Noções Preliminares ao estudo do Direito. é um complexo de normas reguladoras da conduta humana, com força coativa (Führer e Milaré)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções Preliminares ao estudo do Direito. é um complexo de normas reguladoras da conduta humana, com força coativa (Führer e Milaré)"

Transcrição

1 Noções Preliminares ao estudo do Direito Direito = é um complexo de normas reguladoras da conduta humana, com força coativa (Führer e Milaré) (...) sm. 9.O que é justo, conforme a lei. 10. Faculdade legal de praticar ou não praticar um ato. 11. Prerrogativa que alguém tem de exigir de outrem, em seu proveito, a prática ou a abstenção de algum ato. 12. O conjunto das normas jurídicas num pais (...). (Mini Dicionário Aurélio) Assim, ele é o instrumento para regular a vida em sociedade, visando o desenvolvimento da sociedade, por meio de normas pré-estabelecidas. Acepção da palavra Direito I) Natural Seria a existência de uma norma superior, independente da vontade humana. (a lei dos homens e a lei de deus). Ex.: No filme: A lagoa azul as duas pessoas são irmãos e tem um filho. II) Positivo O conjunto de normas jurídicas escritas ou não escritas (costumes) vigentes em um determinado Estado em uma determinada época, o qual vige e não é contestado. (é a soma do direito Objetivo e Subjetivo). a) Objetivo É o conjunto de normas jurídicas escritas ou não escritas independendo do tempo do seu exercício e de sua aplicação Ex.: direito de propriedade Ex.: direito a casar-se b) Subjetivo A faculdade de se exercer o direito objetivo. Ex.: reintegração de posse Ex.: quem proporciona o casamento o Estado Direito e Moral Moral é fortemente ligada à Ética e em alguns pontos essas coincidem com o Direito. Moral Direito

2 DIREITO MORAL Campo de Atuação Foro exterior Foro interior Sanção Penas / punições Reprovação social Efeitos Bilateral Unilateral Ramos do Direito - Nacional: Público: - Constitucional - Administrativo - Tributário - Processual - Penal - Eleitoral Privado: - Civil - Comercial Misto1: - Trabalho - Previdenciário - Econômico / Financeiro - Consumidor - Ambiental Internacional - Público - Privado Fontes do Direito (são o nascedouro do Direito, de onde ele provem) São os meios pelos quais se formam as regras jurídicas (Nunes), sendo elas: Diretas: a) Lei (o direito Brasileiro pauta-se na lei); b) Costumes (no Brasil, pode ser aplicado desde que não contrários às leis) 1 Também conhecidos como direitos de 3ª. geração

3 Exemplo de direito baseado nos costumes é o direito dos Estados Unidos da América (Ex.: o Filme Milagre na Rua 34) Indiretas: c) Doutrina (interpretação da norma jurídica pelos estudiosos do direito) d) Jurisprudência (decisões dos tribunais) De explicação: e) Analogia f) Equidade g) Princípios Gerais do Direito Das Leis Conceito: A lei, juridicamente falando, consiste numa regra de conduta, geral e obrigatória, emanada do poder competente, e provida de coação. (Max e Edis) Ou ainda: lei é a norma jurídica2 solenemente3 formulada e promulgada4 pelo poder competente, sobre relações de ordem interna5 e de interesse geral6 (Lessa, Pedro, apud Brancato, Ricardo Teixeira. 2003) Elementos formadores da lei: a) disposições (texto da lei) b) sanção (concordância do Chefe do Executivo nas leis do Legislativo) c) promulgação (ato que declara a existência da lei e se ordena seu cumprimento) d) publicação (dar conhecimento à sociedade da lei) 2 Norma jurídica, excluindo-se assim as demais normas tais como as morais, religiosas, etc. Difere também das demais normas sem força coativa (que não são obrigatórias a todos) tais como as normas da ABNT. 3 Solene, pois sua elaboração depende de trâmites específicos. 4 A promulgação é o ato pelo qual a lei se torna obrigatória (Brancato, Ricardo Teixeira, 2003), devemos aqui lembrar que o ato pelo qual a lei se torna pública e dai em diante não se pode alegar sua ignorância é o ato da sua publicação em periódico oficial. 5 Relações de ordem interna, vez que as internacionais seriam os tratados, acordos ou convenções internacionais (Brancato, Ricardo Teixeira, 2003). 6 Interesse geral, vez que se fosse de interesse particular não seria lei, mas sim norma de interesse individual, tal como um contrato.

4 Hierarquia das Leis 1ª - Constituição Federal. 2ª - Lei Complementar; Lei Ordinária; Lei Delegada; Decretos Legislativos e resoluções; e, Medidas Provisórias. 3ª - Decretos Regulamentares; 4ª - Outras Normas, como Portarias e Circulares Vigência da lei no tempo: Toda lei é levada ao conhecimento do povo por meio de sua publicação no Diário Oficial, no entanto a data de sua publicação. Via de regra a lei entra em vigor 45 dias depois da data de sua publicação, são exceções as leis que especificam a data de sua entrada no ordenamento jurídico ou a que entra na data de sua publicação, sendo que ela vigerá até a data de sua revogação. O tempo que a lei leva para entrar em vigor é denominado período de vacância e serve para que a sociedade se adapte à nova lei. Eficácia: é a vigência da observando-se dois aspectos: espaço e tempo. Quanto ao quesito espaço uma lei municipal vigora em seu respectivo município, uma lei estadual vigora em seu respectivo estado, no entanto uma lei Federal além de vigorar em toda a União. Pode ainda, a lei, vigorar fora de nosso país (ex.: embaixadas, trabalhadores em outro pais). Já com relação ao tempo, via de regra a lei inicia seus efeitos 45 dias após sua publicação, e irá vigorar até sua revogação por uma lei que a cancele, por uma lei que trate exatamente, ou de maneira mais específica o mesmo assunto, podendo ainda a lei ser por prazo temporário (ex.: a CPMF). Via de regra as leis não deveriam atingir atos passados, deveriam gerar efeitos apenas futuros.

5 Classificação da Norma: Quanto à natureza: a) substantiva: representam o direito material, é o direito em si próprio (ex. Código Civil); e, b) adjetiva: representam o direito formal, é a forma pela qual se exerce o direito processualmente (ex.: Código de Processo Civil). Quanto à origem: a) federal: elaboradas pela União Federal (Congresso = Câmara dos Deputados + Senado) ou pela Presidência da República; b) estadual: elaboradas pelas Assembléias Legislativas estaduais ou mesmo pelo Governo do Estado; e, c) municipal: elaboradas pelas Câmaras dos Vereadores ou Prefeitura. Quanto ao destino: a) geral: destinam-se a qualquer pessoa (ex.: Código Civil); b) especial: destina-se a um numero delimitado de pessoas (ex.: Código de Propriedade Industrial); e, c) particular: têm destino certo, referem-se única e exclusivamente àquela pessoa (ex.: contratos, sentenças, etc.). Quanto aos efeitos: a) imperativa: as partes não podem dispor de seus efeitos (ex.: forma federativa e indissolúvel do Estado brasileiro); b) proibitiva: não aceitam a pratica de determinados atos (ex.: pessoa já casada contrair novas núpcias, na constância do primeiro casamento); c) facultativa: quando a lei permite as partes que se convencione de maneira diversa do que estipulado na norma (ex.: local para pagamento da dívida); e, d) punitiva: impõe punição quando da ocorrência de determinado fato (ex.: restituição em dobro, quando da cobrança de divida já paga)

6 Elaboração: Toda lei via de regra é elaborada pelo Poder Legislativo, devendo para tanto seguir o seguinte trâmite: a) apresentação do projeto de lei: é o ato pelo qual inicia-se o processo legislativo, podendo este ser de iniciativa dos membros do Poder Legislativo, pelo chefe do Poder Executivo, pelo Supremo Tribunal Federal, pelos tribunais superiores, pelo procurador geral da república ou mesmo pelos cidadãos, como previsto pela Constituição Federal. b) discussão e aprovação: o projeto de lei deve ser aprovado pelo Poder Legislativo, pela votação de seus membros e pela discussão da lei perante as comissões temáticas, sendo ele reprovado é arquivado, sendo aprovado é encaminhado para a sanção; c) sanção ou promulgação: sanção é o ato pelo qual o Executivo concorda com a lei, podendo tal concordância ser expressa ou tácita, nessa fase do processo legislativo que o executivo apresenta os vetos que entende necessários à norma. A promulgação é o ato pelo qual a lei se torna obrigatória, sendo promulgada a lei deve ser publicada; e, d) publicação: publicação é o ato que dá ciência a todos da lei promulgada, devendo para tanto ocorrer no Diário Oficial, via de regra a lei entra em vigor 45 dias após sua publicação, ou quando a lei expressa o período de espera para entrar em vigor. Hierarquia: - Constituição Federal e Emendas Constitucionais; - Lei Complementar (leis determinadas pela Constituição Federal ex.: Código de Defesa do Consumidor); - Lei Ordinária; - Lei Delegada; - Medidas Provisórias; - Decretos; e, - Regulamentos.

7 Interpretação: Principais formas: a) gramatical: pela sintaxe; b) lógica: norma analisada com ramo do direito a que ela se destina, para que não haja contradições; c) histórica: momento histórico em relação à norma elaborada; e, d) sistemática: interpreta-se a lei com todo o sistema jurídico vigente. Pela fonte da lei: 1) autêntica: realizada pelo legislador autor da lei; 2) judicial: decorrente das decisões do judiciário; 3) administrativa: elaborada pelo autoridade administrativa (ex.: circulares, portarias, respostas a consultas...); e, 4) doutrinária: pelos estudiosos do direito (ex.: teses, monografias...). Quanto ao resultado: a) declarativa: idêntica às palavras do legislador; b) extensiva: mais ampla que o legislador disse; e, c) restritiva: menor do que o legislador quis dizer.

8 Questões TEMA 01 I - As fontes diretas do Direito são: a ) Leis e os costumes b ) Leis, doutrinas, analogia, equidade, princípios gerais do direito c ) Jurisprudências e os costumes d ) Doutrinas e jurisprudências II - Não fazem parte do processo de formação das leis, exceto: a ) A ordem da formação é: disposições, sanção, publicação, promulgação b ) Disposições: ato pelo qual se demonstra o projeto de lei a ser apreciado, é o material a ser votado c ) Sanção: conteúdo do corpo da lei, que contém as penas a serem aplicadas quando do seu descumprimento d ) Promulgação é o ato pelo qual se lança em Diário Oficial a nova lei, para conhecimento de todos III - Matérias emanadas pelo poder executivo, que disciplinam casos urgentes e relevantes, e que tem força de lei, são chamadas de: a ) Leis complementares b ) Emendas à constituição c ) Leis delegadas d ) Medidas provisórias IV - Vigência da lei. É incorreto, exceto: a ) Quando não disser a data em que entrará em vigor, conta-se 35 dias após a publicação em Diário Oficial b ) A lei não pode ter caráter temporário c ) Quando não disser a data em que entrará em vigor, conta-se 45 dias após a publicação em Diário Oficial d ) Começa a vigorar a lei somente no dia em que ela é publicada em Diário Oficial

9 V - A lei é retroativa: a ) Sempre, em qualquer caso b ) Quando a lei é mais maligna, ou houver disposição expressa que determine sua legalidade c ) Quando é mais benigna d ) Jamais, nunca VI - O período de vacância da lei é: A ) como chamamos as lacunas da lei; B ) o período em que a lei, ainda não aprovada, fica vagando pelas casas legislativas à espera de votação; C ) o período de adaptação da sociedade perante uma nova lei já publicada em diário oficial; D ) tempo existente entre a promulgação e a publicação em diário oficial; E ) a inexistência de uma lei. VII - O conceito de Direito é: A ) Direito é um complexo de normas reguladoras da conduta humana, sem a coação do estado. B ) Direito é um conjunto de atos políticos representados pelos costumes. C ) Direito é um complexo de normas reguladoras da conduta humana, com força coativa. D ) Direito é um conjunto de normas. E ) n.d.a. VII - Término da obrigatoriedade da lei: I II A lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue; Revogar é torná-la sem efeito; III A revogação pode ser expressa ou tácita. Expressa: é quando a lei nova taxativamente declara revogada a lei anterior. Tácita: é quando uma lei nova for incompatível com a anterior; IV Não existe lei temporária. A ) Todas estão corretas; B ) Todas estão incorretas; C ) Somente I, II e III estão corretas;

10 D ) Somente a IV está correta; E ) I e IV estão incorretas. Teoria Geral do Estado Conceito: Estado é a pessoa jurídica soberana constituída de um povo organizado sobre um território sob o comando de um poder supremo, para fins de defesa, ordem, bem-estar e progresso social. (Gropalli, Alessandro, apud Brancato, Ricardo Teixeira, 2003). Origem: O estado tem sua origem na própria família que seria a menor forma de organização conhecida, evoluindo desse ponto para o da tribo, para depois chegar às cidades, as quais cresceram dominando as cidades próximas formando os impérios os quais evoluíram política, cultural e financeiramente atingindo a forma atual dos Estados. Governo: é a personificação do poder do Estado, devendo trabalhar para cumprimento de um bem comum, é também responsável pelas relações entre os Estados. Elementos: são três os elementos do Estado, a saber: território, povo e soberania. Território é o espaço geográfico de um Estado, tanto solo, subsolo, quanto seus espaços aéreos e marítimos. Povo são todos aqueles cidadãos ligados pela tradição e idioma. Soberania é possibilidade que tem o Estado de usar do poder de maneira independente. Nação: é uma sociedade natural de homens, na qual a unidade de território, de origem, de costumes, de língua e a comunhão de vida criam consciência social (Mancini, apud Brancato, Ricardo Teixeira 2003) Raça: Conjunto dos indivíduos com determinada combinação de caracteres físicos geneticamente condicionados e transmitidos de geração a geração em condições relativamente estáveis. (dicionário Michaelis) Pátria7 8: (terra natal) a pátria tem um caráter fortemente ligado à afetividade9, Há na Pátria sempre o mesmo plasma, a mesma circulação sangüínea; pois se se multiplica a célula, tem-se a família; se se multiplicar a família, teremos a Pátria, berço de nossos filhos, túmulo de nossos ancestrais (Brancato, Ricardo Ferraz, 2003) 7 Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! (Hino Nacional Brasileiro) 8 A paz queremos com fervor, A guerra só nos causa dor. Porém, se a Pátria amada For um dia ultrajada Lutaremos sem temor. (Canção do Exército) 9 Professor Colombiano que refugiava-se no Brasil: De minha terra tive que sair pois lá era perseguido pelo narcotráfico, jamais de meu solo amado irei me separar pois ele não encontra-se apenas na terra de meu pais, mas sim nas veias que cortam meu corpo

11 Soberania: é o poder exercido pelo Estado podendo para tanto ser interna (positiva) quanto externa (negativa) A soberania interna (positiva) é aquela que se exerce pelo Estado quando da imposição das a uma determinada sociedade. Em contra partida a externa (negativa) é o exercício do poder estatal perante os demais estados, é negativa vez que lhe faculta o impedimento de intromissões externa em um determinado pais.10 Os atributos da soberania são: 1) é poder originário não é dado por outro pais, provem da própria nação; 2) é indivisível; 3) é inalienável; e, 4) é coercitivo obrigatório. Fins do estado: podem ser jurídicos (ou essenciais) e sociais (ou não-essenciais) Jurídicos ou essenciais: a) garantir a ordem interna (poder de polícia) forças armadas; b) assegurar a soberania na ordem internacional representação diplomática; c) elaboração das normas jurídicas; e, d) distribuir a justiça. Sociais ou não essenciais: são aqueles que servem para manter a ordem social, tais como educação, saúde, etc... Personalidade jurídica: o Estado é pessoa jurídica de direito público. Formas de estado: pode ser simples ou composta Simples ou unitário o Estado centraliza a soberania, é soberano tanto internacionalmente como também nacionalmente, Itália, França, Espanha..., não há divisão em estados membros; e, Composto quando não apenas o Estado é soberano, mas quando também divide seu poder com os estados membros,. Ex: Brasil e EUA. Formas de governo: Monarquia (vitalícia) a) monarquia absoluta: o monarca não encontra limitações jurídicas ao seu poder (possui poder legislativo, executivo e judiciário). b) monarquia constitucional: aqui o monarca encontra limitações ao seu poder em 10 A soberania para ser exercida depende tanto da independência política quanto da independência econômica.

12 decorrência de uma constituição, divide-se ela em: b.1) monarquia constitucional pura: onde existe a separação dos poderes e o monarca é o chefe do executivo (exerce a função de chefe de Estado e chefe de governo); e, b.2) também há a separação de poderes monarquia constitucional parlamentar: aqui o monarca é apenas chefe de Estado. República (temporária mandato + separação de poderes), podendo ser: a) presidencialista presidente exerce as funções de chefe de Estado e de governo; e, b) parlamentarista presidente só exerce a função de chefe de Estado a de chefe de governo é exercida pelo primeiro ministro. Democracia: Segundo Brancato são princípios da democracia: a) subordinação do Estado às leis que ele cria b) divisão dos poderes c) temporariedade (mandato) d) igualdade e) prevalência da vontade da maioria f) filosofia de vida própria Democracia pluralista: é aquele em que o povo concede um mandato a alguns cidadão, para, na condição de representantes externarem a vontade popular e tomarem decisões em seu nome, como se o próprio povo estivesse governando. (Dalari, Dalmo de Abreu, 1995). O sufrágio universal: é o poder de votar desde que cumpridas algumas exigências. O pluralismo político: decorre da necessidade de se ter opções para escolher seus representantes através do voto. O princípio majoritário: é o principio pelo qual a maioria decide quem deve representa-la, é a vontade comum que prevalece. A liberdade de oposição: é a possibilidade de alternar os representantes do poder de acordo com a democracia pluralista. Democracia e liberdade: a democracia pressupõe para o seu exercício as seguintes liberdades: escolha dos governantes; manifestação do pensamento; financeira; e, sindical. Parlamentarismo e presidencialismo.

13 Questões TEMA 02 VIII - É um regime de separação dos três poderes, em que há interdependência entre o legislativo e o executivo, e possui uma estrutura dualista. Qual é o regime? a ) Presidencialismo b ) Governo de assembléia c ) Monarquia d ) Parlamentarismo Respostas: I II III IV V VI VII VII VIII A B D C C C C C D

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

O que é Estado Moderno?

O que é Estado Moderno? O que é Estado Moderno? A primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo,

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS pág. 1 DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceito Básico CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS

CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceito Básico CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Eduardo Tanaka Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988. Constituição Federal CF Carta Magna Lei Maior 1 2 CONSTITUIÇÃO E AS A Constituição

Leia mais

ASSUNTO: FONTES DO DIREITO POSITIVO (TEXTO - 03)

ASSUNTO: FONTES DO DIREITO POSITIVO (TEXTO - 03) ASSUNTO: FONTES DO DIREITO POSITIVO (TEXTO - 03) OBJETIVOS: - ANALISAR AS FONTES DO DIREITO - DEFINIR E CLASSIFICAR AS LEIS; - ANALISAR A LEI NO ESPAÇO E NO TEMPO; - INTERPRETAR AS LEIS; - DEFINIR COSTUME,

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

Classificação das normas constitucionais

Classificação das normas constitucionais Classificação das normas constitucionais Instituições de Direito Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito Classificação das normas constitucionais Normas de eficácia: plena, contida e limitada Classificação

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V IV DIREITO CONSTITUCIONAL (continuação) 1. Poder Constituinte Poder Constituinte é o poder que o povo atribui aos Constituintes, pessoas eleitas com o poder-obrigação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos: direitos de primeira dimensão, são inerentes à ideia de democracia. - São direitos públicos

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

Resumo Prova Final. Disciplina: RAD 1702 Instituições de Direito. Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Resumo Prova Final. Disciplina: RAD 1702 Instituições de Direito. Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Resumo Prova Final Disciplina: RAD 1702 Instituições de Direito Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Conteúdo Constitucional: Elementos do Estado; Fundamentos e Objetivos do Estado Democrático de Direito

Leia mais

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Formas de Governo e Regimes Políticos ESTADO Estado é a corporação de um povo, assentada num determinado território e dotada de um poder originário de mando. (Jellinek) Formas e Sistemas de Governo Pode-se

Leia mais

Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira

Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira E-mail: r.l.oliveira@bol.com.br Direito Público (regula a relação do Estado com os particulares) X Direito Privado (regula a relação entre os particulares).

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Aula 3 O Estado. Objetivos:

Aula 3 O Estado. Objetivos: Aula 3 O Estado Objetivos: a) Conhecer a estrutura política e jurídica de um Estado; b) Conhecer a estrutura política e jurídica do Estado brasileiro; c) Relacionar o conhecimento da estrutura política

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ART. 1º FUNDAMENTOS ART. º SEPARAÇÃO DOS PODERES ART. 3º OBJETIVOS ART. 4º RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

UNIDADE = LEI CONCEITO

UNIDADE = LEI CONCEITO UNIDADE = LEI CONCEITO Preceito jurídico (norma) escrito, emanado (que nasce) de um poder estatal competente (legislativo federal, estadual ou municipal ou poder constituinte) com características (ou caracteres)

Leia mais

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria Decreto-Lei n.º 4.657, de 1942 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro - normas sobre normas - sobredireito; - disciplina as próprias normas

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário Direitos Humanos PC-SP 2017 Investigador de Polícia Aula 01 - Prof. Ricardo Torques AULA 01 DIREITOS DE CIDADANIA Sumário 1 - Considerações Iniciais... 2 2 Direitos Humanos e Cidadania... 2 3 - Constituição

Leia mais

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 CONSTITUIÇÃO SURGIMENTO VIGÊNCIA EM ANOS 1824 25/03/1824 65 1891 24/02/1891 39 1934 16/07/1934 03 1937 10/11/1937 08 1946 18/09/1946 20 1967 24/01/1967

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23 1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL Páginas 02 à 23 Trajetória humana no globo terrestre Os primeiros registros de seres humanos foram encontrados na África; Nossos ancestrais começaram a expandir suas explorações

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Nota: Nota por extenso: Docente: Assinatura:

Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Nota: Nota por extenso: Docente: Assinatura: Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Data: 10/outubro/2011 Nota: Nota por extenso: Docente: Assinatura: 1. O que é interpretação autêntica da lei? Critique-a do ponto de vista hermenêutico. 1 2

Leia mais

Regular a vida humana em sociedade, estabelecendo, para esse fim, normas de conduta, que devem ser observadas pelas pessoas.

Regular a vida humana em sociedade, estabelecendo, para esse fim, normas de conduta, que devem ser observadas pelas pessoas. TEORIA DO DIREITO Conceito Celso, no Direito Romano Arte do bom e do equitativo. Miguel Reale Vinculação bilateral atributiva da conduta para a realização ordenada dos valores de convivência. Direito é

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Teoria da Constituição - 01 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1. Conceito de Constituição Sob um aspecto

Leia mais

Bibliografia: Brancato, Ricardo Teixeira, Instituições de direito privado. 12ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2003. 2ª AULA

Bibliografia: Brancato, Ricardo Teixeira, Instituições de direito privado. 12ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2003. 2ª AULA Matéria: Legislação e Ética p. 1/6 Prof.: Frederico Silveira Madani Curso: Engenharia Ano: 1 Bibliografia: Brancato, Ricardo Teixeira, Instituições de direito privado. 12ª ed. São Paulo: Editora Saraiva,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Legislativo Procedimentos Especiais 1) FGV - OF CHAN MRE () Considerando os referenciais de estabilidade e permanência da ordem constitucional, bem como os limites

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS NOÇÕES GERAIS DE DIREITO Sessão n.º 5 2 2 NGD SESSÃO N.º 5 OBJETIVOS GERAIS Caraterizar a Constituição

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Quando se fala em Estado, Governo e Administração Pública, por vezes entende-se que os termos se equivalem ou remetem à mesma coisa, porém de maneira conceitual

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

FORMAS DE GOVERNO: a organização institucional do poder político. TGE I Nina Ranieri 2017

FORMAS DE GOVERNO: a organização institucional do poder político. TGE I Nina Ranieri 2017 FORMAS DE GOVERNO: a organização institucional do poder político TGE I Nina Ranieri 2017 Formas de Governo Conceito Modos pelos quais o poder político é distribuído entre os Poderes do Estado distribuição

Leia mais

São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus

São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus representantes no governo por meio do sufrágio universal

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO (CÓD. ENEX 60105) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

Direito Constitucional Aspectos Gerais

Direito Constitucional Aspectos Gerais Direito Constitucional Aspectos Gerais Constituição: Conceito, Classificação. Histórico das Constituições Brasileiras. Disciplina: Instituições de Direito Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

ARTIGOS 1º AO 4º. A vigente Constituição Federal (de 5 de outubro de 1988) contém a

ARTIGOS 1º AO 4º. A vigente Constituição Federal (de 5 de outubro de 1988) contém a ARTIGOS 1º AO 4º A vigente Constituição Federal (de 5 de outubro de 1988) contém a definição jurídica da Organização do Estado brasileiro, no seu artigo 1º: A República Federativa do Brasil, formada pela

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Constitucionalismo moderno: limitação jurídica do poder do Estado em favor da liberdade individual. É uma

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17. INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21

NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17. INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21 SIGLAS 15 NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17 INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21 O mercado e a economia de mercado 21 O Direito, o mercado e a concorrência 22 Saber Direito para entender o mercado

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

Princípio da Territorialidade (regra): É o espaço em que o Estado exerce a sua soberania política. Compreende: - espaço delimitado por fronteiras,

Princípio da Territorialidade (regra): É o espaço em que o Estado exerce a sua soberania política. Compreende: - espaço delimitado por fronteiras, LEGALE LEI PENAL NO ESPAÇO Princípio da Territorialidade (regra): É o espaço em que o Estado exerce a sua soberania política. Compreende: - espaço delimitado por fronteiras, sem solução de continuidade

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4)

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) Atualizado até 13/10/2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS. 1º AO 4º DA CF88): Todo princípio fundamental é constitucional, mas nem todo princípio

Leia mais

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010 Aula 3 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n. 4.657/42 Lei n. 12.376/2010 Lei de introdução ao Direito Civil X Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Principais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase complementar: - Promulgação é a declaração de existência da lei e sua inserção no ordenamento. Promulga-se a lei, não o PL. - Prazo:

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Contextualização - Posso torturar uma pessoa? - Posso montar uma associação de assistência às mulheres solteiras mal amadas e carentes? - Quem pode ser Presidente, Vereador? - Quem e como se cria leis?

Leia mais

1. Noções gerais Conceito de Direito Público

1. Noções gerais Conceito de Direito Público 1. Noções gerais Todo o Direito objetivo, também conhecido como Direito positivado quando no aspecto exclusivamente normativo (Kelsen), é dividido em dois grandes ramos, quais sejam: o Direito Público

Leia mais

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional 2017. Aula: Conceito de Estado Federal. Formação do Estado Federal Brasileiro. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 16 ESTADO

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19).

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19). 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO CIVIL 1.1. CONCEITO DE DIREITO Conceituar direito, por incrível que pareça, é uma das tarefas mais tormentosas na doutrina, tendo em vista a dificuldade de sua definição

Leia mais

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Personalidade internacional Estados Organizações internacionais Profª Luciana Romano Morilas 1 Elementos 1. Físicos 1. Território 2. População 3. Governo 2. Abstratos 1. Soberania

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Considere as seguintes normas constitucionais: I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando

Leia mais

1 Direito Constitucional Aula 01

1 Direito Constitucional Aula 01 1 Direito Constitucional Aula 01 2 Direito Constitucional Aula 01 Noções de Direito Constitucional Noções de Direito Constitucional - Princípios Fundamentais da Constituição da República artigos 1º ao

Leia mais

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO QUAL FONTE VOCÊ PRECISA? 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Expressão designa todas as representações que, de fato, influenciam a função criadora e aplicadora do Direito.

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia No Brasil, vigora o princípio da Supremacia da Constituição, segundo

Leia mais

Aula 02. O que é Democracia? É o poder exercido pelo povo. Não existe Democracia em um governo sem participação

Aula 02. O que é Democracia? É o poder exercido pelo povo. Não existe Democracia em um governo sem participação Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Modelos de Democracia. Democracia Direta, Representativa e Participativa. Plebiscito. Referendo. Iniciativa Popular. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor

Leia mais

Noções de Direito Administrativo e Constitucional

Noções de Direito Administrativo e Constitucional Considerações iniciais Considera-se Direito como um sistema normativo do qual são extraídos imperativos de conduta. Embora seja único e indivisível, a subdivisão se torna uma prática importante para o

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Presidente e Vice-Presidente da República (Art. 076 a 083) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Autoridade Comum Responsabilidade

Leia mais

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB)... 4 Introdução...4 Vigência da Lei...4 2. APLICAÇÃO E

Leia mais

Ministério da Administração do Território

Ministério da Administração do Território Ministério da Administração do Território Lei nº 23/92 de 16 de Setembro LEI DE REVISÃO CONSTITUCIONAL As alterações à Lei Constitucional introduzidas em Março de 1991, através da Lei nº. 12/91 destinaram

Leia mais

módulo 3 Organização do Estado brasileiro

módulo 3 Organização do Estado brasileiro módulo 3 Organização do Estado brasileiro unidade 1 introdução aos princípios constitucionais fundamentais princípios constitucionais fundamentais Carl Schmitt decisões políticas do Estado normas fundadoras

Leia mais

RICARDO RODRIGUES GAMA

RICARDO RODRIGUES GAMA RICARDO RODRIGUES GAMA INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL BH Editora São Paulo, 2006 CATALOGAÇÃO NA FONTE GAMA, Ricardo Rodrigues Introdução ao direito internacional. São Paulo: BH Editora, 2006, 290

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

Aula nº 02 (Direitos Políticos)

Aula nº 02 (Direitos Políticos) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Direitos Políticos Aula 02 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 02 (Direitos Políticos) INICIATIVA

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Conflitos entre Tratados Internacionais. Conflitos entre Tratados Internacionais e normas de Direito interno Parte 1 Profa. Renata Menezes . No Brasil, a Constituição Federal

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender

Leia mais

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I Professor Vilmar A Silva NORMA JURÍDICA É a condição garantida pelo poder coercitivo do Estado, tendo como objetivo teórico a garantia da vida em

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Sistema Político Brasileiro Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO O Brasil é uma república federal presidencialista,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO. Aulas 09 e 10

CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO. Aulas 09 e 10 CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO Aulas 09 e 10 FONTES DO DIREITO Fonte: origem, nascedouro; Fontes a partir das quais o direito nasce, surge, manifesta-se. materiais DIREITO formais históricas FONTES DO DIREITO:

Leia mais

Superveniência de constituição

Superveniência de constituição Superveniência de constituição Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Superveniência

Leia mais

Direito Empresarial e. Trabalhista. Profa. Dra. Silvia Bertani. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani.

Direito Empresarial e. Trabalhista. Profa. Dra. Silvia Bertani. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani. Direito Empresarial e 1 Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani www.silviabertani.wordpress.com silviabertani@gmail.com 2 Profa. Dra. Silvia Bertani www.silviabertani.wordpress.com www.facebook.com/profasilviamara

Leia mais

TEORIA GERAL DO ESTADO ELEMENTOS DO ESTADO. Prof. Thiago Gomes. Teoria Geral do Estado 1. CONTEXTUALIZAÇÃO. O que é necessário para formar um Estado?

TEORIA GERAL DO ESTADO ELEMENTOS DO ESTADO. Prof. Thiago Gomes. Teoria Geral do Estado 1. CONTEXTUALIZAÇÃO. O que é necessário para formar um Estado? TEORIA GERAL DO ESTADO Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO O que é necessário para formar um Estado? 1 1. A IDEIA DE ESTADO Primeira definição apresentada Estado é uma forma específica de sociedade

Leia mais

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ART. 2.º,, DA CF/88: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,, o Executivo e o Judiciário rio. FUNÇÕES LEGISLATIVA EXECUTIVA

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais