MORFOLOGIA DERIVACIONAL E ALFABETIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MORFOLOGIA DERIVACIONAL E ALFABETIZAÇÃO"

Transcrição

1 MORFOLOGIA DERIVACIONAL E ALFABETIZAÇÃO Márcia Mota * Rafaela Lisboa** Jaqueline Dias** Rhaisa Gontijo** Nádia Paiva ** Stella Mansur-Lisboa** Danielle Andrade** RESUMO: Consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Uma das questões que tem ocupado pesquisadores e educadores nesta virada de século é se a consciência morfológica tem um papel importante na aquisição da língua escrita. Neste trabalho discutimos evidências empíricas e questões teóricas que envolvem a relação entre a consciência morfológica e a escrita. Palavras chaves: consciência morfológica, alfabetização, morfologia derivacional. Abstract: Morphological awareness is the ability to reflect upon the morphemes of the words. One of the questions that have occupied researchers and educators in the turn of the century was whether morphological awareness has an important role in written language acquisition. This work discusses empirical and theoretical questions that involve the relationship betweenmorphological awareness and written language. Key-words: morphological awareness, literacy and derivational morphology. * Professora do Departamento de Psicologia da UFJF **Graduandas do Curso de Psicologia a UFJF

2 INTRODUÇÃO A escrita em línguas alfabéticas envolve a aquisição do princípio alfabético, isto é, o princípio de que letras devem corresponder perfeitamente aos sons das palavras. No entanto, as línguas alfabéticas variam quanto ao grau de correspondência entre as letras e os sons da fala. A apropriação da leitura e escrita ocorre de forma gradual segundo uma seqüência de desenvolvimento, na qual, a criança reconstrói de uma forma dinâmica as relações entre os sistemas de representações fonológicas e ortográficas da língua (CORREA, 2005). Assim, a aquisição da língua escrita vai requerer inicialmente o desenvolvimento de competências de análise fonológica que permita a descoberta do princípio alfabético por parte do aprendiz (GOSWAMI & BRYANT, 1990; MORAIS, 2002). Esta habilidade envolve refletir sobre os sons que compõem a fala, e é chamada de consciência fonológica. Porém, se por um lado, a consciência fonológica possui um papel importante para a aquisição da escrita alfabética por parte da criança, por outro, ela não é suficiente para a escrita ortográfica, visto que a grafia de certos vocábulos não depende somente da aplicação de regras de correspondência entre letra e som. Por exemplo, embora possuam sons finais semelhantes, por serem de classes gramaticais diferentes, os vocábulos beleza e princesa são escritos de forma diferente. Morais (2002) lembra que o sistema ortográfico envolve várias categorias de palavras que não obedecem as regras de correspondência entre letra e som. Algumas palavras precisam ser decoradas, pois não há regras claras sobre sua grafia. Porém, há regras contextuais e de origem morfossintáticas que podem ser aprendidas pelas crianças. No que diz respeito em particular à morfologia, Nunes e Bryant (2006) apresentam uma série de estudos que demonstram que refletir sobre os morfemas que compõem as palavras ajudam as crianças a compreender a ortografia da língua. Desta forma as crianças precisam desenvolver competências que permitam que elas entendam que nem sempre a grafia das palavras obedece ao princípio alfabético, e que muitas vezes, a origem morfológica da palavra determina a grafia das mesmas.

3 1 - O QUE SÃO MORFEMAS? COMO SE RELACIONAM COM A ALFEBETIZAÇÃO? As palavras são formadas por morfemas. Morfemas são as menores unidades lingüísticas que têm significado próprio. As palavras podem ser morfologicamente simples, quando são compostas de um morfema (por exemplo, o substantivo flor), ou morfologicamente complexas, quando elas possuem mais de um morfema (por exemplo, flor e zinha que formam a palavra florzinha). A habilidade de refletir sobre essas unidades de significado é chamada consciência morfológica (CARLISLE, 1995), e pode ajudar o aprendiz a entender o princípio semiográfico. A escrita combina dois tipos de princípios: o princípio fonográfico e o semiográfico. O primeiro envolve estabelecer como unidades gráficas, os grafemas ou letras, correspondem aos sons que compõem a fala. O segundo princípio, o semiográfico envolve estabelecer como os grafemas representam significados (MAREC-BRETON & GOMBERT, 2004). O processamento morfológico está mais fortemente associado ao princípio semiográfico. A consciência morfológica pode envolver a morfologia derivacional e a morfologia flexional. O desenvolvimento da morfologia derivacional está relacionado à habilidade da criança lidar com a formação de palavras pelo acréscimo de prefixos ou sufixos a um radical ou ainda à decomposição de palavras derivadas gerando palavras primitivas. Já a morfologia flexional investiga a sensibilidade da criança às flexões de gênero e de número dos nomes, bem como as flexões de modo-tempo e número-pessoa dos verbos. O processamento morfológico ocupa-se então, da formação de palavras, suas flexões, suas funções e relações na frase; por esta razão a morfologia se torna importante para a língua escrita. Muitas palavras dependem de sua origem, palavras como açucarado que tem ortografia ambígua, podem ser escritas de forma correta se a criança souber a palavra açúcar. Os significados dela também podem ser inferidos pela leitura se souber o significado da palavra que o originou. De acordo com uma série de estudos que exploraram a relação entre a consciência morfológica e a alfabetização, verificou-se que tal habilidade está associada ao desempenho na leitura de palavras isoladas e na compreensão de leitura (CARLISLE, 1995, 2000; CARLISLE & FLEMING, 2003), e também ao desempenho da escrita (CARLISLE,1998; 1996).

4 A investigação sobre o conhecimento da consciência morfológica tem mostrado que as crianças processam as flexões e as derivações de forma diferente (CASALIS & LOUIS-ALEXANDER; DEACON & BRYANT, 2005). Deacon e Bryant (2005) deram a crianças de cinco a oito anos de idade um teste de escrita, no qual as crianças tinham que escrever palavras com um morfema e palavras com dois morfemas. Metade das palavras de dois morfemas era de palavras derivadas e a outra metade eram palavras flexionadas. As palavras tinham o mesmo som final, por exemplo, a palavra notion (com um morfema) e a palavra connection (com dois morfemas). Os autores predisseram que se as crianças processam a morfologia da língua, elas teriam uma facilidade maior em escrever o som final das palavras quando eles eram morfemas, do que quando não eram. Já que o som final das palavras era o mesmo, qualquer diferença nos resultados só poderia ser atribuída ao processamento morfológico da palavra. Os resultados deste estudo mostraram que as crianças escreviam mais corretamente os sons finais das palavras quando eram morfemas do que quando não eram, mas a análise do tipo de morfema escrito mostrou que este resultado era verdadeiro apenas para as flexões. Os autores concluíram que a diferença encontrada na escrita dos dois tipos de morfemas possivelmente ocorria porque na morfologia derivacional há uma mudança na classe gramatical das palavras morfologicamente complexas, o que não ocorre com a morfologia flexional. Assim, seria mais fácil para as crianças entender as relações morfêmicas nas flexões do que nas derivações. Neste artigo focaremos nos estudos que mostram que a morfologia derivacional contribui para a leitura e escrita. Esta questão é particularmente importante, pois a as flexões têm um caráter morfossintático e possuem uma estabilidade semântica, ao passo que as derivações tratam da estrutura das palavras, neste caso pode haver extensões do sentido destas palavras (LAROCA, 2005). Esta distinção é importante também porque nas derivações as palavras muitas vezes mudam de classe gramatical, por exemplo, a palavra magro que é um adjetivo, se torna magreza que é um substantivo abstrato. No caso das flexões, as palavras não mudam de classe gramatical. Além disso, há regras de formação de palavras flexionadas, o que nem sempre acontece com as derivações. Por fim, um mesmo morfema pode ter significados ligeiramente diferente dependendo das palavras que se encontra. Por exemplo, o eiro em açucareiro e em leiteiro.

5 Por essas razões, Carlisle (1988) categorizou a morfologia derivacional como um sistema aberto, e argumenta que o conhecimento da morfologia derivacional aconteceria mais tardiamente no desenvolvimento do que o conhecimento da morfologia flexional, e teria um peso menos importante na aquisição da escrita. Como veremos a seguir estudos tem demonstrado que apesar de ter um peso menor que o processamento fonológico ou morfossintático, a morfologia derivacional influencia a aquisição da leitura e escrita. Além da diferença entre processamento da morfologia derivacional e da flexional, um outro ponto que tem sido levantado pelos pesquisadores interessados no processamento morfológico é a influência da ortografia sendo investigada. O principal argumento usado para explicar a relação entre o processamento morfológico e alfabetização na língua inglesa referem-se à natureza de sua ortografia. O inglês, assim como outras línguas alfabéticas, variam quanto ao grau de correspondência entre letra e som, sendo estas relações mais opacas do que em ortografias como o português ou espanhol. Assim, certas irregularidades do inglês podem ser justificadas em parte pela morfologia das palavras (CHOMSKY & HALLE, 1968; STERLING, 1991). Por exemplo, palavras como waited, helped e called deveriam ser escritas como waitid, helpt e cald se as regras de correspondência entre letra e som do inglês fossem aplicadas. No entando a grafia ed é mantida, pois este é um morfema que indica o passado dos verbos. No caso da morfologia derivacional podemos tomar como exemplo palavras como christ e christmas e heal e health que possuem grafias semelhantes por causa da sua origem semântica, mas são pronunciadas de forma diferente. Uma série de estudos mostrou que no inglês de fato a consciência morfológica está relacionada à aquisição da leitura e escrita (CARLISLE, 1988; 1995; NUNES & BRYANT, 2006). Uma questão que surge então, é se outras ortografias requerem estratégias metalingüísticas diferentes para o processamento da língua escrita. Por isso, questiona-se, se a contribuição da consciência morfológica no português é significativa ou não. Isso porque, ao contrário de línguas como o inglês, o português apresenta uma estrutura fonológica mais transparente. É necessário investigar como a habilidade de refletir sobre os aspectos morfológicos da língua interage com a alfabetização e em que momento do desenvolvimento a criança começa a processar esse conhecimento. Isto é importante, pois tem implicações pedagógicas, por exemplo, a maneira e o momento do

6 desenvolvimento da criança em que os conhecimentos morfológicos devem ser ensinados explicitamente. Algumas evidências mostram que o processamento morfológico pode influenciar a aquisição da língua escrita em outras ortografias. Colé, Marec-Breton, Royer e Gombert (2003) estudaram crianças francesas nos primeiros anos da alfabetização. As tarefas envolviam quatro grupos de palavras: palavras morfologicamente complexas (exemplo: banheiro); palavras morfologicamente simples, porém, com a mesma seqüência de letras (exemplo: dinheiro); pesudopalavras morfologicamente complexas (exemplo: linheiro); pseudopalavras não sufixadas (exemplo: binheiro). Os resultados foram que as crianças cometeram menos erros lendo palavras morfologicamente complexas do que as palavras simples, indicando, desta forma, a contribuição da estrutura morfológica no reconhecimento das palavras. Estes pesquisadores também estavam interessados em saber a idade de aquisição da consciência morfológica. Esta questão é importante porque teorias sobre aquisição da leitura (FRITH, 1985; MARSH, FRIEDMAM, WELSH & DESBERG, 1980) colocam a consciência morfológica como uma habilidade adquirida tardiamente no processo de alfabetização, depois que o aprendiz manipula as regras de correspondência letra e som que ocorrem por volta da terceira e quarta séries. Além disso, os autores investigaram a morfologia derivacional, que como vimos acima tem sido apontada como tendo desenvolvimento tardio. Os autores mostraram que desde os anos iniciais da alfabetização as crianças processam a morfologia derivacional no francês. Ainda precisamos saber se no português o processamento morfológico tem o papel a desempenhar na aquisição da escrita. Lehtonen e Bryant (2005) lembram que embora o português seja uma língua com estrutura fonológica regular,é também uma língua com estrutura morfológica complexa. No finlandês, língua estudada por Lehtonen e Bryant (2005) não há ambigüidades causadas pela morfologia da língua. Neste caso a contribuição da consciência morfológica não foi tão importante para aquisição da escrita, quanto demonstram os estudos realizados no inglês. O que aconteceria então numa língua fonologicamente regular e morfologicamente complexa como o português?

7 2- PROCESSAMENTO DA MORFOLOGIA E AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NO PORTUGÊS Antes de discutirmos o português precisamos revisar um estudo realizado por Deacon e Kirby (2004). Estes autores estavam interessados em saber se a consciência morfológica contribui para leitura de forma independente da contribuição da consciência fonológica. Para obter estas informações, realizaram um estudo longitudinal durante quatro anos, que se iniciou com crianças de primeira série, e que mostrou que a consciência morfológica contribuiu para os escores de leitura em todas as tarefas apresentadas (leitura de palavras simples, pseudopalavras e compreensão da leitura), mesmo depois de terem controlado o processamento fonológico. O estudo de Deacon & Kirby (2004) realizado com falantes do inglês evidência a importância dos dois princípios já citados: o princípio fonográfico e o semiográfico. Embora a consciência fonológica (ligada ao princípio fonográfico) tenha uma contribuição importante para leitura, a consciência morfológica (ligada ao princípio semiográfico) também tem. Mota, Anníbal e Lima (submetido) estavam interessadas em saber se os resultados de Deacon e Kirby (2004) se aplicavam ao português do Brasil. Como o português é uma língua mais regular que o inglês a consciência fonológica poderia contribuir para leitura e escrita, ao passo que a consciência morfológica não. Em outras palavras, para ler e escrever no português basta aprender as regras de correspondência entre letra e som? As autoras realizaram um estudo com crianças de primeira e segunda série, submetendo-as a tarefas de consciência morfológica, consciência fonológica, e os subtestes do Teste de Desempenho Escolar de leitura e escrita. Os resultados mostraram que as tarefas de consciência morfológica correlacionaram de forma significativa e positiva com a leitura e escrita. Os resultados mostraram também que, mesmo depois de se controlar os efeitos da idade e do processamento fonológico, a tarefa de analogia gramatical contribuiu para a escrita. Em relação à consciência fonológica, não foram encontradas correlações significativas com a leitura. A tarefa de analogia gramatical também contribuiu para os escores de leitura depois do controle de variáveis estranhas. Os resultados de Mota, Annibal e Lima mostram que a consciência morfológica é uma habilidade que as crianças falantes do português desenvolvem e que contribui para leitura e escrita destas crianças. Outros estudos realizados no português apontam

8 para o papel da morfologia na aquisição da língua escrita (MOTA, 1996; QUEIROGA, LINS & PEREIRA, 2006; REGO & BUARQUE, 1997). Estes estudos mostram a necessidade de o processamento morfológico e suas implicações pedagógicas ser mais bem estudos no português. CONCLUSÕES O estudo do desenvolvimento da consciência morfológica e sua relação com a leitura e escrita vêm se constituindo um importante campo de pesquisa. Observa-se que existe um certo consenso entre pesquisadores nesta área de que a consciência morfológica contribui para alfabetização em línguas alfabéticas. No entanto, mais estudos precisam ser realizados sobre este assunto e algumas questões metodológicas precisam ser esclarecidas. Entre elas: o papel do tipo de ortografia no desenvolvimento da consciência morfológica; a idade de aquisição da consciência morfológica; a natureza desta contribuição para leitura e escrita; e as implicações pedagógicas desta aquisição. Cabe discutir algumas considerações pedagógicas, que envolvem a investigação das práticas de ensino que visam o desenvolvimento desta habilidade. Nagy, Berninger e Abbot (2003) sugerem que estas práticas não devem envolver decorar listas de palavras descontextualizadas, mas sim refletir sobre a estrutura interna das palavras, seu significado e o contexto que aparecem nas frases. Essa reflexão sobre a estrutura interna das palavras pode incluir uma reflexão sobre a fonologia também e sua relação com os processos de derivação e flexão das palavras. Nunes e Bryant (2006) em uma série deestudos mostraram que tornar explícita a relação entre os morfemas das palavras e a escrita ajuda as crianças a melhorar seu desempenho na escrita. Algumas sugestões de Nunes e Bryant (2006) se assemelham as propostas já implementadas no Brasil por Arthur Gomes de Morais (2002), em seu livro ortografia: ensinar e aprender, de forma, que a adaptação das atividades para o português pode ser facilmente obtida. No entanto, estudos empíricos são necessários para avaliar o impacto destas práticas no desempenho escolar dos alunos.

9 REFERÊNCIAS CARLISLE, J. (1988). Knowledge of derivational morphology and spelling ability in fourth, six, and eight graders. Applied Psycholinguistics, 9, CARLISLE, J. (1995). Morphological awareness and early reading achievement. Em L. Feldman (org.) Morphological aspects of language processing (pp ). Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates. CARLISLE, J. (1996). An exploratory study of morphological errors in children`s written stories. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 8, CARLISLE, J. (2000). Awareness of the structure and meaning of morphologically complex words: impact on reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 12, CARLISLE, J. & FLEMING, J. (2003). Lexical processing of morphologically complex words in the elementary years). Scientific Studies of Reading, 7(3), CORREA, J. (2005). A avaliação da consciência morfossintática na criança. Psicologia: Reflexão e Crítica., 18 (1), pp CASALIS, S. & LOUIS-ALEXANDRE, M. -F. (2000). Morphological analysis, phonological analysis and learning to read French: A longitudinal study. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 12, DEACON, S. & KIRBY, J. (2004). Morphological Awareness: Just more phonological? the roles of morphological and phonological awareness in reading development. Applied Psycholinguistics, 25, DEACON, S. & BRYANT, P. (2005). What young children do and do not know about the spelling of inflections and derivations. Developmental Science, 8(6), GOSWAM U. & BRYANT, P. Phonological skills and learning to read. East Sussex: Lea, LAROCA, M. Manual de morfologia do português. Campinas: Pontes; Juiz de Fora: Editora da UFJF, LEHTONEN, A. & BRYANT, P. (2005). Active players or just passive bystanders? The role of morphemes in spelling development in a transparent orthography. Applied psycholinguistics, 26(2), pp

10 MAREC-BRETON & GOMBERT, (2004) A dimensão morfológica nos principais modelos da aprendizagem da leitura. Em M. R. Maluf (Org) Psicologia educacional: Questões contemporâneas (pp ) São Paulo: Casa do Psicólogo MORAIS, A. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, MOTA, M. (1996). The use of Grammatical rules in spelling. Tese de Doutorado. Universidade de Oxford. NAGY, W., BERNINGER, V. & ABBOT, R. (2003). Relationship of morphology and other language skills to literacy skills in at-risk second-grade and at risk fourth-grade writers. Journal of educational psychology, 95 (4), NUNES, T. & BRYANT, P. (2006). Improving literacy by teaching morphemes. London: Routledge. QUEIROGA, LINS & PEREIRA, (2006). Conhecimento morfossintático e ortografia em crianças do ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22 (1), pp REGO, L. & BUARQUE, L. (1997) Consciência sintática, consciência fonológica e aquisição de regras ortográficas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 10(2), pp

Palavras-chaves: consciência metalingüística, consciência morfológica e alfabetização.

Palavras-chaves: consciência metalingüística, consciência morfológica e alfabetização. Consciência Morfológica e Desenvolvimento Ortográfico: um Estudo Exploratório Morphological Awareness and Orthographic Development: a Exploratory Study Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota* Kelly Cristina

Leia mais

Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita 1

Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita 1 Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita 1 Exploring the relationship between morphological awareness, cognitive processing and spelling Márcia Maria Peruzzi

Leia mais

Consciência Morfológica, Aspectos Cognitivos da Linguagem e Reconhecimento de Palavras

Consciência Morfológica, Aspectos Cognitivos da Linguagem e Reconhecimento de Palavras Interação Psicol.,15(1), 21-26 21 Consciência Morfológica, Aspectos Cognitivos da Linguagem e Reconhecimento de Palavras Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota * a, b a Universidade Salgado de Oliveira, Niterói,

Leia mais

Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura

Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura Consciência morfológica Márcia Elia da Mota Resumo Este trabalho teve como objetivo

Leia mais

INTRODUÇÃO 1. Avaliação Psicológica, 2008, 7(2), pp

INTRODUÇÃO 1. Avaliação Psicológica, 2008, 7(2), pp 151 AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA MORFOLOGIA DERIVACIONAL: FIDEDIGNIDADE E VALIDADE Márcia Elia da Mota 1 - Universidade Federal de Juiz de Fora Rhaisa Gontijo - Universidade Federal de Juiz de Fora Stella

Leia mais

Algumas Considerações a Respeito do que as Crianças Sabem sobre a Morfologia Derivacional

Algumas Considerações a Respeito do que as Crianças Sabem sobre a Morfologia Derivacional Interação em Psicologia, 2008, 12(1), p. 115-123 115 Algumas Considerações a Respeito do que as Crianças Sabem sobre a Morfologia Derivacional Universidade Federal de Juiz de Fora RESUMO Estudos realizados

Leia mais

Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental *

Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental * Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental * Morphological Awareness Development in the First Years of Primary Education I,II 12 Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

Leia mais

O PAPEL DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM LEITURA THE ROLE OF MORPHOLOGICAL AWARENESS IN READING LEARNING

O PAPEL DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM LEITURA THE ROLE OF MORPHOLOGICAL AWARENESS IN READING LEARNING O PAPEL DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM LEITURA Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota * RESUMO. Dentre as habilidades metalingüísticas três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a

Leia mais

Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: 0102-7972 prcrev@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil da Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia; Lisboa, Rafaela; Dias, Jaqueline; Gontijo, Rhaisa; Paiva,

Leia mais

LUCIENE CORRÊA MIRANDA

LUCIENE CORRÊA MIRANDA LUCIENE CORRÊA MIRANDA CONSCIÊNCIA METALINGÜÍSTICA E A ORTOGRAFIA DE PALAVRAS MORFOLOGICAMENTE COMPLEXAS Orientadora: Prof. Dra. Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota JUIZ DE FORA 2009 LUCIENE CORRÊA MIRANDA

Leia mais

O Desenvolvimento da Consciência Morfológica nos Estágios Iniciais da Alfabetização

O Desenvolvimento da Consciência Morfológica nos Estágios Iniciais da Alfabetização disponível em www.scielo.br/prc O Desenvolvimento da Consciência Morfológica nos Estágios Iniciais da Alfabetização Development of Morphological Awareness in the Initial Stages of Literacy Márcia Maria

Leia mais

Leitura contextual e o processamento metalinguístico: considerações teóricas 1

Leitura contextual e o processamento metalinguístico: considerações teóricas 1 Paidéia maio-ago. 2011, Vol. 21, No. 49, 279-283 Comunicação breve Leitura contextual e o processamento metalinguístico: considerações teóricas 1 Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota 2 Silvia Brilhante Guimarães

Leia mais

Uma investigação sobre a natureza da relação entre Consciência Morfológica, Leitura e Escrita

Uma investigação sobre a natureza da relação entre Consciência Morfológica, Leitura e Escrita 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA Uma investigação sobre a natureza da relação entre Consciência Morfológica, Leitura e Escrita JACQUELINE

Leia mais

Psicologia em Pesquisa UFJF 3(02) 110-118 julho-dezembro de 2009

Psicologia em Pesquisa UFJF 3(02) 110-118 julho-dezembro de 2009 *, ** Déficits nas habilidades metalinguísticas em crianças com dificuldades na leitura Deficits in metalinguistic abilities in children with reading difficulties Daniele Andrade Silva I Márcia Maria Peruzzi

Leia mais

Leitura Contextual e Processamento Metalingüístico no Português do Brasil: Um Estudo Longitudinal

Leitura Contextual e Processamento Metalingüístico no Português do Brasil: Um Estudo Longitudinal disponível em www.scielo.br/prc Leitura Contextual e Processamento Metalingüístico no Português do Brasil: Um Estudo Longitudinal Contextual Reading and Metalinguistic Processing in Brazilian Portuguese:

Leia mais

Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: 0102-7972 prcrev@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: 0102-7972 prcrev@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: 0102-7972 prcrev@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Peruzzi Elia da Mota, Márcia Maria; Anibal, Luciana; Lima, Simone A Morfologia Derivacional

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - FAVENI APOSTILA HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E A ALFABETIZAÇÃO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - FAVENI APOSTILA HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E A ALFABETIZAÇÃO ESPÍRITO SANTO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - FAVENI APOSTILA HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E A ALFABETIZAÇÃO ESPÍRITO SANTO 2 LINGUAGEM O termo linguagem durante muito tempo, pensou-se

Leia mais

Alina Galvão Spinillo 2 Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota 3 Jane Correa 4

Alina Galvão Spinillo 2 Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota 3 Jane Correa 4 Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa 1 Metalinguistic awareness and reading comprehension: Different facets of a complex relationship Alina Galvão

Leia mais

APOSTILA HABILIDADES METALINGÜÍSTICAS E A ALFABETIZAÇÃO

APOSTILA HABILIDADES METALINGÜÍSTICAS E A ALFABETIZAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA APOSTILA HABILIDADES METALINGÜÍSTICAS E A ALFABETIZAÇÃO MINAS GERAIS LINGUAGEM O termo linguagem durante muito tempo, pensou-se que ela era

Leia mais

Estudos de Psicologia ISSN: X Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Brasil

Estudos de Psicologia ISSN: X Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Brasil Estudos de Psicologia ISSN: 1413-294X revpsi@cchla.ufrn.br Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil Brilhante Guimarães, Silvia; Peruzzi Elia da Mota, Márcia Maria Qual a contribuição da consciência

Leia mais

Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura?

Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura? Psicologia USP http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564a20133713 Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura? Sandra Regina Kirchner Guimarães a1, Fraulein

Leia mais

Children s Knowledge of Written Morphology in Brazilian Portuguese

Children s Knowledge of Written Morphology in Brazilian Portuguese Psicologia: Teoria e Pesquisa Vol. 32 n. 4, pp. 1-7 e32428 doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e32428 ARTIGO ORIGINAL O Conhecimento Morfológico da Criança na Escrita do Português Brasileiro 1 Jane

Leia mais

Evidências de validade e consistência interna de tarefas de analogia gramatical

Evidências de validade e consistência interna de tarefas de analogia gramatical Estudos de Psicologia, 19(4),outubro a dezembro/2014, 250-257 Evidências de validade e consistência interna de tarefas de analogia gramatical Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade do Estado do

Leia mais

A Avaliação da Consciência Morfossintática na Criança

A Avaliação da Consciência Morfossintática na Criança 91 A Avaliação da Consciência Morfossintática na Criança Jane Correa 1 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Resumo A revisão da literatura dos estudos sobre a origem e desenvolvimento da consciência

Leia mais

Erros ortográficos e competências metalinguísticas

Erros ortográficos e competências metalinguísticas Análise Psicológica (2011), 3 (XXIX): 391-401 Erros ortográficos e competências metalinguísticas Ana Cristina Silva * / Véronique Ribeiro * * UIPCDE, ISPA Instituto Universitário A consciência e fonológica

Leia mais

Complexidade fonológica e reconhecimento da relação morfológica entre as palavras: um estudo exploratório

Complexidade fonológica e reconhecimento da relação morfológica entre as palavras: um estudo exploratório 131 Complexidade fonológica e reconhecimento da relação morfológica entre as palavras: um estudo exploratório Márcia Elia da Mota - Universidade Federal de Juiz de Fora Resumo Estudos sobre o desenvolvimento

Leia mais

Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental ¹

Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental ¹ Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental ¹ The relationship between morphological awareness and spelling in Primary Education children Márcia Maria Peruzzi Elia

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR Cursos TERAPIA DA FALA (1.º ciclo) (*) (*) Curso onde a unidade curricular é opcional

Leia mais

COMPREENSÃO DA LEITURA: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COMPREENSÃO DA LEITURA: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPREENSÃO DA LEITURA: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL F.R.A.S. - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA PUC/SP - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE), flaviarenataa@gmail.com

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE INFERÊNCIA LEXICAL EM L2 ESTUDO DA ANÉLISE GRAMATICAL 1. INTRODUÇÃO

ESTRATÉGIAS DE INFERÊNCIA LEXICAL EM L2 ESTUDO DA ANÉLISE GRAMATICAL 1. INTRODUÇÃO ESTRATÉGIAS DE INFERÊNCIA LEXICAL EM L2 ESTUDO DA ANÉLISE GRAMATICAL VITÓRIA OSÓRIO FERREIRA 1 ;LAURA SILVA DE SOUZA²; ALESSANDRA BALDO ³ 1 Universidade Federal de Pelotas - vitoriaosorio@hotmail.com ²Universidade

Leia mais

Consciência morfológica e ortografia. Uma relação para além da consciência fonológica?

Consciência morfológica e ortografia. Uma relação para além da consciência fonológica? PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Consciência morfológica e ortografia. Uma relação para além da consciência fonológica? Morphological awareness and spelling. A relationship beyond phonological awareness?

Leia mais

Considerações Metodológicas e Conceituais sobre

Considerações Metodológicas e Conceituais sobre 77 Considerações Metodológicas e Conceituais sobre a Construção de Instrumentos de Avaliação das Habilidades Metalinguísticas Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota 1 Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Leia mais

Processamento fonológico e habilidades iniciais. de leitura e escrita em pré-escolares: enfoque no. desenvolvimento fonológico

Processamento fonológico e habilidades iniciais. de leitura e escrita em pré-escolares: enfoque no. desenvolvimento fonológico Renata Maia Vitor Processamento fonológico e habilidades iniciais de leitura e escrita em pré-escolares: enfoque no desenvolvimento fonológico Dissertação de mestrado apresentada ao curso de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO EM PSICOLOGIA CAROLINA FERREIRA CONTI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO EM PSICOLOGIA CAROLINA FERREIRA CONTI PPGΨ UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO EM PSICOLOGIA CAROLINA FERREIRA CONTI A RELEVÂNCIA DA CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA NA ORTOGRAFIA DE PALAVRAS MORFOLOGICAMENTE

Leia mais

Consciência morfológica: um panorama da produção científica em línguas alfabéticas

Consciência morfológica: um panorama da produção científica em línguas alfabéticas Consciência morfológica: um panorama da produção científica em línguas alfabéticas Vivian Hagen 1 Luciene Corrêa Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade

Leia mais

Há Contribuições Diferentes da Morfologia Derivacional e Flexional para a Escrita?

Há Contribuições Diferentes da Morfologia Derivacional e Flexional para a Escrita? DOI: 10.5327/Z1982-1247201400020003 Há Contribuições Diferentes da Morfologia Derivacional e Flexional para a Escrita? Are there Different Contributions of Derivational and Flexional Morphology to Spelling?

Leia mais

TÍTULO: BATERIA DE PROVAS FONOLÓGICAS AUTOR: ANA CRISTINA SILVA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

TÍTULO: BATERIA DE PROVAS FONOLÓGICAS AUTOR: ANA CRISTINA SILVA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL TÍTULO: BATERIA DE PROVAS FONOLÓGICAS AUTOR: ANA CRISTINA SILVA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL INSTITUTO SUPERIOR DE PSICOLOGIA APLICADA RUA JARDIM DO TABACO, 34 1149-041 LISBOA 1ª EDIÇÃO: SETEMBRO

Leia mais

Processamento dos afixos do PB: o reconhecimento de morfemas por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização

Processamento dos afixos do PB: o reconhecimento de morfemas por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 582-594, julho-dezembro 2017 e-issn 1984-4301 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/

Leia mais

Florbela Henriques*, Inês Gomes** *Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, Portugal, **Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal

Florbela Henriques*, Inês Gomes** *Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, Portugal, **Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN eissn: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 09 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.09.2670 Consciência morfológica em crianças do pré-escolar

Leia mais

Conhecimento morfológico derivacional e suas relações com o desempenho na escrita de palavras*

Conhecimento morfológico derivacional e suas relações com o desempenho na escrita de palavras* informação ano 12, n, 12 jan./dez. 2008 Copyright 2008 Instituto Metodista de Ensino Superior CNPJ 44.351.146/0001-57 Conhecimento morfológico derivacional e suas relações com o desempenho na escrita de

Leia mais

As primeiras investigações sobre a apropriação da. Consciência morfossintática e ortografia em adolescentes e adultos escolarizados. Resumo.

As primeiras investigações sobre a apropriação da. Consciência morfossintática e ortografia em adolescentes e adultos escolarizados. Resumo. Estudos de Psicologia, 17(3), setembro-dezembro/2012, 445-451 Consciência morfossintática e ortografia em adolescentes e adultos escolarizados Bianca Arruda Manchester Queiroga Lúcia Maria Lins Antônio

Leia mais

ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA

ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA ORTHOGRAPHY IN ELEMENTARY SCHOOL: A STUDY ON THE DIFFICULTIES OF THE WRITING LEARNING PROCESS Maura

Leia mais

O ENFOQUE METALINGUÍSTICO NAS PESQUISAS SOBRE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA

O ENFOQUE METALINGUÍSTICO NAS PESQUISAS SOBRE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA O ENFOQUE METALINGUÍSTICO NAS PESQUISAS SOBRE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA Resumo CARVALHO, Dayse Karoline S. S. de. PUCSP daysekss@yahoo.com.br CARVALHO, Francisco Luíz Gomes de. - PUCSP fluizg@yahoo.com.br

Leia mais

CORRELAÇÕES ENTRE CONSCIÊNCIA MORFOSSINTÁTICA E DESEMPENHO DE LEITURA EM CRIANÇAS DISLÉXICAS

CORRELAÇÕES ENTRE CONSCIÊNCIA MORFOSSINTÁTICA E DESEMPENHO DE LEITURA EM CRIANÇAS DISLÉXICAS CORRELAÇÕES ENTRE CONSCIÊNCIA MORFOSSINTÁTICA E DESEMPENHO DE LEITURA EM CRIANÇAS DISLÉXICAS Resumo Lays Santana de Bastos Melo 1 - UFBA Grupo de Trabalho - Psicopedagogia Agência Financiadora: não contou

Leia mais

DESEMPENHO ORTOGRÁFICO E NATUREZA DA TAREFA DE ESCRITA

DESEMPENHO ORTOGRÁFICO E NATUREZA DA TAREFA DE ESCRITA DESEMPENHO ORTOGRÁFICO E NATUREZA DA TAREFA DE ESCRITA Maria José dos SANTOS - Profa. Doutora do Curso de Pedagogia do CAC/UFG Lívia Abrahão do NASCIMENTO - Profa. Mestre do Curso de Letras do CAC/UFG

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA SANTOS, M. M. O. ; MOYA, P. T. RESUMO A apropriação da linguagem escrita como

Leia mais

A ORDEM DE AQUISIÇÃO DOS PRONOMES SUJEITO E OBJETO: UM ESTUDO COMPARATIVO 10

A ORDEM DE AQUISIÇÃO DOS PRONOMES SUJEITO E OBJETO: UM ESTUDO COMPARATIVO 10 107 de 297 A ORDEM DE AQUISIÇÃO DOS PRONOMES SUJEITO E OBJETO: UM ESTUDO COMPARATIVO 10 Tatiane Macedo Costa * (UESB) Telma Moreira Vianna Magalhães (UESB) RESUMO Várias pesquisas têm investigado o uso

Leia mais

Caracterização dos erros ortográficos encontrados em crianças com transtornos de aprendizagem

Caracterização dos erros ortográficos encontrados em crianças com transtornos de aprendizagem Caracterização dos erros ortográficos encontrados em crianças com transtornos de aprendizagem Descritores: transtornos de aprendizagem, dislexia, transtornos de falta de atenção e hiperatividade Introdução:

Leia mais

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora Por Renata Taborda Atualmente a ciência da leitura vem nos fornecendo informações preciosas sobre como aprendemos a ler e escrever.

Leia mais

Palavras-chave: Leitura; Compreensão; Memória

Palavras-chave: Leitura; Compreensão; Memória Implicações da memória fonológica e do reconhecimento de palavras para a compreensão de leitura em crianças brasileiras de segunda série do Ensino Fundamental Palavras-chave: Leitura; Compreensão; Memória

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, CRFa. 4636, Mestre e Doutoranda em Educação pela Unicamp. E-mail: lcrnascimento@bol.com.br Introdução Denomina-se consciência fonológica a habilidade

Leia mais

SINTAXE: CONSIDERAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O TEMA

SINTAXE: CONSIDERAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O TEMA Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico. ISSN: 2446-6778 Nº 1, volume 1, artigo nº 04, Janeiro/Junho 2015 D.O.I: http://dx.doi.org/10.20951/2446-6778/v1n1a4 SINTAXE: CONSIDERAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Leia mais

Estudos de Psicologia, 14(3), setembro-dezembro/2009,

Estudos de Psicologia, 14(3), setembro-dezembro/2009, Estudos de Psicologia, 14(3), setembro-dezembro/2009, 207-212 O papel da Consciência Fonológica na leitura contextual medida pelo teste de Cloze Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade Federal de

Leia mais

CONHECIMENTO METALINGUÍSTICO: DO JARDIM-DE-INFÂNCIA AO 1º CICLO

CONHECIMENTO METALINGUÍSTICO: DO JARDIM-DE-INFÂNCIA AO 1º CICLO English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular CONHECIMENTO METALINGUÍSTICO: DO JARDIM-DE-INFÂNCIA AO 1º CICLO Cursos INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NAS PERTURBAÇÕES DA

Leia mais

Escolarização, alfabetização e consciência sintática

Escolarização, alfabetização e consciência sintática 45 Escolarização, alfabetização e consciência sintática Márcia da Mota - Universidade Federal de Juiz de Fora Daniela Cristina Belchior Mota - Universidade Federal de Juiz de Fora Natália Cunha - Universidade

Leia mais

CONHECIMENTO ORTOGRÁFICO E ESCRITA

CONHECIMENTO ORTOGRÁFICO E ESCRITA Editorial CONHECIMENTO ORTOGRÁFICO E ESCRITA Muita da investigação sobre o desenvolvimento da literacia tem-se ocupado do estudo da aprendizagem da leitura, mas a aprendizagem da escrita é também muito

Leia mais

A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita

A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita ARTIGOS A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades Postgraduate studies and the studies of the relationship between metalinguistic skills and written language Ellen Michelle Barbosa de Moura*

Leia mais

A contribuição da consciência morfológica para a leitura no português brasileiro

A contribuição da consciência morfológica para a leitura no português brasileiro Revista Psicologia: Teoria e Prática, 19(3), 270-286. São Paulo, SP, set.-dez. 2017. ISSN 1516-3687 (impresso), ISSN 1980-6906 (on-line). http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p270-286. Sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANDRÉIA ALVES CORREA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANDRÉIA ALVES CORREA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANDRÉIA ALVES CORREA IMPACTO DE UM PROGRAMA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES METAFONOLÓGICAS E METAMORFOLÓGICAS NA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

Leia mais

Aprender a ler: Dos sons às letras. Fernanda Leopoldina P. Viana Universidade do Minho

Aprender a ler: Dos sons às letras. Fernanda Leopoldina P. Viana Universidade do Minho Aprender a ler: Dos sons às letras Fernanda Leopoldina P. Viana Universidade do Minho fviana@iec.uminho.pt Leitura: PÁ-TÓ (para PATO) PAU (para RUA) RUA ( para RIO) J: Não gosto de ler, gosto mais de escrever

Leia mais

Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO, ALTERAÇÃO E EXTINÇÃO DE DISCIPLINAS

Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO, ALTERAÇÃO E EXTINÇÃO DE DISCIPLINAS Formulário para criação, alteração e extinção de disciplinas Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO, ALTERAÇÃO E EXTINÇÃO DE DISCIPLINAS Criação ( X ) Alteração (

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos UM ESTUDO DESCRITIVO E COMPARATIVO DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS GERATIVAS Marcela Cockell (UERJ) marcelacockell@hotmail.com RESUMO O presente artigo procura desenvolver um breve estudo descritivo e comparativo

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS Anais ISSN online:2326-9435 XXIII SEMANA DE PEDAGOGIA-UEM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (DTP/UEM) Resumo expandido

Leia mais

CTCH DEPARTAMENTO DE LETRAS

CTCH DEPARTAMENTO DE LETRAS CTCH DEPARTAMENTO DE LETRAS CATEGORIAS FUNCIONAIS NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E NO QUADRO DE DEL (DÉFICIT ESPECIFICAMENTE LINGUÍSTICO): EXPLORANDO SEMELHANÇAS E DISTINÇÕES ENTRE DEL E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM

Leia mais

AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO PORTUGUÊS POR SURDOS

AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO PORTUGUÊS POR SURDOS 121 de 368 AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO PORTUGUÊS POR SURDOS Lindinalva Almeida dos Santos * (Uesb) Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira ** (Uesb) RESUMO Este estudo focaliza o processo de aquisição do

Leia mais

Conhecimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escrita

Conhecimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escrita Análise Psicológica (2017), 2 (XXXV): 117-124 doi: 10.14417/ap.1175 Conhecimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escrita Mónica Sampaio Gaiolas * / Margarida Alves Martins * * Centro de

Leia mais

BRUNO STEFANI FERREIRA DE OLIVEIRA

BRUNO STEFANI FERREIRA DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DOUTORADO EM PSICOLOGIA BRUNO STEFANI FERREIRA DE OLIVEIRA Processamento morfológico e leitura no português brasileiro: um estudo

Leia mais

Apresentação. Neste E-book 8 Perguntas e Respostas sobre o Método Fônico iremos sanar suas dúvidas sobre os métodos fônicos de alfabetização.

Apresentação. Neste E-book 8 Perguntas e Respostas sobre o Método Fônico iremos sanar suas dúvidas sobre os métodos fônicos de alfabetização. e-book 8 Parte 1 Apresentação Olá, Professor! Neste E-book 8 Perguntas e Respostas sobre o Método Fônico iremos sanar suas dúvidas sobre os métodos fônicos de alfabetização. Método fônico refere-se a uma

Leia mais

Educar em Revista ISSN: Universidade Federal do Paraná Brasil

Educar em Revista ISSN: Universidade Federal do Paraná Brasil Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Quintana Pouzo Minatel, Magaly; do Rocio Barbosa, Viviane NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Tradução de: NICKEL, Vivian.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO PPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO BRUNO STEFANI FERREIRA DE OLIVEIRA A relação da consciência morfológica com o processamento

Leia mais

7 Síntese e considerações finais

7 Síntese e considerações finais 7 Síntese e considerações finais Mesmo antes de produzir suas primeiras palavras, a criança revela ser capaz de estabelecer referências e adquirir um conjunto estável de correspondências palavramundo,

Leia mais

Consciência morfológica de escreventes em processo de alfabetização: os referenciais teóricos em LP dos últimos anos

Consciência morfológica de escreventes em processo de alfabetização: os referenciais teóricos em LP dos últimos anos Consciência morfológica de escreventes em processo de alfabetização: os referenciais teóricos em LP dos últimos anos PRISCILA MONTEIRO CHAVES * Resumo Apanhando como pressupostos a legitimação da consciência

Leia mais

INTRODUÇÃO À MORFOLOGIA. Expor os princípios básicos da Morfologia, segundo a Gramática Descritiva.

INTRODUÇÃO À MORFOLOGIA. Expor os princípios básicos da Morfologia, segundo a Gramática Descritiva. INTRODUÇÃO À MORFOLOGIA Aula 2 META Expor os princípios básicos da Morfologia, segundo a Gramática Descritiva. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: conhecer as noções introdutórias da Morfologia,

Leia mais

Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais 1

Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais 1 ARTIGOS Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais 1 Some considerations about literacy and metalingüístic development and their educational

Leia mais

Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Psicologia: Reflexão e Crítica ISSN: 0102-7972 prcrev@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Rego Browne, Lúcia Lins; Buarque, Lair Levi Consciência sintática, consciência fonológica

Leia mais

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO REFLEXÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO Jéssica Caroline Soares Coelho 1 Elson M. da Silva 2 1 Graduanda em Pedagogia pela UEG- Campus Anápolis de CSEH 2 Doutor em Educação e docente da UEG Introdução O objetivo

Leia mais

6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola.

6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola. HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA 1ª Série 6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola.

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA ORTOGRAFIA E DESEMPENHO ORTOGRÁFICO. Maria José dos Santos UFG

CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA ORTOGRAFIA E DESEMPENHO ORTOGRÁFICO. Maria José dos Santos UFG 1 CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA ORTOGRAFIA E DESEMPENHO ORTOGRÁFICO Maria José dos Santos UFG majossantos@hotmail.com Introdução Aprender a ler e escrever em uma língua de base alfabética exige que o aprendiz

Leia mais

A motivação como elemento propulsor da aprendizagem implícita da pronúncia de palavras em inglês por meio do game Pac-English

A motivação como elemento propulsor da aprendizagem implícita da pronúncia de palavras em inglês por meio do game Pac-English CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens CLÉBER PIMENTEL BARBOSA A motivação como elemento propulsor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMILA DA LUZ PERALTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMILA DA LUZ PERALTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMILA DA LUZ PERALTA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA MATERNA: O IMPACTO DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL Bagé 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

O Papel da Consciência Fonológica e da Nomeação Seriada Rápida na Alfabetização de Adultos

O Papel da Consciência Fonológica e da Nomeação Seriada Rápida na Alfabetização de Adultos disponível em www.scielo.br/prc O Papel da Consciência Fonológica e da Nomeação Seriada Rápida na Alfabetização de Adultos The Role of Phonological Awareness and Rapid Serial Naming in Adult Literacy Acquisition

Leia mais

PERFIL ORTOGRÁFICO DE ESCOLARES COM DISLEXIA, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA FONOAUDIOLOGIA

PERFIL ORTOGRÁFICO DE ESCOLARES COM DISLEXIA, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA FONOAUDIOLOGIA PERFIL ORTOGRÁFICO DE ESCOLARES COM DISLEXIA, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL Autores: THAÍS CONTIERO CHIARAMONTE, ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA, SIMONE

Leia mais

ESTUDO DESCRITIVO DE TRANSGRESSÕES ORTOGRÁFICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE 4ª SÉRIE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS

ESTUDO DESCRITIVO DE TRANSGRESSÕES ORTOGRÁFICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE 4ª SÉRIE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS ESTUDO DESCRITIVO DE TRANSGRESSÕES ORTOGRÁFICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE 4ª SÉRIE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS Jáima Pinheiro de Oliveira Eveline Bonki Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) RESUMO

Leia mais

O PROCESSAMENTO DA LEITURA NA AQUISIÇÃO DA MORFOLOGIA DERIVACIONAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) POR DISLÉXICOS

O PROCESSAMENTO DA LEITURA NA AQUISIÇÃO DA MORFOLOGIA DERIVACIONAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) POR DISLÉXICOS SIGNO SIGNO SIGNO SIGNO SIGNO SIGNO SIGNO SIGNO SIGNO O PROCESSAMENTO DA LEITURA NA AQUISIÇÃO DA MORFOLOGIA DERIVACIONAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) POR DISLÉXICOS José Ferrari Neto 1 Luciene Barbosa

Leia mais

Fonte: shtml

Fonte:  shtml A hora de ensinar ortografia A hora de ensinar ortografia Ensinar ortografia é essencial desde as primeiras séries. Você só precisa saber quando e como. E conhecer bem as regras, claro Paulo Araújo (novaescola@fvc.org.br)

Leia mais

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA VAZ, Patrícia Nogueira da Silva. Discente da Faculdade de Ciências Humanas/ACEG E-mail: nega_nogueira@hotmail.com MORAES, Mônica Rodrigues. Discente da Faculdade

Leia mais

Adelina Castelo. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Adelina Castelo. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Centro de Linguística da Universidade de Lisboa Processos fonológicos e consciência linguística: estudo-piloto com alunos do 1º ano do Ensino Superior Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Centro de Linguística da Universidade de Lisboa XXV

Leia mais

Curso de Línguas e Humanidades

Curso de Línguas e Humanidades ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES Departamento de Línguas [Românicas e Clássicas] Docente: Luís Pinto Salema Prova Escrita de Latim A 11.º Ano de Escolaridade Curso de Línguas e Humanidades Informação

Leia mais

Capítulo 1. Competência em leitura: construção do enfoque. Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes Decio Brunoni

Capítulo 1. Competência em leitura: construção do enfoque. Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes Decio Brunoni Capítulo 1 Competência em leitura: construção do enfoque Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes Decio Brunoni SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MENDES, ECCS., and BRUNONI, D. Competência em leitura:

Leia mais

Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1

Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA EM CRIANÇAS DE CINCO ANOS: ESTUDO DE INTERVENÇÃO Cristina Seixas Centro Social

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ANÁLISE GRAMATICAL Cursos LÍNGUAS E COMUNICAÇÃO (1.º ciclo) LÍNGUAS, LITERATURAS E CULTURAS (1.º ciclo) - RAMO DE ESTUDOS

Leia mais

MAURA SPADA ZANELLA LEITURA E APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA. Um estudo com alunos de 4ª a 6ª série do Ensino Fundamental

MAURA SPADA ZANELLA LEITURA E APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA. Um estudo com alunos de 4ª a 6ª série do Ensino Fundamental MAURA SPADA ZANELLA LEITURA E APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA Um estudo com alunos de 4ª a 6ª série do Ensino Fundamental Doutorado em Educação - Psicologia da Educação PUCSP São Paulo/2007 MAURA SPADA ZANELLA

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular LÍNGUA E LINGUÍSTICA INGLESA Cursos LÍNGUAS E COMUNICAÇÃO (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Ciências Humanas e

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação

Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação Vol. 12, n. 3, p. 335-344, set/dez 2014 2014 by Unisinos - doi: 10.4013/cld.2014.123.08 Fernanda Leopoldina Viana fviana@ie.uminho.pt Cristina Vieira da Silva cristina.vieira@esepf.pt Ana Sucena Santos

Leia mais