Engenharia de Produção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Engenharia de Produção"

Transcrição

1 Engenharia de Produção 4ª SÉRIE Campus Mossoró MECÂNICA DOS FLUIDOS MECÂNICA TÉCNICA Propriedades dos fluidos.- Estática dos fluidos.- Teoremas de Pascal e Stevin. - Força hidrostática- Flutuação e estabilidade- Balanço de Massa.- Equação da continuidade.- Tipos de escoamento: laminar e turbulento. Revisão dos conceitos básicos de geometria e trigonometria aplicados à mecânica técnica; Decomposição e resultante de forças; Decomposição de forças em um plano cartesiano;resultante de forças; Determinação de 2 forças com direção qualquer a partir da resultante. - História da Organização do Trabalho. - O papel do Engenheiro de Produção como Gestor. - Gestão e Otimização da Produção - Produção Artesanal. - Sistema de Fábrica. - Taylorismo. - Fordismo. - Organização do Trabalho Moderna. 6ª SÉRIE Campus Mossoró CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS CONTABILIDADE EMPRESARIAL ENGENHARIA DO PRODUTO Tipos de materiais com aplicações nos campos das engenharias; Ligações Atômicas; Estruturas cristalina e amorfa; Defeitos cristalinos; Materiais metálicos: ligas ferrosas e não ferrosas; Materiais cerâmicos. Visão sistêmica da empresa. A contabilidade como sistema de informações e seu auxílio para a Engenharia de Produção. Conceito de Contabilidade Comercial e suas funções (ramificações). O Patrimônio empresarial (Ativo e Passivo). Princípios fundamentais de contabilidade. O Plano de Contas e sua estrutura. A importância da padronização das informações.contas: sintéticas e analíticas, estáveis e instáveis. Livros contábeis e seus processos de escrituração. - História e conceitos. Fases do desenvolvimento do produto. O processo de projeto de produto: rojeto Informacional, QFD (Quality Function Development).

2 II LOGÍSTICA EMPRESARIAL Introdução à administração estratégica: o processo de administração estratégica, conceitos principais. O sistema de Manufatura: histórico dos sistemas produtivos, o enfoque estratégico na produção, as inter-relações internas e externas no sistema. Administração de materiais: finalidade, o processo de compra, análise da relação custo-volume (ponto de equilíbrio), decisões sobre comprar versus fabricar, finalidade dos estoques, demanda independente e dependente, custos de estoque e cálculo do lote econômico de compra (LEC) e do lote econômico de fabricação (LEF). A classificação ABC. Arranjo-físico das instalações produtivas. O sistema de manufatura enxuta (Just In Time). Cálculo das necessidades de materiais (MRP) e planejamento dos recursos da manufatura (MRP II). Princípios do gerenciamento das restrições (GDR) aplicados à produção. Princípios de Gestão da Qualidade Total. Princípios de Administração de Projetos: Gantt e PERT/COM. Introdução a Pesquisa Operacional. Modelagem com Programação Linear. Método Gráfico. Método Simplex. Modelos de Transporte. Introdução, conceitos e objetivos da logística; Distribuição física; Movimentação e armazenagem de materiais; Administração de Materiais; Gestão de compras e suprimentos; Gestão e avaliação de estoques Compras Armazenagem. História da Organização do Trabalho. O papel do Engenheiro de Produção como Gestor. Gestão e Otimização da Produção; Produção Artesanal. Sistema de Fábrica. Taylorismo. Fordismo. Organização do Trabalho Moderna. 7ª SÉRIE Campus Mossoró CUSTOS INDUSTRIAIS LOGÍSTICA E TRANSPORTE PESQUISA OPERACIONAL - História da Gestão de Custos Industriais. O papel do Engenheiro de Produção como Gestor Financeiro e Contábil. Contabilidade de Custos. Princípios Básicos da Contabilidade de Custos. Gestão de Gastos, Desembolso e Despesa. Custo Fixo e Variável. Despesa Fixa e Variável. Custo Direto e Indireto. Despesa Direta e Indireta. Introdução, conceitos e objetivos da logística. Distribuição física. Movimentação e armazenagem de materiais; Administração de Materiais - Gestão de compras e suprimentos; Gestão e avaliação de estoques Compras - Armazenagem; Conceitos de modelagem e otimização de sistemas de produção (bens e serviços). Teoria de

