Instrução para condutores Dynafleet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instrução para condutores Dynafleet"

Transcrição

1 Instrução para condutores Dynafleet

2

3

4 índice Dynafleet... 1 Dynafleet... 1 Descrição técnica... 2 Comandos... 4 Ecrã... 7 Menus e símbolos... 7 Como usar os menus... 8 Ligar o sistema... 9 Desligar colocar em espera o sistema... 9 Transferência de dados Generalidades Mensagem Menu das mensagens Tempo geral de condução e repouso Ordens de serviço Diários Coaching do condutor Emergência & Assistência Menu de download do tacógrafo Definições Avarias no sistema e avisos... 22

5 Dynafleet 1 Dynafleet Dynafleet é um sistema para planeamento de transporte combinado com planeamento do veículo, tratamento de mensagens e relatórios automáticos do estado do veículo e tempos do condutor. O condutor comunica continuamente com o escritório. O gestor de tráfego no escritório pode dirigir o veículo para várias localidades e para várias tarefas. O condutor pode enviar mensagens a outros condutores, para o escritório ou privadas. Contacto entre o condutor e o escritório significa que a maior parte da administração de ordens de serviço pode ser feita de forma simples, utilizando eficazmente a tripulação do transporte. A comunicação com a central é feita através da rede de telemóveis GSM. Este sistema recolhe informação do tacógrafo e do módulo de comando do motor. Dynafleet oferece ao condutor informação sobre o veículo e actividades de condução. Isto permite ter uma melhor administração de transporte e seguimento dos custos operacionais do veículo, a contribuição laboral do condutor e se o condutor conduz de forma económica. A secção Design e função descreve as funções mais básicas que devem ser do conhecimento de todos os condutores. Na secção Gestão de sistema há um resumo do sistema e uma descrição de como iniciar o sistema. As restantes secções descrevem as funções do sistema mais detalhadamente.

6 2 Dynafleet Descrição técnica J Dynafleet é composta por duas unidades, Dynafleet Gateway e Dynafleet Driver Tool. Dynafleet Gateway tem um botão de assistência localizado no painel de instrumentos. Dynafleet Driver Tool tem um teclado assim como um display a cores separado como acessório. A unidade Dynafleet está ligada a vários módulos de comando electrónicos e o tacógrafo através da rede electrónica do veículo. A comunicação com a central é feita através da rede de telemóveis GSM.

7 Dynafleet 3 The Dynafleet Driver Tool está localizada no painel de instrumentos, por baixo do rádio. O ecrã está localizado por cima do painel de instrumentos. Dynafleet Gateway está localizado na caixa de distribuição eléctrica. Os dados do condutor estão registados como quatro tipos de actividades diferentes: tempo de condução, tempo de descanso, tempo de trabalho e tempo de espera. Enquanto o veículo está em movimento, a actividade é automaticamente registada como tempo de condução. Quando estacionário, a actividade registada é determinada pelas configurações do tacógrafo para o condutor 1. A informação é retirada directamente do tacógrafo. Todos os dados são transferidos para o escritório para processamento e seguimento. A transferência dos dados do veículo para o escritório é feita através da rede GSM. No caso de cobertura fraca, a informação é guardada temporariamente no sistema Dynafleet. Os relatórios de dados básicos são também transferidos sempre que requisitados pela empresa. O receptor GPS fornece ao sistema a hora e posição correctos do sistema. Funcionalidade reduzida O sistema foi desenvolvido para os veículos Volvo FH e FM, mas pode ser montado em qualquer outro veículo. A funcionalidade fica então reduzida, porque outros veículos têm outros tipos de tacógrafo, sistema electrónico diferente, etc. dos que equipam os veículos para os quais o sistema foi desenvolvido.

8 4 Dynafleet Comandos J Esc tem dois significados, dependendo do contexto: Num formulário onde se possa escolher entre valores diferentes, premir uma vez o botão Esc significa que cancela o ajuste. Nos restantes casos, premir uma vez no botão Esc significa que se é transferido um nível acima na estrutura de menus.

9 Dynafleet 5 2 Seleccionar tem três significados, dependendo do contexto: Se for feita uma pergunta, premir uma vez no botão Seleccionar significa que responde sim à pergunta. Num formulário onde se possa escolher entre valores diferentes, premir uma vez o botão Seleccionar significa que confirma e aceita a definição actual. Num menu, premir uma vez o botão Seleccionar, implica que se é transferido para a alternativa activa, ou seja, o submenu que se vê como texto branco contra fundo preto. 3 O receptor IR (infra vermelhos), recebe os sinais do teclado. 4 Cruz de setas direccionais/teclas direccionais: direita, esquerda, subir e descer, deslocam o cursor na direcção desejada. 5 O emissor IR, envia sinais para a unidade Dynafleet. Teclado Usar o teclado para escrever as mensagens. Não expor o teclado à luz solar e protegê-lo da humidade, da sujidade e do contacto com líquidos. O emissor IR do teclado tem que estar virado para o receptor IR da unidade Dynafleet quando o teclado estiver em uso para escrever. Para poder alternar entre QWERTY e Cirílico no teclado, premir em ALT e SHIFT ao mesmo tempo, ou CTRL e SHIFT simultaneamente. Nota! Só se pode usar o teclado com o camião parado. Durante a condução, manter o teclado guardado no porta- -luvas ou na prateleira do rádio. O teclado fica aí protegido da luz solar e não se move no caso de uma travagem brusca ou de choque frontal. Cruz de setas direccionais As funções mais comuns do Dynafleet podem ser executadas com auxílio da cruz de setas direccionais que está no painel de instrumentos, próximo do volante.

10 6 Dynafleet Manutenção das peças de plástico e do emissor/receptor IR Limpar com produto de limpeza normal para interiores de veículos. Experimentar primeiro num ponto onde não se veja muito, de forma a não se notar estragos na superfície. Verificar se as lentes do emissor e do receptor IR estão limpas, no caso do sistema não reagir ao carregar nas teclas do teclado. As lentes limpam-se com um trapo macio limpo e ligeiramente humedecido. Botão do alarme de emergências Há um botão de alarme de emergências no painel de instrumentos ou na prateleira do rádio. Manter o botão premido pelo menos três segundos para enviar uma mensagem de alarme de emergência. Dependendendo das definições do escritório, o pedido é enviado para a empresa e para o VAS (Volvo Action Service) ou Security Services. Se estiver montada no veículo a ferramenta Dynafleet Driver são enviadas para o condutor mensagens pop-up de actualização sobre o pedido pendente. Equipamento extra: Depois de usar o botão de emergência ou escrever um pedido de assistência, recebe sempre uma chamada dum operador no telefone indicado no portal Dynafleet online. A intenção da chamada é confirmar a acção iniciada por si. Se não receber esta chamada dentro de um período de tempo razoável, o seu pedido inicial pode ter falhado devido a influências fora do nosso controlo. Nesse caso recomendamos que entre em contacto com os nossos serviços usando métodos convencionais. Nota! J O botão de assistência de emergência apenas funciona quando o sistema está ligado ou em standby. Aconselhamos ajustar o tempo de standby para um nível apropriado para assegurar a disponibilidade desta funcionalidade. (O tempo de standby é configurável no portal Dynafleet online. Verificar com o administrador para efectuar estas alterações).

