AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE BAQUELITE SOBRE AS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE BAQUELITE SOBRE AS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE BAQUELITE SOBRE AS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO André. P. Cavalcante, Leonardo B. Canto* Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - IMA, Rio de Janeiro-RJ lbcanto@ima.ufrj.br O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da incorporação de resíduo de baquelite sobre as propriedades mecânicas do polipropileno (PP). Compósitos de PP com 10, 15 e 20% em massa de resíduo de baquelite foram preparados por extrusão em rosca dupla co-rotacional. Em seguida, os materiais extrusados foram moldados por injeção na forma de corpos de prova para ensaios mecânicos. Ensaios de resistência à tração e à flexão foram realizados, segundo norma ASTM. Propriedades mecânicas obtidas dos ensaios foram analisadas com base nas propriedades do PP puro. Os compósitos apresentaram incrementos no módulo sob flexão e decréscimos na resistência à tração. Esses resultados serão mais bem interpretados por meio de análises posteriores a cerca das propriedades térmicas e morfológicas dos compósitos. Palavras-chave: polipropileno, baquelite, compósito. Effect of addition of Bakelite residue on Polypropylene mechanical properties The aim of this study is evaluate the effect of addition of bakelite residue on polypropylene (PP) mechanical properties. Composites of PP with 10, 15 and 20 wt% of bakelite residue were processed in co-rotating twin-screw extruder. Extrudates were injection molded as standard bars for mechanical tests. Tensile, flexural and impact tests were performed according to ASTM. Mechanical properties were collected and compared to that of neat PP. Composites showed superior flexural modulus and inferior tensile strength, as compared to neat PP. These results should be still elucidated with further thermal and morphological analyses. Keywords: polypropylene, bakelite, composite. Introdução O baquelite é um material polimérico termorrígido produzido sob pressão e temperatura a partir de uma mistura de resina fenólica (polimerização do fenol e do formaildéido), serragem de madeira, negro de fumo e outros aditivos. A combinação de propriedades tais como boa estabilidade dimensional, elevada dureza, rigidez, resistência ao desgaste e ao calor, baixa densidade, aliados ao baixo custo de fabricação, torna este material uma importante alternativa para a substituição de outros materiais em diversos segmentos da indústria, conquistando estrategicamente o lugar do metal, cerâmica e madeira. Uma importante característica a ser destacada na indústria de transformação do baquelite em artefatos é a facilidade de moldagem que esta resina possui, necessitando de equipamentos de transformação com baixa complexidade de construção mecânica, utilizando até mesmo uma prensa manual.

2 Apesar da vasta difusão deste material em produtos e processos ao longo de um século, por se tratar de um material insolúvel e infusível, os resíduos gerados na fabricação de artefatos moldados não são aproveitados. Nenhum mecanismo que viesse apresentar eficiência para seu reaproveitamento ou mesmo sua decomposição após o processo de transformação foi desenvolvido. Hoje em dia, ainda é possível ver sem dificuldade que os artefatos rejeitados e resíduos da indústria de transformação, juntamente com os descartados pela sociedade de consumo permanecem com o mesmo destino da época de descoberta deste material: a deposição em aterros. Visando propor uma solução para o problema ambiental causado pelo descarte dos resíduos de baquelite, procurou-se utilizá-los como carga em composições termoplásticas com polipropileno (PP), produzidas a partir de processo de extrusão em dupla rosca, visando à obtenção de um novo material compósito que viabilizasse a produção de artefatos com características especiais, fabricados por moldagem por injeção. O polipropileno (PP) foi escolhido em função de apresentar excelente combinação de propriedades para produção de artigos moldados por injeção, em relação aos demais polímeros termoplásticos comerciais. Destacam-se suas propriedades mecânicas e químicas combinadas com boa fluidez para preenchimento das cavidades no processo de moldagem por injeção, além da facilidade de se incorporar aditivos especiais. 1,2 O mercado possui grande oferta deste polímero, o que garante uma boa relação de custo e propriedades. Espera-se assim que a transformação por injeção utilizando este compósito venha ser uma alternativa para que artefatos da indústria automobilística, elétrica, eletrônica, construção civil dentre outras venham agregar as funcionalidades destes dois materiais. É uma investida pretensiosa em se obter um material compósito com as vantagens já conhecidas e estabelecidas presentes nos artefatos elaborados com o PP e a baquelite, individualmente. Neste estudo, PP e baquelite em diferentes composições foram extrusados em condição controlada e, em seguida, os compósitos extrusados foram moldados para injeção na forma de corpos de prova padronizados para ensaios de tração e flexão. As propriedades mecânicas dos compósitos obtidas dos ensaios foram analisadas com base nas propriedades do PP puro. Experimental Materiais O polipropileno (PP) utilizado é um homopolímero isotático comercial fornecido pela Suzano Petroquímica sob código SM6100. Possui MFI de 11 g/10 min. O resíduo de baquelite foi adquirido na forma de rebarbas originárias de processo de compressão e cura de peças técnicas.

3 As matérias-primas foram secadas a 80 o C por 12 horas em estufa com circulação de ar previamente a cada etapa de processamento dos materiais. Moagem do resíduo de baquelite O resíduo de baquelite foi moído em moinho de bolas. A granulometria final do resíduo após o processo de moagem foi avaliada em classificador granulométrico com peneiras vibratórias. Extrusão dos materiais Foram preparadas quatro composições diferentes dos materiais: PP puro e PP com 10%, 15% e 20% em massa de resíduo de baquelite moído. O processamento dos compósitos PP/baquelite foi efetuado em extrusora dupla-rosca co-rotacional interpenetrante marca TECK TRILL, modelo DCT20, com diâmetro de roscas de 20 mm e razão entre comprimento e diâmetro das roscas (L/D) de 36. A extrusora possui um barril com 9 segmentos com aquecimento independentes e controle de temperatura no cabeçote. O perfil das roscas foi projetado com dois blocos de misturadores (kneading blocks) com elementos de 45 o, entre zonas com elementos de condução. O primeiro bloco de misturadores foi posicionado nos 3 e 4 o segmentos do barril para fundir o PP enquanto que o segundo foi posicionado no 7 o segmento de barril, com a função de homogeneizar o resíduo de bakelite ao PP. A alimentação dos materiais ocorreu no 1 o segmento do barril por dosador volumétrico. As extrusões ocorreram a temperatura do barril e cabeçote de 200 o C, rotação das roscas de 300 rpm e vazão de 7 kg/h, com torque médio da máquina em 45%. Moldagem dos corpos de prova por injeção Após extrusão e granulação, os compósitos PP/baquelite foram moldados por injeção para a obtenção de corpos de prova tipo I, conforme norma ASTM D638. Para tanto, foi utilizada uma máquina injetora ARBURG Allrounder 270S , nas seguintes condições: perfil de temperaturas do cilindro (do funil para o bico) de o C, temperatura do molde de 50 o C, velocidade de injeção de 50 cm 3 /s, comutação para recalque por volume (90%), pressão de recalque de 200 bar por 7 segundos e tempo de resfriamento de 30 segundos. Os corpos de prova moldados foram acondicionados por 48 horas a 23 o C e 50% de umidade relativa previamente à realização dos ensaios mecânicos. Ensaios mecânicos de tração e flexão Os ensaios mecânicos sob tração unidirecional e sob flexão em três pontos foram realizados em uma máquina de ensaios universais EMIC DL3000, com célula de carga com capacidade máxima de 10 kn, em condições de acordo com as normas ASTM D638 e D790, respectivamente. Os

4 ensaios de tração foram realizados a velocidade da travessa de 50 mm/min e os ensaios de flexão a velocidade da travessa de 1 mm/min (taxa de deformação de 0,01 mm/mm/minuto). Para cada composição ensaiada, foram testados cinco corpos de prova, assumindo como resultado o valor médio obtido de cada análise, juntamente com o desvio padrão das medidas. Resultados e Discussão Na Figura 1 é apresentada a distribuição de tamanhos das partículas de baquelite após o processo de moagem. Observa-se uma granulometria com tamanhos submicrométricos, com uma população média entre 212 e 850 µm Frequência (%) d > > d > > d > > d > 150 d < 150 Tamanho de partícula (µm) Figura 1 Distribuição de tamanhos de partículas do resíduo de baquelite moído. Na Figura 2 são apresentados os resultados do módulo sob flexão dos compósitos. Verifica-se um aumento desta propriedade com adição de quantidades crescentes de baquelite, conferindo rigidez ao PP.

5 Módulo sob flexão (MPa) % Baquelite Figura 2 Módulo sob flexão dos compósitos em função do percentual em massa de resíduo baquelite incorporada ao PP. Os valores da resistência à tração dos compósitos são apresentados na Figura 3. Observam-se decréscimos desta propriedade pela adição do resíduo de baquelite ao PP Resistência à tração (MPa) % Baquelite Figura 3 Resistência à tração dos compósitos em função do percentual em massa de resíduo baquelite incorporada ao PP. Na Tabela I são listados os ganhos e as perdas relativas das propriedades do PP com a adição do resíduo de baquelite. É interessante notar que, para cada composição do compósito, o percentual de ganho da propriedade módulo é praticamente equivalente à perda da propriedade resistência à tração. Ou seja, com a adição de baquelite, observa-se um balanço de propriedades mecânicas com relação às do PP puro. Este resultado é bastante atraente uma vez que aponta para a possibilidade de adição de até 20% em massa de resíduo de baquelite ao PP com manutenção do desempenho deste polímero.

6 Tabela I Alteração percentual relativa de propriedades mecânicas sob flexão e tração do PP em função da incorporação de resíduo de bakelite. 10% de baquelite 15% de baquelite 20% de baquelite Módulo sob flexão + 18% + 19% + 28% Resistência à tração 15% 20% 30% Conclusões Novos compósitos com matriz de polipropileno (PP) contendo 10, 15 e 20% em massa de resíduo de baquelite incorporado foram preparados por extrusão em rosca dupla co-rotacional seguido de moldagem por injeção na forma de corpos de prova para ensaios mecânicos de tração e flexão. Com relação ao PP puro, os compósitos apresentaram incrementos no módulo sob flexão e decréscimos na resistência à tração. Essas propriedades serão mais bem elucidadas e corroboradas quando analisadas em conjunto com outras informações futuras a respeito de propriedades térmicas e da morfologia final dos compósitos. Agradecimentos Aos alunos Lilian G. Carreira e Marcus V. Novello pelo auxílio nos ensaios mecânicos. Referências Bibliográficas 1. G. K. Harutun, Handbook of Polypropylene and Polypropylene Composites, Marcel Dekker, New York, V. Vittoria, Handbook of Polymer Science and Technology: Performance of Plastic and Elastomers Properties of Isotatic Polypropylene, Marcel Dekker, New York, 1899.

MISTURAS POLIMÉRICAS DE PET E PA 6,6 REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS

MISTURAS POLIMÉRICAS DE PET E PA 6,6 REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS MISTURAS POLIMÉRICAS DE PET E PA 6,6 REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS Marcus V. Novello, Lilian G. Carreira, Homero M. Pires, Leonardo B. Canto * Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Instituto

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA

ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA Iara T. D. Oliveira 1 *, Leila L. Y. Visconte 1 1 Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Universidade Federal do Rio

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR)

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR) DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR) Márcia Silva de Araújo, PHd (UTFPR) IMPORTÂNCIA DO TEMA Reaproveitamento

Leia mais

Para a preparação do PVC, original e reciclado, conforme descrito anteriormente, - Granuladora Dupla Rosca Paralela. - Pulverizador Turborotor G-90

Para a preparação do PVC, original e reciclado, conforme descrito anteriormente, - Granuladora Dupla Rosca Paralela. - Pulverizador Turborotor G-90 48 - Preparação dos materiais Para a preparação do PVC, original e reciclado, conforme descrito anteriormente, foram utilizados os seguintes equipamentos: - Granuladora Dupla Rosca Paralela - Pulverizador

Leia mais

Instituto Politécnico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua Bonfim 25, Bloco 5, Vila Amélia, , Nova Friburgo, RJ

Instituto Politécnico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua Bonfim 25, Bloco 5, Vila Amélia, , Nova Friburgo, RJ Avaliação do efeito da adição de óxido de nióbio nas propriedades do polipropileno Carlos Jorge Berçot 1, Marisa Cristina Guimarães Rocha 1 carlos_bercot@hotmail.com 1 Instituto Politécnico, Universidade

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS OBTIDOS A PARTIR DE REJEITOS POLIMÉRICOS ORIUNDOS DE PLACAS DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS OBTIDOS A PARTIR DE REJEITOS POLIMÉRICOS ORIUNDOS DE PLACAS DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS OBTIDOS A PARTIR DE REJEITOS POLIMÉRICOS ORIUNDOS DE PLACAS DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 1 M. P. Amaral; 1,2 D. R. Mulinari; 1,2,* R. O. Magnago; 1 L. M. Rodrigues;

Leia mais

Caracterização Mecânica e Morfológica de Compósitos de Polipropileno e Fibras de Coco Verde: Influência do Teor de Fibra e das Condições de Mistura

Caracterização Mecânica e Morfológica de Compósitos de Polipropileno e Fibras de Coco Verde: Influência do Teor de Fibra e das Condições de Mistura C O M U N I C A Ç Ã O Caracterização Mecânica e Morfológica de Compósitos de Polipropileno e Fibras de Coco Verde: Influência do Teor de Fibra e das Condições de Mistura Marina H. Ishizaki, Leila L. Y.

Leia mais

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP D. M. Mariano 1 *, L. C. Mendes 1, D. F.Silva 1 1: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Macromoléculas IMA UFRJ

Leia mais

Efeito da velocidade de extrusão nas propriedades mecânicas e dinâmico mecânicas de compósitos de PS/celulose

Efeito da velocidade de extrusão nas propriedades mecânicas e dinâmico mecânicas de compósitos de PS/celulose Efeito da velocidade de extrusão nas propriedades mecânicas e dinâmico mecânicas de compósitos de PS/celulose M. Poletto 1 ; C.D. Zanrosso; J. Dettenborn; A. J. Zattera 1 1 Universidade de Caxias do Sul

Leia mais

Avaliação do efeito da adição de peróxido de dicumila (DCP) nas propriedades de polietileno de alta massa molecular

Avaliação do efeito da adição de peróxido de dicumila (DCP) nas propriedades de polietileno de alta massa molecular Avaliação do efeito da adição de peróxido de dicumila (DCP) nas propriedades de polietileno de alta massa molecular Marisa C. G. Rocha 1*, Mariana de F. Oliveira 1 (IT)*, Jorge de M. Futigami 1 1 - Instituto

Leia mais

Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa

Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa Início 2016 EP PMT PMT3200-2016250 Reciclagem de Polímeros Teste processamento de polímeros, PVC e reciclagem de polímeros Iniciado em sábado, 26

Leia mais

COMPÓSITOS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE E TORTA DE MAMONA

COMPÓSITOS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE E TORTA DE MAMONA COMPÓSITOS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE E TORTA DE MAMONA Rodrigo R. Stork 1, Marisa C. G. Rocha 1 * 1* Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Campus Regional Instituto Politécnico, Nova Friburgo,RJmrocha@iprj.,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE E POLIPROPILENO OBTIDOS PELA ADIÇÃO DE FARELO DE SOJA

CARACTERIZAÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE E POLIPROPILENO OBTIDOS PELA ADIÇÃO DE FARELO DE SOJA CARACTERIZAÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE E POLIPROPILENO OBTIDOS PELA ADIÇÃO DE FARELO DE SOJA V. M. D. Kus 1, A. B. Sowek 1 *, L. A. Pinheiro 1, B. M. Carvalho 1 1 Universidade

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS POLIMÉRICAS PET/PC REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS POLIMÉRICAS PET/PC REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS POLIMÉRICAS PET/PC REFORÇADAS COM FIBRAS DE VIDRO CURTAS Lilian G. Carreira, Marcus V. Novello, Homero M. Pires, Leonardo B. Canto* Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

EFEITO DA RADIAÇÃO POR FEIXE DE ELÉTRONS SOBRE AS PROPRIEDADES MECANICAS DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE

EFEITO DA RADIAÇÃO POR FEIXE DE ELÉTRONS SOBRE AS PROPRIEDADES MECANICAS DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE 29 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 29 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 29 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-3-8 EFEITO DA RADIAÇÃO

Leia mais

Cadernos UniFOA. Artigo Original. Wagner Martins Florentino 1. Original Paper. Bruno José Silva de Jesus 1. Gabriella da Silva Lopes 1

Cadernos UniFOA. Artigo Original. Wagner Martins Florentino 1. Original Paper. Bruno José Silva de Jesus 1. Gabriella da Silva Lopes 1 33 Caracterização morfológica e mecânica do compósito de PP reforçado com fibras de bagaço de cana Morphological characterization and mechanical PP composite reinforced with cane marc fiber Wagner Martins

Leia mais

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico.

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. LDA - SJP Moagem; Alimentação para funil através de venturi; Funil com alimentação forçada; Cilindro

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ELASTÔMEROS TERMOPLÁSTICOS COM POLIAMIDA E BORRACHA NITRÍLICA CARBOXILADA.

DESENVOLVIMENTO DE ELASTÔMEROS TERMOPLÁSTICOS COM POLIAMIDA E BORRACHA NITRÍLICA CARBOXILADA. DESENVOLVIMENTO DE ELASTÔMEROS TERMOPLÁSTICOS COM POLIAMIDA E BORRACHA NITRÍLICA CARBOXILADA. Ronaldo M. Valle 1, Alex S. Sirqueira 1, Regina C.R. Nunes 2 *, Lys Sirelli 2 Leila LeaYuan Visconti 2 1 Nitriflex

Leia mais

Palavras-chave: Polipropileno, Elastômero termoplástico, Misturas, Propriedades mecânicas, Morfologia

Palavras-chave: Polipropileno, Elastômero termoplástico, Misturas, Propriedades mecânicas, Morfologia PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE MISTURAS DE POLIPROPILENO E ELASTÔMERO TERMOPLÁSTICO Carlos I. R. de Oliveira 1*, Diogo S. P. Monteiro 1, Marisa C. G. Rocha 1, Ana L. N. da Silva 2 1 - Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL

ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL E.M.S. Oliveira, V.G. Sampaio, J.N.F. Holanda Grupo de Materiais Cerâmicos, LAMAV, Universidade Estadual do Norte

Leia mais

TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO.

TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO. TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO. Wagner S. Machado 1, Demétrio A. W. Soares 2*, Álvaro A. A. de Queiroz 3, Maria Elena Leyva 4, Márcia G. Oliveira 5,

Leia mais

MADERA PLÁSTICA : ESTUDIO DE LA FUNCIONALIZACIÓN DE MEZCLAS POLIMÉRICAS DE RESIDUO URBANO DE PP Y PEAD REFORZADO CON FIBRA DE EUCALIPTO

MADERA PLÁSTICA : ESTUDIO DE LA FUNCIONALIZACIÓN DE MEZCLAS POLIMÉRICAS DE RESIDUO URBANO DE PP Y PEAD REFORZADO CON FIBRA DE EUCALIPTO ENCUENTRO CIENTÍFICO INTERNACIONAL 2012 DE INVIERNO (ECI 2012i) Lima, 30 Julho - 3 de Agosto de 2012 MADERA PLÁSTICA : ESTUDIO DE LA FUNCIONALIZACIÓN DE MEZCLAS POLIMÉRICAS DE RESIDUO URBANO DE PP Y PEAD

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 AVALIAÇÃO DOS

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE POLIURETANO ELASTOMÉRICO NA PROCESSABILIDADE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS COM MICA

INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE POLIURETANO ELASTOMÉRICO NA PROCESSABILIDADE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS COM MICA INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE POLIURETANO ELASTOMÉRICO NA PROCESSABILIDADE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS COM MICA Viviane A. Escócio 1, Mariana B. M. de Carvalho 1, Leila L. Y. Visconte 1, Regina

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RECICLABILIDADE DE COMPÓSITOS DE PP/MICROESFERA DE VIDRO OCA

AVALIAÇÃO DA RECICLABILIDADE DE COMPÓSITOS DE PP/MICROESFERA DE VIDRO OCA AVALIAÇÃO DA RECICLABILIDADE DE COMPÓSITOS DE PP/MICROESFERA DE VIDRO OCA P. B. Cipriano 1, R. F. Vasconcelos¹, J. B. Azevedo 1, J. D. V. Barbosa 1, J. K. Tan¹ Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã - CEP 41650-010

Leia mais

4 Desenvolvimento Experimental

4 Desenvolvimento Experimental 4 Desenvolvimento Experimental 4.1.Materiais Cimento O cimento utilizado na fabricação dos Cps (Corpos de Prova) para os ensaios de compressão, foi o CPII 32F (Cimento Portland Composto com adição de Filler).

Leia mais

Equipamentos para Mistura: Homogeneizador Misturador Termocinético Drais

Equipamentos para Mistura: Homogeneizador Misturador Termocinético Drais Equipamentos para Mistura: Homogeneizador Misturador Termocinético Drais Fundada em 1961, a MH Indústria de Máquinas e Equipamentos Especiais surgiu para atender à crescente industrialização da região,

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO COPOLÍMERO E FIBRA DE MALVA

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO COPOLÍMERO E FIBRA DE MALVA AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO COPOLÍMERO E FIBRA DE MALVA 2 G.S. Vieira, 2 A. C. B. Ferreira, 1 B. C. Bonse 1 Centro Universitário da FEI, Departamento de Engenharia de Materiais,

Leia mais

NANOCOMPÓSITOS PP/ GRAFITE: COMPARAÇÃO COM PLÁSTICOS DE ENGENHARIA

NANOCOMPÓSITOS PP/ GRAFITE: COMPARAÇÃO COM PLÁSTICOS DE ENGENHARIA NANOCOMPÓSITOS PP/ GRAFITE: COMPARAÇÃO COM PLÁSTICOS DE ENGENHARIA Creusa I. Ferreira 1, Mauro A. S. Oviedo 2, Raquel S. Mauler 1 1* PGCIMAT - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Campus

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ÓLEO MINERAL NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DO POLIPROPILENO

INFLUÊNCIA DO ÓLEO MINERAL NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DO POLIPROPILENO INFLUÊNCIA DO ÓLEO MINERAL NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DO POLIPROPILENO CASTRO, S. 1 e VARGAS, R. M. F. 2 1 Aluna da Faculdade de Engenharia Química, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,

Leia mais

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DA INDÚSTRIA DE TABACO

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DA INDÚSTRIA DE TABACO III-077 - REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DA INDÚSTRIA DE TABACO Cláudia Mendes Mählmann (1) Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Física pela UFSC, Doutoranda em Engenharia de Minas,

Leia mais

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM MOLDAGEM ROTACIONAL OU ROTOMOLDAGEM Rotomoldagem Vantagens Custo do molde relativamente baixo; Possibilidade de produzir peças de grande volume; Não gera tensões internas na peça; Facilidade nas substituições

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS PHB/PÓ DE MADEIRA RECICLADOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS PHB/PÓ DE MADEIRA RECICLADOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO GAMA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS PHB/PÓ DE MADEIRA RECICLADOS Nilson C. Pereira 1*, Leila F. de Miranda 1, Mauro C. Terence 1, Miriam L. C. Machado

Leia mais

Processamento do WPC Técnicas, Vantagens e Desvantagens. ENG. ESP. CLAUDIO R. PASSATORE, MSc.

Processamento do WPC Técnicas, Vantagens e Desvantagens. ENG. ESP. CLAUDIO R. PASSATORE, MSc. Processamento do WPC Técnicas, Vantagens e Desvantagens ENG. ESP. CLAUDIO R. PASSATORE, MSc. ENG. ESP. CLAUDIO R. PASSATORE, MSc. Formação: Mestre em Nanociências e Materiais Avançados - UFABC Especialista

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) RECICLADO A PARTIR DE EMBALAGENS PÓS-CONSUMO

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) RECICLADO A PARTIR DE EMBALAGENS PÓS-CONSUMO PROPRIEDADES MECÂNICAS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) RECICLADO A PARTIR DE EMBALAGENS PÓS-CONSUMO Valéria D. Ramos 1 *, Helson M. da Costa 1,2, Beatriz C. dos Santos (IC) 1, Paola S. R. Q. Nunes

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1)

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1) INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1) Processamento de Materiais Plásticos Indústria Profa. MSc. de Ketlin Transformados C. B. Mancinelli plásticos Disciplina: Introdução à Materiais Plásticos - UDESC

Leia mais

USO DE PALLETS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MADEIRA PLÁSTICA. Mulinari;

USO DE PALLETS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MADEIRA PLÁSTICA. Mulinari; USO DE PALLETS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MADEIRA PLÁSTICA 1* G. H. R. de Paula; 1 L. M. Rodrigues; 1 A. C. Vidal; 1 A. T. Brandão; 1,2 D. R. Mulinari; 1 Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA, Av.

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD) E POLI(SS-HIDROXIBUTIRATO) (PHB).

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD) E POLI(SS-HIDROXIBUTIRATO) (PHB). AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MISTURAS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD) E POLI(SS-HIDROXIBUTIRATO) (PHB). Gustavo A. D. Burlein 1, Marisa C. G. Rocha 1 1 Instituto Tecnológico do Rio

Leia mais

Caracterização de Polímeros Biodegradáveis para Produção de Compósitos

Caracterização de Polímeros Biodegradáveis para Produção de Compósitos Caracterização de Polímeros Biodegradáveis para Produção de Compósitos Marcus Vinícius Oliveira Santos *, Joyce Batista Azevedo ** * Bolsista de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC,

Leia mais

Título: Autores: INTRODUÇÃO

Título: Autores: INTRODUÇÃO Título: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE FIBRA DE VIDRO PROVENIENTES DE INDÚSTRIAS DA PARAÍBA NA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS Autores: E.M.Araújo, T.J.A. Mélo, L.H. Carvalho, K.G.B. Alves, R.S. Carvalho, K.D. Araújo,

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA BLENDA BIODEGRADÁVEL PHBV / PCL

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA BLENDA BIODEGRADÁVEL PHBV / PCL PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA BLENDA BIODEGRADÁVEL PHBV / PCL Suzan A. Casarin 1 *, Sônia M. Malmonge 2, José A. M. Agnelli 1 1* Universidade Federal de São Carlos UFSCar, Departamento de Engenharia de

Leia mais

Operações Unitárias POLIMEROS

Operações Unitárias POLIMEROS Operações Unitárias POLIMEROS Processo PLÁSTICO são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS Cheila G. Mothé 1*, Carla R. de Araújo 1 1 Universidade Federal do Rio de Janeiroe UFRJ, Escola de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros

PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros Erich Yoneyama Felipe Albuquerque Gustavo Russo Blazek Thiago Sekeres Prof. Dr. Hélio Wiebeck http://www.youtube.com/watch?v=tkniokp 4Igc&feature=related Rotomoldagem

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA, MECÂNICA E MORFOLÓGICA DA BLENDA PC/ABS COM MODIFICADOR DE IMPACTO

CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA, MECÂNICA E MORFOLÓGICA DA BLENDA PC/ABS COM MODIFICADOR DE IMPACTO CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA, MECÂNICA E MORFOLÓGICA DA BLENDA PC/ABS COM MODIFICADOR DE IMPACTO R. S. Cavalcante 1, J. D. V. Barbosa 1, J. B. Azevedo 1, L. Pisanu 1, S.M. Nascimento 1 Av. Orlando Gomes, 1845

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPÓSITOS DE POLI(3-HIDROXIBUTIRATO) (PHB) E FARELO DE AVEIA

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPÓSITOS DE POLI(3-HIDROXIBUTIRATO) (PHB) E FARELO DE AVEIA ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPÓSITOS DE POLI(3-HIDROXIBUTIRATO) (PHB) E FARELO DE AVEIA Marlon Endlich Tavares, Carlos Ivan Ribeiro de Oliveira, Marisa Cristina Guimarães Rocha mrocha@iprj.uerj.br

Leia mais

Introdução. 1 - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO, Rio de Janeiro RJ,

Introdução. 1 - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO, Rio de Janeiro RJ, AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DE RESÍDUOS DE BLENDAS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE () PÓS-CONSUMO E COPOLÍMERO DE ESTIRENO-BUTADIENO-ESTIRENO (SBS) Juliana L. Dias¹* (IC), Jonas Sousa¹ (IC), Matheus

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DA BORRACHA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E DE PROCESSAMENTO DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E BORRACHA DE SILICONE

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DA BORRACHA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E DE PROCESSAMENTO DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E BORRACHA DE SILICONE INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DA BORRACHA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E DE PROCESSAMENTO DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E BORRACHA DE SILICONE J.E. PUTON (1,2) ; V. M. H LOVISON (1) ; R. M. C. SANTANA (2)

Leia mais

Propriedades de resistência ao calor

Propriedades de resistência ao calor As propriedades de resistência de ARPRO podem ser cruciais dependendo da aplicação. Apresenta-se abaixo o conjunto de informações técnicas abrangidas no presente documento: 1. Durabilidade expectável de

Leia mais

Professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo/RS

Professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo/RS ANÁLISE COMPARATIVA DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO CONVENCIONAL COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO E DE POLIPROPILENO 1 COMPARATIVE ANALYSIS OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF CONVENTIONAL CONCRETE WITH

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Extrusão de Materiais Plásticos

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Extrusão de Materiais Plásticos SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Extrusão de Materiais Plásticos Polímero fundido Polímeros cristalinos: Existe uma alteração descontínua no volume específico à T m. Polímeros amorfos: Sem alteração

Leia mais

Caracterização Mecânica de Compósitos PP/Cortiça Obtidos em Extrusora Dupla Rosca e Utilizando Compatibilizante

Caracterização Mecânica de Compósitos PP/Cortiça Obtidos em Extrusora Dupla Rosca e Utilizando Compatibilizante Caracterização Mecânica de Compósitos PP/Cortiça Obtidos em Extrusora Dupla Rosca e Utilizando Compatibilizante J. B. Azevedo 1, A. K. S. Loureiro¹, P. S.M. Cardoso¹, M. D. M. Martins¹, R. Barbosa², T.

Leia mais

Caracterização mecânica de compósitos reforçados com fibras obtidas de rejeitos agroindustriais

Caracterização mecânica de compósitos reforçados com fibras obtidas de rejeitos agroindustriais Caracterização mecânica de compósitos reforçados com fibras obtidas de rejeitos agroindustriais José Roberto M. d Almeida Departamento de Engenharia de Materiais, Pontifícia Universidade Católica do Rio

Leia mais

Equipamentos para Mistura e Processamento de Compósitos com Altos Teores de Cargas (WPC) uso de Misturador Termocinético (Drais):

Equipamentos para Mistura e Processamento de Compósitos com Altos Teores de Cargas (WPC) uso de Misturador Termocinético (Drais): Equipamentos para Mistura e Processamento de Compósitos com Altos Teores de Cargas (WPC) uso de Misturador Termocinético (Drais): Formação: ENG. ESP. CLAUDIO R. PASSATORE, MSc. Mestre em Nanociências e

Leia mais

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE PP (POLIPROPILENO) COMO AGREGADO PARA CONCRETO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE PP (POLIPROPILENO) COMO AGREGADO PARA CONCRETO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE PP (POLIPROPILENO) COMO AGREGADO PARA CONCRETO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL P. M. Correa¹; R. M. C. Santana¹; A.G. Graeff²; D. Guimarães² Departamento de Engenharia de Materiais¹

Leia mais

NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO. UMA ALTERNATIVA PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA?

NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO. UMA ALTERNATIVA PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA? NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO. UMA ALTERNATIVA PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA? Charles Dal Castel 1, Renan Demori 1, Susana A. Liberman 2, Mauro A. S. Oviedo 2, Raquel S. Mauler 1* 1 Universidade Federal

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS 1. OBJETIVOS Caracterização de Materiais Poliméricos CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS A experiência tem por objetivos a determinação de propriedades de materiais poliméricos através de ensaios de

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Palavras-chave: polipropileno; borracha nitrílica; extrusão mono-rosca; elastômeros termoplásticos.

Palavras-chave: polipropileno; borracha nitrílica; extrusão mono-rosca; elastômeros termoplásticos. PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MISTURAS A BASE DE POLIPROPILENO (PP) E BORRACHA NITRÍLICA (NBR) Rafael O. S. R. Correia 1* (IC), Rodrigo C. Vieira 1 (IC), Luciana P. da Silva 1 (PQ) 1 Centro Universitário

Leia mais

MOLDAGEM INJEÇÃO DE PLÁSTICOS INDÚSTRIA

MOLDAGEM INJEÇÃO DE PLÁSTICOS INDÚSTRIA MOLDAGEM INDÚSTRIA MOLDAGEM INJEÇÃO DE PLÁSTICOS Atualmente, a moldagem por injeção é o processo mais requisitado para a transformação de termoplásticos dada a sua rapidez, a multiplicidade de peças que

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE MISTURAS DE EVA E LDPE COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE EVA E DE SBR

PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE MISTURAS DE EVA E LDPE COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE EVA E DE SBR PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE MISTURAS DE EVA E LDPE COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE EVA E DE SBR Ricardo L. de Rezende 1 *, André L. S. da Silva 1, Leonardo B. Canto 2, Laura B. Gonella

Leia mais

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil REAPROVEITAMENTO DE REJEITO INDUSTRIAL DE ESPUMA FLEXÍVEL ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO EM MATRIZES TERMOPLÁSTICAS Juliana S. Menegassi, Patrícia S. Calvão Departamento Engenharia de Materiais, Centro Universitário

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE VIDRO/PPS.

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE VIDRO/PPS. AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE VIDRO/PPS. Maria C. M. Faria 1*, Edson C. Botelho 1, Maria O. Cioffi 1, Mirabel C. Rezende 2 1 Departamento de Materiais e Tecnologia, UNESP,

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE NYLON-6/AES

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE NYLON-6/AES INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO E CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO SOBRE O COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE NYLON-6/AES Bassani, A.; Pessan, L. A. e Hage, E. Departamento de Engenharia de Materiais

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PP PROVINDAS DE EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO LEVE P. M. Correa, R. M. C. Santana Avenida Bento Gonçalves 9500, Prédio 74, Sala 119 priengenheira@gmail.com

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DE MISTURAS DE RASPAS DE PNEU EM MATRIZES TERMOPLÁSTICOS PÓS-CONSUMO

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DE MISTURAS DE RASPAS DE PNEU EM MATRIZES TERMOPLÁSTICOS PÓS-CONSUMO ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DE MISTURAS DE RASPAS DE PNEU EM MATRIZES TERMOPLÁSTICOS PÓS-CONSUMO Larissa, S. Montagna 1*, Mauro R. S. Silveira 2, Ruth, M. C. Santana 2. 1* Pontifícia

Leia mais

RESÍDUO CERÂMICO INCORPORADO AO SOLO-CAL

RESÍDUO CERÂMICO INCORPORADO AO SOLO-CAL RESÍDUO CERÂMICO INCORPORADO AO SOLO-CAL Aldo Andrade de Sousa (1) ; Suelen Silva Figueiredo (2) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, aldoandrade@gmail.com (2) Universidade

Leia mais

HXF. Série INJETORAS AUTOMÁTICAS PARA TERMOPLÁSTICOS. Força, Produtividade e Economia

HXF. Série INJETORAS AUTOMÁTICAS PARA TERMOPLÁSTICOS. Força, Produtividade e Economia Série INJETORAS AUTOMÁTICAS PARA TERMOPLÁSTICOS Força, Produtividade e Economia Indústria Farmacêutica Indústria Alimenticia Indústria Automobilística Utilidade doméstica Pré-formas Peças técnicas Brinquedos

Leia mais

HXF. Anotações Série REV 1-01/07/2016. Sopro de PET

HXF. Anotações Série REV 1-01/07/2016. Sopro de PET Anotações REV 1-01/07/2016 INJETORAS AUTOMÁTICAS PARA TERMOPLÁSTICOS Força, Produtividade e Economia Sopro Extrusão Contínua Sopro Acumulação Sopro Extrusão Contínua e Acumulação Injeção Injeção e Sopro

Leia mais

ROSCA 26-D PARA EXTRUSORA DE TUBO DE PVC

ROSCA 26-D PARA EXTRUSORA DE TUBO DE PVC ROSCA 26-D PARA EXTRUSORA DE TUBO DE PVC ALIMENTAÇÃO PRÉ -COMPRESSÃO COMPRESSÃO/BLOQUEIO COMPRESSÃO TRANSPORTE TRANSPORTE PRÉ-COMPRESSÃO DEGASAGEM MISTURA CONSTRUÇÃO As roscas são fabricadas em aço especial

Leia mais

RECYCLINGTECHNOLOGIES for a sustainable future

RECYCLINGTECHNOLOGIES for a sustainable future RECYCLINGTECHNOLOGIES for a sustainable future Tecnologia de Reciclagem para um Futuro Sustentável CHALLENGER RECYCLER CHALLENGER DUO CHALLENGER CONICAL CHALLENGER COMPOUNDER CONVENCIONAL SPAGHETTI EXTRUSORAS

Leia mais

ANÁLISE DA VELOCIDADE DE ROTAÇÃO NO PROCESSO DE EXTRUSÃO DE POLIPROPILENO E A INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS

ANÁLISE DA VELOCIDADE DE ROTAÇÃO NO PROCESSO DE EXTRUSÃO DE POLIPROPILENO E A INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil ANÁLISE

Leia mais

PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA

PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA Lucio Salgado *, Francisco Ambrozio Filho * * Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear, C.P. 11049

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE COMPOSTO EXPANDIDO COM PEAD UTILIZANDO DIFERENTES VELOCIDADES DE INJEÇÃO

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE COMPOSTO EXPANDIDO COM PEAD UTILIZANDO DIFERENTES VELOCIDADES DE INJEÇÃO AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLOGIA DE COMPOSTO EXPANDIDO COM PEAD UTILIZANDO DIFERENTES VELOCIDADES DE INJEÇÃO P. B. Cipriano 1, E. S. Santos 1, W. R.Filho 1, J. B. Azevedo 1, J. D. V. Barbosa

Leia mais

Desenvolvimento de compósito termoplástico-madeira feito com adesivo de amido para moldagem por injeção

Desenvolvimento de compósito termoplástico-madeira feito com adesivo de amido para moldagem por injeção Desenvolvimento de compósito termoplástico-madeira feito com adesivo de amido para moldagem por injeção GONDAK, M. O. a*, ARAÚJO, M. S. a a. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba

Leia mais

Vantagens da Utilização da Borracha Nitrílica em Pó na Modificação de PVC

Vantagens da Utilização da Borracha Nitrílica em Pó na Modificação de PVC Vantagens da Utilização da Borracha Nitrílica em Pó na Modificação de PVC Baseado em trabalho apresentado em: AVIPLAS - Caracas, Venezuela - maio, 1999 O que é NITRIFLEX NP 2183? NITRIFLEX NP-2183 é um

Leia mais

4. Materiais Não Metálicos

4. Materiais Não Metálicos 4. Materiais Não Metálicos Tipos de Materiais por Origem Naturais Animal Vegetal Mineral Lã, Seda, Couro... Algodão, Madeira, Látex... Óxidos de cobre, ferro; argila Materiais Metais Polímeros Ferrosos

Leia mais

Eric Manoel Nunes de Oliveira 1,2, Jessica Dias Werlich 2, Rudinei Fiorio 2 * Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil *Orientador

Eric Manoel Nunes de Oliveira 1,2, Jessica Dias Werlich 2, Rudinei Fiorio 2 * Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil *Orientador 1 Desenvolvimento de processo de fabricação de componentes em compósitos de poliuretano para indústria de veículos de transporte Development of manufacturing process of components in polyurethane composites

Leia mais

INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO VIRGEM/RECICLADO COM DIFERENTES TIPOS DE CARGAS REFORÇANTES

INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO VIRGEM/RECICLADO COM DIFERENTES TIPOS DE CARGAS REFORÇANTES INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO VIRGEM/RECICLADO COM DIFERENTES TIPOS DE CARGAS REFORÇANTES Lidiane C. Costa 1 *, Alessandra L. Marinelli 1, Rubens E. dos Santos 1,

Leia mais

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

III REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS III-078 - REVALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS Adriane Lawisch Rodríguez (1) Engenheira Química pela Escola de Engenharia da PUCRS. Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola de Engenharia

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLIETILENO VERDE OBTIDOS PELA ADIÇÃO DE FARELO DE SOJA

CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLIETILENO VERDE OBTIDOS PELA ADIÇÃO DE FARELO DE SOJA CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLIETILENO VERDE OBTIDOS PELA ADIÇÃO DE FARELO DE SOJA G. R. Ferreira 1, W. F. Wolf 1, A. B. Sowek 1 *, L. A. Pinheiro 1, B. M. Carvalho 1 V. M. 1 Universidade Estadual

Leia mais

Extrusão com dupla rosca

Extrusão com dupla rosca Extrusão com dupla rosca - correspondem a 10% dos processos de extrusão - materiais de difícil processamento - preparação de composto (compostagem): termoplástico com FV termoplástico com carga concentrados

Leia mais

INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE TIO 2 NA MORFOLOGIA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO POTENCIALMENTE BIODEGRADÁVEL

INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE TIO 2 NA MORFOLOGIA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO POTENCIALMENTE BIODEGRADÁVEL INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE TIO 2 NA MORFOLOGIA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO POTENCIALMENTE BIODEGRADÁVEL Flávio M. C. Fonseca 1, Patrícia S. O. Patrício. 2, Rodrigo L. Oréfice

Leia mais

SEQUÊNCIAS DE PRODUÇÃO

SEQUÊNCIAS DE PRODUÇÃO SEQUÊNCIAS DE PRODUÇÃO EXTRUSÃO PRODUZ PERFIS CONTÍNUOS COM SEÇÃO TRANSVERSAL SIMPLES OU COMPLEXA DESENHO ESQUEMÁTICO DE UMA EXTRUSORA EXEMPLOS DE EXTRUSORAS POLIMÉRICAS EXEMPLOS DE EXTRUSORAS POLIMÉRICAS

Leia mais

(51) lnt. ci7.: C08L 67/02 C08K 5/04

(51) lnt. ci7.: C08L 67/02 C08K 5/04 (11) (21) PI 040'1502-9 A 111111111111111111111111111 lllíl 111111~111111111111111111111111111111 República Federativa do Brasil Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior Instituto

Leia mais

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb A. de Almeida Filho (1), S. J. Buso (1,2), W. A. Monteiro (2) Rua Voluntários da Pátria, 257 São Paulo SP CEP 02011-000

Leia mais

Complete Composite Solutions

Complete Composite Solutions Complete Composite Solutions BMC Inc Plantas da BMC Inc no Mundo: 2 plantas nos Estados Unidos (West Chicago e Perrysburg) 2 plantasno México (Cidade do México e Juarez) 1 planta no Brasil (Rio Claro SP)

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

Foram realizados nos corpos de prova prismáticos com base no método A da norma ASTM

Foram realizados nos corpos de prova prismáticos com base no método A da norma ASTM 54 4.4.2 Ensaio de impacto Foram realizados nos corpos de prova prismáticos com base no método A da norma ASTM D 256-03 (método Izod), na temperatura de 28 C, em um equipamento de impacto por pêndulo conforme

Leia mais

APLICAÇÃO DE ARGILA EM COMPÓSITOS: RESISTÊNCIA MECÂNICA E RETARDO A CHAMA

APLICAÇÃO DE ARGILA EM COMPÓSITOS: RESISTÊNCIA MECÂNICA E RETARDO A CHAMA APLICAÇÃO DE ARGILA EM COMPÓSITOS: RESISTÊNCIA MECÂNICA E RETARDO A CHAMA H.C. M. Coelho¹; A.C. Azevedo¹; L.F. A. Brandão¹; D.S. Costa 2 ; W.R. El Banna 3 ; D.S. Costa¹. 1 Universidade Federal do Pará

Leia mais

Palavras-chave : poli(tereftalato de etileno) ; PET ; poli(naftalato de etileno) ; PEN ; blendas poliméricas PET/PEN ; comportamento mecânico.

Palavras-chave : poli(tereftalato de etileno) ; PET ; poli(naftalato de etileno) ; PEN ; blendas poliméricas PET/PEN ; comportamento mecânico. Comportamento Mecânico do PET, do PEN e das blendas poliméricas PET/PEN Trombini, R. C., Agnelli, J. A. M., Tafuri, R. M. Departamento de Engenharia de Materiais Universidade Federal de São Carlos e-mail:

Leia mais

ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE UM COMPÓSITO TERMOFIXO NAS PROPRIEDADES DO PVC. Eliseu William de Souza Gerson Marinucci

ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE UM COMPÓSITO TERMOFIXO NAS PROPRIEDADES DO PVC. Eliseu William de Souza Gerson Marinucci ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE UM COMPÓSITO TERMOFIXO NAS PROPRIEDADES DO PVC Eliseu William de Souza Gerson Marinucci Av José Odorizzi 1555, Bairro Assunção São Bernardo do Campo SP eliseu.polimero@usp.br

Leia mais

PROPRIEDADES DO COMPÓSITO POLIAMIDA-6/VIDRO EM PÓ. T. S. Valera, R. Sakai, A. C. Vieira Coelho, H. Wiebeck, S. M. Toffoli

PROPRIEDADES DO COMPÓSITO POLIAMIDA-6/VIDRO EM PÓ. T. S. Valera, R. Sakai, A. C. Vieira Coelho, H. Wiebeck, S. M. Toffoli PROPRIEDADES DO COMPÓSITO POLIAMIDA-6/VIDRO EM PÓ T. S. Valera, R. Sakai, A. C. Vieira Coelho, H. Wiebeck, S. M. Toffoli Laboratório de Matérias Primas Particuladas e Sólidos Não-Metálicos - LMPSol Departamento

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DOS COMPÓSITOS DE PP REFORÇADOS COM DE FIBRAS DA PALMEIRA REAL AUSTRALIANA

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DOS COMPÓSITOS DE PP REFORÇADOS COM DE FIBRAS DA PALMEIRA REAL AUSTRALIANA AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DOS COMPÓSITOS DE PP REFORÇADOS COM DE FIBRAS DA PALMEIRA REAL AUSTRALIANA 1 L. S. Reis; 1 J. L. Oliveira; 1, 2 C. Santos; 1 W. M. Florentino; 1, 2 D.

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETO QUE CONTÉM ESCÓRIA DE COBRE NA SUBSTITUIÇÃO EM PARTE DO AGREGADO MIÚDO

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETO QUE CONTÉM ESCÓRIA DE COBRE NA SUBSTITUIÇÃO EM PARTE DO AGREGADO MIÚDO ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETO QUE CONTÉM ESCÓRIA DE COBRE NA SUBSTITUIÇÃO EM PARTE DO AGREGADO MIÚDO DE CASTRO, Mário Lúcio Oliveira Júnior Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO RECICLADO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

UTILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO RECICLADO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR UTILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO RECICLADO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR ALUNO: GILSON CARLOS RODRIGUES PAULINO ORIENTADOR: PROF. DR. BRUNO CHABOLI GAMBARATO COORIENTADOR:

Leia mais

Palavras-chave: Propriedades mecânicas, análise dimensional, moldes de injeção, alumínio.

Palavras-chave: Propriedades mecânicas, análise dimensional, moldes de injeção, alumínio. CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E ANÁLISE DIMENSIONAL DE PEÇAS DE POLIPROPILENO INJETADAS EM MOLDE DE ALUMÍNIO ALUMOD 500 EM COMPARAÇÃO AO MOLDE EM AISI P20 Alexandra C.P. Bello, xanda_1812@hotmail.com.br

Leia mais