Saúde no âmbito da Educação no Trabalho. L.E.R. e as Tecnologias Digitais

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1 Saúde no âmbito da Educação no Trabalho L.E.R. e as Tecnologias Digitais

2 O QUE É L.E.R. Lesão do esforço repetitivo, D.O.R.T.(Distúrbio OsteomuscuIares Relacionados ao Trabalho),e tantas outras denominações, não definem uma doença, mas uma síndrome que engloba um grupo de doenças (tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias) causadas por agressões, esforço repetitivo, postura inadequada que ocasiona uma série de lesões no corpo e poderiam ser evitadas. Afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Causa dor, inflamação, fadiga, formigamento, alteração de temperatura e comprometimento funcional da área afetada. Atinge em sua maioria o sexo feminino. O diagnóstico é basicamente clínico e muitas vezes é necessário uma avaliação multidisciplinar. O tratamento pode ser de anti-inflamatório, nos casos mais leves, até procedimento cirúrgico nos casos mais graves. Fisioterapia adequada ajuda muito na melhora nos sisntomas.

3 Não apenas o esforço repetitivo e constante, mas a pressão por produtividade, medo de perder o emprego, a quantidade de horas trabalhadas, principalmente se comparado as gerações anteriores que não dispunham de tanta tecnologia e tanta velocidade. Frequentemente negligenciando a saúde e o repouso necessário para recuperação do corpo. A síndrome do esforço repetitivo é uma das maiores causas de afastamento do trabalho e incapacitação de profissionais. Nosso constante uso de celulares ao longo de todo o dia sem se dar conta a sobrecarga que causa na região cervical. Depois do trabalho continuamos no computador, em casa, sem cuidado com a postura, sem apoio algum, por horas a fio. Isso acontece com a maioria das pessoas então vem a dor, o cansaço e os sinais de que o corpo não suporta mais.

4

5 PREVENÇÃO Ergonomia - um conjunto de disciplinas que deseja otimizar a interação entre o homem e a máquina de forma a aumentar a produtividade com bem estar. Não é apenas a melhor postura ou forma de cadeira e teclado, mas a relação de altura e peso, o melhor perfil físico para determinada função, o tempo de intervalo, os exercícios de relaxamento e preparo do corpo como a carga horária e mental de cada função. Os estudos de impacto e ajustes, afinal os problemas relacionados a síndrome L.E.R. tem sido a principal cauda de afastamento e incapacidade laboral dos últimos anos.

6 EXERCÍCIOS ERGONOMÉTRICOS

7 Parar 10 minutos a cada 1 hora de trabalho, evitar o sedentarismo que é sabidamente um grande fator de risco para várias doenças, afastar-se de situações que geram ansiedade, levar uma vida saudável, cuidar da postura, fazer exercícios de fortalecimento muscular são alguns dos cuidados que devemos ter para evitar as lesões e melhorar a produtividade.

8 REFERÊNCIAS E FONTES s-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/ ?excludenudity=true&mediatype=illustration& sort=best /4/ da-a-cuidar-de-sua-coluna-no-trabalho-escolafaculdade-com-sinoterapia-1/ cia/2016/2/pesquisadores-da-fundacentro-comentamsobre-a-lerdort

9 ercicio+ergonomico+de+utiliza%c3%a7%c3%a3o+livr e&tbm=isch&imgil=q3iazkll1bem4m%253a%253bbgs 2ZiVujVlzNM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fww w.wgate.com.br%25252fconteudo%25252fmedicinaes aude%25252ffisioterapia%25252fvariedades%25252f ergonomia_jenifer%25252fergonomia_jenifer.htm&sour ce=iu&pf=m&fir=q3iazkll1bem4m%253a%252cbgs2 ZiVujVlzNM%252C_&usg= dcb4lqgbq_trypz8v8p- HOooD88%3D&biw=1366&bih=618&ved=0ahUKEwiQ0 ZDmuqvQAhXBqZAKHdopDrIQyjcIOQ&ei=D10rWNCNO MHTwgTa07iQCw#q=imagens+de+exercicio+ergonom ico+de+utiliza%c3%a7%c3%a3o+livre&tbs=rimg:cvr - ZDRGFMfdIjjwUoOYZEmzzyIlVsmTqJZjkNN8UI-240ctxmr vqikaaa7ci5fcuih0byjoqxlndncbmprzspgrlyoscfbsg5 hksbppeerpkzpqjvnhkhijiivwyzoolmmrfg5xlewusacq EgmQ03xQj7bjRxF3jLN_19f_163yoSCS3Gau9CKRoAEYZ _1R5Au5H-RKhIJDsKLkUK4gfQRuMRDb- m09cqqeglvimirgwcm1xgqv482qtutrioscrsymvow- BEvESakw3lPC183,sur:fmc&tbm=isch

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