LEVANTAMENTO DAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS DISPONÍVEIS NO INMET

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEVANTAMENTO DAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS DISPONÍVEIS NO INMET"

Transcrição

1 LEVANTAMENTO DAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS DISPONÍVEIS NO INMET Tatiane Felinto Barbosa 1, Victória Farinole Dall Antonia 1, Reinaldo Bonfim da Silveira 2 RESUMO É realizado um levantamento das estações e observações meteorológicas disponíveis na rede de observações do INMET, como também uma avaliação quantitativa dos dados que estão no banco de dados da instituição. O INMET apresenta uma ampla rede de observações, com vários tipos de estações, tais como Climatológica Principal, Climatológica Auxiliar, Agroclimatológica e Automáticas pertencentes a rede de observações de superfície. Essas estações encontram-se distribuídas por todo território brasileiro, principalmente as estações Climatológicas Principal. Essas estações coletam diversos parâmetros meteorológicos e são armazenados no banco de dados. Os dados disponíveis pelo INMET apresentam séries longas e quase completas para várias estações e parâmetros. Enquanto os dados para diversas estações estão consideravelmente completos, algumas estações mostram séries incompletas e pequenas. ABSTRACT A review of INMET surface observations is described in this work, by evaluating the amount of data that should be available over the period of data collection, i.e, since installation of a given station. INMET has many types of meteorological station, if considered WMO designation, such main climat station, climatological auxiliar station, agrometeorological station and automatic weather station. The stations are spread over the country, and there are place with good representation and others with lack information, such Amazon region e central Brazil. The date sets are reasonable complete except for some stations which problems as operations, missing values and interruption happened through the years. Palavras-Chave: estações meteorológicas, observações meteorológicas, banco de dados. INTRODUÇÃO A Meteorologia é uma ciência que tem como objetivo estudar o tempo e o clima. Os fenômenos meteorológicos são estudados a partir das observações meteorológicas, medidas por meio de instrumentos. Uma estação meteorológica reúne os instrumentos capazes de medir os parâmetros, tais como temperatura, pressão, umidade e outros. O conjunto dessas estações é denominado de rede de estações meteorológicas. O INMET possui uma ampla rede de estações meteorológicas, fornecendo diversos parâmetros. Esses dados apresentam várias finalidades, tais como pesquisas, previsão do tempo, 1 Instituto Nacional de Meteorologia INMET, Eixo Monumental, via S1, Sudoeste, Brasília-DF. Serviço de Processamento de Informação - SPINF, Fone: (61) tatiane.felinto@inmet.gov.br, victoria@inmet.gov.br. 2 Instituto Nacional de Meteorologia INMET, Eixo Monumental, via S1, Sudoeste, Brasília-DF. Serviço de Processamento Númerico - SPNUM, Fone: (61) rsilve@inmet.gov.br

2 modelagem numérica, etc. A partir deles, diversos produtos são elaborados com o intuito de informar aos diversos usuários as condições de tempo e clima, de acordo com suas necessidades. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo fornecer informações a respeito das estações e observações meteorológicas que estão disponíveis no INMET. Faz-se um levantamento dos tipos de estações e quais parâmetros são observados por esta rede de observações. Quantitativamente, mostra-se a disponibilidade de dados em algumas estações. DADOS E METODOLOGIA Realizou-se uma pesquisa no banco de dados do INMET através da ferramenta Sistema de Informação Hidrometeorológica (SIM) desenvolvida pelo INMET para acessar, consultar, inserir e transferir informações meteorológicas observadas. Fez-se um levantamento através do SIM dos tipos de estações inseridas na rede de observações do INMET e da quantidade de estações pertencente a essa rede. As estações são classificadas de acordo com sua situação de funcionamento: operante e inoperante. Com o intuito de apresentar quais dados da rede meteorológica do INMET que estão disponíveis para o usuário, fez-se um levantamento dos tipos de mensagens registradas e quais parâmetros ou atributos estão associados a estas mensagens. Estas informações encontram-se disponíveis no Manual de Observações Meteorológicas (INMET, 1999). Para mostrar quantitativamente a qualidade das observações disponíveis na base de dados da rede de observações do INMET, é feito um levantamento da porcentagem dos dados disponíveis por estação de cada distrito (Figura 1). Por simplicidade, para efeito desta apresentação, selecionou-se as estações climatológicas principais e operantes de dois distritos (1 e 7 distrito, Figura 1) e quatro atributos: temperatura máxima, temperatura mínima, temperatura média e precipitação. A porcentagem de dados é calculada da seguinte forma: QDT PD = (1) QDD em que: PD é a porcentagem de dados, QDT é a quantidade de dados total do período completo, ou seja, quantidade de dados desde a primeira medição observada até a última medição (31 de julho de 6) considerando que foram feitas observações todos os dias, QDD é a quantidade de dados disponíveis desde a primeira medição até 31 de julho de 6, ou seja, são as medições que realmente foram observadas.

3 1 Disme 2 Disme 3 Disme 9 Disme 4 Disme Disme 5 Disme 7 Disme 6 Disme 8 Disme Figura 1 Regiões administrativas do INMET. RESULTADOS A Tabela 1 apresenta a classificação das estações meteorológicas disponíveis no INMET e os tipos de observações. As estações de superfície são classificadas como: climatológica principal (CP), climatológica auxiliar (CA), agroclimatológica (AC) e automática (AT). As estações CP, CA e AC são denominadas de estações de superfície convencionais. A estação de altitude é representada pela estação de radiossonda (RS). Cada estação apresenta distintas atribuições de acordo com o Manual de Observações Meteorológicas. As CP são responsáveis pela realização das observações climatológicas e sinóticas no mínimo três vezes ao dia e também das leituras horárias proveniente dos dados registrados automaticamente pelos registradores. As CA realizam observações no mínimo uma vez ao dia de temperaturas extremas (máxima e mínima) e da precipitação. As AC têm como finalidade fornecer dados meteorológicos e biológicos, estabelecendo relações entre o tempo e a vida das plantas e animais. As ATs efetuam, transmitem ou registram automaticamente as observações meteorológicas, sendo disponibilizados dados a cada hora. A Tabela 1 mostra a quantidade de estações meteorológicas que pertencem à rede de observações do INMET, sendo no total 947 estações de superfície (AC, CP, CA, AT), nos quais 417 destas estações encontram-se operantes nos dias atuais. A estação de altitude contem 9 estações operantes atualmente. Na Tabela 1 estão discriminadas as quantidades de estações para cada tipo de estação da rede meteorológica do INMET. Na Figura 2a é observada a distribuição espacial das estações operantes, sendo 23 AC, 248 CP e 48 CA. Nota-se que as CP estão bem distribuídas espacialmente por todo o território nacional, por apresentar um número maior de estações. A Figura 2b mostra a distribuição espacial das estações automáticas que estão operantes. O INMET está ampliando sua rede de estações automáticas, sendo que 128 estações foram adquiridas e estão sendo instaladas.

4 Tabela 1 Classificação das estações meteorológicas do INMET e respectivas observações para as estações operantes. OBSERVAÇÕES ESTAÇÕES METEOROLOGICAS TOTAL OP INOP SYNOP TEMEX DECENDIAL GEAP CLIMAT Agroclimatologica Climatologica Principal Climatologica Auxiliar Automática Radiossonda Figura 2 Distribuição espacial da rede de observação de superfície do INMET: a) convencionais, b) automáticas. A Tabela 1 também apresenta os tipos de observações coletadas pelas estações meteorológicas convencionais e operantes mencionadas acima. São codificadas 5 mensagens proveniente das estações meteorológicas do INMET: SYNOP, TEMEX, DECENDIAL, GEAPRE e CLIMAT. As mensagens SYNOP contem as informações sinóticas em relação às estações de superfície convencionais. Essas observações são realizadas nos horários sinóticos das :, 12: e 18: UTC. A mensagem TEMEX é codificada pelas estações situadas nas capitais dos Estados com o intuito de transmitir as temperaturas extremas e a umidade ocorrida até às 18: UTC. A mensagem GEAPRE é transmitida diariamente por estações situadas em locais onde ocorrem geadas. A mensagem CLIMAT é realizada por um número de estações selecionadas com o intuito de transmitir dados para a Organização Meteorológica Mundial (OMM). São enviados os totais médios mensais das observações de estações meteorológicas de superfície. A mensagem DECENDIAL é usada para codificar os totais médios decendiais e mensais das observações meteorológicas de superfície, sendo subdivida de acordo com os totais médios: DECAUM (média referente ao período de 1 a do mês em curso), DECADO (média referente ao período de 11 a do mês em curso), DECATRE (média referente ao período de 21 até o último dia do mês em curso) e DAMECO (média mensal do mês anterior). Os atributos que são codificados por cada mensagem podem ser visualizados na Tabela 2.

5 Tabela 2 Atributos referentes às observações originadas das estações meteorológicas convencionais de superfície do INMET. SYNOP CLIMAT Velocidade do vento Pressão média mensal ao nível da estação Direção do vento Pressão média mensal ao nível médio do mar Altura da base da nuvem Temperatura média mensal Fração de nuvem Temperatura média máxima mensal Visibilidade horizontal Temperatura média mínima mensal Temperatura do ar Tensão média mensal do vapor Temperatura do ponto de orvalho Total mensal da precipitação Temperatura máxima Número de dias com precipitação superior a 1 mm Temperatura mínima Número de dias com falhas nas observações da pressão atmosférica Pressão ao nível da estação Número de dias com falhas nas observações da temperatura do ar Pressão ao nível médio do mar Número de dias com falhas nas observações da temperatura máxima diária Tendência barométrica Número de dias com falhas nas observações da temperatura mínima diária Tempo presente Número de dias com falhas nas observações da tensão de vapor Tempo passado Número de dias com falhas nas observações da precipitação Umidade Relativa Número de dias com falhas nas observações da insolação Insolação diária Diferença de pressão ao nível da estação DECENDIAL Precipitação Pressão média ao nível da estação GEAPRE Temperatura média do ar Nebulosidade total Número de dias com chuva no período Direção do vento Precipitação total Velocidade do vento Temperatura máxima média Temperatura mínima da relva Temperatura mínima média Estado do solo Precipitação máxima ocorrida em 24 h Insolação do dia anterior Insolação total Fenômeno observado Umidade relativa média TEMEX Temperatura mínima diária ocorrida até as 18: UTC Temperatura máxima diária ocorrida até as 18: UTC Menor valor da umidade relativa diária ocorrida até as 18: UTC As Figuras 3 e 4 apresentam a porcentagem de dados disponíveis para as estações CP e operantes do 1 e 7 Distrito de meteorologia, respectivamente. Verifica-se que o primeiro ano de medição difere de uma estação para outra. Isto ocorre porque as estações não foram inseridas na rede do INMET no mesmo período. Para uma mesma estação, o primeiro ano de medição também pode diferir de um atributo para outro devido a falta do sensor ou porque os dados ainda não foram inseridos no banco de dados. O 1 Distrito (Figura 3) contem algumas estações que apresentam séries longas de dados e quase completas. Por exemplo as estações 826 e tiveram as primeiras medições que estão registradas no SI M no ano de e possuem aproximadamente 9% dos dados de temperatura mínima (Figura 3a). Essas longas séries de dados são muito importantes para estudos climatológicos. O mesmo ocorre para outras estações e demais atributos. No 7 Distrito (Figura 4) não há séries tão longas como ocorre no 1 Distrito (Figura 3), a maioria das estações começaram suas medições no ano de, contudo, o número de estações que apresentam dados disponíveis acima de 8% é maior. Muitas estações dos dois distritos apresentam uma porcentagem relativamente pequena de dados disponíveis (abaixo de 5%), isto é devido a falta de observações. Essas observações faltantes podem ter sido devido ao fechamento temporário da estação, falta de observador, problema no instrumento ou ainda foram medidas e não inseridas no SIM. Inúmeras são as causas.

6 % de dados disponíveis % dos dados observados Temperatura mínima - 1 Distrito Temperatura média - 1 Disme Temperatura máxima - 1 Disme a) b) % de dados disponíveis % dos dados disponíveis Precipitação - 1 Distrito c) d) Figura 3 Quantidade de dados disponíveis (%) no INMET e primeiro ano de medição para as estações operantes CP do 1 Distrito: a) temperatura mínima, b) temperatura máxima, c) temperatura média, d) precipitação. % de dados disponíveis % dos dados disponóveis Temperatura mínima - 7 Distrito Temperatura média - 7 Disme a) c) % dos dados disponíveis Estaçõe Temperatura máxima - 7 Disme Precipitação - 7 Distrito Figura 4 Quantidade de dados disponíveis (%) no INMET e primeiro ano de medição para as estações operantes CP do 7 Distrito: a) temperatura mínima, b) temperatura máxima, c) temperatura média, d) precipitação. CONSIDERAÇÕES FINAIS Um inventário dos dados do INMET está sendo realizado. A idéia foi mostrar alguns resultados deste levantamento.embora o banco de dados tenha sido constituído desde 1997, nota-se que vários arquivos estão faltando, porém muitos deles estão sendo digitalizados. O novo banco de dados do INMET, opera desde o ano 1 e centraliza todas as informações que até esse ano eram arquivadas localmente em cada um dos Distritos (regiões administrativas) do INMET. Dados ausentes na % dos dados disponíveis b) 1968 d) 1968

7 base de dados mas que estejam devidamente registrados serão digitalizados para completar as séries de informações meteorológicas. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA INMET. Manual de Observações Meteorológicas, Brasília, 3 Edição, 1999.

Introdução. A importância da compreensão dos fenômenos meteorologicos Grande volume de dados

Introdução. A importância da compreensão dos fenômenos meteorologicos Grande volume de dados Introdução A importância da compreensão dos fenômenos meteorologicos Grande volume de dados Estações meteorológicas Imagens de satélite Radar Aeronaves, navios e bóias oceânicas Necessidade de rapidez

Leia mais

METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS

METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS COMET Professor: A estação meteorológica é o local onde o observador faz a avaliação de um ou mais elementos meteorológicos que estão ocorrendo no momento

Leia mais

Laboratório de física da terra e do universo

Laboratório de física da terra e do universo 1400110 Laboratório de física da terra e do universo Aula 7 Análise Sinótica ANÁLISE SINÓTICA DO TEMPO A previsão do tempo inicia com uma análise das condições mais atuais da região de interesse. Os centros

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DADOS COLETADOS NA ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA PRINCIPAL DE BRASÍLIA E UMA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA.

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DADOS COLETADOS NA ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA PRINCIPAL DE BRASÍLIA E UMA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DADOS COLETADOS NA ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA PRINCIPAL DE BRASÍLIA E UMA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA. Maria Inês Moreira de Araujo & Jorge Emílio Rodrigues Instituto Nacional de Meteorologia

Leia mais

Comunicado. Técnico. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: março de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2.

Comunicado. Técnico. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: março de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2. Comunicado 294 Técnico ISSN 1517-4964 Abril, 2011 Passo Fundo, RS Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: março de 2011 Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2 Introdução Destaques no período

Leia mais

303 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: outubro de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2.

303 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: outubro de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2. Comunicado 303 Técnico ISSN 1517-4964 Dezembro, 2011 Passo Fundo, RS Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: outubro de 2011 Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2 Introdução Destaques no

Leia mais

Dados ambientais. Previsão do tempo. Imagem de satélite GOES

Dados ambientais. Previsão do tempo. Imagem de satélite GOES Dados ambientais. A terra recebe energia solar continuamente. A instituição recebe a radiação solar, que a através do aquecimento diurno e resfriamento noturno caracteriza o clima. Serão estudados dentro

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ Disciplina: 2E321 - METEOOROLOGIA E CLIMATOLOGIA CONCEITOS INICIAIS Professor: Luiz Carlos A. dos Santos Tempo atmosférico ou

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO AGROCLIMÁTICO DA REGIÃO DE DOURADOS, MS. Palavras-chave: suporte à decisão, agrometeorologia, estação meteorológica.

SISTEMA DE MONITORAMENTO AGROCLIMÁTICO DA REGIÃO DE DOURADOS, MS. Palavras-chave: suporte à decisão, agrometeorologia, estação meteorológica. SISTEMA DE MONITORAMENTO AGROCLIMÁTICO DA REGIÃO DE DOURADOS, MS Carlos Ricardo Fietz 1 Eder Comunello 2 Luciano Édipo Pereira da Silva 3 Pablo Soares de Souza 4 RESUMO - O objetivo deste trabalho é apresentar

Leia mais

304 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: novembro de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2.

304 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: novembro de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2. Comunicado 304 Técnico ISSN 1517-4964 Dezembro, 2011 Passo Fundo, RS Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: novembro de 2011 Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2 Introdução Destaques no

Leia mais

295 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: abril de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2.

295 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: abril de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2. Comunicado 295 Técnico ISSN 1517-4964 Julho, 2011 Passo Fundo, RS Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: abril de 2011 Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2 Introdução Destaques no período

Leia mais

Estações Sinóticas. Estações Climatológicas. Climatologia. Tipos de Estações e Equipamentos. Tipos de Estações e Equipamentos. Climatologia

Estações Sinóticas. Estações Climatológicas. Climatologia. Tipos de Estações e Equipamentos. Tipos de Estações e Equipamentos. Climatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Tipos de Estações e Estação Sinótica Radiação solar Climatologia Estação Climatológica Temperatura do ar e do solo

Leia mais

CHUVAS EM Campo Grande MATO GROSSO DO SUL. NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 JANEIRO e FEVEREIRO/2016

CHUVAS EM Campo Grande MATO GROSSO DO SUL. NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 JANEIRO e FEVEREIRO/2016 CHUVAS EM Campo Grande MATO GROSSO DO SUL NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 JANEIRO e FEVEREIRO/2016 1. DESCRIÇÃO DOS DADOS Os dados desse documento são da Estação Meteorológica Automática EMA -, do Instituto Nacional

Leia mais

301 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: agosto de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2.

301 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: agosto de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2. Comunicado 301 Técnico ISSN 1517-4964 Dezembro, 2011 Passo Fundo, RS Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: agosto de 2011 Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2 Introdução Destaques no período

Leia mais

Normal Climatológica da Precipitação Acumulada Mensal do Distrito Federal para o Período

Normal Climatológica da Precipitação Acumulada Mensal do Distrito Federal para o Período Normal Climatológica da Precipitação Acumulada Mensal do Distrito Federal para o Período 1971-2000 Fábio C. Conde 1,2, Andrea M. Ramos 1,2, Luiz A. R. Santos 1, Danielle B. Ferreira 1 1 Coordenação de

Leia mais

CONDIÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE CHUVA INTENSA EM PELOTAS-RS EM MAIO DE INTRODUÇÃO

CONDIÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE CHUVA INTENSA EM PELOTAS-RS EM MAIO DE INTRODUÇÃO CONDIÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE CHUVA INTENSA EM PELOTAS-RS EM MAIO DE 2007 VAGHETTI, Naile Nunes ¹, COUTO, Flavio Tiago ², CARVALHO, Maria Helena ³ 1,2 Acadêmicos do curso de Meteorologia.

Leia mais

METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I INTRODUÇÃO À METEOROLOGIA

METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I INTRODUÇÃO À METEOROLOGIA METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I INTRODUÇÃO À METEOROLOGIA Professor: Meteoro São fenômenos que ocorrem na atmosfera, tais como: nuvem (nebulosidade), chuva (precipitação), relâmpago, trovoada e outros; logia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CONCEITOS INICIAIS. Professor: Emerson Galvani

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CONCEITOS INICIAIS. Professor: Emerson Galvani UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I CONCEITOS INICIAIS Professor: Emerson Galvani Atuação do Geógrafo Climatologista: Ensino, pesquisa e como profissional

Leia mais

310 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: janeiro de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2.

310 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: janeiro de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2. Comunicado 310 Técnico ISSN 1517-4964 Março, 2012 Passo Fundo, RS Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: janeiro de 2012 Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2 Introdução Destaques no período

Leia mais

RECORRÊNCIA DE CHUVAS FORTES NA CIDADE DE SÃO PAULO

RECORRÊNCIA DE CHUVAS FORTES NA CIDADE DE SÃO PAULO RECORRÊNCIA DE CHUVAS FORTES NA CIDADE DE SÃO PAULO 5/1 1 de Setembro de 1 Departamento de Casualty & Marine Munich Re do Brasil 1. Introdução Os impactos causados por condições adversas de tempo afetam

Leia mais

ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR EM AREIA - PB, EM ANOS DE OCORRÊNCIA DE EL NIÑO

ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR EM AREIA - PB, EM ANOS DE OCORRÊNCIA DE EL NIÑO ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR EM AREIA - PB, EM ANOS DE OCORRÊNCIA DE EL NIÑO T. S. A. da COSTA (1) ; J. F. da COSTA FILHO (2) ; D. C. BARACHO (3) ; T. S. dos SANTOS (4) ; E. C. S. MARINHO (5). 1 Eng. Agrônoma,

Leia mais

Lucio Alberto Pereira 1 ; Roseli Freire de Melo 1 ; Luiza Teixeira de Lima Brito 1 ; Magna Soelma Beserra de Moura 1. Abstract

Lucio Alberto Pereira 1 ; Roseli Freire de Melo 1 ; Luiza Teixeira de Lima Brito 1 ; Magna Soelma Beserra de Moura 1. Abstract Influência do Clima no Balanço Hídrico de Dois Açudes de Petrolina, Pernambuco Climate Influence on Water Balance of Two Dams in Petrolina, Brazil Lucio Alberto Pereira 1 ; Roseli Freire de Melo 1 ; Luiza

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR DO FLUXO ATUAL DE OBSERVAÇÕES CONVENCIONAIS UTILIZADAS PELO G3D-VAR NO CPTEC/INPE

ESTUDO PRELIMINAR DO FLUXO ATUAL DE OBSERVAÇÕES CONVENCIONAIS UTILIZADAS PELO G3D-VAR NO CPTEC/INPE ESTUDO PRELIMINAR DO FLUXO ATUAL DE OBSERVAÇÕES CONVENCIONAIS UTILIZADAS PELO G3D-VAR NO CPTEC/INPE Helena B. de AZEVEDO 1,2, Luis Gustavo G. de GONÇALVES 1, Bruna B. da SILVEIRA 1, João G. Z de MATTOS

Leia mais

PROJETO SONDA: MONITORAMENTO DOS DADOS DA PLATAFORMA DE OURINHOS.

PROJETO SONDA: MONITORAMENTO DOS DADOS DA PLATAFORMA DE OURINHOS. PROJETO SONDA: MONITORAMENTO DOS DADOS DA PLATAFORMA DE OURINHOS. Débora Moreira de Souza, Jonas Teixeira Nery. Universidade Estadual Paulista Campus de Ourinhos. http://www.ourinhos.unesp.br. A proposta

Leia mais

Balanço Hídrico Climatológico e Classificação Climática da Região de Sinop, Mato Grosso

Balanço Hídrico Climatológico e Classificação Climática da Região de Sinop, Mato Grosso Scientific Electronic Archives Volume 3 p. 38-44 2013 Balanço Hídrico Climatológico e Classificação Climática da Região de Sinop, Mato Grosso Climatic Water Balance and Classification of Climate of the

Leia mais

Sistemas de observações

Sistemas de observações A C 3 3 F AGROCLIMATOLOGIA SISTEMAS DE OBSERVAÇÕES E DE INFORMAÇÕES AGROMETEOROLÓGICAS P R O F. D R. F R E D E R I C O M. C. V I E I R A Sistemas de observações e de informações agrometeorológicas Sistemas

Leia mais

Sistemas de Observação do Clima Atmosférico e da Composição da Atmosfera

Sistemas de Observação do Clima Atmosférico e da Composição da Atmosfera Sistemas de Observação do Clima Atmosférico e da Composição da Atmosfera Prior V., Nunes L., Barbosa S., Lopes A., Neto J., Mendes M., Correia S. Instituto de Meteorologia I.P. Rua C, Aeroporto 1749-077

Leia mais

ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL

ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL Elisângela Finotti¹, *, Daniel Caetano Santos² 1 Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Maria *lizfinotti@gmail.com RESUMO O objetivo

Leia mais

PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE TELES PIRES

PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE TELES PIRES PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE TELES PIRES P.10 PROGRAMA DE MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO Parecer Técnico EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA INTEGRANTES CONSELHO CTF

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO ANUAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP

BOLETIM CLIMATOLÓGICO ANUAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP BOLETIM CLIMATOLÓGICO ANUAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - 2011 - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade de São Paulo Universidade

Leia mais

PARÂMETROS TÍPICOS PARA A OCORRÊNCIA DE NEVOEIRO DE RADIAÇÃO. Parte I: CARACTERÍSTICAS EM SUPERFÍCIE

PARÂMETROS TÍPICOS PARA A OCORRÊNCIA DE NEVOEIRO DE RADIAÇÃO. Parte I: CARACTERÍSTICAS EM SUPERFÍCIE PARÂMETROS TÍPICOS PARA A OCORRÊNCIA DE NEVOEIRO DE RADIAÇÃO. Parte I: CARACTERÍSTICAS EM SUPERFÍCIE Abstract Everson Dal Piva* everson@cpmet.ufpel.tche.br Natalia Fedorova natalia@cpmet.ufpel.tche.br

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 VARIAÇÕES DO CAMPO DE PRECIPITAÇÃO EM SETEMBRO/97 E SETEMBRO/98 NO RS Katia Oliveira Marques Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Meteorologia katyamarques@zipmail.com.br Roseli Gueths Gomes Universidade

Leia mais

PREENCHIMENTO DE FALHAS DE DADOS MENSAIS DE PRECIPITAÇÃO: COMPARAÇÃO BÁSICA PONTUAL PARA PELOTAS-RS

PREENCHIMENTO DE FALHAS DE DADOS MENSAIS DE PRECIPITAÇÃO: COMPARAÇÃO BÁSICA PONTUAL PARA PELOTAS-RS PREENCHIMENTO DE FALHAS DE DADOS MENSAIS DE PRECIPITAÇÃO: COMPARAÇÃO BÁSICA PONTUAL PARA PELOTAS-RS Mônica Vaz LIMA 1,2, André Becker NUNES 1 1 Faculdade de Meteorologia UFPel Pelotas-RS 2 limamon@gmail.com

Leia mais

SISTEMA DE ASSIMILAÇÃO LOCAL DE DADOS UTILIZADO NO INMET. Gilberto Ricardo Bonatti 1 Reinaldo Silveira 1 Ricardo Raposo dos Santos 1 Juliana Mol 1

SISTEMA DE ASSIMILAÇÃO LOCAL DE DADOS UTILIZADO NO INMET. Gilberto Ricardo Bonatti 1 Reinaldo Silveira 1 Ricardo Raposo dos Santos 1 Juliana Mol 1 SISTEMA DE ASSIMILAÇÃO LOCAL DE DADOS UTILIZADO NO INMET Gilberto Ricardo Bonatti 1 Reinaldo Silveira 1 Ricardo Raposo dos Santos 1 Juliana Mol 1 RESUMO Desde 2000 o INMET inicializa o Modelo Brasileiro

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal SETEMBRO

Boletim Climatológico Mensal SETEMBRO Boletim Climatológico Mensal SETEMBRO CONTEÚDOS IM 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 07 Outros elementos

Leia mais

ACA-223: Climatologia 1. Climatologia Física: Elementos e Controles do Clima: Variabilidade Diurna e Sazonal

ACA-223: Climatologia 1. Climatologia Física: Elementos e Controles do Clima: Variabilidade Diurna e Sazonal ACA-223: Climatologia 1 Climatologia Física: Elementos e Controles do Clima: Variabilidade Diurna e Sazonal O que é o Clima? Clima: estado da atmosfera (caracterizado pelas variáveis atmosféricas, ex.

Leia mais

Curso Meteorologia (Previsão do Tempo)

Curso Meteorologia (Previsão do Tempo) Curso Meteorologia (Previsão do Tempo) A meteorologia propriamente dita, estuda a atmosfera sob dois aspectos: o tempo e o clima. O tempo é o elemento mutante, enquanto que o clima refere-se ao estado

Leia mais

Variabilidade da Precipitação Pluviométrica no Estado do Amapá

Variabilidade da Precipitação Pluviométrica no Estado do Amapá Variabilidade da Precipitação Pluviométrica no Estado do Amapá Alan Pantoja Braga 1, Edmundo Wallace Monteiro Lucas 1, Fabrício Daniel dos Santos Silva 1 1 Instituto Nacional de Meteorologia - Eixo Monumental

Leia mais

Relação entre a precipitação pluvial no Rio Grande do Sul e a Temperatura da Superfície do Mar do Oceano Atlântico

Relação entre a precipitação pluvial no Rio Grande do Sul e a Temperatura da Superfície do Mar do Oceano Atlântico Relação entre a precipitação pluvial no Rio Grande do Sul e a Temperatura da Superfície do Mar do Oceano Atlântico Eliane Barbosa Santos 1 e Gilberto Barbosa Diniz 1 Universidade Federal de Pelotas Curso

Leia mais

Clima de Passo Fundo

Clima de Passo Fundo Clima de Passo Fundo Clima de Passo Fundo - Normais Climatológicas Pela classificação de Köppen, Passo Fundo (28º15 S, 52º 24 W e 687 m de altitude) está localizada na Zona Climática fundamental temperada

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 11 a 20 de Abril de 2011

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 11 a 20 de Abril de 2011 I. DIAGNÓSTICO Comportamento das Chuvas BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 11 a 20 de Abril de 2011 Como era climaticamente esperado, houve expressiva redução das chuvas no segundo decêndio de abril em

Leia mais

ASPECTOS SINÓTICOS, TÉRMICOS E PLUVIOMÉTRICOS NO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA

ASPECTOS SINÓTICOS, TÉRMICOS E PLUVIOMÉTRICOS NO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA ASPECTOS SINÓTICOS, TÉRMICOS E PLUVIOMÉTRICOS NO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA Marcos Anderson Duffles Andrade Escola Paulista de Medicina - Disciplina de Genética e-mail: mduffles@wmservice.com.br

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 01 a 10 de Fevereiro de 2011

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 01 a 10 de Fevereiro de 2011 I. DIAGNÓSTICO Comportamento das Chuvas BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 01 a 10 de Fevereiro de 2011 Ausência de chuva e forte calor marcaram o primeiro decêndio de fevereiro em Minas Gerais, ampliando

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 28 de Fevereiro de 2011

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 28 de Fevereiro de 2011 I. DIAGNÓSTICO Comportamento das Chuvas BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 28 de Fevereiro de 2011 O terceiro decêndio de fevereiro caracterizou-se pelo rompimento do bloqueio atmosférico que atuava

Leia mais

JANEIRO / 2013 Versão 1.0 N O 1

JANEIRO / 2013 Versão 1.0 N O 1 GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SEDAM BOLETIM MENSAL DE METEOROLOGIA JANEIRO / 2013 Versão 1.0 N O 1 EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL Marcelo José Gama da Silva

Leia mais

Comparação de Variáveis Meteorológicas Entre Duas Cidades Litorâneas

Comparação de Variáveis Meteorológicas Entre Duas Cidades Litorâneas Comparação de Variáveis Meteorológicas Entre Duas Cidades Litorâneas F. D. A. Lima 1, C. H. C. da Silva 2, J. R. Bezerra³, I. J. M. Moura 4, D. F. dos Santos 4, F. G. M. Pinheiro 5, C. J. de Oliveira 5

Leia mais

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA EM REGIÕES DE GRANDE VARIABILIDADE INTERANUAL E INTERDECADAL DE PRECIPITAÇÃO

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA EM REGIÕES DE GRANDE VARIABILIDADE INTERANUAL E INTERDECADAL DE PRECIPITAÇÃO CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA EM REGIÕES DE GRANDE VARIABILIDADE INTERANUAL E INTERDECADAL DE PRECIPITAÇÃO José Ivaldo Barbosa de Brito, Departamento de Ciências Atmosféricas, Centro de Ciências e Tecnologia,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 30 de Abril de 2011

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 30 de Abril de 2011 I. DIAGNÓSTICO Comportamento das Chuvas BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 30 de Abril de 2011 O terceiro decêndio de abril foi caracterizado por chuvas escassas e grande variação térmica. Os três

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências. Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Disciplina: Meteorologia para Licenciatura

Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências. Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Disciplina: Meteorologia para Licenciatura Universidade de São Paulo Instituto de Geociências Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental Disciplina: Meteorologia para Licenciatura DESCRIÇÃO DE UMA ESTAÇAO METEOROLOGICA DE SUPERFICIE Discente:

Leia mais

ANÁLISE DE ARQUIVOS CLIMÁTICOS PARA A SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICODE EDIFICAÇÕES

ANÁLISE DE ARQUIVOS CLIMÁTICOS PARA A SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICODE EDIFICAÇÕES ANÁLISE DE ARQUIVOS CLIMÁTICOS PARA A SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICODE EDIFICAÇÕES Camila Scheller Márcio José Sorgato Ana Paula Melo Roberto Lamberts Florianópolis, abril de 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 11 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 11 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 12 de Novembro de 2012 (24 horas)... 5 Tendência para o dia 13 de Novembro

Leia mais

EFEITOS DE FRENTES FRIAS NO COMPORTAMENTO CLIMÁTICO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)

EFEITOS DE FRENTES FRIAS NO COMPORTAMENTO CLIMÁTICO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) EFEITOS DE FRENTES FRIAS NO COMPORTAMENTO CLIMÁTICO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) ANDERSON DA SILVA. SIMÕES 1, WESLEY SOUZA CAMPOS CORREA 2, EBERVAL MARCHIORO 3. 1 Graduando de Geografia, Universidade Federal

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR DA TEMPERATURA DO AR NA CIDADE DE PELOTAS: VARIAÇÃO CLIMÁTICA. Edeon Sandmann DE DEUS¹, André Becker NUNES²

ESTUDO PRELIMINAR DA TEMPERATURA DO AR NA CIDADE DE PELOTAS: VARIAÇÃO CLIMÁTICA. Edeon Sandmann DE DEUS¹, André Becker NUNES² ESTUDO PRELIMINAR DA TEMPERATURA DO AR NA CIDADE DE PELOTAS: VARIAÇÃO CLIMÁTICA Edeon Sandmann DE DEUS¹, André Becker NUNES² 1,2 Faculdade de Meteorologia UFPEL,, RS. ¹sandmann.edeon@gmail.com RESUMO:

Leia mais

ESTUDO CLIMATOLÓGICO SOBRE A COSTA SUL-SUDESTE DO BRASIL. PARTE III: PREENCHIMENTO DE FALHAS NAS SÉRIES TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÃO

ESTUDO CLIMATOLÓGICO SOBRE A COSTA SUL-SUDESTE DO BRASIL. PARTE III: PREENCHIMENTO DE FALHAS NAS SÉRIES TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÃO ESTUDO CLIMATOLÓGICO SOBRE A COSTA SUL-SUDESTE DO BRASIL. PARTE III: PREENCHIMENTO DE FALHAS NAS SÉRIES TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÃO Clóvis Monteiro do E. Santo, Marley C. L. Moscati, Emanuel Giarolla, Cláudio

Leia mais

METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS. Humberto Conrado 4

METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS. Humberto Conrado 4 METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS Licínio Araújo da Luz¹, Guilherme Touchtenhagen Schild², Glauber Lopes Mariano³, Humberto Conrado 4 1234 Faculdade de meteorologia, Universidade

Leia mais

ANÁLISE SINÓTICA DE UM EVENTO DE CHUVA INTENSA OCORRIDO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL.

ANÁLISE SINÓTICA DE UM EVENTO DE CHUVA INTENSA OCORRIDO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. ANÁLISE SINÓTICA DE UM EVENTO DE CHUVA INTENSA OCORRIDO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. Bruna Zaparoli,Limara Monteiro, Claudinéia B. Saldanha, Rita de Cássia Marques Alves Centro Estadual de Pesquisas em

Leia mais

ÍNDICE DE CORREÇÃO INSTRUMENTAL DO BARÔMETRO

ÍNDICE DE CORREÇÃO INSTRUMENTAL DO BARÔMETRO ÍNDICE DE CORREÇÃO INSTRUMENTAL DO BARÔMETRO Ana Paula Gonçalves ana_rockk@hotmail.com André Will andre.will@bol.com.br Mariane Martins marianeh3@hotmail.com Wagner Vitorino gaguy-tma@hotmail.com Instituto

Leia mais

ESTUDO DA DIREÇÃO PREDOMINANTE DO VENTO EM TERESINA - PIAUÍ

ESTUDO DA DIREÇÃO PREDOMINANTE DO VENTO EM TERESINA - PIAUÍ ESTUDO DA DIREÇÃO PREDOMINANTE DO VENTO EM TERESINA - PIAUÍ Alana COÊLHO MACIEL (1); Raimundo MAINAR DE MEDEIROS (2) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, Praça da Liberdade,

Leia mais

1 Mestranda (CNPq) do Programa de Pós-graduação em Meteorologia/Universidade Federal de

1 Mestranda (CNPq) do Programa de Pós-graduação em Meteorologia/Universidade Federal de Análise dos Eventos Extremos de Chuva ocorridos em Maio de 06 em Salvador Fernanda Gonçalves Rocha 1, Maria Regina da Silva Aragão 2, Magaly de Fátima Correia 3, Heráclio Alves de Araújo 4 1 Mestranda

Leia mais

O FENÔMENO ENOS E A TEMPERATURA NO BRASIL

O FENÔMENO ENOS E A TEMPERATURA NO BRASIL O FENÔMENO ENOS E A TEMPERATURA NO BRASIL Daniel P. GUIMARÃES 1,2, Ruibran J. dos REIS 3 1 Embrapa Milho e Sorgo Sete Lagoas Minas Gerais 2 daniel@cnpms.embrapa.br RESUMO: A variabilidade das temperaturas

Leia mais

APLICAÇÃO DA FÓRMULA DE MONTE ALEGRE E DO MÉTODO DE NESTEROV PARA CÁLCULO DO ÍNDICE DE INCÊNDIO PARA MINAS GERAIS

APLICAÇÃO DA FÓRMULA DE MONTE ALEGRE E DO MÉTODO DE NESTEROV PARA CÁLCULO DO ÍNDICE DE INCÊNDIO PARA MINAS GERAIS APLICAÇÃO DA FÓRMULA DE MONTE ALEGRE E DO MÉTODO DE NESTEROV PARA CÁLCULO DO ÍNDICE DE INCÊNDIO PARA MINAS GERAIS ANETE DOS SANTOS FERNANDES, LIZANDRO GEMIACKI Meteorologistas, Instituto Nacional de Meteorologia,

Leia mais

TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PETROLINA-PE/JUAZEIRO-BA. ANTÔNIO H. de C. TEIXEIRA 1

TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PETROLINA-PE/JUAZEIRO-BA. ANTÔNIO H. de C. TEIXEIRA 1 TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PETROLINA-PE/JUAZEIRO-BA ANTÔNIO H. de C. TEIXEIRA 1 1 Eng. Agrônomo, Pesq. III, Depto. de Agrometeorologia, Embrapa Semiárido, Petrolina/PE, Fone: (0

Leia mais

Relatório mensal de acompanhamento climatológico na região da UHE Mauá Setembro de 2016

Relatório mensal de acompanhamento climatológico na região da UHE Mauá Setembro de 2016 Sistema Meteorológico do Paraná SIMEPAR Curitiba PR, Caixa Postal 19100, CEP 81531-990, Tel/Fax: + 55 (41) 3320-2001 Relatório mensal de acompanhamento climatológico na região da UHE Mauá Setembro de 2016

Leia mais

Relatório mensal de acompanhamento climatológico na região da UHE Mauá Dezembro de 2016

Relatório mensal de acompanhamento climatológico na região da UHE Mauá Dezembro de 2016 Sistema Meteorológico do Paraná SIMEPAR Curitiba PR, Caixa Postal 19100, CEP 81531-990, Tel/Fax: + 55 (41) 3320-2001 Relatório mensal de acompanhamento climatológico na região da UHE Mauá Dezembro de 2016

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 31 de Maio de 2011

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE. BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 31 de Maio de 2011 I. DIAGNÓSTICO Comportamento das Chuvas BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DECENDIAL 21 a 31 de Maio de 2011 O terceiro decêndio de maio foi de tempo seco e frio em Minas Gerais. Duas frentes frias avançaram pelo

Leia mais

INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ

INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ Virgínia Mirtes de Alcântara Silva 1 ;Raimundo Mainar

Leia mais

Climatologia e meteorologia

Climatologia e meteorologia Climatologia e meteorologia 1. Introdução A climatologia é a ciência que se ocupa do estudo dos climas. Os estudos climatológicos referem-se, de uma maneira geral, a territórios mais ou menos vastos e

Leia mais

A atuação do INMET, CPTEC e da Marinha do Brasil/CHM durante a ocorrência de um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico Sul em março de 2010

A atuação do INMET, CPTEC e da Marinha do Brasil/CHM durante a ocorrência de um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico Sul em março de 2010 A atuação do INMET, CPTEC e da Marinha do Brasil/CHM durante a ocorrência de um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico Sul em março de 2010 Marcia dos Santos Seabra 1, Alaor Dall Antonia Júnior 2

Leia mais

PREDOMINÂNCIA DO VENTO NA REGIÃO DE TABULEIROS COSTEIROS PRÓXIMO A MACEIÓ AL. Roberto Lyra ABSTRACT

PREDOMINÂNCIA DO VENTO NA REGIÃO DE TABULEIROS COSTEIROS PRÓXIMO A MACEIÓ AL. Roberto Lyra ABSTRACT PREDOMINÂNCIA DO VENTO NA REGIÃO DE TABULEIROS COSTEIROS PRÓXIMO A MACEIÓ AL Roberto Lyra UFAL/CCEN/Dpto. de Meteorologia 5772-97 Maceió AL e-mail: rffl@fapeal.br ABSTRACT A survey of the wind predominance

Leia mais

The impact of interpolation of meteorological measurements in the quality of IWV-GNSS. values

The impact of interpolation of meteorological measurements in the quality of IWV-GNSS. values The impact of interpolation of meteorological measurements in the quality of IWV-GNSS Mariana Dias Chaves Luiz Fernando Sapucci João F. Galera Monico values Sumário Introdução; Propagação dos erros do

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO As massas de ar quente e seco começam a ganhar força no mês de julho

Leia mais

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como Definição A é uma ciência que estuda o tempo atmosférico e suas variações ao longo do dia, sendo também conhecido como. A meteorologia vem, portanto a se dedicar ao estudo das variações do tempo atmosférico

Leia mais

BOIA FORTALEZA. FABRICANTE: Axys Technologis Inc. MODELO: 3-Meters (3M)

BOIA FORTALEZA. FABRICANTE: Axys Technologis Inc. MODELO: 3-Meters (3M) BOIA FORTALEZA FABRICANTE: Axys Technologis Inc. MODELO: 3-Meters (3M) CARACTERÍSTICAS: Diâmetro: 3,4 metros Peso: 1500 kg Profundidade de fundeio: 200 metros -1/5- DESENHO ESQUEMÁTICO: SENSORES: Pressão

Leia mais

Meteorologia para Jornalistas. Previsão Numérica de Tempo e Clima: Aspectos Gerais

Meteorologia para Jornalistas. Previsão Numérica de Tempo e Clima: Aspectos Gerais Meteorologia para Jornalistas Previsão Numérica de Tempo e Clima: Aspectos Gerais Professor: José Antonio Aravéquia Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos CPTEC/INPE http://www.cptec.inpe.br

Leia mais

CONFORTO AMBIENTAL Aula 2

CONFORTO AMBIENTAL Aula 2 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 2 M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Diferença entre Tempo e Clima TEMPO: Variações diárias das condições atmosféricas. CLIMA: É a condição média

Leia mais

BAIXAS TEMPERATURAS OBSERVADAS EM JANEIRO DE 1992 NA REGIÃO DE PELOTAS-RS

BAIXAS TEMPERATURAS OBSERVADAS EM JANEIRO DE 1992 NA REGIÃO DE PELOTAS-RS BAIXAS TEMPERATURAS OBSERVADAS EM JANEIRO DE 1992 NA REGIÃO DE PELOTAS-RS D a Cláudia Jacondino de CAMPOS 1, Dr. Sílvio STEINMETZ 2, Itamar Adilson MOREIRA 3, Gustavo Guterres RIBEIRO 3 RESUMO Temperatures

Leia mais

BOLETIM METEOROLÓGICO PARA A AGRICULTURA

BOLETIM METEOROLÓGICO PARA A AGRICULTURA Depósito Legal n.º 7919/85 ISSN 0870-4694 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR INSTITUTO DE METEOROLOGIA BOLETIM METEOROLÓGICO PARA A AGRICULTURA Publicação Trimensal PRESIDENTE: Dr. Adérito

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Abril 2009

Boletim Climatológico Mensal Abril 2009 Boletim Climatológico Mensal Abril 2009 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Outros elementos

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO O destaque do mês de junho de 2016 foi o episódio de chuva e ventos

Leia mais

Climatologia das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul

Climatologia das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul Climatologia das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul Daniel Souza Cardoso, Gilberto Barbosa Diniz, João Baptista da Silva Universidade Federal de Pelotas fisicalegal@gmail.com RESUMO Considerando que

Leia mais

Boletim Agrometeorológico

Boletim Agrometeorológico 3 oletim grometeorológico Embrapa grossilvipastoril, Sinop, MT Julho, 2017 companhamento da 2 a safra 2016/2017 em Mato Grosso Cornélio lberto Zolin, Embrapa grossilvipastoril, cornelio.zolin@embrapa.br

Leia mais

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Verão de 2019

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Verão de 2019 Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Verão de 2019 O verão marca o ápice da estação chuvosa no Estado de São Paulo com episódios de chuvas mais frequentes e intensas. Na

Leia mais

Estudo da concentração/diversificação pluviométrica durante a estação chuvosa , em Minas Gerais, utilizando o índice de Gibbs-Martin.

Estudo da concentração/diversificação pluviométrica durante a estação chuvosa , em Minas Gerais, utilizando o índice de Gibbs-Martin. Estudo da concentração/diversificação pluviométrica durante a estação chuvosa 29-1, em Minas Gerais, utilizando o índice de Gibbs-Martin. Jorge Luiz Batista Moreira Instituto Nacional de Meteorologia 5º

Leia mais

:: Julho/ Dezembro-Ano IV, nº 2, ISSN Análise da Dinâmica Climatológica no Município de São Gonçalo/RJ: Triênio

:: Julho/ Dezembro-Ano IV, nº 2, ISSN Análise da Dinâmica Climatológica no Município de São Gonçalo/RJ: Triênio :: Julho/ Dezembro-Ano IV, nº 2, 2007. ISSN 1980-4490 Análise da Dinâmica Climatológica no Município de São Gonçalo/RJ: Triênio 2004-2007 1 Ana Valéria F. A. Bertolino, Anna Regina Corbo Costa ², Luiz

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO Condições do tempo no Estado do Maranhão em Janeiro de 2011 Considerado

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS (PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA)UTILIZANDO O SOFTWARE

OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS (PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA)UTILIZANDO O SOFTWARE OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS (PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA)UTILIZANDO O SOFTWARE RClimdex. ESTUDO DE CASO: DISTRITO FEDERAL. Expedito Ronald Gomes Rebello 1, José de Fátima da Silva 2,Nadir

Leia mais

4 METODOLOGIA. 4.1 MATERIAIS

4 METODOLOGIA. 4.1 MATERIAIS 23 4 METODOLOGIA. Para atingir os objetivos propostos deste estudo, várias fontes de dados e materiais foram utilizadas. A descrição foi dividida em duas partes para melhor compreensão, uma de materiais

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Condição de neutralidade do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e Chuvas

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal JUNHO 2008

Boletim Climatológico Mensal JUNHO 2008 Boletim Climatológico Mensal JUNHO 2008 CONTEÚDOS IM 02 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 07 Precipitação 09 Outros elementos

Leia mais

INFLUÊNCIA DO EL NIÑO-OSCILAÇÃO SUL (ENOS) NOS REGIMES PLUVIOMÉTRICO E TÉRMICO NA ILHA DE SÃO LUIS, MA RESUMO 1. INTRODUÇÃO

INFLUÊNCIA DO EL NIÑO-OSCILAÇÃO SUL (ENOS) NOS REGIMES PLUVIOMÉTRICO E TÉRMICO NA ILHA DE SÃO LUIS, MA RESUMO 1. INTRODUÇÃO INFLUÊNCIA DO EL NIÑO-OSCILAÇÃO SUL (ENOS) NOS REGIMES PLUVIOMÉTRICO E TÉRMICO NA ILHA DE SÃO LUIS, MA 1 Gunter de Azevedo Reschke 2 Ronaldo Haroldo N. de Menezes 3 Alan de Castro Leite RESUMO Entre as

Leia mais

Como funciona uma Estação Meteorológica?

Como funciona uma Estação Meteorológica? Como funciona uma Estação Meteorológica? Sobre mim: Samantha Martins Almeida, meteorologista da Estação Meteorológica do IAG-USP. A Estação Meteorológica do IAG-USP foi fundada em 1933, realizando observações

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 ANÁLISES PRELIMINARES DAS OBSERVAÇÕES VERSUS AS PREVISÕES DE SISTEMAS FRONTAIS OBTIDAS ATRAVÉS DOS MODELOS OPERACIONAIS DE PREVISÃO NUMÉRICA

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA INMET 5º DISME BELO HORIZONTE BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO DE MAIO E PROGNÓSTICO CLIMÁTICO PARA O TRIMESTRE JUNHO, JULHO E AGOSTO DE 2011. I. DIAGNÓSTICO Maio foi um mês seco e com temperaturas amenas em Minas Gerais. As chuvas foram

Leia mais

Observações Meteorológicas

Observações Meteorológicas Observações Meteorológicas Estação Meteorológica do IAG http://www.estacao.iag.usp.br/ Foto: Marcos Santos / USP Imagens Observações de superfície http://www.estacao.iag.usp.br/instrumentos.php Visibilidade

Leia mais

Rede de estações solarimétricas para o Estado de Santa Catarina. Resumo

Rede de estações solarimétricas para o Estado de Santa Catarina. Resumo Rede de estações solarimétricas para o Estado de Santa Catarina MANTELLI NETO S. L. [1], ABREU S. L. [2],COLLE S. [3] Resumo O objetivo do presente trabalho é a descrição do conjunto de estações solarimétricas

Leia mais

OCORRÊNCIA DE BAIXAS TEMPERATURAS EM JANEIRO DE 1991

OCORRÊNCIA DE BAIXAS TEMPERATURAS EM JANEIRO DE 1991 OCORRÊNCIA DE BAIXAS TEMPERATURAS EM JANEIRO DE 1991 Cláudia Jacondino de CAMPOS 1, Sílvio STEINMETZ 2, Estael Elisabete Kems SIAS 3, Itamar Adilson MOREIRA 4, Cristiano Costa MACHADO 3 RESUMO Temperaturas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS PREVISÃO DE TEMPO DO GRUPO DE MODELAGEM ATMOSFÉRICA DA UFSM: IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE Vivian Bauce, Everson Dal Piva, Vagner Anabor, Leandro Almeida, Pablo Oliveira, Otávio Acevedo, Osvaldo

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO A Zona de Convergência Intertropical atuou ao norte de sua posição climatológica

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR DURANTE 1977 A 2012

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR DURANTE 1977 A 2012 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR DURANTE 1977 A 2012 Eridiany Ferreira da Silva 1, Rosiberto Salustiano da Silva Júnior 2, Maurílio Neemias dos Santos

Leia mais

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Submódulo 9.6 Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Rev. Nº. 0.0 0.1 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução

Leia mais