Síndrome de Burnout: Há Que se Falar em Responsabilidade do Empregador? Burnout Syndrome: Is There That Speak on Liability The Employer?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Síndrome de Burnout: Há Que se Falar em Responsabilidade do Empregador? Burnout Syndrome: Is There That Speak on Liability The Employer?"

Transcrição

1 Revista Saberes, Faculdade São Paulo FSP, Síndrome de Burnout: Há Que se Falar em Responsabilidade do Empregador? Cristiane Ortega Dias 1 RESUMO: Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional consiste em um distúrbio psíquico descrito já em pelo médico americano Freudenberger, e está registrado no Grupo V da CID-10. O presente artigo tem como escopo demonstrar o conceito, as características e o diagnóstico da doença, evidenciando os aspectos jurídicos diretamente vinculados ao direito constitucional, trabalhista e previdenciário. Serão analisadas, ainda, as questões referentes ao reconhecimento da doença e a obrigação de cumprimento das garantias legais por parte do empregador. Através dessa pesquisa, consegue-se apontar a importância da prevenção à ocorrência da Síndrome de Burnout, em especial no que tange o ambiente de trabalho, de maneira a satisfazer os interesses do empregador sem sobrecarregar o empregado. Ainda, evidencia-se que a Psicologia Jurídica e o Direito são saberes complementares, perfeitamente capazes de estabelecerem uma visão apta a enfrentar os novos problemas da sociedade moderna sob uma nova ética. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Burnout. Síndrome do Esgotamento Profissional. Legislação Trabalhista. Relação de Emprego. Burnout Syndrome: Is There That Speak on Liability The Employer? ABSTRACT: Burnout syndrome, that also can be Professional Burnout Syndrome, is a mental disorder described as early as 1974 by the American doctor Freudenberger. It is registered in Group V on the International Disease Classification (CID Classificação Internacional de Doenças). The gold of this article is to demonstrate the concept, the features and the diagnosis of this metal disorder. Also highlighting the legal aspects directly related to Constitutional Law, Labor Law and Social Security Jurisdiction. Will be analyzed questions relating to the disease recognition and the employer legal obligation and their guarantees observances as well. Through this research, is possible to indicate the importance of preventing the burnout syndrome occurrences; especially regarding the work environment in order to satisfy the employer's interests without overloading the employee. Furthermore, it is evident that the Legal Psychology and Law are complementary knowledge. It is perfectly capable of establishing a vision able to face the modern society new problems from the new ethics perspective.. KEYWORDS: Burnout Syndrome. Professional Burnout Syndrome. Labor Legislation. Employment. 1 Assistente Social; Pós-graduada em Políticas e Direitos Sociais, Docência no Ensino Superior e Elaboração e Gestão de Projetos Sociais; Acadêmica do Curso de Direito pela Faculdade Rolim de Moura FAROL; crystianeortega@hotmail.com

2 91 INTRODUCÃO A evolução da espécie humana esteve e continua intrinsicamente relacionada ao trabalho. Esta ação do homem, denominada trabalho ou labor, ao longo dos tempos serviu inclusive de inspiração filosófica. Tal qual a frase O trabalho dignifica o homem, de Benjamim Franklin, tão familiar aos ouvidos da sociedade hodierna. Ocorre que, para que haja de fato dignidade, são de grande relevância o respeito e manutenção às conquistas históricas afetas ao Direito Trabalhista. A priori, cumpre resgatar os fatos concernentes a evolução do Direito do Trabalho. Neste contexto, a primeira Constituição Brasileira a tratar de questões de Direito do Trabalho foi a de Contudo, sem aprofundar-se no assunto, apenas e vagamente concedeu a liberdade de exercício de alguns ofícios, tal qual exposto no o artigo 179, ipsis litteris 2 : A inviolabilidade dos Direitos Civis, e Políticos dos Cidadãos Brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurança Individual, e a Propriedade é garantida pela Constituição do Império, pela maneira seguinte: [...] XXV. Ficam abolidas as Corporações de Ofícios, seus Juízes, Escrivães, e Mestres. Avançando um pouco mais cronologicamente, em 1888, pós-abolição da escravatura, o chamado direito dos trabalhadores recebeu em seu favor o espírito sindicalista comum aos imigrantes europeus, que recém-chegados ao Brasil para trabalhar, traziam consigo a disposição para lutar por medidas proteção ao trabalho. Passo seguinte, com a promulgação da Constituição de 1934, período historicamente conhecido como a primeira era Vargas, o trabalhador passou a ser amparado por diversas normas constitucionais. Daí em diante normas esparsas de regulamentação do trabalho foram criadas, surgindo à necessidade de sistematização dessas normas. No período denominado de segunda era Vargas em 1.943, foi aprovada a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, através do Decreto Lei n.º 5.452, unindo assim toda a legislação trabalhista existente no ordenamento jurídico brasileiro. No ano de 1.988, com a elaboração da atual Constituição Federal Brasileira, os direitos trabalhistas emergiram a condição de Princípios, Direitos e Garantias Fundamentais, Individuais e Coletivas. Registrou-se então uma série de avanços, dentre os quais destacam-se: a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais, décimo terceiro salário, direito ao aviso prévio, auxílio doença, afastamento remunerado - este por sua vez, financiado pela 2 pelas mesmas letras, transcrito integralmente.

3 92 Previdência Social a partir do 16º 3 dia de afastamento, evitando a onerosidade do empregador, dentre outros inscrito no Capítulo II Dos Direitos Sociais, constantes do rol do artigo 7º da referida Constituição. 1 MEANDROS DA SÍNDROME DE BURNOT Síndrome de Burnout o termo vem do inglês burnout, que significa combustão completa. O indivíduo com o desgaste e a exaustão emocional se sente queimar de dentro pra fora, como se sua energia se esvaísse ao final do processo. A pessoa acometida por essa síndrome se consome internamente, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Tem-se muitas vezes a dificuldade em diagnosticar a doença fora do contexto trabalhista, por esta demonstrar sintomas comuns à depressão e transtorno de ansiedade. Trata-se de um distúrbio psíquico descrito em pelo médico americano Freudenbeger, que começou a observar alguns comportamentos e ele não entendia bem o que estava acontecendo. Não é depressão, não é transtorno, não é um distúrbio, mais algo está acontecendo que leva as pessoas a desistir do seu trabalho (FERRACIOLLI, 2012). Para a psicóloga social Cristina Maslach, a síndrome se enquadraria em três aspectos. Num primeiro plano caberia o esgotamento emocional, que trata das sensações relacionadas ao trabalho, e das atividades a este relacionadas. Haveria também a despersonalização, que seria a expressão do contexto interpessoal onde se desenvolve o trabalho do sujeito, e a diminuição das conquistas pessoais, representando a auto avaliação que o indivíduo realiza do seu próprio desempenho ocupacional e pessoal (FIRME; ALVES; ROQUE, 2007). Existiria ainda a diminuição da realização pessoal, que leva à falta de confiança do indivíduo e à auto avaliação como um ente negativo no ambiente de trabalho. Para estudiosos, a interação com o público seria o fator importante no desenvolvimento da Síndrome de Burnout, considerando-se fator de risco principalmente aos trabalhadores das áreas da saúde. No entanto, professores, atendentes, pessoas que lidam com o público em geral, e até mesmo casos de grupos de executivos demonstraram o desenvolvimento da Síndrome em maior número. No decorrer do estudo desta doença, foi proposto um modelo hierárquico com diversas etapas que sobrevêm, entusiasmo e dedicação, frustação e ira, e, inconsequência 3 A Medida Provisória n.º 664/2.014, impôs mudanças no tempo de afastamento, que agora passará a ser remunerado pela Previdência Social a partir do 31º dia.

4 93 (percepção de falta de correspondência no trabalho, abandono de compromisso e implicação no trabalho, vulnerabilidade pessoal, esgotamento e descuido, constituirá o estado final, caso não receba um tratamento adequado) (FIRME; ALVES; ROQUE, 2007). A Síndrome então desenvolve-se em estágios, não como uma pronta resposta ao estresse imediato. A frustação com alguns momentos ou situações no dia a dia do trabalhador é comum, mas a constante exposição a ela comprovaria para o esgotamento emocional, causando raiva pela situação e a perda do interesse pelo trabalho, motivo pelo qual a Síndrome de Burnout também é conhecida por Síndrome da Desistência. Acontece que a situação se torna desgastante e, sem o devido tratamento como transtorno psicológico, a saída para o indivíduo acaba sendo se afastar da causa do problema. Dada à manifestação e os estágios da Síndrome, são notados sintomas psicológicos e dentro do contexto do ambiente de trabalho, no que se refere aos primeiros sintomas, surge problemas psicossomáticos (uma espécie de resposta do organismo aos problemas oriundos da mente), depressão, sentimentos de culpa, ansiedade, cólera, baixa tolerância e frustações, atitudes negativas em relação a si mesmo e ainda a tendência ao abuso de substâncias psicotrópicas. Por outro lado, há também sintomas que aparecem relativamente ao trabalho, como a queda da produtividade do trabalhador, falta de motivação e atitudes negativas para com o trabalho, não cumprimento das atividades, atrasos frequentes e pausas alongadas durante a jornada de trabalho, falta de compromisso, insatisfação com as tarefas desempenhadas e a intenção de abandonar o trabalho. Vale ressaltar que todos esses sintomas podem coexistir durante a manifestação da Síndrome, não sendo obrigatório o aparecimento de todos. O médico Dráuzio Varella afirma que o diagnóstico leva em conta o histórico do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho (VARELLA, 2013). Os sintomas físicos (psicossomáticos) associados à Síndrome seriam a fadiga, a sensação de exaustão (cansaço crônico), a indiferença ou frieza, a sensação de baixo rendimento profissional, frequentes dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais, alterações do sono (insônia) e ainda dificuldades respiratórias (FIRME; ALVES; ROQUE, 2007). São três as formas principais de tratamento, sendo a psicoterapia, o tratamento farmacológico e as intervenções psicossociais. O paciente necessita, por tanto, de tempo e espaço para repensar e resignificar sua inserção no trabalho e na vida (FILHO, 2004). O tratamento farmacológico é sempre acompanhado pelo tratamento psicoterápico; e as intervenções psicossociais surgem da necessidade de afastamento do empregado do ambiente de trabalho.

5 94 E, para a concretização do diagnóstico, tratamento e afastamento do trabalho, a responsabilidade é do médico em avaliar cuidadosamente a indicação de afastamento do trabalho através de licença para tratamento. O médico deve envolver o paciente nesta decisão sendo com o objetivo de ajudá-lo tanto a afastar-se do trabalho, se necessário para o tratamento, como também a voltar para o trabalho quando recuperado. 2 INCIDÊNCIA NO BRASIL De acordo com os dados estatísticos da Previdência Social no Brasil apontam que as doenças mentais são a segunda maior causa de afastamento do trabalho, de incapacidade permanente e de invalidez. Gerando assim a necessidade de auxílio doença por incapacidade laborativa temporária e/ou definitiva. A qual pode gerar em tese, aposentadoria por invalidez. Estima-se que 30% dos profissionais brasileiros sejam, atualmente, acometidos pela síndrome. A Organização Mundial de Saúde - O MS, afirma que em alguns anos esses transtornos mentais assumirão o primeiro posto no que se refere aos afastamentos. A chamada Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional possui destaque nesse contexto. No Brasil, a Síndrome de Burnout é mais comum em profissões que exigem o contato direto com as pessoas, tais como: professores, assistentes sociais, advogados, bancários, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos e dentistas, policiais, bombeiros, agentes penitenciários, recepcionistas, gerentes, atendentes de telemarketing, motoristas de ônibus, dentre outros. Em suma, a Síndrome estaria diretamente relacionada às categorias profissionais que atendem diretamente ao público. 3 SÍNDROME DE BURNOUT E RELAÇÃO DE TRABALHO O ambiente de trabalho deve contribui de forma fundamental para a preservação da saúde mental do empregado. A saúde do trabalhador e o meio ambiente do trabalho foram elevados a direito social de natureza constitucional, cujo cumprimento é imposto ao empregador. É passível de se verificar, nos diversos ramos do trabalho, a insurgência da Síndrome de Burnout, marcada pela conjunção de fatores internos subjetivos, e, fatores exógenos 4, 4 Fatores e/ou acontecimentos oriundos de causas externas.

6 95 capazes de criar um ambiente de trabalho patogênico extremamente gravoso ao patrimônio laboral do trabalhador, conforme demonstrado. Tratando-se de uma doença psíquica, considerada doença ocupacional, muitos consideram a Síndrome de Burnout um acidente do trabalho. Para elucidação, o art. 19 da Lei n.º 8.213/91 conceitua o que caracteriza acidente de trabalho: Art. 19. Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Torna-se evidente que a Síndrome de Burnout enquadra-se no conceito supra, posto que trata-se de uma perturbação funcional causadora da perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Por complemento, se analisado o art. 20 da Lei 8.213/91, não resta dúvidas da relação da Síndrome ao acidente de trabalho. Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as Seguintes entidades mórbidas: I doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social; II doença do trabalho, assim entendida e adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I. Como previsto no art. 20, II da Lei 8.213/91, a Síndrome de Burnout relaciona-se diretamente com as condições de realização do trabalho, principal causadora do estresse ocupacional. Conforme afirmado pela doutora Carla Pontes 5, quando se fala em acidente do trabalho, está-se diante do gênero que abrange acidente típico, doença ocupacional, acidente por concausa 6 e acidentes por equiparação legal. Todas essas espécies de acidente, uma vez tipificadas, produzem os mesmos efeitos para fins de liberação de benefícios previdenciários, aquisição de estabilidade e até mesmo de crime contra a saúde do trabalhador. Carla Pontes afirma ainda que a Síndrome de Burnout é vista como doença relacionada ao trabalho por estar inserida no capítulo XXI da categoria que se refere aos problemas relacionados com a organização de seu modo de vida, descrita na Classificação Internacional de Doenças (CID10), versão 2010, pelo código Z73.0 Burnout estado de exaustão vital. 5 Advogada, especialista em Direito Civil, negocial e imobiliário pela Universidade Anhanguera; Pós-graduanda em Direito Material e Processual do Trabalho. 6 Quando o trabalho desenvolvido pelo empregado contribui diretamente para o aparecimento ou agravamento da doença.

7 96 Por sua vez, o Ministério da Saúde a partir da Portaria n.º de 18 de novembro de 1.999, instituiu a lista de doenças relacionadas ao trabalho, e incluiu a Sensação de Estar Acabado ( Síndrome de Burnout, Síndrome do Esgotamento Profissional ), nos transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, tendo como agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional o ritmo de trabalho penoso (CID10 Z56.3) e Outras dificuldades físicas e mentais relacionadas com o trabalho (CID10 Z56.6). 3.1 Efeitos Concretos da Síndrome de Burnout à Saúde do Trabalhador O trabalhador acometido pela Síndrome em comento, está sujeito a apresentar uma complexa gama de prejuízos à sua saúde. Tais malefícios ocorrem em graus variáveis a níveis de saúde física, psicológica e em termos de conduta. Por conseguinte, acarreta drástica diminuição do rendimento laboral, além de tornar-se rotina á prática de condutas negativas frente a sua vida, como um todo. Os sintomas apresentados pelo trabalhador que sofre da Síndrome de Burnout, segundo Garcés de Los Favos, (2.000, p. 33), são: Á nível físico: fadiga, sensação de exaustão e/ou cansaço crônico, frequentes dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais, alterações do sono e dificuldades respiratórias. Á nível psicológico: problemas psicossomáticos, atitudes negativas para consigo mesmo, depressão, sentimento de culpa, ansiedade, raiva, aborrecimento, baixa tolerância à frustração e uso abusivo de drogas. No âmbito do trabalho: diminuição do rendimento, atitudes negativas para com o cliente, falta de motivação, incapacidade de realizar o trabalho com disciplina, intenção e/ou abandono real do trabalho, absenteísmos e atrasos, longos intervalos de descanso durante o trabalho e insatisfação no trabalho. No contexto social: atitudes negativas para com a vida, e, diminuição da qualidade de vida. 4 ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS Por tratar-se de acidente atípico, derivado de doença profissional, a Previdência Social, através da Caracterização de Acidente de Trabalho - CAT e do afastamento remunerado, fornece apoio financeiro para o trabalhador, como garantido na legislação nacional, fornecendo ao empregado mais tranquilidade para a reabilitação.

8 97 Para que o respectivo acidente seja caracterizado e notificado ao Instituto Nacional de Seguridade Social INSS é necessário o procedimento da Comunicação de Acidente de Trabalho. Caso haja omissão do empregador, pode ser suprido por terceiro interessado, o próprio trabalhador ou sindicato representativo. Além disto, considerando que o acidente informado é registrado junto ao INSS, será benéfico para o trabalhador, pois o valor do benefício tende a ser melhor dentre os demais. Dada à necessidade de prevenção e tratamento, a Síndrome de Burnout foi incluída pela Previdência Social no Código Internacional de Doenças, no grupo de Transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho Grupo V, CID-10. Cuja relação com o direito do trabalho macula-se ao ritmo de trabalho penoso e a outras dificuldades físicas e mentais relacionadas ao trabalho. Alterando o Regulamento da Previdência Social, o Decreto n.º 6.042, de 12 de fevereiro de 2.007, aprovado pelo Decreto n.º 3.048, de 06 de maio de 1.999, em seu anexo II que trata sobre agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no artigo 20 da lei no 8.213, de 1.991, inseriu na lista B, a Síndrome de Burnout, no título sobre transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, Grupo V da CID-10. Assim, o obreiro acometido pela Síndrome de Burnout tem direito aos benefícios previdenciários, desde que, caracterizado o acidente do trabalho por parte do médico perito do INSS para fins de liberação de benefícios previdenciários, inclusive no que tange as prestações devidas ao acidentado ou dependente, como o auxílio-doença acidentário, o auxílio-acidente, a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte. 5 RESPONSABILIZAÇÃO JURÍDICA DO EMPREGADOR Está previsto no artigo 7º, inciso XXII, da Constituição Federal de 1.988, o dever do empregador, á redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Sendo assim, como categoria de bem de uso comum do povo, é dever do empregador assegurar aos empregados um ambiente de trabalho sadio, tal que, ao ser demitido, esteja apto e gozando da mesma saúde física e mental em que se encontrava na época da sua admissão. O referido artigo constitucional estabelece ainda, conforme texto do seguinte inciso: XXVIII seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

9 98 Desta forma, a Consolidação das Leis Trabalhistas também assegura ao trabalhador a proteção à saúde física e psíquica, como dever do empregador, a fim de se evitar o surgimento de doenças ocupacionais: Art Cabe às empresas: I cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; II instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; III adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente; IV facilitar o exercício de fiscalização pela autoridade competente. Nestes termos, considerando inclusive jugados existentes, o empregado tem, de fato, direito a indenização moral e material pelo aparecimento ou agravamento da Síndrome de Burnout. Posto que a enfermidade atribuída às causas multifatoriais não perde o enquadramento como doença ocupacional equiparada ao acidente do trabalho, se houver pelo menos uma causa laboral que contribua diretamente para a seu surgimento ou agravamento, conforme prevê o artigo 21, inciso I, da Lei n.º 8.213/91. Consistindo na já mencionada concausa Cumpre ressaltar ainda, que, o empregado acometido pela Síndrome de Burnout, após o término do auxílio-doença acidentário, tem direito à estabilidade provisória no emprego, fazendo jus à manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, pelo prazo mínimo de doze meses, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente. Ademais, a Lei nº 8.213/91, que trata do RGPS (Regime Geral da Previdência Social) tem garantido dentre os direitos do trabalhador acometido pela Síndrome de Burnout, o benefício e a permanência de seu contrato de trabalho na empresa por, pelo menos, doze meses, dentre outras providências abaixo referidas. Art O segurado que sofreu acidente de trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio acidente. Portanto, cabe ao empregador encaminhar o trabalhador ao tratamento médico especializado de maneira a não querer eximir-se de sua responsabilidade legal frente ao problema enfrentado pelo funcionário. 6 ALGUNS JULGADOS Entendimentos jurisprudenciais reconhecem a Síndrome de Burnout como ensejadora

10 99 de indenização, desde que caracterizada a relação de causa da execução do trabalho ao estresse laboral e consequência - diagnóstico da síndrome. Processo: TRT PR EPISÓDIO DEPRESSIVO GRAVE. SÍNDROME DE BURNOUT. NEXO DE CAUSALIDADE COM O TRABALHO CONFIGURADO. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. Hipótese em que constam nos autos atestados médicos e declarações firmadas por psiquiatra que revelam que a reclamante sofreu tratamento especializado por quadro de transtorno depressivo grave, com diminuição do desempenho profissional, esgotamento emocional, despersonalização e perda de produtividade ( Síndrome de Burnout ), e que a sua saúde física e mental estava sendo abalada no local de trabalho. O INSS reconheceu, por meio de parecer técnico médico pericial, o nexo de causal entre a atividade da autora e a doença apresentada, justificando a concessão do benefício como acidentário, com CID F32.2, que corresponde a episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos. É fato notório que a categoria em questão é vitimada pela Síndrome de Burnout, justamente em razão dos métodos de gestão assediosos, das situações com que lidam os trabalhadores, da excessiva cobrança quanto ao cumprimento de tarefas, aliada a uma jornada exaustiva, o que sugere, inclusive, inversão do ônus da prova, no caso, despiciendo. Recurso Ordinário da autora a que se dá provimento para reconhecer a responsabilidade civil da ré pela doença que a acomete e condenar a reclamada ao pagamento de indenização por danos morais. Processo: RR A DSND Consub S.A. terá de reintegrar ao trabalho e pagar indenização por dano moral a uma empregada dispensada quando estava acometida pela síndrome de burnout, também conhecida por Síndrome do Esgotamento Profissional, distúrbio psíquico ligado à vida profissional equiparada a acidente de trabalho. A condenação foi imposta pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Em decisão anterior, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) havia reformado sentença que anulou a demissão, desobrigando a DSND de reintegrar a empregada, uma analista de orçamento, e de lhe pagar a indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil, por entender que a doença, embora provada por perícia médica particular, não foi atestada pelo INSS. Ao analisar o recurso da trabalhadora para o TST, a ministra Delaíde Miranda Arantes, relatora, esclareceu que a síndrome de burnout é um distúrbio psíquico que tem como principal característica o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho desgastantes do ponto de vista físico, emocional e psicológico. No caso, a empregada era a única a ser assediada moralmente pela chefe, que habitualmente a submetia a pressão e carga horária de trabalho excessivas. A situação a levou, entre outras doenças, a desenvolver afecções cutâneas, atestadas por neurologista e dermatologista. Segundo a relatora, por diversas vezes o TST reconheceu a existência de dano moral caso demonstrado o esgotamento profissional ou a imposição de metas de produção que ultrapassem os limites do razoável. Informou ainda que, apesar de o Tribunal Regional ter considerado insuficiente a prova pericial realizada por médicos particulares, entendendo ser imprescindível o atestado da Previdência Social, a jurisprudência do TST já se consolidou no sentido de que o direito à estabilidade não pode ser indeferida pela simples ausência dessa formalidade. Processo: RR A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aumentou para R$ 60 mil o valor da indenização a ser pago a uma ex-gerente operacional do Banco Itaú Unibanco S. A que

11 100 foi diagnosticada e afastada pelo INSS com a síndrome de burnout, transtorno psicológico provocado por esgotamento profissional decorrente de estresse e depressão prolongados. Para o ministro José Roberto Freire Pimenta, relator do processo, a patologia representa prejuízo moral de difícil reversão, mesmo com tratamento psiquiátrico adequado. Depois de mais de 26 anos prestando serviços ao Banco Banestado S. A e posteriormente ao sucessor Itaú Unibanco S. A., a trabalhadora passou a apresentar humor depressivo, distanciamento dos colegas e desinteresse gradual pelo trabalho. Na reclamação trabalhista, afirmou que, ao invés de adotar políticas preventivas, o banco impunha metas de trabalho progressivas e crescentes, estipulava prazos curtos e insuficientes para a realização de várias atividades simultâneas e cobrava outras medidas que fizeram com que, ao longo dos anos, seu trabalho se tornasse "altamente estressante" e nocivo à saúde. O Itaú, em sua defesa, associou a doença a problemas familiares, amorosos ou financeiros, sem nexo com a prestação dos serviços. Argumentou que a gerente não desenvolvia qualquer atividade que implicasse esforço cognitivo, com sobrecarga de tarefas ou responsabilidade exagerada. Disse ainda que o trabalho era realizado em ambiente salubre, com mobiliário ergonômico, e que, no curso do contrato, a gerente era submetida a exames médicos periódicos e considerada apta ao exercício da função. Com base no laudo pericial que constatou o nexo causal do transtorno com a prestação de serviços e em depoimentos testemunhais, a sentença da Vara do Trabalho de União da Vitória (PR) reconheceu a culpa exclusiva do Itaú e o condenou ao pagamento de R$ 30 mil de indenização. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, ao analisar recurso empresarial, reduziu o valor para R$ 10 mil. No TST, o ministro José Roberto Freire Pimenta entendeu que o valor arbitrado não atendeu à gravidade do distúrbio psicológico da trabalhadora. "É um longo período de afastamento do trabalho, com a concessão de benefício acidentário pelo INSS e o consumo de medicamentos antidepressivos, além de dois laudos periciais reconhecendo que a incapacidade laboral é total, a doença é crônica e não há certeza sobre a possibilidade de cura," destacou. Ao aumentar a indenização para R$ 60 mil, ele explicou que a reparação deve ser imposta levando-se em consideração a gravidade do ato lesivo praticado, o porte econômico do empregador, a gravidade da doença e a necessidade de induzir a empresa a não repetir a conduta ilícita. A decisão foi por maioria, vencido o ministro Renato Lacerda Paiva, que votou pelo restabelecimento do valor fixado em sentença. 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS Após realização de detalhada pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, restou-nos claramente evidenciado que, em acometido o trabalhador pela Síndrome de Burnout, analisando-se a cada caso em concreto, ao empregador é passível sim a responsabilização jurídica. As inovações hodiernas em ciências da medicina, bem como, a percepção aguçada dos julgadores contemporâneos que, regra geral, buscam estar em constante atualização profissional, têm propiciado avanços consideráveis no âmbito do direito trabalhista e previdenciário brasileiro. Ademais, se de forma contrária fosse, estaríamos diante da violação do princípio basilar do Direito do Trabalho, qual seja, o mega princípio da proteção. Resultante da própria razão de ser do Direito do Trabalho. Conforme brilhantemente exposto nas palavras de Arnaldo Sussekind, [...] um direito especial, que se distingue do direito comum, especialmente porque,

12 101 enquanto este supõe a igualdade das partes, o Direito do Trabalho pressupõe uma situação de desigualdade que ele tende a corrigir com outras desigualdades. Nestes termos, o empregador tem sido chamado a responsabilidade quanto a necessidade de proporcionar a seus empregados, ambiente trabalho propício e saudável. E, em não fazendo tem sido responsabilizado diretamente nos termos da lei. REFERÊNCIAS BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-lei n.º 5452, de 1 de maio de Aprova a consolidação das leis do trabalho. Compilação de Armando Casimiro Costa, Irany Ferrari, Melchíades Rodrigues Martins. 26. ed. atualizada. São Paulo: LTr, Artigo Advocatício. Disponível em: < Acesso em: 22 set Artigo Advocatício. Jurisprudência do TST. Acesso em: 16 mai Disponível em: < Acesso em: 19 nov Artigo Jurisprudência do TST. Acesso em: 17 mai Disponível em: < Acesso em: 22 nov BRASIL. Constituição Federal Disponível em: < Acesso em: 16 mai FIRME, E.; ALVES, J.; ROQUE, R. Síndrome de Burnout. ESA Disponível em: < ies/sindrome_burnout_trab_final.pdf>. Acesso em: 17 ago GARCÉS DE LOS FAYOS, E. Desgaste Psíquico em el Trabalho. Tesispara optar al grado de Doctor em Psicologia, Universidad de Barcelona, Jurisprudência do TRT. Acesso em: 28 abr Disponível em: 9.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/ / pr trt-9 SUSSEKIND, A.; MARANHÃO, D.; VIANNA, S. Instituições de Direito do Trabalho. 14. ed. São Paulo: LTr, Recebido em: 03/11/2015 Aprovado em: 16/12/2015

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL BETYNA SALDANHA CORBAL Perita Médica Previdenciária DPSSO/SPPS/MTPS dpsso@previdencia.gov.br 1 Termo Burnout: derivado do verbo inglês to burn out: queimar por completo

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/FSA/

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/FSA/ Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/FSA/ RECURSO DE REVISTA. DOENÇA OCUPACIONAL. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. FGTS. 1. Reconhecido o nexo de causalidade da doença que acometeu o reclamante

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas - Acidente do Trabalho: fundamento legal: artigos 19 a 23 e

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR ANDRÉ REVERBEL FERNANDES Órgão Julgador: 4ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR ANDRÉ REVERBEL FERNANDES Órgão Julgador: 4ª Turma 0000439-49.2014.5.04.0821 RO Fl. 1 DESEMBARGADOR ANDRÉ REVERBEL FERNANDES Órgão Julgador: 4ª Turma Recorrente: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: CLEBER AIRTON DA SILVA SOARES - Adv. Livio Antonio

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho PROVAS ANAMT 2014 No âmbito da Previdência Social, entende-se como Benefícios Acidentários o recebimento por parte do segurado de pagamentos decorrentes da incapacidade para o trabalho causadas por lesões

Leia mais

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial.

Leia mais

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho. Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 33 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes

Leia mais

Gestão de benefícios de risco

Gestão de benefícios de risco Gestão de benefícios de risco Segurado empregado Auxílio-doença Pensão por morte Falecimento Retorno total Aposentadoria por invalidez Amparo de terceiro Acréscimo 25% Sim Estabilidade parcial Auxílioacidente

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO ARTIGOS 19 a 23 DA LEI 8213/91 Prof. Anderson Castelucio Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 2 Prof. Bruno Valente Caracterização do acidente do trabalho: LESÃO INCAPACITANTE OU MORTE DO SEGURADO Acidente do trabalho é o que

Leia mais

FACULDADE BAIANA DE DIREITO

FACULDADE BAIANA DE DIREITO FACULDADE BAIANA DE DIREITO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ADRIANA DE MENEZES MOREIRA MELLO INDENIZAÇÕES POR ACIDENTE DE TRABALHO NAS HIPÓTESES DE PATOLOGIAS PSIQUICAS, DECORRENTES OU AGRAVADAS PELO TRABALHO.

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei,

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 53.405/05 Assunto: Responsabilidade quanto ao preenchimento da CAT em instituições que prestam serviços de urgência/emergência ao acidentado. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa:

Leia mais

Medicina e Segurança do Trabalho

Medicina e Segurança do Trabalho Medicina e Segurança do Trabalho Dr. Eduardo Ferraz de Mendonça Rua Correia Dias, 317 Paraíso Fones: 5575-7024/5572-2189/5575-5985 mepan@mepan.com.br www.mepan.com.br QUEM OBRIGA E FISCALIZA A EXECUÇÃO

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL DE A À Z

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL DE A À Z DIREITO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL DE A À Z CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial. Cindy Fernandes

Leia mais

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Herbert Freudenberger (1926 1999) Christina Maslach (1946 ) Conceito(s) Burnout é um "incêndio interno", um "esgotamento dos recursos físicos e mentais. É "esgotar-se

Leia mais

ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS. Carlos Alberto Pereira de Castro https://www.facebook.

ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS. Carlos Alberto Pereira de Castro  https://www.facebook. ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS Carlos Alberto Pereira de Castro www.agindodireito.com.br https://www.facebook.com/profcapcastro/ - OS ACIDENTES E A INFORMALIDADE: O PROBLEMA DO RECONHECIMENTO

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho.

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho. APLICAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X ART. 927, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL. Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador

Leia mais

Visão do segurado e do empregador

Visão do segurado e do empregador Visão do segurado e do empregador Limbo Jurídico Previdenciário, é a nomenclatura dada à situação do segurado que não está recebendo benefício por incapacidade do INSS, e não recebe salário da empresa

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. JUIZ CONVOCADO RICARDO HOFMEISTER DE ALMEIDA MARTINS COSTA Órgão Julgador: 11ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. JUIZ CONVOCADO RICARDO HOFMEISTER DE ALMEIDA MARTINS COSTA Órgão Julgador: 11ª Turma 0000047-10.2011.5.04.0403 RO Fl. 1 JUIZ CONVOCADO RICARDO HOFMEISTER DE ALMEIDA MARTINS COSTA Órgão Julgador: 11ª Turma Recorrente: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: JOSÉ CARLOS MIRANDA PORTES -

Leia mais

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br EMENTA: Espécies de Acidente do Trabalho (artigos 19, 20, 21, 21-A, 22 e 23, todos da Lei 8.213/91)

Leia mais

Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação

Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação Ana Júlia B. Pires Kachan Advogada apires@kachan.adv.br @professoraanajuliakachan - Incidência de contribuição sobre a folha salarial

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br Roteiro da

Leia mais

DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO

DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO Marcos Henrique Mendanha - GO Médico especialista em Medicina do Trabalho

Leia mais

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44 Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil

Leia mais

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO Introdução ao Estudo do Direito Acidentário Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

SUMÁRIO Capítulo I Capítulo II

SUMÁRIO Capítulo I Capítulo II SUMÁRIO Capítulo I INSERÇÃO DO MEIO AMBIENTE LABORAL nos sistemas de segurança e medicina do trabalho e de direitos humanos fundamentais... 17 Bibliografia... 23 Capítulo II SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO

Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO PERÍCIAS MÉDICAS ADMINISTRATIVAS É possível a nomeação de assistente técnico em perícias médicas administrativas previdenciárias.

Leia mais

Prof. Dr. Rodrigo Goldschmidt

Prof. Dr. Rodrigo Goldschmidt DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR EM CASO DE DANOS À SAÚDE MENTAL DO EMPREGADO JUSTIFICATIVAS: Alto número de doenças e acidentes de trabalho;

Leia mais

Maria Dionísia do Amaral Dias

Maria Dionísia do Amaral Dias Maria Dionísia do Amaral Dias OBJETIVO Compreender as relações entre condições de vida e de trabalho e o surgimento, a frequência ou a gravidade dos transtornos mentais. Modelo proposto pelo Ministério

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PROCESSO TRT - RO - 0010534-49.2017.5.18.0141 RELATOR : DESEMBARGADOR ELVECIO MOURA DOS SANTOS RECORRENTE : xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico 1 Revisão: Benefícios Por Incapacidade: * Medida Provisória 739 permite a execução das revisões e, agora, os segurados poderão ser convocados

Leia mais

Autor: Priscilla Yamamoto Rodrigues de Camargo Godoy

Autor: Priscilla Yamamoto Rodrigues de Camargo Godoy Artigos Jurídicos Autor: Priscilla Yamamoto Rodrigues de Camargo Godoy Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Editora Letras Jurídicas.

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 165/2015-13/07/2015 BOLETIM 064/2015 Estabelecidas as regras a serem adotadas pela perícia médica na inspeção no ambiente de trabalho dos segurados Por meio da norma

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Benefícios Incapacitantes Auxílio-doença, Auxílio-acidente e Aposentadoria por Invalidez Índice Auxílio-doença Auxílio-acidente Aposentadoria por Invalidez 3 4 6 Autor Benny Willian

Leia mais

Presentes os pressupostos extrínsecos de admissibilidade, passo à análise dos pressupostos recursais intrínsecos.

Presentes os pressupostos extrínsecos de admissibilidade, passo à análise dos pressupostos recursais intrínsecos. A C Ó R D Ã O 7ª Turma CMB/dsv/mda RECURSO DE REVISTA. ATIVIDADE CANAVIEIRA. PAUSA. NR 31 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. O cortador de cana tem direito ao intervalo de 10 (dez) minutos, a cada 90

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr.

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr. LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Direitos Trabalhistas que Surgem com o Professor: Dr. Rogério Martir Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer

SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer SÍNDROME DE BURNOUT Profª Giselle Sailer INTRODUÇÃO A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento profissional, é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado

Leia mais

XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Anderson de Souza Araujo. 02 de dezembro de 2011

XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Anderson de Souza Araujo. 02 de dezembro de 2011 XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Anderson de Souza Araujo 02 de dezembro de 2011 1 Lei 8213/91 Lei 11430/2006, que alterou a Lei 8213/91; Lei 9784/99 Decreto 3048/99 (Regulamento da Previdência

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Como proceder nos contratos por prazo O que é estabilidade provisória? determinado?

Como proceder nos contratos por prazo O que é estabilidade provisória? determinado? O que é estabilidade provisória? É o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. Encontram-se previstas

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Parte 1 Prof. Bruno Valente Art. 86 da Lei 8.213/91 Art. 104 do Decreto 3.048/99 O benefício de auxílio-acidente é uma garantia de proteção previdenciária/acidentária

Leia mais

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado Doenças ocupacionais (Lei 8.213, art. 20) 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz ou não para o trabalho.

Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz ou não para o trabalho. RESUMO DA AULA 22 DE ABRIL DE 2019 PROF. JOÃO BAPTIST OPITZ NETO PERÍCIA MÉDICA E O DIREITO PREVIDENCIÁRIO INCAPACIDADE LABORATIVA Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIDENTE DE TRABALHO:

PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIDENTE DE TRABALHO: PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIDENTE DE TRABALHO: 1- Como se dá o Acidente de Trabalho? R- Trata-se, evidentemente, de um acidente ocorrido em razão do trabalho exercido pelo trabalhador, que pode causar uma

Leia mais

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129).

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129). DCB BENEFÍCIO Data da cessação do benefício Recuperação da capacidade (art. 60); Retorno à atividade (art. 60, 6º e 7º); Transformação em aposentadoria por Auxílio invalidez (art. 62, parágrafo único);

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Alan Rick) Cria a Subseção XIII, da Seção V, do Capítulo II, do Título III, da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, altera os arts. 18, 25, 29, 39, 40 e 124 da Lei nº

Leia mais

Data: 20 de julho de 2010.

Data: 20 de julho de 2010. DECRETO Nº. 14.088 Data: 20 de julho de 2010. Súmula: Regulamenta as atividades do serviço de Perícia Médica, fixando os documentos necessários para a realização de Exame Médico Admissional e para a concessão

Leia mais

RESPONSABILIDADES. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, dos Códigos Penal e Civil.

RESPONSABILIDADES. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, dos Códigos Penal e Civil. Quando se fala em responsabilidades somos remetidos às leis, códigos e normas às quais nos servem de orientação e nos obriga a cumpri-las. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 04 ACIDENTE DE TRABALHO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Combinação de fatores, entre os

Leia mais

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE Em 30/12/2014, por meio das Medidas Provisórias 664 e 665, publicadas no Diário Oficial da União, as normas

Leia mais

ADVOCACIA TRABALHISTA

ADVOCACIA TRABALHISTA ADVOCACIA TRABALHISTA MÓDULO 3: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II TEMA 10 DANO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO Aula IV As Teorias do Dano na Justiça do Trabalho MODELO O aluno deverá apresentar reclamatória

Leia mais

Leonardo Saraiva Pagio Editora Ática S.A. Editora Ática S.A. Leonardo Saraiva Pagio. Giselle Bondim Lopes Ribeiro

Leonardo Saraiva Pagio Editora Ática S.A. Editora Ática S.A. Leonardo Saraiva Pagio. Giselle Bondim Lopes Ribeiro ACÓRDÃO 7ª TURMA LESÃO PRETÉRITA. ACIDENTE DE TRABALHO. CONCAUSA. Diante dos elementos probatórios dos autos, conclui se que o acidente de trabalho sofrido pelo Autor atuou como concausa para agravamento

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - AUXÍLIO-DOENÇA - Art. 59 a 63 da Lei 8.213/91 - Art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 - AUXÍLIO-DOENÇA - O benefício

Leia mais

CRIMINALIZAÇÃO DO ACIDENTE DO TRABALHO

CRIMINALIZAÇÃO DO ACIDENTE DO TRABALHO CRIMINALIZAÇÃO DO O Direito Penal tutela os bens chamados primários, indispensáveis a própria existência da sociedade: - O direito à vida; - O direito à integridade corporal; - O direito à segurança: -

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA.

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. INADIMPLEMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS. A jurisprudência desta Corte é no sentido de que a ausência de regular quitação

Leia mais

LEI ORGÂNICA DA SEGURIDADE SOCIAL LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991.

LEI ORGÂNICA DA SEGURIDADE SOCIAL LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991. LEI ORGÂNICA DA SEGURIDADE SOCIAL LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991. Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8212cons.htm

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - II. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - II. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Lesões Acidentárias - II Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante

Leia mais

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários 1 Previdência social Conceito Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi SEGURANÇA DO TRABALHO Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Programa Normas Regulamentadoras; Higiene no trabalho;

Leia mais

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS Andressa Da Silva Dias 2, Bruna Sampaio Lovato 3, Cassiane Antunes Carniel 4,

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria O QUE É LER? O QUE É DORT? LER Lesões por Esforço Repetitivo Entende-se

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 Competências a serem trabalhadas nesta aula Aplicar legislação brasileira e Norma Regulamentadora NR-7, específicas à Saúde

Leia mais

Contestação e Recurso: NTEP e FAP

Contestação e Recurso: NTEP e FAP Contestação e Recurso: NTEP e FAP Bruno Gil de Carvalho Lima Instituto Nacional do Seguro Social Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues Câmara Técnica de Perícia Médica do CRM-BA 1 Análise Pericial Conclusão

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR FABIANO DE CASTILHOS BERTOLUCCI Órgão Julgador: 4ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR FABIANO DE CASTILHOS BERTOLUCCI Órgão Julgador: 4ª Turma 0224800-36.2009.5.04.0203 RO Fl. 1 Órgão Julgador: 4ª Turma Recorrente: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: RÁPIDO TRANSPAULO LTDA. - Adv. Janaina Laurindo da Silva ROBSON DE ALMEIDA DA SILVA - Adv.

Leia mais

FIQUE POR DENTRO - JURÍDICO ACIDENTE DE TRABALHO

FIQUE POR DENTRO - JURÍDICO ACIDENTE DE TRABALHO FIQUE POR DENTRO - JURÍDICO ACIDENTE DE TRABALHO # DICA1 Acidente de Trabalho: A Responsabilidade do Empregador O QUE É? Acidente do Trabalho é aquele que ocorre no exercício da atividade a serviço da

Leia mais

MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial/ Segurado.

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos TRABALHO E SAÚDE MENTAL Cargas de trabalho e possíveis transtornos A influência das características atuais do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores pode decorrer de inúmeros fatores e situações:

Leia mais

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra de doenças relacionadas ao trabalho Profª. Raquel Barbosa Cintra Acidente do trabalho: definido na lei nº 8.213/91 Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado do Empregador Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado do Empregador Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Atuação do Advogado do Empregador Reclamada no Acidente do Trabalho Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del

Leia mais

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho Stress e a caracterização de doenças psicológicas Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho camila@azevedonetto.com.br Definição Uma força que deforma corpos processo corporal para se adaptar a todas

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Não foram apresentadas contrarrazões. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO

RELATÓRIO. 3. Não foram apresentadas contrarrazões. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO PROCESSO Nº: 0800286-13.2014.4.05.8201 - APELAÇÃO APELANTE: VICENTE SEBASTIAO DE LIMA ADVOGADO: MARCOS ANTONIO INACIO DA SILVA APELADO: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A)

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT E ACIDENTE DE TRABALHO BURNOUT SYNDROME AND ACCIDENTS AT WORK

SÍNDROME DE BURNOUT E ACIDENTE DE TRABALHO BURNOUT SYNDROME AND ACCIDENTS AT WORK SÍNDROME DE BURNOUT E ACIDENTE DE TRABALHO BURNOUT SYNDROME AND ACCIDENTS AT WORK Meirilene Alves Fernandes 1 Resumo Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Síndrome de Burnout, por ser um tema bastante

Leia mais

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA DOENÇAS INCAPACITANTES Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA SISTEMA PREVIDENCIÁRIO Histórico: Lei Elói Chaves 1923: criação de Caixas e Institutos

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB Bacharelado em Enfermagem Disciplina Saúde do Trabalhador Acidente de Trabalho Professora: Ma. Laura Cristhiane Rezende Em sua opinião, o que é Acidente de

Leia mais

A Gestão do Absenteísmo na Aperam South America

A Gestão do Absenteísmo na Aperam South America Apresentação A Gestão do Absenteísmo na Aperam South America Drº Evonei Melquíades Xavier Pereira Coordenador de Medicina do Trabalho Junho/2019 2 Apresentação Drº Evonei Melquíades Xavier Pereira Especialista

Leia mais

QUESITOS Perícia Médica

QUESITOS Perícia Médica QUESITOS Perícia Médica 1-) O Reclamante pede seja realizada diligência no local de trabalho. Caso este i. Perito entenda de forma diversa, requer seja justificado o motivo, eis que entende o Reclamante

Leia mais

Partilhando saberes e experiências: Saúde do trabalhador nos Sindicatos

Partilhando saberes e experiências: Saúde do trabalhador nos Sindicatos Partilhando saberes e experiências: Saúde do trabalhador nos Sindicatos Base do Sindicato 30 municípios Curitiba e região 18.500 bancários 8.160 associados TRABALHO E SAÚDE MENTAL DA CATEGORIA BANCÁRIA

Leia mais

UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL

UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL ESTUDO EM POPULAÇÕES HUMANAS da distribuição e dos determinantes dos fenômenos ou

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

XVII Congresso Brasileiro de Perícia Médica

XVII Congresso Brasileiro de Perícia Médica XVII Congresso Brasileiro de Perícia Médica Benefícios por Incapacidade Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez Prof. H. Gustavo Alves Advogado, Mestre e Doutorando em Dir. Previdenciário PUC/SP,

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud Acidente do Trabalho Prof.ª Rosana Abbud Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago,

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3

ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3 ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3 Sumário: 1 INTRODUÇÃO. 2 ACIDENTE DE TRABALHO. 3 DADOS ESTATÍSTICOS

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado da Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado da Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Atuação do Advogado da Reclamada no Acidente do Trabalho Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social

Leia mais

Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão. João Silvestre da Silva-Júnior twitter.com/joaosilvestrejr

Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão. João Silvestre da Silva-Júnior twitter.com/joaosilvestrejr Benefício auxílio-doença: antigo e novo modelo de concessão João Silvestre da Silva-Júnior joaossj@gmail.com twitter.com/joaosilvestrejr O que é esperado em um relatório do médico do trabalho quando trabalhador

Leia mais

PROCESSO: RTOrd Embargos de Declaração

PROCESSO: RTOrd Embargos de Declaração Acórdão 5a Turma EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. Vício inexistente. Embargos de declaração somente são cabíveis nas hipóteses previstas nos artigos 897-A da CLT e 1.022 do CPC de 2015 (art. 535 do CPC de 1973),

Leia mais

Convenção Coletiva de Trabalho 2009 Sinpro/RS e Sinepe/RS Direitos Previdenciários

Convenção Coletiva de Trabalho 2009 Sinpro/RS e Sinepe/RS Direitos Previdenciários Convenção Coletiva de Trabalho 2009 Sinpro/RS e Sinepe/RS Direitos Previdenciários 1. APOSENTADORIA NO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 1.1 Aposentadoria por Invalidez Para os professores cuja incapacidade

Leia mais

ESTABILIDADE PROVISÓRIA

ESTABILIDADE PROVISÓRIA ESTABILIDADE PROVISÓRIA Estabilidade provisória é o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. ESTABILIDADES

Leia mais