11 Dynafleet 7 Ecrã J O ecrã está montado em cima do painel de instrumentos. O ecrã abre e fecha automaticamente quando o sistema é ligado ou desligado. Usar um trapo macio e limpo ligeiramente humedecido para limpar o vidro do ecrã. As restantes peças de plástico limpam-se com um produto de limpeza adequado para o interior do veículo. Nota! Evitar o contacto do ecrã com líquidos. Menus e símbolos Os menus têm aspectos diversos. Os símbolos e as funções existentes são descritos adiante. Menu standard 1 Símbolo que indica em que parte do menu se encontra, por exemplo menu Mensagens, Diário ou Configurações. 2 Mensagem não lida, indica que há uma ou várias mensagens não lidas na lista de mensagens.

12 8 Dynafleet 3 O indicador inferior mostra a cobertura GSM e o superior, a cobertura GPRS. 4 Alternativa activa, é marcada como texto claro em fundo preto. 5 Lista de selecção que mostra haver mais informação disponível. Premir em descer para mostrar a informação. J Como usar os menus O exemplo abaixo descreve como são usados os menus em Dynafleet. Este exemplo mostra como enviar um SMS. 1 Colocar o cursor em Mensagens com as teclas de setas. 2 Premir em Seleccionar para activar o menu de correio. 3 Colocar o cursor em Nova mensagem com as teclas de setas.

13 Dynafleet 9 4 Premir em Seleccionar para continuar. 5 Colocar o cursor em SMS (mensagem curta) com as teclas de setas. 6 Premir em Seleccionar para escrever uma mensagem nova. 7 Escrever o número de telefone e mensagem. Mover o cursor entre os vários campos com as teclas de setas. 8 Mover o cursor para Enviar com as teclas de setas. 9 Premir em Seleccionar para enviar a mensagem. Ligar o sistema 1 Rodar a chave de arranque. Na posição de rádio, o sistema liga-se automaticamente. O ecrã a cores abre. 2 O sistema identifica automaticamente o condutor, lendo a ficha do condutor no tacógrafo digital. 3 Após uma mensagem de saudação, pode-se começar a trabalhar com o sistema. Desligar colocar em espera o sistema O sistema vai para modo de standby quando a chave de ignição é rodada para 0. O ecrã apaga e fecha, se não tiver sido fechado antes. O sistema continua a registar dados quando está em modo de standby. Depois de 2 horas (ou qualquer outro período de tempo determinado pela empresa) em modo de standby, o sistema passa para modo de hibernação e pára de registar dados. Pode acordar o sistema com um SMS, por ex., registo de temperatura ou de posição (o sistema é acordado por uma comunicação GSM). O sistema só é totalmente desligado quando a corrente principal é desligada. Neste estado, o Dynafleet não pode receber comunicações GSM. Cuidado! Aguardar 3 minutos depois de conduzir antes de desligar a corrente para não perder dados. Ler mais sobre desligar a corrente no capítulo Instruções do Condutor

14 10 Dynafleet Transferência de dados Os dados que são recolhidos e guardados no sistema são transferidos para o escritório, onde são compilados e documentados. A informação é transferida para o escritório através da rede GSM. Generalidades O menu principal é composto pelas seguintes escolhas de menu: Mensagens Receber, enviar e gerir mensagens. Tempos de condução e repouso Mostra os tempos da condução do repouso. Ordens de serviço Recebe e trata ordens de serviço recebidas. Diário Mostra o diário do veículo. Emergência & Assistência Mostra o estado da chamada de assistência de emergência. Enviar, visualizar estado de uma chamada de assistência. Desc. remoto tacógrafo. Inicia os dados do cartão do condutor ou transferência em massa da memória do tacógrafo, e mostra o estado das transferências de dados. Configurações Gerir configurações em Dynafleet. Desligar Coloca Dynafleet em modo standby Dynafleet Mensagens Tempos de condução e repouso Ordens de serviço Diário Emergência & Assistência Desc. remoto tacógrafo Configurações Desligar Mensagem No menu de mensagens, o condutor pode receber, enviar e processar mensagens. Após a unidade Dynafleet ter recebido uma ou mais mensagens, o símbolo de nova mensagem aparece no J

15 Dynafleet 11 canto superior direito do display e, se o alto-falante estiver ligado, emite um som. É sempre possível enviar mensagens de texto simples entre o veículo e o escritório. A empresa pode decidir accionar um SMS, ou mensagens formatadas (impressos pré-definidos para preencher). Menu das mensagens O menu de mensagens é composto pelos seguintes menus: Nova mensagem Escrever uma mensagem nova. Seleccionar entre as mensagem para a empresa, um SMS ou . Caixa de Entrada Ler e manusear mensagens recebidas. Navegar para a posição de informação se as coordenadas do GPS estão ligadas ao menu de mensagem (ver o capítulo Navegação). Caixa de saída Ler e manusear mensagens a enviar. Rascunhos Gerir rascunhos. Itens enviados Gerir mensagens enviadas. Lista de endereços Gerir os contactos na lista de endereços. Mensagens Nova mensagem A receber Caixa de saída Rascunhos Itens enviados Lista de endereços Podem ser usados dois tipos de caracteres de SMS Há dois tipos de mensagens SMS que podem ser usadas. Caracteres standard - Usa os caracteres standard de SMS, que não se aplicam a todos os idiomas mas que são compatíveis com todos os telemóveis. Caracteres adicionais - Usa unicode que apoiam todos os idiomas. As mensagens são mais breves e o utilizador deve assegurar-se que o telemóvel receptor

16 12 Dynafleet é compatível para receber este tipo de mensagens SMS. Navegar para o destino com a navegação A unidade Dynafleet precisa de estar ligada a um dispositivo de navegação compatível. Contactar o seu representante local para mais informações. Se a mensagem da empresa contém informação sobre posição, esta pode ser enviada directamente da unidade para o aparelho de navegação. Isto é feito a partir do menu de mensagens (premir em enter quando visionar a mensagem): pode ser seleccionado um comando Navegar para... para colocar o destino no aparelho de navegação. Tempo geral de condução e repouso O menu Tempos de Condução & Repouso é utilizado para facilitar o cumprimento das regras sobre tempos de condução. A função está regulada para funcionar de acordo com as regras de tempos de condução da UE, juntamente com o tacógrafo. É possível alterar outras definições e permitir tempos de condução diferentes da empresa. Menu principal - Tempos de condução e repouso O menu de tempos de condução e repouso é composto pelos seguintes ítens de menu: Mostra actividades condutor, mostra os tempos de todas as actividades do condutor a decorrer e acumulados. Registar actividades detalhadas condutor, usado pelo condutor quando não está a conduzir para definir uma actividade detalhadamente. A parte inferior do display mostra as actividades a decorrer: TCO: actividade a decorrer no tacógrafo, tempo de actividade acumulada e tempo de actividade a decorrer. DTJ: actividade a decorrer, tempo de actividade acumulada, tempo de actividade a decorrer.

17 Dynafleet 13 Menu principal - Ver actividade do condutor É mostrado um alarme no display caso estar prestes a infringir alguma norma. A unidade do escritório pode ser utilizada para definir até quanto tempo deve ser dado um alarme de antes da norma ser infringida. Mostra actividades condutor Tempo de repouso 01:00 Condução contínua 04:15 Descanso contínuo 00:30 Condução diária 08:45 Condução de 1 semana 20:0 Condução de 2 semanas 75:0 Repouso diário 01:30 Tempo de repouso Tempo com actividade de Repouso ou Espera desde que o período de repouso actual começou. Um novo período de tempo de repouso começa quando é detectada a actividade de condução ou a funcionar. Condução contínua Soma do tempo de condução desde o último repouso qualificado. Não deve ultrapassar 4h30. É reposto para zero após 45 minutos ou minutos de tempo de repouso. Descanso contínuo Duração de tempo de repouso qualificado. Adiciona tempos quando se ultrapassa os tempos mínimos de repouso (15, 30 ou 45 minutos). Condução diária Soma do tempo de condução desde que a sessão de condução actual foi iniciada. Uma nova sessão de condução diária inicia a actividade de primeira vez. A condução é detectada após se ter cumprindo o requisito de repouso diário.

18 14 Dynafleet Condução de 1 semana Mostra o tempo total de condução para a semana actual. Começa após uma pausa semanal. O máximo são 6 sessões de condução contínua numa semana. Condução de 2 semanas Mostra o tempo total de condução e durante duas semanas (última semana e a actual). O tempo não deve ultrapassar as 90 horas. Repouso diário Tempo de repouso acumulado entre duas sessões de condução. Deve ser pelo menos 9h (repouso diário reduzido) ou 11h. Actividade detalhada do condutor A actividade do condutor em detalhe tem que ser activada primeiro pela empresa antes de poder ser utilizada. Permite ao condutor especificar a actividade para além das actividades de repouso/espera/trabalho do tacógrafo. A actividade seleccionada é reportada de volta para a oficina. Pode ser seleccionada no menu Seleccionar detalhe da actividade do condutor ou na janela pop-up quando se desliga a chave. A actividade termina quando se selecciona uma outra ou durante a condução. O cálculo dos tempos de condução não é afectado pela selecção de uma actividade do condutor em detalhe excepto a de Ferry. A actividade Ferry deverá ser seleccionada antes de entrar no ferry ou no comboio para estar em conformidade com as normas da UE.

19 Dynafleet 15 Menu Principal - Apresenta as actividades do condutor Aparece um aviso no display se está prestes a infringir alguma regra. O tempo a decorrer antes de infringir uma regra e ser emitido um aviso pode ser definido na unidade da empresa. Ver actividade do condutor Tempo de repouso 01:00 Passe de condução 04:15 Pausa 00:30 Tempo de condução diário 08:45 Tempo de condução 1 semana 20:0 Tempo de condução 2 semanas 75:0 Repouso diário 01:30 Tempo de repouso Tempo da actividade do intervalo de descanso ou espera desde que a pausa começou. Quando é detectada a actividade Condução ou Trabalho, é iniciada uma nova pausa. Passe de condução Tempo de condução total desde o último tempo de descanso qualificado. Não pode exceder 4 horas e 30 minutos. É reposto a zero após 45 minutos de descanso ou minutos de descanso. Pausa Duração do tempo de pausa qualificado. Os tempos são somados se são mais longos do que as pausas mais curtas (15, 30 ou 45 minutos). Tempo de condução diário Tempo de condução total desde que o período de condução actual foi iniciado. Um novo período de condução diário inicia-se a primeira vez que é detectada a actividade condução, depois de ser cumprido o tempo de descanso regulamentado.

20 16 Dynafleet Tempo de condução 1 semana Mostra o tempo de condução total da semana actual. Inicia depois do descanso semanal. Máx 6 turnos contínuos durante uma semana. Tempo de condução 2 semanas Mostra o tempo de condução total durante duas semanas (a semana mais recente e a actual). O tempo não pode ser mais longo do que 90 horas. Repouso diário Tempo de descanso acumulado entre dois turnos de condução. Deve ser mínimo 9 horas (descanso diário breve) ou 11 horas. Ordens de serviço Uma ordem de serviço pode incluir tarefa, local, estado da distribuição, tempo de chegada planeado e tempo de partida planeado. Uma ordem de serviço pode ser aceite ou rejeitada pelo condutor. O condutor pode também registar o progresso de uma tarefa através do status da ordem. Aparece um ícone na parte de cima do ecrã quando é recebida uma ordem. O aspecto de apresentação das ordens de serviço é determinado individualmente em cada escritório. J Navegação (acessório) A unidade de Dynafleet deve ser ligada a uma unidade de navegação compatível. Contactar o seu concessionário local para mais informações. Se a missão de condução estabelecida pelo escritório incluir informação de posição, esta pode ser enviada da unidade para o sistema de navegação. Isto faz-se a partir do menu onde uma missão de condução tiver sido aceite. Esta opção apenas está acessível quando uma missão de condução tiver sido aceite. A escolha é feita premindo em seleccionar quando a linha relativa ao destino estiver marcada.

21 Dynafleet 17 Diários Entrar nos menus de diários carregando na tecla de funções com o símbolo de diário, ou através do menu principal. A partir do menu principal de diários é possível aceder a todos os diários que estiverem acessíveis no sistema. Diário Diário de viagem 1 Diário de viagem 2 Diário de longa duração do veículo Temperatura 1 Repor: , 09:49 Diário do veículo activo 2 Repor: , 15:02 Diário do veículo em pausa Diários do veículo 1 e 2 Apresenta os dados do veículo acumulados em valores absolutos, assim como % do percurso desde a ultíma reposição enquanto activo (não em pausa). Diário de viagem 1 Percurso Combustível Consumo de combustível médio 438,1 km 163,2 litros 37,2 l/100 km Ralenti 21% PTO 0% AdBlue 6,2 litros Zona de economia 69% Zona de sobre-rotações 1% A rolar com o motor desligado 9% Manutenção de velocidade constante 22% Excesso de velocidade 2% Mudança mais alta 42%

22 18 Dynafleet Diário de longa duração do veículo O diário de longa duração do veículo mostra os valores acumulados de percurso, consumo total e consumo médio de combustível. Diário de longa duração do veículo Percurso Consumo Consumo de combustível médio ,2 km ,8 l 37,3 l/ 100km Temperatura Requer equipamento extra ligado à unidade Dynafleet. Contactar o seu concessionário local para mais informações. Mostra a temperatura no atrelado. Podem ser indicadas até quatro temperaturas diferentes, conforme o número de sensores existente. Se um sensor estiver ligado a um alarme, isso é indicado com números vermelhos ou com um ponto de exclamação (!), conforme o display com que o camião estiver equipado Temperatura Temperatura 1-18 ºC Temperatura 2-7 ºC Temperatura 3 +4 ºC Temperatura ºC! Portas do atrelado Fechadas Estado descongelador Ligado Repor: , 09:49 Mostrar as últimas datas/hora de reposições e deixar o condutor repor o diário de veículo correspondente. Diário do veículo activado ou em pausa Utilizado pelo condutor para alternar entre diário do veículo em pausa ou activo. Coaching do condutor O acompanhamento do condutor tem que ser activado primeiro pelo escritório. Isto auxilia o condutor a melhorar o consumo de combustível com sugestões em mensagens pop-up com diferentes acções como por exemplo

23 Dynafleet 19 Está ao ralenti há muito tempo. Desligar a ignição. Engrenar uma mudança mais alta para uma melhor economia de combustível Está a conduzir demasiado depressa. Diminua a velocidade. Emergência & Assistência Pedido de assistência Enviar um pedido de assistência. Registar a informação necessária no campo de texto livre. Estado de assistência Isto mostra o estado do pedido de assistência enviado: hora em que foi iniciado, hora em que foi recebido no escritório, hora a que foi atendido e o nome do condutor que realizou o pedido. Estado de emergência Isto mostra o estado do pedido de assistência enviado: hora em que foi iniciado, hora em que foi recebido no escritório, hora a que foi atendido e o nome do condutor que realizou o pedido. Ler mais sobre o botão de assistência de emergência, Botão assistência emergência na página. Os estado são apagados 7 dias após um pedido ter sido iniciado. A mensagem passa então a ser Nenhum pedido em curso. Em qualquer mudança de estado, uma janela de pop-up informa o condutor do novo estado. Emergência & Assistência Pedido de assistência Estado de assistência Estado de emergência

24 20 Dynafleet Menu de download do tacógrafo Desc. remoto tacógrafo Aceder aos menus de transferência remota do tacógrafo através do menu principal. Esta função requer um tacógrafo digital instalado no veículo que suporte a funcionalidade de transferência remota, e que este serviço esteja activado. Contactar o seu representante local para mais informações. Este menu não é apresentado se esta função não está disponível. Um ícone na barra de status informa o utilizador dum processo de transferência remota a decorrer em fundo. Se o processo falhar, aparece um ícone específico, estando os detalhes disponíveis nos menus ou do estado do condutor ou do tacógrafo. Tacho. Remote dl. Iniciar desc. cartão condutor Estado dados cartão condutor Iniciar desc. memória tacógrafo Estado dados tacógrafo Este ícone informa o utilizador dum processo de transferência remota a decorrer em fundo. O ícone mostra que o processo de transferência falhou. Detalhes disponíveis nos menus de estado de dados do condutor ou tacógrafo. Iniciar desc. cartão condutor Iniciar a transferência do cartão de dados do condutor do tacógrafo para o escritório. Transferência de dados só é permitida 1 vez por dia. Uma vez iniciado, o processo funciona em fundo e o estado é relatado em pop-ups e no menu Estado dados cartão condutor. Esta função requer que o condutor se registe no Driver Tool usando o cartão de condutor inserido no tacógrafo (ranhura do condutor). Um item cinzento no menu significa que esta função foi desactivada pelo escritório. Os regras da UE requerem que haja pelo menos uma transferência cada 28 dias ou mais, dependendo das regras nacionais específicas do país.

25 Dynafleet 21 Estado dados cartão condutor Este menu informa o condutor sobre as transferências de dados do condutor: Transferência actual a decorrer: qual o condutor que iniciou a tranferência e o seu estado actual. Data da última transferência feita com sucesso. Dias desde os últimos dados enviados para o escritório. Última mensagem de alarme e data em que foi recebido. Iniciar desc. memória tacógrafo Inicia a transferência em massa de memória do tacógrafo, do tacógrafo para o escritório. Transferência de dados só é permitida 1 vez por dia. Uma vez iniciado, o processo funciona em fundo e o estado é relatado em pop-ups e no menu de dados do estado do tacógrafo. Um item cinzento no menu significa que esta função foi desactivada pelo escritório. As regras da UE requerem pelo menos uma transferência cada 90 dias. Estado dados tacógrafo Este menu informa o condutor sobre as transferências em massa de memória do tacógrafo: Transferência actual a decorrer: qual o condutor que iniciou a tranferência e o seu estado actual. Data da última transferência feita com sucesso. Dias desde os últimos dados enviados para o escritório. Última mensagem de alarme e data em que foi recebida.

26 22 Dynafleet Definições O menu de configurações oferece acesso a todos os parâmetros ajustáveis do sistema. Para alterar uma configuração, premir em Seleccionar na configuração a ser alterada e navegar entre as alternativas apresentadas com as teclas de setas. Premir em Seleccionar para aceitar a configuração marcada. Podem ser seleccionadas as seguintes alternativas do menu de configurações: Protecção de ecrã, ajusta o tempo antes da protecção do ecrã ser activada ou desliga a função. Idioma, selecciona o idioma desejado Unidades, selecciona entre unidades europeias, britânicas ou americanas. Volume, ajusta o volume dos autofalantes. Brilho, ajusta o brilho do ecrã. Luz de fundo, ajusta a luz de fundo do ecrã. Teclado, selecciona a disposição do teclado. Informação do sistema, mostra a versão de hardware, versão de software, número de série, informações sobre o tacógrafo, informações sobre unidades USB ligadas e informações sobre aparelhos de navegação ligados. Configurações Protecção de ecrã Idioma Unidades Volume Brilho Luz de fundo Teclado Informação do sistema Avarias no sistema e avisos Quando ocorre uma anomalia, é apresentada uma mensagem no ecrã. Na maior parte dos casos, a confirmação de que foi lida uma mensagem de aviso ou de avaria faz-se carregando em Esc. A mensagem desaparece então, mas o problema subsiste e deve ser corrigido o mais rapidamente possível. Pop-up alarme de tempo do condutor Um pop-up de Alarme dos tempos do condutor aparece a mostrar a norma prestes a ser infringida (designação da norma e tempo restante) ou já infringida (norma seguida de infringido e tempo ultrapassado). Os alarmes suportados são:

