SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer"

Transcrição

1 SÍNDROME DE BURNOUT Profª Giselle Sailer

2 INTRODUÇÃO A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento profissional, é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado de estresse profissional. É uma resposta à tensão crônica no trabalho, gerada a partir do contato direto e excessivo com outras pessoas, devido à tensão emocional constante, atenção concentrada e grande responsabilidade profissional.

3 Foi descoberta por Hebert Freudenberger, psicanalista novaiorquino, em 1970, após constatá-la em si mesmo. Vem do inglês to burn out, que significa queimar-se por completo. É caracterizada pela dedicação exagerada à atividade profissional. Seus sintomas podem ser divididos em 4 categorias: físicos, psíquicos, comportamentais e defensivos.

4 SINTOMAS Pessoas com a síndrome apresentam sintomas como: Fadiga, Cansaço constante, Distúrbios do sono, Dores musculares e de cabeça, Irritabilidade, Alterações de humor e de memória, Dificuldade de concentração, Falta de apetite, Depressão, Perda de iniciativa.

5 Essa soma de mal-estar pode levar ao alcoolismo, ao uso de drogas e até mesmo ao suicídio. No dia-a-dia, a pessoa fica ainda arredia, isolada, passa a ser irônica, cínica e a produtividade cai. Muitas vezes, o profissional acredita que a melhor opção seja tirar férias; entretanto, quando volta, descansado, retoma a postura anterior.

6 FASES DO BURNOUT O quadro evolutivo a Síndrome de Burnout possui 4 fases de manifestação: 1ª FASE: Caracteriza-se por falta de ânimo para ir trabalhar. Dores nas costas, no pescoço e coluna. Diante da pergunta: O que você tem?, normalmente a resposta é: Não sei, não me sinto bem.

7 2ª FASE: Na segunda fase, a pessoa afetada começa a se sentir perseguida e a pensar que todos conspiram contra ela, como: Estão todos contra mim. Aumentando o absenteismo e a rotatividade de empregos.

8 3ª FASE: Diminuição notável da capacidade ocupacional. Podem começar a aparecer doenças psicossomáticas, tais como alergias, psoríase, picos de hipertensão, etc. Nesta etapa começa também a automedicação, que no princípio gera resultados, mas logo é preciso aumentar a dose. Neste nível tem se verificado também, um aumento da ingestão alcoólica.

9 4ª FASE: A última fase é caracterizada pelo uso excessivo de álcool, drogas, medicamentos, ideias ou tentativas de suicídio. Durante esta etapa, ou até antes dela,recomenda-se que o afetado afaste-se do trabalho.

10 CARACTERÍSTICAS DE BURNOUT A Síndrome de Burnout é uma experiência subjetiva de caráter negativo constituída de cognições, emoções e atitudes negativas com relação ao trabalho e com as pessoas, as quais tem que se relacionar em função do mesmo. É uma resposta ao estresse laboral crônico. Tal resposta do sujeito aos fatores de estresse ocupacional perpassa por três dimensões propostas por Maslach e Leiter (1999). Elas são: a exaustão emocional, a despersonalização e a falta de realização pessoal.

11 Exaustão Emocional: ocorre quando o indivíduo percebe não possuir mais condições de despender energia que o seu trabalho requer. Algumas das causas apontadas para a exaustão é a sobrecarga de atividades e o conflito pessoal nas relações, entre outras Despersonalização: apresenta-se como uma maneira do profissional se defender da carga emocional derivada do contato direto com o outro desencadeiam-se atitudes insensíveis em relação às pessoas nas funções que desempenha, ou seja, cria uma barreira para não permitir a influência dos problemas e sofrimentos alheios em sua vida. Age com cinismo, rigidez ou até mesmo ignorando o sentimento da outra pessoa.

12 Realização Profissional ocorre na sensação de insatisfação que a pessoa passa a ter com ela própria e com a execução de seus trabalhos, derivando daí, sentimentos de incompetência e baixa autoestima.

13 INCIDÊNCIA A doença acomete: Professores; Médicos; Enfermeiros; Bancários; Policiais; Atendentes de telemarketing; Motorista de ônibus.

14 FATORES RELACIONADOS AO ESTRESSE OCUPACIONAL Tem-se que índices superiores associados com a síndrome de burnout quanto a organização são: Burocracia, Falta de autonomia, Mudanças organizacionais frequentes, Falta de confiança, Respeito e consideração entre membros de equipe, Comunicação ineficiente, Ambiente físico e seus riscos.

