TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS TTD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS TTD"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA AUTORIZAÇAO DECRETO DOU 18/07/96 RECONHECIMENTO PORTARIA 909/95, DOU 01/08/95 UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - UDO SISTEMA DE ARQUIVO CENTRAL SIARC TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS TTD Salvador, Fevereiro/2011.

2 GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA Jacques Wagner Secretário da Educação Osvaldo Barreto REITOR Lourisvaldo Valentim da Silva VICE-REITORA Amélia Tereza Santa Rosa Maraux UDO/ CHEFE DA UNIDADE Djalma Fiúza de Almeida ARQUIVO CENTRAL / GERÊNCIA Tânia Mª Gomes Peixoto Leite RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO: COLABORADORES: Rita de Cássia Fernandes Freire Barreto (Técnica Responsável do Arquivo Central) Rose Mary Magalhães Seixas Pereira (Analista Universitário Arquivo Central) Toda a Equipe do Arquivo Central. Arquivo Central da UNEB Rua Silveira Martins N 2555 Cabula Salvador Bahia - CEP Tel: (71) Fax: (71) I siarc@listas.uneb.br

3 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... DE CLASSIFICAÇÃO... TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS... o Estrutura e Descrição... o Tabela... o Índice... GLOSSÁRIO... ANEXO I LISTA DE TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS... ANEXO II LISTA DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS... ANEXO III CONTROLE DE EMPRÉSTIMO DE DOCUMENTOS... ANEXO IV ETIQUETA PARA CAIXA DO ARQUIVO...

4 APRESENTAÇÃO O Arquivo Central da Universidade do Estado da Bahia UNEB, cumprindo a Instrução Conjunta SAEB/ SECULT Nº 01 DE 18 de Março de 2010, que orienta os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual quanto à gestão de documentos arquivísticos, em consonância com a Lei 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, vem, desde 2005, elaborando instrumentos para a Implantação da Política de Gestão Documental, visando tratar à massa acumulada dentro de critérios seguros, possibilitando o resgate à história da Universidade. Para isso foram desenvolvidos instrumentos como: A Proposta de Composição da Comissão de Avaliação de Documentos CPAD; O Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade de Documentos TTD; além de outros instrumentos de controle como as Listas de Eliminação e de Transferência. Sabemos que as situações dos arquivos públicos das Universidades demonstram os mesmos problemas como: Falta de espaço físico, a visão individual e setorizada na organização dos documentos e acúmulos da massa documental sem nenhum critério, esta, sempre de acordo com as funções e atividades exercidas por cada setor durante a sua existência. Para a elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos TTD considera o instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que define prazos de guarda e destinação dos documentos de valor corrente e ou intermediário, produzidos e recebidos no âmbito de toda Universidade. Além disso, estabelece a destinação de documentos, que pode ser por descarte e guarda permanente dos documentos de valor permanente/ histórico. A referida tabela, se utilizada racionalmente, poderá propiciar um maior controle dos acervos documentais, uma maior rapidez na recuperação das informações, além de maximizar o fluxo documental, bem como, oferecer suporte às decisões legais e administrativas nos setores, Departamentos e Campi de toda a Universidade.

5 DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS O Código de Classificação parte de uma organização geral, tendo como requisitos básicos, o reconhecimento da instituição e do próprio documento e a definição dos níveis de classificação, vista como parte integrante da gestão documental, é um processo natural que tem por finalidade reunir coisas semelhantes, este, devem ter como característica a simplicidade e a flexibilidade, fácil assimilação, utilizada como instrumento de trabalho para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. O código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública e a destinação de documentos de que trata a Resolução nº 14, resultaram numa publicação editada pelo (Conselho Nacional de Arquivo CONARQ em outubro de 2001), intitulada Classificação, Temporalidade e de Documentos de Arquivo da Administração Pública. Partindo do principio que este instrumento visa agilizar a recuperação das informações e facilitar a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos. A classificação de documentos adotada pela UNEB tem como objetivo agrupar os documentos sob um mesmo assunto, o modelo de código de classificação é decimal, dividido em dez classes e estas, por sua vez, em dez subclasses e assim sucessivamente, com As dez classes principais são representadas por um número inteiro, composto de três algarismos, como se segue: Classe 000 Classe 100 Classe 200 Classe 900

6 As classes principais correspondem grandes funções desempenhadas pelo órgão. Elas são divididas em subclasses e estas, por sua vez, em grupos e subgrupos os quais recebem códigos numéricos, seguindo-se o método decimal. O código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública, atividade meio possui classes comuns a todos os órgãos: Vamos ver o exemplo a seguir para entendermos melhor: Classe ADMINISTRAÇÃO GERAL Subclasse PESSOAL Grupo 021 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Subgrupo CANDIDATOS A CARGO E EMPREGO PÚBLICOS: INSCRIÇÕES. Entendido a elaboração do Código acima, a seguir explicaremos sobre as classes e suas respectivas subclasses. CLASSE 000 ADMINISTRAÇÃO GERAL. Nesta classe são classificados os documentos referentes às atividades relacionadas à administração interna, as quais viabilizam o seu funcionamento e o alcance dos objetivos para os quais foram criados. A CLASSE 000 tem como SUBCLASSES: 010 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO: Classificam-se os documentos relativos à criação, estruturação, funcionamento e organização interna do órgão. 020 PESSOAL:

7 Incluem-se os documentos relativos aos direitos e obrigações dos servidores lotados no órgão, de acordo com a legislação vigente, bem como os direitos e obrigações da instituição empregadora no que tange à assistência, proteção ao trabalho e concessão de benefícios. 030 MATERIAL: Classificam-se os documentos referentes à Administração dos Materiais do órgão, necessários ao desenvolvimento de suas atividades, incluindo as formas de aquisição e alienação, o controle do estoque e da distribuição, a conservação e reparo. 040 PATRIMÔNIO: Classificam-se os documentos referentes aos bens patrimoniais, imóveis e veículos pertencentes ao órgão. Incluem-se, neste caso, as formas de aquisição e alienação, bem como os serviços de manutenção, limpeza e recuperação. 050 ORÇAMENTO E FINANÇAS: Classificam-se os documentos relativos à previsão e execução orçamentária e as operações contábeis e financeiras referentes ao uso dos recursos públicos e comprovação de receita e despesa. Também a movimentação de conta corrente, balanços e prestações de contas de um modo geral. 060 DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO: Incluem-se os documentos referentes às publicações, produção editorial, impressão e distribuição de matérias, como também aquisição, controle, distribuição e acesso à documentação bibliográfica do órgão. Incluem-se, ainda, documentos referentes à produção, controle, avaliação, arquivamento e destinação de documentos arquivisticos, como também os documentos relacionados com as atividades de reprodução, conservação e informática. 070 COMUNICAÇÃO:

8 Classificam-se os documentos relacionados com a instalação, manutenção, operação e uso dos recursos e serviços postais, de telecomunicação e de tecnologias da informação. 080 VAGA: Esta se conserva vaga para possíveis expansões e inserção de documentos referentes à Administração Geral, que resultem de novas atividades desenvolvidas pelo órgão. A seguir descrevemos as seguintes classes pra representar as atividades fins da Universidade do Estado da Bahia - UNEB: 100 ENSINO. 110 CURSOS DE GRADUAÇÃO. 120 VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. 130 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO DE GRADUAÇÃO. 140 CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. 150 VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES DE CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. 159 OUTROS ASSUNTOS REFERENTES AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. 160 CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU. 170 VIDAS ESCOLAR DOS DISCENTES DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU. 180 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO. 200 PESQUISA.

9 210 NORMAS, REGULAMENTAÇÕES E DIRETRIZES. 220 PROJETOS DE PESQUISA. 230 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. 240 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE PESQUISA. 250 OUTROS ASSUNTOS REFERENTES À PESQUISA. 300 EXTENSÃO NORMAS, REGULAMENTAÇÕES E DIRETRIZES. 320 PROJETOS DE EXTENSÃO. 330 PROGRAMAS E BOLSAS DE EXTENSÃO. 340 ESTÁGIO DE EXTENSÃO. 350 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO. 360 CURSOS DE EXTENSÃO. 370 CURRICULOS DE EXTENSÃO. 380 OUTROS ASSUNTOS REFERENTES À EXTENSÃO.

10 TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS TTD ESTRUTURA E DESCRIÇÃO: Prazo De Arquivo Arquivo utilizado para classificar os documentos sob o mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas à avaliação, seleção, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos. SÉRIES DOCUMENTAIS: seqüência de um mesmo tipo documental (Espécies Documentais). ASSUNTOS conteúdo dos documentos. PRAZO DE GUARDA refere-se ao tempo necessário para o arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediário, visando atender às necessidades da administração que os produziu. DESTINAÇÃO FINAL neste campo registra-se a destinação estabelecida, que pode ser a transferência para o Arquivo Central ou Eliminação. LEGISLAÇÃO neste campo registramos base legal e as leis existentes no município, estado e união. OBSERVAÇÃO espaço destinado a informações complementares e justificativas necessárias à adequada utilização da Tabela. Incluem-se ainda aspectos importantes ao processo de avaliação.

11 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA AUTORIZAÇAO DECRETO DOU 18/07/96 RECONHECIMENTO PORTARIA 909/95, DOU 01/08/95 UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - UDO SISTEMA DE ARQUIVO CENTRAL SIARC TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS - TTD Prazo De Arquivo Arquivo 000 ADMINISTRAÇÃO CENTRAL 001 Projetos Estudos e Normas. Vigência 05 anos Conservar, documento importante para a memória da Instituição Dossiê de Reconhecimento: Toda a documentação referente ao reconhecimento da UNEB. Vigência Conservar, documento importante para a memória da Instituição. 002 Planos, Propostas e Programas de trabalho. 02 anos 05 anos 003 Relatório Anual de Atividades. 02 anos 05 anos São passíveis de eliminação os relatórios cujas informações encontram-se recapituladas em outros. 004 Acordos, Ajustes, Contratos, Convênios, Protocolo de Intenções, Termo de Cooperação, Termo de Parceria. Vigência 10 anos Conservar, documento importante para a memória da Instituição. Inclui Termo Aditivo.

12 Arquivo Prazo De Arquivo 005 Atos Normativos no âmbito da UNEB. 10 anos 10 anos 010 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. Conservar, documento importante para a memória da Instituição Normas, Regulamentações, Diretrizes, Procedimentos, Estudos e/ou Decisões de Caráter Geral, Guia, Manual. Vigência 05 anos A vigência esgota-se quando houver revisões dos referidos documentos Registro dos órgãos competentes. Vigência 05 anos Dossiê De Implantação: Conservar, documento importante para a memória da Instituição Estrutura Institucional: Ata, Ato, Alteração dos Regimentos, Competências, Estatutos, Estruturas, Portarias, Resoluções. Vigência 05 anos Conservar, documento importante para a memória da Instituição Processo de Implantação: Solicitação de verbas para implantação de novas UES, Logotipo, Concepção da Universidade. Vigência 05 anos Ficará no Arquivo (Setor) até a finalização de todo o processo de implantação Ata. 02 anos

13 Prazo De Correspondências: Expedida e Recebida. (Exposição de Motivos, , Fax Oficio Memorandos). 02 anos Eliminar As correspondências têm variações de assunto, a interna que veicula conteúdos rotineiros, em geral implica em continuidade administrativa. A eliminação está condicionada a inexistência de fatores determinantes para a sua guarda. Quanto as que integram um processo obedecerá a sua temporalidade e destinação Protocolo: Guias / Livros de Registro de Entrada e Saída de Documentos Guia de Remessa CED Comunicação Escrita Documental Dossiê Evento: Participativo ou Promovido Dossiê Eleição: Reitor / Vice-Reitor, Diretor / Vice Diretor, Coordenador / Vice Coordenador. 01 ano * Eliminar 02 anos 02 anos 02 anos Ações Judiciais. Vigência 05 anos Ações Judiciais. (Dissídio Coletivo). Vigência 05 anos 011 Comissões Técnicas, Conselhos, Grupos de Trabalho, Juntas e Comitês 012 COMUNICAÇÃO SOCIAL 04 anos 05 anos Eliminar * O prazo mínimo de guarda é de 01 ano, mas a permanência do documento poderá ser de acordo com a necessidade do setor. Os eventos participativos sem intervenção direta devem ser eliminados no Arquivo (Setor). Conservar, documento importante para a memória da Instituição. Conservar, documento importante para a memória da Instituição.

14 Prazo De Clipping (Noticiários e Reportagens). 02 anos Eliminar Convites. 02 anos Eliminar Anúncios, Cartazes, Folhetos, Folders. 02 anos Eliminar Os documentos cujas informações reflitam a política do órgão são de guarda permanente. O prazo de guarda dos convites recebidos esgota-se com a realização do evento. 020 PESSOAL Normas, Procedimentos, Regulamentações, Diretrizes, Estatutos, Estudos ou Decisões de caráter Geral. Vigência 05 anos Conservar, documento importante para a memória da Instituição Obrigações Trabalhistas ou Estatutárias, Relações com Ministérios e Secretarias Federais. 05 anos 05 anos Eliminar Decreto Lei Federal nº /43 (CLT), art.360/ Decreto Federal nº / Relação com Conselhos Profissionais, Sindicatos, Acordos, Dissídios, Movimentos Reivindicatório, Greve e Paralisações. 05 anos 05 anos Eliminar Dossiê de Funcionário: Estatutário / Concursado/ Ativo e Inativo. Vigência 95 anos Eliminar Constituição Federal, art. 7º, inciso XXIX. Os dossiês dos funcionários só poderão ser transferidos após exoneração. A vigência esgota-se com o rompimento ou aposentadoria do funcionário com o Estado REDA. Vigência 30 anos Eliminar Os dossiês dos funcionários só poderão ser transferidos após exoneração. A vigência esgotase com o rompimento do vínculo com o Estado.

15 Prazo De Estagiário. Vigência 05 anos Eliminar *Decreto Federal nº /82, art. 6º. Lei Federal de Os dossiês dos estagiários só poderão ser transferidos após o término do estagio. A vigência esgota-se com término do estagio. 021 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Dossiê: Concurso Público. Técnico Administrativo Candidatos a Cargo e Emprego Público: Currículo, Ficha de Inscrição. Exames de Seleção Concurso Público: Testes Psicotécnicos, Exames Médicos. 03 anos Eliminar 02 anos 05 anos Eliminar Provas e Gabaritos. 04 anos 10 anos Eliminar Constituição Federal, art. 37, III. A validade dos atos e negócios celebrados antes de , data da entrada em vigor do novo Código Civil, obedece ao disposto no Código Civil de Boletim, Escore de Notas, Estatística Geral, Lista de Candidatos: Habilitados e Inabilitados, Livro de Posse. 05 anos 05 anos Atas, Atos, Editais, Portarias, Relatórios, Resoluções, Resultados e Recursos. 05 anos 05 anos DOSSIÊ: CONCURSO PÚBLICO DE DOCENTE.

16 Prazo De Banca Examinadora, Barema, Entrevista, Lista de Presença, Plano de Aula, Parecer sobre Títulos, Quadro de Vagas, Requerimento de Inscrição, Relação de Candidatos Inscritos. 05 anos * Eliminar ** Provas: Didática e Escrita. 05 anos * Eliminar Atas, Atos, Editais, Portarias, Relatórios, Resoluções, Resultados e Recursos. 05 anos 05 anos Documentos Pessoais dos Candidatos. 05 anos * Eliminar Certidão de Notas. 01 ano * Eliminar Processo Referente ao Recrutamento e Seleção. Vigência * 05 anos Eliminar Constituição Federal, art. 37, III. A validade dos atos e negócios jurídicos celebrados antes de , data da entrada em vigor do novo Código Civil, obedece ao disposto no Código Civil de * Para Candidatos Sob Judice, fazer Dossiê do candidato e permanecer no arquivo corrente até a finalização do processo. ** É opcional a seleção por amostragem das provas dos candidatos. 022 QUADROS, TABELAS E POLITICA DE PESSOAL Estudos e Previsão de Pessoal. 05 anos 05 anos Lei Ordinária Estadual nº , de Conservar, documento importante para a memória da Instituição Criação, Classificação e Renumeração de Cargos e Funções. 05 anos 05 anos Lei Ordinária Estadual nº , de Reestruturações e Alterações Salariais. Vigência 95 anos Eliminar Lei Ordinária Estadual nº , de MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL. Decisões, Estudos, Normas e Procedimentos. 05 anos 05 anos Conservar, documento importante para a memória da Instituição.

17 Prazo De Admissão, Aproveitamento, Contratação, Nomeação, Readmissão e Readaptação. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário Demissão, Dispensa, Exoneração, Rescisão Contratual, Falecimento. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário Lotação, Remoção, Transferência e Permuta. 04 anos 05 anos Eliminar Designação, Disponibilidade, Redistribuição, substituição. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário Requisição de Pessoal. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário. 023 DIREITOS, OBRIGAÇÕES e VANTAGENS Folha de Pagamento. 02 anos 35 anos Eliminar Para documentos que envolvam pagamentos, utilizar prazos para documentos financeiros. Ver código Alteração da Folha, Quadro Resumo, Relatório da Folha de Pagamento, Resumo da Folha de Pagamento. 02 anos 35 anos Eliminar Para documentos que envolvam pagamentos, utilizar prazos para documentos financeiros Jornal de Movimentação. 02 anos Eliminar Contra cheque. 02 anos 35 anos Eliminar Salário Família. 02 anos 35 anos Eliminar Para documentos que envolvam pagamentos, utilizar prazos para documentos financeiros.

18 Prazo De GRATIFICAÇÕES De Função. Vigência 95 anos Eliminar Cargos em Comissão. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário ADICIONAIS Tempo de Serviço: Anuênio, Biênio, Qüinqüênio. 05 anos 95 anos Eliminar Insalubridade, Periculosidade. 05 anos 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário Abono Pecuniário e Adicional de 1/3 07 anos 05 anos Eliminar ENCARGOS, TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES. Para documentos que envolvam pagamentos, utilizar prazos para documentos financeiros Contribuição Sindical. 07 anos 05 anos Eliminar Pensão Alimentícia. Vigência 35 anos Eliminar Relação Anual de Informações Sociais RAIS. 01 ano 10 anos Decreto Lei Federal nº /43 (CLT), art.360/ Decreto Federal nº /75.

19 TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS TTD Prazo De VANTAGENS Salário Maternidade. 07 anos 05 anos Eliminar Férias: Aviso, Escala. 02 anos Eliminar Comunicação, Correspondência, Programação e Reprogramação. 03 anos Eliminar Decreto Lei nº 5.452/43 (CLT), ART.135, 2º/ Decreto Estadual nº , de Lei Ordinária Estadual nº de (Estatuto do Servidor) LICENÇA Acidente em Serviço. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário Acompanhamento de Conjugue. Vigência 35 anos Eliminar Adotante, Gestante, Paternidade. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário Gala/ Nojo. Vigência 35 anos Eliminar

20 Prazo De Tratamento de saúde. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário AUXÍLIOS Alimentação, Refeição, Transporte. 02 anos 05 anos Eliminar Assistência Pré Escola, Creche. 02 anos 05 anos Eliminar Para documentos que envolvam pagamentos, utilizar prazos para documentos financeiros AFASTAMENTO Para Depor. Vigência 95 anos Eliminar Para Exercer Mandato Eletivo. Vigência 95 anos Eliminar Para Servir ao Tribunal Regional Eleitoral. Vigência 95 anos Eliminar Para Servir como Jurado. Vigência 95 anos Eliminar Suspensão de Contrato. Vigência 95 anos Eliminar Qualificação de Servidor. Vigência 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário CONTROLE DE FREQÜÊNCIA Folhas e Livros de Ponto. 01 ano 14 anos Eliminar Constituição Federal, art. 7º, inciso XXIX. Decreto-Lei Federal nº /43 (CLT), art. 74, 2º.

21 Prazo De Comunicação de Ocorrências Funcionais - COF 02 anos 08 anos Eliminar 024 AÇÃO DISCIPLINAR Processo Administrativo. Vigência 95 anos Eliminar 025 BENEFÍCIOS Aposentadoria (Processo). Vigência 95 anos Eliminar Lei Ordinária Est / Contagem e Averbação de Tempo de Serviço. Até a Homologação da Aposentadoria 95 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário Pensão: Provisória e Temporária. Vigência 95 anos Eliminar Pensão Vitalícia. Vigência 95 anos Eliminar Assistência à Saúde. Vigência 10 anos Eliminar As informações Integram o Dossiê do Funcionário. As informações Integram o Dossiê do Funcionário. Para documentos que envolvam pagamentos, utilizar prazos para documentos financeiros.. 05 anos. Inclusive para Planos de Saúde Prontuário Médico do Servidor. Vigência 20 anos Eliminar Decreto Lei Federal nº /43, CLT, Titulo II, Capitulo V Portaria MT 3.214/78, NR 7, e

22 Prazo De 029 OUTROS ASSUNTOS REFERENTES À PESSOAL Delegações de Competências, Portarias, Procurações. Vigência 05 anos Eliminar Laudo Técnico Pericial. Vigência 20 anos Eliminar Decreto-Lei Federal nº /43 (CLT), Título II, Capítulo V / Portaria MT nº 3.214/78, NR-7, 7.4.5, e NR-15, MATERIAL Normas, Procedimentos, Regulamentações, Diretrizes, Estatutos, Estudos ou Decisões de caráter Geral. Vigência 05 anos Conservar, documento importante para a memória da Instituição Cadastro e Catalogo de Fornecedor. 02 anos Eliminar Requisição de Material e Serviços Reprográficos. 01 ano Eliminar 031 AQUISIÇÃO (LICITAÇÃO) Material e Consumo. * Lei Federal nº /93, do art. 89 ao 99. Lei Ordinária Estadual nº 9.433, de *Os documentos referentes a material não adquirido deverão ser eliminados após 01 ano.

23 Prazo De Compra. 05 anos Eliminar Ver Processo de Pagamento Aluguel, Comodato, Leasing. 05 anos Eliminar Cessão *Doação Empréstimo e Permuta. Vigência 05 anos Eliminar Para documentos que envolvam pagamentos, utilizar prazos de documentos financeiros. *Doação de Material, permanecer no Arquivo durante toda a vida útil do Bem. 032 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAL PERMANENTE E CONSUMO Controle de Estoque. 02 anos Eliminar Guia de Transferência. 05 anos Eliminar Laudo de Avaliação de Bens Móveis. 05 anos Eliminar Termo de Responsabilidade: Material. 05 anos Eliminar Termo de Transferência Interna. 05 anos Eliminar Para Termo de Transferência a eliminação será realizada no Arquivo, após a substituição do responsável pelo material Termo de Deposito CNPQ. 05 anos Eliminar Termo de Baixa da SAEB. 05 anos Eliminar

24 Prazo De Transporte e Autorização de saída de Material. 03 anos Eliminar Extravio, Roubo e Desaparecimento. Até a Conclusão do Caso 05 anos Eliminar Baixa de Bens e Recolhimento de Material ao Deposito. 03 anos Eliminar ALIENAÇÃO E BAIXA DE MATERIAL PERMANENTE E DE CONSUMO Venda (inclusive de leilão). 05 anos Eliminar Cessão. Doação e Permuta. 05 anos 05 anos Eliminar 033 INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Contratação e Requisição de serviços. 05 anos Eliminar Serviços Executados nas Oficinas do Órgão. 02 anos 04 anos Eliminar Assistência Técnica. Vigência 01 ano Eliminar Da Garantia ou do Contrato Garantia (Termo / Nota Fiscal). Vigência 01 ano Eliminar 034 INVENTÁRIO Material. 05 anos Decreto Estadual nº 9.461, de

25 Prazo De Material de Consumo. 040 PATRIMÔNIO 05 anos Eliminar Normas, Procedimentos, Regulamentações, Diretrizes, Estatutos, Estudos ou Decisões de caráter Geral. Vigência 05 anos Conservar, documento importante para a memória da Instituição. 041 Bens Imóveis: Projetos, Plantas e Estruturas. 03 anos AQUISIÇÃO Compra Doação. 04 anos OBRAS Processo de Construção: ampliação, memorial descritivo, plantas, projetos, processo de licitação, recuperação, reforma, restauração. Relatórios: (obras, visita, técnico) da construção. Enquanto Vigorar 05 anos Lei Federal nº /93, do art.89 ao 99. Lei Ordinária Estadual nº , de Serviços de Manutenção. Os documentos que não envolvem pagamentos serão eliminados após 01 ano. Os que envolvem pagamento ver Processo de Pagamento.

26 Prazo De Manutenção de Ar Condicionado Manutenção de Extintores Manutenção de Subestação e Geradores. 05 anos Eliminar 05 anos Eliminar 05 anos Eliminar Serviços de Vigilância, Limpeza e Conservação, jardinagem ou quaisquer outros serviços de Terceirização de Mão de Obra. 05 anos Eliminar Os documentos que não envolvem pagamento serão eliminados após 01 ano Locação de Máquinas e Equipamentos. 10 anos Eliminar Deve ser feita através de Processo. Lei Federal nº. 8666/93, do art. 89 ao Inventário (Bens Imóveis). Decreto Estadual nº , de TRANSPORTE / VEÍCULOS AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS (inclusive licitações) Processo de Aquisição de Veículo. 12 anos Eliminar Lei Federal nº 8.666/93, do art. 89 aos 99. Decreto Estadual nº de Decreto Estadual nº , de Para veículos não adquiridos eliminar no Arquivo após 01 ano.

27 Prazo De Cessão, Doação, Permuta, Transferência. 05 anos 05 anos Eliminar Para transações que envolvam pagamentos de despesas pendentes, utilizar prazos para documentos financeiros Cadastro, Emplacamento, Licenciamento, Tombamento. Até a Alienação 05 anos Eliminar Abastecimento, Limpeza, Manutenção, Reparo. 05 anos Eliminar Acidentes, Infrações e Multas. 05 anos Eliminar Para acidentes com vitimas, o prazo total de guarda é de 20 anos, devendo permanecer no Arquivo, enquanto estiver em julgamento Liberação para saída de veículo. 02 anos Eliminar Requisição para uso de veículo RUV. 06 meses Eliminar Seguros. 05 anos Eliminar Os documentos que não envolvem pagamento serão eliminados após 01 ano Controle de Portaria. 02 anos Eliminar Registro de Ocorrência. 05 anos 05 anos Eliminar 050 ORÇAMENTO E FINANÇAS Normas, Procedimentos, Regulamentações, Diretrizes, Estatutos, Estudos ou Decisões de caráter Geral. Vigência 05 anos Conservar, importante para a memória da Instituição.

28 Prazo De 051 ORÇAMENTO PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Constituição Federal, art Previsão Orçamentária Proposta Orçamentária. 05 anos Eliminar 05 anos Eliminar Quadro de Detalhamento de Despesa. 02 anos Eliminar EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Lei Ordinária Estadual nº de 11 de abril de Descentralização de Recursos (Distribuição Orçamentária). 05 anos Eliminar Plano Operativo POA. 052 FINANÇAS Programação Financeira de Desembolso EXECUÇÃO FINANCEIRA Receita Despesa. 05 anos Eliminar 05 anos Eliminar 08 anos Eliminar 08 anos Eliminar

29 Prazo De 053 Fundos Especiais. 054 OPERAÇÕES BANCÁRIAS. 08 anos Eliminar Extrato de Contas Apropriação de Receita, Recibo de Depósito, Repasse Financeiro, Lançamentos, Ordem Bancária, Saldos. 05 anos Eliminar 01 ano 05 anos Eliminar * Lei Federal nº /66 (Código Tributário Nacional). Lei Ordinária Estadual nº /81 (Código Tributário do Estado da Bahia). 055 Tomada de Contas, Prestação de Contas, (Inclusive Parecer de Aprovação ). 05 anos Conservar, importante para a memória da Instituição. 056 Balanços e Balancetes. 05 anos Os Balanços e Balancetes fazem parte do Processo de Prestação de Contas. 057 PROCESSO DE PAGAMENTO: Impostos e Taxas. 08 anos Eliminar Lei Federal nº /66 (Código Tributário Nacional). Lei Complementar Federal nº. 709/93, art.41, 1º. Todo e qualquer tipo de documento que envolva pagamento gera um Processo, seus prazos e sua destinação final estão descritos nesta Tabela.

30 Prazo De Convênio. 20 anos Eliminar Documentos que envolvam pagamento e recursos do convênio Adiantamento. 08 anos Eliminar Lei Federal nº /64, art. 68. Decreto Estadual nº , de Prestação de Contas de adiantamento. 08 anos Eliminar Diária Ajuda de Custo Despesas com Locomoção e Passagem 08 anos Eliminar Decreto Estadual nº , de Decreto Estadual nº de DEA Despesas de Exercícios Anteriores. 08 anos Eliminar Prestação de Serviços: Pessoa Física. 08 anos Eliminar Lei Federal nº /93, do art.89 ao Prestação de Serviços: Pessoa Jurídica. 08 anos Eliminar Lei Ordinária Estadual nº , de Inclui os processos de Coelba, Embasa e Telemar Ações Trabalhistas. 05 anos Eliminar Indenizações e Restituições. 05 anos Eliminar Folha de Pagamento. 02 anos 35 anos Eliminar Lei nº 8.212/91. art. 45.

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES)

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES) TABELA DE TEMPORALIDADE E DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES) 100 ENSINO SUPERIOR 110 Normatização. Regulamentação Enquanto vigora -

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES TABELA DE TEMPORALIDADE E DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES 100 ENSINO SUPERIOR 110 Normatização. Regulamentação Enquanto vigora -

Leia mais

FONTE: SIGA - TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

FONTE: SIGA - TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR 1 FONTE: SIGA - TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR CORRENTE 100 ENSINO SUPERIOR 110 Normatização. Regulamentação

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES-FIM DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DE MATO GROSSO

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES-FIM DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DE MATO GROSSO TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES-FIM DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DE MATO GROSSO CLASSE: 500 - EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA CÓD. ASSUNTO PRAZOS DE GUARDA DESTINAÇÃO OBSERVAÇÕES ARQUIVO

Leia mais

Planos de Classificação de Documentos Atividades - Fim Atividades

Planos de Classificação de Documentos Atividades - Fim Atividades Anexo II Planos de Classificação de Documentos Atividades - Fim Atividades 100 GRADUAÇÃO 110 Políticas e Planejamento de Cursos REUNI 111 Fomentação e Implementação de Política de Ensino política de implementação

Leia mais

Total (F. corrente + intermediária) 4 - FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 - CURSOS

Total (F. corrente + intermediária) 4 - FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 - CURSOS 4 - FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 - CURSOS A) - Comunicados e informes B) - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) C) - Mala direta (formulário para o cadastro de interessados) D)

Leia mais

Fase. Tempo Necessário. b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) Tempo Necessário. Tempo Necessário

Fase. Tempo Necessário. b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) Tempo Necessário. Tempo Necessário 4-0 FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 CURSOS 4-1a Cursos a - Comunicados e informes - Avisos aos instrutores. 4-1b Cursos b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) - Um exemplar deve

Leia mais

Temporalidade dos Documentos (Aprovado)

Temporalidade dos Documentos (Aprovado) Temporalidade dos s (Aprovado) Pág. 001 / 013 24 PROPPG (PRÓREITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO) C.Custo: 30100 DIVISAO DE PROJETOS DE PESQUISA (DPP) 5 PESQUISA Subfunção: 2 PROJETO DE PESQUISA Cadastro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO DA UFRRJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO DA UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO DA UFRRJ Art. 1 O presente Regimento Interno estabelece diretrizes

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos foi elaborada utilizando-se o critério ESTRUTURAL, isto é, as classes correspondem a estrutura da organização setores, divisões,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS Estado do Paraná CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS Estado do Paraná CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA CG Nº 001 DE 02 de junho de 2014 Institui o Plano de atividades de Auditoria Interna no ano de 2014 e dá outras providências. O CONTROLADOR GERAL DO MUNICPIO DE MATINHOS, no uso de

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes ao tratamento e manutenção de acervos arquivísticos ou bibliográficos, sejam administrativos, técnicos ou especializados nas instalações

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

EDITAL Nº 034/2013-CCP

EDITAL Nº 034/2013-CCP EDITAL Nº 034/2013-CCP A Professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, Diretora do Campus de Cornélio Procópio, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

dispõe que é dever do poder público a proteção especial aos documentos administração, à cultura e ao desenvolvimento científico e tecnológico ;

dispõe que é dever do poder público a proteção especial aos documentos administração, à cultura e ao desenvolvimento científico e tecnológico ; INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 018/2008/SEA Orienta sobre os procedimentos relativos ao Plano de Classificação de Documentos de Arquivo do Estado de Santa Catarina e da Tabela de Temporalidade e Destinação de

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO R E S O L U Ç Ã O :

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO R E S O L U Ç Ã O : SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 662, DE 31 DE MARÇO DE 2009 Aprova o Regimento dos Órgãos Executivos da Administração Superior. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Minuta REGIMENTO DO ARQUIVO CENTRAL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E OBJETIVOS

Minuta REGIMENTO DO ARQUIVO CENTRAL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E OBJETIVOS Minuta REGIMENTO DO ARQUIVO CENTRAL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1.º O ARQUIVO CENTRAL (ACE) é órgão de natureza complementar da Fundação Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES CGDP/SRH Nº 01/2010 CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DO PROGRAMA

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS-PROEX PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO - TOPA 2012- ETAPA V EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO CUNI Nº 085, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais, e tendo em vista o que foi deliberado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N, TELEFAX (82) 3530-3382 CEP: 57312-270 Arapiraca-Alagoas RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre normas e procedimentos para os Cursos de Especialização

Leia mais

Procedimento Institucional Gestão de EPI

Procedimento Institucional Gestão de EPI Tipo de Documento Procedimento Institucional Título do Documento Equipamento de Proteção Individual Elaborado por Paulo Sérgio Bigoni Área Relacionada Saúde e Segurança do Trabalhador Processo ESTRUTURAÇÃO

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: NORMAS E PROCEDIMENTOS I Das Condições Específicas De acordo com a Resolução CNE/CES no. 1 de 8 de Julho de 2007,

Leia mais

LEI N.º 3.590 de 2 de maio de 2006.

LEI N.º 3.590 de 2 de maio de 2006. LEI N.º 3.590 de 2 de maio de 2006. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Dispõe sobre a Estrutura Administrativa e institui organograma da Câmara Municipal de Uruguaiana e dá outras providências. Faço saber,

Leia mais

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ASSESSORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO i:\latosens\rot_esp.doc Pelotas, março de 1996 PROCEDIMENTOS

Leia mais

RESOLUÇÃO N 26/95 - CUn

RESOLUÇÃO N 26/95 - CUn RESOLUÇÃO N 26/95 - CUn INSTITUI O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO E ESTABELECE NORMAS PARA A CONCESSÃO DE HORÁRIO PARA SERVIDORES ESTUDANTES, AFASTAMENTO PARA ESTUDOS E PROMOÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 007, DE 22 JUNHO DE 2007.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 007, DE 22 JUNHO DE 2007. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 007, DE 22 JUNHO DE 2007. Recomenda a observação da norma constante no Anexo I. O Sistema de Controle Interno do Município de Lucas do Rio Verde, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

outros, cópias de documentos cujos originais são destinados à guarda permanente, cópias de documentos que de acordo com os prazos de guarda

outros, cópias de documentos cujos originais são destinados à guarda permanente, cópias de documentos que de acordo com os prazos de guarda 10 INTRODUÇÃO A Secretaria de Estado da Fazenda, instituição responsável pelo provimento e controle dos recursos financeiros do estado, desenvolveu-se consideravelmente tanto no que tange a sua estrutura

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES PORTARIA INSTITUCIONAL Nº 08 A Direção Geral da Faculdades SPEI, no uso das suas atribuições, ouvido o Conselho Superior e aprovado pela Mantenedora, conforme Regimento Interno, RESOLVE: Estabelecer o

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

PRAZOS DE GUARDA E MANUTENÇÃO DE LIVROS E DOCUMENTOS

PRAZOS DE GUARDA E MANUTENÇÃO DE LIVROS E DOCUMENTOS PRAZOS DE GUARDA E MANUTENÇÃO DE LIVROS E DOCUMENTOS Regra geral Regra geral, o prazo de guarda e manutenção de livros e documentos fiscais, seja de competência federal, estadual ou municipal, tem ligação

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 019 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006

INSTRUÇÃO Nº 019 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006 INSTRUÇÃO Nº 019 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006 Orienta os órgãos da Administração Direta do Poder Executivo Estadual sobre os procedimentos a serem aplicados no controle patrimonial de bens móveis, em conformidade

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CONSU Nº. 1.091/2014

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CONSU Nº. 1.091/2014 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERNO DE AUXÍLIO FINANCEIRO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (AUXPPG) CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O Programa Interno de Auxílio Financeiro aos

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS, TERMOS DE COOPERAÇÃO E ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NACIONAIS NO ÂMBITO DA FIOCRUZ BAHIA. Órgão Gestor

CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS, TERMOS DE COOPERAÇÃO E ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NACIONAIS NO ÂMBITO DA FIOCRUZ BAHIA. Órgão Gestor 18/11/2009 Órgão Elaborador 13:35 Núcleo de Planejamento Órgão Gestor Núcleo de Planejamento Órgão Aprovador Diretoria REVISÃO 00 DATA: SUMÁRIO 1. Objetivo 2. Campo de Aplicação 3. Siglas Utilizadas 4.

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP.

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 417, DE 8 de DEZEMBRO de 2011

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 417, DE 8 de DEZEMBRO de 2011 Publicação D.O.U nº 242, de 19/12/2011 Seção 1 pág. 790 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 417, DE 8 de DEZEMBRO de 2011 Aprova a Tabela de Temporalidade de Documentos do Sistema CFA/CRAs, e dá outras providências.

Leia mais

Art. 2º A referida tabela e os procedimentos de que tratam o artigo anterior passam a fazer parte, em anexos de 1 a 6, da presente Resolução.

Art. 2º A referida tabela e os procedimentos de que tratam o artigo anterior passam a fazer parte, em anexos de 1 a 6, da presente Resolução. RESOLUÇÃO N o 005, de 5 de julho de 2010. Aprova Tabela de Temporalidade e Procedimentos de Eliminação dos Documentos das Atividades-Fim da Universidade Federal de São João del-rei UFSJ. O PRESIDENTE DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº07/2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº07/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº07/2010 Aprovar o Regulamento das Atividades Complementares. O Chefe

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN Nº 029 DE 1º DE OUTUBRO DE 2014 Aprova as Diretrizes da Política de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal da Integra ção Latino-Americana UNILA. O Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE As Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE

PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos para conservação e devolução de livros, bem como o descarte de livros didáticos irrecuperáveis ou desatualizados no âmbito da Secretaria

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1 - As normas que seguem visam orientar pesquisadores e bolsistas vinculados a projetos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE - (FITEJ)

REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE - (FITEJ) REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE - (FITEJ) CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADES Art 1º. A Fundação Instituto Tecnológico de Joinville, doravante denominada FITEJ, entidade

Leia mais

As vagas/áreas, com seus requisitos, estão apresentados a seguir:

As vagas/áreas, com seus requisitos, estão apresentados a seguir: EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 003/2014 A Guarda Mirim de Londrina, visando garantir os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, objetivando suprir necessidades de pessoal, TORNA

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE RESOLUÇÃO CONSUP Nº 010/2005 PAULO AFONSO-BA Setembro de 2015 1 APRESENTAÇÃO A

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU R E G I M E N T O G E R A L PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regimento Geral PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Este texto foi elaborado com as contribuições de um colegiado de representantes da Unidades Técnico-científicas,

Leia mais

I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS:

I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS: Reitoria Resolução nº 003, de 12 de março de 2009. Regulamenta o Programa de Atividades Complementares- PAC dos cursos de graduação O Reitor da Universidade Candido Mendes, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

DESTINAÇÃO FINAL 000 GESTÃO ADMINISTRATIVA 001 POLÍTICAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL. Guarda Enquanto vigora 5 anos PROJETOS, ESTUDOS E NORMAS

DESTINAÇÃO FINAL 000 GESTÃO ADMINISTRATIVA 001 POLÍTICAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL. Guarda Enquanto vigora 5 anos PROJETOS, ESTUDOS E NORMAS Código ASSUNTO FASE 000 GESTÃO ADMINISTRATIVA 001 POLÍTICAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL Enquanto vigora 5 anos PROJETOS, ESTUDOS E NORMAS 002 PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS DE TRABALHO 5 anos 9 anos 003 ACORDOS.

Leia mais

CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO SUBCLASSE 080

CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO SUBCLASSE 080 CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO SUBCLASSE 080 RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Diário Oficial da União, Seção 1, de 9 de agosto de 2004 http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

Leia mais

SIG Sistema Integrado de Gestão

SIG Sistema Integrado de Gestão SIG Sistema Integrado de Gestão SIGRH -Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos Gustavo Bertoldo Quatrin Agenda Contextualização Visão Geral dos seguintes sistemas: SIPAC; SGPP; SIGAA; SIGADMIN;

Leia mais

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. O Sr. Ademir Macorin da Silva, Prefeito Municipal de Tapurah, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

CARREIRA DOS SERVIDORES DO QUADRO DO MAGISTÉRIO

CARREIRA DOS SERVIDORES DO QUADRO DO MAGISTÉRIO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 3º Encontro de Integração dos Servidores da Educação CARREIRA DOS SERVIDORES DO QUADRO DO MAGISTÉRIO 29 de junho de 2011 Para mais informações consulte http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Leia mais

Marcones Libório de Sá Prefeito

Marcones Libório de Sá Prefeito Mensagem n. 010 /2015 Salgueiro, 14 de Setembro de 2015. Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as), Considerando os princípios de descentralização e transparência, que tem levado esta administração

Leia mais

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI-

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Página 1 / 8 TÍTULO I Das definições Art. 1º - Projeto de Pesquisa constitui-se em um conjunto de ações que geram conhecimento científico e/ou tecnológico,

Leia mais

PLANO DE CURSO PERFIL PROFISSIONAL

PLANO DE CURSO PERFIL PROFISSIONAL NOME DO CURSO 1522 - AUXILIAR ADMINISTRATIVO OCUPAÇÃO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MODALIDADE 21 - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA - FORM. INICIAL CBO 4110100 CARGA HORÁRIA TOTAL 240 h OBJETIVO GERAL Executar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS INTEGRADOS, SUBSEQUENTES

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO - ANEXOS - ANEXO I - PROCEDIMENTOS PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO REQUERIMENTO Art. 1º - A capacitação interna poderá ser proposta pela Reitoria, Pró-Reitorias ou Diretorias

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO Edital nº 07/2014 Programa institucional de auxílio financeiro ao pesquisador para tradução

Leia mais

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ESCOPO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 3.1. EPI S... 2 3.2 UNIFORMES... 2 3.3 FICHA DE CONTROLE DE EPI S E UNIFORMES... 2 3.4 GESTORES... 2 3.5 ASSOCIADOS... 2 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Edição Número 18 de 27/01/2010 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO - SAMAS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO - SAMAS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO - SAMAS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Capitulo I - Objetivo. Artigo 1º - O presente regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2013

RESOLUÇÃO Nº 01/2013 RESOLUÇÃO Nº 01/2013 O Prof. Dr. Osvaldo Resende, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências Agrárias-Agronomia - PPGCA-AGRO (Mestrado e Doutorado), no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI EDITAL 03/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI A Pró-reitora de Pesquisa, por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi torna público o

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE O IFRS E AS FUNDAÇÕES DE APOIO AUTORIZADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E PELO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI)

RELAÇÕES ENTRE O IFRS E AS FUNDAÇÕES DE APOIO AUTORIZADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E PELO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI) RELAÇÕES ENTRE O IFRS E AS FUNDAÇÕES DE APOIO AUTORIZADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E PELO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI) Dispõe sobre as normas que regulamentam as relações

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 04/2011

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 04/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 25/11-CEPE R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 25/11-CEPE R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 25/11-CEPE Fixa normas para execução do Programa Bolsa Extensão da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Federal do Paraná, órgão normativo,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Brasília-DF CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º. O presente

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG RESOLUÇÃO N 4 DE 29 DE JUNHO DE 2015, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFTM Estabelece normas para realização de Estágio Pós- Doutoral

Leia mais

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas;

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas; Capítulo I Objetivos Regimento Artigo 1º - O Objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é proporcionar ao aluno formação matemática aprofundada, relevante ao exercício

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO [Em vigor para os ingressos a partir de 2009/02] Aprovado pelo Conselho Acadêmico em 06 de agosto de 2009 APRESENTAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1671 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1671 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 25/07/2012-16:17:54 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1671 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Secretaria de Gestão com Pessoas SEGESPE

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Secretaria de Gestão com Pessoas SEGESPE PROGRAMA DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO PARA BOLSA AUXILIO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu e Stricto Sensu), EM CONFORMIDADE COM A LEI 11.091 DE 12 DE JANEIRO DE 2005 E DECRETO 5.707 DE 23 DE FEVEREIRO

Leia mais

Farmácia Universitária

Farmácia Universitária Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG Faculdade de Ciências Farmacêuticas Farmácia Universitária Regimento Interno Título I Da Farmácia Universitária Art. 1o A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG,

Leia mais

Apresentação PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES

Apresentação PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução ão: Com a necessidade de manter os bens o maior tempo possível em uso, torna-se importante um acompanhamento eficiente de sua

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Prof. Dr. Targino de Araújo Filho Reitor

Prof. Dr. Targino de Araújo Filho Reitor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Gabinete do Reitor Via Washington Luís, km 235 Caixa Postal 676 13565-905 São Carlos SP - Brasil Fones: (16) 3351-8101/3351-8102 Fax: (16) 3361-4846/3361-2081 E-mail:

Leia mais

CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES

CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES CLASSE 100 ENSINO SUPERIOR 110 Normatização. Regulamentação 120 Cursos de

Leia mais

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CÂMARA DE MONITORIA NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - Complementar a formação acadêmica do aluno, na área de seu

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 EMENTA: Dispõe sobre a participação de servidores ocupantes de cargos

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA FIOCRUZ (PRINTE/PG)

PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA FIOCRUZ (PRINTE/PG) 1 PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA (PRINTE/PG) 1. Objetivo Geral Promover a cooperação para a qualificação de estrangeiros de nível superior nas áreas de conhecimento para as quais

Leia mais

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014.

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente Edital para abertura de inscrições visando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRRJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRRJ Art. 1 O presente Regimento Interno estabelece diretrizes para disciplinar

Leia mais

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO PINEL COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2008 A HOSPITAL

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO PINEL COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2008 A HOSPITAL HOSPITAL PSIQUIÁTRICO PINEL COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2008 A HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL, da Coordenadoria de Serviços de Saúde da

Leia mais