Instituto Superior Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Superior Técnico"

Transcrição

1 Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Unidade Curricular Competências Transversais - I

2 Revisões 1. Diga qual importância da comunicação nas organização. 2. Indique quais as competências que um líder deve possuir na competência comunicação. 3. Qual a importância da comunicação no estabelecimento das diferentes interacções entre o líder conselheiro e os seus colaboradores.

3 Dinâmica de grupo Agenda Grupos Vs Equipas Funções dos grupos Formação dos grupos Modelo de comportamento de grupo Papel / Estatuto / Normas / Disciplina / Coesão Tomada de decisão em grupo Prova de situação

4 Objectivos/ Competências 1. Compreender a dinâmica de grupo. 2. Explicar a influência dos diferentes factores no desempenho e satisfação do grupo.

5 Grupo É definido como dois ou mais indivíduos, interagindo e interdependentes, que se juntam para atingir objectivos particulares. Stephen P. Robbins

6 Porque as pessoas se juntam em grupos Segurança Estatuto Auto-estima Afiliação Poder Realização de objectivos.

7 Grupos Vs Equipa Grupos Um trabalho que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões, a fim de ajudar cada membro com o seu desempenho em sua área de responsabilidade. Equipa Stephen P. Robbins Um grupo em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das entradas individuais. Stephen P. Robbins

8 Grupo de Trabalho Equipa de Trabalho 1.Um forte e único líder; 1. Papéis partilhados de liderança; 2. Responsabilidade Individual; 2. Responsabilidade Individual e Mútua; 3. Grupo e Organização têm o mesmo 3. Propósito específico; propósito; 4.Produto de trabalhos individualizados; 4. Produto de Trabalhos Colectivo; 5.Utiliza reuniões eficientes 5. Encoraja reuniões abertas, direccionadas para solução dos problemas; 6.Discute, decide e delega. 6. Discute, decide e faz trabalho real -

9 Funções dos grupos Organização e estruturação do Trabalho Tarefas de coordenação e ligação Gerar ideias e novas soluções Resolução de problemas Aumentar o empenhamento e envolvimento Prover as necessidades sociais de associação Prover sentimento de identidade e auto-estima

10 Formação dos grupos Formais Grupos formais são aqueles nomeados para executar tarefas com objectivos específicos, no âmbito da organização Informais Grupos informais são aqueles que emergem através da interacção dos seus membros, no âmbito da organização; embora não tenham objectivos formais, os grupos informais têm regras e objectivos implícitos

11 Grupo de Comando Formais Determinado pelo organograma da organização. Grupo de Tarefas Também determinados organizacionalmente, representam aqueles que trabalham juntos para completar uma tarefa.

12 Grupo de interesses Informais Pessoas que podem ou não estar alinhadas em grupos comuns de comando ou tarefas podem afiliarse para atingir um objectivo específico no qual todos estão interessados. Grupos de amizade Alianças sociais, que frequentemente estendem-se para fora da situação de trabalho.

13 Estágios de desenvolvimento do grupo Modelo dos cinco Estágios Formação Tempestade Normalização Desempenho Suspensão

14 Estágio da formação caracterizado por uma grande dose de incerteza quanto ao propósito, estrutura e liderança do Grupo; estágio em que os membros procuram determinar os tipos de comportamentos aceitáveis.

15 Estágio de tempestade é a dos conflitos inter-grupos; Os membros aceitam a existência do Grupo, mas há resistência às restrições que o grupo impõe à individualidade.

16 Estágio da normalização com os relacionamentos próximos se desenvolvem e o grupo demonstra coesão. Há agora um forte sentido de identidade de grupo e de camaradagem.

17 Estágio de desempenho A estrutura está totalmente funcional e aceite. A energia do grupo passou de conhecer e entender cada um para desempenhar a tarefa que se apresenta.

18 Estágio de suspensão O grupo prepara-se para a sua separação.

19 CARACTE- RÍSTICA FASE Formação (Forming) Conflito (Stroming) Normalização (Norming) Execução (Performing) Separação (Adjourning) Comportamento interpessoal Facilitação da inclusão Controlo Afecto Partilha Comunicação aberta Comportamento do grupo Superficial, cortês, ambíguo Frustração, zanga, ataques à liderança Negociação, acordo, coesão Conhecimento mútuo, crescimento e colaboração Consenso, Satisfação Tarefas do grupo Definição da participação, formulação de objectivos Formação do processo de tomada de decisão, poder e influência Relações funcionais Alta produtividade Compromisso em relação ao futuro Reacções à liderança Dependência Resistência Interdependência Liderança partilhada Aceitação da mudança DESCONGELAR AVANÇAR RECONGELAR

20 Alteração dos comportamentos durante as fases do processo de formação do grupo Níveis de motivação, moral, performance e produtividade dos membros do grupo Alto Baixo Formação Conflito Normalização Execução Produtividade Moral Tempo

21 Adaptação do tipo de liderança a cada uma das 4 fases principais Acções de apoio por parte do lider (orientação para as pessoas) + - Resolver Estruturar Colaborar Validar Acções de direcção por parte do lider + - (orientação para a tarefa)

22 Estruturar Adaptação do tipo de liderança a cada uma das 4 fases principais Nesta fase, é necessário um tipo de liderança forte em direcção, a fim de fornecer informação e construir competências junto dos membros do grupo, sendo a orientação para as pessoas menos importante. A tarefa principal do líder é o ajudar a clarificar os papéis dos membros do grupo Resolver Nesta fase, onde a tensão entre os membros do grupo está a um nível elevado, é preciso um tipo de liderança que assegure quer os aspectos virados para a tarefa quer as questões viradas para os relacionamentos entre as pessoas

23 Adaptação do tipo de liderança a cada uma das 4 fases principais Colaborar Nesta fase, o grupo já desenvolveu os seus próprios mecanismos de liderança, sendo necessária uma intervenção mínima dos parte do líder, intervindo apenas como coordenador. Validar Nesta fase, o grupo já desenvolveu os seus próprios mecanismos de liderança, sendo necessária uma intervenção mínima dos parte do líder e somente para validar as actividades do grupo

24 Modelo do equilíbrio acentuado (Alto) Desempenho Primeiro encontro Fase 2 Término Transição Fase 1 (Baixo) A (B - A)/2 B Tempo

25 Modelo de comportamento de grupo Condições externas impostas ao grupo - Estratégias da Organização - Estruturas de Autoridade - Regulamentos Formais - Recursos Organizacionais - Processo de Selecção - Desempenho e Recompensas - Cultura Organizacional - Instalações Físicas de Trabalho - Habilidades - Características de personalidade Recursos dos membros do grupo Estrutura do grupo - Liderança formal - Papéis - Normas - Status - Tamanho - Composição - Coesão Processo do grupo - Troca de informação - Processo de decisão - Comportamento do líder - Dinâmica de poder - Interacções conflituantes Tarefa do grupo - Desempenho e satisfação

26 Papel O mundo é todo um palco, e todos os homens e mulheres meros actores. Shakespeare Identidade do papel quando existem certas atitudes e comportamentos coerentes com o papel.

27 Percepção do papel A visão de alguém de como deve agir numa dada situação. Expectativas do papel são definidas a forma como os outros acreditam que se deve agir numa determinada situação.

28 Conflito do papel quando um indivíduo é confrontado por expectativas de papel divergentes.

29 Estatuto O estatuto é um atributo de determina o nível do membro do grupo dentro da hierarquia social do mesmo. O estatuto reflecte a forma como cada indivíduo é percebido pelos outros, no grupo, em termos de influência, prestígio, autoridade ou conhecimento. A percepção de estatuto é muito influenciado por diferenças culturais.

30 Normas Normas são as regras e os padrões que regem o comportamento dos membros do grupo. Em parte, as normas são formais e explícitas mas na sua maioria as normas são informais e implícitas. Os membros do grupo exercem vigilância sobre o cumprimentos das normas e aplicam sanções sobre o seu não cumprimento. Certas normas têm um conteúdo ético e, portanto, podem ser consideradas valores.

31 Classe comum das normas Desempenho Aparência Arranjo Social Alocação de Recursos

32 Norma de desempenho Quando o grupo de trabalho fornece aos seus membros pistas explícitas do quão duro é o trabalho que devem produzir. Norma de aparência Inclui coisas como vestuário apropriado, lealdade ao grupo de trabalho ou organização, quando parecer ocupado ou ficar ocioso.

33 Norma de arranjo social Próprias de grupos de trabalho informais e basicamente regulam as interacções sociais. Norma de alocação de recursos Normas que se podem originar no grupo ou na organização e incluem coisas como pagamentos, designações de trabalhos difíceis e alocação de novas ferramentas e equipamento.

34 Dimensão do grupo VADIAGEM SOCIAL - tendência dos indivíduos empregarem menos esforço quando trabalham colectivamente do que quando trabalham em individualmente.

35 Disciplina Os regulamentos são os códigos; a disciplina é o respeito, o seu acatamento. Portanto, Os regulamentos são a letra de certos diplomas legais; a disciplina é a conduta dos soldados que lhe obedecem de forma voluntária.

36 Como fomentar a coesão de pequenos grupos Treino das equipas; Processos de socialização; Oportunidades para os elementos realizarem tarefas conjuntas.

37 Tomada de decisão em grupo Pontos Fortes Informação e conhecimento mais completo; Aumento da diversidade de visões: Decisões de maior qualidade; Melhor aceitação da solução.

38 Tomada de decisão em grupo Pontos Fracos Maior consumo de tempo Pressões de conformidade Possibilidade de domínio por um ou poucos membros Responsabilidade ambígua.

39 Tomada de decisão em grupo EFICÁCIA E EFICIÊNCIA Exactidão; Rapidez; Criatividade Aceitação.

40 Pensamento de grupo Descreve situações nas quais as pressões do grupo em relação a conformidade impedem o grupo de avaliar criticamente visões pouco comuns, de minoria ou não populares.

41 Sintomas do pensamento de grupo Os membros racionalizam qualquer resistência ás pressuposições que eles têm. Os membros aplicam pressões directas sobre aqueles que suscitem dúvidas ou questionem a validade da visão do grupo. Os membros que têm dúvidas procuram evitar desviar-se do que parece ser o consenso do grupo. Parece haver uma ilusão de unanimidade.

42 Técnica da tomada de decisão em grupo Grupos de Interacção Brainstorming Técnica Nominal de Grupo Reunião Electrónica

43 Um modelo sistémico para compreender o desempenho organizacional do grupo (Hackman) O contexto Um contexto que apoia ou dificulta o trabalho em grupo Sinergias do grupo Tipo de interacção entre os membros do grupo Recursos materiais disponíveis Estrutura do grupo Estrutura das tarefas Composição do grupo Normas do grupo Desempenho do grupo Critérios de eficácia da organização Eficácia do grupo

44

45 1. Diga o que entende por grupo e equipa. 2. Indique os diferentes estágios do grupo. Faça uma breve caracterização dos mesmos. 3. Indique quais as vantagens e desvantagens da tomada de decisão em grupo.

Capítulo 9 Fundamentos do comportamento em grupo

Capítulo 9 Fundamentos do comportamento em grupo Capítulo 9 Fundamentos do comportamento em grupo slide 1 Objetivos de aprendizagem Definir grupo e diferenciar seus vários tipos. Identificar os quatro estágios do desenvolvimento de grupos. Explicar como

Leia mais

Grupos e Equipes. Caps 8 e 9 11ª edição Caps 9 e 10 14ª edição. Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice

Grupos e Equipes. Caps 8 e 9 11ª edição Caps 9 e 10 14ª edição. Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Grupos e Equipes Caps 8 e 9 11ª edição Caps 9 e 10 14ª edição Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Razões para estarmos em grupo reduzem a solidão e insegurança dos indivíduos

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

Processos de Grupo. Estrutura do grupo papel, estatuto e redes de comunicação grupal. do funcionamento grupal

Processos de Grupo. Estrutura do grupo papel, estatuto e redes de comunicação grupal. do funcionamento grupal Processos de Grupo Aspectos básicos b do grupo coesão, socialização e normas grupais Estrutura do grupo papel, estatuto e redes de comunicação grupal Efeitos do grupo facilitação social Copyright, 2006

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 4 Comportamento em Grupo e Equipes de Trabalho Os objetivos desta aula são: Definir os grupos e compreender os

Leia mais

GRUPOS. Psicologia Organizacional Professora Geyza D Ávila

GRUPOS. Psicologia Organizacional Professora Geyza D Ávila GRUPOS Psicologia Organizacional Professora Geyza D Ávila Objetivo Conceituar grupos Identificar os tipos de formação, equipes e times de trabalho Apontar a coesão grupal, o perigo do pensamento grupal

Leia mais

Instituto Superior Técnico

Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Unidade Curricular Competências Transversais - I Revisões 1. Indique quais são os factores que

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 9 seções 3.3 e 3.4 Grupos e Equipes 1 Seção 3.3 GRUPOS E EQUIPES 2 Grupos Comportamento das pessoas sozinhas costuma ser diferente do que quando estão em grupos Grupo

Leia mais

CAPÍTULO 9 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

CAPÍTULO 9 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS CAPÍTULO 9 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS 9.1 DEFINIÇÃO COOPERAÇÃO, JV E FUSÕES Fonte: Jonas Puck (2013) ALIANÇA ESTRATÉGICA Acordo formal ou informal, potencialmente duradouro, considerado relevante pela empresa

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Liderança a e desempenho grupal (2)

Liderança a e desempenho grupal (2) Liderança a e desempenho grupal (2) Tomada de decisão grupal Factores de eficácia cia do desempenho grupal Copyright, 2006 José Farinha Tomada de decisão grupal A tomada de decisão é uma das tarefas realizadas

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

Gestão e Resolução de Conflitos

Gestão e Resolução de Conflitos Gestão e Resolução de Conflitos Formato do curso: Presencial Preço: 625 Nível: Intermédio Duração: 18 horas Nas organizações nem sempre existe consonância relativamente a interesses, pontos de vista, normas

Leia mais

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa I. INTRODUÇÃO A orientação para a qualidade deve constituir um pressuposto fundamental na actividade das entidades formadoras, traduzida na

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

As relações inter-organizacional no sistema de governação Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo

As relações inter-organizacional no sistema de governação Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo As relações inter-organizacional no sistema de governação Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo O modelo de organização dominante nas sociedades modernas resultou da aplicação da tecnologia nos processos

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

Tomada de decisão na organização

Tomada de decisão na organização Tomada de decisão na organização Importância da tomada de decisão (POLC...) Tipos de problemas e de decisões Incerteza, risco e ambiguidade Elementos do processo de decisão Processo de decisão racional

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Gestão nas organizações

Gestão nas organizações Gestão nas organizações Gestão e organização Significados da gestão Níveis e áreas da gestão Funções (Tarefas) do processo de gestão O contexto da gestão Perspectivas Críticas 1 Gestão da organização e

Leia mais

Dinâmica interpessoal e de grupo

Dinâmica interpessoal e de grupo Dinâmica interpessoal e de grupo CTC75 Grau 2 28, 29, 30 Set. 2007 Paula Biscaia Licenciada em Educação Física Licenciada em Educação Física Licenciada em Psicologia (Área da Psicologia Desportiva) Mestre

Leia mais

ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário João Noronha ESAC/IPC 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Regulamento de Tramitação de Procedimentos Avaliação Curricular e Parecer sobre Adequação do Perfil (cargo de gestor público)

Regulamento de Tramitação de Procedimentos Avaliação Curricular e Parecer sobre Adequação do Perfil (cargo de gestor público) Regulamento de Tramitação de Procedimentos Avaliação Curricular e Parecer sobre Adequação do Perfil (cargo de gestor público) A publicação do Decreto-Lei nº 8/2012, de 18 de janeiro atribui uma importância

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Enquadramento. Objectivos. Metodologia OUTPUTS. Amostra LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTE ESTUDO

Enquadramento. Objectivos. Metodologia OUTPUTS. Amostra LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTE ESTUDO Enquadramento ESTE ESTUDO LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - O ESTUDO - Teresa Rebelo, 22/3/12 uma das actividades do projecto CER RESPONSÁVEL promovido pela APICER Associação Portuguesa

Leia mais

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio IEFP Centro de Formação Profissional de Setúbal 1 conteúdos Estruturas organizacionais Princípios de organização Conceitos Modelos de Negócio 2 3 1 Estrutura organizacional é o conjunto de relações formais

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

PVE - PONTO DE VISTA ENSINÁVEL

PVE - PONTO DE VISTA ENSINÁVEL PVE - PONTO DE VISTA ENSINÁVEL ÁREAS DE ATENÇÃO RACIONAL Visão Missão Valores Vantagens Energia Emocional Como tomamos as decisões aqui (Estômago) Performance Inciativas Chaves Relacionamentos Desenvolvimentos

Leia mais

NívelContextual e Comunicação Interpessoal

NívelContextual e Comunicação Interpessoal NívelContextual e Comunicação Interpessoal Adaptação ao ambiente O contexto físico O contexto social COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL Design de Comunicação, 3º Ano, 1º Semestre Copyright, 2010 José Farinha, ESEC

Leia mais

Soluções para os Cases

Soluções para os Cases Soluções para os Cases As etapas da construção de uma equipe Joinville Dia 05 de Outubro de 2013 Roteiro da conversa.... Autoconhecimento. Tudo começa pela confiança Fundamentos de uma equipe As etapas

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Grupos e Equipes de Trabalho Prof. Dra. Ana Carolina de Aguiar Rodrigues POR QUE AS PESSOAS FORMAM GRUPOS? Teoria da identidade social Conhecimento do indivíduo de que pertence

Leia mais

Clima e Cultura Organizacional

Clima e Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Psicossociologia do Trabalho Sumário Clima Organizacional Perspectiva organizacional Perspectiva Psicológica Perspectiva Psicossocial Perspectiva Cultural Cultura Organizacional

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde

Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde 95 96 Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde Princípio 1 Foco no cliente: dado que as organizações dependem

Leia mais

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Gestão nas organizações

Gestão nas organizações Gestão nas organizações Gestão e organização Significados da gestão Níveis e áreas da gestão Funções (Tarefas) do processo de gestão O contexto da gestão Perspectivas Críticas Caso Ryanair (próxima aula

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESPORTO. Subunidade 3. Emoções no Futebol 11/25/2016 AS EMOÇÕES E A PRÁTICA DESPORTIVA CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL GRAU II UEFA B

PSICOLOGIA DO DESPORTO. Subunidade 3. Emoções no Futebol 11/25/2016 AS EMOÇÕES E A PRÁTICA DESPORTIVA CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL GRAU II UEFA B PSICOLOGIA DO DESPORTO CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL NÍVEL II UEFA B Joana Cerqueira jcerqueira.psidesp@gmail.com Subunidade 3. AS EMOÇÕES E A PRÁTICA DESPORTIVA Emoções no Futebol 1 Emoções interações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Liderança e Motivação Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Teorias sobre a motivação Teorias de Processo Procuram explicar como funciona a motivação Teorias de Conteúdo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão estratégica Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Comportamento Organizacional É um estudo da dinâmica das organizações e como

Leia mais

Anexo A. Protocolo do Estudo de Caso

Anexo A. Protocolo do Estudo de Caso Anexo A Protocolo do Estudo de Caso 140 Protocolo do Estudo de Caso - Especificação do Processo de Recolha de Informação O processo de recolha de informação no decorrer do estudo de caso respeita a três

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso MARKETING 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

LIDERANÇA & TEAMBUILDING

LIDERANÇA & TEAMBUILDING MODULO II LIDERANÇA & TEAMBUILDING CURSO INTENSIVO EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EMPRESARIAL Nelson Ramalho / nelson.ramalho@iscte.pt Programa O que é uma equipa? Como se torna equipa? Como construir

Leia mais

Ementa 12/11/2009. Gerencia de projetos

Ementa 12/11/2009. Gerencia de projetos Gerência de Projetos II Recursos Humanos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com http://www.bolinhabolinha.com Gerencia de projetos Histórico e fundamentos Metodologias Gerenciamento da Integração

Leia mais

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional...

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... Sumário parte um INTRODUÇÃO Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... 3 BEM VINDO AO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL!... 4 o CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL... 4 Por

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

Palestra Poder e Liderança nas Organizações Públicas

Palestra Poder e Liderança nas Organizações Públicas 3 encontro de Planejamento Palestra Poder e Liderança nas Organizações Públicas Cristiano De Angelis Tópicos da Apresentação 1. O que é Administração Pública? 2. Modelos de Governança da Administração

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Cultura Organizacional

Cultura Organizacional Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa (2015/2016) TEORIA ORGANIZACIONAL Cultura Organizacional O QUE É COMO SURGIU PARA QUE SERVE CULTURA ORGANIZACIONAL COMO SE FORMA QUE COMPOSIÇÃO Como surgiu

Leia mais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais Assertividade Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Data: 07 Nov. 2016 a 08 Nov. 2016 Preço: 625 Horário: Laboral - 09h00-17h00 Nível: Intermédio Duração: 14 horas No final desta ação, os participantes

Leia mais

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Comunicação e Relacionamento Interpessoal Comunicação e Relacionamento Interpessoal Prof. José Junio Lopes Prof. Roberto César Ferreira Comunicação e Relacionamento Interpessoal A beleza de um trabalho em equipe se dá através de um elemento muito

Leia mais

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Psicologia Objeto de Estudo Psique = alma + logos = estudo Grécia berço da Psicologia Desejo

Leia mais

CERTIFICAR PARA GANHAR O FUTURO VISEU AUDITORIAS: UMA VISÃO PRÁTICA

CERTIFICAR PARA GANHAR O FUTURO VISEU AUDITORIAS: UMA VISÃO PRÁTICA CERTIFICAR PARA GANHAR O FUTURO VISEU AUDITORIAS: UMA VISÃO PRÁTICA Artur Morais Junho 2007 Auditorias: Uma Visão Prática Índice A definição Características do Auditor Características do Auditado Os desafios

Leia mais

Certificar no presente para garantir o futuro

Certificar no presente para garantir o futuro Certificar no presente para garantir o futuro Cátia Santana Janeiro 2013 Conhecer os princípios da Norma Europeia EN IS0 9001:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade) Reconhecer a importância de cada um dos

Leia mais

Anexo D. Guião de Entrevista. Medição do Grau de Uso das Práticas de. Gestão da Qualidade na Organização

Anexo D. Guião de Entrevista. Medição do Grau de Uso das Práticas de. Gestão da Qualidade na Organização Anexo D Guião de Entrevista Medição do Grau de Uso das Práticas de Gestão da Qualidade na Organização 151 Medição do Grau de Uso das Práticas de Gestão da Qualidade na Organização Guião de Entrevista Organizações:

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações.

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. Nesta aula: Conceitos Dimensões Condução de programa de gestão de desempenho

Leia mais

TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança

TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança Teoria das Relações Humanas Motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo. Influencia da motivação humana O pagamento ou recompensa

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

O desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório como objectivo estratégico do Hospital

O desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório como objectivo estratégico do Hospital O desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório como objectivo estratégico do Hospital Cirurgia do Ambulatório 15. 12. 2005 CIRURGIA DE AMBULATÓRIO 1 Organização. Manual de Boas práticas 1. Estrutura Organizacional

Leia mais

1. Conceitos Fundamentais

1. Conceitos Fundamentais 1. Conceitos Fundamentais a e os processos de planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação 2 planeamento informático planeamento informático análise organizacional organizar o planeamento avaliar

Leia mais

Dinâmica interna de Grupos

Dinâmica interna de Grupos Dinâmica interna de Grupos Cap. 6 - A dinâmica interna dos grupos, do livro: BEAL, G., BOHLEN, J., RAUDABAUGH, J. N. Liderança e dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. pag 59 a 90 Manifestações

Leia mais

Funcionamento de Grupos

Funcionamento de Grupos Funcionamento de Grupos Márcio Miguel Rodrigues Francisco Departamamento de Engenharia Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra 3030 Coimbra, Portugal mfranc@student.dei.uc.pt

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1) A evolução da Administração (1) Enfoque comportamental da Administração Evolução da Administração e as Escolas Clássicas

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Leia mais

Ana Duarte ci05002 David Araújo ci05015 Filipa Ramalho ci05020 Marlene Alves ci05027

Ana Duarte ci05002 David Araújo ci05015 Filipa Ramalho ci05020 Marlene Alves ci05027 UNICER Bebidas de Portugal, S.A. A Organização como um Sistema Aberto Ana Duarte ci05002 David Araújo ci05015 Filipa Ramalho ci05020 Marlene Alves ci05027 1 Introdução Enquadramento Trabalho realizado

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS ESTUDANTÍS E REGISTO ACADÉMICO COMISSÃO DE TRABALHOS DE CULMINAÇÃO DE CURSO Ficha de Avaliação de Trabalho Escrito de Culminação de Curso Usando

Leia mais

Administração de Empresas

Administração de Empresas Administração de Empresas -1- ÍNDICE Administração de Empresas CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO...07 PROCESSO ADMINISTRATIVO...08 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO...09 COMPETÊNCIAS PARA A MÉDIA ADMINISTRAÇÃO...11

Leia mais

O processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação

O processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação O processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação João Álvaro Carvalho Universidade do Minho Departamento de Sistemas de Informação Processo de desenvolvimento de sistemas de informação Percepção

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Expectativas Subjectivas e Escolhas Ocupacionais de Estudantes Universitários em Moçambique

Expectativas Subjectivas e Escolhas Ocupacionais de Estudantes Universitários em Moçambique Nota de Política 36401 Março 2018 Mariapia Mendola, Luigi Minale, Ines Raimundo Expectativas Subjectivas e Escolhas Ocupacionais de Estudantes Universitários em Moçambique Em suma A transição da educação

Leia mais

APRESENTAÇÃO PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO

APRESENTAÇÃO PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO APRESENTAÇÃO PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO O QUE SE ESTUDA? O impacto que as variáveis: Individuais (Micro); De grupo (Meso); e Organizacionais (Macro); têm sobre o comportamento dentro das organizações

Leia mais

Tomada de decisão na organização

Tomada de decisão na organização Tomada de decisão na organização Importância da tomada de decisão (POLC...) Tipos de problemas e de decisões Incerteza, risco e ambiguidade Elementos do processo de decisão Processo de decisão racional

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

IPAI - XV Conferência Anual

IPAI - XV Conferência Anual IPAI - XV Conferência Anual Auditoria Interna e Governo das Sociedades 04 de Novembro de 2008 Conteúdos Visão geral do Aviso Abordagem ao processo de implementação Plano de implementação Página 2 Visão

Leia mais

Planeamento Estratégico das Instituições Portuguesas com Ensino Superior Agrário. Uma Análise Descritiva

Planeamento Estratégico das Instituições Portuguesas com Ensino Superior Agrário. Uma Análise Descritiva Planeamento Estratégico das Instituições Portuguesas com Ensino Superior Agrário. Uma Análise Descritiva Fernandes, A. www.esa.ipb.pt/~antonio toze@ipb.pt Departamento de Ciências Sociais e Exactas Escola

Leia mais

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos Projetos é o melhor ambiente para geração de crises e conflitos, pois: Tudo é controlado. Existem muitas partes interessadas.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE EQUIPAS, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Marketing e Publicidade 3. Ciclo

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos GESTÃO DE PESSOAS Prof. Stephanie Gurgel Uma organização é formada por pessoas, são os recursos humanos. Composta por estruturas formais e informais

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Qualidade a essência do marketing de serviços

Qualidade a essência do marketing de serviços Qualidade a essência do marketing de serviços Adaptado do livro Marketing Services Leonard Berry & A. Parasuraman Pos graduação em Administração Fundação Getulio Vargas Professor Luiz Flores - Marketing

Leia mais

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010 Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital Lisboa 4 de Março de 2010 AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO Quem vai estar convosco Jorge Horta Alves Managing

Leia mais

NP Sistema de gestão da responsabilidade social: Parte I: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização

NP Sistema de gestão da responsabilidade social: Parte I: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização NP 4469-1 Sistema de gestão da responsabilidade social: Parte I: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização Sonia Pires APEE soniapires@apee.pt Relação com a ISO 26000 Segue o mesmo espírito:

Leia mais

Política Empresarial e Direitos Humanos. 1 Introdução 2 Compromisso 3 Aplicação 4 Governação

Política Empresarial e Direitos Humanos. 1 Introdução 2 Compromisso 3 Aplicação 4 Governação Política Empresarial e Direitos Humanos 1 Introdução 2 Compromisso 3 Aplicação 4 Governação BP 2013 Política Empresarial e Direitos Humanos 1. Introdução Distribuímos energia por todo o mundo. Localizamos,

Leia mais

Clima e Socialização organizacional

Clima e Socialização organizacional Função Aplicação de pessoas: Clima e Socialização organizacional Livros: CHIAVENATO, Gestão de pessoas TACHIZAMA, et al. Material na xerox (pg.240-255) SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL É a maneira pela qual

Leia mais