15 Fatores individuais: padrão de personalidade, locus de controle externo, super envolvimento; indivíduos pessimistas, indivíduos perfeccionistas, indivíduos controladores, indivíduos passivos, indivíduos com grande expectativa e idealismo em relação a profissão, gênero, nível educacional, estado civil.

16 Fatores laborais: sobrecarga, baixo nível de controle das atividades ou acontecimentos no próprio trabalho, sentimento de injustiça e de iniquidade, trabalho por turno ou noturno, tipo de ocupação, precário suporte organizacional e relacionamento conflituoso entre os colegas, relação muito próxima ao trabalhador com as pessoas a que deve atender, conflitos e papel.

17 CONSEQUÊNCIAS E IMPLICAÇÕES FÍSICOS: fadiga constante e progressiva, distúrbios do sono, dores musculares e osteomusculares, cefaleias, enxaquecas, perturbações gastrointestinais, imunodeficiência, transtornos cardiovasculares, distúrbios respiratórios, disfunções sexuais e alterações menstruais em mulheres.

18 PSÍQUICOS: falta de atenção, alterações de memória, lentificação do pensamento, sentimento de alienação e solidão, impaciência, sentimento de insuficiência, baixa autoestima, labilidade emocional, dificuldade de auto aceitação, astenia, desânimo, disforia, depressão, desconfiança e paranoia.

19 COMPORTAMENTAIS: negligência ou excesso de escrúpulos, irritabilidade, incremento da agressividade, incapacidade para relaxar, dificuldade na aceitação de mudanças, perda de iniciativa, aumento do consumo de substâncias (bebidas alcoólicas, café, fumo, tranquilizantes, substâncias ilícitas, entre outras), comportamento de altorisco e suicídio.

20 DEFENSIVOS: tendência ao isolamento, sentimento de onipotência, perda do interesse pelo trabalho ou até para o lazer, absenteísmo, ironia, cinismo.

21 CAUSAS DO ESTRESSE OCUPACIONAL EM ENFERMEIROS Ambiente extremamente seco, fechado, iluminação artificial, ruído interno e intermitente, interrelacionamento constante entre as mesmas pessoas da equipe durante o turno, bem como a exigência excessiva de segurança, respeito e responsabilidade para o paciente em sofrimento, dor e com morte iminente, para a garantia da qualidade da assistência. O estresse ocupacional dos profissionais de enfermagem é um fator importante a ser compreendido, uma vez que a profissão é caracterizada como estressante em função da intensa carga emocional decorrente da relação paciente- enfermeiro, e responsabilidades atribuídas a estes profissionais.

22 PREVENÇÃO Para a prevenção ou tratamento da síndrome de burnout, a primeira medida a ser tomada deve ser a da informação. Palestras educativas alertando sobre as causas, os sintomas, permitem que os profissionais envolvidos com a saúde do trabalhador,possam adotar medidas preventivas e adequadas, fazendo com que os trabalhadores possam se autoavaliar, reestabelecendo condições saudáveis de trabalho, e se necessário procurando ajuda especializada.

23 Considera-se de fundamental importância o conhecimento sobre Burnout, bem como sua avaliação, uma vez que esses fatores consistem nos primeiros passos para o caminho da manutenção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador exposto aos fatores de risco dessa síndrome.

24 TRATAMENTO O tratamento da Síndrome de Burnout pode ser feito através de varias formas entre as quais: 1. Encaminhamento para um psicólogo; 2. Sessões de grupo (onde o individuo se abre e troca ideias com outras pessoas); 3. Sessões de relaxamento; 4. Terapêutico (Através de fármacos antidepressivos); 5.Psicoterapia (Acompanha geralmente o tratamento farmacológico e pode ser uma ajuda para o bom êxito da Terapêutica.

25 Existem três focos durante o tratamento psicoterápico: Relação com a profissão; Ambiente de trabalho; Trabalho com foco nos sintomas por exemplo, a dificuldade de concentração. Junto à terapia, os especialistas aconselham melhorar a qualidade de vida, prevenir o estresse, garantir boa saúde física, dormir e alimentar-se bem, praticar atividades físicas e manter hobbies e interesse pela vida social.

26 TRABALHO SADIO 1. Trabalhe com o que gosta. 2. Construa um bom relacionamento com os colegas de plantão. 3. Não tenha muitos empregos. 4. Aproveite sua folga. 5. Não exija que sua equipe seja perfeita. 6. Converse com o colega que esteja muito estressado. 7. Separe vida profissional de vida pessoal.

27 DECRETO nº 3048/99 LEI REGULAMENTADORA 1. Regulamentação da Previdência Social Anexo II. 2. Agentes Patogênicos causadores de Doenças Profissionais, conforme previsto no Art. 20 da Lei nº 8.213/ Transtornos mentais e do Comportamento Relacionado com o Trabalho. 4. Grupo V da CID (Classificação Internacional de Doenças) -10, no inciso XII: 5. Sensação de Estar Acabado ( Síndrome de Burnout, Síndrome do Esgotamento Profissional ) (Z73.0).

28 OBRIGADA!

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Psicólogas. Maria Edna Mota Simeão CRP 06/ Adriana Garcia Fiorini CRP 06/75247

Psicólogas. Maria Edna Mota Simeão CRP 06/ Adriana Garcia Fiorini CRP 06/75247 PROJETO QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE COM PROFESSORES E GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARARAS Psicólogas Maria Edna Mota Simeão CRP 06/128605 Adriana Garcia Fiorini CRP 06/75247 Araras, julho de 2016

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT.

SÍNDROME DE BURNOUT. SÍNDROME DE BURNOUT. O QUE É O ESTRESSE? O estresse pode ser positivo em sua fase inicial, pois produz adrenalina, dando ânimo, vigor e energia, fazendo assim a pessoa produzir mais e ser mais criativa.

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL BETYNA SALDANHA CORBAL Perita Médica Previdenciária DPSSO/SPPS/MTPS dpsso@previdencia.gov.br 1 Termo Burnout: derivado do verbo inglês to burn out: queimar por completo

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Herbert Freudenberger (1926 1999) Christina Maslach (1946 ) Conceito(s) Burnout é um "incêndio interno", um "esgotamento dos recursos físicos e mentais. É "esgotar-se

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES

REFLEXÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES REFLEXÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT NAS ORGANIZAÇÕES Sheila Savioli Medina 58 Esp. Danieli Aparecida From 59 RESUMO Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre a constatação da Síndrome de Burnout

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional. SST Outubro de 2018

12 Meses 12 Temas. Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional. SST Outubro de 2018 12 Meses 12 Temas Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional SST Outubro de 2018 O que são os riscos psicossociais do trabalho? Os riscos psicossociais podem ser definidos como aqueles aspetos

Leia mais

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES Luiz Antonio Nogueira Martins PRIVAÇÃO DO SONO teste de atenção sustentada - 14 R1 detecção de arritmias em ECG resultados: aumento do número de erros 7,3 minutos a

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS Andressa Da Silva Dias 2, Bruna Sampaio Lovato 3, Cassiane Antunes Carniel 4,

Leia mais

A prevalência de Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional em profissionais do ensino

A prevalência de Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional em profissionais do ensino A prevalência de Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional em profissionais do ensino Priscila Barros Armando¹; Olívia Cristina Perez² ¹Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade

Leia mais

Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto

Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto Agenda Stress profissional nos enfermeiros e seus impactos Burnout profissional Engagement com o trabalho Preditores

Leia mais

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos TRABALHO E SAÚDE MENTAL Cargas de trabalho e possíveis transtornos A influência das características atuais do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores pode decorrer de inúmeros fatores e situações:

Leia mais

Andréia de Conto Garbin

Andréia de Conto Garbin Andréia de Conto Garbin Promoção: DVST - CEREST ESTADUAL/SP São Paulo, 12 de novembro de 2015 O nexo causal dos Transtornos mentais relacionados ao trabalho e a importância da anamnese ocupacional Por

Leia mais

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3)

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) (1) Universidade Potiguar (UNP); edilziaguedes@hotmail.com (2) Universidade Potiguar (UNP);

Leia mais

XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde

XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde NATES XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Educação Permanente e Cuidado em Saúde: dimensões da qualidade na APS. 2013 XIV APS Encontro de Atualização

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

Burnout no Local de Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção

Burnout no Local de Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção +++++++ Burnout no Local de Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção Tudo o que os Trabalhadores devem Saber Introdução 1. O que é o BURNOUT no trabalho 2. Causas do BURNOUT no trabalho 3. Consequências

Leia mais

Burnout profissional a importância de cuidar de quem cuida. Alexandra Marques Pinto Faculdade de Psicologia. Universidade de lisboa

Burnout profissional a importância de cuidar de quem cuida. Alexandra Marques Pinto Faculdade de Psicologia. Universidade de lisboa Burnout profissional a importância de cuidar de quem cuida Alexandra Marques Pinto Faculdade de Psicologia. Universidade de lisboa Burnout profissional Clarificação de conceitos Profissionais de ajuda

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: Um estudo Bibliográfico

SÍNDROME DE BURNOUT: Um estudo Bibliográfico SÍNDROME DE BURNOUT: Um estudo Bibliográfico Daniela Fonini 1 Marisa Claudia Jacometo Durante 2 RESUMO A preocupação em ser sempre eficiente, a busca constante por aprimoramento pessoal, as grandes exigências

Leia mais

Maria Dionísia do Amaral Dias

Maria Dionísia do Amaral Dias Maria Dionísia do Amaral Dias OBJETIVO Compreender as relações entre condições de vida e de trabalho e o surgimento, a frequência ou a gravidade dos transtornos mentais. Modelo proposto pelo Ministério

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP O nosso amiguinho do dia a dia: Estresse Você é estressada? 1. Sim, muito estressada, sou ansiosa e reajo

Leia mais

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil 73 milhões de brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono 1 a cada 3 brasileiros não dormem bem Distúrbios do Sono mais frequentes Insônia Apneia Ronco

Leia mais

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo.

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. Estresse Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. EsTREssE O estresse é uma reação física e mental diante de estímulos que podem ser positivos ou negativos. As pessoas não reagem da mesma

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR Jéssica Danielle da Silva Brito (1); Ana Lúcia Leal (2);

Leia mais

STRESS QUALIDADE DE VIDA MUDANÇA ORGANIZACIONAL. Cap. 18 (11ª ed.) Cap. 18 (14ª ed.)

STRESS QUALIDADE DE VIDA MUDANÇA ORGANIZACIONAL. Cap. 18 (11ª ed.) Cap. 18 (14ª ed.) MUDANÇA ORGANIZACIONAL QUALIDADE DE VIDA STRESS Cap. 18 (11ª ed.) Cap. 18 (14ª ed.) Profa. Dra. Maria Stella Melo Saab Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Mudança Dar

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida Gestor em Saúde Gerir o maior recurso da empresa enorme cobrança por parte do acionista cobrança por parte do colaborador Gestor em Saúde função, por vezes,

Leia mais

A SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

A SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR A SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR Rizonaldo Rodrigues da Costa Junior, Autor; Kay Francis Leal Vieira, Orientadora CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA rizonaldojunior@gmail.com

Leia mais

STRESS E QUALIDADE DE VIDA

STRESS E QUALIDADE DE VIDA STRESS E QUALIDADE DE VIDA Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações

Leia mais

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE EM HOSPITAIS Jonatan Schmeider Talita Klock Kayser Clayton Washington dos Reis

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE EM HOSPITAIS Jonatan Schmeider Talita Klock Kayser Clayton Washington dos Reis A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE EM HOSPITAIS Jonatan Schmeider Talita Klock Kayser Clayton Washington dos Reis Resumo: O presente trabalho aborda a temática Síndrome de Burnout.

Leia mais

Paula A.S.F. Martins Enfermeira, doutora em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP), especialista e mestre em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental

Paula A.S.F. Martins Enfermeira, doutora em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP), especialista e mestre em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental Paula A.S.F. Martins Enfermeira, doutora em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP), especialista e mestre em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental (UNIFESP/ EEUSP), MBA em Economia da Saúde) (CPES/ UNIFESP)

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

Depressão: o que você precisa saber

Depressão: o que você precisa saber Depressão: o que você precisa saber Se você acredita que tem depressão, ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, leia este material. O que é a depressão? A depressão é um transtorno mental

Leia mais

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar?

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA Idade vs Riscos Psicossociais. Como actuar? Competitividade -Produtividade Competitividade Produtividade

Leia mais

Adoecimento do Médico e Trabalho. Rosylane N. Mercês Rocha São Paulo, 26 de julho de 2018

Adoecimento do Médico e Trabalho. Rosylane N. Mercês Rocha São Paulo, 26 de julho de 2018 Adoecimento do Médico e Trabalho Rosylane N. Mercês Rocha São Paulo, 26 de julho de 2018 Declaro total ausência de conflito de interesse. Não há patrocínio de qualquer indústria para esta aula. Resolução

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM São Paulo 2017 DAMIANA SANTANA DE FREITAS SÍNDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM: O CUIDADO COM OS

Leia mais

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões:

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: O que é Insônia? Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: Dificuldade em cair no sono Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade

Leia mais

O PROFESSOR PODE FICAR DOENTE?

O PROFESSOR PODE FICAR DOENTE? O PROFESSOR PODE FICAR DOENTE? Neuza Maria Dias Garcia Siqueira 1 Resumo: Este artigo trata de informar o mal que atinge o professor diante do quadro atual da sala de aula. Os problemas enfrentados no

Leia mais

TRANSTORNOS DE HUMOR

TRANSTORNOS DE HUMOR SAÚDE MENTAL TRANSTORNOS DE HUMOR TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR: Caracterizase por episódios depressivos que podem ser únicos ou que tendem a se repetir ao longo da vida. TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR: Caracteriza-se

Leia mais

Os fatores organizacionais desencadeadores do estresse ocupacional e da Síndrome de Burnout: suas implicações para o trabalho do administrador

Os fatores organizacionais desencadeadores do estresse ocupacional e da Síndrome de Burnout: suas implicações para o trabalho do administrador Trabalho apresentado no 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC - SEMESP 2007 e no VIII Encontro Anual de Iniciação Científica do UNASP - ENAIC Os fatores organizacionais desencadeadores

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATA O ESTRESSE 1 O trabalhador precisa ficar atento ao estresse. Portanto, quanto mais cedo identifica-lo melhor. Nesta cartilha você vai saber quais são os sintomas

Leia mais

ATIVIDADE LABORAL E O RISCO DA SÍNDROME BURNOUT EM PROFISSIONAIS BANCÁRIOS

ATIVIDADE LABORAL E O RISCO DA SÍNDROME BURNOUT EM PROFISSIONAIS BANCÁRIOS Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. ATIVIDADE LABORAL E O RISCO DA SÍNDROME BURNOUT EM PROFISSIONAIS BANCÁRIOS Pollyane

Leia mais

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Formação: - Técnica em Eletrônica; - Graduada em Engenharia de Produção; - Especialista em Engenharia

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: O PONTO ALTO DO ESTRESSE

SÍNDROME DE BURNOUT: O PONTO ALTO DO ESTRESSE SÍNDROME DE BURNOUT: O PONTO ALTO DO ESTRESSE DIAS, S.K.F. 1 ; RODRIGUES, I.B. 2 ; FARIA, M.C.C. 3. RESUMO A seguinte pesquisa tem como objetivo levantar as principais causas e tratamentos para a síndrome

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

Síndrome de Burnout. Astrid Guerra Barros Psicóloga pós-graduanda em Terapias Cognitivas Comportamentais

Síndrome de Burnout. Astrid Guerra Barros Psicóloga pós-graduanda em Terapias Cognitivas Comportamentais Síndrome de Burnout Astrid Guerra Barros Psicóloga pós-graduanda em Terapias Cognitivas Comportamentais Zelia Simone Sobrosa Psicóloga com pós-graduação em Neuropsicopedagogia 2013 Conceito Burnout é

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Stresse pode ser positivo

Stresse pode ser positivo Stresse pode ser positivo Diferença entre stresse e burnout. Conceito de burnout -frustração do sujeito pelo não alcance dos resultados para os quais se empenhou (Freudenberger, 1974) -sentimento do sujeito

Leia mais

DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO

DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI O QUE É A DEPRESSÃO? A depressão é uma perturbação do humor que interfere na capacidade para funcionar

Leia mais

A SAÚDE DO MÉDICO. Antonio Pereira Filho Conselheiro do Cremesp

A SAÚDE DO MÉDICO. Antonio Pereira Filho Conselheiro do Cremesp Antonio Pereira Filho Conselheiro do Cremesp CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - 2007 Pesquisa com 7.700 médicos Os médicos estão em situação precária. Essa pesquisa permite que a categoria, as entidades de

Leia mais

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS de Higiene e Segurança no Trabalho STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS Sara Ponte Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa ICBAS UP Medicina Geral e Familiar - Médica Interna de Formação Especifica

Leia mais

Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul Metodologia e amostra Investigação com uso de entrevistas presenciais. Nesta etapa, das cidades em que encontramos

Leia mais

Gestão e Prevenção de Riscos Psicossociais: Como Preveni-los?

Gestão e Prevenção de Riscos Psicossociais: Como Preveni-los? Gestão e Prevenção de Riscos Psicossociais: Como Preveni-los? António Tavares técnico de SST Auditório da Casa das Histórias da Paula Rego 22 de maio de 2014 A importância da SHST no contexto das relações

Leia mais

Curiosidade. Vídeo. Teste. + Saúde. Porque você deve tomar café da manhã. O que você quer ser quando crescer? Qual o seu nível de ansiedade?

Curiosidade. Vídeo. Teste. + Saúde. Porque você deve tomar café da manhã. O que você quer ser quando crescer? Qual o seu nível de ansiedade? Edicão Novembro 2013 Pág. 03 + Saúde Porque você deve tomar café da manhã Teste Qual o seu nível de ansiedade? Vídeo O que você quer ser quando crescer? Curiosidade Guarde seus exames! Pág. 04 Pág. 06

Leia mais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais 26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais Dr. Sandro José Martins Coordenador Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas Diretoria de Atenção Especializada e Temática Secretaria de

Leia mais

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto.

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto. Compartilhe conhecimento: A saúde de um adulto começa a ser cuidada por seu pediatra. Veja as principais ações para garantir a futura qualidade de vida dos pequenos. O ensino da Pediatria teve, em seu

Leia mais

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Estudos de Psicologia Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Marcela Luísa Manetti Maria Helena Palucci Marziale Universidade de São Paulo Ribeirão Preto Resumo ao trabalho

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO Condições de Trabalho e o Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho O trabalho e as condições em que este se desenvolve, constituem um

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO?

COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO? Pesquisa de Opinião COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO? Realizada por: Thaís Quaranta Psicóloga e Neuropsicóloga Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopatologia na Infância e Adolescência- APAE-SP

Leia mais

AUTOR:- NICOLAU BELLO / VICENTE D OCON

AUTOR:- NICOLAU BELLO / VICENTE D OCON URNU UR:- NU / VN D N utor: Vicente D con / Nicolau ello N URNU! É desgaste profissional que sofrem os trabalhadores de serviços que trabalham com pessôas(ospitais, Professôres, administração pública,

Leia mais

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI Psicóloga clínica Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPCS Diretora da Clínica Qualidade de Vida R. Dom Pedro II, 2066 F. 16 3376-1129

Leia mais

Burnout. Debate Câmara dos Deputados. Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS. 10 de dezembro de 2015

Burnout. Debate Câmara dos Deputados. Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS. 10 de dezembro de 2015 Burnout Debate Câmara dos Deputados Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS 10 de dezembro de 2015 OBJETIVOS DA PNST PORTARIA GM/MS 1.823/2012 Fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador e a integração

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Automedicação e estimulantes em contexto académico

Automedicação e estimulantes em contexto académico Universidade de Aveiro Departamento de Educação Automedicação e estimulantes em contexto académico A na Ana Morais (ana.morais@ua.pt) Mudanças importantes e significativas a vários níveis: pessoal, social

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

ÍNDICE O A

ÍNDICE O A Sueli Mozeika AGRADECIMENTO À minha mãe que me ensinou a enfrentar as adversidades da vida e me despertou para a minha missão que é ajudar pessoas a encontrarem meios e condições de se defenderem das tempestades

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES. Thaís Santos Bezerra Pinto

SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES. Thaís Santos Bezerra Pinto SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES Thaís Santos Bezerra Pinto Estudante do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família/UERN taty23pinto@htmail.com RESUMO A Síndrome de Burnout tem sido considerada

Leia mais

Síndrome de Burnout na vida do professor

Síndrome de Burnout na vida do professor Síndrome de Burnout na vida do professor O conceito de Burnout2 foi primeiramente usado em 1974 por Freudenberger3 (1974), ao publicar um artigo no Journal of Social Issues, para "descrever sentimentos

