DIREITO DO CONSUMIDOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO CONSUMIDOR"

Transcrição

1 DIREITO DO CONSUMIDOR LEI 8.078/90 PROFº SARMENTO

2 TUTELAS DO CDC CONCEITOS E PRINCÍPIOS CIVIL (ART. 8º AO 54) ADMINISTRATIVA (ART. 55 AO 60) CRIMINAL (ART. 61 AO 80) JURISDICIONAL (ART. 81 AO 104)

3 FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS ART. 5º, CF: O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor. ART. 170, V, CF: A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: V defesa do consumidor.

4 ART. 48, ADCT: O Congresso Nacional, dentro de 120 dias da promulgação da CF, elaborará o código de defesa do consumidor.

5 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Normas de ordem pública e interesse social Competência concorrente para legislar sobre danos ao consumidor (art. 24, VIII, CF) Aplicação não retroativa

6 RELAÇÃO DE CONSUMO

7 CONSUMIDOR (art. 2º) CONSUMIDOR PF ADQUIRIR PRODUTO PJ* UTILIZAR SERVIÇO *CORRENTES: Finalista Maximalista

8 TEORIAS CDC 1) Teoria finalista, subjetiva ou teleológica: identifica como consumidor a pessoa física ou jurídica que retira definitivamente de circulação o produto ou serviço do mercado, utilizando o serviço para suprir uma necessidade ou satisfação pessoal, e não para o desenvolvimento de outra atividade de cunho profissional. Nesta teoria, não se admite que a aquisição ou a utilização de produto ou serviço propicie a continuidade da atividade econômica.

9 TEORIAS CDC 2) Teoria maximalista ou objetiva: identifica como consumidor a pessoa física ou jurídica que adquire o produto ou utiliza o serviço na condição de destinatário final (destinatário fático), não importando se haverá uso particular ou profissional do bem, tampouco se terá ou não a finalidade de lucro, desde que não haja repasse ou reutilização do mesmo. Não se encaixa nesse conceito, portanto, aquele que utiliza serviço ou adquire produto que participe diretamente do processo de transformação, montagem, produção, beneficiamento ou revenda, para o exercício de sua atividade.

10 CONSUMIDOR CONSUMIDOR POR EXTENSÃO: COLETIVIDADE DE PESSOAS o Determináveis ou indetermináveis o Intervir na relação de consumo o Ex.: poluição do rio, acidente de avião CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO otodas as vítimas do evento oex.: explosão do microondas CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO odetermináveis ou indetermináveis oexpostas às práticas comerciais ART. 2º, ÚNICO ART. 17 ART. 29

11 FORNECEDOR (art. 3º) PF PÚBLICA NACIONAL TRANSFORMAÇÃO PJ PRIVADA ESTRANGEIRA IMPORTAÇÃO ENTES DESPERSONALIZADOS COMERCIALIZAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PRODUTO (art. 3º, 1º) SERVIÇO (art. 3º, 2º) Habitualidade Profissionalidade Remuneração

12 POLÍTICA NACIONAL DE RELAÇÕES DE CONSUMO OBJETIVOS (ART. 4º) ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DOS CONSUMIDORES; RESPEITO À SUA DIGNIDADE, SAÚDE E SEGURANÇA; PROTEÇÃO DE SEUS DIREITOS ECONÔMICOS; MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE VIDA; TRANSPARÊNCIA E HARMONIA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO.

13 1 Princípio da Dignidade da Pessoa Humana - Previsão: Art. 4 do CDC A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à dignidade, saúde e segrurança, a proteção de seus interesses econômicos,.. - Fundamento e Princípio Constitucional: Art. 1, III, CF/88.

14 2 Princípio da Proteção à vida, saúde e segurança - Previsão: Art. 4 e 6, Inciso I, do CDC. A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à dignidade, SAÚDE e SEGURANÇA, a proteção de seus interesses econômicos,.. A proteção da VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

15 - Artigo 6 da CF/88. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. - É princípio e direito no CDC. - Assegura condições morais e materiais para o consumidor. (incluso aspecto psicológico).

