Quinhentismo (Século XVI)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quinhentismo (Século XVI)"

Transcrição

1 Aula 01 A Literatura no Período Colonial Brasileiro Estudar literatura é, basicamente, ampliar nossas habilidades de leitura do texto literário. No Ensino Médio, esse estudo é acrescido da história literária, que objetiva acompanhar a evolução cronológica da literatura de determinado povo e cultura, observando suas transformações de acordo com o momento histórico. Por isso, a história da literatura organiza-a em movimentos, períodos e gerações. Quinhentismo (Século XVI) Viemos buscar cristão e especiarias O Quinhentismo corresponde à época do descobrimento do Brasil, movimento paralelo ao Classicismo Português que, por sua vez, possui ideias relacionadas diretamente ao Renascimento. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista espiritual e a conquista marítima. Pero Magalhães Gândavo História da Província de Santa Cruz. Viagem ao Brasil Jean de Léry Entre os Tupinambás Hans Staden Literatura de Catequese Ligada à Contrar-reforma a literatura de catequese tinha como objetivo de ampliar a fé cristã, através da catequização dos nativos. Utilizava como recursos o teatro e a compreensão da língua Tupi, por parte de seus autores. Dentre os escritores desta literatura, destacam-se: O Padre José de Anchieta que utilizava o teatro e a poesia como forma de expressão. Padre Manuel da Nóbrega conhecido por Cartas do Brasil e Diálogo sobre a conversão do gentio. Barroco (século XVII) Principais características: Literatura Informativa A literatura informativa se refere aos relatos dos viajantes, que eram enviados a corte portuguesa. O conteúdo deste tipo de literatura descrevia a natureza brasileira, com foco nos aspectos exóticos, nos nativos e nas riquezas naturais. Dentre os autores destes relatos, destacam-se: Pero Vaz de Caminha Carta a El-Rei Dom Manuel; Fernandes Brandão Diálogos das Grandezas do Brasil; Convivendo com o sensualismo e os prazeres trazidos pelo Renascimento, os valores espirituais tão fortes na Idade Média e desprezados pelo Renascimento voltaram a exercer forte influência sobre a mentalidade da época. Uma nova onda de religiosidade foi trazida pela Contra-Reforma e pela fundação da Companhia de Jesus. Neste sentido, o homem do século XVII era um homem dividido entre duas mentalidades, duas formas diferentes de ver o mundo:

2 A Cidade da Bahia Renascimento influência dos clássicos (racionalismo, equilíbrio, clareza, linearidade de contornos), visão antropocêntrica ou humanista, sensualismo, valorização da vida corpórea, etc.; Idade Média teocentrismo, valorização da vida espiritual, fé, etc. A Arte Barroca irá expressar esta tensão entre ideias e sentimentos opostos. Destacam-se dois autores da literatura barroca no Brasil: Gregório de Matos Guerra, nascido na Bahia em 1633, também conhecido como Boca de Inferno, é o primeiro poeta brasileiro e o maior poeta do Período Colonial. Sua obra costuma ser dividida em três vertentes básicas: lírico-amorosa, lírico-religiosa e satírica. Abaixo citamos alguns poemas de Gregório de Matos Guerra: A Jesus Cristo Nosso Senhor Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque, quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar- vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada, Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na Sacra Historia, A cada canto um grande conselheiro Que nos quer governar cabana e vinha Não sabem governar sua cozinha E podem governar o mundo inteiro Em cada porta um freqüentado olheiro Que a vida do vizinho, e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha Para levar à Praça e ao Terreiro Muitos mulatos desavergonhados Trazidos pelos pés os homens nobres Posta nas palmas toda picardia* Estupendas usuras nos mercados Todos os que não furtam, muito pobres E eis aqui a cidade da Bahia. À Mesma Dona Ângela Anjo no nome, Angélica na cara, Isso é ser flor, e Anjo juntamente, Ser Angélica flor, e Anjo florente, Em quem, senão em vós se uniformara? Quem veria uma flor, que a não cortara De verde pé, de rama florescente? E quem um Anjo vira tão luzente, Que por seu Deus, o não idolatrara? Se como Anjo sois dos meus altares, Fôreis o meu custódio, e minha guarda, Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo, que tão bela, e tão galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda. Eu sou, senhor, a ovelha desgarrada; Cobrai-a; e não queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

3 Moraliza o poeta nos ocidentes do Sol a inconstância dos bens do mundo Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. - No Brasil: ocorre em Minas Gerais (ciclo do ouro); - Ouro incrementou o início de uma vida urbana; - Poetas são ligados ao movimento da Inconfidência Mineira. Principais características: Porém se acaba o Sol, por que nascia? Se formosa a luz é, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se a tristeza. Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens da natureza A firmeza somente na inconstância. O Arcadismo, também chamado neoclassicismo, recebeu este nome como uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética. Podemos dividir seus autores em líricos e épicos. Padre Antônio Viera ( ) Considerado o maior orador sacro da nossa história, Vieira escreveu cerca de duzentos sermões. Foi uma espécie de cronista da história imediata. Foi também um defensor dos índios e dos cristãos-novos. Sua obra se divide em quatro temáticas básicas: a arte de pregar, a causa do indígena, o problema da escravização do africano e a questão holandesa. Em todas elas, evidentemente, são debatidas questões existenciais e religiosas. Obra Principal: Sermões Arcadismo (século XVIII) Contexto Histórico - Influência do Iluminismo, representado por filósofos como Rousseau e Voltaire; A poesia lírica, no Brasil, tem como principais autores Tomás Antônio Gonzaga, que escreveu Cartas Chilenas, uma obra satírica e a principal obra árcade do país: Marília de Dirceu. Já Cláudio Manuel da Costa é autor de Obras poéticas, com influência da lírica camoniana, e Vila Rica, poema narrativo sobre Vila Rica, sendo este um poema épico. Tomás Antônio Gonzaga foi dos maiores escritores do Arcadismo brasileiro. Sua obra, na verdade, vai além das limitações desta

4 escola, rodeando o pré-romantismo, principalmente ao referir-se à mulher amada. Obras: Marília de Dirceu (1792) - Dividido em 3 partes: Pastor Dirceu declara seu amor e celebra a beleza de sua pastora, Marília; Traduz estado de espírito do tempo em que esteve na prisão; Poemas variados. Cartas Chilenas (1845) obra satírica: Cartas de Critilo para Doroteu Críticas a Fanfarrão Minésio Na poesia épica do arcadismo brasileiro iniciou-se a delineação de uma literatura nacionalista, diferente da europeia por utilizar como temática a história colonial em meio à descrição da paisagem tropical do país e a inserção do índio como personagem. Entre os autores de poesia épica destaca-se Santa Rita Durão, que escreveu a obra Caramuru, utilizando o Modelo de Camões para contar a Lenda do descobrimento, através dos personagens Diogo, Paraguaçu e Moema. Outro destaque é Basílio da Gama, autor de O Uraguai, poema épico pré-romântico, que aborda como tema a tomada das missões, através dos personagens Lindóia e Sepé Tiarajú. Cláudio Manuel da Costa - Utilizando o pseudônimo Glauceste Satúrnio (musa inspiradora é Nise, a pastora inacessível), foi um dos introdutores do Arcadismo no Brasil. No entanto, é considerado um poeta de transição (Barroco > Arcadismo) por apresentar, ainda, uma temática barroca (a brevidade dolorosa do amor e da vida). Cultuou o soneto de Camões como modelo para seus poemas. Obras: Obras Poéticas (1768) Vila Rica (1839): poema narrativo sobre a fundação de Vila Rica. Já rompe, Nise, a matutina aurora O negro manto, com que a noite escura, Sufocando do sol a face pura, Tinha escondido a chama brilhadora. Que alegre, que suave, que sonora Aquela fontesinha aqui murmura! E nestes campos cheios de verdura Que avultado o prazer tanto melhora! Só minha alma em fatal melancolia, Por te não poder ver, Nise adorada, Não sabe inda, que coisa é alegria; E a suavidade do prazer trocada, Tanto mais aborrece a luz do dia, Quanto a sombra da noite mais lhe agrada. Que deixa o trato pastoril amado Pela ingrata, civil correspondência, Ou desconhece o rosto da violência, Ou do retiro a paz não tem provado Que bem é ver nos campos transladado O gênio do pastor, o da inocência! E que mal é no trato, e na aparência Ver sempre o cortesão dissimulado! Ali respira amor, sinceridade; Aqui sempre a traição seu rosto encobre; Um só trata a mentira, outro a verdade: Ali não há fortuna que soçobre; Aqui quanto se observa, é variedade: Oh ventura do rico! Oh bem do pobre.

5 Exercícios Instrução: após a leitura do texto abaixo (extraído da Carta de Caminha), responda à questão 1. Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma cousa de metal, nem de ferro; nem lho vimos. A terra, porém, em si, é de muito bons ares. (...) Mas o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais ter aqui esta pousada para esta navegação de Calecute, bastaria, quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentando de nossa santa fé. 1) A respeito da Carta, de Caminha, podemos afirmar que (A) não há preocupação com a conquista material. (B) a única preocupação era a catequese dos índios. (C) é representativa do Barroco brasileiro. (D) apresenta tanto preocupação material quanto espiritual. (E) não cita, em momento algum, os nativos brasileiros. 2) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro. I.A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra. II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas. III. A oposição entre Reforma e Contra-- Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas l e III. (E) I, II e III. 3) Pode-se reconhecer nos versos abaixo, de Gregório de Matos, Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha." (A) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia. (B) o caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio. (C) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador. (D) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador. (E) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.

6 4) Quanto ao período barroco e seus representantes na literatura colonial brasileira, é correto afirmar que (A) os sermões de Antônio Vieira apresentam uma retórica complexa pela exuberância de imagens e pelos postulados morais e religiosos. (B) a obra de Gregório de Matos se distingue pela sua unidade temática, expressa por um tom satírico. (C) a poesia irreverente de Gregório de Matos satiriza diferentes tipos sociais, exceção feita aos representantes da Igreja. (D) o predomínio dos valores transcendentais, motivados pela Reforma, marca o estilo barroco da obra de Vieira. (E) Gregório de Matos se ateve ao uso da língua culta da Metrópole, ao contrário de Vieira, que utilizou termos indígenas, africanos e populares. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 5) Leia as afirmações abaixo sobre o Arcadismo brasileiro. I. Os poetas árcades colocavam-se como pastores para realizarem, dessa forma, o ideal de uma vida simples em contato com a natureza. II. O Arcadismo brasileiro, embora tenha reproduzido muito dos modelos europeus, apresentou características próprias, como a incorporação do elemento indígena e a sátira política. III. O tema do Carpe diem, em que o poeta expressa o desejo de aproveitar intensamente o momento presente, fugaz e passageiro, foi ignorado pelos árcades brasileiros, excessivamente racionalistas. Gabarito 1 D 2 D 3 A 4 A 5 C

A Literatura no Período Colonial Brasileiro

A Literatura no Período Colonial Brasileiro Aula 01 A Literatura no Período Colonial Brasileiro Estudar literatura é, basicamente, ampliar nossas habilidades de leitura do texto literário. No Ensino Médio, esse estudo é acrescido da história literária,

Leia mais

aula Barroco LITERATURA

aula Barroco LITERATURA aula Barroco LITERATURA As Escolas Literárias Barroco 1601 Arcadismo 1768 Romantismo 1836 Realismo 1881 Naturalismo 1881 Parnasianismo 1882 Simbolismo 1893 Pré-modernismo 1902 Modernismo 1922 Barroco 1601

Leia mais

BARROCO. Vaidade, de Domenico Piola

BARROCO. Vaidade, de Domenico Piola BARROCO Vaidade, de Domenico Piola. HISTORICAMENTE - Realização do Concílio de Trento, entre os anos de 1545 e 1563; - Estabelecimento da divisão da cristandade entre protestantes e católicos; - Reforma

Leia mais

3) As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:

3) As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - LITERATURA PROFESSOR: Renan Andrade TURMA: 1ª Série EM REVISÃO 1) Comente a respeito das vertentes lírica e épica da poesia de Camões. 2) Não se relaciona à medida

Leia mais

GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO

GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO GREGÓRIO DE MATOS BOCA DO INFERNO Profª Ivandelma Gabriel Características * abusa de figuras de linguagem; * faz uso do estilo cultista e conceptista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis;

Leia mais

Professor: Luiz Romero Disciplina: Literatura Conteúdo: Arcadismo Aula: 01

Professor: Luiz Romero Disciplina: Literatura Conteúdo: Arcadismo Aula: 01 Professor: Luiz Romero Disciplina: Literatura Conteúdo: Arcadismo Aula: 01 O Arcadismo no Brasil A Conjuração Mineira (1789); Literatura com forte ligação sócio-política; AUTOR OBRA - PÚBLICO O nascimento

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 21/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº André Araújo

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº André Araújo Aulas Multimídias Santa Cecília Profº André Araújo Prof. André Araújo 9º. ano Momento histórico do Neoclassicismo no Brasil O Brasil no século XVIII Centro econômico da Colônia deslocou-se do Nordeste

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 12 - Barroco

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 12 - Barroco Bárbara da Silva Literatura Aula 12 - Barroco Reforma protestante x contra-reforma Em 1517, na Alemanha, Martinho Lutero provocou uma cisão no seio da Igreja Católica apresentando suas teses sobre os abusos

Leia mais

BARROCO: características, influências, autores, obras e textos

BARROCO: características, influências, autores, obras e textos BARROCO: características, influências, autores, obras e textos BARROCO Contexto histórico (Europa) 1517: acontece a Reforma, que divide a Igreja entre católicos e protestantes; 1540: fundação da Companhia

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia ISTRUES Prezado(a) aluno(a), Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 2º - Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: As atividades

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA CHARLES MACEDO DE FREITAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I SONETO LXXII Cláudio Manuel da Costa Já rompe,

Leia mais

CEMAS - REVISTA ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A

CEMAS - REVISTA ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A 1 ARCADISMO O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século

Leia mais

Literatura: Barroco/ Arcadismo

Literatura: Barroco/ Arcadismo Literatura: Barroco/ Arcadismo Barroco ou seiscentismo séc. XVII Barroco = pérola irregular NO BRASIL, INICIA EM 1601 Destaques para Minas Gerais e Bahia Bahia = ciclo da cana de açúcar Principais características:

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Literatura Ano: 2012 Professor (a): Felipe Amaral Turma: 1º ano Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS, COM HABILITAÇAO EM LÍNGUA PORTUGUESA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS, COM HABILITAÇAO EM LÍNGUA PORTUGUESA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I PRÉ-REQUISITO: TEORIA LITERÁRIA I UNIDADE CURRICULAR:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA OSMANIA DE SOUZA H GUIMARAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO: valorização da vida bucólica O Arcadismo,

Leia mais

Gregório de Matos Guerra. (Boca do Inferno)

Gregório de Matos Guerra. (Boca do Inferno) Usina de Açúcar Franz Post Barroco Século XVII - Bahia Gregório de Matos Guerra (Boca do Inferno) Lírico-Amoroso: estabelece um jogo oposições, apela para os sentidos, explora imagens fugidias para retratar

Leia mais

Barroco Gregório de Matos: o primeiro grande poeta brasileiro. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Barroco Gregório de Matos: o primeiro grande poeta brasileiro. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Barroco Gregório de Matos: o primeiro grande poeta brasileiro Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto Gregório de Matos teve sólida formação cultural. Estudante de Direito em Coimbra,

Leia mais

- - d) as tendências feministas. e) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja.

- - d) as tendências feministas. e) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja. 1. (Enem-MEC) - - cia na sociedade urbana colonial. Do ponto de vista da Inquisição, a) o problema dos métodos citados no trecho residia na dissimulação, que acabava por enganar o enfeitiçado. b) o diabo

Leia mais

QUINHENTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira

QUINHENTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira QUINHENTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira SÉCULO XVI LITERATURA DOS VIAJANTES E LITERATURA JESUÍTICA CONTEXTO HISTÓRICO Grandes navegações; Auge do Renascimento; Ruptura na Igreja; Descoberta do Brasil.

Leia mais

ARCADISMO BRASILEIRO: 1768 A Profª Suelen Martins

ARCADISMO BRASILEIRO: 1768 A Profª Suelen Martins ARCADISMO BRASILEIRO: 1768 A 1836 Profª Suelen Martins ARCADISMO SÉCULO XVIII ORIGEM DO NOME Arcádia = região bucólica de Peloponeso, Grécia. CONTEXTO HISTÓRICO Fortalecimento da burguesia Inconfidência

Leia mais

maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas

maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas Exercícios preparatórios para P7 Literatura Prof. Ítalo Puccini 1) I. A terra Esta terra, Senhor, me parece que, da ponta que mais contra o sul vimos até outra ponta que contra o norte vem, de que nós

Leia mais

C8_COMP_PORT_Prof_Alu 4/8/10 11:05 AM Página I

C8_COMP_PORT_Prof_Alu 4/8/10 11:05 AM Página I C8_COMP_PORT_Prof_Alu 4/8/10 11:05 AM Página I C8_COMP_PORT_Prof_Alu 4/8/10 11:05 AM Página II C8_COMP_PORT_Prof_Alu 4/8/10 11:05 AM Página 1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias PORTUGUÊS MÓDULO 15

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA NUBIA MORETI DE VASCONCELOS RAMOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO (1768-1808) As formas artísticas

Leia mais

Arcadismo e Neoclassicismo

Arcadismo e Neoclassicismo Arcadismo e Neoclassicismo Origem do nome Recupera as características do classicismo porém em outra época = neoclassicismo Arcadismo = região da Grécia (Arcádia), região do Peloponeso, onde fica o Monte

Leia mais

POESIA RELIGIOSA "A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR" Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado, Da vossa alta clemência me despido: Porque, quanto mais ten

POESIA RELIGIOSA A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado, Da vossa alta clemência me despido: Porque, quanto mais ten ANÁLISE DAS POESIAS DE GREGÓRIO DE MATOS Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise de quatro poesias, sendo do autor, Gregório de Matos da escola literária Barroco e quatro liras do autor Tomás

Leia mais

Resumo Aula 4 e 5 de Literatura: Classicismo, Quinhentismo e Barroco.

Resumo Aula 4 e 5 de Literatura: Classicismo, Quinhentismo e Barroco. Resumo Aula 4 e 5 de Literatura: Classicismo, Quinhentismo e Barroco. Classicismo Período literário que surgiu na época do Renascimento. Teve inicio na Itália e difundiu-se ao longo na Europa, séc. XV

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 13 - Arcadismo

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 13 - Arcadismo Bárbara da Silva Literatura Aula 13 - Arcadismo O Arcadismo ou Neoclassicismo surge no contexto do denominado Século das Luzes (XVIII), em que a Europa passou por grandes transformações, como a decadência

Leia mais

Arte Barroca. século XVII (seiscentismo) Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto)

Arte Barroca. século XVII (seiscentismo) Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto) Arte Barroca século XVII (seiscentismo) Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto) CONTEXTO HISTÓRICO Reforma Protestante * contra venda de indulgências * livre leitura da Bíblia CONTEXTO HISTÓRICO

Leia mais

Literatura. Exercícios sobre Literatura Colonial. Exercícios 1. TEXTO I

Literatura. Exercícios sobre Literatura Colonial. Exercícios 1. TEXTO I Exercícios sobre Colonial Exercícios 1. TEXTO I A feição deles é serem pardos, maneira d avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa

Leia mais

Eu quero uma casa no campo... Além do horizonte existe um lugar Bonito e tranquilo pra gente se amar ARCADISMO

Eu quero uma casa no campo... Além do horizonte existe um lugar Bonito e tranquilo pra gente se amar ARCADISMO Eu quero uma casa no campo... Além do horizonte existe um lugar Bonito e tranquilo pra gente se amar ARCADISMO ALÉM DO HORIZONTE (ROBERTO E ERASMO) Além do horizonte deve ter Algum lugar bonito pra viver

Leia mais

AULA 08 LITERATURA ARCADISMO NO BRASIL

AULA 08 LITERATURA ARCADISMO NO BRASIL AULA 08 LITERATURA PROFª Edna Prado ARCADISMO NO BRASIL I - CONTEXTO HISTÓRICO O Arcadismo brasileiro tem como marco inicial a publicação das Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, e se estende

Leia mais

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução) O Barroco O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento

Leia mais

A POÉTICA DO SÉCULO XVII

A POÉTICA DO SÉCULO XVII A POÉTICA DO SÉCULO XVII O Enterro do Conde de Orgaz (1586) El Greco Igreja de São Tomé, Toledo São Jerônimo (c. 1605). Caravaggio. Galeria Borghese, Itália Êxtase de Santa Teresa (1645-52) Igreja de

Leia mais

Gregório de Matos POEMAS SELECIONADOS

Gregório de Matos POEMAS SELECIONADOS Gregório de Matos POEMAS SELECIONADOS Características da linguagem barroca Quanto ao conteúdo Conflito entre fé e razão (visão antropocêntrica e teocêntrica); Oposição entre mundo material e mundo espiritual;

Leia mais

BARROCO LITERATURA - 1 ano A e B (3º Bim.)

BARROCO LITERATURA - 1 ano A e B (3º Bim.) COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE BARROCO LITERATURA - 1 ano A e B (3º Bim.) Professora: Caroline Santos Conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo),

Leia mais

Século XVII - Bahia. Usina de Açúcar Franz Post

Século XVII - Bahia. Usina de Açúcar Franz Post Barroco Século XVII - Bahia Usina de Açúcar Franz Post Gregório de Matos Guerra (1633 1696) Eu sou aquele que os passados anos Cantei na minha lira maldizente Torpezas do Brasil, vícios e enganos. Poesia

Leia mais

Antologia, de Gregório de Matos

Antologia, de Gregório de Matos Antologia, de Gregório de Matos As obras de Gregório de Matos Guerra permanecem como uma das mais malditas e rebeldes da história da literatura bresileira. É o que comprova esta obra, Antologia, cuidadosamente

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE LITERATURA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 22/11 /17 Nota: Professor(a) Diego Guedes Valor da Prova: 20

Leia mais

LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS

LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS Não é significativo que o que é considerado como o início da literatura brasileira é uma carta escrita por um português? Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho,

Leia mais

LITERATURA COLONIAL - BARROCO

LITERATURA COLONIAL - BARROCO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano Professor: Daniel Disciplina: Literatura No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA KARLA REGINA DE ALMEIDA FONSECA RODRIGUES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo enciclopédico é um gênero

Leia mais

ÍNDICE EDITORIAL 4. PROSAS 18 Loucura para judeus, escândalo para gentios 19

ÍNDICE EDITORIAL 4. PROSAS 18 Loucura para judeus, escândalo para gentios 19 ÍNDICE EDITORIAL 4 POESIAS 6 Lá vai o Profeta 7 Oração-Poema ao Crucificado 8 Acreditar de acreditar 9 Pode ser que sim 9 Uma Encíclica 10 IIª Encíclica 11 Os Mártires 12 Habacuc 13 Transfiguração 14 Novas

Leia mais

UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR

UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR 4 PLANO GERAL DA OBRA INTRODUÇÃO UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR 11 O que é a literatura? 11 Porquê História de Literatura em Portugal e não da Literatura Portuguesa? 12

Leia mais

Rebuscamento: reflexo do dilema em que vivia o homem

Rebuscamento: reflexo do dilema em que vivia o homem CONTEXTO HISTÓRICO Concílio de Trento Ocorre a censura eclesiástica às ciências e cultura em geral O Brasil destaca-se como produtor de cana-de-açúcar Desenvolvimento de uma arte de contrastes e oposições

Leia mais

1. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:

1. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: Atividade / Barroco 1. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem, o paradoxo, e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos

Leia mais

Aula ao vivo de Literatura Barroco e Arcadismo 04/04/2014

Aula ao vivo de Literatura Barroco e Arcadismo 04/04/2014 Aula ao vivo de Literatura Barroco e Arcadismo 04/04/2014 Texto 1 Buscando a Cristo A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos Que, para receber me, estais abertos, E, por

Leia mais

Literatura colonial: Quinhentismo

Literatura colonial: Quinhentismo LITERATURA COLONIAL: QUINHENTISMO ORIENTADOR METODOLÓGICO Literatura colonial: Quinhentismo Objetivos de aprendizagem: Reconhecer a relação entre a história colonial brasileira e a literatura nacional

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Atividade extra. Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Atividade extra Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos Textos para os itens 1 e 2 I. Pálida, à luz da lâmpada sombria Sobre o leito de flores reclinada, como a lua

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=hiiydd ZIK4I

https://www.youtube.com/watch?v=hiiydd ZIK4I https://www.youtube.com/watch?v=hiiydd ZIK4I Pintura Composição assimétrica, em diagonal - substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. * Acentuado contraste de claro-escuro,expressão

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA FATIMA SYLVIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O texto gerador 1 é um verbete sobre Cláudio Manuel da Costa

Leia mais

1ªsérie. LÍNGUA PORTUGUESA 3º período QUESTÃO 1 QUESTÃO 3

1ªsérie. LÍNGUA PORTUGUESA 3º período QUESTÃO 1 QUESTÃO 3 QUESTÃO 1 Poema do futebol Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma. A bola é a mesma: forma sacra para craques e pernas de pau. Mesma a volúpia

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO a) A síntese do soneto ( A firmeza somente na inconstância ) vincula-se ao projeto estético do Barroco pela problematização de uma questão central: conciliar o inconciliável, ou seja, aproximar concepções

Leia mais

C8_COMP_PORT_Prof 4/1/10 2:56 PM Página I

C8_COMP_PORT_Prof 4/1/10 2:56 PM Página I C8_COMP_PORT_Prof 4/1/10 2:56 PM Página I C8_COMP_PORT_Prof 4/1/10 2:56 PM Página II C8_COMP_PORT_Prof 4/1/10 2:56 PM Página 1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias PORTUGUÊS MÓDULO 15 Desenganos da Vida

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Disciplina: Literatura Brasileira: Literatura de formação ao Romantismo Carga Horária: 50h presenciais Semestre Letivo / Turno: 4º semestre

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA - 2016 Nome: Nº 1ª Série Professores : Danilo / Fernando / Nicolas Nota: I Introdução Caro aluno, Neste ano, você obteve média inferior a 6,0 e, portanto, não

Leia mais

Barroco. Barroco. séc. XVI. Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, Afresco em teto do Palazzo Barberini, Roma.

Barroco. Barroco. séc. XVI. Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, Afresco em teto do Palazzo Barberini, Roma. Barroco Barroco séc. XVI Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, 1633-1639. Afresco em teto do Palazzo Barberini, Roma. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, Rio de Janeiro.

Leia mais

Arcadismo / Neoclassicismo

Arcadismo / Neoclassicismo Melhores Poemas de Cláudio Manuel da Costa (UPF) Arcadismo / Neoclassicismo Minas Gerais Vila Rica Século XVIII Contexto século XVIII Iluminismo Razão como luz da História A Liberdade guiando o povo, Delacroix

Leia mais

SUPLETIVO- ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA. QUINHENTISMO (Século XVI)

SUPLETIVO- ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA. QUINHENTISMO (Século XVI) SUPLETIVO- ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA QUINHENTISMO (Século XVI) Ao longo do século XVI foram produzidas na Colônia textos que visavam fornecer à Metrópole o perfil da descoberta o perfil da descoberta,

Leia mais

Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges

Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges Atividade extra Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges Leia a tirinha para responder às próximas questões Disponível em http://lpressurp.wordpress.com/2011/02/14/lista-de-exercicios/

Leia mais

O ALEM-MAR LITERATURA PORTUGUESA

O ALEM-MAR LITERATURA PORTUGUESA JOÃO DE CASTRO OSÓRIO O ALEM-MAR NA LITERATURA PORTUGUESA (ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS) NOVA ARRANCADA ÍNDICE DAS MATÉRIAS Breve nota sobre a vida e obra de João de Castro Osório., CAPÍTULO I CONDIÇÕES HISTÓRICAS

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ADRIANO PRADO SOUZA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa

Leia mais

LITERATURA BARROCA NO BRASIL

LITERATURA BARROCA NO BRASIL LITERATURA BARROCA NO BRASIL O que é o Barroco? O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido durante os séculos XVI e XVII (Europa) e XVII e XVIII (América),

Leia mais

Para que serve a? TERCEIRÃO. Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3

Para que serve a? TERCEIRÃO. Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3 Para que serve a? TERCEIRÃO Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3 A Literatura é a transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal da linguagem. (Antônio Candido) A Literatura,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA MARCIA JANETE VOGAS TEMPERINI Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO Estilo (características gerais) Os

Leia mais

BARROCO. Definição do amor. Mandai-me, Senhores, hoje que em breves rasgos descreva do Amor a ilustre prosápia, E de Cupido as proezas.

BARROCO. Definição do amor. Mandai-me, Senhores, hoje que em breves rasgos descreva do Amor a ilustre prosápia, E de Cupido as proezas. 1. (Unesp 2010) A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana, e vinha, Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. (...) Estupendas usuras nos mercados, Todos,

Leia mais

ARTE NEOCLÁSSICA (ARCADISMO) O julgamento de Sócrates (Jacques-Louis David, 1787)

ARTE NEOCLÁSSICA (ARCADISMO) O julgamento de Sócrates (Jacques-Louis David, 1787) ARTE NEOCLÁSSICA (ARCADISMO) O julgamento de Sócrates (Jacques-Louis David, 1787) O ILUMINISMO (SÉCULO XVIII) * racionalismo * Enciclopedismo O ILUMINISMO (SÉCULO XVIII) * modelo: natureza * liberdade,

Leia mais

FÍSICA 1.(UNESP/2018) 2.(UNESP/2016) 3.(UNESP/2013) 4.(UEL/2017) 5.(MACK/2017) 6.(MACK/2016) 7.(UNICAMP/2018) SOCIOLOGIA 8.(UNESP/2018) 9.(UNESP/2018) 10.(UNESP/2018) 11.(UNESP/2018) SOCIOLOGIA 12.(UNESP/2018)

Leia mais

FÍSICA 1.(UNESP/2018) 2.(UNESP/2016)

FÍSICA   1.(UNESP/2018) 2.(UNESP/2016) FÍSICA 1.(UNESP/2018) 2.(UNESP/2016) 3.(UNESP/2013) 4.(UEL/2017) 5.(MACK/2017) 6.(MACK/2016) 7.(UNICAMP/2018) SOCIOLOGIA 8.(UNESP/2018) 9.(UNESP/2018) 10.(UNESP/2018) 11.(UNESP/2018) SOCIOLOGIA 12.(UNESP/2018)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DIONELIA DOS SANTOS RUFFATO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este texto é um fragmento do artigo enciclopédico

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA JOSE EDUARDO DOS SANTOS CORREIA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este texto Gerador são fichas enciclopédicas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES Versão do Aluno 1º ciclo do 2º bimestre da 1ª série Eixo bimestral: POESIA NO BARROCO / TIRINHA E CHARGE Gerência de Produção Luiz Barboza

Leia mais

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Classicismo Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o deus todopoderoso do período medieval.

Leia mais

Aula 5 Arcadismo na literatura luso-brasileira

Aula 5 Arcadismo na literatura luso-brasileira Aula 5 Arcadismo na literatura luso-brasileira Marcos cronológicos Século XVIII Neoclassicismo / Arcadismo Portugal 1756: Fundação da Arcádia Lusitana 1825: Poema Camões de Almeida Garret Brasil 1768:

Leia mais

Literatura Colonial. Linguagens 07/08/2015. Enem 15 Semanas

Literatura Colonial. Linguagens 07/08/2015. Enem 15 Semanas Literatura Colonial Texto 1 E, velejando nós pela costa, obra de dez léguas do sítio donde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro,

Leia mais

Grupo de Reflexão - Cantos para maio

Grupo de Reflexão - Cantos para maio rupo de Reflexão - Cantos para maio Indice Obrigado, Senhor Trabalho de um operãrio Eucreio num mundo novo Ilumina, ilumina É no campo da vida Ensina teu povo a rezar Santa Mãe Maria nesta traessia Eu

Leia mais

Literatura. - Gregório de Matos (Boca do inferno) - Padre Antônio Vieira - (Admirado por Seus Sermões)

Literatura. - Gregório de Matos (Boca do inferno) - Padre Antônio Vieira - (Admirado por Seus Sermões) Literatura - Gregório de Matos (Boca do inferno) - Padre Antônio Vieira - (Admirado por Seus Sermões) SEISCENTISMO / BARROCO Imagem: Michelangelo / O dilúvio universal, entre 1508 e 1509 / Fotografia tirada

Leia mais

ARCADISMO (NEOCLASSICISMO) Obras poéticas, Cláudio Manuel da Costa Suspiros poéticos e saudades, Gonçalves de Magalhães

ARCADISMO (NEOCLASSICISMO) Obras poéticas, Cláudio Manuel da Costa Suspiros poéticos e saudades, Gonçalves de Magalhães ARCADISMO (NEOCLASSICISMO) 1768-1836 Obras poéticas, Cláudio Manuel da Costa Suspiros poéticos e saudades, Gonçalves de Magalhães CONTEXTO HISTÓRICO Mudança do centro econômico: Minas e RJ. Ouro e diamantes

Leia mais

Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo

Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo Texto para as questões 1 e 2. SONETO Carregado de mim ando no mundo, E o grande peso embarga-me as passadas,

Leia mais

Êxtase de Santa Teresa, Bernini

Êxtase de Santa Teresa, Bernini Êxtase de Santa Teresa, Bernini O Barroco foi, nos países católicos, a arte da Contrarreforma. Barroco Broatki pérola irregular com coloração mesclada em tons de branco e escuros. Na arte, o termo foi

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA JOSE LUCIELTO CANTO MACARIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I brasileiros: O soneto a seguir é de Cláudio Manoel

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ADRIANA VICENTE DA SILVA DE SOUZA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Arcadismo no Brasil O Arcadismo, de modo

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

Feudalismo Mercantilismo Crise da sociedade renascentista e Contrarreforma. Renascimento. Humanismo. Valorização da vida corpórea

Feudalismo Mercantilismo Crise da sociedade renascentista e Contrarreforma. Renascimento. Humanismo. Valorização da vida corpórea "Toda forma exige fechamento e fim, e o barroco se define pelo movimento e instabilidade; parece-nos, pois, que ele se encontra ante um dilema: ou negar-se como barroco, para completar-se numa obra, ou

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 LITERATURA- MARCELA FONSECA

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 LITERATURA- MARCELA FONSECA COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 LITERATURA- MARCELA FONSECA Data da entrega: 01/09/2017. Aluno(a): 1ª Série: As eras literárias brasileiras A literatura brasileira tem sua história dividida em

Leia mais

O ARCADISMO NEOCLASSICISMO

O ARCADISMO NEOCLASSICISMO O ARCADISMO NEOCLASSICISMO Ordem e convencionalismo Havia, na Grécia Antiga, uma parte central do Peloponeso denominada Arcádia. De relevo montanhoso, essa região era habitada por pastores e vista como

Leia mais

Ou NEOCLASSICISMO Século XVIII

Ou NEOCLASSICISMO Século XVIII Ou NEOCLASSICISMO Século XVIII *Reação contrária ao estilo Barroco; *Retomada de alguns valores e características do Classicismo. *Transição do Séc. XVIII para o XIX; *Iluminismo ou Luzes; *Contestação

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

Texto para a questão 1

Texto para a questão 1 3º EM Literatura Dina Aval. Rec. Par. 18/04/11 Texto para a questão 1 AUTO DA LUSITÂNIA Entra Todo o Mundo, homem como rico mercador, e faz que anda buscando - Outra adição nos acude: alguma cousa que

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA FABIANE EVANGELISTA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO NO BRASIL O Arcadismo no Brasil teve

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA 3º BIMESTRE

COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA 3º BIMESTRE COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO LITERATURA BRASILEIRA 3º BIMESTRE Seleção de poemas de Gregório de Matos - SEMINÁRIO a) lírico-amorosa 1. A Dona Maria dos Povos, minha

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ELIZABETH VITORIA DE O C REZENDE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Os versos apresentados abaixo pertencem

Leia mais

GREGÓRIO DE MATOS GUERRA

GREGÓRIO DE MATOS GUERRA GREGÓRIO DE MATOS GUERRA VIDA Gregório de Matos primou pela irreverência. Foi irreverente como pessoa, ao chocar os valores e a falsa moral da sociedade baiana de seu tempo, com seus comportamentos considerados

Leia mais

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 13 a 17 de março Leia o texto para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Literatura Ano: 1 EM Professor (a): Felipe Amaral Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Poemas escolhidos de Gregório de Matos (Org.: José Miguel Wisnik) - Brasil Colônia (Portugal em decadência = restrições comerciais ao Brasil)

Poemas escolhidos de Gregório de Matos (Org.: José Miguel Wisnik) - Brasil Colônia (Portugal em decadência = restrições comerciais ao Brasil) Poemas escolhidos de Gregório de Matos (Org.: José Miguel Wisnik) Contexto histórico: - Barroco oriundo da crise renascentista, esta oriunda da crise religiosa (reforma x contrarreforma) - Brasil Colônia

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre disciplina Gramática 1º EM Conteúdo: Texto / pronomes Carinhoso Meu coração Não sei por que Bate feliz Quando te vê E os meus olhos ficam

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ADILSON SEVERO DE SOUZA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I MARÍLIA DE DIRCEU LIRA XIV Minha bela Marília, tudo

Leia mais