SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO"

Transcrição

1 SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO

2 O ser humano procurou desde sempre inventar sistemas geométricos para poder representar num plano (papel, parede, tela) os objectos tridimensionais. Esta necessidade de desenhar as formas de maneira precisa, recorrendo a vários sistemas de representação, considerados exactos, obedece principalmente a duas razões: - poder analisar os desenhos a fim de compreender os volumes obtendo dados sobre as suas medidas; - obter desenhos técnicos que mostram simultaneamente as coisas tal comoasvemos,istoé,emperspectivaeassuasdimensõesexactas. Villa Rotonda, Andrea Palladio, c. 1566, Vicenza, Itália

3 Sistemas de Representação Chama-se sistema de representação ao conjunto de princípios que permitem representar no plano objectos tridimensionais, utilizando projecções.

4 Sistemas de Representação Sistemas de medida assentam na projecção cilíndrica ortogonal e têm a vantagem de nos indicar as dimensões dos objectos em verdadeira grandeza, ou seja, sem sofrer distorções. São os melhores sistemas para fornecer indicações precisas sobre a construção ou produção de objectos, por isso usam-se muito na industria, na arquitectura e no design de equipamento. Sistemas perspécticos ou de perspectiva, provocam sempre algum tipo de distorção na representação dos objectos ou do espaço, por isso não são os melhores indicadores das suas medidas em verdadeira grandeza. Contudo sugerem o efeito de profundidade, tridimensionalidade ou volume, o que pode ser muito útil quando pretendemos obter representações técnicas mais próximas da realidade. Estes sistemas utilizam-se muito em arquitectura, em cartografia e também em multimédia, sobretudo na criação de ambientes virtuais para projectos científicos, jogos e filmes.

5 Noção de projecção A palavra projecção vem do latim projectione. Projecção é o processo pelo qual se incidem raios sobre um objecto num plano chamado plano de projecção. A projecção do objecto é a sua representação gráfica no plano de projecção. Como os objectos têm 3 dimensões, a sua representação num plano bidimensional consegue-se através de alguns artifícios de desenho.

6 A maneira mais fácil de representar no plano uma forma volumétrica é projectar nele a sua sombra. Para poderes efectuar uma projecção, é indispensável que haja um plano de projecção, um ponto (ou vários) para projectar e uma recta de projecção.

7 Perspectiva cónica ou linear Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objectos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Numa pintura egípcia, por exemplo, o faraó era sempre representado numa dimensão várias vezes maior que o dos seus súbditos. A arte medieval era entendida como um conjunto de símbolos, mais do que como um conjunto coerente de imagens. O único método utilizado para se representar a distância entre objectos era pela sobreposição de personagens. Esta sobreposição, apenas, criava desenhos pobres de temas arquitectónicos, de tal forma que o desenho de cidades medievais constituía-se, nestas representações, como um emaranhado de linhas em todas as direcções e de forma incoerente.

8

9 Perspectiva cónica ou linear A base óptica da perspectiva foi definida no ano 1000, quando o matemático e filósofo árabe Alhazen, na sua obra Perspectiva, pela primeira vez demonstrou que a luz se projecta de forma cónica no olho humano. Isto era, teoricamente, suficiente para traduzir objectos de modo convincente numa pintura, mas Alhazen estava preocupado apenas com a óptica, não com representação. Giotto foi um dos primeiros artistas italianos, já num contexto que se aproximava do Renascimento naquele país, a utilizar-se de métodos algébricos para determinar a distância entre linhas. No entanto, tal método (que mais tarde seria desenvolvido plenamente por Bruneleschi), possuía deficiências e não retratava fielmente uma sequência de linhas num determinado campo visual. Uma das primeiras obras de Giotto no qual ele se utiliza deste método foi Jesus ante Caifás. Embora esta obra não se encaixe nos métodos modernos, geométricos de determinação da perspectiva, ela fornece uma ilusão crível de profundidade e pode ser considerada como um passo importante na arte ocidental.

10 Na primeira fase de sua carreira de arquitecto, Brunelleschi redescobriu os princípios da perspectiva linear, que, conhecidos por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média. Restabeleceu na prática o conceito de ponto de fuga, e a relação entre a distância eareduçãonotamanhodosobjectos. Seguindo os princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, os artistas da época puderam reproduzir objectos tridimensionais no plano com surpreendente verosimilhança.

11

12

13 Na projecção cónica, as rectas projectantes partem de um só ponto, chamado centro de projecção.

14 O desenho em perspectiva linear baseia-se em certos princípios e num conjunto de termos técnicos que relacionam o observador (quem está a desenhar), o objecto que está a ser desenhado (figuras ou paisagem) e a sua imagem projectada num plano imaginário, o Plano de Quadro(PQ).

15 Escolha do Ponto de vista Para desenhares escolhe uma posição e fixa-te nela, observando sem mexer a cabeça. Esse será o teu Ponto de Vista. O ângulo de visão que deves considerar é de cerca de60º(emborapossasveraté180º,sóos60ºcentraissãobemfocados). OPlanodoQuadro O Plano do Quadro é o plano de projecção. É um plano imaginário, situado imediatamente à frente do objecto ou cena que queres desenhar. Aí se imagina a projecção cónica do que se observa de um determinado Ponto de Vista. A Linha do Horizonte A Linha do Horizonte, designada por LH, é uma linha imaginária, situada no do plano horizontal que passa ao nível dos olhos do observador. Quanto mais acima te situares como observador, mais alto fica o teu Ponto de Vista e mais elevada também, no plano do papel em que vais desenhar, ficará a tua Linha do Horizonte.

16 Perspectiva frontal, com um ponto de fuga Principais características deste tipo de desenho: Os objectos iguais parecem manter a sua forma, mas diminuem de tamanho à medida que se afastam do observador; Todas as linhas perpendiculares ao Plano de Quadro e paralelas entre si convergem para um ponto de fuga comum o Ponto de Vista àmedidaqueseafastamdoobservador; O efeito da altura sobre figuras planas horizontais, de áreas iguais, provoca o seu achatamento, de tal modo que se convertem numa linha horizontal quando estão ao nível dos olhos ( e da Linha de Horizonte); As linhas paralelas ao Plano de Quadro, continuam sê-lo na perspectiva; As formas ou os objectos sobrepõem-se.

17 Perspectiva frontal, com um ponto de fuga

18

19 Desenho de círculos em perspectiva

20 1 ponto de fuga 2 pontos de fuga

21 Perspectiva com dois pontos de fuga

22

23 O primeiro passo num desenho de perspectiva é escolher o Ponto de Vista e traçar no papel a Linha do Horizonte, LH, que lhe corresponde. Não deves esquecer de: Evitar colocar o ponto de fuga no centro geométrico do enquadramento; Na hipótese de te encontrares de pé (e teres cerca de 1,60m de altura) a linha do horizonte surgirá um pouco mais acima da metade da altura do rectângulo do enquadramento (o pé direito habitual de umahabitaçãoécercade3mdealtura);

24 Para aumentares a sensação de profundidade basta colocares o ponto de fuga a cerca de 1/3 da largura da linha do horizonte, à direita ou à esquerda do centro geométrico do enquadramento; Para acentuares que o observador está sentado e que vê mais tecto, basta desceres a posição da linha do horizonte LH.

25

26

27

28

29

30 Perspectivas axonométricas Chamam-se assim porque a sua construção assenta em três eixos, x, y e z, correspondentes às três dimensões dos objectos: comprimento, largura e altura. Consoante a perspectiva, estes três eixos formam diferentes ângulos entre si, afectando a marcação das dimensões na figura.

31 Perspectivas axonométricas PerspectivaIsométrica30 o /30 o -Todas as medidas e arestas são marcadas sobre oseixosx,yezcomvaloresreais.

32 Perspectivas axonométricas -PerspectivaDimétrica7 o /42 o -As medidas das arestas a 42 o são marcadas com metade do seu valor real; todas as outras arestas são marcadas com valores reais.

33 Perspectivas axonométricas -PerspectivaCavaleira0 o /45 o -As medidas das arestas a 45 o são marcadas com metade do seu valor real; todas as outras arestas são marcadas com valores reais.

34 Perspectivas axonométricas -PerspectivaAéreaouMilitar0 o /45 o -As medidas das arestas a 90 o são marcadas com metadedoseuvalorreal;todasasoutrasarestassão marcadas com valores reais.

35 Método Europeu Cubo Envolvente -É um sistema de projecção paralela e ortogonal que projecta as seis vistas de um determinado objecto sobre as faces de um cubo que contém ou que envolve esse objecto

36 Método Europeu exemplo 1

37 Método Europeu exemplo 2

38 Método Americano exemplo 2

39 GerritRietveld Residência Schröder Cadeira vermelha e azul

Computação Gráfica. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Computação Gráfica. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Computação Gráfica Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Para que objetos tridimensionais possam ser visualizados é necessário que suas imagens sejam geradas na tela. Para isso,

Leia mais

Computação Gráfica. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Computação Gráfica. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Computação Gráfica Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Para que objetos tridimensionais possam ser visualizados é necessário que suas imagens sejam geradas na tela. Para isso,

Leia mais

O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS?

O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS? O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS? E O QUE OS DIFERE DESTES? A RESPOSTA É PERSPECTIVA. A PERSPECTIVA é um campo de estudo da geometria, em especial a geometria descritiva. Desenhar em PERSPECTIVA é representar

Leia mais

Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges

Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges INTRODUÇÃO A perspectiva é um tipo especial de projeção, na qual são

Leia mais

GDC I AULA TEÓRICA 07

GDC I AULA TEÓRICA 07 GDC I AULA TEÓRICA 07 Perspectiva linear de quadro plano: - Determinação de pontos de fuga de direcções de figuras planas contidas em orientações (dadas) ortogonais e oblíquas ao quadro. - O rebatimento

Leia mais

P E R S P E C T I V A S

P E R S P E C T I V A S P E R S P E C T I V A S Definição de perspectiva : Ciência da representação gráfica dos objetos com o aspecto visto por nossos olhos. A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver através de) e

Leia mais

1 Representação Gráfica Aula 09/10 Espaço e Perspectiva - Prof. Luciano ESPAÇO E DIMENSÃO

1 Representação Gráfica Aula 09/10 Espaço e Perspectiva - Prof. Luciano ESPAÇO E DIMENSÃO 1 Representação Gráfica Aula 09/10 Espaço e Perspectiva - Prof. Luciano ESPAÇO E DIMENSÃO As dimensões são as grandezas métricas que definem o espaço e os elementos visuais. O espaço pode ser definido

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA PLANIFICAÇÃO A MEDIO PRAZO DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11º ANO TURMA: B ANO LECTIVO 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA PLANIFICAÇÃO A MEDIO PRAZO DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11º ANO TURMA: B ANO LECTIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A MEDIO PRAZO DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11º ANO TURMA: B Resolver problemas de paralelismo de rectas e de planos Resolver problemas de perpendicularidade de rectas e de planos 3.11 Paralelismo

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e Diedros Profº Milton 2014 Projeções Utiliza-se de projeções

Leia mais

exercícios de perspectiva linear

exercícios de perspectiva linear G E O M E T R I A D E S C R I T I V A E C O N C E P T U A L I exercícios de perspectiva linear MESTRADOS INTEGRADOS EM ARQUITECTURA e LICENCIATURA EM DESIGN - FA/UTL - 2010/2011 Prof.Aux. António Lima

Leia mais

Perspectiva. Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008.

Perspectiva. Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008. Perspectiva De acordo com MICELI (2008) a Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais próximo como são vistos. É uma representação tridimensional que

Leia mais

Perspectiva / / Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008.

Perspectiva / / Perspectiva Isométrica. Fonte: Miceli, Perspectiva Cavaleira. Fonte: Miceli, 2008. Perspectiva De acordo com MICELI (2008) a Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais próximo como são vistos. É uma representação tridimensional que

Leia mais

O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas

O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas Perspectivas Prof. Cristiano Arbex Introdução O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas características

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA... o que é e para que serve!

GEOMETRIA DESCRITIVA... o que é e para que serve! GEOMETRIA DESCRITIVA... o que é e para que serve! Desde sempre, o homem, na sua necessidade de comunicação, procurou encontrar um meio de representar as formas dos objectos que o rodeavam. Por outro lado

Leia mais

Projeções: conceitos. Projetar pontos no espaço d dimensional no plano d-1 dimensional, usando um ponto especial chamado centro de projeção

Projeções: conceitos. Projetar pontos no espaço d dimensional no plano d-1 dimensional, usando um ponto especial chamado centro de projeção Projeções Projeções: conceitos Projetar pontos no espaço d dimensional no plano d-1 dimensional, usando um ponto especial chamado centro de projeção Pontos no espaço 3D projetados em um plano 2D centro

Leia mais

Desenho técnico I. Faculdade Educacional de Medianeira. Curso: Agronomia. Disciplina: Desenho técnico. Aula 02 - Normatização

Desenho técnico I. Faculdade Educacional de Medianeira. Curso: Agronomia. Disciplina: Desenho técnico. Aula 02 - Normatização Faculdade Educacional de Medianeira Curso: Agronomia Desenho técnico I Disciplina: Desenho técnico Perspectiva Prof. Arq. Anderson Turmina Docente: Anderson Turmina Aula 02 - Normatização Perspectiva Introdução

Leia mais

Projeções paralelas. Professor: João Carmo

Projeções paralelas. Professor: João Carmo Projeções paralelas Professor: João Carmo Projeções paralelas Introdução As múltiplas vistas (projeções ortogonais) não mostram, de forma direta, a configuração tridimensional do objeto. Elas são mais

Leia mais

Como desenharemos um objeto Real tridimensional em uma folha de papel?

Como desenharemos um objeto Real tridimensional em uma folha de papel? 1.Questionamento Como desenharemos um objeto Real tridimensional em uma folha de papel? Como faremos se quisermos mandar um desenho de uma peça para um fornecedor ou para outra seção da empresa? Os métodos

Leia mais

. Vistas ortográficas: desenhos resultantes das projeções ortogonais do objeto

. Vistas ortográficas: desenhos resultantes das projeções ortogonais do objeto 1 Curso: Engenharia Disciplina: Desenho Técnico Prof.ª Me. Aline Ribeiro PROJEÇÕES ORTOGONAIS 1. GEOMETRIA DESCRITIVA. Método desenvolvido por Gaspard Monge no século XVIII com o objetivo de representar

Leia mais

TÉCNICO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. Ricardo Ramalho DESENHO TÉCNICO NORMALIZAÇÃO E DESENHO GEOMÉTRICO MÓDULO 1

TÉCNICO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. Ricardo Ramalho DESENHO TÉCNICO NORMALIZAÇÃO E DESENHO GEOMÉTRICO MÓDULO 1 TÉCNICO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Ricardo Ramalho DESENHO TÉCNICO NORMALIZAÇÃO E DESENHO GEOMÉTRICO MÓDULO 1 GEOMETRIA DESCRITIVA... o que é e para que serve! Módulo 2 - Geometria Descritiva - 10º E - formador

Leia mais

Cidália Fonte Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Cidália Fonte Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra 1. Introdução Geometria Descritiva 2006/2007 Geometria Descritiva Programa 1. Introdução 2. Projecções 2.1 Sistemas de projecção plana 2.2 Propriedades das projecções cónicas e cilíndricas 2.3 Métodos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS PERSPECTIVAS TIPOS DE PERSPECTIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS PERSPECTIVAS TIPOS DE PERSPECTIVAS Figura 37. Relatividade (litografia) 1953. M. C. Escher (1898 1970) A característica fundamental de esta litografia é a sua perspectiva ambígua: A sala pode rodar à volta do centro e pode conter até três

Leia mais

EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A - Código 708 / ª Fase EXERCÍCIO 1

EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A - Código 708 / ª Fase EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 1 Determine as projecções do ponto I, resultante da intersecção da recta r com o plano r. - a recta r contém o ponto T, do eixo x, com zero de abcissa; - a projecção horizontal da recta r define

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

Prof. Regis de Castro Ferreira

Prof. Regis de Castro Ferreira 1. INTRODUÇÃO As perspectivas são utilizadas para termos uma visão geral em três dimensões do objeto auxiliando na compreensão e execução do mesmo. As perspectivas se dividem em: 2. PERSPECTIVAS BASEADAS

Leia mais

GDC I AULA TEÓRICA 08

GDC I AULA TEÓRICA 08 GDC I AULA TEÓRICA 08 Perspectiva linear de quadro plano: - Aplicação do teorema de Thales para a divisão de segmentos em partes iguais. - A noção de ponto de nascença de uma recta (traço no quadro) e

Leia mais

Tempo Conteúdos Atividades/Estratégias Objetivos Gerais

Tempo Conteúdos Atividades/Estratégias Objetivos Gerais Escola Secundária Homem Cristo ANO LETIVO 2018/2019 PLANIFICAÇÃO Disciplina: Geometria Descritiva A 11º ANO Tempo Conteúdos Atividades/Estratégias Objetivos Gerais 1º Período 2 aulas 1.Revisão de conteúdos

Leia mais

Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz

Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz Planificação a Longo Prazo 11º Ano 2018/19 Geometria Descritiva A Competências Gerais Competências Específicas Conteúdos Orientações Metodológicas Avaliação

Leia mais

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA 1 GEOMETRIA MÉTRICA E ESPACIAL 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 SISTEMAS DE PROJEÇÃO Conforme o que foi exposto anteriormente, o estudo da Geometria Descritiva está

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s) 4, 5, 6 Duração da Prova: 135 minutos

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s) 4, 5, 6 Duração da Prova: 135 minutos ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL / AVALIAÇÃO DE RECURSO ÉPOCA DE ABRIL / 2016 MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s)

Leia mais

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA:

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA: PERSPECTIVA ISOMÉTRICA: Trata-se de uma projeção cilíndrica (paralela), em que o observador supostamente se encontra no infinito. Esta característica particular não permite que perspectiva apresente os

Leia mais

Disciplina: Geometria Descritiva A Módulos: 4, 5 e 6

Disciplina: Geometria Descritiva A Módulos: 4, 5 e 6 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Básica e Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Ano letivo

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2017 Aula 02 Projeção: tipos, vistas e diedros Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São

Leia mais

Expressão Gráfica. Perspectiva. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira

Expressão Gráfica. Perspectiva. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Expressão Gráfica Perspectiva Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Perspectiva é um tipo de desenho projetivo que mostra em um plano que os objetos ocupam um lugar no espaço, ou seja, possuem

Leia mais

GDC I AULA TEÓRICA 11

GDC I AULA TEÓRICA 11 GDC I AULA TEÓRICA 11 Axonometria e perspectiva: - Restituições perspécticas. - Noções gerais sobre fotogrametria (a rectificação e a triangulação fotogramétrica) - Estudo dos reflexos. 1 >>PERSPECTIVA

Leia mais

SISTEMAS DE PROJECÇÃO O QUE É UMA PROJECÇÃO?

SISTEMAS DE PROJECÇÃO O QUE É UMA PROJECÇÃO? O QUE É UM PROJEÇÃO? observação de um Filme, de um Diapositivo ou de um cetato baseia-se na projecção destes meios de comunicação (colocados num projector) sobre uma tela. imagem do meio envolvente projecta-se

Leia mais

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA ELEMENTOS PARALELOS

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA ELEMENTOS PARALELOS PERSPECTIVA ISOMÉTRICA ELEMENTOS PARALELOS Como estudado anteriormente, existem diferentes tipos de perspectiva (cônica, cavaleira e isométrica), veja a representação do cubo nas três perspectivas: Cada

Leia mais

1. Projeções e Vistas Principais

1. Projeções e Vistas Principais 1. Projeções e Vistas Principais Este capítulo complementa as aulas do telecurso que mostram como obter as projeções das vistas ortográficas principais tendo em vista as normas: NBR 8403 Aplicação de linhas

Leia mais

Módulo(s)/tema Conteúdos Competências/Objectivos Estrutura da Prova/ itens de avaliação

Módulo(s)/tema Conteúdos Competências/Objectivos Estrutura da Prova/ itens de avaliação Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO (Avaliação em regime não presencial) Ano Letivo 2016/2017 Disciplina:

Leia mais

Às vezes, a elaboração do desenho técnico mecânico envolve o trabalho de vários profissionais. O profissional que projecta a peça é o engenheiro ou o

Às vezes, a elaboração do desenho técnico mecânico envolve o trabalho de vários profissionais. O profissional que projecta a peça é o engenheiro ou o Às vezes, a elaboração do desenho técnico mecânico envolve o trabalho de vários profissionais. O profissional que projecta a peça é o engenheiro ou o desenhador. Primeiro ele imagina como a peça deve ser,

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) PROVA 408/4 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE DESENHO E GEOMETRIA

Leia mais

DESENHO E MODELAÇÃO GEOMÉTRICA. Desenho Técnico

DESENHO E MODELAÇÃO GEOMÉTRICA. Desenho Técnico DESENHO E MODELAÇÃO GEOMÉTRICA Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO Desenho Técnico Forma de representação Estruturada Precisa Normalizada e regulamentada Essencial em projecto mecânico Desenho e Modelação

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho Mecânico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato

Desenho Técnico. Desenho Mecânico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Desenho Técnico Desenho Mecânico Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Introdução O desenho, para transmitir o comprimento, largura e altura, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA PROF. ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES GEOMETRIA NO ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA PROF. ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES GEOMETRIA NO ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA PROF. ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES GEOMETRIA NO ENSINO Representações Geométricas Uma das formas de comunicação

Leia mais

VISUALIZAÇÃO. Representação (bidimensional) de Objetos (tridimensionais)

VISUALIZAÇÃO. Representação (bidimensional) de Objetos (tridimensionais) 1 VISUALIZAÇÃO Como habitantes de um mundo tridimensional, temos grande facilidade para lidar com o mundo bidimensional da Geometria Plana. Modelos concretos para os objetos com que lidamos na Geometria

Leia mais

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão.

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão. PERSPECTIVA GEOMÉTRICA OU EXATA A. Introdução B. Elementos C. Tipos: paralela ou axonométrica / cônica D. Projeção paralela: isométrica, militar, cavaleira. A. Na perspectiva geométrica Utilizamos os sistemas

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 11.º ou 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 708/6 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE GEOMETRIA DESCRITIVA

Leia mais

GDC I /2019 (1º semestre) Docente: Professor Luís Mateus Material de apoio: (

GDC I /2019 (1º semestre) Docente: Professor Luís Mateus Material de apoio: ( GDC I - 2018/2019 (1º semestre) Docente: Professor Luís Mateus Material de apoio: (http://www.fa.ulisboa.pt/~lmmateus) Nota introdutória muito importante 1: A maior parte dos exercícios de PortFolio deverá

Leia mais

às definições da geometria euclidiana relativas ao ângulo de uma recta com um plano e ao ângulo de ( Distancias)

às definições da geometria euclidiana relativas ao ângulo de uma recta com um plano e ao ângulo de ( Distancias) 11º ANO DESENVOLVIMENTO 3.11 Paralelismo de rectas e de planos 3.12 Perpendicularidade de rectas e de planos Nº AULAS (90 Min.) 2 5 SUGESTÕES METODOLÓGICAS Sugere-se que, através da simulação das situações

Leia mais

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação Anual

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação Anual CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação Anual 2018-2019 DISCIPLINA: Geometria Descritiva A - 11ºano PROFESSORES: Ana Araújo e Maria

Leia mais

Perspectiva no espaço

Perspectiva no espaço Tópico 1 Perspectiva no espaço 1.1 Perspectiva. Projecção central ou cónica... No espaço afim E = A 3, consideremos um plano π, a tela, e um ponto V, o ponto de vista, não pertencente a π. Seja π o o plano

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETO

METODOLOGIA DE PROJETO METODOLOGIA DE PROJETO DE INTERIORES AULA 06: PERSPECTIVA LINEAR DE 1 PONTO. MÃO LIVRE Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional Arq. Urb. Octavio F. Loureiro

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com

Leia mais

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS Planificação Anual

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS Planificação Anual CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS Planificação Anual 017-018 DISCIPLINA: Geometria Descritiva A - 11ºano PROFESSORES: Ana Araújo e Maria José Lains A disciplina de GEOMETRIA DESCRITIVA A é

Leia mais

Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz

Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz Planificação a Longo Prazo 10 º Ano 2016/17 Geometria Descritiva A Competências Gerais Competências Específicas Conteúdos Orientações Metodológicas Avaliação

Leia mais

FA.Ulisboa 2013/2014 MiArq (turmas C ed) 2º Semestre. GDCII Professor Luís Mateus

FA.Ulisboa 2013/2014 MiArq (turmas C ed) 2º Semestre. GDCII Professor Luís Mateus FA.Ulisboa 2013/2014 MiArq (turmas C ed) 2º Semestre GDCII Professor Luís Mateus (lmmateus@fa.ulisboa.pt) Tópico 1 Apresentação (programa e regras sobre o funcionamento da disciplina). Revisões sobre o

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 02 Projeção, vistas, diedros. Desenho Técnico Mecânico I

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 02 Projeção, vistas, diedros. Desenho Técnico Mecânico I DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Aula 02 Projeção, vistas, diedros PROJEÇÕES Projeção Cônica Projeção Cilíndrica Perspectiva Linear Projeção Oblíqua Projeção Ortogonal Um ponto de fuga Dois pontos de fuga Dimétrica

Leia mais

Perspectiva. Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais próximo como são vistos.

Perspectiva. Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais próximo como são vistos. Perspectiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento Perspectiva: Um tipo de Projeção 2/35 Perspectiva: definição Perspectiva é o método de representação gráfica dos objetos que apresenta sua forma no modo mais

Leia mais

Geometria Projetiva. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Geometria Projetiva. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Geometria Projetiva Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Euclides Considerado o pai da geometria. Grego, viveu em 300 AC, e acredita-se que esteve ativo em Alexandria (Egito) durante o reinado de Ptolomeu

Leia mais

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Prova de: GEOMETRIA DESCRITIVA Conteúdos: 1.1 Ponto 1.2 Recta 1.3 Posição relativa de duas rectas: - complanares - paralelas

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VITRINISMO Planificação Anual Disciplina: GEOMETRIA DESCRITIVA Turma: 11ºAno J Professores: Luís Mateus

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VITRINISMO Planificação Anual Disciplina: GEOMETRIA DESCRITIVA Turma: 11ºAno J Professores: Luís Mateus Planificação Anual Disciplina: GEOMETRIA DESCRITIVA Turma: 11ºAno J Professores: Luís Mateus 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina Desenvolver a capacidade de percepção dos espaços, das formas visuais

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 02 Projeção, vistas, diedros. Desenho Técnico Mecânico I

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 02 Projeção, vistas, diedros. Desenho Técnico Mecânico I DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Aula 02 Projeção, vistas, diedros PROJEÇÕES Utiliza-se de projeções para comunicar a forma de um desenho 3D (três dimensões) em uma folha de papel (2D duas dimensões). São envolvidos

Leia mais

4. Superfícies e sólidos geométricos

4. Superfícies e sólidos geométricos 4. Superfícies e sólidos geométricos Geometria Descritiva 2006/2007 4.1 Classificação das superfícies e sólidos geométricos Geometria Descritiva 2006/2007 1 Classificação das superfícies Linha Lugar das

Leia mais

Perspectiva Cavaleira

Perspectiva Cavaleira Aluno: Fernando José Nunes Rodrigues Junior Orientadora: Anna Virgínia Machado Roteiro Perspectiva O que são perspectivas? Quais tipos existem? Perspectiva Oblíqua Origem Construção Aplicação Exercícios

Leia mais

10º ANO DE ESCOLARIDADE 2016/2017. Aulas Previstas (45 ) Temas/ Unidades Conteúdos programáticos Lecionação de Avaliação 1

10º ANO DE ESCOLARIDADE 2016/2017. Aulas Previstas (45 ) Temas/ Unidades Conteúdos programáticos Lecionação de Avaliação 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º2 DE ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA DESCRITIVA-A 0º ANO DE ESCOLARIDADE 20/207 Períodos Escolares Aulas Previstas (45 ) Temas/ Unidades Conteúdos programáticos

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano Letivo 2018/2019 Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano letivo 2017-2018 Planificação Anual de Geometria

Leia mais

DTE0003 Desenho Técnico Aula#10

DTE0003 Desenho Técnico Aula#10 CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS DTE0003 Desenho Técnico Aula#10 Professor Claudio Decker Junior claudio.decker@udesc.br PROJEÇÕES ORTOGONAIS http://www.youtube.com/watch?v=yogme48af8g

Leia mais

Computação Gráfica Transformações Projetivas

Computação Gráfica Transformações Projetivas Computação Gráfica Transformações Projetivas Professora: Sheila Cáceres Transformações Projetivas Projetar modelos geométricos 3D numa imagem 2D, exibível em dispositivos de saída 2D Exemplo: 2 Projeção

Leia mais

Perspectiva Cônica. Vaz, Rossi PROCESSO DAS 3 ESCALAS. Tutorial - Prisma. Prismas Exercícios Propostos. Tutorial - Prisma

Perspectiva Cônica. Vaz, Rossi PROCESSO DAS 3 ESCALAS. Tutorial - Prisma. Prismas Exercícios Propostos. Tutorial - Prisma Índice Construir a perspectiva cônica do prisma reto de base retangular apoiado no Plano Horizontal de Projeção (PHP). Dados: Base do prisma (ABCD) AB = 20mm AD = 30mm Altura do prisma = 25mm L.H. = 15mm

Leia mais

Guilherme da Rocha. João Guilherme Macioro. Lucas Balasso Moraes. Mariana Steffens. Mário Celso Machado. Victor Otavio Preuss

Guilherme da Rocha. João Guilherme Macioro. Lucas Balasso Moraes. Mariana Steffens. Mário Celso Machado. Victor Otavio Preuss Guilherme da Rocha João Guilherme Macioro Lucas Balasso Moraes Mariana Steffens Mário Celso Machado Victor Otavio Preuss Perspectivas Representação gráfica que mostra os objetos em 3 dimensões Perspectivas

Leia mais

UARCA-E.U.A.C. Escola Universitária de Artes de Coimbra

UARCA-E.U.A.C. Escola Universitária de Artes de Coimbra GDI - Geometria Descritiva I Exercícios práticos para preparação da frequência de semestre. Objectivos: Estes exercício-tipo, pretendem por um lado apresentar uma minuta, uma definição de exercício-tipo

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Prática de Geometria Descritiva A 11.º/ 12.º anos de Escolaridade Prova 708/1.ª Fase 6 Páginas Duração da Prova: 150 minutos.

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - AXONOMETRIA - Ano lectivo 2010/2011

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - AXONOMETRIA - Ano lectivo 2010/2011 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - AXONOMETRIA - Ano lectivo 2010/2011 Este documento contém 12 exercícios sobre o tema da representação axonométrica. A resolução dos dois primeiros exercícios está comentada. Os

Leia mais

Dominando o ato de desenhar

Dominando o ato de desenhar Capítulo 5 Dominando o ato de desenhar Sejam o lápis e o papel ou o teclado e o mouse, o aspirante à construção de desenhos em perspectiva precisa antes passar por um processo de aprendizagem, pois, apesar

Leia mais

Expressão Gráfica. Projeção Ortográfica. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira

Expressão Gráfica. Projeção Ortográfica. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Expressão Gráfica Projeção Ortográfica Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Projeção ortográfica é um recurso que utiliza vistas, onde o observador vê apenas em duas dimensões, e se posiciona

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais - Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais - Ensino Secundário ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA - ANO LECTIVO 2014/2015 DEPARTMENTO DE EXPRESSÕES GRUPO 600 Planificação Anual Geometria Descritiva A 10º Ano Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais - Ensino Secundário

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Prática de Geometria Descritiva A 11.º/12.º Anos de Escolaridade Prova 708/1.ª Fase 6 Páginas Duração da Prova: 150 minutos.

Leia mais

10 Visualização em 3D - Projeções

10 Visualização em 3D - Projeções INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA 10 Visualização em 3D - Projeções Após a criação de cenas e objetos tridimensionais o próximo passo

Leia mais

GDC I AULA PRÁTICA 12. Perspectiva e Axonometria: - Exercícios de aplicação das sombras.

GDC I AULA PRÁTICA 12. Perspectiva e Axonometria: - Exercícios de aplicação das sombras. GDC I AULA PRÁTICA 12 Perspectiva e Axonometria: - Exercícios de aplicação das sombras. 1 >> PERSPECTIVA LINEAR: Sombras Nota: Os exercícios desta aula não são para entrega mas será feito um controlo da

Leia mais

FA.ULisboa Secção de Desenho, Geometria e Computação 2016 / º ano Mestrado Integrado em Arquitectura - Urbanismo (C) GDC I

FA.ULisboa Secção de Desenho, Geometria e Computação 2016 / º ano Mestrado Integrado em Arquitectura - Urbanismo (C) GDC I FA.ULisboa Secção de Desenho, Geometria e Computação 2016 / 2017 1º ano Mestrado Integrado em Arquitectura - Urbanismo (C) GDC I rova de frequência (2ª parte erspectiva) 20 de Dezembro de 2016 9h00m Esta

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição. Composição Introdução UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO... Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Prática de Geometria Descritiva A 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 708/2.ª Fase 6 Páginas Duração da Prova: 150 minutos.

Leia mais

Documentação técnica de produto- Vocabulário Parte 2: Termos relativos aos métodos de projeção

Documentação técnica de produto- Vocabulário Parte 2: Termos relativos aos métodos de projeção OUT 2004 Projeto Revisão NBR 10647 ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJ Tel.: PABX (021)

Leia mais

Professora Bruna CADERNO 2. Capítulo 5. Imagens e Espelhos Página 229

Professora Bruna CADERNO 2. Capítulo 5. Imagens e Espelhos Página 229 CADERNO 2 Capítulo 5 Imagens e Espelhos Página 229 INTRODUÇÃO Imagine-se olhando para um espelho dentro de uma sala. Nesta situação, você tem a impressão que tanto você quanto os objetos que estão ao seu

Leia mais

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata?

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? Mulher sentada (1909) Pablo Picasso FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES Geometria É a

Leia mais

Prof. Breno Duarte Site:

Prof. Breno Duarte   Site: Prof. Breno Duarte Email: brenoldd@hotmail.com Site: www.fenemi.org.br/ifmec O desenho, para transmitir a ideia de três dimensões (3D - comprimento, largura e altura), precisa recorrer a um modo especial

Leia mais

4.4 Secções planas de superfícies e sólidos

4.4 Secções planas de superfícies e sólidos 4.4 Secções planas de superfícies e sólidos Geometria Descritiva 2006/2007 e sólidos Quando um plano intersecta uma superfície geométrica determina sobre ela uma linha plana que pertence à superfície A

Leia mais

Dupla Projeção Ortogonal / Método de Monge

Dupla Projeção Ortogonal / Método de Monge Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade Para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 2016 Prova de Desenho e Geometria Descritiva - Módulo de Geometria Descritiva

Leia mais

Projeções. Prof. Márcio Bueno

Projeções. Prof. Márcio Bueno Projeções Prof. Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com Projeções Visão humana: enxerga em 2D, a sensação de profundidade vem da diferença entre as vistas esquerda e direita do mesmo objeto Projeção:

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva A

Prova Prática de Geometria Descritiva A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Prática de Geometria Descritiva A 11.º/12.º Anos de Escolaridade Prova 708/2.ª Fase 6 Páginas Duração da Prova: 150 minutos.

Leia mais

Exame ª fase 2ª Chamada (Código 408)

Exame ª fase 2ª Chamada (Código 408) Exame 2002 1ª fase 2ª Chamada (Código 408) Construa uma representação axonométrica oblíqua (clinogonal) de uma pirâmide quadrangular regular, em perspectiva cavaleira, de acordo com os dados abaixo apresentados.

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA ÁREA CIENTÍFICA DE DESENHO E COMUNICAÇÃO GRUPO DE DISCIPLINAS DE GEOMETRIA

FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA ÁREA CIENTÍFICA DE DESENHO E COMUNICAÇÃO GRUPO DE DISCIPLINAS DE GEOMETRIA FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA ÁREA CIENTÍFICA DE DESENHO E COMUNICAÇÃO GRUPO DE DISCIPLINAS DE GEOMETRIA MÚLTIPLA PROJECÇÃO ORTOGONAL (exercícios resolvidos) 2006 EXERCÍCIOS

Leia mais

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Definição e Pré-Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projeções ortogonais.

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO Definição de Desenho Técnico Expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos, chanfros

Leia mais

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa.

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa. Curso Cientifico- Humanístico de Ciências e Tecnologias Artes Visuais Geometria Descritiva A Ano Lectivo 2010/11 FICHA FORMATIVA Prof.Emilia Peixoto PARALELISMO DE RECTAS E PLANOS 1. Exame de 2008, 2ª

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Aplicação da Geometria Descritiva e da Carta Solar para determinação do Sombreamento

Leia mais