NOTAS DO CURSO EDUCAÇÃO DO DOENTE CURSO: ESQUIZOFRENIA. Data da publicação: Maio de AstraZeneca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTAS DO CURSO EDUCAÇÃO DO DOENTE CURSO: ESQUIZOFRENIA. Data da publicação: Maio de AstraZeneca"

Transcrição

1 NOTAS DO CURSO EDUCAÇÃO DO DOENTE CURSO: ESQUIZOFRENIA Data da publicação: Maio de 2008

2 Introdução Bem vindo(a) à secção sobre esquizofrenia. Interessa-se pela esquizofrenia? Foi-lhe diagnosticada recentemente esquizofrenia? Algum membro da sua família tem esta doença? Está preocupado(a) com o facto de poder ter esta doença? Esta secção contém uma breve descrição da esquizofrenia. Esperamos que os dados aqui apresentados respondam a muitas das suas perguntas. O que é a esquizofrenia? A esquizofrenia é uma doença que afecta o cérebro. As pessoas que sofrem desta doença pensam, sentem e comportam-se de forma não habitual. Atinge tanto homens como mulheres, tanto jovens como idosos. Os sintomas da esquizofrenia podem afligir o doente, bem como os seus familiares e amigos. Contudo, mediante tratamento e apoio adequados, os sintomas podem ser controlados, possibilitando às pessoas que sofrem de esquizofrenia ter uma vida mais independente. A esquizofrenia é muitas vezes mal compreendida. As pessoas que sofrem de esquizofrenia não têm duas personalidades, como acontece noutras perturbações ou síndromas. Os doentes com esquizofrenia não constituem necessariamente um perigo para os outros. A esquizofrenia é uma doença frequente? A esquizofrenia é uma das perturbações psiquiátricas mais frequentes. A esquizofrenia afecta cerca de uma em cada cem pessoas, ou um por cento da população, em dada altura da sua vida [Nadeem Z et al. Evid Based Ment Health2004; 7: 2-3]. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 24 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de esquizofrenia. A prevalência da esquizofrenia é semelhante em homens e mulheres, embora possa afectar as pessoas de variados modos. Os homens tendem a evidenciar esta patologia mais cedo, entre os 15 e os 20 anos de idade, ao passo que nas mulheres os sintomas só se manifestam mais tarde geralmente entre os 20 e

3 os 25 anos de idade [Merck Manual of Medical Information, Edited by Beers MH. 2000]. Sintomas da esquizofrenia Existem três tipos principais de sintomas: Os sintomas positivos ocorrem quando se perde a noção da realidade. Estes sintomas sobrepõem-se ao padrão normal de raciocínio ou sentimentos. Os sintomas negativos caracterizam-se por indiferença emocional e isolamento social e levam a diminuição ou perda dos comportamentos habituais. Os sintomas cognitivos estão associados a problemas de memória e de raciocínio. [Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th Edition, Text Revision (DSM-IV-TR). American Psychiatric Association ] Sintomas positivos Quando o doente apresenta sintomas positivos, é incapaz de separar a realidade da fantasia. A esta ocorrência dá-se o nome de episódio psicótico. Existem três tipos de sintomas positivos: Os delírios são crenças falsas, que, geralmente, implicam uma má interpretação das percepções ou das experiências (não se enquadram no contexto social ou cultural), por exemplo, sintomas de tipo paranóide, em que o doente sente um medo infundado de algo; mania da perseguição, em que o doente acredita que está a ser perseguido; ou mania das grandezas, em que o doente acredita ter poderes ou capacidades especiais. As alucinações são algo que se vê, se sente, se cheira ou se saboreia mas que não é real. Por exemplo, o doente pode ouvir vozes quando ninguém está a falar ou ver algo que ninguém consegue ver. As alucinações auditivas (ouvir vozes) são de longe as mais frequentes na esquizofrenia. O pensamento e o comportamento desorganizados abrangem, por exemplo, o discurso desorganizado e desconexo, as mudanças súbitas de assunto ou um comportamento imprevisível e disparatado.

4 Sintomas negativos Os sintomas negativos referem-se à falta de capacidades importantes, tais como: Falta de emoções não retirar o mesmo prazer das actividades habituais (encontrar-se com amigos, etc.) como anteriormente Diminuição da afectividade olhar sem expressão ou movimentos faciais menos vivos, tom de voz monótono (sem entoação e variação) ou movimentos lentificados Falta de energia estar sentado(a) todo o dia ou dormir muito mais do que o normal Falta de interesse pela vida, falta de motivação Capacidades sociais pouco adequadas ou falta de interesse ou capacidade para socializar com as outras pessoas Não conseguir fazer ou manter amigos, ou não se interessar em ter amigos Isolamento social passar a maior parte do dia sozinho(a) ou somente com os familiares próximos Ter dificuldade ou não conseguir falar Sintomas cognitivos Os sintomas cognitivos manifestam-se ao nível da memória e do raciocínio. Exemplos: Raciocínio desorganizado Raciocínio lento Dificuldade de compreensão Dificuldade de concentração Falta de memória Dificuldade em exprimir os sentimentos Perspectiva do doente Chamo-me Sofia e sofro de esquizofrenia. A minha doença dificulta muito a minha vida e causa-me bastante ansiedade. Apercebi-me de que algo estava errado por volta dos vinte anos. Uma noite, depois do trabalho, estava a conduzir para casa quando comecei a achar que alguns condutores me seguiam e que podiam ler os meus pensamentos. Quis parar, mas achei que era demasiado perigoso. Comecei a ouvir vozes que me diziam para continuar a conduzir depois de passar a minha casa para que os perseguidores não ficassem a saber onde vivia. Ouço estas vozes regularmente.