3 PROJETO DE PRODUTO PROJETOS INDUSTRIAIS II filas aplicados à logística e cadeia de suprimentos. Métodos matemáticos de gestão de projetos, - História e conceitos. Fases do desenvolvimento do produto. O processo de projeto de produto: - Estudo de mercado: análise de demanda. Técnicas de previsão de demanda. Análise de viabilidade técnico-econômica de empreendimentos industriais. Estudo de escala: técnicas de análise de dimensão de um empreendimento industrial. Modelos de localização. Etapas de um projeto industrial. Elaboração de um projeto industrial. História da Organização do Trabalho. O papel do Engenheiro de Produção como Gestor. Gestão e Otimização da Produção. Produção Artesanal. Sistema de Fábrica. Taylorismo. Fordismo. Organização do Trabalho Moderna. 8ª SÉRIE Campus Mossoró CONTABILIDADE EMPRESARIAL GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E ESTOQUES GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PLANEJAMENTO DO ARRANJO FÍSICO Conceito de contabilidade. Contabilidade e Engenharia de Produção. Interesses na informação contábil. Balanço: ativo, passivo, patrimônio líquido. Procedimentos contábeis básicos. Variações da situação líquida; despesa, receita.regimes de competência e caixa; receitas e despesas diferidas; Fatos Contábeis; Operações com mercadorias; Inventário, valoração; Ativo Imobilizado e Amortização; Demonstrativo de origens e aplicações; Análise de Balanço e de resultados. Evolução da Administração de Materiais. Logística Empresarial. Logística integrada. Gestão e avaliação de estoques. Logística reversa. Sistemas de Controle. Custos de Estoque. Armazenagem. Suprimento Físico. Modelos de inovação (Market pull, science push, Chain linked); Curvas S; Business Model Canvas; - Open Inoovation; Feedback capture grid Introdução sobre o planejamento do arranjo físico. Conceitos gerais sobre o planejamento do arranjo físico. Fatores a serem estudados sobre o planejamento do arranjo físico. Princípios fundamentais de arranjo físico. Planejamento Sistemático de Layout (PSL).

4 PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE PROJETOS SIMULAÇÃO PESQUISA OPERACIONAL PROJETO DE PRODUTO Introdução à Gestão de Projetos: conceitos de programas, projetos; Escritório de projetos e gerenciamento de portifólio de projetos; os tipos de projetos; gerenciamento de projetos; principais metodologias (APM e PMI); Funções gerenciais em gestão de projetos. O Project Management Institute-PMI e sua metodologia. A estrutura do PMBOK: seus capítulos e importância para o gerenciamento de projetos. Definição das estruturas organizacionais e seu relacionamento com a gestão de projetos. Criação da declaração de escopo e de um Termo de abertura de um projeto.- Gestão da Qualidade em Projetos: capítulo 8 do PMBOK. Sua importância para o desenvolvimento de um empreendimento de engenharia. Teoria das filas. Geração de números aleatórios. Simulação de Monte Carlo. Geração de amostras aleatórias com distribuição conhecida. Construção de modelos de simulação, com linguagens. Uso do Software ARENA. Template Common (blocos Arrive, Server, Depart, Simulate, Inspect). Animação de cenários. Template Animate (Gráficos e Estatísticas). Relatórios. Template transfer. Transportadores (correias, empilhadeiras, etc). Rotas de sequência. Trabalho com variáveis e matrizes. Lógica de controle. Prioridades. Validade de modelos e análise de resultados. Conceitos de modelagem e otimização de sistemas de produção (bens e serviços). Teoria de filas aplicados à logística e cadeia de suprimentos. Métodos matemáticos de gestão de projetos, História e conceitos. Fases do desenvolvimento do produto. O processo de projeto de produto: 10ª SÉRIE Campus Mossoró EMPREENDEDORISMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO II Introdução ao empreendedorismo; Contextualização e Conceituação do Empreendedorismo; Mentalidade Empreendedora e Processo Empreendedor; Viabilidade Técnica e aplicação no Método de Canvas; Viabilidade de Mercado e aplicação no Método de Canvas; Fundamentos de estratégia empresarial. Fundamentos da estratégia de produção. A visão de Hayes: elementos estruturais e infraestruturais, matriz produto/processo. Atualização e aprofundamento de conhecimentos nas áreas de engenharia do produto, qualidade, engenharia do trabalho, gestão da produção, logística e projetos industriais.

5 PESQUISA OPERACIONAL PROJETO DE PRODUTO LOGÍSTICA E TRANSPORTE Conceitos de modelagem e otimização de sistemas de produção (bens e serviços). Teoria de filas aplicados à logística e cadeia de suprimentos. Métodos matemáticos de gestão de projetos, História e conceitos. Fases do desenvolvimento do produto. O processo de projeto de produto: Introdução, conceitos e objetivos da logística.distribuição física; Movimentação e armazenagem de materiais;administração de Materiais; Gestão de compras e suprimentos;gestão e avaliação de estoques Compras - Armazenagem;

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS ESTATISTICA E PROBABILIDADE CALCULO DE DUAS VARIAVEIS CONTEÚDO ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Arquitetura - Campus Mossoró) 3ª série

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo das Propriedades dos Fluidos e da Estática dos Fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções e propriedades

Leia mais

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I Álgebra Linear 3 60 Comunicação e Expressão 2 40 Desenho Técnico I 2 40 1º Fundamentos de Matemática 5 100 Geometria Descritiva 2 40 Higiene e Segurança do Trabalho 2 40 Introdução à Engenharia 2 40 Total:

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

Horas. Horas Semanais. Práticas. Teóricas

Horas. Horas Semanais. Práticas. Teóricas FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Matriz Curricular ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 2016.2 Período 1º Código Pré Requisitos Totais EP01 Cálculo Diferencial ---

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1705151 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1º SEMESTRE 1CO100 CÁLCULO I 6.0 108 0 108 1CO105 EXPRESSÃO GRÁFICA I 2.0 0 1CO101 FÍSICA I 6.0 72 108 1CO103 GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 4.0 72 0 72 1CO106 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2.0

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas;

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DISCIPLINA:

Leia mais

Leitura e Produção de Texto. Ciências Contábeis. Contabilidade Aplicada às Instituições Financeiras

Leitura e Produção de Texto. Ciências Contábeis. Contabilidade Aplicada às Instituições Financeiras Curso Disciplina Fotografia Leitura e Produção de Texto Gestão Financeira Analise Demonstrativos Financeiros Ciências Contábeis Contabilidade Aplicada às Instituições Financeiras Gestão Pública Estado,

Leia mais

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO 2017.1 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório

Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório 1 de 6 01 - - - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - Ativa desde: 01/01/2006 CET164 - FÍSICA I - Ativa desde: 01/01/2006 CET563 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS. - Ativa desde: 01/01/2004

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS 2019.1 5 PERÍODO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIÊNTIFÍCA Análise crítica do conhecimento e suas distintas dimensões. Estudo e pesquisa dos métodos e técnicas

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1

Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 Sumário Prefácio, xv Agradecimentos, xxi Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3 1.1 Introdução,

Leia mais

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii OBJETIVO DO CAPÍTULO Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DE PRODUÇÃO DE PRODUÇÃO - GRADUAÇÃO - 215 1º PERÍODO Carga Horária CLASSIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO LÍNGUA PORTUGUESA PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Leia mais

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. As subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção que balizam esta modalidade na Graduação, na Pós-Graduação, na Pesquisa e nas Atividades Profissionais, são as relacionadas a seguir. 1.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Terças e Sextas Feiras das 18:40h às 22:40h Carga horária: 460 Horas *As informações

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DE 2014

ESTRUTURA CURRICULAR DE 2014 PRÓ-REITORIA GRADUAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA ANEXO F ESTRUTURA CURRICULAR 2014 1º semestre S OBRIGATÓRIAS D E AULA TRAB. TOTAL MAC2166 - Introdução à Computação 4 0 60 1 MAT2453 - Cálculo Diferencial e Integral

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 600 Engenharia de Produção - (GRADUAÇÃO) 1º Semestre 0980001 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 0980002 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 0980004 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1640014 - CÁLCULO A 6 4 2 1640080

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 15000253 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 1500025 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 15000256 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1500031 - CÁLCULO A 6 2 15000393 - ÁLGEBRA LINEAR 2 2 1500039 - GEOMETRIA

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2012 1º PERÍODO Pré Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 4 Introdução ao Cálculo 4 Introdução à Engenharia de Produção Introdução à Programação para Engenharia

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 244/2007 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia de Produção - Rio das Ostras O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16 C023 Informática CH Teórica 00 CH Prática 80 CH Total 80 cr 4 Conceitos básicos de arquitetura de

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 007/2017 PONTOS

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS DAS SÉRIES ANTERIORES ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE GESTÃO ESTRATEGICA GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA LOGISTICA

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 78/17 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE TECNOLOGIA

Leia mais

1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705151 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Sumário. Prefácio, 15. Introdução, 19. Parte I Modelagem, Comportamentos e Planejamento, 25

Sumário. Prefácio, 15. Introdução, 19. Parte I Modelagem, Comportamentos e Planejamento, 25 Sumário Prefácio, 15 Introdução, 19 Parte I Modelagem, Comportamentos e Planejamento, 25 1 Modelagem da empresa, 27 1.1 Perspectiva histórica da administração e modelos, 27 1.1.1 Modelos, 28 1.1.2 Escola

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos acima indicados na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos acima indicados na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 1/2016 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2017 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. COORDENADOR Thiago Henrique Nogueira

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. COORDENADOR Thiago Henrique Nogueira 84 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COORDENADOR Thiago Henrique Nogueira thiago.nogueira@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 85 Engenheiro de Produção ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de Produção da UFV visa preparar

Leia mais

RELAÇÃO DE SALAS NO CCT PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELAÇÃO DE SALAS NO CCT PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Calc. Diferencial e Integral e uma Variável 1P Introdução a Eng. de Produção 1P 01 10:50 / 12:30 Introdução a Eng. de Produção 1P / Química Geral 1P Química Geral 1P Calc. Diferencial e Integral e uma

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA Disciplinas Obrigatórias Introdução à Administração Ementa: Conceitos fundamentais: Conceitos de organizações; Tipologias de organizações segundo porte e características

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS IEP0001. Introdução a Engenharia de Produção

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS IEP0001. Introdução a Engenharia de Produção CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS IEP0001 Introdução a Engenharia de Produção Professor Claudio Decker Junior claudiodecker@gmail.com Avaliação 2 1.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 001/2018 PONTOS

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia de Produção

Currículo do Curso de Engenharia de Produção Currículo do Curso de Engenharia de Produção Engenheiro de Produção ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de Produção da UFV visa preparar profissionais que, integrando equipes interdisciplinares e articulando

Leia mais

Cadeia de Suprimentos. Aula 1. Contextualização. O que é Supply Chain Management? Prof. Luciano José Pires

Cadeia de Suprimentos. Aula 1. Contextualização. O que é Supply Chain Management? Prof. Luciano José Pires Cadeia de Suprimentos Aula 1 Contextualização Prof. Luciano José Pires O que é Supply Chain Management? Atual e futuro A Logística é uma das atividades econômicas mais antigas e também um dos conceitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO- CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO- CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO- CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração (matutino) Departamento

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços: Aspectos Introdutórios, 1 1.1 Evolução dos sistemas de apuração dos custos, 1 1.2 Empresas industriais, 3 1.3 Principais usuários

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e Interpretação de Textos Denotação e Conotação Figuras...

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e Interpretação de Textos Denotação e Conotação Figuras... Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos... 3 Denotação e Conotação... 10 Figuras... 13 Coesão e Coerência... 10 Tipologia Textual... 6 Significação das Palavras... 16 Emprego das Classes

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prezado estudante, Em, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos e

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Nome do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Objetivo: O objetivo do curso é preparar profissionais para

Leia mais

AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS:

AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS: AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão de sistemas de produção e operações. Planejamento, Programação e controle da produção. 27/07/2013 9:00 10:30 Assunto: Gestão de sistemas de produção e operações Classificação

Leia mais

Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de NOTURNO

Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de NOTURNO Curriculo: 100-139/18 GR01158 GR02445 GR02516 GR01195 GR03688 GR03690 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Cálculo Básico 72.00 André Luiz Emidio de Abreu Física Básica 72.00 Joao Angelo Pucci Tosin Introdução

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia de Produção

Currículo do Curso de Engenharia de Produção Currículo do Curso de Engenharia de Engenheiro de ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de da UFV visa preparar profissionais que, integrando equipes interdisciplinares e articulando fatores de diferentes naturezas

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 006/2011, de 17 de junho de 2011.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 006/2011, de 17 de junho de 2011. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 006/2011, de 17 de junho de 2011. Altera a matriz curricular do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFERSA. O Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia de Produção

Currículo do Curso de Engenharia de Produção Currículo do Curso de Engenharia de Engenheiro de ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de da UFV visa preparar profissionais que, integrando equipes interdisciplinares e articulando fatores de diferentes naturezas

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia de Produção

Currículo do Curso de Engenharia de Produção Currículo do Curso de Engenharia de Engenheiro de ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de da UFV visa preparar profissionais que, integrando equipes interdisciplinares e articulando fatores de diferentes naturezas

Leia mais

PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção

PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção Conceitos e Funções Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi 1 Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura Objetivos São prioridades competitivas

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO Metodologia do Trabalho Científico EP 01 4 80 - Informática Avançada EP 02 4 80 - Introdução à Engenharia EP 03 2 40 - Engenharia Legal e Ética Profissional

Leia mais

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção Engenharia de Produção Atuação: Turno: O Curso de Engenharia de Produção da UFV visa preparar profissionais que, integrando equipes interdisciplinares e articulando fatores de diferentes naturezas como

Leia mais

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA QUADRO DE DISCIPLINAS * Curso MBA Gestão Estratégica de Negócios Horas-Aula** Módulo I 240 Economia Empresarial 24 Finanças

Leia mais

Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO Curriculo: 100-139/18 GR01158 GR02445 GR02516 GR01195 GR03688 GR03690 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Cálculo Básico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2018 Física Básica 72.00 Não ofertada no 2º semestre

Leia mais

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA Disciplinas, ementas e carga horaria DO CURSO DE Especialização Lato Sensu, Gestão Estratégica nos Agronegócios e suas tecnologias, do campus de Santa Helena de Goias. Matemática financeira 15 Nilcyneia

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA Importância da matemática financeira; Números proporcionais; Porcentagem; Operações com mercadorias; capitalização simples

Leia mais

Integralização por semestres

Integralização por semestres ELENCO DOS COMPONENTES CURRICULARES Integralização por semestres Formulário Nº 11B 1º SEMESTRE Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 68 4 Obrigatório Metodologia da Pesquisa 34 2 Obrigatório

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção

Curso de Engenharia de Produção Curso de Engenharia de Produção Apresentação 2015 Prof. Dr. Carlos Fernando Jung carlosfernandojung@gmail.com Nosso Negócio Produtividade Rentabilidade Melhoria Contínua Otimização de Produtos e Processos

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Prefácio, xiii 1 Princípios e Conceitos de Logística, 1 1.1 Introdução O que é logística, 3 1.2 Conceitos da logística, 12 1.3 Canais de suprimento e canais de distribuição, 18 1.3.1 Organização para distribuição,

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia Campus Aparecida de Goiânia (CAP) Faculdade de Ciências e Tecnologia () MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2016 1 Disciplinas

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Matriz Curricular 2018.1 BRUSQUE (SC) 2018 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO... 3 02 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I Ciências Contábeis 1º Semestre Contabilidade Geral I Visão global dos conceitos e técnicas contábeis. Fatos Contábeis, Inventários, Contas e Plano de Contas, Escrituração, Registro de Operações, Demonstrações

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde Aula 1- Contextualização Prof.: Marcelo Valverde Plano de ensino: Contabilidade de Custo e Gerencial UNIDADE 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL 1.1 Contabilidade de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO INSTITUCIO NAIS CH TEÓRICA IE TOTAL

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO INSTITUCIO NAIS CH TEÓRICA IE TOTAL FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EMENTÁRIO

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EMENTÁRIO EMENTÁRIO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Introdução à Engenharia de Produção (disciplina obrigatória para todos os alunos que não tem formação em Engenharia de Produção) Ementa: Apresentar aos alunos do PPGEP

Leia mais

Laboratório PRO-PME Oficina tecnológica. Implantação do Planejamento e Controle da Produção: dos conceitos à prática

Laboratório PRO-PME Oficina tecnológica. Implantação do Planejamento e Controle da Produção: dos conceitos à prática Laboratório PRO-PME Oficina tecnológica Implantação do Planejamento e Controle da Produção: dos conceitos à prática Conteúdo 14h Abertura 14:10-14:30 Abordagem metodológica (Prof. Francisco Duarte / Eng.

Leia mais

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33,

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33, 1º PERÍODO Física I 80 66,67 4 4 0 Laboratório de Física I 40 33,33 2 1 1 Laboratório de Computação 40 33,33 2 0 2 Introdução a Engenharia de Produção 60 50 3 3 0 Geometria Analítica 60 50 3 3 0 Química

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DIREITO Disciplinas CH Pré-Requisitos 1º PERÍODO

MATRIZ CURRICULAR DIREITO Disciplinas CH Pré-Requisitos 1º PERÍODO MATRIZ CURRICULAR DIREITO Disciplinas CH Pré-Requisitos 1 Fundamentos da Economia 80 2 Ciência Política e Teoria do Estado 80 3 Introdução ao Estudo do Direito 80 4 Direito Civil I (Parte Geral I) 80 5

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Engenharia de Produção BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Engenharia de Produção BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Engenharia de Produção BACHARELADO 1 Graduação em _ Engenharia de Produção O Engenheiro de Produção projeta e melhora os sistemas produtivos de bens e serviços de maneira criativa

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Logística Campus: Nova Iguaçu Missão O Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de gestores

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando as Resoluções CONSEACC/BP 22/2014, 7 e 25/2016.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando as Resoluções CONSEACC/BP 22/2014, 7 e 25/2016. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP /07 ALTERA O QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA, CURRÍCULOS E, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Ao final dessa aula o aluno deverá conhecer: Informações e cadeia de suprimentos; Níveis da cadeia de suprimentos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 24/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Fase

Leia mais

Administração Matriz - Agosto

Administração Matriz - Agosto Administração Matriz - Agosto 1º PERÍODO Pré-requisito Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração 80 4 4 - Tecnologia da Informação 60

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas e Terças das

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/ :49. Ano/Semestre: 2011/1

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/ :49. Ano/Semestre: 2011/1 Curso: 2 DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Matutino) Ano/Semestre: 2011/1 0/0/2011 1: s por Curso Gestão Empresarial 1 ADM.00.00.002-1 EDU.00.00.00-1 FIL.00.00.002-1

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia de Produção

Currículo do Curso de Engenharia de Produção Currículo do Curso de Engenharia de Produção Engenheiro de Produção ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de Produção da UFV visa preparar profissionais que, integrando equipes interdisciplinares e articulando

Leia mais

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02 Ementas Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino Matriz Curricular n.02 Código Disciplinas Primeira Fase 7142 Pensamento Administrativo Escolas: Características das Escolas. Evolução

Leia mais

Caracterização da Contabilidade Gerencial PROFª MILKA MEDEIROS HTTPS://SITES.GOOGLE.COM/SITE/MMEDEIROSACADEMICO

Caracterização da Contabilidade Gerencial PROFª MILKA MEDEIROS HTTPS://SITES.GOOGLE.COM/SITE/MMEDEIROSACADEMICO Caracterização da Contabilidade Gerencial PROFª MILKA MEDEIROS MILKAMEDEIROS.UFPE@GMAIL.COM HTTPS://SITES.GOOGLE.COM/SITE/MMEDEIROSACADEMICO Introdução Caracteriza-se Contabilidade Gerencial o segmento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração 36-36

Leia mais

MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO Disciplinas CH Pré-Requisitos

MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO Disciplinas CH Pré-Requisitos MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO Disciplinas C Pré-Requisitos 1 Análise Microeconômica I 80 2 Análise Macroeconômica I 40 3 Cálculo I 80 4 Estatística I 80 5 Fundamentos da Administração I 80 6 Laboratório de Negócios

Leia mais