III Curso de Pós-graduação em Direito, Finanças e Justiça do Desporto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III Curso de Pós-graduação em Direito, Finanças e Justiça do Desporto"

Transcrição

1 III Curso de Pós-graduação em Direito, Finanças e Justiça do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto A política pública de desporto Dr. João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e Desporto) 2. A regulação jurídica internacional da atividade desportiva e os poderes das organizações privadas internacionais de desporto. Em especial, os poderes da FIFA e da UEFA Dr. Alasdair Bell (Diretor de Serviços Jurídicos da UEFA) Enquadramento da atividade desportiva no Direito da União Europeia Mestre Fernando Xarepe Silveiro (Autoridade da Concorrência) 4. Desporto escolar e universitário Mestre João Atanásio (Universidade Europeia e IDEFF) Visita às instalações do Comité Olímpico de Portugal 5. O movimento olímpico e as modalidades amadoras Dr. José Manuel Constantino (Presidente do Comité Olímpico de Portugal) Os direitos fundamentais na relação desportiva Prof. Doutor Pedro Moniz Lopes (FDUL) II Módulo Federações desportivas Conceito, natureza e direitos das federações desportivas Mestre Alexandra Pessanha (FDUL) O funcionamento das federações desportivas e a sua participação em organizações internacionais ligadas ao desporto caso de estudo: a Federação Portuguesa de Futebol - Dr. João Leal* (Advogado e Consultor Jurídico da Federação Portuguesa de Futebol)

2 9. Corrupção, Match-fixing e ética no desporto ** Dr. Emanuel Medeiros (Presidente do ICSS Europe Centro Internacional para a Segurança no Desporto) (1.ª sessão do IV Módulo Agentes desportivos) O estatuto de utilidade pública desportiva Prof. Doutor Domingos Soares Farinho (FDUL) 11. Os poderes públicos das federações desportivas e as suas relações com as ligas profissionais Prof. Doutor Pedro Gonçalves (FDUC) O poder disciplinar das federações desportivas Desembargadora Ana Celeste Carvalho (Juíza do Tribunal Central Administrativo Sul) 13. O exercício da ação disciplinar pelas federações desportivas. Caso de estudo: a Federação Portuguesa de Andebol Dr. Miguel Fernandes (Presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Andebol e Membro da Comissão Arbitral da Federação Internacional de Andebol) III Módulo Sociedades desportivas O regime jurídico das sociedades desportivas Prof. Doutor Ricardo Costa (FDUC e Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem Desportiva) 15. Competitive Inteligence nas sociedades desportivas: Dr. Luís Madureira (OgilvyRed / ISCTE) *** O funcionamento das sociedades desportivas. Caso de estudo Os Belenenses, SAD Mestre Carlos Soares (Administrador de Os Belenenses, SAD ) IV Módulo Agentes desportivos 17. Segurança e desporto Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca (FDUL) Os direitos de imagem e de publicidade de agentes desportivos Mestre Sofia Barros Carvalhosa (Advogada) 19. Os contratos de trabalho dos agentes desportivos Prof. Doutor Pedro Madeira de Brito* (FDUL)

3 Os direitos de formação desportiva nos contratos de trabalho desportivo Prof. Doutor João Leal Amado (FDUC) 21. As cláusulas de rescisão nos contratos de trabalho desportivo Prof. Doutora Raquel Rei (FDUL) Os seguros dos agentes desportivos Prof. Doutor Miguel Lucas Pires (Universidade de Aveiro e Árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto) 9h00-10h A segurança social dos agentes desportivos (1) Dr.ª Teresa Fernandes 10h15-11h A segurança social dos agentes desportivos (2) Dr. Paulo Lourenço (Secretário- Geral da Federação Portuguesa de Futebol)- 11h30-12h A actividade dos Intermediários Mestre João Lima Cluny (Advogado e Árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto) 26. O estatuto jurídico do árbitro no desporto profissional Dr. Rui Alexandre de Jesus (Presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo) Crimes de corrupção no desporto Mestre Rui Patrício (Advogado) 28. Crimes previstos na lei antidopagem no desporto e no regime jurídico de combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos Prof. Doutor Paulo Dá Mesquita (Procurador-Geral Adjunto e Vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República) A liberdade de circulação dos desportistas profissionais no espaço da União Europeia Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues (FDUL) 30. O combate à dopagem no desporto e a proteção de dados pessoais dos praticantes desportivos Prof. Doutor Alexandre Sousa Pinheiro (FDUL e Árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto)

4 V Módulo Enquadramento financeiro do Direito do Desporto Fair play financeiro Conselheiro José Narciso da Cunha Rodrigues (Presidente do Club Financial Control Body (CFCB) - UEFA) 32. Os serviços disciplinares e de integridade da UEFA - Emilio García Silvero (Diretor - UEFA) Os contratos-programa de desenvolvimento desportivo Mestre Sérgio Gonçalves do Cabo (Advogado) 34. Fundos Auxílios de Estado e Direito do Desporto Prof. Doutor António Carlos Santos (IDEFF) Fundos de investimento em direitos económicos de atletas desportivos Dra. Júlia Almeida *(Traffic) 36. O financiamento do desenvolvimento desportivo: problemas, desafios e perspetivas de evolução Mestre Ana Marques (Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Direito Desportivo) VI Módulo Concorrência, propriedade intelectual e Direito do Desporto A defesa dos direitos de propriedade intelectual no mundo do desporto (Dr. Miguel Portela Jurista e Diretor do Gabinete Jurídico do Comité Olímpico de Portugal) 38. As Ligas Profissionais: estrutura, competência, organização e principais desafios. Dr. José Miguel Sampaio e Nora (Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo e membro do Conselho Nacional do Desporto) (Cont. - II Módulo Federações desportivas) Os direitos de transmissão televisiva de eventos desportivos e as regras de defesa da concorrência Prof. Doutor Miguel Moura e Silva (FDUL e Autoridade da Concorrência)

5 40. Práticas anticoncorrenciais e Direito do Desporto: práticas coletivas anticoncorrenciais Dr. Miguel Mendes Pereira (Advogado) VII Módulo Fiscalidade e contabilidade do desporto O regime fiscal dos clubes, das associações e das sociedades e federações desportivas Dr. António Rocha Mendes (Advogado) 42. O regime fiscal dos desportistas Dra. Marla Brás (Advogada) Direito Internacional Fiscal do Desporto Professor Doutor Gustavo Lopes Courinha (FDUL) 44. Contabilidade do desporto Dr. Vítor Vale *(ROC) VIII Módulo Justiça desportiva A prática dos órgãos de justiça das federações desportivas Conselheiro Santos Serra (Presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e Presidente do Conselho Deontológico do Centro de Arbitragem Administrativa) 46. Objetivos e papel do Tribunal Arbitral do Desporto no ordenamento jurídico português Dr. Luís Pais Antunes (Presidente do Tribunal Arbitral do Desporto) Arbitragem necessária e arbitragem voluntária em sede de Tribunal Arbitral do Desporto Prof. Doutor João Miranda (FDUL e Árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto) 48. O processo arbitral no Tribunal Arbitral do Desporto Mestre José Mário Ferreira de Almeida (Advogado, Árbitro e Mediador do Tribunal Arbitral do Desporto) A jurisprudência do Tribunal Arbitral do Desporto e as suas outras competências: mediação e consultoria jurídica Mestre Pedro Melo (Advogado, Árbitro e Mediador do Tribunal Arbitral do Desporto) 50. A experiência de funcionamento do Tribunal Arbitral do Desporto de Lausana Dr. Nogueira da Rocha (Árbitro do TAS)

6 Organização: Apoio institucional: Condições de inscrição Documentação necessária: (i) Preenchimento da Ficha de Inscrição; (ii) Fotocópia simples do certificado de habilitações; (iii) Comprovativo de pagamento; (iv) Curriculum Vitae; (v) 1 foto tipo passe Propina: 1200,00 Modalidades de pagamento: 1. Pagamento integral do curso no ato de inscrição: 10% de desconto (1080,00 ); 2. Pagamento do curso em mensalidades: 4 x 300,00 (1.º pagamento no ato de inscrição, 2.ª mensalidade até 5/01/2017, 3.ª mensalidade até 6/02/2017 e 4.ª mensalidade até 3/03/2017). Condições especiais de pagamento: 1. Associados da APDD: 20% de desconto (960,00 ), mediante prova da respetiva condição; 2. Early bird: inscrições efetuadas até 31/10/2016 beneficiam de 15% de desconto (1020,00 ) Nota: os descontos não são cumulativos Formas de pagamento: 1. Cheque emitido à ordem de IDEFF, entregue no IDEFF (sala 12.17, piso 2 FDL), ou enviado por via postal para IDEFF, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Lisboa; 2. Transferência bancária para o NIB (CGD, Balcão da Reitoria da Universidade de Lisboa), fazendo chegar ao IDEFF, por (ideff@fd.ulisboa.pt), pessoalmente, ou por via postal, cópia do documento comprovativo da transferência.

7 Demais informações: As aulas decorrerão à sexta-feira das 18h30 às 19h45 e das 20h00 às 21h15, e aos sábados das 10h00 às 11h15 e das 11h30 às 12h45, em sala a indicar oportunamente. Prazo de inscrições: desde já até ao dia 30/10/2016 (early bird); 2.º período de inscrições, de 01/11/2016 a 08/01/2017). Avaliação: apresentação de um trabalho escrito final sobre um tema ou subtema do Curso. Contactos: Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal - Dra. Marta Caldas ideff@fd.ulisboa.pt Instituto de Ciências Jurídico-Políticas - Dra. Telma Oliveira icjp@fd.ulisboa.pt

Direito, Finanças e Justiça do Desporto

Direito, Finanças e Justiça do Desporto Direito, Finanças e Justiça do Desporto Programa Introdução ao Direito do Desporto 13.01.2017 14.01.2017 (1) A política pública de desporto Dr. João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e Desporto)

Leia mais

III Curso de Pós-graduação em Direito, Finanças e Justiça do Desporto

III Curso de Pós-graduação em Direito, Finanças e Justiça do Desporto III Curso de Pós-graduação em Direito, Finanças e Justiça do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto 13.01.2017 1.

Leia mais

Direito, Finanças e Justiça do Desporto

Direito, Finanças e Justiça do Desporto Direito, Finanças e Justiça do Desporto Programa Introdução ao Direito do Desporto 13.01.2017 (1) A política pública de desporto Dr. João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e Desporto) (2)

Leia mais

IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO

IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva MÓDULO I Introdução

Leia mais

Direito e Finanças do Desporto

Direito e Finanças do Desporto Direito e Finanças do Desporto Programa Introdução ao Direito do Desporto 20.2.2015 1. A política pública do desporto Mestre Pedro Silva Pereira (FDUL e Deputado ao Parlamento Europeu) 21.2.2015 2. Enquadramento

Leia mais

IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO

IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva MÓDULO I Introdução

Leia mais

IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO

IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva MÓDULO I Introdução

Leia mais

Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva

Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva IV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva MÓDULO I Introdução

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto 20.2.2015 1. A política pública do

Leia mais

V CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO

V CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO V CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva MÓDULO I Introdução

Leia mais

DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO

DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO Curso de Pós-Graduação III edição 13 de janeiro de 2016 a 17 de abril de 2016 Coordenação Professor Doutor João Miranda Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues DIREITO,

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto 21.2.2014 1. A regulação jurídica internacional

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto 20.2.2015 1. A regulação jurídica internacional

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Coordenação Científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca, Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Prof.

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Coordenação Científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca, Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Prof.

Leia mais

IV CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial

IV CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial IV CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial Coordenação Científica: Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DA ÁGUA

CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DA ÁGUA CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DA ÁGUA 2013-2014 Coordenação Científica: Prof. Doutor João Miranda, Prof. Doutor Rui Cunha Marques (IST), Mestre Ana Luísa Guimarães e Mestre Mark Kirkby

Leia mais

III CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial

III CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial III CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial Coordenação Científica: Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues,

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Coordenação Científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca, Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Prof.

Leia mais

Direito da Comunicação Social

Direito da Comunicação Social Programa Direito da Comunicação Social 1.ª Sessão 2 Maio, Quinta-feira, 18h30m Apresentação do Curso Presidente ERC - Dr. Carlos Magno Presidente ICJP da FDUL - Prof. Doutor Jorge Miranda O Serviço Público

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DIPLOMÁTICA. 40 SESSÕES LETIVAS (80 horas)

CURSO DE FORMAÇÃO DIPLOMÁTICA. 40 SESSÕES LETIVAS (80 horas) CALENDÁRIO HORÁRIO CURSO DE FORMAÇÃO DIPLOMÁTICA 2015 40 SESSÕES LETIVAS (80 horas) MÓDULOS DOCENTES 27 ABRIL 18h30 Sessão inaugural Diretor da Faculdade Embaixador Vieira Branco Prof. Doutor Jorge Miranda

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Programa Curso aprofundado sobre o Código de 26 de maio Anfiteatro 6 (piso 0) Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante

Leia mais

23.04.2016. 11. Empresas públicas e contencioso (I): jurisdição competente Dr. José Duarte Coimbra

23.04.2016. 11. Empresas públicas e contencioso (I): jurisdição competente Dr. José Duarte Coimbra Programa Direito do Setor Empresarial do Estado, das 08.04.2016 1. Empresas públicas e setor público empresarial: enquadramento constitucional Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca (FDUL) 2. Conceito e tipologia

Leia mais

II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto REGULAMENTO

II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto REGULAMENTO II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2011 2012 REGULAMENTO Artigo 1º Objectivo O II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto (Curso) tem por finalidade ministrar uma

Leia mais

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Ano letivo 2016-2017 26 de maio a 5 de julho de 2017 Coordenação: Professor Doutor, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

Direito da Defesa Nacional

Direito da Defesa Nacional Direito da Defesa Nacional Programa Conferência Inaugural 27 de janeiro, 17h30/20h Conferência inaugural (local: Auditório 2 do Instituto da Defesa Nacional - IDN) 17h30 Recepção dos alunos e apresentação

Leia mais

DIREITO DO FUTEBOL CURSO DE 1 FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA) 2 DE FEVEREIRO (SÁBADO) 8 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA) 9 DE FEVEREIRO (SÁBADO) PROGRAMA

DIREITO DO FUTEBOL CURSO DE 1 FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA) 2 DE FEVEREIRO (SÁBADO) 8 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA) 9 DE FEVEREIRO (SÁBADO) PROGRAMA CURSO DE DIREITO DO FUTEBOL PROGRAMA 1ª SEMANA 1 FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA) 2 DE FEVEREIRO (SÁBADO) Modelo Organizativo do Futebol Português: enquadramento geral e casos práticos (4h) PROF.ª DOUTORA JULIANA

Leia mais

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Programa Patrocínio Judiciário e Representação do 1.ª Sessão (26 de maio) 18h15m - 19h00m: A representação do Estado nos tribunais administrativos Vasco Pereira da Silva (Professor da Faculdade de Direito

Leia mais

CURSO DE DIREITO DO FUTEBOL PROGRAMA

CURSO DE DIREITO DO FUTEBOL PROGRAMA CURSO DE DIREITO DO FUTEBOL PROGRAMA 1ª SEMANA 1 FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA) 2 DE FEVEREIRO (SÁBADO) Modelo Organizativo do Futebol Português: enquadramento geral e casos práticos (4h) O Regime Jurídico das

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

Prof. Doutor Rogério Gaspar (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa)

Prof. Doutor Rogério Gaspar (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa) Dia 19 de maio 12.º CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FARMÁCIA E DO MEDICAMENTO ANO LECTIVO 2017/2018 Organização: Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito de Coimbra Direção: Prof. Doutor

Leia mais

A revisão do ETAF e do CPTA

A revisão do ETAF e do CPTA Programa 6 de dezembro O significado e o alcance da revisão do ETAF e do CPTA para o Direito Administrativo português Fausto de Quadros Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

II CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DOS RESÍDUOS

II CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DOS RESÍDUOS II CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DOS RESÍDUOS Coordenação científica: Prof. Doutor João Miranda / Prof. Doutor Rui Cunha Marques (IST) Mestre Ana Luísa Guimarães / Mestre Mark Kirkby

Leia mais

Direito da Economia e do Investimento Social

Direito da Economia e do Investimento Social Programa Direito da Economia e do Investimento Social 03.03.2017 1. Direito e Economia Social: uma introdução - Domingos Soares Farinho (FDUL) 2. O Setor Cooperativo e Social - enquadramento constitucional

Leia mais

Curso Avançado de Direito da Saúde

Curso Avançado de Direito da Saúde Programa Conferência inaugural 14/1/2018 As determinantes em saúde, a prevenção da doença e promoção da saúde e os programas de saúde prioritários Sua Excelência a Secretária de Estado da Saúde, Professora

Leia mais

Organização e Gestão no Futebol Profissional

Organização e Gestão no Futebol Profissional PARCERIA Pós-Graduação Organização e Gestão no Futebol Profissional ÚNICA PÓS-GRADUAÇÃO CERTIFICADA PELO FUTEBOL PROFISSIONAL Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

III Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados

III Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Programa Enquadramento e interpretação do RGPD 1.ª Sessão 11.09.18 1.ª Aula Apresentação do RGPD, principais novidades e âmbito de aplicação material e territorial 2.ª Aula A jurisprudência do TJUE e a

Leia mais

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário Programa Apresentação Objetivo: Análise das novidades das iniciativas legislativas de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto

Leia mais

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 PORTO Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 CANDIDATURAS ATÉ

Leia mais

Acesso à Informação Administrativa

Acesso à Informação Administrativa Acesso à Informação Administrativa Programa Acesso à Informação Administrativa - Tronco comum 20 de Junho 1) Princípios enquadradores do acesso à informação administrativa - Domingos Soares Farinho (FDUL)

Leia mais

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 PORTO Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 CANDIDATURAS ATÉ

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Programa Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo 23 de maio Vantagens da codificação do procedimento administrativo.

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

COMISSÃO INSTALADORA DO CENTRO DE ARBITRAGEM DESPORTIVA

COMISSÃO INSTALADORA DO CENTRO DE ARBITRAGEM DESPORTIVA COMISSÃO INSTALADORA DO CENTRO DE ARBITRAGEM DESPORTIVA Após um diálogo intenso e construtivo com o Ministério da Justiça, o Comité Olímpico de Portugal apresentou recentemente a versão final dos Estatutos

Leia mais

Direito da Energia. Programa. Direito da Energia. I - Abertura solene dia 8 de Outubro de 2013 (18:00 Anfiteatro 6, piso 0)

Direito da Energia. Programa. Direito da Energia. I - Abertura solene dia 8 de Outubro de 2013 (18:00 Anfiteatro 6, piso 0) Programa I - Abertura solene dia 8 de Outubro de 2013 (18:00 Anfiteatro 6, piso 0) Sua Excelência, Senhor Secretário de Estado da Energia Prof. Doutor Fausto de Quadros Dr. Duarte Abecasis, Sócio da Cuatrecasas

Leia mais

Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos

Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos Programa Ciência da legislação e legística 06 de março A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas de força

Leia mais

DE 22 SETEMBRO DE 2017 JUNHO DE 2018 CANDIDATURAS ATÉ 12 DE SETEMBRO

DE 22 SETEMBRO DE 2017 JUNHO DE 2018 CANDIDATURAS ATÉ 12 DE SETEMBRO PORTO - LISBOA Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 22 SETEMBRO DE 2017 JUNHO DE 2018 CANDIDATURAS

Leia mais

Workshop: Um ano de jurisprudência administrativa em duas tardes

Workshop: Um ano de jurisprudência administrativa em duas tardes Programa Apresentação Apresentação Conhecer a jurisprudência dos tribunais administrativos é condição necessária para uma melhor aplicação do Direito Administrativo nos mais diversos contextos profissionais

Leia mais

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Coordenadores: Prof. Doutor Fausto de Quadros e Mestre Alice Feiteira Duração: 26 de Janeiro de 2012 a 15 de Março de 2012, às quintas

Leia mais

Doutor Manuel Santana (Ordem dos Médicos Veterinários)

Doutor Manuel Santana (Ordem dos Médicos Veterinários) Dia 19 de maio 12.º CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FARMÁCIA E DO MEDICAMENTO ANO LECTIVO 2017/2018 Organização: Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito de Coimbra Direção: Prof. Doutor

Leia mais

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso CURSO APROFUNDADO SOBRE O ETAF E O CPTA 17 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO DE 2017 ANO LETIVO DE 2017-2018 Coordenação: Professor Doutor Fausto de Quadros, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

Direito da Água. Programa. Modelos de governação dos serviços públicos de águas

Direito da Água. Programa. Modelos de governação dos serviços públicos de águas Direito da Água Programa Modelos de governação dos serviços públicos de águas 6.4.2016 1.ª Sessão: «Os serviços públicos de águas âmbito da garantia a um serviço universal de abastecimento e qualidade

Leia mais

Curso de Formação Contínua Execução dos Contratos Administrativos regulados no CCP

Curso de Formação Contínua Execução dos Contratos Administrativos regulados no CCP Curso de Formação Contínua Execução dos Contratos Administrativos regulados no CCP Objetivo: O tema do curso é importante e atual. Também a sua abordagem interdisciplinar e de interligação é vocacionada

Leia mais

Ciência da legislação e legística

Ciência da legislação e legística Programa 06 de março A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas de força das modernas técnicas, métodos e políticas públicas para Legislar Melhor (Professor

Leia mais

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Programa Revisão do Código de 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito Administrativo

Leia mais

Programa do Curso

Programa do Curso CURSO DE APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS: A REVISÃO DO CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 14 DE JANEIRO A 25 DE FEVEREIRO DE 2016 2015-2016 Coordenação: Prof. Doutor, Professor Catedrático Jubilado

Leia mais

DE 21 SETEMBRO DE 2018 A 28 JUNHO DE 2019

DE 21 SETEMBRO DE 2018 A 28 JUNHO DE 2019 PORTO Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 21 SETEMBRO DE 2018 A 28 JUNHO DE 2019 CANDIDATURAS ATÉ

Leia mais

Direito Público Angolano para Investidores e Juristas

Direito Público Angolano para Investidores e Juristas Programa 1.ª Sessão 21/10/2013 18h30m 19h00: Apresentação Eduardo Vera Cruz Pinto Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Carlos Feijó Professor da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de dados, Diretivas da UE e legislação Nacional

Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de dados, Diretivas da UE e legislação Nacional Programa Proteção de Dados: Regulamento Geral de A 27 de abril de 2016 foi aprovada a nova legislação europeia sobre proteção de dados (publicada a 4 de maio) composta por um regulamento e duas diretivas:

Leia mais

Curso de Direito Administrativo da Regulação

Curso de Direito Administrativo da Regulação Programa Os fundamentos políticos, jurídicos e económicos da regulação da economia 15 de abril (1) Introdução à regulação pública - Pedro Costa Gonçalves (2) Regulação e o Direito da UE - J. L. da Cruz

Leia mais

Curso Avançado de Proteção de Dados

Curso Avançado de Proteção de Dados Programa Curso Avançado de Proteção de Dados A atualidade e diversidade das matérias que estão a coberto da proteção de dados pessoais, torna pertinente a apresentação de um novo curso monotemático na

Leia mais

Acesso à carreira diplomática

Acesso à carreira diplomática Acesso à carreira diplomática Programa Relações Internacionais, História e História Diplomática 29 de Maio (1) A diplomacia e a Europa Fausto de Quadros (2) Sinopse histórica da diplomacia portuguesa (I)

Leia mais

IV Curso Pós-Graduado de Direito da Água

IV Curso Pós-Graduado de Direito da Água IV Curso Pós-Graduado de Direito da Água Programa Apresentação O Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organiza, em 2018, o 4.º curso pósgraduado de

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa I Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2010-2011 Coordenador científico Prof. Doutor José Manuel Meirim Coordenação Prof. Doutor José

Leia mais

DE 22 SETEMBRO DE 2017 A JUNHO DE 2018

DE 22 SETEMBRO DE 2017 A JUNHO DE 2018 PARCERIA PORTO - LISBOA Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 22 SETEMBRO DE 2017 A JUNHO DE 2018

Leia mais

IV Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados

IV Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Programa Enquadramento e interpretação do RGPD 1.ª Sessão - 27/11/2018 1.ª Aula - Apresentação do RGPD, principais novidades e âmbito de aplicação material e territorial Domingos Soares Farinho 2.ª Aula

Leia mais

Curso de formação autárquica

Curso de formação autárquica Programa Apresentação Objetivo Atendendo aos atuais e novos desafios e atribuições do Poder Local, pretende-se, com este Curso, promover a aquisição e o reforço de competências no quadro da Gestão Autárquica,

Leia mais

III Seminário Luso-Brasileiro de Direito

III Seminário Luso-Brasileiro de Direito Programa III Seminário Luso-Brasileiro de Direito Estado de Direito, direitos fundamentais e combate à corrupção interfaces Portugal/Brasil 7.04.2015 9:00-13:15 9:30 Abertura Solene do Seminário Professor

Leia mais

Ciência da Legislação e Legística

Ciência da Legislação e Legística Ciência da Legislação e Legística Programa Ciência da Legislação e Legística 9 de abril sala 12.09 (piso 2) A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas

Leia mais

Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/ /11/ Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/ /03/2020 FLU 0453

Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/ /11/ Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/ /03/2020 FLU 0453 N.º Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/2016 28/11/2019 - Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/2017 13/03/2020 FLU 0453 Lisboa Mário José Fonseca Fernandes de Carvalho A 98R/17-A

Leia mais

congresso 6 e 7 de Julho CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL CINCO ANOS DE VIGÊNCIA DA LEI DA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA

congresso 6 e 7 de Julho CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL CINCO ANOS DE VIGÊNCIA DA LEI DA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA 6 e 7 de Julho 2017 CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA LISBOA XI congresso CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL CINCO ANOS DE VIGÊNCIA DA LEI DA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA PROGRAMA

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR Coordenação científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca / Prof. Doutor Miguel Assis Raimundo Dr. Rui Lanceiro / Dr.ª Mariana Melo

Leia mais

Curso de Dirigentes Desportivos Associativos

Curso de Dirigentes Desportivos Associativos Curso de Dirigentes Desportivos Associativos : 27 de outubro a 25 de novembro de 2017 1. Justificação e Pertinência do curso: Nos dias de hoje o grau de responsabilidade e eficiência que se exige às entidades

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DISTRITAL DE JUDO DE LISBOA PESSOA COLECTIVA DE UTILIDADE PÚBLICA

ASSOCIAÇÃO DISTRITAL DE JUDO DE LISBOA PESSOA COLECTIVA DE UTILIDADE PÚBLICA ASSOCIAÇÃO DISTRITAL DE JUDO DE LISBOA CIRCULAR nº 116/15/DT Lisboa, 15 de Dezembro de 2015 CIRCULAR Curso de Treinadores de Judo Grau 1 O Curso de Treinadores de Judo Grau 1, organizado pela ADJL, terá

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS

CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS LISTA DA COLOCAÇÃO DOS AUDITORES DE JUSTIÇA DO I CURSO NORMAL DE FORMAÇÃO DE MAGISTRADOS DOS TRIBUNAIS ADMINSITRATIVOS E FISCAIS Nome TRIBUNAL / FORMADOR Lic.ª Ilda Maria

Leia mais

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/2019 2.º Semestre 1.º Ano José Mariana Pedrosa Costa Alberto Vieira) Marques da Fonseca Teoria Geral do Civil II Economia II Constitucional II

Leia mais

PLENÁRIO DE 14 DE JULHO DE 2017

PLENÁRIO DE 14 DE JULHO DE 2017 DELIBERAÇÕES TOMADAS PLENÁRIO DE 14-07-2017 DELIBERAÇÕES TOMADAS PLENÁRIO DE 14 DE JULHO DE 2017 JULHO 2017 Página 1 Na Sessão Plenária de 14-07-2017 estiveram presentes: PRESIDENTE - Juiz Conselheiro

Leia mais

XII Curso de Concorrência e Regulação 2017/2018

XII Curso de Concorrência e Regulação 2017/2018 Coordenação Científica: Prof. Doutor Eduardo Paz Ferreira / Prof. Doutor Miguel Moura e Silva Diretores executivos: Prof. Doutor Miguel Sousa Ferro / Mestre João Pateira Ferreira Módulo I - Temas introdutórios

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2017 Organizado de acordo com os temas do regulamento do concurso Coordenação: ICJP

Leia mais

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ 1 A TUTELA CAUTELAR NO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO (EM ESPECIAL, NOS PROCEDIMENTOS DE FORMAÇÃO DOS CONTRATOS) Ana Gouveia Martins ISBN 972-32-1364-8 Coimbra Editora 2005-1 Ed - 604 págs. ESTUDOS DE CONTRATAÇÃO

Leia mais

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/2019 2.º Semestre 1.º Ano Disciplina Turma (Regência) Tutores Selecionados José Mariana Pedrosa Costa Alberto Vieira) Marques da Fonseca Daniel

Leia mais

Conferência sobre gestão e rentabilização de bens públicos

Conferência sobre gestão e rentabilização de bens públicos Programa Conferência sobre gestão e rentabilização de Programa do dia 14 de dezembro 14h30 15h00 Recepção dos participantes 15h00 15h30 Abertura e apresentação dos objetivos da Conferência; Apresentação

Leia mais

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário Programa Contencioso Administrativo [CA1] 29/02 18h30 20h20 Apresentação; Introdução ao Contencioso Administrativo e à reforma da reforma de 2015 VASCO PEREIRA DA SILVA [CA2] 29/02 20h30 22h20 Jurisdição,

Leia mais

11 OUTUBRO Trabalho Desportivo: Novas soluções, Novos atores Nova vida? O DIREITO EM PERSPECTIVA

11 OUTUBRO Trabalho Desportivo: Novas soluções, Novos atores Nova vida? O DIREITO EM PERSPECTIVA O DIREITO EM PERSPECTIVA 11 OUTUBRO Trabalho Desportivo: Novas soluções, Novos atores Nova vida? Local: Museu Nacional do Desporto Morada: Praça dos Restauradores 25, Lisboa ver mapa Horário: 09h30-13h00

Leia mais

Direito da Contratação Pública

Direito da Contratação Pública Direito da Contratação Pública Programa Direito Internacional e Direito da União Europeia 4 de abril 1.ª sessão A Organização Mundial do Comércio e a contratação pública Pedro Infante Mota (Professor da

Leia mais

Direito da Energia: Electricidade, gás, petróleo, biocombustíveis e renováveis

Direito da Energia: Electricidade, gás, petróleo, biocombustíveis e renováveis Direito da Energia: Electricidade, gás, petróleo, Programa Abertura do curso 28 de Setembro 18h30 Sessão inaugural Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia Maria Cristina Portugal de Andrade,

Leia mais

Acácio da Cunha Carvalho. Adriano de Lima Freitas. Alberto António M. Caldas Afonso. Alexandre de Freitas Peixoto Dias. Alexandre Dias de Freitas

Acácio da Cunha Carvalho. Adriano de Lima Freitas. Alberto António M. Caldas Afonso. Alexandre de Freitas Peixoto Dias. Alexandre Dias de Freitas Acácio da Cunha Carvalho Adriano de Lima Freitas Alberto António M. Caldas Afonso Alexandre de Freitas Peixoto Dias Alexandre Dias de Freitas Alfredo de Sousa Ribeiro Alípio Germano do Couto B. Barbosa

Leia mais

Diploma e Placa de Reconhecimento:

Diploma e Placa de Reconhecimento: CIRCULAR Nº 316/17 ASSUNTO: Premiados no IV Congresso Nacional de Judo e na Gala do 58º Aniversário da FPJ Lisboa, 4 de dezembro de 2017 Vimos por este meio divulgar a lista de premiados por Mérito, Reconhecimento,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, Lisboa. Nº Candidato Nome

Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, Lisboa. Nº Candidato Nome Nome da Escola : Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, Lisboa Data final da candidatura : 2019-03-11 Grupo de Recrutamento: 260 - Educação Física Ficheiro gerado em : 13/03/2019 15:03:33 Ordenação Graduação

Leia mais

Programa do Curso. 06 de março a 8 de maio de 2017

Programa do Curso. 06 de março a 8 de maio de 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO E LEGÍSTICA Programa do Curso 06 de março a 8 de maio de 2017 Coordenação:, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exconsultor jurídico

Leia mais

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 1.º dia 01-10-2018 Segunda-feira 09h45 10h00 Abertura Direção do Centro de Estudos Judiciários Direção do Departamento de Relações

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

2ª Edição - Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da UE e legislação Nacional

2ª Edição - Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da UE e legislação Nacional Programa Proteção de Dados: Regulamento Geral, Diretivas da UE e A 27 de abril de 2016 foi aprovada a nova legislação europeia sobre proteção de dados (publicada a 4 de maio) composta por um regulamento

Leia mais

CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE ECVA

CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE ECVA CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE 2017 2018 ECVA LISTA de CANDIDATOS COLOCAD SUPLENT EXCLUÍDO SERIAÇÃO DE ACORDO COM OS CRITÉRIO DE CÉLIO ROBERTO SANTOS DE SOUZA DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS

Leia mais