27 Dynafleet 23 Condução contínua Tempo de condução diária Condução de 1 semana Condução de 2 semanas Repouso diário Pop-ups de informação sobre o tempo do condutor Terá que recuperar o tempo de repouso durante a semana. O repouso diário normal é de 11 horas. Este período foi um período de repouso diário reduzido. Aparece Gestão do Tempo de Condutor O último repouso faz parte do repouso semanal? O repouso semanal normal é de 45 horas. Considerar este período de repouso como um repouso semanal? Pop-ups de alarme de transferência do tacógrafo Um Alarme dados condutor aparece quando não foram transferidos com sucesso dados do condutor para o escritório há algum tempo (o limite é definido pelo escritório). Dados do condutor não são transferidos à mais de XX dias. Proceder agora? Um Alarme dados tacógrafo aparece quando não foram transferidos com sucesso dados do tacógrafo para o escritório há algum tempo (o limite é definido pelo escritório). Dados do tacógrafo não são transferidos à mais de XX dias. Proceder agora?

28 24 Dynafleet Pop-ups de informação de transferência do tacógrafo A iniciar processo descarregamento remoto. Por favor aguarde Transferência de dados só é permitida 1 vez por dia. Proceder agora? Transferência em curso, consulte o menu de estado para mais actualizações. Pop-ups de erro de transferência do tacógrafo Sem ligação ao escritório. Por favor tente mais tarde! Falha: login com cartão de condutor é obrigatório para realizar a transferência de dados. Falha: os dados já foram transferidos hoje.

29 índice remissivo 25 A Alarme de emergência & assistência, Dynafleet Alarme de emergência & assistência B Botão do alarme de emergências... 6 C Coaching do condutor, Dynafleet Comandos, Dynafleet... 4 D Desligar o sistema, Dynafleet... 9 Diários, Dynafleet Ver também Dynafleet, diários Dynafleet... 1 M Menu configurações, Dynafleet Menu das Mensagens, Dynafleet Menu Principal, Dynafleet Ver também Dynafleet, menu principal Menu principal, Dynafleet O Ordens de Serviço, Dynafleet T Tempos de condução e de repouso, Dynafleet Tempos de condução e repouso... 12

30 Volvo Truck Corporation Göteborg, Sweden Portuguese Printed in Sweden

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR 1 ÍNDICE ÍNDICE...2 INTRODUÇÃO...3 PANORAMA...5 SITUAÇÃO, ALERTAS E BOTÕES...6 Situação...6 Alertas...7 Botões...7 O MAPA PRINCIPAL...8 MOSTRAR TUDO...9 MÓDULO DE ADMINISTRAÇÃO...10

Leia mais

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

Instrução para condutores Leitor de Cartões USB- Dynafleet

Instrução para condutores Leitor de Cartões USB- Dynafleet Instrução para condutores Leitor de Cartões USB- Dynafleet Transferência de Dados do Condutor, Geral A unidade Dynafleet está equipada com o serviço Transferência de Dados do Condutor. Isto significa que

Leia mais

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem Minha habitação Aplicação para telemóvel Manual de instalação e utilização PT Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Mensagem Índice 1- Apresentação...............................................3

Leia mais

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen. Concebido para a Vodafone

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen. Concebido para a Vodafone Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen Concebido para a Vodafone 1 Bem-vindo ao mundo das comunicações móveis 1 2 3 4 5 6 8 9 9 10 13 2 Bem-vindo Configuração da sua Connect Pen Iniciar o software

Leia mais

Segurança 24, Lda VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR

Segurança 24, Lda VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR Capítulo 4 Guia Básico de Operação 4.1 Ligar o DVR Nota: Certifique-se que liga correctamente os conectores de

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. FrontOffice (ponto de venda)

ZS Rest. Manual de Iniciação. FrontOffice (ponto de venda) Manual de Iniciação FrontOffice (ponto de venda) 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Início de Operador... 5 b) Fazer login de Empregado:... 5 c) Botões de Acção:...

Leia mais

Introdução. Nokia N77-1 1ª Edição PT

Introdução. Nokia N77-1 1ª Edição PT Introdução Nokia N77-1 1ª Edição PT Teclas e componentes (frente e lateral) Número do modelo: Nokia N77-1. A seguir referido como Nokia N77. 1 Sensor de luz 2 Câmara secundária com menor resolução 3 Teclas

Leia mais

Seu manual do usuário NOKIA 6630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/381534

Seu manual do usuário NOKIA 6630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/381534 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual.

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. 604 wifi FUNÇÕES WIFI e Internet Suplemento ao Manual do Utilizador ARCHOS 504/604 Versão 1.2 Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. Este manual contém informações

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Leaseplan Portugal Bertrand Gossieaux SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Page2 INDICE 1. LOGIN, ESTRUTURA E SAÍDA DO SIM... 3 a) Login... 3 b) Estrutura principal... 4 c) Saída da

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K3772-Z

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K3772-Z Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K3772-Z Bem-vindo ao mundo da Banda Larga Móvel 1 2 3 4 5 6 8 9 9 10 12 Bem-vindo Configuração da Connect Pen Iniciar a aplicação Ligar Janela Normal Definições

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM WIP NAV PLUS / CONNECT NAV PLUS (RT6)

INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM WIP NAV PLUS / CONNECT NAV PLUS (RT6) INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM (RT6) 1 0. Pré-requisitos 1. O seu veículo está equipado com um sistema de navegação original da fábrica WIP Nav Plus / Connect Nav Plus. Para a funcionalidade

Leia mais

Apresentação do mapa... 9 Zoom e deslocamento... 9 Tipos de mapa... 9 Mapa TomTom... 10 Mapa em todo o ecrã... 10 Procurar no mapa...

Apresentação do mapa... 9 Zoom e deslocamento... 9 Tipos de mapa... 9 Mapa TomTom... 10 Mapa em todo o ecrã... 10 Procurar no mapa... Acerca do WEBFLEET... 4 Componentes do WEBFLEET... 4 WEBFLEET... 4 LINK... 4 Equipamentos de navegação interligados... 4 Equipamento de navegação sem interligação... 4 Remote LINK... 5 LINK 105/ecoPLUS...

Leia mais

Portal AEPQ Manual do utilizador

Portal AEPQ Manual do utilizador Pedro Gonçalves Luís Vieira Portal AEPQ Manual do utilizador Setembro 2008 Engenharia Informática - Portal AEPQ Manual do utilizador - ii - Conteúdo 1 Introdução... 1 1.1 Estrutura do manual... 3 1.2 Requisitos...

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP PT MANUAL TÉCNICO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP PARA DISPOSITIVOS: www.comelitgroup.com Instalação da app Intercall Remote VIP... Configurar aplicação... 4 Responder a uma chamada...

Leia mais

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE Nós, NOKIA CORPORATION, declaramos, sob a nossa única e inteira responsabilidade, que o produto CK-1W

Leia mais

Sugestões importantes

Sugestões importantes Sugestões importantes Comuns ao N91 e N91 8GB Nokia PC Suite (especialmente para o Nokia Audio Manager) O Nokia PC Suite foi optimizado para a gestão dos dados existentes na memória do telefone [C:]. O

Leia mais

Manual de Operação dos Painéis de Alarme de Incêndio da Série 2X-F

Manual de Operação dos Painéis de Alarme de Incêndio da Série 2X-F Manual de Operação dos Painéis de Alarme de Incêndio da Série 2X-F P/N 501-405021-2-20 REV 2.0 ISS 04MAY11 Copyright Marcas comerciais e patentes Fabricante Versão Certificação Directivas da União Europeia

Leia mais

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design.

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design. PT MANUAL UTILIZADOR Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote.0 para dispositivos Passion.Technology.Design. Índice Instalação... Configuração automática da administração de apartamento... 4

Leia mais

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K3571. Concebido para a Vodafone

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K3571. Concebido para a Vodafone Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K3571 Concebido para a Vodafone Bem-vindo ao mundo das comunicações móveis 1 Bem-vindo 2 Configuração da Connect Pen 3 Iniciar a aplicação 4 Ligar - Modo

Leia mais

1 Indicações de segurança. 2 Estrutura do aparelho. Facility Pilot Server. N.º art. : FAPV-SERVER-REG N.º art. : FAPVSERVERREGGB. Manual de instruções

1 Indicações de segurança. 2 Estrutura do aparelho. Facility Pilot Server. N.º art. : FAPV-SERVER-REG N.º art. : FAPVSERVERREGGB. Manual de instruções Facility Pilot Server N.º art. : FAPV-SERVER-REG Facility Pilot Server N.º art. : FAPVSERVERREGGB Manual de instruções 1 Indicações de segurança A instalação e a montagem de aparelhos eléctricos apenas

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest/ZSPos FrontOffice... 4 4. Produto... 5 Activar gestão de stocks... 5 5. Armazém... 7 a) Adicionar Armazém... 8 b) Modificar Armazém... 8 c)

Leia mais

TINA. Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós. Manual de TIC

TINA. Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós. Manual de TIC TINA Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós Manual de TIC Abril 2010 Manual de Formação Básica em TIC Vitor Gonçalves Raquel Patrício Abril 2010 2 ÍNDICE Introdução... 2 Windows... 2 Word...

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Guia Rápido do TVR 12

Guia Rápido do TVR 12 Guia Rápido do TVR 12 Figura 1: Ligações do painel traseiro 1. "Loop through" para um máximo de 16 câmaras analógicas (consoante o modelo de DVR). 2. Ligar a um dispositivo RS-232. 3. Ligar até quatro

Leia mais

ZoomText 9.1. Adenda ao Guia do Utilizador. Ai Squared

ZoomText 9.1. Adenda ao Guia do Utilizador. Ai Squared ZoomText 9.1 Adenda ao Guia do Utilizador Ai Squared Direitos de Cópia ZoomText Ampliador Copyright 2008, Algorithmic Implementations, Inc. Todos os Direitos Reservados ZoomText Ampliaddor/Leitor de Ecrã

Leia mais

Manual do Usuário. Telefone Sem Fio LS3 MANUAL DO USUÁRIO

Manual do Usuário. Telefone Sem Fio LS3 MANUAL DO USUÁRIO Telefone Sem Fio LS3 MANUAL DO USUÁRIO Introdução 3 1. Indicações de segurança 4 2 Instrução ao teclado e aos ícones 6 2.1 Teclado 6 2.2 Ícones 7 3 Instalação 7 3.1 Instalação do sim card 7 3.2 Carregando

Leia mais

QNAP Surveillance Client para MAC

QNAP Surveillance Client para MAC QNAP Surveillance Client para MAC Chapter 1. Instalar o QNAP Surveillance Client 1. Clique duas vezes em "QNAP Surveillance Client V1.0.1 Build 5411.dmg". Após alguns segundos, é exibida a seguinte imagem.

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador 24849402-04_09 ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS.................................................................. Pag. 4 Características técnicas..............................................................................

Leia mais

A L ERT. Para uma Iniciação Rápida com o

A L ERT. Para uma Iniciação Rápida com o A L ERT Para uma Iniciação Rápida com o I NSTA L AÇ Ã O Para iniciar a instalação da Solução Micromedia, insira CD-ROM de instalação no leitor de CDs do PC. Se a instalação não iniciar automaticamente

Leia mais

Índice. Antes de começar 8 Colocar as pilhas 8

Índice. Antes de começar 8 Colocar as pilhas 8 Índice Num primeiro olhar 3 Pronto: o painel de controlo do cinema em casa 3 O dispositivo 4 O ecrã de toque 6 O que há de novo no Pronto da próxima geração? 7 Antes de começar 8 Colocar as pilhas 8 Para

Leia mais

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8 2 ÍNDICE Acesso para agências...3 Organização por pastas...4 Download das facturas a partir do site...5 Pesquisa de facturas...8 Configurar notificações por email...11 3 Bem-vindo ao manual de uso do novo

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração.

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES BOX IPTV HD + BANTU

MANUAL DE INSTRUÇÕES BOX IPTV HD + BANTU MANUAL DE INSTRUÇÕES BOX IPTV HD + 2 ÍNDICE BOX HD IPTV... 5 Introdução... 5 Modelo preto... 6 Modelo cinza... 7 Comando... 8 MIDDLEWARE... 10 Menu Principal (Botão Home)... 10 Guia... 12 Lista de canais...

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Noções Básicas de Informática Componentes de hardware Monitor : permite visualizar informação na forma de imagem ou vídeo; todo o trabalho desenvolvido com o computador pode ser

Leia mais

INFORAD-M1. Localizador/avisador de radar Para MOTOS. Guia de utilização rápida

INFORAD-M1. Localizador/avisador de radar Para MOTOS. Guia de utilização rápida INFORAD-M1 Localizador/avisador de radar Para MOTOS Guia de utilização rápida Guia de utilização rápida O INFORAD aumenta a segurança na condução, ao provocar uma redução da velocidade por parte dos condutores.

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho Outlook 2003 Nivel 1 Objectivos gerais Enviar e Responder a mensagens de correio electrónico, e gestão de contactos, marcação de compromissos e trabalhar com notas. Objectivos específicos Começar a trabalhar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TX-250(CW)

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TX-250(CW) MANUAL DE UTILIZAÇÃO TX-250(CW) PT: Manual de utilização: pág. 3 Certificado de garantia: pág. 31 Service Help NL: 073 6411 355 INT: +31 (0) 73 6411 355 2 PT DECLARAÇÃO DE COMPATIBILIDADE DE REDE O Profoon

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

Configuração do Thunderbird para Exchange. Configuração do Thunderbird para o novo sistema de e-mail da UTAD

Configuração do Thunderbird para Exchange. Configuração do Thunderbird para o novo sistema de e-mail da UTAD Configuração do Thunderbird para o novo sistema de e-mail da UTAD Equipa de Sistemas SIC UTAD Junho 2010 Índice de conteúdos Notas iniciais...1 Mudar a vista de pastas...2 Configurar a conta...3 Adicionar

Leia mais

Este manual utiliza duas unidades de medição. Este equipamento utiliza a versão métrica.

Este manual utiliza duas unidades de medição. Este equipamento utiliza a versão métrica. Guia de Rede Para uma utilização segura e correcta, certifique-se de que lê as Informações de Segurança em "Referência de Cópia" antes de utilizar o equipamento. Introdução Este manual contém instruções

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado

Dispositivos apontadores e teclado Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Tacógrafo digital SE5000

Tacógrafo digital SE5000 Português MANUAL do condutor e da empresa Tacógrafo digital SE5000 www.stoneridgeelectronics.com www.se5000exakt.com STONERIDGE - TODOS OS ÂNGULOS COBERTOS Bem-vindo Bem-vindo Obrigado por ter escolhido

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

BlackBerry Curve Series BlackBerry Curve 8900/8910 Smartphones Versão: 5.0. Guia do utilizador

BlackBerry Curve Series BlackBerry Curve 8900/8910 Smartphones Versão: 5.0. Guia do utilizador BlackBerry Curve Series BlackBerry Curve 8900/8910 Smartphones Versão: 5.0 Guia do utilizador Para aceder aos manuais do utilizador mais recentes, visite www.blackberry.com/docs/smartphones. SWDT643442-643442-0820043034-013

Leia mais

CCI.Courier. Troca de dados de encomenda entre o PC da quinta e o terminal. Manual de instruções. Referência: CCI.Courier v2.0

CCI.Courier. Troca de dados de encomenda entre o PC da quinta e o terminal. Manual de instruções. Referência: CCI.Courier v2.0 CCI.Courier Troca de dados de encomenda entre o PC da quinta e o terminal Manual de instruções Referência: CCI.Courier v2.0 Copyright 2014 Copyright by Competence Center ISOBUS e.v. Albert-Einstein-Str.

Leia mais

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Instruções de actualização para modelos de navegação: AVIC-F40BT, AVIC-F940BT, AVIC-F840BT e AVIC-F8430BT que foram

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Impressora de etiquetas QL-700 Leia e compreenda este manual antes de usar a máquina. Recomendamos que o mantenha num local acessível para futuras consultas. www.brother.com POR ver.

Leia mais

Apresentação do mapa... 9 Zoom e deslocamento... 9 Tipos de mapa... 9 Mapa TomTom... 10 Mapa em todo o ecrã... 10 Procurar no mapa...

Apresentação do mapa... 9 Zoom e deslocamento... 9 Tipos de mapa... 9 Mapa TomTom... 10 Mapa em todo o ecrã... 10 Procurar no mapa... Acerca do WEBFLEET... 4 Componentes do WEBFLEET... 4 WEBFLEET... 4 LINK... 4 Equipamentos de navegação interligados... 4 Equipamento de navegação sem interligação... 4 Remote LINK... 5 LINK 105/ecoPLUS...

Leia mais

Easy Series. Guia do utilizador. Painel de Controlo de Intrusão

Easy Series. Guia do utilizador. Painel de Controlo de Intrusão Easy Series PT Guia do utilizador Painel de Controlo de Intrusão Easy Series Guia do utilizador Utilizar o teclado de comando Utilizar o teclado de comando Estados do Dispositivo de Visualização Dispositivo

Leia mais

A300 / A30 / A20 / A10 MANUAL DE UTILIZADOR

A300 / A30 / A20 / A10 MANUAL DE UTILIZADOR A300 / A30 / A20 / A10 MANUAL DE UTILIZADOR TELEMAX Telecomunicações e Electrónica, Lda Rua Barão de Forrester, 784 4050-272 Porto Rua da Venezuela, 57 A/B, 1500-618 Lisboa Tlf: (+351) 222085025 / (+351)

Leia mais

ÍNDICE INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA. 2 QUE ESTÁ INCLUÍDO NO MR HANDSFREE BLUE PERFECTION?. 2 DESCRIÇÃO. 3 INSTALAÇÃO. 6 UTILIZAÇÃO. 24 PARÂMETROS TÉCNICOS

ÍNDICE INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA. 2 QUE ESTÁ INCLUÍDO NO MR HANDSFREE BLUE PERFECTION?. 2 DESCRIÇÃO. 3 INSTALAÇÃO. 6 UTILIZAÇÃO. 24 PARÂMETROS TÉCNICOS ÍNDICE INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA... 2 QUE ESTÁ INCLUÍDO NO MR HANDSFREE BLUE PERFECTION?... 2 DESCRIÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 6 UTILIZAÇÃO... 10 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS... 24 PARÂMETROS TÉCNICOS... 25 BLUETOOTH...

Leia mais

Função visualizar cartão de memória

Função visualizar cartão de memória Manual de utilizador Função visualizar cartão de memória Este é o manual da função visualizar cartão de memória. Leia este manual atentamente antes de operar com a função visualizar cartão de memória.

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR ZTE MF190J

MANUAL DO UTILIZADOR ZTE MF190J MANUAL DO UTILIZADOR ZTE MF190J Modem USB ZTE Manual do Utilizador Copyright 2012 ZTE Corporation Todos os direitos reservados Da presente publicação, ou de qualquer parte da mesma, não poderão ser retirados

Leia mais

Este manual de instruções é parte integrante do produto e deve ficar na posse do cliente final. Imagem 1: Vista frontal

Este manual de instruções é parte integrante do produto e deve ficar na posse do cliente final. Imagem 1: Vista frontal Painel de comando e sinalização N.º art. MBT 2424 Manual de instruções 1 Indicações de segurança A instalação e a montagem de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por electricistas especializados.

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Seu manual do usuário SIEMENS GIGASET M34 USB http://pt.yourpdfguides.com/dref/3954689

Seu manual do usuário SIEMENS GIGASET M34 USB http://pt.yourpdfguides.com/dref/3954689 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SIEMENS GIGASET M34 USB. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a SIEMENS

Leia mais

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU Imagina que queres criar o teu próprio site. Normalmente, terías que descarregar e instalar software para começar a programar. Com a Webnode não é preciso instalar nada.

Leia mais

SOFTWARE OPTAC. Manual do Utilizador

SOFTWARE OPTAC. Manual do Utilizador SOFTWARE OPTAC Manual do Utilizador Stoneridge Limited Claverhouse Industrial Park Dundee DD4 9UB Help-line Telephone Number: 800860008 E-Mail: optacpt@stoneridge.com Document version 4.0 Part Number:

Leia mais

Nunca utilizar objectos afiados, ácidos ou solventes orgânicos para a limpeza. Dispositivo

Nunca utilizar objectos afiados, ácidos ou solventes orgânicos para a limpeza. Dispositivo Smart Control N.º art. SC 1000 KNX Manual de instruções 1 Indicações de segurança A instalação e a montagem de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por electricistas especializados. Risco de

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA 1. REMOVA A TAMPA TRASEIRA 2. INSERIR O CARTÕES SIM EO CARTÃO DE MEMÓRIA 3. INSIRA A BATERIA 4. CARREGUE A BATERIA POR 8 HORAS ANTES DE LIGAR 5. LIGUE O TELEFONE E AGUARDE A CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Guia de consulta rápida DVR HD

Guia de consulta rápida DVR HD Guia de consulta rápida DVR HD Primeira parte: Operações Básicas... 2 1. Instalação básica... 2 2. Arranque... 2 3. Desligar... 2 4. Iniciar sessão... 2 5. Pré- visualização... 3 6. Configuração da gravação...

Leia mais

Portal Web de Apoio às Filiadas

Portal Web de Apoio às Filiadas Portal Web de Apoio às Filiadas Manual de Utilizador Externo Titularidade: FCMP Data: 2014-02-03 Versão: 1 1 1. Introdução 3 2. Descrição das Funcionalidades 4 2.1. Entrada no sistema e credenciação de

Leia mais

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Índice 1. Introdução...3 2. Home Page...3 3. Pedido de Senha...4 3.1 Proponente...5 3.2 Técnico Qualificado...5 3.3 Proponente/Técnico

Leia mais

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador Viva o momento 3 4 5 5 6 6 7 8 9 12 12 14 16 17 18 19 20 21 22 22 23 23 24 24 24 25 26 27 Ligar o Router LEDs Configuração do Router Aceder à ferramenta de configuração

Leia mais

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Bem-vindo Conteúdo da embalagem Bem-vindo à família de auriculares Plantronics. A Plantronics oferece uma vasta gama de produtos de aplicações críticas para missões

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores Software de Localização GSM para o modem Siemens MC35i Manual do Utilizador Índice

Leia mais

DYNAFLEET ONLINE Editado em Maio de 2013

DYNAFLEET ONLINE Editado em Maio de 2013 DYNAFLEET ONLINE Editado em Maio de 2013 Introdução Introdução Sobre a Ajuda do Dynafleet Online A ajuda online do Dynafleet Online, também conhecida como WebHelp, é um sistema de ajuda independente de

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Guia de software. Portuguese

Guia de software. Portuguese Guia de software Portuguese Introdução Aspectos gerais do MediaBrowser O que pode fazer com o MediaBrowser 4 Antes de utilizar o MediaBrowser 5 Ficheiros suportados 7 Iniciar 8 Sair 9 Editar vídeos Cortar

Leia mais

Orchid Telecom DX900. Guia do Utilizador

Orchid Telecom DX900. Guia do Utilizador Orchid Telecom DX900 Guia do Utilizador Índice Acessórios e conteúdo 2 Instalação 2 Montagem na parede 2 Características 3 Botões de função 4 Configurações do menu principal 7 Configurar 8 - Idioma 8 -

Leia mais

Figura 1 LetraTag Impressora de etiquetas. Saída da Etiqueta. Mostrador LCD. Definições Alimentação Inserir Cancelar

Figura 1 LetraTag Impressora de etiquetas. Saída da Etiqueta. Mostrador LCD. Definições Alimentação Inserir Cancelar Saída da Etiqueta Definições Alimentação Inserir Cancelar Guardar Memória Recuperar Memória Mostrador LCD Cortador Imprimir Formato OK Navegação Num Lock CAPs Apagar Barra de Espaços Retrocesso Ficha de

Leia mais

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Manual de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparativos 2. Opções de 3. 4. 5. 6. 1. Personalizar 2. Sem fios 3.

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

Estrutura de um endereço de Internet

Estrutura de um endereço de Internet Barras do Internet Explorer Estrutura de um endereço de Internet Na Internet, cada servidor tem uma identificação única, correspondente ao endereço definido no IP (Internet Protocol). Esse endereço é composto

Leia mais

Importante! Leia atentamente a secção de Activação dos serviços deste guia. As informações contidas nesta secção são essenciais para manter o seu PC protegido. MEGA DETECTION Manual de instalação rápida

Leia mais

etrex 10 manual de início rápido

etrex 10 manual de início rápido etrex 10 manual de início rápido Como começar aviso Consulte o guia Informações Importantes de Segurança e do Produto na embalagem do produto para ler os avisos relativos ao mesmo e outras informações

Leia mais

Kaspersky Internet Security for Android

Kaspersky Internet Security for Android Kaspersky Internet Security for Android Manual Do Utilizador Estimado utilizador, Obrigado por escolher o nosso produto. Esperamos que esta documentação lhe seja útil e lhe forneça respostas à maioria

Leia mais

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos SOFTWARE Fácil utilização. Ambiente Windows XP Profissional. Controle individual dos operadores com diferentes níveis de acesso. Registo de todas as entradas, pagamentos, saídas e de anomalias. Informação

Leia mais

Índice. 1. Introdução 3. 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4. 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5

Índice. 1. Introdução 3. 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4. 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5 Índice 1. Introdução 3 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4 2.1 Requisitos do sistema 4 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5 2.3 Website de cada IM para download 5 2.4 Instalação

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 PG7211 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER Capítulo 1: Iniciação da digitalização Capítulo 2: A caixa de diálogo TWAIN Apêndices 2 Índice Iniciação da digitalização Get (Acquire) and Use the Scan Dialog Box... 3

Leia mais

Solução de gestão de frota automóvel

Solução de gestão de frota automóvel Solução de gestão de frota automóvel Gisgeo Information Systems www.gisgeo.pt UPTEC Parque de Ciência e Tecnologia R. Actor Ferreira da Silva, 100 gisgeo@gisgeo.pt 4200-298 Porto +351 220301572 Portugal

Leia mais

Manual de Consulta Rápida

Manual de Consulta Rápida pt Manual de Consulta Rápida 1 2 1 Iniciar................................................................................... 3 1.1 Definições básicas..........................................................

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

Guia Web Connect. Versão 0 POR

Guia Web Connect. Versão 0 POR Guia Web Connect Versão 0 POR Modelos aplicáveis Este Manual do Utilizador aplica-se aos seguintes modelos: ADS-2500We e ADS-2600We. Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado

Leia mais