A LEI DE EXECUÇÃO PENAL Nº E A EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS: QUAIS DISPOSITIVOS?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A LEI DE EXECUÇÃO PENAL Nº E A EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS: QUAIS DISPOSITIVOS?"

Transcrição

1 A LEI DE EXECUÇÃO PENAL Nº E A EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS: QUAIS DISPOSITIVOS? Dimas de Lima Santos dimasfilos@gmail.com Ana Karla Loureiro da Silva anakarlaloureiro@hotmail.com Maria da Conceição Valença da Silva conceição.valenca@yahoo.com.br RESUMO O presente trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado Políticas públicas para a educação no sistema prisional: da legislação às ações implementadas no Estado de Alagoas, do Programa de Iniciação Científica PIBIC, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No ínterim dos estudos e discussões, o tema educação nas prisões despertou nosso interesse de compreender o que está disposto na legislação nacional para as pessoas que estão em situação de privação de liberdade. Desse modo, para delimitarmos nosso estudo, elegemos como objetivo entender a Lei de Execução Penal (LEP) nº no que se refere à oferta de educação nos estabelecimentos penais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, cujo procedimento metodológico se deu a partir da análise documental. O estudo evidenciou que a educação, no que concerne ao sistema prisional, pode auxiliar na formação do preso, promovendo sua reinserção na sociedade. Palavras-chave: Educação. Educação nas prisões. Cidadão. 1 PROBLEMÁTICA DA PESQUISA A evolução de uma sociedade está extremamente vinculada ao conjunto de regras que é produzido para que todos consigam conviver em harmonia. Desse modo, é necessário que as regras de civilidade sejam de interesse comum e que não privilegiem um grupo específico. Nessa perspectiva, pensadores da sociedade moderna como Rousseau ( ), Thomas Hobbes ( ) e John Locke ( ) são considerados pioneiros em demonstrar a organização da sociedade a partir de regras de convivências, a partir dos contratos.

2 Para tal propósito, o Estado deverá garantir ao cidadão direito à saúde, educação, moradia e segurança pública promovendo o desenvolvimento completo da sociedade e do cidadão. Para uma melhor compreensão dessa nova organização social, podemos destacar duas esferas extremamente importantes: a esfera da educação e da segurança pública. A esfera da educação deve fornecer os meios necessários para que se aprenda, na escola, o conjunto de regras que permitirá o ser humano reconhecer-se como cidadão, podendo identificar o que é certo ou errado na sociedade. Já a esfera da segurança pública, deve garantir que o conjunto de regras (leis) seja obedecido garantindo a paz. Porém, quando este conjunto de regras é violado o cidadão é punido e, dependendo da gravidade da violação, será privado de sua liberdade e condenado à prisão. No livro Vigiar e Punir, Michel Foucault aponta não só o surgimento da prisão, mas como o Estado precisava vencer a maneira que se punia o cidadão condenado, a supressão do espetáculo punitivo (FOUCALT, 2008, p. 12). O autor mostra que a partir do final do séc. XVIII as grandes encenações dos condenados começam a desaparecer dando lugar a uma nova maneira de se punir: A punição vai-se tornando, pois, a parte mais velada do processo penal, provocando várias consequências: deixa o campo da percepção quase diária e entra no da consciência abstrata: sua eficácia é atribuída à sua fatalidade não à sua intensidade visível; a certeza de ser punido é que deve desviar o homem do crime e não o mais abominável teatro; a mecânica exemplar da punição muda as engrenagens. (FOUCALT, 2008, p. 13). Atualmente, toda sociedade possui um conjunto de regras (leis) que garante o não conflito entre os cidadãos. O Brasil, por exemplo, em 11 de julho de 1984 foi criada a Lei de Execução Penal (LEP) nº que determina qual tipo de punição o cidadão terá, dependendo da gravidade de seu ato. Entretanto, como é obrigação do Estado garantir as necessidades básicas do cidadão, a LEP deve garantir que as pessoas que estejam em privação de sua liberdade nos estabelecimentos penais, ao serem reinseridas na sociedade, não se sintam excluídas ou rejeitadas e que

