Alemanha. Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alemanha. Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31"

Transcrição

1 Alemanha Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31

2

3 Alemanha A Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha é um país localizado na Europa central. Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa e a sétima área urbana mais povoada da União Europeia.

4

5 História A região da Alemanha foi inicialmente habitada por tribos finesas e, em seguida, pelos celtas. Porém, estes últimos foram expulsos para regiões ocidentais pelas tribos germânicas (bárbaros) que chegaram ao território por volta de 800 AC. A autoridade dos imperadores germânicos, na Idade Média, era apenas simbólica, pois a Alemanha passou a ser apenas uma espécie de estado feudal. Os senhores feudais possuiam o poder de fato na região, decidindo sobre as ações políticas, jurídicas e econômicas em seus feudos. No século XVI, durante a reforma protestante, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas. Seu território foi praticamente dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica). No século XVI, durante a reforma protestante, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas. Seu território foi praticamente dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica). No começo do século XIX a região foi conquistada pelos franceses sob o comando de Napoleão Bonaparte.

6 O sacro Império Romano Germânico foi abolido e em seu lugar foi criada a Confederação do Reno, que foi dissolvida pelo Congresso de Viena e reconstituída em novas bases com o nome de Confederação Germânica (1815). No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto von Bismarck. Entre os anos de 1914 e 1918, a Alemanha, em conjunto com o Império AustroHúngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. Derrotada, a Alemanha condenada, pelo Tratado de Versalhes, a pagar os prejuízos de guerra, perdeu territórios e teve suas forças armadas reduzidas. Na década de 1930, Hitler assumiu o poder na Alemanha e implanta o nazismo. Investiu pesado no militarismo, conduzindo a Alemanha, em 1939, à Segunda Guerra Mundial, em conjunto com Itália e Japão. Mais uma vez derrotada, a Alemanha saiu arrasada do conflito. Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista). A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo.

7 Atualmente, a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Integrante da Comunidade Europeia, é um dos países mais desenvolvidos do mundo.

8

9 Número de Habitantes: 80,62 milhões (2013)

10

11 Idioma A língua oficial da Alemanha é o alemão padrão, com acima de 95% do país falando o alemão padrão. Esse número inclui falantes da minoria reconhecida que fala Baixo Saxão, uma língua regional, que não é separada do alemão nas estatísticas. Línguas maternas minoritárias incluem: Sorábio 0.09% Romani 0.08% Dinamarquês 0.06% Frísio Setentrional 0.01

12

13 Culinária A culinária da Alemanha varia de região para região. As regiões do sul da Alemanha (Suábia, Baviera, etc.), por exemplo, compartilham uma cultura culinária com a Suíça e com a Áustria. A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular. Em todas as regiões, a carne é muitas vezes comida em forma de salsicha. Mais de 1500 tipos de salsicha são produzidos na Alemanha. Alimentos orgânicos ganharam uma quota de mercado de cerca de 3,0%, e deverão aumentar ainda mais.

14

15 Pintura A pintura da Alemanha desenvolveu-se a partir do século X, com o surgimento da arte otoniana. Como toda pintura ocidental, foi marcada, inicialmente, pela criação de iluminuras. Com o progresso da cidade de Colônia e com o Renascimento, um tipo peculiar de arte surgiu na Alemanha, em contraposição às obras criadas na Itália. Com Dürer e outros pequenos mestres, a gravura ocidental alcançou novos patamares. A pintura da Alemanha desenvolveu-se a partir do século X, com o surgimento da arte otoniana. Como toda pintura ocidental, foi marcada, inicialmente, pela criação de iluminuras. Com o progresso da cidade de Colônia e com o Renascimento, um tipo peculiar de arte surgiu na Alemanha, em contraposição às obras criadas na Itália. Com Dürer e outros pequenos mestres, a gravura ocidental alcançou novos patamares.

16

17 Olimpíadas No Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão de todos os tempos até 2004 a Alemanha tinha a sétima colocação, a Alemanha Oriental a oitava e a Alemanha Ocidental a décima sexta. Se todas as medalhas forem combinadas a Alemanha fica com a terceira colocação. A Alemanha recebeu os Jogos Olímpicos de Verão por duas vezes, em Berlim em 1936 e em Munique em 1972.

18

19 Esportes O Esporte na Alemanha tem um proeminente papel na sociedade alemã. É regulamento pela Federação Alemã de Esportes Olímpicos(DOSB) conta com 27 milhões de membros. Segundo dados dessa organização, aproximadamente um terço da população do país realiza práticas esportivas em clubes ou em alguma das instalações de caráter esportivo que existem no território

20

21 Pontos turisticos 1. Deutscher Bundestag Berlim

22 2. Castelo de Neuschwanstein Hohenschwangau

23 3. Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) Berlim

24 Curiosidades: - Os alemães adoram carne suína. A carne de porco é a mais popular do país e serve de base para diversos pratos típicos da culinária alemã. Além desta carne, as batatas e as salsichas também são muito consumidas nos país. - A bebida alcoólica mais consumida na Alemanha é a cerveja. O povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida. No país, existem cerca de cervejarias. Vale lembrar também que o maior festival de cerveja do mundo ocorre na cidade de Munique. É a famosa Oktoberfest. - Com clima temperado úmido, a Alemanha é um dos países mais frios da Europa na época do inverno. Nesta estação, os termômetros podem atingir até 15 graus negativos. - A Alemanha é o quinto melhor país do mundo para se viver (de acordo com o IDH de 2012), em função da alta qualidade de vida. - O futebol é o esporte número um na preferência do povo alemão. Vale lembrar que a seleção alemã de futebol já foi três vezes campeã da Copa do Mundo Fifa de Futebol.

25 -A Alemanha possui o maior parque gerador de energia eólica do mundo. O país também é um dos maiores produtores de energia solar do mundo.

26

27 Vídeo da Alemanha

28 Como surgiram os Jogos Olímpicos? Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.c., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.c. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. Atletas das cidadesestados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega.

29 Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d

30

31 Um pouco mais da história dos Jogos Olímpicos No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira. Jogos Olímpicos e Política As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro.

32 Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos. Jesse Owens: quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim (1936) Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.

33

34 Modalidades Antigas Corrida Dialos Pentatlo Disco Salto a distância Dardo Pugilismo Tethrippon Pancrácio Hipolitódromo Apene, calpe Synoris

35

36 Modalidades Atuais Atletismo Triatlo Tênis Tênis de Mesa Vela Voleibol Vôlei de Praia Badminton Basquetebol Boxe Canoagem Slalom Canoagem Velocidade Ciclismo BMX Ciclismo de Estrada Ciclismo de Pista Ciclismo Mountain Bike Esgrima Futebol Ginástica Artística Ginástica de Trampolim Ginástica Rítmica

37 Golfe Handebol Hipismo Hóquei sobre Grama Judô Levantamento de Peso Luta Olímpica Maratonas Aquáticas Nado Sincronizado Natação Pentatlo Moderno Polo Aquático Tiro esportivo

38

39 Países participantes Nas Olimpíadas de 2016, são 205 países participantes, além da IOA (Atletas Olímpicos Independentes) e da ROA (Atletas Olímpicos Refugiados)

40

41 Sedes Três exemplos das sedes das olimpíadas que marcaram a história foram: Grécia Londres (Inglaterra) Roma (Itália) Em 2016, a sede escolhida para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foi no Rio de Janeiro, no Brasil.

42

43 Mascotes Olímpicos Vinícius e Tom são as mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016, realizados no Rio de Janeiro. Os nomes dos macotes foram escolhidos fazendo uma homenagens para os artistas Vinícius de Morais e Tom Jobim. A origem do mascote do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceu os mascote, que representa a diversidade dos animais do país.

44

45 Curiosidades -1908, em Londres: nesse ano, os atletas passaram a entrar de forma organizada na cerimônia de abertura. Essa também foi a olimpíada mais longa da história, de 27 de abril a 31 de outubro; -1913: a bandeira olímpica é criada pelo Barão de Coubertin; -1920, em Antuérpia, na Bélgica: a bandeira é hasteada pela primeira vez; com 72 anos, Oscar Swahn é o atleta que ganhou uma medalha com mais idade na história das olimpíadas; Guilherme Paranaense, atleta do tiro, conquista a primeira medalha de ouro do Brasil , Amsterdã, na Holanda: o fogo olímpico é usado pela primeira vez; -1932, Los Angeles, Estados Unidos: o hino dos países dos atletas vencedores começou a ser tocado no momento da entrega das medalhas;

46 -1932 nessa edição também tivemos a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk , em Londres: as provas de natação passaram a ser realizadas em piscinas; -1964, em Tóquio: as olimpíadas passaram a ser transmitidas via satélite pela televisão; -1976, em Montreal: o Canadá é o único país-sede que não ganhou medalhas de ouro.

47

48 Atletas Famosos Grandes atletas ficam famosos pelo seu ótimo desempenho e pelos seus grandes feitos e um grande exemplo é Usain St. Leo Bolt, um velocista jamaicano, multi campeão olímpico e mundial, recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos, além do revezamento 4 x 100 metros como integrante da equipe da Jamaica. É o único atleta na história do atletismo a se tornar tricampeão em todas as três modalidades em Jogos Olímpicos de forma consecutiva e a conquistar nove medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo onze vezes campeão mundial.

49

50 Tocha Olímpica

51

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos Olimpíadas A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e

Leia mais

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 TOP 20 - COMPARATIVOS Estados Unidos Grã - Bretanha China Rússia 46 ouros / 37 pratas / 38 bronzes = 121 27 ouros / 23 pratas / 17 bronzes

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 O que são os jogos? É o maior evento esportivo do planeta. Como surgiram? Foram criadas a mais de 4000 anos

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015 Jogos Olímpicos Rio 016 GUIA DE INGRESSOS Março 015 instalações olímpicas por região 6 N 1 9 7 8 10 Baía de Guanabara 11 Deodoro 14 15 13 18 Parque Estadual da Pedra Branca Parque Nacional da Tijuca Copacabana

Leia mais

Entendendo o tamanho dos Jogos

Entendendo o tamanho dos Jogos Entendendo o tamanho dos Jogos COPA 32 nações 15 passaram pelo Rio 723 atletas 15.000 Voluntários Um esporte futebol 1 estádio Maracanã 7 jogos Em 7 dias alternados OLIMPÍADAS 206 nações todas no Rio 15.000

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do livro 2 A, B e C terça-feira Segunda-feira Curitiba, 8 de agosto de 2016. Leia o texto e

Leia mais

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Prof.ª: Carla Mendes Março de 2018 Educação Física Escola: Roque Gameiro Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Hoje venho falar sobre os jogos Olímpicos: o que são? O que significam os

Leia mais

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos O que são os jogos olímpicos: Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em

Leia mais

Rio Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015)

Rio Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015) Rio 2016 - Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015) Disciplina Data Horário Descrição da Sessão Código Atletismo 12/08/2016 09:30:00 13:10:00 Masculino e Feminino - Preliminares, Final AT001

Leia mais

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA PRÚSSIA A Unificação da Alemanha foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871 Esse processo de unificação foi liderado pelo primeiro-ministro Otto Von Bismarck

Leia mais

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS 2018-2020 Rio de Janeiro, 24 outubro 2017 PRINCIPAIS CONCEITOS 1 2 3 4 5 6 7 Reavaliação e AJUSTES nos CRITÉRIOS utilizados

Leia mais

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA PRÚSSIA -A Unificação da Alemanha foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871 -Esse processo de unificação foi liderado pelo primeiro-ministro Otto Von

Leia mais

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 A Origem Ainda não se tem certeza sobre o nascimento das olimpíadas. Sua origem é incerta

Leia mais

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 De 5 a 21 de agosto do ano que vem serão realizados os jogos olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de 10.500

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 5ºano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do Livro 5º A e B 5º C quarta-feira quinta-feira Leia o texto a seguir para fazer as lições da

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este Manual visa esclarecer aos alunos do curso de Engenharia de Produção as possíveis dúvidas que podem ocorrer

Leia mais

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a dezembro de 2011. Aprovados Liberados Orçamento geral

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

Bem vindos! Bienvenido! Welcome!

Bem vindos! Bienvenido! Welcome! Bem vindos! Bienvenido! Welcome! A relação entre a Academia e os Treinadores Andre Rodacki Universidade Federal do Paraná - Departamento de Educação Física; CAPES Ministério da Educação Modelo SPLISS Sport

Leia mais

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA ARRECADAÇÃO de janeiro a dezembro de 2011 LEI AGNELO/PIVA NORMAS DE APLICAÇÃO

Leia mais

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso HISTÓRIA DO ESPORTE Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA O homem está interligado à Atividade Física desde o seu surgimento, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios

Leia mais

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física Profª Ana Moura Olimpismo Trabalho realizado por: Disciplina: Educação Física Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13 Ano letivo 2017/2018 10 de novembro de 2017 1 Introdução A realização

Leia mais

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA DISCIPLINA: Educação Física ATIVIDADE: Estudo dirigido PROFESSOR(A): SÉRIE: 6 ALUNO(A): TURNO: DATA: Manhã INTRODUÇÃO A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A Troca do Livro 4º B 4º C Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q quarta-feira segunda-feira Leia o texto a seguir para fazer

Leia mais

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP Santos - Introdução A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto

Leia mais

Jogos Olímpicos: o Judô

Jogos Olímpicos: o Judô Jogos Olímpicos: o Judô O que são as Olimpíadas? Origem Cerca de 2500 a.c., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus, no santuário de Olímpia, o que originou o termo olimpíada. As Olimpíadas

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 ******************************************************** ************ No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e

Leia mais

Olá alunos do 4ºano!!

Olá alunos do 4ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 3º BIMESTRE Disciplina: Interdisciplinar Professoras: Margarete e Priscila Data: Turma: 4º anos A B C SEJAM BEM-VINDOS AO 3º BIMESTRE! Olá alunos do 4ºano!! Um

Leia mais

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016 O Controle de Doping nos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio 2016 1 Introdução Objetivos do controle Missão: Entregar nos Jogos Olímpicos um Programa de Controle de Doping efetivo e focado no atleta, contribuindo

Leia mais

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado 20 de maio de 2015 INTRODUÇÃO 1ª Olimpíada da América do Sul 2 de outubro de 2009 LEGADO OPORTUNIDADES RESULTADOS JOGOS OLÍMPICOS

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este TÍTULO: O GRANDE ATLETA DURAÇÃO: 50 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este programa

Leia mais

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE Num local chamado Olímpia eram realizados jogos sagrados, em honra do Deus Zeus e em sua glória acendia-se um facho que ardia durante a realização dos jogos e incluía sacrifícios

Leia mais

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA VISITA TÉCNICA PARA ACOMPANHAR OS EVENTOS TESTE AQUECE RIO 2015 DE CANOAGEM SLALOM E DE HÓQUEI COMPLEXO DE DEODORO RIO DE JANEIRO. 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Apresentação No

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB I. CONCEITO Art. 1º Programa que visa o desenvolvimento e a expansão do cenário desportivo do Sistema AABB, oferecendo apoio aos atletas vinculados

Leia mais

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo.

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. Os maiores medalhistas Os maiores medalhistas de todos os tempos são Estados Unidos 17 vitórias, União Sovietica 6 vitórias e França com apenas 2 vitórias. Todos

Leia mais

Profissional-Atleta:

Profissional-Atleta: OLIMPÍADAS NACIONAIS DA JUSTIÇA DO TRABALHO - ONJT Profissional-Atleta: MAIO/2013 O que são as ONJT? ONJT significa Olimpíadas Nacional da Justiça do Trabalho. Realizada todos os anos em diferentes cidades

Leia mais

02) Você está recebendo junto com a prova um cartão-resposta onde deverá assinalar com caneta azul suas respostas ( ) das questões objetivas.

02) Você está recebendo junto com a prova um cartão-resposta onde deverá assinalar com caneta azul suas respostas ( ) das questões objetivas. 5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 3º SIMULADO/2016-1ª ETAPA MATEMÁTICA Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 01) Verifique o total de folhas (08) deste Simulado. Ele contém 20 (vinte)

Leia mais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Apresentação Critérios para escolha dos melhores do ano, em cada modalidade, módulo e naipe, será de acordo com o Regulamento Geral

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Ministério do Esporte

Jogos Olímpicos Rio Ministério do Esporte Jogos Olímpicos Rio 2016 Ministério do Esporte Balanço dos Jogos Olímpicos Próximo ciclo olímpico e paralímpico Balanço dos Jogos Olímpicos O Ministério do Esporte cumpriu sua missão constitucional de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO GEPETIJ GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ESPORTE E TREINAMENTO INFANTO-JUVENIL GEPAE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO DO ESPORTE DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Leia mais

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Christiane Garcia Macedo 4 Silvana Vilodre Goellner 5 Em 2016, um dos maiores e mais importante evento esportivo

Leia mais

Jogos Olímpicos. Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M.

Jogos Olímpicos. Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M. Jogos Olímpicos Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M. Pancher n º29 8A Sobre os jogos olímpicos: 1- Oque são jogos olímpicos?

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

Esporte Paralímpico no Brasil:

Esporte Paralímpico no Brasil: Esporte Paralímpico no Brasil: Comitê Paralímpico Brasileiro: Sede em Brasília Criado em 09/02/1995 Representa o Brasil Junto ao IPC Foco no esporte de alto rendimento Imagem: Yohansson do Nascimento e

Leia mais

Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas

Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas DINO - Divulgador de Notícias Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Bairros e modalidades esportivas, fique de olho e marque seu local preferido 28/04/2016 15:44:04 As Olimpíadas reunirão

Leia mais

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA 1. O deus da mitologia que é homenageado com os jogos olímpicos é chamado de: (a) Apolo. (b) Zeus. (c)mercúrio. (d) Dioniso. Resposta correta:

Leia mais

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1 ÍNDICE 4 5 6 8 10 12 13 14 17 18 RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? Em que outros lugares poderiam ser as Olimpíadas? RIO DE JANEIRO Curiosidades sobre a cidade maravilhosa.

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz.

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz. PROJETO VIVENDO AS OLIMPÍADAS PROJETO AJA 2016 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Diretor: Fernando Ferreira Coordenadora: Edimara Tavares Assistente Social: Marina Xavier Corpo docente:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa. Educação Física 7º ano/turma 1ª. Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa. Educação Física 7º ano/turma 1ª. Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22 Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa Educação Física 7º ano/turma 1ª Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22 Março Ano Letivo 2017/2018 Índice 2 Introdução. 3 Origem e história..

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

CASA BRASIL A VITRINE DO BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016

CASA BRASIL A VITRINE DO BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 CASA BRASIL A VITRINE DO BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 CONCEITO Espaço de promoção do país, referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio

Leia mais

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Setembro de 2011 Agenda Contexto e metodologia da pesquisa Perfil dos respondentes Principais conclusões Panorama dos esportes no Brasil Percepções

Leia mais

Audiência Pública 2011

Audiência Pública 2011 Audiência Pública 2011 21 de Junho de 2011 Audiência Pública Índice 1. O que é o MEP 2. Esportes 3. Infraestrutura 4. Marketing & Comunicação O que é o MEP? alto rendimento educacional participação O Movimento

Leia mais

1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta?

1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta? 1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta? Sim, os atletas da Grécia são sempre os primeiros a

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE EDILTON JUNIOR SILVA JOÃO PEDRO MARQUES JULIANA NÓBREGA JATOBÁ JOGOS OLÍMPICOS 2016 Patrocínio e Lei de Incentivo ao Esporte Orientadora: Profª. Drª. Rosângela M.

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

Jogos Paralímpicos Rio Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016

Jogos Paralímpicos Rio Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016 Jogos Paralímpicos Rio 2016 Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016 Edição grandiosa das Paralímpiadas 2,1 milhões de ingressos vendidos, superando Pequim 2008 e atrás apenas de Londres

Leia mais

DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO

DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO DIA 02/07 Terça-feira HORÁRIO MODALIDADE INSTITUIÇÃO LOCAL 08:00 ATLETISMO 100 M F 1ª BATERIA PISTA IF 08:00 NAT. 50 M LIVRE M 1ª

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS DEPARTAMENTO ESPORTIVO JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO DA FINALIDADE E REALIZAÇÃO Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da

Leia mais

Natação Principais Resultados da Base: No Estadual Junior, o clube conquistou um total de 8 ouros, 6 pratas e 5 bronzes.

Natação Principais Resultados da Base: No Estadual Junior, o clube conquistou um total de 8 ouros, 6 pratas e 5 bronzes. Resultados 2014 Natação 2014 Principais Resultados da Base: No Estadual Junior, o clube conquistou um total de 8 ouros, 6 pratas e 5 bronzes. Francisco Lobo nos jogos escolares conquistou 2 medalhas de

Leia mais

Centros de Iniciação ao Esporte

Centros de Iniciação ao Esporte MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE ESPORTE Centros de Iniciação ao Esporte Alexandre Fernandes Ono Coordenador Geral do Departamento

Leia mais

II Jogos Abertos 2008

II Jogos Abertos 2008 II Jogos Abertos 2008 CRONOGRAMA 14/07 Início das Inscrições 15/08 Término das Inscrições 20/08 Definição da forma de disputa, Grupos e Tabelas 23/08 Cerimônia de Abertura e Caminhada da Solidariedade

Leia mais

CUIDANDO DO LEGADO OLÍMPICO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

CUIDANDO DO LEGADO OLÍMPICO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA CUIDANDO DO LEGADO OLÍMPICO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA INTRODUÇÃO A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), autarquia vinculada ao Ministério do Esporte, é responsável por administrar e viabilizar

Leia mais

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA.

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. O setor esportivo, representado por atletas, entidades esportivas e organizações da sociedade civil, vem manifestar-se

Leia mais

OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO)

OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO) OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO) REGULAMENTO GERAL - 2016 1 - Do Objetivo 1.1 As OBJETÍADAS visam aproximar os alunos, promover interação dentro e fora da sala de aula, fortalecer a convivência,

Leia mais

EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS

EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 113 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Habilidades:

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alianças político-militares: Eixo: Itália, Alemanha e Japão Aliados: EUA, URSS, França e Inglaterra 1ª FASE - Cronologia da Guerra Expansão Alemã: 1931: Japão anexa a Manchúria;

Leia mais

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS Esporte é vida! Praticar uma atividade física, como lazer, esporte recreativo ou competição, é excelente para seu corpo e sua mente. Com o esporte você... Cuida da sua saúde...

Leia mais

Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016. Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme

Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016. Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016 Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme Voltamos das férias nos abraçando!!!!!! Agradeço e fico muito feliz com

Leia mais

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber O Sonho Olímpico Rio 2016 Por Juliana Bargas Huber Este livro tem como objetivo conclusão da disciplina Diretrizes do Ensino de Geografia e História, do 6º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário

Leia mais

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 28 A 30 DE JUNHO DE 2018 BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 2 COMISSÃO DE HONRA ROGÉRIO LUIS KERBER Diretor Geral SIRLEI DE FÁTIMA ALBINO Diretora de Desenvolvimento Educacional RODRIGO PEREIRA DE SOUZA Coordenador

Leia mais

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel Provas anteriores do CMRJ - 2016/2017 - Matemática EF 1. A trigésima primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi realizada no Brasil em 2016. A cada quatro anos, o evento se repete. Assim, a

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo a integração

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC

SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC DEUSES E HOMENS HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos há mais de 3 mil anos. Durante esse tempo, muitas

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM

LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS 2004- CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM Conselho Nacional AntiDopagem NÚMERO DE AMOSTRAS RECOLHIDAS DE 1976 A 2004 ANO 2004 2002 2000 1998 1996 1994 1992 1990 1988

Leia mais

Diversidade esportiva

Diversidade esportiva Diversidade esportiva O futebol é o esporte mais praticado no país. No Brasil nasceram o futsal, o futebol de areia e o futebol society. Outro esporte nascido no país é a capoeira, esta, remete ao período

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018

ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018 ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018 MODALIDADE LOCAL PARTICIPANTES FORMATO COMPETIÇÃO ATLETISMO SANTOS DUMONT/RECIFE 5 CAMPUS CLASSIFICATÓRIO 24 PROVAS BADMINTON MASCULINO: 10 ALUNOS FEMININO: 8 ALUNAS TORNEIO

Leia mais

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO

Leia mais

Vôlei - do lazer ao pódio. A história da atual paixão nacional

Vôlei - do lazer ao pódio. A história da atual paixão nacional Vôlei - do lazer ao pódio A história da atual paixão nacional YMCA - Associação Cristã de Moços O vôlei foi criado pelo educador físico Willian Morgan no final do século XIX nos Estados Unidos como uma

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA. Prof. Bruno Pedroso

GRÉCIA ANTIGA. Prof. Bruno Pedroso GRÉCIA ANTIGA Prof. Bruno Pedroso CLASSES SOCIAIS Havia separação das classes sociais. As duas classes mais numerosas eram os escravos e os aristocratas; As escolas eram esclusivas para os aristocratas;

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS 1 OBJETO E PRAZO DO CONCURSO 1.1 O concurso cultural e recreativo Sesc nas Olimpíadas da Vida, doravante denominado concurso, é realizado pelo Serviço

Leia mais