Plano Estratégico Manual Nº 7 Curso de Microcrédito Financiado por Parceria com Millennium BCP Produção da

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Estratégico Manual Nº 7 Curso de Microcrédito Financiado por Parceria com Millennium BCP Produção da"

Transcrição

1 Plano Estratégico Manual Nº 7 Curso de Microcrédito Financiado por Parceria com Millennium BCP Produção da e

2 FICHA TÉCNICA Origem Orientação da colecção UNIAUDAX Este manual faz parte de uma série de manuais concebidos em 2006 para preparar empresários que trabalham com apoio a Microcrédito. Esta colecção é orientada pela UNIAUDAX, e pela FORMEDIA. Liderou os trabalhos Eduardo Cruz AUDAX Empreendedorismo e Empresas Familiares Criado em Julho de 2005 pelos Associados Fundadores INDEG/ISCTE e ICAT/FCUL, o AUDAX teve a sua origem na Pós-graduação Empreendedorismo e Criação de Empresas, actualmente na sua 5ª Edição, e tem como missão estudar e promover o espírito empreendedor e intervir junto de potenciais empreendedores e empresários de organizações de natureza familiar. As principais actividades do Centro abrangem áreas como a investigação, consultoria, eventos, publicações, formação e promoção e acompanhamento de veículos de investimento, como é o caso do fundo de capital de risco FIQ Universitas. FORMEDIA FORMEDIA Instituto Europeu de Formação de Empresários e Gestores, é uma empresa de formação de executivos, especializada em e-learning, especialmente vocacionada para o mundo de língua portuguesa, com os melhores programas internacionais. Tem actividades regulares em Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, em regime presencial e a distância, Online, com recurso à Internet e Multimédia. Em 2006 iniciou também actividades no Brasil. Funciona com parceiros de elevada qualidade, oriundos dos diversos continentes. Criada em 1988, a FORMEDIA definiu a sua missão como um centro de desenvolvimento de gestão, que visa implementar o espírito empresarial nos países de língua portuguesa, utilizando de forma inovadora as mais modernas tecnologias. Propriedade e direitos de autor Autoria A propriedade e os direitos de autor são cedidos à Fundação Calouste Gulbenkian. A autoria do manual é de Dr. Georg Dutschke.

3 Índice Objectivos de Aprendizagem do Manual... 3 Síntese... 5 Capítulo 1 A Análise do Meio Ambiente, dos Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças... 9 Objectivos de Aprendizagem do Capítulo... 9 Cenário Estratégia Factores Geográficos Factores Económicos Factores Legais O Mercado A Concorrência Os Fornecedores Os Factores Sociais Ficha de Recomendação para a Acção Solução para o Cenário Exercícios para Resolver Capítulo 2 A Definição do Posicionamento de Marketing Objectivos de Aprendizagem do Capítulo Cenário Estratégia Recomendações para a Acção Solução para o Cenário Exercícios para Resolver Capítulo 3 A Mensuração da Oportunidade e Definição dos Objectivos Objectivos de Aprendizagem do Capítulo Cenário Estratégia Recomendações para a Acção Solução para o Cenário Exercícios para Resolver Capítulo 4 A Definição das Estratégias Objectivos de Aprendizagem do Capítulo Cenário Estratégia Recomendações para a Acção Solução para o Cenário Exercícios para Resolver Capítulo 5 A Implementação das Acções Objectivos de Aprendizagem do Capítulo Cenário Estratégia Recomendações para a Acção Solução para o Cenário Exercícios para Resolver Capítulo 6 Conclusão. O Plano Estratégico do seu Negócio Objectivos de Aprendizagem do Capítulo... 88

4 Cenário Estratégia Recomendações para a Acção Solução para o Cenário Exercícios para Resolver BIBLIOGRAFIA

5 3 Objectivos de Aprendizagem do Manual Com base na bibliografia disponível sobre o tema, em exercícios adaptados à realidade e sugestões concretas para a acção, o formando deverá conseguir no final da sua formação: Perceber o que é um Plano Estratégico; Perceber qual a importância em desenvolver e implementar um Plano Estratégico; Saber desenvolver um Plano Estratégico; Saber implementar um Plano Estratégico; Saber fazer o seguimento de um Plano Estratégico e das acções nele referidas.

6 4

7 5 Síntese Pretende-se que este manual seja uma ferramenta de aprendizagem e de ajuda ao desenvolvimento do plano de negócio, pelo empresário que solicita um MicroCrédito ao Millennium BCP. Este manual está estruturado conforme um plano estratégico deve ser realizado, permitindo ao formando desenvolver, ao mesmo tempo, dois planos estratégicos, um como exemplo através da realização de exercícios, e o do seu negócio. Cada capítulo corresponde a uma fase do plano estratégico, devendo o formando completar cada capítulo, para que seja possivel perceber o seguinte. Desta forma, o formando vai avançando naturalmente na realização de um plano estratégico, tendo a possibilidade de, integrando todos os exercícios, no final, ter o plano concluído. No final do manual e da formação, o formando deverá comparar o plano estratégico do seu negócio com o realizado nos exercícios e com o dos seus colegas, permitindo-se assim obter novas informações úteis para a sua aplicação na vida real. O manual inicia-se com duas perguntas, de resposta fundamental, para quem quer desenvolver um negócio: Qual a razão por que alguém (indivíduo ou organização) vai comprar o meu produto ou serviço? Como vou conseguir obter receitas e margem que permitam ter uma organização (negócio) sustentável no tempo? Após a resposta a estas perguntas inicia-se a construção do plano estratégico, sendo desenvolvidos os conceitos, complementares entre si, necessários na realização de um plano estratégico.

8 6 Os conceitos são abordados na seguinte sequência: A análise do meio ambiente A identificação das Oportunidades e Ameaças para o negócio. A identificação dos Pontos Fortes e Fracos do negócio. A análise FOFA (Forças e Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). A definição do Posicionamento de Marketing. A mensuração da oportunidade de negócio. A definição dos Objectivos. A definição das Estratégias. A definição das Acções. Um Plano Estratégico deve terminar com a realização de uma análise financeira do negócio. Sendo este tema desenvolvido num manual próprio, não foi incluído neste. No final do manual, será pedido ao formando que volte a responder às perguntas iniciais, explicando o que alterou e porquê. Supõem-se que a resposta às perguntas seja mais fundamentada e clara no final. No fim do curso de formação, cada formando deve vender o plano estratégico referente ao negócio que quer desenvolver, incluindo todos os conceitos apreendidos e na sequência correcta, aos seus colegas, que devem fazer criticas positivas, ajudando a melhorar o plano apresentado. Desta forma, cada formando terá um plano estratégico do seu negócio, terminado e com sugestões válidas, de diferentes pessoas com experiências diversas, o que será com certeza bastante útil para a sua aplicação real. Serão disponibilizadas ao formando referências bibliográficas em Português e referência na Internet, que lhe permitem obter informação adicional e esclarecer duvidas que possam posteriormente existir.

9 7 Sabendo que um negócio só pode ter sucesso se existir um número suficiente de clientes (pessoas ou empresas) que queiram comprar, continuamente, um produto ou serviço, o primeiro exercício deste manual será responder às seguintes perguntas, considerando o negócio que pretende desenvolver. Qual a razão porque alguém (indivíduo ou organização) vai comprar o meu produto ou serviço? Como vou conseguir obter receitas e margem que permitam ter uma organização (negócio) sustentável no tempo? No final do manual deverá responder de novo às mesmas perguntas e verificar as diferenças nas respostas.

10 8

11 9 Capítulo 1 A Análise do Meio Ambiente, dos Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças Objectivos de Aprendizagem do Capítulo Neste capítulo pretende-se em primeiro lugar ajudar o formando a identificar as razões do mercado que podem contribuir para o sucesso ou insucesso do seu negócio para que, de seguida, possa realizar uma análise FOFA (Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças). No final deste capítulo o formando deve ser capaz de: Identificar e escrever de forma sistematizada as razões internas (dependentes da empresa) e externas (dependentes do meio ambiente em que a empresa está inserida) que podem condicionar de forma importante o desenvolvimento do seu negócio. Saber identificar as razões externas que podem condicionar o seu negócio, como os factores geográficos, os factores económicos, os factores legais, os mercados e a concorrência, os fornecedores e os factores sociais. Com base na análise realizada ao meio ambiente e às oportunidades e ameaças identificadas, saber identificar os principais pontos fortes e fracos referentes ao negócio que pretende desenvolver e, desta forma, entender o conceito de análise FOFA.

12 10

13 11 Cenário Como cenário, vamos considerar que queremos abrir uma peixaria Peixe Fresco, com venda directa ao consumidor através de uma loja com porta para a rua. A peixaria situa-se num bairro recente de uma cidade, onde habitam predominantemente casais com filhos, ainda crianças, com um poder de compra médio, mas com tendência para crescer na medida em que estes casais vão evoluindo na sua carreira profissional. O bairro é composto por habitações, estando a ser construídas mais As primeiras casas foram totalmente vendidas, pelo que se prevê que as seguintes também o sejam. Desta forma, no próximo ano, o número de habitações totalmente ocupadas será de O bairro é muito agradável e cuidado, tendo como objectivo reter a maioria dos residentes. No bairro já existe comércio diversificado, entre o qual um supermercado que comercializa peixe fresco e congelado. Não existem mais peixarias. Sendo este um bairro novo, e modelo, a Câmara Municipal local tem incentivos importantes para a abertura de comércio em regime de exclusividade (não podem existem mais do que dois concorrentes directos), obrigando no entanto a um contrato de 25 anos. Estando situado numa zona nova, o bairro é apenas frequentado pelos moradores, sendo difícil atrair pessoas de fora. O bairro é predominantemente dormitório, sendo que a totalidade das pessoas almoçam fora do bairro e jantam em casa. Ao fim de semana, os habitantes não almoçam em casa, mas sim fora do bairro.

14 12 Os casais que habitam no bairro têm boas profissões que lhes podem permitir ter rendimentos elevados num futuro próximo. No entanto, estes casais jovens estão bastante endividados devido aos empréstimos que pediram para comprar a casa. Uma situação de desemprego obrigará a um corte importante nas despesas, influenciando negativamente a compra dos alimentos mais caros. Na maioria dos casos, ambos os membros do casal trabalham, tendo muito pouco tempo disponível para ir às compras. Neste bairro existe uma grande comunidade de imigrantes com elevado poder de compra, cuja cultura e religião obrigam a não comer carne ao jantar. A peixaria está situada na rua principal do bairro, com boa visibilidade para quem passa e uma boa montra. No entanto, não existem perto parques de estacionamento, sendo que por esta razão o estacionamento de carros é difícil. A peixaria pretende vender peixe fresco, vindo directamente dos pescadores, e também algum peixe e marisco congelado. Tem já bem identificados fornecedores de peixe fresco (tem um acordo com barcos de pesca, cujo peixe é vendido, em exclusividade, a esta peixaria) mas tem tido alguma dificuldade em obter peixe e marisco congelado, com uma boa relação qualidade preço. O dono da peixaria estima que conseguirá vender, no bairro, 30% do peixe comprado no primeiro ano e 40% no seguinte (os restantes serão vendidos pelo supermercado). O dono da peixaria estima que as pessoas queiram comer, no primeiro ano, 3 refeições por semana de peixe, acreditando que devido ao bom peixe que tem, poderá conseguir que no 2º ano as pessoas façam 4 refeições de peixe por semana. O número médio de moradores por habitação é de 3 individuos.

15 13 O dono da peixaria estima que um indivíduo possa consumir, em média, 300 g de peixe por refeição, sendo que o preço de venda médio será de 10 por kg. O preço de custo (preço que custa o peixe à peixaria) será de 5 (50% do preço de venda). No 2º ano, o dono da peixaria pensar conseguir aumentar o preço médio para 11, e, através de uma melhor negociação com os fornecedores, reduzir o preço de compra para 4,5 (40,9% do preço de venda). O dono da peixaria está a avaliar a possibilidade de fazer entregas directas em casa, com base em encomendas recebidas. Como primeiro exercício, vamos analisar os factores externos (que não dependem do dono da peixaria) que podem condicionar (positiva ou negativamente) o seu negócio. Escreva quais são, na sua opinião, os aspectos mais importantes em cada factor, indicando se são positivos ou negativos para o negócio da peixaria Factores Geográficos: Factores Económicos: Factores legais:

16 14 O Mercado: A Concorrência: Os Fornecedores: Os Factores Sociais: Com base nos factores que referiu, deve agora tentar identificar aqueles que podem proporcionar Oportunidades para este negócio e os que podem proporcionar Ameaças:

17 15 Oportunidades Ameaças Tendo identificado os factores externos à empresa mais importantes, deveremos agora saber quais são os pontos fortes e fracos, da peixaria: Pontos Fortes Pontos Fracos Com base no que escreveu antes, deve conseguir agora realizar a análise FOFA, resumindo as principais ameaças e oportunidades para o negócio, bem como os pontos fortes e fracos que a peixaria tem.

18 16 Análise FOFA Pontos Fortes Quais as 4 principais vantagens do seu negócio? Oportunidades Quais as 4 principais oportunidades para o seu negócio? Pontos Fracos Quais as 4 principais fraquezas do seu negócio? Ameaças Quais as 4 principais preocupações para o seu negócio?

19 17 Estratégia É de grande importância identificar os factores externos (do meio ambiente) que podem influenciar o sucesso do negócio, antes de tomar a decisão de avançar com um negócio. Por vezes, pequenos detalhes não identificados antes são suficientes para causar problemas no futuro. Não é possivel referir todas as variáveis referentes a cada factor, algumas das quais variam conforme o tipo de negócio, mas podemos identificar algumas mais abrangentes e comuns Factores Geográficos Localização da loja (região, localidade, bairro, local físico, visibilidade, fácil acessibilidade, fácil estacionamento, fácil descarga da mercadoria, zona de passagem de pessoas, centro comercial, outros). Zona envolvente à loja (bairro rico ou pobre, com bom ou mau aspecto, com potencial de crescimento através da construção de mais casas, zona dormitório ou com escritórios, existência de mais comércio que atrai clientes, outros). Factores Económicos Estado da economia nacional (está a crescer e existe entusiasmo, não cresce e existe pessimismo, existência de pleno emprego ou desemprego, outros). Estado da economia local (o local onde a loja fica é rico ou pobre, é uma zona de elevado desemprego ou de pessoas bem sucedidas e empreendedoras, outros).

20 18 Factores Legais A que obriga a legislação geral (sobre o espaço, sobre as condições de atendimento, sobre os horários de trabalho, outros). A que obriga a legislação local (deveres e obrigações municipais, sobre o espaço, sobre as condições de atendimento, sobre os horários de trabalho, outros). Incentivos ao desenvolvimento do negócio (gerais e locais). O Mercado Qual é a população que o negocio abrange (idade, poder de compra, famílias ou indivíduos, nacionalidade, religião, hábitos que podem influenciar o negócio, que alterações se podem dar nos clientes, outros). O tipo de produto ou serviço que queremos vender (já existe, é hábito ser comprado, é de compra frequente, outros) O valor do mercado (quanto vale o mercado, quanto vale o mercado na zona de abrangência do negócio, está a crescer ou decrescer, como vai ser no futuro, outros). Os clientes (quem são, porque compram estes produtos, em que situações os compram ou utilizam, vão precisar sempre destes produtos, como vão ser no futuro, porque estão disponíveis para nos comprar a nós, outros)

21 19 A Concorrência Quem são os concorrentes actuais (quem são, são concorrentes directos ou indirectos, quantos existem na area de abrangência do nosso negócio, que vantagens têm sobre o nosso negócio, quais são os seus pontos fracos, existem há muito tempo, são sustentáveis, outros). Quem podem ser os novos concorrentes (facilidade em abrirem novos negócios na area de abrangência do nosso negócio, novos conceitos que podem concorrer como o nosso, apoios futuros para a abertura de novos negócios, outros). Os Fornecedores Quem são (tem os contactos, tem facilidade em contactar, são em número suficiente, outros). Como negociar (quais as expectativas, quais as garantias pedidas, são sérios, que tipo de contratos, qual a política de preços e descontos, qual a política de pagamentos, outros). Qual o poder que têm (são únicos, são vários, estão perto, são acessíveis, outros). Como funcionam (como recebem os pedidos, como e quando entregam os pedidos, falam português, como facturam, outros). Os Factores Sociais Qual o sexo predominante dos clientes na área de abrangência do nosso negócio; Qual a idade predominante dos clientes na área de abrangência do nosso negócio; Qual a profissão predominante dos clientes na área de abrangência do nosso negócio; Qual a religião predominante dos clientes na área de abrangência do nosso negócio.

22 20

23 21 Ficha de Recomendação para a Acção Acções a Desenvolver Factores económicos Sugestões Procure saber se existem planos para atrair mais pessoas, através da construção de casas ou escritórios de empresas. Procure saber se já existiram outros negócios como o seu e a razão por que deixaram de existir. Factores legais O mercado Procure saber a que a lei nacional e local obrigam. Procure na Câmara Municipal os projectos futuros e as restrições que possam existir. Conheça os seus clientes falando com outros comerciantes locais, não concorrentes. Calcule o valor do mercado na sua zona e expectativas de crescimento. Através do INE pode ter acesso a estatísticas nacionais e regionais. Falando com outros comerciantes no mesmo negócio, mas em zonas de abrangência diferentes, pode saber como tem evoluído. Falando com comerciantes não concorrentes na sua area de abrangência, pode saber como está o negócio na sua zona. Consultando a Câmara Municipal pode saber o numero de moradores, escritório, outros. A concorrência Saiba quem são e como fazem negócio os seus potenciais concorrentes. Fale com eles como cliente (directamente ou através de uma outra pessoa). Procure obter, junto do seu Banco, informação sobre os seus concorrentes. Existe informação disponível em bases de dados, que, por vezes, podem ser disponibilizada sem custo. Os fornecedores Os factores sociais Saiba quem são os seus fornecedores e fale com todos antes de tomar a decisão de a quem vai comprar. Quanto mais informação tiver sobre cada um, melhores condições tem para negociar. Procure conhecer muito bem os clientes na sua zona de abrangência. Frequentando os principais locais públicos e falando com os comerciantes existentes, consegue obter boas informações, sem custos.

24 22

25 23 Solução para o Cenário O caso não tem uma solução única, pois cada pessoa pode ter identificado diferentes variáveis condicionantes do negócio actual e futuro. Do enunciado, podem-se identificar: Factores Geográficos Bairro recente e em crescimento, bairro modelo (positivos), bairro isolado, só lá vai quem lá mora (negativos). Factores Económicos Família com médio poder de compra mas com potencial de crescimento, comunidade imigrante com elevado poder de compra (positivos), o poder de compra médio pode não ser suficiente para a compra frequente de peixe fresco com elevada qualidade (negativo). Factores Legais Incentivo importante para a abertura, não existência de mais do que dois concorrentes (positivos), contrato de permanência de 25 anos (negativo). Factores Sociais Casais de ambos os sexos com filhos, casais com profissões de elevado potencial no futuro, comunidade imigrante com cultura interessante para este negócio (positivos), forte endividamento dos casais pode causar problemas no consumo em caso de desemprego (negativo). Oportunidades Famílias com médio poder de compra, mas com potencial de crescimento, comunidade imigrante com poder de compra e restrições no consumo de carne, incentivos para a abertura da loja, mercado actual de pessoas e futuro de 6.000, pouca concorrência actual e no futuro.

26 24 Ameaças Rendimento dos casais pode não permitir uma compra regular, necessidade de um contrato de 25 anos, existência de um supermercado com um sortido completo que pode satisfazer de uma só vez todas as necessidades do casal, a existência de desemprego pode originar um menor consumo de alimentos caros devido ao elevado nível de endividamento. Pontos Fortes Loja bem situada e com boa visibilidade, produto único no bairro e com muito boa qualidade, possibilidade de entrega em casa, acordo de exclusividade com o fornecedor de peixe fresco. Pontos Fracos O peixe fresco com muita qualidade pode ser caro e por esta razão menos vendido, falta de fornecedores de peixe e marisco congelado com uma boa relação qualidade/preço, dificuldade em estacionar ao pé da loja. É importante que o formando tenha conseguido identificar, por factor externo, as variáveis importantes, com base nas referidas no cenário e outras que considerou, e de seguida tenha realizado a análise FOFA. É fundamental que tenha realizado o exercício correctamente e na totalidade, para que o possa depois seguir no Capítulo 2.

27 25 Exercícios para Resolver Deve agora realizar o mesmo exercício, mas referente ao negócio que quer desenvolver.

28 26

29 27 Capítulo 2 A Definição do Posicionamento de Marketing Objectivos de Aprendizagem do Capítulo Após ter analisado o meio ambiente e realizado a análise FOFA, o formando deverá estar preparado para definir o posicionamento do seu negócio. Pretende-se que no final deste Capítulo, o formando seja capaz de: Definir e escrever o posicionamento de marketing que quer para o seu negócio. Por posicionamento entende-se o que o empresário pretende que os seus clientes pensem sobre a sua empresa, marca ou produto.

30 28

31 29 Cenário No caso Peixaria é possivel identificar os potenciais clientes, que sendo pessoas comuns têm também hábitos alimentares comuns, bem como os pontos fortes da peixaria e principais diferenças que tem em relação ao supermercado existente. Com base na informação que já tem da peixaria, escreva agora o posicionamento (o que quer que as pessoas pensem sobre esta loja), respondendo às seguintes questões: Quem é o grupo alvo da peixaria (a quem quer vender)? Que produtos semelhantes já compram os potenciais clientes (que referencias têm os clientes deste tipo de produtos)? O que tem a peixaria de diferente para oferecer (em relação ao seu concorrente supermercado)?

32 30

33 31 Estratégia Por posicionamento entende-se a percepção que queremos que o cliente tenha do produto ou serviço que lhe queremos vender, ou seja, como queremos que ele nos veja. O posicionamento é fundamental para qualquer negócio pois condiciona toda a estratégia de comunicação da empresa e as acções desenvolvidas para dar a conhecer o seu produto ou serviço aos clientes. Permite ainda definir quais são, exactamente, os clientes que a empresa quer obter e desta forma evitar gastos em dinheiro e tempo com acções, a contactar outros clientes sem interesse. Para escrever um Posicionamento devem ser considerados os seguintes elementos: Público Alvo Quais são os clientes que queremos contactar para que nos comprem; Ponto de referência Que produtos semelhantes já compram? Quando os contactar o que devo dizer que vendo, para que percebam a mensagem, e saibam o que tenho exactamente para vender? A Diferença O que tem o nosso produto ou serviço de diferente quando é comparado com outros já existentes no mercado? Porque me devem comprar a mim e não aos meus concorrentes? Na resposta a estas perguntas será escrito o Posicionamento.

34 32

35 33 Recomendações para a Acção Acções a Desenvolver Grupo Alvo Pontos de Referência Diferença Sugestões Identifique os clientes que podem ter interesse em comprar o seu produto ou serviço. Saiba quais os produtos ou serviços que os clientes já compram e a quem. Esta informação é fundamental para que os seus futuros clientes percebam o que você tem para vender e estejam disponíveis para ouvir a sua proposta. Ninguém muda de fornecedor se não tiver uma razão forte para o fazer. É fundamental que, com base na análise que fez do mercado (análise FOFA), consiga identificar e comunicar com eficácia o que tem de diferente para oferecer, conseguindo desta forma motivar os clientes a deixarem de comprar ao fornecedor actual para o fazer a si.

36 34

37 35 Solução para o Cenário O Posicionamento deve ser escrito em texto corrido. Como tal, será importante, após a resposta às perguntas, pedir ao formando que as escreva da seguinte forma. O Posicionamento poderia ser escrito da seguinte forma: Para si que é membro do casal e habita no bairro modelo (Grupo Alvo), e tem como hábito comer peixe nas suas refeições em casa (Pontos de Referência), a nova peixaria Peixe Fresco tem o melhor peixe fresco do bairro, vindo directamente e diariamente dos pescadores. Peixe mais fresco não há! (Ponto de Diferença).

38 36

39 37 Exercícios para Resolver Deve agora realizar o mesmo exercício, mas referente ao negócio que quer desenvolver.

40 38

41 39 Capítulo 3 A Mensuração da Oportunidade e Definição dos Objectivos Objectivos de Aprendizagem do Capítulo Estando escrito o posicionamento do produto ou serviço a comercializar, o formando deve agora conseguir mensurar a oportunidade do seu negócio, utilizando a matriz consumo do BCG (Boston Consulting Group) e os seus conceitos base de penetração e frequência. No final deste Capítulo, o formando deve conseguir: Estimar o valor potencial, actual e futuro, de um negócio; Estabelecer objectivos de curto e médio prazo; Perceber que não é possivel iniciar um novo negócio sem que antes exista uma perspectiva de mercado e financeira do seu potencial de êxito e sustentabilidade, definindo objectivos concretos e mensuráveis.

42 40

43 41 Cenário Considerando o caso da peixaria Peixe Fresco, procure calcular o valor do mercado actual e, em seguida, o valor potencial do seu negócio, através das seguintes formulas: Valor Mercado = Público Alvo x % do Público Alvo que vai comprar x Número de vezes que pode comprar x % de vezes que vai comprar x quantidade média por compra x o valor médio em que vai pagar em cada compra Valor Potencial do Negócio = Público Alvo x % do Público Alvo que vai comprar x Número de vezes que pode comprar x % de vezes que vai comprar x quantidade média por compra x o valor médio em que vai pagar em cada compra x Quota de mercado da peixaria x a margem obtida em cada venda. Com este cálculo, o formando deve conseguir obter o valor, em Euros, do mercado, receitas e margem esperado no primeiro ano. Após ter calculado os valores para o mercado e negócio no 1º ano, realize o mesmo cálculo para estimar o mercado e potencial do negócio no 2º ano, utilizando a informação disponível no enunciado referido no Capítulo 1. Com base nos valores obtidos e considerando as diferentes variáveis, escreva agora os objectivos que o dono da peixaria deve ter para o primeiro ano e para o segundo ano.

44 42

45 43 Estratégia Os mercados crescem por 3 razões: - Existem mais clientes; - Os clientes já existentes compram mais vezes; - Ambas. As razões acima referidas têm a denominação de Penetração (mais clientes) e Frequência (mais vezes) e são a base de análise de qualquer mercado e, naturalmente, de qualquer negócio. Um empresário, ou empresa, deve ter sempre presente na sua estratégia de negócio saber como pode conseguir captar mais clientes e fazer com que lhe comprem mais vezes. O termo Penetração refere-se ao número de indivíduos do seu grupo alvo (potenciais clientes) que compram produtos ou serviços. O termo Frequência refere-se ao número de vezes que os clientes compram um produto ou serviço. A função consumo da BCG é muito útil para o calculo de um negócio actual e futuro, pois permite identificar e quantificar as variáveis externas e internas que podem contribuir para o incremento de um negócio, permitindo assim desenvolver posteriormente as estratégias e acções necessárias para o obter. Vamos agora analisar cada uma das variáveis da função consumo da BCG: Público Alvo - Já foi referido nos capítulos anteriores como sendo os nossos potenciais clientes. Agora deve ser quantificado.

46 44 % do Publico Alvo que vai comprar Penetração. Significa quantos, dos potenciais clientes, vão comprar o produto ou serviço a nós e aos nossos concorrentes. É importante identificar o que podemos fazer nos anos seguintes para que mais clientes nos comprem. Número de vezes que pode comprar Frequência de uso. Significa o número de vezes que o cliente pode consumir (comprar) um determinado produto ou serviço. % de vezes que vai comprar Frequência de compra. Significa o número de vezes que realmente vai comprar o produto ou serviço. Uma pessoa pode realizar até 5 refeições por dia (pequeno almoço, almoço, lanche, jantar, ceia) mas pode só querer fazer 3. Quantidade média por compra Significa a quantidade que, em média, vai comprar para satisfazer a sua necessidade. Se ao pequeno-almoço tenho a necessidade de comer 1 pão, então a quantidade média de compra em cada pequeno-almoço é de 1 pão. O valor médio, em Euros, que vai pagar em cada compra Significa o que vai, em média, gastar para satisfazer a sua necessidade. Se comprar um café a sua compra média será de 0,6. Quota de mercado Significa a parte das compras que nos será feita. Havendo mais que um fornecedor, o cliente pode variar e optar, em diferentes situações, por aquele que lhe é mais conveniente. Se o cliente quer comprar carne, poderá optar entre diferentes talhos, escolhendo conforme o que mais lhe apetece comer e a oferta de cada talho. Margem obtida em cada venda Significa quanto vou ganhar em cada venda que faço. Se vendo uma água a 1 e me custou 0,5, então a minha margem é de 0,5 (50%). Com base nas variáveis referidas é possivel definir os objectivos a obter no primeiro ano e seguintes. Os objectivos devem ser muito concretos e precisos, quantificados, mensuráveis e com possibilidade de serem seguidos. Os objectivos anuais devem depois ser divididos em meses (e se possível em semanas e dias) para que possam ser continuamente seguidos e desenvolvidas as acções necessárias para corrigir desvios.

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples.

Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples. Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples. Você sabe que precisa de publicitar mais o seu negócio para este crescer e sabe que a Internet é melhor aposta para publicitar o seu

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Como criar um clube de vantagens em sua empresa

Como criar um clube de vantagens em sua empresa Como criar um clube de vantagens em sua empresa Uma publicação Introdução Atrair e reter bons funcionários no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Formulário de Projecto de Investimento

Formulário de Projecto de Investimento Formulário de Projecto de Investimento 1. Identificação do Projecto Título do projecto: Nome do responsável: Contacto Telefónico: Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características

Leia mais

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS COACHING EXECUTIVO O DESAFIO DOS EXECUTIVOS Os executivos das empresas estão sujeitos a pressões crescentes para entregarem mais e melhores resultados, liderando as suas organizações através de mudanças

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

EMPRESAS VIRTUAIS. Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes. PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com. Pág.

EMPRESAS VIRTUAIS. Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes. PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com. Pág. EMPRESAS VIRTUAIS Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes Pág. 1 (de 5) PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com EMPRESAS VIRTUAIS Actualmente, vivemos numa época de grandes mudanças

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Plano de Negócio Explicado

Plano de Negócio Explicado Plano de Negócio Explicado Bem-vindo Não posso deixar de lhe dar os parabéns por estar a analisar o nosso fantástico plano de negócio. Neste documento, irá ficar a conhecer um projecto de sucesso implementado

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

CENTRAL DE COMPRAS PORTUGAL MAIS

CENTRAL DE COMPRAS PORTUGAL MAIS CENTRAL DE COMPRAS PORTUGAL MAIS APRESENTAÇÃO PARCEIROS: Introdução Preparámos-lhe esta apresentação porque acreditamos que são importantes para si e para a sua Entidade os seguintes princípios: OPORTUNIDADE

Leia mais

O modelo de balanced scorecard

O modelo de balanced scorecard O modelo de balanced scorecard Existe um modelo chamado balanced scorecard que pode ser útil para medir o grau de cumprimento da nossa missão. Trata-se de um conjunto de medidas quantificáveis, cuidadosamente

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização 1. Introdução O presente questionário ajudá-lo-á a reflectir sobre os esforços desenvolvidos pela sua empresa no domínio da responsabilidade empresarial,

Leia mais

Iniciar um negócio em Franchising

Iniciar um negócio em Franchising Iniciar um negócio em Franchising Franchising, o que é? Terminologia Vantagens e Desvantagens do Franchisado Vantagens e Desvantagens do Franchisador Dicas para potenciais Franchisados Serviços de apoio

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião Pesquisas de Mercado Online 1. Apresentação O que é a Pesquisadireta? A Pesquisadireta é uma empresa de pesquisas de opinião e mercado exclusivamente online. De uma forma rápida e flexível, sua empresa

Leia mais

GUIA PARA COMPRA ONLINE

GUIA PARA COMPRA ONLINE GUIA PARA COMPRA ONLINE www.tipsal.pt QUEM SOMOS A TIPSAL - Técnicas Industriais de Protecção e Segurança, Lda foi fundada em 1980. Somos uma empresa de capitais exclusivamente nacionais com sede social

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 O Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) procura criar e estreitar

Leia mais

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 Introdução SABE COM EXATIDÃO QUAL A MARGEM DE LUCRO DO SEU NEGÓCIO? Seja na fase de lançamento de um novo negócio, seja numa empresa já em

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É? NE- CACT O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente,

Leia mais

MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E COMO FUNCIONA

MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E COMO FUNCIONA MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E Mercados Derivativos Conceitos básicos Termos de mercado As opções de compra Autores: Francisco Cavalcante (f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV.

Leia mais

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010 Marketing mix Trabalho realizado por: Sandra Costa 12ºS Marketing mix É formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado e é dividido

Leia mais

Prof. Marcopolo Marinho

Prof. Marcopolo Marinho Aula 05 Marketing Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos e de planificação estratégica - 5w2h; O Plano Estratégico:

Leia mais

Vamos ensinar a Fazer Contas à Vida - Adultos!

Vamos ensinar a Fazer Contas à Vida - Adultos! ADULTOS ADULTOS Vamos ensinar a Fazer Contas à Vida - Adultos! O nosso objectivo é ensinar adultos de contextos sociais mais desfavorecidos, a Fazer Contas à Vida Adultos, dotando-os de conhecimentos e

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio

Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio Lisboa, Junho de 2014 Artigo 1º Âmbito A Incubadora StartUp Lisboa Comércio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Montepio Geral, o IAPMEI

Leia mais

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores Trabalhos Práticos Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Normas 3.1 Relatório 3.2 Avaliação 4. Propostas Na disciplina de Programação

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software Comunicação documentos de transporte AT via Webservice 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Configuração de documentos de transporte...

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

Discurso de Sua Excelência o Governador do Banco de Cabo Verde, no acto de abertura do XIII Encontro de Recursos Humanos dos Bancos Centrais dos

Discurso de Sua Excelência o Governador do Banco de Cabo Verde, no acto de abertura do XIII Encontro de Recursos Humanos dos Bancos Centrais dos Discurso de Sua Excelência o Governador do Banco de Cabo Verde, no acto de abertura do XIII Encontro de Recursos Humanos dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa 24 e 25 de Março de 2011 1 Senhor

Leia mais

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos Bem-vindo ao Guia de Solicitação de Ingressos para Torcedores de Países Participantes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1 DO QUE PRECISO

Leia mais

PROGRAMA DE AJUDA DIRECTA 2015-2016 Requisitos & Instruções

PROGRAMA DE AJUDA DIRECTA 2015-2016 Requisitos & Instruções PROGRAMA DE AJUDA DIRECTA 2015-2016 Requisitos & Instruções Cabo Verde VI Edição São Tomé e Príncipe IV Edição Guiné-Bissau II Edição O que é o Programa de Ajuda Directa (PAD)? O PAD é gerido pela Embaixada

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 023-A/2014 Portal F.P.T. - Inscrições (Aditamento)

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 023-A/2014 Portal F.P.T. - Inscrições (Aditamento) Circular n.º 023-A/2014 Portal F.P.T. - Inscrições (Aditamento) Exmo. Sr. Presidente, A Direcção da F.P.T. tem emitido, ao longo dos últimos meses, diversas Circulares, com o objectivo de ir informando,

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010

Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010 Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010 A Manutenção do Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA consiste numa infra-estrutura de disponibilidade

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

Condições do Franchising

Condições do Franchising Condições do Franchising ÍNDICE Introdução 1. Vantagens em entrar num negócio de franchising 2. O que nos distingue como sistema de franchising 2.1. vantagens para o franchisado face a outras redes 2.2.

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Testes de Diagnóstico

Testes de Diagnóstico INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA agrinov.ajap.pt Coordenação Técnica: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto Instituto Superior de Estatística

Leia mais

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos A Lei n.º115/99, de 3 de Agosto, estabeleceu o regime jurídico das associações representativas dos imigrantes e seus descendentes, prevendo o reconhecimento

Leia mais

Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012

Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012 Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 623 casos, gerando um erro máximo de 3,9%

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego B- Criação do próprio emprego pag. 57 Para quem deseja ter uma actividade independente, por conta própria, a criação do seu próprio emprego é uma via alternativa para ingressar no mundo do trabalho. Criar

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

O aumento da força de vendas da empresa

O aumento da força de vendas da empresa PHC dcrm O aumento da força de vendas da empresa O enfoque total na atividade do cliente, através do acesso remoto à informação comercial, aumentando assim a capacidade de resposta aos potenciais negócios

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais Módulo 2 As Empresas e as Redes Sociais Introdução Eco sistemas de negócio Aplicações de negócio Construir uma empresa Tácticas/ Estratégias Segmentação Gestão - Profissionais Custo Gestão de tempo ROI

Leia mais