelece as medidas proporcionais dessas relações.

52 CONTRASTE PROPORÇÃO & ESCALA Implica uma comparação, sempre entre dois ou mais elementos. Pode ser natural, ampliada ou reduzida. Chama à atenção, intensifica.

53 CONTRASTE AGUDEZA Clareza e a acuidade visual. Nitidez de expressão da forma Contornos retos e precisos, Formas pontiagudas, rígida, cortantes.

54 CONTRASTE AGUDEZA Clareza e acuidade visual. Nitidez de expressão da forma. Contornos retos. Contornos precisos.

55 CONTRASTE AGUDEZA Tensão. Agressividade. Impacto visual.

56 Obrigado pela atenção!

HARMONIA I EQUILÍBRIO OII CONTRASTE

HARMONIA I EQUILÍBRIO OII CONTRASTE Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Categorias Conceituais Fundamentais HARMONIA I EQUILÍBRIO OII CONTRASTE Prof. Dr. João Gomes Filho I 2010 HARMONIA HARMONIA > Ordem e Regularidade Uniformidade

Leia mais

HARMONIA EQUILÍBRIO CONTRASTE

HARMONIA EQUILÍBRIO CONTRASTE Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Categorias Conceituais Fundamentais HARMONIA EQUILÍBRIO CONTRASTE Prof. Dr. João Gomes Filho I 2011 BIBLIOGRAFIA www.joaogomes.com.br João Gomes Filho

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS 2/44. Hélia Vannucchi

CONCEITOS BÁSICOS 2/44. Hélia Vannucchi FORMA E CONTEÚDO CONCEITOS BÁSICOS Forma Os elementos, individualmente, ou então parte deles, contidos numa obra de arte são freqüentemente chamados de forma. O termo forma também é empregado para designar

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

Isabel Varajão IMAGEM EM EDUCAÇÃO. Mestrado em Ciências da Educação Tecnologia Educativa. Docente Professor Doutor Amadeu Alvarenga

Isabel Varajão IMAGEM EM EDUCAÇÃO. Mestrado em Ciências da Educação Tecnologia Educativa. Docente Professor Doutor Amadeu Alvarenga Isabel Varajão IMAGEM EM EDUCAÇÃO Docente Professor Doutor Amadeu Alvarenga 2009/2010 A IDEIA DE IMAGEM A QUESTÃO DO ALFABETISMO VISUAL Uma abordagem ao alfabetismo visual 1 A IDEIA DE IMAGEM I: A QUESTÃO

Leia mais

Sistemas de leitura visual

Sistemas de leitura visual Sistemas de leitura visual Sistemas de leitura visual Vários e com enfoques distintos Pode-se analisar imagens através da semiótica, sintaxe, literatura, filosofia, estrutura, relações, formas, etc Leitura

Leia mais

Henrique Magalhães. Grafismo

Henrique Magalhães. Grafismo Henrique Magalhães Grafismo Os elementos estruturais determinam e orientam a execução do cartaz segundo os tipos de composição. Diagonais Linhas que cruzam o cartaz de um ângulo até o seu oposto. A interseção

Leia mais

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Teoria Geral da Gestalt Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009 BIBLIOGRAFIA mais a do próprio

Leia mais

Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade. Departamento de Expressão Gráfica - UFPR

Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade. Departamento de Expressão Gráfica - UFPR Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade Departamento de Expressão Gráfica - UFPR COMUNICAÇÃO VISUAL Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade A informação por meio de sinais provocou

Leia mais

Categorias Conceituais Fundamentais. Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009

Categorias Conceituais Fundamentais. Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009 Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Categorias Conceituais Fundamentais Técnicas Visuais i Aplicadas Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009 Clareza Organizações visuais unificadas. Facilidade

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

Elementos Básicos da Linguagem Visual

Elementos Básicos da Linguagem Visual Composição e Projeto Gráfico aula 2 Elementos Básicos da Linguagem Visual 1 Há elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos por todos os estudiosos dos meios de comunicação visual e que

Leia mais

Palestra de Vitrinismo. Vitrinismo: técnicas de exposição para valorizar seus produtos e sua vitrine

Palestra de Vitrinismo. Vitrinismo: técnicas de exposição para valorizar seus produtos e sua vitrine Palestra de Vitrinismo Vitrinismo: técnicas de exposição para CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar Vitrinismo: técnicas

Leia mais

FUNDAMENTOS ESTÉTICOS. Prof. Arabella Natal Galvão da Silva

FUNDAMENTOS ESTÉTICOS. Prof. Arabella Natal Galvão da Silva FUNDAMENTOS ESTÉTICOS Prof. Arabella Natal Galvão da Silva SUMÁRIO - Estética Linhas Equilíbrio Centro de Interesse Unidade Fundo permanente Proporção Contrastes Conceito 2 ESTÉTICA É IMPORTANTE? 3 ESTÉTICA

Leia mais

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação.

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO DIAGRAMAÇÃO Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO Diagramar uma página significa muito mais que apenas dispor textos, fotos e ornamentos no papel;

Leia mais

Cores na Inteface Gráfica

Cores na Inteface Gráfica Cores na Inteface Gráfica Ana Paula Costa Fabiano Gonçalves Maria Cristina Díez Renato Pantel Introdução O uso correto da cor, facilita a formação do modelo mental. O uso adequado da cor pode facilitar

Leia mais

Técnicas Visuais. Tarcio Carvalho

Técnicas Visuais. Tarcio Carvalho Técnicas Visuais Tarcio Carvalho Não há palavra melhor do que layout para sintetizar a ideia, a forma, o arranjo ou composição de uma página. (Allen Hurlburt) Todos os elementos de um layout serão lidos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires - GRUPO DE RECRUTAMENTO - Cód. 600 CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE PRÉ IMPRESSÃO PLANIFICAÇÃO A LONGO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018-1.º Período DISCIPLINA: DCA ANO: 10.º CURSO: Profissional Técnico de Multimédia Total de aulas previstas: 50 Setembro a Dezembro MÓDULO 1 DESIGN Comunicação e Multimédia Elementos gráficos para

Leia mais

Manual de Uso da Marca

Manual de Uso da Marca Manual de Uso da Marca p a d r o n i z a ç ã o d a m a r c a u t i l i z a ç ã o n o s m a i s v a r i a d o s f o r m a t o s Índice 1. Apresentação - Geral página 02 - Defesa da marca página 03 2. Medidas

Leia mais

HOSPITAL ANÁLISE DE CORES

HOSPITAL ANÁLISE DE CORES UFU Arquitetura e Urbanismo e Design Análise da Forma Luis Eduardo Jacqueline Avelhaneda Pablo Augusto Sofia Peliciari Ulisses Rocha HOSPITAL ANÁLISE DE CORES A cor pode ser entendida como sensações visuais

Leia mais

B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica.

B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica. PERSPECTIVA PARTE 1 A Função do desenho de perspectiva na apresentação, linguagem gráfica. B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica. C O traço

Leia mais

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo SEMIÓTICA DAS CORES SEMIÓTICA DAS CORES A cor é uma sensação visual, uma onda luminosa, um raio de luz branca que atravessa nossos olhos. Não tem existência material, trata-se apenas de sensação produzida

Leia mais

Linguagem fotográfica

Linguagem fotográfica Linguagem fotográfica Composição Arranjo visual dos elementos, e o equilíbrio é produzido pela interação destes componentes visuais. i PENSE PRIMEIRO FOTOGRAFE DEPOIS Fotografia confusa com vários elementos

Leia mais

- Layout. o ambiente como um teatro. Prof. Catarina F. Silveira. LAYOUT: Conceitos

- Layout. o ambiente como um teatro. Prof. Catarina F. Silveira. LAYOUT: Conceitos Arranjo Físico F - Layout o ambiente como um teatro Prof. Catarina F. Silveira LAYOUT: Conceitos Corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo,

Leia mais

Aprofunde seus conhecimentos

Aprofunde seus conhecimentos Aprofunde seus conhecimentos PSICOLOGIA DAS CORES As cores são responsáveis por ativar sensações no cérebro humano. Cada cor que você escolhe para sua apresentação, pode ajudar ou atrapalhar a sua mensagem

Leia mais

IntroduÄÅo a teoria da cor Material desenvolvido e organizado pelo professor AndrÉ Furtado Material elaborado para a disciplina de Projeto Visual 3

IntroduÄÅo a teoria da cor Material desenvolvido e organizado pelo professor AndrÉ Furtado Material elaborado para a disciplina de Projeto Visual 3 Material para a disciplina Projeto Visual 3 Teoria da cor - introduäåo Prof. www.ufrgs.br Teoria da cor. Propriedades das cores As cores têm algumas propriedades inerentes que lhes permite se distinguir

Leia mais

Aspectos Qualitativos do Ambiente Luminoso

Aspectos Qualitativos do Ambiente Luminoso Aspectos Qualitativos do Ambiente Luminoso O projeto de sistema de iluminação de um ambiente baseia-se no conceito de iluminação natural e artificial integradas. Assim deve-se definir os parâmetros de

Leia mais

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Unidade Didática Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus Competências

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: A LINGUAGEM DO MAPA. Prof. Clésio

A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: A LINGUAGEM DO MAPA. Prof. Clésio A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: A LINGUAGEM DO MAPA Prof. Clésio O domínio da representação gráfica se inclui no universo da comunicação visual, que por sua vez faz parte da comunicação social. Participa, portanto,

Leia mais

Aula 06 Princípios do Design

Aula 06 Princípios do Design Aula 06 Princípios do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson PRINCÍPIOS DO DESIGN São conceitos que descrevem a qualidade esténca

Leia mais

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS

Leia mais

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii SUMÁRIO 1 Introdução 3 1.1 O que é a mecânica? 4 1.2 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos rígidos 4 1.3 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos deformáveis 7 1.4 Sistemas

Leia mais

Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação

Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Cores Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Quais as cores das palavras abaixo? NÃO LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO!!! A VARIÁVEL VISUAL COR As cores que percebemos são produzidas

Leia mais

FLG0243 Cartografia Temática

FLG0243 Cartografia Temática FLG0243 Cartografia Temática ELABORAÇÃO DE UMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Fazer um mapa significa explorar sobre o plano as correspondências entre todos os elementos de um mesmo componente da informação o componente

Leia mais

Uso de Cores no Design de Interfaces

Uso de Cores no Design de Interfaces CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Uso de Cores no Design de Interfaces Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Interação Homem-Computador Faculdade de

Leia mais

Visagismo Aplicado à Maquiagem

Visagismo Aplicado à Maquiagem Visagismo Aplicado à Maquiagem O visagismo é a arte de descobrir e reproduzir o que a cliente deseja expressar através da sua imagem, ou seja, transformar uma intenção em uma imagem. Para entendermos Visagismo

Leia mais

Um Transformer no Rio 1

Um Transformer no Rio 1 Um Transformer no Rio 1 Leandro DALLAZUANNA 2 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 3 Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, Curitiba - PR RESUMO Neste artigo conto como foi o processo de criação

Leia mais

Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário.

Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário. Aula 06 Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário. Cor cria emoção Páginas que usam bem a cor têm

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos TEORIA DAS CORES Aula 10 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento)

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO PLANIFICAÇÃO Objetivos gerais: EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO PLANIFICAÇÃO COMPREENDER CONCEITOS TEÓRICO-CIENTÍFICOS DO FENÓMENO LUZ-COR. RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA LUZ-COR NA PERCEÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE. DISTINGUIR CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Planificações da disciplina de Educação Visual 2018/2019

Planificações da disciplina de Educação Visual 2018/2019 Planificações da disciplina de ducação Visual 2018/2019 A - CTX Setembro de 2018 ANO: 7º DUCAÇÃO VISUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo: 2019/2020 DOMINIOS CONHCIMNTO, CAPACIDADS ATITUDS AÇÕS STRATGICAS

Leia mais

Estudos introdutórios à Engenharia de Estruturas

Estudos introdutórios à Engenharia de Estruturas Estudos introdutórios à Engenharia de Estruturas Introdução à Estabilidade das Estruturas O edifício pode ser definido como um conjunto de elementos organizados de tal forma capaz de suportar os esforços

Leia mais

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Unidade Didáctica Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus

Leia mais

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS 13 15 Junho de 2007. Porto, Portugal. FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA Dulclerci Sternadt Alexandre, João Manuel R. S. Tavares FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, PORTUGAL LOME Laboratório

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DESIGN. PROXIMIDADE ITENS RELACIONADOS ENTRE SI, DEVEM SER AGRUPADOS. QUANDO VÁRIOS ÍTENS ESTÃO PRÓXIMOS, TORNAM-SE UMA UNIDADE VISUAL E NÃO VÁRIAS UNIDADES INDIVIDUALIZADAS. ISSO

Leia mais

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015 Projetos e Soluções Iluminação Pública Novembro 2015 O que é um LED? Basicamente, os LEDs (diodos emissores de luz) são componentes semicondutores, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores,

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Então, contrariando o CMYK, no RGB a mistura de todas as cores resulta em branco e, a ausência delas, em preto.

TEORIA DAS CORES. Então, contrariando o CMYK, no RGB a mistura de todas as cores resulta em branco e, a ausência delas, em preto. TEORIA DAS CORES Basicamente há duas escalas para cores: o CMYK (composto por ciano, magenta, yellow e black) usado na impressão e tinturaria, além do RGB (red, green e blue) usado em monitores de projeção.

Leia mais

Sinalização Desenvolvimento

Sinalização Desenvolvimento Sinalização Desenvolvimento Setas - Em suportes de sinalização, as setas correspondem ao gesto de se estender a mão e apontar o dedo indicador para alguma direção indicando o caminho que deve ser percorrido

Leia mais

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas REVISÃO N1 Projeto Gráfico Jornal I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas e desfile IV Projeto

Leia mais

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Monitora PAE LUZ Mais do que apenas iluminar, é tornar as coisas visíveis, é interpretar os espaços, permitindo

Leia mais

Sumário. Introdução O conceito de tensão 1. Tensão e deformação Carregamento axial 49

Sumário. Introdução O conceito de tensão 1. Tensão e deformação Carregamento axial 49 1 Introdução O conceito de tensão 1 Introdução 2 1.1 Um breve exame dos métodos da estática 2 1.2 Tensões nos elementos de uma estrutura 4 1.3 Tensão em um plano oblíquo sob carregamento axial 25 1.4 Tensão

Leia mais

Design para slides. inspiradores

Design para slides. inspiradores Design para slides inspiradores INTRODUÇÃO Apresentar ideias com clareza e objetividade é algo cada vez mais valorizado no ambiente de negócios e, para isso, a mídia mais utilizada é a apresentação. Porém,

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Manual de identidade visual ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO IFPB

Manual de identidade visual ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO IFPB Manual de identidade visual ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO IFPB Sumário 1. Introdução 4 2. A marca ASSIFPB 6 3. Conceito 8 4. Assinaturas 14 5. Variações 16 6. Grid de construção 18 7. Arejamento 20 8.

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Prof. a Graciela Campos Link aulas / plano de aula

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018 Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico fevereiro de 2018 Quais os riscos de uma iluminação deficiente? Os riscos tipicamente relacionados com a iluminação

Leia mais

ANÁLISE ALTERNATIVA DE INTERAÇÕES MAGNÉTICAS.

ANÁLISE ALTERNATIVA DE INTERAÇÕES MAGNÉTICAS. ANÁLISE ALTERNATIVA DE INTERAÇÕES MAGNÉTICAS. 1 - Introdução. O presente trabalho visa o estabelecimento de uma nova abordagem no tratamento das interações magnéticas tendo como base o princípio fundamental

Leia mais

Força. Aceleração (sai ou volta para o repouso) Força. Vetor. Aumenta ou diminui a velocidade; Muda de direção. Acelerar 1kg de massa a 1m/s 2 (N)

Força. Aceleração (sai ou volta para o repouso) Força. Vetor. Aumenta ou diminui a velocidade; Muda de direção. Acelerar 1kg de massa a 1m/s 2 (N) Força Empurrão ou puxão; Força é algo que acelera ou deforma alguma coisa; A força exercida por um objeto sobre o outro é correspondida por outra igual em magnitude, mas no sentido oposto, que é exercida

Leia mais

Técnicas Visuais Aplicadas

Técnicas Visuais Aplicadas Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Categorias Conceituais Técnicas Visuais Aplicadas Prof. Dr. João Gomes Filho I 2011 BIBLIOGRAFIA João Gomes Filho Escrituras Editora. São Paulo 9 a

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português Educação Literária Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia dos heterónimos:

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade 2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade ANO: 6º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2018/2019 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica 1. Compreender características

Leia mais

PTC3452 Exercícios sobre Codificação perceptual de Áudio e Vídeo 11/2017 G. S.

PTC3452 Exercícios sobre Codificação perceptual de Áudio e Vídeo 11/2017 G. S. PTC3452 Exercícios sobre Codificação perceptual de Áudio e Vídeo /207 G. S. ) O padrão ao lado representa um bloco de 8x8 elementos de imagem. Os elementos pretos possuem intensidade -27 e os elementos

Leia mais

ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS

ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS CARACTERÍSTICAS HUMANAS QUE INFLUEM NO DESEMPENHO Estudo do(a): ADAPTAÇÃO AO TRABALHO: TRANSFERÊNCIA DO REPOUSO À ATIVIDADE E TREINAMENTO MONOTONIA, FADIGA E MOTIVAÇÃO

Leia mais

Realidade Virtual e Interfaces Modernas

Realidade Virtual e Interfaces Modernas Realidade Virtual e Interfaces Modernas Prof. Carlos Henrique Q. Forster IEC-ITA ITA Julho/2005 Percepção Visual Tópicos Introdução Fisiologia do olho Índices de profundidade Visão binocular Movimento

Leia mais

ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES. Introdução à Arquitetura. Paula Eça

ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES. Introdução à Arquitetura. Paula Eça ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES Introdução à Arquitetura CONCEITO "Pode-se então definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente

Leia mais

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atrativo. O círculo cromático ou roda das cores pode

Leia mais

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos da percepção visual Roteiro Elementos fundamentais Anatomia do olho humano Percepção de cores Harmonia cromática Campo de visão Fenômenos da percepção

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºAV 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºAV 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºAV 2018/2019 Educação Literária: Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia

Leia mais

Metas curriculares de Educação Visual

Metas curriculares de Educação Visual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Departamento de Artes e Tecnologias Educação Visual Ano Letivo - 2016/2017 3º

Leia mais

Computação Aplicada à Saúde e Ambiente. O sistema Visual Humano.

Computação Aplicada à Saúde e Ambiente. O sistema Visual Humano. Computação Aplicada à Saúde e Ambiente O sistema Visual Humano. Dr. Ricardo Argenton Ramos ricardo.aramos@univasf.edu.br 02/04/2014 #1 Roteiro Receptores na nossa retina; Como utilizar este conhecimento

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS Educação Visual - 3º ciclo. Meta / Objetivo N Descritores Obs.

PERFIL DE APRENDIZAGENS Educação Visual - 3º ciclo. Meta / Objetivo N Descritores Obs. PERFIL DE APRENDIZAGENS Educação Visual - 3º ciclo Departamento de Expressões Técnica T8 Ano 2016/17 8ºANO Meta / Objetivo N Descritores Obs. 1. Compreender conceitos teóricocientíficos do fenómeno luz-cor.

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II 2012/02 1 Diagrama de Ramo e Folhas 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Construir e interpretar disposições gráficas dos

Leia mais

Metas curriculares de Educação Visual

Metas curriculares de Educação Visual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Departamento de Artes e Tecnologias Educação Visual Ano Letivo - 2015/2016 3º

Leia mais

COMPOSIÇÃO 1. 4) Com a diagonal ligeiramente curvada, entrando do lado esquerdo, o movimento visual foi novamente deslocado e o peso redistribuido.

COMPOSIÇÃO 1. 4) Com a diagonal ligeiramente curvada, entrando do lado esquerdo, o movimento visual foi novamente deslocado e o peso redistribuido. MOVIMENTO VISUAL COLOCAR IMAGENS COMPOSIÇÃO 1 1) Vê-se uma grande curva que parece subir do lado direito do plano. Se é levado a perceber o movimento, acompanhando a trajetória ao longo do traço, pois

Leia mais

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO Suélen Dayane Martins Professora Aspectos Históricos Aristóteles entendia a cor como propriedade dos corpos, defendido em sua obra De sensu et sensibili. Para

Leia mais

Bauhaus casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o

Bauhaus casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o Bauhaus - 1918 casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o urbanismo, pois para Gropius a sociedade moderna e civilizada

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO - 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Técnica T7 - Desenhar objetos simples presentes no espaço envolvente, utilizando materiais básicos de desenho técnico

Leia mais

Princípios de Design: Conceituação

Princípios de Design: Conceituação Engenharia de Produtos e Processos O Projeto Conceitual 1ª Parte Design, Percepção Visual e Atratividade Prof. Dário Furtado 1 Projeto de Produto - Prof. Dário Furtado Princípios de Design: Conceituação

Leia mais

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar voz e vez às pessoas

Leia mais

Composição fotográfica é a seleção e os arranjos agradáveis dos assuntos dentro da área a ser fotografada.

Composição fotográfica é a seleção e os arranjos agradáveis dos assuntos dentro da área a ser fotografada. Composição fotográfica é a seleção e os arranjos agradáveis dos assuntos dentro da área a ser fotografada. Na fotografia publicitária a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência

Leia mais

Questão 37. Questão 39. Questão 38. alternativa C. alternativa A

Questão 37. Questão 39. Questão 38. alternativa C. alternativa A Questão 37 Segundo a lei da gravitação de Newton, o módulo F da força gravitacional exercida por uma partícula de massa m 1 sobre outra de massa m,àdistânciad da primeira, é dada por F = G mm 1, d onde

Leia mais

Henrique Magalhães. Cor

Henrique Magalhães. Cor Henrique Magalhães Cor Origem na luz branca, ou solar. É o reflexo da luz sobre os objetos. A percepção da cor está na junção de três elementos: - a luz, que é a fonte da cor; - a matéria, que reage à

Leia mais

Comunicação Visual em Unidades Arquivísticas

Comunicação Visual em Unidades Arquivísticas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Comunicação Visual em Unidades Arquivísticas Profa. Marta Valentim Marília 2018

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Curso de Comunicação em Mídias Digitais. Grafismo

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Curso de Comunicação em Mídias Digitais. Grafismo Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Curso de Comunicação em Mídias Digitais Editoração I (1414026) Professor: Henrique Magalhães Grafismo Elementos estruturais do

Leia mais

Planificação Modular Anual Desenho de Comunicação 10.ºAno

Planificação Modular Anual Desenho de Comunicação 10.ºAno AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CARVALHOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE DESIGN DE INTERIORES E EXTERIORES Planificação Modular Anual Desenho de Comunicação 10.ºAno MÓDULO 1 MATERIAIS E TÉCNICAS DE REPRE SENTAÇÃO

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra.

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

Computação Gráfica - 03

Computação Gráfica - 03 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar.

grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar. 9.1 Massas de Ar Massa de ar: corpo de ar, caracterizado por uma grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar. Cobrem centenas

Leia mais

4 Esforços em Cascas Conoidais

4 Esforços em Cascas Conoidais 4 Esforços em Cascas Conoidais Uma das principais vantagens do emprego de cascas esbeltas em engenharia e arquitetura é a sua capacidade de resistir às cargas aplicadas principalmente através de esforços

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA

CARTOGRAFIA TEMÁTICA CARTOGRAFIA TEMÁTICA O ponto de partida da cartografia temática é a definição de um tema. A elaboração de mapas temáticos exigirá atentar para duas questões básicas: quais são as variáveis visuais e quais

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO A cor A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria.

Leia mais

Óptica Visual. S. Mogo 2018 / 19

Óptica Visual. S. Mogo 2018 / 19 Métodos de Óptica Visual Departamento de Física Universidade da Beira Interior 2018 / 19 1 Observador real X ideal 2 Técnicas de determinação do limiar Método dos limites ascendentes Método dos limites

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite: melhorar a legibilidade da informação gerar imagens realistas focar a atenção do observador passar emoções etc. CORES

Leia mais

7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear

7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear 84 7 Exemplos Numéricos do Caso Não- Neste capítulo é apresentada uma série de exemplos numéricos mostrando a influência da não-linearidade da fundação na resposta do sistema, tanto para o caso de resposta

Leia mais