Identidade e Gestão. Caroline Reolon Liane Marques Milton Ribeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identidade e Gestão. Caroline Reolon Liane Marques Milton Ribeiro"

Transcrição

1 Identidade e Gestão Caroline Reolon Liane Marques Milton Ribeiro

2 Na gestão participativa das cidades, seus gestores devem buscar eqüidade social bem como também construir gestões geradoras de igualdade social, que integrem os cidadãos de uma cidade.

3 Perguntas são feitas por estudiosos do assunto e pelos integrantes comuns de toda a sociedade envolvida sobre qual seria o fundamento que se aplica aos esforços em busca de políticas administrativas que sejam eficientes no sentido cultural, social, econômico, urbano, democraticamente implantados. Segundo Octavio Lanni, as políticas econômicas estão visivelmente desencontradas dos interesses de uma industrialização moderna e de evolução social econômica ideal à satisfazer ambas as expectativas. Tal constatação revela a necessidade de novos planejamentos e estratégias para que se chegue aos objetivos de distribuição e construção com eqüidade.

4 Jordi Borja planejador Catalão representa o pensamento que medeia o sentimento de crise global das cidades em âmbitos regionais. Aponta o Brasil dos anos 90 que de um lado recupera as discussões sobre crise globalizada e de outro enseja novos protagonistas para a vida urbana. Na reflexão de Lefebvre, afasta-se do saudosismo e repensa ciclos de tempos e de espaços como gerador de vida numa visão organicista da urbanidade. Lefebvre não é contra a cidade nova, por ser ela expressão de recriação do cotidiano urbano social.

5 Já para Jordi Borja, São Paulo como grande cidade sentindo ares de crise globalizada, inspirase em busca de atores no Sistema Público Privado e Urbano visando planejamento com estratégias capaz de fechar consórcio internacional das Bacias do Tamanduateí em busca do desenvolvimento econômico, objetivando a criação de novos estímulos para a construção de instrumentos de mobilização econômica, social e tecnológica.

6 A memória do pesquisador-gestor, busca refletir a realidade do ser gestor, em especial nas cidades de porte médio porém com áreas metropolitanas.

7 As gestões das cidades passaram a tratar o orçamento como "instrumento financeirizável", após a Constituição de As mediações econômico - financeiras sobrepõem às necessidades do fim público; a prioridade do bem público cede lugar à visão da empresa bancária. Os planejamentos sofrem pressões partidárias, ocasionando a inversão de prioridades. Geralmente, os planos estratégicos tradicionais são direcionados aos interesses dos gestores; daí acontece o círculo vicioso das licitações e seus ganhadores.

8 O gestor público deveria partilhar e encaminhar escolhas, priorizando os direitos de cidadania tais como: comunicação, participação e decisão, dar transparência aos processos de gestão, da boa prática comunitária. Qualquer gestor sensível reconhece a insustentabilidade das cidades, pois se fossem, seriam espaços sociais justos,com plena participação social.

9 Os temas considerados relevantes nas cidades, como: historicidade, democracia, conflitos de interesse, sustentabilidade, agenda política, consensos e planejamento estratégico, são retomados na apresentação dos fatos e dados dessas cidades. Os autores de estudos sobre novos modelos de gerência da área pública, enfatizam a cultura e a dimensão humanas de gestores e cidadãos, para garantir a implantação de novos modelos.

10 A integralização no planejamento das cidades será efetivada através da participação popular, principalmente nos temas transversais, tais como: etnia,direitos humanos, tecnologias, diversidade cultural, ecologia, etc, os quais definem a eqüidade social nas cidades. Para garantir o uso social da cidade e a construção de cidades mais justas, igualitárias, democráticas e cidadãs, fortalece a necessidade de um planejamento sistemático e integrado, construído a partir de um modelo mais participativo de gestão urbana.

11 A cidade vem sendo um fator de atração e sobrevivência para muitas famílias pobres, resultando no inchamento urbano, com informalidade, o que resulta num crescimento desordenado e sócio-ambientalmente inadequado. Portanto, as extensas áreas de população exigem referências e participação ampliadas, para o encaminhamento de soluções que visem o bem comum. DIZIA LE GOFF(1988)que "O DIREITO À CIDADE CRIA ATOS DE AMOR ÀS CIDADES".

12 A compreensão da cidade no cenário contemporâneo ganha um perfil muito particular quando se considera a dinâmica histórica situada em sua origem. A cidade industrial pode ser concebida como parte de um processo mais amplo de transformações e conflitos sociais.

13 O estudo etnográfico, a leitura dos documentos históricos e o trabalho de ouvir descendentes dos antigos trabalhadores e trabalhadoras, revelam lições significativas para a história social de aglomerações auxiliares às metrópoles. A memória cultural criada em torno do trabalho incumbiu-se de questionar o modo de globalização nesse lugar altamente industrializado, principalmente o seu caráter não-inclusivo, a descontinuidade das políticas, a fragmentação do conhecimento e o abandono de amplos contingentes humanos.

14 Produzir comunicação, segundo essa memória cultural, vai muito além de submeter-se a novos processos de informação; ao contrário, exige o entendimento coletivo da informação e sua interpretação, como contribuintes, cidadãos e consumidores, como seres culturais. A sociedade civil da região e as administrações públicas das sete cidades têm criado novas instituições e novos métodos de articulação social; a rigor, nova agenda política.

15 Com base em experiências européias e norteamericanas, debatidas em seminários internacionais realizados no Brasil e no exterior, criaram-se nos últimos 10 anos três instituições produtoras, veiculadoras e negociadoras de informação e serviço: o Consórcio Regional de Prefeitos, a Câmara Regional e a Agência de Desenvolvimento. Efetivamente, esse novo mecanismo de ação da sociedade organizada criou-se pela consciência das profundas transformações dessa sociedade periférica e industrializada.

16 A Agência de Desenvolvimento busca alternativas para a implantação regional de pólos tecnológicos, enquanto os fóruns e os conselhos populares criam novos modos de representação popular e institucional, não como substituição de um poder ou de uma função social, mas como estímulo para o seu crescimento. Estamos diante de uma forma de regionalização nascida a partir da consciência local e regional, sem uma estrutura oficial do Estado brasileiro.

17 Retornando, enfim, a Octavio Ianni e Celso Daniel, citados no início deste trabalho, convém ao gestor, ao estudioso e ao cidadão ver a cidade como campo de disputa de idéias, movimento histórico em direção à democracia e espaço do exercício do direito e da justiça. Diante dessa dinâmica, a submissão e o conformismo são tão prejudiciais quanto a imposição e o clientelismo.

Perspectivas para a Democracia Participativa na América Latina

Perspectivas para a Democracia Participativa na América Latina Perspectivas para a Democracia Participativa na América Latina Democracia Participativa na América Latina Inclusão Democrática e Participação Processos eleitorais Democracia quantitativa transição democrática

Leia mais

Saúde, Sustentabilidade e Cidadania Francisco ROSEMIRO Guimarães Ximenes Neto

Saúde, Sustentabilidade e Cidadania Francisco ROSEMIRO Guimarães Ximenes Neto Saúde, Sustentabilidade e Cidadania Francisco ROSEMIRO Guimarães Ximenes Neto Enfermeiro Sanitarista Mestre em Saúde Pública Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP Docente

Leia mais

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL:

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: Carla Serrão UFMA/DESES O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: O exercício profissional e a militância em análise. Conselhos de Políticas Públicas e de Defesa de Direitos,

Leia mais

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL A ação humana sobre a natureza faz parte da história da civilização. Neste inicio de século, porém, a consciência sobre os impactos desta intervenção tem adquirido

Leia mais

Orçamento Participativo, Uma Nova Gestão. Carolina P. Quiquinato Caroline Rizzi Felipe Biasoli Guilherme G. Capovilla

Orçamento Participativo, Uma Nova Gestão. Carolina P. Quiquinato Caroline Rizzi Felipe Biasoli Guilherme G. Capovilla Orçamento Participativo, Uma Nova Gestão Carolina P. Quiquinato Caroline Rizzi Felipe Biasoli Guilherme G. Capovilla Orçamento Participativo Século XX democracia assume papel central no campo político

Leia mais

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2)

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2) Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo (Roteiro Mesa 2) Objetivo Apresentar as diretrizes que devem orientar a elaboração do plano de governo (incluindo o tema das relações internacionais

Leia mais

SEMINÁRIO ENCERRAMENTO PROJETO URB-AL: INSTRUMENTOS DE ARTICULAÇÃ ÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E OP

SEMINÁRIO ENCERRAMENTO PROJETO URB-AL: INSTRUMENTOS DE ARTICULAÇÃ ÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E OP SEMINÁRIO ENCERRAMENTO PROJETO URB-AL: INSTRUMENTOS DE ARTICULAÇÃ ÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Belo Horizonte, março de 2007 ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Taller de Integración de Organizaciones de Cuenca de América Latina y el Caribe Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Humberto Gonçalves Superintendente de Apoio ao Sistema nacional

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 5º São diretrizes da PNPS: I - o estímulo à

Leia mais

DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL. José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil)

DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL. José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil) DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil) TÉCNICA E ÉTICA Resposta técnica e resposta ética Pólos éticos

Leia mais

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Título do Trabalho POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Nome do Autor (a) Principal Gabriela Ribeiro da Silva Campos Nome (s) do Coautor (a) (s) Adriana Fortunato de Almeida;

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 663 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº166/2018, de 16 de maio de 2018-Convoca a IV Conferência Municipal de Cultura de, aprova seu regulamento e dá outras

Leia mais

RELACIONAMENTO COM AS COMUNIDADES NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA EXPANSÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO

RELACIONAMENTO COM AS COMUNIDADES NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA EXPANSÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO RELACIONAMENTO COM AS COMUNIDADES NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA EXPANSÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO Maria Cecília Martino 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Missão / visão / valores Missão Estabelecer o

Leia mais

Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África

Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África Mr. Larry Gbevlo-Lartey Dr. Luka Biong Deng Kuol Impact through Insight Lições de Estratégia de Segurança Nacional para a África

Leia mais

Reconhecendo a consolidação da Região Metropolitana de Fortaleza como um espaço integrado;

Reconhecendo a consolidação da Região Metropolitana de Fortaleza como um espaço integrado; CARTA VERDE DE FORTALEZA A vida de uma cidade, antes de tudo, é consolidada pela prática da política no seu seio. A política é a grande protagonista do desenvolvimento e é concretizada através dos políticos.

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal Novas perspectivas para a gestão metropolitana O papel do Governo Federal Urbanização Brasileira Forte ampliação do número de municípios a partir de 1988, em geral com menos de 20 mil hab. Consolidação

Leia mais

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA. A Geografia Levada a Sério

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA.   A Geografia Levada a Sério A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA 1 Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar Rubem Alves 2 A Cidade que Educa 3 O MEIO URBANO REFLETE TUDO! A atenta observação da realidade nos dá elementos

Leia mais

O SISTEMA DE GOVERNANÇA REGIONAL E O PLANEJAMENTO REGIONAL ESTRATÉGICO DO GRANDE ABC

O SISTEMA DE GOVERNANÇA REGIONAL E O PLANEJAMENTO REGIONAL ESTRATÉGICO DO GRANDE ABC O SISTEMA DE GOVERNANÇA REGIONAL E O PLANEJAMENTO REGIONAL ESTRATÉGICO DO GRANDE São Caetano Santo André Diadema São Bernardo do Campo Mauá Ribeirão Pires Rio Grande da Serra BILLINGS POPULAÇÃO = 2.349.181

Leia mais

A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio

A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio ANITA PIRES EMAIL: anitap@matrix.com.br FONE/FAX: (48) 223 5152 Características Históricas Ontem: Relações autoritárias; Trabalho escravo; Patrimônio: tangível

Leia mais

Políticas públicas e gestão escolar para a equidade Desenvolvimento integral no Ensino Médio. São Paulo, 02 de agosto de 2016

Políticas públicas e gestão escolar para a equidade Desenvolvimento integral no Ensino Médio. São Paulo, 02 de agosto de 2016 Políticas públicas e gestão escolar para a equidade Desenvolvimento integral no Ensino Médio São Paulo, 02 de agosto de 2016 ...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e

Leia mais

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo DIADEMA Cidade industrial: 1.500 fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População:

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO-SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL (modalidade à distância)

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO-SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL (modalidade à distância) C A P E S FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR CAPES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CURSO

Leia mais

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL 19h00 - ABERTURA 19h15 - APRESENTAÇÃO SOBRE PLANO DIRETOR 19h30 - MOMENTO DE

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 Art. 4 o São princípios básicos da Educação Ambiental: Princípios Básicos I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;

Leia mais

CURRICULO CULTURAL DO CECOM

CURRICULO CULTURAL DO CECOM CURRICULO CULTURAL DO CECOM O CECOM - CENTRO COMUNITÁRIO DE BREJO SANTO é uma sociedade civil, organização não-governamental, filantrópica e sem fins lucrativos com abrangência em todo o município, sede

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE A promoção da saúde compreende a ação individual, a ação da comunidade e a ação e o compromisso

Leia mais

POLÍTICAS E PLANEJAMENTO DO TURISMO. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira GB 087 Geografia do Turismo Geografia - UFPR Curitiba, 2017.

POLÍTICAS E PLANEJAMENTO DO TURISMO. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira GB 087 Geografia do Turismo Geografia - UFPR Curitiba, 2017. POLÍTICAS E PLANEJAMENTO DO TURISMO Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira GB 087 Geografia do Turismo Geografia - UFPR Curitiba, 2017. Política de turismo: definição Conjunto de regulamentos, normas,

Leia mais

IX Conferência Nacional de Assistência Social 1

IX Conferência Nacional de Assistência Social 1 IX Conferência Nacional de Assistência Social INFORMATIVO Nº08/2013 SOBRE A MOBILIZAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NAS CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IX Conferência Nacional de Assistência Social

Leia mais

Plano Nacional de Extensão Universitária

Plano Nacional de Extensão Universitária Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É O CNP

INTRODUÇÃO O QUE É O CNP INTRODUÇÃO Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 Contextualização O Projeto de Gestão Democrática da Educação foi desenvolvido pela SEE em 2016 e contou

Leia mais

AS FINANÇAS PÚBLICAS E A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO FISCAL

AS FINANÇAS PÚBLICAS E A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO FISCAL II Congresso Internacional de Cidadania e Educação Fiscal na Lusofonia AS FINANÇAS PÚBLICAS E A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO FISCAL Maputo, 28 de Novembro de 2017 Ana Cristina Lino Marques (*) (*) Projeto CEFIL

Leia mais

BAIRRO SAUDÁVEL: tecendo redes, construindo cidadania

BAIRRO SAUDÁVEL: tecendo redes, construindo cidadania BAIRRO SAUDÁVEL: tecendo redes, construindo cidadania FMC/Medicina - Faculdade de Medicina de Campos UFF - Universidade Federal Fluminense CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos FMC/Farmácia

Leia mais

CARTA-COMPROMISSO FÓRUM INTERSETORIAL DE BARCARENA

CARTA-COMPROMISSO FÓRUM INTERSETORIAL DE BARCARENA A Amazônia é motivo de preocupação mundial, condição esta acentuada por conta da percepção de um número cada vez maior de segmentos sociais, acerca dos riscos que as mudanças climáticas podem provocar

Leia mais

PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS

PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS O Plano de Ação Governamental do Município de Itinga assume os seguintes pressupostos ou valores básicos: Métodos democráticos e participativos de gestão;

Leia mais

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo decreta: CAPÍTULO I DA POLÍTICA DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEUS AGENTES

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo decreta: CAPÍTULO I DA POLÍTICA DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEUS AGENTES P R O J E T O D E L E I - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Institui a política de fomento à economia solidária, e dá outras providências. A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo decreta: CAPÍTULO

Leia mais

AS TECNOLOGIAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIARIDO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO PROGRAMA 1 MILHÃO DE CISTERNAS.

AS TECNOLOGIAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIARIDO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO PROGRAMA 1 MILHÃO DE CISTERNAS. AS TECNOLOGIAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIARIDO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO PROGRAMA 1 MILHÃO DE CISTERNAS. Francisco Vinícius Ferreira Gomes Universidade Estadual da Paraíba; viniciusfergomes@hotmail.com

Leia mais

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas Construindo o Plano Decenal da Assistência Social Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas EIXOS TEMÁTICOS Dinâmica de Trabalho nas Oficinas - Relação entre

Leia mais

Infância em Foco. Redes

Infância em Foco. Redes Infância em Foco Redes Infância e Adolescência como OPORTUNIDADE para... a continuidade da cultura dos povos e da VIDA a possibilidade das reinvenções necessárias para a sustentabilidade do planeta a Democracia

Leia mais

CS2111 CONFLITOS SOCIAIS (4-0-4) Sala A2 S 301: Terça 10h 12h /Quinta 08h - 10h. Terça h/quinta 19h 21h

CS2111 CONFLITOS SOCIAIS (4-0-4) Sala A2 S 301: Terça 10h 12h /Quinta 08h - 10h. Terça h/quinta 19h 21h CS2111 CONFLITOS SOCIAIS (4-0-4) Sala A2 S 301: Terça 10h 12h /Quinta 08h - 10h. Terça 21-23 h/quinta 19h 21h Profa. Dra. Camila C. N. Dias Objetivo: Apresentar diferentes interpretações dos conflitos

Leia mais

Seminário do FALP do 22 ao 25 de novembro de 2017 SAVE THE DATE!!

Seminário do FALP do 22 ao 25 de novembro de 2017 SAVE THE DATE!! RESEAU MONDIAL FORUM DES AUTORITES LOCALES DE PERIPHERIE (FALP) Pour des METROPOLES SOLIDAIRES djamel.sandid@mairie-nanterre.fr www.reseaufalp.com COMMISION «VILLES de PERIPHERIE» COMISION «CIUDADES DE

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO O Processo 2007: Debates e elaborações acerca de um Sistema Nacional de Participação Social; 2011 a 2013: cerca de 45 debates com organizações da sociedade

Leia mais

GOVERNANÇA PARA A PLATAFORMA CEARÁ Tania Bacelar de Araujo Consórcio CEPLAN-PERSONAL Fortaleza, 16 de maio de 2018

GOVERNANÇA PARA A PLATAFORMA CEARÁ Tania Bacelar de Araujo Consórcio CEPLAN-PERSONAL Fortaleza, 16 de maio de 2018 GOVERNANÇA PARA A PLATAFORMA CEARÁ 2050 Tania Bacelar de Araujo Consórcio CEPLAN-PERSONAL Fortaleza, 16 de maio de 2018 A Concepção de Desenvolvimento Sustentável Processo de mudança social e elevação

Leia mais

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/2013 - Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Direito, Ética e Justiça Estudo das interações entre Direito, ética e justiça. Origens e compreensões

Leia mais

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O TRABALHO DIGNO, A JUSTIÇA SOCIAL E O FUTURO DO TRABALHO OIT: MISSÃO Desenvolve o seu trabalho no âmbito da redução da

Leia mais

A CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS MUNICIPAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

A CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS MUNICIPAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS MUNICIPAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Samira Marques Lopes Ferreira Graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela UNILESTE Pós-graduanda em Design de Interiores pelo

Leia mais

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL*

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Ricardo Henriques Seminário Internacional: Determinantes sociais da saúde, intersetorialidade e equidade social na América Latina

Leia mais

O QUE SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM)

O QUE SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) O QUE SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos no ano 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para dar resposta aos grandes

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 1/5 LEI Nº 1820, DE 4 DE OUTUBRO DE 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OCIMAR POLLI, Prefeito Municipal de Itupeva,

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBJETIVO GERAL Apresentar o Orçamento Participativo como um instrumento de democratização, que visa assegurar a participação direta da população (beneficiários)

Leia mais

A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES

A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES Construção de Governança para o Projeto Nacional de Desenvolvimento Apresentação : Jaques Wagner Governador da Bahia CDES situação atual

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

Indústria Química, Sociedade e Território: novos desafios para o Grande ABC

Indústria Química, Sociedade e Território: novos desafios para o Grande ABC Indústria Química, Sociedade e Território: novos desafios para o Grande ABC Luis Paulo Bresciani Consórcio Intermunicipal Grande ABC Universidade Municipal de São Caetano do Sul ciclo de debates A indústria

Leia mais

AGENDA 21: DESAFIOS PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL 1

AGENDA 21: DESAFIOS PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL 1 AGENDA 21: DESAFIOS PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL 1 Andressa Simmi Cavalheiro 2, Mônica Barbosa De Moura 3. 1 Pesquisa de Jornada de pesquisa 2 Advogada e aluna especial do mestrado em Direitos Humanos pela

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. 1/5 LEI Nº 4588 de 03 de setembro de 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que

Leia mais

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd)

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) APRESENTAÇÃO A ANPEd, uma das principais associações científicas brasileira no campo da educação, ao longo de

Leia mais

Formação Socioambiental ( ) Sistema Integrado de Monitoramento

Formação Socioambiental ( ) Sistema Integrado de Monitoramento Formação Socioambiental (2015-2016) Sistema Integrado de Monitoramento O QUE FIZEMOS ONDE - COM QUEM O QUE PRODUZIMOS O QUE FOI GERADO Reflexão sobre problemática de fiscalização que afeta/pressiona a

Leia mais

seleção de projetos de

seleção de projetos de seleção de projetos de articulação, mobilização e incidência na defesa de direitos Prazo para envio de projetos 12 de abril de 2019, às 23h59min, horário de Brasília/DF Informações gerais Objetivo Fortalecer

Leia mais

A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde e a Efetivação da Política de Gestão do Trabalho no Município de Betim MG.

A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde e a Efetivação da Política de Gestão do Trabalho no Município de Betim MG. A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde e a Efetivação da Política de Gestão do Trabalho no Município de Betim MG. Prêmio Inova SUS 2011 Secretaria Gestão do Trabalho e Educação

Leia mais

LEI Nº , DE 16 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº , DE 16 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 16.586, DE 16 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos

Leia mais

AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE

AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE Segundo definição da OIT, Trabalho Decente é um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida

Leia mais

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais.

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Maria Adélia Rodrigues da Palma 1 2º Ano de Pedagogia Profª Elisa Maria A. L. Soares Orientadora Resumo O artigo aborda

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet)

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) MODELO DE GESTÃO PMPA Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) AGENDA IMPLEMENTAÇÃO; PRINCÍPIOS; EVOLUÇÃO; ESTRUTURA; MAPA ESTRATÉGICO e PROGRAMAS DE GOVERNO 2014-2017; DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA;

Leia mais

Reflexões sobre a Lei e a sua efetividade

Reflexões sobre a Lei e a sua efetividade Reflexões sobre a Lei 9.433 e a sua efetividade Ubirajara Patrício Álvares da Silva Engenheiro Agrônomo - UFRPE Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFC Gerente de Gestão Participativa COGERH -

Leia mais

Como Crescer Com Valor em Tempo de Crise

Como Crescer Com Valor em Tempo de Crise Como Crescer Com Valor em Tempo de Crise Existem Factores Estruturais que Exigem Mudança 1 29 37 Fonte: IMD World Competitiveness 58 Inteligência Competitiva - Talento e Excelência Recursos Humanos em

Leia mais

Autores: Angelo José Rodrigues Lima Salvador 06 de julho de 2016

Autores: Angelo José Rodrigues Lima Salvador 06 de julho de 2016 A situação dos Comitês de Bacias e a necessidade de monitorar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos a construção do Observatório da Governança das Águas Autores: Angelo José Rodrigues

Leia mais

Em primeiro queria, em nome da Sra. Presidente da CIG, Teresa. Fragoso, agradecer à PPDM (Plataforma Portuguesa para os

Em primeiro queria, em nome da Sra. Presidente da CIG, Teresa. Fragoso, agradecer à PPDM (Plataforma Portuguesa para os Em primeiro queria, em nome da Sra. Presidente da CIG, Teresa Fragoso, agradecer à PPDM (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, o convite que lhe foi endereçado para estar presente no encerramento

Leia mais

PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA

PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA Désirée Guichard Freire * AGB Niterói Universidade do Estado do Rio de Janeiro desireeguichard@yahoo.com.br Nos últimos vinte anos, desde a constituição

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS. Carolina Arantes Alves Lucas Antonio Napolitano Victor Hugo Machado Silveira

MOVIMENTOS SOCIAIS. Carolina Arantes Alves Lucas Antonio Napolitano Victor Hugo Machado Silveira MOVIMENTOS SOCIAIS Carolina Arantes Alves Lucas Antonio Napolitano Victor Hugo Machado Silveira Definição Movimentos sociais populares são articulações da sociedade civil constituídas por segmentos da

Leia mais

Governança Metropolitana no Brasil

Governança Metropolitana no Brasil + Governança Metropolitana no Brasil Contribuições para as discussões em torno da RM Sul da Bahia Marco Aurélio Costa 1. Introdução Aspectos conceituais O que é uma região? Região vem do latim regere de

Leia mais

Desafios do desenvolvimento para uma perspectiva SUSTENTÁVEL: do Global ao Local

Desafios do desenvolvimento para uma perspectiva SUSTENTÁVEL: do Global ao Local Desafios do desenvolvimento para uma perspectiva SUSTENTÁVEL: do Global ao Local Prof. Dr. Ricardo Siloto da Silva Prof. Dra. Sandra Regina Mota Silva / agosto de 2012 Desafios do Desenvolvimento - Perspectiva

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO A SER SOCIALIZADA

UMA EXPERIÊNCIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO A SER SOCIALIZADA UMA EXPERIÊNCIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO A SER SOCIALIZADA Mudar a cultura de relação entre o executivo e a população, que historicamente sabemos ser de clientelismo, fisiologismo, de troca de favores,

Leia mais

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP Instância deliberativa de articulação e pactuação das diretrizes e políticas públicas de saúde no âmbito do Estado Foi criada em 1993 com a NOB93 Regulamentadas pelo Decreto

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE (Do Sr. Paulo Teixeira e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE (Do Sr. Paulo Teixeira e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE 2011. (Do Sr. Paulo Teixeira e outros) Altera os artigos 48 e 84 da Constituição Federal, prevendo a obrigatoriedade de apresentação do Programa de Metas e Prioridades

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente -

Plano Nacional de Trabalho Decente - Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Setembro de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna, segurança no local

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios

Sustentabilidade nos Negócios Sustentabilidade nos Negócios A Sociedade mudou e os indivíduos se organizam em rede Uma nova sociedade exige um novo jeito de fazer negócios e uma nova liderança! Negócios lucrativos criados a partir

Leia mais

MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder EM DEFESA DO SUS SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 15/02/12

MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder EM DEFESA DO SUS SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 15/02/12 MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder EM DEFESA DO SUS SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 15/02/12 Carlos Neder ALTERNATIVAS DE MODELO DE GESTÃO I SUS: SETORES

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico A Origem do Estratégico Estratégico PUR Luciane Tasca O estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em

Leia mais

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Seminário Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia - 2015 Maria Consuelo Bomfim Brandão Funasa/Suest-BA Saneamento básico -controle social

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE. BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina²

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE. BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina² REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina² Introdução: Em fevereiro de 2004, o Ministério da Saúde institui

Leia mais

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO CONSTRUINDO DIÁLOGOS EIXOS PARTICIPAÇÃO TRANSPARÊNCIA INCLUSÃO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES LEGISLAÇÃO Lei Municipal nº O4791/08 que Institui o Sistema Municipal de Educação Ambiental. Decreto 37526 de 08/08/2013

Leia mais

O Papel dos agentes locais: Sociedade Civil organizada e Cidadãos

O Papel dos agentes locais: Sociedade Civil organizada e Cidadãos O Papel dos agentes locais: Sociedade Civil organizada e Cidadãos Vila Real 25 de Outubro de 2017 REDE EUROPEIA ANTI POBREZA Rua de Costa Cabral,2368 4200-218 Porto 1 Tel: 225420800 Fax: 225403250 www.eapn.pt

Leia mais

TÍTULO: GESTÃO DA REGIONALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ABC PAULISTA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS PSICOPOLÍTICOS DOS GRUPOS DE INTERESSE

TÍTULO: GESTÃO DA REGIONALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ABC PAULISTA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS PSICOPOLÍTICOS DOS GRUPOS DE INTERESSE 16 TÍTULO: GESTÃO DA REGIONALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ABC PAULISTA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS PSICOPOLÍTICOS DOS GRUPOS DE INTERESSE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA:

Leia mais

GRUPO : MULHER. Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone

GRUPO : MULHER. Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone GRUPO : MULHER Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone D I R E T 01: PROMOÇÃO DA INSERÇÃO DA MULHER NOS PROGRAMAS INTERSETORIAIS DE GESTÃO DE RISCOS

Leia mais

Governo eletrônico e transparência

Governo eletrônico e transparência Governo eletrônico e transparência Princípios/diretrizes do Governo Eletrônico Prof. Rodrigo Janiques - Os princípios/diretrizes, apresentados a seguir, servem como guias gerais para implantação e operação

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO NOROESTE

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO NOROESTE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO NOROESTE - 2016 Introdução O noroeste foi concebido com o intuito de se tornar o primeiro bairro sustentável do Brasil. Ao trazer como um dos pressupostos

Leia mais

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar Agência Nacional de Saúde Suplementar Regulação do Setor de Saúde Suplementar Lei 9656 de 03/06/1998 - Dispõe sobre a regulamentação dos planos

Leia mais

Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Edison da Silva Monteiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Henrique Cesar Nanni (UNIP Santos)

Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Edison da Silva Monteiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Henrique Cesar Nanni (UNIP Santos) Desenvolvimento Sustentável e Governança Participativa: Arranjo Produtivo Local e Parque Tecnológico de Santos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Edison da Silva Monteiro (UNIP

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Assunto: PCNs Material Para Concurso 1- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCNs Conceito Os PCNs são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o país. São referenciais

Leia mais

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO?

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO? TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO Prof. Marcus Vinícius Veras Machado O QUE É ORÇAMENTO? Orçamento Pessoal Orçamento empresarial (Mão-de-Obra,

Leia mais

PLANOS DE MATA ATLÂNTICA E O PIONEIRISMO DE JOÃO PESSOA

PLANOS DE MATA ATLÂNTICA E O PIONEIRISMO DE JOÃO PESSOA PLANOS DE MATA ATLÂNTICA E O PIONEIRISMO DE JOÃO PESSOA Ligia Tavares Depto de Geociências Universidade Federal da Paraíba GRUPHIR CNPq Cidade e Poder local / Políticas Ambientais O pioneirismo de João

Leia mais