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

ESTRESSE E BURNOUT EM UMA ESCOLA DE PEQUENO PORTE

ESTRESSE E BURNOUT EM UMA ESCOLA DE PEQUENO PORTE ESTRESSE E BURNOUT EM UMA ESCOLA DE PEQUENO PORTE Resumo BULGACOV, Talita Mazziotti PUCPR talita.bulgacov@gmail.com ANGST, Rosana PUCPR roangst@gmail.com DIANA, Mariana da Cruz PUCPR mcdiana@uol.com AMORIM,

Leia mais

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Diretrizes de abordagem psicoterápica na atenção primária Alexandre de Araújo Pereira ASPECTOS GERAIS Os profissionais que atuam em serviços de atenção primária de saúde frequentemente interagem com uma

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde. Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho

Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde. Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho Declaração Não há conflito de interesses. Impacto da violência na saúde do trabalhador em saúde

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação.

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. As pessoas sentem stress no trabalho quando se apercebem que existe um desequilíbrio entre as exigências que o seu trabalho lhes impõe

Leia mais

ESTRESSE: IMPACTOS E PROPOSTAS. Quarta Região

ESTRESSE: IMPACTOS E PROPOSTAS. Quarta Região ESTRESSE: IMPACTOS E PROPOSTAS Quarta Região ÍNDICE Introdução... Breve compreensão do estresse... Os principais fatores de estresse entre os clérigos da IMW4... Resultados da pesquisa... Dicas para os

Leia mais

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário.

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário. Sara Oliveira Valente, aluna a frequentar o 4º ano da licenciatura Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, para a elaboração da monografia intitulada: Prevenção da

Leia mais

compromisso com a excelência, Aplicação prática da CIPA nos canteiros de obras

compromisso com a excelência, Aplicação prática da CIPA nos canteiros de obras VC É AQUILO QUE VC FAZ CONTINUAMENTE. EXCELÊNCIA NÃO É UMA EVENTUALIDADE, É UM HÁBITO. ARISTÓTELES A qualidade de vida de uma pessoa é diretamente proporcional ao seu compromisso com a excelência, independentemente

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho

Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho Profª Drª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública FMB-UNESP dionisia@fmb.unesp.br Definição de caso Transtornos mentais

Leia mais

DEPRESSÃO NO ÂMBITO DA. Felicialle Pereira da Silva Nov. 2015

DEPRESSÃO NO ÂMBITO DA. Felicialle Pereira da Silva Nov. 2015 DEPRESSÃO NO ÂMBITO DA SEGURANÇA PÚBLICA Felicialle Pereira da Silva Nov. 2015 Ser humano x Humor VARIAÇÕES : SIM( X) NÃO( ) EXTREMOS: SIM( ) NÃO( X) CONTROLE Sensações normais Saúde mental x doença mental

Leia mais

CUIDAR E SER CUIDADO. Palestrante: Rossandra Sampaio Psicóloga

CUIDAR E SER CUIDADO. Palestrante: Rossandra Sampaio Psicóloga CUIDAR E SER CUIDADO Palestrante: Rossandra Sampaio Psicóloga A DEMANDA DE CUIDADO O QUE É CUIDAR? CUIDAR A palavra cuidar de acordo com um Dicionário da Língua Portuguesa: cuidar origina-se do latim cogitare

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Ano DeMolay 2016/2017 Depressão não é frescura O QUE É DEPRESSÃO? De acordo com o doutor em psicobiologia

Leia mais

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa Entendendo e Gerenciando o Estresse Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa ORIGEM 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. MODELO COGNITIVO DO ESTRESSE AMBIENTE

Leia mais

No limite. Mais próximo do que se imagina, o burnout leva ao esgotamento físico e mental e afeta, cada vez mais, os profissionais da saúde

No limite. Mais próximo do que se imagina, o burnout leva ao esgotamento físico e mental e afeta, cada vez mais, os profissionais da saúde Para o filósofo Luiz Felipe Pondé, o mundo não tem cura Saneamento básico está atrasado no Brasil No limite Mais próximo do que se imagina, o burnout leva ao esgotamento físico e mental e afeta, cada vez

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) A AET visa: Prevenção de LER/DORT Diminuição do absenteísmo; Adequação à Lei 3751/90 - NR-17

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN X Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais