Um sonho de liberdade 1 Tess 1:2-3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um sonho de liberdade 1 Tess 1:2-3"

Transcrição

1 1 Um sonho de liberdade 1 Tess 1:2-3 Introdução: O cineasta Jorge Furtado escreveu: Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. Todos queremos liberdade. O que muitas vezes não compreendemos é que liberdade não é um conceito pessoal. Se não for coletivo, não há liberdade. I. O Cristianismo é a proposta de Deus para a liberdade do ser humano. Por isso, esta deve ser a luta de cada cristão. Não apenas a sua liberdade, mas a liberdade do outro. 1. A pregação do evangelho é a pregação da liberdade a. Contexto grego era de desvalorização dos não gregos: Inferioridade da mulher, do não grego a quem chamava de bárbaros, e inferioridade do escravo. b. Contexto romano de exploração e opressão: - César e a Pax romana à custa do medo. - Os opositores eram executados publicamente.

2 2 Por exemplo: A cruz, O Coliseu, etc. c. A revolução cristã c.1 Paulo valoriza a mulher ao dizer que são iguais - 1 Coríntios 11:11,12 No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus. c.2 Paulo valoriza os gentios Gl 3: Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, 27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. 28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. 29 E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. c.3 Paulo valoriza os escravos Cara a Filemon - Onésimo 2. A Liberdade começa em nós - João 8:31,32: 31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

3 3 3. Liberdade começa em nós, mas só se consolida na sociedade Primeiramente na igreja e depois no mundo. Enquanto todas as pessoas não forem livres, você também não será livre. Você sente liberdade para aproveitar a excelente câmera de seu iphone 6 no centro da cidade? Fotogafar os edifícios antigos, as pessoas que passam... Você sente que tem essa liberdade? Com certeza não. Por que? Porque liberdade começa em nós, mas só se concretiza na sociedade II. Desde o seu nascimento, a igreja é agente de transformação e de liberdade. 1. A missão de Jesus é a liberdade - Lucas 4:18,19: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". 2. Por isso é importante enxergar a igreja como agente de transformação do mundo: Nossa missão é a missão de Jesus A igreja somos nós. Logo, nós somos esses agentes de transformação.

4 4 III. Podemos enxergar esse coração pulsante e transformador na carta aos Tessalonicenses. Eles apostavam na liberdade cristã, mas pagaram um preço alto por isso. 1. Como e quando a carta foi escrita 1.1. Essa carta foi Durante a Segunda viagem Missionária. a. Houve um período muito difícil de perseguição, desde quando Paulo pregou o Evangelho em Filipos e Tessalonica. a.1. A perseguição formou-se primeiro em Filipos. Paulo e Silas foram presos. a.2. Depois, em Tessalônica, Houve mais confusão. Paulo fugiu, conforme registra Lucas em Atos 17: Depois de alguns meses, estando Paulo e sua equipe, já em Atenas, veio a notícia de que a igreja iniciante em Tessalônica estava sob forte perseguição. a. Assim Paulo enviou Timóteo, para lhes fortalecer a fé: 1 Tess 3:1-5 1 Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas 2 e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

5 5 3 para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso. 4 Quando estávamos com vocês, já lhes dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem. 5 Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço. 2. A carta aos tessalonicenses foi escrita, quando Timóteo voltou para Atenas e relatou a Paulo tudo o que estava acontecendo e a forma como a igreja estava posicionando-se na história daquela cidade. 6 Agora, porém, Timóteo acaba de chegar da parte de vocês, dando-nos boas notícias a respeito da fé e do amor que vocês têm. Ele nos falou que vocês sempre guardam boas recordações de nós, desejando ver-nos, assim como nós queremos vê-los. III. Essa igreja foi um foco de resistência em favor da liberdade cristã. Como já mostramos, a liberdade coletiva é a figura que está no pano de fundo da pregação do Novo Testamento 1. Para Paulo, as grandes marcas daquela igreja eram seu Trabalho, esforço e esperança, na construção da liberdade coletiva 3 Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e

6 6 a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 1.1 Lembremos que aquela igreja passou por maus bocados. a. A sombra de Paulo projetou-se negativamente sobre ela, pois os judeus que perseguiram Paulo em Filipos, também perseguiram essa igreja (vd 1 Tess 2:1-2). 1 Irmãos, vocês mesmos sabem que a visita que lhes fizemos não foi inútil. 2 Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciarlhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta. Por isso Paulo menciona os sofrimentos que tiveram juntos. Mas também menciona que a presença gloriosa de Deus estava com eles em todo o tempo 1Tess 1:4 4 Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu 5 porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor. IV. Em Tessalonicenses vemos o retrato de um cristão amadurecendo na fé. 1 Um cristão torna-se maduro quando tem tal paixão por Cristo que compreende seu evangelho como a causa da liberdade, pela qual vale à pena viver e morrer.

7 7 6 De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. 2 Um cristão torna-se maduro quando compreende que mensagem do Evangelho deve ser propagada para o bem dos outros. Isso parece acontecer naquela igreja. Em razão da perseguição que sofriam, era até impossível que pensassem em expansão religiosa. Se pregavam o evangelho, era porque desejavam o bem do outro. 7 Assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. 8 Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, 9 mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. 3. Isso nos mostra que amadurecer na fé e na liberdade não é uma questão de tempo. É uma questão fé e de entrega. Existem muitos que são cristãos há muitos anos, mas são absolutamente egoístas. 4. A maturidade espiritual está ligada à capacidade de enxergar o outro, sem esquecermos a nós mesmos. V. Em Tessalonicenses vemos o retrato de uma igreja madurecendo: 1 - Existem igrejas infantis? Sim. Claro que existem. Se os membros de uma igreja são infantis, óbvio que aquela

8 8 comunidade terá uma fé infantil. 1.1 Uma igreja é infantil quando o assunto de sua fé é como o assunto de uma criança: Todo o seu interesse está voltado a receber. 2 - Uma igreja é madura quando o assunto de sua fé tem a ver com o todo e com a palavra TODOS Assim é uma igreja madura. A expressão de seus membros é o serviço para o bem de todos. Problematização: Uma igreja que faz missões pode ser infantil, se ela apenas sustentar missionários. Mas uma igreja com membros que compreendem a si mesmos como missionários, não pode ser imatura, porque chamou para si a tarefa de testemunhar o amor de Cristo. VI. Foi isso que aconteceu com os tessalonicenses e que tanto surpreendeu e agradou a Paulo. 1. Eles compreenderam que a missão de manter o testemunho de Jesus vivo, não era de Paulo, que inclusive tinha ido embora. A missão era deles que tinham ficado. 1.1 Essa maturidade pode ser resumida pela expressão: Cristão Missional. Eu gosto da expressão missional porque é mais abrangente que missionária. a. Em uma igreja missionária, eu me envolvo com a obra de Deus que acontece longe de mim.

9 9 Isso é muito nobre, mas não exatamente o caminho pleno demonstrado em Cristo e nos apóstolos. b. Em uma igreja missional, a missão é minha, onde quer que eu esteja. Sinto-me construindo o bem na sociedade, por qualquer meio e em qualquer ambiente. Percebo que esse estilo de vida tem mais a ver com Jesus e com a proposta de Paulo, que era missionário em tempo integral, mas muitas vezes, vendo a dificuldade das igrejas, preferia trabalhar para se sustentar. Então Paulo inaugura a ideia de Cristãos Missionais. Isto é, profissionais cristãos que entendem sua missão cristã. - Onde quer que você esteja, - O que quer que você faça, - Com quem quer que você esteja: Você é um testemunho vivo do amor de Deus. Ontem no devocional que gravamos e enviamos aos grupos de whatsapp, estimulei os irmãos a servir no trabalho, como se estivessem fazendo ao Senhor. Recebi alguns s de retorno, falando da alegria de ter passado o dia servindo a Jesus, na vida das pessoas. Mas não é esse o foco da missão? Fazer como a Deus? Todas as vezes que fizeram a um destes meus pequeninos, foi a mim que vocês fizeram Essa é a ideia da missão. Trazer Deus para bem perto das pessoas.

10 10 Comprometer a vida com Ele e com Sua missão neste mundo: sal e luz 3 - Uma igreja madura é aquela que compartilha: a esperança, o sofrimento, a sede por Deus e o senso de missão. Veja as palavras de Paulo ao fazer essa constatação: VII. Conclusão: 8 O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, 9 pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, e como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10 e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir. É a missão e a pregação legítima do Evangelho que redimirão a humanidade de seu cativeiro interior e também coletivo. A liberdade cristã é um anelo que devemos ter e por essa razão precisamos, como os Tessalonicenses, nos tornar testemunhas do evangelho.

Por que estudar Tessalonicenses?

Por que estudar Tessalonicenses? 04/novembro/2018 Por que estudar Tessalonicenses? 1.Ela é um guia de missões, fonte indispensável para a orientação de missionários e plantadores de igreja hoje. 2. Ela é uma carta pastoral onde Paulo

Leia mais

Pablo Neruda (Poeta Chileno) Você é livre para fazer escolhas, mas é prisioneiro das consequências.

Pablo Neruda (Poeta Chileno) Você é livre para fazer escolhas, mas é prisioneiro das consequências. Introdução Uma pesquisa realizada pelo canadense Paul Bloom, professor de ciências cognitivas da Universidade de Yale, revelou que bebês com menos um ano de idade, possuem uma ética universal e já fazem

Leia mais

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA 18/Nov/18 I Tessalonicenses 3.1-13 IGREJAS SÃO COMO FILHOS IGREJAS NASCEM, CRESCEM E AMADURECEM OUTRAS NÃO... NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA Precisa de um pastor amoroso

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, compartilhando a fé Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Compartilhar a fé Se alguém chegar para você e perguntar porquê você é cristão, o que você responde? Se estiver

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala MEDITAÇÃO SALA AMARELA SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1- Tudo posso naquele que

Leia mais

Estudo no Livro de Filemon. "Útil a Ti e a Mim"

Estudo no Livro de Filemon. Útil a Ti e a Mim Pag. 1 Site: www.josiasmoura.wordpress.com Estudo no Livro de Filemon "Útil a Ti e a Mim" Por Pastor Josias Moura de Menezes Quando Paulo enviou a carta aos Colossenses, ele incluiu esta pequena carta

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

CRISTIANISMO SÓLIDO EM UMA MODERNIDADE LÍQUIDA

CRISTIANISMO SÓLIDO EM UMA MODERNIDADE LÍQUIDA CRISTIANISMO SÓLIDO EM UMA MODERNIDADE LÍQUIDA GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ E-mail: Site: Twitter: Facebook: prgimenez@prgimenez.net www.prgimenez.net @pastorgimenez Guilherme Gimenez Nívia Laurinha

Leia mais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais O livro de Atos 54º Estudo 26/05/2017 Homens Fundamentais O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho. Ele não foi um apóstolo e não conheceu a Jesus. Era

Leia mais

A VONTADE DE DEUS PARA O SEU POVO É QUE SEJAMOS CONFORMES À IMAGEM DE CRISTO TEXTO. I João 2:6

A VONTADE DE DEUS PARA O SEU POVO É QUE SEJAMOS CONFORMES À IMAGEM DE CRISTO TEXTO. I João 2:6 A VONTADE DE DEUS PARA O SEU POVO É QUE SEJAMOS CONFORMES À IMAGEM DE CRISTO TEXTO I João 2:6 INTRODUÇÃO Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo I Coríntios 11:1. Portanto, sejam imitadores de Deus,

Leia mais

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão O livro dos Atos dos Apóstolos é a 2ªparte do Evangelho de São Lucas. Neste livro o autor apresenta a atividade dos apóstolos como uma grande viagem que vai de Jerusalém até Roma, o centro do mundo daquela

Leia mais

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: Se vocês

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro Missionária 27º Domingo do Tempo Comum (7/10) Estimados irmãos e irmãs, iniciamos hoje a Missionária que tem como tema Enviados para testemunhar o Evangelho da paz. A Palavra de Deus nos pede para estarmos

Leia mais

João Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

João Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. João 20.19-22 19 Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja com vocês!

Leia mais

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. «Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo» Leitura do Livro do Êxodo Ex 22, 20-26 Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro, nem o oprimirás,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Ser motivado na vida de um dos discípulos de Jesus, que como nós, possuía defeitos, mas que, como é possível a nós, foi

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses Leiamos de forma alternada o Texto Sagrado.

Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses Leiamos de forma alternada o Texto Sagrado. Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses 1.12-21. Pr. Fernando Fernandes Campanha de Missões Mundiais, Estaduais, Nacionais e Regionais 2009 PIB em Penápolis, 13/09/2009 Leiamos

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

Qual o DNA da igreja na cidade? Tim Keller O significado da igreja a) Perspectiva tradicional: uma fortaleza. b) Perspectiva liberal: um espelho.

Qual o DNA da igreja na cidade? Tim Keller O significado da igreja a) Perspectiva tradicional: uma fortaleza. b) Perspectiva liberal: um espelho. Qual o DNA da igreja na cidade? Tim Keller O significado da igreja a) Perspectiva tradicional: uma fortaleza. b) Perspectiva liberal: um espelho. c) Perspectiva pragmática: um parasita. d) Perspectiva

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

Aula 2 COLOSSENSES. Uma vida alinhada com o Senhor

Aula 2 COLOSSENSES. Uma vida alinhada com o Senhor Aula 2 COLOSSENSES Uma vida alinhada com o Senhor Recaptulação Propósito Data Autoria Sobre Colossos Sobre o autor O que podemos saber através do próprio texto de Colossenses? O que podemos ao olhara para

Leia mais

domingo, 10 de novembro de 13

domingo, 10 de novembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s João 14:26,27 Livres da religião do medo e das maldições João 14:26,27 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas João

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas Série: Um Natal de Esperança (02/04). JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas 1.26-38 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

Leitura do Livro do Êxodo

Leitura do Livro do Êxodo 339 DOMINGO XXX LEITURA I Ex 22, 20-26 Leitura do Livro do Êxodo «Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão, inflamar-se-á a minha ira contra vós» Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro,

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 TEXTO DO DIA Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 SÍNTESE Muito mais desafiador do que plantar uma Igreja é consolidá-la de tal forma que as pessoas permaneçam na vocação de Deus,

Leia mais

Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas... Qua, 20 de Junho de :28

Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas... Qua, 20 de Junho de :28 Confira a carta 08/2018 aos membros da Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. As cartas da presidente, escritas a cada bimestre,

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

1 TESSALONICENSES

1 TESSALONICENSES 1 TESSALONICENSES 5.12-19 A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses

Leia mais

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269 SUMÁRIO Revisão 7 126. A ressurreição: As dez aparições 9 127. Evidências da ressurreição (1) 19 128. Evidências da ressurreição (2) 29 129. Ressurreição, ascensão e exaltação 37 130. Os acontecimentos

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58) OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 Tessalonicenses

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 Tessalonicenses Perguntas para Testar a Compreensão de 1 Tessalonicenses Falta perguntas para capítulo 1. que eles receberam bem a Paulo e seus companheiros e que deixaram os ídolos para seguirem e servirem ao Deus verdadeiro.

Leia mais

O Serviço Cristão. Exposição de 3ªJoão. (1ª Mensagem) Gaio, um bom exemplo de cristão a ser seguido. 3Jo v.1-8

O Serviço Cristão. Exposição de 3ªJoão. (1ª Mensagem) Gaio, um bom exemplo de cristão a ser seguido. 3Jo v.1-8 O Serviço Cristão Exposição de 3ªJoão (1ª Mensagem) Gaio, um bom exemplo de cristão a ser seguido 3Jo v.1-8 Pouco sabemos das situações em que esta carta foi escrita. Não sabemos onde João estava quando

Leia mais

RESPONDENDO A DEUS NO PROCESSO DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS Ricardo Costa

RESPONDENDO A DEUS NO PROCESSO DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS Ricardo Costa RESPONDENDO A DEUS NO PROCESSO DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS Ricardo Costa E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam

Leia mais

Necessidades essenciais, relacionamentos superficiais.

Necessidades essenciais, relacionamentos superficiais. Necessidades essenciais, relacionamentos superficiais. Brasil tem cerca de 70 milhões de internautas. O Brasil é um dos países em que os internautas passam mais tempo online. Em alguns meses tem sido o

Leia mais

Ore por nós! BASE MISSIONÁRIA METANOIA PRATICANDO NOSSA VISÃO. oramos para que a igreja. ANO 1/2019

Ore por nós! BASE MISSIONÁRIA METANOIA PRATICANDO NOSSA VISÃO. oramos para que a igreja.   ANO 1/2019 BASE MISSIONÁRIA METANOIA ANO 1/2019 Ore por nós! PRATICANDO NOSSA VISÃO oramos para que a igreja sinta dores de parto até voltar as obras da Igreja Primitiva, pondo em pratica 4 Fundametos importantes:

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! O amor de Deus é apresentado em Cristo! Você tem opções REJEITAR DECIDIR PENSAR MAIS UM POUCO ACEITAR Conseqüencias Sou aceito como filho de Deus Sou liberto por Deus Sou santificado

Leia mais

Lição 1 Oposição em Icônio

Lição 1 Oposição em Icônio Lição 1 Oposição em Icônio Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta. 1 Tessalonicenses

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5 A igreja perseguida Quero contar para vocês a história do cristianismo. Creio que esta é uma prática do povo de Deus: ao longo dos anos, rememorar os grandes feitos de Deus. Alguém já disse apropriadamente

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

Lição 1 para 7 de outubro de 2017

Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo seu autor e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Através de

Leia mais

Fabio Grigorio

Fabio Grigorio 07.07.13 Fabio Grigorio Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Ouvido e compreendido

Ouvido e compreendido Ouvido e compreendido pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram

Leia mais

Mensagem 21 Atos Fernando Leite

Mensagem 21 Atos Fernando Leite Mensagem 21 Atos 9.1-25 Fernando Leite 13 04 2008 1 Papel: Divino: Graça a. Estado de Paulo Enquanto isso, Saulo 1 ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo O Deus do Universo vive dentro de nós. Como perdemos isso? Esse poder vive em nós o que permite fazermos coisas que uma pessoa comum não conseguiria. Precisamos acreditar

Leia mais

LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37):

LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37): LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37): Quem é o meu próximo? perguntou o Doutor da Lei a Jesus, que em seguida lhe contou a Parábola do

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

Kênosys. O Engajamento na Missão

Kênosys. O Engajamento na Missão REFLEXÃO Kênosys O Engajamento na Missão ü A crise nos EUA Eike Ba6sta perde quase US$ 2 bilhões nesta quinta- feira, quando suas empresas lideraram o forte movimento de baixa da Bovespa. Ontem, a GM

Leia mais

domingo, 8 de setembro de 13

domingo, 8 de setembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s Filipenses 4:10-23 Mateus 6:19-24 Lucas 5:1-3 2 Coríntios 9:6-11 O que tem a ver o dinheiro com a minha espiritualidade? Filipenses 4:10-23 Filipenses 4:10-23 Alegro-me grandemente

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

ENGAJAMENTO Unidos pela causa do Evangelho

ENGAJAMENTO Unidos pela causa do Evangelho Nossa Visão Uma cidade transformada por Cristo por meio de uma igreja acolhedora que desenvolve cura social e renovação cultural, formando autênticos discípulos de Cristo transformados por meio do Evangelho.

Leia mais

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa

Leia mais

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS INTRODUÇAO At 16.6-40 1- O PROGRAMA MISSIONÁRIO DA IGREJA PRECISA SER CONDUZIDO POR DEUS. 2- A PORTA QUE DEUS ABRE NEM SEMPRE NOS CONDUZ PELO CAMINHO

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses Julho/19 1ª Semana ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses 1.1-11 Em uma palavra, descreva o que representa a oração em sua vida. Qual foi a carta que causou mais alegria em você? Explique.

Leia mais

A ambiguidade da igreja

A ambiguidade da igreja Tema 1 A ambiguidade da igreja [ 1Coríntios 1.1-17 ] 1Coríntios 1.1-17 1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto,

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss CONSIDERAÇÕES ETIMOLÓGICAS SOBRE O TERMO EPAFRODITO

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss CONSIDERAÇÕES ETIMOLÓGICAS SOBRE O TERMO EPAFRODITO 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss Uns 13 anos depois (53 a.c.) Paulo se encontra preso em Roma e escreve a carta aos Filipenses Falar que

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras RELEMBRANDO... 2.1-10: a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras O ARGUMENTO SEGUINTE... 2.11-22: A humanidade como um todo. Judeus e gentios unidos em

Leia mais

Fernando Leite

Fernando Leite 22.09.13 Fernando Leite Introdução 1ª Consideração: O povo de Deus é santo Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações. Fp 4.21 Todos os santos lhes enviam saudações,

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E PALAVRA DA CÉLULA O EVANGELHO É O PODER DE DEUS Rm 1:16 17 METROPOLITANA Vivemos num mundo em que se valoriza muito o poder. É poder econômico, social, polí co, religioso, mental e por vai... Parece que

Leia mais

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em

Leia mais

O significado do Evangelho

O significado do Evangelho de O significado do Evangelho Boas Novas Anunciar o nascimento de uma criança Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: "Você é pai de um menino! Jr 20.15

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

5 MARCAS DA MISSÃO. Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação. Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano

5 MARCAS DA MISSÃO. Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação. Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano 5 MARCAS DA MISSÃO Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano Missio Dei Humanidade Natureza Missio Dei Deus Encarnado Jesus Revelar que

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a vida e projeto de seu FILHO. A missão dela era nos dar Jesus e fez isso de maneira ímpar. Vamos refletir nos fatos na vida de Jesus onde ELA está

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

Felicidade. Heinrich Heine

Felicidade. Heinrich Heine Felicidade Heinrich Heine Oh, que dama fácil, a felicidade! Mal se acostuma num lugar, ela já sai... Afaga teu cabelo, cheia de vaidade, beija-te às pressas, bate as asas e se vai. Dona infelicidade, ao

Leia mais

1. O ESTUDO DE HOJE APRESENTA A JESUS COMO A VERDADE QUE LIBERTA O PERIGO DE MORRER SEM JESUS (JO )

1. O ESTUDO DE HOJE APRESENTA A JESUS COMO A VERDADE QUE LIBERTA O PERIGO DE MORRER SEM JESUS (JO ) JESUS É A VERDADE QUE LIBERTA texto básico - João 8.21-59 A Bíblia ensina que todo homem é pecador. E nessa condição todos estão despojados de qualquer liberdade. Jesus disse: Todo aquele que pratica o

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum-17.11.13 Deus renova todas as coisas Eu tive um sonho. Sonhei que os rios já não estavam poluídos, e as suas águas eram puras e cristalinas. Sonhei que. em vez de

Leia mais

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões.

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. ATOS 10 Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. Nem sempre as reuniões atuais são das melhores: As vezes deficiência do pregador.

Leia mais

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha.

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. A comunidade cristã de Roma era composta de conversos

Leia mais

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2)

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Rui Luis Rodrigues 27.03.2011 Romanos 6:4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado

Leia mais

Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Bichano poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui? Depende bastante de para onde quer ir respondeu o gato. Não me importa muito para onde, disse Alice. Então não importa

Leia mais

Afastado da pregação pública durante vários anos, Paulo por fim podia pregar na capital do Império. O caminho até Roma esteve cheio de dificuldades,

Afastado da pregação pública durante vários anos, Paulo por fim podia pregar na capital do Império. O caminho até Roma esteve cheio de dificuldades, Lição 13 para 29 de setembro de 2018 Afastado da pregação pública durante vários anos, Paulo por fim podia pregar na capital do Império. O caminho até Roma esteve cheio de dificuldades, mas as circunstancias,

Leia mais

JUSTO. Aprovado, aceito por Deus

JUSTO. Aprovado, aceito por Deus HÁ MUITO MAIS! Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. Efésios 3:20 1 PODER E FÉ Romanos 1:16-17

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias."

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias. QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias." Deus está levantando um povo (a Igreja) que se move pelo poder do Espirito Santo, alicerçado

Leia mais