Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS"

Transcrição

1 Questão 1 Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Sargento Nader Alves dos Santos Ano Letivo Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS 4º Bimestre LISTA Faça o que se pede Nº de Questões Valor Série Turma (s) Turno Nota 7 C e D Vespertino Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Christiane Julia Data: / Aluno (a): Nº Eis os seguintes enunciados linguísticos. Analise-os atentamente e em seguida responda às questões que a eles se referem: Momentos vida de cheia a imprevisíveis é. Férias ordem de palavra nas diversão é a. Ano este de realizações será muitas. a Em se tratando de discurso, esse apresenta-se como lógico e coerente com vistas a promover uma efetiva interação entre os interlocutores? Comente sua afirmativa. b No que se refere à ordem direta dos elementos constituintes de uma oração, os enunciados propostos retratam tal ocorrência? Caso não, reescreva-os de modo a atender a este propósito. Questão 2 Os sinais de pontuação são fatores que constituem a essência discursiva em frases, orações e períodos, e que, tanto na fala quanto na escrita, os mesmos são preponderantes no sentido de revelar a intenção do emissor. Partindo-se desse pressuposto, analise o contexto em que foram empregados de acordo com as seguintes situações: I- O presente que ganhei é maravilhoso. II- O presente que ganhei é maravilhoso! III - Um presente, maravilhoso, eu ganhei. Questão 3 (Fund. Carlos Chagas) O período seguinte foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-o e selecione a letra que corresponde ao período de pontuação correta, justificando sua escolha: a ( b ( c ( d ( e ( ) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa, de lado! ) Prezados colegas deixemos agora, a boa conversa de lado! ) Prezados, colegas, deixemos agora, a boa conversa de lado! ) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa de lado! ) Prezados colegas, deixemos agora a boa conversa de lado! Questão 4 Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente não possuem sentidos completos, mas são concebidos como frases. Diante disso, analise o diálogo a seguir comentando sobre esta ocorrência:

2 - Mãe, me leva ao clube? - Levo. -Que dia? - Sábado. Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS Questão 5 Atribua o conceito de frase, oração ou período às lacunas a seguir, levando em consideração o discurso por elas apresentados: a Nossa! Que dia belo! b Preciso revelar-lhe um grande segredo. c Participamos da reunião, embora não tivéssemos sido convocados. d E agora, José? e Durante a viagem, visitamos lindos lugares. f - Não me peças para perdoar-lhe, pois ainda estou magoada. Respostas Resposta Questão 1 a Não, pois os elementos estão dispostos de forma desordenada, comprometendo a clareza no que se refere à mensagem. b Como dito anteriormente, nenhuma das frases encontra-se na ordem direta. Transformando-os, obteríamos: A vida é cheia de momentos imprevisíveis. Nas férias a palavra de ordem é diversão. Este ano será de muitas realizações. Resposta Questão 2 Em I, trata-se de uma frase afirmativa a qual revela uma informação. Em II, o ponto de exclamação traduz alegria, admiração por parte do emissor em relação ao fato ocorrido. Em III, o adjetivo maravilhoso é enfático, à medida que se encontra grafado entre vírgulas, pois retoma, reforça a ideia contida anteriormente. Resposta Questão 3 A alternativa correta é a letra e por tratar-se de um vocativo. Resposta Questão 4 Os enunciados: levo, que dia, sábado, constituem frases nominais e verbais, pois de acordo com o contexto em que foram empregados, os mesmos traduzem uma perfeita interlocução de acordo com a

3 mensagem que ora se deseja transmitir, mesmo que de forma isolada. Resposta Questão 5 a frase b período c período d frase e oração f período Questão 6 Elucide seus conhecimentos acerca das características relacionadas ao predicativo do sujeito. Questão 7 Como sabemos, o predicativo do sujeito integra uma das particularidades inerentes ao predicado nominal e verbo-nominal. Desta feita, analise o enunciado a seguir, respondendo às questões que a ele se referem: Os jurados julgaram o rapaz doente. a) Quanto à clareza da mensagem, registre suas impressões acerca desta. b) Caso o enunciado careça de uma reformulação, faça-a, e em seguida analise o predicado expresso pela oração e seus respectivos elementos. Questão 8 3 Tendo como base alguns fragmentos poéticos, atente-se ao que se pede: Autoapresentação Sou alegre e sou triste, sou poeta em projeto. Acho que o poeta é um cara de pau que se joga todo sem redes sem máscaras e sem óculos escuros. É um ser que bota fogo no gelo e espera um incêndio amazônico. (Cantigas de adolescer.7ed. São Paulo: Atual, p.37-8) a Caracterize sintaticamente os trechos em destaque. b Em relação aos dois últimos versos, opte por descortinar a mensagem, ressaltando o que você entendeu sobre o discurso apresentado por esses versos.

4 Questão 9 (Unimep-SP) Em:...as empregadas das casas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila de leite, os termos destacados são, respectivamente: a adjunto adverbial de modo e adjunto adverbial de matéria. b predicativo do sujeito e adjunto adnominal. c adjunto adnominal e complemento nominal. d adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal. e predicativo do objeto e complemento nominal. Respostas Resposta Questão 6 Antes de tudo, faz-se necessário reconhecermos que o predicativo do sujeito se encontra relacionado ao predicado nominal, sendo que este, por sua vez, constitui-se de um verbo que indica estado, podendo ser transitório, permanente, mutatório, dentre outros. Assim sendo, a característica relevante do termo em questão é o fato de ligar o sujeito a uma qualidade, como por exemplo: Maria está feliz. O termo feliz classifica-se como predicativo, pois retrata uma qualidade do sujeito. Resposta Questão 7 a Ao nos atermos ao enunciado em referência, constatamos que o discurso não se mostra claro, uma vez revelado pelo sentido ambíguo. Tal ambiguidade reside no fato de não identificarmos de forma clara se quem estava doente era o rapaz ou se foram os jurados que o julgaram. b Os jurados julgaram o rapaz que estava doente. Quanto à predicação verbal, estamos diante de um predicado verbo-nominal, pois temos um verbo indicando estado e ação simultaneamente, no qual o termo doente se caracteriza como predicativo do sujeito. Resposta Questão 8 a Os termos destacados se classificam como predicativos do sujeito. b Tendo em vista a habilidade criativa do poeta, os versos em questão revelam que este artista opera maravilhas inimagináveis, de modo a despertar sentimentos e emoções por parte do recepto Resposta Questão 9 Alternativa B.

5 Questão 10 (SRF) Das redações abaixo, assinale a que não está pontuada corretamente: a) Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso. b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso. c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso. d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila. e) Os candidatos aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso. Questão 11 (Faap-SP) Justifique as vírgulas empregadas nas seguintes frases: a) Em 1695, sete mil homens veteranos marcharam sobre Palmares. b) E vive ainda a lembrança do último Zumbi, o rei de Palmares, o guerreiro que viveu na morte o seu direito de liberdade e de heroísmo... Questão 12 Levando em consideração o fato de os sinais de pontuação representarem os recursos de que dispõe a língua escrita para reproduzir as pausas e entonações da língua falada, comente acerca do uso da vírgula. Questão 13 Atendo-se aos enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los, levando em consideração o uso ou não da vírgula. Em seguida, ative seus conhecimentos no sentido de deixar registradas as impressões obtidas por meio de tal análise. A mãe da garota eufórica resolveu buscá-la mais cedo no colégio. A mãe da garota, eufórica, resolveu buscá-la mais cedo no colégio. Respostas Resposta Questão 10 a) Alternativa pontuada consoante as regras condizentes ao uso da vírgula, pois a expressão em fila representa o adjunto adverbial de modo, estando esse intercalado. b) Alternativa cuja pontuação não se apresenta como adequada, por isso, condizente ao enunciado. Tal incoerência diz respeito ao fato de a vírgula não separar sujeito do predicado (os candidatos aguardavam), bem como o verbo de seus complementos (os candidatos aguardavam o resultado do concurso). c) Alternativa coerente, haja vista que as duas ocorrências relacionadas ao uso da vírgula dizem respeito ao fato de o adjunto adverbial aparecer antecipado (ansiosos), bem como o adjunto adverbial de modo aparecer demarcado (em fila).

6 d) Alternativa pontuada corretamente, pois o uso da vírgula evitou que houvesse um fator de ambiguidade, demarcando, portanto, o aposto explicativo. Caso tal uso não se fizesse presente, o sentido se tornaria ambíguo, pois não identificaríamos se quem estava em fila eram os candidatos ou o resultado do concurso. e) Alternativa constituída da pontuação adequada, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de modo intercalado (em fila). Resposta Questão 11 a) O uso da vírgula, em se tratando desse caso, apresenta-se de acordo com o padrão formal da linguagem, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de tempo aparecer antecipado. b) Adequado ao padrão formal da linguagem, o uso da vírgula se encontra perfeitamente aplicável, visto que se trata de um aposto explicativo, o qual faz referência a um termo anteriormente expresso na oração, representado pelo último Zumbi. Resposta Questão 12 Considerando que tal pressuposto se apresenta como relevante, cabe ressaltar que o uso da vírgula não se encontra restrito somente a esses aspectos, pois está relacionado, também, a fatores de ordem sintática, bem como a fatores de ordem estilística, levando em consideração o caráter enfático que o emissor deseja conferir ao discurso que profere. Resposta Questão 13 Em se tratando do enunciado primeiro, não identificamos o uso da vírgula, fato perfeitamente compreensível mediante os postulados estabelecidos pela gramática, uma vez que o adjetivo eufórica representa um adjunto adnominal. Nesse sentido, cabe ressaltar que a qualificação se refere à garota, não à mãe. Já no segundo, atestamos o uso da vírgula, visto se tratar de um aposto explicativo - ocorrência linguística que, necessariamente, deve aparecer precedida desse sinal de pontuação. Nesse caso, a qualificação faz referência à mãe da garota, ou seja, elucida aspectos complementares acerca de um termo já dito anteriormente (a mãe da garota). Questão 14 Interprete a anedota em pauta, apontando as formas verbais, indicando seu respectivo tempo e modo: O restaurante estava imundo. O freguês, revoltado, mandou chamar o gerente: - Por que vocês não fazem guerra às moscas neste restaurante? E o gerente respondeu: - Já fizemos, mas as moscas venceram.

7 Questão 15 Analise o contexto, empregando de forma adequada os verbos entre os parênteses: a Você precisa estudar, antes que tarde demais (ser). b É preciso que nós coragem para enfrentar a situação (ter). c Se você carona até a cidade, chegaria a tempo de trabalhar (conseguir). d Quando o professor nossos trabalhos, fará elogios (ver). e Gostaria que você que não estou magoada com o que aconteceu (saber) Questão 16 Encontra-se em evidência fragmentos de duas letras musicais. Analise-as, e em seguida responda ao que se pede: Admirável Chip Novo Pitty Pane no sistema, alguém me desconfigurou Aonde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico, é tudo programado E eu achando que tinha me libertado Mas lá vem eles novamente E eu sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema Pense, fale, compre, beba Leia, vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste e viva Se eu não te amasse tanto assim Ivete Sangalo Se eu não te amasse tanto assim Talvez perdesse os sonhos Dentro de mim E vivesse na escuridão Se eu não te amasse tanto assim Talvez não visse flores Por onde eu vim Dentro do meu coração Hoje eu sei Eu te amei No vento de um temporal Mas fui mais Muito além Do tempo do vendaval Nos desejos Num beijo Que eu jamais provei igual E as estrelas dão um sinal a Em relação à música da cantora Pitty, qual a conclusão a que chegamos em relação aos verbos identificados no refrão? b- Feita uma análise quanto à mensagem (discurso), há uma crítica social presente na mesma? Justifique.

8 c- Idem à questão referente à letra a, estabeleça uma comparação entre as duas estrofes pertencentes à música de Ivete Sangalo e aponte a diferença em relação aos verbos, levando em consideração o tempo por eles representado. Questão 17 (UFF-RJ) Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque: Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa. a futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo b infinitivo, presente do subjuntivo c futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo d infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo e infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo Questão 18 Com base nas frases expostas, aponte verdadeiro ou falso para as afirmações que a elas se referem. No caso de falsa, apresente a justificativa verdadeira. I Quando eram crianças, Paulo e Rafaela viviam em Recife. II Quando era criança, Rafaela brigava com os amigos. III Quando era criança, Paulo vivia brigando com os amigos. a Eram é forma verbal de um verbo regular. b Viver tem o mesmo valor significativo tanto em I quanto em III. c Paulo era mais briguento que Rafaela. d Nas três frases ocorrem formas verbais no pretérito imperfeito. e Somente em uma das frases ocorre uma locução verbal. Respostas Resposta Questão 14 estava pretérito imperfeito do modo indicativo mandou pretérito perfeito do modo indicativo chamar infinitivo verbo na sua forma original

9 fazem presente do modo indicativo respondeu pretérito perfeito do modo indicativo fizemos pretérito perfeito do modo indicativo venceram pretérito perfeito do modo indicativo Resposta Questão 15 a seja b tenhamos c conseguisse d ver e soubesse Resposta Questão 16 a Todos encontram-se expressos no modo imperativo. b Sim, pois a cantora Pitty expõe-nos na condição de vítimas inconscientes em relação ao sistema imposto pela própria sociedade. c A pimeira estofe é retratada pelos verbos no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, ou seja, os mesmos expressam uma condição entre os fatos. Já a segunda, contrapondo-se às ideias da primeira, os verbos encontram-se no pretérito perfeito do modo indicativo e no presente, isto é, revelam uma certeza em relação aos fatos ocorridos. Resposta Questão 17 Alternativa correta letra b. Resposta Questão 18 a falsa, uma vez que o verbo ser é irregular. b falsa, pois em I o sentido do verbo viver se refere a morar, residir. Em III faz referência a dedicar-se habitualmente a algo, passar a vida. c falsa, visto que não há indícios sobre qual personagem brigava mais. d verdadeira, haja vista que mesmo em se tratando da locução verbal vivia brigando, o auxliar vivia se encontra no pretérito imperfeito do modo indicativo.

10 e - verdadeira (viva brigando)

Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES

Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 18.1 Conteúdos: O uso da vírgula (, ) e o ponto e vírgula ( ; ) na construção de textos. 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer palavras ou expressões que exerçam função de aposto.

Leia mais

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona Por. Professor: Raphael Hormes Eduardo Valladares Monitor: Rodrigo Pamplona Complemento nominal e adjunto adnominal 15/17 mai RESUMO Complemento nominal e Adjunto adnominal O complemento nominal, como

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Valor: 10 pontos Ano: 2 Turma: 2AD-FG Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PONTUAÇÃO Profª. Raquel Freitas Sampaio 1 TIPOS DE PONTUAÇÃO Sinais que indicam que a frase não foi concluída: a vírgula (,) o ponto e vírgula (;) o travessão ( ) os dois pontos

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 8º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Abaixo se encontra demarcada uma letra musical, cuja autoria

Leia mais

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall)

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) 1º) Assista os vídeos das aulas do caderno 5 aulas 1 a 12 2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) Aulas 1 e 2 exercícios 4, 5, 7, 9, 10, 11, 12, 15,

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação 1 Virgulação na Oração Casos Gerais 2 1ª Regra termos naturalmente ligados Termos naturalmente ligados não se separam por qualquer sinal de pausa.

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-1º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer e classificar os adjuntos adnominais e adverbiais

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicativo do sujeito e predicativo do objeto

Leia mais

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli Português DISCURSO DIRETO E INDIRETO Passagem do discurso direto para discurso indireto Mudança dos pronomes do discurso: 1. A 1ª pessoa

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. INTRODUÇÃO À SINTAXE Frase Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARCILENE SANTOS FERREIRA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I 110 a 117. O trecho a seguir foi extraído

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 4º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Júlio Reis N.: / /17 Conteúdo: Artigo de opinião complemento nominal adjunto adnominal

Leia mais

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 17 de setembro a 17 de dezembro 1ª INTERRUPÇÃO 18 de dezembro a 3 de janeiro 2º PERÍODO 04 de janeiro a 18 de março 2ª INTERRUPÇÃO

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-8 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação 1) Qual a diferença entre os pares de frases abaixo? a) Só ela faz tudo corretamente.

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

Roteiro de recuperação - Gramática

Roteiro de recuperação - Gramática Conteúdo Roteiro de recuperação - Gramática Professor da Disciplina: Cássio Data: / / 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: Ano 3º Ensino Médio Período: Matutino Valor da avaliação: 10,0 3º: ano: Adjunto adverbial,

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Márcio Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA

ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA ORDEM DIRETA DE ORAÇÕES E PERÍODOS E OS USOS DA VÍRGULA O que é a ordem direta da oração Em língua portuguesa, na maioria das vezes, as orações são estruturadas na seguinte sequência: OU sujeito + verbo

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

INFLUÊNCIAS PROSÓDICAS, ACÚSTICAS E GRAMATICAIS SOBRE A PONTUAÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

INFLUÊNCIAS PROSÓDICAS, ACÚSTICAS E GRAMATICAIS SOBRE A PONTUAÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS Página 21 de 315 INFLUÊNCIAS PROSÓDICAS, ACÚSTICAS E GRAMATICAIS SOBRE A PONTUAÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS José Júnior Dias da Silva 5 (UESB) Vera Pacheco 6 (UESB) RESUMO O presente trabalho visa analisar redações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO Departamento de 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 4º ANO DISCIPLINA: Português PERÍODO 1º *Oralidade Interação discursiva >Princípio de cortesia;

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano REVISÃO Leia este texto: Jogo de damas Objetivo: Capturar todas as pedras adversárias ou impedir que o

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS Tutora: Ariana de Carvalho O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO CAVN

PROCESSO SELETIVO CAVN UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS CAMPUS III BANANEIRAS-PB NOME: N o DE INSCRIÇÃO: CURSO SUBSEQUENTE EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

7.Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado:

7.Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Data da prova: 1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata. a) verbo de ligação; b) verbo transitivo

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!!

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!! LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE Ano: 8º Fund. II Professora: HELOISA Estude também pelos: ORIENTAÇÕES resumos do caderno; anotações do caderno; conteúdos da apostila; anotações da apostila. Dúvidas estou

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica 2012

Olimpíada Brasileira de Robótica 2012 Olimpíada Brasileira de Robótica 2012 Modalidade: Teórica Nível 2 (4º e 5º anos do ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:...GABARITO...Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Realização:

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Identificar tempos verbais e diferenciá-los; Identificar os

Leia mais

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos.

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos. Dê a Função Sintática do Pronome Relativo [ que ] (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial): 01. Desapareceu a dor de

Leia mais

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla REVISÃO PARA O TESTE Professora Camilla HISTÓRIAS EM QUADRINHO (HQ) Características: Gênero textual narrativo: narra uma história vivida por personagens situados no tempo e no espaço. Usam palavras escritas

Leia mais

1. Nas orações: Fiquei em casa. Necessita-se de ajuda. temos, respectivamente, sujeito:

1. Nas orações: Fiquei em casa. Necessita-se de ajuda. temos, respectivamente, sujeito: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR(A): CARLA MANFRINATO E MEIRE G.VIEIRA OBSERVAÇÕE: ESTUDAR AS APOSTILAS 1,2,3 E 4. VALOR: 0,0 2,0 DATA: NOTA: OBJETIVO: FIXAÇÃO DE CONTEÚDO ESTUDANTES: N O(S) TURMA:

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Gramática: Adjetivo - 186 a 193; Adjetivo: concordância - 194 a 201; Diminutivo e aumentativo - 202 a 209. Linguagens: Interpretação de texto. As histórias e as viagens -

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.1 Conteúdos

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela?

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela? VERBO CONSTRUINDO O CONCEITO Leia esta história em quadrinhos: 1. Nos três primeiros quadrinhos, o Menino Maluquinho dá uma série de ordens ao cãozinho. a) Que palavras traduzem essas ordens? b) Qual foi

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA EM EXERCÍCIOS (FCC) A FCC tem, por hábito, a elaboração de questões extremamente semelhantes. É muito comum em provas da FCC encontrar questões muito próximas as que foram

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Interação discursiva Princípio de cooperação Informação, explicação; pergunta, resposta ORALIDADE Interpretação de texto Intenção do locutor; tema; assunto;

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas

Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas USOS DA VÍRGULA Como a vírgula auxilia na clareza dos enunciados. Prof. Paola C. Buvolini Freitas Estudando o uso da vírgula A maioria dos manuais ensina que a vírgula corresponde a uma pausa. Um olhar

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

P1-3 BIMESTRE ESTUDO DOS VERBOS

P1-3 BIMESTRE ESTUDO DOS VERBOS Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais