ORIENTAÇÕES AOS EDUCADORES E SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO GOIÂNIA-GOIÁS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES AOS EDUCADORES E SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO GOIÂNIA-GOIÁS"

Transcrição

1 1 ORIENTAÇÕES AOS EDUCADORES E SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO GOIÂNIA-GOIÁS Para facilitar o entendimento acerca de questões relevantes na rede de ensino, importa esclarecer alguns pontos específicos, como a distinção entre crime e ato infracional, diferenças entre ato infracional e infração disciplinar (ato de indisciplina), bem como explicar como proceder ao procedimento disciplinar e no caso da prática de ato infracional no âmbito das escolas. Ponto n. 1 Distinção entre crime e ato infracional O conceito de ato infracional é dado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece que considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal 1. Nesse contexto, para compreender por completo o conceito de ato infracional, faz-se necessário estudar as definições de crime e contravenção 2. Crime é toda conduta humana que atente contra a lei penal e que lese os bens jurídicos mais importantes, como a vida, a integridade física, a incolumidade pública, dignidade sexual, o patrimônio, a ordem pública, etc. Para exemplificar, são crimes: homicídio; aborto; lesão corporal; roubo; furto; estelionato; receptação; estupro; tráfico de drogas; porte ilegal de arma de fogo. As contravenções penais, por sua vez, referem-se a infrações menos graves. São exemplos de contravenções: perturbação do trabalho ou do sossego alheio; vias de fato; recusa de moeda de curso legal; jogo de azar; jogo do bicho; mendicância; importunação ofensiva ao pudor; embriaguez. 1 Lei n /90, art A Lei de Introdução do Código Penal e da Lei de Contravenções Penais dispõe que Considera-se crime a infração penal que a lei comina pena de reclusão ou de detenção, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração penal a que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas. alternativa ou cumulativamente (Decreto n /41, art. 1º).

2 2 Portanto, os fatos mais graves tipificados pela legislação criminal são crimes e os menos graves são considerados contravenções penais. Em ambos casos (crimes ou contravenções) é necessária a subsunção do fato à norma. Em outras palavras, deve haver descrição precisa e completa que permita enquadrar o fato em um dos dispositivos das leis penais. Simplificando o conceito de ato infracional dito inicialmente, pode-se dizer que os atos infracionais são os crimes e contravenções penais praticados por crianças ou adolescentes. Recebem nome diferenciado, uma vez que o tratamento também é diferenciado, conforme se verá adiante. CRIME Conduta humana MUITO GRAVE que ofenda bens jurídicos importantes. Ex: homicídio, roubo, furto, estupro, tráfico. CONTRAVENÇAO PENAL Conduta humana MENOS GRAVE que ofenda bens jurídicos importantes. Ex: jogos de azar, perturbação do sossego. ATO INFRACIONAL São os crimes e contravenções penais praticadas por menores de 18 anos. Ponto n. 2 Diferença entre ato infracional e infração disciplinar Como dito, ato infracional é a conduta tipificada como crime ou contravenção penal que tenha sido praticada por uma criança ou adolescente. Desse modo, toda infração penal, seja crime ou contravenção, corresponde a um ato infracional, quando efetuada por uma criança ou adolescente. Por outro lado, o conceito de ato de indisciplina é ainda mais amplo. Os atos de indisciplina consistem no descumprimento das normas fixadas pela escola. Por exemplo, desrespeitar os colegas e professores, atrapalhar o andamento das aulas. Tais condutas violam as regras de convivência, mas não obrigatoriamente estão tipificadas e descritas nas leis penais.

3 3 Isso significa que nem todo ato de indisciplina corresponde a um ato infracional, já que a conduta praticada pelo aluno pode caracterizar indisciplina, contudo, não corresponder a uma infração penal prevista em lei. Melhor dizendo, normalmente o ato infracional praticado na escola é um ato de indisciplina, mas nem todo ato de indisciplina é um ato infracional. Uma ofensa a um professor, no ambiente escolar, dependendo do tipo e da forma como for proferida, pode ser simples infração disciplinar e ao mesmo tempo ato infracional análogo aos crimes contra a honra. ATO DE INDISCIPLINA ATO INFRACIONAL Outra diferença entre o ato infracional e o ato de indisciplina é que o primeiro é identificável perante a legislação penal vigente, enquanto o segundo deve estar regulamentado nas normas que regem a escola, geralmente no regimento interno da instituição. ATO DE INDISCIPLINA Descumprimento das normas fixadas pela escola por parte dos alunos. Previsto no regimento interno da escola. Mais amplo e menos grave. Ex: desrespeitar colegas, violar regras em sala de aula. Sujeitam o aluno a um procedimento disciplinar no âmbito da escola. Âmbito escolar. ATO INFRACIONAL Crimes e contravenções penais praticados por menores de dezoito anos. Previsto na legislação penal. Mais restrito e mais grave. Ex: ameaçar e agredir o professor (ameaça e lesão). Se praticado por criança, pode ser aplicada medida protetiva pelo Conselho Tutelar. Se praticado por adolescente, pode ser aplicada medida socioeducativa judicialmente. Âmbito policial e judicial.

4 4 A grande importância na distinção desses dois institutos é o encaminhamento que cada um terá. Na hipótese de prática de ato infracional por uma criança, ela (menor de doze anos) se submete às medidas protetivas previstas no artigo 101 do ECA, sem qualquer espécie de privação de liberdade, como: encaminhamento aos pais ou responsáveis, orientação temporária, inclusão em programa comunitário de auxílio psicológico, devendo o caso ser encaminhado ao Conselho Tutelar, bem como instaurado procedimento disciplinar no âmbito escolar. No caso de ato infracional praticado por criança, não se admite o encaminhamento na esfera policial e judicial. Já o adolescente autor de ato infracional (entre doze e dezoito anos) fica sujeito a tratamento mais rigoroso, com aplicação de medidas socioeducativas como: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade, internação, além das medidas protetivas. Neste caso, sendo necessário, é possível o encaminhamento policial ou diretamente ao Ministério Público e sucessivo encaminhamento judicial. Para tanto, em regra, deverá ser registrado boletim de ocorrência e posteriormente o adolescente será encaminhado para audiência com o Promotor de Justiça, sem prejuízo da instauração de procedimento disciplinar na escola. Nesse ponto, é de absoluta importância frisar que o encaminhamento à polícia e ao Ministério Público deverá ocorrer nos casos mais graves e delicados, em que a solução disciplinar não se mostrou satisfatória. No tocante ao âmbito disciplinar, não há qualquer distinção no tratamento dado à criança e ao adolescente. Ambos se sujeitam às normas estabelecidas no regimento interno da instituição de ensino, as quais deverão ser aplicadas no próprio âmbito escolar, mediante procedimento administrativo, sem qualquer participação do Ministério Público.

5 5 INFRAÇÃO DISCIPLINAR Crianças e adolescentes se sujeitam às normas estabelecidas no regimento interno da instituição de ensino. Deve ser instaurado procedimento disciplinar no âmbito escolar. Não há qualquer distinção no tratamento dado à criança e ao adolescente. Não se admite o encaminhamento na esfera policial e judicial. ENCAMINHAMENTOS ATO INFRACIONAL praticado por adolescente Sujeita o adolescente a tratamento mais rigoroso, com aplicação de medidas socioeducativas, além das medidas protetivas. Deve ser instaurado procedimento disciplinar no âmbito escolar. Deverá ser registrado boletim de ocorrência e posteriormente o adolescente será encaminhado para audiência com o Promotor de Justiça. É possível o encaminhamento policial ou diretamente ao Ministério Público e sucessivo encaminhamento judicial. ATO INFRACIONAL praticado por criança Submete a criança às medidas protetivas previstas no artigo 101 do ECA por parte do Conselho Tutelar. Deve ser instaurado procedimento disciplinar no âmbito escolar. Deve o caso ser encaminhado ao Conselho Tutelar. Não se admite o encaminhamento na esfera policial e judicial. Ponto n. 3 Atos infracionais comumente praticados É muito comum a prática de atos infracionais cuja conduta é análoga aos crimes de tráfico de drogas, porte de drogas para consumo pessoal, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, ameaça, calúnia, injúria, difamação, etc. Entre as contravenções, as mais comuns são as vias de fato, perturbação do sossego e perturbação da tranquilidade. Assim, far-se-á um breve estudo sobre os principais atos cometidos. O crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal, consiste na subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem, sem qualquer violência ou grave ameaça a pessoa. O roubo, por sua vez, previsto no artigo 157 do Código Penal, difere do furto justamente pela ocorrência de violência ou grave ameaça a pessoa na oportunidade da subtração da coisa alheia.

6 6 O tráfico de drogas (artigo 33 da Lei /06) configura-se pelo porte ou guarda de droga que não seja para consumo pessoal, não se exigindo a efetiva venda da substância. Basta portar sem ter a intenção de consumo. A lesão corporal consiste na agressão que deixa marcas no corpo da vítima. Se houver agressão, sem resultar marcas ou lesão, o fato não será considerado lesão corporal, mas tão somente a contravenção das vias de fato. Os crimes contra a honra (calúnia, difamação, injúria) podem confundir-se entre si, por isso importa fazer a distinção. Calúnia é imputar a alguém fato definido como crime. Por exemplo: João matou Maria, Pedro roubou a carteira de Joana. Difamação consiste na imputação a alguém de fato ofensivo à reputação. Por exemplo: João está devendo aos comerciantes da cidade. Na difamação há descrição de um fato. A injúria, por sua vez, configura-se com a ofensa à dignidade de alguém. Por exemplo: João, você é um caloteiro. Na injúria não há descrição de um fato, mas de uma qualidade negativa. Note-se que dizer que uma pessoa é caloteira é uma injúria (qualidade) ao passo que espalhar pela cidade que essa pessoa não pagou seus credores é difamação (fato). A ameaça também é crime. Ameaçar alguém, seja por palavra, gesto ou escrito, de causar-lhe mal injusto e grave é crime previsto no artigo 147 do Código Penal. No entanto, para configurar o crime, é necessário que a ameaça tenha sido capaz de causar medo e intimidação na vítima. Além disso, a ameaça deve gerar temor em razão de fato injusto concreto que possa ser praticado. A perturbação da tranquilidade e do sossego também podem configurar atos infracionais, já que se tratam de contravenções penais. Aquele que perturba a tranquilidade de alguém por motivo reprovável comete a infração prevista no artigo 65 da Lei de Contravenções Penais (LCP). Já aquele que perturba alguém ou o trabalho alheio com gritaria, algazarra, som alto, comete a contravenção prevista no artigo 42 da LCP.

7 7 A importunação ofensiva ao pudor refere-se à contravenção praticada por aquele que, por algum motivo reprovável, desrespeita a sexualidade de outrem, mediante contato físico mais leve ou abuso que não configure estupro. Ponto n. 4 Procedimento disciplinar Na hipótese de ocorrência de qualquer ato de indisciplina dentro das unidades de ensino fundamental do município, seja ato infracional ou não, deverá ser instaurado e autuado procedimento disciplinar. Na portaria de instauração do referido procedimento, deverá constar: 1. nome e qualificação completa do adolescente responsável pelo ato; 2. nome e qualificação completa dos pais ou responsáveis; 3. resumo do ato praticado, com indicação do dia, hora, local; 4. nome das vítimas com a qualificação completa; 5. nome das testemunhas que tenham presenciado ou confirmado o ato de indisciplina. Deverá constar, ainda, as providências de proteção realizadas pela escola, como encaminhamento a psicólogos, a assistentes sociais, ao Conselho Tutelar ou aos programas de proteção. Após a instauração do processo, os pais e responsáveis deverão ser notificados por escrito, devendo-se dar ao aluno e seu representante oportunidade de defesa, em prazo não inferior a 5 dias, além da produção de provas. Encerrada a instrução do procedimento administrativo disciplinar, antes do julgamento e aplicação da sanção, poderá a escola buscar a realização de relatório elaborado por psicóloga ou assistente social ou professor ou equipe multidisciplinar, no qual deverá constar sugestão da sanção a ser aplicada ao adolescente. Em casos graves, já tendo havido tentativa de aplicação de medida nas escolas, poderá ser dispensada a sanção disciplinar nos casos em que tenha havido aplicação de medida de proteção ou medida socioeducativa em audiência de apresentação na Promotoria. Deverá, por fim, o procedimento disciplinar ser concluído dentro de 15 (quinze) dias úteis, com relatório acerca das medidas aplicadas ou acordadas.

8 8 Ponto n. 5 Encaminhamento ao Ministério Público O encaminhamento ao Ministério Público deverá ser medida subsidiária, possível de ser aplicada aos adolescentes autores de ato infracional, desde que comprovadamente inviável a solução no âmbito escolar, em procedimentos disciplinares já instaurados, ou desde que se trate de ato infracional grave, que dependa da aplicação de medidas socioeducativas para responsabilização do adolescente. No caso de ato infracional praticado por crianças, o encaminhamento só pode ser feito ao Conselho Tutelar, para que aplique as medidas de proteção da Lei 8.069/90 (ECA), havendo expressa vedação legal para aplicação de medidas pelo Ministério Público em procedimento judicial. Em ordem cronológica, portanto, tratando-se de ato infracional grave ou reiterado, deverá a escola imediatamente instaurar procedimento disciplinar, colhendo as provas necessárias para comprovar o fato ocorrido. Após a instauração de procedimento disciplinar, deverá o fato ser comunicado à Polícia Civil e encaminhado ao Ministério Público para atendimento em audiência de apresentação. Entre as medidas que podem ser aplicadas estão: advertência, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida e internação. Ponto n. 6 Conflito nas relações interpessoais envolvendo pais e servidores. No âmbito escolar é comum a ocorrência de conflitos envolvendo pais/responsáveis e servidores das escolas que, em diversos casos, culminam na prática de atos ilícitos, ou seja, atos contrários à norma, seja ela a lei, o regimento escolar, ou qualquer outra regulamentação válida. Esses casos podem ocasionar implicações em diferentes esferas: administrativa, cível e criminal, a depender de qual foi a norma violada. É importantíssimo destacar que são áreas autônomas, ou seja, o fato pode determinar a responsabilização em cada uma delas simultaneamente. Contudo, os pais/responsáveis dos alunos, por não possuírem vínculo de subordinação com a escola, ou seja, por não fazerem parte do quadro de funcionários, não estão sujeitos à medidas administrativas. Dessa forma, responderão apenas cível e criminalmente.

9 9 Para esclarecer a situação, imaginemos que o pai de determinado aluno dirija-se à sala de aula e ofenda o professor de seu filho. Nesse caso, a depender da gravidade do fato, o ofendido pode ajuizar ação de danos morais contra o ofensor, para receber uma compensação financeira pelo eventual dano sofrido e, ainda, representar ao Ministério Público ou à Delegacia de Polícia, a fim de que seja registrada ocorrência ou proposta ação penal, para condenar criminalmente o autor da ofensa. As penas criminais podem ser restritivas de direitos (ex.: prestação de serviços à comunidade) ou privativas de liberdade (prisão). Por outro lado, utilizando o mesmo exemplo, caso o professor ofenda o aluno ou seus pais, além das medidas cível e criminal mencionadas, na qualidade de servidor público, responderá perante a Administração Pública, através de procedimento administrativo disciplinar, a ser instaurado pelo órgão ao qual estiver vinculado, podendo receber sanções como advertência, suspensão, destituição de mandato, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, dentre outras. O que importa esclarecer é que, independentemente de quem seja a vítima do ato ilegal praticado, os professores e funcionários da escola sempre responderão administrativa, cível e criminalmente. Já os pais, apenas cível e criminalmente. Por fim, é importante lembrar que conflitos entre professores ou demais trabalhadores da educação, por serem ambos servidores públicos, importarão em consequências nas três esferas, a depender o fato ocorrido, sendo sempre imprescindível a instauração de procedimento administrativo disciplinar por parte do órgão responsável. PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA Respondem administrativa, cível e criminalmente; Procedimento disciplinar prévio obrigatório para sanções de cunho administrativo; PAIS OU RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS Respondem apenas cível e criminalmente; Procedimento judicial para aplicação de sanções de natureza penal e cível (indenização). Procedimento judicial para aplicação de sanções de natureza penal e cível (indenização). Quando o conflito envolver aluno, sendo este o autor do ato ilegal, será verificado se houve ato infracional ou apenas indisciplina escolar, tomando-se as providências descritas no item 4 e no item 5 acima.

10 10 Ponto n.07 - Conclusão Após esta breve explanação, é importante ressaltar que as consequências dos conflitos interpessoais na escola podem trazer importantes prejuízos para toda a comunidade escolar. No ambiente escolar, mais do que em qualquer outro ambiente, é imprescindível que se estimule e pratique a solução pacífica dos conflitos, por meio do diálogo, da composição e do entendimento mútuo, visando um resultado definitivo e positivo para ambas as partes. Criar mecanismos para a cultura da paz nas escolas é um desafio enriquecedor e que demanda engajamento de todos os envolvidos, dos alunos aos servidores, com a participação efetiva da família na comunidade escolar.

II INFÃNCIA EM FOCO O ATO INFRACIONAL E (IN)DISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR: busca de alternativas com trabalhos em parceria

II INFÃNCIA EM FOCO O ATO INFRACIONAL E (IN)DISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR: busca de alternativas com trabalhos em parceria II INFÃNCIA EM FOCO - 2006 O ATO INFRACIONAL E (IN)DISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR: busca de alternativas com trabalhos em parceria Msc. Celeste Aparecida Dias (IN)DISCIPLINAR NO CONTEXTO OBJETIVO Caracterizar

Leia mais

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/1990 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade 2.3 Direito à convivência familiar

Leia mais

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação)

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A HONRA (continuação) Difamação Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação Atenção: difamar é imputar a prática de um fato Pena: detenção (de 3 meses a 1 ano, e multa)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990... 1 Livro I Parte Geral... 1 Título I Das Disposições Preliminares... 1 Título II Dos Direitos Fundamentais...

Leia mais

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006 RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI 11.343/2006 LUCIANA LINERO Promotora de Justiça Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ A política

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha Professor: Rodrigo J. Capobianco Lei 11.340/06 Protege a mulher a violência doméstica e familiar A violência doméstica não é somente a violência

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA

CRIMES CONTRA A PESSOA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA Honra (continuação) Honra Injúria Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro Atenção: Injuriar não é imputar a prática de um fato Honra Pena: detenção (de 1 a

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento Inscrição dos Programas de Atendimento Observar Requisitos Obrigatórios (Art. 11): Linhas Gerais, Atividades, Estrutura Material, Recursos Humanos, Regimento Interno, outros Estados e DF Municípios Conselho

Leia mais

PARTE CRIMINAL DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PARTE CRIMINAL DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARTE CRIMINAL DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ÍNDICE 1. ATO INFRACIONAL...5 Parte criminal do Estatuto da Criança e do Adolescente... 5 Crianças e Adolescentes...7 2. APREENSÃO E APRESENTAÇÃO

Leia mais

SUMÂRID . 7. Capítulo 2 - LEI N /54 (CORRUPÇÃO DE MENORES) . 10

SUMÂRID . 7. Capítulo 2 - LEI N /54 (CORRUPÇÃO DE MENORES) . 10 SUMÂRID Capítulo 1 - DECRETO-LEI N 3688/41 (LEI DAS CONTRAVEN ÇÕES PENAIS) _ 1 11 Regras gerais 1 12 Principais contravenções penais 2 121 Porte de arma (art 19) 2 122 Vias de fato (art 21) 4 123 Perturbação

Leia mais

Referência: Janeiro de 2011 Foro: ADAMANTINA Unidade: 02 CUMULATIVA Planilha: CIVEL

Referência: Janeiro de 2011 Foro: ADAMANTINA Unidade: 02 CUMULATIVA Planilha: CIVEL Referência: Janeiro de 2011 Foro: ADAMANTINA Unidade: 02 CUMULATIVA Planilha: CIVEL Dados da Unidade 1. Total de feitos em andamento 2756 2. Precatórias 6 3. Processos 3.1 Processos cíveis 2078 3.1.1 De

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contrato de trabalho e de emprego: formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 8 Prof. Guilherme de Luca - TÉRMINO DO

Leia mais

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 11.340/06 - Lei Maria da Penha - Professor: Marcos Girão - OBJETO DA NORMA 1 O PORQUÊ DA LEI Nº 11.340/06 Maria da Penha Fernandes (Fortaleza/CE) 2001- Espancada

Leia mais

HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE?

HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE? HISTÓRIA DE MARIA HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE? Angela Torma Pietro* Maria Angela Mattar Yunes** *Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal

Leia mais

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO CORREGEDORIA NA TRANSPARÊNCIA PROMOVER A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FUNÇÃO DA CORREGEDORIA PREVENÇÃO X PUNIÇÃO VISITAS AOS ÓRGÃOS FISCALIZAR

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 8 Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo Prof. Diego Vale de Medeiros 8.1 PRINCÍPIOS QUE REGEM A EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS A PARTIR DA LEI 12594/12

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A PESSOA

DOS CRIMES CONTRA A PESSOA DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Homicídio simples art. 205 Minoração facultativa da pena 1º. Homicídio qualificado 2º A Lei 9299/96, alterou dispositivos do CPM, operando verdadeiro deslocamento de competência

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco Racismo Lei 12.984 de 02/06/2014 Racismo A Lei 12.984/14 define o crime de discriminação dos portadores do vírus

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Seção II - Das Medidas Protetivas de Urgência que Obrigam o Agressor Art. 22. Constatada

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes Direito Penal Art. 130 e Seguintes Artigos 130 e 131 Perigo de Contágio Venéreo (Art. 130) e Perigo de Contágio de Moléstia Grave (Art. 131) - Crimes de perigo individual (e não de perigo comum); - A consumação

Leia mais

São Paulo, 03 de janeiro de 2017.

São Paulo, 03 de janeiro de 2017. São Paulo, 03 de janeiro de 2017. Exmo. Sr. Presidente da FPF, CONSIDERANDO pelos informes documentais, de notícias vinculadas pela imprensa, e de forma até notória, que reiteradamente vem ocorrendo em

Leia mais

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA.

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMENTADO PAULO HENRIQUE ARANDA FULLER Coordenação MARCO ANTONIO ARAUJO JR. DARLAN BARROSO desta edição [2018] EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. Rua do Bosque, 820

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA www.trilhante.com.br 1. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Estudaremos as ações voltadas contra o poder judiciário, as investigações e o andamento do processo.

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS Responsabilidade Civil Dever jurídico de indenizar o dano, tanto moral quanto material, imposto àquele que o causou desfazendo,

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER Noções introdutórias A doutrina da proteção integral Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente Do Estatuto da Criança e do Adolescente O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) contém regras que tratam dos direitos da cidadania das crianças e adolescentes

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO IV - DOS PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 13. Ao processo, ao julgamento

Leia mais

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Noções do ECA 1. De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com até doze anos de idade incompletos. 2. Entende-se por família natural aquela que

Leia mais

Como os diversos segmentos sociais podem contribuir para o rompimento da dinâmica Bullying? Ministério Público contra o Bullying

Como os diversos segmentos sociais podem contribuir para o rompimento da dinâmica Bullying? Ministério Público contra o Bullying Como os diversos segmentos sociais podem contribuir para o rompimento da dinâmica Bullying? Ministério Público contra o Bullying Conceituação: O termo Bullying, de origem inglesa, é utilizado para descrever

Leia mais

Profa. Alik Santana

Profa. Alik Santana Profa. Alik Santana Instagram: @likeoab PLANEJAMENTO DA AULA 1 Noções preliminares 2 Direito à convivência familiar e comunitária (FAMÍLIA SUBSTITUTA) 3 Acolhimento institucional e familiar 4 Ato infracional

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ato Infracional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Ato infracional: conduta descrita como crime ou contravenção penal (art. 103, ECA). - Ato previsto em lei penal (inclusive

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 279 - O Regime Disciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro é regido pelas normas especificadas neste

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI?

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI? CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI? FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Artigo 7º da Lei nº 11.340/2006:

Leia mais

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima O advogado criminalista na maioria das vezes atua em favor do réu... Atuando em favor da vítima Porém, há muitos casos

Leia mais

Direito Penal. Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2 Prof.ª Maria Cristina Onde encontrar a informação quanto à necessidade de representação? Na própria lei na qual o crime está descrito.

Leia mais

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Assim como existem empresas que ferem e não cumprem direitos trabalhistas na outra ponta há colaboradores que quebram regras e causam desconforto

Leia mais

TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Introdução 1.1 - Infração penal no Brasil O Brasil é adepto do sistema dualista ou dicotômico, ou seja, divide a infração penal em duas espécies:

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI /18 (ALTERA OS CRIMES DE FURTO E DE ROUBO) Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI /18 (ALTERA OS CRIMES DE FURTO E DE ROUBO) Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI 13.654/18 (ALTERA OS CRIMES DE FURTO E DE ROUBO) Prof. Rodrigo Capobianco (23/04/2018) Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 dezembro de 1940 (Código Penal), para

Leia mais

Crimes Digitais.

Crimes Digitais. Crimes Digitais www.markusnorat.com.br Conceito de Crime Existem diversos conceitos para o termo crime. Quanto ao conceito formal-material, temos que crime é aquilo que está estabelecido em lei, consistente

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRÁTICA Prática Caso: Após uma discussão, na porta de sua residência, com o vizinho João de Souza, José da Silva efetuou disparos de arma de fogo (a qual tinha o regular

Leia mais

03/10/2018 LEI MARIA DA PENHA ESQUEMATIZADA LEI N DE 07 DE AGOSTO DE 2006 PROF. MARCOS GIRÃO

03/10/2018 LEI MARIA DA PENHA ESQUEMATIZADA LEI N DE 07 DE AGOSTO DE 2006 PROF. MARCOS GIRÃO LEI MARIA DA PENHA ESQUEMATIZADA LEI N 11.340 DE 07 DE AGOSTO DE 2006 PROF. MARCOS GIRÃO 1 OBJETO DA NORMA Lei Maria da Penha Prof.Marcos Girão Maria da Penha Fernandes (Fortaleza/CE) 2001- Espancada e

Leia mais

Súmula 605-STJ. Márcio André Lopes Cavalcante ECA. ATO INFRACIONAL Superveniência da maioridade penal

Súmula 605-STJ. Márcio André Lopes Cavalcante ECA. ATO INFRACIONAL Superveniência da maioridade penal Súmula 605-STJ Márcio André Lopes Cavalcante ECA ATO INFRACIONAL Superveniência da maioridade penal Súmula 605-STJ: A superveniência da maioridade penal não interfere na apuração de ato infracional nem

Leia mais

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores LEGALE Rixa Rixa Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores Rixa Trata-se de uma briga generalizada, uma contenda entre três ou mais pessoas com vias de fato recíprocas Foi criada para

Leia mais

Conselheira Meliane Higa Cimatti Conselho Tutelar Norte

Conselheira Meliane Higa Cimatti Conselho Tutelar Norte Conselheira Meliane Higa Cimatti Conselho Tutelar Norte O Conselho Tutelar é um instrumento fundamental de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ele existe para corrigir os desvios dos que,

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Penal Parte Geral Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Princípios constitucionais do Direito Penal. 2. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Interpretação da lei penal. 3. Infração

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Dos crimes praticados contra crianças e adolescentes Arts. 225 a 244-B, ECA. Atenção para os delitos dos arts. 240 a 241 (A, B, C, D e E), bem como 244-B. Est. do Desarmamento

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 RESOLUÇÃO nº 07/2012, de 09 de janeiro de 2012. Dispõe sobre as sanções disciplinares,

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação)

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) LEGALE Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) Crimes de Periclitação de Vida e Saúde Abandono de incapaz Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por

Leia mais

Etica na internet. FATEC Jahu Bases da Internet Prof.º: Célio Sormani Jessica Maiara Lavoredo

Etica na internet. FATEC Jahu Bases da Internet Prof.º: Célio Sormani Jessica Maiara Lavoredo FATEC Jahu Bases da Internet Prof.º: Célio Sormani Jessica Maiara Lavoredo Etica na internet A Ética que significa ciência da moral está sumindo no mundo virtual. A internet é conhecida como terra de ninguém.

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

Instruções: iv. O penúltimo candidato a terminar seu teste deverá aguardar a que o último termine para sair da sala. Questões:

Instruções: iv. O penúltimo candidato a terminar seu teste deverá aguardar a que o último termine para sair da sala. Questões: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timbó - SC Teste de Qualificação para os Candidatos ao Conselho Tutelar Novembro de 2010 Número do Nota Candidato Instruções: i. Marque seu

Leia mais

DA COMPETÊNCIA DO PROCON

DA COMPETÊNCIA DO PROCON DA COMPETÊNCIA DO PROCON Os PROCONs são órgãos oficiais locais, podendo ser estaduais, distrital e municipais de defesa do consumidor. Foram criados especificamente para este fim, com competências no âmbito

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei Prof. Gisela Esposel - Procedimento Comum Sumaríssimo - Artigo 394 do CPP. O procedimento será comum

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Medidas Socioeducativas Internação parte 1 Profª. Liz Rodrigues - A mais restritiva das medidas socioeducativas é regulamentada pelos arts. 121 e seguintes do Estatuto.

Leia mais

ENUNCIADOS DO FONAVID, atualizados até o FONAVID VIII, realizado em Belo Horizonte/MG, entre 09 e 12 de novembro/2016.

ENUNCIADOS DO FONAVID, atualizados até o FONAVID VIII, realizado em Belo Horizonte/MG, entre 09 e 12 de novembro/2016. ENUNCIADOS DO FONAVID, atualizados até o FONAVID VIII, realizado em Belo Horizonte/MG, entre 09 e 12 de novembro/2016. ENUNCIADO 1: Para incidência da Lei Maria da Penha, não importa o período de relacionamento

Leia mais

Constrangimento Ilegal

Constrangimento Ilegal Constrangimento Ilegal Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei

Leia mais

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação Código Penal Ficha Técnica Código Penal LIVRO I - Parte geral TÍTULO I - Da lei criminal CAPÍTULO ÚNICO - Princípios gerais TÍTULO II - Do facto CAPÍTULO I - Pressupostos da punição CAPÍTULO II - Formas

Leia mais

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 13 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Art. 118. Ressalvados

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR

REGULAMENTO DISCIPLINAR REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Âmbito) 1. O poder disciplinar da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar, adiante designada por FPPDAM, exerce-se sobre os

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI MARIA DA PENHA (continuação) LEI MARIA DA PENHA São medidas destinadas à ofendida: - encaminhamento a ofendida e seus dependentes a programa oficial ou comunitário

Leia mais

Regulamento disciplinar dos estudantes do Instituto Superior de Gestão Bancária

Regulamento disciplinar dos estudantes do Instituto Superior de Gestão Bancária Regulamento disciplinar dos estudantes do Instituto Superior de Gestão Bancária A Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, que aprovou o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, atribui às referidas

Leia mais

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação)

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação) Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Aula: Liberdade Provisória - 54 Professor(a): Marcelo Machado Monitor(a): Adriana Vasconcellos Pereira Aula nº 54 Liberdade Provisória (continuação) O valor da

Leia mais

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno.

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno. CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA 1-BEM JURÍDICO TUTELADO - Honra objetiva e honra subjetiva. 2-ELEMENTO SUBJETIVO ESPECIAL- 3-CONSENTIMENTO DO OFENDIDO- 1 Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 5ª fase

Direito Penal CERT Regular 5ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 5ª fase Crimes contra a Honra e Crimes contra a Liberdade Individual Período 2013 2016 1) Com. Exam. Juiz do Trabalho - TRT2 (2013) Qual das

Leia mais

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br 1. Penalidades, extinção da punibilidade e providências preliminares Servidores Públicos Considera-se agente público todo aquele que

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso

Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso Atualização Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso Segundo parágrafo e continuação na pág. 26: Texto no livro: O caput do art. 306 do Código de Processo Penal possui a mesma redação do referido inciso LXII,

Leia mais

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Extraterritorialidade Art. 2º. A lei brasileira só é aplicável à contravenção praticada no território nacional. Tentativa

Leia mais

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 Turma e Ano: Master B - 2015 Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 DO REGIME DE SEMILIBERDADE Art. 120. O regime de semiliberdade

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Introdução

SUMÁRIO. Parte I Introdução SUMÁRIO Parte I Introdução 1 Parte geral e parte especial 1.1 Generalidades 1.1.1 Distinção 1.1.2 Teoria geral da Parte Especial 1.2 Classificação da parte especial 1.2.1 Critérios 1.2.2 Classificação

Leia mais

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros 1. ÉTICA PROFISSIONAL E OS PRINCIPAIS DIPLOMAS NORMATIVOS QUE REGEM A MATÉRIA 2. ADVOCACIA E ATIVIDADES PRIVATIVAS DE ADVOCACIA 3. DA INSCRIÇÃO NA OAB 4. DO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimentos alternativos de investigação criminal Parte 3 Prof. Thiago Almeida . Hipóteses de abordagem em estado de flagrância: Art. 69, parágrafo único - Ao autor do fato que,

Leia mais

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim Professor Thalisson Faleiro LEI Nº 9.099/95 DISPÕE SOBRE OS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAL. Infração penal: Crimes Reclusão Detenção Máximo da pena e de 30 anos. Multa Contravenção

Leia mais

TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso

TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso - Discas para a prova discursiva Professora Claudete Pessôa O Analista Judiciário na Especialidade de Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e

Leia mais

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções:

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: Aula 11 25/04/2012 2.6 DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: 1. Dos crimes

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Apuração de Ato Infracional Atribuído a Adolescente Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Há duas possiblidades de apreensão

Leia mais

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas

JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Prof. Adeilson Freitas JUSTA CAUSA COMO MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Prof. Adeilson Freitas contato@adeilsonfreitas.adv.br CONCEITO Justa causa é a forma de dispensa decorrente de ato grave praticado pelo empregado,

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. AULAS 1 e 2:

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. AULAS 1 e 2: 1 NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO AULAS 1 e 2: DIREITO PENAL O Direito Penal tem como principal objetivo, reprimir determinadas condutas, denominadas infrações penais, as quais

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

Direito Penal. Lei de Contravenções Penais. Parte especial. Parte 5. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de Contravenções Penais. Parte especial. Parte 5. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de Contravenções Penais. Parte especial. Parte 5 Prof.ª Maria Cristina CAPÍTULO VII - DAS CONTRAVENÇÕES RELATIVAS À POLÍCIA DE COSTUMES Art. 50. Estabelecer ou explorar jogo de azar em

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015 SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, 1.547 E 1.589, DE 2015 Estabelece causa de aumento de pena para o crime contra a honra praticado com o emprego de equipamento, aparelho, dispositivo

Leia mais

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Direito Penal Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Sequestro Relâmpago Art. 158, 3, CP: Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção

Leia mais

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER?

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? Aline Minela Schmitt Advogada OAB/SC nº 26.029 Ana Paula Belem Veiga Advogada OAB/SC nº 48.671 Justa Causa, quando aplicar? Trata-se de uma

Leia mais

VIOLAÇÃO À LIBERDADE DE CÁTEDRA, DE ENSINO E DE PENSAMENTO. O QUE FAZER?

VIOLAÇÃO À LIBERDADE DE CÁTEDRA, DE ENSINO E DE PENSAMENTO. O QUE FAZER? CARTILHA VIOLAÇÃO À LIBERDADE DE CÁTEDRA, DE ENSINO E DE PENSAMENTO. O QUE FAZER? www.portaladverso.com.br CARTILHA VIOLAÇÃO À LIBERDADE DE CÁTEDRA, DE ENSINO E DE PENSAMENTO O QUE FAZER? Sob o falso dogma

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2 NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2 1) (Polícia Civil - Delegado\2013 Maranhão) Tem efeito retroativo a lei que: a) Elimina a circunstância atenuante

Leia mais

Prisão Cautelar 1. Ano: Banca: Órgão: Prova:

Prisão Cautelar 1. Ano: Banca: Órgão: Prova: 1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Analista Técnico - Administrativo João, aproveitando-se de distração de Marcos, juiz de direito, subtraiu para si uma sacola de roupas usadas a ele pertencentes.

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal Iv 2 1 E DA EXTORSÃO Art. 157 Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave

Leia mais