ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1º BIMESTRE DE 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1º BIMESTRE DE 2016"

Transcrição

1 ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1º BIMESTRE DE 216 Nome: N o 1ª Série Data: / / 216 Professor(a): Andreza / Edson / Priscila Nota: 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma revisão dos conteúdos essenciais que foram trabalhados neste bimestre. O roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que: Anote tudo o que tiver para fazer. Fazer um esquema pode ajudar. Faça um planejamento de estudos, estabelecendo um horário para desenvolver as diversas tarefas. Planejar significa antecipar as etapas que você precisa fazer e entregar; não deixe para depois o que pode ser feito hoje... Estabeleça prioridades: onde você tem mais dúvidas? Como se organizar para resolvê-las? Para que você aproveite essa oportunidade, é necessário comprometimento: resolva todas as atividades propostas com atenção, anote em um caderno suas dúvidas e leve-as para as aulas de recuperação. Sempre que possível, aproveite a monitoria de estudos. Procure esclarecer todas as dúvidas que ficaram pendentes no bimestre que passou. Tudo o que for fazer, faça bem feito! Mostre o seu empenho ao professor, entregue um roteiro bem resolvido e organizado. 2. CONTEÚDOS: Para ajudar em sua organização dos estudos, vale lembrar quais foram os conteúdos trabalhados neste bimestre: Temas / Conceitos Objetivos para os alunos 1. Estrutura do átomo (REVISÃO) Modelos atômicos Partículas subatômicas Nº Atômico, Nº de massa Semelhanças atômicas Distribuição eletrônica 2. Tabela periódica Classificação periódica dos elementos Propriedades periódicas: - Raio atômico; - Energia de ionização; - Eletronegatividade.. Ligações químicas Iônica, covalente e metálica Propriedades das ligações: - Estado físico; - Condução de corrente elétrica.

2 . OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Eixos Cognitivos I Domínio de Linguagens II Compreensão de fenômenos III Resolução de situação problema IV Capacidade de Argumentação V Elaboração de propostas Eixos Cognitivos I Domínio de Linguagens II Compreensão de fenômenos III Resolução de situação problema IV Capacidade de Argumentação V Elaboração de propostas Modelos atômicos e estrutura do átomo Representar os modelos utilizando comparações Entender como se deu a construção do modelo e sua evolução histórica Utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano Comparar os diferentes modelos quanto à sua natureza e à capacidade de explicar fenômenos naturais Criticar os diferentes modelos com base em critérios específicos Classificação Periódica dos Elementos Entender a Tabela Periódica como uma valiosa fonte de Entender que os elementos químicos são agrupados em função das semelhanças de suas Utilizar a Tabela Periódica na resolução de problemas A partir da compreensão da organização periódica dos elementos, justificar corretamente proposições verdadeiras ou falsas Conteúdos Conceituais (Competências e Habilidades) Partículas subatômicas Nº Semelhanças Atômico e Nº de atômicas: Massa Utilizar a simbologia química para representar Compreender que os elementos químicos são definidos por seu número atômico Identificar elementos químicos a partir de suas características Utilizar em diferentes linguagens para decidir sobre a estrutura dos Construir um modelo adequado para a compreensão de elementos, e substâncias Reconhecer, a partir de pertinentes, as semelhanças entre Compreender que de mesmo número atômico apresentam químicas semelhantes Utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano Diferenciar as espécies químicas a partir da análise de suas estruturas conhecimentos aprendidos para sua utilização prática Conteúdos Conceituais (Competências e Habilidades) Propriedades periódicas: raio atômico, energia de ionização/eletronegativida de Compreender os diagramas qualitativos do comportamento periódico de algumas dos elementos químicos Entender a reatividade, tendência de doar ou receber elétrons e outras Resolver problemas relacionados às periódicas Utilizar os conceitos aprendidos para julgar afirmações Distribuição Eletrônica Utilizar corretamente o diagrama de Linus Pauling Perceber que a distribuição de elétrons não se dá por ordem geométrica, e sim por ordem energética Utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano Julgar propostas a partir de fornecidas conhecimentos aprendidos para sua utilização prática Ligações químicas: Iônica Representar através da simbologia adequada as diversas fórmulas que representam íons e compostos iônicos Dominar as principais dos compostos iônicos Resolver problemas relacionados à natureza iônica de compostos Diferenciar compostos iônicos das demais espécies químicas a partir de suas

3 4. MATERIAL: Livro didático; Listas de estudos; Anotações de aula feitas no próprio caderno. Provas mensais 1 e 2. Prova bimestral Simulados 5. ETAPAS E ATIVIDADES Veja quais são as atividades que fazem parte do processo de recuperação: a) refazer as provas mensais e bimestral para identificar as dificuldades encontradas e aproveitar os momentos propostos para esclarecer as dúvidas com o professor ou monitor da disciplina. b) refazer as listas de estudos. c) revisar as atividades realizadas em aula, bem como as anotações que você fez no caderno. d) fazer os exercícios do roteiro de recuperação. 6. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Após fazer as atividades sugeridas para o processo da recuperação paralela, entregue os exercícios do roteiro de estudos em FOLHA DE BLOCO. O Trabalho de recuperação vale 1 ponto. Para facilitar a correção, organize suas respostas em ordem numérica. Não apague os cálculos ou a maneira como você resolveu cada atividade; é importante saber como você pensou! É muito importante entregar o Trabalho na data estipulada. QUESTÕES QUESTÃO 1. Um modelo é uma versão simplificada de um determinado objeto estudado. Os estudos sobre os modelos atômicos revolucionaram a forma de compreender o universo. Os primeiros modelos elaborados sobre a constituição da matéria surgiram ainda na Antiguidade, com os filósofos gregos, que foram os pioneiros na elaboração de teorias para explicar a natureza do mundo e as nossas relações com ele, passando por várias formulações e revisões progressivas. O inglês John Dalton, baseado nos resultados de medidas das massas dos participantes de reações químicas, propôs o primeiro modelo atômico. Em seguida, vieram os modelos de Thomson, Rutherford e Bohr. Faça uma breve descrição sobre esses modelos atômicos. QUESTÃO 2. No ano de 1897, o cientista britânico J. J. Thomson descobriu, por meio de experiências com os raios catódicos, a primeira evidência experimental da estrutura interna dos.. Na figura abaixo estão representados esses experimentos. A partir da interpretação dos dados experimentais Thomson criou um modelo para o átomo. Explique, analisando a figura acima, a que conclusão Thomson chegou com o experimento que fez com que ele propusesse um novo modelo para o átomo. QUESTÃO. Ernest Rutherford, cientista nascido na Nova Zelândia, realizou em 1911 uma experiência que envolveu a interação de partículas alfa com a matéria. O desenho esquematiza a experiência realizada por Rutherford: uma amostra de polônio radioativo emite partículas alfa que incidem sobre uma lâmina muito fina de ouro. Um anteparo indica a trajetória das partículas alfa após terem atingido a lâmina de ouro. a) Explique o que deveria ter sido observado com este experimento que estaria de acordo com o modelo proposto por Thomson.

4 b) Explique o foi observado na realidade e qual foi a conclusão de Rutherford para os resultados dessa experiência. QUESTÃO 4. Um átomo é constituído de 61 prótons, totalizando 145 partículas nucleares. Qual é o número de nêutrons e elétrons desse átomo? Escreva a representação desse átomo, indicando o símbolo do elemento (consulte a tabela periódica), o número atômico e o número de massa. Apresente os cálculos. QUESTÃO 5. Após a descoberta dos elétrons, prótons e nêutrons, os cientistas perceberam que a quantidade dessas partículas em um determinado átomo serviria para identificá-lo. Considere o íon X -, com 6 elétrons e número de massa 75. Qual o número de prótons, elétrons e nêutrons do átomo X? Apresente os cálculos. 56 QUESTÃO 6. Dois íons presentes no corpo humano são o íon ferro, 26Fe 2+ 5, e o íon cloreto, 17Cl 1. Determine quantos elétrons apresenta cada um desses íons. QUESTÃO 7. Um cátion X 2+ é isoeletrônico de um ânion Y -. Sendo Z X e Z Y os respectivos números atômicos: a) determine o valor de Z X Z Y. Apresente seus cálculos. b) sabendo que o elemento X pertence ao 4º período da tabela e que o elemento Y pertence ao º período, consultando a tabela identifique os elementos X e Y. QUESTÃO 8. Os x-5 Q e 6x R são isótopos. O átomo 6x R tem 44 nêutrons. Assinale a distribuição eletrônica de x-5 Q, no estado fundamental, em ordem crescente dos níveis energéticos. 68 Y QUESTÃO 9. O átomo de um elemento X é isótono do átomo 64 e isóbaro do átomo W. Qual o número atômico de X, a qual grupo e período da Tabela Periódica pertence o elemento X? QUESTÃO 1. (UEM - Adaptada) O número atômico do Irídio é 77. Qual a distribuição eletrônica do seu cátion bivalente? QUESTÃO 11. (UERJ Adaptada) O selênio é um elemento químico essencial ao funcionamento do organismo, e suas principais fontes são o trigo, as nozes e os peixes. Nesses alimentos, o selênio está presente em sua forma aniônica 4 Se 2-. Represente a distribuição eletrônica deste íon. QUESTÃO 12. (UFPB-Adaptada) Atividade física intensa e prolongada de um atleta provoca perdas de sais minerais que são importantes para o equilíbrio orgânico (equilíbrio hidroeletrolítico). Substâncias minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros, regulam a maioria das funções de contração muscular. Disponível em: < Acesso em: 5 jul. 21. (Adaptado) Dados: 11 Na, 19 K, 12 Mg, 2 Ca. Considerando as substâncias citadas, Discuta as afirmativas indicando se são corretas ou incorretas. (Respostas sem justificativas serão desconsideradas.) I. O cátion monovalente de sódio tem distribuição eletrônica semelhante à de um gás nobre. II. Sódio e magnésio pertencem a um mesmo período da classificação periódica. III. Magnésio e cálcio pertencem a um mesmo grupo da classificação periódica. QUESTÃO 1. O fenômeno da super condução de eletricidade, descoberto em 1911, voltou a ser objeto da atenção do mundo científico com a constatação de Bednorz e Müller de que materiais cerâmicos podem exibir esse tipo de comportamento, valendo um prêmio Nobel a esses dois físicos em Um dos elementos químicos mais importantes na formulação da cerâmica supercondutora é o ítrio que possui configuração eletrônica: 1s 2 2s 2 2p 6 s 2 p 6 4s 2 d 1 4p 6 5s 2 4d 1 a) Qual o número de camadas e o número de elétrons mais energéticos para o ítrio?

5 b) Dê a localização do ítrio na tabela periódica sem consultar a tabela periódica e explique como chegou ao resultado. QUESTÃO 14. Analise o gráfico e faça uma breve discussão sobre os resultados apresentados sobre a propriedade periódica em questão. No seu texto, indique a que conclusão se pode chegar da análise deste gráfico. 4,5 4,5 2 1,5 Eletronegatividade 4,5 2,2 1,8 2,1 2 1,2 1, H He Li Be Be C Ne O F Ne Na Mg Al Si P S Cl Ar TEXTO PARA AS QUESTÕES 15 a 18 A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas. É muito útil para prever as características e dos elementos químicos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de e das moléculas deles formadas, ou entender o porquê de certos serem extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever como eletronegatividade, raio iônico e energia de ionização. Disponível em: < Acessado em: 11/4/216 QUESTÃO 15. A partir da tabela apresentada indique, dos números apresentados, qual o elemento apresenta maior raio iônico. Justifique sua resposta. QUESTÃO 16. A partir da tabela apresentada indique, dos números apresentados, qual o elemento apresenta menor valor de eletronegatividade. Justifique sua resposta. QUESTÃO 17. Analise a tabela periódica apresentada e indique quais são os compostos formados pelos elementos representados pelos números III e IV. Apresente o raciocínio utilizado para responder a questão. QUESTÃO 18. Analise a tabela periódica apresentada e indique quais são os compostos formados pelos elementos representados pelos números III e IX. Apresente o raciocínio utilizado para responder a questão. QUESTÃO 19. (UERJ- Adaptada) O dióxido de zircônio, forma pelos elementos oxigênio e zircônio, se assemelha ao diamante, uma forma alotrópica do carbono, podendo substituí-lo na confecção de joias de baixo custo. Escreva a fórmula química do dióxido de zircônio. QUESTÃO 2. Escreva a fórmula do composto formado entre do elemento químico X de número atômico 16 e do elemento químico Y de número atômico 1. Apresente o raciocínio utilizado como se não fosse possível consultar uma tabela periódica.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 1 a SÉRIE - 1 o BIMESTRE de 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 1 a SÉRIE - 1 o BIMESTRE de 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 1 a SÉRIE - 1 o BIMESTRE de 2017 Nome: N o Série: 1 a Nota: Professor: Andreza / Edson / Priscila 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1º SEMESTRE DE 2016

ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1º SEMESTRE DE 2016 ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1º SEMESTRE DE 2016 Nome: N o 1ª Série Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Edson / Priscila Nota: 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano EFII - 4 o BIMESTRE de 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano EFII - 4 o BIMESTRE de 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano EFII - 4 o BIMESTRE de 2017 Nome: N o Série: 9º Nota: Professor: Andreza / Priscila 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação semestral do Colégio

Leia mais

Tarefa 23 Professor Gustavo

Tarefa 23 Professor Gustavo Química Tarefa Professor Gustavo 01. Entre as afirmações abaixo, assinale a opção ERRADA. a) Os íons He +, Li +, Be +, no estado gasoso são exemplos de hidrogenóides. b) No átomo de hidrogênio, os orbitais

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - GEOMETRIA Nome: Nº 8º ano Data: / / Professores: Diego, Yuri e Diego Nota: (Valor 1,0) 3º bimestre 3º BIMESTRE 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1

Roteiro de Recuperação 1 Roteiro de Recuperação 1 Nome: Nº 8º Ano Data: / /2016 Professores Marcello, Yuri e Décio 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA Nome: Nº ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 1º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA Nome: Nº 9º ano Data: / / 2018 Nota: (Valor 2,0) Professores: Cauê / Marcello / Milena 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professores: Décio e Leandro Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito)

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) 1 - (UFPR) - Considere um elemento químico (E) com número atômico (Z) igual a 16. a) Qual sua configuração eletrônica para o estado fundamental? a) 1s

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1 a SÉRIE - 1 o SEMESTRE de 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1 a SÉRIE - 1 o SEMESTRE de 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1 a SÉRIE - 1 o SEMESTRE de 2017 Nome: N o Série: 1 a Nota: Professor: Andreza / Edson / Priscila 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Sendo o cálcio pertencente ao grupo dos alcalinos terrosos e possuindo número atômico Z = 20, a configuração eletrônica do seu cátion bivalente é:

Sendo o cálcio pertencente ao grupo dos alcalinos terrosos e possuindo número atômico Z = 20, a configuração eletrônica do seu cátion bivalente é: 1- (U.F.Uberlândia-MG\Pales) Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr são cientistas que contribuíram, significativamente, para o desenvolvimento da teoria atômica. Em relação a estrutura atômica, assinale com(v)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 3º bimestre 3º BIMESTRE 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Estrutura da Matéria Lista 3

Estrutura da Matéria Lista 3 Estrutura da Matéria - 2018.2 Lista 3 1. Em 1820, o filósofo Auguste Comte declarou ser possível ao ser humano saber sobre tudo, menos do que são feitas as estrelas. Ele estava correto? Como os astrofísicos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 2,0 ) I. Introdução Neste semestre, seu total de pontos foi inferior

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO Nome: Nº 8º Ano Data: / /2017 Eloy e Rafael Professores Marcello, Yuri, Décio, Cauê, 1. APRESENTAÇÃO Caro aluno, A estrutura da recuperação paralela do

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8º Ano Data: / /2016 Professores Marcello, Yuri e Décio 1. APRESENTAÇÃO Caro aluno, A estrutura da recuperação paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma

Leia mais

Exercícios de atomística

Exercícios de atomística DISCIPLINA PROFESSOR QUÍMICA REVISADA DATA (rubrica) ARMANDO 2017 NOME Nº ANO TURMA ENSINO 1º MÉDIO Exercícios de atomística 1. (ITA) Em 1808, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Considere

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: Química Ano: 2012 Professor (a): Elisa Landim Turma: 1 o FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que:

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 6º ano Data: / 12 / 2018 Professores: Décio, Leandro e Regis Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA Nome: Nº Série: 9º EFII Data: / /2015 Professor: Gustavo/Priscila 2ºSemestre I. Introdução Neste 2º semestre, seu total de pontos foi inferior a 30,0 e, portanto você

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Sami e Thiago Nota: (Valor 2,0) 2º Semestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Átomo. Modelos atômicos e propriedades

Átomo. Modelos atômicos e propriedades Átomo Modelos atômicos e propriedades O ÁTOMO CONCEITO: Aprox. 500 AC Demócrito e outros filósofos gregos desenvolveram o conceito de átomo A matéria poderia ser dividida progressivamente até chegar à

Leia mais

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 7º ano Data: / / Professores: Nota: (Valor,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos.

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE. Nome: Nº: 2ª Série

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE. Nome: Nº: 2ª Série ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE Nome: Nº: 2ª Série Data: / /2018 Professor: Nota: Valor: 2,00 pontos 1. Apresentação Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral

Leia mais

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. X é isótopo de 20 41 Ca e isótono

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 2,0 ) I. Introdução Neste ano, seu total de pontos foi inferior a 60,0 e, portanto

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8º Ano Data: / / Professores: Diego, Marcello e Yuri Nota: (Valor 1,0) 4º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo.

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo. 2º Trimestre_8AB_2014_REVISÃO_Química_Prof.ª Caroline Oliveira Nome: Turma: 8 Data: / /2014. 1- Considere as seguintes afirmativas sobre o modelo atômico de Rutherford: 1. O modelo atômico de Rutherford

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular Colégio Drummond Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular MATERIAL DE QUÍMICA PROF.: CARLINHOS CURSINHO 2+ efeito estufa é o monóxido de carbono CO2, este é liberado principalmente

Leia mais

2. Conteúdos Para ajudar em sua organização dos estudos, vale lembrar quais foram os conteúdos trabalhados neste bimestre:

2. Conteúdos Para ajudar em sua organização dos estudos, vale lembrar quais foram os conteúdos trabalhados neste bimestre: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8ºAno Data: / / Professores: Yuri, Marcello e Décio Nota: (Valor 1,0) 2º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) Semana 4 Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

MATERIAIS «Nós somos química e o resto do Universo também» Os conhecimentos de Química são essenciais para a compreensão dos fenômenos naturais, desde a microscópica divisão celular à astronômica explosão

Leia mais

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em:

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: Lista de exercícios Aulas 03 e 04 Prof. Fernanda Dias 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: a) a formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Química - 2º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. Marcos Miranda N.: / /17 Constituição da matéria Elementos químicos e a representação atômica

Leia mais

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z= 55) b) Tl (Z= 81) 02. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA Profª. Regina Modesto Raszl Um problema para os químicos era construir uma teoria consistente que explicasse como os elétrons se distribuíam ao redor dos átomos, dando-lhes as características

Leia mais

O que é um modelo atômico?

O que é um modelo atômico? O que é um modelo atômico? É uma tentativa de ilustrar o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria, se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Importância - explicar os fenômenos, entender

Leia mais

Questão 1) Questão 2)

Questão 1) Questão 2) QUÍMICA CARLÃO Questão 1) Muitos produtos tecnológicos da atualidade são resultados de experimentos que trouxeram grandes resultados para o desenvolvimento da Química. Um destes experimentos foi o da ampola

Leia mais

Estabeleça prioridades: onde você tem mais dúvidas? Como se organizar para resolvê-las?

Estabeleça prioridades: onde você tem mais dúvidas? Como se organizar para resolvê-las? ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL QUÍMICA 2 a Série Nome: N o Série: 2 a Nota: Professor: Edson / Manolo 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da Recuperação Semestral do Colégio Pentágono pressupõe

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA Nome: Nº 9º ano Data: / / Professores: Diego, Leandro, Milena e Yuri Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

K L M N O P Q 7 NÍVEIS DE ENERGIA n =

K L M N O P Q 7 NÍVEIS DE ENERGIA n = Química / profª SIMONE MORGADO Aula 3 Configuração Eletrônica 1. A ELETROSFERA Nossa caminhada hoje é pela eletrosfera, uma região bastante importante, pois nas reações químicas os elétrons são as partículas

Leia mais

Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligações Químicas

Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligações Químicas Ensino Médio QUÍMICA Data: / /2012 Atividade : Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 1 Nome : n o Classe: 2 1MB Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligações Químicas 1. (Uerj) A descoberta dos

Leia mais

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS P1 (2 BIMESTRE)

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS P1 (2 BIMESTRE) GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS P1 (2 BIMESTRE) 1. X é isótopo de 20 41 Ca e isótono de 19

Leia mais

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES Exercícios 1. Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a ideia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS ESTRUTURA ATÔMICA BÁSICA

MODELOS ATÔMICOS ESTRUTURA ATÔMICA BÁSICA Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. Professor: Marcelo Vizeu Disciplina: Química MODELOS ATÔMICOS

Leia mais

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Nome: Nº 6º Ano Data: / /2015 Professores Leandro e Renan Nota: (valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Resoluções. Estrutura atômica

Resoluções. Estrutura atômica Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 1 Estrutura atômica 1. A A composição metafísica presente no poema remete aos modelos atômicos propostos

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre Ciências da Natureza e Suas Tecnologias O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos

Leia mais

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil.

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil. - Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil www.profkemil.ning.com EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade sobre do que era constituída a matéria parecia

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 3/03/7 Ensino Médio º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Estrutura atômica e Configuração Eletrônica Questão 0 - (PUC- RS) Ao se deixar cair sal

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Química Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina: Química Professor: Peterson Dias PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 1ª série E.M. Objetivo: Favorecer ao aluno nova oportunidade para superar as dificuldades apresentadas

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 1 - Aula 21 a 24 - Tabela Periódica. 1. (Uerj 2017) O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE MATEMÁTICA Nome: Nº Série: 2 º EM Data: /05 /2018 Professor: DIEGO, SAMI, THIAGO MIRANDA Nota: (VALOR 1,0) 1º Semestre 1. Apresentação Roteiro 1º Bimestre Prezado

Leia mais

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso ESTRUTURA ATÔMICA 01 (Ufpr 017) As propriedades das substâncias químicas podem ser previstas a partir das

Leia mais

Colégio Notre Dame de Campinas Congregação de Santa Cruz PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA. Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016

Colégio Notre Dame de Campinas Congregação de Santa Cruz PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA. Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016 PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016 Roteiro de Estudos Primeiramente, revise em seu caderno alguns conceitos importantes da estrutura do átomo, como:

Leia mais

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS P2 (1 BIMESTRE)

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS P2 (1 BIMESTRE) GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química Geral SÉRIE: 1 Anos ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Fase 02 Aluno: Idade: Instituição de Ensino: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 1 a SÉRIE - 3 o BIMESTRE de 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 1 a SÉRIE - 3 o BIMESTRE de 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 1 a SÉRIE - 3 o BIMESTRE de 2017 Nome: N o Série: 1 a Nota: Professor: Andreza / Edson / Priscila 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2013 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 Matéria: é qualquer coisa que tem massa e ocupa espaço. Átomo: é a menor partícula possível de um elemento químico. É formado por núcleo e eletrosfera. É constituído

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Sumário apítulo 6 Modelo atômico segundo a Mecânica ndulatória...1 apítulo 7 lassificação periódica dos elementos...4 apítulo 8 Ligações químicas I...8 apítulo 9 Ligações químicas

Leia mais

SOLUÇÃO ALUNO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO ALUNO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO AR1. [E] [F] X é um metal e possui 1 elétron na camada de valência, pois a primeira energia de ionização (50kJ mol) é baixa comparada com a segunda (7.97kJ mol) e com a terceira (11.810 kj mol).

Leia mais

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM 4 TABELA PERIÓDICA Gás Nobre para catalisar sua reação, vamos disponibilizar alguns exercícios com gabarito ao final de cada capítulo de estudo. Eles não fazem parte dos

Leia mais

Estrutura Atômica. Atomística.

Estrutura Atômica. Atomística. Estrutura Atômica Atomística. Democrito e Leucipo (450 a. C) Átomo Dalton (séc. XIX) Bola de Bilhar Thomson (séc. XIX) Pudim de passas Rutherford (séc. XX) sistema solar Átomos núcleo prótons (+1) eletrosfera

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

exercícios Sobre a imagem e intensidade das forças intermoleculares,

exercícios Sobre a imagem e intensidade das forças intermoleculares, Química Marcus Vinícius exercícios 1. (Idecan/CBMMG/CFO/2016) A intensidade das forças intermoleculares em diferentes substâncias varia em uma grande faixa, mas essas forças são muito mais fracas que as

Leia mais

Estrutura atômica & Classificação periódica

Estrutura atômica & Classificação periódica Estrutura atômica & Classificação periódica Aula de química (20/08) Gabriel e Leonardo Estrutura atômica Modelos Atômicos Modelos Atômicos - Dalton Os átomos são esferas rígidas, indivisíveis e indestrutíveis

Leia mais

Tabela Periódica. 2. C Consultando a tabela periódica para a obtenção das massas atômicas dos elementos apresentados, tem-se:

Tabela Periódica. 2. C Consultando a tabela periódica para a obtenção das massas atômicas dos elementos apresentados, tem-se: Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 2 Tabela Periódica 1. C Nas tabelas periódicas atuais os elementos estão dispostos em ordem crescente

Leia mais

3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina de Físico - Química 9 º ano Ficha de trabalho nº 3 Química Preparação para o 5º teste

3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina de Físico - Química 9 º ano Ficha de trabalho nº 3 Química Preparação para o 5º teste Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS 3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina de Físico - Química 9 º ano Ficha de trabalho nº 3 Química Preparação

Leia mais

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Química Profª SIMONE MORGADO Aula 2 Estrutura do átomo, nº atômico, nº de massa e isoátomos. 1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Como nós já vimos a Química é essa ciência que busca compreender os mistérios da matéria,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA Nome: Nº 9ºAno Data: / / Professores: Diego Leandro, Diego Silva e Yuri 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral do Colégio

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A 1ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Livro-texto Capítulo 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Diferenciar fenômenos químicos e físicos, diferenciar substâncias

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química

Atividades de Recuperação Paralela de Química Atividades de Recuperação Paralela de Química 1ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Química A Livro-texto Capítulo 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Diferenciar fenômenos químicos e físicos, diferenciar

Leia mais

Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula:

Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula: 9º ANO» UNIDADE 2» A estrutura atômica Como nomear um elemento químico Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BI DE MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BI DE MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BI DE MATEMÁTICA Nome: Nº Série: 2 º EM Data: /10 /2015 Professor: DIEGO, LUCIANO e SAMI Nota: (VALOR 1,0) 3º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: JOSÉ TIAGO PEREIRA BARBOSA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: JOSÉ TIAGO PEREIRA BARBOSA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: JOSÉ TIAGO PEREIRA BARBOSA Lista de Exercícios Ligações Químicas Ligação Iônica 01)

Leia mais

Estrutura da matéria. Estrutura atômica

Estrutura da matéria. Estrutura atômica Estrutura da matéria 1. Considere a tabela de pontos de fusão e pontos de ebulição da substância a seguir. Substância P.F P.E Cloro - 101,0-34.6 Flúor - 219,6-188,1 Bromo - 7,2 58,8 Mercúrio - 38,8 356,6

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE QUÍMICA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE QUÍMICA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MARCOS NOME Nº 9º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Semana 3 Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro

A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO 160933 Direção Regional de Educação do Centro Ficha de Trabalho Módulo Q1 Física e Química CURSO PROFISSIONAL

Leia mais

Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada ELETROSFERA

Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada ELETROSFERA Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada ELETROSFERA A eletrosfera é dividida em 7 partes chamada CAMADAS ELETRÔNICAS ou NÍVEIS DE ENERGIA Do núcleo para fora estas camadas são representadas

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas Tabela Periódica e Propriedades Periódicas Intensivo Química Prof. Bruno Cirilo 1. (UFG GO/2011) O jornal Folha de S. Paulo publicou, no dia 03/12/2010 (p. C9), a notícia de que um grupo de cientistas

Leia mais

ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA - FINAL

ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA - FINAL ROTEIRO RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA - FINAL Nome: N o 1ª Série Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Edson / Priscila Nota: 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação do Colégio Pentágono pressupõe

Leia mais

1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Atomística, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica *Entregar todos os exercícios

Leia mais

Exercícios: Estrutura Atômica Professora: Miriam 1ª série. E.M. Química. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3. Unidade de S.B.C

Exercícios: Estrutura Atômica Professora: Miriam 1ª série. E.M. Química. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3. Unidade de S.B.C Química Unidade de S.B.C 1 Exercícios: Estrutura Atômica Professora: Miriam 1ª série. E.M 1- O entendimento dos fenômenos que nos cercam continua sendo uma das grandes preocupações dos seres humanos, para

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA Nome: Nº Série: 9º EFII Data: / /2015 Professor: Gustavo/Priscila Anual I. Introdução Caro aluno, Neste ano de 2015 você não obteve o mínimo de pontos e, por isso

Leia mais

Tarefas 17, 18, 19 e 20 Professor Willian

Tarefas 17, 18, 19 e 20 Professor Willian 9º ano Química Tarefas 17, 18, 19 e 20 Professor Willian 1ª semana 01. O oxigênio gasoso também existe na atmosfera sob uma outra forma, denominada de ozônio. Assim, afirma-se que oxigênio e ozônio são

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 9º ANO PRÉ-COLUNI PROF. LUCÃO QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias)

LISTA DE EXERCÍCIOS 9º ANO PRÉ-COLUNI PROF. LUCÃO QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) LISTA DE EXERCÍCIOS 9º ANO PRÉ-COLUNI PROF. LUCÃO QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DO ÁTOMO ATOMÍSTICA: Teorias Atômicas, Partículas Fundamentais e Relações Atômicas.

Leia mais