3 tenham os mesmos direitos que todos os cidadãos livres. Desse modo, a pessoa presa terá acesso à saúde e à educação, dentre outros, uma vez que a sua condenação não o exclui dos direitos fundamentais. Apesar da Lei de Execução Penal ter surgido em 1984, é apenas no ano de 2009 que é publicada a Resolução nº 3 do Ministério da Educação (MEC), que dispõe as diretrizes nacionais para ofertar a educação nos sistemas prisionais. Dois anos mais tarde, em 24 de novembro de 2011 com a implantação do Decreto nº 7.626, também do MEC, fica instituído o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional (PEESP), e mais recentemente, em 9 de setembro de 2015 a Lei nº modifica a Lei nº 7.210, determinando que o Sistema Prisional Brasileiro deve fornecer o ensino médio em suas penitenciárias. No atual cenário das estatísticas dos índices de violência no Brasil, o estado de Alagoas se configura como o mais violento do país. Problemas com a saúde e a educação são gritantes e, no caso da segurança pública, por exemplo, os problemas parecem contribuir para que essas estatísticas continuem aumentando a cada dia, apesar do país dispor da Lei de Execução Penal referida anteriormente. Uma possível alternativa encontrada pelo estado de Alagoas para favorecer as pessoas que estão em privação de liberdade é a oferta de educação nos estabelecimentos penais e, sendo a educação umas das esferas transformadoras da sociedade, é muito importante que sua oferta seja fortalecida e aprimorada para que esses condenados, ao votarem à liberdade, não fiquem no ócio vulneráveis ao retorno à marginalidade. 2 OBJETIVOS Geral: Compreender a Lei de Execução Penal nº no que concerne à função da educação nos estabelecimentos prisionais. Específicos:

4 Entender os dispositivos da LEP sobre a privação de liberdade de pessoas acusadas e condenadas. Analisar o papel da educação para a formação de pessoas que estão em situação de privação de liberdade. 3 METODOLOGIA A iniciativa de apresentar esse trabalho na V Semana Internacional de Pedagogia, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, surgiu no decorrer dos estudos e discussões nas reuniões do projeto de pesquisa do PIBIC, intitulado: Políticas Públicas para a Educação no Sistema Prisional: da legislação às ações implementadas no estado de Alagoas. Considerando o recorte do objeto para realização desse trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico, enquanto procedimento metodológico, para identificação na legislação nacional para fundamentar essa pesquisa, tomando como principal referência a Lei de Execução Penal nº 7.210/84. Sendo uma das principais e mais importantes etapas de uma pesquisa por dispor o método, as técnicas, as concepções teóricas da abordagem, a metodologia é considerada a alma da pesquisa, (MINAYO, 2012, p. 15). Ainda de acordo com essa autora: o universo da produção humana que pode ser resumido no mundo das relações, das representações e da intencionalidade e é objeto da pesquisa qualitativa dificilmente pode ser traduzido em números e indicadores quantitativos (MINAYO, 2012, p. 21). Nessa perspectiva, ressaltamos que esse estudo é de caráter qualitativo, pois trabalha um nível da realidade que precisa ser exposto e interpretado pelo pesquisador, orientado por objetivos, com vistas a evidenciar possíveis resultados.

5 A análise das informações se deu por meio da análise documental enquanto técnica importante para análise de dados qualitativos, uma vez que contribui para desvelar diferentes aspectos LUDKE; ANDRE, 1986). 4 RESULTADOS A educação tem fundamental importância na formação do cidadão, pois é com ela que se aprende como se organiza a sociedade, além de possibilitar ao cidadão entender qual o seu lugar nesse cenário social. É a partir da educação que o cidadão toma conhecimento de que seus atos estão certos ou errados. Cada sociedade organiza o seu conjunto de leis que possibilitará a convivência harmoniosa entre todos e essas leis devem ser conhecidas para que atos errados não sejam cometidos, visto que a desobediência à lei causa sérios prejuízos ao cidadão, um deles é a privação de sua liberdade em estabelecimentos prisionais. Desse modo, com a criação da Lei de Execução Penal nº 7.210, a sociedade brasileira entende quais atos são condenatórios e que podem privar o cidadão de sua liberdade. Entretanto, considerando a relevância da educação para a formação do cidadão esta Lei determina a assistência à educação para as pessoas que estão reclusas, como algo necessário e obrigatório. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS A educação na sociedade pós-moderna tem seu lugar de destaque por fornecer os instrumentos fundamentais de aprendizagem seja no campo social, da política, da ética etc. Com isso, é fundamentalmente importante que todos os cidadãos de uma sociedade tenham acesso à educação. É com essa perspectiva, que mesmo os que estão presos em estabelecimentos penais, devam ter o seu direito à educação garantido.

6 Com a sociedade brasileira não é diferente, a educação se faz presente como uma das esferas mais importantes do país e que deve ser acessível a todas as classes e raças de forma equânime. Desse modo, o sistema prisional brasileiro através de sua Lei de Execução Penal nº 7.210, dispõe as bases legais para ofertar assistência educacional nos estabelecimentos penais brasileiros. Portanto, será em conformidade com a Lei nacional que os Estados brasileiros desenvolverão seus instrumentos para ofertar assistência educacional nas prisões, garantindo assim, o direito fundamental de acesso à educação para todos. REFERÊNCIAS BRASIL. Lei de Execução Penal Nº de 11 de julho de Dispõe sobre o objetivo e aplicação da Lei de Execução Penal. Disponível em: < Acesso em: 11 set Resolução Nº 03, de 11 de março de Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Disponível em: < > Acesso em: 11 set Decreto Nº 7.626, de 24 de novembro de Dispõe sobre o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. Disponível em: < Lei Nº , de 09 de setembro de Dispõe sobre a modificação da Lei de Execução Penal nº 7.210, de 11 de julho de 1984, para instituir o ensino médio nas penitenciárias. Disponível em: < Acesso em: 11 set FOUCALT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Professora Marília Cardoso. Redação 1

Professora Marília Cardoso. Redação 1 Redação 1 1 Redação 2 2 Atenção! As pesquisas revelam grande número de indecisos e segundo turno nas eleições. O agente de polícia precisa assegurar a integridade dos acusados, conforme manda a lei, e

Leia mais

3º Seminário Internacional de Educação em Prisões Andhep. GT08 Pesquisa e extensão universitárias, sociedade civil e prisões

3º Seminário Internacional de Educação em Prisões Andhep. GT08 Pesquisa e extensão universitárias, sociedade civil e prisões 1 3º Seminário Internacional de Educação em Prisões Andhep GT08 Pesquisa e extensão universitárias, sociedade civil e prisões Políticas Públicas para Educação no Sistema Prisional de Alagoas: a educação

Leia mais

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CURSO: Serviço Social TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

Leia mais

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO Selson Garutti 1 ; Rita de Cássia da Silva Oliveira 2. RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo qualiquantitativo exploratório que tem por objetivo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Paula Roberta Galvão Simplício paularoberta.gs@gmail.com Leonara Evangelista de Figueiroa Leonara100@gmail.com

Leia mais

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO 1 PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos do MÓDULO TEMÁTICO e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativoargumentativo

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB 1 GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB Kilma Wayne Silva de Sousa (PPGEd - UFCG) E-mail: kilmawayne@hotmail.com

Leia mais

GT 4. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO

GT 4. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO GT 4. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO EDUCAÇÃO PRISIONAL: levantamento e análise das teses e dissertações publicadas na BDTD, no período de 1992 a 2012 Gabriela Pereira da Silva 1 RESUMO: O Direito

Leia mais

Nome completo: CRISTINA ELIZABETH VALERO Matrícula: Nome do projeto de pesquisa ao qual o aluno inscrito está vinculado:

Nome completo: CRISTINA ELIZABETH VALERO Matrícula: Nome do projeto de pesquisa ao qual o aluno inscrito está vinculado: Identificação do discente: Nome completo: CRISTINA ELIZABETH VALERO Matrícula: 64959-0 Curso: DIREITO Identificação do professor-orientador: Nome completo: JOSE LUIS SOLAZZ Curso: Nome do projeto de pesquisa

Leia mais

A avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: um olhar sobre a formação discente

A avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: um olhar sobre a formação discente A avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: um olhar sobre a formação discente Resumo: Jocimara Aparecida de Jesus 1 Dirce Aparecida Foletto de Moraes 2 Este

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE DE DEZEMBRO DE 2010

PROJETO DE LEI Nº, DE DE DEZEMBRO DE 2010 PROJETO DE LEI Nº, DE DE DEZEMBRO DE 2010 Dispõe sobre a reserva de vagas para apenados em regime semi-aberto e egressos do Sistema Penitenciário nas contratações de mão-de-obra à Administração Pública

Leia mais

PORTAL DE TRANSPARÊNCIA CARCERÁRIA

PORTAL DE TRANSPARÊNCIA CARCERÁRIA PORTAL DE TRANSPARÊNCIA CARCERÁRIA Atendendo-se os Princípios Constitucionais que regem a Administração Pública no Brasil, as diretrizes de Transparência em Gestão Pública contempladas na Lei n.º 12.527,

Leia mais

DIREITO À EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO DAS TECNOLOGIAS E SUA INSERÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE MS

DIREITO À EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO DAS TECNOLOGIAS E SUA INSERÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE MS DIREITO À EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO DAS TECNOLOGIAS E SUA INSERÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE MS Resumo Adriana Atanazio Lima 1 adriana-atanasio@hotmail.com Valdivina Alves Ferreira

Leia mais

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais VIEIRA, Patrícia Santiago* FURTADO, Roberto Pereira** Palavras- chave: política de educação em saúde; educação

Leia mais

O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos

O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos BEZERRA 1, Leonardo P. BRAGA 2, Rafaelle ORIENTADOR: Prof. Gustavo Barbosa de

Leia mais

A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO

A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO Paola Cristina Silva Oliveira (PIBIC/CNPq/FA/UEM), Érika Mendes de Carvalho (Orientadora), erika.mendes0510@hotmail.com; Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA Código da Disciplina: Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 223/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

OS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ARTEFATOS DIDÁTICOS FAVORECEDORES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

OS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ARTEFATOS DIDÁTICOS FAVORECEDORES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS Resumo: OS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ARTEFATOS DIDÁTICOS FAVORECEDORES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS Claudete da Silva Lima Martins Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Francéli Brizolla

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas ALMEIDA, L. A. S. Metrologia: Instrumento de Cidadania. 2002. 339f. Dissertação (Mestrado em Metrologia), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Leia mais

JOVENS, ESCOLA E CULTURA DA PAZ: PERCEPÇÕES DOS JOVENS ACERCA DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA

JOVENS, ESCOLA E CULTURA DA PAZ: PERCEPÇÕES DOS JOVENS ACERCA DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA JOVENS, ESCOLA E CULTURA DA PAZ: PERCEPÇÕES DOS JOVENS ACERCA DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA Milene de Oliveira Machado Ramos Jubé¹ Cláudia Valente Cavalcante² Joaquim Fleury Ramos Jubé³ Resumo: O presente trabalho

Leia mais

Educação no Sistema Prisional

Educação no Sistema Prisional Educação no Sistema Prisional Pacto Federativo Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.

Leia mais

TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE AUTOR(ES): RAIRINE CASTRO DA SILVA

Leia mais

O DIREITO DO PRIVADO DE LIBERDADE DE ESTUDAR: A EXPERIENCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO-CAMPINA GRANDE-PB

O DIREITO DO PRIVADO DE LIBERDADE DE ESTUDAR: A EXPERIENCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO-CAMPINA GRANDE-PB O DIREITO DO PRIVADO DE LIBERDADE DE ESTUDAR: A EXPERIENCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO-CAMPINA GRANDE-PB Maria Aparecida Barbosa Carneiro UEPB Doutora em Sociologia - ccarneiro2007@oi.com.br Maria

Leia mais

PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL E A QUESTÃO DA RESOCIALIZAÇÃO

PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL E A QUESTÃO DA RESOCIALIZAÇÃO PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL E A QUESTÃO DA RESOCIALIZAÇÃO Aline Freire de Souza¹ 1 Universidade Federal do Pará Eixo temático VI: Educação e Movimentos Sociais: ações educativas em ambientes não escolares

Leia mais

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE ALAGOAS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE ALAGOAS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE ALAGOAS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO PRISON SYSTEM EDUCATION IN THE STATE OF ALAGOAS: TEACHERS FORMATION IN FOCUS Maria da Conceição Valença da Silva 1 Ana Karla

Leia mais

TÍTULO: A GESTAÇÃO NO CARCERE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DIADEMA

TÍTULO: A GESTAÇÃO NO CARCERE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DIADEMA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A GESTAÇÃO NO CARCERE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO

Leia mais

A 1. Princípios e Valores Fundamentais de Uma Política Penitenciária. Fonte: FALCONI, 1996.

A 1. Princípios e Valores Fundamentais de Uma Política Penitenciária. Fonte: FALCONI, 1996. ANEXOS I A 1 Princípios e Valores Fundamentais de Uma Política Penitenciária Fonte: FALCONI, 1996. II 1. Respeito à dignidade do homem, aos seus direitos individuais e coletivos e à crença no potencial

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data. JÚLIO XANDRO HECK Presidente do Conselho Superior IFRS

RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data. JÚLIO XANDRO HECK Presidente do Conselho Superior IFRS Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE 2019 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS), no uso de suas atribuições

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR Gisele de Paula Rodrigues 1 Universidade Estadual de Londrina/PR giseledepaula_2@hotmail.com

Leia mais

Como pratica de investigação e para o desenvolvimento do estudo, optamos por uma

Como pratica de investigação e para o desenvolvimento do estudo, optamos por uma ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRESÍDIOS Maria Candeias Conceição Santos ¹ ¹ Mestranda do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Estadual da Bahia - UNEB.

Leia mais

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MESTRADO 2017 PESQUISA EM EDUCAÇÃO Profa. Me. Kátia de Aguiar Barbosa Sábado 2 de dezembro de 2017 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA. Analisar a atualidade da pesquisa em

Leia mais

A PRISÃO E O TEATRO. Gilvan Rufino de Souza 1 Tassiane Gomes Umburanas 2 Luziêt Maria Fontenele Gomes 3 INTRODUÇÃO

A PRISÃO E O TEATRO. Gilvan Rufino de Souza 1 Tassiane Gomes Umburanas 2 Luziêt Maria Fontenele Gomes 3 INTRODUÇÃO A PRISÃO E O TEATRO Gilvan Rufino de Souza 1 Tassiane Gomes Umburanas 2 Luziêt Maria Fontenele Gomes 3 INTRODUÇÃO Hoje, a prisão é um tema que vem sendo muito debatido na sociedade, visto que o modelo

Leia mais

PLANO DE AULA. Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Educação

PLANO DE AULA. Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Educação Universidade Federal do Pará (UFPA) Serviço Público Federal Instituto de Ciências da Educação (ICED) Faculdade de Educação ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE PLANO DE

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM 1 O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM INTRODUÇÃO No contexto das pesquisas em educação, a formação

Leia mais

O SISTEMA PRISIONAL E O CORPO (DES)POTENCIALIZADO.

