Aula 5. Números decimais. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 5. Números decimais. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental"

Transcrição

1 Números decimais Aula 5 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental

2 Metas Apresentar o conceito de números decimais e demonstrar como realizar as operações elementares, envolvendo esse tipo de número. Objetivos Após esta aula, você deverá ser capaz de: 1. realizar a leitura dos números decimais; 2. transformar um número decimal em uma fração e viceversa; 3. comparar números decimais; 4. realizar operações de adição e subtração com números decimais; 5. realizar operações de multiplicação e divisão com números decimais. Pré-requisitos Para melhor compreensão desta aula, você deverá rever os conceitos sobre conjuntos e operações com números inteiros. É importante também ter em mão uma régua e um papel milimetrado.

3 O mundo dos números decimais 107 Atualmente, os números são usados para tudo, mas já houve uma época em que os homens não tinham a noção de número. Então, foi preciso um longo período para o surgimento dele e para que ele começasse a ser escrito, inicialmente de forma primitiva, e, posteriormente, até se escrever os números naturais como fazemos hoje em dia: no sistema de numeração decimal. Os números decimais estão relacionados com várias situações do cotidiano. São utilizados, por exemplo, para representar unidades monetárias. Quantas vezes você já foi ao supermercado fazer compras? Provavelmente, antes de comprar qualquer coisa você faz uma pesquisa de preços, certo? Assim, você economiza seu rico dinheirinho. Aula 5 Números decimais Os números decimais estão presentes nas transações bancárias, na compra de móveis a prazo, nas medidas e em muitas outras situações. Por isso, dominar esse assunto significa, também, não ser enganado. Os números decimais na medida certa Lembra-se dos números naturais? Você aprendeu que o sucessor de 34 é 35 e que não existem números naturais entre 34 e 35. Como fazer para escrever um número maior que 34 e menor que 35, sem usar frações? Depois de um longo período, surgiu a idéia de colocar uma vírgula no final de um número natural e continuar escrevendo algarismos também depois dela. Então, um número que está entre 34 e 35, e que não é fracionário, pode ser, por exemplo, o número decimal 34,6. Como você já percebeu, o que caracteriza os números decimais é a vírgula. Jason Antony Figura 5.1: Quando trabalhamos com medidas ou dinheiro, geralmente nos deparamos com números decimais. Fonte: Afonso Lima

4 108 e-tec Brasil Matemática Instrumental Quando falamos em números com qualquer pessoa que não seja um estudioso de Matemática, como, por exemplo, os números com os quais lidamos na nossa vida diária, na padaria, no ônibus, no posto de gasolina, estamos nos referindo a uma classe bem especial de números racionais os chamados números decimais. Esses números podem representar medidas de comprimento, preços de objetos, notas de provas, índices dos mais diversos e muito mais. Saiba mais... Bailey-Mortimer Sisi Fili Matthieu Huguet Fonte: Nigel Clarke Figura 5.2: Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a 10 metros. Já algumas espécies de sapos pulam 5,5 metros. Quanto à altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que a raposa (1,2 metros).

5 Os números decimais são todos os números que podem ser escritos na forma de uma fração decimal. Nessa fração, como o próprio nome diz, o denominador é múltiplo de 10, ou seja, 10, 100, 1000, 10000, e assim por diante. Veja os exemplos: , 20 = 4, 20 = 1, 75 = 5, 5 = As casas decimais são os espaços ocupados pelos números depois da vírgula, ou seja, o número 4,20 tem duas casas decimais; o número 5,5 tem apenas uma casa decimal. 109 Aula 5 Números decimais Observando os exemplos anteriores, você pode conferir que o número de casas decimais, em todas as situações, é igual ao número de zeros do denominador. Não se preocupe, veremos isso com mais detalhe adiante. Décimos, centésimos, milésimos... Você já sabe que uma fração decimal tem, no denominador, um número múltiplo de dez, mas qual é o significado disso? Vamos, mais uma vez, usar os dados para que você possa entender melhor esse conceito. Uros Kotnik Fonte: Figura 5.3: Cubos - usando material concreto na construção dos conceitos sobre os números decimais.

6 110 Observe a configuração desses dados e veja a relação existente entre eles: e-tec Brasil Matemática Instrumental A seguir, você pode ver que a coluna formada pelos dados é dez vezes maior que um único dado. Esta coluna de dez dados é dez vezes menor que a placa formada por cem dados, como é mostrado na figura a seguir.

7 Ou ainda, podemos dizer que um cubo formado por mil dados é dez vez maior do que esta placa de cem dados. Veja: 111 Aula 5 Números decimais A relação é dez vezes menor que... que acabamos de ilustrar, que também pode ser entendida como é a décima parte de..., é escrita como a fração 1 10 e representada na forma decimal por 0,1 (lê-se um décimo). E como você representaria a relação é cem vezes menor que... e é mil vezes menor que...? é 100 vezes menor que é 1000 vezes menos que A relação é cem vezes menor que..., também pode ser entendida como é a 1 centésima parte de..., é escrita como a fração e representada na forma 100 decimal por 0,01 (lê-se um centésimo). Já a relação é mil vezes menor que..., que também pode ser entendida como é 1 a milésima parte de... é escrita como a fração e representada na forma 1000 decimal por 0,001 (lê-se um milésimo).

8 112 O esquema a seguir resume bem as relações explicadas anteriormente. e-tec Brasil Matemática Instrumental Unidade 1 Décimo 1 ou 0,1 10 Décimo 1 ou 0, Milésimo 1 ou 0, Décimo de milésimo 1 ou 0, E assim por diante Na figura a seguir, considere a placa formada pelos dados como uma unidade. Você consegue escrever a representação decimal correspondente? Vejamos: Uma placa formada por cem dados deve ser considerada como uma unidade. A figura tem três placas; então, são três unidades, certo? Na figura, também existem duas colunas formadas por dez dados cada uma. Lembre-se de que essas colunas são dez vezes menor que a placa; como a figura apresenta duas colunas, então, são dois décimos. Agora, precisamos unir essas informações, ou seja, representar de forma completa o número decimal correspondente, que é 3,2. Na forma de fração, temos que 3,2 = Achou complicado? Calma! Vamos ver outro exemplo? Observe esta outra figura, ainda considerando a placa como unidade, e veja como é fácil descobrir o número decimal correspondente.

9 113 Aula 5 Números decimais Em primeiro lugar, você deve verificar quantas placas existem na figura. Tem alguma? Não tem nenhuma placa. Isso significa que não existe unidade nesse número, ou seja, a casa das unidades é zero. Essa figura também nos mostra cinco colunas e mais dois dados solitários, certo? Como devemos analisar essas informações? Rodrigo Vieira Fonte: Figura 5.4: Cronômetro - os cronômetros são instrumentos de grande precisão, pois medem intervalos de tempo com aproximação de décimo de segundo ou menos. As cinco colunas representam os décimos, cinco décimos. Já os dois dados solitários representam os centésimos, dois centésimos, pois cada dado é cem vezes menor que a unidade (que é a placa com cem dados). Com isso, o número decimal que estamos procurando é 0,52. Na forma de fração, temos que 0,52 = Na próxima figura, você vai considerar o cubo maior como uma unidade e proceder da mesma forma que nos exemplos anteriores para achar o número decimal correspondente.

10 114 e-tec Brasil Matemática Instrumental Fazendo isso, o número decimal correspondente será 1,123. Não entendeu? Ora, a placa agora representa 1 décimo, pois ela é dez vezes menor que o cubo maior. As colunas agora representam 2 centésimos; cada coluna é cem vezes menor que o cubo maior. Os três dados solitários representam 3 milésimos, pois cada um deles é mil vezes menor que o cubo maior. Na forma de fração, temos que 1,123 = Agora, que tal tomar um dado solitário como uma unidade? Veja a figura a seguir e vamos descobrir o número que ela representa.

11 Observe que cada coluna é dez vezes maior que a unidade e que a placa também é dez vezes maior que cada coluna, ou seja, a placa é 100 vezes maior que a unidade. Com isso, temos: ( 1x100) + ( 2x10) + ( 1) { = 121 Uma centena Duas dezenas uma unidade Ainda considerando um dado solitário como uma unidade, observe a figura a seguir e tente descobrir o número representado. 115 Aula 5 Números decimais Perceba que o cubo maior é mil vezes a unidade e novamente as colunas representam as dezenas. Ou seja: ( x1000) + ( 0 x100) + ( 5x10) { = 1053 Um milhar Zero centena Cinco dezenas TrŒs unidades Três unidades Na tabela a seguir, que resume bem o que foi explicado até aqui, estão mais alguns exemplos. Tabela 5.1: O lugar ocupado pelo algarismo indica a ordem em que ele se encontra. Milhar Centena Dezena Unidade Décimo Centésimo Milésimo , , Ordens inteiras Ordens decimais

12 116 e-tec Brasil Matemática Instrumental Saiba mais... Aprendendo a ler um número decimal Devemos ler a parte inteira, seguida da parte decimal, acompanhada das palavras: Décimos... Quando houver uma casa décimal; Centésimos... Quando houver duas casas decimais. Milésimos... Quando houver três casas decimais. Décimos de milésimo... Centésimos de milésimos... Quando houver quatro casas decimais. Quando houver cinco casas decimais. e assim sucessivamente. Veja alguns exemplos: I. 1,5 Lê-se um inteiro e cinco décimos. II. 7,02 Lê-se sete inteiros e 2 centésimos. III. 3, 28 Lê-se três inteiros e vinte e oito centésimos. IV. 0,147 Lê-se cento e quarenta e sete milésimos. Quando a parte inteira for zero, lemos somente a parte decimal, acompanhada de décimos, centésimos, milésimos... Os números decimais possuem algumas características importantes, mais precisamente três propriedades. Cada uma delas tem conseqüências sobre o seu cálculo e a sua representação.

13 1ª propriedade: Um número decimal não se altera quando retiramos ou acrescentamos um ou mais zeros à direita da sua parte decimal. Isso significa que dois números decimais quaisquer podem ser representados com o mesmo número de CASAS DECIMAIS. Exemplo: 0,12 e 52,068 podem ser escritos: 0,1200 e 52,0680 (ambos com quatro casas decimais). CASA DECIMAL Nos números com vírgula, as casas decimais ficam à direita da vírgula. Por exemplo, o número 0,00001 tem 5 casas decimais. 117 Aula 5 Números decimais Atenção! Todo número natural pode ser escrito na forma decimal, bastando colocar a vírgula após o último algarismo e acrescentar zero(s). Exemplos: I. 7 = 7,0 II. 193 = 193,000 2ª propriedade: Para multiplicar um número decimal por 10, por 100, por 1000, etc basta deslocar a vírgula uma, duas, três etc. casas decimais para a direita. Exemplos: a. 10,2 x 10 = 102 b. 0, x 1000 = 0,379 3ª propriedade: Para dividir um número decimal por 10, por 100, por 1000 etc. basta deslocar a vírgula uma, duas, três etc. casas decimais para a esquerda. Exemplos: a. 57,21 10 = 5,721 b. 9, = 0, Conhecendo as propriedades fica mais fácil trabalhar com esses números.

14 118 Transformando os números decimais e-tec Brasil Matemática Instrumental Agora você vai aprender a transformar números decimais em frações decimais e vice-versa. I. Transformação de números decimais em frações decimais Veja os números a seguir: (i) 0,7 = (ii) 0,07 = 100 (iii) 2,37 = (iv) 7,132= Podemos notar que para transformar um número decimal numa fração decimal basta tomar como numerador o número decimal sem a vírgula e como denominador a unidade (1) seguida de tantos zeros quantas forem as casas decimais do número dado. Veja outros exemplos: 10 (v) 0{, 010 = 3 casas decimais 1000 { 3 zeros no denominador Já vimos anteriormente que essa fração é lida como dez milésimos. (vi) 4{, 79 2 casas decimais = 479 { zeros no denominador Como você já sabe, essa fração é lida como quatro inteiros e setenta e nove centésimos. II. Transformação de fração decimal em número decimal Veja os exemplos: (i) =1,70 (ii) = 0,732 (iii) = 0,002

15 Como você já deve ter percebido, para transformar uma fração decimal em um número decimal fazemos com que o numerador da fração tenha o mesmo número de casas decimais que o número de zeros do denominador. Comparando números decimais Para comparar dois números decimais, devemos situá-los sobre a reta real. Veja a seguir o passo-a-passo para representar os números decimais sobre a reta. 119 Aula 5 Números decimais 1º passo: Representamos os números inteiros como indicado a seguir: º passo: Dividindo a unidade em dez partes iguais, obtemos os décimos e podemos representar os números com uma ordem (ou casa) decimal. -1,3-1,1-0,9-0,7-0,5-0,3-0,1 0,1 0,3 0,5 0,7-1,2-1,0-0,8-0,6-0,4-0,2 0,0 0,2 0,4 0,6 3º passo: Se dividirmos cada décimo em dez partes iguais, ficam assinalados os centésimos, como podemos ver na figura a seguir. Representamos, assim, os números com duas ordens decimais. 0 0,1-0,03-0,01 0,01 0,03 0,05 0,07 0,09-0,04-0,02 0,00 0,02 0,04 0,06 0,08-1,2-1,1-1,21-1,19-1,17-1,15-1,13-1,11-1,09-1,22-1,20-1,18-1,16-1,14-1,12-1,10-1,08 Com este processo, podemos representar os diferentes números decimais exatos. Agora que os números já foram localizados na reta, fica fácil fazer a comparação. Verifica-se que a < b se a estiver antes de b sobre a reta, da esquerda para a direita. a b

16 120 Exemplo: e-tec Brasil Matemática Instrumental Qual desses números é maior: 3,426 ou 3,45? Para resolver esta questão, colocamos os números um em baixo do outro com os algarismos de mesma ordem alinhados: 1º. 3,426 2º. 3,45 Observe que os dois números possuem três unidades e também possuem quatro décimos. Agora, veja que os centésimos são diferentes; o primeiro número tem 2 centésimos, enquanto o segundo tem 5 centésimos (5 > 2). Portanto, o segundo número é maior que o primeiro. Chegou o momento de praticar e fixar todos esses conceitos apresentados até aqui. As próximas atividades são fundamentais para que você entenda as operações com os números decimais. Atividade 1 Atende ao Objetivo 1 Escreva, por extenso, como se lê cada um dos números a seguir: a. 1,7 b. 5,23 c. 12,006 d.,8 e. 0,003 f. 0,25 g. 54,9 h. 123,05

17 121 Atividade 2 Atende ao Objetivo 2 Transforme os números a seguir em frações decimais: a. 0,3 b. 1,34 Aula 5 Números decimais c. 9,2324 d. 0,0014 Atividade 3 Atende ao Objetivo 2 Transforme as frações a seguir em números decimais: a b c d

18 122 e-tec Brasil Matemática Instrumental Atividade 4 Atende ao Objetivo 3 Escreva em ordem decrescente os preços encontrados numa padaria: Pães Pãozinho francês R$ 0,30 Pão para hambúrguer R$ 0,95 Pão para cachorro-quente R$ 0,55 Pão doce R$ 0,40 Operando com os decimais Agora, você verá como é fácil fazer contas de somar, subtrair, multiplicar e dividir com números decimais. Adição e subtração Para fazer o cálculo 3,6 + 0, ,124, podemos converter (transformar) os números decimais em frações e somá-las: , 924 3, 6 + 0, , 124 = = = 16, Regra prática (1º) Colocamos vírgula debaixo de vírgula. (2º) Adicionamos ou subtraímos como se fossem números naturais.

19 Usando a regra prática, podemos somar 3,6 + 0, ,124, fazendo: 123 Veja outro exemplo: Agora, vamos calcular 23,50-1, , , , , 924 Aula 5 Números decimais Mais uma vez, podemos transformar esses números decimais em frações ou, simplesmente, usar a regra prática como é mostrado a seguir. Multiplicação + 23, , 33 22, 17 Para calcular o produto 2,331 x 1,2, podemos converter os decimais em frações e multiplicá-las , 331 1, 2 = x = = 2, Regra prática (1º) Multiplicamos os números decimais como se fossem números naturais. (2º) Separamos no produto, da direita para esquerda, o total de casas decimais dos dois fatores. Usando a regra prática, temos: 02, , 2 x , casas decimais Multiplicando...1 casa decimal Multiplicando...4 casas decimais Produto

20 124 e-tec Brasil Matemática Instrumental Divisão Vamos calcular (Dividendo) 6 25 (Divisor)? (Quociente) (1º) Multiplicando o dividendo por 10, o quociente ficará dividido por 10. Isto justifica a presença do algarismo 0, seguido de uma vírgula no quociente , (2º) Realizamos a divisão de 60 por 25. O resultado será 2 e o resto será ,2 10 (resto) (3º) O resto 10 corresponde a 10 décimos ou 100 centésimos, razão pela qual colocamos um zero (0) à direita do número ,2 100 (4º) Dividimos 100 por 25 para obter o quociente 4 e o novo resto será , (resto) A razão 6 25 inteiro. é igual a 0,24. O resultado é um decimal exato, mas não é um número

21 125 Atenção! Você já sabe que podemos multiplicar tanto o numerador como o denominador de uma fração por 10, 100 ou 1000, que o resultado não se alterará. Utilizando essas informações, poderemos efetuar divisões entre números decimais como se fossem divisões de números inteiros. Aula 5 Números decimais Exemplo: Calcular 7,2 0,4 NUMERADOR DENOMINADOR Se multiplicarmos o numerador e o denominador por 10, a fração irá alterar. Assim, tanto o numerador como o denominador serão números inteiros. Com isso, podemos cortar a vírgula. Veja: 7,2 7,2 X = = = 18 0,4 0,4 X 10 4 Você percebeu que os números decimais fazem parte do nosso cotidiano? Não é raro fazermos contas usando números decimais; por isso é importante saber como fazê-las de maneira correta. Dominar as operações elementares pode proporcionar grandes vantagens. Multimídia Gênio indomável Matemática também pode ser uma boa diversão no cinema; é só assistir ao filme Gênio indomável. Ele conta a história de um faxineiro chamado Will, que trabalhava em um dos mais renomados centros de pesquisa dos Estados Unidos. Sem nunca ter estudado, era capaz de resolver complexos problemas matemáticos. Um professor do Instituto descobre sua genialidade e tenta convencer o jovem a entrar para sua equipe. O problema é que Will é um rebelde com problemas com a polícia. É feito, então, um acordo com a justiça e, para que Will tenha liberdade, ele precisa fazer sessões de terapia. Will conhece então Sean, o psiquiatra, que provocará muitas mudanças em sua vida.

22 126 e-tec Brasil Matemática Instrumental Para finalizar esta aula e garantir que não você ficou com nenhuma dúvida, faça as atividades propostas. Atividade 5 Atende ao Objetivo 4 Calcule: a. 1,23 + 5,04 b. 0,81 + 1,32 c. 0,54 0,16 d. 7,24 + 3,09 e. 72, ,43 f. 0, ,76 Atividade 6 Atende ao Objetivo 4 Na última aula, você aprendeu a trabalhar com expressões. Agora, calcule o valor de cada uma das expressões a seguir: a. (1-0,25) + 2,3 b. (0,83 + 4,1) 1,225

23 127 Atividade 7 Atende ao Objetivo 4 De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a décima estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas indica uma produção para o ano de 2008 da ordem de 145,6 milhões de toneladas, superior à obtida em 2007, que foi de 133,1 milhões de toneladas. Aula 5 Números decimais Fonte: Acesso em 7 de novembro de Qual a diferença, em toneladas, da produção anual de 2008 para a produção de 2007? Admitindo essa mesma variação na produção anual, qual será a estimativa da safra para o ano de 2009? Atividade 8 Atende ao Objetivo 5 Calcule: a. 0,2. 8 b. 3,58. 0,23 c. 0,36. 0, 501 d. 10,0. 0,5

24 128 e-tec Brasil Matemática Instrumental Atividade 9 Efetue as seguintes operações: a. 0,34 x 10 b. 0,0453 x 100 c. 0, Atende ao Objetivo 5 d. 0, Atividade 10 Atende ao Objetivo 5 Calcule o valor das expressões: a. (0,21. 0,5) : 1,05 b. (0,55 + 0,2). 0,2 : 0,3 Atividade 11 Atende ao Objetivo 5 Uma fábrica produziu 81,5 kg de queijo e quer fazer pacotes, contendo 0,25 kg de queijo em cada. a. Quantos pacotes poderão ser feitos? b. E com 100kg, quantos pacotes podem ser feitos?

25 129 Atividade 12 Atende ao Objetivo 5 A milésima parte dos habitantes de uma cidade tem mais de 60 anos. Se essa cidade tiver habitantes, quantas pessoas terão mais 60 anos? Aula 5 Números decimais Resumindo... Números decimais são todos os números que podem ser escritos como uma fração cujo denominador é um múltiplo de 10. O lugar ocupado pelo algarismo indica a ordem que ele ocupa, ou seja, milhar, centena, dezena, unidade, décimo, centésimo, milésimo etc. Um número decimal não se altera quando retiramos ou acrescentamos um ou mais zeros à direita da sua parte decimal. Para multiplicar um número decimal por 10, 100, 1000 etc., basta deslocar a vírgula uma, duas, três etc. casas para a direita. Para dividir um número decimal por 10, 100, 1000 etc., basta deslocar a vírgula uma, duas, três etc. casas para a esquerda. Para somarmos ou subtrairmos números decimais, primeiro igualamos o número de casas decimais, colocando zeros; depois, ajeitamos as parcelas de forma que fique vírgula em baixo de vírgula. Por fim, somamos ou diminuímos normalmente, colocando a vírgula alinhada com as outras. A multiplicação de decimais é feita como se fossem números naturais; as casas decimais são o total de casas decimais das parcelas. Para dividirmos números decimais, primeiro igualamos o número de casas decimais das duas parcelas, depois retiramos as vírgulas e assim fazemos a divisão como números naturais.

26 130 Informação sobre a próxima aula e-tec Brasil Matemática Instrumental Na próxima aula, vamos estudar as expressões aritméticas. Respostas das Atividades Atividade 1 a. Um inteiro e sete décimos. b. Cinco inteiros e vinte e três centésimos. c. Doze inteiros e seis milésimos. d. Oito décimos. e. Três milésimos. f. Vinte e cinco centésimos. g. Cinqüenta e quatro inteiros e nove décimos. h. Cento e vinte e três inteiros e cinco centésimos. Atividade a. b. c. d Atividade 3 a. 0,008 b. 5,4 c. 1,38 d. 0,041 Atividade 4 R$ 0,95 > R$ 0,55 > R$ 0,40 > R$ 0,30 Atividade 5 a. 1, , 0 4 6, 2 7 e. 7 2, , , b. 2,13 f. 0,7601 c. 0,38 d. -4,15

27 Atividade 6 Como já foi visto na aula passada, devemos efetuar as contas que estão dentro dos parênteses, para depois calcular o resultado final. a. 3,05 b. 3,705 Atividade 7 Para saber a diferença da produção anual de 2007 para 2008 basta fazer: 131 Aula 5 Números decimais 145,6 133,1 = 12,5 milhões de toneladas. Agora, mantendo essa diferença constante, precisamos saber quanto será produção para Para isso basta fazer: 145,6 (produção de 2008) + 12,5 (diferença de 2007 para 2008) = 158,1 milhões de toneladas. Logo, a produção estimada para 2009 será de 158,1 milhões de toneladas. Atividade 8 a. 0, 2 x 8 1, 6 b. 0,8234 c. x 0000, x 0, , d. 5 Atividade 9 a. 3,4 b. 4,53 c. 0,0074 d. 0,0001

28 132 e-tec Brasil Matemática Instrumental Atividade 10 a. 0,21. 0,5 = 0,105 Assim, 0,105 : 1,05 = 0,1 1,05 1,05 0 (resto) 0,1 b. 0,55 + 0,2 = 0,75 Agora, 0,75. 0,2 = 0,15 Assim, 0,15 : 0,3 = 0,5 0,15 0,3 0 (resto) 0,5 Atividade 11 a. 81,5 : 0,25 = 326 pacotes b. 100 : 0,25 = 400 pacotes Atividade 12 A milésima parte significa dividir por mil. Como a cidade tem habitantes, basta fazer : 1000 = 150. Logo, 150 pessoas dessa cidade têm mais de 60 anos de idade. Referências bibliográficas GIOVANNI, José Ruy et alii. A conquista da Matemática. São Paulo. Editora FTD ª edição. 5ª série. IEZZI Gelson. et alii. Matemática e Realidade. São Paulo. Atual Editora ª Ed. 5ª série. MORI, Iracema & ONAGA, Dulce Satiko. Matemática: idéias e desafios. São Paulo. Editora Saraiva ª Edição. 5ª série. Site consultado < Acesso em 7 de novembro de 2008.

4. Números Racionais (continuação)

4. Números Racionais (continuação) 4. Números Racionais (continuação) Quando falamos em números, com as pessoas comuns, estamos nos referindo a uma classe bem especial de números racionais (Q) os chamados números decimais. Números Decimais

Leia mais

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo Os números decimais Leitura e escrita de números decimais A fração 6/10 pode ser escrita na forma 0,6, em que 10 é a parte inteira e 6 é a parte decimal. Aqui observamos que este número decimal é menor

Leia mais

Frações Decimais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010.

Frações Decimais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010. Matemática Essencial Frações Decimais Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 26 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 O papel das frações

Leia mais

DECIMAIS. Definições e operações

DECIMAIS. Definições e operações DECIMAIS Definições e operações A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ Profª: EDNALVA DOS SANTOS 1 Frações O que são? 2 Para representar os números fracionários foi criado um símbolo, que é a fração. Sendo a e b números naturais e b 0 (b diferente

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS NÚMEROS DECIMAIS Em todo numero decimal: CONVENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DECIMAL a parte inteira é separada da parte decimal por uma vírgula; um algarismo situado a direita de outro tem um valor significativo

Leia mais

Adição de números decimais

Adição de números decimais NÚMEROS DECIMAIS O número decimal tem sempre uma virgula que divide o número decimal em duas partes: Parte inteira (antes da virgula) e parte decimal (depois da virgula). Ex: 3,5 parte inteira 3 e parte

Leia mais

Números Decimais. Esse método, modernizado, é utilizado até hoje.

Números Decimais. Esse método, modernizado, é utilizado até hoje. Números Decimais O francês Viète (1540-1603) desenvolveu um método para escrever as frações decimais; no lugar de frações,viète escreveria números com vírgula. Esse método, modernizado, é utilizado até

Leia mais

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem 1 REPRESENTAÇÃO NA FORMA DECIMAL A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL FRAÇÕES SÍNTESE TEÓRICA O que é uma fração? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a

Leia mais

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE Matemática Básica Módulo 01 Introdução. Hoje em dia temos a educação presencial, semi-presencial e educação a distância. A presencial é a dos cursos regulares, onde professores e alunos se encontram sempre

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração:

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração: Frações Números Racionais Consideremos a operação 4 : 5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números naturais porque

Leia mais

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS MULTIPLICAÇÃO POR E SEUS MÚLTIPLOS Para multiplicar multiplicar por, 0, 00,... basta deslocar a vírgula para a direita tantas casas quantos forem os zeros.,6,6 (desloca a

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado?

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa caminha diariamente 4 000 m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa trabalhou durante 10 dias para fazer um serviço pelo qual recebeu R$ 325,00. Quanto recebeu por

Leia mais

Colégio Motiva Jardim Ambiental. Professor: Rivaildo Alves da Silva. Turmas de 9º Anos ETAPA II

Colégio Motiva Jardim Ambiental. Professor: Rivaildo Alves da Silva. Turmas de 9º Anos ETAPA II Colégio Motiva Jardim Ambiental Professor: Rivaildo Alves da Silva Turmas de 9º Anos ETAPA II 2019 CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS (Operações com números Reais) Adição Considere a seguinte adição: 1,28 + 2,6

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra.

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra. DIVISÃO É o contrário da multiplicação. Ou seja, tem o sentido de dividir, repartir ou distribuir. Quando dividimos um número pelo outro, estamos diminuindo seu tamanho, distribuindo de maneira igual à

Leia mais

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado?

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa caminha diariamente 4 000 m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa trabalhou durante 10 dias para fazer um serviço pelo qual recebeu R$ 325,00. Quanto recebeu por

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento.

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 0- Leia o texto a seguir. Nosso planeta tem muito mais água do que terra: apenas a fração de é terra. É nos

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS Multiplicação com números decimais Há duas maneiras de efetuarmos a multiplicação envolvendo números decimais: multiplicação de número natural por decimal e multiplicação

Leia mais

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO Monster Concursos Matemática 1 ENCONTRO CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos numéricos podem ser representados de diversas formas. A forma mais simples é dar um nome ao conjunto e expor todos os seus elementos,

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo,

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo, Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Numa sala quadrada, com 4 m de lado, o piso foi revestido de lajotas, também quadradas, com 40 cm de lado. Após um problema de infiltração, algumas lajotas estão danificadas

Leia mais

Prof. a : Patrícia Caldana

Prof. a : Patrícia Caldana CONJUNTOS NUMÉRICOS Podemos caracterizar um conjunto como sendo uma reunião de elementos que possuem características semelhantes. Caso esses elementos sejam números, temos então a representação dos conjuntos

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Recordarido O sistema de numeração. De quantas maneiras podemos pagar um bombom de 65 centavos, usando apenas moedas de 1 centavo e 10 centavos?

Recordarido O sistema de numeração. De quantas maneiras podemos pagar um bombom de 65 centavos, usando apenas moedas de 1 centavo e 10 centavos? De quantas maneiras podemos pagar um bombom de 65 centavos, usando apenas moedas de 1 centavo e 10 centavos? Meça a página do seu livro com uma régua. Como você representa, em centímetros, a medida encontrada?

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os

Leia mais

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. Frações decimais Denominam-se frações decimais aquelas, cujos denominadores são formados pelo número 0 ou suas potências, tais como: 00, 000, 0000, etc. Exemplos: a)

Leia mais

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Polinômios Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Monômio, o que isso Professor Dêner? Monômios Denominamos monômio ou termo algébrico quaisquer expressões algébricas representadas por

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

Expoentes fracionários

Expoentes fracionários A UUL AL A Expoentes fracionários Nesta aula faremos uma revisão de potências com expoente inteiro, particularmente quando o expoente é um número negativo. Estudaremos o significado de potências com expoentes

Leia mais

AUTOR: PROF. PEDRO A. SILVA lê-se: 2 inteiros e cinco sextos. Exs.:, 2 3 Fração aparente É aquela cujo numerador é múltiplo do denominador.

AUTOR: PROF. PEDRO A. SILVA lê-se: 2 inteiros e cinco sextos. Exs.:, 2 3 Fração aparente É aquela cujo numerador é múltiplo do denominador. I - NÚMEROS RACIONAIS lê-se: inteiros e cinco sextos. a Dois números a e b ( b 0 ), quando escritos na forma b representam uma fração, onde : b (denominador) e a (numerador). O numerador e o denominador

Leia mais

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos.

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Conjuntos Numéricos Conjunto Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Exemplos: Conjunto dos números naturais pares; Conjunto formado por meninas da 6ª série do ensino fundamental de

Leia mais

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração.

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. numerador 1 6 traço de fração ( : ) denominador Uma fração envolve a seguinte

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS No conjunto dos números naturais operações do tipo 9-5 = 4 é possível 5 5 = 0 é possível 5 7 =? não é possível e para tornar isso possível foi criado o conjunto dos números

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2017 / 2018 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 64 aulas 2º período: 55 aulas 3º período: 52 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Utilizar corretamente

Leia mais

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula Data de recebimento pelo aluno Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XIII 6º ano/ Ensino Fundamental / Matemática/2017 Profa.: Cláudia Tavares Barbosa dos Santos Profa.: Camila

Leia mais

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11 Disciplina: Nivelamento - Matemática Aula: 08 Prof.: Wilson Francisco Julio Duração: 20:11 Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula de Nivelamento em Matemática! Hoje, vamos falar de multiplicação e divisão

Leia mais

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção.

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção. Conselho de Docentes do 3º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Geometria e Medida Localização e orientação no espaço Coordenadas

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA- 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA- 3ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Adição A soma ou adição de frações requer que todas as frações envolvidas possuam o mesmo denominador. Se inicialmente todas as frações já possuírem um denominador comum, basta que

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

CURSO ANUAL DE MATEMÁTICA VOLUME 1

CURSO ANUAL DE MATEMÁTICA VOLUME 1 CURSO ANUAL DE MATEMÁTICA VOLUME ) SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL O sistema de numeração que usamos é o sistema de numeração decimal, pelo fato de contarmos os elementos em grupos de dez. Dezenas cada grupo

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2016 / 2017 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 63 aulas 2º período: 63 aulas 3º período: 45 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Conhecer os numerais

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Tratamento dados de Representar e interpretar dados e situações

Leia mais

Deixando de odiar Matemática Parte 5

Deixando de odiar Matemática Parte 5 Deixando de odiar Matemática Parte Adição e Subtração de Frações Multiplicação de frações Divisão de Frações 7 1 Adição e Subtração de Frações Para somar (ou subtrair) duas ou mais frações de mesmo denominador,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Conhecer os numerais ordinais Adicionar e subtrair números naturais Reconhecer

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Ano letivo 2015 / 16 Matriz Curricular 1º Ciclo Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Nº total de dias letivos 164 dias Nº de dias letivos 1º período - 64 dias 2º período - 52

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Aula 6: Aritmética em Bases Não Decimais

Aula 6: Aritmética em Bases Não Decimais Aula 6: Aritmética em Bases Não Decimais Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Aritmética em Bases Não Decimais FAC 1 / 35 Introdução

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação MATEMÁTICA Metas a atingir 3.º ANO DE ESCOLARIDADE Meses do

Leia mais

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta:

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Problemas para você resolver Leia

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de MATEMÁTICA, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

Aritmética em Bases Não Decimais

Aritmética em Bases Não Decimais Aritmética em Bases Não Decimais Cristina Boeres Insituto de Computação (UFF) Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Material cedido por Fernanda Passos (IC/UFF) Aritmética em Bases Não Decimais FAC

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem NÚMEROS OPERAÇÕES E Números naturais Conhecer os números ordinais Contar até um milhão

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Números e operações Números racionais não negativos Noção e representação de número racional Comparação e ordenação de números racionais Operações com números racionais Valores aproximados Percentagens

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Matemática 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período Geometria Medida naturais Adição e subtração Ler e interpretar

Leia mais

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números Naturais Extensão

Leia mais

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO 2017-2018_ Planificação Mensal Português 3 º ano MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO setembro outubro História da numeração Numeração romana Recorda a dezena e a centena Números

Leia mais

Multiplicação Divisão

Multiplicação Divisão Multiplicação Divisão 1 Introdução Nesta aula iremos analisar como podemos usar o Sistema Numérico para calcular operações básicas usando a Aritmética Decimal na: Multiplicação; Divisão. 2 MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Números e Operações Números naturais Utilizar corretamente os numerais ordinais até centésimo.

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Nome: Nº 6º Ano Data: / /2015 Professores Leandro e Renan Nota: (valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA

TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA 1 Adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e decimais Números Naturais Nos dias de hoje, em lugar das pedrinhas, utilizam-se, em todo o mundo,

Leia mais

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até "centésimo

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até centésimo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 3.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 Domínio/ Números naturais Objetivos Gerais Descritores Conteúdos 1.Conhecer os números ordinais

Leia mais

Conjuntos numéricos II: números racionais, irracionais e reais

Conjuntos numéricos II: números racionais, irracionais e reais Conjuntos numéricos II: números racionais, irracionais e reais Aula 3 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar os conjuntos numéricos racionais, irracionais e reais.

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem ATIVIDADE PRÁTICA DIA 30 DE SETEMBRO DE 2017 EDUCANDOS JHONSON DOUGLAS

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

MATEMÁTICA TEORIA 41 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS. Edição Agosto 2017

MATEMÁTICA TEORIA 41 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS. Edição Agosto 2017 MATEMÁTICA TEORIA EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS Edição Agosto 0 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio

Leia mais