Lideranças intermédias e articulação curricular como espaço de contextualização. José Carlos Morgado Universidade do Minho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lideranças intermédias e articulação curricular como espaço de contextualização. José Carlos Morgado Universidade do Minho"

Transcrição

1 Lideranças intermédias e articulação curricular como espaço de contextualização José Carlos Morgado Universidade do Minho

2 Pressupostos Quando o currículo escolar valoriza os saberes e as experiências de vida dos alunos influencia positivamente a aprendizagem. A articulação curricular promove melhores condições de aprendizagem. As lideranças intermédias podem desempenhar um papel crucial ao nível da contextualização e da articulação do currículo.

3 Questão As lideranças intermédias e a articulação curricular promovem a contextualização do currículo? Objetivos Identificar tendências de articulação associadas a processos de contextualização curricular. Averiguar influências das lideranças intermédias em práticas de articulação/contextualização curricular.

4 Conceitos Estruturas intermédias Os Conselhos de Turma, o Conselho Pedagógico, os Departamentos Curriculares e os Grupos Disciplinares têm vindo a ser reconhecidos como elementos fundamentais na organização e desenvolvimento do currículo. Ao nível das estruturas intermédias devem criar-se condições para alterar as práticas pedagógicas, uma vez que aí se podem desenvolver dinâmicos de trabalho colaborativo, se afirmam lideranças de sucesso, se concretizam capacidades de decisão e se constroem a autonomia e a inovação curriculares.

5 Conceitos Lideranças intermédias A liderança em contexto escolar é um processo de influência entre líderes e seguidores e envolve responsabilidades morais, uma vez que nas escolas deve imperar o interesse público. (Sergiovanni, 2004). As lideranças intermédias devem estimular a partilha de informação e a clarificação de expectativas, fazer com que as pessoas se sintam membros de uma equipa, contribuir para a obtenção dos recursos necessários e ajudar a identificar e resolver problemas. (Bolívar, 2003)

6 Conceitos Lideranças intermédias A função do Coordenador Departamento é determinante na criação de espaços/tempos de diálogo, na promoção do trabalho de grupo, no incentivo à inovação, na reflexão sobre estratégias pedagógicas a adotar e no planeamento das atividades educativas. No plano pedagógico, o Diretor de Turma assume um papel crucial tanto ao nível da articulação entre professores, alunos e encarregados de educação, como no desenvolvimento, com os seus pares, de tarefas de adequação das atividades, dos conteúdos, das estratégias e dos métodos de trabalho à turma.

7 Conceitos Articulação Curricular Interligação de saberes oriundos de distintos campos do conhecimento com vista a facilitar a aquisição, por parte do aluno, de um conhecimento global, integrador e integrado. O conceito de articulação curricular circunscreve-se, ainda, à ideia da sequencialidade que deve nortear todo o processo educativo, uma vez que o desenvolvimento de capacidades e competências por parte de cada indivíduo deve ser feito de forma contínua e progressiva. (Morgado & Tomaz, 2010)

8 Conceitos Contextualização Curricular Conjunto de orientações e de práticas didático-pedagógicas que trabalham os conteúdos curriculares aproximando-os dos alunos e dos contextos onde se desenrolam os processos de ensino-aprendizagem, tornando-os mais familiares, mais significativos e mais compreensíveis. Parte-se da ideia de que a contextualização curricular promove a aquisição dos saberes e o sucesso escolar. (Leite et al., 2011)

9 Sistematizando Lideranças Intermédias Articulação Curricular Estruturas Intermédias A contextualização do currículo é essencial na realização de processos educacionais mais consonantes com os interesses, ritmos de aprendizagem e expectativas dos alunos.

10 Categorias de análise Articulação Curricular (Vertical e horizontal) Características dos Professores Currículo Escola e Cultura Escolar Trabalho Colaborativo

11 APRESENTAÇÃO DE DADOS APRESENTAÇÃO DE DADOS

12 DADOS POR ESCOLA Articulação Características Escola e cultura Trabalho curricular dos Professores escolar colaborativo Aveiro Braga Porto

13 Nº DE REFERÊNCIAS POR ESCOLA /PROFESSORES E COORDENADORES Profs (9) Coords (5) Profs (11) Coords (5) Profs (9) Coords (5) Aveiro Braga Porto Articulação curricular Características dos Professores Escola e cultura escolar Trabalho colaborativo

14 REFERÊNCIAS À ARTICULAÇÃO CURRICULAR / POR ESCOLA Aveiro Braga Portp

15 As referências ao trabalho colaborativo são as que surgem em maior número nos discursos dos professores inquiridos (44) nas três escolas, sendo um aspeto mais referenciado pelos professores da escola de Braga. O número significativo de referências ao trabalho colaborativo, à cultura escolar e, ainda que em menor número, à articulação curricular, poderá ser indicativo da sua importância na consecução de processos de contextualização do currículo e no sucesso dos alunos. A análise de conteúdo aos discursos dos entrevistados permitiu, ainda, constatar que existem aspetos inerentes aos docentes, bem como às condições da escola e da sua cultura que são essenciais na consecução da articulação curricular e das práticas de trabalho colaborativo.

16 LIDERANÇAS / ESTRUTURAS INTERMÉDIAS / ARTICULAÇÃO Coordenadores Professores Lideranças Estruturas intermédias Articulação curricular

17 ESTRUTURAS INTERMÉDIAS Departamento Curricular Conselho Pedagógic o Grupo Disciplinar Coordenaçã o de Ano Conselho de Turma

18 Apesar do número de entrevistas ser idêntico nas três escolas, verifica-se que é na escola de Braga que os discursos dos professores referem a articulação curricular com mais frequência. Tanto os discursos dos professores como os dos coordenadores de departamento revelam que as práticas de articulação curricular se desenvolvem com mais regularidade entre docentes de grupos disciplinares afins por exemplo, Matemática e Físico-Química, Português e História, Português e Filosofia, sem prejuízo de outros grupos disciplinares as poderem também desenvolver Comparando as referências feitas pelos coordenadores (15) e pelos professores (29) à importância das lideranças, verificamos que, embora em menor número, são os coordenadores que, nos seus discursos, as referem com mais frequência.

19 Porém, a situação anterior inverte-se quando analisamos as referências feitas às estruturas intermédias, às quais os professores consignam mais importância do que os coordenadores. Os discursos dos entrevistados evidenciam a importância das estruturas intermédias na consecução de práticas de articulação curricular (como por exemplo, as planificações, a aferição de critérios, a elaboração de instrumentos, a compatibilização dos conteúdos a abordar ). A análise das entrevistas tornou, ainda, patente a valorização positiva que os professores fazem das estruturas intermédias, relegando para nível de menor importância as lideranças unipessoais.

20 No que diz respeito às práticas de articulação e contextualização do currículo, os dados permitiram verificar que, do conjunto de estruturas intermédias que existem na escola, as mais valorizadas pelos professores são o Grupo Disciplinar e o Departamento Curricular. As referências ao Conselho de Turma são muito pouco frequentes e relativamente ao Conselho Pedagógico da escola são praticamente inexistentes.

21 ALGUMAS CONCLUSÕES

22 Embora os professores reconheçam que as lideranças facilitam a comunicação entre os diversos atores e são importantes ao nível das tarefas mais formais, consideram que é no âmbito do trabalho colaborativo com os pares que desenvolvem práticas de articulação e contextualização do currículo. Neste domínio, a liderança cede lugar ao trabalho colaborativo dos professores. Em termos de decisão curricular, é evidente a importância que os professores atribuem ao grupo disciplinar a que pertencem, deixando transparecer nos seus discursos um forte sentido de pertença e um sentimento de fidelidade a essa unidade mais restrita, em detrimento de outras estruturas educativas mais diversificadas e mais globalizadoras da ação educativa, como é o caso do departamento curricular ou do conselho de turma.

23 A forte incidência no grupo disciplinar, enquanto espaço privilegiado de interações no âmbito das práticas curriculares, pode acarretar um outro problema mais profundo: a fragmentação disciplinar do currículo, com a consequente segmentação do conhecimento, de acordo com as respetivas especificidades científicas e profissionais. As práticas de articulação que se desenvolvem em algumas escolas circunscrevem-se mais ao domínio da sequencialidade do que ao da articulação horizontal do currículo, o que poderá constituir um entrave à contextualização dos saberes e à melhoria dos resultados dos alunos. É preocupante a progressiva desvalorização estratégica que, em termos curriculares, tem sido feita do conselho de turma. Sendo uma unidade orgânica fundamental, corre-se o risco dessa desvalorização produzir efeitos muito negativos quer ao nível da profissionalidade docente, quer do desenvolvimento contextualizado do currículo.

24 Em resposta à nossa questão de partida, As lideranças intermédias e a articulação curricular promovem a contextualização do currículo? concluímos que as lideranças intermédias e a articulação curricular têm facilitado a contextualização do currículo, ainda que os professores reconheçam que muito do que tem sido feito a esse nível seja mais do foro do seu trabalho colaborativo do que da influência que os líderes têm desempenhado nesse processo. Em suma, embora se reconheça que têm estado a ser dados passos significativos no campo da articulação e contextualização do currículo, existe ainda algum caminho a percorrer para que estas sejam uma realidade nas nossas escolas.

25 Referências BOLÍVAR, A. (2003). Como melhorar as escolas Estratégias e dinâmicas das Políticas Educativas. Porto: Edições ASA. LEITE, C.; FERNANDES, P.; MOURAZ, A.; MORGADO, J.; ESTEVES, M.; RODRIGUES, M.; COSTA, N. & FIGUEIREDO, C. (2011). Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos. In C. Reis & F. Neves (Coord.), Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vol. II, pp Guarda: Instituto Politécnico da Guarda. MORGADO, J. & TOMAZ, C. (2010). Articulação Curricular e Sucesso Educativo: parceria de investigação. In A. Estrela et al. (Org.), A escola e o mundo do trabalho. Atas do XVII Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Universidade de Lisboa (CD-Rom). SERGIOVANNI, T. (2004). O mundo da liderança. Porto: Edições Asa.

Promover a articulação curricular através de processos de contextualização.

Promover a articulação curricular através de processos de contextualização. Promover a articulação curricular através de processos de contextualização. José Carlos Morgado Universidade do Minho Carlinda Leite Preciosa Fernandes Ana Mouraz Universidade do Porto Universidade do

Leia mais

Ar#culação curricular e trabalho colabora#vo como condições para a contextualização curricular. Bruno Mendes FPCEUP

Ar#culação curricular e trabalho colabora#vo como condições para a contextualização curricular. Bruno Mendes FPCEUP Ar#culação curricular e trabalho colabora#vo como condições para a contextualização curricular Bruno Mendes FPCEUP Pressupostos Quando o currículo escolar valoriza os saberes e as experiências de vida

Leia mais

Plano de Melhoria. Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral

Plano de Melhoria. Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral julho 2015 Introdução O presente Plano de Melhoria insere-se no âmbito do Relatório elaborado pela Equipa de Avaliação Externa da IGEC, em resultado

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria

Plano de Ações de Melhoria Plano de Ações de Escola Básica Elias Garcia Escola Básica Miquelina Pombo J. I. da Sobreda 2014/2015 1 INTRODUÇÃO O presente plano de ações de melhoria 2014/15 - resulta da avaliação do plano de ações

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano Distrito do Porto Concelho do Porto Data da intervenção: de 07-05-2018 a

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria Distrito de Braga Concelho de Barcelos Data da intervenção: 9 a 13 de abril

Leia mais

Plano de Ação Estratégica

Plano de Ação Estratégica Plano de Ação Estratégica No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Período de vigência: 2016/2020 Ano letivo: 2016/2017 Escola Secundária de Caneças, Odivelas Escolas de Caneças, Odivelas

Leia mais

Relatório da Avaliação Externa

Relatório da Avaliação Externa Relatório da Avaliação Externa -CONTRADITÓRIO- julho de 2013 I. Pressupostos No exercício do direito que lhe é conferido por Lei, vem este Agrupamento apresentar o contraditório referente ao teor do Relatório

Leia mais

O Lugar da Contextualização Curricular nos Discursos Políticos sobre Educação em Portugal

O Lugar da Contextualização Curricular nos Discursos Políticos sobre Educação em Portugal O Lugar da Contextualização Curricular nos Discursos Políticos sobre Educação em Portugal José Carlos Morgado (CIED-U.Minho) Carlinda Leite (CIIE- FPCEUP) Preciosa Fernandes (CIIE-FPCEUP) Ana Mouraz (CIIE-

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA Avaliação Externa das Escolas 2012-2013 PLANO DE MELHORIA A elaboração deste plano de melhoria assenta no pressuposto de que o Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão é capaz de repensar estratégias

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 O Projeto de ações de melhoria 15/16 resulta da triangulação de diferentes fontes de informação: Relatório de Diagnóstico Organizacional (2015), Relatório

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA Atualizado a 16 de Outubro de 2014 Avaliação Externa das Escolas 2012-2013 PLANO DE MELHORIA A elaboração deste plano de melhoria assenta no pressuposto de que o Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO A - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO / ESCOLA

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO A - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO / ESCOLA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO A - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO / ESCOLA 1. Dados gerais Código DGAE: 170574 ATI: Designação: Escola-Sede: Área territorial de inspeção do Sul Agrupamento de

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas D. Maria II - Braga Distrito de Braga Concelho de Braga Data da intervenção: de 06-03-2018 a

Leia mais

Plano de Melhoria 2016/2019

Plano de Melhoria 2016/2019 Plano de Melhoria 20162019 Outubro 2016 20162017 Índice INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 4 ÁREAS DE MELHORIA... 4 IMPLEMENTAÇÃO E MONITORIZAÇÃO... 5 PLANO DE MELHORIA... 6 CONCLUSÃO... 18 ANEXOS... 19 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 I - Enquadramento legal Definição do âmbito da Autoavaliação do AEFS Decreto-Lei n.º 137/2012 de 2 de julho (alteração

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Vagos Distrito de Aveiro Concelho de Vagos Data da intervenção: de 20-11-2017 a 23-11-2017

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Final

Plano de Ações de Melhoria Final Plano de Ações de Melhoria Final PAM Final 2016/2017 Setembro de 2017 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF Educação e

Leia mais

A formação de professores e a contextualização curricular

A formação de professores e a contextualização curricular http:// www.fpce.up.pt/ contextualizar 11 de maio de 2013 FPCEUP (Auditório 2C) A formação de professores e a contextualização curricular CARLA FIGUEIREDO Pertinência do estudo Ø A desatualização rápida

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos

Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos Plano de Melhoria 2015/2019 Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos 2015/2019 Introdução O presente documento enquadra-se no processo

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Soares dos Reis Distrito de Porto Concelho de Vila Nova de Gaia Data da intervenção: de 12-03-2018

Leia mais

Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria. Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação

Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria. Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação Enquadramento Equipa de autoavaliação Representantes do PD José Bentes Guerreiro

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2014/2015 ÍNDICE Introdução... 2 Equipa... 2 Horário Semanal... 3 Metodologia de trabalho... 3 Domínios de

Leia mais

PLANO DE MELHORIA ESPF

PLANO DE MELHORIA ESPF PLANO DE MELHORIA ESPF 2012-2016 Introdução O Plano de Melhoria da Escola Secundária de Paços de Ferreira, construído pela Equipa de Autoavaliação, visa reforçar e consolidar as práticas de melhoria. Pretende

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Levante da Maia Distrito do Porto Concelho da Maia Data da intervenção: de 16-04-2018 a 20-04-2018

Leia mais

Auscultação à Comunidade. Professores ll: Reflexões sobre a prática profissional

Auscultação à Comunidade. Professores ll: Reflexões sobre a prática profissional Auscultação à Comunidade Professores ll: Reflexões sobre a prática profissional Auscultação à Comunidade Universo: 111 professores Inquiridos: 93 83,38% Questionário aos Professores Aplicação do Questionário

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Final

Plano de Ações de Melhoria Final Plano de Ações de Melhoria Final PAM Final 2018/2019 Julho/setembro de 2019 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF Educação

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Final

Plano de Ações de Melhoria Final Plano de Ações de Melhoria Final PAM Final 2016/2017 Julho de 2017 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF Educação e nos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AVERT PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AVERT PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AVERT PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO 1 Introdução Um Plano de Melhoria é um instrumento fundamental para potenciar o desempenho académico dos alunos e a qualidade

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2016/2017 ÍNDICE Introdução... 2 Equipa... 2 Horário Semanal... 3 Metodologia de trabalho... 3 Domínios de

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Real Distrito de Braga Concelho de Braga Data da intervenção: de 20-11-2017 a 23-11-2017 Área

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2015/2016 ÍNDICE Introdução... 2 Equipa... 2 Horário Semanal... 3 Metodologia de trabalho... 3 Domínios de

Leia mais

A contextualização curricular e os exames nacionais de Matemática

A contextualização curricular e os exames nacionais de Matemática Seminário Internacional Projeto Contextualizar o Saber para a Melhoria dos Resultados dos Alunos (PTDC/CPE-CED/113768/2009 ) A contextualização curricular e os exames nacionais de Matemática L U R D E

Leia mais

Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/ Reformulação para 2015/2016

Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/ Reformulação para 2015/2016 Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/2017 - Reformulação para 2015/2016 Nota Prévia Este Plano de Melhoria sustenta-se na matriz do modelo de autoavaliação CAF (Common Assessment

Leia mais

Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola

Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola Auscultação à Comunidade Professores: Um olhar sobre a escola Auscultação à Comunidade Universo: 34 professores Inquiridos: 5 85,82% Questionário aos Professores Aplicação do Questionário Departamento

Leia mais

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor António de Jesus Seixas Recondução de Diretor QUERER MAIS E MELHOR, CAMINHANDO JUNTOS, POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE RUMO À EXCELÊNCIA. A minha filosofia de gestão participada assenta numa liderança partilhada

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA. Agrupamento de Escolas de Gavião. Formandos: Paulo Pires/Cristina Mingacho/ Fernanda Calha Formador: Dr.

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA. Agrupamento de Escolas de Gavião. Formandos: Paulo Pires/Cristina Mingacho/ Fernanda Calha Formador: Dr. PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA ESCOLAR OFICINA DE FORMAÇÃO Formandos: Paulo Pires/Cristina Mingacho/ Fernanda Calha Formador: Dr. Domingos Bento CURSO DE FORMAÇÃO EM

Leia mais

Projeto: Aferição da qualidade do sistema educativo na RAM

Projeto: Aferição da qualidade do sistema educativo na RAM Projeto: Aferição da qualidade do sistema educativo na RAM Autoavaliação das escolas Motivos: fracos resultados dos alunos nos exames nacionais; nos estudos nacionais e internacionais; recomendações da

Leia mais

2. Anos de escolaridade: 1.º ano, 2.º ano, 3.º ano, 4.º ano, 5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano, 9.º ano, 10.º ano, 11.º ano, 12.

2. Anos de escolaridade: 1.º ano, 2.º ano, 3.º ano, 4.º ano, 5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano, 9.º ano, 10.º ano, 11.º ano, 12. Diversidade na sala de aula e métodos de diferenciação pedagógica 1.º ano, 2.º ano, 3.º ano, 4.º ano, 5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano, 9.º ano, 10.º ano, 11.º ano, 12.º ano, Ensino tradicional/uniforme,

Leia mais

2. Plano de Ações de Melhoria Inicial

2. Plano de Ações de Melhoria Inicial 2. Plano de Ações de Melhoria Inicial Pág. 6 2.2. Fichas das ações de melhoria 2.2.2. Ação de Melhoria 2 Designação da ação de melhoria Melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e impacto nos resultados

Leia mais

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA PLANO DE MELHORIA 2014 / 2016 ÍNDICE Introdução 3 Resultados da Avaliação Externa 4 Ações a contemplar no Plano de Melhoria 5 Conclusão 7 2 Introdução

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no âmbito das atividades que desenvolve, tem vindo a implementar metodologias de trabalho que

Leia mais

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório. Agrupamento de Escolas de Resende

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório. Agrupamento de Escolas de Resende PROGRAMA ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório Agrupamento de Escolas de Resende Setembro 2017 Introdução A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no âmbito das atividades que

Leia mais

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório PROGRAMA ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório Agrupamento de Escolas de Lousada Este Julho 2018 Introdução A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no âmbito das atividades que

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes Distrito do Porto Concelho de Penafiel Data da intervenção: de 24-11-2017

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas da Nazaré Distrito de Leiria Concelho de Nazaré Data da intervenção: de 28-02-2018 a 05-03-2018

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO DE HOLANDA. Plano de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO DE HOLANDA. Plano de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO DE HOLANDA Plano de Melhoria Adenda ao plano de melhoria_caf_2016 de acordo com as observações constantes no relatório final relativo à intervenção realizada no âmbito

Leia mais

PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017

PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017 PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017 Índice 1. Introdução... 2 2. Enquadramento das Ações de Melhoria nos Domínios da Avaliação Externa, Critérios CAF Educação e Eixos

Leia mais

PLANO DE ARTICULAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Plano de Articulação / 2013

PLANO DE ARTICULAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Plano de Articulação / 2013 Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE ARTICULAÇÃO Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] 1 / 9 Índice Nota introdutória... 3 Objetivos Gerais... 4 Estratégias de intervenção... 5 Organização... 6 Procedimentos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE CERVEIRA. Plano de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE CERVEIRA. Plano de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE CERVEIRA Plano de Melhoria Avaliação Externa de Escolas 2012-2013 Índice I. Resumo... 2 Objetivo Introdução Ponto de partida II. Áreas de intervenção... 4 A1 - O

Leia mais

PLANO DE MELHORIA

PLANO DE MELHORIA PLANO DE MELHORIA 2013 2015 1 - Introdução Entende-se por Plano de Melhoria da Escola um conjunto de procedimentos e estratégias organizadas e implementadas com o objetivo de promover a melhoria dos processos

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas da Abrigada Distrito de Lisboa Concelho de Alenquer Data da intervenção: de 08-05-2018 a 15-05-2018

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EM PLANEAMENTO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS MATRIZ PAE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO

CURSO DE FORMAÇÃO EM PLANEAMENTO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS MATRIZ PAE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Análise SWOT Pontos Fortes Planeamento focalizado na melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados. Monitorização periódica dos resultados escolares e sociais e reajustamentos dos Planos de

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 O Projeto de ações de melhoria 15/16 resulta da triangulação de diferentes fontes de informação: Relatório de Diagnóstico Organizacional (2015), Relatório

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

PLANO DE AÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO DE AÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS OBJETIVOS EDUCAR EM CIDADANIA 1. RESULTADOS ESCOLARES Alcançar os resultados esperados de acordo com o contexto do agrupamento. Melhorar

Leia mais

CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS INTERACÇÕES NO. 22, PP. 1-5 (2012) CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Carlinda Leite carlinda@fpce.up.pt Preciosa Fernandes preciosa@fpce.up.pt Ana Mouraz anamouraz@fpce.up.pt A contextualização

Leia mais

Escola Secundária da Ramada

Escola Secundária da Ramada Escola Secundária da Ramada Regulamento Interno do Departamento de Matemática ÍNDICE Artigo 1º - Departamento Curricular... 2 Artigo 2º - Composição... 2 Artigo 3º - Competência do Departamento de Matemática...

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Plano de Ação Estratégica 1. Agrupamento de Escolas de São Lourenço Valongo (Ermesinde) 2. Histórico de sucesso Metas de sucesso 2013/14 2014/15 2015/16

Leia mais

Autoavaliar para Melhorar

Autoavaliar para Melhorar Autoavaliar para Melhorar INFORMAR, SENSIBILIZAR, ENVOLVER E VALORIZAR o papel de todos os elementos da comunidade educativa. A melhoria do Agrupamento só é possível com o contributo de todos. «Se a autoavaliação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mafra

Agrupamento de Escolas de Mafra CARTA DE MISSÃO (Portaria n.º 266/2012, de 30 de agosto) Nome da Diretora Maria de Jesus Azevedo dos Santos Roxo Geraldes Pires Escalão 6º Escola : Agrupamento de Escolas de Mafra Grupo de Recrutamento

Leia mais

PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/2017

PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Agrupamento de Escolas Martim de Freitas PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/ 7 INDÍCE 1. - Introdução 3 2. - Contextualização 4 3. Áreas e Ações de Melhoria 6

Leia mais

1º PERÍODO RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA. Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. 1º Ciclo. 1º Período. Ano Letivo

1º PERÍODO RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA. Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. 1º Ciclo. 1º Período. Ano Letivo Ano Letivo 217-218 Resultados da Avaliação Interna Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 1º PERÍODO 1º Ciclo A autoavaliação da escola é um processo desenvolvido pela comunidade

Leia mais

RELATÓRIO SECÇÃO DE AUTOAVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. BERNARDO

RELATÓRIO SECÇÃO DE AUTOAVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. BERNARDO RELATÓRIO SECÇÃO DE AUTOAVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. BERNARDO ÍNDICE Introdução... 3 Projeto educativo e avaliação das atividades... 3 Avaliação das atividades... Erro! Marcador não definido.

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Daniel Faria Distrito do Porto Concelho de Paredes Data da intervenção: de 15-05-2018 a 22-05-2018

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016/2017 A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO Enquadramento Normativo Avaliar o processo e os efeitos, implica

Leia mais

2.2. Fichas das ações de melhoria

2.2. Fichas das ações de melhoria 2.2. Fichas das ações de melhoria 2.2.2. Ação de Melhoria 2 Designação da ação de melhoria Melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e impacto nos resultados escolares Coordenadores da Equipa Operacional

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE GRELHA DE REGISTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Nome do(a) Avaliado(a): GR: Departamento Curricular de: Nome do(a) Avaliador(a):

Leia mais

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO 2018/2019 Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda Nota introdutória Este documento é um plano orientador da equipa de autoavaliação do Agrupamento de Escolas Afonso

Leia mais

Plano de melhoria (2015/16)

Plano de melhoria (2015/16) Plano de melhoria (2015/16) Introdução Agrupamento Vertical de Portel Escola EB 2,3 de D. João de Portel Quatro domínios de ação da Biblioteca Escolar: A. Currículo, literacias e aprendizagem B. Leitura

Leia mais

PLANO DE MELHORIA 2016/2017 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO

PLANO DE MELHORIA 2016/2017 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE MELHORIA 2016/2017 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO 1 INTRODUÇÃO No seguimento do relatório elaborado pela equipa de autoavaliação, que numa primeira fase analisou os aspetos relativos aos resultados e

Leia mais

PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO

PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO 2016-2018 PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO (Relatório de Avaliação Externa 2016) INTRODUÇÃO O Plano de Melhoria do Agrupamento (PMA) foi elaborado de acordo com a Recomendação nº 1/2011, de 7 de janeiro,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO. Análise SWOT

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO. Análise SWOT ATUALIZADO A 14 DE SETEMBRO DE 2017 Análise SWOT Pontos Fortes Planeamento focalizado na melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados. Monitorização periódica dos resultados escolares e sociais

Leia mais

2017/2018 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

2017/2018 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento 2017/2018 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento Plano de Ação de Melhoria ÍNDICE 1- Introdução 2 2- Estrutura do Plano de Melhoria 2 3- Visão Global do Plano 3 4- Fichas de Ação de Melhoria 4

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Missão do Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Assegurar a prestação de um serviço público de qualidade na educação, partindo do reconhecimento das condições objectivas do

Leia mais

Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Plano de Ação Estratégica (PAE)

Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Plano de Ação Estratégica (PAE) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Plano de Ação Estratégica (PAE) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Plano de Ação Estratégica (PAE) Histórico de sucesso Metas de sucesso Histórico

Leia mais

REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO

REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PROGRAMA TEIP3 REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO setembro de 2017 DGE / EPIPSE Programa TEIP3 Página 1 de 5 A Direção-Geral da Educação, através da EPIPSE, pretende apoiar os

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS QUADRO I

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS QUADRO I 1. Fragilidade/problema a resolver e respetiva(s) fontes de identificação. Resultados académicos: QUADRO I Valores tendencialmente abaixo do referencial nos domínios da qualidade e eficácia interna; Número

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Escola Secundária de Viriato 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Escola Secundária de Viriato Concelho

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2016-2018 Aprovado pelo Conselho Pedagógico em 06 de julho de 2016-07-08, para emissão de parecer pelo Conselho Geral O Presidente do Conselho Pedagógico Renato Jorge Cruz Carneiro

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório Agrupamento de Escolas de Moura JULHO 2017 Introdução A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no âmbito das atividades que desenvolve,

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Fragoso 2014-2015 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas de Fragoso

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Ano Letivo /2018

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Ano Letivo /2018 Atualização aprovada em Conselho Pedagógico, no dia 30 de janeiro de 2018 Caraterização da Medida 1 com a a da execução da ) Práticas de trabalho colaborativo pouco disseminadas entre os professores do

Leia mais

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório. Agrupamento de Escolas de Dr. Ramiro Salgado TORRE DE MONCORVO

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório. Agrupamento de Escolas de Dr. Ramiro Salgado TORRE DE MONCORVO PROGRAMA ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório Agrupamento de Escolas de Dr. Ramiro Salgado TORRE DE MONCORVO Junho de 2018 Introdução A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC),

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS 2016-2017 1. Fragilidade/problema a resolver e respetiva(s) fonte(s) de identificação 1 - INSUCESSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DE CICLO

Leia mais

Efeitos a produzir: Mudança de práticas, procedimentos ou materiais didáticos OBJETIVOS GERAIS:

Efeitos a produzir: Mudança de práticas, procedimentos ou materiais didáticos OBJETIVOS GERAIS: Ficha da Ação Designação Articulação e supervisão pedagógica Região de Educação Área de Formação A B C D Classificação Formação Contínua Modalidade Oficina de Formação Duração Nº Total de horas presenciais

Leia mais

Carta de Missão. Página 1 de 6

Carta de Missão. Página 1 de 6 Carta de Missão Ministério: Ministério da Educação Serviço: Direção-Geral da Educação (DGE) Cargo e Titular: Subdiretor-Geral Período da Comissão de Serviço: 5 anos 1. Missão da DGE: A DGE tem por missão

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA SÍNTESE Plano de promoção da qualidade das aprendizagens, que incluiu s focadas na melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula e da qualidade das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos. É um plano

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Intermédio

Plano de Ações de Melhoria Intermédio Plano de Ações de Melhoria Intermédio PAM Intermédio 2016/2017 Março de 2017 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF Educação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO Ano Letivo 2018/2019 Agrupamento de Escolas da Benedita Alcobaça Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DOMINIOS E OBJETIVOS DO PROJETO EDUCATIVO, METAS E ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA...

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA RELATÓRIO DA 3ª INTERVENÇÃO. Início 21 de junho de Fim 23 de junho de 2016

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA RELATÓRIO DA 3ª INTERVENÇÃO. Início 21 de junho de Fim 23 de junho de 2016 RELATÓRIO DA 3ª INTERVENÇÃO Área territorial da IGEC SUL Agrupamento ou Escola Data da intervenção Código 170574 Designação AE Vale Aveiras Início 21 de junho de 2016 Fim 23 de junho de 2016 PLANEAMENTO

Leia mais

Para o tratamento estatístico dos dados utilizou-se a escala

Para o tratamento estatístico dos dados utilizou-se a escala RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO Domínio: LIDERANÇA 1 - Preâmbulo O trabalho desenvolvido assentou no referencial 2006-2011 da Inspeção-Geral da Educação, nomeadamente o Quadro de referência para a avaliação

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Plano de Ação Estratégica 1. Agrupamento de Escolas de São Lourenço Valongo (Ermesinde) 2. Histórico de sucesso Metas de sucesso 2013/14 2014/15 2015/16

Leia mais

Plano de Ação Estratégica de Promoção do Sucesso Escolar

Plano de Ação Estratégica de Promoção do Sucesso Escolar Plano de Ação Estratégica de Promoção do Sucesso Escolar Trabalho realizado por: Maria de Fátima da Costa Reis Lopes (Diretora) Maria Amélia de Andrade e Pinto de Almeida Vasconcelos (Coord. DT) Rute Lara

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código OBJETIVOS. Uniformização de critérios e indicadores de

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código OBJETIVOS. Uniformização de critérios e indicadores de Plano de Melhoria OBJETIVOS Promover o Sucesso Académico Melhorar a Prestação do Serviço Educativo Aperfeiçoar a comunicação Aplicação do Programa de Apoio à Avaliação do Sucesso Académico PAASA: Uniformização

Leia mais

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO JANEIRO 2014 1. ENQUADRAMENTO A avaliação das escolas constituiu uma estratégia de regulação do sistema educativo através de instrumentos baseados no conhecimento. As escolas públicas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANO DE MELHORIA 1. Contextualização do processo De acordo com a recomendação n.º 1/2011 do Conselho Nacional de Educação apresenta-se o Plano de Melhoria da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel Estremoz.

Leia mais

PROJETO CURRICULAR. Desenvolvimento do Planeamento Curricular

PROJETO CURRICULAR. Desenvolvimento do Planeamento Curricular PROJETO CURRICULAR Desenvolvimento do Planeamento Curricular A ESQM consolidará o seu projeto visando a promoção de um ensino de qualidade que permita uma sólida formação teórica dirigida para um ensino

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Inicial

Plano de Ações de Melhoria Inicial Plano de Ações de Melhoria Inicial PAM Inicial 2016/2017 Outubro de 2016 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria Inicial 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF

Leia mais