5 Os sintomas foram-se agravando gradualmente. Acabei por ir parar ao hospital e tive que deixar o meu emprego. Não conseguia pensar direito e as pessoas não pareciam compreender-me quando tentava explicar o que se passava com as vozes e outras coisas estranhas e assustadoras que estava a sentir. Carlos, um amigo da família, afogou-se há dois meses num acidente de barco. Apesar de ter boas recordações do Carlos, senti um branco durante o seu funeral. Era estranho olhar para as pessoas que ali estavam e que se sentiam tão tristes e eu sem sentir nada. Um dos médicos do hospital onde me foi diagnosticada a esquizofrenia queria saber informações sobre uma tia minha, que me disseram sofrer de uma doença semelhante. Foi-me prescrita medicação para a minha doença, que ainda hoje tomo diariamente. Perspectiva do cuidador O meu filho Roberto foi diagnosticado recentemente com esquizofrenia. De início foi um choque, mas pelo menos percebemos finalmente o motivo da mudança de comportamento do Roberto. O Roberto começou a isolar-se quando estava a preparar-se para mudar para a universidade. A música tinha sido sempre a sua paixão, mas já não parecia interessar-lhe. Passava a maior parte do tempo sentado numa cadeira a olhar para a janela. Recusava-se a sair com os amigos ao fim-de-semana. O que ele dizia não fazia muito sentido. Começou a esquecer-se de coisas elementares, como dar comida ao cão ou onde tinha deixado a bicicleta. Passava dias a fio com a mesma roupa! Pouco depois, começou a ter alucinações. Queixava-se de ouvir vozes dentro da cabeça que falavam com ele. Falava de uma conspiração contra ele e até nos acusou de fazer parte dela. A família estava toda sob tensão. Por fim, conseguimos convencer o Roberto a falar com um médico sobre o que estava a sentir. Presentemente, o Roberto toma a sua medicação diariamente para controlar a doença. Causas da esquizofrenia Embora se desconheça a causa exacta da esquizofrenia, a maioria dos especialistas concorda que na sua origem está uma base biológica (ou genética) e o meio ambiente a que estamos expostos. Pensa-se que o risco de desenvolver esquizofrenia pode aumentar devido a problemas de desenvolvimento cerebral à nascença, durante a gravidez ou na infância, causados por factores genéticos ou ambientais.

6 Mais tarde, os factores ambientais podem causar mais danos no cérebro e aumentar novamente esse risco ou desencadear os primeiros sintomas de esquizofrenia. Genética A genética parece contribuir fortemente para o desenvolvimento da esquizofrenia, dada a sua componente hereditária. As pessoas que têm um familiar próximo com esquizofrenia ou outra doença psiquiátrica, como depressão ou doença bipolar, apresentam maior probabilidade de desenvolver esquizofrenia do que a população em geral. Mas a genética não é tudo se um gémeo idêntico tiver esquizofrenia, a probabilidade de o outro gémeo também ter é de cinquenta por cento, embora tenham os mesmos genes [Turner T. BMJ 1997; 315: ]. Química A esquizofrenia pode dever-se a um desequilíbrio, para mais ou para menos, de certos químicos denominados neurotransmissores no cérebro, por exemplo dopamina ou serotonina. O cérebro é constituído por muitas células cerebrais, ou neurónios. Os neurotransmissores transportam sinais ou mensagens de uma célula cerebral para outra. Para que o cérebro funcione adequadamente, as mensagens têm de ser enviadas rapidamente. Assim, o excesso ou a falta de neurotransmissores podem causar problemas. Meio ambiente Um nascimento traumático, em que o bebé tenha tido falta de oxigénio, ou complicações durante a gravidez, como uma infecção viral, podem aumentar o risco de desenvolver esquizofrenia. Outros factores ambientais como o stress, mudar de casa, perder o emprego ou o abuso de substâncias químicas podem desencadear os primeiros sintomas de esquizofrenia. O uso de drogas, em particular os alucinogénios (ácidos, LSD) e o cannabis, parecem ser, também, factores de risco para a esquizofrenia. Identificar a esquizofrenia Não existe nenhum exame físico ou laboratorial para determinar se sofre de esquizofrenia. A identificação ou o diagnóstico da esquizofrenia levam a que, na maioria dos casos, o psiquiatra deva ter em conta diversos factores: História familiar existência de familiares com esquizofrenia ou outras doenças mentais, como depressão ou doença bipolar, também conhecida como depressão maníaca. História médica -sintomas actuais ou anteriores. Exame objectivo exame feito pelo médico para garantir que os seus sintomas não se devem a outra doença ou perturbação.

7 Conjunto habitual de perguntas ou critérios destinados a identificar a esquizofrenia. Requisitos do diagnóstico Para se obter o diagnóstico de esquizofrenia, devem existir sintomas que interferem com as actividades diárias há pelo menos seis meses, bem como dois ou mais sintomas-chave durante um mês por exemplo, sintomas positivos como delírios, alucinações, discurso ou comportamento desorganizados, ou sintomas negativos como falta de emoções [Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th Edition, Text Revision (DSM-IV-TR). American Psychiatric Association. 2000]. O diagnóstico da esquizofrenia pode ser difícil, dado que os seus sintomas podem assemelhar-se aos de outras doenças psiquiátricas. Muitas pessoas com esquizofrenia sofrem de paranóia ou não acreditam que algo está errado, e como tal, não querem ir ao médico. Por outro lado, os sintomas podem só ser reconhecidos ou identificados quando a doença atinge uma fase mais avançada. É muito importante consultar o médico o mais rapidamente possível, uma vez que o controlo da doença está sempre ligado à precocidade do diagnóstico. [Perkins DO et al. Am J Psychiatry 2005; 162: ]. Primeiro episódio psicótico A esquizofrenia pode desenvolver-se muito lentamente, de tal forma que a própria pessoa ou os seus familiares e amigos não se apercebem da situação durante bastante tempo, ou pode evoluir muito rapidamente, originando uma grande mudança comportamental ao longo de poucas semanas. Em geral, as pessoas são diagnosticadas com esquizofrenia pela primeira vez porque sofreram um episódio psicótico, com sintomas positivos como delírios e alucinações, em que perderam a noção da realidade. Se a sintomatologia for acentuada, pode levar ao internamento. Fases da esquizofrenia A esquizofrenia tem três fases, a Fase Aguda, a Fase de Estabilização e a Fase Estável.

8 Durante a Fase Aguda, manifestam-se sintomas positivos graves. Os sintomas negativos podem também agravar-se. Pode ser necessário um tratamento intensivo e, por vezes, internamento. À medida que os sintomas positivos diminuem, inicia-se a Fase de Estabilização, que se pode manter durante seis meses ou mais após o início do episódio agudo. Durante a Fase Estável, os sintomas tendem a estabilizar ou até a desaparecer completamente. Alguns doentes apresentam pouca sintomatologia, ao passo que outros podem manifestar tensão, ansiedade, depressão ou insónia. Evolução da esquizofrenia A esquizofrenia afecta as pessoas de variadas formas. Muito poucas pessoas têm apenas um episódio de esquizofrenia e depois recuperam totalmente. A maioria tem uma evolução crónica: Cerca de dois terços dos doentes apresentam um novo episódio psicótico, ou recidiva (retorno dos sinais e sintomas após um período de melhoria), ao fim de cinco ou sete anos após o primeiro episódio [Wiesman D. Schizophr Bull 1998; 24: 75-85]. Algumas pessoas terão períodos com poucos ou nenhuns sintomas, seguidos de novo agravamento da sintomatologia. Outras apresentam sintomas durante toda a vida. Tratamento da esquizofrenia Embora não haja cura para esquizofrenia, existem alguns tratamentos eficazes para o seu controlo. O tratamento pode controlar os sintomas e fazer com que os doentes se sintam melhor e consigam socializar com familiares e amigos, ou inclusivamente regressar ao trabalho ou à escola. A esquizofrenia pode ser tratada mediante: Medicamentos ou combinação de medicamentos e psicoterapia

9 Medicamentos Os medicamentos usados para tratar a esquizofrenia denominam-se antipsicóticos. Na maioria dos casos, através de medicação adequada é possível controlar a sintomatologia [Turner T. BMJ 1997; 315: ]. Contudo, pode ser necessário experimentar mais do que um medicamento até se determinar qual o melhor para si. Podem passar-se 10 a 14 dias até que os sintomas comecem a responder ao tratamento. Mesmo quando os sintomas já diminuíram, é necessário continuar a tomar a medicação para reduzir o risco de recidiva. Os antipsicóticos bloqueiam a acção de determinados químicos, ou neurotransmissores, no cérebro, reduzindo, assim, os efeitos causados pela libertação excessiva destes químicos. Aparentemente, o reajuste do desequilíbrio destes químicos desempenha um papel crucial no tratamento da esquizofrenia. Os antipsicóticos tradicionais, ou típicos, são eficazes na redução dos sintomas positivos, embora a sua eficácia seja reduzida no controlo dos sintomas negativos. Os antipsicóticos novos, ou atípicos, controlam os sintomas positivos e melhoram os sintomas negativos e cognitivos. Os seus efeitos secundários são também diferentes dos observados com antipsicóticos típicos. Em caso de dúvidas ou perguntas não hesite em falar com o seu médico. Alguns efeitos secundários dos antipsicóticos atípicos Os diferentes antipsicóticos atípicos podem causar alguns dos seguintes efeitos secundários: movimentos involuntários - espasmos ou contracções musculares ansiedade grave obstipação tonturas secura de boca aumento de peso sonolência A maioria dos efeitos secundários pode ser controlada reduzindo a dose ou mediante a toma de outros medicamentos. Se manifestar efeitos secundários, deve falar com o seu médico ou psiquiatra que lhe pode prescrever outros medicamentos para tratar alguns sintomas da esquizofrenia, por exemplo,

10 antidepressivos para tratar a depressão ou o humor, e benzodiazepinas para tratar a ansiedade. Psicoterapia A psicoterapia pode ser acompanhada com medicamentos que ajudam a controlar os sintomas da esquizofrenia e a reduzir o risco de recidiva [Haddock G, Lewis S. Schizophr Bull 2005; 31: ].O tratamento pode implicar psicoterapia individual, grupos de apoio, terapia familiar, psicoterapia cognitiva-comportamental ou treino de capacidades sociais ou vocacionais. Na psicoterapia individual, o doente fala com o psiquiatra ou o psicólogo sobre os seus problemas actuais ou passados, as suas sensações, emoções ou relações. Os grupos de apoio promovem o apoio mútuo entre pessoas que se encontram na sua situação. Nestes grupos também se podem praticar as capacidades sociais. Na terapia familiar os cuidados são prestados pela família. O esclarecimento aos familiares ajuda-os a compreender a esquizofrenia e os problemas associados a esta patologia. O cuidador pode aprender formas de minimizar o risco de recidiva e estratégias de confronto para lidar com o familiar doente de forma mais eficaz. A psicoterapia cognitiva-comportamental (TCC) é um tipo de terapia que pode ajudar o doente a deixar de ter pensamentos negativos e passar a ter pensamentos mais positivos. A TCC pode ser útil para o doente aprender a lidar com o stress, a ansiedade, a depressão e as perturbações de pânico. O treino de capacidades sociais e vocacionais pode ser de grande ajuda no regresso ao trabalho ou à escola e para que o doente cuide de si próprio. Tomar a medicação Tomar a medicação conforme recomendado é fundamental para a sua recuperação e para a manutenção do seu bem-estar. Algumas pessoas deixam de tomar a medicação porque não acreditam que estão doentes, ou porque os seus sintomas melhoraram e consideram que não precisam de mais tratamento. Outras pessoas deixam de tomar a medicação devido aos desagradáveis efeitos secundários. É fundamental falar com o seu psiquiatra sobre a ocorrência de quaisquer efeitos secundários. Muitos efeitos secundários podem ser tratados com outros medicamentos, reduzindo a dose do medicamento que o doente está a tomar ou mediante outras opções terapêuticas.

11 Não deixe de tomar a medicação sem antes consultar o seu médico. Muitas pessoas precisam de tomar a medicação durante períodos extensos para impedir que os sintomas voltem recidiva. Reconhecer os sinais precoces Ao aprender a reconhecer os seus sinais precoces, poderá obter ajuda médica assim que possível, o que contribuirá seguramente para a sua recuperação. Exemplos de sinais precoces: passar muito tempo sozinho(a) ou estar calado(a) na presença de outras pessoas; as pessoas notarem que não muda de roupa ou que não sabe tomar conta de si ; sentir dificuldades de concentração, perder o interesse pelas actividades escolares ou profissionais; desconfiar das pessoas ou ouvir vozes baixas. Tente evitar aquilo que o(a) faz sentir pior, como situações de stress, discussões com familiares ou amigos, ou o uso de estupefacientes ou álcool. Algumas pessoas consomem substâncias ilícitas ou álcool para fugir aos sintomas. Contudo, o consumo de drogas ou álcool tende a agravar os sintomas. Deve falar com o seu médico se estiver preocupado e falar abertamente com as pessoas em quem confia se achar que está novamente a piorar. Estas pessoas podem ajudá-lo(a) procurar apoio com maior rapidez. Cuidar de si próprio Pode cuidar de si próprio através de uma alimentação saudável e equilibrada. A prática regular de exercício físico liberta químicos no cérebro que o(a) podem acalmar e melhorar o seu humor. Tente não fumar a nicotina dos cigarros pode afectar os antipsicóticos [Lyon ER. Psychiatr Serv 1999; 50: ]. Procure relaxar e fazer aquilo que habitualmente lhe dá prazer. Alguns medicamentos usados no tratamento da esquizofrenia podem aumentar o apetite e, consequentemente, o peso. Através de uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico é possível controlar o aumento de peso. Delinear um plano de actividades Quando os seus sintomas se agravarem, poderá sentir dificuldade em tomar decisões sobre os cuidados de que necessita.

12 Juntamente com o seu psiquiatra ou cuidador, e quando se sentir bem, poderá ser de grande utilidade delinear um plano de actividades. Este plano de actividades pode incluir: Quem deve estar a par da sua doença, por exemplo, familiares ou amigos Onde quer ser tratado(a) se necessitar de cuidados hospitalares Que medicamentos quer ou não tomar. O que deve perguntar ao seu médico? Esperamos que tenha obtido resposta a muitas das suas perguntas sobre a esquizofrenia. Lista de perguntas que pode querer colocar ao seu médico: 1 Qual é o melhor tratamento para mim? 2 Que efeitos secundários podem ocorrer com este medicamento? 3 De que forma me poderá ajudar a lidar com os efeitos secundários? 4 Necessito de continuar a tomar a medicação depois de melhorar? 5 O que devo fazer se achar que os meus sintomas voltaram? 6 Posso ser tratado(a) em casa, e não no hospital? 7 Há alguma coisa que eu possa fazer para evitar uma recidiva? 8 Que tipo de ajuda posso receber dos meus amigos e familiares para conseguir lidar com a minha esquizofrenia? 9 Existem algumas formas de apoio para os meus familiares? Saiba mais sobre a esquizofrenia nestes sites: A GAMIAN-Europe (Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks)é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que abrange utilizadores e consumidores, familiares, profissionais de saúde, representantes de organismos e agências governamentais, para além de terceiros que apoiam ou estão interessados em questões que afectam as pessoas que sofrem de uma doença mental. Comunidade sem fins lucrativos que fornece informações, apoio e esclarecimentos relacionados com a esquizofrenia, uma perturbação cerebral. Associação Americana de Psicologia Associação Americana de Psiquiatria

13 Fundação Nacional de Esquizofrenia National Schizophrenia Fellowship (RETHINK) UK Mental Health Charity Sites de Organizações de Apoio aos Doentes com Esquizofrenia Associação Europeia dos Familiares de Pessoas com Doenças Mentais

14 Perguntas frequentes Perguntas frequentes acerca da esquizofrenia. P: A esquizofrenia é uma doença frequente? R: A esquizofrenia afecta cerca de 1% da população, em dada altura da sua vida. P: Quais são os sintomas da esquizofrenia? R: Os sintomas da esquizofrenia dividem-se em três tipos principais,designadamente: Sintomas positivos delírios, alucinações, raciocínio desorganizado Sintomas negativos falta de capacidades importantes, tais como dificuldade em demonstrar emoções ou incapacidade para socializar Sintomas cognitivos -problemas ao nível da memória e do raciocínio organizado P: Quando se desenvolvem geralmente os sintomas? R: Os homens tendem a mostrar sinais iniciais da patologia entre os 15 e os 20 anos de idade, ao passo que nas mulheres os sintomas só surgem mais tarde - geralmente entre os 20 e os 25 anos de idade. P: A esquizofrenia é hereditária? R: A genética parece contribuir fortemente para o desenvolvimento da esquizofrenia, dada a sua componente hereditária. Mas a genética não é tudo se um gémeo idêntico tiver esquizofrenia, a probabilidade de o outro gémeo também ter é de 50%, embora tenham os mesmos genes. P: Existem exames específicos para diagnosticar a esquizofrenia? R: Não existe nenhum exame físico ou laboratorial para determinar se sofre de esquizofrenia. O diagnóstico da esquizofrenia envolve um psiquiatra que deverá ter em conta a história familiar, a história médica, o exame objectivo e um conjunto de perguntas/critérios para identificar esta doença. P: Preciso de ficar hospitalizado(a)?

15 R: Durante a fase aguda ocorrem sintomas positivos graves. Os sintomas negativos podem também agravar-se. Pode ser necessário tratamento intensivo e, por vezes, internamento. Às vezes pode ser preciso internamento para esclarecimento diagnóstico, ou por outras razões que o seu médico considere apropriadas. P: A esquizofrenia tem cura? R: Embora não haja cura para esquizofrenia, existem alguns tratamentos eficazes para o seu controlo. A esquizofrenia pode ser tratada com medicamentos ou mediante uma combinação de medicamentos e psicoterapia. P: Quais são as diferenças entre os antipsicóticos mais recentes, ou atípicos, e os antipsicóticos tradicionais? R: Os antipsicóticos tradicionais, ou típicos, são eficazes na redução dos sintomas positivos, embora a sua eficácia seja menor no controlo dos sintomas negativos. Os antipsicóticos novos, ou atípicos, controlam os sintomas positivos e melhoram os sintomas negativos e cognitivos. Os seus efeitos secundários são também diferentes dos observados com antipsicóticos típicos. Em caso de dúvidas ou perguntas não hesite em falar com o seu médico. P: O que posso fazer para controlar a doença? R: Pode ajudar-se a si próprio se continuar a tomar a medicação conforme recomendado, se aprender a reconhecer os seus sinais precoces, se tomar conta da sua saúde e se elaborar um plano de actividades para que possa melhorar novamente. P: Irei ter esquizofrenia para sempre? R: A esquizofrenia afecta as pessoas de variadas formas. Um número reduzido de pessoas têm um episódio de esquizofrenia e depois recuperam completamente. Outras pessoas, porém, manifestam sintomas durante toda a vida. Conclusão Obrigada por ter participado no Curso Interactivo sobre Esquizofrenia. Se pensa que você ou alguém que conhece sofre de algum sintoma abordado neste curso por favor fale com o seu médico.

Informação para os pacientes e seus familiares

Informação para os pacientes e seus familiares Psicose Psychosis - Portuguese UHN Informação para os pacientes e seus familiares Leia esta brochura para aprender: o que é a psicose o que a causa os sinais ou sintomas de psicose que tratamentos podem

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber Esquizofrenia O Que Você Precisa Saber O que é Esquizofrenia? A esquizofrenia é uma doença mental crônica, que se manifesta na adolescência ou no início da idade adulta. Sua freqüência na população em

Leia mais

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo.

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo. APRESENTA GRAVE DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? Indivíduos com depressão grave geralmente apresentam pelo menos 4 destes sintomas por pelo menos 2 semanas: Estado de ânimo depressivo; * Movimento,

Leia mais

DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO

DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI O QUE É A DEPRESSÃO? A depressão é uma perturbação do humor que interfere na capacidade para funcionar

Leia mais

Quando o medo foge ao controle

Quando o medo foge ao controle Quando o medo foge ao controle Transtorno de Ansiedade Generalizada Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma. Ana Duarte Marco Correia

Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma. Ana Duarte Marco Correia Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma Ana Duarte Marco Correia CASTELO BRANCO junho, 2016 ESQUIZOFRENIA O QUE A ESQUIZOFRENIA É?......... O QUE A ESQUIZOFRENIA NÃO É?.........

Leia mais

VIVER COM. Narcolepsia. Sintomas Diagnóstico Tratamento ISTEL

VIVER COM. Narcolepsia. Sintomas Diagnóstico Tratamento ISTEL VIVER COM Narcolepsia Sintomas Diagnóstico Tratamento O que é a Narcolepsia? É uma perturbação intrínseca do sono, crónica, de origem neurológica e em que existem alterações na ciclicidade e estabilidade

Leia mais

Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química

Insônia leva à busca de medicamentos tarja-preta, como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química A situação é cada vez mais comum. Uma pessoa tem dificuldade para dormir,

Leia mais

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado;

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; Afeta homens e mulheres na mesma proporção; Eugen Bleuler, importante

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016)

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016) Compartilhe conhecimento: Além de cuidar das crianças, precisamos estar atentos à saúde psicológica das mães. Entenda os sintomas e os tratamentos da depressão pós-parto. Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Quando o Pânico domina

Quando o Pânico domina Quando o Pânico domina Vera Ramalho Psiquilibrios O ataque de pânico é considerado uma reacção de alerta do organismo, que pode ocorrer em situações externas, percebidas pelo indivíduo como ameaçadoras,

Leia mais

Depressão, vamos virar este jogo?

Depressão, vamos virar este jogo? 1 2 Olhar diferenciado para a possibilidade do diagnóstico de depressão em idosos: sintomas depressivos e o processo do envelhecimento Idade: maior prevalência em jovens Sexo: Mulheres liberdade para

Leia mais

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Versão aprovada em Janeiro de 06 CONTEÚDO O que é a dor oncológica episódica? O que é o Vellofent

Leia mais

OS MEDIA E A SAÚDE MENTAL ENTREVISTAS COM JORNALISTAS. Julho 2016

OS MEDIA E A SAÚDE MENTAL ENTREVISTAS COM JORNALISTAS. Julho 2016 OS MEDIA E A SAÚDE MENTAL ENTREVISTAS COM JORNALISTAS Julho 2016 AMOSTRA AMOSTRA Entre os dia 20 e 29 de junho, foram entrevistados 10 jornalistas que escrevem sobre saúde, nos seguintes meios: / CONTEXTO

Leia mais

Prepare-se para a consulta com seu médico

Prepare-se para a consulta com seu médico Prepare-se para a consulta com seu médico Use esse guia para fazer as perguntas certas durante a sua consulta e para estar equipado com a informação correta. Você pode receber uma indicação para consultar

Leia mais

Factores. Emocionais. Um futuro sem Doença de Crohn e Colite Ulcerosa

Factores. Emocionais. Um futuro sem Doença de Crohn e Colite Ulcerosa Factores Emocionais Um futuro sem Doença de Crohn e Colite Ulcerosa A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (Colite Ulcerosa e Doença de Crohn) é uma organização voluntária, sem fins

Leia mais

Com o apoio científico da Secção Regional do Norte da ORDEM DOS MÉDICOS. Compreender a Enxaqueca. e outras Cefaleias. Anne MacGregor.

Com o apoio científico da Secção Regional do Norte da ORDEM DOS MÉDICOS. Compreender a Enxaqueca. e outras Cefaleias. Anne MacGregor. Com o apoio científico da Secção Regional do Norte da ORDEM DOS MÉDICOS Compreender a Enxaqueca e outras Cefaleias Anne MacGregor Oo Guia de Saúde Introdução às cefaleias comuns Apercentagem da população

Leia mais

TRANSTORNOS DE HUMOR

TRANSTORNOS DE HUMOR SAÚDE MENTAL TRANSTORNOS DE HUMOR TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR: Caracterizase por episódios depressivos que podem ser únicos ou que tendem a se repetir ao longo da vida. TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR: Caracteriza-se

Leia mais

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar- TAB É uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, que envolvem períodos de humor

Leia mais

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação.

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. As pessoas sentem stress no trabalho quando se apercebem que existe um desequilíbrio entre as exigências que o seu trabalho lhes impõe

Leia mais

Febre recorrente relacionada com NLRP12

Febre recorrente relacionada com NLRP12 www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre recorrente relacionada com NLRP12 Versão de 2016 1. O QUE É A FEBRE RECORRENTE RELACIONADA COM NLRP12 1.1 O que é? A febre recorrente relacionada com

Leia mais

SAÚDE 20 S AÚDE - VIVA MAIS, VIVA MELHOR

SAÚDE 20 S AÚDE - VIVA MAIS, VIVA MELHOR 20 S AÚDE - VIVA MAIS, VIVA MELHOR Reconhecer a depressão Todos os anos, cerca de 400 mil portugueses sofrem de depressão. Ainda assim, são muitas as pessoas que continuam a achar que esta doença só afeta

Leia mais

Endereço da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia e da EPI-APFAPE Epicentro Porto (Sede) Av. da Boavista, n.º 1015-6º, sala 601 4100-128 Porto Telf./Fax: 226 054 959 epi-apfape@sapo.pt Epicentro Coimbra Av.

Leia mais

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde Um olhar sobre as várias formas de demência Vila Velha de Ródão, 28 de novembro de 2016 O que é a Demência? A Demência é uma DOENÇA CEREBRAL, com natureza crónica ou

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

Depressão e Exercício

Depressão e Exercício Depressão e Exercício Claudia Forjaz baseada na aula de Carolina Kimie A depressão é uma condição comum, crônica e recorrente. Está frequentemente associada a incapacitação funcional e comprometimento

Leia mais

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde Guião de Apoio para Cuidadores Informais de Idosos com Demência Guião de Apoio para Cuidadores Informais de Idosos com Demência 2 O QUE É A DEMÊNCIA? A Demência é uma

Leia mais

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio.

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO 2 Conteúdo TRATAMENTO PELO LÍTIO... 3

Leia mais

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões:

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: O que é Insônia? Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: Dificuldade em cair no sono Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade

Leia mais

Guia interativo. Controle sua dor

Guia interativo. Controle sua dor Guia interativo Controle sua dor Dor de cabeça crônica A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um sintoma que pode acontecer com todas as pessoas, independente de idade, classe social ou gênero.

Leia mais

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário.

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário. Sara Oliveira Valente, aluna a frequentar o 4º ano da licenciatura Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, para a elaboração da monografia intitulada: Prevenção da

Leia mais

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH)

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) COMO LIDAR COM A FH Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) O que é a Hipercolesterolemia Familiar (FH)? A FH é uma doença hereditária, na qual um gene alterado causa

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ropinirol Generis 2 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 4 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 8 mg Comprimidos

Leia mais

EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS. EPILEPSIA: o que é?

EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS. EPILEPSIA: o que é? EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS EPILEPSIA: o que é? Não é uma doença a mental Uma das doenças neurológicas mais comuns Afecta 0,5-1% da população Tem múltiplas m causas, nem sempre conhecidas

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Sempre constrangido Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Aula 1: Transtornos mentais e comportamentais pelo uso de múltiplas substâncias. Dependência Química: conceitos e critérios diagnósticos

Leia mais

HOJE É O DIA EM QUE ENFRENTO A FPI. lutarcontraafpi.pt

HOJE É O DIA EM QUE ENFRENTO A FPI. lutarcontraafpi.pt lutarcontraafpi.pt A APOIAR OS DOENTES COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA HOJE É O DIA EM QUE ENFRENTO A FPI Guia de Apoio aos Doentes com Fibrose Pulmonar Idióptica: Saiba como discutir a sua doença e opções

Leia mais

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável.

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável. Alguns aspectos relativos à saúde não podem ser controlados, como a herança genética ou como alguém pode ser afetado pelo comportamento da mãe durante a gravidez. No entanto, existem outras medidas que

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Tratamento da Doença de Parkinson

Tratamento da Doença de Parkinson Tratamento da Doença de Parkinson 1 Doença a de Parkinson É uma perturbação degenerativa e progressiva do sistema nervoso que apresenta vários v sintomas particulares: Tremor em repouso Lentidão na iniciação

Leia mais

Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR)

Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) Parecer da OPP # Categoria # Autoria # Documento Pareceres Gabinete de Estudos OPP Fevereiro 2018 Lisboa Parecer da OPP Eye Movement Desensitization

Leia mais

Saúde Mental do Adolescente. Perturbações Psicóticas

Saúde Mental do Adolescente. Perturbações Psicóticas Saúde Mental do Adolescente Perturbações Psicóticas Edifício Egas Moniz 15. Abril 11 Margarida Crujo Área de Pedopsiquiatria do CHLC overview - apontamento histórico - epidemiologia - etiologia - apresentação

Leia mais

3.10 Problemas de sono na criança e no adolescente

3.10 Problemas de sono na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.10 Problemas de sono na criança e no adolescente Introdução Os problemas do sono são muito frequentes na criança, em particular entre os 18 meses

Leia mais

Farmacoterapia na Depressão

Farmacoterapia na Depressão Farmacoterapia na Depressão TRANSTORNOS MENTAIS Entendem-se como transtornos mentais e comportamentais condições clinicamente significativas caracterizadas por alterações do modo de pensar e do humor (emoções)

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

1. Texto publicado na revista In VIVO

1. Texto publicado na revista In VIVO Ética, Direitos Humanos, Saúde Mental e Enfermagem Ana Albuquerque Queiroz 1 Ninguém pode ficar indiferente a nada do que é humano, particularmente a doença mental. 1 Quando se trata de saúde mental, sabe-se

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Ano DeMolay 2016/2017 Depressão não é frescura O QUE É DEPRESSÃO? De acordo com o doutor em psicobiologia

Leia mais

COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO?

COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO? Pesquisa de Opinião COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO? Realizada por: Thaís Quaranta Psicóloga e Neuropsicóloga Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopatologia na Infância e Adolescência- APAE-SP

Leia mais

Como Prevenir o Suicídio?

Como Prevenir o Suicídio? Como Prevenir o Suicídio? Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br

Leia mais

DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL

DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL SUMÁRIO 01. Depressão: tristeza ou doença? 3 02. Saiba identificar os sintomas de um deprimido 7 03. Depressão severa: saiba como tomar controle 12 01 DEPRESSÃO:

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões

Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões O sono Definição O Sono é um fenómeno cíclico, caracterizado por uma alteração reversível do estado de consciência e da reactividade a

Leia mais

COMO AJUDAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL:

COMO AJUDAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL: COMO AJUDAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL: UM GUIA PARA TODOS E. PUPULIN Folhetos SNR nº 5 SECRETARIADO NACIONAL DE REABILITAÇÃO LISBOA 1995 1 O porquê deste Manual? A informação contida neste manual

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona.

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona. CEFALÉIAS As cefaléias (dores de cabeça) encontram-se entre os problemas médicos mais comuns. Alguns indivíduos apresentam cefaléias freqüentes, enquanto outros raramente as apresentam. As cefaléias podem

Leia mais

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA O Homem conhece o átomo, a velocidade da luz, a distância dos planetas, domina cada vez mais o conhecimento técnico: o

Leia mais

Electroconvulsivoterapia de Continuação e Manutenção

Electroconvulsivoterapia de Continuação e Manutenção Electroconvulsivoterapia de Continuação e Manutenção Ricardo Coentre Assistente Hospitalar de Psiquiatria Curso Teórico-Prático de Electroconvulsivoterapia Hospital Beatriz Ângelo, Loures, Portugal 10

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

Transtorno de ansiedade generalizada

Transtorno de ansiedade generalizada Transtorno de ansiedade generalizada O que é o transtorno de ansiedade generalizada? O transtorno de ansiedade generalizada (TAC) é basicamente uma preocupação ou ansiedade excessivas, ou com motivos injustificáveis

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

O BARALHO É COMPOSTO POR:

O BARALHO É COMPOSTO POR: O BARALHO É COMPOSTO POR: 10 Cartas de Situações 50 Cartas de Pensamentos 25 Cartas de Sentimentos 50 Cartas de Comportamentos TOTAL: 135 CARTAS 2018 Sinopsys Editora e Sistemas Ltda., 2018 Baralho do

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DOS FOLHETOS INFORMATIVOS

ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DOS FOLHETOS INFORMATIVOS ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DOS FOLHETOS INFORMATIVOS Nota: As alterações ao Resumo das Características do Medicamento e aos folhetos informativos

Leia mais

Depressão: o que você precisa saber

Depressão: o que você precisa saber Depressão: o que você precisa saber Se você acredita que tem depressão, ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, leia este material. O que é a depressão? A depressão é um transtorno mental

Leia mais

Avaliação de conhecimentos

Avaliação de conhecimentos 1 Avaliação de conhecimentos - De acordo com o que sabe, o consumo de tabaco é um factor de risco para qual ou quais destas doenças? (coloque uma cruz na opção ou opções que considera correta) - Cancro

Leia mais

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo # Categoria # Autoria # Documento Outros Gabinete de Estudos OPP Junho 2018 Lisboa O Papel da Psicologia e dos Psicólogos

Leia mais

O que pode acontecer se eu parar de tomar rivotril derrepente

O que pode acontecer se eu parar de tomar rivotril derrepente O que pode acontecer se eu parar de tomar rivotril derrepente + + + Parar de repente pode causar sintomas de retirada como alucinações,. Antes de tomar clonazepam avise o seu médico se está grávida ou

Leia mais

SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE

SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE Ana Rebelo Email: acd.rebelo@gmail.com RESUMO Neste trabalho, procura-se explicar a Síndrome de Gilles de la Tourette sob o ponto de vista psicopatológico. Relativamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A ÍNDICE AUTORA... INTRODUÇÃO... ALGUNS SINTOMAS QUE PODEMOS OBSERVAR DEVIDO AO ESGOTAMENTO EMOCIONAL... - Insônia... - Irritabilidade... - Falta de motivação... - Distanciamento afetivo... - Esquecimentos

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

bipolar Tel: (11)

bipolar Tel: (11) Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR 4 1624014 Produzido em Maio de 2014 Tratamento do transtorno ABRATA Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol tolife 500 mg Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra Mindfulness: possibilidades na saúde Carolina Seabra 1 Mindfulness Caracteriza-se pela habilidade de modificar a relação com o sofrimento sendo menos reativo a ele (Germer, 2016). Manejo da dor Terapias

Leia mais

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa bbc.com/portuguese/geral-48339993 A menopausa acontece quando a menstruação de uma mulher para e ela não pode mais ficar grávida naturalmente

Leia mais

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE?

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? APRESENTA O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? TDAH infância hiperatividade déficit de atenção falta de atenção comportamento O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE

Leia mais

Quando o pânico nos domina

Quando o pânico nos domina Quando o pânico nos domina Escrito por Sofia Teixeira com entrevista a Cláudio Moraes Sarmento, psiquiatra e Vítor Rodrigues, psicólogo QUARTA, 02 OUTUBRO 2013 14:59 Burger/Phanie/Rex Features Ataques

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Desafio 1: Epidemiologia

Leia mais

Intervenção (Global e Comunitária) no Primeiro Surto Psicótico (IPSP) 10º Edição

Intervenção (Global e Comunitária) no Primeiro Surto Psicótico (IPSP) 10º Edição Intervenção (Global e Comunitária) no Primeiro Surto Psicótico (IPSP) 10º Edição 2001 Relatório Mundial da Saúde 2005 Conferência Ministerial Europeia da OMS sobre Saúde Mental Plano de formação em serviços

Leia mais

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Introdução Os sentimentos de tristeza, desapontamento, desvalorização e culpa, surgem pontualmente

Leia mais

A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados

A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados CATEGORIA AUTORIA AGOSTO 15 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados Tomada de Posição OPP Sugestão de

Leia mais

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos os problemas de saúde (Murray e Lopez, 1996) e a quarta

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ropinirol AMPDR 0,25 mg Comprimidos revestidos por película Ropinirol AMPDR 0,5 mg Comprimidos revestidos por película Ropinirol AMPDR 1 mg Comprimidos

Leia mais

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento Dr. George E. da Silva Há o desejo de interromper o uso da droga Tempo de retirada da droga Início dos sinais Pico dos sintomas Duração

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara Faculdades Integradas de Taquara DEPRESSÃO Disciplina: Fisiologia Humana Semestre: 1/2016 Docente: Debora Morsch Acadêmicas: Haiesha Wolff Katieli Córdova Vanessa A. Brocker Vanessa S. Ferreira Priscila

Leia mais

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência Toxicologia Ambiental Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB IF Sul-rio-grandense UNIDADE Introdução Nesta aula, abordaremos a Toxicologia

Leia mais