Manual Técnico de Distribuição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Técnico de Distribuição"

Transcrição

1 ESP ESPECIFICAÇÃO ESP POSTES DE CONCRETO PARA REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO ESP edição vigência aprovação Revisão 02 Agosto/98 DDPP Página 1 1. FINALIDADE Esta Especificação tem por finalidade fixar as características exigidas de postes de concreto para serem utilizadas em Rede Aérea de Distribuição de Energia Elétrica, urbanas e rurais. 2. CONCEITOS BÁSICOS Para os fins desta Especificação deve ser adotada para Poste de Concreto Armado,as seguintes terminologia: 2.1 Altura do Poste (H = L - e) Comprimento nominal menos o comprimento do engastamento. 2.2 Altura útil do Poste (h =H - d) Altura do poste menos a distância do topo ao plano de aplicação dos esforços reais. 2.3 Armadura Conjunto de peças metálicas destinadas a reforçar o concreto, absorvendo principalmente os esforços de tração. 2.4 Base Plano transversal extremo da parte inferior do poste. 2.5 Cobrimento Espessura da camada de concreto sobre as barras da armadura. 2.6 Comprimento do Engastamento (e) Comprimento calculado e indicado para realizar o engastamento do poste ao solo. 2.7 Comprimento Nominal (L) Distância entre o topo e a base. 2.8 Direção de Maior ou Menor Resistência Direção no plano transversal segundo a qual o poste apresenta a maior ou menor resistência. 2.9 Flecha Medida do deslocamento de um ponto, situado no plano de aplicação dos esforços provocado pela ação dos mesmos.

2 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Flecha Residual Flecha que permanece após a remoção dos esforços, determinada pelas condições especificadas Limite de Carregamento Excepcional (1,4 Rn) Corresponde a uma sobrecarga de 40 por cento sobre a resistência nominal. Nestas condições de carga o limite elástico da armadura não deve ser atingido, garantindo-se, após a retirada do esforço, o fechamento das trincas e a flecha residual máxima admitida Lote Conjunto de postes do mesmo tipo, apresentado de uma só vez para o seu recebimento Plano de Aplicação dos Esforços Reais Plano transversal situado à distância (d) abaixo do topo Plano de Aplicação dos Esforços Virtuais Plano transversal situado à distância (dv) acima do topo Plano Transversal Plano normal ao eixo longitudinal do poste Poste Assimétrico Poste que apresenta, em uma mesma seção transversal, momentos resistentes variáveis com a direção e o sentido considerados Postes do Mesmo Tipo Postes que apresentam os mesmos elementos característicos e as mesmas dimensões dentro das tolerâncias admitidas nesta especificação Poste Retilíneo Poste que apresenta, em qualquer trecho, um desvio de eixo inferior a 0,5 por cento do comprimento nominal. Este desvio corresponde à distância máxima medida entre a face externa do poste e um cordão estendido da base ao topo, na face considerada Poste Simétrico Poste que apresenta, em um mesmo plano transversal, momentos resistentes variáveis ou não com as direções consideradas, porém iguais para sentidos opostos.

3 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Resistência Nominal (Rn) Valor do esforço, indicado no padrão e garantido pelo fabricante, que o poste deve suportar continuamente, na direção e sentido indicados, no plano de aplicação e passando pelo eixo do poste, de grandeza tal que não produza, em nenhum plano transversal, momento fletor que prejudique a qualidade dos materiais, trinca, exceto as capilares, e nem flecha superior especificada Resistência de Ruptura (Rp) Esforço que provoca o desagregamento do poste em uma seção transversal, seja por ter ultrapassado o limite elástico da armadura ou por esmagamento do concreto. A ruptura é definida pela carga máxima indicada no aparelho de medida dos esforços, carregando-se o poste de modo contínuo e crescente Topo Plano transversal extremo da parte superior do poste Trinca Fissura na superfície do poste, na qual pode-se distinguir, a olho nú, a separação entre as bordas Trinca Capilar Fissura na superfície do poste, na qual não se pode distinguir as duas bordas a olho nú Defeito É a falta de conformidade a qualquer dos requisitos especificados Defeito Tolerável Defeito que não reduz substancialmente a utilidade da unidade de produto para o fim a que se destina ou não influi substancialmente no uso efetivo ou operação Defeito Grave Defeito considerado não crítico, que pode resultar em falha ou reduzir substancialmente a utilidade da unidade de produto, para o fim a que se destina Defeito Crítico Defeito que pode produzir condições perigosas ou inseguras para quem usa ou mantém o produto. É também o defeito que pode impedir o funcionamento ou o desempenho de uma função importante de um produto mais completo.

4 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página 4 Notas : a. Poste bom: Poste isento de qualquer defeito. b. Poste defeituoso crítico: poste que contém um ou mais defeitos críticos, podendo conter defeitos toleráveis e graves. c. Poste defeituoso grave: poste que contém um ou mais defeitos graves, podendo conter defeitos toleráveis, mas não críticos. d. Poste defeituoso tolerável: poste que contém um ou mais defeitos toleráveis, não contendo defeitos graves nem críticos. 3. CONDIÇÕES GERAIS 3.1 Normas Complementares para Postes de Concreto Armado Na aplicação desta Norma é necessário consultar : NBR Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos - Procedimento NBR Guia de utilização da Norma NBR Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos - Procedimento. NBR Redes de distribuição aérea rural de energia elétrica - Padronização NBR Redes de distribuição aérea urbana de energia elétrica - Padronização OBS.: Este documento foi baseado na NBR Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuição de Energia Elétrica - Especificação NBR Cimento Portland comum - Especificação NBR Cimento Portland de alta resistência inicial - Especificação NBR Moldagem e cura de corpos-de-prova de concreto, cilindricos ou prismáticos - Método de ensaio NBR Determinação da elasticidade, carga de ruptura, absorsorção de água e da espessura do cobrimento em postes e cruzetas de concreto armado - Método de ensaio NBR Agregados para concreto - Especificação NBR Barras e fios de aço destinados a armadura de concreto armado - Especificação NBR Postes de concreto armado para redes de distribuição de energia elétrica - Padronização

5 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Elementos Característicos Um poste de concreto é definido pelos seguintes elementos característicos : a. comprimento nominal; b. formato; c. resistência nominal Identificação Os postes devem apresentar a seguinte identificação gravada de forma legível a indelével no concreto: a. nome ou marca comercial do fabricante; b. data (dia, mês e ano) de fabricação; c. comprimento nominal, em metros; d. resistência nominal em decanewtons (na direção e sentido de maior resistência). Nota: Para o poste circular fabricado pelo processo de centrifugação, permite-se, também, a identificação gravada em chapa metálica definida na Padronização, devendo, neste caso, ser ainda gravado em baixo relevo no concreto, no topo do poste, o valor da resistência nominal A identificação dos postes deve ser feita diretamente no concreto. Para poste de seção circular, fabricado pelo processo de centrifugação, pode ser feito através de placa metálica. a) Deve ser gravado em baixo relevo, com profundidade entre 2mm e 5 mm, de forma legível e indelével antes da cura total, da base para o topo: - traço de referência a uma distância de ( e ) ± 50 mm; - traço demarcatório na posição do centro de gravidade; - data (dia, mês e ano) de fabricação; - comprimento nominal (m); - resistência nominal (dan) (da face B, se o poste for duplo T); - nome ou marca comercial do fabricante; b) A identificação deve ficar alinhada paralelamente ao eixo do poste e ter no máximo 2000 mm de comprimento e iniciar a ( 4000 ± 50) mm da base; c) A largura máxima dos caracteres não deve nunca ultrapassar 40% do diâmetro da seção transversal se o poste for circular ou 60% da largura da face lisa se o poste for duplo T; em ambos os casos a largura não deve ser inferior a 30 mm; d) A identificação deve ficar sempre defasada de 90º em relação aos furos para saída do cabo de aterramento conforme Figura 3; No caso do poste ser duplo T, a identificação deve ficar na face lisa mais próxima dos furos para passagem do cabo de aterramento Identificação através de placa para poste circular centrifugado. Neste caso, além da placa deve existir um traço de referência visível e indelével a ( e ) ± 50 mm da base do poste conforme Figura 5 do Anexo 2: a) Modelo da placa - Conforme Figura 4 do Anexo 2. b) Descrição dos espaços da placa - Conforme nota da Figura 4 do Anexo 2.

6 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página 6 c) Gravação - A gravação nos espaços 2,3 e 4 deve ser feita em baixo relevo numa profundidade nunca inferior a 0,5 mm. d) Cor - Os espaços 1,2 e 3 devem ser na cor natural da chapa, e as demais partes da chapa devem ser na cor indicada pela concessionária. e) Fixação - A fixação da placa do poste deve ser feita pelo fabricante no local indicado na Figura 5 do Anexo 2, a seguir, através do adesivo adequado que impeça o arrancamento da placa no transporte ou manuseio do poste. f) Valor da resistência nominal - Deve ser gravado em baixo relevo na seção de concreto do topo do poste, o número correspondente à resistência nominal O poste deve apresentar um traço de referência indelével paralelo à base e localizado a uma distância de "e" + 1 metro desta. Este traço permite verificar, após o assentamento, a profundidade de engastamento do poste. A identificação deve ser gravada no concreto a 4 metros da base. Caso o poste seja assimétrico, deve ser gravado um triângulo, indelével, no concreto, abaixo da identificação Para o poste de seção circular centrifugado, quando a identificação for em chapa metálica, a referência da identificação passa a ser a aresta inferior paralela e distante 4 metros da base. A chapa deve ter formato, dimensões e conteúdo indicados na Padronização O poste deve conter 1 (um) sinal demarcatório marcado de forma indelével junto ao seu centro de gravidade para facilitar seu içamento Acabamento Os postes devem apresentar superfícies externas suficientemente lisas, sem fendas ou fraturas (exceto pequenas trincas capilares, não orientadas segundo o comprimento do poste, inerentes ao próprio material) e sem armadura aparente, não sendo permitida qualquer pintura Furos Os furos destinados a fixação de equipamentos e passagem de cabos devem ser cilíndricos ou ligeiramente tronco-cônicos, permitindo-se o arremate na saída dos furos para garantir a obtenção de uma superfície tal que não dificulte a colocação do equipamento ou cabo. Devem atender ainda às seguintes exigências: a) os furos para fixação do equipamento devem ter eixo perpendicular ao eixo do poste ; b) os Furos devem ser totalmente desobstruídos e não devem deixar exposta nenhuma parte da armadura. c) os furos para passagem de cabos devem estar de acordo com a Padronização Furação para Içamento Os postes DT com comprimento nominal maior ou igual a 15 m, devem ter 2 furos para içamento com diâmetro Ø 32 ± 2/1, distanciados um do outro 3,5 m, sendo um de cada lado do centro de gravidade.

7 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Tolerâncias Estabelecendo o formato e as dimensões do poste, contidos na Padronização, admitem-se as seguintes tolerâncias: a) ± 50 milímetros para o comprimento nominal, para o traço de referência e sinal demarcatório; b) ± 5 milímetros para as dimensões transversais; c) ± 2 milímetros para o diâmetro dos furos,quando não indicado na padronização; d) demais tolerâncias são indicadas na Padronização. As tolerâncias não são acumulativas Comprimento de Engastamento. Adota-se o seguinte comprimento de engastamento, em metros. e = 0,1 L + 0,60, onde L é o comprimento do poste, em metros Superdimensionamento das Seções Próximas ao Topo do Poste O momento fletor nominal que o poste deve resistir no plano de aplicação dos esforços reais é dado por : MA = 0,9 ME WA WB Onde: WA = módulo resistente do poste no plano de aplicação dos esforços reais. WB = módulo resistente do poste na seção superiordo engastamento. ME = momento fletor, devido à resistência nominal (Rn), na seção superior do engastamento Conhecidos MA e a distância dv do plano de aplicação dos esforços virtuais ao topo do poste, dada por : dv = H MA - d MB MB - MA que MB = 0,7 ME obtém-se o esforço virtual (FA) nominal do poste FA = MA d + dv A Figura 6 apresenta os diagramas dos momentos fletores nominais devido ao esforço virtual nominal e à resistência nominal. Todo poste deve ser dimensionado de modo a atender o diagrama de momentos fletores nominais resultante, em cada direção considerada. Os valores de MA são indicados nas Tabelas 1 e 2 da Padronização e foram obtidos experimentalmente.

8 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Vida Média Os postes fabricados conforme esta especificação devem ter vida média, mínima, de 35 anos a partir da data de fabricação, admitindo-se um percentual de falhas de 1% (um por cento) nos primeiros 10 (dez) anos e 1% (um por cento) a cada 5 (cinco) anos subsequentes, totalizando 6% (seis por cento) no fim do período de 35 (trinta e cinco) anos. Nota: Entende-se como falha em um poste de concreto o desagregamento do concreto e/ou a deterioração do aço. TABELA 1 CARACTERÍSTICAS DOS POSTES DE CONCRETO ARMADO SEÇÃO CIRCULAR PADRONIZADOS. Item Comprim ento nominal L + 0,05 (m) Tipo Resistência Momento Fletor Massa Dimensões nominal nominal no aprox. b + 5 R η Plano de Aplicação (Kg) A F + 5 J + 15 e + 5 (dah) de R n (c) M A (dan x m) (nota a) (A) (B) 01 C C C C C C C Nota e Nota f C C C Notas: a - (A) Conicidade 20 mm/m; (B) Conicidade 15 mm/m; b - As massas são aproximadas e não possuem sentido normativo, não devendo ser exigida a sua observância, inclusive na inspeção; c - (C) Valores mínimos para a distância do plano de aplicação de Rn ao topo do poste igual a 100 mm; d - Os valores da coluna MA foram obtidos experimentalmente; e - Valor de MA em consideração; f - Valor de massa em consideração.

9 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página 9 Tabela 2 - Características dos postes de concreto armado seção duplo T padronizados. Item Comprimento nominal L + 0,05 (m) Tipo Resistência nominal R η (dah) Momento Fletor Massa Dimensões nominal no Plano de Aplicação aprox. FACE A FACE B de Rn (c) MA (dan x m) (Kg) TIPO BASE TIPO BASE F ± 5 J ± 5 e ± 5 T ± 5 M ± 5 FACE A FACE B FACE A FACE B a ± 5 A ± 5 b ± 5 B ± D B B B-1, OBS.: Os postes de concreto duplo T, serão utilizados somente em rede rural. Notas: a - (A) Conicidade 20 mm/m; (B) Conicidade 15 mm/m; b - As massas são aproximadas e não possuem sentido normativo, não devendo ser exigida a sua observância, inclusive na inspeção; c - (C) Valores mínimos para a distância do plano de aplicação de Rn ao topo do poste igual a 100 mm; d - Os valores da coluna MA foram obtidos experimentalmente; e - Valor de MA em consideração; f - Valor de massa em consideração. OBS : O poste de concreto circular será ultilizada sòmente em rede urbana.

10 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página CONDIÇÕES ESPECÍCIFAS 4.1. Fabricação Na fabricação dos postes os componentes devem ser verificados segundo as seguintes Normas : a. cimento - conforme prescreve a NBR 5732 ou NBR 5733; b. agregado - conforme prescreve a NBR 7211; c. água - destinadas ao amassamento do concreto e isenta de teores prejudiciais de substâncias estranhas, conforme NBR 6118; d. aço - o aço utilizado para a armadura deve obedecer a NBR 7480, com exceção da característica de dobramento que é dispensada para as barras longitudinais; e. concreto - para controle da resistência à compressão do concreto, devem ser obedecidas as NBR 5738 e NBR A carga de ruptura a compressão do concreto não deve ser menor que 25 MPa Elasticidade a. flechas - Os postes submetidos a uma tração igual à resistência nominal não devem apresentar flechas, no plano de aplicação dos esforços reais, superiores a : - 5% do comprimento nominal, quando a tração for aplicada na direção de menor resistência (face A - cavada) no poste seção duplo T; - 3,5% do comprimento nominal para as demais situações; b. flecha residual - A flecha residual, medida depois que se anula a aplicação de um esforço correspondente a 140 por cento da resistência nominal no plano de aplicação dos esforços reais, não deve ser superior a : - 0,5% do comprimento nominal, quando a tração for aplicada na direção de menor resistência (face A - cavada) no poste seção duplo T; - 0,35% do comprimento nominal para as demais situações ; c. trincas - Todos os postes submetidos a uma tração igual à resistência nominal não devem apresentar trincas, exceto as capilares. As trincas que aparecem durante a aplicação dos esforços correspondentes a 140 por cento da resistência nominal, após a retirada deste esforço devem fechar-se a tornar-se capilares Resistência à ruptura (Rp) A resistência à ruptura não deve ser inferior a 2 (duas) vezes a resistência nominal. Os postes simétricos, de seção duplo T, têm, na direção de menor resistência, uma resistência igual a 50% (cinquenta por cento) da indicada para a direção de maior resistência Armadura a. cobrimento - qualquer parte da armadura longitudinal ou transversal deve ter cobrimento de concreto com espessura mínima de 15 milímetros, com exceção nos furos, quando deve ser observado apenas o item 4.4.b e da armadura transversal dos postes duplo T, onde admite-se 10 mm como mínimo. b. afastamento - o afastamento entre barras, bem como os transpasses nas emendas, podem ter disposição especial, cuja eficiência será comprovada pelos ensaios previstos nesta Especificação. As extremidades da armadura devem estar localizadas a 20 milimetros da base e do topo do poste, admitindo-se uma tolerância de mais ou menos 5 milímetros.

11 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Absorsorção de água O teor de absorção de água do concreto do poste não pode exceder um dos seguintes valores : a. 6,0% para a média das amostras; b. 7,5% para o corpo de prova. 5. INSPEÇÃO 5.1. Condições de recebimento Para o recebimento de um lote de postes, deve-se proceder a: a. inspeção geral; b. verificação do controle de qualidade ; c. ensaios Inspeção geral Antes de iniciar os ensaios, o inspetor deve fazer uma inspeção geral, para comprovar se os postes estão de conformidade com os elementos característicos requeridos, verificando : a. acabamento; b. dimensões; c. furação (posição, diâmetro e desobstrução) e d. identificação Verificação do controle de qualidade Devem ser apresentados ao inspetor os relatórios dos ensaios de controle de qualidade dos materiais, conforme as normas relacionadas no item É assegurado ao inspetor o direito de presenciar a realizaçãodos ensaios de controle de qualidade e acompanhar todas as fases de fabricação Ensaios Os ensaios são destinados à verificação de : a. momento fletor no plano de aplicação dos esforços reais (MA); b. elasticidade; c. resistência à ruptura; d. cobrimento e afastamento da armadura; e. absorsorção de água. Notas : a. Os postes duplo T simétricos devem ser ensaiados mecanicamente tanto na direção de maior como na de menor resistência, observando o item b. Quando o poste for assimétrico, ele deve ser ensaiado mecanicamente apenas na direção e sentido de maior resistência Momento fletor no plano de aplicação dos esforços reais (MA). O poste deve satisfazer às exigências de momento fletor no plano de aplicação dos esforços reais MA previstas no item 3.1.7, quando ensaiado conforme descrito no Anexo 1.

12 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Elasticidade O poste deve satisfazer às exigências de flechas e trincas previstas em quando ensaiado conforme o Anexo Resistência à ruptura O poste deve satisfazer às exigências de resistência à ruptura previstas em quando ensaiado conforme o Anexo Cobrimento e afastamento da armadura O poste deve satisfazer às exigências de cobrimento e afastamento da armadura previstas em e quando ensaiado conforme a NBR Absorção de água O poste deve satisfazer às exigências de absorção de água previstas em 4.1.5, quando ensaiado conforme a NBR O fabricante deve dispor de pessoal e aparelhagem necessários para a realização dos ensaios ou contratar, às suas expensas, laboratório previamente aceito pelo comprador. A aparelhagem deve estar devidamente aferida por laboratório idôneo aprovado pelo comprador O custo do controle de qualidade da fabricação e dos ensaios corre por conta do fabricante. As repetições, quando solicitadas pelo comprador, correm por conta deste somente se os postes forem aprovados. Em caso contrário, correm por conta do fabricante Planos de amostragem para a inspeção geral e para o ensaio de elasticidade O tamanho da amostra ou séries de tamanho de amostra, bem como o critério de aceitação do lote, para a inspeço geral e para o ensaio de elasticidade, devem estar de acordo com as Tabelas 1 e Para analisar a aceitação ou rejeição de um lote, deve-se inspecionar os postes segundo as categorias de inspeção Detectado um defeito, este terá uma graduação (crítico, grave ou tolerável). A seguir, o poste é classificado em bom ou defeituoso (crítico, grave ou tolerável) Consultando-se o critério de aceitação e rejeição das Tabelas 1 e 2 o lote deve ser aceito ou rejeitado Exemplo de Categorias de inspeção e seu respectivo grau de defeito: a. inspeção geral (ver item e Tabela 3 no Anexo 3). b. elasticidade (ver item e Tabela 4 no Anexo 3) Planos de amostragem para os ensaios de resistência à ruptura, cobrimento e afastamento da armadura, absorção de água e momento fletor (MA).

13 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página O tamanho da amostra para efetuar os ensaios de resistência à ruptura, cobrimento e afastamento da armadura, absorção de água e momento fletor (MA), deve ser de 1 (um) poste em cada 200 unidades de um mesmo lote, convenientemente agrupados em sublotes de 200 unidades. Para poste duplo T, a amostra deve ter no mínimo duas peças para verificar a ruptura das direções de maior e menor resistência No caso de lote não ser múltiplo exato de 200, deve aparecer forçosamente um sublote inferior a 200 unidades. Este sublote, ou qualquer lote inferior a 200 unidades pode ser dispensado dos ensaios referidos neste item, desde que acertado entre o fabricante e o comprador Os ensaios são considerados satisfatórios se não houver nenhuma falha. Caso um dos ensaios realizados não seja satisfatório, o fabricante deve repetir este ensaio em uma amostra equivalente ao dobro da primeira, sem qualquer ônus para o comprador, e no caso de qualquer falha ocorrer, todo o lote sob inspeção deve ser rejeitado Para a verificação do teor médio de absorção de água retiram-se 4 corpos de prova de cada poste que foi submetido ao ensaio de ruptura A verificação da espessura do cobrimento e do afastamento da armadura deve ser feita em 5 pontos ao longo do comprimento de cada poste submetido ao ensaio de ruptura Inspeção por atributos Para qualquer consideração adicional sobre determinação de planos de amostragem devem ser consultadas as NBR 5426 e NBR ENSAIOS 6.1. Planos de Amostragem Planos de amostragem para inspeção geral, ensaios de penetração e retenção, e identificação anatômica O tamanho da amostra ou séries de tamanho de amostras (número de postes de cada lote a ser inspecionado) e o critério de aceitação do lote (número de aceitação e rejeição) para inspeção geral, verificação do teor de umidade, identificação anatômica e execução dos ensaios de penetração e retenção devem estar de acordo com a Tabela A especificação para à formação dos planos de amostragem é a seguinte: a. Inspeção geral, - nível de inspeção II; - plano de amostragem II; - regime de inspeção normal; - nível de qualidade aceitável, NQA - 4%; b. Penetração, retenção e identificação anatômica, - nível de amostragem I; - plano de amostragem dupla; - regime de inspeção normal; - nível de qualidade aceitável, NQA - 4%.

14 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página Plano de amostragem para ensaio de resistência à flexão. O tamanho da amostra para efetuar o ensaio de resistência à flexão (elasticidade e carga de ruptura) deve ser de um poste em cada sub lote de até 200 unidades convenientemente agrupadas. Caso o ensaio realizado não seja satisfatório, o fornecedor deve repetir o ensaio em uma amostra equivalente ao dobro da primeira, sem qualquer ônus para o usuário, e, no caso de qualquer falha ocorrer, todo o lote sob inspeção deve ser rejeitado Verificação do teor de umidade O ensaio para verificação do teor de umidade deve ser processado em todos os postes, ou a critério do usuário, pode-se usar a inspeção por variáveis conforme Tabela Inspeção por atributos Para qualquer consideração adicional para determinação dos planos de amostragem deve ser consultada a norma NBR Flexão e Ruptura Os ensaios de flexão e ruptura servem para verificação: a. do momento fletor (MA); b. da elasticidade do poste com carga nominal; c. da elasticidade do oste com 140% da carga nominal; d. da carga real de ruptura do poste, que nâo deve ser inferior a 200% da carga nominal SEQUÊNCIA DOS ENSAIOS Sempre que dois ou mais ensaios acima referidos forem feitos em um mesmo poste é necessário obedecer a sequência dada, para evitar que um ensaio afete o resultado do outro PROCEDIMENTO GERAL Para realização de qualquer um dos ensaios acima o poste deve estar rigidamente engastado à distância e da base, onde: e = L ,60 m onde: L = comprimento nominal do poste, em metros Além disto, antes da realização de qualquer ensaio que envolva medição de flexa ou de flexa residual o engastamento deve ser previamente acomodado: a. a aplicação é retirada dos esforços deve ser sempre lenta e gradativa, devendo ser evitadas variações bruscas do carregamento durante os ensaios; b. a distância d do plano de aplicação dos esforços reais ao topo do poste, a ser utilizada nos ensaios deve ser de 100 mm.

15 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS Ensaio para verificação do momento fletor (MA) Com o poste engastado conforme item deste anexo, aplicar F equivalente ao esforço virtual nominal F A à distância dv do topo (plano de aplicação dos esforços virtuais) durante 5 (cinco) minutos no mínimo, conforme Figura Decorridos 5 (cinco) minutos ou mais, desde o início da aplicação de F aplicado. No ensaio adotar: F : = : MA: para B = 1m conforme Figura 2. Para os postes previstos na Padronização, os MA nominais já calculados podem ser obtidos diretamente das Tabelas 1 e 2 da Padronização. Para execução correta do ensaio, deve ser utilizado no topo do poste, um dispositivo igual ou equivalente ao sugerido na Figura Terminado o ensaio, o poste pode continuar engastado na base a ser retirado apenas o dispositivo, já mencionado, no topo, para possibilitar a execução dos ensaios seguintes da série, se for este o caso Ensaio para verificação da elasticidade do poste com carga nominal Com o poste engastado conforme o item 3, aplicar á distância d do topo (plano de aplicação dos esforços reais) o esforço Rn, correspondente à sua resistência nominal, durante 1 (um) minuto no mínimo, para permitir a acomodação do engastamento Com o engastamento já acomodado, aplicar novamente o esforço Rn durante 5 (cinco) minutos no mínimo Após 5 (cinco) minutos ou mais, desde o início da aplicação de Rn, com Rn ainda aplicado: a. o poste não deve apresentar trincas exceto as capilares, conforme item 5.2.c; b. a flexa lida no plano de aplicação dos esforços reais nâo deve ser superior ao estabelecimento no item 5.2.a O esforço Rn deve ser aplicado através de cinta de aço presa no poste à distância d do topo, conforme item 3 deste anexo Terminado o ensaio, manter o poste engastado e a cinta de aço presa, para permitir a execução dos ensaios seguintes da série, se for o caso: Ensaio para verificação de elasticidade do poste com 140% da carga nominal: Mantendo a condição anterior de engastamento, aplicar um esforço igual a 1,4 Rn, correspondente ao carregamento máximo excepcional, durante 5 (cinco) minutos no mínimo e no máximo 10 (dez) minutos Após 5 (cinco) minutos desde o início da aplicação de 1,4 Rn, com 1,4 Rn ainda aplicado o poste pode apresentar trincas capilares e nâo capilares. Retirando o esforço, após no mínimo 5 (cinco) minutos e no máximo 10 (dez) minutos: a. O poste deve apresentar apenas trincas capilares conforme item 5.2.c;

16 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página 16 b. a flexa residual máxima no plano de aplicação dos esforços reais não deve ser superior ao estabelecido no item b Ensaio para verificação da carga real de ruptura do poste: Mantendo a condição anterior de engastamento, aplicar esforços cada vez maiores até atingir a resistência de ruptura do poste (Rp): a. o valor máximo lido no dinamômetro é igual à carga real de ruptura do poste; b. este valor deve ser superior a 200% da carga nominal conforme item

17 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página 17 Tabela 1 - Critério de aceitação para ensaio de inspeção geral. INSPEÇÃO GERAL (Amostragem normal e simples) Tamanho Nível de inspeção I NQA 1,5% NQA 4,0% NQA 4,0% Do Crítico Grave Tolerável Lote Tamanho da Ac Re Tamanho da Ac Re Tamanho da Ac Re amostra amostra amostra até à à à à à à Notas: a. Esta Tabela deve ser utilizada conforme item a); b. Ac - número de peças defeituosas que ainda permite aceitar o lote; c. Re - número de peças defeituosas que implica na rejeição do lote.

18 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página 18 Tabela 2 - Critério de aceitação para ensaio de elasticidade. Tamanho do Ensaios (amostragem normal e simples) Nível de inspeção S 3 NQA 1,5% NQA 4,0% Crítico Grave Lote Tamanho da Ac Re Tamanho da Ac Re amostra amostra até à à à à à Notas: a. Esta Tabela deve ser utilizada conforme item b). b. Para tamanho do lote até 150 unidades podem ser estabelecidos de comum acordo entre comprador e fornecedor valores do tamanho da amostra de AC e de Re. c. Ac - número de peças defeituosas que ainda permite aceitar o lote. d. Re - número de peças defeituosas que implica na rejeição do lote.

19 POSTES DE CONCRETO PARA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO Página 19 ANEXO 03 Tabela 3 - Grau de defeito para inspeção geral. CRÍTICO GRAVE TOLERÁVEL Acabamento Acabamento Acabamento - trinca não capilar - fratura - rugosidade - armadura aparente Dimensões Dimensões Dimensões - entre furos - topo - base - identificação (posição) - comprimento Furação Identificação - diâmetro - características gerais - obstrução - posição Tabela 4 - Grau de Defeito para Elasticidade CRÍTICO GRAVE flecha sob carga nominal - no valor flecha residual flecha residual - trinca - valor 7. ACEITAÇÃO E REJEIÇÃO 7.1. Todos os postes rejeitados nos ensaios de recebimento, integrantes de lotes aceitos, devem ser substituídos por unidades novas e perfeitas pelo fabricante, sem qualquer ônus para o comprador A aceitação de um determinado lote pelo comprador não exime o fabricante da responsabilidade de fornecer os postes de conformidade com as exigências desta especificação e nem invalida as reclamações que o comprador possa fazer a respeito da qualidade do material empregado e/ou fabricação dos postes A critério do comprador, o fabricante pode apresentar certificados na execução do controle de qualidade de fabricação.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO POSTES DE CONCRETO ARMADO PARA REDES DEDISTRIBUIÇÃO EMISSÃO: REVISÃO: PAGINA: 1/33 A P R E S E N T A Ç Ã O Esta Norma fixa as características básicas de poste de concreto

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0022 CRUZETAS DE CONCRETO ARMADO

Leia mais

COMPANHIA MUNICIPAL DE ENERGIA E ILUMINAÇÃO-RIOLUZ DIRETORIA TECNOLÓGICA E DE PROJETO DTP GERÊNCIA TECNOLÓGICA E DE DESENVOLVIMENTO GTD EM-RIOLUZ-14

COMPANHIA MUNICIPAL DE ENERGIA E ILUMINAÇÃO-RIOLUZ DIRETORIA TECNOLÓGICA E DE PROJETO DTP GERÊNCIA TECNOLÓGICA E DE DESENVOLVIMENTO GTD EM-RIOLUZ-14 DIRETORIA TECNOLÓGICA E DE PROJETO DTP GERÊNCIA TECNOLÓGICA E DE DESENVOLVIMENTO GTD EM-RIOLUZ-14 POSTES DE CONCRETO EMISSÃO 17 08-01-15 Página 1 de 20 1 OBJETIVO. SUMARIO 2 DEFINIÇÕES E CONVENÇÕES. 2.1

Leia mais

MANUAL DE ENGENHARIA

MANUAL DE ENGENHARIA 02.04.2007 1/6 1. OBJETIVO Esta especificação padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas mínimas exigíveis para o fornecimento das cruzetas de concreto armado destinadas ao suporte

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO ETD - 07 CRUZETA DE CONCRETO ARMADO PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO EMISSÃO: julho/2003 REVISÃO: setembro/08 FOLHA : 1 / 6 FURAÇÃO DA CRUZETA

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA POSTES DE CONCRETO ARMADO CIRCULAR E DUPLO T E SUMÁRIO CONTEÚDO 1. OBJETIVO 02 2. ÂMBITO 02 3. CONCEITOS 02 4. NORMAS E LEGISLAÇÃO APLICÁVEIS 02 5. INSTRUÇÕES GERAIS 03 5.1. Condições de Serviço 03 5.2.

Leia mais

NORMA TÉCNICA CELG. Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuição Especificação e Padronização. NTC-01 Revisão 3

NORMA TÉCNICA CELG. Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuição Especificação e Padronização. NTC-01 Revisão 3 NORMA TÉCNICA CELG Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuição Especificação e Padronização NTC-01 Revisão 3 ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. NORMAS COMPLEMENTARES 2 3. TERMINOLOGIA

Leia mais

NORMA TÉCNICA CRUZETA DE CONCRETO ARMADO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DPE

NORMA TÉCNICA CRUZETA DE CONCRETO ARMADO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DPE NORMA TÉCNICA DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DPE 1. OBJETIVO Esta norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas mínimas exigíveis para o fornecimento das cruzetas

Leia mais

DIRETORIA TÉCNICA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-300/2009 R-04

DIRETORIA TÉCNICA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-300/2009 R-04 DIRETORIA TÉCNICA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-300/2009 R-04 POSTES DE CONCRETO ARMADO FOLHA DE CONTROLE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA POSTES DE CONCRETO ARMADO Código

Leia mais

NBR 7480/1996. Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado

NBR 7480/1996. Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado NBR 7480/1996 Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado OBJETIVO Fixar as condições exigíveis na encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras

Leia mais

Comprimento nominal (L) menos o comprimento de engastamento (e).

Comprimento nominal (L) menos o comprimento de engastamento (e). MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0066 POSTES POLIMÉRICOS DE POLIÉSTER

Leia mais

NT MATERIAIS PARA REDES E LINHAS AEREAS URBANAS E RURAIS DE DISTRIBUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

NT MATERIAIS PARA REDES E LINHAS AEREAS URBANAS E RURAIS DE DISTRIBUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. REV. Página 1 de 1. OBJETIVO 2. ÂMBO DE APLICAÇÃO 3. REQUISOS GERAIS 3.1. Projeto Geral 3.2. Normas Recomendadas 3.3. Unidade de Medida e Idiomas 3.4. Desenhos 3.5. Garantia 4. DEFINIÇÕES 3.6. Valor Nominal

Leia mais

I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4. DESENVONVIMENTO DE EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS

Leia mais

1. Objetivo 1. 2. Referências 1. 3. Condições gerais 1. 4. Condições específicas 1. 5. Inspeção 2. Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas 4

1. Objetivo 1. 2. Referências 1. 3. Condições gerais 1. 4. Condições específicas 1. 5. Inspeção 2. Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas 4 SUMÁRIO Pág. 1. Objetivo 1 2. Referências 1 3. Condições gerais 1 4. Condições específicas 1 DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS 02.118-CONEM-0003 5. Inspeção 2 Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas

Leia mais

DIRETORIA TÉCNICA PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-301/2010 R-00

DIRETORIA TÉCNICA PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-301/2010 R-00 DIRETORIA TÉCNICA PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA /2010 R- FOLHA DE CONTROLE I APRESENTAÇÃO A presente Especificação Técnica define os requisitos gerais aplicados ao projeto,

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior

Edição Data Alterações em relação à edição anterior Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR01.01-00.015 Folha 6ª 1 DE 23 29/05/2012 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ES.DT.PDN.01.01.025 POSTE DE CONCRETO ARMADO PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO 01

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ES.DT.PDN.01.01.025 POSTE DE CONCRETO ARMADO PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO 01 SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.01.01.025 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA E CADASTRO SP MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA E CADASTRO - ES

Leia mais

Procedimento de obra para recebimento de bloco cerâmico Estrutural

Procedimento de obra para recebimento de bloco cerâmico Estrutural Procedimento de obra para recebimento de bloco cerâmico Estrutural 1 OBJETIVO Procedimento padrão para recebimento blocos estruturais cerâmicos; 2 - DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA NBR 15270-2:2005 Componentes

Leia mais

NORMA TÉCNICA CELG. Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuição e de Transmissão Especificação e Padronização.

NORMA TÉCNICA CELG. Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuição e de Transmissão Especificação e Padronização. NORMA TÉCNICA CELG Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuição e de Transmissão Especificação e Padronização NTC-01 Revisão 4 ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A.

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210-3122 Fax: (021) 240-8249/532-2143

Leia mais

ME-38 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS DE CONCRETO

ME-38 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS DE CONCRETO ME-38 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS DE CONCRETO DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. S E NORMAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

ETD 007.01.53 POSTES DE CONCRETO ARMADO

ETD 007.01.53 POSTES DE CONCRETO ARMADO POSTES DE CONCRETO ARMADO Projeto: Dezembro de 2010 Palavras Chave: Postes, Concreto, Rede de Distribuição. Cooperativas Filiadas a FECOERGS: CELETRO Cachoeira do Sul CERFOX Fontoura Xavier CERILUZ Ijuí

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA AQUISIÇÃO DE ESTRUTURAS DE BARRAMENTOS SE... ETAPA...

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA AQUISIÇÃO DE ESTRUTURAS DE BARRAMENTOS SE... ETAPA... 4.3.3 Estruturas DIRETORIA TÉCNICA DEPARTAMENTO DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DIVISÃO DE SUBESTAÇÃO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA AQUISIÇÃO DE ESTRUTURAS DE BARRAMENTOS SE... ETAPA... 1 Í N D I C E SEÇÃO I OBJETO

Leia mais

Critérios de Avaliação Fabril. Artefatos de Concreto para uso no SEP (Sistema Elétrico de Potência)

Critérios de Avaliação Fabril. Artefatos de Concreto para uso no SEP (Sistema Elétrico de Potência) Critérios de Avaliação Fabril Artefatos de Concreto para uso no SEP (Sistema Elétrico de Potência) O presente subitem tem como objetivo orientar fabricantes de artefatos de concreto para redes de distribuição

Leia mais

MANUAL ESPECIAL 1. FINALIDADE

MANUAL ESPECIAL 1. FINALIDADE MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0041 CRUZETAS DE AÇO TUBULAR 1/14

Leia mais

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Siglas e Abreviaturas

Leia mais

Defensas metálicas de perfis zincados

Defensas metálicas de perfis zincados MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-300/2015 R-05

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-300/2015 R-05 DIRETORIA TÉCNICA PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DA REDE ET-300/2015 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-300/2015 R-05 POSTES DE CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO FOLHA DE CONTROLE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA POSTES DE CONCRETO

Leia mais

Esta especificação cancela as padronizações P-01 e P-02 da especificação E-313.0001.

Esta especificação cancela as padronizações P-01 e P-02 da especificação E-313.0001. MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0010 POSTES DE CONCRETO ARMADO PARA

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO E DIMENSIONAMENTO DE POSTES DE CONCRETO ARMADO COM SEÇÃO TRANSVERSAL DUPLO T

DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO E DIMENSIONAMENTO DE POSTES DE CONCRETO ARMADO COM SEÇÃO TRANSVERSAL DUPLO T DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO E DIMENSIONAMENTO DE POSTES DE CONCRETO ARMADO COM SEÇÃO TRANSVERSAL DUPLO T Hevânio D. de Almeida a b, Rafael A. Guillou a,, Cleilson F. Bernardino

Leia mais

Tabela 4 Poste de seção duplo T, tipo D, na direção de menor inércia... 13

Tabela 4 Poste de seção duplo T, tipo D, na direção de menor inércia... 13 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. REFERÊNCIAS... 3 3. CONDIÇÕES GERAIS... 5 4. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS... 8 5. Requisitos Específicos... 13 6. Inspeção... 19 7. INFORMAÇÕES A SEREM FORNECIDAS COM A PROPOSTA...

Leia mais

NBR 7483/2005. Cordoalhas de aço para concreto protendido Requisitos

NBR 7483/2005. Cordoalhas de aço para concreto protendido Requisitos NBR 7483/2005 Cordoalhas de aço para concreto protendido Requisitos OBJETIVO Fixar os requisitos para fabricação, encomenda, fornecimento e recebimento de cordoalhas de aço de alta resistência de três

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

3. Programa Experimental

3. Programa Experimental 3. Programa Experimental 3.1. Considerações Iniciais Este estudo experimental foi desenvolvido no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC- Rio e teve o propósito de estudar o comportamento de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICÇÃO TÉCNIC Título: CRUZET DE CONCRETO RMDO - LINHS DE 26 / 09 / 2011 1 de 14 1 FINLIDDE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de cruzeta de concreto

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO MA NU AL E SP EC IA L SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0032 ESPECIFICAÇÃO DE CONDUTORES

Leia mais

PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO PARA TELHAS CERÃMICAS E TELHAS DE CONCRETO Portaria Inmetro nº 005/2013

PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO PARA TELHAS CERÃMICAS E TELHAS DE CONCRETO Portaria Inmetro nº 005/2013 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO Diretoria de Avaliação da Conformidade- Dconf Divisão de Fiscalização

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

POSTE DE CONCRETO PARA APLICAÇÃO EM ENTRADAS DE SERVIÇO

POSTE DE CONCRETO PARA APLICAÇÃO EM ENTRADAS DE SERVIÇO Exigências Mínimas 1 Objetivo Estabelecer as condições mínimas para construção de postes de concreto armado ou concreto protendido, destinados à utilização em entradas de serviço de unidades consumidoras,

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO POSTES DE CONCRETO COM CAIXA INCORPORADA PARA ENTRADA DE UNIDADE CONSUMIDORA

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO POSTES DE CONCRETO COM CAIXA INCORPORADA PARA ENTRADA DE UNIDADE CONSUMIDORA SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.0.0.005 ENTRADA DE UNIDADE CONSUMIDORA 0 APROVADO POR MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA-ES SUMÁRIO. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 33,de 22 de janeiro de 2004. O PRESIDENTE

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 29 / 07 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso U 16x270mm utilizado nas Linhas de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

ME-52 MÉTODOS DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DO CONCRETO PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE ( SLUMP-TEST )

ME-52 MÉTODOS DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DO CONCRETO PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE ( SLUMP-TEST ) ME-52 MÉTODOS DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DO CONCRETO PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE ( SLUMP-TEST ) DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO...3 3. S E

Leia mais

Suporte situado na edificação do consumidor, com a finalidade de fixar e elevar o ramal de ligação.

Suporte situado na edificação do consumidor, com a finalidade de fixar e elevar o ramal de ligação. 25 / 10 / 2011 1 de 7 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do pontalete de aço para utilização em padrões de entrada de unidades consumidoras

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Portaria n.º 5, de 8 de janeiro de 2013.

Portaria n.º 5, de 8 de janeiro de 2013. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 5, de 8 de janeiro de 2013. O PRESIDENTE

Leia mais

CONE CONCÊNTRICO E ANEL DE CONCRETO PARA POÇOS DE VISITA E DE INSPEÇÃO

CONE CONCÊNTRICO E ANEL DE CONCRETO PARA POÇOS DE VISITA E DE INSPEÇÃO CONE CONCÊNTRICO E ANEL DE CONCRETO PARA POÇOS DE VISITA E DE INSPEÇÃO ETM 006 VERSÃO 02 Jundiaí 2015 ETM Especificação Técnica de Material CONE CONCÊNTRICO E ANEL DE CONCRETO PARA POÇOS DE VISITA E DE

Leia mais

Art. 3º - Informar que as críticas e sugestões a respeito da proposta deverão ser encaminhadas para o endereço abaixo:

Art. 3º - Informar que as críticas e sugestões a respeito da proposta deverão ser encaminhadas para o endereço abaixo: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 161, de 30 de setembro de 2003. CONSULTA PÚBLICA

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais

CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 CISALHAMENTO EM VIGAS

CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 CISALHAMENTO EM VIGAS CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 25 ago 2010 CISALHAMENTO EM VIGAS Nas vigas, em geral, as solicitações predominantes são o momento fletor e

Leia mais

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAÇÃO DE TRENA E ESCALA COM ESCALA PADRÃO E TRENA PADRÃO

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAÇÃO DE TRENA E ESCALA COM ESCALA PADRÃO E TRENA PADRÃO Página: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento tem como objetivo descrever o processo de calibração de trenas de fita de aço e escalas metálicas, utilizando como padrões trenas padrão ou escalas padrão.

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

Os procedimentos para determinar a resistência do condutor são:

Os procedimentos para determinar a resistência do condutor são: 1 Data realização da Laboratório: / / Data da entrega do Relatório: / / Objetivos RELATÓRIO: N o 5 ENSAIO DE FIOS CONDUTORES Verificar o estado da isolação do condutor. 1. Introdução: Esta aula tem como

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROTETOR DE BUCHA PARA TRANSFORMADOR

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROTETOR DE BUCHA PARA TRANSFORMADOR PROTOR DE BUCHA PARA TRANSFORMADOR SUMÁRIO CONTEÚDO PG. 1. OBJIVO 02 2. ÂMBITO 02 3. CONCEITOS 02 4. NORMAS E LEGISLAÇÃO APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 02 5. INSTRUÇÕES GERAIS 03 5.1. Características

Leia mais

Portaria n.º 260, de 05 de junho de 2014.

Portaria n.º 260, de 05 de junho de 2014. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 260, de 05 de junho de 2014. O PRESIDENTE

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.01.10.001 POSTE DE AÇO QUADRADO PARA ENTRADA DE CLIENTES 01

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.01.10.001 POSTE DE AÇO QUADRADO PARA ENTRADA DE CLIENTES 01 SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.01.10.001 01 APROVADO POR PAULO J. TAVARES LIMA ENGENHARIA E CADASTRO-SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 3 3. APLICAÇÃO...

Leia mais

Identificação DAHER Tecnologia

Identificação DAHER Tecnologia 1 Interessado: Jacson Polese dos Santos - ME. Rua Bandeirantes, 976. - Sítio Cercado. CEP 81.900-490. Curitiba Paraná. 1 de 6 Curitiba, 19 de setembro de 2006. 2 Referência: Avaliação de Triângulos pac

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Ensaio de Compressão de Corpos de Prova Resistência do Concreto

Leia mais

Facear Concreto Estrutural I

Facear Concreto Estrutural I 1. ASSUNTOS DA AULA Durabilidade das estruturas, estádios e domínios. 2. CONCEITOS As estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que, quando utilizadas conforme as condições ambientais

Leia mais

Esta Norma fixa os requisitos para especificação, fabricação, fornecimento e recebimento de armaduras treliçadas eletrossoldadas.

Esta Norma fixa os requisitos para especificação, fabricação, fornecimento e recebimento de armaduras treliçadas eletrossoldadas. NBR 14862 - MAIO 2002 - Armaduras treliçadas eletrossoldadas - Requisitos Origem: Projeto 18:314.01-004:2001 ABNT/CB-18 - Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados CE-18:314.01 - Comissão de Estudo

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO ETD - 07 CRUZETA DE CONCRETO ARMADO PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO EMISSÃO: julho/2003 REVISÃO: janeiro/2004 FOLHA : 1 / 7 OBS : 1 Dimensões

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES OBRA: ESTACIONAMENTOS DO COMPLEXO MULTIEVENTOS E CAMPUS DE JUAZEIRO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1/5 PISOS EXTERNOS Pavimentação em Piso Intertravado de Concreto Conforme delimitado

Leia mais

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130

Leia mais

ÁREA DE ENSAIOS ALVENARIA ESTRUTURAL RELATÓRIO DE ENSAIO N O 36555

ÁREA DE ENSAIOS ALVENARIA ESTRUTURAL RELATÓRIO DE ENSAIO N O 36555 LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENDEREÇO: Cidade Universitária Camobi, Santa Maria (RS) CEP 97105 900 TELEFONE: (55) 3220 8608 (Fax) Direção 3220 8313 Secretaria E-MAIL: lmcc@ct.ufsm.br 1/5

Leia mais

Portaria nº. 220, de 29 de abril de 2013.

Portaria nº. 220, de 29 de abril de 2013. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria nº. 220, de 29 de abril de 2013. O PRESIDENTE

Leia mais

Caixa para medidor polifásico com trava na tampa e visor

Caixa para medidor polifásico com trava na tampa e visor FIRUGA 1: CAIXA COM TAMPA 227 VISTA SUPERIOR 114 57 A 14 209 345 45 LENTE 46 171 PRÉ-FURO Ø5 53 VISTA LATERAL ESQUERDA Ø2 FURO PARA LACRE A VISTA FRONTAL MÍN. 10,5 15 LUVA W1/4 VISTA LATERAL DIREITA 48

Leia mais

E-QP-ECD-077 REV. C 01/Abr/2008 - PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - TUBULAÇÕES

E-QP-ECD-077 REV. C 01/Abr/2008 - PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - TUBULAÇÕES ENGENHARIA - PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - TUBULAÇÕES Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados ao SEQUI, indicando o item a ser revisado, a proposta e a justificativa.

Leia mais

PIM - PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE MATERIAL ARRUELA DE PRESSÃO DUPLA

PIM - PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE MATERIAL ARRUELA DE PRESSÃO DUPLA PIM - PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE MATERIAL ARRUELA DE PRESSÃO DUPLA SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. DEFINIÇÃO - CARACTERÍSTICAS - FABRICAÇÃO 3. FORMA DIMENSÕES TOLERÂNCIAS 4. CALIBRES PARA INSPEÇÃO 5. INSPEÇÃO

Leia mais

Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal

Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal 1) O cabo e a barra formam a estrutura ABC (ver a figura), que suporta uma carga vertical P= 12 kn. O cabo tem a área

Leia mais

EQUIPAMENTO SALVA-VIDAS: FABRICANTE: TIPO: MODELO: NÚMERO DE AMOSTRAS: N.º DO DESENHO:

EQUIPAMENTO SALVA-VIDAS: FABRICANTE: TIPO: MODELO: NÚMERO DE AMOSTRAS: N.º DO DESENHO: EQUIPAMENTO SALVA-VIDAS: FABRICANTE: TIPO: MODELO: NÚMERO DE AMOSTRAS: N.º DO DESENHO: TESTES PARA APROVAÇÃO DE DISPOSITIVO DE LANÇAMENTO DE EMBARCAÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA E DE SALVAMENTO a) Testes para

Leia mais

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado.

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado. CAIXA DE MEDIÇÃO EM 34, kv 1 OBJETIVO Esta Norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas da caixa de medição a ser utilizada para alojar TCs e TPs empregados na medição de

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

Manual de Reservatório de PRFV Vetro

Manual de Reservatório de PRFV Vetro Índice: 1. Introdução...2 2. Características dos reservatórios Vetro...2 a) Liner...2 b) Estrutura...2 c) Flanges...2 d) Etiqueta...2 3. Modelos de reservatórios...3 4. Testes de Qualidade...4 5. Recomendações

Leia mais

Acesse: http://fuvestibular.com.br/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Esse torno só dá furo! Na aula sobre furação, você aprendeu que os materiais são furados com o uso de furadeiras e brocas. Isso é produtivo e se aplica a peças planas. Quando é preciso furar peças cilíndricas,

Leia mais

ME-37 MÉTODOS DE ENSAIO MOLDAGEM E CURA DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS OU PRISMÁTICOS DE CONRETO

ME-37 MÉTODOS DE ENSAIO MOLDAGEM E CURA DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS OU PRISMÁTICOS DE CONRETO ME-37 MÉTODOS DE ENSAIO MOLDAGEM E CURA DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS OU PRISMÁTICOS DE CONRETO 1 DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. S E NORMAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

Escola de Engenharia de Lorena EEL USP Departamento de Engenharia Química - DEQUI Disciplina: Normalização e Controle da Qualidade NCQ

Escola de Engenharia de Lorena EEL USP Departamento de Engenharia Química - DEQUI Disciplina: Normalização e Controle da Qualidade NCQ Escola de Engenharia de Lorena EEL USP Departamento de Engenharia Química - DEQUI Disciplina: Normalização e Controle da Qualidade NCQ Capítulo 7: Amostragem por Atributos 7.1 Objetivo Trata dos Procedimentos

Leia mais

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA DE NÍVEL Autores Alex Antonio Costa Carlos Miguel

Leia mais

CAPÍTULO 3 INSPEÇÃO E METROLOGIA

CAPÍTULO 3 INSPEÇÃO E METROLOGIA CAPÍTULO 3 INSPEÇÃO E METROLOGIA 3.1. INSPEÇÃO Conjunto de procedimentos técnicos com a finalidade de classificar o produto ou lote de produtos em aceito ou rejeitado. Pode ser efetuada em: Produtos acabados

Leia mais

Teoria das Estruturas

Teoria das Estruturas Teoria das Estruturas Aula 02 Morfologia das Estruturas Professor Eng. Felix Silva Barreto ago-15 Q que vamos discutir hoje: Morfologia das estruturas Fatores Morfogênicos Funcionais Fatores Morfogênicos

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA NOS TRABALHOS COM CABO DE AÇO. www.cpsol.com.br (11) 4106-3883

NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA NOS TRABALHOS COM CABO DE AÇO. www.cpsol.com.br (11) 4106-3883 NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA NOS TRABALHOS COM CABO DE AÇO UM CABO DE AÇO É CONSTITUÍDO DE TRÊS PARTES DISTINTAS: Laço - é confeccionado com olhal trançado e prensado com presilha de aço. Passo - comprimento

Leia mais

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30 Sumário Prefácio à quarta edição... 13 Prefácio à segunda edição... 15 Prefácio à primeira edição... 17 Capítulo 1 Introdução ao estudo das estruturas de concreto armado... 19 1.1 Conceitos fundamentais...

Leia mais

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS ES-P02 PREPARO DO SUBLEITO DO PAVIMENTO DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. OBJETO E OBJETIVO... 3 2. DESCRIÇÃO... 3 3. TERRAPLENAGEM... 3 4. COMPACTAÇÃO

Leia mais

DOC. NT NT MONTAGEM DE REDES E LINHAS ÁREAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. INDICE 1. OBJETIVO... 02 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...

DOC. NT NT MONTAGEM DE REDES E LINHAS ÁREAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. INDICE 1. OBJETIVO... 02 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... REV. Página 1 de 149 INDICE Página 1. OBJETIVO... 02 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 02 3. NORMAS E/OU DOCUMEOS COMPLEMEARES... 03 4. CONDICÕES GERAIS... 05 5. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS... 06 SEÇÃO 5.1 POSTES E

Leia mais

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Este texto é dividido em duas partes: a primeira descreve os procedimentos para a realização da Inspeção visual e dimensional de

Leia mais

27 Tolerância geométrica

27 Tolerância geométrica A U A UL LA Tolerância geométrica de posição Um problema Como se determina a tolerância de posição de peças conjugadas para que a montagem possa ser feita sem a necessidade de ajustes? Essa questão é abordada

Leia mais

Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio

Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio Portaria MTIC n.º 48, de 13 de maio de 1946. O Ministro de Estado, usando da atribuição que lhe confere o art. 34 do Decreto n.º 4.257, de 16 de junho de 1939,

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR-MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR-MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR-MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO Portaria n.º, de 0 de setembro de 00. O PRESIDENTE DO INSTITUTO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO TUBULÕES A AR COMPRIMIDO Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-07/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a cravação

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Condições Gerais 5. Requisitos Ambientais 6. Lançamento de Condutores 7. Fixação Definitiva do Condutor 8. Identificação de Fases

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ARMADURA PARA CONCRETO PROTENDIDO Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-18/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a

Leia mais

DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS

DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos

Curso de Engenharia de Produção. Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos Curso de Engenharia de Produção Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos Introdução: Um rebite compõe-se de um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça. A cabeça pode ter vários formatos. Os rebites

Leia mais

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que A UU L AL A Ensaio de torção Diz o ditado popular: É de pequenino que se torce o pepino! E quanto aos metais e outros materiais tão usados no nosso dia-a-dia: o que dizer sobre seu comportamento quando

Leia mais

Tolerância geométrica de forma

Tolerância geométrica de forma Tolerância geométrica de forma A UU L AL A Apesar do alto nível de desenvolvimento tecnológico, ainda é impossível obter superfícies perfeitamente exatas. Por isso, sempre se mantém um limite de tolerância

Leia mais

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos.

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos. PRÉ-DIMENSIONAMENTO CAPÍTULO 5 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 3 abr 2003 PRÉ-DIMENSIONAMENTO O pré-dimensionamento dos elementos estruturais é necessário para que se possa calcular

Leia mais

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões...

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões... Introdução e identificação dos aparelhos... 2 Posicionamento e instalação do produto...3 Controle operacional...4 Dados técnicos e dimensões...5 Certificado de garantia...6 ÍNDICE INTRODUÇÃO Os termostatos

Leia mais