A TERCEIRIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A TERCEIRIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 25, 26 e 27 de março de 2014 A TERCEIRIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS OFICIAIS: A EXPERIÊNCIA MINEIRA COM A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS ADMINISTRATIVOS, OPERACIONAIS E DE REPRESENTAÇÃO FERNANDO SILVESTRE DE BRITO JEAN MATTOS DUARTE MARCOS EDUARDO SILVA SOARES

2 2 Painel 32/096 As inovações na gestão da frota de veículos oficiais em Minas Gerais, a partir da aplicação da metodologia Strategic Sourcing A TERCEIRIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS OFICIAIS: A EXPERIÊNCIA MINEIRA COM A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS ADMINISTRATIVOS, OPERACIONAIS E DE REPRESENTAÇÃO Fernando Silvestre de Brito Jean Mattos Duarte Marcos Eduardo Silva Soares RESUMO Em 2009, o Governo de Minas Gerais realizou estudo a fim de levantar a viabilidade econômica da locação em relação à aquisição de veículos oficiais. Para isso desenvolveu ferramenta de análise de investimentos que compara os custos totais de cada modelo de compra, considerando o contexto do setor público e, além disso, variáveis geralmente deixadas de lado como os custos de oportunidade e de ociosidade. Na ferramenta são inseridos o tipo e a quantidade de veículos que se pretende obter via compra ou locação, a quilometragem mensal a ser percorrida e o tempo de uso, bem como outros itens de custo, chegando-se ao custo total final. O estudo indicou que a locação de longo prazo (por período superior a 12 meses), também conhecida como terceirização de frota, era a modelo de compra mais econômico para veículos administrativos e de representação e embasou o processo licitatório realizado no ano seguinte. Com a experiência obtida neste processo, foi possível ampliar a análise realizada, incorporando aos processos seguintes outros modelos de veículos, inclusive operacionais. As ações realizadas em Minas Gerais garantiram contratações econômicas, que devem ser compartilhadas. Palavras-chave: StrategicSourcing, Processo de Compras; Locação de veículos; Terceirização de frota; Análise de investimentos; Projeto GES.

3 3 1 INTRODUÇÃO A reforma do Estado, segundo Bresser-Pereira (2006), em seus artigos A reforma do Estado nos anos 90 e Da Administração Pública burocrática à Gerencial visa contribuir para a formação no Brasil de um aparelho de Estado mais forte e eficiente. A reforma do Estado tornou-se necessária, principalmente depois da grande crise da década de 80, que veio a ficar conhecida como Década Perdida. Mais que uma crise financeira, tratou-se de uma crise do conceito de Estado. Para cumprir sua missão em um mundo globalizado seria necessário (e ainda o é) rever sua missão, suas funções e sua capacidade de efetivo cumprimento de suas obrigações com os recursos disponíveis. Faz parte do novo papel do Estado apontar metas compatíveis com os anseios sociais além de prestar os serviços básicos à população. Para atender às demandas da sociedade, fazendo-se cumprir seu papel, a Administração deve se reorganizar, adotando critérios de gestão capazes de reduzir custos, articulando-se com os cidadãos, estabelecendo prioridades e cobrando os resultados (CARDOSO apud BRESSER-PEREIRA, 2006). Com relação à dimensão legal da Reforma do Estado, Abrúcio (2007), afirma que, sob esse aspecto, a reforma se deveu muito a reestruturação constitucional de 1988 que proporcionou a construção de um cenário legal sólido e coerente para que a mesma pudesse ser realizada. Sendo assim, a Constituição de 1988, além de propiciar as condições para reforma, ao mesmo tempo, significou o rompimento com os governos militares, onde o modelo burocrático de gestão era a regra. Entre as medidas tomadas pelo governo, Abrúcio (2007) enfatiza as: Medidas que implicaram tetos para o gasto com funcionalismo, alterações no caráter rígido e equivocado do Regime Jurídico Único e a introdução do princípio da eficiência entre os pilares do direito administrativo. Tais mudanças constituíram peças essenciais na criação de uma ordem jurídica que estabeleceu parâmetros de restrição orçamentária e otimização das políticas (ABRUCIO, 2007, p.5).

4 4 Com relação aos benefícios da reforma gerencial do Estado, um dos principais focos se voltou para o aperfeiçoamento da estrutura das organizações públicas, bem como dos inúmeros processos que se dão no âmbito do Estado. Tal aperfeiçoamento visa a realização dos serviços públicos de forma mais eficiente possível, trazendo o benefício esperado pela sociedade, ao realizar a entrega do valor real proporcionado pelas políticas públicas. (KETL, 2006) Reduzir o tamanho do Estado e modernizar a administração pública tornaram-se pontos importantes de uma nova agenda política. Ao contrário das experiências anteriores, essa modernização se inspirou fortemente nos modelos de gestão privada, considerados superiores e mais eficazes. Assim, as principais mudanças seriam transferir funções estatais para a área privada e as restantes seriam administradas com formas o mais próximo possível das praticadas nas empresas privadas. (MOTTA, 2007, p.92) Nesse momento da administração pública gerencial, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de respeitar os princípios da administração pública, sobretudo o princípio da eficiência descrito pelo art. 37 da Constituição de 1988: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Assim, esclarecese que o princípio da eficiência administrativa deve ser interpretado de forma a balizar a melhor utilização dos inputs administrativos (recursos, meios e esforços) bem como os seus outputs (resultados). Segundo Alexandre de Morais apud Celso Antônio Bandeira de Mello: Princípio da eficiência é o que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, rimando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social. (MORAIS apud MELLO, 2010, p. 327) Leal (2003) também faz considerações a respeito do principio da eficiência ao afirmar que:

5 5 O principal fundamento do princípio da eficiência é o rendimento maximizado dos recursos, enquanto o desperdício representa o antiprincípio da eficiência. No setor empresarial, o desperdício do processo produtivo aumenta o custo final dos produtos e transforma-se em fator restritivo de competitividade, razão pela qual os métodos de gestão estratégica de custos estão sendo aperfeiçoados diariamente. No setor público, a eficiência dos meios com significativa redução dos desperdícios deverá contribuir para ampliar os benefícios sociais com a mesma parcela de recursos, sem aumentar a carga tributária. (LEAL, 2003, p. 11) Segundo Aragão (2006): A eficiência não pode ser entendida apenas como maximização do lucro, mas sim como um melhor exercício das missões de interesse coletivo que incumbe ao Estado, que deve obter a maior realização prática possível das finalidades do ordenamento jurídico, com os menores ônus possíveis, tanto para o próprio Estado, especialmente de índole financeira, como para as liberdades dos cidadãos. (ARAGÃO, 2006, p.1) Conforme mencionado até aqui, torna-se evidente que desenvolver e implementar sistemas de controle de custos é condição sine qua non para gestão responsável dos recursos públicos. No escopo do Estado, as decisões a serem tomadas, deveriam focar nas alternativas que demandassem o menor volume de recursos e gerasse o maior beneficio social. No âmbito estadual, o governo de Minas Gerais definiu, a partir de 2003, através do Choque de Gestão (Vilhena et.al, 2006), um conjunto de medidas dirigidas para deter a tendência crescente das despesas através de um controle rígido das despesas com pessoal, custos operacionais e a inevitável redução das despesas de investimento. O controle de gastos em todas as esferas do serviço público estadual deixou de ser bônus de produtividade e passou a ser meta em todas as unidades públicas. Esforços produzidos pelo Estado propiciaram a retomada do equilíbrio das contas públicas. O Choque de Gestão, de acordo com Vilhena et al (2006), se insere no contexto da reforma gerencial do Estado, bem como no cenário da constante busca do cumprimento do princípio da eficiência, pois além da contenção de gastos e enxugamento da máquina burocrática, propõe a reorganização e modernização do aparato estatal através da busca de novos modelos de gestão governamental.

6 6 Segundo Quirino (2010), durante o Governo Aécio Neves, que abrangeu o período de 2003 a 2010, foi implementado o Choque de Gestão no Governo do Estado de Minas Gerais que estabeleceu uma série de metas de médio prazo e projetos estruturadores, de caráter estratégico. Além disso, o Choque de Gestão contém os desafios e prioridades do governo que serão tratadas com o estabelecimento de áreas de resultados, bem como metas para serem atingidas em cada uma das áreas. O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), um instrumento de planejamento de longo prazo, que, em sua terceira versão, possui a vigência de 2011 a 2030, tem como grande preocupação a questão fiscal. O ajuste fiscal é tido como elemento chave para o desenvolvimento de longo prazo do Estado. Dessa maneira várias metas foram acordadas e estabelecidas visando racionamento e corte de gastos em prol de uma qualidade fiscal que gere uma maior estabilidade e sustentabilidade nas contas públicas ao longo do tempo. (MINAS GERAIS/BDMG, 2013) Nos últimos anos o governo de Minas Gerais tem orientado sua gestão pública para os resultados, desenvolvendo sua estratégia sob dois pilares fundamentais: a qualidade fiscal e a inovação na gestão pública. O PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental), responsável pelo planejamento de médio prazo no âmbito do Estado, tem duração de quatro anos e consta de projetos estruturadores, que são os de maior importância e de caráter estratégico no cenário do Estado, sendo assim, considerados prioritários. Com vistas a melhorar o processo de compras do Estado de Minas Gerais, o Projeto Gestão Estratégica de Suprimentos (GES) se encontra na Área de Resultados de Qualidade Fiscal do PPAG O objetivo do presente projeto está ligado a melhorias no modelo das diversas famílias de compras do Estado, visando à redução dos gastos públicos, melhorando a qualidade do gasto setorial, de acordo com o princípio da economicidade e, sobretudo, da eficiência (QUIRINO, 2010).

7 7 O projeto GES, em 2014, continua vigente, e, quando criado estabeleceuse que o mesmo seria operacionalizado em suas duas ondas (fases) abordando várias categorias (famílias) de compras que eram consideradas de alto impacto na despesa do Governo de Minas Gerais, a saber: 1ª onda: Passagens Aéreas, Material de Escritório, Softwares Prontos, Refeições Coletivas, Betuminosos, Medicamentos e Equipamentos de Informática; 2ª onda: Diárias e Hospedagem, Serviços da PRODEMGE, Materiais Médico-Hospitalares, Equipamentos Médico-Hospitalares, Frota e Combustíveis. Nesse sentido, ao abordar locação de veículos, estamos inseridos no contexto da 2º onda do supracitado projeto ao objetivar a melhoria dos processos de compras dos itens referentes à frota de veículos. Ao pensar no panorama da Reforma gerencial do Estado, que propõe novos mecanismos de gestão, revestidos do princípio da eficiência, visa-se gerar melhores resultados à sociedade, verificando que o governo de Minas se preocupa em gerar novos modelos de gestão e novas roupagens aos processos, tornando-os mais eficientes. Ao contratar, visando o suprimento da demanda de bens e serviços, a Administração deve sempre prezar para o cumprimento do principio da economicidade em seus processos de compra. A preocupação com o corte de gastos e a eficiência obtida no processo de compras é fundamental, principalmente num cenário onde a escassez de recursos faz com que haja, cada vez mais, uma necessidade de planejamento acerca da maneira como o setor público realiza seus gastos. Com o advento do choque de gestão, a alocação mais eficiente de recursos, evitando desperdícios, está ligada diretamente ao ajuste fiscal da máquina pública, sobretudo quando os recursos são destinados à área meio, uma vez que essa, embora indispensável, não beneficia diretamente o cidadão. Pensar o processo de compras visando a economicidade e eficiência vai além da utilização dos mecanismos licitatórios previstos na legislação como o pregão e o registro de preços. Essas são, por força da lei, ferramentas essenciais e indispensáveis para obtenção da economicidade em um processo de compras.

8 8 Porém a eficiência é atingida de fato, e maximizada, quando se pensa em um modelo de compra para determinado bem e serviço. Ao pensar num modelo para um item de compra, é essencial buscar as necessidades e demandas internas dos órgãos e entidades bem como avaliar como o item em questão é ofertado no mercado. Cabe aqui, ao gestor, analisar a aplicabilidade do que é ofertado para aquilo que é demandado e procurar coadunar demanda com oferta, buscando o modelo ótimo a ser aplicado, tendo sempre como premissa a qualidade do gasto, ou seja, onerar pouco o Estado e obter bons níveis de serviço. Dessa forma, quando se busca um modelo de compras, a economia trazida pelo processo licitatório ao se levantar a demandar de diversos órgãos/entidades para determinado item de compra através de um registro de preços obtendo-se ganhos de escala, bem como aquela obtida através da disputa entre os licitantes ao diminuírem o valor de seus lances em um pregão, são insuficientes. Essa economia, inerente ao certame, pode ser otimizada, quando se pensa num modelo eficiente de compra para o item em questão. Para se obter o melhor modelo, é importante se pensar na fase anterior ao processo licitatório em si, definindo-se, o que se irá comprar. 2 OBJETIVO O objetivo principal desse trabalho é mostrar o porquê da adoção do modelo de locação de veículos no âmbito do governo do Estado de Minas Gerais entre os demais modelos de suprimento de frota de veículos disponíveis no mercado. Abordar-se-á detalhes de sua concepção e desenvolvimento relatando o caso da aplicação bem sucedida deste modelo nos órgãos/ entidades do Estado de Minas Gerais bem como as modificações que o mesmo sofreu do momento de sua adoção, em 2010, até o presente.

9 9 3 METODOLOGIA 3.1 O projeto Gestão Estratégica de Suprimentos GES Na 2ª. Onda do Projeto GES, foram selecionadas as seguintes famílias de compras, que seria alvo de estudo por parte da consultoria contratada da empresa PricewaterhouseCoopers - PwC: Materiais Médico-Hospitalares, Odontológicos e Laboratoriais Equipamentos Médico-Hospitalares, Odontológicos e Laboratoriais Frota de Veículos (aquisição de veículos, abastecimento e manutenção) Diárias e Hospedagem (com foco em hospedagem de grupos de servidores) Serviços Prodemge (empresa de tecnologia da informação do Governo de Minas). Segundo Moura (2011), o contrato com a PwC alocou aproximadamente 13 pessoas no Projeto GES e teve duração de 15 meses nos anos de 2009/10. O projeto teve como objetivo principal a elaboração de novos modelos de suprimentos para famílias de compras públicas estratégicas, observando as leis e normas gerais de licitações e contratos, execução orçamentária e financeira, assim como o conjunto de regulamentos relativos aos processos de suprimentos do setor público. Faz parte desse objetivo: a definição e implantação de metodologias e modelos de gestão de suprimentos, com base nas melhores práticas nacionais e internacionais; o aprimoramento dos mecanismos de relacionamento com o mercado fornecedor em seus diversos segmentos; a capacitação de servidores estaduais para atuarem como agentes multiplicadores do modelo (MOURA et al, 2011) O projeto foi desenvolvido em três etapas, a saber: diagnóstico, desenvolvimento e implantação. Foram selecionadas quais famílias de compras seriam estudadas, através da análise da situação atual acerca das aquisições no Estado, bem como a apresentação das melhores práticas da gestão de suprimentos junto ao mercado privado em relação aos praticados pelo Estado. Após isso, foram selecionados os melhores modelos para cada item das famílias e desenvolvido editais para contratação dos itens visando a implantação de cada novo modelo de aquisição.

10 10 Verificou-se, no diagnóstico, que a frota de veículos do Governo do Estado de Minas Gerais despendia muito em gestão da frota, sobretudo com manutenção corretiva. Além disso, observou-se falta de sintonia e coplanejamento entre órgãos e entidades, que por muitas vezes realizavam processos de compras em separado para itens semelhantes, num curto espaço de tempo, perdendo em ganhos de escala, que poderiam ser obtidos caso a comunicação entre os órgãos fosse otimizada. Observou-se também uma falta de padronização de fornecedores e veículos. Bem como não foi raro identificar diferentes tipos de veículos para desempenhar uma função, ou seja, não há diretrizes que orientam que tipo de veículo deve ser destinado a que tipo de atividade. Outro apontamento da consultoria refere-se no que tange a falta de uma política de renovação da frota, que contava com grande quantidade de veículos velhos, gerando altos gastos com manutenção bem como altos índices de indisponibilidade de frota. Por fim, de uma maneira geral, a Administração aloca muita força de trabalho e recursos financeiros em serviços de gerenciamento da frota. Vale a pena ressaltar que o advento da Cidade Administrativa, reunindo grande parte dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Governo mineiro, é uma importante janela de entrada para padronização de processos e um grande facilitador para comunicação entre os órgãos / entidades a fim de escolherem os modelos mais eficientes, como no caso da frota de veículos. 3.2 A frente Aquisição na Família Frota de Veículos da 2ª onda do Projeto GES No tocante à aquisição de veículos para a frota de veículos oficiais do Governo do Estado de Minas Gerais, observou-se a existência de três principais possibilidades oferecidas pelo mercado: aquisição, locação ou serviço de táxi. Com relação à locação observou-se que o mercado oferecia esse serviço de diferentes maneiras, sendo as mais relevantes: Locação + manutenção + combustível + motorista Locação + manutenção + combustível Locação + manutenção

11 11 Pelo fato da terceira opção ser mais utilizada por grandes empresas e por ser bastante difundida no mercado por haver grande concorrência entre os fornecedores, deu-se por entender que essa seria a mais adequada para ser aplicada ao Governo de Minas Gerais. Segundo análise mercadológica da consultora PwC, as locações se dividem em locação de curto e longo prazos: O segmento de terceirização de veículos oferece basicamente dois produtos: Locação de veículos: apresenta características de um negócio de varejo, atendendo pessoas físicas e jurídicas, mediante contratos de curto prazo; Terceirização da frota (ou locação da frota), com características de um negócio de atacado, operando principalmente com empresa em contratações de longo prazo (acima de 12 meses). (PwC, 2010) Dessa forma, devido à continuidade do serviço e ao alto grau de investimento (desembolso inicial) do fornecedor para fornecer os veículos ao Estado, estabeleceu-se que os contratos de locação deveriam ser de longo prazo (acima de um ano). Por fim, caso a locação fosse adotada como modelo de suprimento da frota de veículos do Governo de Minas, estabeleceu-se que seria no molde Locação+manutenção de longo prazo (2 ou 3 anos). 3.3 A análise de investimentos Comparação dos custos totais Para se estabelecer se esse tipo de locação predefinido seria utilizado em detrimento da aquisição de veículos utilizou-se de análise de viabilidade econômica, que foi desenvolvida à quatro mãos entre a SEPLAG/MG e a PwC, através de uma ferramenta no formato Excel que compararia a viabilidade entre locar versus adquirir veículos. Para decidir entre as duas opções tal ferramenta consiste em uma análise de investimentos. Isso nada mais é do que a comparação da viabilidade econômica de se adotar um modelo em detrimento do outro. A avaliação de alternativas de investimento (adquirir ou locar) é feita a partir da análise dos fluxos de caixa de cada um, mediante a aplicação de alguma técnica de análise de investimento. As técnicas de análise preferidas são as que consideram o valor do dinheiro no tempo, que é, grosso modo, a constatação de que

12 12 uma unidade monetária vale mais hoje do que amanhã devido à elevação generalizada do nível de preços da economia, isto é, devido à inflação. As mais utilizadas são a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL); sendo esta, a técnica escolhida para as análises deste caso. (SOARES, 2005) Segundo Soares (2005), o Valor Presente Líquido (VPL) é uma técnica matemática, onde todos os componentes de gasto e receita são referenciados ao período inicial (tempo zero), por meio de taxas de desconto. O que se busca saber é quanto os pagamentos ou recebimentos em períodos futuros valem hoje. Dessa forma, cada variável de gasto dos modelos de locação e aquisição que existissem ao longo da vida útil do veículo seriam trazidos ao Valor Presente Líquido, através da aplicação do índice de inflação (utilizaremos o IPCA) a fim de analisar o custo total de cada um dos modelos. Ao descontar todos os fluxos de entradas e saídas de caixa por uma faixa de desconto mínima aceitável, o NPV [ou VPL] denota, em última análise, o resultado econômico da alternativa financeira expressa em moeda atualizada. (FARIA, 2002, p.284). Para um comparativo honesto, é importante ressaltar que, em cada análise de investimento, deve-se ter como base para fins de comparação entre o modelo de locação e aquisição: o mesmo tipo de veículo (Ex: Hatch 1.0); a mesma intensidade de uso (Km rodado/mês) e o mesmo tempo de uso (Ex: 2 anos). variáveis de custos: Para o modelo de aquisição de veículos utilizaremos as seguintes Valor da aquisição: valor de compra do veículo, obtido através de cotação de mercado. Valor da oportunidade: é o valor equivalente ao montante financeiro que o Governo receberia do mercado financeiro caso aplicasse o valor desembolsado na aquisição dos veículos. Utiliza-se como índice de retorno do investimento a Taxa Selic. Custo de indisponibilidade: refere-se ao custo gerado devido a ausência do veículo quando este se encontra indisponível (por estar em manutenção, por exemplo). Tal custo foi estimado em 10% do valor total da aquisição.

13 13 Custo do seguro DPVAT: referente ao desembolso do pagamento do seguro que possui valor unificado para veículos de passeio. Custo administrativo: refere-se aos gastos administrativos, de rotina, dos veículos, estimado por um valor simbólico de R$ 50,00/mês. Custo de manutenção: custo das manutenções preventivas e corretivas do veículo estimada em R$0,08/Km para veículos de passeio devido a inexistência de dados confiáveis de histórico de manutenções na central de dados do Governo (SIAD e BO). Esse valor aumenta com o avançar da idade do veículo. Valor da venda: é a receita da venda do veículo nos leilões administrativos. Tal valor é obtido através da tabela FIPE (referente à marca/modelo e ano do veículo) descontado o Deságio do leilão que é uma taxa estimada pela SEPLAG (equivalente a 25% sobre o valor da FIPE). Dessa forma, o valor total de venda a ser considerado equivale a 75% do valor FIPE para o veículo a ser alienado. Para a locação, há uma única variável de custo, a saber, o valor da locação no período considerado. É importante ressaltar que os valores referentes à abastecimento e ao gasto com motorista foram desconsiderados pelo motivo de que seriam variáveis equivalentes. Ambos modelos contemplariam esses gastos, de forma que se anulariam no cálculo do custo total de cada um. Observação: Foi desconsiderada a variável seguro devido ao fato da legislação mineira verdar a aquisição desse serviço para a frota de veículos do Governo do Estado de Minas Gerais, embora essa variável conste no modelo de locação.

14 Os índices inseridos e o imput de dados na Ferramenta de VPL De acordo com a Ferramenta acima, para fim de análise do modelo mais vantajoso, deverão ser preenchidos os campos relativos à variáveis fixas (que não dependem da utilização do veículo), a saber: "Modelo do veículo", "Quantidade de veículos", "Valor do veículo (aquisição)", "Valor de venda do veículo (mercado)", "DPVAT (ano)", "Custo de gestão (mês)", "Valor mensal da locação". O Campo "Quantidade final de veículos próprios" é resultante da "Quantidade de veículos" acrescida do índice de indisponibilidade, no caso, estimado em 10%. Isso significa que, ao se contratar o serviço de locação haverá sempre a reposição de veículo em casos de manutenção, acidente ou perda total. Porém, quando se adquire veículos, é necessário adquirir, em média, 10% a mais a fim de suprir essa indisponibilidade nos casos supracitados, mantendo o mesmo padrão se comparado com a utilização da locação. Deverá também proceder com o preenchimento das variáveis relacionadas à utilização do veículo, na porção superior esquerda da ferramenta.

15 15 Nela, deverão ser preenchido os campos: "Distância percorrida (por mês)", "Tempo de posse (em meses)", "Tipo de combustível" e "Média de consumo do veículo (km/ l)". Os campos "Preço do combustível (R$/ l)", "Custo do combustível por km (R$/ km)" e "Custo do motorista (mês) - MGS (salário + encargos)" não foram preenchidos (ou preenchidos com valor zero), devido ao modelo desconsiderar as variáveis de abastecimento e serviços de motorista, cujo porquê já foi relatado. Por fim, deverá se estabelecer os índices/taxas, que serão utilizados na ferramenta no quadro localizado na porção inferior esquerda. São eles: "Taxa de juros p/ oportunidade (anual)" representado pela taxa SELIC, "Inflação (anual)" representada pelo IPCA, "Indisponibilidade (%) - frota reserva" estimada em 10%, "Preço Venda - Deságio do Gov. x Mercado" estimado em 25%, "Custo de venda (% sobre valor de venda)" estimado em 5% sobre o valor da venda, "Seguro - Prêmio", "Seguro Franquia", "Manut. - Fator" e "Manut. - Taxa Cresc. Exp anual". Os campos relativos ao seguro foram desconsiderados pelo fato que é vedado a contratação do serviço de seguro veicular para toda frota da Administração Pública Estadual. O quadro localizado na porção inferior direita da ferramenta indica valores estimados de manutenção por quilômetro rodado, considerando a idade do veículo. Ao se inserir todos os dados na ferramenta, o calculo do valor presente é feito, e ao se exibir o resultado, o gestor pode observar qual modelo é o mais econômico e eficiente para cada tipo de veículo analisado:

16 A evolução do modelo: de 2010 a 2013 Para o primeiro registro de preços realizado pela SEPLAG, em 2010, o estudo da viabilidade econômica se deu através da ferramenta aqui relatada, sendo considerada apenas a locação de dois tipos de veículos administrativos, veículo de serviço e de representação. O período de locação considerado para este RP foi de 36 meses (3 anos) e houve significativa demanda para os itens considerados devido ao advento da Cidade Administrativa- CA que concentrou a atividade administrativa do Poder Executivo do Governo de Minas Gerais em um mesmo local. Dessa forma procurouse padronizar a frota de serviço que iria atender à CA a fim de realizar o deslocamento dos servidores. A descrição dos itens, quantidades registradas e o valor registrado de cada (locação de uma unidade pelo período de 36 meses com manutenção incluída) pode ser verificada conforme dados da tabela a seguir:

17 17 Código Descrição do Item Quantidade Registrada Preço Pesquisado (Unitário) LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS: VEÍCULO SERVICO, TIPO HATCH, VERSAO STANDARD; COM MOTOR DE 1000CC, 04 PORTAS, 05 LUGARES. COM MANUTENÇÃO. COR DA LINHA DE PRODUÇÃO, MOVIDO A ÁLCOOL/GASOLINA (BICOMBUSTÍVEL) R$ , LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS: VEÍCULO DE REPRESENTACAO; PRETO; SEDAN; 4 PORTAS; MOTOR MIN. DE1790CC; POTÊNCIA MIN.DE 120CV.; BICOMBUSTÍVEL(ÁLCOOL/GASOLINA) EQUIPADO COM AR CONDICIONADO; TRIO ELÉTRICO; DIREÇÃO HIDRÁULICA; AIR BAG DUPLO, COM CAPACIDADE PARA 05 (CINCO) LUGARES;COM MANUTENÇÃO. 109 R$ ,00 Após o sucesso do modelo incipiente, em sua primeira edição, foi ampliado o escopo do segundo e terceiro RP ocorrido em 2012 e 2013, respectivamente, sendo acrescentados itens de veículos operacionais àqueles de representação e administrativos utilizados inicialmente. As principais mudanças e adaptações se deram, principalmente, em três frentes: a) No tocante ao período de locação, reduzido de 36 para 24 meses (2 anos) por se considerar tal período mais razoável e atrativo para os órgãos e entidade participantes. b) Em relação à quantidade de itens de veículos, ampliando a utilização do serviço de locação não apenas abrangendo o transporte de representação e de servidores na região metropolitana de Belo Horizonte, mas aumentando o escopo da contratação para diferentes tipos de utilização da frota como em viagens, transporte de maior número de passageiros, e veículos destinados às regiões rurais (estradas não pavimentadas). Vale ressaltar que, embora tenha havido o levantamento de demanda entre os órgãos/ entidades, a caminhonete 4x4 (item código 43680) se mostrou economicamente inviável no modelo de locação no processo de 2012, não sendo levada como lote do pregão. Porém o referido item foi reinserido no processo de 2013 e levado à sessão do pregão.

18 18 c) A partir do RP de 2012 tomou-se a decisão de que o registro de preços para locação de veículos se consolidaria e ocorreria anualmente, embora a vigência dos contratos continuassem a ser de 24 meses (2 anos). Tal iniciativa deve-se ao fato de que, o Decreto Estadual nº , de 16 de setembro de que regulamenta o Sistema de Registro de Preços disciplinado no art. 15 da Lei federal nº , de 21 de junho de 1993, estabeleceu, em seu art. 14: Art. 14. O prazo de validade da ARP será contado a partir da publicação e não poderá ser superior a doze meses, incluídas eventuais prorrogações, nos termos do inciso III do art. 15 da Lei Federal nº 8.666, de Dessa forma, um órgão interessado no serviço de locação que não aderiu ao RP vigente e não foi possibilitado de aderi-lo como carona, não teria de esperar 24 meses para contratar, uma vez que a Administração terá uma ata de RP para o serviço de locação de veículos anualmente. Com base nos dados do Sistema de Registro de Preços SIRP, do Portal de Compras do Governo de Minas Gerais ( segue abaixo a descrição dos itens, quantidades registradas e o valor registrado de cada (locação de uma unidade pelo período de 24 meses com manutenção incluída) para os RPs de 2012 e 2013: Código Descrição do Item Quantidade Solicitada Preço Pesquisado (Unitário) VEÍCULO SERVIÇO,TIPO HATCH,VERSÃO STANDARD;COM MOTOR DE 1000CC, 04 PORTAS, 05 LUGARES. COM MANUTENÇÃO COR DA LINHA DE PRODUÇÃO, MOVIDO A ÁLCOOL/GASOLINA (BICOMBUSTÍVEL) R$ ,07 R$25.368, VEICULO REPRESENTAÇÃO; PRETO;SEDAN;4 PORTAS; MIN.1790CC; POTÊNCIA MIN.120CV, COM MANUTENÇÃO; TRIO ELÉTRICO; AR CONDICIONADO DIREÇÃO HIDRÁULICA, AIR BAG DUPLO, ÁLCOOL/GASOLINA (BICOMBUSTÍVEL), CAPACIDADE PARA 05 (CINCO) LUGARES R$ ,62 R$51.524,40

19 VEÍCULO SERVIÇO,TIPO SEDAN, VERSÃO STANDARD; COM MOTOR DE NO MÍNIMO 1300CC, 04 PORTAS, 05 LUGARES. COM MANUTENÇÃO COR DA LINHA DE PRODUÇÃO, MOVIDO A ÁLCOOL/GASOLINA (BICOMBUSTÍVEL) R$ ,13 R$32.044, CAMIONETA, CARROCERIA ABERTA, STANDARD, TRAÇÃO 4X4, CAPACIDADE ACIMA 0,8TONELADAS, COR LINHA DE PRODUÇÃO,CABINE DUPLA, 4 PORTAS LATERAIS., MÍNIMO DE 2000CC, ÁLCOOL/ GASOLINA/ DÍESEL, COM MANUTENÇÃO R$ ,00 R$ , VEÍCULO SERVIÇO, TIPO MONOVOLUME, VERSÃO STANDARD; COM MOTORNO MÍNIMO DE 1800CC, 04 PORTAS, 07 LUGARES. COM MANUTENÇÃO, COR LINHA PRODUÇÃO, MOVIDO A ÁLCOOL/GASOLINA (BICOMBUSTÍVEL) R$ ,45 R$56.449, VEICULO SERVIÇO, TIPO HATCH,VERSAO STANDARD; MOTOR NO MÍNIMO1300CC, 04PORTAS,05 LUGARES, COM MANUTENÇÃO, COR DA LINHA DE PRODUÇÃO, MOVIDO A ÁLCOOL/GASOLINA (BICOMBUSTÍVEL) FURGÃO,CARROCERIA FECHADA, MOTOR MÍNIMO 1300CC, STANDARD, CARGA ATÉ 0,8TON., COM MANUTENÇÃO, BICOMBUSTÍVEL (ÁLCOOL/GASOLINA) PINTURA NA COR DA LINHA DE PRODUÇÃO VEÍCULO SERVIÇO, VAN, 3P LATERAIS, COM MOTORNO MÍNIMO DE 2000CC, MÍNIMO 15 LUGARES, COM MANUTENÇÃO, COMBUSTÍVEL DÍESEL, COM AR CONDICIONADO, PINTURA NA COR DA LINHA DE PRODUÇÃO R$ ,50 R$30.747, R$ ,68 R$37.913, R$ ,78 R$ , Principais características do modelo Após a pesquisa de mercado (para locação e aquisição), a consolidação da demanda interna e a análise do custo total comparativo de cada modelo é elaborado edital de licitação na modalidade Pregão Eletrônico para Registro de Preços, do tipo Menor Preço apresentando o seguinte objeto: a locação de veículos automotores para transporte de pessoas e pequenas cargas em atendimento aos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e suas unidades, em todo território estadual.

20 20 A locação de veículos destinou-se ao atendimento da demanda de transporte contínua dos órgãos/ entidades para a prestação de serviços públicos permanentes ou de longa duração. Dessa forma o período de locação de cada veículo será de 24 (vinte e quatro) meses após a verificação de que tal prazo é o mais viável de ser adotado, podendo ser acordado prazos inferiores entre contratantes e contratada, desde que não acarrete ônus aos contratantes. Estes firmarão contratos individuais com a contratada com vigência igual ao período de locação, embora a gestão do RP seja centralizada na SEPLAG. O período de locação inicia-se a partir da data de entrega dos veículos pela contratada e aceite formal da contratante, sendo que a contratada possui prazo de até 60 dias para a entrega (que poderá ser total ou parcelada dependendo da necessidade do contratante) dos veículos após a assinatura do contrato. Devido a esse prazo, a vigência dos contratos celebrados poderá ser revista a fim de garantir o cumprimento do período de locação, respeitando-se o limite estabelecido pelo art. 57, II da Lei n /93. Os editais previam que os veículos pertencentes ao mesmo item deverão ser da mesma marca/ modelo. Tal medida visa a padronização da frota, sendo que os veículos deverão ser zero quilômetro (com até cinqüenta quilômetros rodados até o local das entregas feitas em Belo Horizonte) e corresponder à marca/ modelo e ano indicados na proposta comercial, na data de assinatura do contrato. Foi prevista a utilização do regime de quilometragem livre por veículo locado, sendo que a contratada deverá autorizar a instalação de dispositivos que permitem o controle do abastecimento nos veículos locados, bem como arcará com as despesas relativas ao emplacamento e licenciamento dos veículos durante o período de locação e deverá manter atualizada a respectiva documentação. Caberá à contratada entregar o veículo caracterizado conforme modelos adotados pelos órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais, sem ônus ao contratante. Todos os veículos locados deverão possuir seguro com cobertura total, para os casos de furto, roubo, incêndio e colisão, sem limite de indenização, porém terceiros e motoristas não serão cobertos pelo seguro.

ANEXO XV DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DE SEGUROS DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA

ANEXO XV DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DE SEGUROS DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA ANEXO XV DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DE SEGUROS DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA Durante o prazo da CONCESSÃO, a CONCESSIONÁRIA deverá contratar e manter em vigor no mínimo as apólices de seguro a

Leia mais

www.pwc.com/br II Simpósio Internacional PwC Inovação em Gestão Pública Abril 2011

www.pwc.com/br II Simpósio Internacional PwC Inovação em Gestão Pública Abril 2011 www.pwc.com/br II Simpósio Internacional PwC Inovação em Gestão Pública Abril 2011 Agenda Projeto Gestão Estratégica de Suprimentos no Governo de MG 1. Introdução 2. Diagnóstico 3. Desenvolvimento/implantação

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

Manual de Assistência 24 horas. Assistência 24 Horas AUTOCONTROLE

Manual de Assistência 24 horas. Assistência 24 Horas AUTOCONTROLE Manual de Assistência 24 horas Assistência 24 Horas AUTOCONTROLE I. Assistência 24 Horas 1. Descrição da Assistência 24 Horas Prestação de atendimento ao cliente/usuário através da administração de rede

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS:

CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS: III Congresso Consad de Gestão Pública CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS: MAIOR EFICIÊNCIA E ECONOMIA PARA A GESTÃO PÚBLICA E SUAS CONTRATAÇÕES Renata Maria Paes de Vilhena Emilia Guimarães Painel

Leia mais

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 1 - Para a realização da vistoria técnica do processo acima citado se

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO PLANEJAMENTO E GESTÃO TERMO DE REFERÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO PLANEJAMENTO E GESTÃO TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO: TERMO DE REFERÊNCIA 1.1 - Licitação para Registro de Preços visando à contratação de Serviços de Locação de Veículos, para atender às necessidades dos Órgãos e Entidades da Administração Estadual

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO Nº 45.463, de 30 de agosto de 2010 Dispõe sobre a política de aquisição e locação de bens e contratação de serviços da Família Frota de Veículos, cria o Comitê Executivo de Gestão Estratégica de

Leia mais

CONTROLE DO GASTO PÚBLICO, DESDE AS PEQUENAS COMPRAS

CONTROLE DO GASTO PÚBLICO, DESDE AS PEQUENAS COMPRAS CONTROLE DO GASTO PÚBLICO, DESDE AS PEQUENAS COMPRAS Maria Leila Casagrande Angeliki Natsoulis Cestari Ana Paula P. Delfino Motta II Congresso Consad de Gestão Pública Painel 32: Qualidade do gasto público

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes E&L Controle de Frotas Perguntas Frequentes 1. Quando ocorre a integração com o patrimônio e no cadastro de veículos na aba patrimônio o veículo não aparece, qual o procedimento a ser feito para que o

Leia mais

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras RP1102 Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE COMPRAS EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL Coordenadores Paulo Tarso

Leia mais

Documento de Definição de Requisitos

Documento de Definição de Requisitos Documento de Definição de Requisitos Projeto: Locadora de Automóveis Responsável: Ricardo Falbo 1. Introdução Este documento apresenta os requisitos de usuário de um sistema de Locadora de Automóveis e

Leia mais

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS 45º SEMINÁRIO DE ACIARIA -ABM PRIMARIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Cléverson Stocco Moreira PORTO ALEGRE - MAIO/2014 CONCEITO DE MANUTENÇÃO: INTRODUÇÃO Garantir a confiabilidade e a disponibilidade

Leia mais

EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO IX - ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA CONCESSÃO.

EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO IX - ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA CONCESSÃO. EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO IX - ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA CONCESSÃO. Análise Econômico-financeira da Concessão A licitante deverá apresentar uma análise econômico-financeira da concessão,

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Apresentação. E&L ERP Frotas. PostgreSQL 8.2/ 8.3. Domingos Martins ES. v. 1.0

Apresentação. E&L ERP Frotas. PostgreSQL 8.2/ 8.3. Domingos Martins ES. v. 1.0 Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução: O permite efetuar o controle sobre o consumo de combustível de cada veículo ou máquina permitindo o seu total monitoramento no

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVO: o presente projeto visa a contratação de seguro para os veículos, especificados no Anexo a este termo: Relação e Dados dos Veículos para Contratação do Seguro,

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ABASTECIMENTO E PESCA TERMO DE REFERÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ABASTECIMENTO E PESCA TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO: 1.1 - Registro de Preços visando à contratação de Serviços de Locação de Veículos Automotores, para atender às necessidades desta Secretaria, bem como de seus Órgãos vinculados

Leia mais

Gestão de Finanças Públicas

Gestão de Finanças Públicas APRESENTAÇÃO Desde a primeira edição deste livro mencionamos como os avanços no arcabouço institucional e instrumental de gestão financeira foram relevantes para que o governo brasileiro, efetivamente,

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO OF/CIRC/CPL Nº 02/2012 Brasília, 25 de junho de 2012. Prezados Senhores, Em resposta

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Disponibilização de Programas. Manual do Usuário Versão 2

Portal dos Convênios - Siconv. Disponibilização de Programas. Manual do Usuário Versão 2 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Disponibilização de Programas

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviços em Assessoria e Consultoria Tributária para as empresas do Arranjo Produtivo Local. 1. OBJETIVO

Leia mais

MEU VEÍCULO. Veículo segurado. ... Seguradoras. ... Contatos da Seguradora(s) Contratadas. ... Dados da Corretora Durango Corretora de Seguros

MEU VEÍCULO. Veículo segurado. ... Seguradoras. ... Contatos da Seguradora(s) Contratadas. ... Dados da Corretora Durango Corretora de Seguros PARABÉNS, Você acaba de adquirir um seguro personalizado com a garantia da Durango. Obrigado por contratar nossos serviços. Aqui você irá encontrar uma equipe preparada para te atender com a credibilidade,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal do Interior e Transportes CAPÍTULO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal do Interior e Transportes CAPÍTULO I INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015 DISPÕE SOBRE AS ROTINAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS DA FROTA DE VEÍCULOS E NOS EQUIPAMENTOS PESADOS,

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015 ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015 O SESI/SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna público o ESCLARECIMENTO II referente ao edital de licitação acima relacionado, conforme

Leia mais

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02 QUESTIONAMENTOS B RESPOSTA: O edital previu, nos subitens 5.1.1. e 5.2. das Condições Gerais da Contratação Anexo 1 do edital, compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos,

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 UMA ABORDAGEM PARA O TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS Pelas disposições da Lei 11.445 as concessões em caráter precário, as que estiverem com prazo

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 20

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 20 1/ 8 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão e Adequação integral do PO 02 Adequação dos Registros e Padrões Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. ITEM Código ESPECIFICAÇÃO DO MATERIAL UN QUANT

TERMO DE REFERÊNCIA. ITEM Código ESPECIFICAÇÃO DO MATERIAL UN QUANT GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS GERÊNCIA DE APOIO LOGÍSTICO E DE SUPRIMENTOS TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de empresa

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

SEQÜÊNCIA DE DEPÓSITOS

SEQÜÊNCIA DE DEPÓSITOS TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO - PROF. MARCELO CÓSER 1 SEQÜÊNCIA DE DEPÓSITOS Vimos que a variação de um capital ao longo do tempo pode ser ilustrada em uma planilha eletrônica. No

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO O objeto do Pregão Presencial é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de rádio-táxi

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO RELATÓRIO DE AUDITORIA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO RELATÓRIO DE AUDITORIA 1 de 6 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO TIPO DE AUDITORIA : ESPECIAL UNIDADE AUDITADA : HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO CÓDIGO : 250042 CIDADE : Rio de Janeiro/RJ RELATÓRIO Nº : 201204188

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PRESIDÊNCIA 27/5/213 RESOLUÇÃO Nº 9/213 Assunto: Institui o Manual de Elaboração

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção II Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante

Leia mais

PROJETO DE LEI N /2013, DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a Regulamentação do Marketing Multinível ou de Rede E dá outras providências

PROJETO DE LEI N /2013, DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a Regulamentação do Marketing Multinível ou de Rede E dá outras providências PROJETO DE LEI N /2013, DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre a Regulamentação do Marketing Multinível ou de Rede E dá outras providências O Congresso Nacional Decreta: CAPITULO I DAS DEFINIÇÕES DO QUE SE ENTENDE

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 1ª PERGUNTA: Pelo que entendemos no edital o sistema será implantado em cada unidade do DNIT, com banco de dados descentralizados

Leia mais

3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2014. RESPOSTA 01: Ver o item 5 do Termo de Referência Anexo I do Edital.

3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2014. RESPOSTA 01: Ver o item 5 do Termo de Referência Anexo I do Edital. 3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2014 PERGUNTA 01: Para que possamos estimar despesas com manutenção e desgaste dos veículos e consequentemente dimensionar melhor nossa proposta,

Leia mais

G E S T Ã O D E C O M P R A S P O R R E G I S T R O D E P R E Ç O S. VALDIR AUGUSTO DA SILVA Gestão Estratégica de Compras Portal de Compras

G E S T Ã O D E C O M P R A S P O R R E G I S T R O D E P R E Ç O S. VALDIR AUGUSTO DA SILVA Gestão Estratégica de Compras Portal de Compras G E S T Ã O D E C O M P R A S P O R R E G I S T R O D E P R E Ç O S VALDIR AUGUSTO DA SILVA Gestão Estratégica de Compras Portal de Compras SUMÁRIO O Sistema de Registro de Preços do Governo do Estado

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ. Estudos Preliminares. Descrição sucinta, precisa, clara e suficiente da STIC escolhida.

Poder Judiciário TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ. Estudos Preliminares. Descrição sucinta, precisa, clara e suficiente da STIC escolhida. Estudos Preliminares Descrição sucinta, precisa, clara e suficiente da STIC escolhida. SUMÁRIO 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (Art. 14) 4 Contextualização 4 1.1 Definição e Especificação dos Requisitos

Leia mais

PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007

PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007 Aprova normas para padronização, instalação e controle de programas de computador no âmbito da Câmara dos Deputados.

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica)

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) No decorrer da execução do Projeto, e tão logo sejam definidos os perfis dos consultores necessários para a consecução dos produtos

Leia mais

CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços.

CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços. CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços. FRANCISCO JOSÉ COELHO BEZERRA Gestor de Registro de Preços Fortaleza 26 a 28/11/2014 SORAYA QUIXADÁ BEZERRA Gestora

Leia mais

Anexo IV.2 Instruções para Elaboração do Estudo de Viabilidade Econômico-financeira

Anexo IV.2 Instruções para Elaboração do Estudo de Viabilidade Econômico-financeira Anexo IV.2 Instruções para Elaboração do Estudo de Viabilidade Econômico-financeira PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA ÍNDICE 1 ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA CONCESSÃO... 2 1.1Planilha 1 Demonstração

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Apresentação A sondagem Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário 2012 Fase 2 apresenta a visão do empresário do transporte

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Dayan Giubertti Margon Julia Sasso Aliguieri

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR Orientação Técnica n 006/2014 Assunto: Procedimento Relativo à Gestão da Frota do Município do Recife Legislação: Instrução

Leia mais

QUESTIONAMENTO 01 SUL AMÉRICA

QUESTIONAMENTO 01 SUL AMÉRICA Fls. QUESTIONAMENTO 01 SUL AMÉRICA Em relação aos Questionamentos efetuados pela empresa Sul América Serviços LTDA, informo que foram analisados pelo Diretor da área solicitante, Sr. Charles, e com base

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na descrição para contratação de empresa para realização de administração de estacionamento

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! A EMPRESA A Fast Solution é uma empresa especializada em desenvolver soluções integradas em sistemas de impressão,

Leia mais

COMUNICADO SIAD - PORTAL DE COMPRAS 04/2013

COMUNICADO SIAD - PORTAL DE COMPRAS 04/2013 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n Edifício Gerais - Bairro Serra Verde CEP: 31630-901 - Belo Horizonte - MG COMUNICADO SIAD - PORTAL DE COMPRAS 04/2013

Leia mais

DIRETRIZES PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA

DIRETRIZES PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA DIRETRIZES PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA 1 APRESENTAÇÃO Este conjunto de diretrizes foi elaborado para orientar a aquisição de equipamentos

Leia mais

PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL. Parte 2 Procedimento Contábil da Depreciação

PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL. Parte 2 Procedimento Contábil da Depreciação PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Parte 2 Procedimento Contábil da Depreciação Como visto na parte 1, ao concluir a identificação e o respectivo registro de cada bem permanente

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS Departamento de Logística e Serviços Gerais ÍNDICE PREPARAÇÃO... 3 A) IDENTIFICAÇÃO DA COMISSÃO GESTORA... 4 B) INSTITUIR POR

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

36,6% dos empresários gaúchos julgam que o. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que. 66,0% das empresas contempladas pela medida a

36,6% dos empresários gaúchos julgam que o. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que. 66,0% das empresas contempladas pela medida a 36,6% dos empresários gaúchos julgam que o faturamento é a melhor base tributária para a contribuição patronal. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que a medida contribuirá parcialmente ou será fundamental

Leia mais

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS Entendendo o cenário atual As organizações continuam com os mesmos objetivos básicos: Prosperar em seus mercados de atuação

Leia mais

COMUNICADO SIAD 04/2007 ASSUNTO: Módulo Frota de Veículos Adaptações para o Gerenciamento dos Veículos Locados.

COMUNICADO SIAD 04/2007 ASSUNTO: Módulo Frota de Veículos Adaptações para o Gerenciamento dos Veículos Locados. SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Rua Bernardo Guimarães, 2731. Tel.: (31) 3290-4600 CEP: 30.180-140 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil CGC: 18.715.607 / 0001-13 Inscrição Estadual: Isento

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

Apresentação PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES

Apresentação PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução ão: Com a necessidade de manter os bens o maior tempo possível em uso, torna-se importante um acompanhamento eficiente de sua

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Preparado por Cassius Marcellus de Freitas Rodrigues Versão: 1.1 Renata Rossi de Oliveira Aprovado por 17/09/12 Nome do Projeto:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO PÚBLICO Atualizado em 16/10/2015 ORÇAMENTO PÚBLICO O orçamento anual da União é composto pelos orçamentos: Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento

Leia mais

METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA REVISÃO ORDINÁRIA DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA FIRMADA ENTRE O MUNICÍPIO DE RIO CLARO E A FOZ DE RIO CLARO S/A.

METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA REVISÃO ORDINÁRIA DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA FIRMADA ENTRE O MUNICÍPIO DE RIO CLARO E A FOZ DE RIO CLARO S/A. METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA REVISÃO ORDINÁRIA DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA FIRMADA ENTRE O MUNICÍPIO DE RIO CLARO E A FOZ DE RIO CLARO S/A. A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos

Leia mais

MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU Estado do Paraná CNPJ 76.208.818/0001-66

MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU Estado do Paraná CNPJ 76.208.818/0001-66 LEI N.º 809/2014 SÚMULA: Disciplina procedimentos de controle da frota e transporte municipal e da outras providências. aprovou, e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte A Câmara Municipal de Guaraniaçu,,

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais