Media Training para os Porta-Vozes da Polícia Militar

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Media Training para os Porta-Vozes da Polícia Militar"

Transcrição

1 Dezembro / 2010 Media Training para os Porta-Vozes da Polícia Militar (NOTA DE SERVIÇO Nº CComSoc 001/10/10) Foi realizado pelo Centro de Comunicação Social treinamento de media training aos oficiais porta-vozes, finalizando as atividades com palestra, no dia 13 de dezembro, proferida pelo jornalista Valmir Salaro da Rede Globo. O principal objetivo desse treinamento foi Instruir e treinar os oficiais porta-vozes e policiais designados pelo Centro de Comunicação Social para que possam identificar e aproveitar as diversas oportunidades de entrevistas sejam factuais ou opinativas, concedidas em todo o Estado, para transmitir mensagens da Polícia Militar para a população e passarem a serem multiplicadores em suas áreas de atuação. O treinamento foi em um único dia, dividido por turmas dentro do período de 29 de novembro a 09 de dezembro, das 07h45min às 17h30, na Empresa de Comunicação S2PUBLICOM - localizada na Av. Eng Luiz Carlos Berrini, O trabalho do porta-voz é divulgar as ações e atividades de sua Unidade de maneira a manter constante contato com as mídias locais, sugerindo pautas com notícias positivas e assessorando o comando nas entrevistas. A área de Ensino foi representada pelos oficiais: Cap PM Shirley Maronez de Souza, pela APMBB; 1º Ten PM Rodrigo de Oliveira Andreo Hernandes, pela DEC; 1º Ten QAO- PM Maria Aparecida de Morais, pelo CAES; 1º Ten Douglas Souza Campos, pela ESSgt; 1º Ten Antonio Martinho Neto, pela ESSd; 1º Ten PM Fernando Augusto de Paiva Pacheco, pela EEFPM.

2 Museu de Polícia Militar homenageia os 125 anos do General Miguel Costa Em 01 de dezembro de 2010, às 18h00, o Museu de Polícia Militar em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ECT lançou o carimbo e selo personalizados em homenagem a passagem dos 125 anos do aniversário de nascimento do General Miguel Costa. O cerimonial de obliteração do selo, presidida pelo Sr Airton de Souza, Gerente de Vendas da Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Metropolitano, mediante aposição do carimbo comemorativo em cartela filatélica, foi realizado com presença de autoridades civis, militares e familiares do General Miguel Costa. Sr Gilberto de Moraes Costa e Sr Yuri Abiazi Costa, filho e neto do Gen Miguel Costa Ten Cel PM Àlvaro, Diretor do Museu, e o Cel PM Arruda, Cmt do CAES O Museu de Polícia Militar está instalado em prédio projetado por Ramos de Azevedo no final do Século XIX, que ainda preserva muito de suas linhas originais, com amplas janelas e portas em pinho-de-riga, ladrilhos hidráulicos portugueses, escadaria em mármore de carrara e vitrais franceses. Seu acervo é de aproximadamente 10 mil objetos que documentam épocas e significações históricas da corporação. Criado em 1958, como Museu Militar de São Paulo, era vinculado à então Secretaria Estadual de Educação, para preservar a memória da Força Pública e das Forças Armadas na história de São Paulo. Em 1976, foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública, subordinando-se à PMESP e direcionando seus objetivos para os fatos históricos relevantes das polícias militares de todo o país e, em particular, a de nosso estado. A biblioteca do museu possui algo em torno de 8 mil títulos, aproximadamente 30 mil fotos, 12 mil periódicos, 20 mil negativos e 20 mil diapositivos; também reúne todos os boletins gerais da Força Pública, da Guarda Civil e da atual Polícia Militar. Site oficial:

3 Oficiais alunos do CSPI/10 entregam mimo da África ao Cmt-Geral O Cmt do CAES, Cel PM Arruda, e a Comissão de Formatura do CSPI/10, compareceram no gabinete do Cmt-Geral, Cel PM Álvaro Batista Camilo, em 02 de dezembro, para entregar um presente da Jornada Internacional de Policia Comparada, realizada na África do Sul. O presente, um ovo de avestruz, contém em sua superfície o mapa da África e a foto do BIG FIVE: leão, hipopótamo, elefante, rinoceronte e búfalo os cinco maiores mamíferos da Terra. Resolução disciplina crimes dolosos Segurança Pública GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SSP-110, de Disciplina o procedimento em ocorrências que envolvam crimes dolosos contra a vida, praticados por policiais militares contra civis. Considerando a necessidade de padronizar o procedimento a ser adotado nas ocorrências que envolvam crimes dolosos contra a vida, praticados por policiais militares, eliminando interpretações geradoras de desinteligências entre a Polícia Civile a Polícia Militar; Considerando ser indevida a condução de autores desses crimes, em razão de prisão em flagrante delito,às unidades da Polícia Militar, para a prática de atos de políciajudiciária militar, causando embaraços e prejuízos à imediata coleta de provas e demais providências a cargo da autoridade policial civil, o Secretário da Segurança Pública, resolve: Artigo 10 Nos crimes dolosos contra a vida, praticados por policiais militares contra civis, os autores deverão ser imediatamente apresentados à autoridade policial civil para as providências decorrentes de atividade de polícia judiciária, nos termos da legislação em vigor (art. 9º, parágrafo único do Código Penal Militar e art. 10, 3 c/c art. 82 do Código de Processo Penal Militar); Artigo 20 a imediata apresentação determinada pelo artigo anterior não inibe a autoridade de polícia judiciária militar de instaurar, por portaria, Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração de eventuais delitos conexos, propriamente militares, dada a imperiosa cisão das ações penais no concurso de crimes comuns e militares, a teor do disposto no art. 79, inc I, do CPP e art. 102, alínea a do CPPM. Artigo 30 Esta Resolução passa a vigorar na data de sua publicação.

4 Parceria com o INSPER O CAES realiza pesquisa em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa - INSPER sobre Influência de fatores internos e externos no desempenho profissional do policial militar do programa de radiopatrulhamento executado na cidade de São Paulo. Os professores do INSPER participantes do projeto são a Drª Regina Madalozzo e o Dr Gazi Islam, e por parte do CAES, são os professores Maj Res PM Francisco Wanderley Rohrer e o Cel Res PM José Vicente da Silva. No dia 06DEZ10, 30 Oficiais escolhidos pelo CPC se reuniram no auditório do QCG para validarem o questionário que será aplicado durante a pesquisa e para auxiliarem na elaboração de outros instrumentos de coletas de dados. Visita à Procuradoria Geral de Justiça Os oficiais-alunos do CSPI/10 visitaram, em 07 de dezembro, a Procuradoria Geral de Justiça como parte das atividades relativas às visitas a Órgãos Públicos. No local, foram recepcionados pelo Subprocurador Geral de Justiça - Assuntos Jurídicos - Dr. Sérgio Turra Sobrane. O Promotor de Justiça, Dr. Luiz Henrique Cardoso Dal Poz, fez uma palestra a respeito da atuação do MP no combate ao crime organizado e a importância do trabalho integrado com a Polícia Militar, notadamente na área de Inteligência.

5 Formatura do CSPI/10 Em cerimônia realizada no Auditório Ulysses Guimarães, em 10 de dezembro de 2010, com a presença de autoridades civis e militares, 46 profissionais de polícia receberam seu diploma pela conclusão do Curso Superior de Polícia Integrado/10. Foram 20 delegados e 26 oficiais superiores, sendo 19 da PMESP, 04 oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro; 01 da Polícia Militar do Sergipe, 01 da Polícia Militar da Paraíba e 01 da Polícia Militar do Amazonas. O evento foi presidido pelo Secretário Chefe da Casa Civil, Dr Luiz Antonio Guimarães Marrey, na ocasião representando o Governador Alberto Goldman. Também compareceram e compuseram a mesa de honra, o Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Dr Arnaldo Hossepian Salles Lima Jr.; o Cônsul Geral da África do Sul, Sr Yusuf Omar; o Cmt-G da Polícia Militar, Cel Alvaro Batista Camilo; o Delegado-Geral de Polícia, Dr Domingos Paulo Neto; o Diretor de Ensino e Cultura, Cel PM Claudio Antonio Rissotto; e os comandantes das escolas, CAES - Cel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda - e o Delegado Divisionário da ACADEPOL - Dr Kleber Antonio Torquato Altale. Por conta da realização da Jornada Internacional de Polícia Comparada, que teve como destino a África do Sul, por ter sediado a última Copa do Mundo, foi passado um clip com os momentos da viagem e entregue ao Sr Yusuf Omar, Cônsul Geral da África do Sul, uma homenagem pelas mãos do Cel PM Arruda e Dr Kleber, Cmt do CAES e ACADEPOL, respectivamente. Receberam seus diplomas, os três primeiros colocados da Polícia Militar e Civil: Terceiro colocado da Polícia Militar: Major PM Glauco Silva de Carvalho e da Polícia Civil, Dr Marcos Cremonesi;

6 Segundo colocado da Polícia Militar: Major PMERJ Andreia dos Santos Ramos e da Polícia Civil, Dr Gilson Cezar Pereira da Silveira; Primeiro colocado da Polícia Militar: Major PM Kleber Danúbio Alencar Júnior, que também recebeu a Medalha e Diploma Pedro Dias de Campos, e da Polícia Civil, Dra Marcia Melchert Giudice. O Patrono da turma, Delegado-Geral de Polícia, Dr Domingos Paulo Neto, e o Paraninfo, Cmt- G, Cel PM Álvaro Batista Camilo, foram homenageados e receberam mimos dos formandos. Ao final, todos se congraçaram em um coquetel oferecido pela turma aos convidados no hall nobre do Palácio.

7 44ª Prova pedestre Sargento Gonzaguinha A Polícia Militar, por meio da Escola de Educação Física (EEF) realizou, no dia 12 de dezembro de 2010, na Av. Cruzeiro do Sul nº 548 Canindé, a 44ª Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha. A prova Pedestre Sargento Gonzaguinha, tradicional no calendário desportivo do Brasil, é a última seletiva para os pelotões de elite da Corrida Internacional de São Silvestre. Reconhecida oficialmente pela Federação Paulista de Atletismo, Fonte: tem percurso de 15 quilômetros e é realizada nas ruas da Zona Norte da Cidade de São Paulo. Os objetivos a serem alcançados neste evento: intensificar a interação entre a Polícia Militar e a Comunidade por meio do esporte e proporcionar à população mais oportunidade de participar de uma atividade física saudável. O ano de 2010 marcou para a Polícia Militar do Estado de São Paulo o Centenário da sua Escola de Educação Física - EEF. Foram 100 (cem) anos de incontáveis feitos e acontecimentos que forjaram a importância e tradição desta Casa de Ensino. Centro de Excelência na formação de bacharéis em Educação Física no Brasil atua também, com maestria na especialização dos policiais militares, buscando incessantemente o aprimoramento técnico-profissional e a melhoria na qualidade de vida de nossos policiais. Vale ressaltar que as Instituições Policiais de outros Estados da Federação podem e contam com o serviço, estrutura e experiência de nossa Escola. Junto à comunidade, exerce e oferece, ainda, inúmeras outras atividades como Escola de esportes, condicionamento físico, atividades de origem oriental (lian-golg, hatha-yoga), tudo visando a melhor qualidade de vida das pessoas. Melhores informações poderão ser obtidas junto na EEF, por meio dos telefones: e Fonte: Marilson Gomes dos Santos(C), atleta da equipe BMF&Bovespa/Pão de Açúcar, antes de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na 44ª Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha 2010, a última seletiva para a 86ª Corrida Internacional de São Silvestre 2010, em comemoração ao 179º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o centenário da Escola de Educação Física da entidade. Marilson venceu a prova com o tempo de 44m23s. Foto: MARCELO FERRELLI / Gazeta Press

8 Claudio Haddad recebe Medalha Brigadeiro Tobias da Polícia Militar A Medalha Brigadeiro Tobias é a mais alta condecoração da Polícia Militar e foi instituída pelo decreto nº , de 07 de dezembro de 1965, em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da milícia estadual, com a finalidade de condecorar os integrantes da corporação e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem com o aperfeiçoamento e avanço das atividades. Em 2010, foram agraciadas 65 pessoas, entre autoridades civis e militares, que de alguma maneira contribuíram para a melhoria da sociedade. O Presidente do Insper, Claudio Haddad, recebeu a condecoração em cerimônia solene realizada na quarta-feira, 15/12, na Academia do Barro Branco. Insper e a Polícia Militar estabeleceram parceria que oferece bolsas de estudo aos oficiais indicados pela corporação O Insper e a Polícia Militar do Estado de São Paulo assinaram uma parceria para capacitação de oficiais em fevereiro de A instituição de ensino oferece aos policiais bolsas de estudos integrais dos cursos de pós-graduação lato sensu - MBAs Executivo, Certificates e cursos abertos de Educação Executiva. Foi uma grande honra e alegria receber esta homenagem. É uma satisfação ainda maior ver o Insper contribuindo para o aprimoramento da Polícia Militar e, consequentemente, para a segurança e bem estar da população do Estado de São Paulo (Claudio Haddad). Fonte:

9 Festa de Final de Ano A Festa de Final de Ano do CAES aconteceu dia 17 de dezembro no Clube de Campo da SA- BESP/Cantareira. Com a participação de oficiais, praças, e seus familiares, a festa contou com um buffet natalino para o almoço e sorteio de vários brindes doados por parceiras da escola.

10 As crianças receberam brinquedos: bonecas para as meninas e carrinhos para os meninos. O local com grande área arborizada, também possue lago para pesca, playground e cachoeira. Foi diversão para a família inteira.

11 O Ten Cel PM João Abner Nossa, Cmt do 2º BPB/M, marido da Sd PM Elza Silva Nossa, do CAES, aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de uma medalha comemorativa do aniversário do Dois de Ouro ao Cel PM Arruda, pois o Cmt do CAES não pode comparecer ao evento. Também foram homenageados os promovidos em 15 de dezembro: Maj PM Célio e Cb PM França, ambos receberam uma pequena lembrança do efetivo do CAES. Treinamento O 1º Sgt PM José Milton Marques de Carvalho, da Seção de Coordenação do CAES, concluiu com aproveitamento o CEP-Docência para Tiro Defensivo na Preservação da Vida - Método Giraldi VI/10, desenvolvido no período de 22 de novembro a 21 de dezembro, sob responsabilidade da Escola de Educação Física. Segundo o Sgt Carvalho: Conhecer novas técnicas, a grande diversificação de ensinamentos dos instrutores, fazer novas amizades e o mais fascinante: aprender a ensinar o policial a usar a sua arma de fogo para servir e proteger a sociedade e a si próprio. É em cima dessas duas premissas que se alicerça a finalidade do Tiro Defensivo na Preservação da Vida Método Giraldi (...). Em todo transcorrer do curso é notória a preocupação em preparar o policial para usar a sua arma de fogo com técnica, com tática, com psicologia, dentro dos limites das Leis e dos Direitos Humanos, tendo como prioridade, a preservação da vida e da integridade física das pessoas (...). Espero em breve poder repassar todos os ensinamentos que aprendi no curso, pois mais sábio que aprender é retransmitir os conhecimentos adquiridos. O Sgt Carvalho recebeu seu diploma das mãos do Cel PM Hudson Tabajara Camilli, Cmt da EEFPM

12 Aniversariantes e PM do Mês-Dez Com um café da manhã, do dia 21 de dezembro, os aniversariantes do mês de dezembro foram homenageados. Aproveitou-se a oportunidade para desejar votos de Feliz Natal. O Sd PM José Roberto da Silva, da Seção de Coordenação, aniversariou em 13 de dezembro. O Maj PM Célio Egidio da Silva, Ch da Seção de Adm, faz aniversário dia 23 de novembro. O 1º Ten QAOPM Rubens Cardoso Ribeiro, do P1, faz aniversário em 24 de dezembro. Parabéns! Muita saúde e sucesso! A Sd PM Temp Ana Paula de Alencar Barão, auxiliar do Setor de Relações Públicas, foi eleita Policial do mês de dezembro e recebeu seu diploma das mãos do Ten Cel PM Luiz Carlos, Subcmt do CAES. Desde sua chegada ao CAES, demonstrou elevada capacidade e responsabilidade profissional, assumindo missões nunca antes feitas, com competência e desembaraço. Retornando de férias, o 3º Sgt Emerson Alves Roque, da Seção de Coordenação, recebeu seu diploma de policial do mês relativo ao mês de outubro, das mãos do Cmt do CAES, Cel PM Arruda.

13 Relatório 2010 NO ANO DE 2010, O CENTRO DE ALTOS ESTUDOS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA MILITAR - O CAES, CONSOLIDOU- SE COMO O MAIS IMPORTANTE POLO DIFUSOR EM ENSINO DE PÓS- GRADUAÇÃO DO PAÍS NAS CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA, PLANE- JANDO E EXECUTANDO A POLÍTICA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: POLÍ- CIA MILITAR PAULISTA. O CAES SOFREU PROFUNDAS MODIFICAÇÕES PROPOSTAS PELA LEI COMPLEMENTAR 1036, DE 2008, E PELO DECRETO ESTADUAL 54911, DE AS REALIZAÇÕES DO CAES, EM 2010, PODEM SER AGRUPADAS EM TRÊS GRANDES EIXOS: - A PREPARAÇÃO DE QUADROS PROFISSIONAIS PARA O OFICIALATO SUPERIOR DA POLÍCIA MILITAR E INSTITUIÇÕES COIRMÃS: CONCLUÍMOS O APERFEIÇOAMENTO DE 359 CAPITÃES DE SÃO PAULO E DOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL E SERGIPE. TITULAMOS A PRIMEIRA TURMA EM MESTRES PROFISSIONAIS EM CIÊN- CIAS POLICIAIS E SEGURANÇA E ORDEM PUBLICA ; TITULAMOS TAMBÉM DUAS TURMAS DO CURSO SUPERIOR DE POLICIA, TOTALIZANDO 61 OFICIAIS DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, SERGIPE, AMAZONAS E PARAÍBA. EM 2010 FOI REATIVADO O CURSO SUPERIOR DE POLICIA INTEGRADO COM A POLÍCIA CIVIL E TÉCNICO-CIENTÍFICA, QUE FOI UM SUCESSO; DE MODO QUE OS OFICIAIS-ALUNOS TIVES- SEM CARGA DE ATIVIDADES NA ACADEPOL, E OS DELEGADOS DE POLÍCIA E UMA MÉDICA- LEGISTA CONVIDADA CUMPRISSEM ATIVIDADES NO CAES REFORÇANDO O ENTENDIMENTO E COOPERAÇÃO ENTRE AS AUTORIDADES POLICIAIS DAS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO. A TURMA DO CSPI, FORMADA EM DEZEMBRO DE 2010, CONSTITUIU-SE NA PRIMEIRA TUR- MA DE DOUTORES EM CIÊNCIAS POLICIAIS SEGURANÇA E ORDEM PUBLICA, TITULADA PELO CAES. OS JOGOS DE POLÍCIA E DE BOMBEIROS, QUE PERMITEM AOS FUTUROS COMANDANTES EXERCITAR NA PRÁTICA O PLANEJAMENTO OPERACIONAL QUE SERÁ EXIGIDO, PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO GOVERNO, NO BRASIL, TORNARAM-SE REALIDADE, COM AS DISCIPLINAS EXPO : EXERCÍCIOS DE PLANEJAMENTO DE POLÍCIA OSTENSIVA, E EXPER : EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO DE EMERGÊNCIA. AS AVALIAÇÕES DOS PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO FORAM REDUZIDAS A TRA- BALHOS EM GRUPO, REDAÇÃO INDIVIDUAL DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E DISSERTAÇÃO DE TESE. COM APOIO DO COMANDO GERAL DA POLICIA MILITAR E DO GOVERNO DE SÃO PAULO, CONVIDAMOS E TROUXEMOS, INCLUSIVE DE OUTROS ESTADOS BRASILEIROS, ESPECIALISTAS MAIS RENOMADOS DO PAÍS PARA COMPOR AS BANCAS DE MESTRADO E DOUTORADO. EN- TRE OS ACADÊMICOS, OS MAIS CONHECIDOS, PODEMOS CITAR O PROFESSOR OSIRES SILVA, ALÉM DE SECRETÁRIOS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS, OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS, ALTAS AUTORIDADES E PERSONALIDADES DA INICIATIVA PRIVADA, DAS IGREJAS E ONG, DADA A ELE- VAÇÃO DO NÍVEL ACADÊMICO DOS TRABALHOS MONOGRÁFICOS. VÁRIOS DESSES TRABALHOS JÁ FORAM IMPLEMENTADOS NA PRÁTICA, TORNADO O CAES UMA REFERÊNCIA NO FOCO PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. COORDENAMOS SOBRE ORIENTAÇÃO DA DEC, A SELEÇÃO DOS POLICIAIS ENVIADOS À UNI- VERSIDADE DE SALAMANCA, NA ESPANHA, PARA APRIMORAMENTO DE ESPANHOL, EM PAR- CERIA COM O SANTANDER-UNIVERSIDADE; ESTREITAMOS TAMBÉM A NOSSA COOPERAÇÃO COM A POLÍCIA NACIONAL DA FRANÇA COM A UNIVERSIDADE DIVEX; E NA ÁFRICA DO SUL,

14 COM A UNIVERSIDADE, NA CIDADE DE JANSER. OS ALUNOS DE CADA UM DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL (CAO-I, II, III/09) REALIZARAM JORNADAS NACIONAIS DE POLÍ- CIA COMPARADA, TOTALMENTE SUBSIDIADA PELO PODER PÚBLICO, ONDE TIVERAM OPOR- TUNIDADE DE CONHECER INSTITUIÇÕES COIRMÃS DE SETE UNIDADES FEDERATIVAS. APÓS MAIS DE UMA DÉCADA, O GOVERNO DE SÃO PAULO AUTORIZOU E CUSTEOU A JORNA- DA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA, QUE VISITOU A ÁFRICA DO SUL, ONDE ESTA- BELECEU UM IMPORTANTE DIÁLOGO SOBRE A SEGURANÇA NA COPA DO MUNDO EM 2014 QUE ACONTECERA AQUI NO BRASIL. A NOSSA PARCERIA COM A UNESP AVANÇOU, INCLUSIVE COM A LIBERAÇÃO DO PORTAL CAPS, DISPONIBILIZANDO O ACESSO À PESQUISA DO BANCO DE DADOS NACIONAL E INTERNACIO- NAL PARA NOSSOS ALUNOS. TODAS AS PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS REALIZADAS PELO CAES FORAM SUB- METIDAS AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO FRANCISCO, ISTO PORQUE O CAES AINDA NÃO PODE DISPOR DO SEU PRÓPRIO COMITÊ. FIRMAMOS PARCERIAS COM DUAS EDITORAS, PARA QUE EM 2011, TRANSFORMEM EM LI- VROS, AS MELHORES MONOGRAFIAS DESENVOLVIDAS POR NOSSOS OFICIAIS-ALUNOS. INICIAMOS A DISPONIBILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CAES PELA INTERNET. TODO NOSSO ACERVO ESTA, HOJE, DIGITALIZADO E ESTAMOS IMPLANTANDO TAMBÉM UM GOO- GLE/PESQUISA PARA MONOGRAFIAS DO CAES OPERAR NA ATUALIDADE, COM AMBIENTE VIRTUAL, ESTREITANDO A INTERAÇÃO ENTRE ALUNO, PROFESSORES E A ESCOLA. NOSSA BIBLIOTECA FOI APRIMORADA E NOSSOS PROFISSIONAIS, COM APOIO DO INSTITUTO PRÓ-POLÍCIA, PASSARAM POR TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO. EM PARCERIA COM O INSPER, ESTAMOS REALIZANDO PESQUISA INSTITUCIONAL SOBRE O DESEMPENHO DA RADIOPATRULHA. ESTREITAMOS NOSSA RELAÇÃO COM A PUC/SÃO PAULO E COM A FEI, PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS CONJUNTAS SOBRE TECNOLOGIA E MOBILIDADE VEICULAR. ESTREITANDO TAMBÉM NOSSOS CONTATOS COM A CAPS CNPQ, RECEBENDO VISITAS DAS MAIS ALTAS AUTORIDADES DESSAS INSTITUIÇÕES. INICIAMOS UM DIALOGO MUITO PROVEITOSO COM A FATESP, VISANDO À FUTURA CERTIFI- CAÇÃO - CAPS PARA OS CURSOS DO CAES E COMO OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS E BOLSAS PARA PESQUISAS DE FUTUROS SERVIÇOS À COMUNIDADE. ELEGEMOS ATUAR EM AÇÕES ALTERNATIVAS EM BENEFÍCIOS DE IMIGRANTES BOLIVIANOS VULNERÁVEIS, EM PARCERIA COM O CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DA BOLÍVIA. O VICE- PRESIDENTE DA BOLÍVIA, EM PASSAGEM POR SÃO PAULO, DECLAROU PUBLICAMENTE O SEU ENTUSIASMO E SUA VISÃO ELOGIOSA SOBRE ESSE PROJETO QUE ELE REPUTOU INÉDITO NO BRASIL E NA BOLÍVIA. EM PARCERIA COM A UNIBAN E COM O COMANDO DO POLICIAMENTO DA CAPITAL, EXE- CUTAMOS A JORNADA DA CIDADANIA ENVOLVENDO POLICIA MILITAR E UNIVERSIDADE NA ÁREA DO 2 BATALHÃO DE POLICIA MILITAR METROPOLITANO NA ZONA LESTE, TRABALHAN- DO EM CONJUNTO POLICIAIS MILITARES E UNIVERSITÁRIOS DAS ÁREAS DA SAÚDE, SERVIÇO SOCIAL, ÁREA JURÍDICA E EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAMOS ULTIMANDO A PREPARAÇÃO DA SE- GUNDA JORNADA QUE ACONTECERÁ EM MARÇO DE 2011 NA ÁREA DO 50 BATALHÃO DA ZONA SUL DA CAPITAL. EM PARCERIA COM A INTERNATIONAL INSTITUTE FOR CHILD RIGHTS AND DEVELOPMENT, ENVIAMOS DOIS OFICIAIS PARA O CANADÁ HABILITANDO O CAES A CRIAR CURSOS ONLINE PARA CRIANÇAS E EDUCADORES VISANDO CONSCIENTIZAR PARA O USO SEGURO DA INTER- NET, ESPECIALMENTE PARA EVITAR CRIMES DE PEDOFILIA. ESTA É TAMBÉM UMA INICIATIVA PIONEIRA NO BRASIL.

15 FINALMENTE, SEGUEM ACELERADAS AS OBRAS DO NOVO EDIFÍCIO - SEDE ACADÊMICA DO CAES - QUE SERÁ O MARCO DO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL COM INAUGURA- ÇÃO PARA ABRIR EM INICIAMOS TAMBÉM UM PROCESSO LICITATÓRIO NA ÁREA DE HOSPITALIDADE QUE PERMI- TE ACOLHER COM DIGNIDADE NOSSOS FUTUROS ALUNOS, ORIUNDOS DE OUTROS MUNICÍ- PIOS, ESTADOS E OUTROS PAÍSES. O CAES, COMPROMETIDO COM A DIFUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS, COM A INOVAÇÃO E PLURALIDADE PEDAGÓGICA, COM FOCO PROFISSIONAL EM SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA, COM A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS E DE SEU PÚ- BLICO INTERNO, COM A HOSPITALIDADE, TRANSFORMA EM REALIDADE SEU LEMA CAES A INTELIGÊNCIA A SERVIÇO DA VIDA. CARTÃO DE BOAS FESTAS Oficiais e praças do CAES desejam a todos um 2011 com muito sucesso e realizações! Acesse ao site do CAES na Internet - Elaboração: Setor de Relações Públicas do CAES Dúvidas, Críticas e Sugestões: -

Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional

Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional Edição nº º14 - Abril il/201 2011 Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional O Jornalista Rafael Barifouse, repórter da revista Época São Paulo, esteve no CAES, em 07 de abril

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE 2015 5º BIL na operação anhanguera-2015 2 EDITORIAL Nesta edição do nosso Informativo O Itororó apresentaremos as principais atividades realizadas pelo 5º Batalhão de Infantaria

Leia mais

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento O Ten Cel PM Enicodemos Lopes do Nascimento ingressou na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em fevereiro de 1988. Já serviu no 3º BPM de Diamantina, foi Chefe da Seção de Apoio Logístico do Centro

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225. Mossoró/RN, em 01 de Dezembro de 2014. (Segunda-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225. Mossoró/RN, em 01 de Dezembro de 2014. (Segunda-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225 Mossoró/RN, em 01

Leia mais

V - promover a cooperação internacional na área de ciência, tecnologia e inovação;

V - promover a cooperação internacional na área de ciência, tecnologia e inovação; DECRETO Nº 7.642, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 * Programa Ciência sem Fronteiras. * Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. A Presidenta da República, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,

Leia mais

Mestrados Profissionais em Segurança Pública. Documento do Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública e Justiça Criminal

Mestrados Profissionais em Segurança Pública. Documento do Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública e Justiça Criminal I- Introdução Mestrados Profissionais em Segurança Pública Documento do Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública e Justiça Criminal Este documento relata as apresentações, debates e conclusões

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA Edição agosto de 2015 APRESENTAÇÃO O curso GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA aborda os aspectos conceituais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4 ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO DIRETORIA DE PESSOAL Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, CEP.: 65.074-220, Fone: (98) 3227-4088 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA 1. Criar o Fórum Metropolitano de Segurança Pública Reunir periodicamente os prefeitos dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo para discutir, propor,

Leia mais

O Papel do Sistema CFA/CRAs na Construção da Qualidade do Ensino de Administração

O Papel do Sistema CFA/CRAs na Construção da Qualidade do Ensino de Administração Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional O Papel do Sistema /CRAs na Construção da Qualidade do Ensino de Administração Prof. Lúcio Mariano Albuquerque Melo adm.luciomelo@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE CASTANHAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE CASTANHAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE CASTANHAL CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º. As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios,

Leia mais

Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública

Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública Veículo: Portal Agência Alagoas Data: 15/05/2015 Coluna/Editoria: EDUCAÇÃO Página: On-line Agência Alagoas Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública Documento está disponível no

Leia mais

DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008

DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008 DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008 Publicado no Jornal Correio Paranaense Em, 04.06.2008 Dispõe sobre a Estrutura Regimental da Secretaria Municipal de Governo. O Prefeito Municipal de São José dos

Leia mais

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie)

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie) A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

LICENCIATURA EM HISTÓRIA. fgv.br/vestibular

LICENCIATURA EM HISTÓRIA. fgv.br/vestibular LICENCIATURA EM HISTÓRIA fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em Administração

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Apresentação 1.Identificação do órgão:tribunal do Trabalho da Paraíba/ Assessoria de Comunicação Social 2.E-mail para contato:rdaguiar@trt13.jus.br, rosa.jp@terra.com.br

Leia mais

Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017

Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Escola Técnica de Saúde Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017 Proposta de trabalho apresentada como pré-requisito para inscrição no processo

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 112. Mossoró/RN, em 18 de Junho de 2015. (Quinta-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 112. Mossoró/RN, em 18 de Junho de 2015. (Quinta-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 112 Mossoró/RN, em 18

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work Veículo: Site Revista Making Of Data: 20/08/2009 Seção: Marketing Pág.: www.revistamakingof.com.br Assunto:

Leia mais

FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS

FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS Dia dos Surdos 2009 Apresentação No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD A política de Educação a Distância EAD está claramente expressa em diversos documentos e regulamentos internos da instituição Regulamento do NEAD Os

Leia mais

BOLETIM INTERNO Nº. 046 Natal/RN, 22 de Novembro de 2013. (Sexta-feira)

BOLETIM INTERNO Nº. 046 Natal/RN, 22 de Novembro de 2013. (Sexta-feira) BI Nº. 046 CIPGD 22 DE NOVEMBRO DE 2013 247 RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO COMPANHIA INDEPENDENTE

Leia mais

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO CURSO DE PREPARAÇÃO E SELEÇÃO

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO CURSO DE PREPARAÇÃO E SELEÇÃO 1 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO Pesquisa n 1-22 de maio de 2013 CURSO DE PREPARAÇÃO E SELEÇÃO AQUI SÃO SELECIONADOS OS FUTUROS LÍDERES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL,

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Especialização: Direito Penal Ênfase: Segurança Pública PÓS-GRADUAÇÃO 2012 A FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Instituição de Ensino Superior, aprovada pelo Decreto Estadual n. 73.815,

Leia mais

Promover maior integração

Promover maior integração Novos horizontes Reestruturação do Modelo de Gestão do SESI leva em conta metas traçadas pelo Mapa Estratégico Promover maior integração entre os departamentos regionais, as unidades de atuação e os produtos

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA (CSIE)

CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA (CSIE) MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA Cognoscere ut Consilium Dare CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA (CSIE) RESUMO HISTÓRICO Ao término da Segunda Guerra Mundial, em razão das novas ideias

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS VICE-GOVERNADORIA ATA DE REUNIÃO. CAMG - Palácio Tiradentes Sala Cláudio Manoel

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS VICE-GOVERNADORIA ATA DE REUNIÃO. CAMG - Palácio Tiradentes Sala Cláudio Manoel ATA DE REUNIÃO Evento: Local: 2ª Reunião do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Juventude CAMG - Palácio Tiradentes Sala Cláudio Manoel Data: 20 de fevereiro de 2013 Horário: 15h00min Nesta

Leia mais

Plano de Trabalho e Projeto Político-Pedagógico da Escola Legislativa de Araras

Plano de Trabalho e Projeto Político-Pedagógico da Escola Legislativa de Araras Plano de Trabalho e Projeto Político-Pedagógico da Escola Legislativa de Araras 1. Introdução O Projeto Político-Pedagógico da Escola Legislativa de Araras foi idealizado pelo Conselho Gestor da Escola,

Leia mais

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999.

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. Regulamenta a Lei 9.786, de 8 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY

PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY 1 I. CONTEXTUALIZAÇÃO O presente documento detalha o Plano de Trabalho 2013/2015 do CONVÊNIO SPDR USP FUNDAP SEADE CEPAM, e se enquadra dentre as Ações e Metas previstas no

Leia mais

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DRE 3 COLÉGIO ESTADUAL DJENAL TAVARES DE QUEIROZ MOITA BONITA SE

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DRE 3 COLÉGIO ESTADUAL DJENAL TAVARES DE QUEIROZ MOITA BONITA SE GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DRE 3 COLÉGIO ESTADUAL DJENAL TAVARES DE QUEIROZ MOITA BONITA SE O Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, foi fundado

Leia mais

No dia 3 de janeiro de 2014, foi. realizada a formatura de despedida de

No dia 3 de janeiro de 2014, foi. realizada a formatura de despedida de INFORMATIVO Nº 1-1º TRIMESTRE DE 2014 - LORENA - SP No dia 7 de janeiro de 2014, foi realizada a formatura de despedida de militares da Unidade. Na ocasião deixaram o convívio do Regimento Itororó o 1º

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO N. 162/2015 Institui o Regimento Interno da Escola Judicial Militar do Estado

Leia mais

PARÁ: O histórico do Ministério Público Paraense no enfrentamento à Violência contra a mulher

PARÁ: O histórico do Ministério Público Paraense no enfrentamento à Violência contra a mulher PARÁ: O histórico do Ministério Público Paraense no enfrentamento à Violência contra a mulher Lucinery Helena Resende Ferreira do Nascimento Túlio Carlos Souza Ortiz Desde o nascimento da Lei 11.340, em

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

A sustentabilidade está presente em todas as nossas atividades e no projeto pedagógico de todos os nossos cursos

A sustentabilidade está presente em todas as nossas atividades e no projeto pedagógico de todos os nossos cursos Uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil, com mais de 527 mil alunos, 89 campi e 168 polos EAD Trabalhamos para que nossos alunos sejam agentes de mudança A sustentabilidade está

Leia mais

PACTO PELA VIDA ANIMAL REDE DE DEFESA ANIMAL

PACTO PELA VIDA ANIMAL REDE DE DEFESA ANIMAL Pernambuco, 2012 PACTO PELA VIDA ANIMAL REDE DE DEFESA ANIMAL DOCUMENTO DE TRABALHO Sobre um Plano de Ação relativo à Proteção e ao Bem-Estar dos Animais 2012-2015 Base estratégica das ações propostas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL PROPEG Nº 003/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

Nº: 5745 terça feira, 05 de maio de 2015 COMISSÃO DIRETORA. ATO DA COMISSÃO DIRETORA N O 5, de 2015

Nº: 5745 terça feira, 05 de maio de 2015 COMISSÃO DIRETORA. ATO DA COMISSÃO DIRETORA N O 5, de 2015 30/06/2015 Boletim Administrativo Eletrônico de Pessoal Nº: 5745 terça feira, 05 de maio de 2015 COMISSÃO DIRETORA ATO DA COMISSÃO DIRETORA N O 5, de 2015 Revisa e altera os objetivos estratégicos do plano

Leia mais

TURMA ESPECIAL DE DIREITO CARREIRAS MILITARES

TURMA ESPECIAL DE DIREITO CARREIRAS MILITARES TURMA ESPECIAL DE DIREITO CARREIRAS MILITARES SISTEMA CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES SOBRE O CURSO (FAQ) 1. O CURSO DE DIREITO É RECONHECIDO PELO MEC? O aluno fará um curso

Leia mais

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento?

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? ANA LÚCIA ALVES Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização

Leia mais

RELATÓRIO MELHORIA DA ESTRUTURA POLICIAL CORPO DE BOMBEIROS

RELATÓRIO MELHORIA DA ESTRUTURA POLICIAL CORPO DE BOMBEIROS RELATÓRIO MELHORIA DA ESTRUTURA POLICIAL CORPO DE BOMBEIROS Na data de 03 de maio de 2011 1 o então Coordenador do Projeto Entorno, Luís Guilherme Martinhão Gimenes, reuniu-se com o Comandante Geral do

Leia mais

CURRICULUM VITAE EROS PICELI

CURRICULUM VITAE EROS PICELI CURRICULUM VITAE DESEMBARGADOR EROS PICELI Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo DGJUD 1.2 - Serviço de Publicações e Divulgação Dados Pessoais Desembargador EROS PICELI Filiação: José Piceli Maria

Leia mais

ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR

ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Órgão/Sigla: Natureza Jurídica: Subordinação: Finalidade: ASSISTÊNCIA MILITAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR - ADMINISTRAÇÃO DIRETA AO PREFEITO

Leia mais

ACS Assessoria de Comunicação Social

ACS Assessoria de Comunicação Social DISCURSO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, HENRIQUE PAIM Brasília, 3 de fevereiro de 2014 Hoje é um dia muito especial para mim. É um dia marcante em uma trajetória dedicada à gestão pública ao longo de vários

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE PROJETO DE LEI Nº /2013, de 23 de abril de 2013 DISPOE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO A CULTURA CINEMA POPULAR EM DISTRITOS, COMUNIDADES E PRAÇAS DO MUNICÍPIO.

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

Como se Tornar um Município Amigo do Idoso. Critérios para a Obtenção do Selo de Município Amigo do Idoso

Como se Tornar um Município Amigo do Idoso. Critérios para a Obtenção do Selo de Município Amigo do Idoso Como se Tornar um Município Amigo do Idoso Critérios para a Obtenção do Selo de Município Amigo do Idoso 2 3 GERALDO ALCKMIN Governador do Estado de São Paulo ROGERIO HAMAM Secretário de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Nº 08/2012 Av. Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, ACSU-SO 40, conjunto 1, Lote 17, 1º andar (prédio do antigo Sine) Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Diante da crescente procura por

Leia mais

GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA Área: INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA E SEGURANÇA Os cursos de Inteligência e Segurança especializam profissionais com as modernas técnicas de Inteligência e de Segurança, aliados

Leia mais

Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno

Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUBCHEFIA DE ASSUNTOS FEDERATIVOS Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º O Comitê de Articulação

Leia mais

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

INFORMATIVO DOZE DE OURO

INFORMATIVO DOZE DE OURO INFORMATIVO DOZE DE OURO ABRIL 2013/24 EDITORIAL O IDO do início de abril destaca algumas das atividades que conferem ao Btl o conhecido reconhecimento no âmbito da 4ª RM: Capacitação dos Quadros para

Leia mais

O OFICIAL DE DIA COMO POLICIAL, AUTORIDADE POLICIAL MILITAR, AUTORIDADE PENITENCIÁRIA E AUTORIDADE JUDICIÁRIA MILITAR Luiz Carlos Couto

O OFICIAL DE DIA COMO POLICIAL, AUTORIDADE POLICIAL MILITAR, AUTORIDADE PENITENCIÁRIA E AUTORIDADE JUDICIÁRIA MILITAR Luiz Carlos Couto O OFICIAL DE DIA COMO POLICIAL, AUTORIDADE POLICIAL MILITAR, AUTORIDADE PENITENCIÁRIA E AUTORIDADE JUDICIÁRIA MILITAR Luiz Carlos Couto I - INTRODUÇÃO: O presente artigo, está sendo escrito, imaginando

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Metodologia do Ensino Superior Imperatriz

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Nossa Visão. E, por meio da Divisão Global Santander Universidades, reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica

Nossa Visão. E, por meio da Divisão Global Santander Universidades, reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica Nossa Visão O Santander acredita que o investimento no ensino superior é a forma mais direta e eficaz de apostar no desenvolvimento nos 20 países em que está presente E, por meio da Divisão Global Santander

Leia mais

TRABALHO VOLUNTÁRIO RESUMO

TRABALHO VOLUNTÁRIO RESUMO 1 TRABALHO VOLUNTÁRIO Andréa de Azevedo Ribeiro ¹ Débora Lacerda Ritter ¹ Jéssica Figueira Viegas ¹ Kelly Viviane Rodrigues da Silva ¹ Almiro Ferreira² RESUMO O presente trabalho consiste em uma ação voluntária

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.374, DE 08 DE ABRIL DE 2003. Publicado no Diário Oficial nº 1.425. Dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental e adota outras providências. O Governador do Estado do Tocantins Faço

Leia mais

PESQUISA APLICADA EM COOPERAÇÃO universidades e escolas institucionais de Ministério Público

PESQUISA APLICADA EM COOPERAÇÃO universidades e escolas institucionais de Ministério Público PESQUISA APLICADA EM COOPERAÇÃO universidades e escolas institucionais de Ministério Público José Roberto Porto de Andrade Júnior joserobertopajr@hotmail.com joseporto@mpsp.mp.br Assessor da Diretoria

Leia mais

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE Em Pauta / 1769 Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013 244º Aniversário de criação do HCE O Hospital Central do Exército comemorou o seu 244º aniversário no dia 22

Leia mais

Relatório de Gestão Setorial 2010

Relatório de Gestão Setorial 2010 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial 2010 Cruz das Almas BA 2010 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES Período: Janeiro

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ANO 2010

RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ANO 2010 RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ANO 2010 2010 CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA O ano de 2010 começou com a participação do IFC na Caravana Todos Contra a Corrupção realizada

Leia mais

Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010

Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010 2 Enfoque JB Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010 A festa de confraternização foi realmente um sucesso! E este ano a comemoração foi no restaurante Entre Amigos no dia 13/12, pois contou com uma

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão MANUAL DO CANDIDATO Extensão Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das disciplinas,

Leia mais

A Escola. Com uma média de 1.800 alunos por mês, a ENAP oferece cursos presenciais e a distância

A Escola. Com uma média de 1.800 alunos por mês, a ENAP oferece cursos presenciais e a distância A Escola A ENAP pode contribuir bastante para enfrentar a agenda de desafios brasileiros, em que se destacam a questão da inclusão e a da consolidação da democracia. Profissionalizando servidores públicos

Leia mais

Concessão de Bolsas de Estudos para as Universidades do Paraná. Clóvis Pereira UFPR; Clóvis R. Braz - FEPAR

Concessão de Bolsas de Estudos para as Universidades do Paraná. Clóvis Pereira UFPR; Clóvis R. Braz - FEPAR 1 Concessão de Bolsas de Estudos para as Universidades do Paraná 1. Introdução Clóvis Pereira UFPR; Clóvis R. Braz - FEPAR Procedimento importante, dentre outros, para o acompanhamento do desenvolvimento

Leia mais

Anexo I - Plano de Classificação de Documentos 33.01.01.01

Anexo I - Plano de Classificação de Documentos 33.01.01.01 Anexo I - Plano de Classificação de Documentos Secretaria de Estado de Segurança - SESEG Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ 33 - Competência: Exercer a polícia ostensiva e a preservação

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL UNIDADE SANTO AMARO São Paulo, fevereiro de 2012 NOSSA MISSÃO Proporcionar acesso a um ensino de qualidade para diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE PEDAGÓGICO (CPCP)

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE PEDAGÓGICO (CPCP) POLÍCIA MILITAR DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE PEDAGÓGICO (CPCP) Edital n.º DE - 042/10/2013 CURSO DE FEITOS INVESTIGATÓRIOS O Diretor de Ensino da PMBA, nos termos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR 1 NOTA DE INSTRUÇÃO N º 003/2016 PM/3 SOLENIDADE DO DIA 21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES PROMOÇÃO DE OFICIAIS MEDALHA POLICIAL

Leia mais

2009, um ano de grandes realizações e conquistas

2009, um ano de grandes realizações e conquistas 2009, um ano de grandes realizações e conquistas 2009 foi um ano de grandes realizações e conquistas para o Serviço Social da Indústria (SESI), entidade que integra o Sistema Federação das Indústrias no

Leia mais

Conversando sobre Museu. >> Saiba mais e faça sua inscrição

Conversando sobre Museu. >> Saiba mais e faça sua inscrição Conversando sobre Museu Edição Nº 4 Florianópolis, 02 de maio de 2012 O ciclo de discussão Conversando sobre Museu, uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), da Fundação Catarinense de Cultura

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Diretoria de Comunicação Social (Dirco) Políticas Públicas de Comunicação

Universidade Federal de Uberlândia Diretoria de Comunicação Social (Dirco) Políticas Públicas de Comunicação Universidade Federal de Uberlândia Diretoria de Comunicação Social Políticas Públicas de Comunicação...a presença ativa duma universidade, revigorada ao contato de seu núcleo mais vivo e ciosa do seu espaço

Leia mais

EDITAL UEMS/PROE/AEAD-UAB Nº 03/2014 Seleção de Tutores a Distância Bacharelado em Administração Pública, Modalidade a Distância

EDITAL UEMS/PROE/AEAD-UAB Nº 03/2014 Seleção de Tutores a Distância Bacharelado em Administração Pública, Modalidade a Distância EDITAL UEMS/PROE/AEAD-UAB Nº 03/2014 Seleção de Tutores a Distância Bacharelado em Administração Pública, Modalidade a Distância A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UEMS, por meio da

Leia mais

PROGRAMA DE PONTUAÇÃO PARTICIPATIVA

PROGRAMA DE PONTUAÇÃO PARTICIPATIVA PROGRAMA DE PONTUAÇÃO PARTICIPATIVA 1 INTRODUÇÃO O desenvolvimento das ações promovidas no decorrer deste projeto, terão como resultado o estreitamento dos laços Cooperado\Cooperativa que vai integrar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto Função no Projeto: Resultado: Atividades: Antecedentes: (breve histórico justificando a contratação)

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. A Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ Mackenzie Rio, proporcionará aulas de Nivelamento

Leia mais

1. APRESNTAÇÃO DO CURSO

1. APRESNTAÇÃO DO CURSO 1. APRESNTAÇÃO DO CURSO 1.1 NOME: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO 1.2 TÍTULO CONCEDIDO: ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO 1.3 PÚBLICO ALVO: PSICÓLOGOS REGULARMENTE INSCRITOS

Leia mais

PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL

PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL MEDIDAS CONCRETAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ÂMBITO DOMÉSTICO/FAMILIAR A presente Matriz insere-se no

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 14.10.15 EDITORIA: ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 14.10.15 EDITORIA: ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 14.10.15 EDITORIA: ECONOMIA VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 13.10.15 Em 13 de outubro de 2015 às 16:10 Cidades Sesc Saúde Mulher inicia atendimentos na Maternidade

Leia mais

Sasde realiza visita à fábrica da Brasil Kirin. Homenagem ao General Adhemar e D. Sarah. Pág. 6. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE. Pág.

Sasde realiza visita à fábrica da Brasil Kirin. Homenagem ao General Adhemar e D. Sarah. Pág. 6. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE. Pág. 1º Curso de Paraquedismo Civil da SASDE Sasdeanos e convidados Pág. são 2 recebidos na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende. Pag. 3 Sasde realiza visita à fábrica da Brasil Kirin Pág. 2 Em tradicional

Leia mais

DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA

DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência Acadêmica.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto: TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO BRAX66 - Fortalecimento da Secretaria Nacional de Justiça em cooperação jurídica internacional,

Leia mais

São Paulo, 17 de julho, de 2011. Prezados,

São Paulo, 17 de julho, de 2011. Prezados, São Paulo, 17 de julho, de 2011. Prezados, Em resposta ao processo administrativo 02/2011, recebido no dia 27/06/2011, tendo como proponente o Grupo de Trabalho da Amazônia, a Suzano Papel e Celulose vem,

Leia mais

Diretoria Geral Ouvidoria RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA OUVIDORIA MÊS DE OUTUBRO DE 2015

Diretoria Geral Ouvidoria RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA OUVIDORIA MÊS DE OUTUBRO DE 2015 Diretoria Geral Ouvidoria RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA OUVIDORIA MÊS DE OUTUBRO DE 1 A Ouvidoria do DNPM, órgão de assistência direta e imediata ao Diretor-Geral, foi criada por meio do Decreto nº 7.9, de

Leia mais

Em a i s u m - APADD. Palavra do Presidente. Especializada em Dependência Química Prevenção e Tratamento Ambulatorial

Em a i s u m - APADD. Palavra do Presidente. Especializada em Dependência Química Prevenção e Tratamento Ambulatorial APADD Especializada em Dependência Química Prevenção e Tratamento Ambulatorial C O N T R I B U A Banco do Brasil A g : 1 2 4 0-8 C/C: 104.882-1 Palavra do Presidente RELATÓRIO TÉCNICO ANUAL Vila Velha,

Leia mais

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), comunica mudanças nas datas e alguns locais

Leia mais

Portifólio Regina Ramalho

Portifólio Regina Ramalho 1 Portifólio Regina Ramalho Diretora de Comunicação e Editora do Pró Trabalhador Aniger Comunicação janeiro de 2013 até o momento (1 ano 6 meses)aclimação Regina Ramalho- Estratégias de comunicação e Assessoria

Leia mais

ITINERÁRIOS FORMATIVOS: CAMINHOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

ITINERÁRIOS FORMATIVOS: CAMINHOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ITINERÁRIOS FORMATIVOS: CAMINHOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Resumo Gabriel Mathias Carneiro Leão1 - IFPR, UFPR Rosane de Fátima Batista Teixeira2 - IFPR Grupo de Trabalho Cultura, Currículo e Saberes

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

SIMPÓSIO DE EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA EM OPERAÇÕES DE NÃO GUERRA

SIMPÓSIO DE EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA EM OPERAÇÕES DE NÃO GUERRA O PRIMEIRO MINUTO Informativo da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea Berço da Artilharia de Costa e da Defesa Antiaérea Ano 02 - Número 08-4 Trimestre de 2014 SIMPÓSIO DE EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA

Leia mais

CURSO: MBA EM GESTÃO PÚBLICA E AUDITORIA DISCIPLINA: ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA PRIMEIRO MÓDULO INTRODUÇÃO

CURSO: MBA EM GESTÃO PÚBLICA E AUDITORIA DISCIPLINA: ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA PRIMEIRO MÓDULO INTRODUÇÃO CURSO: MBA EM GESTÃO PÚBLICA E AUDITORIA DISCIPLINA: ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA PRIMEIRO MÓDULO INTRODUÇÃO OBJETIVO DO CURSO MBA EM GESTÃO PÚBLICA E AUDITORIA Oferecer condições ferramentais para o profissional

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Cursos de Bacharelado e Licenciatura

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Cursos de Bacharelado e Licenciatura REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Cursos de Bacharelado e Licenciatura 2ª EDIÇÃO JANEIRO DE 2014 Mod. 02-01/2014 1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS E DA CARGA HORÁRIA...

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

ANO I, NÚMERO 6, JUNHO/JULHO DE

ANO I, NÚMERO 6, JUNHO/JULHO DE JORNAL MATER CHRISTI ANO I, NÚMERO 6, JUNHO/JULHO DE 2015 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi realizou no dia 15 de junho de 2015, o Simulado ENADE nos Cursos de Administração, Ciências

Leia mais

BOLETIM INTERNO Nº. 011 Natal/RN, 14 de Março de 2014. (Sexta-feira)

BOLETIM INTERNO Nº. 011 Natal/RN, 14 de Março de 2014. (Sexta-feira) BI Nº. 011 CIPGd 14 DE MARÇO DE 2014 56 RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO COMPANHIA INDEPENDENTE DE

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL 242 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL Teresina PI, 14 de abril de 2011 (Quinta-Feira) BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº. 071/2011 PARA CONHECIMENTO DESTE CORPO DE BOMBEIROS

Leia mais