IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria 09 a 12 de novembro de 2014 Serra Negra SP - Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria 09 a 12 de novembro de 2014 Serra Negra SP - Brasil"

Transcrição

1 1 Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT, , São Paulo, SP, Brazil. 2 Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP, , São José do Rio Preto, SP, Brazil. 3 São Paulo State University, Instituto de Química, C.P. 355, , Araraquara, SP, Brazil. Resumo Um dos materiais mais consumidos no mundo é o cimento Portland, o qual é utilizado em grande parte para a construção civil. O propósito deste trabalho foi estudar o cimento Portland anidro e preparar diferentes pastas de cimento hidratado, em diferentes estágios de hidratação, isto é, depois de 2 horas, 12 horas e 28 dias a fim de realizar a caracterização térmica utilizando a termogravimetria (TG) como técnica principal. Foram utilizados massas de amostra de 30mg, em atmosfera de nitrogênio e razões de aquecimento de 5, 10 e 20ºC. Os resultados obtidos mostraram o efeito do tempo sobre a hidratação do cimento, possibilitando determinar as perdas de massa através das curvas TG dos diferentes estágios de hidratação. Palavras chave: cimento, comportamento térmico, hidratação Abstract The Portland cements made throughout the world are designed for general constructional use. The purpose of this study was evaluating the Portland cement anhydrous and prepare several pastes hydrated at different stages of hydration: after 2 hours, 12 hours and 28 days in order to obtain the thermal characterization using thermogravimetry (TG) as a main technique. Sample masses of 30 mg were used in a nitrogen atmosphere and heating ratios of 5, 10 and 20 C. The results obtained by TG showed the effect of time on the cement hydration, allowing to determine the mass loss by TG curves of the different stages of hydration. Keywords: Portland ciment, thermal behavior, hidratation 1. INTRODUÇÃO O uso do cimento na sociedade advém de muitos milhares de anos (aproximadamente a.c). Com o decorrer dos séculos, o uso do cimento possibilitou vencer grandes vãos (quando começou a ser moldado em arcos). Especialmente, os romanos utilizaram-se do cimento para a construção de grandes edificações, demonstrando a grandiosidade de seu povo, permitindo disseminar sua cultura ao longo dos séculos, até os dias atuais [1,2]. O cimento portland é um composto que caracteriza ser um material essencialmente de uma mistura de diferentes materiais. O cimento CP II E, que é o tipo mais comercializado no Brasil, conforme definido pela NBR /91, é constituído de valores máximos de: 94% de clínquer e sulfatos de cálcio; 34% de escória de altoforno e 10% de material carbonático (filler). Adiciona-se sulfato de cálcio, mais comumente como gipsita, em geral, entre 1% a 4,0%, como regulador do tempo de pega. Assim, a mistura de água no cimento conduz ao processo de hidratação entre estes compostos. Contudo, nesta mistura nem todos os compostos hidratam na mesma velocidade [3].

2 O principal objetivo deste trabalho, foi realizar a caracterização térmica utilizando a termogravimetria (TG) como técnica principal em atmosfera de nitrogênio. 2. EXPERIMENTAL O cimento comercial foi adquirido de uma loja de material de construção. A pasta de cimento foi preparada com uma razão de água cimento de 0,5 em temperatura ambiente. As amostras foram deixadas em repouso de 2 horas, 12 horas e 28 dias. Após completar cada um destes períodos, as pastas foram congeladas em nitrogênio líquido por aproximadamente 3 minutos. Assim, depois deste período as pastas foram liofilizadas durante 52 horas para retirada da água livre e de adsorção dos hidratos formados. Posteriormente, estas amostras foram trituradas até obtenção de um pó homogêneo e em seguida peneirado em malha com abertura de 150 µm e então armazenadas e mantidas em dessecador sob vácuo. As curvas TG-DTA foram obtidas do instrumento SDT 2960 da TA Instruments. As massas utilizadas foram em torno de 30 mg em cadinho de alumínio e com razão de aquecimento de 20ºC min -1 em atmosfera nitrogênio e fluxo de 100 ml. A avaliação cinética foi feita com razões de aquecimento de 5, 10 e 20ºC min -1 em atmosfera de nitrogênio. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO A Figura 1 apresenta as curvas TG/DTG do cimento portland anidro. Nestas curvas é possível observar que entre a temperatura inicial e 81ºC e 93 a 155ºC há duas perdas de massa, de acordo com a curva DTG. Estas variações de massa corresponde a 0,23% e 0,45%, as quais estão vinculadas a perda de moléculas de água da estrutura de gipsita CaSO 4.2H 2 O para CaSO 4.1/2H 2 O. A terceira perda de massa de 0,62% ocorre entre 150 e 550º esta atribuída a perda de água proveniente da singenita [K 2 Ca(SO 4 ) 2.H 2 O]. A quarta perda de massa, situada entre 550 e 750ºC foi atribuída a decomposição de carbonato de cálcio, com perda de dióxido de carbono. A variação de massa desta etapa foi de 4,95%. É importante ressaltar que o uso da termogravimetria auxilia de maneira decisiva para o controle da quantidade de carbonato presente no cimento, o que pode ser decisivo em analises que necessitem do conhecimento deste material.

3 Figura 1: Curvas TG/DTG do cimento portland anidro, em atmosfera de nitrogênio com razão de aquecimento de 5, 10 e 20ºC min -1, em cadinho de alumínio e massa de amostra em torno de 30mg. A Figura 2 apresenta as curvas TG/DTG do cimento portland hidratado após 2 horas do tempo de hidratação. É possível observar que a primeira etapa entre 42ºC e 100ºC com perda de 0,26% enquanto que a segunda etapa ocorre entre 100 e 160ºC com perda de 0,56%. No intervalo compreendido de 160ºC a 520ºC a perda de massa foi de 0,60%. De um modo geral, em relação ao cimento anidro, é possível observar que houve uma manutenção do comportamento da perda de água para ambas etapas. Além disso, a perda de massa de 5,90% observada entre 520 e 750ºC foi atribuída a descarbonatação. Em comparação ao cimento anidro, esta perda de massa também uma manutenção de comportamento, com pequena diferença entre ambas. Figura 2: Curvas TG/DTG do cimento portland com 2 horas depois da hidratação, em atmosfera de nitrogênio com razão de aquecimento de 5, 10 e 20ºC min -1, em cadinho de alumínio e massa de amostra em torno de 30mg.

4 O comportamento térmico do cimento portland hidratado depois de 12 horas é apresentado na Figura 3. A curva TG/DTG apresenta que há duas perdas de massa entre a temperatura inicial e 83ºC, com 0,40% de perda, e também entre 83ºC a 200ºC, sendo esta ultima apresentando reações sobrepostas e perda de massa de 0,94%. Também é possível verificar que esta duas perdas ocorrem de maneira sobrepostas, indicando que a água possui uma interação mais forte que a observada na curva TG/DTG do cimento portland depois de 2 horas de hidratação. Em adição, entre 400 e 455ºC há uma perda de massa de 0,46% atribuída a desidroxilação do Ca(OH) 2. A quarta, quinta e sexta perda de massa ocorrem no intervalo de 455 a 750ºC e de maneira consecutiva, com perda total de 6,72%, as quais foram atribuídas ao processo de descarbonatação do cimento. Figura 3: Curvas TG/DTG do cimento portland com 12 horas depois da hidratação, em atmosfera de nitrogênio com razão de aquecimento de 5, 10 e 20ºC min -1, em cadinho de alumínio e massa de amostra em torno de 30mg. Finalmente, a Figura 4 apresenta o cimento hidratado depois de 28 dias. Nesta situação é possível observar que o comportamento térmico apresenta as curvas TG/DTG diferentes das anteriores. Nota-se que entre a temperatura inicial e 420ºC a perda de massa é maior e continua, com variação de 11,98%. A primeira, compreendida entre 40 e 100ºC a perda foi de 2,11%, seguido de 6,18% entre 100e 234ºC. No intervalo compreendido de 224 a 345ºC a perda foi de 2,45%. Entre 345 a 420ºC há uma perda de massa que foi atribuída ao processo de desidroxilação do Mg(OH) 2. Este fato ocorre porque o cimento portland CP II E apresenta uma pequena quantidade de MgO (em torno de 5%), que também reage com a água, formando Mg(OH) 2 e segundo Taylor, o intervalo desta reação esta em torno de 300 a 450ºC [4]. Entre 420 e 495ºC há uma perda de massa de 2,16%, a qual é similar a apresentada para o cimento portland depois de 12 horas da hidratação, a qual foi atribuída a desidroxilação de Ca(OH) 2,

5 mas com perda de massa superior que o observado anteriormente. Este fato foi atribuído ao processo de aumento gradativo de Ca(OH) 2 durante a hidratação do cimento. As duas últimas perdas de massa são observadas entre 495 e 860ºC com variação total de 6,18%, as quais são atribuídas ao processo de descarbonatação do carbontato de cálcio. Figura 4: Curvas TG/DTG do cimento portland com 28 dias depois da hidratação, em atmosfera de nitrogênio com razão de aquecimento de 5, 10 e 20ºC min -1, em cadinho de alumínio e massa de amostra em torno de 30mg. CONCLUSÕES O processo de hidratação do cimento faz com que ocorra uma interação entre a água e os componentes do cimento. Como conseqüência desta interação ocorre o endurecimento, a qual promove um aumento progressivo de novos constituintes no material. Neste estudo comparativo do comportamento térmico do cimento anidro e hidratado mostrou como houve uma mudança na estrutura. Assim a termogravimetria pode ser utilizada como uma ferramenta que pode auxiliar na compreensão das etapas de hidratação do cimento. Foi possível observar que a interação da água ocorre de maneira diferenciada com o cimento hidratado depois de 28 dias. Além do mais, neste trabalho foi utlizado diferentes razões de aquecimento, o que permitiu avaliar o efeito do comportamento térmico do cimento anidro e hidratado. REFERÊNCIAS 1 Isaia GC..Concreto: da era Clássica à Contemporânea. In: Geraldo Cechella Isaia. (Org.). Concreto: Ensino, Pesquisa e Realizações. 1 ed. São Paulo: Instituto Brasileiro do Concreto, 2005;1:01-44.

6 2 Sabir BB, Wild S, Bai J. Metakaolin and calcined clays as pozzolans for concrete: a review. Cem. Conc. Compos. 2001;23: Quarcioni VA. Influência da cal hidratada nas idades iniciais da hidratação do cimento Portland estudo em pasta f. Tese. Universidade de São Paulo, São Paulo, Taylor HFW. Cement Chemistry. 2. ed. London: Thomas Telford, p.

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades É um aglomerante hidráulico obtido pela moagem do clínquer Portland com adições de gesso e, eventualmente, escória básica de alto-forno, pozolana

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

9/10/2012. Análise termogravimétrica Princípios, potencialidades e exemplos. Estrutura da apresentação. Princípios. Modos de TGA

9/10/2012. Análise termogravimétrica Princípios, potencialidades e exemplos. Estrutura da apresentação. Princípios. Modos de TGA Análise termogravimétrica Princípios, potencialidades e exemplos António SANTOS SILVA Departamento de Materiais ssilva@lnec.pt Estrutura da apresentação Princípios Modos de TGA Fatores que afetam os resultados

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 01 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GRAU DE HIDRATAÇÃO DO CIMENTO POR PERDA AO FOGO 1

AVALIAÇÃO DO GRAU DE HIDRATAÇÃO DO CIMENTO POR PERDA AO FOGO 1 XVI ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO Desafios e Perspectivas da Internacionalização da Construção São Paulo, 21 a 23 de Setembro de 2016 AVALIAÇÃO DO GRAU DE HIDRATAÇÃO DO CIMENTO

Leia mais

DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland

DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland MATERIAIS DE CONSTRUÇAO DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland Cimento Portland Cimento Portland 3 Cimento Portland Aglomerante hidráulico produzido a partir da moagem do clínquer constituído por

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Definição: O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. Influência

Leia mais

MCC I Cal na Construção Civil

MCC I Cal na Construção Civil MCC I - AGLOMERANTES MCC I Aglomerantes Aglomerante Aéreo Cal na Construção Civil Definição: A cal é um aglomerante inorgânico, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e

Leia mais

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Materiais constituintes do Concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Cimento Portland Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Egydio Herve Neto Dario Dafico Silvia Selmo P.K. Mehta and P.J.M. Monteiro Eletrobras

Leia mais

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO O concreto, de emprego usual nas estruturas, são constituídos de quatro materiais: 1. Cimento Portland 2. Água 3. Agregado fino 4. Agregado graúdo O cimento e a água

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal Materiais de Construção Civil Aula 06 Aglomerantes e Cal Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Definição Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união

Leia mais

Cimento Portland comum

Cimento Portland comum CDU: 666.942.2 JUL 1991 NBR 5732 Cimento Portland comum ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro

Leia mais

Cimento Portland CIMENTO CLÍNQUER. Sumário CIMENTO PORTLAND

Cimento Portland CIMENTO CLÍNQUER. Sumário CIMENTO PORTLAND Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil Professora Moema Castro, MSc. TECNOLOGIA DO CONCRETO AULA 02 CAPITULO 2 NEVILLE,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CAL HIDRATADA NAS PASTAS DE GESSO ENDURECIDAS

INFLUÊNCIA DA CAL HIDRATADA NAS PASTAS DE GESSO ENDURECIDAS INFLUÊNCIA DA CAL HIDRATADA NAS PASTAS DE GESSO ENDURECIDAS ANTUNES, Rubiane P. N. (1); JOHN, Vanderley M. (2) (1) Eng. Civil, doutoranda do PCC USP - e-mail rubipna@pcc.usp.br (2) Eng. Civil, Dr. Eng.,

Leia mais

Hidratação do Cimento

Hidratação do Cimento Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Hidratação do Cimento Prof. Mayara Moraes Custódio Pega x Endurecimento Pega: período de fenômenos químicos em que ocorrem desprendimento de calor

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE LIGANTES HIDRÁULICOS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS

DESENVOLVIMENTO DE LIGANTES HIDRÁULICOS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DESENVOLVIMENTO DE LIGANTES HIDRÁULICOS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS F. RauppPereira, A. M. Segadães e J. A. Labrincha Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro, Universidade de Aveiro

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Feira de Santana Materiais de Construção I Professora Moema Castro, MSc. T E C N O L O G I A D O C O N C R E T O

Instituto Federal da Bahia Campus Feira de Santana Materiais de Construção I Professora Moema Castro, MSc. T E C N O L O G I A D O C O N C R E T O Instituto Federal da Bahia Campus Feira de Santana Materiais de Construção I Professora Moema Castro, MSc. T E C N O L O G I A D O C O N C R E T O CIMENTO A U L A 02 CAPITULO 2 NEVILLE, A. M. Tecnologia

Leia mais

ESTUDO DO TEOR DE ATIVADOR NO DESEMPENHO DE CIMENTOS ÁLCALI ATIVADOS FEITOS COM ESCÓRIAS ÁCIDAS EM IDADES INICIAIS.

ESTUDO DO TEOR DE ATIVADOR NO DESEMPENHO DE CIMENTOS ÁLCALI ATIVADOS FEITOS COM ESCÓRIAS ÁCIDAS EM IDADES INICIAIS. ESTUDO DO TEOR DE ATIVADOR NO DESEMPENHO DE CIMENTOS ÁLCALI ATIVADOS FEITOS COM ESCÓRIAS ÁCIDAS EM IDADES INICIAIS Langaro, E. A. b ; Moraes, M. C. a ; Buth, I. S. a ; Angulski da Luz, C. a, Matoski, A

Leia mais

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz Análises Térmicas Sandra Maria da Luz Principais Técnicas Termoanalíticas 2 Áreas que utilizam a Análise Térmica polímeros alimentos catálise corrosão cerâmica metais engenharia civil farmacêutica inorgânica

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174710 Formação de etringite tardia (DEF) e RAA Priscila Rodrigues Melo Leal Slides apresentado no WORKSHOP REAÇÕES EXPANSIVAS NO CONCRETO, 2017, São Paulo. A série Comunicação Técnica

Leia mais

Cimento Portland composto

Cimento Portland composto JUL 1991 Cimento Portland composto NBR 11578 ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAL DEFINIÇÃO A cal é um aglomerante aéreo inorgânico ou mineral, produzido a partir de rochas calcárias, que reage em contato com o ar. A cal pode ser considerada o produto manufaturado

Leia mais

Projeto de pesquisa realizado no curso Engenharia Civil da UNIJUÍ 2. Professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ 6

Projeto de pesquisa realizado no curso Engenharia Civil da UNIJUÍ 2. Professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ 6 ANÁLISE DA CURVA DO CALOR DE HIDRATAÇÃO DO CIMENTO PORTLAND NO DECORRER DO TEMPO 1 ANALYZE OF THE HEAT CURVE OF HYDRATION OF THE PORTLAND CEMENT OVER TIME Jaíne Bianca Figur 2, Matheus Henrique Ziel Schünemann

Leia mais

Diego Eugênio Bulhões de Oliveira MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Diego Eugênio Bulhões de Oliveira MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Diego Eugênio Bulhões de Oliveira MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 1 AGREGADOS Classificação: mais prática do que geológica Elemento predominante na composição das rochas silicosas (sílica) calcárias (carbonato

Leia mais

Análise térmica de pastas a base de cal hidratada com utilização de cinza do bagaço de cana-de-açúcar

Análise térmica de pastas a base de cal hidratada com utilização de cinza do bagaço de cana-de-açúcar Rodrigues; Neves Junior, E&S - Engineering and Science 2018, 7:4 Análise térmica de pastas a base de cal hidratada com utilização de cinza do bagaço de cana-de-açúcar Thermal analysis of pastes made of

Leia mais

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Adições Minerais ASTM C125 Aditivos/adições (Admixtures): Qualquer

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Concreto translúcido M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Concreto Translúcido Uma empresa húngara desenvolveu um tipo de concreto que, misturado a uma pequena porcentagem de fibras

Leia mais

Para a produção das escórias sintéticas os seguintes procedimentos foram

Para a produção das escórias sintéticas os seguintes procedimentos foram 53 6. Procedimentos usados: Para a produção das escórias sintéticas os seguintes procedimentos foram 1) Os óxidos puros dos elementos Alumínio, Magnésio, Ferro e Cálcio e a substância Fosfato de Cálcio

Leia mais

ESTUDO DA PIRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR E PAPEL JORNAL

ESTUDO DA PIRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR E PAPEL JORNAL ESTUDO DA PIRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR E PAPEL JORNAL Michele K. Lima 1, Ana A. W. Hechenleitner 1, Edgardo A. G. Pineda 1*. 1 Universidade Estadual de Maringá - UEM, Campus de Maringá, Maringá-PR

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Aglomerantes Referência desta aula Mehta & Monteiro (1994), Capítulo

Leia mais

INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE CIMENTO POR ECAT EM PASTAS SUBMETIDAS À AÇÃO DA ÁGUA DO MAR

INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE CIMENTO POR ECAT EM PASTAS SUBMETIDAS À AÇÃO DA ÁGUA DO MAR INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE CIMENTO POR ECAT EM PASTAS SUBMETIDAS À AÇÃO DA ÁGUA DO MAR T. J. Santos 1, L. A. S. da Silva 1, J. S. da Silva 2, J. P. Gonçalves 2,3, H. M. C. Andrade 1,2* 1 Universidade

Leia mais

Juarez Hoppe Filho 1, Andressa Gobbi 2, Eduardo Pereira 3, Valdecir Angelo Quarcioni 4, Marcelo Henrique Farias de Medeiros 5

Juarez Hoppe Filho 1, Andressa Gobbi 2, Eduardo Pereira 3, Valdecir Angelo Quarcioni 4, Marcelo Henrique Farias de Medeiros 5 ISSN 1517-7076 artigo e11872, 2017 Atividade pozolânica de adições minerais para cimento Portland (Parte I): Índice de atividade pozolânica (IAP) com cal, difração de raios-x (DRX), termogravimetria (TG/DTG)

Leia mais

UENF - COORDENAÇÃO ACADÊMICA - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

UENF - COORDENAÇÃO ACADÊMICA - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF - COORDENAÇÃO ACADÊMICA - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA (PÓS-GRADUAÇÃO) IDENTIFICAÇÃO Centro CCT Laboratório LECIV Pré-requisito ----------

Leia mais

Juarez Hoppe Filho 1, Andressa Gobbi 2, Eduardo Pereira 3, Rodrigo Satoshi Tanaka 4 Marcelo Henrique Farias de Medeiros 5

Juarez Hoppe Filho 1, Andressa Gobbi 2, Eduardo Pereira 3, Rodrigo Satoshi Tanaka 4 Marcelo Henrique Farias de Medeiros 5 ISSN 1517-776 artigo e11873, 217 Atividade pozolânica de adições minerais para cimento Portland (Parte II): Índice de atividade pozolânica com cimento Portland (IAP), difração de raios-x (DRX) e termogravimetria

Leia mais

4 Resultados e discussão

4 Resultados e discussão 4 Resultados e discussão 4.1 Caracterização das amostras de gesso natural e gesso FGD 4.1.1 Granulometria Laser Os resultados da análise granulométrica da amostra de gesso FGD são mostrados na Figura 5

Leia mais

ANÁLISE DE AMOSTRAS DE PETRÓLEO POR TERMOGRAVIMETRIA

ANÁLISE DE AMOSTRAS DE PETRÓLEO POR TERMOGRAVIMETRIA ANÁLISE DE AMOSTRAS DE PETRÓLEO POR TERMOGRAVIMETRIA A sample analysis of oil by thermogravimetry MARCÍLIO PELICANO RIBEIRO Universidade Potiguar, Escola de Engenharias e Ciências Exatas. Universidade

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 03 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

DA ESTABILIDADE TÉRMICA DE ÓLEOS VEGETAIS

DA ESTABILIDADE TÉRMICA DE ÓLEOS VEGETAIS ESTUDO DA ESTABILIDADE TÉRMICA DE ÓLEOS VEGETAIS Cheila Gonçalves Mothé 1 Denise ZaldenandoCorreia 2 RESUMO Lipídeos são formados por ésteres de glicerol e ácidos graxos. Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos

Leia mais

ATIVIDADE POZOLÂNICA DA SÍLICA ATIVA E DA METACAULINITA POR MÉTODOS DIRETO E INDIRETO

ATIVIDADE POZOLÂNICA DA SÍLICA ATIVA E DA METACAULINITA POR MÉTODOS DIRETO E INDIRETO Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2018 Maceió - AL 21 a 24 de agosto de 2018 ATIVIDADE POZOLÂNICA DA SÍLICA ATIVA E DA METACAULINITA POR MÉTODOS DIRETO E INDIRETO OMIR FERNANDES

Leia mais

Efeito do Processo de Calcinação na Atividade Pozolânica da Argila Calcinada

Efeito do Processo de Calcinação na Atividade Pozolânica da Argila Calcinada Realização 20 a 22 de Junho de 2016 - São Paulo/SP Efeito do Processo de Calcinação na Atividade Pozolânica da Argila Calcinada Gabriel Alves Vasconcelos Engenheiro Civil João Henrique da Silva Rêgo Professor

Leia mais

Capítulo 31 Skoog (Princípios de Analise Instrumental)

Capítulo 31 Skoog (Princípios de Analise Instrumental) Capítulo 31 Skoog (Princípios de Analise Instrumental) Conjunto de técnicas que permite avaliar a mudança nas propriedades físicas e químicas de uma amostra (ou de produtos), enquanto submetida a uma variação

Leia mais

ESTIMATIVA DA CAPTURA DE CO 2 DEVIDO À CARBONATAÇÃO DE CONCRETO E ARGAMASSAS

ESTIMATIVA DA CAPTURA DE CO 2 DEVIDO À CARBONATAÇÃO DE CONCRETO E ARGAMASSAS ENGENHARIAS ESTIMATIVA DA CAPTURA DE CO 2 DEVIDO À CARBONATAÇÃO DE CONCRETO E ARGAMASSAS ANTONIO, Isabela de O. Engenharia Civil de Infraestrutura - ILATIT E-mail: isabela.antonio@aluno.unila.edu.br POSSAN,

Leia mais

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011 AGLOMERANTES Definição: Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. 1 Nomenclatura Aglomerantes = materiais ativos (pulverulentos)

Leia mais

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume Definição: AGLOMERANTES Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Nomenclatura Exemplos: Aglomerantes Aglomerantes = materiais

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE MÁRMORE EM PÓ EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO AGREGADO MIÚDO PARA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE MÁRMORE EM PÓ EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO AGREGADO MIÚDO PARA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA ESTUDO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE MÁRMORE EM PÓ EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO AGREGADO MIÚDO PARA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA Maria Alinne Matias(1); Camila Gonçalves Luz Nunes (1); Maria Luísa

Leia mais

Prof. Pierre Claude Aïtcin. Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008

Prof. Pierre Claude Aïtcin. Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008 1 / 10 Prof. Pierre Claude Aïtcin Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008 O Prof. Pierre Claude Aitcin, autor do livro High Performance

Leia mais

Prof. Marcos Valin Jr. Aglomerantes

Prof. Marcos Valin Jr. Aglomerantes Aglomerantes Aglomerantes Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado, ou seja, provoca a aderência

Leia mais

Metalurgia & Materiais

Metalurgia & Materiais Metalurgia & Materiais Decomposição da fase majoritária do cimento Portland - Parte II: alita com adições de Fe e Al Jorge Alberto oares Tenório Dr, Prof Associado, EPUP, REDEMAT Fernando Gabriel da ilva

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Cimento

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Cimento Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Cimento Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br CIMENTO A humanidade descobriu,

Leia mais

Técnicas de Análises Térmicas (Thermal Analysis - TA) de Materiais

Técnicas de Análises Térmicas (Thermal Analysis - TA) de Materiais Técnicas de Análises Térmicas (Thermal Analysis - TA) de Materiais TG Termogravimetria DTA Análise Térmica Diferencial DSC Calorimetria Diferencial de Varredura Métodos de análises térmicas Análise térmica

Leia mais

PROPOSTA DE ANÁLISES RÁPIDAS DE CALCÁRIOS DA REGIÃO DE PONTA GROSSA POR TERMOGRAVIMETRIA (TG), COMPARADAS COM AS TITULAÇÕES COMPLEXOMÉTRICAS CLÁSSICAS

PROPOSTA DE ANÁLISES RÁPIDAS DE CALCÁRIOS DA REGIÃO DE PONTA GROSSA POR TERMOGRAVIMETRIA (TG), COMPARADAS COM AS TITULAÇÕES COMPLEXOMÉTRICAS CLÁSSICAS 37 CDD: 541.36 PROPOSTA DE ANÁLISES RÁPIDAS DE CALCÁRIOS DA REGIÃO DE PONTA GROSSA POR TERMOGRAVIMETRIA (TG), COMPARADAS COM AS TITULAÇÕES COMPLEXOMÉTRICAS CLÁSSICAS A PROPOSAL FOR A QUICK ANALYSES OF

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA Sumário

ANÁLISE TÉRMICA Sumário ANÁLISE TÉRMICA Sumário 1- Conceito 2- Tipos de métodos térmicos Princípios gerais de cada método Instrumentação Aplicações Conceito Análise Térmica é um termo que abrange um grupo de técnicas nas quais

Leia mais

Cimento Portland pozolânico

Cimento Portland pozolânico JUL 1991 NBR 5736 Cimento Portland pozolânico ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28! andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ

Leia mais

Sílica Ativa e Cinza Volante. Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer

Sílica Ativa e Cinza Volante. Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer Sílica Ativa e Cinza Volante Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer Materiais Pozolânicos Material Pozolânico: São materiais silicosos ou silico-aluminosos, finamente divididos que, na presença de água,

Leia mais

CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA

CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA Aditivo impermeabilizante, multifuncional, em pó de nova geração para concreto de alta durabilidade. UN SUCESSO RECENTE Aditivo impermeabilizante de nova geração. FUNCIONALIDADE

Leia mais

HIDRATAÇÃO. Hidratação e microestrutura

HIDRATAÇÃO. Hidratação e microestrutura LIGANTES HIDRÓFILOS CIMENTOS HIDRATAÇÃO Hidratação e microestrutura Cimento endurecimento lento Principalmente por causa da belite Por isso, NUNCA se considera que as reacções se completaram, mas sim que

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS Cheila G. Mothé 1*, Carla R. de Araújo 1 1 Universidade Federal do Rio de Janeiroe UFRJ, Escola de

Leia mais

REIDRATAÇÃO DE PASTAS DE CIMENTO PORTLAND DESIDRATADAS REHYDRATION OF DEHYDRATED PORTLAND CEMENT PASTES

REIDRATAÇÃO DE PASTAS DE CIMENTO PORTLAND DESIDRATADAS REHYDRATION OF DEHYDRATED PORTLAND CEMENT PASTES REIDRATAÇÃO DE PASTAS DE CIMENTO PORTLAND DESIDRATADAS REHYDRATION OF DEHYDRATED PORTLAND CEMENT PASTES Thiago Ricardo Santos Nobre Graduando em Química, Faculdades Oswaldo Cruz, São Paulo SP. Endereço

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

Apostila De Materiais de Construção CIMENTO PORTLAND DEFINIÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E PROPRIEDADES

Apostila De Materiais de Construção CIMENTO PORTLAND DEFINIÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E PROPRIEDADES Apostila De Materiais de Construção CIMENTO PORTLAND DEFINIÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E PROPRIEDADES Definição CIMENTO PORTLAND É o produto obtido pela pulverização do clínker, contendo eventualmente, adições

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS CIMENTOS

ARGAMASSAS E CONCRETOS CIMENTOS ARGAMASSAS E CONCRETOS CIMENTOS DEFINIÇÃO O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. HISTÓRICO O material,

Leia mais

ESTUDO DO CAULIM CALCINADO COMO MATERIAL DE SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND

ESTUDO DO CAULIM CALCINADO COMO MATERIAL DE SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND Conferência Brasileira de Materiais e Tecnologias Não- Convencionais: Habitações e Infra-Estrutura de Interesse Social Brasil-NOCMAT 200 Pirassununga, SP, Brasil, 29 de outubro 3 de novembro, 200 ESTUDO

Leia mais

Número atômico de A = número atômico de B = 18

Número atômico de A = número atômico de B = 18 61 e QUÍMICA O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui 18 prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons Com base nessas informações, pode-se afirmar

Leia mais

TÍTULO: GESSO RECICLADO POR DESIDRATAÇÃO EM MICRO-ONDAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: GESSO RECICLADO POR DESIDRATAÇÃO EM MICRO-ONDAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS TÍTULO: GESSO RECICLADO POR DESIDRATAÇÃO EM MICRO-ONDAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA AUTOR(ES):

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS Aluna: Mariana Heringer Bouças Orientador: Prof. Roberto Ribeiro de Avillez Introdução Este projeto procura sintetizar diferentes óxidos simples e compostos

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MINERALÓGICAS DA CAL HIDRATADA VISANDO USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MINERALÓGICAS DA CAL HIDRATADA VISANDO USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MINERALÓGICAS DA CAL HIDRATADA VISANDO USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Walter Rubens Ribeiro Feitosa Batista 1 ; Letícia Maria Macêdo de Azevedo 2 ; Camila Gonçalves

Leia mais

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA REACTIVIDADE DE UMA POZOLANA

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA REACTIVIDADE DE UMA POZOLANA MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA REACTIVIDADE DE UMA POZOLANA Métodos baseados Na determinação da tensão de rotura de pastas ou argamassas Na determinação do grau de combinação do Ca(OH) 2 com a pozolana Ex:

Leia mais

LIGANTES HIDRÓFILOS. Hidráulicos. Aplicações argamassas e betões. resistem à água. - cal hidráulica - cimento. aéreos. não resistem à água

LIGANTES HIDRÓFILOS. Hidráulicos. Aplicações argamassas e betões. resistem à água. - cal hidráulica - cimento. aéreos. não resistem à água Aplicações argamassas e betões aéreos Hidráulicos não resistem à água resistem à água - cal hidráulica - cimento - cal aérea - gesso 1 CIMENTO Classificação Constituição Propriedades no desempenho Cimentos

Leia mais

Aglomerantes para construção civil

Aglomerantes para construção civil Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I AGLOMERANTES CAPÍTULOS 22 e23 Aglomerantes para construção civil Aglomerante

Leia mais

General Chemistry. Principles & Modern Applications 9 th Edition. Petrucci/Harwood/Herring/Madura. Chapter 4 Chemical Reactions

General Chemistry. Principles & Modern Applications 9 th Edition. Petrucci/Harwood/Herring/Madura. Chapter 4 Chemical Reactions General Chemistry Principles & Modern Applications 9 th Edition Petrucci/Harwood/Herring/Madura Chapter 4 Chemical Reactions Dr. Travis D. Fridgen Memorial University of Newfoundland 2007 Pearson Education

Leia mais

Denardin, E.L.G. (1), Janissek, P.R (2)., Samios, D. (1)

Denardin, E.L.G. (1), Janissek, P.R (2)., Samios, D. (1) Estudo do envelhecimento termo-oxidativo do elastômero de policloropreno através da aplicação do príncípio da superposição transformação tempotemperatura (TTT) Denardin, E.L.G. (1), Janissek, P.R ().,

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA

ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA Iara T. D. Oliveira 1 *, Leila L. Y. Visconte 1 1 Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Universidade Federal do Rio

Leia mais

Curso: Engenharia Civil

Curso: Engenharia Civil PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - I Código: ENG1071 Tópico: AULA 3 Cimento Portland Curso: Engenharia Civil Professor: Elias

Leia mais

4 Desenvolvimento Experimental

4 Desenvolvimento Experimental 4 Desenvolvimento Experimental 4.1.Materiais Cimento O cimento utilizado na fabricação dos Cps (Corpos de Prova) para os ensaios de compressão, foi o CPII 32F (Cimento Portland Composto com adição de Filler).

Leia mais

Análise Termogravimétrica Aplicações

Análise Termogravimétrica Aplicações ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Análise Termogravimétrica Aplicações APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT 5872 2

Leia mais

Avaliação Técnica para Uso do Gesso FGD como Aditivo Retardador do Tempo de Pega em Cimento Portland

Avaliação Técnica para Uso do Gesso FGD como Aditivo Retardador do Tempo de Pega em Cimento Portland Mariella Cortez Caillahua Avaliação Técnica para Uso do Gesso FGD como Aditivo Retardador do Tempo de Pega em Cimento Portland Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para

Leia mais

Escolha do Aglomerante

Escolha do Aglomerante Escolha do Aglomerante Classificação dos cimentos Prof. Eugênia Fonseca da Silva Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Materiais de Construção Civil

Leia mais

ADIÇÕES OU SUBSTITUTOS PARCIAIS DO CIMENTO PORTLAND

ADIÇÕES OU SUBSTITUTOS PARCIAIS DO CIMENTO PORTLAND Adição material inorgânico, com finura à do cimento, adicionado ao betão o na amassadura para melhorar certas propriedades ou para adquirir propriedades especiais Tipos de adições Podem substituir parcialmente

Leia mais

O que é cimento Portland?

O que é cimento Portland? O que é cimento Portland? HISTÓRICO PRODUTO FABRICAÇÃO TIPOS APLICAÇÕES QUALIDADE ITAMBÉ Fonte: SNIC, 2015 70,2 milhões de toneladas 353 kg/hab Cimento Bloco Alvenaria Residência PRODUÇÃO APLICAÇÃO E

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I AULA 01: AGLOMERANTES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I AULA 01: AGLOMERANTES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I AULA 01: AGLOMERANTES UNIDADE 01 [2019/1] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: MACO I IFBA FEIRA DE SANTANA MATERIAL DE APOIO BAUER, L FALCÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VOL 1 E 2

Leia mais

Análise dos teores totais de CaO e MgO em rochas calcárias da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais

Análise dos teores totais de CaO e MgO em rochas calcárias da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais Análise dos teores totais de CaO e MgO em rochas calcárias da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais Introdução Giulia Mara Silva e Souza 1, Leandra de Oliveira Cruz da Silva 1 1 Instituto Federal

Leia mais

APROVEITAMENTO DE RESÍDUO TÊXTIL EM MATERIAL COMPÓSITO (CONCRETO)

APROVEITAMENTO DE RESÍDUO TÊXTIL EM MATERIAL COMPÓSITO (CONCRETO) APROVEITAMENTO DE RESÍDUO TÊXTIL EM MATERIAL COMPÓSITO (CONCRETO) José Renato de Castro Pessôa (J.R.C.Pessôa) Rua Manoel José da Cunha 110 Cônego Nova Friburgo CEP 28621-100 jrenatopessoa@gmail.com Universidade

Leia mais

ESTUDOS PRELIMINARES DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE MINÉRIO DE COBRE SULFETADO NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO

ESTUDOS PRELIMINARES DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE MINÉRIO DE COBRE SULFETADO NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO ESTUDOS PRELIMINARES DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE MINÉRIO DE COBRE SULFETADO NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO J. A. Rodrigues 1 D. N. P. Cardoso 1 A. J. R. Ferreira 2 A. L. M. F.

Leia mais

Solo-cimento UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D53 Técnicas de Melhoramento de Solos

Solo-cimento UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D53 Técnicas de Melhoramento de Solos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D53 Técnicas de Melhoramento de Solos Solo-cimento Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2015 Técnicas de melhoramento

Leia mais

II - CIMENTO. Os cimentos Portland têm suas características estabelecidas em normas específicas para cada tipo. Estas são as seguintes:

II - CIMENTO. Os cimentos Portland têm suas características estabelecidas em normas específicas para cada tipo. Estas são as seguintes: II - CIMENTO 1 - ESPECIFICAÇÃO DOS CIMENTOS PORTLAND Os cimentos Portland têm suas características estabelecidas em normas específicas para cada tipo. Estas são as seguintes: NBR 5732 (EB 1) - cimento

Leia mais

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Mol Medidas em química analítica É a quantidade de uma espécie química que contém 6,02x10 23 partículas

Leia mais

Termogravimetria. Duncan Price IPTME, Loughborough University

Termogravimetria. Duncan Price IPTME, Loughborough University Termogravimetria Duncan Price IPTME, Loughborough University Copyright: D.M.Price@lboro.ac.uk (2006) A maioria dos slides. Os de FTIR não são desta fonte, são próprios. definições. uma técnica onde a massa

Leia mais

POZOLANICIDADE DO METACAULIM EM SISTEMAS BINÁRIOS COM CIMENTO PORTLAND E HIDRÓXIDO DE CÁLCIO

POZOLANICIDADE DO METACAULIM EM SISTEMAS BINÁRIOS COM CIMENTO PORTLAND E HIDRÓXIDO DE CÁLCIO 1 ENGLER APAZA MEDINA POZOLANICIDADE DO METACAULIM EM SISTEMAS BINÁRIOS COM CIMENTO PORTLAND E HIDRÓXIDO DE CÁLCIO São Paulo 2011 1 ENGLER APAZA MEDINA POZOLANICIDADE DO METACAULIM EM SISTEMAS BINÁRIOS

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC TC83 PATOLOIA RCUPRAÇÃO D STRUTURAS Prof. Dr. Marcelo Medeiros Prof. Dr. Marcelo Medeiros As soluções de sulfatos podem reagir com a portlandita, com o aluminato tricálcico do cimento hidratado ou com

Leia mais

CIMENTO PORTLAND F M C P R O F ª B Á R B A R A S I L V É R I A

CIMENTO PORTLAND F M C P R O F ª B Á R B A R A S I L V É R I A AGLOMERANTES CIMENTO PORTLAND F M C P R O F ª B Á R B A R A S I L V É R I A COMPOSIÇÃO Cimento Portland é a denominação técnica do material usualmente conhecido na construção civil como CIMENTO; Foi criado

Leia mais

AULA 4 AGLOMERANTES. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2014

AULA 4 AGLOMERANTES. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2014 AULA 4 AGLOMERANTES Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil AGLOMERANTES São materiais

Leia mais

PRÁTICA 8 Determinação de ferro em leite em pó por F AAS

PRÁTICA 8 Determinação de ferro em leite em pó por F AAS Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química PRÁTICA 8 Determinação de ferro em leite em pó por F AAS Professor: Renato C Matos Tutora: Aparecida M S Mimura

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil ANÁLISE DO CALOR QUE ATINGE O AÇO NO CASO DE AQUECIMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO METACAULIM COMO AGLOMERANTE Maíra Vitório Martinho (1), Patrícia Montagna Allem (2); UNESC Universidade do

Leia mais

ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO MATERIAIS BÁSICOS EMPREGADOS NA PRODUÇÃO DAS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTOS

ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO MATERIAIS BÁSICOS EMPREGADOS NA PRODUÇÃO DAS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTOS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO MATERIAIS BÁSICOS EMPREGADOS NA PRODUÇÃO DAS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTOS INTRODUÇÃO O empirismo durante a especificação dos materiais A complexidade do número de variáveis envolvidas

Leia mais

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã M. F. P. ROSA, D. SOARES, M. D. DOMENICO, T. R. PACIONI, R. F. P. M. MOREIRA, H. J. JOSÉ Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais