Tabela de Minerais Interacção negativa com:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tabela de Minerais Interacção negativa com:"

Transcrição

1 Tabela de Minerais Nome Função no organismo Dose diária Sinergético (com os Sintomas de carência Fontes recomendada quais se associam) Interacção negativa com: Cálcio Actua na formação dos tecidos; ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio do ferro no organismo; controla os impulsos nervosos e as contracções musculares; mantém o ritmo cardiaco e regular. 1200mg Fósforo; magnésio; vitamina D; potássio. Deformações ósseas; enfraquecimento dos dentes; osteoporose; raquitismo; osteomelácia. Queijo; leite e seus Grandes derivados; nozes; quantidades de uvas; castanha de lípidos; ácido caju; cereais integrais; oxálico; ácido pítico. amendoim; feijão; couve; ostras; tofu; sardinhas; marisco; repolho; vegetais verdes; sementes de soja; sardinhas; salmão; couve galega. Fósforo Contribui para a 1200mg Vitamina D; cálcio. formação e fortificação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e muscular; auxilia no metabolismo das gorduras e dos amidos proporcionando energia e vigor; alivia a dor da artrite; regula o ph. Musculos atrofiados; Leite; queijo; peixe; alterações nervosas; maior carne; ovo; frutos probabilidade de ocorrência secos; leguminosas de fracturas; raquitismo; secas; oleoginosas; piorreia. aves; cereais integrais; sementes. Ferro; alumínio ou magnésio em excesso. Cloro Constituinte dos sucos 3000mcg Sódio; potássio. gástricos e pancreáticos; facilita a digestão; ajuda a manter a flexibilidade; contribui para ajudar o fígado a eliminar as substâncias tóxicas e favorece o equilibrio ácido-base no organismo. Perda de cabelo e dos dentes; doenças renais (o excesso de cloro destroi a vitamina E e reduz a produção de iodo). Sal de mesa; kelp (algas marinhas secas); azeitonas; leite; ovos.

2 Enxofre Fortalece a pele; torna o ( A necessidade de cabelo mais brilhante; enxofre é alcançada mantem o equilíbrio de pelos aminoácidos oxigénio necessário essenciais que para o correcto contêm enxofre.) funcionamento do cérebro; contribui para a secreção da bílis pelo fígado. Complexo B Carne magra de bovino; leguminosas secas; peixe; ovos; repolho; gema de ovo. Magnésio Ajuda a combater a 350mg Cálcio; vitamina C; Provoca extrema Cereais não Diuréticos; álcool. depressão; protege o fósforo; sódio; potássio. sensibilidade ao frio e ao refinados; figos; sistema cardiovascular; calor; alterações amêndoas; frutos contribui para prevenir neuromusculares; secos; sementes; os ataques cardiacos; descalcificação óssea. vegetais de folha mantém os dentes verde escura; saudáveis; evita os bananas; tofu; leite. depósitos de cálcio e pedras no rim; cálculos biliares; alivia em casos de indigestão e funciona como tranquilizante natural. Potássio É útil para o raciocinio 200mg Sódio. dado que canaliza o oxigénio para o cérebro; contribui para eliminar as toxinas do organismo; auxilia na redução da pressão sanguínea; é eficaz no tratamento das alergias; regula o ph; participa no metabolismo de carbohidratos e proteinas; contribui para a formação das células; participa na contracção do músculo cardíaco. Edema; hipoglicemia; alterações neuromúsculares; diminuição da actividade muscular (câimbras). Citrinos; melão; tomate; agrião; vegetais de folha verde; folhas de hortelã-pimenta; sementes de girassol; banana; batata; carnes. Álcool; café; açúcar; diuréticos.

3 Sódio Ajuda a prevenir a 500mg (3000mcg) Potássio; cloro. prostração devido ao calor e à insolação; contribui para o funcionamento normal dos nervos e dos musculos; regula os líquidos corporais; o ph e o plasma. Cobalto Elimina as anemias 2;0mcg de vitamina Vitamina B12 Anemia auxiliando na formação B12 dos globulos vermelhos; estimula o crescimento; combate infecções cutâneas. Cobre Ajuda a manter a energia ao proporcionar uma eficaz absorção do ferro; dos alimentos; e participa igualmente na assimilação da vitamina C. 3mg Vitamina C; zinco; manganésio. Ferro Ajuda o crescimento; 15mg Cobre; cobalto; Anemia confere resistência manganésio; vitamina C. contra doenças; previne a anemia; restitui a cor da pele; produz hemoglobina (molécula que transporta o oxigénio para as células). Incapacidade de digerir os hidratos de carbono; nevralgia; cãimbras e retardamento na cicatrização de feridas; hipertensão (caso tenha excesso de sódio). Anemia; edema; deformações ósseas e possivelmente artrite reumatóide. Sal; marisco; cenoura; beterraba; alcachofra; carnes secas; mioleira; rim; bacon. Carne; rim; figado; Tudo o que seja leite; ostras; amêijoas; antagónico à tomate; beterraba vitamina B12. vermelha; lentilhas; figos. Leguminosas secas; ervilhas; trigo integral; ameixas secas; vísceras; mariscos; fígado; aves; passas; uvas. Fígado de porco e bovino; rim; coração; farinha de milho; amêijoas cruas; pêssegos secos; carnes mal passadas; gema de ovo; ostras; frutos secos; feijões; espargos; melaços; farinha de aveia. Fosfoproteína dos ovos; fitatos de trigo integral sem levedura; café; álcool. Flúor Reduz as cáries dentárias; fortifica os ossos; previne a dilatação das veias. 4mg Cáries dentárias; osteoporose. Água fluoretada; mariscos; chá; café; arroz; soja; trigo integral; aveia; alho.

4 Iodo Auxilia no bom 150mcg Selénio funcionamento da glândula tiróide; contribui para a sua dieta porque consome o excesso de gordura; ajuda no crescimento normal; proporciona mais energia; melhora o desempenho intelectual; desenvolve o crescimento do cabelo e unhas; contribui para o bom estado da pele e para manter os dentes saudáveis. Bócio ou hipotiroidismo; Kelp (algas marinhas cansaço; aumento do peso; secas); vegetais perturbações no cultivados em solos desenvolvimento mental e ricos em iodo; sexual. cebolas; mariscos; alcachofa; peixes; frutos do mar. Processos de transformação ou de confecção dos alimentos; solos pobres em nutrientes. Manganês ou manganésio Ajuda a eliminar a fadiga; auxilia os reflexos musculares; contribui para prevenir a osteoporose; melhora a memória; reduz a irritabilidade; ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e no crescimento. 5mg Biotina; vitamina B1; vitamina C; cobre; zinco. Alaxia; afecta a capacidade reprodutiva, pancreática e no metabolismo dos carbohidractos. Cereais integrais; frutos secos; vegetais de folha verde; ervilhas; beterraba; amoras; levedura de cerveja. Grandes quantidades de cálcio e de fósforo; fibras; ácido pítico.

5 Zinco Acelera a cicatrização 15mg Glicose; lactose. das feridas internas e externas; elimina as manchas brancas das unhas; ajuda a recuperar o paladar; contribui para o tratamento da infertilidade; evita problemas prostáticos; favorece o crescimento e facilita a actividade mental; ajuda a diminuir os depósitos de colesterol; é eficaz no tratamento de distúrbios mentais; participa no metabolismo das proteínas e carbohidratos. Hipertrofia próstática; arteriosclerose; hipogonadismo; diabetes; vómitos; alterações gastrintestinais; defeitos imunológicos. Carne; fígado; marisco; gérmen de trigo; levedura de cerveja; sementes de abóbora; ovos; leite em pó desnatado; mostarda moída. Crómio Contribui para o 200mcg Diabetes; arterosclerose crescimento; evita a hipertensão arterial; impede a evolução da diabetes; participa no transporte das proteínas. Molibdénio Ajuda a prevenir a 250mcg Cancro do fígado. anemia e a cárie; auxilia no metabolismo dos hidratos de carbono e dos lípidos; favorece o bem estar em geral. Fígado de vitela; gérmen de trigo; levedura de cerveja; frango; óleo de milho; amêijoas; cebola; alface. Vegetais de folha escura; cereais integrais; legumes; germen de trigo.

6 Selénio Contribui para manter a 70mcg Vitamina E elasticidade juvenil dos tecidos; alivia os afrontamentos e os incómodos da menopausa; útil no tratamento e prevenção da caspa; protege contra determinados tipos de cancro; contribui para a correcta oxigenação do coração. Perda prematura de vigor; doença de Keshan; alterações cardiacas e músculares; perda de cabelo; dermatite; irritabilidade. Mariscos; rim; fígado; germen de trigo; farelo; atum; cebola; tomate; bróculos; alho; levedura de cerveja. Técnicas de transformação ou confecção de alimentos.

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos.

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos. Minerais Os minerais são elementos químicos inorgânicos e são necessários ao nosso organismo em pequenas quantidades, devendo ser obtidos a partir dos alimentos. Enquanto que o carbono, hidrogénio, oxigénio

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

VITAMINAS NOS ALIMENTOS

VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS FONTES ALIMENTARES FUNÇÕES ORGÂNICAS VITAMINA B1 (TIAMINA) Grãos ou cereais integrais, arroz integral, frutos do mar, vísceras ou miúdos, pescados,

Leia mais

Vitaminas e Sais minerais

Vitaminas e Sais minerais Vitaminas e Sais minerais Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o corpo não é capaz de sintetizar

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Minerais vitais para o corpo. DIETAS Cálcio: + abundante no corpo. Aparece em combinação com fosfatos.

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

- Cataliza o metabolismo dos aminoácidos contendo enxofre, que são importantes para o sistema nervoso e cérebro

- Cataliza o metabolismo dos aminoácidos contendo enxofre, que são importantes para o sistema nervoso e cérebro MOLIBDENO O MOLIBDENO É UM OLIGO-ELEMENTO ESSENCIAL. FAZ PARTE DAS 3 ENZIMAS QUE PERMITEM DESENCADEAR IMPORTANTES REACÇÕES QUÍMICAS. O ORGANISMO HUMANO REQUER APENAS QUANTIDADES MUITO REDUZIDAS DE MOLIBDENO

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre:

Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre: Preparei este texto especialmente para você. Leia com atenção! Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre:

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano

Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano Composição média dos alimentos por 100 g de parte edível PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS VITAMINAS MINERAIS Nutrientes Parte edível Calorias Proteínas Lípidos Glícidos

Leia mais

Sequência Didática. Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência:

Sequência Didática. Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência: Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Andressa Moreira Siqueira Co- autora: Paloma Alinne A.R.Ruas Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: A sequência didática foi desenvolvida

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Sopa Sopa camponesa 1,3,5,6,7,8,12 718 171 5,3 29,5 1,7 3,2 0,5 0,4 Hambúrguer no forno c/ massa fusilli e salada mista 1,3,6,12 1466 350 16,1 29,3 1,8 18,7 8,0 0,8 Sopa

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,12 207 49 2,1 0,4 6,6 0,9 0,9 0,3 Bolonhesa de cavala 1,3,4,5,6 1038 246 7,7 0,4 26,7 1,1 17,0 0,4 ada ada de cenoura raspada 12

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período - 2012 1) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina;

Leia mais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Principais constituintes dos alimentos Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Nutrientes e seus constituintes GLÍCIDOS ou HIDRATOS DE CARBONO Função: O seu papel principal é fornecer a

Leia mais

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Sopa Creme de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Hambúrguer de aves com esparguete e salada de cenoura raspada 1,2,3,4,6,7,9,10,12 Sobremesa Frutas da

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Revista em 3 /10/2013 Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses

Leia mais

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo HCV, GENOTIPAGEM ALTERAÇÃO NO EXAME... 2 ALCAT 100 INCLUSÃO DE INFORMAÇÃO... 3 1 ASSUNTO: HCV, GENOTIPAGEM ALTERAÇÃO NO EXAME Prezados clientes, Comunicamos

Leia mais

Glicinatos, porque usa-los?

Glicinatos, porque usa-los? Glicinatos, porque usa-los? Benefícios da Glicina Sendo um dos aminoácidos mais versáteis, a glicina é indispensável para uma série de processos metabólicos; níveis adequados do aminoácido estão associados

Leia mais

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos Beleza não põe mesa, Ou seja, aparência não é tudo. Mas é na mesa que a beleza começa. Ciência da nutrição visa Melhor aparência física e a saúde do paciente; Trata ou ameniza o envelhecimento cutâneo;

Leia mais

VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK

VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos Quando achava alguma coisa Não cheirava nem examinava; Engolia com voracidade

Leia mais

VITAMINAS E MINERAIS

VITAMINAS E MINERAIS VITAMINAS E MINERAIS MINERAIS São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sanguíneas

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

1. A importância da alimentação

1. A importância da alimentação Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses materiais são fornecidos

Leia mais

28/03/2016. Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas. Substâncias inorgânicas : água e sais minerais;

28/03/2016. Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas. Substâncias inorgânicas : água e sais minerais; Substâncias inorgânicas : água e sais minerais; Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas Substâncias orgânicas: lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos ( DNA e RNA); Propriedades

Leia mais

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 Douradinhos de pescada com arroz 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 Feijoada com arroz 8,12 Sopa Creme de Legumes 1,3,5,6,7,8,12

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10.

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. Ficha técnica AZ Vit Suplemento Vitamínico Mineral REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS: 7898171287350 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista Lanches Saudáveis Quais são as características dos lanches que os jovens, habitualmente, ingerem? Todos os estudos de investigação chegaram à mesma conclusão: Os lanches são ricos (excesso) em: - Calorias

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

Projeto Nutricional Infantil

Projeto Nutricional Infantil Projeto Nutricional Infantil Agenda Objetivos Metas Benefícios do Consumo de Peixe Produto, Usos & Embalagem Objetivos Desenvolver um alimento a base de Músculo de Peixe com fortificação de micronutrientes

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:16 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:20

Escrito por Ademir Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:16 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de 2010 16:20 Tabela de Vitaminas Vitaminas são micronutrientes essenciais a diversas reações metabólicas do organismo. Estes elementos não são, em sua maioria, sintetizados pelas células humanas, e neste caso têm que

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Sopa Feriado 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Prato 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 ada 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sobremesa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sopa Sopa de abóbora

Leia mais

Receitas Especiais Para Queimar Gordura.

Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Benefícios dos Sucos Detox Suco Detox de Couve e Limão Suco de banana e mamão Suco de Melancia e Aipo Suco de Couve e Cenoura Suco Desintoxicante Suco Anti Toxinas

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos A química da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: A Química da Vida I Conceitos fundamentais; II Componentes químicos da célula; III Compostos inorgânicos;

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

ANEXO 1: ALFACE: ARROZ: Carboidrato: 1,7g Proteína: 1,3g Gordura: 0 g. Carboidrato: 48 g Proteína: 0,8 g. Valor calórico: 50 Kcal

ANEXO 1: ALFACE: ARROZ: Carboidrato: 1,7g Proteína: 1,3g Gordura: 0 g. Carboidrato: 48 g Proteína: 0,8 g. Valor calórico: 50 Kcal ANEXO 1: ALFACE: ARROZ: Carboidrato: 1,7g Proteína: 1,3g Valor calórico: 11 Kcal Hortaliça benéfica em tratamentos faciais, com propriedade calmante. Carboidrato: 48 g Proteína: 0,8 g Valor calórico: 197

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Germana Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável Pirâmide dos alimentos Pirâmide alimentar é a representação

Leia mais

Mirantes. O seu restaurante com Algo Mais

Mirantes. O seu restaurante com Algo Mais ! CÁLCIO O cálcio é um mineral essencial, constituinte de nossos ossos e dentes, que armazenam 99% do cálcio de nosso organismo. Participa do metabolismo de todas as celúlas. Está envolvido com as seguintes

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos.

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 1) Introdução A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 2) Elementos químicos da matéria viva Existem 96 elementos químicos que ocorrem

Leia mais

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos)

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos) Semana 1 com pão com bolacha Sopa de feijão-verde Massa à lavrador (c/vitela, tronchuda e feijão vermelho) Sopa de feijão branco e Tintureira/cação de cebolada (tomate e pimento) e batata cozida Pão (1/2)

Leia mais

MICRONUTRIENTES VITAMINAS E MINERAIS

MICRONUTRIENTES VITAMINAS E MINERAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE MICRONUTRIENTES VITAMINAS E MINERAIS Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello E-mail: lucianenesello@unifebe.edu.br Vitaminas e Minerais Amplamente distribuídos

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

Vitaminas. Nutrientes reguladores de funções fisiológicas

Vitaminas. Nutrientes reguladores de funções fisiológicas VITAMINAS Vitaminas Nutrientes reguladores de funções fisiológicas Vitamina é, na realidade, qualquer substância orgânica que não consegue ser produzida por uma determinada espécie e que são necessárias

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj)

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj) Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de cenoura

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013 Mestranda: Mariana Camargos de Paula Junho/2013 Alimentação Mito? Se refere às crenças comuns (sem fundamento científico) de diversas comunidades. Alimentos Combinação de certos tipos de alimentos que

Leia mais

Município de Viseu Semana de 4 a 8 de setembro de 2017 Almoço

Município de Viseu Semana de 4 a 8 de setembro de 2017 Almoço Semana de 4 a 8 de setembro de 2017 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Prato Massa espiral com atum milho e cenoura 1,3,4,5,6 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 Sopa Sopa de feijão-verde

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS B I O Q U Í M I C A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS NÓS SOMOS C,H,O,N,P,S,Ca,Mg,Fe,Cl... (Somos Pó - de - estrelas) Os átomos se reúnem formando: Substâncias Inorgânicas -água -sais minerais Substâncias

Leia mais

Município de Viseu Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 de couve branca e feijão branco 1,3,5,6,7,8,12

Leia mais

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Cereais e derivados Arroz, integral, cru 12 359 1502 8 2 0 78 5,0 Arroz, tipo 1, cru 13 359

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

EMENTA ESCOLAR ABRIL Semana de 01 a 05

EMENTA ESCOLAR ABRIL Semana de 01 a 05 ABRIL 2019 - Semana de 01 a 05 A BANANA é uma das frutas mais populares no mundo. Conhecida por ser muito nutritiva, contém fibras, antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde, tais como: potássio,

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae M aterna Ómega-3 + Gengibre + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher grávida Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE Profª MSc Monyke Lucena Para podermos praticar esportes, estudar ou realizar qualquer outra atividade, devemos ter energia no nosso organismo; Essa energia é fornecida pelos

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Principais vitaminas. Lipossolúveis: Todas elas requerem sais biliares e alguns lipídios dietéticos

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Almoço Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Segunda Sopa Sobremesa Encerrado Sopa Sopa de repolho 12 185 44 0,9 0,1 7,7 1,3 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3

Leia mais

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS 1 - Assim como os Vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenóides. Ricos tb em Vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam

Leia mais

Almoço pão de mistura com queijo fiambre de aves (leite, soja); pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura]

Almoço pão de mistura com queijo fiambre de aves (leite, soja); pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura] Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 3 Semana de 1 a 5 de Abril de 2019 ; pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura] 3,5 14,5 5,2 1,3 0,2 0,2 84,0 alface, cenoura e tomate

Leia mais

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO)

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos x Nutrientes? Água Minerais Carboidratos Alimentos Vitaminas?Compostos

Leia mais

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS AS MOLÉCULAS DA VIDA COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS CERCA DE TRINTA ELEMENTOS CONSTITUEM AS CÉLULAS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS.

Leia mais

Relatório Gratuito para Perda de Peso

Relatório Gratuito para Perda de Peso Relatório Gratuito para Perda de Peso - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Aprenda como pode começar a Perder Peso de forma super fácil e prática Parte 3 Comer de Forma Saudável A perda

Leia mais

ESTUDANDO OS NUTRIENTES

ESTUDANDO OS NUTRIENTES E.M.E.F. JEAN PIAGET DISCIPLINA DE CIÊNCIAS TURMA: T6 ESTUDANDO OS NUTRIENTES ALUNOS: ANA PAULA SILVANO MARÌLIA VARGAS PROF.: ANELISE VOLKWEISS PORTO ALEGRE, 27 DE OUTUBRO DE 2010 SUMÁRIO I) INTRODUÇÃO...3pg

Leia mais

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Macedónia de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Esparguete à bolonhesa com salada de alface, cenoura e milho 1,3 Bolonhesa de soja 1,3,6 camponesa 1,3,5,6,7,8,12 Salmão lascado com

Leia mais

Município de Valongo Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Almoço Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de

Leia mais

EMENTAS C M SETÚBAL REFEITÓRIO Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Almoço

EMENTAS C M SETÚBAL REFEITÓRIO Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Almoço Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Sopa Creme de abóbora 1,3,5,6,7,8,12 209 50 1,2 0,2 8,6 0,6 1,0 0,2 Nuggets de frango no forno c/ arroz e salada de alface e cenoura 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 1234

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Bolonhesa de soja 1,3,6 Arroz com feijão encarnado, cogumelos, brócolos e abóbora Salada Salada de alface Sopa Sopa

Leia mais

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS?

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS? O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS? São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção

Leia mais

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 Douradinhos no forno com arroz de cenoura e salada de Sobremesa alface 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 Fruta da época Feijoada

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Sopa Sopa de nabiças 1,3,5,6,7,8,12 144 34 1,8 0,3 3,5 0,8 0,7 0,2 Febras de porco estufadas c/ arroz de ervilhas e salada de 765 182 5,2 1,2 20,9 0,3 12,6 0,3 alface

Leia mais

Biologia Molecular - I. Prof. Fernando Belan - Classe A

Biologia Molecular - I. Prof. Fernando Belan - Classe A Biologia Molecular - I Prof. Fernando Belan - Classe A Introdução CHONPS Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre. Moléculas Orgânicas > Proteínas e Ácidos Nucleicos; Carboidratos,

Leia mais

MINERAIS. 9/4/2013 Profª Doutora Brígida D oliveira. Profª Doutora Brígida

MINERAIS. 9/4/2013 Profª Doutora Brígida D oliveira. Profª Doutora Brígida MINERAIS Profª Doutora Brígida COBALTO A. FUNÇÕES 1. Como componente da molécula da vit. B12 2. Na síntese da vit. B12 no rumen B. NECESSIDADES 1. Ruminantes: alimento com 0.05-0.10 mg de cobalto por kg

Leia mais

1. Benefícios da atividade física

1. Benefícios da atividade física 1. Benefícios da atividade física "ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO). O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde

Leia mais

Açúcar (g) Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9, ,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Prato

Açúcar (g) Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9, ,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Prato Semana de 29 de maio a 1 de junho de 2017 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9,12 210 50 2,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Pescada à Gomes de Sá e salada de alface e cenoura raspada 3,4,9,12 404 97 2,9 0,5

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 9,12 196 47 1,3 0,2 7,5 0,6 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3,5,6 923 221 9,7 3,1 19,8

Leia mais