O SISTEMA PRISIONAL E O CORPO (DES)POTENCIALIZADO. 1 O SISTEMA PRISIONAL E O CORPO (DES)POTENCIALIZADO. Flávia Augusta Bueno da Silva*. Rafael Christofoletti**. Ricardo Sparapan Pena***. Associação de Proteção e Assistência Carcerária de Bragança Paulista/

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL/ESPORTE ADAPTADO (EGRESSOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DEFICIÊNCIA MENTAL) Hugo Mauricio Yamasaki 1 Rosangela Marques Busto 2 Maria Cristina

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU382 Metodologia da Pesquisa em Educação

Programa Analítico de Disciplina EDU382 Metodologia da Pesquisa em Educação 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. Francisco Anderson Mariano da Silva FranciscoAnderson4@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 222 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE II SAU 221 Metodologia da Pesquisa em

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-práticos para a

Leia mais

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: COMPREENSÕES DE PROFESSORES

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: COMPREENSÕES DE PROFESSORES ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: COMPREENSÕES DE PROFESSORES RESUMO EXPANDIDO Rosimeire Souza de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo sheila.alves@unicid.edu.br INTRODUÇÃO Muitas de nossas opções

Leia mais

A ATUAÇÃO DO CONSELHO DA COMUNIDADE EM AUXÍLIO À REDUÇÃO DOS EFEITOS DA PRISIONALIZAÇÃO NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ

A ATUAÇÃO DO CONSELHO DA COMUNIDADE EM AUXÍLIO À REDUÇÃO DOS EFEITOS DA PRISIONALIZAÇÃO NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ A ATUAÇÃO DO CONSELHO DA COMUNIDADE EM AUXÍLIO À REDUÇÃO DOS EFEITOS DA PRISIONALIZAÇÃO NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ Michely Kivel Zani (PIBIC/CNPq/FA/Uem), Prof. Dr. Alexandre Ribas de Paulo (Orientador),

Leia mais

INTRODUÇÃO. Anais CIEH (2015) Vol. 2, N.1 ISSN

INTRODUÇÃO. Anais CIEH (2015) Vol. 2, N.1 ISSN UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS DOS CREAS (CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL), POLOS REGIONAIS/PB ACERCA DA INTERSETORIALIDADE JUNTO A REDE DE PROTEÇÃO AO IDOSA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA.

Leia mais

VIGILÂNCIA ELETRÓNICA

VIGILÂNCIA ELETRÓNICA VIGILÂNCIA ELETRÓNICA ENCONTRO MAGISTRATURAS / DGRSP nov2017 Teresa Lopes telef. 218 435 540 teresa.m.lopes@dgrsp.mj.pt vigilância eletrónica conceptualização da vigilância eletrónica prisão privação da

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal DAS PENAS FINALIDADES DA PENA Por que punir? O que é pena? O que se entende por pena justa? Teorias sobre as finalidades da pena: 1) Absolutas: a finalidade da pena é eminentemente retributiva. A pena

Leia mais

A educação no sistema penitenciário. Daiane de Lourdes Alves

A educação no sistema penitenciário. Daiane de Lourdes Alves ISSN Eletrônico: 2525-5908 www.revistafarol.com.br Daiane de Lourdes Alves Daiane de Lourdes Alves 5 Daiane de Lourdes Alves 1 RESUMO: O presente trabalho tem como fundamentoexpor como as pessoas que estão

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A COLETA DE DADOS DE UMA PESQUISA SOBRE A ANÁLISE DO IMPACTO DE OFICINAS DE APOIO PSICOSSOCIAL A USUÁRIOS DE DROGAS DA PENITENCIÁRIA AGRÍCOLA DE CHAPECÓ Alisson Junior Cozzer

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

EMERGÊNCIA DO TERMO BOM COMPORTAMENTO COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO, NOS CÓDIGOS BRASILEIROS

EMERGÊNCIA DO TERMO BOM COMPORTAMENTO COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO, NOS CÓDIGOS BRASILEIROS EMERGÊNCIA DO TERMO BOM COMPORTAMENTO COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO, NOS CÓDIGOS BRASILEIROS Naiara Morena Sebadelhe Santos da Conceição 1 Milca Borges Luz 2 Maria da Conceição Fonseca-Silva 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

O OLHAR DOS ALUNOS - DETENTOS DA PENITENCIÁRIA PROFESSOR BARRETO CAMPELO SOBRE A ESCOLA

O OLHAR DOS ALUNOS - DETENTOS DA PENITENCIÁRIA PROFESSOR BARRETO CAMPELO SOBRE A ESCOLA 1 O OLHAR DOS ALUNOS - DETENTOS DA PENITENCIÁRIA PROFESSOR BARRETO CAMPELO SOBRE A ESCOLA SEBASTIAO DA SILVA VIEIRA E SEBASTIÃO SEVERINO DA SILVA INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema: O olhar dos

Leia mais

Código Penal ª Edição Reimpressão. Atualização nº 6

Código Penal ª Edição Reimpressão. Atualização nº 6 Código Penal 2017 6ª Edição Reimpressão Atualização nº 6 1 UNIVERSITÁRIO Atualização nº 6 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAMPO JURÍDICO. Palavras-chave: Atuação do Pedagogo. Ambientes Educativos. Campo Jurídico.

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAMPO JURÍDICO. Palavras-chave: Atuação do Pedagogo. Ambientes Educativos. Campo Jurídico. 00067 A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAMPO JURÍDICO LILIAN CRISTINA SANTOS ARAÚJO 1 RESUMO O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo conhecer e analisar a atuação

Leia mais

Lei antibullying e seu reflexo jurídico nas escolas

Lei antibullying e seu reflexo jurídico nas escolas Jornal/Revista/Site: Estadão Edição/Caderno: Blog do Fausto Macedo Data: 17/05/2018 Lei antibullying e seu reflexo jurídico nas escolas Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita* 17 Maio 2018 05h00 Ana

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.379, DE 2006 (MENSAGEM N o 20, de 2006) Aprova o texto do Tratado sobre Extradição entre o Governo da República Federativa

Leia mais

EDUCAÇÃO PRISIONAL: UMA COMPARAÇÃO BRASIL E ARGENTINA. Palavras-chave: Estudo comparado, políticas públicas, prisional.

EDUCAÇÃO PRISIONAL: UMA COMPARAÇÃO BRASIL E ARGENTINA. Palavras-chave: Estudo comparado, políticas públicas, prisional. EDUCAÇÃO PRISIONAL: UMA COMPARAÇÃO BRASIL E ARGENTINA Maria de Fátima de Souza Moreno I - RESUMO O Brasil e Argentina são países da América Latina e vizinhos em suas fronteiras. O objetivo da pesquisa

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS TÁSSIA ALESSANDRA DE SOUZA FERRAZ ferraz.tassia@gmail.com INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) 1 INTRODUÇÃO A inclusão de alunos com necessidades

Leia mais

Resumo Pretendo, nesta pesquisa, apresentar um estudo sobre a posição que a alfabetização ocupa

Resumo Pretendo, nesta pesquisa, apresentar um estudo sobre a posição que a alfabetização ocupa Curso de Pedagogia Título: O lugar da alfabetização nos referenciais curriculares de educação infantil: possíveis relações para formação do professor Raquel Muniz de Castro Resumo Pretendo, nesta pesquisa,

Leia mais

Remição de Pena por Leitura: A Efetivação de Políticas Públicas Educacionais no Sistema Penitenciário Brasileiro

Remição de Pena por Leitura: A Efetivação de Políticas Públicas Educacionais no Sistema Penitenciário Brasileiro Remição de Pena por Leitura: A Efetivação de Políticas Públicas Educacionais no Sistema Penitenciário Brasileiro Reducción de la Pena para la Lectura: La Implementación Efectiva de las Políticas Públicas

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

A reprodução das desigualdades no sistema prisional 1

A reprodução das desigualdades no sistema prisional 1 A reprodução das desigualdades no sistema prisional 1 Victor Martins Pimenta (Universidade de Brasília) Tatiana Whately de Moura (Casa Civil) 1. Introdução O sistema prisional é lócus privilegiado de violação

Leia mais

Cíntia Lopes Vieira de Jesus 1 Cândida Maria Santos Daltro Alves 2 INTRODUÇÃO

Cíntia Lopes Vieira de Jesus 1 Cândida Maria Santos Daltro Alves 2 INTRODUÇÃO RETRATO DA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES INFANTIS CAMPESINOS, EM PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO, DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA: UMA ANÁLISE DOS ANOS DE 2012 E 2016 Cíntia Lopes Vieira de Jesus 1 Cândida Maria

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE 2015. Institui a Semana Estadual de Conscientização e Divulgação do Disque Direitos Humanos Disque 100, a ser realizada anualmente no período de 15 a 21 de maio. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS: UMA DOR EM ASCENSÃO

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS: UMA DOR EM ASCENSÃO VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS: UMA DOR EM ASCENSÃO Autora: Amanda Monte de Azevêdo Santos; Coautor: Igor da Silva Bento. (Universidade Estadual da Paraíba. prograd@uepb.com.br). INTRODUÇÃO A violência em si,

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

1. Introdução. 2. O sistema carcerário brasileiro

1. Introdução. 2. O sistema carcerário brasileiro 1. Introdução O crescimento da população carcerária brasileira aumenta consideravelmente e uma constatação preocupante é também o aumento do número de presidiárias. Este fato se dá devido ao crime de tráfico

Leia mais

ESCOLA E PRISÃO. Fabiana Virginio da Rocha

ESCOLA E PRISÃO. Fabiana Virginio da Rocha Fabiana Virginio da Rocha Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e em Educação Profissional e de Jovens e Adultos com ênfase

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 1. Função no Projeto TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012 Prestar Consultoria Técnica Especializada - Modalidade Produto

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PIBID E SEUS IMPACTOS NO PERCURSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA/UFAL

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PIBID E SEUS IMPACTOS NO PERCURSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA/UFAL A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PIBID E SEUS IMPACTOS NO PERCURSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA/UFAL Ádson de Lima Silva Universidade Federal de Alagoas UFAL adsonlima@globomail.com Sandra

Leia mais

PENAS ALTERNATIVAS. Discriminação Racial e as Penas Alternativas

PENAS ALTERNATIVAS. Discriminação Racial e as Penas Alternativas PENAS ALTERNATIVAS Clyverson da Silva Souza (Bolsista CNPq¹). clyverson.cba@gmail.com; Profº Ms. Isael José Santana (Orientador²). isaelsantana@uems.br Discriminação Racial e as Penas Alternativas RESUMO

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA ISBN 978-85-7846-516-2 A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA Alinne Garcia Cavagnari UEL 1 E-mail: alinne_cavagnari15@hotmail.com Daniela Simitan Claro de Oliveira

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES RESOLUÇÃO Nº 032/2006 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 29 DE SETEMBRO DE 2006

Leia mais

Partido Popular CDS-PP Grupo Parlamentar

Partido Popular CDS-PP Grupo Parlamentar Partido Popular CDS-PP Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 593/X Alteração ao Código Penal Exposição de motivos 1- Através do presente projecto de lei, o CDS/PP pretende alterar alguns aspectos respeitantes

Leia mais

Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01

Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01 Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01 Do Objeto e da Aplicação da Lei de Execução Penal Monster Guerreiros, a execução penal é um procedimento destinado à efetiva aplicação da pena ou da medida de segurança

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO Professora: Dra. Elda Gomes Araújo e-mail: eldaaraujo@unifap.br Colegiado de origem: Pedagogia Disciplina: Pesquisa em Educação II Carga

Leia mais

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS Área Temática: Formação de Professores HOVERDIANO CÉSAR PEREIRA CAETANO (UFPB) hoverdiano@gmail.com LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª. DIREITOS HUMANOS Política Nacional de Direitos Humanos Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência Profª. Liz Rodrigues segurança pública. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à

Leia mais

TÍTULO: A REINSERÇÃO SOCIAL DOS EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

TÍTULO: A REINSERÇÃO SOCIAL DOS EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A REINSERÇÃO SOCIAL DOS EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA:

Leia mais

O PROJETO PRÓ-LABOR DO PROGRAMA PATRONATO: ESTRATÉGIAS E ARTICULAÇÕES COM A REDE SOCIOASSISTENCIAL EM PONTA GROSSA-PR

O PROJETO PRÓ-LABOR DO PROGRAMA PATRONATO: ESTRATÉGIAS E ARTICULAÇÕES COM A REDE SOCIOASSISTENCIAL EM PONTA GROSSA-PR 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Christian Robert dos Rios Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP

Christian Robert dos Rios Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP As Políticas Públicas de Assistência Educacional de Jovens e Adultos em Situação de Restrição de Liberdade em Perspectiva com o Direito Fundamental à Educação Christian Robert dos Rios Universidade do

Leia mais

AUTOR(ES): FERNANDA CRISTINA BENA DA SILVA, DULCIVANIA RIBEIRO GALVÃO, WILLIAM PEREIRA NEVES

AUTOR(ES): FERNANDA CRISTINA BENA DA SILVA, DULCIVANIA RIBEIRO GALVÃO, WILLIAM PEREIRA NEVES 16 TÍTULO: BULLYING UM CRIME SEM PUNIÇÃO LEGAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN-SP AUTOR(ES): FERNANDA

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 24 DE JUNHO DE 2016

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 24 DE JUNHO DE 2016 Aprova as diretrizes nacionais para a criação, implantação e manutenção de programa e políticas de atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores em serviços penais e dar outras providencias. RESOLUÇÃO

Leia mais

O ENSINO MÉDIO E A POLÍTICA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR 1

O ENSINO MÉDIO E A POLÍTICA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR 1 O ENSINO MÉDIO E A POLÍTICA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR 1 Elaine Sinhorini Arneiro Picoli 2 Elma Júlia Gonçalves de Carvalho RESUMO: Nosso trabalho tem por objetivo principal a reflexão sobre as políticas

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N o 3.392, DE 2012 Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, para permitir que empresas e instituições não governamentais

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Resenha acerca do capítulo II do livro: Vigiar e Punir de Michel Foucault. * Fábio Santos de Andrade O BOM ADESTRAMENTO. Resenha acerca do capítulo II do livro: Vigiar e punir de

Leia mais

PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO

PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento,

Leia mais

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2009

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2009 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2009 (Do Sr. Maurício Rands, Chico D Angelo e Cida Diogo) Dispõe sobre planos de carreira do sistema único de saúde e dá outras providências, por meio de acréscimo

Leia mais

VI SEMINÁRIO DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 19 a 21 de Novembro de 2014

VI SEMINÁRIO DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 19 a 21 de Novembro de 2014 [1 ] VI SEMINÁRIO DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 19 a 21 de Novembro de 2014 O papel estratégico do monitoramento e da avaliação no contexto das políticas públicas: a experiência de execução

Leia mais

A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OFÍCIO PRODUTOR DE MESTRES NO ENSINO E NAS PROFISSÕES

A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OFÍCIO PRODUTOR DE MESTRES NO ENSINO E NAS PROFISSÕES A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OFÍCIO PRODUTOR DE MESTRES NO ENSINO E NAS PROFISSÕES Dra. Lina Márcia C. Silva Pinto IFMT Campus Octayde Jorge da Silva Lina.pinto@cba.ifmt.edu.br Mirella Maria

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL 00604 Resumo A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL Célia Aparecida Bettiol Arliete Socorro Da Silva Neves O presente texto faz parte de um trabalho em andamento e se constitui em pesquisa documental,

Leia mais

Um olhar etnográfico: a privação de liberdade associada a baixa escolaridade

Um olhar etnográfico: a privação de liberdade associada a baixa escolaridade Um olhar etnográfico: a privação de liberdade associada a baixa escolaridade Introdução Arthur Manoel Barbosa Andrade Autor arthur_andrade2011@hotmail.com Itamara Weskla Barbosa Alves de Brito Co-Autor

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral;

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral; Plano de Ensino Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 80 h/a - 67 h/r Docente: Márcia Gardênia Lustosa Pires Ementa

Leia mais

APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA SOCIAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA SOCIAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO 15 APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA SOCIAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO Eixo: Práticas para Contextos Não Escolares DAVID, Mônica Cristiane 1 NAGAISHI, Maria do Socorro Queiroz 2 OLSEMANN, Beatriz de França 3 RIBAS,

Leia mais

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO Denise Puglia Zanon, Kelly Cristina Ducatti-Silva Resumo: O ato de educar na contemporaneidade enfatiza a urgência de

Leia mais

AS DEFICIÊNCIAS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E O AUMENTO VERTIGINOSO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA.

AS DEFICIÊNCIAS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E O AUMENTO VERTIGINOSO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA. AS DEFICIÊNCIAS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E O AUMENTO VERTIGINOSO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA. Matheus da Silva SANCHES 1 RESUMO: O sistema prisional brasileiro apresenta inúmeros problemas atualmente.

Leia mais

PLANO DE ENSINO - OFICINA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ESALQ/USP PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO - OFICINA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ESALQ/USP PLANO DE ENSINO 1. Estrutura da Disciplina: PLANO DE ENSINO Instituição: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP. Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas. Disciplina: Representações de Natureza. Disciplina

Leia mais

Palavras-chaves: Hospital. Atendimento Escolar. Formação.

Palavras-chaves: Hospital. Atendimento Escolar. Formação. 02007 ESCOLA HOSPITALAR: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA AO ESCOLAR HOSPITALIZADO NO ESTADO DO PIAUÍ Resumo: SOUSA, Francisca Maria de - PUCPR cineidesousa@yahoo.com.br WOLF, Rosângela Abreu do Prado

Leia mais

O ACESSO AO TRABALHO PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA PRISÃO¹ 1. Rafael Zimmermann² 2, Enio Waldir Da Silva³ 3.

O ACESSO AO TRABALHO PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA PRISÃO¹ 1. Rafael Zimmermann² 2, Enio Waldir Da Silva³ 3. O ACESSO AO TRABALHO PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA PRISÃO¹ 1 Rafael Zimmermann² 2, Enio Waldir Da Silva³ 3. 1 ¹Trabalho referente ao projeto de pesquisa intitulado Trabalho Solidário, Renda

Leia mais