Media Training para os Porta-Vozes da Polícia Militar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Media Training para os Porta-Vozes da Polícia Militar"

Transcrição

1 Dezembro / 2010 Media Training para os Porta-Vozes da Polícia Militar (NOTA DE SERVIÇO Nº CComSoc 001/10/10) Foi realizado pelo Centro de Comunicação Social treinamento de media training aos oficiais porta-vozes, finalizando as atividades com palestra, no dia 13 de dezembro, proferida pelo jornalista Valmir Salaro da Rede Globo. O principal objetivo desse treinamento foi Instruir e treinar os oficiais porta-vozes e policiais designados pelo Centro de Comunicação Social para que possam identificar e aproveitar as diversas oportunidades de entrevistas sejam factuais ou opinativas, concedidas em todo o Estado, para transmitir mensagens da Polícia Militar para a população e passarem a serem multiplicadores em suas áreas de atuação. O treinamento foi em um único dia, dividido por turmas dentro do período de 29 de novembro a 09 de dezembro, das 07h45min às 17h30, na Empresa de Comunicação S2PUBLICOM - localizada na Av. Eng Luiz Carlos Berrini, O trabalho do porta-voz é divulgar as ações e atividades de sua Unidade de maneira a manter constante contato com as mídias locais, sugerindo pautas com notícias positivas e assessorando o comando nas entrevistas. A área de Ensino foi representada pelos oficiais: Cap PM Shirley Maronez de Souza, pela APMBB; 1º Ten PM Rodrigo de Oliveira Andreo Hernandes, pela DEC; 1º Ten QAO- PM Maria Aparecida de Morais, pelo CAES; 1º Ten Douglas Souza Campos, pela ESSgt; 1º Ten Antonio Martinho Neto, pela ESSd; 1º Ten PM Fernando Augusto de Paiva Pacheco, pela EEFPM.

2 Museu de Polícia Militar homenageia os 125 anos do General Miguel Costa Em 01 de dezembro de 2010, às 18h00, o Museu de Polícia Militar em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ECT lançou o carimbo e selo personalizados em homenagem a passagem dos 125 anos do aniversário de nascimento do General Miguel Costa. O cerimonial de obliteração do selo, presidida pelo Sr Airton de Souza, Gerente de Vendas da Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Metropolitano, mediante aposição do carimbo comemorativo em cartela filatélica, foi realizado com presença de autoridades civis, militares e familiares do General Miguel Costa. Sr Gilberto de Moraes Costa e Sr Yuri Abiazi Costa, filho e neto do Gen Miguel Costa Ten Cel PM Àlvaro, Diretor do Museu, e o Cel PM Arruda, Cmt do CAES O Museu de Polícia Militar está instalado em prédio projetado por Ramos de Azevedo no final do Século XIX, que ainda preserva muito de suas linhas originais, com amplas janelas e portas em pinho-de-riga, ladrilhos hidráulicos portugueses, escadaria em mármore de carrara e vitrais franceses. Seu acervo é de aproximadamente 10 mil objetos que documentam épocas e significações históricas da corporação. Criado em 1958, como Museu Militar de São Paulo, era vinculado à então Secretaria Estadual de Educação, para preservar a memória da Força Pública e das Forças Armadas na história de São Paulo. Em 1976, foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública, subordinando-se à PMESP e direcionando seus objetivos para os fatos históricos relevantes das polícias militares de todo o país e, em particular, a de nosso estado. A biblioteca do museu possui algo em torno de 8 mil títulos, aproximadamente 30 mil fotos, 12 mil periódicos, 20 mil negativos e 20 mil diapositivos; também reúne todos os boletins gerais da Força Pública, da Guarda Civil e da atual Polícia Militar. Site oficial:

3 Oficiais alunos do CSPI/10 entregam mimo da África ao Cmt-Geral O Cmt do CAES, Cel PM Arruda, e a Comissão de Formatura do CSPI/10, compareceram no gabinete do Cmt-Geral, Cel PM Álvaro Batista Camilo, em 02 de dezembro, para entregar um presente da Jornada Internacional de Policia Comparada, realizada na África do Sul. O presente, um ovo de avestruz, contém em sua superfície o mapa da África e a foto do BIG FIVE: leão, hipopótamo, elefante, rinoceronte e búfalo os cinco maiores mamíferos da Terra. Resolução disciplina crimes dolosos Segurança Pública GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SSP-110, de Disciplina o procedimento em ocorrências que envolvam crimes dolosos contra a vida, praticados por policiais militares contra civis. Considerando a necessidade de padronizar o procedimento a ser adotado nas ocorrências que envolvam crimes dolosos contra a vida, praticados por policiais militares, eliminando interpretações geradoras de desinteligências entre a Polícia Civile a Polícia Militar; Considerando ser indevida a condução de autores desses crimes, em razão de prisão em flagrante delito,às unidades da Polícia Militar, para a prática de atos de políciajudiciária militar, causando embaraços e prejuízos à imediata coleta de provas e demais providências a cargo da autoridade policial civil, o Secretário da Segurança Pública, resolve: Artigo 10 Nos crimes dolosos contra a vida, praticados por policiais militares contra civis, os autores deverão ser imediatamente apresentados à autoridade policial civil para as providências decorrentes de atividade de polícia judiciária, nos termos da legislação em vigor (art. 9º, parágrafo único do Código Penal Militar e art. 10, 3 c/c art. 82 do Código de Processo Penal Militar); Artigo 20 a imediata apresentação determinada pelo artigo anterior não inibe a autoridade de polícia judiciária militar de instaurar, por portaria, Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração de eventuais delitos conexos, propriamente militares, dada a imperiosa cisão das ações penais no concurso de crimes comuns e militares, a teor do disposto no art. 79, inc I, do CPP e art. 102, alínea a do CPPM. Artigo 30 Esta Resolução passa a vigorar na data de sua publicação.

4 Parceria com o INSPER O CAES realiza pesquisa em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa - INSPER sobre Influência de fatores internos e externos no desempenho profissional do policial militar do programa de radiopatrulhamento executado na cidade de São Paulo. Os professores do INSPER participantes do projeto são a Drª Regina Madalozzo e o Dr Gazi Islam, e por parte do CAES, são os professores Maj Res PM Francisco Wanderley Rohrer e o Cel Res PM José Vicente da Silva. No dia 06DEZ10, 30 Oficiais escolhidos pelo CPC se reuniram no auditório do QCG para validarem o questionário que será aplicado durante a pesquisa e para auxiliarem na elaboração de outros instrumentos de coletas de dados. Visita à Procuradoria Geral de Justiça Os oficiais-alunos do CSPI/10 visitaram, em 07 de dezembro, a Procuradoria Geral de Justiça como parte das atividades relativas às visitas a Órgãos Públicos. No local, foram recepcionados pelo Subprocurador Geral de Justiça - Assuntos Jurídicos - Dr. Sérgio Turra Sobrane. O Promotor de Justiça, Dr. Luiz Henrique Cardoso Dal Poz, fez uma palestra a respeito da atuação do MP no combate ao crime organizado e a importância do trabalho integrado com a Polícia Militar, notadamente na área de Inteligência.

5 Formatura do CSPI/10 Em cerimônia realizada no Auditório Ulysses Guimarães, em 10 de dezembro de 2010, com a presença de autoridades civis e militares, 46 profissionais de polícia receberam seu diploma pela conclusão do Curso Superior de Polícia Integrado/10. Foram 20 delegados e 26 oficiais superiores, sendo 19 da PMESP, 04 oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro; 01 da Polícia Militar do Sergipe, 01 da Polícia Militar da Paraíba e 01 da Polícia Militar do Amazonas. O evento foi presidido pelo Secretário Chefe da Casa Civil, Dr Luiz Antonio Guimarães Marrey, na ocasião representando o Governador Alberto Goldman. Também compareceram e compuseram a mesa de honra, o Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Dr Arnaldo Hossepian Salles Lima Jr.; o Cônsul Geral da África do Sul, Sr Yusuf Omar; o Cmt-G da Polícia Militar, Cel Alvaro Batista Camilo; o Delegado-Geral de Polícia, Dr Domingos Paulo Neto; o Diretor de Ensino e Cultura, Cel PM Claudio Antonio Rissotto; e os comandantes das escolas, CAES - Cel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda - e o Delegado Divisionário da ACADEPOL - Dr Kleber Antonio Torquato Altale. Por conta da realização da Jornada Internacional de Polícia Comparada, que teve como destino a África do Sul, por ter sediado a última Copa do Mundo, foi passado um clip com os momentos da viagem e entregue ao Sr Yusuf Omar, Cônsul Geral da África do Sul, uma homenagem pelas mãos do Cel PM Arruda e Dr Kleber, Cmt do CAES e ACADEPOL, respectivamente. Receberam seus diplomas, os três primeiros colocados da Polícia Militar e Civil: Terceiro colocado da Polícia Militar: Major PM Glauco Silva de Carvalho e da Polícia Civil, Dr Marcos Cremonesi;

6 Segundo colocado da Polícia Militar: Major PMERJ Andreia dos Santos Ramos e da Polícia Civil, Dr Gilson Cezar Pereira da Silveira; Primeiro colocado da Polícia Militar: Major PM Kleber Danúbio Alencar Júnior, que também recebeu a Medalha e Diploma Pedro Dias de Campos, e da Polícia Civil, Dra Marcia Melchert Giudice. O Patrono da turma, Delegado-Geral de Polícia, Dr Domingos Paulo Neto, e o Paraninfo, Cmt- G, Cel PM Álvaro Batista Camilo, foram homenageados e receberam mimos dos formandos. Ao final, todos se congraçaram em um coquetel oferecido pela turma aos convidados no hall nobre do Palácio.

7 44ª Prova pedestre Sargento Gonzaguinha A Polícia Militar, por meio da Escola de Educação Física (EEF) realizou, no dia 12 de dezembro de 2010, na Av. Cruzeiro do Sul nº 548 Canindé, a 44ª Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha. A prova Pedestre Sargento Gonzaguinha, tradicional no calendário desportivo do Brasil, é a última seletiva para os pelotões de elite da Corrida Internacional de São Silvestre. Reconhecida oficialmente pela Federação Paulista de Atletismo, Fonte: tem percurso de 15 quilômetros e é realizada nas ruas da Zona Norte da Cidade de São Paulo. Os objetivos a serem alcançados neste evento: intensificar a interação entre a Polícia Militar e a Comunidade por meio do esporte e proporcionar à população mais oportunidade de participar de uma atividade física saudável. O ano de 2010 marcou para a Polícia Militar do Estado de São Paulo o Centenário da sua Escola de Educação Física - EEF. Foram 100 (cem) anos de incontáveis feitos e acontecimentos que forjaram a importância e tradição desta Casa de Ensino. Centro de Excelência na formação de bacharéis em Educação Física no Brasil atua também, com maestria na especialização dos policiais militares, buscando incessantemente o aprimoramento técnico-profissional e a melhoria na qualidade de vida de nossos policiais. Vale ressaltar que as Instituições Policiais de outros Estados da Federação podem e contam com o serviço, estrutura e experiência de nossa Escola. Junto à comunidade, exerce e oferece, ainda, inúmeras outras atividades como Escola de esportes, condicionamento físico, atividades de origem oriental (lian-golg, hatha-yoga), tudo visando a melhor qualidade de vida das pessoas. Melhores informações poderão ser obtidas junto na EEF, por meio dos telefones: e Fonte: Marilson Gomes dos Santos(C), atleta da equipe BMF&Bovespa/Pão de Açúcar, antes de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na 44ª Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha 2010, a última seletiva para a 86ª Corrida Internacional de São Silvestre 2010, em comemoração ao 179º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o centenário da Escola de Educação Física da entidade. Marilson venceu a prova com o tempo de 44m23s. Foto: MARCELO FERRELLI / Gazeta Press

8 Claudio Haddad recebe Medalha Brigadeiro Tobias da Polícia Militar A Medalha Brigadeiro Tobias é a mais alta condecoração da Polícia Militar e foi instituída pelo decreto nº , de 07 de dezembro de 1965, em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da milícia estadual, com a finalidade de condecorar os integrantes da corporação e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem com o aperfeiçoamento e avanço das atividades. Em 2010, foram agraciadas 65 pessoas, entre autoridades civis e militares, que de alguma maneira contribuíram para a melhoria da sociedade. O Presidente do Insper, Claudio Haddad, recebeu a condecoração em cerimônia solene realizada na quarta-feira, 15/12, na Academia do Barro Branco. Insper e a Polícia Militar estabeleceram parceria que oferece bolsas de estudo aos oficiais indicados pela corporação O Insper e a Polícia Militar do Estado de São Paulo assinaram uma parceria para capacitação de oficiais em fevereiro de A instituição de ensino oferece aos policiais bolsas de estudos integrais dos cursos de pós-graduação lato sensu - MBAs Executivo, Certificates e cursos abertos de Educação Executiva. Foi uma grande honra e alegria receber esta homenagem. É uma satisfação ainda maior ver o Insper contribuindo para o aprimoramento da Polícia Militar e, consequentemente, para a segurança e bem estar da população do Estado de São Paulo (Claudio Haddad). Fonte:

9 Festa de Final de Ano A Festa de Final de Ano do CAES aconteceu dia 17 de dezembro no Clube de Campo da SA- BESP/Cantareira. Com a participação de oficiais, praças, e seus familiares, a festa contou com um buffet natalino para o almoço e sorteio de vários brindes doados por parceiras da escola.

10 As crianças receberam brinquedos: bonecas para as meninas e carrinhos para os meninos. O local com grande área arborizada, também possue lago para pesca, playground e cachoeira. Foi diversão para a família inteira.

11 O Ten Cel PM João Abner Nossa, Cmt do 2º BPB/M, marido da Sd PM Elza Silva Nossa, do CAES, aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de uma medalha comemorativa do aniversário do Dois de Ouro ao Cel PM Arruda, pois o Cmt do CAES não pode comparecer ao evento. Também foram homenageados os promovidos em 15 de dezembro: Maj PM Célio e Cb PM França, ambos receberam uma pequena lembrança do efetivo do CAES. Treinamento O 1º Sgt PM José Milton Marques de Carvalho, da Seção de Coordenação do CAES, concluiu com aproveitamento o CEP-Docência para Tiro Defensivo na Preservação da Vida - Método Giraldi VI/10, desenvolvido no período de 22 de novembro a 21 de dezembro, sob responsabilidade da Escola de Educação Física. Segundo o Sgt Carvalho: Conhecer novas técnicas, a grande diversificação de ensinamentos dos instrutores, fazer novas amizades e o mais fascinante: aprender a ensinar o policial a usar a sua arma de fogo para servir e proteger a sociedade e a si próprio. É em cima dessas duas premissas que se alicerça a finalidade do Tiro Defensivo na Preservação da Vida Método Giraldi (...). Em todo transcorrer do curso é notória a preocupação em preparar o policial para usar a sua arma de fogo com técnica, com tática, com psicologia, dentro dos limites das Leis e dos Direitos Humanos, tendo como prioridade, a preservação da vida e da integridade física das pessoas (...). Espero em breve poder repassar todos os ensinamentos que aprendi no curso, pois mais sábio que aprender é retransmitir os conhecimentos adquiridos. O Sgt Carvalho recebeu seu diploma das mãos do Cel PM Hudson Tabajara Camilli, Cmt da EEFPM

12 Aniversariantes e PM do Mês-Dez Com um café da manhã, do dia 21 de dezembro, os aniversariantes do mês de dezembro foram homenageados. Aproveitou-se a oportunidade para desejar votos de Feliz Natal. O Sd PM José Roberto da Silva, da Seção de Coordenação, aniversariou em 13 de dezembro. O Maj PM Célio Egidio da Silva, Ch da Seção de Adm, faz aniversário dia 23 de novembro. O 1º Ten QAOPM Rubens Cardoso Ribeiro, do P1, faz aniversário em 24 de dezembro. Parabéns! Muita saúde e sucesso! A Sd PM Temp Ana Paula de Alencar Barão, auxiliar do Setor de Relações Públicas, foi eleita Policial do mês de dezembro e recebeu seu diploma das mãos do Ten Cel PM Luiz Carlos, Subcmt do CAES. Desde sua chegada ao CAES, demonstrou elevada capacidade e responsabilidade profissional, assumindo missões nunca antes feitas, com competência e desembaraço. Retornando de férias, o 3º Sgt Emerson Alves Roque, da Seção de Coordenação, recebeu seu diploma de policial do mês relativo ao mês de outubro, das mãos do Cmt do CAES, Cel PM Arruda.

13 Relatório 2010 NO ANO DE 2010, O CENTRO DE ALTOS ESTUDOS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA MILITAR - O CAES, CONSOLIDOU- SE COMO O MAIS IMPORTANTE POLO DIFUSOR EM ENSINO DE PÓS- GRADUAÇÃO DO PAÍS NAS CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA, PLANE- JANDO E EXECUTANDO A POLÍTICA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: POLÍ- CIA MILITAR PAULISTA. O CAES SOFREU PROFUNDAS MODIFICAÇÕES PROPOSTAS PELA LEI COMPLEMENTAR 1036, DE 2008, E PELO DECRETO ESTADUAL 54911, DE AS REALIZAÇÕES DO CAES, EM 2010, PODEM SER AGRUPADAS EM TRÊS GRANDES EIXOS: - A PREPARAÇÃO DE QUADROS PROFISSIONAIS PARA O OFICIALATO SUPERIOR DA POLÍCIA MILITAR E INSTITUIÇÕES COIRMÃS: CONCLUÍMOS O APERFEIÇOAMENTO DE 359 CAPITÃES DE SÃO PAULO E DOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL E SERGIPE. TITULAMOS A PRIMEIRA TURMA EM MESTRES PROFISSIONAIS EM CIÊN- CIAS POLICIAIS E SEGURANÇA E ORDEM PUBLICA ; TITULAMOS TAMBÉM DUAS TURMAS DO CURSO SUPERIOR DE POLICIA, TOTALIZANDO 61 OFICIAIS DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, SERGIPE, AMAZONAS E PARAÍBA. EM 2010 FOI REATIVADO O CURSO SUPERIOR DE POLICIA INTEGRADO COM A POLÍCIA CIVIL E TÉCNICO-CIENTÍFICA, QUE FOI UM SUCESSO; DE MODO QUE OS OFICIAIS-ALUNOS TIVES- SEM CARGA DE ATIVIDADES NA ACADEPOL, E OS DELEGADOS DE POLÍCIA E UMA MÉDICA- LEGISTA CONVIDADA CUMPRISSEM ATIVIDADES NO CAES REFORÇANDO O ENTENDIMENTO E COOPERAÇÃO ENTRE AS AUTORIDADES POLICIAIS DAS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO. A TURMA DO CSPI, FORMADA EM DEZEMBRO DE 2010, CONSTITUIU-SE NA PRIMEIRA TUR- MA DE DOUTORES EM CIÊNCIAS POLICIAIS SEGURANÇA E ORDEM PUBLICA, TITULADA PELO CAES. OS JOGOS DE POLÍCIA E DE BOMBEIROS, QUE PERMITEM AOS FUTUROS COMANDANTES EXERCITAR NA PRÁTICA O PLANEJAMENTO OPERACIONAL QUE SERÁ EXIGIDO, PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO GOVERNO, NO BRASIL, TORNARAM-SE REALIDADE, COM AS DISCIPLINAS EXPO : EXERCÍCIOS DE PLANEJAMENTO DE POLÍCIA OSTENSIVA, E EXPER : EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO DE EMERGÊNCIA. AS AVALIAÇÕES DOS PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO FORAM REDUZIDAS A TRA- BALHOS EM GRUPO, REDAÇÃO INDIVIDUAL DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E DISSERTAÇÃO DE TESE. COM APOIO DO COMANDO GERAL DA POLICIA MILITAR E DO GOVERNO DE SÃO PAULO, CONVIDAMOS E TROUXEMOS, INCLUSIVE DE OUTROS ESTADOS BRASILEIROS, ESPECIALISTAS MAIS RENOMADOS DO PAÍS PARA COMPOR AS BANCAS DE MESTRADO E DOUTORADO. EN- TRE OS ACADÊMICOS, OS MAIS CONHECIDOS, PODEMOS CITAR O PROFESSOR OSIRES SILVA, ALÉM DE SECRETÁRIOS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS, OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS, ALTAS AUTORIDADES E PERSONALIDADES DA INICIATIVA PRIVADA, DAS IGREJAS E ONG, DADA A ELE- VAÇÃO DO NÍVEL ACADÊMICO DOS TRABALHOS MONOGRÁFICOS. VÁRIOS DESSES TRABALHOS JÁ FORAM IMPLEMENTADOS NA PRÁTICA, TORNADO O CAES UMA REFERÊNCIA NO FOCO PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. COORDENAMOS SOBRE ORIENTAÇÃO DA DEC, A SELEÇÃO DOS POLICIAIS ENVIADOS À UNI- VERSIDADE DE SALAMANCA, NA ESPANHA, PARA APRIMORAMENTO DE ESPANHOL, EM PAR- CERIA COM O SANTANDER-UNIVERSIDADE; ESTREITAMOS TAMBÉM A NOSSA COOPERAÇÃO COM A POLÍCIA NACIONAL DA FRANÇA COM A UNIVERSIDADE DIVEX; E NA ÁFRICA DO SUL,

14 COM A UNIVERSIDADE, NA CIDADE DE JANSER. OS ALUNOS DE CADA UM DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL (CAO-I, II, III/09) REALIZARAM JORNADAS NACIONAIS DE POLÍ- CIA COMPARADA, TOTALMENTE SUBSIDIADA PELO PODER PÚBLICO, ONDE TIVERAM OPOR- TUNIDADE DE CONHECER INSTITUIÇÕES COIRMÃS DE SETE UNIDADES FEDERATIVAS. APÓS MAIS DE UMA DÉCADA, O GOVERNO DE SÃO PAULO AUTORIZOU E CUSTEOU A JORNA- DA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA, QUE VISITOU A ÁFRICA DO SUL, ONDE ESTA- BELECEU UM IMPORTANTE DIÁLOGO SOBRE A SEGURANÇA NA COPA DO MUNDO EM 2014 QUE ACONTECERA AQUI NO BRASIL. A NOSSA PARCERIA COM A UNESP AVANÇOU, INCLUSIVE COM A LIBERAÇÃO DO PORTAL CAPS, DISPONIBILIZANDO O ACESSO À PESQUISA DO BANCO DE DADOS NACIONAL E INTERNACIO- NAL PARA NOSSOS ALUNOS. TODAS AS PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS REALIZADAS PELO CAES FORAM SUB- METIDAS AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO FRANCISCO, ISTO PORQUE O CAES AINDA NÃO PODE DISPOR DO SEU PRÓPRIO COMITÊ. FIRMAMOS PARCERIAS COM DUAS EDITORAS, PARA QUE EM 2011, TRANSFORMEM EM LI- VROS, AS MELHORES MONOGRAFIAS DESENVOLVIDAS POR NOSSOS OFICIAIS-ALUNOS. INICIAMOS A DISPONIBILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CAES PELA INTERNET. TODO NOSSO ACERVO ESTA, HOJE, DIGITALIZADO E ESTAMOS IMPLANTANDO TAMBÉM UM GOO- GLE/PESQUISA PARA MONOGRAFIAS DO CAES OPERAR NA ATUALIDADE, COM AMBIENTE VIRTUAL, ESTREITANDO A INTERAÇÃO ENTRE ALUNO, PROFESSORES E A ESCOLA. NOSSA BIBLIOTECA FOI APRIMORADA E NOSSOS PROFISSIONAIS, COM APOIO DO INSTITUTO PRÓ-POLÍCIA, PASSARAM POR TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO. EM PARCERIA COM O INSPER, ESTAMOS REALIZANDO PESQUISA INSTITUCIONAL SOBRE O DESEMPENHO DA RADIOPATRULHA. ESTREITAMOS NOSSA RELAÇÃO COM A PUC/SÃO PAULO E COM A FEI, PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS CONJUNTAS SOBRE TECNOLOGIA E MOBILIDADE VEICULAR. ESTREITANDO TAMBÉM NOSSOS CONTATOS COM A CAPS CNPQ, RECEBENDO VISITAS DAS MAIS ALTAS AUTORIDADES DESSAS INSTITUIÇÕES. INICIAMOS UM DIALOGO MUITO PROVEITOSO COM A FATESP, VISANDO À FUTURA CERTIFI- CAÇÃO - CAPS PARA OS CURSOS DO CAES E COMO OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS E BOLSAS PARA PESQUISAS DE FUTUROS SERVIÇOS À COMUNIDADE. ELEGEMOS ATUAR EM AÇÕES ALTERNATIVAS EM BENEFÍCIOS DE IMIGRANTES BOLIVIANOS VULNERÁVEIS, EM PARCERIA COM O CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DA BOLÍVIA. O VICE- PRESIDENTE DA BOLÍVIA, EM PASSAGEM POR SÃO PAULO, DECLAROU PUBLICAMENTE O SEU ENTUSIASMO E SUA VISÃO ELOGIOSA SOBRE ESSE PROJETO QUE ELE REPUTOU INÉDITO NO BRASIL E NA BOLÍVIA. EM PARCERIA COM A UNIBAN E COM O COMANDO DO POLICIAMENTO DA CAPITAL, EXE- CUTAMOS A JORNADA DA CIDADANIA ENVOLVENDO POLICIA MILITAR E UNIVERSIDADE NA ÁREA DO 2 BATALHÃO DE POLICIA MILITAR METROPOLITANO NA ZONA LESTE, TRABALHAN- DO EM CONJUNTO POLICIAIS MILITARES E UNIVERSITÁRIOS DAS ÁREAS DA SAÚDE, SERVIÇO SOCIAL, ÁREA JURÍDICA E EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAMOS ULTIMANDO A PREPARAÇÃO DA SE- GUNDA JORNADA QUE ACONTECERÁ EM MARÇO DE 2011 NA ÁREA DO 50 BATALHÃO DA ZONA SUL DA CAPITAL. EM PARCERIA COM A INTERNATIONAL INSTITUTE FOR CHILD RIGHTS AND DEVELOPMENT, ENVIAMOS DOIS OFICIAIS PARA O CANADÁ HABILITANDO O CAES A CRIAR CURSOS ONLINE PARA CRIANÇAS E EDUCADORES VISANDO CONSCIENTIZAR PARA O USO SEGURO DA INTER- NET, ESPECIALMENTE PARA EVITAR CRIMES DE PEDOFILIA. ESTA É TAMBÉM UMA INICIATIVA PIONEIRA NO BRASIL.

15 FINALMENTE, SEGUEM ACELERADAS AS OBRAS DO NOVO EDIFÍCIO - SEDE ACADÊMICA DO CAES - QUE SERÁ O MARCO DO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL COM INAUGURA- ÇÃO PARA ABRIR EM INICIAMOS TAMBÉM UM PROCESSO LICITATÓRIO NA ÁREA DE HOSPITALIDADE QUE PERMI- TE ACOLHER COM DIGNIDADE NOSSOS FUTUROS ALUNOS, ORIUNDOS DE OUTROS MUNICÍ- PIOS, ESTADOS E OUTROS PAÍSES. O CAES, COMPROMETIDO COM A DIFUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS, COM A INOVAÇÃO E PLURALIDADE PEDAGÓGICA, COM FOCO PROFISSIONAL EM SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA, COM A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS E DE SEU PÚ- BLICO INTERNO, COM A HOSPITALIDADE, TRANSFORMA EM REALIDADE SEU LEMA CAES A INTELIGÊNCIA A SERVIÇO DA VIDA. CARTÃO DE BOAS FESTAS Oficiais e praças do CAES desejam a todos um 2011 com muito sucesso e realizações! Acesse ao site do CAES na Internet - Elaboração: Setor de Relações Públicas do CAES Dúvidas, Críticas e Sugestões: -

Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional

Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional Edição nº º14 - Abril il/201 2011 Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional O Jornalista Rafael Barifouse, repórter da revista Época São Paulo, esteve no CAES, em 07 de abril

Leia mais

ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR

ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Órgão/Sigla: Natureza Jurídica: Subordinação: Finalidade: ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR - ADMINISTRAÇÃO DIRETA AO PREFEITO

Leia mais

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento O Ten Cel PM Enicodemos Lopes do Nascimento ingressou na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em fevereiro de 1988. Já serviu no 3º BPM de Diamantina, foi Chefe da Seção de Apoio Logístico do Centro

Leia mais

CURRICULUM VITAE EROS PICELI

CURRICULUM VITAE EROS PICELI CURRICULUM VITAE DESEMBARGADOR EROS PICELI Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo DGJUD 1.2 - Serviço de Publicações e Divulgação Dados Pessoais Desembargador EROS PICELI Filiação: José Piceli Maria

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE 2015 5º BIL na operação anhanguera-2015 2 EDITORIAL Nesta edição do nosso Informativo O Itororó apresentaremos as principais atividades realizadas pelo 5º Batalhão de Infantaria

Leia mais

BOLETIM INTERNO Nº. 011 Natal/RN, 14 de Março de 2014. (Sexta-feira)

BOLETIM INTERNO Nº. 011 Natal/RN, 14 de Março de 2014. (Sexta-feira) BI Nº. 011 CIPGd 14 DE MARÇO DE 2014 56 RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO COMPANHIA INDEPENDENTE DE

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225. Mossoró/RN, em 01 de Dezembro de 2014. (Segunda-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225. Mossoró/RN, em 01 de Dezembro de 2014. (Segunda-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225 Mossoró/RN, em 01

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR 1 NOTA DE INSTRUÇÃO N º 003/2016 PM/3 SOLENIDADE DO DIA 21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES PROMOÇÃO DE OFICIAIS MEDALHA POLICIAL

Leia mais

INFORMATIVO DOZE DE OURO

INFORMATIVO DOZE DE OURO INFORMATIVO DOZE DE OURO ABRIL 2013/24 EDITORIAL O IDO do início de abril destaca algumas das atividades que conferem ao Btl o conhecido reconhecimento no âmbito da 4ª RM: Capacitação dos Quadros para

Leia mais

SIMPÓSIO DE EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA EM OPERAÇÕES DE NÃO GUERRA

SIMPÓSIO DE EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA EM OPERAÇÕES DE NÃO GUERRA O PRIMEIRO MINUTO Informativo da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea Berço da Artilharia de Costa e da Defesa Antiaérea Ano 02 - Número 08-4 Trimestre de 2014 SIMPÓSIO DE EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA

Leia mais

Sasde realiza visita à fábrica da Brasil Kirin. Homenagem ao General Adhemar e D. Sarah. Pág. 6. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE. Pág.

Sasde realiza visita à fábrica da Brasil Kirin. Homenagem ao General Adhemar e D. Sarah. Pág. 6. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE. Pág. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE Sasdeanos e convidados Pág. são 2 recebidos na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende. Pag. 3 Sasde realiza visita à fábrica da Brasil Kirin Pág. 2 Em tradicional

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4 ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO DIRETORIA DE PESSOAL Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, CEP.: 65.074-220, Fone: (98) 3227-4088 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Quartel em Mossoró/RN, 18 de junho de 2015 BOLETIM INTERNO Nº 107. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte:

Quartel em Mossoró/RN, 18 de junho de 2015 BOLETIM INTERNO Nº 107. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte: ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Leia mais

Segurança Pública no Brasil Gestão e Tecnologia na redução criminal O exemplo de São Paulo

Segurança Pública no Brasil Gestão e Tecnologia na redução criminal O exemplo de São Paulo Secretaria de Segurança Pública Segurança Pública Polícia Militar de S. Paulo Segurança Pública no Brasil Gestão e Tecnologia na redução criminal O exemplo de São Paulo Coronel PM Ricardo Gambaroni Comandante

Leia mais

BOLETIM INTERNO Nº. 046 Natal/RN, 22 de Novembro de 2013. (Sexta-feira)

BOLETIM INTERNO Nº. 046 Natal/RN, 22 de Novembro de 2013. (Sexta-feira) BI Nº. 046 CIPGD 22 DE NOVEMBRO DE 2013 247 RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO COMPANHIA INDEPENDENTE

Leia mais

Com um breve histórico da EEFPM e as vantagens

Com um breve histórico da EEFPM e as vantagens Março e Abril / 2010 CAES participa das comemorações do Centenário da EEFPM incentivando a prática de atividade física Com um breve histórico da EEFPM e as vantagens e benefícios da prática regular da

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 112. Mossoró/RN, em 18 de Junho de 2015. (Quinta-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 112. Mossoró/RN, em 18 de Junho de 2015. (Quinta-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 112 Mossoró/RN, em 18

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL 242 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL Teresina PI, 14 de abril de 2011 (Quinta-Feira) BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº. 071/2011 PARA CONHECIMENTO DESTE CORPO DE BOMBEIROS

Leia mais

CincoPontoCinco. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 07-10 de dezembro de 2014

CincoPontoCinco. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 07-10 de dezembro de 2014 Jornal Eletrônico CincoPontoCinco CincoPontoCinco Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 07-10 de dezembro de 2014 MEIO AMBIENTE Cuidar do meio ambiente é dever de todos nós. Num momento em que

Leia mais

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE Em Pauta / 1769 Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013 244º Aniversário de criação do HCE O Hospital Central do Exército comemorou o seu 244º aniversário no dia 22

Leia mais

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999.

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. Regulamenta a Lei 9.786, de 8 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

No dia 3 de janeiro de 2014, foi. realizada a formatura de despedida de

No dia 3 de janeiro de 2014, foi. realizada a formatura de despedida de INFORMATIVO Nº 1-1º TRIMESTRE DE 2014 - LORENA - SP No dia 7 de janeiro de 2014, foi realizada a formatura de despedida de militares da Unidade. Na ocasião deixaram o convívio do Regimento Itororó o 1º

Leia mais

Quartel em Mossoró/RN, 13 de novembro de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 209. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte:

Quartel em Mossoró/RN, 13 de novembro de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 209. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte: ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Leia mais

Quartel em Mossoró/RN, 25 de julho de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 136. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte:

Quartel em Mossoró/RN, 25 de julho de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 136. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte: ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL - I 2º BATALHÃO DE POLÍCIA

Leia mais

O OFICIAL DE DIA COMO POLICIAL, AUTORIDADE POLICIAL MILITAR, AUTORIDADE PENITENCIÁRIA E AUTORIDADE JUDICIÁRIA MILITAR Luiz Carlos Couto

O OFICIAL DE DIA COMO POLICIAL, AUTORIDADE POLICIAL MILITAR, AUTORIDADE PENITENCIÁRIA E AUTORIDADE JUDICIÁRIA MILITAR Luiz Carlos Couto O OFICIAL DE DIA COMO POLICIAL, AUTORIDADE POLICIAL MILITAR, AUTORIDADE PENITENCIÁRIA E AUTORIDADE JUDICIÁRIA MILITAR Luiz Carlos Couto I - INTRODUÇÃO: O presente artigo, está sendo escrito, imaginando

Leia mais

ATIVIDADE JURÍDICA EXERCIDA POR OFICIAIS DAS POLÍCIAS MILITARES. Edgard Antônio de Souza Júnior

ATIVIDADE JURÍDICA EXERCIDA POR OFICIAIS DAS POLÍCIAS MILITARES. Edgard Antônio de Souza Júnior ATIVIDADE JURÍDICA EXERCIDA POR OFICIAIS DAS POLÍCIAS MILITARES Edgard Antônio de Souza Júnior Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais (1º Tenente QOPM) Professor de Direito Penal (Comum e Militar)

Leia mais

QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL PM/3 NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 012/2015-PM/3

QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL PM/3 NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 012/2015-PM/3 POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL PM/3 NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 012/2015-PM/3 SOLENIDADE CÍVICO MILITAR ALUSIVA AO DIA DA BANDEIRA, CONCESSÃO DE DIPLOMAS DE AMIGO

Leia mais

orgulho de ser policial militar

orgulho de ser policial militar Ser designado para comandar a 14ª RPM é um orgulho para mim. Apesar das mudanças na configuração e subordinação sofrida ao longo dos anos, várias características familiares permanecem inalteradas. Falo

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 042. Mossoró/RN, em 05 de março de 2015. (Quarta-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 042. Mossoró/RN, em 05 de março de 2015. (Quarta-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 042 Mossoró/RN, em 05

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP A P R O V O Em / / V I S T O Em / / CMT GERAL/PMPI Diretor da DEIP/PMPI POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP PLANO DO 2º CURSO TEÓRICO E PRÁTICO

Leia mais

Plano de Ação da CPA

Plano de Ação da CPA Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Plano de Ação da CPA Ano 2014 CPA/CESUPA 2014 C o m i s s ã o P r ó p r i a d e A v a l i a ç ã o C P A / C E S U P A APRESENTAÇÃO O plano de ações da CPA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 55 Discurso na cerimónia de abertura

Leia mais

Anexo I - Plano de Classificação de Documentos 33.01.01.01

Anexo I - Plano de Classificação de Documentos 33.01.01.01 Anexo I - Plano de Classificação de Documentos Secretaria de Estado de Segurança - SESEG Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ 33 - Competência: Exercer a polícia ostensiva e a preservação

Leia mais

PROJETO DE LEI CRIAÇÃO DO QOPMA

PROJETO DE LEI CRIAÇÃO DO QOPMA PROJETO DE LEI CRIAÇÃO DO QOPMA QUADRO DE OFICIAL POLICIAL MILITAR DE ADMINISTRAÇÃO (Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Administração Policial Militar) SÚMULA: A fim de dar continuidade na carreira

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 463, DE 03 DE JANEIRO DE 2012.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 463, DE 03 DE JANEIRO DE 2012. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 463, DE 03 DE JANEIRO DE 2012. Dispõe sobre o subsídio dos Militares do Estado e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER

Leia mais

MÓDULO Tópicos de Processo Civil I: Conhecimento, Tutelas de Urgência e Cautela. Tópicos de Processo Civil II: Execução. Processo Eletrônico

MÓDULO Tópicos de Processo Civil I: Conhecimento, Tutelas de Urgência e Cautela. Tópicos de Processo Civil II: Execução. Processo Eletrônico A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

LEI Nº 6.568, DE 6 DE JANEIRO DE 2005.

LEI Nº 6.568, DE 6 DE JANEIRO DE 2005. LEI Nº 6.568, DE 6 DE JANEIRO DE 2005. INSTITUI NA POLÍCIA MILITAR E NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS O SISTEMA DE ENSINO MILITAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO - AME/RJ

ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO - AME/RJ ot nojo ~ /20U Rio de Janeiro, 27 de setembro de ~OU. Do: Presidente da AMEIRJ. ;\0: ~xmo Sr. Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Assunto: Desvio de função. Esta Associação, considerando

Leia mais

PROC. Nº 6203/07 PLL Nº 183/07 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 6203/07 PLL Nº 183/07 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Irani Flôres de Siqueira nasceu em Montenegro/RS, em 11 de fevereiro de 1936, filho de Mozart Noronha de Siqueira e de Cassilda Flôres de Siqueira. É casado com Lourdes Beatriz Pereira

Leia mais

DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008

DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008 DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008 Publicado no Jornal Correio Paranaense Em, 04.06.2008 Dispõe sobre a Estrutura Regimental da Secretaria Municipal de Governo. O Prefeito Municipal de São José dos

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA RESOLUÇÃO CSDPE Nº 016/2013

CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA RESOLUÇÃO CSDPE Nº 016/2013 CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA RESOLUÇÃO CSDPE Nº 016/2013 Dispõe sobre as atribuições da Coordenação de Atendimento ao Preso Provisório da Defensoria Pública da Capital e dá outras providências.

Leia mais

A Malha Curricular a ser aplicada ao CAO/2015, transcrita a seguir, obedecerá ao seu Projeto Pedagógico.

A Malha Curricular a ser aplicada ao CAO/2015, transcrita a seguir, obedecerá ao seu Projeto Pedagógico. NP Nº 079/2015-DT/APMSAM PLANO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS CAO/ 2015 1. FINALIDADE DO PLANO Regulamentar, no âmbito da Polícia Militar do Estado de Alagoas, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais,

Leia mais

EDITAL POSTICSENASP Nº 001/2015

EDITAL POSTICSENASP Nº 001/2015 EDITAL POSTICSENASP Nº 001/2015 Processo Seletivo para ingresso na Especialização (LATO SENSU) em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos A Universidade

Leia mais

ADITAMENTO BOLETIM GERAL

ADITAMENTO BOLETIM GERAL Polícia Militar do Pará Comando Geral Ajudância Geral ADITAMENTO BOLETIM GERAL Belém Pará 05 ABR 2001 Adit. ao BG Nº 066 Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, publico o seguinte: I PARTE

Leia mais

Data: / / Local: Documento de Origem:

Data: / / Local: Documento de Origem: POLÍCIA MILITAR DA BAHIA SUBCOMANDO GERAL COORDENAÇÃO DE CERIMONIAL SOLENIDADE DE FORMATURA DO CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS POLICIAIS MILITARES PM Data: / / Local: Documento de Origem: 1º ATO

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 049. Mossoró/RN, em 16 de março de 2015. (Segunda-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 049. Mossoró/RN, em 16 de março de 2015. (Segunda-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 049 Mossoró/RN, em 16

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO DA AERONÁUTICA CERIMONIAL ICA 900-1 CERIMONIAL MILITAR DO COMANDO DA AERONÁUTICA 17 DEZ 2002 COMANDO DA AERONÁUTICA GABINETE DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA CERIMONIAL ICA 900-1 CERIMONIAL MILITAR

Leia mais

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DIREITO MILITAR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work Veículo: Site Revista Making Of Data: 20/08/2009 Seção: Marketing Pág.: www.revistamakingof.com.br Assunto:

Leia mais

TURMA ESPECIAL DE DIREITO CARREIRAS MILITARES

TURMA ESPECIAL DE DIREITO CARREIRAS MILITARES TURMA ESPECIAL DE DIREITO CARREIRAS MILITARES SISTEMA CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES SOBRE O CURSO (FAQ) 1. O CURSO DE DIREITO É RECONHECIDO PELO MEC? O aluno fará um curso

Leia mais

LEI Nº 1543, DE 10 DE ABRIL DE 2008 DE 2008.

LEI Nº 1543, DE 10 DE ABRIL DE 2008 DE 2008. LEI Nº 1543, DE 10 DE ABRIL DE 2008 DE 2008. Autoria: Poder Legislativo Estabelece normas para as cerimônias públicas e a ordem geral de precedência no Município de Lucas do Rio Verde - MT. O Prefeito

Leia mais

LEI DELEGADA N.º 79, DE 18 DE MAIO DE 2.007

LEI DELEGADA N.º 79, DE 18 DE MAIO DE 2.007 LEI DELEGADA N.º 79, DE 18 DE MAIO DE 2.007 DISPÕE sobre a SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA SSP, definindo suas finalidades, competências e estrutura organizacional, fixando o seu quadro de cargos

Leia mais

CURRICULUM VITÆ 24 DE DEZEMBRO DE 1924 - FORTALEZA CEARÁ

CURRICULUM VITÆ 24 DE DEZEMBRO DE 1924 - FORTALEZA CEARÁ CURRICULUM VITÆ NOME: FILIAÇÃO: MÃE: FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO PAI - JOSÉ RAMOS TORRES DE MELO EDITH DE FREITAS TORRES DE MELO NASCIMENTO: 24 DE DEZEMBRO DE 1924 - FORTALEZA CEARÁ CASAMENTO: FILHOS:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 9 17/10/2013 13:46 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.165, DE 29 DE ABRIL DE 2010. Regulamenta o inciso I do art. 48 da Lei n o 6.450, de 14 de outubro

Leia mais

63º BATALHÃO DE INFANTARIA BATALHÃO FERNANDO MACHADO

63º BATALHÃO DE INFANTARIA BATALHÃO FERNANDO MACHADO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA BATALHÃO FERNANDO MACHADO FLORIANÓPOLIS - SC INFORMATIVO ELETRÔNICO Nº 9 - ANO I - SETEMBRO DE 2014 EDITORIAL Se no mês de agosto juramos a inteira dedicação ao serviço Pátria,

Leia mais

Cinco Ponto Cinco. Jornal Eletrônico IMAGEM DO DIA. Assessoria de Imprensa da PMMG Edição 632 5 de Setembro de 2012

Cinco Ponto Cinco. Jornal Eletrônico IMAGEM DO DIA. Assessoria de Imprensa da PMMG Edição 632 5 de Setembro de 2012 Jornal Eletrônico Cinco Ponto Cinco Assessoria de Imprensa da PMMG Edição 632 5 de Setembro de 2012 IMAGEM DO DIA A 4ª Cia PM Ind MAT, em parceria com o Distrito Escoteiro Zona da Mata, arrecadou 2.500

Leia mais

INFORMATIVO GARANÇA JUIZ DE FORA - ABRIL-MAIO-JUNHO DE 2014 Nº 02 EDITORIAL

INFORMATIVO GARANÇA JUIZ DE FORA - ABRIL-MAIO-JUNHO DE 2014 Nº 02 EDITORIAL JUIZ DE FORA - ABRIL-MAIO-JUNHO DE 2014 Nº 02 h t t p : / / w w w. c m j f. e n s i n o. e b. b r Colégio Militar de Juiz de Fora ouvidoria@cmjf.ensino.eb.br EDITORIAL Após um semestre de intensas atividades,

Leia mais

HCE EM ATOS... HOTEL DE TRÂNSITO- CENTRO GENERAL ERNANI AYROSA

HCE EM ATOS... HOTEL DE TRÂNSITO- CENTRO GENERAL ERNANI AYROSA HCE EM ATOS... Responsabilidade Social ACISO na Maré Duas fonoaudiólogas do HCE, as tenentes Danielle Lopes e Renata Cony participaram da Ação Cívico-Social (Aciso) do CPOR, que aconteceu no Complexo da

Leia mais

FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS

FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS Dia dos Surdos 2009 Apresentação No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas

Leia mais

Edital para Seleção Pública 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA PÚBLICA E MODALIDADES DE POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO

Edital para Seleção Pública 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA PÚBLICA E MODALIDADES DE POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO Edital para Seleção Pública 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA PÚBLICA E MODALIDADES DE POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO A Escola de Administração Pública do Amapá EAP torna pública a abertura

Leia mais

Senado Federal COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS

Senado Federal COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS Senado Federal COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS COMISSÃO EXTERNA CRIADA PARA COLHER IN LOCO INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE OCORRIDO NA LINHA 4 DO METRÔ DE SÃO PAULO, INCLUSIVE AS MEDIDAS ADOTADAS NO ÂMBITO

Leia mais

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL 36º BI MTZ INFORMATIVO SENTINELA DO TRIÂNGULO 36º Batalhão de Infantaria Motorizado - Uberlândia-MG EDITORIAL Prezado leitor, Neste mês, na guarnição de Uberlândia-MG, destacamos a Semana do Soldado com

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL BOLETIM GERAL Nº 093 Natal/RN, 22 de Maio de 2014. (Quinta-feira)

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM DIREITO MILITAR Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

ROSANA DALLA COSTA FÉLIX MEDIA TRAINING DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL - TREINAMENTO PARA GESTORES RELATÓRIO TÉCNICO

ROSANA DALLA COSTA FÉLIX MEDIA TRAINING DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL - TREINAMENTO PARA GESTORES RELATÓRIO TÉCNICO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA PÚBLICA ROSANA DALLA COSTA FÉLIX MEDIA TRAINING DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL - TREINAMENTO PARA GESTORES

Leia mais

Calendário Acadêmico 2015. Apresentação. À Comunidade Acadêmica da UCB

Calendário Acadêmico 2015. Apresentação. À Comunidade Acadêmica da UCB Calendário Acadêmico 2015 Apresentação À Comunidade Acadêmica da UCB A Reitoria da Universidade Católica, ao aprovar a proposta de Calendário Acadêmico UCB/2015, deseja outorgar a todos um instrumento

Leia mais

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO CURSO DE PREPARAÇÃO E SELEÇÃO

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO CURSO DE PREPARAÇÃO E SELEÇÃO 1 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO Pesquisa n 1-22 de maio de 2013 CURSO DE PREPARAÇÃO E SELEÇÃO AQUI SÃO SELECIONADOS OS FUTUROS LÍDERES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Leia mais

ANO I, NÚMERO 6, JUNHO/JULHO DE

ANO I, NÚMERO 6, JUNHO/JULHO DE JORNAL MATER CHRISTI ANO I, NÚMERO 6, JUNHO/JULHO DE 2015 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi realizou no dia 15 de junho de 2015, o Simulado ENADE nos Cursos de Administração, Ciências

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL,

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Especialização: Direito Penal Ênfase: Segurança Pública PÓS-GRADUAÇÃO 2012 A FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Instituição de Ensino Superior, aprovada pelo Decreto Estadual n. 73.815,

Leia mais

Portifólio Regina Ramalho

Portifólio Regina Ramalho 1 Portifólio Regina Ramalho Diretora de Comunicação e Editora do Pró Trabalhador Aniger Comunicação janeiro de 2013 até o momento (1 ano 6 meses)aclimação Regina Ramalho- Estratégias de comunicação e Assessoria

Leia mais

Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública

Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública Veículo: Portal Agência Alagoas Data: 15/05/2015 Coluna/Editoria: EDUCAÇÃO Página: On-line Agência Alagoas Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública Documento está disponível no

Leia mais

1. APRESNTAÇÃO DO CURSO

1. APRESNTAÇÃO DO CURSO 1. APRESNTAÇÃO DO CURSO 1.1 NOME: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO 1.2 TÍTULO CONCEDIDO: ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO 1.3 PÚBLICO ALVO: PSICÓLOGOS REGULARMENTE INSCRITOS

Leia mais

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França Programação XV Semana de Relações Internacionais Tema: Terrorismo: O que eu vejo não é o que você vê Dias 10, 11 e 12 de Agosto Campi Asa Norte e Taguatinga I Mediadores: Taguatinga 1º dia: Professora

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DO DESPORTO ESCOLAR CBDE FEDERAÇÃO GOIANA DE DESPORTO ESCOLAR FGDE CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DO DESPORTO ESCOLAR CBDE FEDERAÇÃO GOIANA DE DESPORTO ESCOLAR FGDE CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO BOLETIM Nº 01 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DO DESPORTO ESCOLAR CBDE FGDE CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO Novembro de 2012 BOLETIM 01 GOIÂNIA-GOIÁS O Comitê Organizador do VI Campeonato Brasileiro

Leia mais

REGULAMENTO DAS SESSÕES PÚBLICAS SOLENES OU SIMPLES DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E TECNÓLOGOS

REGULAMENTO DAS SESSÕES PÚBLICAS SOLENES OU SIMPLES DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E TECNÓLOGOS REGULAMENTO DAS SESSÕES PÚBLICAS SOLENES OU SIMPLES DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E TECNÓLOGOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS FACEL Este regulamento pretende servir

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 Dispõe sobre os cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia, e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições

Leia mais

Out/Nov/Dez/2002. Passagem de Comando do CGCFN. Notícias & Eventos do Corpo de Fuzileiros Navais

Out/Nov/Dez/2002. Passagem de Comando do CGCFN. Notícias & Eventos do Corpo de Fuzileiros Navais Out/Nov/Dez/2002 Passagem de Comando do CGCFN Notícias & Eventos do Corpo de Fuzileiros Navais 1 Promoção de Almirantes Nossa Capa Cerimônia de Passagem de Comando do CGCFN, 20 de dezembro de 2002 No dia

Leia mais

Universidade Estácio de Sá Comissão Própria de Avaliação

Universidade Estácio de Sá Comissão Própria de Avaliação Universidade Estácio de Sá Comissão Própria de Avaliação Dimensão 2: Política para Ensino de Pós-Graduação lato sensu Identificação: Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu Gestor responsável: Eliane Maria

Leia mais

Destino: EUA. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE. 6º Torneio de Tiro General Monte Serrat. Pág. 2. Pág. 5. Ano 20 20 Número 128

Destino: EUA. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE. 6º Torneio de Tiro General Monte Serrat. Pág. 2. Pág. 5. Ano 20 20 Número 128 Ano 20 20 Número 128 Destino: EUA Edição OUTUBRO/ NOVEMBRO/ DEZEMBRO 2012 Sasdeanos e convidados visitam relevantes pontos de interesse nos Estados Unidos Páginas 3 e 4 1º Curso de Paraquedismo Civil da

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL APRESENTAÇÃO O curso de especialização em tecnologia de celulose e papel, em nível de pós-graduação, oferecido pela Universidade Federal de Viçosa

Leia mais

INSTITUTO LOJAS RENNER

INSTITUTO LOJAS RENNER 2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO LOJAS RENNER Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, formação de jovens e desenvolvimento da comunidade fazem parte da essência do Instituto.

Leia mais

Nº: 5745 terça feira, 05 de maio de 2015 COMISSÃO DIRETORA. ATO DA COMISSÃO DIRETORA N O 5, de 2015

Nº: 5745 terça feira, 05 de maio de 2015 COMISSÃO DIRETORA. ATO DA COMISSÃO DIRETORA N O 5, de 2015 30/06/2015 Boletim Administrativo Eletrônico de Pessoal Nº: 5745 terça feira, 05 de maio de 2015 COMISSÃO DIRETORA ATO DA COMISSÃO DIRETORA N O 5, de 2015 Revisa e altera os objetivos estratégicos do plano

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 183. Mossoró/RN, em 28 de Setembro de 2015. (Segunda-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 183. Mossoró/RN, em 28 de Setembro de 2015. (Segunda-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 183 Mossoró/RN, em 28

Leia mais

* DECRETO Nº 21.459, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2009. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais,

* DECRETO Nº 21.459, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2009. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, Governo do Estado do Rio Grande do Norte Gabinete Civil Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais * DECRETO Nº 21.459, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2009. Institui o Programa Estadual de Proteção a Vitimas

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL UNIDADE SANTO AMARO São Paulo, fevereiro de 2012 NOSSA MISSÃO Proporcionar acesso a um ensino de qualidade para diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE SAÚDE

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE SAÚDE RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE SAÚDE BOLETIM INTERNO N 181 Natal/ RN, em 22 de setembro de 2015. (terça-feira) Diretor de

Leia mais

A gente aprende, Agente ensina

A gente aprende, Agente ensina DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO RELATÓRIO 01/JANEIRO A 10 DE ABRIL/2013 100 DIAS GOVERNO PROGRAMAS PERMANENTES DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Histórico. Formação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Brasil

Histórico. Formação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Brasil Histórico 40 ANOS DE Pós-graduação NO IME Formação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Brasil Wilma de Araújo Gonzalez a, Itamar Borges Júnior a,b, José Luiz Lima Vaz

Leia mais

2015 HPM COMEMORA 102 ANOS

2015 HPM COMEMORA 102 ANOS HPM Informa Seção de Comunicação Organizacional 1ª edição Agosto/Setembro de 2015 HPM COMEMORA 102 ANOS págs. 4 e5 Seminário de Saúde Mental Prevenção ao Suicídio págs. 3 Dia dos Pais Passagem de Comando

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 552, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 552, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 552, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Altera os artigos 31 e 34, bem como os Anexos I e II, da Lei Complementar Estadual nº 446, de 29 de novembro de 2010, e dá outras

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR REGULAMENTO ADMINISTRATIVO DA XV OLIMPÍADA CATARINENSE DE BOMBEIROS Itajaí, 5 de

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso Discurso proferido pelo Deputado Federal Capitão Wayne, dia 28/06/2005, por ocasião da Sessão Solene em Homenagem aos Bombeiros Militares. Senhor Presidente; Senhores Comandantes Geral do Bombeiro Militar;

Leia mais

=BOLETIM INTERNO N 101/13 - BPTran= PARA CONHECIMENTO DO BPTRAN E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLIQUE-SE O SEGUINTE:

=BOLETIM INTERNO N 101/13 - BPTran= PARA CONHECIMENTO DO BPTRAN E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLIQUE-SE O SEGUINTE: ESTADO DO AMAPÁ POLÍCIA MILITAR BATALHÃO DE POLICIAMENTO DE TRÂNSITO - BPTran QUARTEL EM MACAPÁ-AP 07 DE JUNHO DE 2013 6ª FEIRA =BOLETIM INTERNO N 101/13 - BPTran= PARA CONHECIMENTO DO BPTRAN E DEVIDA

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Calhau São Luís MA CEP: 65.074-220tel. (098) 3268-3059

Leia mais

NOTA DE SERVIÇO Nº 001/2014 / CBMMA

NOTA DE SERVIÇO Nº 001/2014 / CBMMA VISTO Em: / /2014 Subcmt. Geral CBMMA ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL COMISSÃO DE FESTA DOS 111 ANOS DO CBMMA NOTA DE SERVIÇO Nº 001/2014

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA Edição agosto de 2015 APRESENTAÇÃO O curso GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA aborda os aspectos conceituais

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Militar Legislação da Polícia Militar Parte 05 Wagner Gomes

Tropa de Elite - Polícia Militar Legislação da Polícia Militar Parte 05 Wagner Gomes Tropa de Elite - Polícia Militar Legislação da Polícia Militar Parte 05 Wagner Gomes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. PROMOÇÃO CONCEITO: O acesso na hierarquia

Leia mais

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO SALVADOR.

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO SALVADOR. REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO SALVADOR. Este regulamento pretende servir de instrumento informativo e orientador das cerimônias

Leia mais