16 3 Princípio da Proteção e Necessidade - Caráter protecionista Art. 1 CDC O presente Código estabelece NORMAS DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR, de ordem pública e interesse social, nos termos dos Arts. 5, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal e Art. 48 de suas Disposições Transitórias.

17 - Proteção do consumidor é justificativa para intervenção do Estado no domínio econômico. ( aquisição de certos produtos e serviços necessários). - Exemplo: Medicamentos e Alimentos (inclui aumento exagerado de preço). - Atrelado ao princípio da liberdade de agir e escolher.

18 4 Princípio da transparência - Previsão: Art. 4 do CDC A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como A TRANSPARÊNCIA e harmonia das relações de consumo,...

19 - Obrigação do fornecedor: fazer conhecer. - Em relação ao contrato: conteúdo. - É complementado pelo dever de informar: Art.6, III. A INFORMAÇÃO ADEQUADA E CLARA sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

20 - Previsão legal: Art. 46 do CDC Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar CONHECIMENTO PRÉVIO DE SEU CONTEÚDO, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a DIFICULTAR A COMPREENSÃO de seu sentido e alcance.

21 5 Princípio da Harmonia - Previsão legal: Art. 4, Inciso III, do CDC A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à dignidade, saúde e segrurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e HARMONIA das relações de consumo,...

22 HARMONIZAÇÃO dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da CF), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores. Exemplo: incentivo ao avanço tecnológico + criação de novos produtos = respeito à saúde, segurança.

23 6 Princípio da vulnerabilidade - Previsão: Art. 4, Inciso I, CDC. Reconhecimento da vulnerabilidade no mercado de consumo.

24 - Significado: parte mais fraca na relação de consumo. - CDC: Todo consumidor é vulnerável, mas nem todo consumidor é hipossuficiente.

25 A VULNERABILIDADE é um traço universal de todos os consumidores, ricos ou pobres, educadores ou ignorantes, crédulos ou espertos. Já a HIPOSSUFICIÊNCIA é marca pessoal, limitada a alguns - até mesmo a uma coletividade - mas nunca a todos os consumidores. (BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcelos. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 7.ED. São Paulo: Forense Universitária, PAG. 325)

26 A hipossuficiência, não é apenas econômica, devendo ser provada e avaliada com outros dados, como por exemplo, o seu grau de instrução, a natureza do serviço, dentre outras. A HIPOSSUFICIÊNCIA é critério de avaliação judicial para decisão que possibilita a inversão do ônus da prova em favor do consumidor. É direito básico do consumidor, no entanto, deverá ser analisado pelo juiz no caso concreto, assim a hipossuficiência poderá ocorrer de duas formas: ECONÔMICA, quando o consumidor tem dificuldades financeiras aproveitando-se o consumidor dessa condição ou PROCESSUAL, quando o consumidor demonstra dificuldades em produzir provas em juízo.

27 - A doutrina classifica três espécies de vulnerabilidade: a) ordem técnica (o que, quando e a maneira de produzir). b) ordem econômica (ausência de recursos que impossibilita o consumidor de debater frente a frente com o fornecedor). c) ordem jurídica ou científica (contabilidade, matemática. Ex: juros).

28 7 Princípio da boa-fé - Previsão: Art. 4 CDC Harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da CF), sempre com base NA BOA-FÉ e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores. - Em todas as fases da relação contratual.

29 Conceito: sinceridade, seriedade, veracidade, lealdade, honestidade e / transparência (partes) esperteza, lucro fácil, prejuízo ao outro, fraudes, abusos, etc... - Previsão no art. 51, IV do CDC

30 Art. 51: São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: Inciso IV: Estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou equidade.

31 8 Princípio da proteção contra publicidade enganosa ou abusiva - Previsão: Art. 6, IV, do CDC A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.

32 - Elemento essencial dos produtos e serviços: características, qualidade, funcionamento, preço, etc - Proibição de práticas abusivas: abuso do direito ou abuso de direito? - Abuso do direito: resultado/excesso/exercício/dano a outrem. - Rol exemplificativo: Arts. 39, 40, 41, 42, etc

33 - Previsão legal da publicidade enganosa ou abusiva: Art. 37, Parág. 1 e 2 do CDC. - Normas regulamentadoras da publicidade: Arts. 36 ao 38 do CDC. - Contra práticas comerciais abusivas: Art. 39 CDC. - Contrato de consumo com cláusula abusiva: Art. 51 do CDC.

34 9 Princípio da Conservação - Previsão implícita: Art.6, V A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas

35 - Previsão explícita: Art. 51, Parág. 2 Art. 51: São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: Parág. 2: A nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrer ônus excessivo a qualquer das partes.

36 QUESTÕES1 - Acerca dos direitos e princípios que devem ser plicados na defesa do consumidor, assinale a opção correta de acordo com os regramentos estabelecidos pelo CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. a) Nos contratos de consumo, impõem-se, na fase de formação, mas não na de execução, a transparência e a boa-fé, a fim ser compensada a vulnerabilidade do consumidor b) É direito básico unilateral do consumidor a revisão de cláusula contratual excessivamente onerosa decorrente de fatos supervenientes, o que acarreta, como regra, a resolução do contrato celebrado c) Pelo princípio da restitutio in integrum, o contrato de consumo pode estabelecer limitações ou tarifamento para a indenização por prejuízo moral ou material, desde que razoável e proporcional. d) Conforme o princípio da coibição e repressão de práticas abusivas, o fornecedor, com o objetivo legítimo de aumentar suas vendas, pode valer-se de marca que se assemelhe a outra marca famosa e) O princípio da vulnerabilidade estabelece que todo e qualquer consumidor é a parte mais fraca da relação de consumo, sendo tal presunção absoluta

37 QUESTÕES 2 - Vários princípios informam as relações de consumo que são regulamentadas por lei especial no Brasil. Dentre esses princípios, podem ser identificados, os seguintes, exceto: a) boa-fé b) transparência c) prevenção d) veracidade e) ambivalência.

38 QUESTÕES 3 -. No âmbito do Código de Defesa do Consumidor, em relação ao princípio da boa-fé objetiva, é correto afirmar que: a) sua aplicação se restringe aos contratos de consumo b) para a caracterização de sua violação imprescindível se faz a análise do caráter volitivo das partes c) não se aplica à fase pré-contratual d) importa em reconhecimento de um direito a cumprir em favor do titular passivo da obrigação.

39 QUESTÕES 4 - Em relação aos princípios previstos no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta. a) O CDC é uma norma tipificadora de condutas, prevendo expressamente o comportamento dos consumidores e dos fornecedores. b) A boa-fé prevista no CDC é a boa-fé subjetiva c) O princípio da vulnerabilidade, que presume ser o consumidor o elo mais fraco da relação de consumo, diz respeito apenas à vulnerabilidade técnica d) O princípio da transparência impõe um dever comissivo e um omissivo, ou seja, não pode o fornecedor deixar de apresentar o produto tal como ele se encontra nem pode dizer mais do que ele faz; não pode, portanto, mais existir o dolus bonus

40 QUESTÕES 5 - No sistema das relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor, a identificação de que existe um elo mais fraco na relação traduz o reconhecimento da: A) qualidade B) impessoalidade C) vulnerabilidade. D) referibilidade E) informalidade

Pós-Graduação em Direito da Saúde

Pós-Graduação em Direito da Saúde Pós-Graduação em Direito da Saúde TEMA DA AULA DE HOJE Como Diminuir os Aumentos Abusivos Aplicados pelas Operadoras de Planos de Saúde CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE 1. Definição de contrato de plano de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018) Elementos complementares das obrigações. Arras ou sinal. Arras/sinal são sinônimos,

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR TUTELAS DO CDC DIREITO DO CONSUMIDOR CONCEITOS E PRINCÍPIOS CIVIL (ART. 8º AO 54) ADMINISTRATIVA (ART. 55 AO 60) CRIMINAL (ART. 61 AO 80) JURISDICIONAL (ART. 81 AO 104) LEI 8.078/90 PROFº SARMENTO FUNDAMENTOS

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos Profa. Roberta Densa Art. 6º São direitos básicos do consumidor: I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE PRINCÍPIOS GERAIS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1. Princípios gerais do direito 2. Princípios gerais do Código de Defesa do Consumidor na Saúde 3. Indicação

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RELAÇÃO DE CONSUMO Histórico: - Estado Liberal (séc. XVIII e XIX) - liberdade para o Estado + liberdade para o particular - Revolução Industrial Diminuiu possibilidade

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito do Consumidor LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação Aula XX LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COACHING

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COACHING CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COACHING Base Legal Artigos 593 a 609 Novo Código Civil; Código de Defesa do Consumidor Art. 593. A prestação de serviço, que não estiver sujeita às leis trabalhistas

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor No artigo 6º no Código de Defesa do Consumidor são trazidos os direitos básicos do consumidor, ou seja, aqueles que são direitos fundamentais ao consumidor, que servirão

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Consumidor... 1 1.1. Introdução... 1 1.1.1. Origem histórica... 2 1.1.2. A proteção constitucional do direito do consumidor... 5 Capítulo 2 A Relação Jurídica

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera o art. 8º da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, para dispor sobre o dever do fornecedor de higienizar os equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR Art. 48 {ADCT}. O Congresso Nacional, dentro de cento e vinte dias da promulgação da Constituição, elaborará código de defesa

Leia mais

PRINCÍPIO DA VULNERABILIDADE DO BENEFICIÁRIO DO PLANO DE SAÚDE

PRINCÍPIO DA VULNERABILIDADE DO BENEFICIÁRIO DO PLANO DE SAÚDE Aula n. 67 PRINCÍPIO DA VULNERABILIDADE DO BENEFICIÁRIO DO PLANO DE SAÚDE 1 Políticas Nacional de Relações de Consumo Artigo 4º do CDC A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos básicos do Consumidor Tatiana Leite Guerra Dominoni* 1. Arcabouço protetivo mínimo de direitos consumeristas. O Direito das Relações de Consumo cria um feixe de direitos

Leia mais

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE MÓDULO II Contratos em Espécie no Código de Defesa do Consumidor (30 horas-aula) AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Aula n. 31 do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR 1 DIREITO DO CONSUMIDOR PONTO 1: A Defesa do Consumidor na CF/88 PONTO 2: Elaboração do CDC PONTO 3: Campo de Aplicação PONTO 4: Princípios art. 4º do CDC PONTO 5: Direitos Básicos art. 6º, CDC 1. A Defesa

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos no CDC Introdução Prof. Francisco Saint Clair Neto NOVA CONCEPÇÃO CONCEPÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL INTERVENCIONISMO ESTATAL LIMITAÇÃO DE LIBERDADE DE CONTRATAR A PROTEÇÃO DO

Leia mais

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II Prof. Thiago Gomes Nas aulas anteriores... Evolução Histórica do Direito do Consumidor Conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço Direitos do Consumidor I

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR. Conceitos.

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR. Conceitos. PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR Conceitos www.markusnorat.com Conceito de A Constituição Federal determina ao Estado promover a defesa ao consumidor, mas não define quem seria esse sujeito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR

INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO... 4 Introdução ao Direito do Consumidor...4 2. HARMONIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO NO DIREITO DO CONSUM- IDOR...7

Leia mais

Projeto de Lei nº de (Do Sr. Marcos Rotta)

Projeto de Lei nº de (Do Sr. Marcos Rotta) Projeto de Lei nº de 2016 (Do Sr. Marcos Rotta) Dispõe sobre a proibição de imposição da cobrança de consumação mínima em casas noturnas, bares, boates, restaurantes e congêneres e dá outras providências

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

OS PRINCÍPIOS CONSAGRADOS NO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. O princípio dos Princípios é o respeito da consciência, o amor da

OS PRINCÍPIOS CONSAGRADOS NO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. O princípio dos Princípios é o respeito da consciência, o amor da OS PRINCÍPIOS CONSAGRADOS NO CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Maria Bernadete Miranda 1 O princípio dos Princípios é o respeito da consciência, o amor da verdade... Rui Barbosa RESUMO: O objetivo

Leia mais

AULA 10: ASPECTOS HISTÓRICOS DA RELAÇÃO DE CONSUMO

AULA 10: ASPECTOS HISTÓRICOS DA RELAÇÃO DE CONSUMO AULA 10: ASPECTOS HISTÓRICOS DA RELAÇÃO DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes O homem é um ser social. Como o homem satisfazia suas necessidades básicas nas primeiras organizações sociais? Havia a tradicional

Leia mais

Profª. Tatiana Marcello

Profª. Tatiana Marcello Profª. Tatiana Marcello facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello CONTEÚDOS: ATENDIMENTO: Resolução nº 3.849, de 25/3/2010 (REVOGADO) Resolução CMN nº 4.433,

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica O CONTRATO DE ADESÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO. Letícia Mariz de Oliveira Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica O CONTRATO DE ADESÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO. Letícia Mariz de Oliveira Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica O CONTRATO DE ADESÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO Letícia Mariz de Oliveira Advogada Numa economia de escala, cada vez mais globalizada, diante da necessidade de simplificação

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) Sumário

Cód. barras: STJ (2012) Sumário Cód. barras: STJ00094885 (2012) Sumário I - Introdução ao estudo do Direito do Consumidor... 1 1. Breve incursão histórica... 1 2. Autonomia do Direito do Consumidor... 5 3. A posição do direito do consumidor

Leia mais

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Julispeterson, sabendo das dificuldades para conseguir atendimento médico na rede pública, resolveu adquirir um plano

Leia mais

Aula 4. Princípios da relação jurídica

Aula 4. Princípios da relação jurídica Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direito Constitucional - 04 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Caroline Gama Aula 4 Princípios da relação jurídica A elaboração do Código de

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos no CDC I Prof. Francisco Saint Clair Neto Publicidade é um meio de veiculação da informação, e o CDC tem especial preocupação em que a informação que, de qualquer forma,

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE 1 1. Conceito do contrato de plano de saúde O contrato de plano privado de assistência à saúde é o pacto firmado entre a administradora, a operadora

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho

DIREITO DO CONSUMIDOR. Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho DIREITO DO CONSUMIDOR Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho Contrato Proteção Contratual CONCEPÇÃO TRADICIONAL DE CONTRATO X NOVA REALIDADE DAS RELAÇÕES CONTRATUAIS Visão Histórica: Delineada especialmente

Leia mais

Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago

Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago A disciplina de Direito do Consumidor será cobrada juntamente com Direito Civil em 22 das 100 questões da prova objetiva. Com base na ementa da disciplina

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI 8078/ 90 PROFESSOR MAURICIO SOARES Banca: FCC Assunto: Conceito de Consumidor e Fornecedor. Lei 8078/90 No tocante aos conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produtos e

Leia mais

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a Proteção do Consumidor e dá outras providências. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Leia mais

A Adesão Informada. José Carlos Maldonado de Carvalho Desembargador do TJ/RJ.

A Adesão Informada. José Carlos Maldonado de Carvalho Desembargador do TJ/RJ. A Adesão Informada José Carlos Maldonado de Carvalho Desembargador do TJ/RJ. 1. INTRODUÇÃO A celeridade com que o mercado de consumo vem se desenvolvendo neste Século inaugural de um terceiro milênio,

Leia mais

Política Nacional das Relações de Consumo

Política Nacional das Relações de Consumo PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR Política Nacional das Relações de Consumo www.markusnorat.com Política Nacional das Relações de Consumo A política nacional das relações de consumo é tratada

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Profª Maria Bernadete Miranda

DIREITO DO CONSUMIDOR. Profª Maria Bernadete Miranda DIREITO DO CONSUMIDOR Profª Maria Bernadete Miranda SAGRADAS ESCRITURAS Nas Sagradas Escrituras, desde os tempos do Jardim do Éden, já aparece o primeiro problema sobre o consumo de uma fruta. A Maçã que

Leia mais

Política Nacional de Relações de Consumo

Política Nacional de Relações de Consumo CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Política Nacional de Relações de Consumo www.markusnorat.com Introdução: Conceitos Consumidor Conceito de Consumidor A Constituição Federal determina ao Estado promover

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor AULA 04: DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Idineltiston Pereira, durante o tempo que morou Cruzeiro/SP, contraiu a dengue. Considerando a elevação dos casos da doença e receoso

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Código

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte V Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE ESTABELEÇAM OBRIGAÇÕES CONSIDERADAS INÍQUAS, ABUSIVAS, QUE COLOQUEM O CONSUMIDOR EM DESVANTAGEM EXAGERADA, OU QUE SEJAM INCOMPATÍVEIS

Leia mais

Relação Jurídica de Consumo

Relação Jurídica de Consumo AULA INTRODUTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 1. Apresentação do curso de pós-graduação em Direito

Leia mais

Etec Gino Rezaghi Cajamar Prof. Wilson Roberto

Etec Gino Rezaghi Cajamar Prof. Wilson Roberto 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS CONSTANTES DO CDC Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, ou seja, é qualquer pessoa que compra um produto

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR www.markusnorat.com Direitos Básicos do Consumidor O CDC traz um capítulo específico para tratar dos Direitos Básicos do Consumidor.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR. Professora Maria Eugênia Finkelstein

O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR. Professora Maria Eugênia Finkelstein O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR Professora Maria Eugênia Finkelstein SUPERENDIVIDAMENTO A relação entre a concessão de crédito e a inadimplência do consumidor pode ser vislumbrada neste gráfico elaborado

Leia mais

CONTRATOS DE CONSUMO. Aplicação do CDC aos contratos entre empresários Princípios da Tutela Contratual do Consumidor Cláusulas Abusivas

CONTRATOS DE CONSUMO. Aplicação do CDC aos contratos entre empresários Princípios da Tutela Contratual do Consumidor Cláusulas Abusivas CONTRATOS DE CONSUMO Aplicação do CDC aos contratos entre empresários Princípios da Tutela Contratual do Consumidor Cláusulas Abusivas APLICAÇÃO DO CDC AOS CONTRATOS ENTRE EMPRESÁRIOS O Código de Defesa

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta:

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta: Projeto de Lei nº de 2011. Altera a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, a fim de disciplinar o prazo de entrega de imóveis ofertados no mercado de consumo e dá outras providências. O Congresso Nacional

Leia mais

TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR

TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral Processo II Profº Vallisney de Souza Oliveira TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR Maíra Isabel Saldanha Rodrigues Matrícula: 13/0158194

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

LEI Nº , DE 8 DE OUTUBRO DE 2008

LEI Nº , DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 LEI Nº 11.795, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 Dispõe sobre o Sistema de Consórcio. CAPÍTULO III DO FUNCIONAMENTO DO GRUPO Seção III Das Contemplações Art. 24. O crédito a que faz jus o consorciado contemplado

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 17 1. Noções iniciais... 17 2. defesa do consumidor e a constituição federal... 17 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 18

Leia mais

E-commerce e o Direito do Consumidor

E-commerce e o Direito do Consumidor E-commerce e o Direito do Consumidor Palestrante: Felipe Gustavo Braiani Santos Advogado atuante no direito do consumidor, formado pela UCDB, especializando em Direito Processual Civil pela UNISC. Servidor

Leia mais

Atendimento. Curso de ATENDIMENTO. 1 Aula. Item 1 - Introdução

Atendimento. Curso de ATENDIMENTO. 1 Aula. Item 1 - Introdução Atendimento Atendimento Curso de ATENDIMENTO Item 1 - Introdução 1 Aula Atendimento Curso de ATENDIMENTO Item 1 - Introdução Item 2 - Marketing Atendimento Curso de ATENDIMENTO Item 1 - Introdução Item

Leia mais

Aula 5. Direito básico à segurança

Aula 5. Direito básico à segurança Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 05 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Direito básico à segurança Os consumidores têm o direito

Leia mais

LEI Nº 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor - CDC. Profª. Tatiana Marcello

LEI Nº 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor - CDC. Profª. Tatiana Marcello LEI Nº 8.078/1990 Código de Defesa do Consumidor - CDC Profª. Tatiana Marcello DISPOSIÇÕES GERAIS CF: art. 5, XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor. - cláusula pétrea CDC:

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Princípios Gerais Parte V Prof. Francisco Saint Clair Neto PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA (ART. 4º, INC. III, DA LEI 8.078/1990) Constante da longa redação do seu art. 4º, inciso III.

Leia mais

AULA CONSIDERAÇÕES INICIAIS QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS CONSIDERAÇÕES FINAIS... 37

AULA CONSIDERAÇÕES INICIAIS QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS CONSIDERAÇÕES FINAIS... 37 AULA 07 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS...2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS...8 3. QUESTÕES COMENTADAS... 15 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS... 37 Concurso: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Cargo: Técnico Bancário nível médio Matéria:

Leia mais

COMPLEXO JURÍDICO DAMÁSIO DE JESUS UNIDADE CAMPO GRANDE/MS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL PROF. HEITOR MIRANDA GUIMARÃES

COMPLEXO JURÍDICO DAMÁSIO DE JESUS UNIDADE CAMPO GRANDE/MS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL PROF. HEITOR MIRANDA GUIMARÃES COMPLEXO JURÍDICO DAMÁSIO DE JESUS UNIDADE CAMPO GRANDE/MS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL PROF. HEITOR MIRANDA GUIMARÃES Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1.990 Código de Proteção e

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Consumidor Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Dispõe sobre

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor AULA 04: DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Idineltiston Pereira, durante o tempo que morou Cruzeiro/SP, contraiu a dengue. Considerando a elevação dos casos da doença e receoso

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Direitos e Garantias Fundamentais Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Dúvida Direitos humanos e Direitos fundamentais são sinônimos? Direitos humanos X Direitos fundamentais:

Leia mais

Direito do Consumidor Dr. Cristiano de Souza

Direito do Consumidor Dr. Cristiano de Souza 1 Dos Direitos do Consumidor (Disposições gerais) 1. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, pode-se afirmar que a melhor definição de consumidor: a) pessoa física ou pessoa jurídica que seja destinatário

Leia mais

COOKIES E O DIREITO:

COOKIES E O DIREITO: COOKIES E O DIREITO: PRIVACIDADE X INTIMIDADE LÉLIO BRAGA CALHAU PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. LÉLIO BRAGA CALHAU PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR

O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR MACHADO, Micheli Maria Dias 1 TAKEY, Daniel Goro 2 RESUMO O presente trabalho tem o escopo de compreender um dos temas mais relevantes do Código de Defesa do Consumidor:

Leia mais

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Formação de Servidores do PROCON RJ - 2012 AULA 01 03/07/2012 Turma RC01 Professor e Advogado. Especialista em Relações de Consumo pela

Leia mais

AULA 02: RELAÇÃO DE CONSUMO

AULA 02: RELAÇÃO DE CONSUMO AULA 02: RELAÇÃO DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA José Eurico conheceu Mariclécia pela rede social Facebook e combinaram seu primeiro encontro no Shopping Compre Tranquilo. Para facilitar o

Leia mais

CURSO DE DIREITO DO CONSUMIDOR

CURSO DE DIREITO DO CONSUMIDOR RONALDO ALVES DE ANDRADE Mestre e doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Iniciou sua carreira jurídica como advogado e, em 1989, sua carreira na magistratura,

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR OAB Direito do Consumidor Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Nathália Stivalle Gomes 38 Direito do Consumidor 2016 Resumos p conc v38 -Gomes-Dir Consumidor-1ed.indb 3 25/08/2016 12:12:44 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR Leia a lei: Arts. 1º e 7º do

Leia mais

Carta Idec nº 517/2012

Carta Idec nº 517/2012 Carta Idec nº 517/2012 São Paulo, 29 de outubro de 2012 À Agência Nacional de Saúde Suplementar Aos Senhores Dr. Mauricio Ceschin Diretor Presidente Dra. Stael Riani Ouvidora Ref.: Consulta Publica 51,

Leia mais

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Julispeterson, sabendo das dificuldades para conseguir atendimento médico na rede pública, resolveu adquirir um plano

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte I Prof. Francisco Saint Clair Neto Entende-se como direitos básicos do consumidor os interesses mínimos, materiais ou instrumentais, relacionados a direitos fundamentais universalmente

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDUSTRIA E COMÉRCIO DIREÇÃO EXECUTIVA - PROCON/SMDE DECISÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDUSTRIA E COMÉRCIO DIREÇÃO EXECUTIVA - PROCON/SMDE DECISÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE INDUSTRIA E COMÉRCIO 1- IDENTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR DIREÇÃO EXECUTIVA - PROCON/SMDE DECISÃO Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda, pessoa jurídica de direito privado, regularmente

Leia mais

CONTRATOS DE CONSUMO

CONTRATOS DE CONSUMO CONTRATOS DE CONSUMO Fundamento caput, artigo 4 Respeito interesses econômicos Inciso IV, artigo 4 educação / informação Inciso II, artigo 6 educação e divulgação sobre o consumo adequado Inciso III, artigo

Leia mais

08/11/2013. Social Commerce. Direito Digital

08/11/2013. Social Commerce. Direito Digital Direito Digital 1 Social Commerce Também conhecido como Comércio Social, é uma modalidade de comércio eletrônico que trabalha o relacionamento interpessoal, indo além da simples transação comercial. Exemplos

Leia mais

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Neste módulo trataremos sobre a relação de consumo em nossa sociedade. O CPDC é inovador na medida em que se diferencia de outras esferas jurídicas no país. De

Leia mais

Tema 5. Proteção Contratual no Direito do Consumidor. Pablo Jiménez Serrano*

Tema 5. Proteção Contratual no Direito do Consumidor. Pablo Jiménez Serrano* 1 Tema 5. Proteção Contratual no Direito do Consumidor. Pablo Jiménez Serrano* Conteúdo: 1. Proteção Contratual. 2. Tipo de contrato: o contrato de adesão. 3. Fundamento principiológico da contratação

Leia mais

Nos termos do art. 3º, 2º, do CDC, as atividades desenvolvidas pelas instituições

Nos termos do art. 3º, 2º, do CDC, as atividades desenvolvidas pelas instituições REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Doutrina Walter Douglas Stuber e Henrique Bonjardim Filizzola WALTER DOUGLAS STUBER e HENRIQUE BONJARDIM FILIZZOLA são, respectivamente, sócio-fundador e advogado do escritório

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

DIREITO DIGITAL LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE /10/2016 CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. Social Commerce

DIREITO DIGITAL LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE /10/2016 CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. Social Commerce Direito Digital Social Commerce Também conhecido como Comércio Social, é uma modalidade de comércio eletrônico que trabalha o relacionamento interpessoal, indo além da simples transação comercial. Exemplos

Leia mais

AULA 03: ASPECTOS HISTÓRICOS DA RELAÇÃO DE CONSUMO. Prof. Thiago Gomes

AULA 03: ASPECTOS HISTÓRICOS DA RELAÇÃO DE CONSUMO. Prof. Thiago Gomes AULA 03: ASPECTOS HISTÓRICOS DA RELAÇÃO DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes O homem é um ser social. Como o homem satisfazia suas necessidades básicas nas primeiras organizações sociais? Havia a tradicional

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais - Parte III Prof. Francisco Saint Clair Neto CONSUMIDOR Como bem define Cavalieri não há, portanto, qualquer originalidade em afirmar

Leia mais

Sumário. TÓPICO I Introdução ao Estudo do Direito do Consumidor e Aspectos Gerais Arts. 1º 3º do CDC...1

Sumário. TÓPICO I Introdução ao Estudo do Direito do Consumidor e Aspectos Gerais Arts. 1º 3º do CDC...1 Sumário TÓPICO I Introdução ao Estudo do Direito do Consumidor e Aspectos Gerais Arts. 1º 3º do CDC...1 1. ABORDAGEM HISTÓRICA... 1 2. ORIGEM DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR... 6 3. CLASSIFICAÇÃO QUANTO

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR

ASPECTOS GERAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR ASPECTOS GERAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR Podemos afirmar que o consumo é parte fundamental do cotidiano humano. Independente da origem ou classe social, todos nós somos forçados eventualmente a consumir

Leia mais

Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais. Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018

Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais. Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018 Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018 Livre Concorrência e a sua Proteção Livre Concorrência: igualdade de condições Direito da Concorrência:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. André Moura)

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. André Moura) PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. André Moura) Proíbe a cobrança da taxa de reserva, ou taxa de matrícula, cobrado antecipadamente, anterior à prestação dos serviços educacionais, com vistas a garantir

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA ART. 300 DO CPC Nome e prenome da requerente, nacionalidade, estado civil (a existência de união estável),

Leia mais