O Papel e a Importância das Assessorias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Papel e a Importância das Assessorias"

Transcrição

1 Bernardo Reis Azeredo O Papel e a Importância das Assessorias de Imprensa nas Organizações Orientador: Fernando Lima Instituto A Vez do Mestre Universidade Candido Mendes Rio de Janeiro, 17 / 04 / 2010

2

3 AGRADECIMENTOS Aos autores, a todos os docentes do curso de Comunicação Empresarial do Instituto A Vez do Mestre e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho.

4 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho a minha família pela paciência e compreensão que tiveram comigo ao longo do curso. Bernardo Azeredo

5 RESUMO Este trabalho consiste em um estudo sobre o papel e a importância das assessorias de imprensa dentro das organizações, abordando a função estratégica que uma assessoria tem dentro das empresas nos dias atuais bem como a sua relação com a mídia e com o a própria organização.

6 METODOLOGIA Este trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica. Os principais autores utilizados na realização deste trabalho foram Rivaldo Chinem, Claudia Carvalho, Léa Aarão Reis e Margarida Maria Krohling Kunsch.

7 SUMÁRIO Introdução Capítulo 1 O que são e o que fazem uma assessoria de comunicação e uma assessoria de imprensa Press Release Sugestão de Pauta Nota House Organ Mailing List Clipping...18 Capítulo 2 A relação com a Imprensa Atendimento à imprensa em situações de crise Mídia training...25 Capítulo 3 A Função Estratégica das Assessorias de Imprensa Conclusão...35

8 Introdução Em 1967, com a regulamentação da profissão de Relações Públicas, a assessoria de imprensa passou a ser tratada como uma reserva de mercado, com respaldo no artigo segundo da Lei 5377, dando origem a uma disputa por território que se estende até os dias atuais. Publicitários, relações públicas, e, sobretudo, jornalistas, avançaram sobre a atividade, que, transformou-se, com o passar dos anos, numa atraente possibilidade de emprego para os profissionais de Comunicação Social. No Brasil, a função de assessor de imprensa foi vítima de preconceito por vários anos, entretanto, a partir de meados da década de 1980, passou a ser defendida, sobretudo, pelos jornalistas que formaram um grupo atuante na Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e nos sindicatos para defender a função de assessor e tentaram por diversas vezes aprovar no Congresso Nacional um projeto de lei que resguardasse a função como exclusividade da profissão de jornalista. Após a ditadura militar, a função de assessor, até então ocupada por outros profissionais, podia e precisava legitimar-se para ser ocupada pelos jornalistas. O reconhecimento oficial veio com o lançamento do Manual de assessoria de imprensa, um folheto impresso pela Fenaj que determinava a função e o espaço que deveriam ser ocupados por jornalistas, publicitários e relações públicas em um departamento de comunicação. Hoje, as atividades de comunicação que mais se expandem no Brasil são as de assessoria e consultoria, freqüentemente e erroneamente chamadas de assessoria de imprensa, ainda que seu trabalho cotidiano não esteja restrito à divulgação e contatos com a mídia e, envolva ações de comunicação integrada com os clientes e a opinião pública. Diante da credibilidade e do papel que a imprensa exerce como formadora de opinião em um mercado globalizado cada vez mais competitivo, a comunicação passou então a ser vista como uma área estratégica dentro das organizações.

9 Por esta razão faz-se necessário um estudo sobre a importância e o papel exercido pelas assessorias dentro das empresas. Neste trabalho, pesquisaremos o papel e a importância de uma assessoria de imprensa dentro de uma empresa, como se dá o relacionamento entre as organizações e a mídia através da figura do assessor de imprensa, como este consegue vender uma pauta, de que forma uma assessoria pode gerar mídia espontânea para a empresa e como mensurar resultados obtidos através da divulgação feita pela assessoria de imprensa. O trabalho será realizado através de pesquisas bibliográficas e pesquisas em sites da internet.

10 Capítulo 1 O QUE SÃO E O QUE FAZEM UMA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA A assessoria de comunicação, segundo Rivaldo Chinem (2006), trabalha a notícia que vem das empresas, ou seja, a comunicação empresarial. A assessoria de comunicação é uma administradora da informação. De natureza dinâmica e versátil, pois trabalha com algo que muda a todo instante, os fatos, a Assessoria de Comunicação exerce, de acordo com Chinem, diversas atividades e desempenha um papel estratégico dentro das empresas. As assessorias de comunicação vem tendo um crescimento extraordinário em todo o país. Esse crescimento, segundo Chinem, deriva de alguns fatores sendo um deles, a expansão dos negócios, principalmente no âmbito das grandes organizações. Começamos a ver, nos últimos tempos, fusões, incorporações, enfim, um adensamento de organizações, como nos conta Chinem (2006): Cresce a quantidade de assessorias de comunicação internas e externas, em função, primeiro, do crescimento dos negócios. Em segundo lugar, a expansão das assessorias de comunicação se deve à abertura do universo e da necessidade de ampliar a voz, coisa que se verificou nas últimas décadas. (CHINEM, 2006, p. 15). A figura do assessor de imprensa ou do consultor de comunicação institucional se projeta nesse cenário de crescimento. Sua missão, segundo Chinem, será sempre a de planejar e operar estratégias, posições mais consistentes que o simples estreitamento de relações com a imprensa.

11 Trata-se de uma competência que lhe propiciará ascender ao patamar de estrategista e, assim, exercer funções mais elevadas, extrapolando sua interferência no ambiente da organização e tornando-o um agente político na construção de uma sociedade mais consciente de direitos e deveres. (CHINEM, 2006, p. 17). A área de comunicação social da organização envolve os atos da comunicação indiretos, unilaterais e públicos. Ou seja, todas as ações de comunicação coletivas ou de massa, através de jornais, revistas, rádio e televisão. A irradiação das mensagens tanto para o público interno quanto para o externo. Entre seus objetivos gerais da comunicação social nas organizações podemos citar: projetar um conceito adequado da organização diante de seus públicos, de acordo com sua política, crenças e valores; manter e desenvolver formas de comunicação que colaborem para a melhor operacionalidade do sistema e das atividades da empresa; desenvolver o espírito de equipe; projetar em centros irradiadores de opinião e poder o pensamento da organização; acompanhar e influenciar o meio ambiente, criando e desenvolvendo representações em poderes institucionais do país. Uma das principais tarefas da assessoria de comunicação é a permanente interpretação crítica e seletiva do ambiente exterior. Esse trabalho, de acordo com Chinem, permite-lhe ampliar sua capacidade de detectar indícios de alterações nas diversas áreas e segmentos sociais e, assim, poder antever objeções, inconvenientes, mal-entendidos a alguma ação planejada, tendo como objetivo os usuários de seus serviços.

12 A comunicação é um sistema-meio que se espelha na moldura ampla dos ambientes social, político e econômico. Os generalistas são figuras que integram tal conceito. Com visão abrangente, passam a ser disputados no mercado. São eles que estão mudando o pensamento das cúpulas empresariais a respeito da importância da comunicação. (CHINEM, 2006, p. 29). Atualmente, boa parte das assessorias de comunicação nas organizações brasileiras, encontra-se sob uma mesma arquitetura e um mesmo comando, visando sempre a integração de processos e atividades, e apoiando as ações estratégicas. Ao perceber a comunicação como resultado da soma das atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade e ao manter a separação entre os campos mercadológico, administrativo e institucional, acreditando que bastaria uma gestão unificada para garantir a integração das ações, a aplicação enviesada do conceito contribuiu para mantê-las separadas. As assessorias de comunicação, como a própria denominação indica, são consideradas estruturas de apoio. Servem para consultar, assessorar, mas não tem autoridade alguma sobre as demais áreas da organização. Para mudar esse tipo de visão e possuir uma legitimação de seu verdadeiro papel dentro das instituições, a comunicação começa a assumir uma postura mais próxima da área-fim da organização. Essa postura implica capacitar os assessores de comunicação em gestão e administração. É importante vincular os resultados de comunicação aos objetivos e metas da organização. Para isso, estar próximo da presidência/diretoria da instituição é fator fundamental para a obtenção de bons resultados junto aos stakeholders. Para Paulo Nassar, presidente da Aberje, trabalhar com comunicação interna hoje exige muito mais preparo do profissional. O comunicador empresarial deixou de ser um fazedor de mídia para ser um planejador que participa da formulação das políticas das empresas. Para isso, ele deve ter conhecimento de diversas áreas.

13 Dados de 2005 da Associação Brasileira de Empresas de Comunicação, a Abracom, dizem que 900 assessorias funcionam no mercado e projetam um crescimento de 15 % no faturamento do ano. Além dos trabalhos convencionais sob sua responsabilidade tais como: edição de jornais, revistas, noticiários, boletins, murais, materiais jornalísticos para vídeos e novas mídias, a assessoria facilita os contatos com as informações obtidas, prepara textos de apoio, administra as listagens referentes aos veículos de comunicação e cuida para que as particularidades de cada um deles sejam respeitadas. Como vimos, seu trabalho, portanto, não se restringe somente ao contato com a imprensa, mas também a diversas ações de comunicação integrada entre clientes e opinião pública. Dentro das Assessorias de Comunicação, normalmente, as tarefas são divididas entre os três setores: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Assessoria de Imprensa. O profissional de Relações Públicas trabalha com o fluxo de informação interno ou, em determinados casos, lida com a comunidade externa imediatamente ligada ao assessorado (vizinhanças das instalações, comunidade acadêmica, classe profissional, etc.). A função do Relações Públicas é cuidar da imagem institucional da empresa e da comunicação integrada da organização, sua comunicação com os mais diversos públicos (público interno, público setorial e público externo) e pela comunicação institucional. Para isso usará diversos instrumentos e canais de comunicação, entre eles os house organs (jornais, revistas, boletins etc) e os eventos (seminários, encontros, reuniões etc). Desenvolve e destaca o relacionamento institucional com os públicos estratégicos, identificando oportunidades e necessidades de comunicação da instituição com a sociedade, seja em situações harmônicas ou controversa. A Publicidade é a parte mercadológica de uma Assessoria de Comunicação.O publicitário trabalha de forma comercial os produtos ou serviços da empresa através da produção e veiculação de peças publicitárias. Supervisiona e coordena os serviços prestados por agências contratadas, planeja, coordena e executa pesquisas mercadológicas.

14 Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição. Empresas, pessoas físicas como "personalidades públicas", artistas, médicos, advogados, músicos e instituições e organizações como empresas estatais, autarquias, governos, partidos políticos, sindicatos, clubes, ONGs, entre outros costumam utilizar serviços de assessoria de imprensa. O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público. A principal função do Assessor de Imprensa é de abastecer os veículos de comunicação social (rádios, canais de televisão, jornais e revistas, webnews ou jornais on-line) com notícias e informações sobre o assessorado através de releases, sugestões de pautas, notas, artigos, entrevistas, entre outros serviços. Esse assessoramento pode ser desenvolvido em qualquer ramo de atividade. O primeiro passo é identificar as necessidades do cliente para depois avaliar de forma jornalística quais informações sobre este cliente podem ser de interesse público, ou seja, podem virar notícia. Pensar onde divulgá-las, quais meios de comunicação se interessariam pela notícia e quais veículos seriam interessantes para o cliente que através deles fosse feita a divulgação da empresa, produto ou serviço, com o objetivo de informar para o público-alvo as atividades do assessorado, criar ou manter uma boa imagem da empresa junto à opinião pública e tornar o assessorado uma fonte de informação segura para os jornalistas. Segundo Aarão Reis (2009), o assessor de imprensa precisa, além de ser um bom redator, saber a exata diferença entre informação e notícia. Respeitar o jornalista que o procura, tendo em mente os horários de fechamento das redações e a urgência permanente do seu trabalho. Entre os principais instrumentos utilizados pela assessoria de imprensa para a divulgação de seus clientes estão:

15 1.1 - Press Release Segundo Carvalho (2009), o press release, ou, simplesmente release, é o primeiro passo de um assessor para transformar uma informação com potencial para virar notícia em um texto. Este, então, é encaminhado para um ou vários profissionais de imprensa. Sua função básica é levar às redações a notícia que possa servir de apoio, atração ou pauta que provoque pedido de entrevista ou informações complementares. Deve ser de interesse público e tratar-se de algo novo, inédito, original, para que consiga destaque em meio à vasta gama de informações que são transmitidas pela mídia todos os dias. De acordo com Carvalho (2009): Outra característica que pode levar o release a ser aproveitado é seu caráter de interesse público. Vamos considerar o seguinte cenário: diariamente pessoas dos vários níveis socioeconômicos e culturais são submetidos a um número incontável de informações que podem interessar ou não. O que vai ligar o interruptor do interesse desses grupos é justamente de que maneira aquela informação nova pode afetá-los ou consegue sobressair na rotina imposta à maioria dos mortais. E aqui falamos da natureza desse material e do seu conteúdo. Pode ser uma manchete de jornal, uma ação publicitária, um spot de rádio. O que vai determinar o interesse das pessoas é o uso que podem fazer dessa informação. (CARVALHO, 2009, p. 2). Parte da informação que é passada do cliente para a assessoria pode não ter potencial imediato para gerar um release e transformar-se numa matéria. O que não quer dizer que não possa virar notícia em outro momento.

16 Um dos desafios do assessor, segundo Aaarão Reis (2009), é justamente coletar todo o material oriundo da empresa/cliente e extrair os pontos de interesse que possam existir nele. Deve-se levar em consideração que o release será escrito para um jornalista, ou seja, é preciso adotar um código de escrita que, segundo Aarão Reis (2009), crie identidade com o seu leitor. O título do release é outro aspecto importantíssimo. Deve ser objetivo e chamativo e, de preferência, não ter o nome da empresa. O lead (primeiro parágrafo) do corpo do texto precisa responder às tradicionais perguntas de um lead jornalístico (o quê, onde, como, quando e por que) e resumir em poucas linhas os pontos mais relevantes do texto. Para um assessor o release tem o mesmo valor que uma matéria tem para um jornalista, ou seja, não pode haver erros Sugestão de Pauta A sugestão de pauta possui uma estrutura idêntica à da pauta que orienta o trabalho do repórter. É utilizada pelas assessorias de para despertar o interesse dos veículos para a cobertura de determinado assunto. Como norma geral, oferece facilidades para contatos com as pessoas da empresa aptas a prestar informações pertinentes, através de entrevistas exclusivas ou coletivas e com a assessoria de imprensa.

17 1.3 - Nota A nota para a imprensa é uma notícia que se caracteriza pela brevidade do texto, ou pequena notícia que se destina à informação rápida. Contém as principais informações que se deseja transmitir à imprensa, normalmente em um único parágrafo, tal qual o lead jornalístico. A nota tanto pode vir a ser publicada como nota em alguma coluna de jornal, por exemplo, como pode gerar uma matéria. O que se deve pretender é que o jornalista se interesse pelo tema, que ele veja no conteúdo da nota a origem para um assunto jornalístico que realmente possa tornar-se uma notícia. O jornalista, então, irá procurar o assessor de imprensa com o fim de obter maiores informações para escrever a matéria House Organ O house organ é uma publicação que pode ser dirigida ao público interno ou externo. É um periódico institucional. Procura apresentar a empresa, mostrando qualidades e valores. O house organ pode ser uma revista ou um jornal e funciona como divulgador das principais atividades, eventos e novidades da empresa Mailing List A mailing list, ou simplesmente mailing, é uma espécie de banco de dados com informações sobre um grupo de destinatários e que permite o envio de material para clientes, fornecedores e, neste caso, jornalistas. É uma lista de endereços eletrônicos ( s) e telefones que deve ser mantida sempre atualizada pelo assessor de imprensa.

18 É através dela que a notícia, na forma de release, nota ou sugestão de pauta, chegará até os veículos de comunicação. Cada mailing deve ter uma produção diferenciada. Segundo Reis (2009), uma das grandes reclamações nas redações é que, muitas vezes, o mesmo release é enviado pelas assessorias de imprensa para vários profissionais da mesma editoria. Segundo pesquisa feita pelo site Comunique-se, 75% dos s recebidos pelos jornalistas nas redações são apagados. Por isso, fazer um bom release e mandá-lo para o destinatário correto é importantíssimo para o assessor Clipping O clipping significa a compilação de todas as matérias publicadas na imprensa sobre a empresa. Este material, veiculado em diversas mídias (revistas, jornais, emissoras de TV e rádio e internet) é reunido e encaminhado a empresa como resultado do trabalho feito pela assessoria. Segundo Aarão (2009), o clipping, quando analisado, contém muito mais informações do que o espaço ocupado no jornal ou na TV, transformados em números. Ele representa como as informações enviadas pela assessoria de imprensa são trabalhadas pelos jornalistas e ajudam na construção e manutenção da imagem da empresa junto à opinião pública. O clipping cumpre a função de contextualizar a notícia, indicando em quais editorias foi publicada, dias de veiculação, autor da matéria e horário de exibição, no caso da TV.

19 O ideal na prestação do serviço de Assessoria de Imprensa é que o cliente seja informado da importância do clipping, do que pode ser extraído desse material, em termos de medição do espaço ocupado e da análise que pode ser obtida da imagem projetada pelo cliente. A matéria jornalística sempre aponta para um determinado caminho que pode ser interpretado como positivo ou negativo. E é essa análise que torna o clipping interessante e eventuais mudanças na abordagem da imprensa tão necessárias. (REIS, 2009, P. 26). O mercado possui hoje, empresas especializadas na produção de clipping, enviando o material para as assessorias contendo análises técnicas e até números que transformam o espaço ocupado pela empresa, no veículo, para valores, tendo como base o tamanho da matéria de um jornal, por exemplo, em centímetros e colunas e convertendo este para números utilizando a tabela comercial do veículo, aquela que fornece preços para anúncios publicitários. O valor é ainda maior se levarmos em conta que a credibilidade de uma matéria jornalística é muito maior do que a de um comercial ou anúncio publicitário. Para finalizarmos este capítulo, poderíamos dizer que existem alguns tipos de atitude que são de grande importância para o bom funcionamento da comunicação da empresa: uma comunicação eficiente, um planejamento estratégico aplicado a todas as atividades, fontes muito bem preparadas e um bom relacionamento com a imprensa. De acordo com Reis (2009), o trabalho do assessor de imprensa é mais complexo e engloba algumas atividades que não podem ser medidas pelo clipping: O atendimento ao cliente e ao jornalista, por exemplo, são tarefas diárias e que exigem habilidades e expertise construídas ao longo dos anos.

20 Capítulo 2 - A RELAÇÃO COM A IMPRENSA A relação entre a organização e a imprensa pode ser apresentada por meio da seguinte abordagem: informação e relacionamento. Por informação podem ser considerados os dados colocados à disposição do jornalista por através de um de banco de dados, releases, fotos, Internet ou mesmo em uma entrevista. Tais informações ajudam o jornalista a fazer seu trabalho, agora ou futuramente. O modelo ideal de diálogo com a imprensa apresenta as seguintes etapas: gerenciamento da informação, necessidade de produzir subsídios informativos na cobertura de imprensa e possíveis reações dos públicos envolvidos ou metas, produção de sucessivos subsídios informativos em resposta a pedidos dos meios de comunicação de massa, públicos ou agentes políticos, avaliação final do processo e seus efeitos nos públicos internos e externos. O contato entre fonte e jornalista faz parte de um processo mútuo de conquista. O jornalista conquista a fonte através de sua capacidade de ser fiel às informações obtidas, apresentando uma matéria que, mesmo sendo negativa, seja correta. A fonte conquista o jornalista por sua capacidade de oferecer-lhe não só o produto essencial, que é a informação, mas também as condições necessárias para a realização de seu trabalho. Tanto na relação com a imprensa, quanto na relação com a organização, o assessor deve ser objetivo e transparente. Segundo Carvalho (2009), para o assessor garantir credibilidade perante a mídia, ele deve manter proximidade e disponibilidade na sua relação com a empresa e agilidade e eficiência no trato com a imprensa. Estabelecidos esses critérios gerais de credibilidade com a imprensa, de permanência, proximidade e disponibilidade com a organização, vamos tratar da relação do assessor de imprensa com o jornalista de redação através de uma ótica profissional.

21 De acordo com Carvalho (2009), o assessor deve saber identificar o que é notícia e o que é apenas informação. O assessor deve saber identificar, também, quais são alguns dos temas de maior interesse de um colunista de assuntos gerais. Economia? Política? Cultura? Assim, pode transmitir uma notícia para aquele determinado colunista de acordo com a tendência do conteúdo da sua coluna. Aprender a reconhecer o que é um furo e o significado de uma notícia de interesse da sociedade em geral também é fundamental. (CARVALHO, 2009, p. 49). Muitas vezes, a informação pode não ter muito impacto, pode não ser uma grande notícia, mas o assessor precisa ter a capacidade de ampliar essa informação. Por exemplo: se a empresa deseja construir uma nova fábrica na cidade, o assessor pode buscar respostas para as seguintes perguntas, segundo Aaarão (2009): Em que medida a nova fábrica interessará à economia do estado? De que modo ela mudará e vai interferir na vida dos moradores da região? Serão gerados novos empregos? Então, com estes dados em mãos, o assessor estará preparado para divulgar a notícia da construção da nova fábrica de forma a oferecer matéria consistente aos jornalistas. Outro ponto a ser destacado no relacionamento com a imprensa é que deve ser seguida uma política de imparcialidade com todos os veículos e meios de comunicação, dando tratamento igual a todos, sem distinção entre grandes e pequenos. O trabalho de relacionamento com a imprensa não deve ser feito apenas para a divulgação de produtos e serviços, mas sim ter um compromisso e uma responsabilidade da empresa como fonte de informações. Através de uma informação correta que se ganha um jornalista e cria-se o vínculo, o respeito, a confiança. Se ele recebeu uma resposta adequada à sua

22 solicitação, a tendência é que ele volte a procurar a assessoria da empresa para outras pautas, que ele passe a enxergá-la como uma fonte de informação. Muitas vezes é necessário que se faça um trabalho de relações-públicas com a imprensa. Segundo Ruy Portillo, da RP Consultoria de Comunicação. Reúne-se um grupo de jornalistas ou um colunista sozinho para conversar com o cliente. O fruto da conversa poderá, até, dias depois, se transformar em matéria de uma coluna ou não, mas de qualquer maneira a informação está com o jornalista. Não importa que não seja aproveitada imediatamente. (CARVALHO, 2009, p. 58). De acordo com Aarão, existe um limite ético com relação a presentes, brindes e viagens oferecidos aos jornalistas. (2009. p. 69). É necessário que se tenha bom senso. Convidar jornalistas para uma visita à empresa, um almoço com o cliente, distribuir brindes em um evento com a presença da mídia ou até mesmo financiar uma viagem de um jornalista para que este conheça a sede da empresa em outro estado ou país, por exemplo, são recursos válidos e comumente utilizados no trato com a mídia. Estreitar laços e ter uma boa relação com jornalistas é de suma importância para o assessor. Convidar um ou outro jornalista para um bate-papo informal, para um almoço em que uma figura importante da empresa também esteja presente também ajuda a gerar confiança e amizade, o que pode gerar futuramente, uma boa matéria para a organização. Se a assessoria achar necessário organizar uma entrevista coletiva, de acordo com Aarão Reis, deve - se enviar comunicados às redações dos principais jornais com informações sobre dia, horário e em relação ao assunto a ser tratado. Então, a assessoria elabora os press kits ou kits para a imprensa, um material ilustrativo com fotos e informações básicas, e, estabelece junto aos jornalistas o limite de tempo, inscrição e sucessão de perguntas, além do horário para o fim da entrevista.

23 Já com relação à entrevista exclusiva, ela deve ser dada para um veículo de grande circulação ou de muita audiência. O assessor deve escolher qual veículo aproveitará melhor a matéria e irá mostrá-la com mais destaque. No caso de sair publicada uma matéria negativa sobre a empresa, a Assessoria de imprensa estuda a melhor forma de reverter o quadro. Isso pode ser feito através da sugestão de novas pautas que esclareçam a matéria negativa ou que tenha sido, de alguma forma, erroneamente interpretada. Pode-se, também, organizar eventos para esclarecimentos junto à mídia e aos clientes Atendimento à imprensa em situações de crise Um grande desafio enfrentado pelas assessorias de imprensa é o gerenciamento de crises. Uma crise é uma situação de emergência que não foi bem administrada. Uma greve, um incêndio, um acidente, um caso em que a empresa não chamou o cliente para um recall, enfim, algo ruim que tenha ocorrido sem que a empresa soubesse como administrar bem. Tomando como referência a rapidez de propagação das informações e a complexidade das relações globais, discute-se neste artigo como uma crise pode prejudicar, abalar ou até mesmo destruir a imagem de uma empresa, grupo ou instituição em pouco tempo, independente do seu grau de credibilidade ou solidez. Uma má comunicação em uma situação de crise pode causar até mesmo o fechamento da organização, pois pode afetar toda sua reputação e credibilidade. Quando a empresa chega a uma situação de crise necessita que seja montado todo um aparato para administrá-la, envolvendo diretores, advogados e o departamento de comunicação. Devem ser administradas com honestidade. Não se deve mentir, nem prometer coisas que não serão cumpridas. O assessor não é obrigado a dizer tudo, mas tudo o que disser deve ser verídico.

24 A assessoria de imprensa e os porta-vozes da empresa (diretores ou funcionários capacitados, através de um treinamento de mídia, para dar entrevistas e falar com a imprensa) devem estar prontos para atender a mídia a qualquer momento. Deve-se criar um discurso único, portanto, não se pode deixar que muita gente fale ao mesmo tempo. Existem inúmeras e criativas soluções para se gerenciar uma crise, a criação de uma página na internet é uma delas. Segundo o jornalista Ruy Portillo, da RP Consultoria de Comunicação: Quando a crise vai adquirindo uma dimensão maior do que era esperado, os jornais começam a se ocupar com muita persistência do assunto e ele vai parar no Jornal Nacional, por exemplo. Então, pode-se criar um site. Foi o que fizemos com um cliente enfrentando uma situação dessas. Atualizávamos o site de quinze em quinze minutos, depois de meia em meia hora, de hora em hora e remetíamos os jornalistas para lá. (CARVALHO, 2009, p.89). Como exemplo de uma comunicação bem - sucedida no gerenciamento de crise, podemos citar o caso do remédio Tylenol. De acordo com o jornalista Alexandre Caldini, no dia 28 de setembro de 1942, a Johnson & Johnson possuía 35% do mercado de analgésicos nos Estados Unidos, com vendas anuais de 400 milhões de dólares. Entre 29 de setembro e 1º de outubro daquele mesmo ano, sete pessoas morreram envenenadas após ingerir Tylenol contaminado com cianeto. As vendas do remédio caíram de 33 milhões de dólares para quatro milhões de dólares por mês. A Johnson & Johnson agiu com rapidez: 22 milhões de frascos do medicamento foram imediatamente retirados do mercado e destruídos, a um custo total de 100 milhões de dólares. Um esquema de comunicação foi montado para informar os diversos públicos interessados. A empresa recebeu em torno de solicitações de informações da imprensa, gerando cerca de recortes de noticias na mídia ao redor do mundo. Um acordo, cujo

25 valor nunca veio a público, foi feito com as famílias das sete vítimas. Outros 100 milhões de dólares foram gastos com a parte fiscal da devolução dos medicamentos. No total, estima-se que o caso Tylenol custou à Johnson &Johnson, até hoje, cerca de 1,5 bilhões de dólares. Mas poderia ser muito pior: poderia ter derrubado completamente a empresa. O eficiente trabalho de comunicação e gerenciamento de crise no caso Tylenol serviu de modelo para a criação de programas de gerenciamento de crise em empresas de todos os setores no mundo inteiro Media training O chamado media training, ou treinamento de mídia, em português, é o treinamento de executivos para saber se comportar diante da mídia. É essencial para as empresas, pois um deslize com a imprensa pode afetar, talvez, de forma irreversível, toda a imagem da organização. As empresas têm um leque de relacionamento que podemos chamar de stakeholders. O stakeholder é um grupo que tem interesse ou um impacto potencial na empresa. São clientes, funcionários, acionistas, imprensa, etc. Podemos reconhecê-los pelas suas crenças e valores na organização, interferência nos resultados e sensibilidade aos resultados. Por isso, para cada grupo de pessoas com as quais a empresa interage, a organização deve desenvolver relacionamentos e linhas de comunicação diferentes. Dentro desses relacionamentos a empresa deve comunicar sua imagem de forma específica a cada um. A imagem é a porta de entrada da empresa associando a mesma à identidade e o valor dado pelo cliente. Por isso é muito importante que a imagem da empresa esteja sempre de acordo com a sua missão e se posicione na mente do cliente de forma bastante clara e precisa.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho IMPRENSA IT. 36 08 1 / 6 1. OBJETIVO Administrar o fluxo de informações e executar ações de comunicação junto a imprensa sediada na capital e no interior de forma transparente, ágil, primando pela veracidade

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Daniela Baldo Martins

Daniela Baldo Martins Daniela Baldo Martins O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NOS PEQUENOS COMÉRCIOS Como aproveitar os canais e ferramentas on-line para obter resultados nos negócios Universidade Metodista de São Paulo São Bernardo

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho IMPRENSA IT. 36 07 1 / 8 1. OBJETIVO Administrar o fluxo de informações e executar ações de comunicação junto aos públicos interno e externo do Crea GO de forma transparente, ágil, primando pela veracidade

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE RISCO E COORDENAÇÃO DE STAKEHOLDERS NA GESTÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

COMUNICAÇÃO DE RISCO E COORDENAÇÃO DE STAKEHOLDERS NA GESTÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS COMUNICAÇÃO DE RISCO E COORDENAÇÃO DE STAKEHOLDERS NA GESTÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS Outubro, 2014 Agenda... Introdução Comunicação Corporativa & o Risco de Imagem Perfil dos Stakeholders em Áreas Contaminadas

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Media Training

Assessoria de Imprensa e Media Training Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Habilitação: Relações Públicas Disciplina: Assessoria de Comunicação Profª. Nadege Lomando Assessoria de Imprensa e

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E A FIDELIZAÇÃO DE SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Vitor Roberto Krüger Gestão da Comunicação Empresarial e Relações

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente:

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente: Resumo Com a criação do Ministério do Turismo em 2003, o Brasil passa a ter, pela primeira vez em sua história, um ministério voltado exclusivamente para a atividade turística. A partir de então a Embratur

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Relatório de Gestão Setorial 2010

Relatório de Gestão Setorial 2010 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial 2010 Cruz das Almas BA 2010 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES Período: Janeiro

Leia mais

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada Os aspectos que definem o grau de responsabilidade de uma instituição são: 1 - A conformação da agenda do gestor: isso significa que um

Leia mais

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013 Introdução A Assessoria de Comunicação do Grupo Educacional Unis foi criada para atender demandas relativas à promoção das ações e realizações da organização através de propagandas e comunicação interna

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO CUNI Nº 085, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais, e tendo em vista o que foi deliberado

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais