ENSAIOS BÁSICOS PARA INSPEÇÕES ROTINEIRAS EM PONTES DE CONCRETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENSAIOS BÁSICOS PARA INSPEÇÕES ROTINEIRAS EM PONTES DE CONCRETO"

Transcrição

1 44ªRAPv REUNIÃO ANUAL DE PAVIMENTAÇÃO E 18ºENACOR ENCONTRO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA ISSN RAPv Foz do Iguaçu, PR de 18 a 21 de Agosto de 2015 ENSAIOS BÁSICOS PARA INSPEÇÕES ROTINEIRAS EM PONTES DE CONCRETO ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO; CAMILA MACHADO DA ROSA; EDUARDO MUÑOZ DE LA TORRE; GABRIEL PEREIRA MARINHO; LETÍCIA ANDRADE CAMARA; LUCAS BUDEL PAES LEME; MAURO LACERDA SANTOS FILHO RESUMO Pontes são elementos indispensáveis em um sistema viário. Como exemplo a ser citado, interrupções na utilização dessas estruturas podem provocar grandes danos à mobilidade e economia de uma região. O desempenho desses elementos relaciona-se diretamente à frequência de manutenção a qual são submetidos. Segundo a norma de inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido do DNIT (010/2004), a inspeção é uma atividade técnica que abrange diversas operações. Entre as principais atividades de inspeção, destacam-se a análise das características de projeto, construção, o exame minucioso da ponte, a elaboração de relatórios e a avaliação do estado da obra. Não menos importante, algumas recomendações devem ser levadas em conta, tais como a realização de novas vistorias conforme a necessidade e a execução de obras de manutenção, recuperação, reforço e reabilitação. Tendo isso em vista, o objetivo deste estudo foi propor uma metodologia de ensaios básicos em inspeções de pontes. Os ensaios, de caráter técnico, ultrapassam uma simples analise visual, permitindo, portanto, um julgamento mais crítico do estado da ponte. Dentre os ensaios, enumeram-se a avaliação do potencial de corrosão, esclerometria, carbonatação e teor de cloretos. Além de abordar a metodologia de execução, o trabalho propôs a escolha dos elementos estruturais a serem analisados, bem como a região mais indicada das peças para a realização dos ensaios. Os resultados obtidos nos ensaios proporcionam fundamentação técnica para a classificação das pontes quanto à necessidade de manutenção. Palavras Chave: Ensaios básicos, pontes, manutenção, desempenho.

2 ABSTRACT Bridges are essential elements in a road system. As an example to be named, interruptions in the use of these structures can cause major damage to mobility and economy of a region. The performance of these elements is directly related to the frequency of maintenance which are submitted. According to the standard inspections on bridges and viaducts of reinforced concrete and prestressed concrete DNIT (010/2004), inspection is a technical activity covering several operations. Among the main inspection activities include the analysis of the design features, construction, scrutiny of the bridge, reporting and assessing the status of the structure. Not least, some recommendations should be taken into account, such as the completion of new surveys as needed and the execution of maintenance works, recovery, strengthening and rehabilitation. Keeping this in view, the aim of this study was to propose a methodology of basic tests for bridge inspections. The tests, of a technical nature, beyond a simple visual analysis, therefore allowing a more critical judgment of the state of the bridge. Among the tests listed to assessing the Half-cell potentials, concrete s sclerometry, carbonation and chloride content. In addition to addressing the methodology of implementation, the work proposed the selection of the structural elements to be analyzed, as well as the most suitable region of parts for the tests. The test results obtained provide technical basis for the classification of bridges on the need for maintenance. Key words: basic tests, bridges, maintenance, performance INTRODUÇÃO O emprego de ensaios básicos em inspeções de pontes diminui a subjetividade e, consequentemente, melhora os resultados obtidos nas análises das estruturas. O simples cadastramento das manifestações patológicas não possibilita o entendimento da real situação da estrutura e da sua previsão de vida útil. Os ensaios propostos nesse trabalho auxiliam na identificação dos mecanismos de deterioração e possibilitam analisar o grau de desgaste da ponte, avaliando assim, a necessidade e a urgência de reparo. A realização dos ensaios será feita em conformidade com as normatizações existentes e os resultados obtidos serão analisados comparativamente com valores bases, existentes no meio técnico. Através dos resultados obtidos, será possível realizar o ranqueamento das pontes. Essa listagem será feita com base nos dados quantitativos e não somente nos qualitativos, o que trará maior confiabilidade as inspeções.

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA De acordo com a norma de inspeções de pontes e viadutos de concreto armado e protendido do DNIT (10/2014) a inspeção de ponte pode ser definida como a atividade técnica que abrange a coleta de informações do projeto e da construção, o exame minucioso da ponte, a elaboração de relatórios, a avaliação do estado da obra e por fim as recomendações a respeito da mesma. As inspeções não só ajudam a prevenir o insucesso, mas também fornecem informações necessárias para uma administração eficaz da rede de pontes. Durante as inspeções, as necessidades de reparos urgentes, manutenção e as substituições de parte dos elementos de pontes podem ser detectadas e notificadas. Com base no relatório de inspeção, os Sistemas de Gestão de Pontes (SGP) podem ainda definir prioridades e estabelecer programas para aplicar os recursos disponíveis para as pontes mais críticas. Mitre (2005) apud Sahuinco (2011). O Manual de Inspeção de Pontes (DNIT) define inspeção rotineira como uma inspeção programada, realizada em geral a cada um ou dois anos, que tem como objetivo coletar informações que possibilitem identificar qualquer possível anomalia em desenvolvimento ou qualquer alteração ocorrida em relação à inspeção anterior. Segundo Mitre (2005) apud Sahuinco (2011), grande parte das pontes de concreto no mundo é avaliada através de inspeções visuais, e no Brasil métodos de ensaios só são aplicados em casos mais relevantes. De acordo com o Routine Visual Inspection Guidelines da MAIN ROADS Western Australia, as inspeções visuais de rotina são destinadas a verificar a segurança e o desempenho geral da estrutura, identificando qualquer incidente ou falha óbvia nos componentes estruturais. O foco desta inspeção está em detectar anomalias potencialmente críticas. Atualmente diversos países já estão empregando métodos de ensaios não destrutivos e semi destrutivos na avaliação estrutural de pontes, alcançando bons resultados devido à sua capacidade efetiva. Manjunath (2007) apud Sahuinco (2011). ANÁLISE VISUAL Antes da realização dos ensaios é necessário uma análise visual de toda a estrutura da ponte. Essa etapa é importante, pois é nela que serão definidos os elementos estruturais que deverão ser ensaiados. Os ensaios de esclerometria, carbonatação, potencial de corrosão e teor de cloretos são de curta duração, entretanto torna-se inviável a realização destes em todos os pilares, vigas e outros elementos da ponte, pois se trata de uma inspeção rotineira. Assim sendo, os elementos devem ser vistoriados visualmente, ou seja, o inspetor deve procurar os locais que concentrarem uma maior quantidade ou gravidade de manifestações patológicas e, posteriormente, ensaiar estas áreas mais deterioradas.

4 IMPORTÂNCIA DOS ENSAIOS A utilização de ensaios em inspeções de pontes é uma ferramenta inovadora e necessária. Através das análises visuais são identificados somente os danos externos às estruturas. Com a realização dos ensaios é possível verificar a existência de mecanismos de deterioração atuantes na estrutura, mesmo que estes não estejam evidenciados externamente. Pontes e viadutos são sistemas estruturais que possuem por característica o suporte de altas cargas. O acompanhamento da resistência dessas estruturas ao longo de sua vida útil é um instrumento capaz de prevenir graves acidentes. O ensaio de esclerometria possibilita a avaliação da resistência da estrutura, sem extração de testemunhos, o que facilita por não ser um ensaio destrutivo. Estruturas expostas ao ambiente estão sujeitas ao fenômeno de carbonatação. Dessa forma, a avaliação da profundidade carbonatada é de fundamental importância, pois além de diagnosticar a estrutura quanto a uma possível corrosão, dá subsídios para a avaliação de previsão de vida útil. O ensaio de potencial de corrosão é capaz de mapear as estruturas quanto á sua probabilidade de corrosão. Esse mapeamento é de fundamental importância para definição das áreas e dos intervalos de tempo para manutenções necessárias. O ataque de cloretos é um mecanismo de deterioração de grande impacto às estruturas de concreto. Quando contaminado com altos teores, o concreto armado tende a apresentar corrosões localizadas e de elevada gravidade. Estruturas expostas em ambiente marinho, ou que tenham possibilidade de contaminação com o íon, devem ser ensaiadas quanto ao teor de cloretos. Esse ensaio permite avaliar a probabilidade de corrosão da estrutura e sua previsão de vida útil. METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS Esclerometria Considerado um ensaio não destrutivo, segundo Melquiades (2011), a esclerometria é capaz de estimar a qualidade do concreto e sua resistência superficial. O método consiste em um martelo (Martelo de Schmidt) que, impulsionado por uma mola, se choca com a área de ensaio. O resultado obtido varia conforme a dureza do concreto e a resistência encontrada é então comparada com a real (obtida através do ensaio de compressão em corpos de provas extraídos). Todo o ensaio foi feito seguindo a norma NBR 7584/2012. Como o teste requer uma superfície limpa, seca, plana e uniforme, antes da utilização do aparelho, usou-se a pedra esmeril para a regularização superficial. Pelo fato da maior parte das pontes e viadutos não possuírem revestimento, que alteraria os valores dos resultados, a esclerometria passa a ser ainda mais interessante. No teste foram realizadas 16 leituras em cada área, espaçadas de 3 cm entre elas e, como recomenda a norma, não foram efetuadas duas medições no mesmo ponto. Leituras com distância menor que 5 cm das arestas do elemento estudado foram evitadas. Para a realização do ensaio, posicionou-se o esclerômetro horizontalmente, perpendicular à superfície desejada e, previamente, foi utilizado o detector de materiais GMS 120 PROFESSIONAL da Bosch a fim de evitar leituras sobre as armaduras. A figura 1 ilustra a região ideal de análise na superfície, seguida durante o ensaio.

5 Contudo, em algumas situações, não foi possível respeitar essa região, já que possuíam alta densidade de armadura, devendo nesses casos, utilizando o detector de materiais, realizar as medidas nos pontos com ausência de barras de aço. FIGURA 1 - ENSAIO DE ESCLEROMETRIA FONTE: AUTOR (2015) Para a elaboração deste artigo, adotou-se algumas maneiras de realizar as medições que forneceram resultados mais fiéis à realidade. No caso dos pilares, os ensaios foram realizados nas faces mais expostas, pois é a região mais sujeita a ação de intempéries. Os testes foram realizados na altura do tórax para facilitar o uso correto do equipamento, mantendo a horizontalidade durante a medição. O objetivo principal não foram os resultados de resistência em si, mas se haviam discrepâncias nos resultados entre os pilares, para que fosse possível a identificação de possíveis defeitos no concreto de peças específicas. Fora definido também, que somente um membro do grupo faria os ensaios numa mesma ponte, com o objetivo de diminuir possíveis divergências nos resultados por conta do operador. Carbonatação Segundo GOMES (2006) a carbonatação do concreto é um termo utilizado para descrever o efeito do dióxido de carbono (CO2) usualmente presente na atmosfer,a nos sistemas de cimentações, argamassas, grautes e concreto armado. De acordo Andrade (1992) apud Sahuinco (2011) o CO2 presente no ar penetra nos poros do concreto e reage com os constituintes alcalinos da pasta de cimento, especialmente com o hidróxido de cálcio, formando carbonato de cálcio. Este fenômeno diminui o ph do concreto de 13 para um nível em torno de 9, deixando as armaduras vulneráveis a corrosão. Conforme a profundidade da frente de carbonatação aumenta com o tempo ocorre a despassivação das armaduras.

6 A carbonatação é um dos mecanismos mais frequentes de deterioração do concreto armado e está diretamente associado a corrosão das armaduras, sendo assim a realização do ensaio de carbonatação é de extrema importância para avaliação das condições estruturais das pontes e viadutos de concreto armado, vistas que estas estruturas encontram-se expostas ao dióxido de carbono presente no ar. O ensaio para determinação da profundidade da frente de carbonatação do concreto consiste na mensuração do ph em uma superfície do concreto recentemente fraturado, livre de pó utilizando uma solução indicadora composta de fenolftaleína. Fenolftaleína é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza liberando H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta, ao entrar em contato com uma base ou ácido, muda de cor. Se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor. Por outro lado, se o meio for básico e acima de 9,3, a solução de fenolftaleína se torna vermelho carmim. Esta substância (composta de 1g de fenolftaleína + 49g de álcool + 50g de água) sendo assim é utilizada para determinar in situ a profundidade da frente de carbonatação de uma estrutura de concreto. Dessa forma após a aplicação de fenolftaleína a zona carbonatada apresenta-se incolor, e a não carbonatada deverá apresentar uma coloração vermelho carmim. A seguir é apresentada a metodologia desenvolvida para realização do ensaio de carbonatação. Primeiramente devem ser selecionados, de forma criteriosa, os pontos em que serão realizadas as medições, de acordo com: - A posição das armaduras: devem ser previamente localizadas, utilizando um pacômetro, a fim de não prejudicarem o ensaio. - Exposição a agentes agressivos: elementos com exposição direta requerem maior atenção do que peças estruturais protegidas. - Grau de umidade: regiões em contato direto com água, como pé de pilares, necessitam de maior atenção. - Zonas de transpasse: áreas com elevadas taxas de armadura tem maior probabilidade de falhas de concretagem, aumentando as chances de entrada de agentes agressivos. Os pontos escolhidos devem ser devidamente identificados e localizados em uma planta esquemática. Em seguida as aberturas são executadas nos locais determinados, utilizando uma serra mármore para delimitação e um martelete para romper o concreto. A profundidade de cada furo ou concavidade deve ter ao menos 2 cm livre atrás da armadura para ajudar na fixação da argamassa de reparo. Após a abertura, o furo deve ser limpo com um pincel para garantir a confiabilidade do ensaio. Resíduos de pó das zonas interiores não carbonatadas, depositadas nas zonas que apresentam carbonatação, podem prejudicar o ensaio.

7 Caso já haja na estrutura algum ponto em que o concreto esteja desplacado ou alguma outra abertura no mesmo, o ensaio deve ser preferencialmente realizado nesta área afim de evitar a realização de uma outra abertura. Nos testes realizados neste trabalho, as regiões escolhidas para a realização do ensaio de carbonatação estavam situadas no pé do pilar e na face externa do mesmo, por ser uma região com maior grau de umidade, além de estar mais sujeita as intempéries e consequentemente mais propicia a apresentar manifestações patológicas. Para análise das áreas carbonatadas deve ser utilizado um borrifador contendo a solução de fenolftaleína. Aplica-se na superfície interna do furo ou da abertura a solução e observa-se a sua coloração, conforme mostrado na figura 2. Caso o concreto apresente-se carbonatado deve-se medir a profundidade da frente de carbonatação. FIGURA 2- ENSAIO COM FENOLFTALEÍNA PARA DETERMINAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CARBONATAÇÃO DO CONCRETO FONTE: AUTOR (2015) Potencial de corrosão O ensaio de potencial de corrosão possibilita o monitoramento da integridade da armadura em certa estrutura de concreto e, através de avaliações qualitativas, fornece avaliações dos locais onde a corrosão é provável antes mesmo que ela se torne visível. O método permite localizar as áreas onde o concreto armado precisa ser reparado ou protegido, acompanhando assim seu comportamento e minimizando os custos de manutenção da estrutura. Adotou-se medir o potencial de corrosão através do uso de um eletrodo de referência e um voltímetro de alta-impedância. Baseando-se na Norma ASTM C876-09, o ensaio consiste em impor uma corrente elétrica e medir o campo elétrico existente na superfície da estrutura. Para que essa medição seja realizada é necessário haver pelo menos um ponto de conexão com uma armadura dentro da estrutura a ser analisada, sendo necessário realizar uma perfuração para alcançar a barra. Se a

8 estrutura possuir armadura exposta, é possível realizar o ensaio nessa região, desde que se limpe o produto da corrosão na superfície da barra. Caso não exista armadura exposta, recomenda-se a realização do ensaio perto da base dos pilares ou em lugares afetados por umidade ou infiltrações. Segundo Cascudo (1997), existem fatores que podem interferir nas medições do aparelho e causar distorções na leitura apresentada. Se a estrutura possuir um concreto de grande resistividade, uma alta densidade nos materiais ou uma frente de carbonatação, o valor da resistividade elétrica tende a aumentar, o que diminui a probabilidade de corrosão. Já em elementos que apresentam teor de cloretos ou elevada umidade do solo, o valor da leitura diminui (o que aumenta a chance da armadura corroer). As distorções entre o valor real de potencial e o apresentado na leitura podem chegar a 0,3 V (volts) no primeiro caso e 0,2 V no segundo caso. Para a realização do ensaio, primeiramente escolheu-se uma área de inspeção em função do estado aparente do concreto com o auxílio de um detector de armaduras e de análise visual. Após realizar a limpeza do local que será ensaiado, fixou-se um eletrodo na armadura exposta através de um alicate de aperto e acoplou-se o outro (eletrodo de referência) no multímetro. Em seguida saturouse a superfície do elemento estrutural com água de modo a formar um eletrólito entre o eletrodo de referência e a armadura a ser avaliada. Então colocou-se o eletrodo primário sobre uma esponja e moveu-se o conjunto sucessivamente em cada ponto de leitura realizando a medição do potencial elétrico, nas cotas 0,50 m, 1,00 m 1,50 m contado apartir da conexão com a armadura. A norma ainda complementa que durante a realização de todas as medições, o operador deve assegurar-se que a esponja do topo do eletrodo primário esteja devidamente umedecida. A figura 3 ilustra o esquema de funcionamento deste aparelho. FIGURA 3- ESQUEMA EXPLICATIVO SOBRE O ELETRODO E O MULTÍMETRO FONTE: NORMA ASTM C MODIFICADO PELO AUTOR (2015)

9 As análises dos testes partem do princípio de que um concreto de maior resistividade elétrica possui menor probabilidade sofrer corrosão. A Tabela 1 traz relações encontradas na norma ASTM C876-09, para análise dos resultados de maneira a estimar as chances de corrosão em determinada estrutura. Tipo de Eletrodo TABELA 1 RELAÇÕES PARA ESTIMAR A CORROSÃO Probabilidade de ocorrer a corrosão < 10 % 10 % a 90 % > 90% ENH* > 0,118 V 0,118 V a -0,032 V <-0,032 V Cu/CuSO4, Cu 2+ (ASTM C876) Hg, Hg2Cl2/KCL (Sol. Saturada)** > -0,200 V -0,200 V a -0,350 V < -0,350 V > -0,124 V -0,124 V a -0,274 V < -0,274 V Ag, AgCl/KCl (1M) > -0,104 V -0,104 V a -0,254 V < -0,254 V * Eletrodo Normal de Hidrogênio, padrão. * Eletrodo de calomelano saturado. FONTE: RIBEIRO, D. V. Et al Teor de cloretos O ensaio de teor de cloretos consiste na determinação da concentração de íons cloreto em estruturas de concreto. A presença desses íons é indesejável, uma vez que aumentam consideravelmente a probabilidade de haver corrosão das armaduras, afetando diretamente a durabilidade do elemento. Os cloretos podem aparecer tanto de forma livre, como combinada, sendo a soma de ambos o fator a ser considerado, chamado de cloretos totais. Quanto às quantidades permitidas de íons cloreto nos concretos, não há parâmetros bem definidos. Para Helene (1993), um limite geral de 0,4% em relação à massa de cimento ou de 0,05 a 0,1% em relação ao peso do concreto despassiva o aço, mas não há limite determinado para o qual seja possível afirmar que não haverá despassivação. A NBR 6118:1978 apresenta o valor de 500 mg/l em relação à água de amassamento como sendo o teor máximo de cloretos totais. Com essa imprecisão e baixas tolerâncias, recomenda-se que todas as precauções sejam tomadas para evitar ao máximo a entrada desses agentes na estrutura.

10 Tomando como base a norma ASTM C 1152, o procedimento para a determinação do teor de cloretos totais será descrito na sequência. O ensaio é realizado em laboratório, sendo apenas a coleta da amostra feita em campo. PROCEDIMENTO: Coleta da amostra: Com o auxílio de uma furadeira de impacto rotativa, deve-se perfurar o concreto e obter cerca de 20g de pó. É importante que a coleta seja feita em camadas, uma vez que isso possibilita a elaboração de um perfil de cloretos e a previsão de vida útil da estrutura frente à corrosão das armaduras. Os equipamentos, bem como a amostra, devem ser manuseados adequadamente e não devem entrar em contato com as mãos, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação. Preparação da amostra: Passar a coleta em uma peneira 850 μm (No. 20) e, com o auxílio de papéis acetinados, transferir a amostra de um para o outro pelo menos dez vezes. Procedimento do ensaio: - Separar 10g de amostra e transferir para uma proveta de 250 ml; - Preencher a proveta com 75 ml de água destilada; - Lentamente, adicionar 25 ml de ácido nítrico diluído e misturar com uma vareta de vidro; - Adicionar 3 gotas do indicador alaranjado de metila; - Cobrir a proveta com vidro e deixar a amostra descansar por 1 a 2 minutos; - Caso a solução acima dos sólidos depositados não esteja cor-de-rosa, deve-se adicionar ácido nítrico gota por gota (misturando constantemente), até que seja obtida a coloração rosada ou avermelhada; - Adicionar 10 gotas de ácido nítrico e mexer; - Aquecer a proveta ainda coberta até ferver. Não permitir que a amostra ferva demais, deixar apenas alguns segundos; - Passar a amostra por um papel filtro de 9 cm em um frasco de Buchner de 250 ml ou 500 ml usando sucção; - Lavar a proveta e o papel filtro duas vezes com um pouco de água; - Transferir a amostra do frasco para uma proveta de 250 ml (pode ser a mesma do início do ensaio) e lavar o frasco com água; - Resfriar a amostra até que atinja a temperatura ambiente. - OBS: O volume não deve exceder 175 ml; - Para equipamentos com marcação de leitura, deve-se estabelecer um ponto de equivalência, imergindo os eletrodos em uma proveta com água e ajustando a leitura para cerca de 20 mv a menos que a metade da escala; - Registrar a leitura aproximada do milivoltímetro;

11 - Limpar os eletrodos com papel absorvente; - Pipetar 2,00 ml da solução padrão de 0,05 N NaCl na proveta de amostra; - Colocar a proveta em um agitador magnético e adicionar uma barra de agitação revestida de flúor carbono; - Mergulhar os eletrodos na solução, cuidando para que não colidam com a barra de agitação; - Mexer delicadamente e, em seguida, colocar a ponta da bureta de 10 ml (cheia com solução padrão 0,05 N AgNO3 até o marco zero) dentro da solução da amostra ou acima dela; - Registrar a quantidade padrão de solução 0,05 N AgNO3 necessária para que a marcação do milivoltímetro seja -60,0 mv do ponto de equivalência determinado anteriormente; - Dar continuidade ao ensaio adicionando 0,20 ml e registrando a marcação da bureta e a leitura correspondente do milivoltímetro; - À medida que há a aproximação do ponto de equivalência, as adições de nitrato de prata vão causar maiores alterações nas leituras do milivoltímetro. Quando o ponto de equivalência é ultrapassado, as alterações tendem a diminuir a cada adição. O ensaio deve prosseguir até que sejam feitas três leituras depois do registro do ponto de equivalência ; - Calcular o ponto de equivalência exato e subtrair o registro feito com água; Cálculo para obtenção de resultados: Abaixo, está apresentada a fórmula que permite o cálculo da porcentagem de cloretos presente na amostra. C1 (em %) = 3,545 [(V1-V2)N]W (1) V1 = ml de solução de 0,05N de AgNO3 utilizado para a titulação da amostra ( ponto de equivalência ); V2 = ml de solução de 0,05N de AgNO3 utilizado para titulação da água ( ponto de equivalência ); N = normalidade exata da solução de 0,05 N AgNO3 ; W = massa da amostra em gramas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com relação a ordem dos ensaios, o primeiro a ser realizado é a esclerometria, já que consiste em analisar a superfície do elemento estrutural e pode ser feita sem a necessidade de realizar perfurações, não havendo assim nenhum dano físico de maior escala. Em seguida deve-se realizar a abertura do concreto para dar início ao teste de carbonatação, o qual precisa avaliar o material ao nível das barras de aço. Terminado este, aproveita-se a exposição da armadura, para dar procedimento ao ensaio de potencial de corrosão realizando somente uma limpeza prévia das barras referente a sujeiras que podem ter sido causadas pelo teste da carbonatação. No caso de se usa uma armadura exposta de outro local da estrutura e estas estarem corroídas, retira-se o material, produto da corrosão

12 das barras, com o auxílio de uma lima. Quanto ao ensaio de teor de cloretos, a abertura do local para retirada das amostras deve contemplar outra área da estrutura, pois ele necessita de um maior cuidado na retirada das amostras para posterior análise em laboratório. Ao fim da realização de todos os ensaios, foi feita a limpeza do local utilizando pincéis para a remoção de pó e detritos gerados pelos ensaios e, em seguida reparado o concreto. Nos reparos referentes aos ensaios realizados neste artigo, utilizou-se o graute de reparo, com a superfície previamente preparada para aumentar a aderência da argamassa ao concreto antigo. Este preparo consistiu em umedecer a superfície até que o concreto esteja saturado com a superfície seca, para que este não retire água da argamassa, o que provocaria um plano de baixa aderência entre o reparo e a peça, além de a argamassa não se hidratar completamente. A região é então preenchida com argamassa ou graute de reparo conforme a figura 4. Por fim, deve-se realizar a cura da argamassa com o intuito de evitar o surgimento de fissuras. A cura deve ser feita utilizando uma fôrma, preferencialmente lisa, e esta deve estar úmida para evitar a perda de água da argamassa para o material. Nos reparos realizados neste artigo, foi utilizado como fôrma, papelão úmido, e, para fixação,barbante e madeiras funcionando de escoras, como mostra a Figura 5. FIGURA 4 - PREENCHIMENTO DA ABERTURA COM ARGAMASSA DE REPARO FONTE: AUTOR (2015)

13 FIGURA 5 FÔRMA FIXADA POR BARBANTE E ESCORAS DE MADEIRA FONTE: AUTOR (2015) CONCLUSÃO Foram abordados ao longo desde trabalho métodos complementares à inspeção visual realizada em pontes e viadutos. Tais métodos visaram uma maior qualificação e detalhamento dos dados característicos da ponte e também proporcionam a confecção de planos de ações para realizarem-se reparos nas estruturas. Quando uma obra de arte especial é submetida somente à uma avaliação visual de sua conjuntura, certas manifestações patológicas passam despercebidas pelos inspetores. Por mais que os profissionais sejam treinados, eles não são capazes de identificar tais situações de deterioração pelo simples fato de elas não serem visíveis na superfície da ponte. O ensaio de potencial de corrosão, por exemplo, indica se há chance de ocorrer a oxidação da armadura antes mesmo da estrutura apresentar alguma evidência de problema na superfície. Outro fator relevante é que os ensaios podem ser usados para investigar as causas de manifestações patológicas de mesma característica em vários elementos estruturais, como a capilaridade e a umidade do solo que geram corrosão nas armaduras de base de pilar. Em resumo, estes testes trazem uma nova variedade de dados e informações que podem ser utilizados na avaliação de uma OAE (Obra de arte especial). Os ensaios básicos propostos por este estudo são de simples execução e possuem um tempo de realização relativamente condizente ao período de inspeção de uma ponte. No geral, o tempo de duração da atividade aumenta, pois os ensaios exigem cuidados especiais na sua execução. Outro fator importante é a respeito do profissional que irá realizar a vistoria: ele deve possuir qualificações e competências mínimas, como o conhecimento do funcionamento da deterioração do concreto e das principais manifestações patológicas encontradas, para que os dados coletados sejam utilizáveis.

14 Ainda no campo dos ensaios propostos, todos eles contribuem de certa forma para construir um modelo que prevê a vida útil de uma estrutura de concreto. O ensaio de esclerometria traz uma relação entre a resistência superficial e a resistência efetiva de compressão, o que permite verificar a qualidade do concreto em questão e conferir dados de projeto da estrutura. A medida da profundidade de carbonatação ajuda a identificar o local onde se situa a frente de carbonatação do elemento e, consequentemente, a área suscetível à despassivação das armaduras. O ensaio de teor de cloretos indica primeiramente se há presença de cloretos na região e, com isso, ajuda a estimar uma possível região de corrosão da armadura. O potencial de corrosão consegue revelar se há problemas com armaduras internas, devido à umidade, cobrimento deficiente, despassivação da armadura. Dessa forma, com estes ensaios, pode-se estimar a quantidade de anos que a estrutura resistirá sem nenhuma intervenção. Este cenário de uso de ensaios para obter um maior número de dados quantitativos da obra de arte especial segue um padrão atual da engenharia, que não considera somente a estrutura como fator principal de avaliação da edificação, mas que coloca diversas variáveis na equação da operação e durabilidade. A construção não é mais pensada simplesmente com o objetivo de solucionar um problema proposto, mas sim de englobar uma visão mais sistêmica da questão, proporcionando uma vida-útil mais proveitosa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. STANDARTS. C : Standard Test Method for Acid-Soluble Chloride in Mortar and Concrete. Pennsylvania United States, AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. STANDARTS. C876 09: Standard Test Method for Corrosion Potentials of Uncoated Reinforcing Steel in Concrete. Pennsylvania United States, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto procedimento. Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7584: Concreto endurecido Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão método de ensaio. Rio de Janeiro, 2012.

15 CASCUDO, O. O controle da corrosão de armaduras em concreto inspeção e técnicas eletroquímicas. Co-edição, São Paulo: Ed. PINI, Goiânia: Ed. UFG, HELENE, P. R. L. Contribuição ao estudo da corrosão em armaduras de concreto armado Tese (Livre Docência) - Universidade de São Paulo. São Paulo, MAIN ROADS WESTERN AUSTRALIA - SCANLON, R. F; LIM, A. Routine Visual Bridge Inspection Guidelines (Level 1 Inspections) For Bridges Disponível em:< 0-% %20-%20Rev2(2).RCN-D13%5E PDF> Acesso em: 05. Mar MITRE, M. P. Metodologia para inspeção e diagnóstico de pontes e viadutos de concreto Dissertação (Mestrado) Universidade de São Paulo. São Paulo, MEDEIROS, M. H. F. ; OLIVEIRA, H. B. ; HELENE, Paulo. Fatores de influência nas leituras de potencial de corrosão: Estudo de caso de prédios no Rio de Janeiro. In: Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estrutras, 2009, Curitiba. v. Único. p MESQUITA, C. Metodologias de inspeção e ensaios para avaliação do estado de conservação de estruturas afetadas por corrosão de armaduras Disponível em:< Acesso em: 07. Mar OMES, N. A. Estruturas de Concreto Armado Interrompidas em Ambiente Urbano: Avaliação da Carbonatação à Luz das Recomendações da NBR 6118: São Carlos: UFScar, p. Disponível em: < Arquivo=963> Acesso em: 05. Mar RIBEIRO, D. V. ; HELENE, P. ; SALES, A. ; SOUZA, C. A. C. ; ALMEIDA, F. C. R. ; CUNHA, M. P. T. ; LOURENCO, M. Z.. Corrosão em Estruturas de Concreto:Teoria, Controle e Métodos de Análise. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p SAHUINCO, M. H. C. Utilização de Métodos não Destrutivos e Semi-destrutivos na Avaliação de Pontes de Concreto Armado. São Paulo, Disponível em:< Acesso em: 05. Mar

Doutorando do Departamento de Construção Civil PCC/USP, São Paulo, SP paulo.barbosa@poli.usp.br 2

Doutorando do Departamento de Construção Civil PCC/USP, São Paulo, SP paulo.barbosa@poli.usp.br 2 Influência de ciclos de molhamento e secagem, da altura e do posicionamento de pilares no teor de íons cloreto presentes no concreto de estrutura com 30 anos de idade Paulo Barbosa 1, Paulo Helene 2, Fernanda

Leia mais

Engenharia Diagnóstica

Engenharia Diagnóstica Engenharia Diagnóstica Ensaios Não Destrutivos - END Concreto Armado e Instalações PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA Engenharia Diagnóstica

Leia mais

Ensaios para Avaliação das Estruturas

Ensaios para Avaliação das Estruturas ENSAIOS PARA INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Eliana Barreto Monteiro Ensaios para Avaliação das Estruturas Inspeção visual Ensaios não destrutivos Ensaios destrutivos Ensaios para Avaliação das

Leia mais

Ensaios Não Destrutivos END CONCRETO ARMADO

Ensaios Não Destrutivos END CONCRETO ARMADO Ensaios Não Destrutivos END CONCRETO ARMADO Engenharia de Diagnóstico A engenharia Diagnóstica é a disciplina da ciência que procura a natureza e a causa das anomalias patológicas das construções, com

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

Capítulo 4 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM CONCRETO ARMADO

Capítulo 4 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM CONCRETO ARMADO Capítulo 4 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM CONCRETO ARMADO Ensaios destrutivos que danificam ou comprometem o desempenho estrutural. Inspeção e diagnóstico do desempenho de estruturas existentes de concreto

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

O que são os Ensaios Não Destrutivos

O que são os Ensaios Não Destrutivos Resumo Nesse relatório vamos identificar as descontinuidade de uma peça usando ensaio por líquidos penetrantes, o qual consiste na aplicação do líquido penetrante e de um revelador que irá identificar

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PARA O CONTROLE TECNOLÓGICO E DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Engº.. Roberto José Falcão Bauer JUNHO / 2006 SUMÁRIO 1. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2. PREMISSAS VISANDO

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

O que é durabilidade?

O que é durabilidade? DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Profa. Eliana Barreto Monteiro 1 Conceito de Durabilidade O que é durabilidade? A durabilidade é a capacidade que um produto, componente ou construção possui

Leia mais

ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS

ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS PORTO ALEGRE MARÇO DE 2013 DADOS DO SERVIÇO: Cliente: DEAM - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FORO DA

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Manutenção DSPTI II. Porque fazer Manutenção. Manutenção. Porque fazer Manutenção. Porque fazer Manutenção

Manutenção DSPTI II. Porque fazer Manutenção. Manutenção. Porque fazer Manutenção. Porque fazer Manutenção Manutenção DSPTI II Manutenção Preventiva e Corretiva Prof. Alexandre Beletti Utilizada em todo tipo de empresa, procurando evitar falhas e quebras em um determinado maquinário Prolongar a vida útil de

Leia mais

Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim

Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim Nina Celeste Macario Simões da Silva (1), José Afonso P. Vitório (2) Romilde Almeida de Oliveira (3) (1)Mestranda, Programa de Pós-graduação

Leia mais

Professora: Engª Civil Silvia Romfim

Professora: Engª Civil Silvia Romfim Professora: Engª Civil Silvia Romfim PARTES CONSTITUINTES DE UMA COBERTURA Pode-se dizer que a cobertura é subdividida em cinco principais partes: 1. Pelo telhado, composto por vários tipos de telhas;

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

Experimento. Técnicas de medição de volumes em Laboratório. Prof. Honda Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Página 1

Experimento. Técnicas de medição de volumes em Laboratório. Prof. Honda Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Página 1 Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Objetivo: Conhecer os materiais volumétricos e as técnicas de utilização desses materiais. I. Introdução teórica: Medir volumes de líquidos faz

Leia mais

Universidade Federal de Goiás (CMEC/EEC/UFG), ds.andrade@hotmail.com; 2 Professor Titular do CMEC/EEC/UFG, epazini@eec.ufg.br

Universidade Federal de Goiás (CMEC/EEC/UFG), ds.andrade@hotmail.com; 2 Professor Titular do CMEC/EEC/UFG, epazini@eec.ufg.br CORRELAÇÃO ENTRE A VELOCIDADE DA ONDA ULTRASSÔNICA E A RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E O MÓDULO DE DEFORMAÇÃO DE TESTEMUNHOS DE CONCRETO EXTRAÍDOS DE UMA ESTRUTURA DE 60 ANOS: ESTUDO DE CASO DO ESTÁDIO MARACANÃ

Leia mais

Tal questão apresenta resposta que deve abranger pelo menos três aspectos distintos, a saber:

Tal questão apresenta resposta que deve abranger pelo menos três aspectos distintos, a saber: Procedimento Proposta ABECE ESTRUTURAS DE CONCRETO CONFORMIDADE DA RESISTÊNCIA DO CONCRETO Atualmente, pode-se afirmar que no Brasil, na grande maioria das obras com estruturas de concreto, adota-se como

Leia mais

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 A corrosão é a deterioração de metais e ligas por ação química do meio ambiente. Sendo este meio a água do mar ou o solo, metais e ligas que nele

Leia mais

Medição da resistividade do solo

Medição da resistividade do solo 30 Apoio Aterramentos elétricos Capítulo XI Medição da resistividade do solo Jobson Modena e Hélio Sueta* O projeto da norma ABNT NBR 7117, atualmente em revisão, estabelece os requisitos para a medição

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO BRASAGEM DOS PASSADORES DE COMPRESSORES 1 - INTRODUÇÃO 2 - BRASAGEM OXIACETILÊNICA

INFORMATIVO TÉCNICO BRASAGEM DOS PASSADORES DE COMPRESSORES 1 - INTRODUÇÃO 2 - BRASAGEM OXIACETILÊNICA 1 - INTRODUÇÃO A brasagem de tubos é uma etapa que faz parte do procedimento de instalação de compressores em novos produtos ou do procedimento de troca de compressores quando da manutenção de um sistema

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Patologia em Revestimentos de Fachada

Patologia em Revestimentos de Fachada PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES Revestimentos de 1 Nome:Fernando Marques Ribeiro Matricula: 27667 Docente: Orlando Carlos B. Damin Artigo: Fonte: Editora: Ordem dos Engenheiros Região Norte / 2011 Autores: Ana

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Prof.Dra Vanessa Silveira Silva 1 IMPORTÂNCIA DA CURA

Leia mais

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Celso Ferreira Alves Júnior eng.alvesjr@gmail.com 1. INVENTÁRIO DO ESTOQUE DE MERCADORIAS Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Soldagem de manutenção II

Soldagem de manutenção II A UU L AL A Soldagem de manutenção II A recuperação de falhas por soldagem inclui o conhecimento dos materiais a serem recuperados e o conhecimento dos materiais e equipamentos de soldagem, bem como o

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Objetivo Assegurar que a estrutura satisfaça, durante o seu tempo de vida, os requisitos de utilização, resistência e estabilidade, sem perda significativa de utilidade nem excesso de manutenção não prevista

Leia mais

Petróleo e Meio Ambiente

Petróleo e Meio Ambiente Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Petróleo e Meio Ambiente Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Maio de 2012 Completação Objetivo da Completação Deixar o poço

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

Aperfeiçoamentos no Cabeçote

Aperfeiçoamentos no Cabeçote Aperfeiçoamentos no Cabeçote (transcrito da Enciclopédia Mão na Roda - Guia Prático do Automóvel ED. Globo, 1982 - pg. 537 a 540) Os trabalhos realizados no cabeçote pelas oficinas especializadas atendem

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Dosar um concreto é compor os materiais constituintes em proporções convenientemente

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1)

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

tecfix EP quartzolit Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi Boletim Técnico tecfix EP quartzolit Pág. 1 de 7

tecfix EP quartzolit Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi Boletim Técnico tecfix EP quartzolit Pág. 1 de 7 Pág. 1 de 7 Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi 1. Descrição: Produto bicomponente, pré-dosado, à base de epóxi, isento de estireno e não retrátil, disposto em bisnaga com câmaras independentes,

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm 1 / 11 ÁGUA PARA CONCRETOS Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002 Cimento Heidelberg Catálogo : Dados Técnicos do Concreto Edição 2011 http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm Comentários de Eduardo :

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA

ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA AUTORES : Engº Roberto J. Falcão Bauer (Diretor técnico) Engº Rubens Curti (Gerente técnico) Engº Álvaro Martins

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS ADIÇÕES MINERAIS NA CORROSÃO DE ARMADURAS INDUZIDA POR CLORETOS E POR CARBONATAÇÃO NO CONCRETO ARMADO

INFLUÊNCIA DAS ADIÇÕES MINERAIS NA CORROSÃO DE ARMADURAS INDUZIDA POR CLORETOS E POR CARBONATAÇÃO NO CONCRETO ARMADO INFLUÊNCIA DAS ADIÇÕES MINERAIS NA CORROSÃO DE ARMADURAS INDUZIDA POR CLORETOS E POR CARBONATAÇÃO NO CONCRETO ARMADO 1 OLIVEIRA, Andrielli Morais (1), CASCUDO, Oswaldo (2) Palavras chave: Corrosão, adições

Leia mais

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto Item a ser atendido Exigência de norma Conforme / Não Conforme Área Impacto

Leia mais

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha 1 1 Introdução

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Controle de execução de estruturas de concreto para assegurar o desempenho estrutural com foco na segurança e durabilidade

Controle de execução de estruturas de concreto para assegurar o desempenho estrutural com foco na segurança e durabilidade Realização: Controle de execução de estruturas de concreto para assegurar o desempenho estrutural com foco na segurança e durabilidade Ricardo Leopoldo e Silva França PALESTRA do Gogó da Ema! Quatro apresentações,

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

CORROSÃO E PROTEÇÃO CATÓDICA DE TUBULAÇÕES ENTERRADAS E TANQUES EM PLANTAS INDUSTRIAIS

CORROSÃO E PROTEÇÃO CATÓDICA DE TUBULAÇÕES ENTERRADAS E TANQUES EM PLANTAS INDUSTRIAIS CORROSÃO E PROTEÇÃO CATÓDICA DE TUBULAÇÕES ENTERRADAS E TANQUES EM PLANTAS INDUSTRIAIS Eng o Luiz Paulo Gomes Diretor da IEC-Instalações e Engenharia de Corrosão Ltda LPgomes@iecengenharia.com.br 21 2159

Leia mais

INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO SEGUNDO API 581 APLICAÇÃO DO API-RBI SOFTWARE

INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO SEGUNDO API 581 APLICAÇÃO DO API-RBI SOFTWARE INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO SEGUNDO API 581 APLICAÇÃO DO API-RBI SOFTWARE Carlos Bruno Eckstein PETROBRAS/CENPES/PDEAB/Engenharia Básica de Equipamentos Edneu Jatkoski PETROBRAS/REPLAN/MI/Inspeção de Equipamentos

Leia mais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO Atualmente, no Brasil, são produzidos cerca de 20 milhões de m3 de concreto/ano em Centrais de Concreto, denominadas Empresas de Serviços de Concretagem. Uma economia de

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Kit de Instrumental para Cirurgia do Túnel do Carpo VOLMED Nome Técnico: KIT CIRÚRGICO Fabricante: VOLMED BRASIL EQUIPAMENTOS LTDA -ME AV. SÃO GABRIEL, 291 JD. PAULISTA CEP: 13574-540

Leia mais

Preparação e padronização de uma solução 0,10 mol/l de ácido clorídrico

Preparação e padronização de uma solução 0,10 mol/l de ácido clorídrico Universidade Estadual de Goiás UnUCET - Anápolis Química Industrial Química Experimental II Preparação e padronização de uma solução 0,10 mol/l de ácido clorídrico Alunos: Bruno Ramos; Wendel Thiago; Thales

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Química. Proposta de experimento didático para a disciplina QFL 3201

Universidade de São Paulo. Instituto de Química. Proposta de experimento didático para a disciplina QFL 3201 Universidade de São Paulo Instituto de Química Proposta de experimento didático para a disciplina QFL 3201 Larissa Ciccotti São Paulo 2010 A disciplina Química das Águas (QFL 3201) contou com cinco aulas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXECUÇÃO: 1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída e verificada. As superfícies

Leia mais

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1 Vandoir Holtz 1 ARGAMASSA Classificação das argamassas: Segundo o emprego: Argamassas para assentamento de alvenarias. Argamassas para revestimentos; Argamassas para pisos; Argamassas para injeções. DOSAGEM

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Manfred Peter Johann Gerente de Vendas da WEG Automação A crescente conscientização da necessidade de avaliação dos riscos na operação de uma máquina ou

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO Segurança Antes do início de qualquer serviço, verificar a existência e condições dos equipamentos de segurança

Leia mais

Concreto de Cimento Portland

Concreto de Cimento Portland Definição: é o material resultante da mistura, em determinadas proporções, de um aglomerante - cimento Portland - com um agregado miúdo - geralmente areia lavada -, um agregado graúdo - geralmente brita

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE INDÍCE 1- Introdução/ Objectivos... 2- Análise Granulométrica... 2.1- Introdução e descrição dos ensaios... 2.2- Cálculos efectuados, resultados encontrados e observações... 2.3- Conclusão... 3- Ensaio

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS Introdução Pavimentos permeáveis são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura onde a água pode atravessar. (FERGUSON, 2005).

Leia mais

Propriedades do concreto JAQUELINE PÉRTILE

Propriedades do concreto JAQUELINE PÉRTILE Propriedades do concreto JAQUELINE PÉRTILE Concreto O preparo do concreto é uma série de operações executadas de modo a obter, á partir de um determinado número de componentes previamente conhecidos, um

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL

OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL Autores Gerson Luiz Chaves Vandro Luiz Pezzin RGE - RIO GRANDE ENERGIA S.A. RESUMO Os riscos presentes nas atividades que envolvem a distribuição

Leia mais

RECOMENDADA PRÁTICA PR - 4

RECOMENDADA PRÁTICA PR - 4 PRÁTICA RECOMENDADA PR - 4 Execução de Alvenaria - Marcação Sair do discurso e implantar mudanças efetivas nos procedimentos habituais tem sido uma ação cada vez mais constante nas empresas que atuam no

Leia mais

LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL

LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL 1.3 de 11/02/2014 7548 2 Sumário 1. Apresentação... 5 2. Itens que Acompanham... 5 3. Especificações Técnicas... 6 4. Características Gerais... 6 5. Recomendações de Instalação...

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10 - -03 1/5 - -03 2/5 - -03 3/5 - -03 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Lastro de concreto magro, traço 1:4:8, cimento, areia e brita. Fundo e vigas de concreto armado, moldados in loco: - Fôrmas de tábuas de

Leia mais

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX 1 Sumário Treinamento específico e essencial.... 3 Manutenção, serviço e armazenamento.... 3 Inspeção... 3 Uso... 4 Tempo de vida do Produto.... 4 Garantia... 4

Leia mais

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 1 O Teste de corrosão é a interpretação dos resultados que pode ser um dos mais controvertidos assuntos na indústria de galvanoplastia.

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

RECUPERAÇÃO TÉRMICA DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF)

RECUPERAÇÃO TÉRMICA DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF) RECUPERAÇÃO TÉRMICA DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF) Luís Renato de Souza Resumo Este documento tem como principal objetivo apresentar e detalhar aos leitores uma solução para o reaproveitamento da

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA ESTRUTURAL Ministrante: Prof. Dr. Carlos Alberto de Almeida

Leia mais

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Este texto é dividido em duas partes: a primeira descreve os procedimentos para a realização da Inspeção visual e dimensional de

Leia mais

Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação?

Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação? Assunto Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação? Artigo Segundo a NBR 6118, em seu item 22.5.1, blocos de fundação são elementos de volume através dos quais

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

localizadas em ambientes agressivos Casos de estudo - Pontes localizadas em ambiente marítimo

localizadas em ambientes agressivos Casos de estudo - Pontes localizadas em ambiente marítimo Inspecções e ensaios não destrutivos em pontes localizadas em ambientes agressivos Casos de estudo - Pontes localizadas em ambiente marítimo Duarte Abecasis, Tiago Ribeiro OZ, Lda. Ambientes agressivos

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos

MANUAL TÉCNICO. Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos MANUAL TÉCNICO Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos Com o propósito de criar uma série de ações que objetivam a instalação, preservação e manutenção do basalto e granito, a Basalto

Leia mais

Resultados e Discussões 95

Resultados e Discussões 95 Resultados e Discussões 95 É interessante observar, que a ordem de profundidade máxima não obedece à ordem de dureza Shore A. A definição de dureza é exatamente a dificuldade de se penetrar na superfície

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo.

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo. Boletim Técnico Material Refletivo 3M Scotchlite Tecido Refletivo Prata 8912 Descrição O Material Refletivo 3M Scotchlite Tecido Prata 8912 foi desenvolvido para uso em vestuários de segurança e em roupas

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Volumetria ácido-base (continuação) Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B

Volumetria ácido-base (continuação) Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B Volumetria ácido-base (continuação) Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B Curvas de titulação ² A curva de titulação é a representação gráfica de como

Leia mais

REVESTIMENTO CERÂMICOS

REVESTIMENTO CERÂMICOS SEMINÁRIOS DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REALIZAÇÃO: IBAPE NACIONAL E IBAPE PR Dias 18 e 19 de setembro de 2014 Foz do Iguaçu-PR II Seminário Nacional de Perícias de Engenharia PERÍCIAS EM FACHADAS

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

ANÁLISE DE ALCALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ.

ANÁLISE DE ALCALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ. ANÁLISE DE ALCALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ. Naiane Ramilio 1, Ana Cristina Franzoi TEIXEIRA 2, Adriano MARTENDAL 3 1 Estudante do Curso Técnico em

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais